Engenharia de Sistemas e Software Objetivos: Apresentar os métodos, técnicas e ferramentas para desenvolvimento e manutenção de sistemas e software.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Engenharia de Sistemas e Software Objetivos: Apresentar os métodos, técnicas e ferramentas para desenvolvimento e manutenção de sistemas e software."

Transcrição

1 Engenharia de Sistemas e Software Apresentar os métodos, técnicas e ferramentas para desenvolvimento e manutenção de sistemas e software. Sistema, sistema de informação e software; engenharia de sistemas e engenharia de software; ciclo de vida; modelagem de sistemas; engenharia de requisitos; análise e design; implementação; verificação e validação; implantação; operação e serviços; manutenção; garantia da qualidade e gerência de configuração. - CHRISSIS, B. et al. CMMI Guidelines for process integration and product improvement. Addison-Wesley, PAULA FILHO, W. P. Engenharia de software. LTC, Estratégia e Governança de TI Discutir o alinhamento entre estratégia e TI, bem como os métodos, técnicas e modelos voltados para governança em TI. O planejamento estratégico; alinhamento estratégico; projetos como vetores de mudanças organizacionais; o controle da corporação através dos projetos; a abordagem de projetos como foco no cliente; avaliação da eficácia de investimentos em TI; governança e TI e modelos de gestão da TI: COBIT, ITIL. - Galbraith, Jay; Designing Organizations; Ed. Jossey-Bass, Laurindo, F. J. B. Tecnologia da Informação: eficácia nas organizações. Futura, Carvalho, M. M. Estratégia para a competitividade. Futura, Cleland, David; System Analysis and Project Management; Ed. McGraw Hill, Gestão da Qualidade em TI Apresentar os conceitos e técnicas de gestão da qualidade aplicada a projetos de TI. Cultura da qualidade; definição e melhoria de processo; qualidade em TI; gestão da qualidade; COBIT e ITIL; a norma ISO 9000; PMBoK; os modelos SEI-CMMI e Mps-Br; aplicações em projetos de melhoria e avaliações e certificações.

2 - Paladini, E. P.; et al. Gestão da Qualidade Teoria e Casos. Editora Campus. 2006; - IT Governance Institute. Cobit ; - OGC. Introduction to ITIL. TSO. 2007; - ABNT. NBR ISO 9001:2000 Sistema de gestão da qualidade Requisitos. 2001; - ISO 90003:2003 Software and system engineering Guidelines for the application of ISSO 90001:20000 to computer software. 2003; - PMBoK; - CHRISSIS, B. et al. CMMI Guidelines for process integration and product improvement. Addison-Wesley. 2003; - Mps-Br; - Sommerville, Ian. Engenharia de Software. 8a. Edição. Addison-Wesley. São Paulo Gestão de Aquisição e Subcontratação em TI Apresentar os conceitos e técnicas de gestão de aquisição e subcontratação em TI. Parcerias, terceirização, subcontratação em TI; seleção de fornecedores; análise de propostas; controle de recebimentos; modalidades de contratação; a legislação; análise crítica de contratos; subcontratações e SLA Service Level Agreement. - Huston, Charles; Management of Project Procurement; McGraw Hill, Fleming, Quentin; Project Management & Control: Subcontract Planning & Organization; Quentin Fleming, Gurgel F.C. A. - Administração dos Fluxos de Materiais e de Produtos.-Ed. Atlas Ballou H.Ronald -Logística Empresarial Ed. Atlas Gestão de Recursos Humanos e de Comunicação Interpessoal em TI Apresentar os conceitos e técnicas de gestão de pessoas e da comunicação interpessoal em TI. Planejamento organizacional; estratégias de aquisição de recursos humanos; formação e times de projetos; introdução a teorias comportamentais; gestão de conflito e negociação; técnicas de comunicação aplicáveis; reuniões: estrutura, planejamento, execução, avaliação e relatórios gerenciais. - Verma, Vijay K.; Human Resource Skills for the Project Manager, PMI Geddes, Michael; Project Leadership; Gower, Verma; Vijay K.; Managing the Project Team; PMI Rebouças de O. D. de P. Sistemas de Informações Gerenciais. Ed.Atlas Kroenke, D. Management Information Systems. Mitchell Publishing Kroenke, D & Dolan, K. Business Computer Systems. Ed. Mcgraw Hill, 1990.

3 Gestão de Riscos, Segurança e Privacidade em TI Apresentar os conceitos básicos da gestão de riscos em TI. Conceito moderno de risco; análise X gestão de risco; os processos da gestão do risco; implementação da gestão do risco: aplicações em diferentes tipos de projetos; tratamento quantitativo de riscos e ferramentas da qualidade aplicadas a riscos: Fmea, Hazop, Árvore de Falhas. - Arantes, J. Sbragio, R. Modelos de Gestão de Projetos. Ed. Scor Tecci, Hall, E. Risk Management. Addison Wesley, Costa Neto, P. L. Oliveira e Cymbalista M. Probabilidades. Editora Edgard Blucher Hair Jr, et al,multivariate Data Análisys With Readings. Editora Prentice Hall Martins, G. A e Donaine, D. Princípios de Estatística. Editora Atlas Silva E. M. et alii Estatística para Cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. Editora Atlas Gestão do Conhecimento e TI Conceituar e apresentar modelos e técnicas voltados para gestão do conhecimento nas organizações, bem como o papel da TI. Conhecimento e gestão do conhecimento: conceitos e diferentes visões; aprendizagem e inovação; conhecimentos tácito e explícito; invenção e inovação; tipos de inovação; estratégias corporativas para gestão do conhecimento; o papel de TI na gestão do conhecimento. - BATH, G. D. Management strategies for individual knowledge and organizational knowledge. Journal of Knowledge Management, v. 1, n. 1, Disponível em Acesso via Portal de Periódicos da Capes em 25/10/ NAKANO, Davi Noboru. Gestão do conhecimento e serviços profissionais: um estudo em empresas de consultoria p.. Tese (Doutorado) - ESCOLA POLITÉCNICA, Universidade de São Paulo, São Paulo, NAKANO, Davi Noboru. Dois estudos de caso sobre centralização e descentralização de atividades de engenharia p. (Mestrado) - ESCOLA POLITECNICA, Universidade de São Paulo, São Paulo, NAKANO, Davi Noboru; FLEURY, Afonso. Conhecimento organizacional: uma revisão conceitual de modelos e quadros de referência. Produto & Produção, Porto Alegre, v.8, n.2, p.11-23, jun Introdução à Gestão de Projetos de TI Introduzir os conceitos de gestão de projetos e discutir sua aplicação na área de TI. Projeto: conceito e aplicações em TI; metodologia de projeto de engenharia; ciclo de vida de produto e projeto; o guia PMBOK: estrutura, áreas de conhecimento, aplicações; planejamento,

4 programação e controle em projetos; processos de projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoração e controle, encerramento; gestão de escopo; gestão de recursos e custos; gestão do tempo; estimativas de projeto de TI: análise de pontos de função, análise de casos de uso, COCOMO e aplicação da metodologia a um projeto em grupo. - Project Management Body of Knowledge - PMI Dinsmore, Paul AMA Handbook of Project Management; AMACOM Books, Lewis, James P. Fundamentals of Project Management; AMACOM Books, 1995 Planejamento, Programação e Controle em Projetos de TI. - CHRISSIS, B. et al. CMMI Guidelines for process integration and product improvement. Addison-Wesley, Burman, P.J., Precedence Networks for Project Planning and Control - Blitz Publishing, Quentin, W.Fleming Project & Production Scheduling; Fleming, Scheduling and Controling; Van Nostrand Reinhold, PAULA FILHO, W. P. Engenharia de software. LTC, Simulação de Projeto de TI Desenvolver um exemplo prático de projeto para simulação de aplicação das técnicas e conceitos da gestão de projetos. Características das famílias de projetos; descrição de suas características, estabelecendo uma rede padrão genérica para cada tipo; descrição do tratamento específico, simulando a forma de gestão adequada e desenvolvimento de exemplos de aplicação. - Toledo, N. N. - Metodologia para Desenvolvimento de Produtos para Serem Fabricados em Série. - Tese de Doutoramento EPUSP Gurgel F.C.A. Administração do Produto Editora Atlas Tecnologia da Informação Apresentar os conceitos fundamentais de Tecnologia da Informação, bem como métodos de desenvolvimento e gestão. Sistemas de informação: conceitos fundamentais; desenvolvimento de sistemas de informação; qualidade e produtividade em TI; sistemas de informação gerenciais; gestão de projetos de TI; gestão estratégica e TI; tecnologias de apoio e impactos e tendências da TI. ALTER, Steven. Information systems: a management perspective. Reading, Massachusetts: Addison-Wesley, TURBAN, E.; ARONSON, J. E. Decision support systems and intelligent systems. 5. ed. New Jersey: Prentice Hall, 1998.

5 Desenvolvimento de Projeto Prático Desenvolver o TCC Trabalho de Conclusão de Curso. Seleção do tema; definição do trabalho; levantamento de dados; análise de dados; identificação de alternativas de solução; detalhamento da solução; planejamento de implantação; avaliação de impactos e elaboração da documentação. Apostila elaboração pelo docente.

PROJETO DE MELHORIA DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE BASEADO NA METODOLOGIA PMBOK

PROJETO DE MELHORIA DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE BASEADO NA METODOLOGIA PMBOK PROJETO DE MELHORIA DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE BASEADO NA METODOLOGIA PMBOK Eliseu Castelo Branco Jr. RESUMO Este artigo descreve o projeto de Implementação de Melhoria de Processos Gerenciais

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

efagundes com GOVERNANÇA DE TIC Eduardo Mayer Fagundes Aula 3/4

efagundes com GOVERNANÇA DE TIC Eduardo Mayer Fagundes Aula 3/4 GOVERNANÇA DE TIC Eduardo Mayer Fagundes Aula 3/4 1 CobIT Modelo abrangente aplicável para a auditoria e controle de processo de TI, desde o planejamento da tecnologia até a monitoração e auditoria de

Leia mais

Disciplinas do curso - 2008

Disciplinas do curso - 2008 Disciplinas do curso - 2008 Estratégias em operações de serviços Conceituar e discutir os principais aspectos de gestão de serviços e dos processos de serviços, dando uma visão geral e integrativa dos

Leia mais

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28

1/28. Roteiro Introdução NBR ISO NBR ISO Recomendações Conclusões Bibliografia 2/28 Normas - :1997 - :2000 Gestão da Qualidade Adriana Alexandre Marcotti 1/28 1-2- :1997 2.1- Definições 2.2- Descrição 2.3- Estrutura de um Plano de Qualidade 3- :2000 3.1- Definições 3.2- Descrição 3.3-4-

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Sistemas de Informação Código da Matriz Curricular: 109P1NB

Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Sistemas de Informação Código da Matriz Curricular: 109P1NB Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Sistemas de Informação Código da Matriz Curricular: 109P1NB Plano de Disciplina Ano Letivo: 2013-1 º Semestre Dados da Disciplina Código Disc. Nome

Leia mais

MBA em Tecnologia da Informação Empresarial (MTIE)

MBA em Tecnologia da Informação Empresarial (MTIE) MBA em Tecnologia da Informação Empresarial (MTIE) CATEGORIA: Curso de Pós-Graduação Latu-Senso - MBA ÁREA BÁSICA: Tecnologia da Informação ÁREAS DE CONHECIMENTO: Empresarial DEPARTAMENTO: Departamento

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Núcleo Temático: NEPQS Núcleo de Engenharia de Produto, Qualidade e Sustentabilidade Código da Gestão Ambiental e Sustentabilidade Carga horária: 4 68 horas aula Teóricas: (2) Práticas: (2) ENEX00962 Conceituação

Leia mais

Melhoria de Processo de Software baseado no Modelo MPS.BR nível G - Um Estudo de Caso

Melhoria de Processo de Software baseado no Modelo MPS.BR nível G - Um Estudo de Caso Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software PBQP SW Melhoria de Processo de Software baseado no Modelo MPS.BR nível G - Um Estudo de Caso Categoria 2.36: Métodos de Gestão Soltin - Soluções

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Administração - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE GESTÃO DA INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA GESTÃO DE PESSOAS DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA CONTABILIDADE Os recursos

Leia mais

MODELOS DE MELHORES GOVERNANÇA DE T.I. PRÁTICAS DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza

MODELOS DE MELHORES GOVERNANÇA DE T.I. PRÁTICAS DA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MODELOS DE MELHORES PRÁTICAS DA GOVERNANÇA DE T.I. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza MELHORES PRÁTICAS PARA T.I. MODELO DE MELHORES PRÁTICAS COBIT Control Objectives for Information

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Quem sou eu? Site: http://www.luizleao.com Introdução Para aprender a Gerir, Conceber, Desenvolver, Testar, avaliar a qualidade, avaliar a segurança,

Leia mais

GTI Governança de TI

GTI Governança de TI GTI Governança de TI Modelos de Melhores Práticas e o Modelo de Governança de TI Governança de TI FERNANDES & ABREU, cap. 4 1 COBIT Control Objectives for Information and Related Technology. Abrangente

Leia mais

PROGRAMA. Disciplina: Administração de Sistema de Informação Código: ADM Professora: Profª. Drª. Taciana de Lemos Dias

PROGRAMA. Disciplina: Administração de Sistema de Informação Código: ADM Professora: Profª. Drª. Taciana de Lemos Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075.910 -ES Brasil- Tel.

Leia mais

Um modelo para o gerenciamento de múltiplos projetos de software aderente ao CMMI

Um modelo para o gerenciamento de múltiplos projetos de software aderente ao CMMI Universidade Federal de Pernambuco Graduação em Ciência da Computação Centro de Informática Um modelo para o gerenciamento de múltiplos projetos de software aderente ao CMMI PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Segurança em Sistemas de Informação Carga Horária: 60h Período: 6º. Ementa

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Segurança em Sistemas de Informação Carga Horária: 60h Período: 6º. Ementa PLANO DE ENSINO Disciplina: Segurança em Sistemas de Informação Carga Horária: 60h Período: 6º Ementa Política de Segurança de Informações. Controles de Acesso Lógico. Controles de Acesso Físico. Controles

Leia mais

Requisitos para Ferramentas de Gestão de Projetos de Software

Requisitos para Ferramentas de Gestão de Projetos de Software Requisitos para Ferramentas de Gestão de Projetos de Software Thiago S. F. Silva 1, Rodolfo F. Resende 1 1 Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Av. Antônio

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 Plano de Ensino e Aprendizagem 2 Apresentação da Disciplina Disciplina: Gerencia de Projetos e Qualidade de Software Carga Horária: 60 horas/aula

Leia mais

Unidade VI GOVERNANÇA DE TI

Unidade VI GOVERNANÇA DE TI GOVERNANÇA DE TI Unidade VI 6 CAPABILITY MATURITY MODEL INTEGRATION (CMMI) O Modelo de Maturidade e Capacidade, Capability Maturity Model (CMM), é definido como a aplicação das melhores práticas para avaliação

Leia mais

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Referências Bibliográficas - 233 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALMEIDA, R. de. Trama de consciência. Construção São Paulo. São Paulo, n.2652, p.14 21, dez. 1998. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Prof. Sales Filho GERÊNCIA DE PROJETOS AULA 04 1 Objetivos Apresentar a gerência de projetos de software e descrever as suas características particulares; Discutir o planejamento

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Computação e Informática EMENTAS DAS DISCIPLINAS 5ª. ETAPA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Computação e Informática EMENTAS DAS DISCIPLINAS 5ª. ETAPA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Computação e Informática EMENTAS DAS DISCIPLINAS 5ª. ETAPA Unidade Universitária: FCI FACULDADE DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

EMENTAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SOFTWARE E GERENCIAMENTO DE PROJETOS EAD

EMENTAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SOFTWARE E GERENCIAMENTO DE PROJETOS EAD S DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SOFTWARE E GERENCIAMENTO DE PROJETOS EAD DISCIPLINA: PROCESSOS DE SOFTWARE E ENGENHARIA DE REQUISITOS O produto software. Processos de software.

Leia mais

MBA Gestão da Tecnologia de Informação

MBA Gestão da Tecnologia de Informação MBA Gestão da Tecnologia de Informação Informações: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras das 18h00 às 22h00 aulas semanais; Sábados das 08h00 às 12h00 aulas quinzenais. Carga horária: 600

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE DISCIPLINAS DAS SÉRIES ANTERIORES ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Administração Graduação Executiva- Campus Mossoró) 6ª SÉRIE GESTÃO ESTRATEGICA GESTÃO FINANCEIRA AVANÇADA LOGISTICA

Leia mais

Tecnólogo em Controle de Obras 3º Ano

Tecnólogo em Controle de Obras 3º Ano Tecnólogo em Controle de Obras 3º Ano Saneamento Básico Ementa: Abastecimento de água. Tratamento de água. Sistemas de esgoto. Noções de estações de tratamento de esgoto. Tipos de tratamento de esgoto

Leia mais

Gestão da Qualidade e Produtividade

Gestão da Qualidade e Produtividade 1 Gestão da Qualidade e Produtividade Prof. Msc. Rômulo Martins França romulomf@ufma.br romulomf.blogspot.com Curso de Administração UFMA Universidade Federal do Maranhão Apresentação do Docente 2 3 Dados

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: Com carga horária de 420 horas o curso de MBA em Gestão de Projetos é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros no curso: 04) para avaliação nos diversos pólos,

Leia mais

Governança de TI: Aspectos Gerenciais

Governança de TI: Aspectos Gerenciais Governança de TI: Aspectos Gerenciais Governança de TI: Aspectos Gerenciais 1 Governança de TI: Aspectos Gerenciais Governança de TI: Aspectos Gerenciais Governança é a forma como a estrutura organizacionalestá

Leia mais

Agilidade e eficácia na implantação de programas de melhoria de processos

Agilidade e eficácia na implantação de programas de melhoria de processos Agilidade e eficácia na implantação de programas de melhoria de processos PMPS Programa de Melhoria de Processos de Software Carla Fabiana Massochini Apresentação VALORIZZA Desenvolvimento Empresarial

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO. Semestre letivo. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO. Semestre letivo. 1. Identificação Código MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 2 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Engenharia da Informação 1640066 1.2

Leia mais

ISO 9000, ISO 12207 e ISO 15504. Professor Gabriel Baptista ( gabriel.baptista@uninove.br ) ( http://sites.google.com/site/professorgabrielbaptista )

ISO 9000, ISO 12207 e ISO 15504. Professor Gabriel Baptista ( gabriel.baptista@uninove.br ) ( http://sites.google.com/site/professorgabrielbaptista ) Qualidade de Software Aula 5 (Versão 2012-01) 01) ISO 9000, ISO 12207 e ISO 15504 Professor Gabriel Baptista ( gabriel.baptista@uninove.br ) ( http://sites.google.com/site/professorgabrielbaptista ) Revisando...

Leia mais

IMPLEMENTANDO MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE PROJETO DE SOFTWARE NO DOTPROJECT PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

IMPLEMENTANDO MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE PROJETO DE SOFTWARE NO DOTPROJECT PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA IMPLEMENTANDO MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE PROJETO DE SOFTWARE NO DOTPROJECT PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO Aluno:

Leia mais

CURSO: PÓS GRADUAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS. 1. Componente curricular: Gerenciamento dos Recursos Humanos (GRH) Carga horaria: 40h

CURSO: PÓS GRADUAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS. 1. Componente curricular: Gerenciamento dos Recursos Humanos (GRH) Carga horaria: 40h CURSO: PÓS GRADUAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 1. Componente curricular: Gerenciamento dos Recursos Humanos (GRH) Carga horaria: 40h Ementa: Apresenta os processos de gerenciamento dos Recursos Humanos

Leia mais

Project Management Body of Knowledge

Project Management Body of Knowledge PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PUCMINAS (UNIDADE BARREIRO) CURSOS: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS / LOGÍSTICA Project Management Body of Knowledge Definição Também conhecido como PMBOK é um

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SCRUM NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS NA EMPRESA NÚCLEO DA CIDADE DE CERES-GO.

UTILIZAÇÃO DO SCRUM NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS NA EMPRESA NÚCLEO DA CIDADE DE CERES-GO. UTILIZAÇÃO DO SCRUM NO DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS NA EMPRESA NÚCLEO DA CIDADE DE CERES-GO. Jéssica Alves Lima, Juliana Martins de Bessa jes.alves.92@gmail.com, juliana.bessa@ueg.br Universidade

Leia mais

EMENTA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GOVERNANÇA E GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GGTI) - EAD

EMENTA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GOVERNANÇA E GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GGTI) - EAD EMENTA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GOVERNANÇA E GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (GGTI) - EAD DISCIPLINA: CMMI, MPS. BR e BPM Princípios de gestão da qualidade em desenvolvimento de software.

Leia mais

MBA GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DO CURSO. Rua Tamandaré, 688 Liberdade São Paulo SP. Informações

MBA GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DO CURSO. Rua Tamandaré, 688 Liberdade São Paulo SP. Informações MBA GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO FEI MANUAL DO CURSO FEI Rua Tamandaré, 688 Liberdade São Paulo SP Informações Central de Relacionamento: (11) 3274-5200 ramais 5212, 5245 e 5210 Segunda a sexta 9h00

Leia mais

2º Ciclo MEIC. Tecnologias dos Sistemas Informáticos. José Delgado

2º Ciclo MEIC. Tecnologias dos Sistemas Informáticos. José Delgado 2º Ciclo MEIC Tecnologias dos Sistemas Informáticos José Delgado LEIC está quase: e agora?! LEIC MEIC Acabem o MEIC! Mercado Percursos Especializações ES, SE e TSI (IT): parceiros de negócio Pessoas Equipa

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS E SIMULADORES DE RISCOS EM PROJETOS CONSULTORIA

IMPLANTAÇÃO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS E SIMULADORES DE RISCOS EM PROJETOS CONSULTORIA IMPLANTAÇÃO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS E SIMULADORES DE RISCOS EM PROJETOS CONSULTORIA SOBRE A CONSULTORIA Aumente a confiabilidade dos resultados de suas previsões através dos mais modernos simuladores

Leia mais

Professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP). Departamento de Engenharia de Produção Professora na graduação e

Professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP). Departamento de Engenharia de Produção Professora na graduação e Professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP). Departamento de Engenharia de Produção Professora na graduação e pós-graduação do Departamento de Engenharia de Produção Coordenadora

Leia mais

Relação de Disciplinas

Relação de Disciplinas Relação de Disciplinas Disciplinas Obrigatórias Nome: Metodologia da Pesquisa Científica Carga Horária: 30 h/a Ementa: Ciência, pesquisa e conhecimento científicos. Ciências básicas, ciência aplicada e

Leia mais

OSRC001 - Segurança em Redes de Computadores Módulo 03: Fundamentos e Normas. Prof. Charles Christian Miers. e-mail: charles.miers@udesc.

OSRC001 - Segurança em Redes de Computadores Módulo 03: Fundamentos e Normas. Prof. Charles Christian Miers. e-mail: charles.miers@udesc. OSRC001 - Segurança em Redes de Computadores Módulo 03: Fundamentos e Normas Prof. Charles Christian Miers e-mail: charles.miers@udesc.br Normas A fim da segurança não tornar-se algo empírico, foram definidas

Leia mais

Gerenciamento e Administração de Redes

Gerenciamento e Administração de Redes Gerenciamento e Administração de Redes ITIL 1 O que é ITIL? Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é uma biblioteca de boas práticas (do inglês best practices), de domínio público, desenvolvida

Leia mais

Ciência da Computação ENGENHARIA DE SOFTWARE. Métricas e Estimativas do Projeto

Ciência da Computação ENGENHARIA DE SOFTWARE. Métricas e Estimativas do Projeto Ciência da Computação ENGENHARIA DE SOFTWARE Métricas e Estimativas do Projeto Prof. Claudinei Dias email: prof.claudinei.dias@gmail.com Roteiro Introdução Métricas APF Análise de Pontos de Função Estimativas

Leia mais

análise e desenvolvimento de sistemas Projeto e Programação de sistema

análise e desenvolvimento de sistemas Projeto e Programação de sistema análise e desenvolvimento de sistemas Projeto e Programação de sistema :: Análise e Desenvolvimento Projeto e Programação de Sistema de Sistemas :: apresentação :: O novo Projeto Integrado Em 2001, a Faculdade

Leia mais

Sustentabilidade. Gestão

Sustentabilidade. Gestão Inovação Solução Completa em Tecnologia da Informação Unimed. Sustentabilidade Competitividade Solução Gestão Integração Capacitação Solução Completa em Tecnologia da Informação Unimed. Processos, pessoas

Leia mais

CARGA HORÁRIA Engenharia de Software Código: horas PRÉ-REQUISITOS: Paradigmas de Programação

CARGA HORÁRIA Engenharia de Software Código: horas PRÉ-REQUISITOS: Paradigmas de Programação UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Engenharia de Software Código: 5605.3

Leia mais

Introdução ao CMM SM Capability Maturity Model

Introdução ao CMM SM Capability Maturity Model Introdução ao CMM SM Capability Maturity Model I Workshop de Qualidade em Produção de Software UEM - Universidade Estadual de Maringá Maringá - PR - 21 de novembro de 2001 Eduardo Paulo de Souza Eduardo.Souza@iti.gov.br

Leia mais

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação.

Todos nossos cursos são preparados por mestres e profissionais reconhecidos no mercado, com larga e comprovada experiência em suas áreas de atuação. Curso Formação Efetiva de Analístas de Processos Curso Gerenciamento da Qualidade Curso Como implantar um sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 Formação Profissional em Auditoria de Qualidade 24 horas

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Computação e Informática

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Computação e Informática TECNOLOGIAS EMERGENTES E REDES SOCIAIS 02 h/a TECNOLOGIA Estudo sobre tecnologias atuais disponíveis no mercado e aplicações para as empresas, Fundamentos de Big Data e Analytcs, Internet das Coisas, Conceitos

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Apresentação

Leia mais

Rhino Get Contact. Página 1. Excelência de TI pela Gestão de Serviços. Excelência de serviços de TI.

Rhino Get Contact.  Página 1. Excelência de TI pela Gestão de Serviços. Excelência de serviços de TI. 1 de 21 Excelência de TI pela Gestão de Serviços Rhino Excelência Get Essentials! de serviços de TI Versão 2 de 21 230 3.2 www.rhinoconsulting.com.br Página 1 Apresentações Pier Roberto Riboni Tecnólogo

Leia mais

Curso Governança de TI Planejamento e Implantação

Curso Governança de TI Planejamento e Implantação Curso Governança de TI Planejamento e Implantação Todos nossos cursos são preparados por profissionais certificados e com larga experiência em Governança de TI. Os cursos são ministrados em português,

Leia mais

SCRUM na prática com TANGRAN

SCRUM na prática com TANGRAN SCRUM na prática com TANGRAN Prof. Msc. Bruno Andrade da Silva ALTAMIRA/PA 04 de novembro de 2016 Reflexão A ciência, como um todo, não é nada mais do que um refinamento do pensar Albert Einstein SCRUM

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Introdução ao gerenciamento de projeto

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Introdução ao gerenciamento de projeto Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Introdução ao gerenciamento de projeto O que é um Projeto? Um projeto é um complexo e não rotineiro esforço único limitado por tempo, orçamento, recursos

Leia mais

PROJECTO ÂNCORA QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO NO SECTOR DAS TICE

PROJECTO ÂNCORA QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO NO SECTOR DAS TICE Pólo de Competitividade das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica TICE.PT PROJECTO ÂNCORA QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO NO SECTOR DAS TICE Qualificação e Certificação em Desenvolvimento de

Leia mais

Princípios da ciência dos materiais aplicados aos materiais de construção civil

Princípios da ciência dos materiais aplicados aos materiais de construção civil Princípios da ciência dos materiais aplicados aos materiais de construção civil Objetivos da disciplina Ensino de materiais Enfoque científico entender o comportamento analisar novos materiais ênfase em

Leia mais

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 1 Cenário Mundial Atual Alinhamento Estratégico, Portfólio e PMO Maturidade em Gerenciamento de Projetos Definições Competências Estruturas Organizacionais

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Análise Estruturada de Sistemas C.H. Teórica: 40 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Período Letivo: Série: Periodo: 2 sem/2013 2ª Série

Leia mais

Ciência da Computação ENGENHARIA DE SOFTWARE. Planejamento e Gerenciamento

Ciência da Computação ENGENHARIA DE SOFTWARE. Planejamento e Gerenciamento Ciência da Computação ENGENHARIA DE SOFTWARE Planejamento e Gerenciamento Prof. Claudinei Dias email: prof.claudinei.dias@gmail.com Roteiro Introdução; Pessoas, Produto, Processo e Projeto; Gerência de

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE

ENGENHARIA DE SOFTWARE ENGENHARIA DE SOFTWARE Material de apoio para a disciplina Engenharia de Software - versão 1.2 1º. Semestre de 2005 - Ronaldo Barbosa - dinobrasilis@yahoo.com.br Bibliografia: CARVALHO, A M B R Introdução

Leia mais

Implementando o Nível G do MR-MPS-SV com base no conceito de Central de Serviços

Implementando o Nível G do MR-MPS-SV com base no conceito de Central de Serviços IX Workshop Anual do MPS WAMPS 2013 Implementando o Nível G do MR-MPS-SV com base no conceito de Central de Serviços Adriana Silveira de Souza Juliano Lopes de Oliveira Ramon Gouveia Rodrigues Contexto

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DE MODELOS DE MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

ANÁLISE COMPARATIVA DE MODELOS DE MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS ANÁLISE COMPARATIVA DE MODELOS DE MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS RAFAEL RODRIGUES DA SILVA (UFRN) rafael-rn@ig.com.br A adoção de um modelo de avaliação da maturidade proporciona a organização

Leia mais

Introdução à Qualidade de Software

Introdução à Qualidade de Software FACULDADE DOS GUARARAPES Introdução à Qualidade de Software www.romulocesar.com.br Prof. Rômulo César (romulodandrade@gmail.com) 1/41 Objetivo do Curso Apresentar os conceitos básicos sobre Qualidade de

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR. Licenciatura em desporto Gestão das Organizações Desportivas

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR. Licenciatura em desporto Gestão das Organizações Desportivas INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR Licenciatura em desporto Gestão das Organizações Desportivas Programa da Unidade Curricular Gestão de Sistemas de Informação I

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA:ADM 02181 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS PROFESSOR(A): DANIELLA

Leia mais

Elementos Fundamentais para a Melhoria da Qualidade de Software nas Organizações de TI

Elementos Fundamentais para a Melhoria da Qualidade de Software nas Organizações de TI Elementos Fundamentais para a Melhoria da Qualidade de Software nas Organizações de TI Ana Cervigni Guerra Eduardo Paulo de Souza Projeto Reconhecido na Categoria Serviços Tecnológicos Brasília, 31 de

Leia mais

Governança a de TI e Arquitetura Corporativa Investindo nos Projetos Certos

Governança a de TI e Arquitetura Corporativa Investindo nos Projetos Certos Governança a de TI e Arquitetura Corporativa Investindo nos Projetos Certos Átila Belloquim Gnosis IT Knowledge Solutions atila@gnosisbr.com.br - Fone: (11) 3266-8556 TI E NEGÓCIO 10 entre 10 CIOs hoje

Leia mais

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc

Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc Governança de TI Prof. Carlos Henrique Santos da Silva, MSc PMP, PMI-RMP, PMI-ACP, CSM, CSPO, ITIL & CobiT Certified Carlos Henrique Santos da Silva, MSc, PMP Especializações Certificações Mestre em Informática

Leia mais

LISTA DE TEMAS CONCURSO PROFESSOR EFETIVO - EDITAL 2/2012 ÁREA DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

LISTA DE TEMAS CONCURSO PROFESSOR EFETIVO - EDITAL 2/2012 ÁREA DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ÁREA DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 1. Algoritmos e estruturas de dados: ponteiros, listas, pilhas, filas, algoritmos de busca e ordenação, casamento de padrões. 2. Árvores e armazenamento em memória secundária:

Leia mais

Melhoria de processos Qualidade. Engenharia de software Profª Karine Sato da Silva

Melhoria de processos Qualidade. Engenharia de software Profª Karine Sato da Silva Melhoria de processos Qualidade Engenharia de software Profª Karine Sato da Silva Problemática Hoje o grande desafio é desenvolver software de qualidade, dentro do prazo e custo estipulados, sem necessitar

Leia mais

Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5

Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5 Sumário Introdução, 1 Parte I Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação, 5 1 Direcionadores do Uso de Tecnologia de Informação, 7 1.1 Direcionadores de mercado, 8 1.2 Direcionadores organizacionais,

Leia mais

ções de Processos Informaçã ção o e Inovaçõ Grinaldo Lopes de Oliveira Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

ções de Processos Informaçã ção o e Inovaçõ Grinaldo Lopes de Oliveira Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Aula 4 Metodologia para Gestão o Estratégica da Informaçã ção o e Inovaçõ ções de Processos Grinaldo Lopes de Oliveira Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Agenda Conceito

Leia mais

PROJECT MANAGEMENT PMI AND PMBOK. PMI e PMBOK Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

PROJECT MANAGEMENT PMI AND PMBOK. PMI e PMBOK Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos PROJECT MANAGEMENT PMI AND PMBOK PMI e PMBOK Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Objetivos Gerência de Projeto PMI PMBOK PMP Gerenciamento de Projetos É a aplicação de conhecimento, habilidades,

Leia mais

Características do Desenvolvimento Global de Software em Ambientes Offshore Insourcing: Lições Aprendidas de um Estudo de Caso

Características do Desenvolvimento Global de Software em Ambientes Offshore Insourcing: Lições Aprendidas de um Estudo de Caso Características do Desenvolvimento Global de Software em Ambientes Offshore Insourcing: Lições Aprendidas de um Estudo de Caso Leonardo Pilatti Prof. Dr. Jorge Audy Porto Alegre, 02 de junho de 2006. 1

Leia mais

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 5. Agenda

TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Aula 5. Agenda TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula 5 14/08/2012 Professor Leomir J. Borba- professor.leomir@gmail.com http://professorleomir.wordpress.com 1 Agenda Planejamento

Leia mais

PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL

PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL PRESENCIAL E A DISTÂNCIA COMPLETA COM VOCÊ PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO ÁREA DE NEGÓCIOS, GESTÃO AMBIENTAL E ENGENHARIA

Leia mais

JPSilveira Consultoria

JPSilveira Consultoria Produtividade da Mão de Obra no Brasil e na Coréia do Sul Produtividade (US$ 2012/trabalhador/ano) Brasil Coréia do Sul Fonte: The Conference Board Total Economy Database http://www.conference-board.org/data/economydatabase/

Leia mais

A relação da Governança de TI (COBIT), Gerenciamento de Serviços (ITIL) e Gerenciamento de Projetos (PMI)

A relação da Governança de TI (COBIT), Gerenciamento de Serviços (ITIL) e Gerenciamento de Projetos (PMI) A relação da Governança de TI (COBIT), Gerenciamento de Serviços (ITIL) e Gerenciamento de Projetos (PMI) Os principais modelos de melhores práticas em TI Carlos Henrique Santos da Silva, MSc, PMP, ITIL

Leia mais

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO AOS NEGÓCIOS PARA UMA PEQUENA EMPRESA DE SOFTWARE.

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO AOS NEGÓCIOS PARA UMA PEQUENA EMPRESA DE SOFTWARE. ALINHAMENTO ESTRATÉGICO AOS NEGÓCIOS PARA UMA PEQUENA EMPRESA DE SOFTWARE. Autora: Érika Suzuki Orientadora: Aline França de Abreu Coorientador/Responsável: Roberto Pacheco Banca: Fernando Gauthier João

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

APRESENTAÇÃO DO PROJETO APRESENTAÇÃO DO PROJETO PROJETO DESTINA-SE A POTENCIAR O DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS DO SETOR DAS TICE INCIDE EM FATORES DINÂMICOS DE COMPETITIVIDADE FULCRAIS AO CRESCIMENTO DOS NEGÓCIOS QUALIFICAR AS

Leia mais

FSW CTIS FÁBRICA DE SOFTWARE. case fsw ctis

FSW CTIS FÁBRICA DE SOFTWARE. case fsw ctis 01 FSW CTIS FÁBRICA DE SOFTWARE case fsw ctis 01 DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA Desenvolver uma plataforma capaz de subsidiar o programa Inovar-Auto, permitindo o gerenciamento das suas obrigações legais,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CADASTRO DE DISCIPLINAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CADASTRO DE DISCIPLINAS CADASTRO DE S Créditos Carga Horária ELE0521 Sistemas de Controle I Tot Aul Lab Est Tot Aul Lab Est 4 4 60 60 P/C P ELE0506 Circuitos Elétricos P DCA0304 Métodos Computacionais em Engenharia ELE0321 Sistemas

Leia mais

UMA ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DE DEPARTAMENTOS DE ENGENHARIA EM EMPRESAS COM MÚLTIPLAS UNIDADES

UMA ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DE DEPARTAMENTOS DE ENGENHARIA EM EMPRESAS COM MÚLTIPLAS UNIDADES 1 UMA ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DE DEPARTAMENTOS DE ENGENHARIA EM EMPRESAS COM MÚLTIPLAS UNIDADES Davi Noboru Nakano Afonso Carlos Corrêa Fleury Departamento de Engenharia de Produção - Escola Politécnica

Leia mais

Ementário EMBA em Gestão de Projetos

Ementário EMBA em Gestão de Projetos Ementário EMBA em Gestão de Projetos Grade curricular Disciplina MATEMÁTICA FINANCEIRA - N FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE ESCOPO - N GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS GESTÃO

Leia mais

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 5

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Aula 5 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 5 1 AGENDA GERENCIAMENTO DE PROJETOS Tecnicas e conhecimentos (PMI) Processo Praxis 3.0 (Baseado em PMI) Visão Geral Atividades Bibliografia 2 Questões

Leia mais

PROGRAMA. Código: ADM 09927 Professor: Profª Doutoranda Inayara Gonzalez Período: 2012/1

PROGRAMA. Código: ADM 09927 Professor: Profª Doutoranda Inayara Gonzalez Período: 2012/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 Campus Universitário Goiabeiras CEP. 29075-910

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO

Universidade Estadual de Ponta Grossa PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO Universidade Estadual de Ponta Grossa PROGRAMA DE DISCIPLINA SETOR: CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO: INFORMÁTICA DISCIPLINA: PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CÓDIGO: 203094 Nº de aulas

Leia mais

7ª Conferência da Qualidade de Software e Serviços

7ª Conferência da Qualidade de Software e Serviços 7ª Conferência da Qualidade de Software e Serviços Principais Alterações e Benefícios da ISO 9001:2015 Sócio-Diretor da ASR Consultoria e Assessoria em Qualidade. Formado em Eng. Mecânica pela FEI e Pós-graduado

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GESTÃO DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE UM SOFTWARE PMIS Área de conhecimento

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETO

GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETO GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETO PLANO DE AULAS TURMA GRPA04 EMENTA DA DISCIPLINA - Riscos definição e histórico. - Planejamento do gerenciamento de riscos. - Fontes, Identificação e Categorização de

Leia mais

Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide

Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração O Curso O curso de pós-graduação

Leia mais

Governança em TI na UFF. Modelo de Gestão da STI. Henrique Uzêda

Governança em TI na UFF. Modelo de Gestão da STI. Henrique Uzêda Governança em TI na UFF Modelo de Gestão da STI Henrique Uzêda henrique@sti.uff.br 2011-2013 Universidade Federal Fluminense 122 cursos de graduação e 359 de pós-graduação ~ 45.000 alunos de graduação

Leia mais

Gerência de Projetos de TI

Gerência de Projetos de TI Gerência de de TI Experiência da COPEL SIMPROS 2001 Paulo Henrique Rathunde phr@copel.com Agenda Introdução Gerência de Definição dos Processos Implantação Reflexões 2/33 São Paulo, Brasil 17-20/09/2001

Leia mais

APLICAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE QUALIDADE DE SOFTWARE NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO EM SÁUDE ASSISTENCIAL

APLICAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE QUALIDADE DE SOFTWARE NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO EM SÁUDE ASSISTENCIAL APLICAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE QUALIDADE DE SOFTWARE NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE SISTEMA DE REGISTRO ELETRÔNICO EM SÁUDE ASSISTENCIAL Cristiane Machado de Vargas 1 Ana Marcia Debiasi Duarte 2

Leia mais

ISO 27001:2013 Quais os impactos e O que muda para as organizações?

ISO 27001:2013 Quais os impactos e O que muda para as organizações? Iluminando mentes, capacitando profissionais e protegendo negócios. AGENDA A DARYUS O que é a CONSUMERIZAÇÃO de TI? ISO 27001:2013 Quais os impactos e O que muda para as organizações? benefícios das atualizações

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL ITAU UNIBANCO

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL ITAU UNIBANCO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL ITAU UNIBANCO QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas Economia Empresarial Finanças Corporativas Gestão Contábil Financeira Gestão de Pessoas Gestão da Qualidade e Processos Gestão

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software Qualidade de Software Seiji Isotani, Rafaela V. Rocha sisotani@icmc.usp.br rafaela.vilela@gmail.com PAE: Armando M. Toda armando.toda@gmail.com Garantia de Qualidade n n Qualidade do Produto (aula anterior)

Leia mais