Reflexões sobre a violência contra a criança

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reflexões sobre a violência contra a criança"

Transcrição

1 Reflexões sobre a violência contra a criança Este trabalho parte de minha experiência como psicanalista em hospitais gerais e propõe pensar algumas questões a partir do atendimento de casos de violência contra criança. Relatarei brevemente estes atendimentos para articulá-los às questões que me suscitaram: primeiramente a posição que a criança muitas vezes ocupa de estar submetida ao gozo do Outro. Vale ressaltar que os atos de violência relatados no trabalho suspeita-se que foram inflingidos pelos pais, ou seja, por aqueles de quem menos se espera e dos quais só se espera amor, o que causa um verdadeiro horror na equipe médica que neste momento recorre à equipe de saúde mental. Isto nos conduz a uma segunda questão: desta vez, a posição que o psicanalista ocupa na instituição, como aquele que pode escutar o gozo do Outro e que, portanto, pode fazer alguma diferença em uma instituição médica. A reflexão sobre estas questões nos conduz inevitavelmente ao problema da ética, ressaltando o diferencial da psicanálise em relação ao campo da ética tradicional, seja ela platônica, aristotélica ou mesmo kantiana, uma vez que em todas elas há o postulado da existência do Bem supremo. Freud joga por terra tal postulado, quando em 1929, em O mal-estar na cultura, questiona o mandamento judaico-cristão de amar ao próximo como a si mesmo mostrando a estranheza de tal mandamento, a impossibilidade de cumprí-lo e mesmo o perigo de sua enunciação, dada a maldade do próximo. Passarei ao relato dos atendimentos: na primeira situação trata-se de uma menina de oito anos que chegou ao hospital desacordada. Enquanto os médicos tentavam salvá-la eu atendia sua mãe, pois a mesma gritava histericamente pelos corredores. Por histericamente quero dizer que havia um certo exagero mesmo para a situação, uma certa teatralidade. Ao longo do atendimento algumas informações íam sendo trazidas pelas

2 residentes: a menina chegou com o pescoço quebrado e sem calcinha. A equipe começou a suspeitar de violência. A versão da mãe era que a menina entrou embaixo da cama para pegar um lápis, encostou na tomada, levou um choque e ficou agarrada à tomada, o que os médicos achavam estranho e pediam que eu investigasse. A fala de uma das residentes quando eu disse que não era detetive me chamou a atenção: essa maluquice de matar criança é com você, disseram ainda que eu tinha mais jeito para fazê-la falar. Percebi que do mesmo modo como para mim beirava o insuportável ver aquele corpo de menina ali morta recebendo choques, a doutora não podia escutar uma mãe dizer que havia matado sua filha, isso cabia ao psicanalista, que, de fato, para poder trabalhar no hospital deve ser capaz de suportar a escuta do gozo, da pulsão de morte em suas várias facetas, seja ela no gozo do sintoma no corpo, no suicídio, na anorexia, na drogadicção, nos casos de violência. Não foi possível salvar a criança e a chegada do avô e do pai ao hospital foram marcantes. O primeiro, pai da mãe, entrou na sala dizendo: o que você fez com a minha neta?, o que praticamente confirmava a suspeita da equipe. Ele relatou que a mãe batia na menina freqüentemente e era negligente nos cuidados. Para mim ela apenas havia dito em seu discurso um tanto quanto confuso: eu quebrei tudo. O pai da menina comovia a todos com seu sofrimento, o que não acontecia com a mãe, mesmo com seus gritos. Em outro hospital alguns anos depois, um novo atendimento me remeteu a este primeiro: mais uma vez uma menina de dez anos de idade chega desacordada e não conseguem salvá-la. Aparentemente um acidente, queda da escada. A saúde mental foi chamada, pois a mãe estava desesperada. Noto na mãe o mesmo exagero e teatralidade da primeira situação relatada. Aos poucos a história foi se complicando, o tombo foi do segundo degrau apenas e a causa da morte não foi traumatismo, mas parada cardíaca. Encontraram um líquido cor-de-rosa na barriga da menina o que fez a mãe, por alguma

3 razão, levantar a hipótese da filha ter sido envenenada, mesmo estando sob os cuidados da avó. Além disso, os médicos não sabiam como dizer para a mãe que sua filha não era mais virgem, me pedindo para fazê-lo e desta vez comentavam a atitude do pai que não demonstrava nenhum sofrimento e apenas pediu para cortar um cachinho da menina. Como pode um pai chegar a matar o próprio filho? É o que todos se perguntam perplexos. A psicanálise pode oferecer uma resposta para isso? Por que o psicanalista é aquele que num hospital pode escutar e falar com os possíveis agressores e familiares? Será que estas situações não lhe causam horror também? É claro que sim, entretanto o psicanalista, para poder intervir, tem o dever ético de se posicionar de forma diferente da equipe médica que para se defender de suas próprias pulsões agressivas tem as mais diversas reações frente a estas situações: desde rechaçar completamente a família, reconhecer a impossibilidade de atendê-los ou até mesmo declarar a vontade de agredir os possíveis agressores. Digo dever ético, pois o problema passa pela diferença da ética na qual se sustentam a medicina e a psicanálise. As éticas tradicionais: platônica, aristotélica, estóica, entre outras, todas elas sustentam a idéia do Bem Supremo e o signo de sua existência é a sensação de bem estar vinculada a nossos atos, isto é fazer o bem traz felicidade, fazer o mal traz infelicidade, o homem sente-se bem fazendo o bem. Aristóteles na Ética a Nicômaco diz: Devemos tomar como signo de nossas disposições morais o prazer ou o sofrimento que se somam a nossos atos 1. Esta relação entra o Bem supremo e o bem-estar se deve à suposição que há na natureza uma inclinação para o bem. Aristóteles define o Bem na Ética a Nicômaco como aquilo para que tendemos em todas as circunstâncias 2. É no registro desta ética que se 1 Julien, P. O estranho gozo do próximo, ética e psicanálise, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro,1996, p Idem, ibidem.

4 encontra a medicina - na crença do Bem supremo e em sua concordância com o bem-estar. Como afirma Philippe Julien há nisso um discurso que sustenta toda palavra educativa de ordem médica: [...] Presume-se uma feliz harmonia entre a dor sentida e o mal real, concordância esta que remete à ordem providencial desse.microcosmo que é o corpo humano 3. Entretanto, na tradição filosófica Kant apesar de manter a idéia do Bem supremo prepara o terreno para Freud, pois rompe, em certa medida, com a ética da antiguidade. Para Kant não há a relação direta entre virtude e felicidade como na ética aristotélica, o bem-estar não é um signo do bem. Além disso, nem o macrocosmo nem o microcosmo ditam o caminho a seguir para atingir o bem. A lei, para Kant, se impõe como tal não por seu valor benéfico, mas pelo ato mesmo da enunciação, por seu imperativo que é categórico e incondicional. Contudo foi o corte promovido pela ciência moderna que historicamente possibilitou a invenção freudiana. O sujeito da psicanálise é o sujeito moderno, o sujeito dividido de Descartes, um sujeito desprovido de atributos de valor. Como ressalta Philippe Julien a ciência moderna efetua a dissolução do Cosmo, concebido como uma hierarquia de valor, perfeição e harmonia, substituindo-o por um universo espacialmente infinito, idêntico em suas leis e qualitativamente indiferenciado. [...] Com Galileu, Descartes e Newton, todos os estados do mundo tornaram-se equivalentes, portanto não há por que buscar numa física, na natureza, qualquer referencial da ordem das causas finais ou de consideração do melhor para esclarecer e sustentar nosso ato ético 4. O que dirige então a ação humana? Como se dá a busca pela felicidade? Em 1929, ao falar sobre a felicidade, no Mal-estar na cultura, Freud mostra que o mal-estar não 3 Idem, ibidem 4 Idem, p.29.

5 provém da civilização pelos sacrifícios que esta exige, mas é intrínseco ao homem. É o princípio do prazer que determina o objetivo da vida, que rege desde a origem as operações do aparelho psíquico [...] e, no entanto, o universo inteiro tanto o macrocosmo quanto o microcosmo entra em desacordo com o seu projeto. Este é absolutamente inexeqüível; toda a ordem do universo opõe-se a ele; ficaríamos tentados a dizer que não fez parte do projeto da criação que o homem seja feliz 5. Essa desarmonia é inerente ao sexual que nos impele a buscar uma satisfação impossível. O inconsciente, fundado na sexualidade, introduz no centro da experiência humana uma falha e coloca no centro da questão ética o desejo e sua articulação com a Lei. O caminho pode ter sido aberto pela ciência moderna, por Kant e outros mas Freud deu um passo a mais. A distinção do princípio do prazer e do princípio da realidade como reguladores dos processos psíquicos tem um estatuto ético e ele ainda foi além, postulando um mais além do princípio do prazer, a pulsão de morte. No seminário sobre a ética Lacan retoma estas formulações freudianas para propor uma ética para a psicanálise cujo referencial seja o Real. Lacan trabalha a noção de Coisa, das Ding, a partir do Projeto para uma psicologia científica, onde Freud fala do Complexo do Nebenmensch, o complexo do próximo, que se decompõe em dois elementos, um dos quais se impõe por uma estrutura constante, mantém-se unido como coisa [das Ding], enquanto o outro pode ser compreendido por um trabalho de recordação, isto é, pode ser rastreado até uma informação proveniente do próprio corpo 6. Freud revela as duas faces deste próximo com o qual nos relacionamos ao fazer a distinção entre o outro como meu semelhante, com o qual me identifico e o Outro inominável, incomparável, estranho, e ao mesmo tempo tão íntimo, das Ding. 5 Freud, S. (1929) O mal-estar na cultura, Amorrortu editores, Buenos Aires, 2001, vol.xxi, p (1895) Projeto para uma psicologia científica, Amorrortu editores, Buenos Aires, 2001, vol.i, p.24.

6 Quando Freud, no Mal-estar na civilização questiona o mandamento cristão de amar ao próximo como a si mesmo, ele o faz a partir da dialetização destas duas faces do outro. O mandamento se sustenta pela vertente da identificação imaginária com o outro especular que reconheço como meu semelhante, que compreendo e suponho que me compreenda. Esta operação de identificação é necessária, pois é a base da construção do eu, é pela identificação com a imagem do outro, pelo valor cativante que ela tem para a criança, na medida em que fornece uma imagem unitária do corpo, que se forma a matriz simbólica na qual o eu se precipita 7. Portanto se muitas vezes há um recuo em agredir o outro é pela necessidade de manter essa imagem íntegra, pois é nela que se apóia a identificação que sustenta o eu. Lacan ressalta que a agressividade é característica das relações fundadas no imaginário: A agressividade é a tendência correlativa de um modo de identificação que nós chamamos narcísico e que determina a estrutura formal do eu do homem e do registro de entidades característico de seu mundo 8. Portanto, o mandamento de amar ao próximo como a si mesmo comporta essa agressividade característica da identificação imaginária. A formação do ideal do eu possibilita algum distanciamento na relação com o outro, dando um certo apaziguamento na questão da agressividade, embora se mantenha sempre um nível de tensão na vida moral. Contudo a agressividade não está vinculada apenas ao registro imaginário, mas ao real. Lacan mostra que a imagem é oca, furada, esburacada pelo real da Coisa. Ele retoma no complexo do Nebenmensch a outra face do próximo, o Outro fora do significado. No vazio da imagem, para além do plano da identificação, desponta algo que é da ordem da 7 Lacan, J. (1949) O estádio do espelho, in Escritos, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, (1948) Agressividade em psicanálise, in Escritos, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro,1966, p.110.

7 crueldade. Este Outro do qual não há referencial, me aparece sob o signo do capricho, do arbítrio, do sem crença nem moral que me possa dar alguma garantia. [...]Aí, não há referencial, não há garantia quanto ao que o Outro quer de mim, quanto a seu bem-querer ou seu mal-querer. Nesse ponto, freudianamente falando, o sujeito depara com o enigma do gozo do Outro não do prazer, que é apenas a evitação do desprazer, segundo a lei do bem, mas daquilo que Freud denomina de mais além do princípio do prazer, ou seja, em bom português, o gozo 9. O que o Outro quer de mim? Como me situar para responder a isso se do Outro não há referencial nem garantias? O gozo do Outro, na medida em que ele está mais além do plano da moral, pode implicar algo que é totalmente o avesso do meu bem, isto é, meu mal e vice-versa. A questão se desloca do amor ao próximo ao gozo do Outro: Talvez esteja aqui o sentido do amor ao próximo, seu gozo nocivo, seu gozo maligno, é ele que se propõe como verdadeiro problema para o meu amor 10. Nem sempre o que recebemos do outro é seu amor, nem quando este outro é o mais próximo de nós, pois o gozo habita a todos, até mesmo as mães e os pais ou seria melhor dizer: principalmente as mães e os pais que são a metáfora do primeiro Outro para a criança? Esta relação pais e filhos é totalmente impregnada pelo imaginário, pelo narcisismo, e portanto permeada pela agressividade, exigindo grandes recursos simbólicos daqueles que se aventuram nela. E quando o espelho se parte? Quando a Lei fracassa e a barreira do bem cai por terra? Seria esta a razão de tantas vezes, como agora estamos assistindo divulgado pela mídia, pais matarem seus filhos e vice- versa? 9 Julien, P. O estranho gozo do próximo, ética e psicanálise, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro,1996, p Lacan, J. O seminário, livro 7, A ética da psicanálise, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, , p. 229.

8 É na vertente real do próximo que Lacan situa a indagação freudiana sobre o mandamento cristão do amor ao próximo, na medida em que Freud introduz uma falha no campo da identificação e que a lei do bem extrai sua força da identificação com o outro que é meu semelhante, e revela sua fragilidade no ponto mesmo em que essa identificação fracassa, com a revelação do gozo do Outro 11. Se a lei do bem fracassa em fazer barreira ao gozo do Outro, que lei poderá dar limite a este gozo? Talvez este trecho do seminário sobre a ética nos dê alguma pista: Podemos nos fundamentar nisto, que cada vez que Freud se detém horrorizado, diante da conseqüência do mandamento do amor ao próximo, o que surge é a presença dessa maldade profunda que habita no próximo. Mas, daí, ela habita também em mim. E o que me é mais próximo do que esse âmago em mim mesmo que é o de meu gozo, do que não me ouso aproximar? Pois assim que me aproximo é esse o sentido do Mal-estar na civilização surge essa insondável agressividade diante da qual eu recuo, que retorno contra mim, e que vem, no lugar mesmo da Lei esvanecida, dar seu peso ao que me impede de transpor uma certa fronteira no limite da Coisa 12. É a Lei, Lei simbólica, a Lei da castração que faz a fronteira, o limite da Coisa. Infelizmente esta, por vezes, também falha e não pode ser transmitida por um mandamento ou por livros de psicanálise, sua transmissão é pelo significante, o do nome-do-pai e depende do assentimento de cada um. Philippe Julien, em O estranho gozo do próximo, coloca a questão: Como, pois encontrar o próximo? O único caminho é fazer-se suficientemente próximo de seu próprio 11 Julien, P. O estranho gozo do próximo, ética e psicanálise, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro,1996, p Lacan, J. O seminário, livro 7, A ética da psicanálise, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, , p. 227.

9 gozo, mediante o assentimento nesse vazio central em seu cerne, que é justamente aquele do lugar do gozo do Outro, na medida em esse lugar é o real da Coisa (das Ding), fora do significado. Freud chama-o de uverdrängt (o recalque originário e irredutível): falta um significante, aquele que permitiria saber do gozo do Outro. É esse assentimento na mesmice desse vazio que compete gerar, de modo a que se responda a questão: como estar tão perto de sua própria maldade que nela se depare com seu próximo? 13. Não se trata de uma possível identificação aos agressores, mas tornarmo-nos próximos do que nos é mais estranho e mais íntimo, nosso gozo, aproximarmo-nos deste vazio que nos habita, uma vez que o movimento de exclusão desse Outro, desse estranho, é uma exclusão íntima, exclusão interna, extimidade. Philippe Julien propõe como saída para o impasse da relação com o próximo, em primeiro lugar fazer o luto do Bem, ou seja, o caminho não seria minimizar a maldade do Outro, para reencontrar uma possível bondade. O móbil é outro: enfrentar o mais de perto possível a desumanidade do Outro, sem se refugiar no próprio despeito, e sem tampouco contentar-se com a queixa e a indagação na denúncia infindável do escândalo 14. Além disso é preciso reconhecer a Lei. O Outro é o mediador, o agente da lei que é valida e igual para todos. Esse reconhecimento da Lei opera um deslocamento da questão: o que ele quer de mim? para: o que ele quer?, tornando impessoal essa relação com o Outro, que na verdade trata-se da relação com a Lei. A psicanálise é convocada, também nas instituições médicas, a responder sobre os caminhos do reencontro possível com o próximo. Reconhecer a extimidade do Outro é fundamental para o trabalho do analista no cotidiano de um hospital e de tantos outros 13 Julien, P. O estranho gozo do próximo, ética e psicanálise, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro,1996, p Idem, p.108.

10 serviços onde nos deparamos tão de perto com a violência, pois apenas deste modo é possível suportar ouvir os sujeitos, inclusive em situações menos extremas onde alguma intervenção sobre o gozo ainda é possível. Este certamente é um desafio ao analista diante de situações tão graves quanto crianças agredidas, violentadas, até mesmo mortas por seus próprios pais, no dia-a-dia de um hospital, desafio impossível sem o recurso de sua análise pessoal.

A política do sintoma na clínica da saúde mental: aplicações para o semblante-analista Paula Borsoi

A política do sintoma na clínica da saúde mental: aplicações para o semblante-analista Paula Borsoi Opção Lacaniana online nova série Ano 2 Número 5 Julho 2011 ISSN 2177-2673 na clínica da saúde mental: aplicações para o semblante-analista Paula Borsoi 1. A política e a clínica A saúde mental é definida

Leia mais

Sofrimento e dor no autismo: quem sente?

Sofrimento e dor no autismo: quem sente? Sofrimento e dor no autismo: quem sente? BORGES, Bianca Stoppa Universidade Veiga de Almeida-RJ biasborges@globo.com Resumo Este trabalho pretende discutir a relação do autista com seu corpo, frente à

Leia mais

12. SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: A CRIANÇA COMO ALVO Aline Vaneli Pelizoni 1 Geovane dos Santos da Rocha 2 Michaella Carla Laurindo 3

12. SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: A CRIANÇA COMO ALVO Aline Vaneli Pelizoni 1 Geovane dos Santos da Rocha 2 Michaella Carla Laurindo 3 12. SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: A CRIANÇA COMO ALVO Aline Vaneli Pelizoni 1 Geovane dos Santos da Rocha 2 Michaella Carla Laurindo 3 As propagandas as quais somos expostos diariamente demonstram um mundo

Leia mais

Quando dar à castração outra articulação que não a anedótica? 1

Quando dar à castração outra articulação que não a anedótica? 1 Quando dar à castração outra articulação que não a anedótica? 1 Maria Isabel Fernandez Este título extraí do seminário...ou pior, livro 19, de Jacques Lacan, especificamente do capítulo III, intitulado

Leia mais

Fundamentação teórica da Clínica de Psicologia da Unijuí

Fundamentação teórica da Clínica de Psicologia da Unijuí DEBATE Fundamentação teórica da Clínica de Psicologia da Unijuí A Clínica surge do próprio projeto do curso de Psicologia. Este curso tem como base teórica fundamental as teorias psicanalítica e psicológica.

Leia mais

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE. psicanálise com crianças, sustentam um tempo lógico, o tempo do inconsciente de fazer

PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE. psicanálise com crianças, sustentam um tempo lógico, o tempo do inconsciente de fazer PSICANÁLISE COM CRIANÇAS: TRANSFERÊNCIA E ENTRADA EM ANÁLISE Pauleska Asevedo Nobrega Assim como na Psicanálise com adultos, as entrevistas preliminares na psicanálise com crianças, sustentam um tempo

Leia mais

Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004

Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004 Latusa digital N 10 ano 1 outubro de 2004 Política do medo versus política lacaniana Mirta Zbrun* Há três sentidos possíveis para entender a política lacaniana 1. Em primeiro lugar, o sentido da política

Leia mais

AUSÊNCIA PATERNA E O IMPACTO NA MENTE DA CRIANÇA. Psicanalista - Membro da CSP - ABENEPI RJ Especialista em Gestão Materno-Infantil

AUSÊNCIA PATERNA E O IMPACTO NA MENTE DA CRIANÇA. Psicanalista - Membro da CSP - ABENEPI RJ Especialista em Gestão Materno-Infantil AUSÊNCIA PATERNA E O IMPACTO NA MENTE DA CRIANÇA Maria Prisce Cleto Teles Chaves Psicanalista - Membro da CSP - ABENEPI RJ Especialista em Gestão Materno-Infantil pela FIOCRUZ Mestranda em Psicanálise,

Leia mais

Especulações sobre o amor

Especulações sobre o amor Especulações sobre o amor Janete Luiz Dócolas, Psicanalista O amor é um mistério que há muito tempo, talvez desde que fora percebido, os homens vem tentando compreender, descrever ou ao menos achar um

Leia mais

O Fenômeno Psicossomático (FPS) não é o signo do amor 1

O Fenômeno Psicossomático (FPS) não é o signo do amor 1 O Fenômeno Psicossomático (FPS) não é o signo do amor 1 Joseane Garcia de S. Moraes 2 Na abertura do seminário 20, mais ainda, cujo título em francês é encore, que faz homofonia com en corps, em corpo,

Leia mais

A ESSÊNCIA DA TEORIA PSICANALÍTICA É UM DISCURSO SEM FALA, MAS SERÁ ELA SEM ESCRITA?

A ESSÊNCIA DA TEORIA PSICANALÍTICA É UM DISCURSO SEM FALA, MAS SERÁ ELA SEM ESCRITA? A ESSÊNCIA DA TEORIA PSICANALÍTICA É UM DISCURSO SEM FALA, MAS SERÁ ELA SEM ESCRITA? Maurício Eugênio Maliska Estamos em Paris, novembro de 1968, Lacan está para começar seu décimo sexto seminário. Momento

Leia mais

PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL

PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL Trabalho apresentado na Letra-Associação de Psicanálise em outubro de 2009. Considerando a grande quantidade de impasses relativos à relação entre a psicanálise e a saúde mental,

Leia mais

Do fenômeno ao sintoma: impasses e possibilidades na escuta do sujeito na instituição. Claudia Escórcio Gurgel do Amaral Pitanga Doris Rinaldi

Do fenômeno ao sintoma: impasses e possibilidades na escuta do sujeito na instituição. Claudia Escórcio Gurgel do Amaral Pitanga Doris Rinaldi Do fenômeno ao sintoma: impasses e possibilidades na escuta do sujeito na instituição Claudia Escórcio Gurgel do Amaral Pitanga Doris Rinaldi O presente trabalho tem a intenção de discutir os impasses

Leia mais

O gozo, o sentido e o signo de amor

O gozo, o sentido e o signo de amor O gozo, o sentido e o signo de amor Palavras-chave: signo, significante, sentido, gozo Simone Oliveira Souto O blá-blá-blá Na análise, não se faz mais do que falar. O analisante fala e, embora o que ele

Leia mais

O falo, o amor ao pai, o silêncio. no real Gresiela Nunes da Rosa

O falo, o amor ao pai, o silêncio. no real Gresiela Nunes da Rosa Opção Lacaniana online nova série Ano 5 Número 15 novembro 2014 ISSN 2177-2673 e o amor no real Gresiela Nunes da Rosa Diante da constatação de que o menino ou o papai possui um órgão fálico um tanto quanto

Leia mais

Incurável. Celso Rennó Lima

Incurável. Celso Rennó Lima 1 Incurável Celso Rennó Lima Em seu primeiro encontro com o Outro, consequência da incidência de um significante, o sujeito tem de lidar com um incurável, que não se subjetiva, que não permite que desejo

Leia mais

Entrevista com o Prof. Luiz Carlos Crozera, autor da Hipnose Condicionativa.

Entrevista com o Prof. Luiz Carlos Crozera, autor da Hipnose Condicionativa. Entrevista com o Prof. Luiz Carlos Crozera, autor da Hipnose Condicionativa. 1. Hipnose é causada pelo poder do hipnotizador Naturalmente o hipnotizador deve ter o devido conhecimento e a força mental

Leia mais

O estatuto do corpo no transexualismo

O estatuto do corpo no transexualismo O estatuto do corpo no transexualismo Doris Rinaldi 1 Lacan, no Seminário sobre Joyce, assinala a estranheza que marca a relação do homem com o próprio corpo, relação essa que é da ordem do ter e não do

Leia mais

O Ensino religioso nas escolas Públicas

O Ensino religioso nas escolas Públicas O Ensino religioso nas escolas Públicas Scates Dias¹ Humberto Resumo O presente artigo tem como finalidade abordar a questão do ensino religioso nas escolas. Através de uma pesquisa bibliográfica procuraremos

Leia mais

Um tipo particular de escolha de objeto nas mulheres

Um tipo particular de escolha de objeto nas mulheres Um tipo particular de escolha de objeto nas mulheres Gabriella Valle Dupim da Silva Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia(PPGP/UFRJ)/Bolsista CNPq. Endereço: Rua Belizário Távora 211/104

Leia mais

NOME PRÓPRIO - EM NOME DO PAI

NOME PRÓPRIO - EM NOME DO PAI NOME PRÓPRIO - EM NOME DO PAI Rachel Rangel Bastos 1 No meu nascimento Eu não cheguei sendo nada Eu já estava moldado Vestido Cultivado Culturado Antes mesmo de escutar Eu tinha já escutado dizer Antes

Leia mais

O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO

O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO O OBJETO A E SUA CONSTRUÇÃO 2016 Marcell Felipe Psicólogo clínico graduado pelo Centro Universitário Newont Paiva (MG). Pós graduado em Clínica Psicanalítica pela Pontifícia Católica de Minas Gerais (Brasil).

Leia mais

Psicanálise e Ciência: um sujeito, dois discursos

Psicanálise e Ciência: um sujeito, dois discursos Psicanálise e Ciência: um sujeito, dois discursos Hilana Erlich* A proposta desse trabalho é investigar a relação entre psicanálise e ciência a partir da noção de sujeito. De acordo com Lacan, o surgimento

Leia mais

Do sintoma ao sinthoma: uma via para pensar a mãe, a mulher e a criança na clínica atual Laura Fangmann

Do sintoma ao sinthoma: uma via para pensar a mãe, a mulher e a criança na clínica atual Laura Fangmann Opção Lacaniana online nova série Ano 1 Número 2 Julho 2010 ISSN 2177-2673 : uma via para pensar a mãe, a mulher e a criança na clínica atual Laura Fangmann Introdução Nesse trabalho, proponho-me a falar

Leia mais

O pathos nosso de cada dia: psicanálise aplicada à saúde no trabalho

O pathos nosso de cada dia: psicanálise aplicada à saúde no trabalho O pathos nosso de cada dia: psicanálise aplicada à saúde no trabalho Jaqueline Ferreira Minha prática como psicanalista junto ao corpo técnico e/ou trabalhadores de uma empresa privada faz com que me valha,

Leia mais

Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1

Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1 Tempos significantes na experiência com a psicanálise 1 Cássia Fontes Bahia O termo significante está sendo considerado aqui em relação ao desdobramento que pode tomar em um plano mais simples e primeiro

Leia mais

AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA?

AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA? Anais do V Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras da UFF AS DEPRESSÕES NA ATUALIDADE: UMA QUESTÃO CLÍNICA? OU DISCURSIVA? Amanda Andrade Lima Mestrado/UFF Orientadora:

Leia mais

Clínica Psicanalítica e Ambulatório de Saúde Mental

Clínica Psicanalítica e Ambulatório de Saúde Mental Clínica Psicanalítica e Ambulatório de Saúde Mental Trabalho apresentado na IV Jornada de Saúde Mental e Psicanálise na PUCPR em 21/11/2009. A prática da psicanálise em ambulatório de saúde mental pode

Leia mais

CEP -CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS. Curso de Formação em Pasicanálise. Ciclo IV 3ª Noite

CEP -CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS. Curso de Formação em Pasicanálise. Ciclo IV 3ª Noite CEP -CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS Curso de Formação em Pasicanálise Ciclo IV 3ª Noite O atravessamento da Psicanálise em meu cotidiano Nathália Miyuki Yamasaki 2014 Chego para análise e me ponho a

Leia mais

DIMENSÕES PSÍQUICAS DO USO DE MEDICAMENTOS 1. Jacson Fantinelli Dos Santos 2, Tânia Maria De Souza 3.

DIMENSÕES PSÍQUICAS DO USO DE MEDICAMENTOS 1. Jacson Fantinelli Dos Santos 2, Tânia Maria De Souza 3. DIMENSÕES PSÍQUICAS DO USO DE MEDICAMENTOS 1 Jacson Fantinelli Dos Santos 2, Tânia Maria De Souza 3. 1 Ensaio teórico embasado numa pesquisa empírica segundo atendimentos realizados na Clínica de Psicologia

Leia mais

DISCUSSÃO AO TRABALHO DA INSTITUIÇÃO CARTÉIS CONSTITUINTES DA ANALISE FREUDIANA: A psicanálise: à prova da passagem do tempo

DISCUSSÃO AO TRABALHO DA INSTITUIÇÃO CARTÉIS CONSTITUINTES DA ANALISE FREUDIANA: A psicanálise: à prova da passagem do tempo DISCUSSÃO AO TRABALHO DA INSTITUIÇÃO CARTÉIS CONSTITUINTES DA ANALISE FREUDIANA: A psicanálise: à prova da passagem do tempo DISCUTIDO PELA ESCOLA FREUDIANA DA ARGENTINA NOEMI SIROTA O trabalho permite

Leia mais

Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1

Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1 Um rastro no mundo: as voltas da demanda 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2 1 Trabalho apresentado no Simpósio de Intersecção Psicanalítica do Brasil. Brasília, 2006. Trabalho Publicado no livro As identificações

Leia mais

O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD. Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de

O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD. Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de O MASOQUISMO E O PROBLEMA ECONÔMICO EM FREUD Mariana Rocha Lima Sonia Leite Esse trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Psicanálise da UERJ, cujo objetivo

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas BARROS, R. do R. O Sintoma enquanto contemporâneo. In: Latusa, n. 10. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Psicanálise Seção Rio, 2005, p. 17-28. COTTET, S. Estudos clínicos.

Leia mais

A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual. Enrique R. Argañaraz

A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual. Enrique R. Argañaraz A Realidade e Mitos sobre o Despertar Espiritual Enrique R. Argañaraz Algo em comum a todos os seres humanos: Todos querem ser felizes!! Mas, Porque Sofremos? Porque cada um imagina sua felicidade de

Leia mais

CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST. Fernanda Correa 2

CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST. Fernanda Correa 2 CLÍNICA, TRANSFERÊNCIA E O DESEJO DO ANALISTA 1 CLINIC, TRANSFERENCE AND DESIRE OF THE ANALYST Fernanda Correa 2 1 Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em Psicologia 2 Aluna do Curso de Graduação

Leia mais

Número de inscrição dos candidatos requisitantes: ; ; e

Número de inscrição dos candidatos requisitantes: ; ; e Número de inscrição dos candidatos requisitantes: 006.729-6; 006.729-6; 006.729-6 e 015.084-3. Questão 11) O recurso enviado pelo candidato(a) não cabe, visto que em sua própria citação em nenhum momento

Leia mais

O real escapou da natureza

O real escapou da natureza Opção Lacaniana online nova série Ano 4 Número 10 março 2013 ISSN 2177-2673 Sandra Arruda Grostein O objetivo deste texto é problematizar a proposta feita por J.-A. Miller de que o real emancipado da natureza

Leia mais

Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004

Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004 Latusa Digital ano 1 N 8 agosto de 2004 Sobre o incurável do sinthoma Ângela Batista * "O que não entendi até agora, não entenderei mais. Graciela Brodsky Este trabalho reúne algumas questões discutidas

Leia mais

SAMCDA: o discurso cientificista da terapia cognitivo-comportamental 1

SAMCDA: o discurso cientificista da terapia cognitivo-comportamental 1 SAMCDA: o discurso cientificista da terapia cognitivo-comportamental 1 Christiano Mendes de Lima 2 Resumo: Neste texto, pretende-se situar a terapia cognitivo-comportamental (TCC) como uma das formações

Leia mais

O estudo teórico na formação do psicanalista Uma lógica que não é a da. identificação 1

O estudo teórico na formação do psicanalista Uma lógica que não é a da. identificação 1 O estudo teórico na formação do psicanalista Uma lógica que não é a da Arlete Mourão 2 identificação 1 Na formação do analista, o lugar e a função do estudo da psicanálise são conseqüências lógicas da

Leia mais

A INCOMPREENSÃO DA MATEMÁTICA É UM SINTOMA?

A INCOMPREENSÃO DA MATEMÁTICA É UM SINTOMA? A INCOMPREENSÃO DA MATEMÁTICA É UM SINTOMA? ROSELI MARIA RODELLA DE OLIVEIRA rrodella@gmail.com A proposta deste trabalho é explicar o sintoma de incompreensão da matemática. Ela está inspirada em uma

Leia mais

Coordenador do Núcleo de Psicanálise e Medicina

Coordenador do Núcleo de Psicanálise e Medicina O corpo e os objetos (a) na clínica dos transtornos alimentares Lázaro Elias Rosa Coordenador do Núcleo de Psicanálise e Medicina Com este título, nomeamos o conjunto de nossos trabalhos, bem como o rumo

Leia mais

Autoconfiança. Prof. Raul Franzolin Neto. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos USP-Pirassununga rfranzol@usp.br

Autoconfiança. Prof. Raul Franzolin Neto. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos USP-Pirassununga rfranzol@usp.br Autoconfiança Prof. Raul Franzolin Neto Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos USP-Pirassununga rfranzol@usp.br Nada aprenderam de mim, senão o que já sabiam e que são eles quem por si mesmos

Leia mais

EU VIM PORQUE O DOUTOR MANDOU! : A TRANSFERÊNCIA IMPLICADA NO ENCAMINHAMENTO MÉDICO

EU VIM PORQUE O DOUTOR MANDOU! : A TRANSFERÊNCIA IMPLICADA NO ENCAMINHAMENTO MÉDICO EU VIM PORQUE O DOUTOR MANDOU! : A TRANSFERÊNCIA IMPLICADA NO ENCAMINHAMENTO MÉDICO Vanusa Balieiro do Rego Roseane de Freitas Nicolau Articulado a partir de discussões no grupo de pesquisa intitulado

Leia mais

O TEMPO DA HISTERIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O COLETIVO E O SUJEITO DO INCONSCIENTE Ana Costa

O TEMPO DA HISTERIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O COLETIVO E O SUJEITO DO INCONSCIENTE Ana Costa O TEMPO DA HISTERIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O COLETIVO E O SUJEITO DO INCONSCIENTE Ana Costa No decorrer dos séculos, a histeria sempre foi associada a uma certa imagem de ridículo que por vezes suas personagens

Leia mais

Como inovar transformando velhos dilemas em novas práticas.

Como inovar transformando velhos dilemas em novas práticas. Como inovar transformando velhos dilemas em novas práticas. Letícia Andrade Assistente Social HC-FMUSP: Ambulatório de Cuidados Paliativos e Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar Cuidados Paliativos:

Leia mais

Tentativas de Suicídio: abordagens na Atenção Primária. Prof. Dr. Maurício Eugênio Maliska

Tentativas de Suicídio: abordagens na Atenção Primária. Prof. Dr. Maurício Eugênio Maliska Tentativas de Suicídio: abordagens na Atenção Primária Prof. Dr. Maurício Eugênio Maliska Aspectos Históricos e Culturais O suicídio já foi motivo de admiração, tolerância, discriminação e condenação ao

Leia mais

UM RASTRO NO MUNDO: AS VOLTAS DA DEMANDA 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2

UM RASTRO NO MUNDO: AS VOLTAS DA DEMANDA 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2 UM RASTRO NO MUNDO: AS VOLTAS DA DEMANDA 1 Maria Lia Avelar da Fonte 2 O tema da identificação é vasto, complexo e obscuro. Talvez por isso Lacan a ele se refira como a floresta da identificação. Embora

Leia mais

Título: Histeria e manifestações na música contemporânea. Este trabalho tem um interesse particular no aspecto da histeria que a

Título: Histeria e manifestações na música contemporânea. Este trabalho tem um interesse particular no aspecto da histeria que a 2 o Semestre 2014 Ciclo III Quinta-feira - Noite Aluno: Raphael Piedade de Próspero Título: Histeria e manifestações na música contemporânea Este trabalho tem um interesse particular no aspecto da histeria

Leia mais

O amor e a mulher. Segundo Lacan o papel do amor é precioso: Daniela Goulart Pestana

O amor e a mulher. Segundo Lacan o papel do amor é precioso: Daniela Goulart Pestana O amor e a mulher O que une os seres é o amor, o que os separa é a Sexualidade. Somente o Homem e A Mulher que podem unir-se acima de toda sexualidade são fortes. Antonin Artaud, 1937. Daniela Goulart

Leia mais

A sua revista eletrônica CONTEMPORANEIDADE E PSICANÁLISE 1

A sua revista eletrônica CONTEMPORANEIDADE E PSICANÁLISE 1 A sua revista eletrônica CONTEMPORANEIDADE E PSICANÁLISE 1 Patrícia Guedes 2 Comemorar 150 anos de Freud nos remete ao exercício de revisão da nossa prática clínica. O legado deixado por ele norteia a

Leia mais

O NÃO LUGAR DAS NÃO NEUROSES NA SAÚDE MENTAL

O NÃO LUGAR DAS NÃO NEUROSES NA SAÚDE MENTAL O NÃO LUGAR DAS NÃO NEUROSES NA SAÚDE MENTAL Letícia Tiemi Takuschi RESUMO: Percebe-se que existe nos equipamentos de saúde mental da rede pública uma dificuldade em diagnosticar e, por conseguinte, uma

Leia mais

ADALINE E O DISCURSO DA HISTERIA

ADALINE E O DISCURSO DA HISTERIA MARIA ELIENE RODRIGUES DE ARAÚJO CICLO VI - Quarta-feira ADALINE E O DISCURSO DA HISTERIA São Paulo SP 2015 Adaline e o discurso da histeria Em Psicologia de Grupo e Análise do Ego (1921), Freud nos adverte

Leia mais

AS DIREÇÕES DO TRATAMENTO NA CLÍNICA DA PSICOSE

AS DIREÇÕES DO TRATAMENTO NA CLÍNICA DA PSICOSE AS DIREÇÕES DO TRATAMENTO NA CLÍNICA DA PSICOSE Autoras: 1 BARRETO, Ellen Kelly Marinho; 2 FERNANDES, Regileide de Lucena; 3 LAVIERI, Maria Beatriz Ferreira; 4 MIGUEL, Isabelle Maria Duarte 1.1.Resumo

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas ABREU, T. Perversão generalizada. In: Agente: Revista digital de psicanálise da EBP-Bahia, n. 03. Salvador: EBP-Bahia, 2007. Disponível em: .

Leia mais

Reflexões críticas: na cama com Madonna. Thierry de Duve

Reflexões críticas: na cama com Madonna. Thierry de Duve Reflexões críticas: na cama com Madonna. Thierry de Duve O que, então, me incita a escrever sobre uma dada obra ou um conjunto de obras? Preciso gostar dela, eis o primeiro ponto. Ou, talvez, não. Gostar

Leia mais

EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES

EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES EDUCADOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTOS E VALORES BREGENSKE, Édna dos Santos Fernandes* Em seu livro, a autora levanta a questão da formação do educador e a qualidade de seu trabalho. Deixa bem claro em diversos

Leia mais

ANALISTAS E ANALISANDOS PRECISAM SE ACEITAR: REFLEXÕES SOBRE AS ENTREVISTAS PRELIMINARES

ANALISTAS E ANALISANDOS PRECISAM SE ACEITAR: REFLEXÕES SOBRE AS ENTREVISTAS PRELIMINARES ANALISTAS E ANALISANDOS PRECISAM SE ACEITAR: REFLEXÕES SOBRE AS ENTREVISTAS PRELIMINARES 2014 Matheus Henrique de Souza Silva Psicólogo pela Faculdade Pitágoras de Ipatinga-MG. Especializando em Clínica

Leia mais

Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005

Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005 Latusa digital ano 2 N 13 abril de 2005 A clínica do sintoma em Freud e em Lacan Ângela Batista * O sintoma é um conceito que nos remete à clínica, assim como ao nascimento da psicanálise. Freud o investiga

Leia mais

Potlatch amoroso : outra versão para o masoquismo feminino Graciela Bessa

Potlatch amoroso : outra versão para o masoquismo feminino Graciela Bessa Opção Lacaniana online nova série Ano 2 Número 6 novembro 2011 ISSN 2177-2673 Potlatch amoroso : outra versão para o masoquismo feminino Graciela Bessa Só nos círculos psicanalíticos se debate com calma

Leia mais

Histeria sem ao-menos-um

Histeria sem ao-menos-um Opção Lacaniana online nova série Ano 6 Número 17 julho 2015 ISSN 2177-2673 1 Angelina Harari Abordar o tema da histeria a partir da doutrina do UM tem como antecedente o meu passe, muito embora não se

Leia mais

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br

Palestra Virtual. Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Palestra Virtual Promovida pelo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: O Sofrimento Moral Palestrante: Ricardo Bicudo Rio de Janeiro 28/05/1999 Organizadores da palestra: Moderador: "Wania" (nick: Moderador

Leia mais

Opção Lacaniana online nova série Ano 5 Número 15 novembro 2014 ISSN 2177-2673

Opção Lacaniana online nova série Ano 5 Número 15 novembro 2014 ISSN 2177-2673 Opção Lacaniana online nova série Ano 5 Número 15 novembro 2014 ISSN 2177-2673 Considerações sobre a não adesão ao tratamento por parte da mulher em situação de violência 1 Hebert Geraldo de Souza Paula

Leia mais

Como você descreveria uma pessoa piedosa, um santo, um homem de Deus?

Como você descreveria uma pessoa piedosa, um santo, um homem de Deus? Como você descreveria uma pessoa piedosa, um santo, um homem de Deus? C.S. Lewis Peso de Glória Se você perguntasse a vinte homens íntegros dos nossos dias qual acreditam ser a maior das virtudes, dezenove

Leia mais

Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/clipart

Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/clipart 11. Estágio personalismo (3 a 6 anos) A predominância funcional é AFETIVA (relações afetivas) e o conflito é de natureza endógena (centrípeta). Período de formação da personalidade, marcado por conflitos

Leia mais

Amor - Almas Gêmeas 6

Amor - Almas Gêmeas 6 Amor - Almas Gêmeas 6 Mais Informações Ainda fazendo nosso trajeto analítico pelo livro de Mebes, em outro trecho, às páginas 51 e 52, encontramos interessante informação. Diz assim: Se aceitamos a divisão

Leia mais

O amor: esse encontro faltoso

O amor: esse encontro faltoso O amor: esse encontro faltoso Profa. Ms. Célia Ferreira Carta Winter 1 Sumário: 1.Contextualização.2 O amor em Freud e Lacan 3. O amor e a Linguagem. 4. Considerações Finais 1.Contextualização: O tema

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 73 Discurso na cerimónia de inauguração

Leia mais

PSICANÁLISE NO HOSPITAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

PSICANÁLISE NO HOSPITAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PSICANÁLISE NO HOSPITAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Yuri Ximenes Ávila Siqueira Telles Este artigo trata de questões concernentes à minha experiência de um ano de estágio no

Leia mais

Paternidade: Missão e Dever. Dora Rodrigues

Paternidade: Missão e Dever. Dora Rodrigues Paternidade: Missão e Dever Dora Rodrigues História do dia dos pais O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Em

Leia mais

Ressonâncias de um trabalho na Escola

Ressonâncias de um trabalho na Escola Ressonâncias de um trabalho na Escola Lourenço Astúa de Moraes O coletivo de trabalho e pesquisa que se reúne no seminário intitulado Ressonâncias da Interpretação, realizado na EBP-Rio e conduzido por

Leia mais

52 TWEETS SOBRE A TRANSFERÊNCIA

52 TWEETS SOBRE A TRANSFERÊNCIA 52 TWEETS SOBRE A TRANSFERÊNCIA S. Freud, J. Lacan, J-A Miller e J. Forbes dialogando sobre a transferência no tweetdeck A arte de escutar equivale a arte do bem-dizer. A relação de um a outro que se instaura

Leia mais

O QUE SE PEDE NÃO É O QUE SE DESEJA: OS EFEITOS DA ESCUTA DO PSICANALISTA NO HOSPITAL. Aline da Costa Jerônimo i, Roseane Freitas Nicolau ii.

O QUE SE PEDE NÃO É O QUE SE DESEJA: OS EFEITOS DA ESCUTA DO PSICANALISTA NO HOSPITAL. Aline da Costa Jerônimo i, Roseane Freitas Nicolau ii. O QUE SE PEDE NÃO É O QUE SE DESEJA: OS EFEITOS DA ESCUTA DO PSICANALISTA NO HOSPITAL Aline da Costa Jerônimo i, Roseane Freitas Nicolau ii Resumo Este trabalho é parte dos resultados da pesquisa realizada

Leia mais

UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1

UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1 UMA TOPOLOGIA POSSÍVEL DA ENTRADA EM ANÁLISE 1 Celso Rennó Lima A topologia..., nenhum outro estofo a lhe dar que essa linguagem de puro matema, eu entendo por aí isso que é único a poder se ensinar: isso

Leia mais

QUE AMOR NA TRANSFERÊNCIA? Ana Paula de Aguiar Barcellos 1

QUE AMOR NA TRANSFERÊNCIA? Ana Paula de Aguiar Barcellos 1 QUE AMOR NA TRANSFERÊNCIA? Ana Paula de Aguiar Barcellos 1 Na descoberta do inconsciente Freud apontou que a transferência é um fenômeno espontâneo que adquire status de conceito na psicanálise. Ela é

Leia mais

Toxicomanias: contra-senso ao laço social e ao amor?

Toxicomanias: contra-senso ao laço social e ao amor? Toxicomanias: contra-senso ao laço social e ao amor? Rita de Cássia dos Santos Canabarro 1 Eros e Ananke são, segundo Freud (1930/1987), os pais da civilização. De um lado, o amor foi responsável por reunir

Leia mais

Latusa digital ano 5 N 33 junho de 2008

Latusa digital ano 5 N 33 junho de 2008 Latusa digital ano 5 N 33 junho de 2008 Invasões bárbaras * Elza Marques Lisboa de Freitas Vanda Assumpção Almeida ** Um filme como obra de arte sempre oferece a possibilidade de algumas leituras. O meu

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS (CEP)

CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS (CEP) CENTRO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS (CEP) Primeiro semestre Ciclo II 5ª feira de manhã Laura de Borba Moosburger Maio de 2016 A posição da escuta e a aniquilação do sujeito do desejo Resumo: A partir de uma

Leia mais

A psicanálise posta à prova na instituição pública de saúde mental: clínica e política

A psicanálise posta à prova na instituição pública de saúde mental: clínica e política A psicanálise posta à prova na instituição pública de saúde mental: clínica e política Fátima Oliveira Doris Rinaldi Manoel Ferreira (Delegados de Intersecção Psicanalítica do Brasil) "Governar, educar

Leia mais

Sinais visíveis de transtornos psicológicos: como identificar e lidar com estes pacientes?

Sinais visíveis de transtornos psicológicos: como identificar e lidar com estes pacientes? Sinais visíveis de transtornos psicológicos: como identificar e lidar com estes pacientes? Sávia M. Emrich Pinto Psicóloga Serviço de Radioterapia Sinais visíveis de transtornos psicológicos: como identificar

Leia mais

MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO. Sara Guimarães Nunes 1

MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO. Sara Guimarães Nunes 1 MULHERES MASTECTOMIZADAS: UM OLHAR PSICANALÍTICO Sara Guimarães Nunes 1 1. Aluna Especial do Mestrado em Psicologia 2016.1, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tipo de Apresentação: Comunicação

Leia mais

Da política dita do amor ao ódio ditado pelo amor: o desejo de fazer o bem pode ser a causa do mal.

Da política dita do amor ao ódio ditado pelo amor: o desejo de fazer o bem pode ser a causa do mal. Da política dita do amor ao ódio ditado pelo amor: o desejo de fazer o bem pode ser a causa do mal. Desde Freud em O mal-estar na cultura, sabemos em psicanálise que um grande problema enfrentado pelo

Leia mais

Magistério profético na construção da Igreja do Porto

Magistério profético na construção da Igreja do Porto Magistério profético na construção da Igreja do Porto Excertos do pensamento de D. António Ferreira Gomes entre 1969-1982 A liberdade é sem dúvida um bem e um direito, inerente à pessoa humana, mas é antes

Leia mais

O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO. verificação e comprovação. Sendo esse o tema de nosso projeto de mestrado,

O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO. verificação e comprovação. Sendo esse o tema de nosso projeto de mestrado, O ATO PSICANALÍTICO NO CAMPO DO GOZO Liliana Marlene da Silva Alves Sérgio Scotti O ato psicanalítico é fonte de interrogação e instrumento de autorização para todo aquele que se propõe seguir uma prática

Leia mais

O PARADOXO DA TRANSFERÊNCIA: DO CONSULTÓRIO À INSTITUIÇÃO

O PARADOXO DA TRANSFERÊNCIA: DO CONSULTÓRIO À INSTITUIÇÃO O PARADOXO DA TRANSFERÊNCIA: DO CONSULTÓRIO À INSTITUIÇÃO Camila Lage Nuic Psicóloga, aluna da pós-graduação do curso de Saúde Mental e Psicanálise do Centro Universitário Newton Paiva (Brasil) Email:

Leia mais

A estranheza da psicanálise

A estranheza da psicanálise Antonio Quinet A estranheza da psicanálise A Escola de Lacan e seus analistas Rio de Janeiro Prefácio: Ex-tranha Não ficaria surpreso, diz Freud, em ouvir que a psicanálise, que se preocupa em revelar

Leia mais

ELEMENTOS PARA INTERROGAR UMA CLÍNICA POSSÍVEL NA UNIVERSIDADE: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO TRABALHO DE SUPERVISÃO

ELEMENTOS PARA INTERROGAR UMA CLÍNICA POSSÍVEL NA UNIVERSIDADE: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO TRABALHO DE SUPERVISÃO ELEMENTOS PARA INTERROGAR UMA CLÍNICA POSSÍVEL NA UNIVERSIDADE: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO TRABALHO DE SUPERVISÃO Vinicius Anciães Darriba Nadja Nara Barbosa Pinheiro A despeito do fato da relação entre

Leia mais

DO MAIS AINDA DA ESCRITA 1

DO MAIS AINDA DA ESCRITA 1 DO MAIS AINDA DA ESCRITA 1 Jacques Laberge 2 Mais ainda (Encore), de 1972-73, deve sua importância à contribuição decisiva de Lacan à sexualidade feminina, tema que ocupa a segunda metade deste Seminário

Leia mais

Clínica psicanalítica com crianças

Clínica psicanalítica com crianças Clínica psicanalítica com crianças Ana Marta Meira* A reflexão sobre a clínica psicanalítica com crianças aponta para múltiplos eixos que se encontram em jogo no tratamento, entre estes, questões referentes

Leia mais

EXPRESSÃO E CRIAÇÃO NA CLÍNICA DA TOXICOMANIA

EXPRESSÃO E CRIAÇÃO NA CLÍNICA DA TOXICOMANIA EXPRESSÃO E CRIAÇÃO NA CLÍNICA DA TOXICOMANIA Luiz Alberto Tavares CETAD/UFBA Em nossa prática clinica percebemos que existem manifestações que não se apresentam como um sintoma, no sentido clássico do

Leia mais

Pressupostos teóricos norteadores do trabalho do psicólogo na Comissão Distrital Judiciária de Adoção

Pressupostos teóricos norteadores do trabalho do psicólogo na Comissão Distrital Judiciária de Adoção Pressupostos teóricos norteadores do trabalho do psicólogo na Comissão Distrital Judiciária de Adoção Janaina Simas Souza 1, 2 No trabalho de preparação das crianças para adoção internacional, bem como

Leia mais

Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno

Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno Centro de Estudos Psicanalíticos - CEP Como a análise pode permitir o encontro com o amor pleno Laura Maria do Val Lanari Ciclo II, terça-feira à noite O presente trabalho tem por objetivo relatar as primeiras

Leia mais

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais - Almanaque On-line n 18

Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais - Almanaque On-line n 18 Erguer a cabeça e tomar a palavra: efeitos socioeducativos na adolescência de Malony MARIA JOSÉ GONTIJO SALUM Resumo: O artigo discute o percurso dos adolescentes em conflito com a lei na justiça infanto-juvenil,

Leia mais

Psicanálise: ética, discurso e ensino Psychoanalysis: éthics, discourse and teaching

Psicanálise: ética, discurso e ensino Psychoanalysis: éthics, discourse and teaching 180 issn 0101-4838 Psychoanalysis: éthics, discourse and teaching Rodrigo Afonso Nogueira Santos* RESENHA DE: Castro, J. E.. Curitiba: Appris, 2013. 250 páginas. O livro intitulado se anuncia, desde seu

Leia mais

Interessa ao convênio a Psicanálise? Jackeline kruschewsky Duarte Raphael

Interessa ao convênio a Psicanálise? Jackeline kruschewsky Duarte Raphael Interessa ao convênio a Psicanálise? Jackeline kruschewsky Duarte Raphael Estamos vivendo um momento dentro da nossa prática no qual, cada vez mais, atender pacientes em psicanálise através de convênio

Leia mais