DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 3. Prof. Rodrigo Mesquita"

Transcrição

1 DIREITO AMBIENTAL Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 3 Prof. Rodrigo Mesquita

2 CAÇA DE SUBSISTÊNCIA Não existe previsão dessa modalidade de caça na LPF. Porém, podemos dizer que está implícita no art. 37, inciso I, da Lei nº 9.605/1998, que explica não ser crime o abate de animal, quando realizado em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família. Outra justificativa é o direito fundamental do Ser Humano se manter com vida, que reflete diretamente na argumentação do estado de necessidade. Restar lembrar que o produto da caça de subsistência não é passível de ser comercializado.

3 CAÇA CIENTÍFICA E EXPERIMENTAÇÕES COM ANIMAIS A LPF (art. 14) fornece a base legal para a prática da caça científica ao estabelecer que pode ser concedida a cientistas, pertencentes a instituições científicas, oficiais ou oficializadas, ou por estas indicadas, licença especial para a coleta de material destinado a fins científicos, em qualquer época.

4 Essa modalidade de caça afasta a aplicação do caput do art. 29, da Lei dos Crimes Ambientais. Os 1º ao 4º, do art. 14, da LPF, estabelecem, respectivamente, que quando se tratar de cientistas estrangeiros, que estejam devidamente credenciados pelo país de origem, deverá o pedido de licença ser aprovado e encaminhado ao órgão público federal competente, por intermédio de instituição científica oficial do país ;

5 que as instituições a que se refere este artigo, para efeito da renovação anual da licença, darão ciência ao órgão público federal competente das atividades dos cientistas licenciados no ano anterior ; que as licenças referidas neste artigo não poderão ser utilizadas para fins comerciais ou esportivos ; e, por fim, que aos cientistas das instituições nacionais que tenham por Lei, a atribuição de coletar material zoológico, para fins científicos, serão concedidas licenças permanentes.

6 PROIBIÇÃO DO COMÉRCIO DE ESPÉCIMES DA FAUNA SILVESTRE E DE SEUS PRODUTOS E OBJETOS QUE SUJEITEM OS ANIMAIS À CAÇA, PERSEGUIÇÃO, DES TRUIÇÃO OU APANHA Comercializar espécimes da fauna silvestre e seus produtos e objetos que sujeitem os animais à caça, perseguição, destruição ou apanha são condutas proibidas pela LPF (art. 3º, caput).

7 Todavia, em exceção à regra proibitiva, se espécimes da fauna silvestre e seus produtos e objetos forem provenientes de criadouros devidamente legalizados, o comércio será autorizado (art. 3º, 1º). Outra exceção se dá mediante licença da autoridade competente, que permita a apanha de ovos, lavras e filhotes que se destinem aos criadouros legalmente habilitados (art. 3º, 2º).

8 Resta lembrar, que o simples desacompanhamento de comprovação de procedência de peles ou de outros produtos de animais silvestres, nos carregamentos de via terrestre, fluvial, marítima ou aérea, que se iniciem ou transitem pelo País, caracterizará, de imediato, a equiparação com a conduta de comercialização de espécimes da fauna silvestre e de seus produtos e objetos que sujeitem os animais à caça, perseguição, destruição ou apanha (art. 3º, 3º, da Lei nº 5.197/1967).

9 INTRODUÇÃO DE ESPÉCIES ALIENÍGENAS DA FAUNA NO PAÍS O art. 4º, da LPF, dispõe que nenhuma espécie poderá ser introduzida no País, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida na forma da Lei. Esse parecer serve de subsídio para saber se a espécie alienígena, a ser introduzida no país, é potencialmente causadora de danos aos ecossistemas e à saúde humana. Caso não seja nociva, e com parecer técnico oficial favorável e licença expedida na forma da Lei, a introdução de espécie da fauna de outros países é permitida em território nacional.

10 INTRODUÇÃO DE ESPÉCIES ALIENÍGENAS DA FAUNA NO PAÍS Portanto, se alguém desafiar a referida norma, e introduzir uma espécie que possa causar danos à saúde humana e animal, além de submeter o meio ambiente a riscos efetivos ou potenciais no que se refere ao seu equilíbrio, estará incorrendo no crime previsto no art. 31 da Lei dos Crimes Ambientais, colacionado, in verbis, a seguir:

11 Art. 31. Introduzir espécime animal no País, sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida por autoridade competente: Pena detenção, de três meses a um ano, e multa.

12 PROIBIÇÃO DE EXPORTAÇÃO PARA O EXTERIOR, DE PELES E COUROS DE ANFÍBIOS E RÉPTEIS, EM BRUTO O art. 18, da LPF, estabelece que é proibida a exportação para o exterior, de peles e couros de anfíbios e répteis, em bruto. Por isso, se não houver autorização, e se alguém desafiar a Lei quanto a essa conduta proibida (exportar para o exterior), estará incorrendo no crime previsto no art. 30 da Lei dos Crimes Ambientais, colacionado, in verbis, a seguir:

13 Art. 30. Exportar para o exterior peles e couros de anfíbios e répteis em bruto, sem a autorização da autoridade ambiental competente: Pena reclusão, de um a três anos, e multa.

14 Não obstante, se houver a exportação para o exterior (saindo do Brasil para outros países) sem autorização de peles e couros de anfíbios e répteis no estado processado (bolsas, jaquetas) e/ou a destinação de peles e couros ocorrer entre os entes federativos (Estados Municípios, Estados Estados, Municípios Municípios), nesse último caso, seja em estado bruto ou processado, a conduta não se aperfeiçoa ao disposto nos arts. 18, da LPF e 30 da LCA, mas sim no tipo previsto no art. 29, inciso III, da Lei dos Crimes Ambientais, transcrito in verbis a seguir:

15 Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena detenção de seis meses a um ano, e multa.

16 FARRA DO BOI A farra do boi não coaduna com o novo Estado democrático de Direito erigido com a Constituição Federal de Isto posto, a invocação de que tal prática é uma manifestação folclórica, popular, cultural e até mesmo histórica não deve ser aceita como juridicamente válida, devido ao fato de a Constituição Federal de 1988, em seu art. 225, 1º, inciso VII, ter proibido, na forma da Lei, as práticas que coloquem em risco a função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade.

17 FARRA DO BOI Logo, se alguém desafiar à Lei e praticar essa conduta, estará incorrendo no crime previsto no art. 32, da Lei dos Crimes Ambientais, que transcrevemos a seguir in verbis:

18 Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, na tivos ou exóticos: Pena detenção, de três meses a um ano, e multa. 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

19 RINHAS DE GALO A jurisprudência do STF é harmoniosa ao afirmar que as rinhas de galo ferem de morte o art. 225, 1º, inciso VII, e, consequentemente, constituem condutas lesivas contra a fauna.

20 No que se refere a essa prática, diversas Leis estaduais tentaram regulamentar as rinhas de galo. Contudo, quase sempre são questionadas pela Procuradoria Geral da República e levadas ao STF, que deferem pela inconstitucionalidade, sob o argumento de que o art. 225, 1º, inciso VII, proíbe, na forma da Lei, as práticas que coloquem em risco a função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade e também porque os hábitos culturais não podem estar acima da proteção ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, direito fundamental de todos, previsto no caput do art. 225, da Constituição Federal de 1988.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 2. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita CAÇA E SUAS MODALIDADES CAÇA PROFISSIONAL CAÇA E SUAS MODALIDADES A caça profissional era permitida pelo Código de Caça

Leia mais

Roteiro da Apresentação. 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões

Roteiro da Apresentação. 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões Roteiro da Apresentação 1. Evolução Histórica 2. Problemas de Aplicabilidade 3. Reflexões Evolução Histórica da Legislação Brasileira Período Colonial (século XVI a XIX) contrabando de animais (rota marítima

Leia mais

Gabinete do Presidente

Gabinete do Presidente Gabinete do Presidente DESPACHO N 018 Trata-se de matéria relevante, razão pela qual converto em Indicação o Projeto de Lei n 4331/2012, de autoria do deputado Pastor Marco Feliciano, que "Acrescenta o

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Proteção à Fauna Lei n 5.197/67 Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita A fauna pode ser conceituada como a reunião dos animais, silvestres ou não, de uma determinada região ou país. A proteção

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA

TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA INQUÉRITO CIVIL N : INTERESSADOS: COMPROMISSÁRIO E POPULAÇÃO EM GERAL OBJETO: MANUTENÇÃO DE PÁSSARO DA FAUNA SILVESTRE EM CATIVEIRO. TERMO DE COMPROMISSO E AJUSTAMENTO DE CONDUTA No dia de de, compareceu

Leia mais

Legislação Penal Crimes ambientais Crimes de preconceito Terrorismo Tortura

Legislação Penal Crimes ambientais Crimes de preconceito Terrorismo Tortura Direito Penal Legislação Penal Crimes ambientais Crimes de preconceito Terrorismo Tortura Crimes Ambientais Lei n. 9.605/98 A Lei n. 9.605/98 traz, além dos crimes ambientais, também as infrações administrativas.

Leia mais

CRIMES CONTRA A FAUNA

CRIMES CONTRA A FAUNA CRIMES CONTRA A FAUNA Amilton MAGATÃO¹ Daiane Aline GONÇALVES² Fernando do Rego BARROS FILHO³ RESUMO: Este artigo abordará pontos importantes a respeito dos crimes contra a Contra a Fauna. Palavras-chave:Crimes.

Leia mais

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: LEI Nº 5.197, de 3/01/1967 Dispõe sobre a proteção à fauna e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1º - Os animais

Leia mais

LEI N 5.197, DE 3 DE JANEIRO DE 1967

LEI N 5.197, DE 3 DE JANEIRO DE 1967 LEI N 5.197, DE 3 DE JANEIRO DE 1967 Dispõe sobre a proteção à Fauna e dá outras providências. Art. 1. Os animais de quaisquer espécies, em qualquer fase do seu desenvolvimento e que vivem naturalmente

Leia mais

PROVA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ QUESTÕES DE DIREITO AMBIENTAL

PROVA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ QUESTÕES DE DIREITO AMBIENTAL PROVA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ QUESTÕES DE DIREITO AMBIENTAL Questão 85: a alternativa correta é a alínea D A questão envolve os requisitos para a criação de uma unidade de conservação. Os requisitos

Leia mais

Prof. Leandro Igrejas.

Prof. Leandro Igrejas. Olá! A prova de legislação especial para PRF veio do jeito que esperávamos. Alguns enunciados, contudo, merecem ressalva, conforme nossos breves comentários a seguir. Forte abraço, Prof. Leandro Igrejas.

Leia mais

A floresta, a fauna e as populações tradicionais. Juarez Pezzuti NAEA/UFPA

A floresta, a fauna e as populações tradicionais. Juarez Pezzuti NAEA/UFPA A floresta, a fauna e as populações tradicionais Juarez Pezzuti NAEA/UFPA juca@ufpa.br Conservação da fauna amazônica em uma pesrpectiva histórica 10 milhões de habitantes antes da invasão européia (Prestes-Carneiro

Leia mais

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Mariana Torres C. de Mello

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Mariana Torres C. de Mello Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos Mariana Torres C. de Mello marianatcm@yahoo.com.br CAPÍTULO 3 Lei nº 9.605/98 - Crimes Ambientais Mariana Torres C. de Mello - marianatcm@yahoo.com.br Responsabilidade

Leia mais

JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM.

JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM. JOÃO MARCOS ADEDE Y CASTRO Promotor de Justiça. Professor Universitário. Mestre em Integração Latino Americana - UFSM. DIREITO DOS ANIMAIS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA Sergio Antonio Fabris Editor Porto Alegre,

Leia mais

Parecer sobre uso de imagem de animais Silvestres e Exóticos

Parecer sobre uso de imagem de animais Silvestres e Exóticos A BRASE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES E COMERCIANTES DE ANIMAIS SILVESTRES E EXÓTICOS COMISSÃO DE NORMAS / OFICIADO COMO PEDIDO DE INFORMAÇÃO À ABRASE PARA A SUPERINTENDÊNCIA DO IBAMA RJ EM SETEMBRO

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 11 Prof. Rodrigo Mesquita Seção III Da Poluição e outros Crimes Ambientais Art. 54. Causar poluição de qualquer

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO CAUTELAR INOMINADA. ERRO DE MÉDICO VETERINÁRIO. PEDIDO DE PRODUÇÃO DE PROVA PERICIAL E FORNECIMENTO DE TRATAMENTO E EVENTUAL INTERVENÇÃO CIRÚRGICA NO ANIMAL

Leia mais

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROJETO DE LEI N o 684, DE 2011 Veda o uso de peles de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, em eventos de moda no

Leia mais

CRIMES AMBIENTAIS. Lei Nº de 12/02/1998

CRIMES AMBIENTAIS. Lei Nº de 12/02/1998 Lei Nº 9.605 de 12/02/1998 Dispõe sobre as sansões penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao maio ambiente, e dá outras providências. Disposições Gerais: V arts. 5º. LXXIII,

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Brasil

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Brasil LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Brasil Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa do autor. Objetivos do Curso Este curso é

Leia mais

PRÁTICA AMBIENTAL Vol. 2

PRÁTICA AMBIENTAL Vol. 2 FREDERICO AMADO Curso de Direito e PRÁTICA AMBIENTAL Vol. 2 2018 Amado - Curso de Direito e Pratica Ambiental - vol. 2-1 ed.indb 3 02/01/2018 10:29:44 28 FAUNA Sumário: 28.1. Definição e competência dos

Leia mais

LEI Nº 5.197, DE 03 DE JANEIRO DE 1967

LEI Nº 5.197, DE 03 DE JANEIRO DE 1967 LEI Nº 5.197, DE 03 DE JANEIRO DE 1967 Dispõe sobre a proteção à fauna e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art.

Leia mais

Salvador 27 de NOVEMBRO de 2008

Salvador 27 de NOVEMBRO de 2008 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS VEIS - IBAMA SUPERINTENDÊNCIA NCIA NA BAHIA SUPES/BA ENCONTRO BAIANO DE ARTESANATO Salvador 27 de NOVEMBRO

Leia mais

Zootecnista Henrique Luís Tavares Chefe Setor de Nutrição da Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Zootecnista Henrique Luís Tavares Chefe Setor de Nutrição da Fundação Parque Zoológico de São Paulo Zootecnista Henrique Luís Tavares Chefe Setor de Nutrição da Fundação Parque Zoológico de São Paulo Histórico da Criação dos Animais x A Arte de Criar os Animais (Zootecnia). Animais Sivestres Nativos

Leia mais

Gregório Assagra de Almeida

Gregório Assagra de Almeida O Ministério Público resolutivo é um canal fundamental para o acesso a uma ordem jurídica realmente legítima e justa. Os membros dessa instituição democrática devem encarar suas atribuições como verdadeiros

Leia mais

MELIPONICULTURA/LEGISLAÇÃO - SÍNTESE

MELIPONICULTURA/LEGISLAÇÃO - SÍNTESE P á g i n a 1 MELIPONICULTURA/LEGISLAÇÃO - SÍNTESE LEGISLAÇÃO FEDERAL: 1967 ATÉ 2011 1967 Lei n. 5.197, de 03 de janeiro de 1967, dispõe sobre a proteção à fauna e dá outras providencias. (antigo Código

Leia mais

LEGISLAÇÃO E DIREITO DOS ANIMAIS TRÁFICO ILEGAL DE FAUNA SILVESTRE E MAUS TRATOS. Carlos Eduardo T. COSTA 1

LEGISLAÇÃO E DIREITO DOS ANIMAIS TRÁFICO ILEGAL DE FAUNA SILVESTRE E MAUS TRATOS. Carlos Eduardo T. COSTA 1 43 LEGISLAÇÃO E DIREITO DOS ANIMAIS TRÁFICO ILEGAL DE FAUNA SILVESTRE E MAUS TRATOS. Carlos Eduardo T. COSTA 1 Falando em nome da Divisão de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico

Leia mais

ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA E O CONTEXTO INTERNACIONAL. André Jean Deberdt Coordenação Geral de Fauna/IBAMA

ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA E O CONTEXTO INTERNACIONAL. André Jean Deberdt Coordenação Geral de Fauna/IBAMA ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS LEGISLAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA E O CONTEXTO INTERNACIONAL André Jean Deberdt Coordenação Geral de Fauna/IBAMA Convenção Sobre Diversidade Biológica Art. 8 Conservação in situ

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEGISLAÇÕES PERTINENTES

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEGISLAÇÕES PERTINENTES LICENCIAMENTO AMBIENTAL LEGISLAÇÕES PERTINENTES O MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 225, CF: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial

Leia mais

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF)

COMPETÊNCIA. poder de polícia. material. legislativa. concorrente (art. 24, CF) PRINCIPAIS TÓPICOS poder de polícia comum (art. 23, CF) material COMPETÊNCIA legislativa concorrente (art. 24, CF) LC 140/2011 Art. 17. Compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 2.905, DE 2011 (Do Sr. Roberto de Lucena)

PROJETO DE LEI N.º 2.905, DE 2011 (Do Sr. Roberto de Lucena) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 2.905, DE 2011 (Do Sr. Roberto de Lucena) Proibe a utilização de animais em pesquisas que possam lhes causar sofrimento físico ou psicológico, relacionadas à produção

Leia mais

PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal

PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PROVA TAREFA 1 PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal Série: 4o ano (3a série) Período: TARDE Data: 17/8/2011 Leia os quadrinhos com atenção!

Leia mais

Excelentíssimo Senhor

Excelentíssimo Senhor Excelentíssimo Senhor capital Doutor Promotor de Justiça do Meio Ambiente da A Seção de São Bernardo do Campo da centenária UIPA, União Internacional Protetora dos Animais, por seu vice-presidente adiante

Leia mais

LEI ID E C RIM I E M S AMB M IE I NTA T IS

LEI ID E C RIM I E M S AMB M IE I NTA T IS LEI DE CRIMES AMBIENTAIS LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Leia mais

Discussão sobre os efeitos da Portaria MMA nº 445, de 17.12.2014

Discussão sobre os efeitos da Portaria MMA nº 445, de 17.12.2014 Audiência Pública Câmara dos Deputados Discussão sobre os efeitos da Portaria MMA nº 445, de 17.12.2014 Brasília, 31 de março de 2015 Lista de espécies ameaçadas Portaria MMA 445/2014 Art. 1º Reconhecer

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A criminalização da conduta de utilizar animais em experiências científicas e em aulas práticas Adel El Tasse* A utilização de animais vivos, com o objetivo de realização de experimentos

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 10. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental. Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 10. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 10 Prof. Rodrigo Mesquita Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta: Pena - reclusão, de dois a quatro

Leia mais

22/9/2010. UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL A RESPONSABILIDADE DO INFRATOR AMBIENTAL NO ÂMBITO PENAL AULA 4

22/9/2010. UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL A RESPONSABILIDADE DO INFRATOR AMBIENTAL NO ÂMBITO PENAL AULA 4 UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 4 A RESPONSABILIDADE DO INFRATOR AMBIENTAL NO ÂMBITO PENAL I- INTRODUÇÃO Resp. PENAL - Lei 9.605/98 Resp. ADMINISTRATIVA Resp. CIVIL

Leia mais

Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016

Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016 Atuação da POLÍCIA FEDERAL no Intercâmbio Internacional de Patrimônio Genético Brasília, 7 de junho de 2016 SUMÁRIO 1 A POLÍCIA FEDERAL: Atribuições e Organização 2 CRIMES RELACIONADOS AO INTERCÂMBIO DE

Leia mais

Acordo de Gestão de Recursos Naturais

Acordo de Gestão de Recursos Naturais Acordo de Gestão de Recursos Naturais Reserva Extrativista do Lago do Capanã Grande Amazonas-AM Fotos: Aquivo Resex Capanã Grande Portaria 226 de 13/09/2013 1 PESCA É permitido pescar dentro da Resex?

Leia mais

A LEI 9605/1998 LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS

A LEI 9605/1998 LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS A LEI 9605/1998 LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS A lei, como seu próprio texto diz Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Leia mais

CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE. Seção I Dos Crimes contra a Fauna

CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE. Seção I Dos Crimes contra a Fauna CAPÍTULO V DOS CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE Seção I Dos Crimes contra a Fauna Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida

Leia mais

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DIREITO AMBIENTAL HISTÓRICO PRINCÍPIOS AMBIENTAIS CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEGISLAÇÃO AMBIENTAL HISTÓRICO Período Pré-Colonial e Colonial 1500/1530 Exploração do Pau-Brasil e Tráfico de Animais Silvestres

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Rede Municipalista

Licenciamento Ambiental. Rede Municipalista Licenciamento Ambiental Rede Municipalista Definições Licenciamento procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2015 Altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, para majorar a pena do crime previsto no art. 29 e criar o tipo penal de tráfico de animais silvestres e de plantas

Leia mais

Tutela Penal do Meio Ambiente

Tutela Penal do Meio Ambiente CURSO Delegado de Polícia Civil do Estado do Pará Nº 07 DATA 31/08/2016 DISCIPLINA Direito Ambiental PROFESSOR Romeu Thomé MONITOR Thaís da Mata AULA 07 - Tutela Penal do Meio Ambiente Tutela Penal do

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da 5ª Região Gabinete do Desembargador Federal Rogério Fialho Moreira

Poder Judiciário Tribunal Regional Federal da 5ª Região Gabinete do Desembargador Federal Rogério Fialho Moreira RELATÓRIO Trata-se de apelação interposta pelo Réu contra a sentença de fls. 176/185, integrada, por força de embargos de declaração, pela sentença de fls. 211/216, que, em ação civil pública proposta

Leia mais

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior

Direito Ambiental OAB. Prof. Rosenval Júnior Direito Ambiental OAB Prof. Rosenval Júnior REVISÃO DE 30 MINUTOS 18 de novembro de 2017 Revisão de Direito Ambiental para o Exame de Ordem Prof. Rosenval Júnior Facebook -> Opção SEGUIR no perfil pessoal

Leia mais

TAMARA ANDRÉIA BOTOVCHENCO RIVERA PROMOTORA DE JUSTIÇA MINISTÉRIO PÚBLICO DE GOIÁS

TAMARA ANDRÉIA BOTOVCHENCO RIVERA PROMOTORA DE JUSTIÇA MINISTÉRIO PÚBLICO DE GOIÁS TAMARA ANDRÉIA BOTOVCHENCO RIVERA PROMOTORA DE JUSTIÇA MINISTÉRIO PÚBLICO DE GOIÁS CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo

Leia mais

Art. 2º O art. 37 do Decreto nº , de 2018, passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 2º O art. 37 do Decreto nº , de 2018, passa a vigorar com a seguinte redação: DECRETO Nº 47.474 DE 22 DE AGOSTO DE 2018 Altera o Decreto nº 47.383, de 2 de março de 2018, que estabelece normas para licenciamento ambiental, tipifica e classifica infrações às normas de proteção ao

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE

CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE CONSTITUIÇÃO FEDERAL E MEIO AMBIENTE 1. INTRODUÇÃO 1.1. A Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988, foi o primeiro texto constitucional brasileiro a mencionar a palavra meio ambiente.

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 PROJETO DE LEI Nº, DE 2015 (Do Sr. Arnaldo Jordy) Altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio

Leia mais

IV - Planta geral, com quadro de áreas, em escala adequada, da implantação do empreendimento, incluindo o sistema de tratamento e disposição final

IV - Planta geral, com quadro de áreas, em escala adequada, da implantação do empreendimento, incluindo o sistema de tratamento e disposição final Resolução SMA - 73, de 2-10-2008 Estabelece os procedimentos para o licenciamento ambiental das atividades de manejo de fauna silvestre, nativa e exótica, no Estado de São Paulo e dá providências correlatas

Leia mais

ANÁLISE RETROSPECTIVA DE DENÚNCIAS DE MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS DOMÉSTICOS NA CIDADE DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL: Dados Preliminares

ANÁLISE RETROSPECTIVA DE DENÚNCIAS DE MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS DOMÉSTICOS NA CIDADE DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL: Dados Preliminares ANÁLISE RETROSPECTIVA DE DENÚNCIAS DE MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS DOMÉSTICOS NA CIDADE DE TRÊS LAGOAS, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL: Dados Preliminares Ana Samira Scarameli Colli Graduanda em Medicina Veterinária,

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 5. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 5. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 5 Prof. Rodrigo Mesquita art. 38. Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo

Leia mais

Decreto nº , de Art. 32 (...)

Decreto nº , de Art. 32 (...) Decreto nº 47.383, de 02.03.2018 Art. 32 A atividade ou o empreendimento em instalação ou em operação sem a devida licença ambiental deverá regularizar-se por meio do licenciamento ambiental em caráter

Leia mais

01. (CONSULPLAN) - Considerando-se a Lei do Meio Ambiente (Lei nº 9.605/98) analise as assertivas:

01. (CONSULPLAN) - Considerando-se a Lei do Meio Ambiente (Lei nº 9.605/98) analise as assertivas: 2 BIMESTRE DIREITO AMBIENTAL ATIVIDADE DE FIXAÇÃO CRIMES AMBIENTAIS 01. (CONSULPLAN) - Considerando-se a Lei do Meio Ambiente (Lei nº 9.605/98) analise as assertivas: I. Nos crimes ambientais, aplica-se

Leia mais

Câmara Municipal de Fortaleza GABINETE VEREADOR MÁRCIO CRUZ

Câmara Municipal de Fortaleza GABINETE VEREADOR MÁRCIO CRUZ PROJETO DE LEI N 2014 0135/2014 Dispõe sobre exibição de animais em estabelecimentos, exposições, shows e eventos similares; proíbe eníregá-los como brindes ou em sorteios, no município de Fortaleza, na

Leia mais

Portaria SEAPPA Nº 93 DE 10/06/2011 (Estadual - Rio Grande do Sul)

Portaria SEAPPA Nº 93 DE 10/06/2011 (Estadual - Rio Grande do Sul) Portaria SEAPPA Nº 93 DE 10/06/2011 (Estadual - Rio Grande do Sul) Data D.O.: 10/06/2011 Estabelece medidas de controle ambiental da ocorrência de javali-europeu, "Sus scrofa" e seus híbridos, e dá outras

Leia mais

Art O recolhimento domiciliar baseia-se na autodisciplina e senso de responsabilidade do condenado, que deverá, sem vigilância, trabalhar,

Art O recolhimento domiciliar baseia-se na autodisciplina e senso de responsabilidade do condenado, que deverá, sem vigilância, trabalhar, Crimes ambientais Lei nº 9.605/98 - Nova Lei de Crimes Ambientais LEI Nº 9.605, 12 de fevereiro de 1998 Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio

Leia mais

Medidas populacionais de bem-estar

Medidas populacionais de bem-estar Não compre! Adote. Medidas populacionais de bem-estar Controle populacional de cães e gatos Cães e gatos domiciliados Cães e gatos domiciliados População de cães e gatos domiciliados no Brasil (2013) -

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Legislação Lei N 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 Lei dos Crimes Ambientais CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º (VETADO) Art. 2º Quem, de qualquer forma, concorre para a prática dos crimes previstos

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Meio Ambiente no Brasil Environmental Crimes Law Lei de Crimes Ambientais LEI N o 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998 - Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades

Leia mais

EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO 1 ANTES EXPORTAÇÃO - Descentralizado -Descentralizado - Sem padronização - Padronizado DEPOIS - Tramitação física de documentos - Totalmente virtual (SISCOMEX e VICOMEX) - Conferência física em 100% dos

Leia mais

Ação Civil Pública Agrotóxicos Área de Proteção Ambiental Atividades Nucleares

Ação Civil Pública Agrotóxicos Área de Proteção Ambiental Atividades Nucleares Ação Civil Pública (Lei 7.347 de 24/07/1985) - Lei de Interesses Difusos, que trata da ação civil pública de responsabilidades por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor e ao patrimônio artístico,

Leia mais

Regulamenta a LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS DECRETO N o 3.179, DE 21 DE SETEMBRO DE 1999.

Regulamenta a LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS DECRETO N o 3.179, DE 21 DE SETEMBRO DE 1999. Regulamenta a LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS DECRETO N o 3.179, DE 21 DE SETEMBRO DE 1999. Dispõe sobre a especificação das sanções aplicáveis às condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras

Leia mais

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS Ricardo Carneiro CRITÉRIOS RIOS CONSTITUCIONAIS DE REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM MATÉRIA AMBIENTAL E MINERÁRIA RIA

Leia mais

CAPÍTULO II - DA RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA E DAS INFRAÇÕES AMBIENTAIS

CAPÍTULO II - DA RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA E DAS INFRAÇÕES AMBIENTAIS RESOLUÇÃO Nº 37, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2005 DOE SP DE 10/12/2005 O Secretário de Estado do Meio Ambiente, considerando os procedimentos de controle e fiscalização das condutas e atividades lesivas ao meio

Leia mais

LEI FEDERAL Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998, A "LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS"

LEI FEDERAL Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998, A LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS LEI FEDERAL Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998, A "LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS" Legislação Lei N 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 Lei dos Crimes Ambientais A Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98,

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 116 DE 08 DE ABRIL DE 2015.

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 116 DE 08 DE ABRIL DE 2015. RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 116 DE 08 DE ABRIL DE 2015. Disciplina a concessão de visto a cientista, pesquisador, professor e ao profissional estrangeiro que pretenda vir ao País para participar das atividades

Leia mais

P L A N O S DIRETORES

P L A N O S DIRETORES LEI DE CRIME AMBIENTAL LEI FEDERAL Nº 9.605, DE FEVEREIRO DE 1998 Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Leia mais

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. LEI FEDERAL Nº 9.605, DE FEVEREIRO DE 1998 Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD IEF Nº 2.749, 15 DE JANEIRO DE 2019

RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD IEF Nº 2.749, 15 DE JANEIRO DE 2019 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD IEF Nº 2.749, 15 DE JANEIRO DE 2019 Dispõe sobre os procedimentos relativos às autorizações para manejo de fauna silvestre terrestre e aquática na área de influência de empreendimentos

Leia mais

Lei Federal Nº 9.605, de fevereiro de O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Lei Federal Nº 9.605, de fevereiro de O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Lei Federal Nº 9.605, de fevereiro de 1998 Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21

Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21 Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21 RESOLUÇÃO - RDC Nº 99, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2008 Dispõe sobre controle de importações e exportações de substâncias e medicamentos sob

Leia mais

Curso: Legislação Ambiental Aplicado a Implantação de Parques Eólicos Exercício Capítulo 3

Curso: Legislação Ambiental Aplicado a Implantação de Parques Eólicos Exercício Capítulo 3 Curso: Legislação Ambiental Aplicado a Implantação de Parques Eólicos Exercício Capítulo 3 Aluno: JOSÉ RICARDO PITANGA NEGRAO (GIS Specialist) 1) Abaixo seguem cinco reportagens extraídas do www.estadão.com.br

Leia mais

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental

Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Analise do Quadro Legal para Conservação da Biodiversidade em Moçambique e Desafios sobre Educação Ambiental Biodiversidade Biodiversidade é a grande variedade de formas de vida, ( animais e Vegetais)

Leia mais

Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 99 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2008(*) Dispõe sobre controle de importações e exportações de substâncias

Leia mais

PROJETO VERDE - LEI 9605/98 LEI DE CRIMES AMBIENTAIS

PROJETO VERDE - LEI 9605/98 LEI DE CRIMES AMBIENTAIS PROJETO VERDE - LEI 9605/98 LEI DE CRIMES AMBIENTAIS CAPÍTULO I Disposições Gerais Art. 1. vetado Art. 2. Quem, de qualquer forma, concorre para a prática dos crimes previstos nesta Lei, incide nas penas

Leia mais

PET ESCOLA. Manual de Orientação para as Escolas Municipais de Porto Alegre

PET ESCOLA. Manual de Orientação para as Escolas Municipais de Porto Alegre Manual de Orientação para as Escolas Municipais de Porto Alegre CÃO Manual de Orientação para as Escolas Municipais de Porto Alegre Considerando que muitas escolas trazem a convivência com os animais no

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos POLÍCIA Unidades de Conservação: aspectos legais, importância, como funciona e outras experiências. Palestrante: Eduardo de Araujo Rodrigues

Leia mais

Base legal: Constitucional: Art. 24, VI; 23,VII e Art. 225, VII

Base legal: Constitucional: Art. 24, VI; 23,VII e Art. 225, VII ANOTAÇÕES SOBRE A FAUNA Base legal: Constitucional: Art. 24, VI; 23,VII e Art. 225, VII Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: VI - florestas, caça,

Leia mais

Act No establishing sanctions against environmental illegal activities

Act No establishing sanctions against environmental illegal activities Lei de Crimes Ambientais Lei nº 9.605 Sancionada dia 12 de fevereiro de 1998 Publicada no Diário Oficial de 13 de fevereiro de 1998, seção 1, página 1. Act No. 9.605 establishing sanctions against environmental

Leia mais

Veja como denunciar maus-tratos praticados contra animais

Veja como denunciar maus-tratos praticados contra animais Veja como denunciar maus-tratos praticados contra animais A Constituição Federal garante a proteção da fauna e veda práticas que submetam os animais à crueldade (artigo 23, inciso VII; e artigo 225, 1º

Leia mais

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

LEI Nº , DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998.

LEI Nº , DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº. 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas

Leia mais

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. LEI 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998 Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. O Presidente da República:

Leia mais

RECOMENDAÇÃO PJ-CEDEF 04/2019

RECOMENDAÇÃO PJ-CEDEF 04/2019 RECOMENDAÇÃO PJ-CEDEF 04/2019 O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, no estrito cumprimento de suas funções institucionais, com fundamento nos artigos 127 e 129, III da Constituição Federal, artigo

Leia mais

LEI Nº 9.605, DE FEVEREIRO DE 1998 CAPÍTULO I

LEI Nº 9.605, DE FEVEREIRO DE 1998 CAPÍTULO I LEI Nº 9.605, DE FEVEREIRO DE 1998 Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N O, DE 2011

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N O, DE 2011 PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N O, DE 2011 (Do Sr. Neri Geller) Susta os efeitos dos dispositivos que cita do Decreto 6.514, de 22 de julho de 2008, o qual dispõe sobre as infrações e sanções administrativas

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 77, DE 7 DE DEZEMBRO 2005

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 77, DE 7 DE DEZEMBRO 2005 INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 77, DE 7 DE DEZEMBRO 2005 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 24, Anexo

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Biodiversidade, patrimônio genético, biossegurança e Parte 3 Prof. Rodrigo Mesquita UTILIZAÇÃO INDEVIDA DE EMBRIÃO HUMANO E SEU

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Agrotóxicos. Lei nº de 1989 Parte 2. Prof.

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Agrotóxicos. Lei nº de 1989 Parte 2. Prof. DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Agrotóxicos Lei nº 7.802 de 1989 Parte 2 Prof. Rodrigo Mesquita O art. 1º, da Lei nº 7.802/1989, estabelece que a pesquisa, a

Leia mais

CONHECIMENTO DA LEI DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS PELA POPULAÇÃO DE FIRMINÓPOLIS/GO¹

CONHECIMENTO DA LEI DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS PELA POPULAÇÃO DE FIRMINÓPOLIS/GO¹ CONHECIMENTO DA LEI DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS PELA POPULAÇÃO DE FIRMINÓPOLIS/GO¹ Lucas Gomes GUIMARÃES* 2, Diogo Alves da Costa FERRO 3, Rafael Alves da Costa FERRO 3, Klayto José Gonçalves dos SANTOS 3,

Leia mais

PONTO 1: Crimes contra o Meio Ambiente PONTO 2: Flora PONTO 3: Unidades de Conservação PONTO 4: Recursos Hídricos 1. CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE

PONTO 1: Crimes contra o Meio Ambiente PONTO 2: Flora PONTO 3: Unidades de Conservação PONTO 4: Recursos Hídricos 1. CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE 1 DIREITO AMBIENTAL DIREITO AMBIENTAL PONTO 1: Crimes contra o Meio Ambiente PONTO 2: Flora PONTO 3: Unidades de Conservação PONTO 4: Recursos Hídricos 1. CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE Art. 29 da Lei 9.605

Leia mais

1. CONSIDERANDO a necessidade de se coibir os crimes de maus tratos contra animais;

1. CONSIDERANDO a necessidade de se coibir os crimes de maus tratos contra animais; Sr. Presidente: 1. CONSIDERANDO a necessidade de se coibir os crimes de maus tratos contra animais; 2. CONSIDERANDO que tal prática tem sido corriqueira em nosso município; 3. CONSIDERANDO a necessidade

Leia mais

LEIS REPETITIVAS PROJETO DE LEI Nº 1598/2008

LEIS REPETITIVAS PROJETO DE LEI Nº 1598/2008 LEIS REPETITIVAS PROJETO DE LEI Nº 1598/2008 EMENTA: DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DE COMERCIALIZAÇÃO E DOAÇÃO DE CÃES, GATOS E OUTROS ANIMAIS DOMÉSTICOS EM PET SHOP'S E CONGÊNERES NO ÂMBITO DO ESTADO DO RIO

Leia mais

Direito Civil Tutela Administrativa do meio Ambiente. Secretário de Diligências do MP/RS

Direito Civil Tutela Administrativa do meio Ambiente. Secretário de Diligências do MP/RS Direito Civil Tutela Administrativa do meio Ambiente Secretário de Diligências do MP/RS Professor Mateus Silveira Facebook: Mateus Silveira mateussilveira.adv@gmail.com PERISCOPE: @profmateussilveira Twitter:

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas

Leia mais

DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITO AUTORAL

DOCUMENTO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITO AUTORAL UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVM FACULDADE INTEGRADA Crimes Ambientais: Dos Crimes Contra Fauna Por: Danyelle dos Anjos Rocha Orientador Prof. Francisco Carrera Rio de Janeiro 2014

Leia mais