Gregório Assagra de Almeida

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gregório Assagra de Almeida"

Transcrição

1

2 O Ministério Público resolutivo é um canal fundamental para o acesso a uma ordem jurídica realmente legítima e justa. Os membros dessa instituição democrática devem encarar suas atribuições como verdadeiros trabalhadores sociais, cuja missão é o resgate da cidadania e a efetivação dos valores democráticos. Gregório Assagra de Almeida

3 Agenda 1. Introdução 1.1. Interlocução entre Academia e Ministério Público Bem-estar animal 1.3. Proteção do Estado aos animais no Brasil 1.4. Diretriz da atuação do Ministério Público 2. O MP Curador dos Animais: Tutela Difusa da Fauna brasileira 2.1. Ministério Público brasileiro - Desenho Institucional 2.2. Instrumentos legais e administrativos 2.3. A busca por efetividade das suas ações: O Ministério Público Resolutivo 3. Fauna Silvestre: Bem de Uso Comum 4. O Ministério Público e a proteção da fauna no Brasil 5. Resolutividade das Ações do MP 6. Conclusão

4 Ao lado do desenvolvimento da ciência do bem-estar animal, mostra desse Congresso, a proteção do Estado aos animais no Brasil decorre da própria Constituição Federal quando preconiza que todos tem direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, devendo este ser preservado para as atuais e futuras gerações (art. 225, CF): proteger a fauna e a flora, vedadas na forma da lei, as práticas que coloquem em risco a sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade. ( 1º, VII); As condutas e atividades lesivas ao meio ambiente sujeitarão as pessoas físicas e jurídicas a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados ( 3º); Também as leis ordinárias federais, estaduais ou municipais, preconizam essa proteção, com destaque para a Lei dos Crimes Ambientais (Lei nº9605/98);

5 Diretriz - Toda a atuação do Ministério Público deve se orientar pelo princípio de tutela difusa do meio ambiente, preconizado na CF, e pela diretriz da ciência do bem-estar animal moderna que se traduz em promover uma melhor qualidade de vida aos animais, viabiliza a vida aos animais, o crescimento sustentável e agrega o valor econômico.

6 2. O MP Curador dos Animais: Tutela Difusa da Fauna brasileira O Ministério Público, pelo seu desenho institucional traçado na CF, tem papel fundamental nas demandas ambientais. Funções institucionais Art. 129 I ação penal pública III promover o inquérito civil e a ação civil pública para a proteção do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. O Ministério Público é um grande interlocutor entre a sociedade civil organizada e o Estado na defesa de um meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado.

7 Participação da sociedade na formulação, planejamento e execução da política pública ambiental conselhos; Cabe ao Ministério Público a fiscalização de todo ciclo da política pública, desde o planejamento, orçamento, elaboração e execução, podendo intervir em quaisquer etapas, para corrigir cursos, inclusive; O MP surge sob o signo da legitimidade democrática ampliaram-se-lhe as atribuições e reformularam-se-lhe os meios necessários ao alcance da sua destinação constitucional; O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (art. 127, CF)

8 Instrumentos judiciais de proteção da fauna Ação civil pública, prevista no art. 129, III da CF ( Lei 7.347/85), face ao princípio da precaução e visando à obrigação de fazer ou de não fazer para a reparação ambiental ou a condenação pecuniária (legitimidade não exclusiva do Ministério Público concorrente com União e entes federados, autarquias, empresas públicas, sociedade de economia mista e associações); Ação Penal Pública, art. 129, I da CF (crimes ambientais contra a fauna); Todas as medidas processuais acautelatórias e recursais.

9 Instrumentos extrajudiciais para a solução dos conflitos ambientais : Acompanhamento legislativo; Audiências públicas interlocução social; Inquérito Civil Público investigação; Termo de ajustamento de conduta; Recomendação LC. 75/93. art. 6, XX; Requisições no bojo do Inquérito Civil Público; Requisições de Inquérito Policial e de TCO.

10 Tão mais relevante que a utilização da ação civil pública são a formulação e acompanhamento de projeto legislativos, o controle do exercício do poder de polícia pelos órgãos ambientais (em especial a expedição de licenças e a própria atividade de prevenção como um todo) Ministro Herman Benjamim - STJ

11 3. Fauna Silvestre: Bem de Uso Comum A fauna era tida há bem pouco tempo como bem patrimonial, algo para ter e dispor: usar, desfrutar e gozar. Assim, os animais silvestres eram tidos como coisas sem dono podia o homem usar indiscriminadamente coisas de todos e de cada um. Hoje, a fauna, como recurso natural é um elemento do ambiente, o animal é um ser vivo que não pode ser tratado com crueldade e a fauna silvestre, um recurso ambiental de extrema valia à biodiversidade e à vida no Planeta Terra bem comum de uso comum do povo.

12 Lei da Fauna (Lei 5.197/67, art. 1 ) Os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro, constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais, são de propriedade do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha. Exposição de Motivos: A fauna silvestre é mais que um bem do Estado: é um fator de bem-estar do homem na biosfera. O que levou a União a tornar-se proprietária da fauna silvestre foram razões de proteção do equilíbrio ecológico, tanto o domínio não se restringe aos animais, mas abarca o seu habitat.

13 Conceito legal de Fauna Silvestre Conjunto de animais de quaisquer espécies que vivem naturalmente fora do cativeiro. A qualidade silvestre da fauna não quer dizer exclusivamente a encontrada na selva, mas a fauna não domesticada Paulo Afonso Leme Machado

14 O Decreto /34 previa que os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Público. Dispomos de rico e consistente instrumental jurídico para atuar na tutela ambiental. O MP é o destinatário constitucional da missão de protetor da fauna como bem de uso comum e direito difuso, pertencente à coletividade. A Lei de Proteção à Fauna dispôs que os animais silvestres seriam de propriedade do Estado. Com o advento da CF, a fauna passou a ser bem ambiental difuso. Tutela jurídica dos animais como seres sensíveis, individualmente considerados, e não somente recursos da natureza.

15 Casos mais frequentes de maus-tratos a animais no Brasil e a a atuação do Ministério Público caça predatória combate- controle- permissão para fins científicos, esportivos e de subsistência; comercialização da Fauna Silvestre e de seus produtos/ vedação exceção proveniência de criadouros artificiais; crueldade e maus tratos contra animais (art. 3 Decreto Lei /1934) abuso ou crueldade (art. 32, Lei 9.605/98) crime ambiental.

16 Temas controversos Recolhimento de animais de rua sacrifício; Farra do boi, tourada, rodeio, vaguejada e rinha Aspectos culturais e configuração de maus tratos; Farra do boi Decisão do STF : Alegação de que se trata de manifestação cultural - Inadmissibilidade. Aplicação do art. 225, 1, VII da CF. A obrigação de o Estado garantir a todos o pleno exercício de direitos culturais, incentivando a valorização e a difusão das manifestações, não prescinde da observância da norma do 225, 1, VII da CF, que veda a prática que acabe por submeter os animais à crueldade, como é o caso da conhecida farra do boi.

17 Toda manifestação popular que submeta os animais à crueldade desnecessária deve ser combatida Artigo 32, Lei 9.605/98 - Constitui crime Praticar ato de abuso, maustratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

18 Animais em circo - retirada dos animais do seu convívio natural - confinamento estresse pela perda do habitat e pelas longas viagens acorrentamento; Declaração Universal dos direitos dos Animais 27/01/1978 (Bruxelas), art. 10 nenhum animal deve ser explorado por divertimento do homem, pois as exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis, com a dignidade do animal. Rinhas de galo Aguarda decisão do STF Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo MPRJ face a lei 2.845/98 que autorizava a competição entre galos. A PGR ajuizou cautelar incidental à ADIN, julgada procedente para proibir as brigas de galo até que seja julgada a respectiva ADIN.

19 Sacrifício de Animais em Rituais, Cultos e Liturgias de Religiões Afro-brasileiras: A permissão desse sacrifício foi autorizada expressamente por Lei Estadual do Rio Grande do Sul e questionada pelo MPRS, por meio da propositura de ação direta de inconstitucionalidade, indeferida para permitir o sacrifício ritual em cultos e liturgias das religiões de matriz africana, desde que sem excessos ou crueldade; Tráfico de animais Silvestres Risco à fauna brasileira deve ser combatido Crime Ambiental

20 Resolutividade nas ações do Ministério Público Crueldade em rodeio ACP - Promotoria de Cravinhos para impedir rodeio; Abuso em circo ACP Promotoria de São José dos Campos contra exibição pública de animais em circo; - 7ª Promotoria de Justiça de Goiânia Acompanhamento de Projeto de lei nº , que proíbe uso de animais em circos. TV Animal ACP MPF contra exibição de imagens de maus tratos à animais; Abate cruel ACP Promotoria São Bento de Sapucaí para a substituição arcaico de abate pelo método científico humanitário;

21 Recolhimento de animais nas ruas -TAC Promotoria de São Vicente- para proibir a morte dos animais que não estejam em fase terminal de doença ou que possam ser tratados e que não sejam nocivos à saúde e segurança do homem. - TAC Promotoria de Salvador - para melhoria das condições dos animais recolhidos e proibição do sacrifício indiscriminado destes. - ACP Promotoria de Justiça de Catalão, pleiteando programa de educação em saúde, guarda responsável e esterilização de cães e gatos.

22 Maus tratos a animais em zoológico Recomendação da 15ª Promotoria de Goiânia, visando à elaboração de plano de manejo do Parque Zoológico para o controle sanitário, de zoonoses e de doenças infectocontagiosas. Vivissecção ACP - 15ª Promotoria de Anápolis Obrigação de não fazer para a não utilização de animais vivos nos cursos de treinamentos em Cirurgia Videolaparoscópica e cirurgia endoscópica transluminal Existência de recursos alternativos. Mortandade de peixes ACP Promotoria de Sorocaba contra indústria local pleiteando indenização pela mortandade dos peixes no rio Sorocaba; Apreensão em circo ACP Promotoria de São Sebastião/SP pela ocorrência de maus tratos aos animais silvestres.

23

24 5. Conclusão Congregar diversos olhares sobre a proteção à fauna, sob a ótica do bem-estar animal moderno, confere a transdisciplinaridade almejada por esse evento. Para a sociedade, os resultados desse Congresso vão além: concita-a ao debate que é científico, legal, cultural e ético. O MP, após essa importante interlocução com a Academia e Comunidade científica e no cumprimento de sua missão constitucional, norteará suas ações na efetivação da tutela e proteção à fauna, preconizando a harmonia entre sua relação com o homem, a fim de garantir o meio ambiente ecologicamente equilibrado para as atuais e futuras gerações.

25 O Ministério Público reúne plenas condições para promover efetivamente a tutela jurídica da fauna. Nenhum outro órgão possui à sua disposição tantos instrumentos administrativos hábeis para impedir situações de maus tratos aos animais. Todos os seres que possuem interesses devem ser respeitados, e, para com eles estamos obrigados, do ponto de vista moral, a dispensar consideração. Para a ética utilitarista, a característica que distingue os seres que tem interesses dos que não tem é a capacidade de sofrimento. Peter Singer

26 Obrigada! ALICE DE ALMEIDA FREIRE Promotora de Justiça do MP-GO

27 BIBLIOGRAFIA TRENNEPOHL, Curt. Infrações contra o meio ambiente: multas, sanções e processo administrativo: comentários ao Decreto nº 6.514, de 22 de julho de ed. Belo Horizonte: Fórum, 2009; MILARÉ, Édis. Direito do ambiente: A Gestão Ambiental em foco: Doutrina, Jurisprudência, Glossário. 7. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011; SIRVINSKAS, Luís Paulo. Manual de Direito Ambiental. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2011; FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 11. ed. São Paulo: Saraiva. 2010; AGUIAR, Roberto Armando Ramos de Aguiar. Direito do meio ambiente e participação popular. 3. ed. Brasília: IBAMA, 2002; CHAVES, Cristiano; ALVES, Leonardo Barreto Moreira; ROSENVALD, Nelson. Temas Atuais do Ministério Público: A Atuação do Parquet nos 20 anos da Constituição Federal. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008; LECEY, Eladio; CAPPELLI, Sílvia (Coord). Revista de Direito ambiental. 12 nº 48 - Out-Dez, 2007; LEVAI, Laerte Fernando. Direito dos Animais.2. ed. São Paulo: Mantiqueira, 2004.

Roteiro da Apresentação. 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões

Roteiro da Apresentação. 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões Roteiro da Apresentação 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões Evolução Histórica da Legislação Brasileira Período Colonial (século XVI a XIX) contrabando de animais (rota marítima

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA

TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA INQUÉRITO CIVIL N : INTERESSADOS: COMPROMISSÁRIO E POPULAÇÃO EM GERAL OBJETO: MANUTENÇÃO DE PÁSSARO DA FAUNA SILVESTRE EM CATIVEIRO. TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA No dia de de, compareceu

Leia mais

Gabinete do Presidente

Gabinete do Presidente Gabinete do Presidente DESPACHO N 018 Trata-se de matéria relevante, razão pela qual converto em Indicação o Projeto de Lei n 4331/2012, de autoria do deputado Pastor Marco Feliciano, que "Acrescenta o

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 3 Prof. Rodrigo Mesquita CAÇA DE SUBSISTÊNCIA Não existe previsão dessa modalidade de caça na LPF. Porém, podemos dizer que está implícita no art.

Leia mais

Excelentíssimo Senhor

Excelentíssimo Senhor Excelentíssimo Senhor capital Doutor Promotor de Justiça do Meio Ambiente da A Seção de São Bernardo do Campo da centenária UIPA, União Internacional Protetora dos Animais, por seu vice-presidente adiante

Leia mais

TUTELA PROCESSUAL DO MEIO AMBIENTE

TUTELA PROCESSUAL DO MEIO AMBIENTE GESTÃO AMBIENTAL Prof. Francisco José Carvalho TUTELA PROCESSUAL DO MEIO AMBIENTE COMPETÊNCIA NA AÇÃO CIVIL PÚBLICA Conceito de Ação Civil Pública (ACP) É um instrumento processual, que visa proteger direitos

Leia mais

É o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como suas recíprocas influências.

É o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como suas recíprocas influências. Da Ordem Social: do Meio Ambiente e dos Índios. Cretella Júnior e Cretella Neto Direito Ambiental Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Do meio ambiente A CF de 1988 consagra o direito

Leia mais

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF)

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF) PRINCIPAIS TÓPICOS poder de polícia comum (art. 23, CF) material COMPETÊNCIA legislativa concorrente (art. 24, CF) LC 140/2011 Art. 17. Compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita A fauna pode ser conceituada como a reunião dos animais, silvestres ou não, de uma determinada região ou país. A proteção

Leia mais

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior Direito Ambiental OAB Prof. Rosenval Júnior REVISÃO DE 30 MINUTOS 18 de novembro de 2017 Revisão de Direito Ambiental para o Exame de Ordem Prof. Rosenval Júnior Facebook -> Opção SEGUIR no perfil pessoal

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da 5ª Região Gabinete do Desembargador Federal Rogério Fialho Moreira

Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da 5ª Região Gabinete do Desembargador Federal Rogério Fialho Moreira RELATÓRIO Trata-se de apelação interposta pelo Réu contra a sentença de fls. 176/185, integrada, por força de embargos de declaração, pela sentença de fls. 211/216, que, em ação civil pública proposta

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: DIREITO AMBIENTAL Código da Disciplina: JUR 163 Curso: DIREITO Semestre de oferta da disciplina: 10º Faculdade responsável: FACULDADE DE DIREITO Programa em vigência

Leia mais

ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Londrina, 06 de julho de 2016.

ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Londrina, 06 de julho de 2016. ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA Londrina, 06 de julho de 2016. AS ATRIBUIÇÕES CONSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO Artigo 127, da Constituição Federal: O Ministério Público é instituição

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE

CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE 1. INTRODUÇÃO 1.1. A Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988, foi o primeiro texto constitucional brasileiro a mencionar a palavra meio ambiente.

Leia mais

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DIREITO AMBIENTAL HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL HISTÓRICO Período Pré-Colonial e Colonial 1500/1530 Exploração do Pau-Brasil e Tráfico de Animais Silvestres

Leia mais

Vistos, relatados e discutidos estes autos de. APELAÇÃO CÍVEL COM REVISÃO n /1-00, da Comarca de

Vistos, relatados e discutidos estes autos de. APELAÇÃO CÍVEL COM REVISÃO n /1-00, da Comarca de PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACÓRDÃO " ---^l^:, Vistos, relatados e discutidos estes autos de APELAÇÃO CÍVEL COM REVISÃO n 704.. 103-5/1-00, da Comarca de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, em que

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 33, DE 2011

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 33, DE 2011 COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 33, DE 2011 Altera a quantidade mínima de votos de membros de tribunais para declaração de inconstitucionalidade de

Leia mais

Animais de Laboratório e sua Legislação. Luisa Macedo Braga PUCRS/SBCAL

Animais de Laboratório e sua Legislação. Luisa Macedo Braga PUCRS/SBCAL Animais de Laboratório e sua Legislação Luisa Macedo Braga PUCRS/SBCAL Aspecto legal do uso científico e didático de animais de laboratório Legislação Brasileira Lei 11794 - Lei Arouca Decreto 6899/2009

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 Institui o Estatuto dos Animais, altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades

Leia mais

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE LEI N o 684, DE 2011 Veda o uso de peles de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, em eventos de moda no

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 Altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, para majorar a pena do crime previsto no art. 29 e criar o tipo penal de tráfico de animais silvestres e de plantas

Leia mais

DIREITO DOS ANIMAIS AVANÇOS E RETROCESSOS LAERTE F. LEVAI RAFAELA MAIA RIBEIRO

DIREITO DOS ANIMAIS AVANÇOS E RETROCESSOS LAERTE F. LEVAI RAFAELA MAIA RIBEIRO DIREITO DOS ANIMAIS AVANÇOS E RETROCESSOS LAERTE F. LEVAI RAFAELA MAIA RIBEIRO GAEMA - Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO (res, res nullius,

Leia mais

22/10/2008 INTERESSE DIREITO

22/10/2008 INTERESSE DIREITO EM DEFESA DO DIREITO A TER DIREITOS Prof. MSc. Guilhardes de Jesus Júnior INTERESSE DIREITO 1 Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO CAUTELAR INOMINADA. ERRO DE MÉDICO VETERINÁRIO. PEDIDO DE PRODUÇÃO DE PROVA PERICIAL E FORNECIMENTO DE TRATAMENTO E EVENTUAL INTERVENÇÃO CIRÚRGICA NO ANIMAL

Leia mais

MPF / PRR-3 Conhecendo o MPF MPF e a mídia em Mato Grosso do Sul Campo Grande, outubro de 2013 O Ministério Público Princípios Fundamentais e características Artigo 127 da Constituição Federal: O Ministério

Leia mais

2s Promotoria dejustiça

2s Promotoria dejustiça 2s Promotoria dejustiça Curadoria do Meio Ambiente TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA que celebram o Ministério Público do Estado de Minas Gerais e Município de Unaí versando sobre os fatos

Leia mais

RECOMENDAÇÃO PJ-CEDEF 04/2019

RECOMENDAÇÃO PJ-CEDEF 04/2019 RECOMENDAÇÃO PJ-CEDEF 04/2019 O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no estrito cumprimento de suas funções institucionais, com fundamento nos artigos 127 e 129, III da Constituição Federal, artigo

Leia mais

ANÁLISE RETROSPECTIVA DE DENÚNCIAS DE MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS DOMÉSTICOS NA CIDADE DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL: Dados Preliminares

ANÁLISE RETROSPECTIVA DE DENÚNCIAS DE MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS DOMÉSTICOS NA CIDADE DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL: Dados Preliminares ANÁLISE RETROSPECTIVA DE DENÚNCIAS DE MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS DOMÉSTICOS NA CIDADE DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL: Dados Preliminares Ana Samira Scarameli Colli Graduanda em Medicina Veterinária,

Leia mais

LEI Nº 12.854, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003.

LEI Nº 12.854, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. LEI Nº 12.854, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003. Institui o Código Estadual de Proteção aos Animais. O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Faço saber a todos os habitantes deste Estado que a Assembléia Legislativa

Leia mais

TRABALHOS PUBLICADOS

TRABALHOS PUBLICADOS TRABALHOS PUBLICADOS LIVROS DO AUTOR NA ÁREA JURÍDICA 1. O promotor de Justiça e o atendimento ao público. São Paulo, Saraiva, 1985, 176 p. 2. Manual do promotor de Justiça. 1. ed. 1987, 408 p.; 2. ed.

Leia mais

Normas de Utilização do Laboratório de Fisiologia e Aspectos Práticos e Éticos da Experimentação Animal Curso de Nutrição (UFV/CRP)

Normas de Utilização do Laboratório de Fisiologia e Aspectos Práticos e Éticos da Experimentação Animal Curso de Nutrição (UFV/CRP) Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG Normas de Utilização do Laboratório de Fisiologia e Aspectos Práticos e Éticos da Experimentação Animal Curso de Nutrição (UFV/CRP) Rio Paranaíba

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL CONCEITO É a ciência jurídica que estuda, analisa e discute as questões e os problemas ambientais e sua relação com o ser humano,

Leia mais

JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM.

JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM. JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM. DIREITO DOS ANIMAIS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA Sergio Antonio Fabris Editor Porto Alegre,

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA 001/2014

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA 001/2014 /MT TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA 001/2014 O DO ESTADO DE MATO GROSSO, através de seu Promotor do Meio Ambiente, 1ª Promotora de Justiça Cível de Primavera do Leste e que ao final assina,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Direito Ambiental I Período: Oitavo Pré-requisito: Carga horária semanal: 04 Carga horária semestral: 80 Ementa: DIREITO AMBIENTAL: A QUESTAO

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Brasil

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Brasil LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Brasil Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa do autor. Objetivos do Curso Este curso é

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PARÁ SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALTAMIRA VARA ÚNICA

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DO PARÁ SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ALTAMIRA VARA ÚNICA Autos n.º: 421-04.2010.4.01.3903. Classe: 7100 (Ação Civil Pública). Referência: Pedido de medida liminar. Requisitos. Presença. Possibilidade. Requerente: OSCIP AMIGOS DA TERRA AMAZÔNIA BRASILEIRA E ASSOCIAÇÃO

Leia mais

A NECESSIDADE DE REVISÃO DOS STATUS MORAL E JURÍDICO DOS ANIMAIS NÃO-HUMANOS PARA SUA EFETIVA PROTEÇÃO LEGAL 1

A NECESSIDADE DE REVISÃO DOS STATUS MORAL E JURÍDICO DOS ANIMAIS NÃO-HUMANOS PARA SUA EFETIVA PROTEÇÃO LEGAL 1 A NECESSIDADE DE REVISÃO DOS STATUS MORAL E JURÍDICO DOS ANIMAIS NÃO-HUMANOS PARA SUA EFETIVA PROTEÇÃO LEGAL 1 CARDOSO, Waleska Mendes 2 ; TRINDADE, Gabriel Garmendia da 3 1 Trabalho de Pesquisa UFSM 2

Leia mais

1.5 Abrigo em entidade...162 1.6 Abrigo temporário...164 2. Competência para aplicação das medidas de proteção...165

1.5 Abrigo em entidade...162 1.6 Abrigo temporário...164 2. Competência para aplicação das medidas de proteção...165 SUMÁRIO DOUTRINA CAPÍTULO I INTRODUÇÃO... 3 1. Breve evolução histórica dos direitos dos idosos no Brasil... 3 2. Perfil Constitucional dos direitos dos idosos... 5 3. Princípios norteadores dos direitos

Leia mais

PORTARIA Nº 045, DE 5 DE ABRIL DE 2013.

PORTARIA Nº 045, DE 5 DE ABRIL DE 2013. M I N I S T É R I O P Ú B L I C O F E D E R A L Procuradoria da República no Amazonas PORTARIA Nº 045, DE 5 DE ABRIL DE 2013. O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pelo Procurador da República signatário, com

Leia mais

Discussão sobre os efeitos da Portaria MMA nº 445, de 17.12.2014

Discussão sobre os efeitos da Portaria MMA nº 445, de 17.12.2014 Audiência Pública Câmara dos Deputados Discussão sobre os efeitos da Portaria MMA nº 445, de 17.12.2014 Brasília, 31 de março de 2015 Lista de espécies ameaçadas Portaria MMA 445/2014 Art. 1º Reconhecer

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO RIO GRANDE DO SUL

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO RIO GRANDE DO SUL EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) ELEITORAL, EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL Mandado de Segurança n.º 114-91.2013.6.21.0000 Procedência: GUAPORÉ - RS (22ª ZONA ELEITORAL - GUAPORÉ)

Leia mais

TEXTO FINAL. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

TEXTO FINAL. O CONGRESSO NACIONAL decreta: TEXTO FINAL Substitutivo do Senado Federal ao Projeto de Lei da Câmara nº 74, de 2009 (nº 4.464, de 2004, na Casa de origem), que estabelece medidas para o controle da avifauna nas imediações de aeródromos.

Leia mais

WORKSHOP 45 anos de ABLP. Simone Paschoal Nogueira

WORKSHOP 45 anos de ABLP. Simone Paschoal Nogueira WORKSHOP 45 anos de ABLP Simone Paschoal Nogueira São Paulo, 30 de novembro de 2015 Lixiviados Principal Legislação Resolução CONAMA 01/86 Significativo Impacto ( EIA) Resolução CONAMA 237/97 Licenciamento

Leia mais

A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NAS AÇÕES AMBIENTAIS. Luckas Tarik Cordeiro 1 Bettina Santos Benjamin 2 Micheline Flores Porto Dias 3 INTRODUÇÃO

A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NAS AÇÕES AMBIENTAIS. Luckas Tarik Cordeiro 1 Bettina Santos Benjamin 2 Micheline Flores Porto Dias 3 INTRODUÇÃO A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NAS AÇÕES AMBIENTAIS Luckas Tarik Cordeiro 1 Bettina Santos Benjamin 2 Micheline Flores Porto Dias 3 INTRODUÇÃO A Constituição da República Federativa do Brasil delegou

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção. Ação civil pública Parte 2

DIREITO AMBIENTAL. Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção. Ação civil pública Parte 2 DIREITO AMBIENTAL Tutela processual civil do meio ambiente e instrumentos extrajudiciais de proteção Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita Art. 3º A ação civil poderá ter por objeto a condenação em dinheiro ou

Leia mais

A floresta, a fauna e as populações tradicionais. Juarez Pezzuti NAEA/UFPA

A floresta, a fauna e as populações tradicionais. Juarez Pezzuti NAEA/UFPA A floresta, a fauna e as populações tradicionais Juarez Pezzuti NAEA/UFPA juca@ufpa.br Conservação da fauna amazônica em uma pesrpectiva histórica 10 milhões de habitantes antes da invasão européia (Prestes-Carneiro

Leia mais

Medidas populacionais de bem-estar

Medidas populacionais de bem-estar Não compre! Adote. Medidas populacionais de bem-estar Controle populacional de cães e gatos Cães e gatos domiciliados Cães e gatos domiciliados População de cães e gatos domiciliados no Brasil (2013) -

Leia mais

Direitos políticos. Conceitos fundamentais. Direitos políticos positivos. Direitos políticos positivos e direitos políticos negativos.

Direitos políticos. Conceitos fundamentais. Direitos políticos positivos. Direitos políticos positivos e direitos políticos negativos. Direitos políticos Conceitos fundamentais Cidadania É qualificação daquele que participa da vida do Estado, participando do governo e sendo ouvido por este. Assim, é cidadão aquele que possui a capacidade

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2013 (Da Sra. Rosane Ferreira)

PROJETO DE LEI N o, DE 2013 (Da Sra. Rosane Ferreira) PROJETO DE LEI N o, DE 2013 (Da Sra. Rosane Ferreira) Dispõe sobre o registro, a esterilização, a adoção e o controle ético da população de cães e gatos. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º. Esta Lei

Leia mais

Núcleo de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito NUPEDIR VIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MIC) 20 de novembro de 2015

Núcleo de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito NUPEDIR VIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (MIC) 20 de novembro de 2015 A DIGNIDADE ANIMAL COMO BEM JURÍDICO PROTEGIDO NO DELITO DE MAUS TRATOS AOS ANIMAIS Laura Nedel Engesser 1 Diego Alan Schöfer Albrecht 2 SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO. 2 DO BEM JURÍDICO. 3 DO CRIME DE MAUS TRATOS

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita CAÇA E SUAS MODALIDADES CAÇA PROFISSIONAL CAÇA E SUAS MODALIDADES A caça profissional era permitida pelo Código de Caça

Leia mais

Direitos Difusos e Coletivos

Direitos Difusos e Coletivos Direitos Difusos e Coletivos noções fundamentais Hugo Nigro Mazzilli www.mazzilli.com.br 1 O processo coletivo Processo estava voltado p/ conflitos tradicionais entre Estado x indivíduo entre indivíduo(s)

Leia mais

EDITAL Nº 18/2011 01* 01* OBS: O professor ao se inscrever deverá ter disponibilidade nos turnos indicados.

EDITAL Nº 18/2011 01* 01* OBS: O professor ao se inscrever deverá ter disponibilidade nos turnos indicados. EDITAL Nº 18/2011 Processo Seletivo de Docentes da Estácio FIC 2011. A DIRETORA GERAL da Faculdade Estácio do Ceará - Estácio FIC, no uso de suas atribuições e regimentais, torna pública a abertura de

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR DANOS AMBIENTAIS

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR DANOS AMBIENTAIS RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR DANOS AMBIENTAIS José Carlos Borges de Araújo Graduado em Direito pela Faculdade Alfredo Nasser josecarlosborgesaraujo@hotmail.com Ana Celuta Fulgêncio Taveira Professora

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DA BAHIA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DA BAHIA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DA BAHIA A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados pela forma com que ela trata os seus animais Mahatma Gandhi Ana Rita

Leia mais

Câmara Municipal de São Paulo Vereador Roberto Trípoli - PV

Câmara Municipal de São Paulo Vereador Roberto Trípoli - PV PROJETO DE LEI Nº 133/09 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE BEM-ESTAR ANIMAL E SAÚDE PÚBLICA - FAN A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO decreta: Capítulo I Da Finalidade ART. 1º - Fica criado no Município

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CUIABÁ-BELA VISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO PLANO DE ENSINO SEMESTRE LETIVO 2013/1 CURSO Superior de Tecnologia

Leia mais

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO...

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO... ANÁLISE DE CONTEÚDO... 17 1. Tabelas de Conteúdo das Respostas... 17 2. Gráfico-Resumo... 21 1. LEI ORGÂNICA DA DEFENSORIA PÚBLICA... 23 1. Das Disposições Gerais... 23 2. Da Organização, Da Estrutura...

Leia mais

Veja como denunciar maus-tratos praticados contra animais

Veja como denunciar maus-tratos praticados contra animais Veja como denunciar maus-tratos praticados contra animais A Constituição Federal garante a proteção da fauna e veda práticas que submetam os animais à crueldade (artigo 23, inciso VII; e artigo 225, 1º

Leia mais

MELIPONICULTURA/LEGISLAÇÃO - SÍNTESE

MELIPONICULTURA/LEGISLAÇÃO - SÍNTESE P á g i n a 1 MELIPONICULTURA/LEGISLAÇÃO - SÍNTESE LEGISLAÇÃO FEDERAL: 1967 ATÉ 2011 1967 Lei n. 5.197, de 03 de janeiro de 1967, dispõe sobre a proteção à fauna e dá outras providencias. (antigo Código

Leia mais

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE LEI No 7.199, DE 2010 (Em apenso: Projetos de Lei nºs 2.004, de 2011; 3.141, de 2012; 3.142, de 2012; 5.244, de 2013; 6.069, de 2013;

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O MEIO AMBIENTE Art. 225 CF Estabelece como direito fundamental um meio ambiente ecologicamente equilibrado. - Concepção antropocêntrica:

Leia mais

PARECER Nº, DE Relator: Senador PLÍNIO VALÉRIO

PARECER Nº, DE Relator: Senador PLÍNIO VALÉRIO PARECER Nº, DE 2019 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 631, de 2015, do Senador Marcelo Crivella, que institui o Estatuto dos Animais e altera a redação do art. 32

Leia mais

O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, RESOLUÇÃO GPGJ n o 1.744 DE 22 DE MAIO DE 2012. Institui, no âmbito da Coordenação Setorial de Meio Ambiente do 6 o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva do Ministério

Leia mais

AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE (com pedido de liminar)

AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE (com pedido de liminar) EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA VARA DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO-SP: A FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE FUNASA -, pessoa jurídica de direito público interno, neste ato representada

Leia mais

RESPONSABILIDADES AMBIENTAIS PROF. DR. RAFAEL COSTA FREIRIA

RESPONSABILIDADES AMBIENTAIS PROF. DR. RAFAEL COSTA FREIRIA RESPONSABILIDADES AMBIENTAIS PROF. DR. RAFAEL COSTA FREIRIA Responsabilidade Administrativa: 1) Principais Bases Legais ensejadoras das Responsabilidades Administrativas Ambientais Plano Federal: - Constituição

Leia mais

GRUPO I DIREITO PENAL

GRUPO I DIREITO PENAL CONTEÚDO DA APOSTILA GRUPO I DIREITO PENAL MODELOS DE DIREITO PENAL. ESCOLAS DE DIREITO PENAL. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS PENAIS. RELAÇÃO ENTRE DIREITO PENAL, CRIMINOLOGIA E POLÍTICA CRIMINAL. TEORIAS

Leia mais

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO Tabelas de Conteúdo das Respostas Controle da Administração Pública...57

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO Tabelas de Conteúdo das Respostas Controle da Administração Pública...57 SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO...15 1. Tabelas de Conteúdo das Respostas...15 2. Gráfico-Resumo...19 1. DIREITO ADMINISTRATIVO...21 1. Agentes Públicos...21 2. Atos Administrativos...34 3. Bens Públicos...49

Leia mais

Sumário. Nota do autor para a terceira edição... 31

Sumário. Nota do autor para a terceira edição... 31 Nota do autor para a terceira edição... 31 APRESENTAÇÃO... 33 ABREVIATURAS E SIGLAS... 35 Capítulo I Introdução ao direito eleitoral... 37 1. Introdução ao Direito Eleitoral... 37 1.1. Conceito de Direito

Leia mais

Professor: GILCIMAR Matéria: Legislação Aplicada ao MPU

Professor: GILCIMAR Matéria: Legislação Aplicada ao MPU Professor: GILCIMAR Matéria: Legislação Aplicada ao MPU FUNÇÕES DOS PODERES Poderes do Estado Executivo - Administrar Legislar Judiciário - Julgar Administrar e/ou Legislar Legislativo - Legislar Administrar

Leia mais

Unidade 3: Direito Ambiental Constitucional. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis,

Unidade 3: Direito Ambiental Constitucional. Prof. Ma. Luane Lemos. São Luis, Unidade 3: Direito Ambiental Constitucional TÍTULO VIII DA ORDEM SOCIAL, CAPITULO VI, ART 225 Bem coletivo de uso individual e geral ao mesmo tempo Direito de maior dimensão: tanto coletiva quanto subjetiva,

Leia mais

Tutela de Urgência no Direito Ambiental

Tutela de Urgência no Direito Ambiental Coleção Atlas de Processo Civil Coordenação: Carlos Alberto Carmona Tutela de Urgência no Direito Ambiental Instrumento de Efetivação do Princípio da Precaução De acordo com o novo CPC Ursula Ribeiro de

Leia mais

CRIMES AMBIENTAIS. Giseli Araújo COTRIM 1 Roberta da Silva Ramos RADTKE 2

CRIMES AMBIENTAIS. Giseli Araújo COTRIM 1 Roberta da Silva Ramos RADTKE 2 CRIMES AMBIENTAIS Giseli Araújo COTRIM 1 Roberta da Silva Ramos RADTKE 2 RESUMO: Os crimes ambientais estão presentes em todo o território nacional englobando toda uma atmosférica intensa de degradação

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO POLÍCIA MILITAR CENTRO DE CAPACITAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR COSTA VERDE.

ESTADO DE MATO GROSSO POLÍCIA MILITAR CENTRO DE CAPACITAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR COSTA VERDE. PLANO DE ENSINO ESTADO DE MATO GROSSO POLÍCIA MILITAR CENTRO DE CAPACITAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR COSTA VERDE. GRUPO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS CURSO CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Leia mais

DIREITO DOS ANIMAIS. Irene Patrícia Nohara Acadêmica da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

DIREITO DOS ANIMAIS. Irene Patrícia Nohara Acadêmica da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo DIREITO DOS ANIMAIS Irene Patrícia Nohara Acadêmica da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Resumo: Os animais não chegaram a atingir, em nosso ordenamento, o patamar de sujeitos de direitos.

Leia mais

PRÁTICA AMBIENTAL Vol. 2

PRÁTICA AMBIENTAL Vol. 2 FREDERICO AMADO Curso de Direito e PRÁTICA AMBIENTAL Vol. 2 2018 Amado - Curso de Direito e Pratica Ambiental - vol. 2-1 ed.indb 3 02/01/2018 10:29:44 28 FAUNA Sumário: 28.1. Definição e competência dos

Leia mais

08/04/2016 CONTROLE CONTROLE CONTROLE CONTROLE CONTROLE CONTROLE

08/04/2016 CONTROLE CONTROLE CONTROLE CONTROLE CONTROLE CONTROLE - CONCEITO - atividade de verificar se os resultados alcançados com a despesa pública correspondem à determinação legal de sua realização - Origem: - Documentos como a Magna Carta e outros; - Declaração

Leia mais

- PARA CRIMES CUJA PENA MÁXIMA SEJA IGUAL OU SUPERIOR A QUATRO ANOS: PROCEDIMENTO ORDINÁRIO;

- PARA CRIMES CUJA PENA MÁXIMA SEJA IGUAL OU SUPERIOR A QUATRO ANOS: PROCEDIMENTO ORDINÁRIO; ESQUEMA DE ESTUDO PROCEDIMENTOS PENAIS PROFESSOR: PIETRO CHIDICHIMO JUNIOR NOVA FORMA DE ESCOLHA DOS PROCEDIMENTOS COMUNS COM O ADVENTO DA LEI N.º 11.719/08. EXCEÇÕES: PROCEDIMENTO DE FUNCIONÁRIO E HONRA

Leia mais

Constituições Brasileiras

Constituições Brasileiras Dra.%Patrícia%Bianchi% Constituições Brasileiras! Constituições de 1824 e de 1891 - liberalismo econômico e não intervenção do Estado - nada traziam a respeito da proteção ambiental - direito de propriedade

Leia mais

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA E ADVOCACIA Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br MINISTÉRIO PÚBLICO Definição: instituição permanente e essencial à função jurisdicional

Leia mais

Argumentos do PGR. violação do direito à vida e da dignidade da pessoa humana a vida humana começa a partir da fecundação

Argumentos do PGR. violação do direito à vida e da dignidade da pessoa humana a vida humana começa a partir da fecundação STF SABER DIREITO Células-tronco embrionárias Aula 4: Temas polêmicos à luz da jurisprudência do STF 1 2 Art. 5º da Lei 11.105/2005 É permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA Unidades de Conservação: aspectos legais, importância, como funciona e outras experiências. Palestrante: Eduardo de Araujo Rodrigues

Leia mais

EXERCÍCIOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CURSO MÚLTIPLA PROFESSORA : MYRIAN BRANDAO myrianpcdireito@yahoo.com.br

EXERCÍCIOS DIREITOS FUNDAMENTAIS CURSO MÚLTIPLA PROFESSORA : MYRIAN BRANDAO myrianpcdireito@yahoo.com.br EXERCÍCIOS ARTIGO 5º Assinale V para verdadeira ou F para falso as alternativas seguintes: 1 - ( ) é livre a manifestação do pensamento, sendo permitido o anonimato 2 - ( ) a casa é asilo inviolável do

Leia mais

Prof. Dr. Marco Aurélio Florêncio Filho

Prof. Dr. Marco Aurélio Florêncio Filho III SUMMER SCHOOL EM DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO JULHO DE 2017 SIENA, ITÁLIA CRIMINAL COMPLIANCE Prof. Dr. Marco Aurélio Florêncio Filho Compliance é um conceito oriundo da Economia, introduzido no Direito

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITOS POLÍTICOS... 1 CAPÍTULO II DIREITO ELEITORAL... 15 CAPÍTULO III PRINCÍPIOS DE DIREITO ELEITORAL... 23

SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITOS POLÍTICOS... 1 CAPÍTULO II DIREITO ELEITORAL... 15 CAPÍTULO III PRINCÍPIOS DE DIREITO ELEITORAL... 23 SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITOS POLÍTICOS... 1 1. Compreensão dos direitos políticos... 1 1.1. Política... 1 1.2. Direito Político... 2 1.3. Direitos políticos... 2 2. Direitos humanos e direitos políticos...

Leia mais

Legislação Penal Crimes ambientais Crimes de preconceito Terrorismo Tortura

Legislação Penal Crimes ambientais Crimes de preconceito Terrorismo Tortura Direito Penal Legislação Penal Crimes ambientais Crimes de preconceito Terrorismo Tortura Crimes Ambientais Lei n. 9.605/98 A Lei n. 9.605/98 traz, além dos crimes ambientais, também as infrações administrativas.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Ação Civil Pública para tutela ambiental Analisa os apectos atuais da Ação Civil Pública com base na Lei n. 7.437/85 no âmbito da tutela ambiental. Cláudia Melina Kamaroski Mundstoch

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL - UniDF PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ACADÊMICA PRGA CENTRO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL CTE DIREITO AMBIENTAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL - UniDF PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ACADÊMICA PRGA CENTRO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL CTE DIREITO AMBIENTAL 1 CENTRO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DIREITO AMBIENTAL Autoria: Ana Maria Benavides Kotlinski Desenho Instrucional: Fábia Pimentel Brasília DF 2007 2 CENTRO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

RESPONSABILIDADE PENAL DA PESSOA JURÍDICA POR CRIMES AMBIENTAIS 1 PENAL RESPONSIBILITY OF THE LEGAL PERSON FOR ENVIRONMENTAL CRIMES

RESPONSABILIDADE PENAL DA PESSOA JURÍDICA POR CRIMES AMBIENTAIS 1 PENAL RESPONSIBILITY OF THE LEGAL PERSON FOR ENVIRONMENTAL CRIMES RESPONSABILIDADE PENAL DA PESSOA JURÍDICA POR CRIMES AMBIENTAIS 1 PENAL RESPONSIBILITY OF THE LEGAL PERSON FOR ENVIRONMENTAL CRIMES Ana Luiza Scherner 2, Marcus Vinícius Schaefer 3, Thiago Dos Santos Da

Leia mais

Inquérito Civil e Ação Civil Pública

Inquérito Civil e Ação Civil Pública STJ00096976 Guilherme Fernandes Neto Coordenador Inquérito Civil e Ação Civil Pública Autores Alexandre Mota Brandão de Araújo Eudóxio Cêspedes Paes Guilherme Fernandes Neto Kátia Sérvulo de Lima Rocha

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Forças policiais e ordem pública. Paulo Tadeu Rodrigues Rosa* Capítulo 1 Forças policiais e ordem pública. 1.1.Ordem pública e seu alcance O cidadão possui direitos e garantias fundamentais

Leia mais

fundação pública "é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado

fundação pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado - 1 - PARECER N. 3159/2009 A celeuma consiste em saber se a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual FAESPE, deve prestar contas ou não ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. O representante

Leia mais

Consolidação da legislação ambiental brasileira

Consolidação da legislação ambiental brasileira Consolidação da legislação ambiental brasileira Objetivos da consolidação ordenar as normas em vigor (e facilitar um posterior trabalho de codificação) mostrar os conflitos e as lacunas existentes revogar

Leia mais

DIREITO DOS ANIMAIS ANIMAL RIGHTS DIREITO AMBIENTAL. Célio Mariano Ferreira

DIREITO DOS ANIMAIS ANIMAL RIGHTS DIREITO AMBIENTAL. Célio Mariano Ferreira DIREITO AMBIENTAL Gustavo Junqueira 108 DIREITO DOS ANIMAIS ANIMAL RIGHTS Célio Mariano Ferreira RESUMO Propõe estabelecimento de subsídios para uma teorização do direito dos animais, mediante a comparação

Leia mais

Gestão ambiental e gerenciamento de resíduos. Prof. ª Karen Wrobel Straub

Gestão ambiental e gerenciamento de resíduos. Prof. ª Karen Wrobel Straub Gestão ambiental e gerenciamento de resíduos Prof. ª Karen Wrobel Straub MEIO AMBIENTE De acordo com a definição contida na norma NBR ISO 14001:1996- Sistemas de Gestão Ambiental Meio ambiente é a circunvizinhança

Leia mais

Laís Maria Costa Silveira Promotora de Justiça de Belo Horizonte Titular da 22ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência e Idosos.

Laís Maria Costa Silveira Promotora de Justiça de Belo Horizonte Titular da 22ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa com Deficiência e Idosos. As medidas protetivas de urgência previstas pela Lei Maria da Penha e sua aplicação a outros segmentos de pessoas: idosos, crianças, enfermos e pessoas com deficiência Laís Maria Costa Silveira Promotora

Leia mais