SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA COORDENADORIA DE POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA COORDENADORIA DE POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL"

Transcrição

1 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS 1º CICLO 2010 A matriz de referência curricular de Ciências da Natureza para o 1º Ciclo da Rede Municipal de Contagem está organizada em quatro temas: I - Vida e ambiente; II - Corpo Humano e Saúde; III - Tecnologias e Recursos Naturais e IV - Terra e Universo. TEMA I - VIDA E AMBIENTE D1 D2 D3 Descrever o ciclo vital dos seres vivos. Reconhecer a função das partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos). Reconhecer as sementes como estrutura produzida na flor e presentes nos frutos com função de reprodução do vegetal. Na construção desta competência os estudantes devem vivenciar atividades como germinação de girassol, feijão ou de criação de borboletas ou girinos com desenhos e descrições das etapas do ciclo, sequenciar figuras representativas do desenvolvimento, incluindo o do ser humano. Interpretar textos simples sobre o tema, ver filmes, completar quebra cabeças e outros. A avaliação pode ser feita por meio de figuras representativas de diferentes fases do ciclo vital em que o aluno indica fases anteriores ou posteriores ou reconheça características de uma dada etapa do ciclo. Na construção desta competência os estudantes devem desenvolver atividades investigativas em textos didáticos, entrevistas com profissionais da área, montar e explicar painéis para os colegas. A avaliação pode ser feita por meio de situações problemas contextualizadas nas quais, por exemplo, o estudante faça previsão das consequências para a planta da perda das folhas ou da ausência de flor e outros. Na construção desta competência os estudantes devem dissecar uma flor identificando as funções dos órgãos reprodutores, sem necessidade de usar nomes técnicos, obter uma muda de planta, de preferência vivenciada em cultivos feitos na escola. A avaliação pode ser feita com situações problematizadas sobre a obtenção de mudas de uma planta no planejamento de um cultivo.

2 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIÊNCIAS NATURAIS 1º CICLO 2010 TEMA I - VIDA E AMBIENTE N Descritor Comentários D4 D5 D6 D7 Elaborar cadeias alimentares simples a partir de seus elementos. Reconhecer diferentes critérios para agrupar seres vivos. Sequenciar ambientes naturais em diferentes graus de transformação. Reconhecer que os seres vivos modificam o ambiente. Na construção desta competência os estudantes devem montar cadeias alimentares simples como: construção de terrário, utilização de figuras de seres vivos, sequenciando produtor, herbívoros e carnívoros, discutir as sequências possíveis e as improváveis. Interpretar textos didáticos e resolver exercícios. A avaliação pode ser feita por meio de figuras de seres vivos em que o estudante elabore a sequência do fluxo de energia e reconheça o sentido da seta do fluxo. Na construção desta competência os estudantes devem vivenciar situações de observação e identificação, comparando as características externas do corpo entre os seres vivos, indicando semelhanças e diferenças. A avaliação pode ser feita em situações nas quais são apresentados grupamentos de seres e o estudante reconhece os critérios usados para constituir os grupos. Na construção desta competência os estudantes devem reconhecer características de ambiente em diferentes graus de transformação, como floresta, fazenda e cidade, usando principalmente o critério de maior ou menor diversidade. A avaliação pode ser feita com figuras de paisagens em que os estudantes possam sequenciar os ambientes com maior ou menor diversidade. Na construção desta competência os estudantes devem realizar atividades de observação, catalogação e indicação de alterações produzidas por seres vivos no ambiente, como alteração de umidade, sombreamento, temperatura, melhoramento de solo. A avaliação pode verificar se o estudante relaciona a importância dos seres vivos no solo para aumentar a permeabilidade, a porosidade, a umidade e a fertilidade, e se reconhece características de ambientes arborizados em áreas urbanas.

3 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 1º CICLO 2010 TEMA I - VIDA E AMBIENTE D8 Analisar, em situações problemas, a necessidade que os seres vivos possuem de água, ar, luz e energia, bem como a interação entre eles. Na construção desta competência os estudantes devem realizar experimentos, observar terrários, ler textos, ver filmes, discutir situações problemas e fazer previsão das consequências de alterações no ambiente, no comportamento dos seres vivos, como a necessidade de luz para plantas verdes, de água para todos os seres, entre outros. A avaliação pode ser feita com situações contextualizadas e problematizadas para o estudante identificar o que aumentou a produtividade de uma planta, o que provocou a morte de um animal, ou condições necessárias para manter um ser vivo. TEMA II CORPO HUMANO E SAÚDE D9 D10 Relacionar os hábitos de higiene corporal e exercícios físicos com a promoção de saúde. Identificar a ingestão diversificada de frutas, verduras, grãos, carnes e água filtrada como alimentação saudável. Na construção desta competência os estudantes devem realizar atividades de investigação orientadas pelo professor em que possam elaborar quadros, relacionando causas e consequências entre cuidados com o corpo e promoção de saúde. A avaliação pode ser feita por meio de situações contextualizadas como hábitos para evitar cáries, a prática de exercícios físicos para promoção da saúde mental e a facilitação do desenvolvimento muscular, dentre outros. Na construção desta competência os estudantes devem realizar atividades de investigação sobre o papel de nutrientes no desenvolvimento e proteção do corpo, bem como a importância de ingerir água tratada. Na escola, devem ser estimuladas refeições diversificadas, como modelo, aproveitando esses momentos para conversar sobre a importância da alimentação de qualidade. A avaliação pode ser feita por meio de situações problematizadas e contextualizadas em que o estudante identifique os valores de alimentos do cotidiano, na saúde.

4 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 1º CICLO 2010 TEMA II CORPO HUMANO E SAÚDE D11 Interpretar tabelas com valores nutricionais 1 alimentos. de Devem realizar atividades de interpretação de tabelas e rótulos de alimentos. Comparar alimentos saudáveis com os menos saudáveis. A avaliação pode ser feita por meio de reconhecimento de rótulos de alimentos com mais gordura ou menos açúcar, e outros. D12 Relacionar o aumento dos batimentos cardíacos e da respiração quando fazemos exercícios físicos. Na construção desta competência os estudantes devem realizar atividades de medida de batimentos cardíacos e de inspiração por minuto, antes e após atividades físicas. A avaliação pode ser feita com representações figurativas de pessoas em diferentes atividades em que o estudante possa indicar em qual delas o ritmo do coração e da respiração é menor ou maior. TEMA III TECNOLOGIAS E RECURSOS NATURAIS D13 Identificar a origem dos diversos tipos de recursos materiais: plástico, areia, argila, ferro, alumínio, algodão, fibras, vegetais, metal e os objetos que fazemos com eles. Na construção desta competência os estudantes devem realizar atividades com uma grande diversidade de objetos, indicando de quais materiais são feitos e investigar a origem do material usado na produção do objeto. A avaliação pode ser feita, por exemplo, por meio de apresentação de um objeto em que o estudante deve indicar o tipo de material de que ele é feito e como/onde se consegue esse material. 1 O estudante deve conceituar segurança alimenta nutricional sustentável e direito humano à alimentação adequada.

5 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 1º CICLO 2010 TEMA III TECNOLOGIAS E RECURSOS NATURAIS D14 D15 D16 D17 Descrever o ciclo da água. Identificar mudanças de estado físico em situações do cotidiano. Sequenciar etapas de transformação de matéria-prima mineral, vegetal ou animal. Identificar diferentes tipos de energia (elétrica, cinética, química, eólica). Na construção desta competência os estudantes devem realizar observações de um terrário lacrado e descrever a evaporação e condensação. Ler textos complementares e analisar esquemas que representam o ciclo. A avaliação deve ser feita em situações problematizadas e contextualizadas como, por exemplo, explicando por que a água não vai acabar. Na construção desta competência os estudantes devem realizar experimentos diversos como acelerar a secagem de um papel, derreter um gelo, congelar um liquido. A avaliação pode ser feita por meio de situações problematizadas e contextualizadas de situações cotidianas que alteram o estado físico dos materiais. Na construção desta competência os estudantes devem realizar visitas em fábricas como: iogurte, queijo, papel ou investigar em bibliografias adequadas e ilustradas as transformações de materiais mais comuns no cotidiano. A avaliação pode ser feita por meio de situações problematizadas e contextualizadas sobre as etapas de transformação de algum material estudado. Na construção desta competência os estudantes devem realizar exercícios, reconhecendo o tipo de energia que possibilitou a lâmpada acender, o radio funcionar, a energia que ocorre numa chama e outros. A avaliação pode ser feita por meio de situações problematizadas e contextualizadas com a identificação do tipo de energia que promoveu determinado acontecimento.

6 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 1º CICLO 2010 TEMA IV TERRA E UNIVERSO D18 D19 Reconhecer que a Terra se move e nós nos movemos sobre ela. Relacionar o movimento de rotação com a ocorrência do dia e da noite. Na construção desta competência os estudantes devem montar modelos da Terra com uma bola ou um globo e indicar, com alfinetes, a localização das pessoas ou coisas, produzindo movimentos de rotação. Observar simulações na internet. Ver filmes de conquista espacial. A avaliação pode ser feita com desenhos do planeta em que o estudante localize, em diferentes situações, pessoas ou coisas, em diversas posições na Terra. Na construção desta competência os estudantes devem realizar atividades com planetário escolar, ou montando modelos com Terra e Sol, realizando simulações. Observar, na internet ou em filmes, o movimento de rotação da Terra. A avaliação pode ser feita em situações contextualizadas e problematizadas, como explicar a ocorrência de diferença de horários em diferentes partes da Terra.

7 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 2º CICLO 2010 A matriz de referencia curricular de Ciências da Natureza para o 2º Ciclo da Rede Municipal de Contagem está organizada em quatro temas: I - Vida e ambiente; II - Corpo Humano e Saúde; III - Tecnologias e Recursos Naturais e IV - Terra e Universo. TEMA I VIDA E AMBIENTE D20 D21 Comparar o desenvolvimento pré-natal dos animais: vivíparos, nos mamíferos, e ovíparos, em aves, insetos e outros. Diferenciar os elementos de uma cadeia alimentar (produtor, herbívoros e carnívoros) e a dependência existente entre eles. Na construção desta competência os estudantes devem investigar, registrar e listar as diferentes formas de desenvolvimento embrionário nos seres vivos; comparar os que apresentam desenvolvimento diferente e os que apresentam desenvolvimento semelhante, em relação às principais estruturas, como presença de casca e alimento nos ovos, de cordão umbilical e placenta, nos vivíparos, utilizando figuras que caracterizam o desenvolvimento embrionário de diversos representantes do reino animal. A avaliação pode ser feita por meio de problemas contextualizados em que o estudante reconheça as diferenças entre os desenvolvimentos pré-natais. Na construção desta competência os estudantes devem fazer atividades, analisando equilíbrio e desequilíbrio em cadeias alimentares; fazer previsões sobre o que pode acontecer com as populações de cada nível, quando um dos elos é alterado; ler e discutir textos que analisam a ocorrência de pragas na agricultura, causas de extinção e outros desequilíbrios. A avaliação pode ser feita por meio de problemas contextualizados em que o estudante produza uma explicação para a alteração de populações em cada situação, ou faça previsão do que poderá acontecer.

8 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 2º CICLO 2010 TEMA I VIDA E AMBIENTE D22 D23 D24 Analisar a poluição da água, do solo e do ar, em situações problemas. Explicar causas de enchentes em situações problemas. Exemplificar doenças de veiculação hídrica mais comuns na comunidade. Na construção desta competência os estudantes devem fazer atividades de coleta de informações sobre a situação local; discutir as causas e consequências das alterações ambientais; entrevistar pessoas; analisar reportagens, figuras (erosão, esgoto na água, e outros); elaborar registros e relatar dados coletados para os colegas. Jogos com situações problematizadas e filmes são alternativas de abordagem do tema. A avaliação deve ser feita por meio de problemas contextualizados em que os estudantes façam previsão e produzam explicações para as causas ou consequências de uma dada alteração ambiental. Na construção desta competência os estudantes devem desenvolver atividades de discussão de situações de ocorrência de enchentes como desmatamento, lixo, erosão, por meio de reportagens e figuras selecionadas. A avaliação deve ser feita por meio de problemas contextualizados em que o estudante faça previsão e produza explicação para as causas de enchentes. Na construção desta competência os estudantes devem realizar atividades investigativas sobre o ciclo das doenças comuns na comunidade relacionadas com a água, elaborar cartilhas sobre as doenças e as formas de contaminação da água e das pessoas. A avaliação dever ser feita por meio de situações problemas em que o estudante possa estabelecer relação entre ações preventivas e saúde relacionada aos cuidados com a água.

9 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 2º CICLO 2010 TEMA I VIDA E AMBIENTE D25 D26 D27 Analisar a existência de microrganismos em alimentos, vegetais e animais em decomposição, nas doenças humanas, na água não tratada e em situações cotidianas como na produção de pão e coalhadas. Identificar as funções das partes de uma planta, bem como os diversos processos reprodutivos dos vegetais. Compreender a fotossíntese como processo importante para a vida. Na construção desta competência os estudantes devem realizar atividades experimentais que apresentem evidências da existência dos microrganismos (como produção de gás carbônico); da ação dos microrganismos na decomposição; da produção de coalhada ou pão, usando levedos e investigação sobre microrganismos que causam doenças (as mais comuns na comunidade). A avaliação pode ser feita por meio de situações problematizadas e contextualizadas em que o estudante reconheça os processos que não acontecem na ausência dos microrganismos. Na construção dessa competência, os estudantes devem desenvolver atividades investigativas, como construção de um herbário, de uma horta, de uma estufa, de terrário, trabalhos de campo e outros. A avaliação pode ser feita por meio de situações problematizadas e contextualizadas em que o estudante identifique as partes da planta e as suas funções, bem como as estratégias de reprodução. Na construção dessa competência, os estudantes devem desenvolver atividades experimentais para visualizar, em microscópio, estruturas como estômatos (capim cidreira), cloroplastos (folha de planta aquática Elodea sp.); em um recipiente transparente, visualizar o processo da fotossíntese (formação de bolhas), utilizando a planta aquática Elodea sp. A avaliação pode ser feita por meio de situações problematizadas e contextualizadas em que o estudante compreenda a importância da fotossíntese na produção de oxigênio e de alimentos, bem como os fatores que influenciam esse processo.

10 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 2º CICLO 2010 TEMA II CORPO HUMANO E SAÚDE D28 D29 D30 Localizar, em seu próprio corpo, os órgãos dos sistemas de nutrição, de proteção e de locomoção. Descrever, de forma simples, as funções dos principais órgãos do corpo humano. Reconhecer o processo de alimentação 2 como forma de obtenção de matérias e energia para o funcionamento e crescimento do corpo. Na construção desta competência os estudantes devem desenvolver atividades de reconhecimento do próprio corpo, elaborar desenhos, analisar painéis. A avaliação pode ser feita por meio de figuras do corpo em que o estudante identifique ou localize um determinado órgão. Na construção desta competência os estudantes devem elaborar modelos (por exemplo, de interação ossos e músculos, dos pulmões, e outros); realizar experimentos de ação de enzima da digestão; observar órgão como coração de galinha e investigar, em textos didáticos, as funções dos órgãos dos sistemas. Elaborar textos sobre a integração dos sistemas. A avaliação deve ser feita por meio de situações contextualizadas e problematizadas em que os estudantes possam relacionar a função, ou disfunção, do órgão aos reflexos nas atividades do organismo. Na construção desta competência os estudantes devem analisar rótulos de alimentos e investigar a função de alguns nutrientes no corpo humano, elaborando um quadro e apresentando para os colegas. Entrevistas com nutricionistas e leituras e interpretação de textos didáticos, também complementam esta construção. A avaliação pode ser feita em situações contextualizadas e problematizadas (comparando tabelas e deficiências orgânicas) em que o estudante possa analisar e interpretar, sem uso de memorização da função de cada nutriente. 2 O estudante deve reconhecer que a procedência dos alimentos se tornou um assunto atual, uma vez que o transporte tem custo elevado, tanto ambiental quanto financeiro. Assim, é de fundamental importância identificar alimentos produzidos na região, no Brasil e no exterior; reconhecer a realidade e a importância dos agricultores urbanos e familiares do município de Contagem; reconehcer o acesso à água como um dos direitos humanos essenciais à produção de alimentos; identificar as causas e consequências da fome no mundo e no Brasi; reconhecer tecnologias e práticas de cultivo de alimentos agroecológicos no município e região metropolitana; reconhecer tecnologias bioenergéticas de aproveitamento de recursos naturais e locais na prespectiva do equilíbrio ambiental.

11 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 2º CICLO 2010 TEMA II CORPO HUMANO E SAÚDE N Descritor Comentários D31 D32 D33 D34 Analisar cardápios utilizando a pirâmide nutricional. Explicar o aumento dos batimentos cardíacos e da respiração, quando fazemos exercícios físicos. Identificar mudanças do corpo na adolescência. Identificar os órgãos do sistema reprodutor humano. Na construção desta competência os estudantes devem realizar atividades de interpretação da pirâmide alimentar; realizar desenhos; conversar com especialistas sobre a construção da pirâmide; fazer relatos de questões polêmicas e outros. A avaliação deve ser feita com questões sobre a interpretação da pirâmide. Na construção desta competência os estudantes devem realizar investigação sobre a integração dos sistemas digestório, circulatório e respiratório. Analisar e discutir essa integração. A avaliação deve ser feita com desafios, por exemplo, pedir ao estudante que relate o que seja uma anemia e que identifique o cansaço da pessoa anêmica, por meio de uma falha na integração dos sistemas. Na construção desta competência os estudantes devem elaborar investigação em textos didáticos, fazer comparações entre corpos de diferentes idades, elaborar desenhos e discutir em sala as características orgânicas próprias da adolescência. Conversar com especialistas sobre as alterações ocorridas no período da adolescência. A avaliação pode ser feita mediante a identificação, em uma lista de características, aquelas que são próprias da adolescência. Na construção desta competência os estudantes devem interpretar painéis do sistema reprodutor, investigar as funções dos órgãos e elaborar desenhos indicando os órgãos com uma de suas funções. A avaliação pode ser feita com figuras representativas do sistema reprodutor masculino ou feminino para o estudante identificar o órgão indicado.

12 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 2º CICLO 2010 TEMA II CORPO HUMANO E SAÚDE N Descritor Comentários D35 Relacionar uso de preservativos com o controle de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Na construção desta competência os estudantes devem investigar alguns métodos contraceptivos e compará-los em relação à proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A avaliação deve ser feita com situações contextualizadas para que o estudante indique ocorrências ou não de doenças, com o uso ou não uso de camisinha. TEMA III TECNOLOGIAS E RECURSOS NATURAIS D36 D37 Reconhecer que os objetos são feitos de materiais diferentes de acordo com suas propriedades. Reconhecer as transformações de energia em diferentes situações. Na construção desta competência os estudantes devem realizar atividades investigativas de propriedades dos materiais do cotidiano como condutividade elétrica e térmica, e relacionálos com as funções dos objetos em que eles aparecem. Analisar situações contextualizadas, como propriedade dos materiais para produção de vestuário, calçado, panelas,e outros. A avaliação pode ser feita, por exemplo, por meio de apresentação de um objeto em que o estudante deve indicar de qual material ele não pode ser feito, ou que características o material possui que o torna mais adequado ao objeto. Na construção desta competência os estudantes devem realizar diversos exercícios identificando os tipos de energia e suas transformações. Descrever as transformações em uma hidrelétrica, termoelétrica e usinas eólicas. A avaliação pode ser feita com uma situação do cotidiano para que o estudante identifique os tipos de energia envolvidos no processo.

13 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 2º CICLO 2010 TEMA III TECNOLOGIAS E RECURSOS NATURAIS N Descritor Comentários D38 D39 D40 D41 Relacionar a ocorrência da sombra com a presença da luz e de objetos opacos. Relacionar as etapas do tratamento da água com separação de misturas. Reconhecer métodos de separação de mistura em situação problema: catação, decantação, evaporação e filtração. Interpretar a combustão e a decomposição como reações químicas de transformação dos materiais. Na construção desta competência os estudantes devem realizar experimentos para concluir que as sombras não ocorrem na ausência de luz e na presença de corpos transparentes. A avaliação pode ser feita em situações problemas, com figuras ou descrição de situações para que o estudante identifique a ocorrência ou não de uma sombra. Na construção desta competência os estudantes devem realizar experimentos de decantação e filtração de água barrenta. Observar os materiais separados e relatar a eficiência dos métodos. A avaliação deve ser feita com figuras ou descrição de situações contextualizadas para que o estudante reconheça o método de separação utilizado ou faça uma proposta do método que deva ser utilizado. Na construção desta competência os estudantes devem realizar diferentes atividades experimentais, serem desafiados com problemas cotidianos sobre como separar misturas diversas, principalmente usando a catação, decantação, evaporação e filtração; desenhar, relatar e sistematizar os resultados das atividades. A avaliação deve ser feita com situações contextualizadas e problematizadas para que o estudante indique o método para separar as misturas. Na construção desta competência os estudantes devem realizar experimentos e interpretar o destino dos materiais durante a queima de uma vela, a decomposição de uma casca enterrada (acompanhar a decomposição e descrevê-la). A avaliação deve ser feita em contextos em que os resultados são descritos e que o estudante relacione, por exemplo, a produção de gás como evidência da transformação dos materiais.

14 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 2º CICLO 2010 TEMA III TECNOLOGIAS E RECURSOS NATURAIS N Descritor Comentários D42 Reconhecer as principais formas de utilização de produtos animais pelo homem para obtenção de alimentos, vestuário e criação retirados da natureza. Na construção desta competência os estudantes devem realizar atividades de identificar produtos de origem animal, visitando fazendas, fábricas ou assistindo a filmes, ou interpretando diagramas de transformações e/ou sobre as técnicas usadas nas transformações de produtos animais. Identificar, através de figuras, a origem dos materiais como leite, blusa de couro, brinco de escama e outros. A avaliação pode ser feita com situações contextualizadas e problematizadas sobre as transformações dos produtos para que o estudante indique a importância de uma determinada etapa do processo. TEMA IV TERRA E UNIVERSO D43 D44 Relacionar o movimento de translação da Terra com as estações do ano. Relacionar a queda de objetos com a força da gravidade. Na construção desta competência os estudantes devem realizar atividades orientadas com o planetário ou modelos desenvolvidos pelo professor para explicar o movimento de translação e a importância da inclinação da Terra para ocorrência das estações. Filmes e simulações também podem ser obtidos na internet. A avaliação pode ser feita por meio de desenhos ou descrições de situações para que o estudante indique a estação em determinada região da Terra de acordo com sua localização espacial. Na construção desta competência os estudantes devem investigar o significado de força de gravidade. A avaliação deve ser feita apresentando contextos ou problemas para que o estudante possa relacionar a explicação com a ocorrência da força da gravidade como, por exemplo, por que a Lua não cai na Terra?

15 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 3º CICLO 2010 A matriz de referência curricular de Ciências da Natureza para o 3º. Ciclo da Rede Municipal de Contagem está organizada em quatro temas: I - Vida e ambiente; II - Corpo Humano e Saúde; III - Tecnologias e Recursos Naturais; IV - Terra e Universo. TEMA I VIDA E AMBIENTE I.1 Diversidade de Vida e de Ambientes D45 D46 Reconhecer a importância da água, do alimento, da temperatura e da iluminação nos ambientes. Identificar ambientes brasileiros aquáticos e terrestres, a partir de características de animais e vegetais presentes nesses ambientes. Explorar situações de insucesso para o desenvolvimento dos seres vivos na falta de água, alimento, temperatura e luz. Explorar exemplos de características de animais e vegetais bem como a sua relação com adaptações nos ambientes aquáticos e terrestres. D47 Descrever teias alimentares em diferentes ambientes Explorar diagramas de teias alimentares da fauna e flora brasileiras. D48 D49 D50 Reconhecer a decomposição como uma atividade de bactérias e de fungos que promovem o apodrecimento de alimentos ou restos de seres vivos. Identificar estruturas e comportamentos de adaptação dos seres vivos e relacioná-las com os ambientes em que esses seres habitam. Relacionar a adaptação como um conjunto de características que aumentam as chances de sobrevivência dos seres vivos. Explorar imagens com situações do cotidiano como apodrecimento de alimentos ou putrefação de seres vivos com evidências de fungos e bactérias. Explorar imagens de ambientes relacionando-os com os seres vivos e suas características adaptativas. Explorar imagens que identifiquem características adaptativas dos seres vivos.

16 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 3º CICLO 2010 TEMA I VIDA E AMBIENTE I.1 Diversidade de Vida e de Ambientes D51 D52 Interpretar informações de diferentes fontes sobre transformações nos ambientes provocadas pela ação humana e o risco de extinção de espécies. Identificar as características básicas dos diferentes grupos de seres vivos (animais e vegetais). Explorar exemplos do cotidiano de ação humana e extinção de espécies. Explorar imagens comparativas de características básicas dos diferentes grupos de seres vivos. TEMA I VIDA E AMBIENTE I.2 Energia nos ambientes D53 D54 D55 D56 Descrever fenômenos e processos em termos de transformação de energia. Identificar as transformações de energia em uma hidrelétrica. Reconhecer o crescimento do consumo de energia através dos tempos. Reconhecer fontes de energia (combustíveis fósseis, biomassa, queda d água) e compreender que algumas são renováveis e outras não. Explorar contextos do cotidiano como em aparelhos eletrodomésticos em que é possível verificar transformação de energia. Explorar imagens de hidrelétricas para identificar as transformações de energia. Explorar gráficos com dados sobre o consumo de energia ao longo do tempo. Explorar situações exemplares das diferentes fontes de energia para serem identificadas como renováveis ou não.

17 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 3º CICLO 2010 TEMA I VIDA E AMBIENTE I.2 Energia nos ambientes N Descritor Comentários D57 D58 D59 D60 D61 D62 D63 D64 Associar impactos ambientais devido ao uso intensivo de diversas fontes de energia disponíveis. Identificar o Sol como fonte de energia na Terra. Associar a presença dos vegetais no início das teias alimentares Reconhecer que todos os seres vivos possuem processos de obtenção de energia. Identificar alimento como fonte de energia. Relacionar situações de desequilíbrio nas teias com mudanças no ambiente. Associar o efeito estufa com interferência humana no ciclo do carbono. Compreender a gravidade da questão energética no mundo. Explorar textos que descrevem impactos ambientais provocados pelo uso intensivo de algumas fontes de energia. Explorar situações em que o Sol é a fonte de energia para processos biológicos como a fotossíntese e outros. Explorar imagens que apresentem os vegetais como produtores nas teias alimentares. Explorar situações em que os seres vivos usam processos diferentes para obtenção de energia (respiração, fermentação e outros.). Explorar situações do cotidiano em que o alimento é uma fonte de energia, como por exemplo, rótulos. Explorar imagens de desequilíbrio nas teias relacionadas com mudanças no ambiente. Explorar imagens de atividade humana (indústria, carro, avião, pecuária, dentre outros.) relacionada com o efeito estufa. Explorar textos e figuras que demonstrem o uso e/ou o mal uso da energia no cenário mundial.

18 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 3º CICLO 2010 TEMA I VIDA E AMBIENTE I.2 Energia nos ambientes D65 Identificar atitudes e procedimentos capazes de, no plano individual, contribuir para o uso consciente da energia. Explorar textos que examinam alternativas energéticas e medidas relacionadas ao uso racional de energia, tanto no pessoal quanto no social, promovendo o desenvolvimento sustentável. TEMA I VIDA E AMBIENTE I.3 Solos D66 D67 D68 D69 Relacionar a presença de húmus com a fertilidade dos solos e as queimadas com a perda dessa fertilidade em função da morte dos seres vivos. Analisar ações humanas e efeitos de intemperismo à erosão do solo. Explicar técnicas de conservação do solo. Analisar a permeabilidade do solo e as consequências de sua alteração em ambientes naturais ou transformados pelo ser humano. Explorar uso de textos e figuras que mostram a formação de solos. Explorar situações que descrevem a ação de queimadas e suas consequências na erosão do solo. Explorar textos que apresentam técnicas de conservação do solo e o motivo pelo qual elas têm efeito na conservação dele. Explorar situações de experimentos sobre a permeabilidade do solo e sua fertilidade.

19 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 3º CICLO 2010 TEMA I VIDA E AMBIENTE I.4 Mecanismos de Herança D70 D71 D72 Compreender que o meio ambiente pode alterar o fenótipo de um indivíduo. Associar o processo da hereditariedade como a transmissão de características de pais para seus filhos. Analisar no trabalho de Mendel, o fenômeno da herança genética na transmissão dos caracteres hereditários. Explorar características como cor da pele, cicatriz, orelha furada e outras como herdadas ou modificadas pelo ambiente. Explorar exemplos de genealogia de famílias sobre uma dada característica. Explorar textos que descrevem etapas da 1ª Lei de Mendel. TEMA I VIDA E AMBIENTE I.5 Evolução dos Seres Vivos D73 D74 Relacionar informações obtidas por meio do estudo dos fósseis a características da Terra, no passado, seus habitantes e ambientes. Associar processos de seleção natural ao fenômeno da evolução dos seres vivos, a partir de descrições de situações reais. Explorar imagens e textos que apresentam os fósseis como evidência do passado da Terra. Explorar exemplos de processos de seleção natural e a evolução dos seres vivos.

20 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 3º CICLO 2010 TEMA I VIDA E AMBIENTE I.5 Evolução dos Seres Vivos D75 Analisar as explicações de Darwin e Lamarck sobre a evolução. Explorar textos que apresentam explicações de Darwin e Lamarck sobre a evolução dos seres vivos. TEMA II CORPO HUMANO E SAÚDE II.1 Sistemas e sexualidade D76 D77 D78 D79 Identificar e dar nomes de sistemas ou órgãos do organismo humano em representações figurativas. Reconhecer a importância do transporte e da absorção dos nutrientes na compreensão da nutrição humana. Reconhecer que o sangue é composto principalmente por água, onde se encontram dissolvidos materiais nutritivos e restos do metabolismo. Associar a manutenção das condições internas do corpo com a eliminação de resíduos através da urina e do suor. Explorar figuras que mostram a localização de sistemas e órgãos do corpo humano. Explorar imagens que mostram o transporte e a absorção dos nutrientes. Explorar tabelas que indicam os componentes do sangue. Explorar dados quantitativos que mostram a presença de alguns materiais no sangue e sua eliminação na urina.

21 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 3º CICLO 2010 TEMA II CORPO HUMANO E SAÚDE II.1 Sistema e sexualidade N Descritor Comentários D80 D81 Identificar as doenças humanas comuns veiculadas pela água, solo, ar e alimentos. Analisar mecanismos de integração de sistemas em situações cotidianas. Explorar imagens de situações que são propícias a doenças veiculadas pela água, solo, ar e alimentos. Explorar imagens que associam a integração de diferentes sistemas do corpo humano. D82 Reconhecer diferentes comportamentos de corte. Explorar situações que apresentam comportamento de atração entre parceiros. D83 D84 D85 D86 D87 Identificar os órgãos do sistema reprodutor no corpo humano e imagens figurativas. Associar mudanças hormonais ao amadurecimento sexual, durante a puberdade, surgimento de características sexuais secundárias e possibilidade de gravidez. Caracterizar o ciclo menstrual regular, conhecendo sua duração média e os principais eventos, durante a ovulação e a menstruação. Identificar os principais métodos contraceptivos, relacionando-os às doenças sexualmente transmissíveis e a AIDS. Reconhecer diferentes formas de orientação sexual. Explorar em imagens a identificação de órgãos do sistema reprodutor humano e suas funções. Explorar imagens que identificam características sexuais secundárias e possibilidades de gravidez. Explorar o ciclo menstrual em diagrama, indicando os principais eventos. Explorar imagens que apresentam os contraceptivos e sua ação. Explorar as diversas formas de orientação sexual, por meio de textos, imagens, filmes, palestra e outros.

22 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 3º CICLO 2010 TEMA II CORPO HUMANO E SAÚDE II.2 Visão e fenômenos luminosos D88 D89 D90 Identificar a estrutura do olho humano e a função da retina. Analisar o processo da visão e sua relação com o funcionamento do cérebro. Associar a formação de sombras com a propagação retilínea da luz. Explorar imagens do olho humano e seu funcionamento. Explorar imagens do olho humano e sua relação com o cérebro. Explorar imagens de formação de sombras e a propagação da luz. D91 Relacionar a reflexão da luz com as cores dos objetos. Explorar situações problemas da reflexão da luz e cores de objetos. TEMA II CORPO HUMANO E SAÚDE II.3 Som e Audição D92 D93 D94 Utilizar o modelo ondulatório para interpretar qualidades do som (intensidade, frequência e timbre). Relacionar estruturas básicas do ouvido humano com suas funções. Reconhecer a participação do cérebro no processo de audição Explorar situações problemas de ondas para interpretar intensidade, frequência e timbre. Explorar imagens do ouvido humano e seu funcionamento. Explorar imagens do ouvido humano e sua relação com o cérebro.

23 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 3º CICLO 2010 TEMA II CORPO HUMANO E SAÚDE II.4 Sistema Nervoso D95 Descrever a estrutura do sistema nervoso. Explorar imagens que identificam a estrutura do sistema nervoso. D96 Explicar a transmissão de impulsos nervosos. Explorar diagrama esquemático da transmissão do impulso nervoso. D97 Relacionar o efeito das drogas com a alteração do funcionamento do sistema nervoso e suas consequências no convívio social. Explorar exemplos de drogas e seu efeito no sistema nervoso. TEMA II CORPO HUMANO E SAÚDE II.5 Regulações térmicas D98 Analisar situações que permitem diferenciar temperatura de calor. Explorar exemplos que permitem diferençar calor de temperatura. D99 Explicar equilíbrio térmico. Explorar exemplos que identificam equilíbrio térmico. D100 Reconhecer isolantes térmicos. Explorar exemplos de materiais que são isolantes térmicos. D101 Exemplificar adaptações dos seres vivos com a regulação de temperatura. Explorar exemplos de características adaptativas de seres vivos que permitem regular a temperatura do corpo.

24 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 3º CICLO 2010 TEMA III TECNOLOGIAS E RECURSOS NATURAIS III.1 Constituição dos materiais e o modelo corpuscular da matéria D102 Caracterizar os estados físicos da matéria. Explorar imagens com características dos estados físicos da matéria. D103 D104 Reconhecer o estado coloidal como característico, por exemplo, das nuvens e neblina. Diferenciar átomo, elemento químico, molécula, substância e mistura. Explorar textos que descrevem o estado coloidal. Explorar textos que diferenciam átomo, elemento químico, molécula, substância e mistura. D105 Identificar as substâncias constituintes dos seres vivos. Explorar textos que descrevem substâncias constituintes dos seres vivos. D106 D107 D108 D109 Reconhecer elementos químicos como constituintes básicos dos materiais. Aplicar processos que visam à separação dos componentes de uma mistura. Identificar as propriedades dos materiais relacionando com seu uso Diferenciar misturas de substâncias a partir de suas propriedades físicas e químicas, bem como em substâncias compostas e simples. Explorar exemplos de materiais e sua composição química Explorar situações do cotidiano que se utilizam processos de separação de mistura Explorar exemplos de materiais, seu uso de acordo com a sua propriedade. Explorar situações do cotidiano para distinguir misturas simples e compostas a partir de suas propriedades. D110 Identificar as características do ar e suas propriedades. Explorar situações do cotidiano em que se usam as propriedades do ar.

25 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 3º CICLO 2010 TEMA III TECNOLOGIAS E RECURSOS NATURAIS III.1 Constituição dos materiais e o modelo corpuscular da matéria D111 Reconhecer a ocorrência de uma reação química. Explorar situações do cotidiano em que ocorre uma reação química D112 D113 D114 Relacionar a reciclagem dos materiais com a preservação ambiental. Explicar dissolução, crescimento dos cristais, difusão, dilatação e mudanças de estados físicos, usando o modelo cinético das partículas. Diferenciar distanciamento, força de atração e movimento das partículas em cada um dos estados físicos. Explorar exemplos de reciclagem de material que contribuem para a preservação ambiental. Explorar o modelo cinético de partículas para explicar mudanças de estados físicos, difusão, dissolução, e outros. Explorar imagens que retratem espaços vazios entre as partículas, a interação e movimentação dessas partículas em diferentes estados físicos de materiais. TEMA III TECNOLOGIAS E RECURSOS NATURAIS III.2 Força e Movimento D115 D116 Resolver problemas simples, utilizando o conceito de velocidade média sem necessidade de mudanças de unidade e envolvendo situações reais. Descrever movimentos valendo-se do conceito de aceleração como taxa de variação da velocidade (abordagem qualitativa). Explorar situação problema envolvendo o conceito de velocidade. Explorar situação problema envolvendo o conceito de aceleração.

26 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 3º CICLO 2010 TEMA III TECNOLOGIAS E RECURSOS NATURAIS III.2 Força e Movimento D117 D118 Interpretar situações experimentais ou do cotidiano (caminhar, pular, nadar, andar de bicicleta dentre outros.), valendo-se do conceito de força como interação entre corpos capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento. Interpretar situações experimentais ou do cotidiano valendo-se da relação entre força, inércia, massa e aceleração (abordagem qualitativa ou semi-quantitativa). Explorar situações experimentais ou do cotidiano que envolvem o conceito de força como interação entre corpos, capaz de modificar o estado de repouso. Explorar situações do cotidiano, como por exemplo, deslocamentos de corpos em um carro. TEMA III TECNOLOGIAS E RECURSOS NATURAIS III.3 Comportamento elétrico da matéria D119 D120 Explicar a existência de carga elétrica como propriedade das partículas que compõem a matéria (elétrons e prótons). Descrever fenômenos eletrostáticos simples como resultado da transferência de elétrons entre materiais. Explorar textos que descrevem a existência de carga elétrica na matéria (elétrons e prótons). Explorar situações do cotidiano em que ocorrem fenômenos eletrostáticos.

27 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 3º CICLO 2010 TEMA III TECNOLOGIAS E RECURSOS NATURAIS III.3 Comportamento elétrico da matéria D121 Explicar as diferenças entre condutores e isolantes elétricos como resultado da mobilidade de cargas elétricas nos condutores (elétrons livres nos metais e íons em solução). Explorar as diferenças entre condutores e isolantes elétricos como resultados de mobilidade de cargas elétricas. TEMA III TECNOLOGIAS E RECURSOS NATURAIS III.4 Introdução do conceito de átomo N Descritor Comentários D122 D123 Descrever as partículas constituintes do átomo e sua organização. Utilizar a tabela periódica como ferramenta de consulta. Explorar textos que descrevem a organização do átomo. Explorar imagens da tabela periódica para identificação de elementos químicos, número de massa e número atômico. TEMA III TECNOLOGIAS E RECURSOS NATURAIS III.5 Eletricidade D124 Reconhecer circuitos elétricos simples. Explorar imagens que apresentam circuito elétrico simples.

28 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 3º CICLO 2010 TEMA III TECNOLOGIAS E RECURSOS NATURAIS III.5 Eletricidade D125 D126 D127 D128 D129 Interpretar o funcionamento do circuito a partir do conceito de corrente elétrica. Identificar aparelhos que mais contribuem para elevar o consumo de energia em nossas casas. Identificar atitudes e procedimentos eficazes para a diminuição do consumo de energia elétrica em nossa casa. Identificar as instalações elétricas de nossas casas como um grande circuito. Reconhecer o risco de choques elétricos no corpo humano. Explorar imagens que apresentam situações de corrente elétrica em um circuito. Explorar dados de gasto de energia de aparelhos eletrodomésticos. Explorar exemplos de uso adequado de aparelhos eletrodomésticos para reduzir o consumo de energia elétrica em casa. Explorar imagens que demonstrem que a planta elétrica de uma casa como um grande circuito. Explorar situações que identificam risco de choques elétricos. D130 Reconhecer materiais condutores de eletricidade. Explorar exemplos de materiais que são condutores de eletricidade. D131 Reconhecer isolantes de eletricidade. Explorar exemplos de materiais que são isolantes de eletricidade.

29 MATRIZ DE REFERÊNCIA CURRICULAR DE CIENCIAS NATURAIS 3º CICLO 2010 TEMA IV TERRA E UNIVERSO D132 D133 D134 D135 D136 D137 Compreender que vivemos na superfície de uma Terra, que é esférica e se situa no espaço. Identificar a força gravitacional como causa da queda dos objetos abandonados nas proximidades da superfície da Terra em direção ao seu centro. Compreender a importância do conceito de escala na produção de modelos e representações. Relacionar o movimento de rotação da Terra com a formação dos dias e das noites e com os fusos horários. Diferenciar os modelos geocêntrico e heliocêntrico do Universo e reconhecê-los como modelos criados a partir de referenciais diferentes. Explicar as evidências usadas por Galileu contra o geocentrismo. Explorar imagens que identificam o modelo de Terra no espaço. Explorar situações que identificam a força gravitacional como causa da queda dos objetos. Explorar situações de aplicação de escala nas representações. Explorar situações em que ocorre a relação entre movimento de rotação da Terra, bem como a formação de dia, noite e fusos horários. Explorar os referenciais que explicam os modelos geocêntrico e heliocêntrico do Universo. Explorar textos em que Galileu explica algumas evidências contra o geocentrismo.

30 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ASTOLFI, Jean-Pierre; DEVELAY, Michel. A didática das ciências. 4. ed. Campinas: Papirus, p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PELA NUTRIÇÃO E DIREITOS HUMANOS. Apostila do Curso de Formação EAD em DHAA. Módulo 2. Brasília, BENVENUTO, Jayme e ZETTERSTRÖM, Lena (Orgs.). Extrema Pobreza no Brasil: a situação do direito à alimentação e moradia adequada. Edições Loyola, São Paulo, CARVALHO, Ana Maria Pessoa de et al. Ciências no ensino fundamental. São Paulo, Scipione, CARVALHO, Anna Maria P. (Org.) Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, CHASSOT, Attico Inácio. Catalisando transformações na educação. Inijuí, CHASSOT, Attico Inácio. Para quem é útil o ensino da Ciência. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, ano 1, n. 1, jan./fev COLL, C.; TEBEROSKY, A. Aprendendo Ciências: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo. Ed. Ática, CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL CONSEA. Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília, DEVRIES, Rheta; ZAN, Betty; HILDEBRANT, Carolyn; EDMIASTRON, Rebeca; SALES, Cristina. O currículo construtivista na educação infantil: práticas e atividades. São Paulo: Artmed, GIORDAN, André; VECH, Gerard. As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, p. ISBN (broch.) GRUPO APEC. Construindo Consciências. São Paulo: Scipione, (Coleção de Ciências para o Ensino Fundamental e Livro de Assessoria Pedagógica, v. 5). GRUPO APEC. Por um novo currículo de ciências voltado para as necessidades de nosso tempo. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, vol. 9, n. 51, p , maio./jun KOHL, Maryann; POTTER, Jean. Descobrindo a Ciência pela Arte: Propostas de experiências. São Paulo: Artmed, LIMA, M. E. C. C.; AGUIAR Jr., O.; BRAGA, S. A.. M. Ensinar ciências. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, vol. 6, n. 33, p , mai./jun LIMA, Maria Emília C. C.; AGUIAR, Orlando Gomes; BRAGA, Selma A. M. Aprender Ciências: um mundo de materiais livro do aluno e livro do professor. Belo Horizonte: Editora UFMG, LIMA, Maria Emília C. C.; BRAGA, Selma A. M.; AGUIAR Jr., Orlando. Aprender Ciências: um mundo de materiais livro do aluno e livro do professor. Belo Horizonte: Editora UFMG, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro: DP&A, NARDI, R. (Org.). Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Escrituras, SANTOS, M. E V. M. Mudança Conceitual na sala de aula: um desafio pedagógico. Lisboa: Livros Horizontes, WEISSMANN, H. Didática das Ciências naturais. Porto Alegre. Artmed

INTERFACE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA (PROEB 9º ANO) DE MATEMÁTICA COM O CBC DE CIÊNCIAS

INTERFACE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA (PROEB 9º ANO) DE MATEMÁTICA COM O CBC DE CIÊNCIAS INTERFACE DA MATRIZ DE REFERÊNCIA (PROEB 9º ANO) DE MATEMÁTICA COM O CBC DE CIÊNCIAS MATRIZ DE REFERÊNCIA PROEB 9º ANO CBC DE CIÊNCIAS I ESPAÇO E FORMA EIXO TEMÁTICO TEMA TÓPICO HABILIDADES D1 Identificar

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO 1. INTRODUÇÃO CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2º CICLO (PROVA 02) O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência do ensino básico, a realizar em 2015 pelos alunos que

Leia mais

1.0. Identificar ambientes brasileiros aquáticos e terrestres, a partir de características de animais e vegetais presentes nesses ambientes.

1.0. Identificar ambientes brasileiros aquáticos e terrestres, a partir de características de animais e vegetais presentes nesses ambientes. Conteúdo Básico Comum (CBC) - Ciências do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos Eixo

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PROEB 9º ANO) E SUA INTERFACE COM O CBC DE CIÊNCIAS

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PROEB 9º ANO) E SUA INTERFACE COM O CBC DE CIÊNCIAS MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PROEB 9º ANO) E SUA INTERFACE COM O CBC DE CIÊNCIAS Eixo Temático I: Ambiente e Vida - Tema 1: Diversidade da Vida nos Ambientes MATRIZ DE REFERÊNCIA I PROCEDIMENTOS

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM3/2017

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM3/2017 4º ANO Explicar a utilização de determinados materiais na confecção de objetos, considerando suas propriedades (condutibilidade elétrica e de calor, transparência, isolamento térmico, resistência mecânica

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA. Tema: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA. Tema: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO BIOLOGIA PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA Tema: Identidade dos Seres Vivos Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos

Leia mais

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual 2015-2016 CIÊNCIAS NATURAIS METAS

Leia mais

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM3/2018 4º ANO 4º ANO Explicar a utilização de determinados materiais na confecção de objetos, considerando suas propriedades: condutibilidade elétrica e de calor, transparência, isolamento térmico, resistência mecânica

Leia mais

1º Período 2º Período 3º Período

1º Período 2º Período 3º Período Escola Básica Dr. Augusto César Pires de Lima Departamento Curricular Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Disciplina Ciências Naturais Manual adotado: NOVO CSI 6 (AREAL EDITORES) Modalidade

Leia mais

Aprendizagens Académicas

Aprendizagens Académicas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO LOURENÇO VALONGO Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Ciências Naturais 2º Ciclo PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS 6º ANO O perfil do aluno foi definido com

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Unidade na diversidade dos seres vivos, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da classificação dos seres vivos

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 6ºAno Ano letivo:

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 6ºAno Ano letivo: Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 6ºAno Ano letivo: 2016-17 Período / Nº Aulas Conteúdos Metas Aulas previstas 1ºPeríodo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico 2º CICLO CIÊNCIAS NATURAIS 6º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO ANO LETIVO 2015/2016 PLANO DE ESTUDOS. O aluno, no final do 8.º ano, deve atingir os objetivos em seguida apresentados:

CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO ANO LETIVO 2015/2016 PLANO DE ESTUDOS. O aluno, no final do 8.º ano, deve atingir os objetivos em seguida apresentados: PLANO DE ESTUDOS O aluno, no final do 8.º ano, deve atingir os objetivos em seguida apresentados: 1.º PERÍODO DOMÍNIO SUBDOMÍNIO / CONTEÚDOS 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/201 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico 2º CICLO CIÊNCIAS NATURAIS º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

Conteúdos Metas Aulas previstas DOMÍNIO 1 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais

Conteúdos Metas Aulas previstas DOMÍNIO 1 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais Período / Nº Aulas Conteúdos Metas Aulas previstas DOMÍNIO 1 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais 1ºPeríodo 39 aulas Importância de uma alimentação

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 6º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL. 1º Período. Domínio1- TROCAS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS

CIÊNCIAS NATURAIS 6º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL. 1º Período. Domínio1- TROCAS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Ano letivo 2017/2018 CIÊNCIAS NATURAIS 6º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 1º Período : Domínio1- TROCAS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS 1.1. Importância de uma alimentação equilibrada e segura Alimentos e nutrientes;

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS DISCIPLINA DE CIÊNCIAS OBJETIVOS: 1º ano Propiciar o contato e a interação dos estudantes com determinado fenômeno para que ele participe da natureza vivenciando e ensinando a preservar o meio em que vive.

Leia mais

6º ANO DE ESCOLARIDADE

6º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO 2016/2017 ENSINO BÁSICO (2º CICLO) - PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 6º ANO DE ESCOLARIDADE 1.º PERÍODO CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) ATIVIDADES

Leia mais

Conteúdos Metas Aulas previstas DOMÍNIO 1 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais

Conteúdos Metas Aulas previstas DOMÍNIO 1 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais Período / Nº Aulas Conteúdos Metas Aulas previstas DOMÍNIO 1 PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES VIVOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais 1ºPeríodo 39 aulas Importância de uma alimentação

Leia mais

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO ES BIM4/2018 4º ANO C429 C438 C511 Reconhecer que a gestação nos mamíferos ocorre com o desenvolvimento do embrião dentro do corpo da fêmea. Identificar as condições necessárias à realização da fotossíntese.

Leia mais

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual

Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Curso Vocacional 2º ciclo Planificação Anual 2014-2015 CIÊNCIAS NATURAIS METAS

Leia mais

Rota de Aprendizagem 2015/16 8.º Ano

Rota de Aprendizagem 2015/16 8.º Ano Projeto 1 Condições que permitem a vida na Terra Ciências Naturais Compreender o ambiente! Tempo Previsto: 1 quinzena 1.ª Fase: Posição da Terra no Sistema Solar 2.ª Fase: Condições da Terra que permitem

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 1º Bimestre 2012 CIENTISTAS DO AMANHÃ 4º ANO TEC_1. Identificar as principais

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM1/2018 4º ANO 4º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no interior do corpo dos seres vivos. Identificar as condições necessárias para a realização da fotossíntese.

Leia mais

EIXO TEMÁTICO I: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO

EIXO TEMÁTICO I: Identidade dos Seres Vivos COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I: Identidade dos Seres Vivos Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento de fatos

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Ciências aprovada no PNLD 2019 Código 0234P19031 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Crescer Ciências 1º ano Matéria e energia Características dos materiais (EF01CI01)

Leia mais

Código 0201P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0201P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Ciências aprovada no PNLD 2019 Código 0201P19031 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano Matéria e energia Características dos materiais (EF01CI01) Comparar características

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM4/2017

CIÊNCIAS DESCRITORES BIM4/2017 4º ANO Agrupar organismos invertebrados e vertebrados, de acordo com características específicas, apresentadas por meio de descrições e representações figurativas. Descrever, a partir de representações

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ano Letivo 2018/2019. Documento(s) Orientador(es): Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico Nº DE AULAS AVALIAÇÃO

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ano Letivo 2018/2019. Documento(s) Orientador(es): Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico Nº DE AULAS AVALIAÇÃO Ano Letivo 018/019 º Ciclo do Ensino Básico CIÊNCIAS NATURAIS - 6º ANO Página 1 de 8 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programas e Metas Curriculares do Ensino Básico TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS Domínio

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 5ºANO 5ºANO No final do 5º ano, o aluno deverá ser capaz de: DISCIPLINA DOMÍNIO DESCRITOR Compreender a Terra como um planeta especial Indicar três fatores que permitam considerar a Terra um planeta com vida.

Leia mais

PLANO DE CURSO. DISCIPLINA CIÊNCIAS ANO: 2018 PROFESSORES: Gabriela Paiva, Kita Garbis e Glécia Miranda.

PLANO DE CURSO. DISCIPLINA CIÊNCIAS ANO: 2018 PROFESSORES: Gabriela Paiva, Kita Garbis e Glécia Miranda. Escola Estadual Virgínio Perillo Avenida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata-MG Fone: (37) 3261-3222 E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com PLANO DE CURSO DSCPLNA CÊNCAS ANO: 2018 PROFESSORES:

Leia mais

Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovados em Conselho Pedagógico a 20 de junho de

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 1º Bimestre 2012 CIÊNCIAS 4º ANO Identificar o Sol, os planetas e seus satélites

Leia mais

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Código 0183P Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Akpalô Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0183P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

1.º Bimestre / Descritor

1.º Bimestre / Descritor 1.º Bimestre / 2017 Descritor 4º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no corpo dos seres vivos. Identificar as condições necessárias para a realização

Leia mais

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3)

Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) Coleção Crescer Geografia aprovada no PNLD 2019 Código 0233P19051 Objetos de Conhecimento e Habilidades BNCC (V3) 1º ano O sujeito e seu lugar no mundo O modo de vida das crianças em diferentes lugares

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de CIÊNCIAS do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos/2015

Conteúdo Básico Comum (CBC) de CIÊNCIAS do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos/2015 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2017

DESCRITORES BIM2/2017 4º ANO - BIM2/2017 Correlacionar os seres vivos produtores da cadeia alimentar aos vegetais que realizam a fotossíntese. Demonstrar conhecimento e compreensão acerca do conceito de ecossistema. Diferenciar

Leia mais

Programação Anual. 2 ọ ano (Regime 9 anos) 1 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 2 ọ ano (Regime 9 anos) 1 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 2 ọ ano (Regime 9 anos) 1 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ 1. Dia vai, noite vem Movimento aparente do Sol Movimento de rotação da Terra em relação ao Sol Variação das sombras no decorrer

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 8º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1ºPERÍODO TERRA UM PLANETA COM VIDA

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS. 1.1 Indicar três fatores que permitam considerar

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS. 1.1 Indicar três fatores que permitam considerar DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 5º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1º PERÌODO A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Teresa Matos Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: A Ano letivo:

Planificação Anual. Professora: Teresa Matos Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: A Ano letivo: Planificação Anual Professora: Teresa Matos Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: A Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação PROCESSOS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL

PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 2017-18 Área Curricular Disciplinar: Ciências Naturais 6º Ano Domínios/Conteúdos Objetivos Gerais/Descritores Atividades /Estratégias Recursos Didáticos Calendarização Avaliação Introdução

Leia mais

3ª série Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e. condição de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica.

3ª série Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e. condição de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica. DISCIPLINA DE BIOLOGIA OBJETIVOS: 1ª série Compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano como agente de transformação do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos

Leia mais

I CFD. Área: Ciências Série: 6º ano. 1 - Terra e Universo

I CFD. Área: Ciências Série: 6º ano. 1 - Terra e Universo Área: Ciências Série: 6º ano 1 - Terra e Universo Expectativas de Aprendizagem Conhecer a formação do universo: Teria do Big Bang. Identificar e comparar principais características dos planetas do Sistema

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANO LETIVO

PLANIFICAÇÃO ANO LETIVO PLANIFICAÇÃO ANO LETIVO 2018-19 CIÊNCIAS NATURAIS- 6º ANO DOMÍNIOS/ CONTEÚDOS OBJETIVOS GERAIS/ DESCRITORES ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS RECURSOS DIDÁTICOS AVALIAÇÃO Nº DE AULAS PREVISTAS Introdução - Apresentação

Leia mais

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016

UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016 UNIDADE DE ESTUDO 2ª ETAPA 2016 Disciplina: Natureza e Sociedade Professoras: Anália, Carla, Fabiana e Roberta Período: 2º Segmento: Educação Infantil OBJETIVOS GERAIS: Identificar as diferenças e semelhanças

Leia mais

Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano

Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano Planificação anual - Ciências Naturais 5º Ano Ano letivo:2014/2015 Domínios e Subdomínios Objetivo Geral Descritores Tempos Letivos (45 ) Domínio 1 A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano

ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES ANO LETIVO 2014 / 2015 PROJETO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 5º Ano DOMÍNIO: A TERRA UM PLANETA ESPECIAL Onde existe vida? O que é a Biosfera? 1 Compreender

Leia mais

Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor

Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor UNIDADE ESCOLAR: Escola Dinorah Lemos da Silva ÁREA DO CONHECIMENTO: Estudo da Sociedade e da Natureza DOCENTE: Elisabete Silveira

Leia mais

APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL Apresentação do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Ciências Naturais

APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL Apresentação do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Ciências Naturais APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL Apresentação do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Ciências Naturais Parte 3 PRIMEIRO CICLO (INTRODUÇÃO) O processo de aprendizagem das

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA

MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA MATRIZ DE REFERÊNCIA CIÊNCIAS 1ª PROVA E/SUBE/CED 2010 Caros/as professores/as, Estamos disponibilizando a matriz de referência de Ciências. Pedimos especial atenção para o 8º ano tendo em vista que tivemos

Leia mais

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) 1. Astronomia: estudando o céu Estrelas e constelações Estudo do Universo Sistema Solar 2. Movimentos da Terra e da Lua Dia e noite Estações

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Ciências Naturais ANO DE ESCOLARIDADE: 6º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1º PERÌODO PROCESSOS VITAIS COMUNS

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA

MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIA BH 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS DA NATUREZA 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Reconhecer a dependência dos seres vivos em relação aos componentes físicos e químicos da natureza. Identificar as principais características que definem um ser vivo. Relacionar

Leia mais

Quadro de conteúdos CIÊNCIAS

Quadro de conteúdos CIÊNCIAS Quadro de conteúdos CIÊNCIAS 1 6 o ano UNIDADE CAPÍTULO CONTEÚDO 1 Ecologia: seres vivos e ambiente 2 Água: substância vital 3 O ar e a atmosfera 1 O mundo dos seres vivos 2 Os seres vivos e as suas interações

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Benedita. CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 AULAS PREVISTAS

Agrupamento de Escolas da Benedita. CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 AULAS PREVISTAS CONTEÚDOS ANUAIS 2º Ciclo - 5º Ano ANO LETIVO 2017/2018 Disciplina: Ciências Naturais AULAS CONTEÚDOS PREVISTAS 5ºA 5ºB 5ºC 5ºD 5ºE 5ºF 5ºG 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP 2ºP 3ºP 1ºP

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo:

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: 2015-16 Período Conteúdos INTRODUÇÃO Onde existe vida? Primeira

Leia mais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais

Metas Curriculares. Ensino Básico. Ciências Naturais Metas Curriculares Ensino Básico Ciências Naturais 2013 8.º ANO TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula à biodiversidade 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO Ano letivo 2017-2018 Conteúdos Domínios e subdomínios METAS CURRICULARES Objetivos e descritores Estratégias/Atividades Materiais/recursos Modalidades e critérios

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO

PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2018-19 1ºPERÍODO METAS CURRICULARES CIÊNCIAS NATURAIS - 8º ANO CONTEÚDOS DOMÍNIOS E SUBDOMÍNIOS TERRA - UM PLANETA COM VIDA SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE 1. Compreender

Leia mais

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015

Planificação Curricular Anual Ano letivo 2014/2015 Terra, um planeta com vida Sistema Terra: da célula à biodiversidade 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o único planeta com vida conhecida no Sistema Solar 1.1. Identificar a posição

Leia mais

PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO

PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO DISCIPLINA Biologia EM PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO FUNDAMENTAÇÃO: O ensino da Biologia para o ano, exerce grande fascínio em todos que nela se aprofundam, pois tenta explicar os fenômenos ligados

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO Ano letivo 2016-2017 Conteúdos Domínios e subdomínios METAS CURRICULARES Objetivos e descritores Estratégias/Atividades Materiais/recursos Modalidades e critérios

Leia mais

6º ANO - 11 ANOS 3º BIMESTRE

6º ANO - 11 ANOS 3º BIMESTRE 6º ANO - 11 ANOS 3º BIMESTRE Concluir através de investigações e experimentos que o ar existe; Explicar a importância do ar para a sobrevivência dos seres vivos e a integração com os fatores físicos do

Leia mais

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo:

Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos. Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: Agrupamento Escolas José Belchior Viegas - Escola E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos Ciências Naturais Planificação anual 5ºAno Ano letivo: 2016-17 / Nº aulas Conteúdos Metas Aulas previstas A importância

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Domínios Subdomínios Unidades Objetivos gerais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Domínios Subdomínios Unidades Objetivos gerais PLANIFICAÇÃO ANUAL Domínios Submínios Unidades Objetivos gerais A água, o ar, as rochas e o solo materiais terrestres Diversidade de e suas interações com o meio Unidade na diversidade de seres vivos A

Leia mais

ELIANE /FELIPE/NATÁLIA

ELIANE /FELIPE/NATÁLIA CIÊNCIAS 2ª ELIANE /FELIPE/NATÁLIA 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H21 Interpretar processos que ocorrem na nutrição: quebra dos alimentos, absorção e transporte de nutrientes

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018

CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018 Escola Básica e Secundária de Barroselas CIÊNCIAS NATURAIS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LETIVO 2017/2018 DOMÍNIO: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUBDOMÍNIO: SISTEMA TERRA: DA CÉLULA À BIODIVERSIDADE

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO / LONGO PRAZO 2017/2018 1º Período DISCIPLINA: Ciências Naturais 3º Ciclo do Ensino Básico 8º Ano Total de aulas Previstas: 39 aulas (2 aulas para do PAA) Domínio: TERRA UM PLANETA COM VIDA SUSTENTABILIDADE NA TERRA

Leia mais

1º Período. Aprendizagens Essenciais Conhecimentos, Capacidades e Atitudes

1º Período. Aprendizagens Essenciais Conhecimentos, Capacidades e Atitudes AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Ciências Naturais 5º ano Ano Letivo

Leia mais

PRELIMINAR CICLO COMPLEMENTAR DA ALFABETIZAÇÃO - 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PRELIMINAR CICLO COMPLEMENTAR DA ALFABETIZAÇÃO - 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMA DE INTERVENÇÃO

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2016/2017 Docente: Maria da Assunção Tabosa Rodrigues

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2016/2017 Docente: Maria da Assunção Tabosa Rodrigues PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2016/2017 Docente: Maria da Assunção Tabosa Rodrigues 1 Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula à biodiversidade

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio da Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio, o aluno deve ser capaz de: Interpretar as características dos

Leia mais

2º ciclo 6º ano Planificação Anual CIÊNCIAS NATURAIS CONTEÚDOS E METAS CURRICULARES METAS CURRICULARES ANO DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS

2º ciclo 6º ano Planificação Anual CIÊNCIAS NATURAIS CONTEÚDOS E METAS CURRICULARES METAS CURRICULARES ANO DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS 2º ciclo 6º ano Planificação Anual 2016-2017 CIÊNCIAS NATURAIS CONTEÚDOS E METAS CURRICULARES METAS CURRICULARES ANO DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais. Trocas

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo)

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 CIÊNCIAS NATURAIS (2º ciclo) (2º ciclo) 5º ano Compreender a como um planeta especial. Compreender que o solo é um material terrestre de suporte de vida. Compreender a importância das rochas e dos minerais. Compreender a importância

Leia mais

Domínios Conteúdos Objetivos Cotação

Domínios Conteúdos Objetivos Cotação Agrupamento de Escolas de Samora Correia INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA CIÊNCIAS NATURAIS 2016 Prova 02 2ºCiclo do Ensino Básico - 6º ano (Decreto-Lei n.º 17/2016 de 4 de abril e Despacho

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2018/2019 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2018/2019 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2018/2019 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da célula

Leia mais

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015

Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 Gabarito Simulado Enem 3 a série (1 o dia) 2015 834732115 Ciências humanas e suas tecnologias Questões 1 a 45 1 D Habilidade 28 Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O ( A d a p t a d a ) 6º Ano

P L A N I F I C A Ç Ã O ( A d a p t a d a ) 6º Ano D E P A R T A M E N T O DE C I Ê N C I A S F Í S I C A S E N A T U R A I S EB 1, 2, / J I D E A N G R A D O H E R O Í S M O P L A N I F I C A Ç Ã O ( A d a p t a d a ) 6º Ano A N O L E C T I V O D E 2

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares, Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares, Aprendizagens Essenciais Físico-Química /7º ano Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares, Aprendizagens Essenciais Espaço Universo e Distâncias no Universo Sistema Solar Descrever

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP DIRETORIA DE AVALIAÇÃO PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens

Leia mais

As Características dos Seres Vivos

As Características dos Seres Vivos As Características dos Seres Vivos Os seres vivos e a matéria bruta possuem propriedades diferentes. Os seres vivos são dotados de um conjunto de características que não existem na matéria bruta (sem vida).

Leia mais

Planificação de Ciências Naturais 5ºano

Planificação de Ciências Naturais 5ºano Planificação de Ciências Naturais 5ºano Conteúdos/Domínios Objetivos Gerais/Descritores Atividades /Estratégias Recursos Didáticos Calendarização INTRODUÇÃO - Apresentação - Normas de funcionamento da

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 8º ANO

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 8º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 8º ANO 2010 Questão 1 PROVA DE CIÊNCIAS 8 ANO Durante

Leia mais

Agrupamento de Escolas Luís António Verney. Escola EB 2,3 Luís António Verney. Ano lectivo de 2012/13

Agrupamento de Escolas Luís António Verney. Escola EB 2,3 Luís António Verney. Ano lectivo de 2012/13 Tema B- Terra em Transformação Nº aulas prevista s Materiais Constituição do mundo material Substâncias e misturas de substâncias Relacionar aspectos do quotidiano com a Química. Reconhecer que é enorme

Leia mais

A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES

A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES 2º ciclo 5º ano Planificação Anual 2016-2017 CIÊNCIAS NATURAIS CONTEÚDOS E METAS CURRICULARES METAS CURRICULARES ANO DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS A importância das rochas e do solo na 5º ANO 1. A ÁGUA, O AR, AS

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Ciências ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:Ciências ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 3 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 A MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES. *Conhecer os fatores que provocam transformações na matéria. *Compreender que existem características que definem os diferentes tipos de materiais. *Compreender

Leia mais

Alimentação e respiração de plantas e animais

Alimentação e respiração de plantas e animais Alimentação e respiração de plantas e animais Os animais se alimentam Herbívoros Animais que se alimentam somente de vegetais. Eles comem partes das plantas como folhas, sementes, raízes. Carnívoros -

Leia mais

Metas de Aprendizagem

Metas de Aprendizagem ESCOLA E B 2,/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS e TECNOLOGIAS 2016/2017 PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 6ºANO, 2º CICLO Pedrógão Grande

Leia mais

Metas de Aprendizagem

Metas de Aprendizagem ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS e TECNOLOGIAS 2015/2016 PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS 6ºANO, 2º CICLO Pedrógão

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo:

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: Planificação Anual Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação

Leia mais

Interpretando as relações evolutivas

Interpretando as relações evolutivas Tempo COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG Unidade Gameleira ATIVIDADE EM SALA DISCIPLINA: Ciências DATA: ENSINO: Fundamental II ESPECIALISTA: Iris e Carolina PROFESSOR (A): Andrea Lima Alves Ruislan ALUNO (A):

Leia mais

Aprendizagens essenciais Conteúdos Estratégias Avaliação Aulas Relacionar a existência de vida na Terra com algumas A Terra como um planeta

Aprendizagens essenciais Conteúdos Estratégias Avaliação Aulas Relacionar a existência de vida na Terra com algumas A Terra como um planeta AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2018/2019 Planificação a Médio Prazo Ciências Naturais 5.º ANO Domínio: A Água, o Ar As Rochas e o Solo Materiais

Leia mais