ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Londrina, 06 de julho de 2016.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Londrina, 06 de julho de 2016."

Transcrição

1 ASPECTOS LEGAIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA Londrina, 06 de julho de 2016.

2 AS ATRIBUIÇÕES CONSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO Artigo 127, da Constituição Federal: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

3 AS ATRIBUIÇÕES CONSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO Artigo 129, da Constituição Federal: São funções institucionais do Ministério Público: I promover, privativamente, a ação penal pública na forma da lei; ( ) III promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.

4 AS ATRIBUIÇÕES CONSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO Portanto, é atribuição constitucional do Ministério Público zelar pela preservação e proteção do Meio Ambiente, responsabilizando civil e penalmente todos aqueles que direta e ou indiretamente causem danos ambientais.

5 PROTEÇÃO CONSTITUCIONAL TOTAL E PREVENTIVA Art Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.... 3º. As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

6 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE A Lei Federal n , de 31 de agosto de 1981, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, que tem como objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.

7 CONCEITO DE MEIO AMBIENTE Nos termos da referida Lei, entende-se como Meio Ambiente o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas (artigo 3o. Inciso I)

8 CONCEITO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E POLUIÇÃO Degradação da qualidade ambiental é a alteração adversa das características do meio ambiente; Poluição é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividade que direta ou indiretamente: a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; c) afetem desfavoralmente a biota; d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; e)lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

9 POLUIDOR Poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.

10 RECURSOS AMBIENTAIS Constituem-se Recursos Ambientais, ou seja, os objetos protegidos pelas normas ambientais: a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora (artigo 3o. Inciso V, da Lei n. 6938/81).

11 DA POLÍTICA AGRÍCOLA A Lei Federal n , de 17 de janeiro de 1991, em seu artigo 3o., inciso IV, dispõe que um dos objetivos da política agrícola nacional é de proteger o meio ambiente, garantir o seu uso racional e estimular a recuperação dos recursos naturais.

12 DA PROTEÇÃO DO SOLO AGRÍCOLA Portanto, o solo agrícola, assim entendido como aquele cuja aptidão e destinação for exclusivamente de exploração agro-silvo-pastoril (Artigo 1. da Lei Estadual n , de 14 de dezembro de 1984), é considerado um Recurso Ambiental, objeto de proteção constitucional pelo Estado Brasileiro, que é exercido através da Política Nacional de Meio Ambiente e da Política Nacional Agrícola.

13 SANÇÕES Os responsáveis diretos ou indiretos pela degradação do solo agrícola enquadram-se no conceito de POLUIDORES e assim estão sujeitos à responsabilização ADMINISTRATIVA, CÍVEL e CRIMINAL.

14 SANÇÕES ADMINISTRATIVAS Artigo 18, da Lei Estadual n /84: ADVERTENCIA; SUSPENSÃO DO ACESSO AOS BENEFÍCIOS DOS PROGRAMAS DE APOIO DO PODER PÚBLICO; MULTAS; DESAPROPRIAÇÃO.

15 SANÇÕES CÍVEIS REPARAÇÃO DO DANO AMBIENTAL (Art.225, 3o., CF); PAGAMENTO DE INDENIZAÇÃO pelos danos causados à coletividade, na forma do art. 13, da Lei federal 7.347/85;

16 SANÇÕES PENAIS Artigo 68, da Lei n /98: Deixar, aquele que tiver o dever legal ou contratual de fazê-lo, de cumprir obrigação de relevante interesse ambiental. Pena detenção de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa. Artigo 69, da Lei n /98: Obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais: Pena detenção de 01 (um) a 3 (três) anos, e multa.

17 SANÇÕES PENAIS Art. 33, da Lei n /98 Provocar, pela emissão de efluentes ou carreamento de materiais, o perecimento de espécimes da fauna aquática existentes em rios, lagos, açudes, lagoas, baías ou águas jurisdicionais brasileiras. Pena detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, ou multa, ou ambas cumulativamente.

18 PARÂMETROS TÉCNICOS Os parâmetros técnicos para obras e práticas conservacionistas do solo agrícola no Estado do Paraná são estabelecidos em publicações oficiais da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento SEAB, por intermédio ou por proposição do Instituto Agronômico do Paraná, sem prejuízo das demais recomendações técnicas aplicáveis às condições edafoclimáticas do Estado do Paraná. (Resolução n. 171, de 03/09/2010).

19 DESRESPEITO AOS PARÂMETROS TÉCNICOS: Todo aquele que desrespeitar os referidos parâmetros técnicos e der causa a danos ambientais, poderá sofrer sanções administrativas, cíveis e criminais. Portanto, os produtores, profissionais (Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agrícolas), Município, Estado, União, administradores das estradas e rodovias podem ser responsabilizados por eventuais danos causados ao meio ambiente.

20 ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO Existindo a comprovação de Dano Ambiental, não reparado pelas vias administrativas, caberá à ADAPAR, através do seu Supervisor Regional, encaminhar cópia do procedimento administrativo ao MINISTÉRIO PÚBLICO (artigo 23, Portaria 272/2014 ADAPAR), que por sua vez, através da Promotoria de Justiça, com atribuições na área de Defesa do Meio Ambiente, poderá: a) Ingressar com uma Ação Civil Pública contra os responsáveis pelos danos, exigindo a reparação dos danos ambientais e o pagamento de indenização pelo danos causados à coletividade; b) Promover a Ação Penal, constatada a prática de crime; c) Instaurar Procedimento Preparatório ou Inquérito Civil Público para melhor investigar os fatos.

21 ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO Observa-se que a atuação do Ministério Público, em matéria de Preservação dos Solos, não se restringe a aguardar a conclusão do Procedimento Administrativo pela ADAPAR, na medida em que cabe ao respectivo Promotor de Justiça (art. 68, inciso IV, Lei Complementar Estadual n. 85/1999): a) receber notícias de danos causados, de qualquer pessoa ou entidade, diligenciando no sentido de lhes oferecer pronta e eficaz solução; b) Requerer as medidas judiciais ou requisitar as administrativas de interesse da Promotoria;

22 ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PREVENTIVA Não atende aos preceitos da Constituição Federal que os órgãos incumbidos de proteger o Meio Ambiente aguardem a ocorrência do dano ambiental para somente depois buscar a reparação e a responsabilização dos infratores. A Constituição Federal impõe ao Poder Público e à Coletividade a adoção de ações práticas preventivas visando a promoção da educação ambiental e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente (artigo 225, inciso VI).

23 ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO PREVENTIVA É justamente este o objetivo deste evento ORIENTAR e CONSCIENTIZAR todos os presentes acerca da necessidade da adoção de MEDIDAS PREVENTIVAS, evitando-se o DANO AMBIENTAL e futuras AÇÕES REPRESSIVAS.

24 CONCLUSÃO: Visando atingir os objetivos definidos na Constituição e na Legislação Ambiental e, precipuamente, preservar o Meio Ambiente e assim garantir dignidade e meios econômicos sustentáveis às futuras gerações, torna-se imprescindível a conscientização e a adoção de ações práticas por parte de todos os envolvidos no manejo correto do solo agrícola. A garantia de um futuro melhor e com qualidade de vida para a humanidade depende, entre outras ações, da conservação do solo, da água e da preservação da biodiversidade. Isto só será possível se a sociedade compreender que o solo é um corpo vivo e dinâmico e não é apenas um material inerte que serve de sustentação para o crescimento de plantas, moradia de animais e para exploração pelos seres humanos (Reinaldo Bertola Cantarutti Secretário Geral da SBCS)

25 Legislação:

Política Nacional do Meio Ambiente LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981

Política Nacional do Meio Ambiente LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

Lei nº 6.938/81. Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Lei nº 6.938/81. Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos Lei nº 6.938/81 SINOPSE: a) Meio ambiente é PATRIMÔNIO PÚBLICO, devendo ser protegido, tendo em vista o uso coletivo; b) Planejar, fiscalizar e racionalizar o uso dos recursos ambientais; c) Proteger os

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GESTÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Leia mais

Roteiro da Apresentação. 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões

Roteiro da Apresentação. 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões Roteiro da Apresentação 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões Evolução Histórica da Legislação Brasileira Período Colonial (século XVI a XIX) contrabando de animais (rota marítima

Leia mais

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DIREITO AMBIENTAL HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL HISTÓRICO Período Pré-Colonial e Colonial 1500/1530 Exploração do Pau-Brasil e Tráfico de Animais Silvestres

Leia mais

JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM.

JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM. JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM. TUTELA CIVIL DO MEIO AMBIENTE Sergio Antonio Fabris Editor Porto Alegre, 2006 CATALOGAÇÃO

Leia mais

Avaliação de risco e legislação ambiental

Avaliação de risco e legislação ambiental VII Seminário Internacional sobre Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas Avaliação de risco e legislação ambiental Ana Luiza Silva Spínola 21 de outubro de 2010 Contextualização Planejamento

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA

TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA INQUÉRITO CIVIL N : INTERESSADOS: COMPROMISSÁRIO E POPULAÇÃO EM GERAL OBJETO: MANUTENÇÃO DE PÁSSARO DA FAUNA SILVESTRE EM CATIVEIRO. TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA No dia de de, compareceu

Leia mais

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior Direito Ambiental OAB Prof. Rosenval Júnior REVISÃO DE 30 MINUTOS 18 de novembro de 2017 Revisão de Direito Ambiental para o Exame de Ordem Prof. Rosenval Júnior Facebook -> Opção SEGUIR no perfil pessoal

Leia mais

Responsabilidades Ambientais no Gerenciamento de Produtos/Resíduos Perigosos

Responsabilidades Ambientais no Gerenciamento de Produtos/Resíduos Perigosos Responsabilidades Ambientais no Gerenciamento de Produtos/Resíduos Perigosos (30.11.2010) Fernando Tabet Pegada Ecológica A Ideia de Sustentabilidade Desenvolvimento Sustentável o desenvolvimento que atende

Leia mais

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF)

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF) PRINCIPAIS TÓPICOS poder de polícia comum (art. 23, CF) material COMPETÊNCIA legislativa concorrente (art. 24, CF) LC 140/2011 Art. 17. Compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme

Leia mais

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza

PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE. Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza PHA 3001 ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza (theos@usp.br) Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo) 1972, Estocolmo, Suécia 113

Leia mais

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Prof. Gustavo Nascimento. Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Prof. Gustavo Nascimento Unidade I DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Desenvolvimento sustentável Histórico do conceito de desenvolvimento sustentável A Revolução Industrial foi um marco importante na humanidade

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos PRINCÍPIOS PARA PERÍCIA AMBIENTAL CONCEITOS BÁSICOS MEIO AMBIENTE PERÍCIA AMBIENTAL Meio ambiente: é o conjunto de todos os fatores que afetam diretamente o metabolismo ou o comportamento dos seres vivos

Leia mais

A CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR DECRETA:

A CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR DECRETA: PROJETO DE LEI Nº 403/09 Dispõe sobre a responsabilidade dos produtores de embalagens plásticas e outras embalagens que não sejam biodegradáveis pela destinação final ambientalmente adequada de seus produtos

Leia mais

É o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como suas recíprocas influências.

É o ramo da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como suas recíprocas influências. Da Ordem Social: do Meio Ambiente e dos Índios. Cretella Júnior e Cretella Neto Direito Ambiental Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Do meio ambiente A CF de 1988 consagra o direito

Leia mais

Gestão ambiental e gerenciamento de resíduos. Prof. ª Karen Wrobel Straub

Gestão ambiental e gerenciamento de resíduos. Prof. ª Karen Wrobel Straub Gestão ambiental e gerenciamento de resíduos Prof. ª Karen Wrobel Straub MEIO AMBIENTE De acordo com a definição contida na norma NBR ISO 14001:1996- Sistemas de Gestão Ambiental Meio ambiente é a circunvizinhança

Leia mais

Prof. Guilhardes de Jesus Júnior Advogado Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente UESC/PRODEMA Coordenador do Curso de Direito da FTC/Ita

Prof. Guilhardes de Jesus Júnior Advogado Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente UESC/PRODEMA Coordenador do Curso de Direito da FTC/Ita UMA INTRODUÇÃO À TUTELA JURÍDICA DO MEIO AMBIENTE Prof. Guilhardes de Jesus Júnior Advogado Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente UESC/PRODEMA Coordenador do Curso de Direito da FTC/Ita E

Leia mais

AS REPONSABILIDADES PROFISSIONAIS NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO

AS REPONSABILIDADES PROFISSIONAIS NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO AS REPONSABILIDADES PROFISSIONAIS NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO Celso Roberto Ritter Superintendente CREA-PR Cooperação: Dr. Igor Tadeu Garcia Departamento Jurídico CREA Dr. Valter Shinji Yuyama Promotor de

Leia mais

PARTE III: LEGISLAÇÃO AMBIENTAL D.Sc. Aline G. Monteiro Trigo

PARTE III: LEGISLAÇÃO AMBIENTAL D.Sc. Aline G. Monteiro Trigo PARTE III: LEGISLAÇÃO AMBIENTAL D.Sc. Aline G. Monteiro Trigo Lei n o 6938 / 81 - PNMA - Objetivos, princípios e diretrizes - Definições - Instrumentos de Gestão Ambiental (Pública) leis a cada instrumento.

Leia mais

AULA 2. Aspectos Ambientais da Regularização Fundiária

AULA 2. Aspectos Ambientais da Regularização Fundiária Regularização Fundiária de Assentamentos Informais em Áreas Urbanas Disciplina: Regularização Fundiária e Plano Diretor Unidade 02 Professor(a): Laura Bueno e Pedro Monteiro AULA 2. Aspectos Ambientais

Leia mais

RECOMENDAÇÃO/1º OFÍCIO/PRM/STM Nº 4, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2013.

RECOMENDAÇÃO/1º OFÍCIO/PRM/STM Nº 4, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2013. RECOMENDAÇÃO/1º OFÍCIO/PRM/STM Nº 4, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2013. O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pelos Procuradores da República signatários, no regular exercício de suas atribuições institucionais, com base

Leia mais

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP

Direito Ambiental noções gerais. Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP Direito Ambiental noções gerais Ana Maria de Oliveira Nusdeo Faculdade de Direito da USP ananusdeo@usp.br Conceitos básicos do sistema jurídico Tratamento constitucional Política Nacional do meio ambiente

Leia mais

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Mariana Torres C. de Mello

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Mariana Torres C. de Mello Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos Mariana Torres C. de Mello marianatcm@yahoo.com.br CAPÍTULO 3 Lei nº 9.605/98 - Crimes Ambientais Mariana Torres C. de Mello - marianatcm@yahoo.com.br Responsabilidade

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Preservação do patrimônio ambiental: consciência no presente, com olhos no futuro por Clovis Brasil Pereira* O presente trabalho, elaborado no mês em que se comemora o Meio Ambiente,

Leia mais

COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA

COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Pelo presente instrumento, na forma da Lei nº7347/85, de um lado o DO ESTADO DE MATO GROSSO, por meio de seu agente signatário, infra-afirmado, doravante denominado

Leia mais

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 3º do art 225 da CRFB CIVIL CONDUTA ILÍCITA. TEORIA OBJETIVA sendo necessário identificar

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 3º do art 225 da CRFB CIVIL CONDUTA ILÍCITA. TEORIA OBJETIVA sendo necessário identificar RESPONSABILIDADE AMBIENTAL 3º do art 225 da CRFB ADMINISTRATIVA CIVIL PENAL CONDUTA ILÍCITA CONDUTA ILÍCITA CONDUTA LÍCITA CONDUTA ILÍCITA TEORIA OBJETIVA sendo necessário identificar DANO POLUIDOR NEXO

Leia mais

Responsabilidade Civil e Criminal nas Ações Ambientais. João Emmanuel Cordeiro Lima

Responsabilidade Civil e Criminal nas Ações Ambientais. João Emmanuel Cordeiro Lima Responsabilidade Civil e Criminal nas Ações Ambientais João Emmanuel Cordeiro Lima Responsabilidade jurídica ambiental. - Responsabilidade jurídica é dever resultante de uma violação a um norma jurídica

Leia mais

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid

O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro. Marcelo Leoni Schmid O desastre ambiental de Mariana: análise sob a ótica do Direito Ambiental Brasileiro Marcelo Leoni Schmid marcelo@indexflorestal.com.br Aula 03 Responsabilidade administrativa e penal no Direito Ambiental

Leia mais

Áreas contaminadas, avaliação de risco e as gerações futuras São Paulo, 1 de outubro de 2013.

Áreas contaminadas, avaliação de risco e as gerações futuras São Paulo, 1 de outubro de 2013. III Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo Áreas contaminadas, avaliação de risco e as gerações futuras São Paulo, 1 de outubro de 2013. SOCIEDADE DE RISCO * Uma sociedade que se expões ao

Leia mais

Responsabilidade Civil Ambiental. Fernando Nabais da Furriela Advogado

Responsabilidade Civil Ambiental. Fernando Nabais da Furriela Advogado Responsabilidade Civil Ambiental Fernando Nabais da Furriela Advogado ffurriel@furriela.adv.br Legislação Ambiental Brasileira Constituição Federal Código Civil Legislação Especial Constituição Federal

Leia mais

Sumário Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários... 11 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 19 I. Introdução... 19 II. Princípio do desenvolvimento sustentável... 23 III.

Leia mais

o MINISTERIO PUBLICO FEDERAL, pelos Pracuradores da Republica

o MINISTERIO PUBLICO FEDERAL, pelos Pracuradores da Republica %~~1~j/ ~~~ 1.26.001.000163/2009-67, 1.26.006.000044/2010-06, 1.26.006.000033/2010-18, 1.26.006.000035/2010-15, 1.26.006.000009/2010-89 e outros. o, pelos Pracuradores da Republica signatarios, no exercicio

Leia mais

TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL: CAPACIDADE CONTRIBUTIVA X POLUIDOR PAGADOR

TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL: CAPACIDADE CONTRIBUTIVA X POLUIDOR PAGADOR TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL: CAPACIDADE CONTRIBUTIVA X POLUIDOR PAGADOR Mariana Domingos Alves 1 RESUMO: Buscou-se com o presente artigo, através de um breve apontamento sobre o tema, apresentar as principais

Leia mais

Qual o papel do Direito Ambiental no Brasil? Harmonizar a relação homem x meio ambiente de modo a propiciar o desenvolvimento sustentável.

Qual o papel do Direito Ambiental no Brasil? Harmonizar a relação homem x meio ambiente de modo a propiciar o desenvolvimento sustentável. Qual o papel do Direito Ambiental no Brasil? Harmonizar a relação homem x meio ambiente de modo a propiciar o desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade Economicamente viável Ambientalmente correto

Leia mais

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Direito Ambiental A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Plano de aula A PNMA no ordenamento jurídico brasileiro Objeto e objetivos da PNMA Princípios do D Ambiental na PNMA Diretrizes

Leia mais

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Direito Ambiental A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Plano de aula Objeto e objetivos da PNMA Princípios do D Ambiental na PNMA Diretrizes da PNMA Instrumentos p/ a execução

Leia mais

A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NAS AÇÕES AMBIENTAIS. Luckas Tarik Cordeiro 1 Bettina Santos Benjamin 2 Micheline Flores Porto Dias 3 INTRODUÇÃO

A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NAS AÇÕES AMBIENTAIS. Luckas Tarik Cordeiro 1 Bettina Santos Benjamin 2 Micheline Flores Porto Dias 3 INTRODUÇÃO A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NAS AÇÕES AMBIENTAIS Luckas Tarik Cordeiro 1 Bettina Santos Benjamin 2 Micheline Flores Porto Dias 3 INTRODUÇÃO A Constituição da República Federativa do Brasil delegou

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino

MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino MESTRADO EM DIREITO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS Responsabilidade Civil e Administrativa Ambiental Prof. Dr. Nicolau Eládio Bassalo Crispino A Degradação das Áreas de Preservação Permanente: Responsabilidade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Jr. 1-) Principais conceitos legais: Leia o art. 3º da lei 6938/81. Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se

Leia mais

Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1961.

Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1961. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1961. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA Temas de Direito Ambiental recorrentes no Exame da OAB I ao XXII Exame de Ordem Unificado (FGV) Competência ambiental EIA/RIMA Responsabilidade

Leia mais

Direito Ambiental Constitucional. Inclui Princípios constitucionais correlatos

Direito Ambiental Constitucional. Inclui Princípios constitucionais correlatos Direito Ambiental Constitucional Inclui Princípios constitucionais correlatos Constituição de 1988 Conceito jurídico de meio ambienteconstituição Art. 3º. Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Brasil

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Brasil LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Brasil Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa do autor. Objetivos do Curso Este curso é

Leia mais

CRIMES AMBIENTAIS. Lei Nº de 12/02/1998

CRIMES AMBIENTAIS. Lei Nº de 12/02/1998 Lei Nº 9.605 de 12/02/1998 Dispõe sobre as sansões penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao maio ambiente, e dá outras providências. Disposições Gerais: V arts. 5º. LXXIII,

Leia mais

Meio Ambiente & Sociedade. Modulo IV: Lei da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA - Lei nº 6.938/81): princípios, objetivos e instrumentos.

Meio Ambiente & Sociedade. Modulo IV: Lei da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA - Lei nº 6.938/81): princípios, objetivos e instrumentos. Meio Ambiente & Sociedade Modulo IV: Lei da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA - Lei nº 6.938/81): princípios, objetivos e instrumentos. Vamos contextualizar a chegada do marco legal que institui

Leia mais

Meio Ambiente & Sociedade

Meio Ambiente & Sociedade Meio Ambiente & Sociedade Quinta feira 22 de setembro de 2011 Modulo IV: Lei da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA - Lei nº 6.938/81): princípios, objetivos e instrumentos. Vamos contextualizar a

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Daniel Freire e Almeida RESPONSABILIDADE CIVIL Existindo um dano ambiental por um poluidor. Provando-se o nexo de causalidade, que liga o Dano ao Poluidor. Gera a Obrigação de reparar

Leia mais

Prof. Dr. Marco Aurélio Florêncio Filho

Prof. Dr. Marco Aurélio Florêncio Filho III SUMMER SCHOOL EM DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO JULHO DE 2017 SIENA, ITÁLIA CRIMINAL COMPLIANCE Prof. Dr. Marco Aurélio Florêncio Filho Compliance é um conceito oriundo da Economia, introduzido no Direito

Leia mais

RISCOS AMBIENTAIS. Responsabilidades e Aspectos Legais

RISCOS AMBIENTAIS. Responsabilidades e Aspectos Legais Responsabilidades e Aspectos Legais 2017 Riscos Ambientais Visão Geral Riscos econômico-financeiros e o Risco Ambiental 24.11.2017 A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e o Seguro Ambiental Lei Federal

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Política Nacional do Meio Ambiente PNMA Lei nº de Decreto nº de Princípios e objetivos da PNMA Parte 2

DIREITO AMBIENTAL. Política Nacional do Meio Ambiente PNMA Lei nº de Decreto nº de Princípios e objetivos da PNMA Parte 2 DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente PNMA Lei nº 6.938 de 1981- Decreto nº 99.274 de 1990 Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita II - racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;

Leia mais

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Biodiversidade Biodiversidade é a grande variedade de formas de vida, ( animais e Vegetais)

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD IEF Nº 2.749, 15 DE JANEIRO DE 2019

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD IEF Nº 2.749, 15 DE JANEIRO DE 2019 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD IEF Nº 2.749, 15 DE JANEIRO DE 2019 Dispõe sobre os procedimentos relativos às autorizações para manejo de fauna silvestre terrestre e aquática na área de influência de empreendimentos

Leia mais

POLÍTICAS AMBIENTAIS

POLÍTICAS AMBIENTAIS POLÍTICAS AMBIENTAIS Prof a. Dalciana Vicente Tanaka dalciana@gmail.com DIREITO AMBIENTAL DIREITO DIREITO PÚBLICO DIREITO AMBIENTAL DIREITO PRIVADO DIREITO DIFUSO 1 DIREITO PÚBLICO Trata de interesses

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Aula 9. Responsabilidades Administrativa e Penal Ambiental. Prof. Wander Garcia

DIREITO AMBIENTAL. Aula 9. Responsabilidades Administrativa e Penal Ambiental. Prof. Wander Garcia DIREITO AMBIENTAL Aula 9 Responsabilidades Administrativa e Penal Ambiental Prof. Wander Garcia 1. Responsabilidade administrativa ambiental 1.1. Infração administrativa ambiental - toda ação ou omissão

Leia mais

SNUC - SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

SNUC - SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários... 19 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 21 I. Introdução... 21 II. Princípio do desenvolvimento sustentável... 24 III.

Leia mais

LEI Nº 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999

LEI Nº 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999 LEI Nº 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999 Dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina

Leia mais

O meio ambiente é a única fonte de recursos naturais de que o ser humano dispõe para respirar, viver e prosperar.

O meio ambiente é a única fonte de recursos naturais de que o ser humano dispõe para respirar, viver e prosperar. MEIO AMBIENTE O meio ambiente é a única fonte de recursos naturais de que o ser humano dispõe para respirar, viver e prosperar. A destruição do meio ambiente provocada pelo homem acabará por retardar e

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO e a Segurânça e Saúde no Trabalho ROBERTO LUIS FONSECA DE FREITAS

MINISTÉRIO PÚBLICO e a Segurânça e Saúde no Trabalho ROBERTO LUIS FONSECA DE FREITAS MINISTÉRIO PÚBLICO e a Segurânça e Saúde no Trabalho ROBERTO LUIS FONSECA DE FREITAS Engenheiro de Segurança do Trabalho do Ministério Público do Estado do Paraná; Conselheiro da Câmara Especializada em

Leia mais

S UMÁRIO. Capítulo 1 Meio Ambiente Doutrina e Legislação...1. Questões...6 Gabaritos comentados...8

S UMÁRIO. Capítulo 1 Meio Ambiente Doutrina e Legislação...1. Questões...6 Gabaritos comentados...8 S UMÁRIO Capítulo 1 Meio Ambiente...1 1. Doutrina e Legislação...1 1.1. Conceito de meio ambiente... 1 1.2. Classi icação didática do meio ambiente... 3 1.3. O meio ambiente no art. 225 da CF/88... 4 Questões...6

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Reitoria

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Reitoria Resolução nº 113, de 11/03/2015 Institui no âmbito da UNIFESP a Política de Excelência em Sustentabilidade Ambiental na UNIFESP (PENSA-UNIFESP) e dá outras providências. A Reitora da, no uso de suas atribuições,

Leia mais

DIMENSÕES DA CIDADANIA

DIMENSÕES DA CIDADANIA Guilhardes de Jesus Júnior Mestre e Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente UESC/PRODEMA O QUE É CIDADANIA? Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Homens e mulheres são

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

GESTÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS GESTÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS FAPESB - 31 de outubro de 2011 Foto: Nilton Souza Artigo 225 CF-1988: Foto: Nilton Souza

Leia mais

Temas: Novo Código Florestal (Lei /12) e Responsabilidade Ambiental

Temas: Novo Código Florestal (Lei /12) e Responsabilidade Ambiental Questões de Direito Ambiental FGV Temas: Novo Código Florestal (Lei 12.651/12) e Responsabilidade Ambiental Hoje trouxe questões que a FGV cobrou sobre o novo Código Florestal no Exame de Ordem. Observem

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL NOS CASOS DE DANOS CAUSADOS POR AGROTÓXICOS.

RESPONSABILIDADE CIVIL NOS CASOS DE DANOS CAUSADOS POR AGROTÓXICOS. RESPONSABILIDADE CIVIL NOS CASOS DE DANOS CAUSADOS POR AGROTÓXICOS. Fernando do Rego BARROS FILHO Karime Pereira Bednasky AGNE Patrick Ronielly dos Santos RESUMO: A responsabilidade civil se faz necessária

Leia mais

PARECER Nº É o relatório.

PARECER Nº É o relatório. PARECER Nº 11661 Estudo de Impacto Ambiental - EIA/RIMA. Equipe multidisciplinar. Licitação. Serviços de assessoramento e consultoria. Resolução CONAMA 01/86. Comunicado CAGE Nº 03/97 O Secretário dos

Leia mais

Responsabilidade Ambiental

Responsabilidade Ambiental Responsabilidade Ambiental A Legislação Ambiental "A natureza é sábia. Sábia, abundante e paciente. (Ubiracy Araújo, Procurador Geral do IBAMA) História da Legislação Ambiental Dois momentos distintos,

Leia mais

1. Introdução ao Direito Ambiental

1. Introdução ao Direito Ambiental Dra.%Patrícia%Bianchi% 1. Introdução ao Direito Ambiental! O conhecimento jurídico que é formal, legalista e de forças econômicas dominantes, não contribuem para despertar o olhar crítico e reflexivo do

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Daniel Freire e Almeida Instrumentos mais Importantes I - Padrões de qualidade ambiental.* II -Zoneamento ambiental.* III - Avaliação de impactos ambientais (AIA). * IV - Licenciamento

Leia mais

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Sumário Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários... 17 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 19 I. Introdução... 19 II. Princípio do desenvolvimento sustentável...

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL CRIMES. Professor Eduardo Coral Viegas

DIREITO AMBIENTAL CRIMES. Professor Eduardo Coral Viegas DIREITO AMBIENTAL CRIMES Professor Eduardo Coral Viegas 2010 JUIZ TRF/4 4. Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta. I. O princípio da precaução legitima a inversão do ônus da prova nas

Leia mais

Penalidades administrativas

Penalidades administrativas Penalidades administrativas O órgão estadual do meio ambiente e o IBAMA, este em caráter supletivo, poderão, se necessário e sem prejuízo das penalidades pecuniárias cabíveis, determinar a redução das

Leia mais

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello mariana@ctgas.com.br CAPÍTULO 2 Algumas considerações Direito Ambiental Lei nº 6.938/81 Política Nacional do Meio Ambiente

Leia mais

RECOMENDAÇÃO Nº /2017

RECOMENDAÇÃO Nº /2017 RECOMENDAÇÃO Nº 379.957/2017 IC 007519.2015.02.000/2-102 NOTIFICADO: PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO CNPJ: 71.584.833/0002-76 O PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO, por intermédio

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL NOÇÕES BÁSICAS. João Carlos de Camargo Maia 3º Promotor de Justiça de Guaratinguetá

DIREITO AMBIENTAL NOÇÕES BÁSICAS. João Carlos de Camargo Maia 3º Promotor de Justiça de Guaratinguetá DIREITO AMBIENTAL NOÇÕES BÁSICAS João Carlos de Camargo Maia 3º Promotor de Justiça de Guaratinguetá e-mail: jccmaia@terra.com.br NORMAS Poderconstituinte e Golpe de Estado Processo Legislativo (iniciativa

Leia mais

SUSTENTABILIDADE. Aula I PROFESSOR MATEUS SILVEIRA

SUSTENTABILIDADE. Aula I PROFESSOR MATEUS SILVEIRA SUSTENTABILIDADE Aula I PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Facebook fanpage: @professormateussilveira Twitter: @profmateuscf Instagram: @professor_mateus_silveira Canal no You Tube: Professor

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Ambiental CERT - 6ª fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Ambiental CERT - 6ª fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT - 6ª fase Advogado de Estatais Período 2006-2016 1) CESGRANRIO Advogado BNDES (2010) No que se refere à tutela constitucional do meio ambiente e aos princípios orientadores

Leia mais

Direito Ambiental - Tópicos 1. O Brasil conta com a melhor legislação ambiental da América Latina (Principais razões)

Direito Ambiental - Tópicos 1. O Brasil conta com a melhor legislação ambiental da América Latina (Principais razões) 1. O Brasil conta com a melhor legislação ambiental da América Latina (Principais razões) Constitucionalizou a questão ambiental externa cumprida por outros países; Regularizou profusadamente o artigo

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR DANOS AMBIENTAIS

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR DANOS AMBIENTAIS RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR DANOS AMBIENTAIS José Carlos Borges de Araújo Graduado em Direito pela Faculdade Alfredo Nasser josecarlosborgesaraujo@hotmail.com Ana Celuta Fulgêncio Taveira Professora

Leia mais

11º GV - Vereador Floriano Pesaro

11º GV - Vereador Floriano Pesaro PROJETO DE LEI Nº 576 /2013 Institui o Projeto Calçada Limpa no âmbito das subprefeituras, e dá outras providências. A Câmara Municipal de São Paulo DECRETA: Art. 1º A presente Lei institui o Projeto Calçada

Leia mais

A PENALIZAÇÃO POR DANOS AMBIENTAIS

A PENALIZAÇÃO POR DANOS AMBIENTAIS A PENALIZAÇÃO POR DANOS AMBIENTAIS Aplicação de leis destinadas a proteger os bens naturais abre caminho para a preservação.virgílio Nogueira Diniz O Meio Ambiente é considerado, juridicamente, como um

Leia mais

DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO

DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO DIMENSÕES DOS DANOS AMBIENTAIS, JURIDICIDADE E FORMAS DE REPARAÇÃO Fernanda Luiza Fontoura de Medeiros Pesquisadora do CNPq Doutora em Direito (UFSC/Coimbra) Mestre em Direito (PUCRS) Professora Adjunta

Leia mais

Carteira de Requisitos Legais

Carteira de Requisitos Legais Carteira de Requisitos Legais Demandas Federais Requisitos Legais Demandas Municipais Exemplo de Interação com Órgãos do Governo Demandas Estaduais Importância dos Requisitos Legais nas Organizações Conformidade

Leia mais

Ministério Público do Estado de Mato Grosso 1ª Promotoria de Justiça Cível de Barra do Bugres-MT

Ministério Público do Estado de Mato Grosso 1ª Promotoria de Justiça Cível de Barra do Bugres-MT NOTIFICAÇÃO RECOMENDATÓRIA nº 003/2015 Considerando o teor de fls. 17/19, o Sr. José Damião é o locador do imóvel em questão, e o Sr. José Limeira da Silva Filho é o locatário, o Promotor de Justiça, oficiante

Leia mais

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL NORMAS CONSTITUCIONAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE Art. 5.º Art. 21 Saneamento básico Atividades nucleares Art. 22 Art. 23 Art. 24 Interpretação das normas ambientais Art. 30 Art.

Leia mais

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS Ricardo Carneiro CRITÉRIOS RIOS CONSTITUCIONAIS DE REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM MATÉRIA AMBIENTAL E MINERÁRIA RIA

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA Superintendência de Atendimento e Controle Processual TERMO DE COMPROMISSO E TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Daniela de Souza Superintendência

Leia mais

Referência: Inquérito Civil n /

Referência: Inquérito Civil n / RECOMENDAÇÃO Nº 02/2018 Expediente PRM-AGR-RJ-00001461/2018 Angra dos Reis, 9 de março de 2018. Referência: Inquérito Civil n. 1.30.014.000203/2003-11 Ao Excelentíssimo Senhor CARLOS JOSÉ GAMA MIRANDA

Leia mais

Da Ordem Social: da Comunicação Social; do Meio Ambiente; dos Índios.

Da Ordem Social: da Comunicação Social; do Meio Ambiente; dos Índios. Da Ordem Social: da Comunicação Social; do Meio Ambiente; dos Índios. Cretella Júnior e Cretella Neto Direito Constitucional III Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com (19) 8139-5005 Da

Leia mais

A SOCIEDADE EM BUSCA DO TEMPO AMBIENTAL PERDIDO

A SOCIEDADE EM BUSCA DO TEMPO AMBIENTAL PERDIDO A SOCIEDADE EM BUSCA DO TEMPO AMBIENTAL PERDIDO Daniela Terin MARTINS 1 José ARTHUR 2 RESUMO: As agressões ao Meio Ambiente começaram cedo e trouxeram grandes conseqüências à humanidade. Porém, essa preocupação

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL CONCEITO É a ciência jurídica que estuda, analisa e discute as questões e os problemas ambientais e sua relação com o ser humano,

Leia mais

16/9/2010. UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

16/9/2010. UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 3 A RESPONSABILIDADE DO INFRATOR AMBIENTAL NO ÂMBITO CIVIL, PENAL E ADMINISTRATIVO I- INTRODUÇÃO ESPÉCIES DE RESPONSABILIDADE RESPONSABILIDADE

Leia mais

Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Ministério Público do Estado de Mato Grosso Ato de Instauração de Inquérito Civil. PORTARIA Nº 08/2015 O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO, por seu representante legal com atuação na Promotoria de Justiça de Jauru/MT, no uso das atribuições

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE

CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE 1. INTRODUÇÃO 1.1. A Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988, foi o primeiro texto constitucional brasileiro a mencionar a palavra meio ambiente.

Leia mais

Meio ambiente do trabalho: está vinculado à saúde e ao bem-estar do trabalhador.

Meio ambiente do trabalho: está vinculado à saúde e ao bem-estar do trabalhador. Osmar Jose Gebauer 1- Conceito de Direito Ambiental: é um ramo do Direito que contém um conjunto de regras que regulamentam a proteção e o uso do meio ambiente visando à concretização de uma sadia qualidade

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROF.ª ERIKA BECHARA

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROF.ª ERIKA BECHARA XXII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROF.ª ERIKA BECHARA Meio ambiente na CF/88 A Constituição Federal reconhece e declara: O meio ambiente ecologicamente equilibrado é essencial à sadia qualidade de

Leia mais

De acordo com o Michaelis...

De acordo com o Michaelis... POR QUE CONSERVAR? De acordo com o Michaelis... Conservar: manter no estado ou no lugar; fazer durar, impedir que acabe ou se deteriore; continuar a ter; durar, manter-se; reter; guardar cuidadosamente,

Leia mais