Windows 7: dicas e práticas recomendadas para simplificar a migração Nelson Ruest e Danielle Ruest

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Windows 7: dicas e práticas recomendadas para simplificar a migração Nelson Ruest e Danielle Ruest"

Transcrição

1 Windows 7: dicas e práticas recomendadas para simplificar a migração Nelson Ruest e Danielle Ruest

2 Sumário Resumo Melhorias na implantação e operação do Windows Possíveis armadilhas da implantação Atualizações x instalações transparentes Proteção a dados do usuário Usando o Modo XP Instalação ou virtualização de aplicativos Preparação da implantação do Windows Práticas recomendadas Tenha as ferramentas certas Sobre os autores Histórico corporativo da Dell KACE Copyright 2010 Dell KACE/Resolutions Enterprises Ltd., Inc. Todos os direitos reservados.

3 Resumo A migração para o Windows 7 é uma realidade futura para a maioria. Com a chegada do fim do XP, muitas organizações preferem ignorar o Vista como etapa intermediária. O lançamento do novo Windows 7 traz a promessa de novos recursos e benefícios, que incluem segurança complementar, gerenciabilidade aprimorada e maior facilidade de usar. Independente do ponto de partida, a migração para o Windows 7 é um caminho que guarda tantas questões e desafios quantas possíveis recompensas. O planejamento prévio pode garantir uma transição serena em Copyright 2010 Dell KACE/Resolutions Enterprises Ltd., Inc. Todos os direitos reservados.

4 1.0 Melhorias na implantação e operação do Windows 7 Uma vagarosa taxa de adoção do Vista A taxa de adoção do Vista foi nitidamente menor que a do Windows 2000 e do XP. Até 2009 era de 6%. No mesmo ponto do ciclo de vida do produto (de 18 a 24 meses após o lançamento), a taxa de adoção do Windows 2000 era de 12%, enquanto a do Windows XP era de 14%. Pesquisa Gartner, 2009 Mais informações Para verificar se o computador inclui virtualização assistida por hardware, baixe este utilitário da AMD ou este outro da Intel e execute no computador. Para saber mais sobre recursos de implantação e operação do Windows 7, vá até o site do Windows 7 IT Pro. Com relação a desktops Windows, muitas organizações ainda usam o Windows XP. Isso porque a versão XP do Windows se mostrou estável e confiável, uma das razões por que muitas organizações decidiram pular a migração para o Windows Vista. Além disso, as organizações que usam o XP sabem que os aplicativos continuarão em execução, o que não se pode garantir com o Vista, pelo menos não até ser atualizados e testados um processo de leva um tempo considerável. O Vista também parece não cumprir as promessas da Microsoft. Como é um novo sistema operacional criado sobre um novo código, eliminou muitos aplicativos e por isso não é um investimento válido para a maioria das organizações. Hoje um número muito pequeno de computadores corporativos executam o Vista, só porque ele requer drivers específicos ou porque os aplicativos em execução se mostraram estáveis e oferecem mais funcionalidades. Mas com o lançamento do Windows 7 e a proximidade do fim do XP, muitos precisarão migrar para a versão mais nova do Windows. A Microsoft acrescentou um número considerável de recursos novos no Windows 7, o que faz dele a versão mais rica do Windows já lançada. Muitos desses recursos se concentram no usuário como deve ser mas outros são relacionados à implantação e operação do sistema operacional. Nesse sentido, alguns dos principais recursos do Windows 7 incluem: Modo Windows XP: esse complemento pode ser baixado para o Windows 7 e nada mais é do que uma máquina virtual (VM) executada sob o Microsoft Virtual PC. O complemento está disponível para as edições Professional, Ultimate e Enterprise do Windows 7. Se houver aplicativos que só funcionem no Windows XP, você pode instalá-los na máquina virtual do Windows XP e publicá-los na área de trabalho do Windows 7. O processo é totalmente transparente para o usuário final. A máquina virtual roda em segundo plano e os aplicativos aparecem à medida que são executados no Windows 7 na verdade, na máquina virtual do XP. Não se esqueça de 4 Copyright 2010 Dell KACE/Resolutions Enterprises Ltd., Inc. Todos os direitos reservados.

5 que o processador do computador de destino deve ser compatível com a virtualização assistida por hardware, como o AMD-V ou o Intel VT, e o recurso deve estar ativado no BIOS do sistema para que o Modo XP funcione. Geração de imagens do Windows 7: a Microsoft aprimorou o processo de geração de imagens no Windows 7. Agora é possível gerar a imagem de um computador e instalar um sistema operacional novo sem danificar dados existentes. Isso quer dizer que você pode usar um dispositivo externo, como um pen drive USB, para instalar um novo sistema operacional sobre outro sem perda de dados residentes no computador de destino. Não é uma atualização inloco, mas dá certo nível de proteção para os dados existentes. Mas observe que esse recurso é especialmente útil quando não se tem a capacidade de armazenar dados de usuário em outro lugar durante a substituição do sistema operacional. Por isso não se destina exatamente a usuários corporativos. Windows 7 e VHDs: a Microsoft integrou o formato de disco rígido virtual (VHD) ao subsistema de discos do Windows 7. Isso significa que você pode montar e operar discos rígidos virtuais diretamente da interface de gerenciamento de disco do Windows 7. Você pode ainda iniciar um VHD, o que permite instalar o sistema operacional em um VHD e não diretamente no disco. Isso torna o sistema operacional muito mais transportável, uma vez que você só precisa copiar o VHD para proteger o conteúdo do sistema. A virtualização faz parte do seu futuro, já que agora é integrada ao sistema operacional. Como os VHDs permitem o uso de uma só imagem para máquinas físicas e virtuais, as organizações que pensem em infraestruturas de área de trabalho virtual, ou ainda uma combinação de áreas de trabalho físicas e virtuais, deve olhar esse recurso com carinho. Há vários outros recursos que ajudam administradores e técnicos de TI a trabalhar com o Windows 7 o Gravador de Passos para Reprodução de Problemas permite registrar as etapas para orientar o usuário final que encontra um problema, o DirectAccess permite a usuários remotos se conectar à Intranet sem necessidade de uma conexão de rede privada, o BitLocker agora funciona com unidades remotas, e muito mais mas os três recursos mencionados acima, o Modo XP, a Geração de Imagens e o suporte a VHD têm impacto positivo imediato sobre a forma como você gerencia a migração para o Windows Possíveis armadilhas da implantação Embora a Microsoft tenha se esforçado para tornar a migração do Windows XP ou do Windows Vista para o Windows 7 o mais indolor possível, você ainda deve ficar atento a possíveis armadilhas se decidir levar a mudança à frente. A migração se concentra em três fatores: 5 Copyright 2010 Dell KACE/Resolutions Enterprises Ltd., Inc. Todos os direitos reservados.

6 Perfis e dados, configurações de aplicativos e definições do ambiente da área de trabalho do usuário. Os aplicativos ou a finalidade primária do uso do computador: executar ferramentas que deem suporte às operações comerciais da organização. Habilidade do usuário ou a capacidade de operar e trabalhar com a área de trabalho para executar tarefas diárias. Todas as considerações na implantação devem ser feitas em torno desses três fatores, os únicos a ser realmente migrados. O sistema operacional não é migrado, você implanta um novo. Mas você precisa proteger dados do usuário e ter certeza de que os aplicativos vão operar de forma adequada, uma vez no novo sistema operacional. Finalmente, você deve se certificar de que as habilidade do usuário sejam atualizadas para o novo sistema operacional, mantendo os níveis de produtividade esperados. Felizmente, muitos usuários têm em casa computadores que executam o Vista e já estão familiarizados com a interface do sistema operacional, e afinal o Windows 7 ainda é o Windows, a mudança não será avassaladora. Mas mesmo que só precise se concentrar nos três fatores fundamentais, ainda assim você deve evitar as possíveis armadilhas. Especificamente, você deve considerar o seguinte: Você atualizará o sistema operacional? Como irá proteger os dados do usuário? Você irá converter os aplicativos ou executá-los no Modo XP? O sistema operacional será implantado em um disco físico ou virtual? Como você irá executar os aplicativos no Windows 7? As respostas a essas perguntas vão determinar o modo como você lidará com a migração e onde investirá seus esforços de implantação. Mais informações Consulte o documento Caminhos de Atualização do Windows 7 no site da Microsoft para obter mais informações. O Modo XP depende de uma máquina virtual para publicar aplicativos incompatíveis na área de trabalho do Windows Atualizações x instalações transparentes Primeiro, esteja a par dos possíveis caminhos de atualização do Windows 7. Não se pode realizar in-loco a atualização de uma versão herdada do Windows para outra nova. Não se pode atualizar o sistema operacional de um servidor para o novo sistema operacional da área de trabalho. Não se pode atualizar uma linguagem diferente nem de uma versão de 32 bits para 6 Copyright 2010 Dell KACE/Resolutions Enterprises Ltd., Inc. Todos os direitos reservados.

7 outra de 64 bits. Na verdade, a única atualização compatível é do Windows Vista com Service Pack 1 ou Service Pack 2 para uma versão correspondente do Windows 7. Muitas organizações não farão nenhuma atualização, pois há muitos estigmas associados ao conceito. Além disso, no momento da atualização, já terá se passado a primeira década do século 21. Não é hora de passar para a computação de 64 bits de uma vez por todas? Se implantar uma versão de 64 bits do Windows 7, você fará apenas instalações transparentes. Lembre-se de que a instalação limpa significa reinstalar também todos os aplicativos. No fim das contas, a instalação limpa sempre traz o melhor resultado para a migração. geração da imagem. Além disso, o modo de geração de imagens não integra os dados do usuário ao novo sistema operacional. De fato, o único modo de garantir que esses dados sejam integrados ao sistema operacional de forma adequada é usar uma ferramenta como a USMT (ferramenta de Migração de Estado do Usuário) da Microsoft, que converte estruturas de dados corretamente do XP ou Vista para o Windows Usando o Modo XP Se decidir usar o Modo XP no Windows 7, você deverá criar e depois implantar uma máquina virtual Windows XP nos computadores de destino. Também deverá instalar os aplicativos 2.2 Proteção a dados do usuário Como não é possível atualizar do Windows XP para o Windows 7, você deve tomar a precaução de proteger os dados do usuários final. Embora a nova geração de imagens do Windows 7 suporte a proteção de dados na unidade de destino, é sempre melhor ser proativo e guardar os dados do usuário final antes e só depois restaurá-los, caso haja problemas com eles durante o processo de 7 Copyright 2010 Dell KACE/Resolutions Enterprises Ltd., Inc. Todos os direitos reservados.

8 A virtualização permite executar muitos aplicativos não raro conflitantes com impacto pequeno sobre a área de trabalho e operações administrativas do usuário final. incompatíveis com o Windows 7 na VM do XP. Isso significa que você terá dois sistemas operacionais para atualizar e manter em cada computador de destino: o físico, no computador, e o sistema operacional virtual do Modo XP. Você deverá ainda gerenciar aplicativos nos dois ambientes em cada computador que execute o Modo XP. Embora proporcione uma compatibilidade de aplicativos ímpar no Windows 7, o Modo XP é definitivamente contribui para a sobrecarga administrativa. 2.4 Destino físico ou virtual para o sistema operacional Como o Windows 7 suporta a inicialização com um VHD, é melhor pensar em implantar o sistema operacional diretamente no VHD do computador de referência e capturar esse VHD como imagem original para implantação. Isso quer dizer que você pode criar uma imagem do VHD e simplesmente copiá-la para todos os outros computadores. Para fazer backup de um computador, basta copiar o VHD. Para substituir um computador, basta passar o VHD para o outro. Isso evita migrações de perfil uma vez no Windows 7 e pode simplificar muito o gerenciamento de computadores a longo prazo. Contudo, como o suporte do Windows 7 a VHDs é um recurso novo, talvez seja melhor usar uma instalação tradicional no computador de referência e ferramentas tradicionais de geração de imagens na implantação. Essa é uma decisão que deve ser tomada durante a preparação para a implantação. 2.5 Instalação ou virtualização de aplicativos Ainda que a Microsoft tenha tido muito trabalho para dar suporte à compatibilidade de aplicativos no Windows 7, você ainda precisa testar e possivelmente converter alguns aplicativos antes de transferi-los para o novo sistema operacional. Isso significa rever cada um dos aplicativos, a menos que você resolva executá-los no Modo XP. Lembre-se de que você não executará todos os aplicativos nesse modo, pois ele não é uma solução de longo prazo. Se for necessário rever cada aplicativo, pode ser uma boa ideia passar para a virtualização em vez de usar o processo tradicional de instalação de aplicativos. A virtualização de aplicativos cria uma camada de proteção em torno do sistema operacional. Assim o sistema operacional não pode ser alterado pela instalação de nenhum aplicativo. Em vez disso, a virtualização captura o estado de execução do aplicativo. Aplicativos virtuais, em vez de instalados, podem ser copiados ou transmitidos para a área de trabalho de destino. A virtualização de um aplicativo também acaba com a necessidade de testes de regressão ou da criação de scripts personalizados para instalações, duas atividades que constituem grande parte do processo de implantação. Os aplicativos virtuais suportam ainda a introdução de melhores recursos de gerenciamento no processo de administração. Por exemplo, ao implantar um aplicativo virtual, você ganha a capacidade de medição imediata. Sabendo em tempo real quem realmente usa o aplicativo e como o usa, você sabe exatamente quem precisa do aplicativo. Finalmente, aplicativos virtuais são é isolado do sistema operacional em uma área de segurança. Isso significa que quando precisar, você pode executar diversas versões do aplicativo no mesmo 8 Copyright 2010 Dell KACE/Resolutions Enterprises Ltd., Inc. Todos os direitos reservados.

9 computador ao mesmo tempo. Assim você tem a capacidade inédita de fornecer ao usuário exatamente o que ele precisa no momento em que precisa. Em muitos sentidos os aplicativos virtuais são muito mais fáceis de gerenciar que áreas de trabalho virtuais, como a do Modo XP. 3.0 Preparação da implantação do Windows 7 A mudança para um sistema operacional novo é uma tarefa demorada, que pode estar repleta de armadilhas. É por isso que você deve se ater a duas medidas básicas para fazer uma transição o mais tranquila possível: Usar práticas recomendadas no setor para suavizar a transição. Usar as ferramentas certas para dar suporte à migração. Essas duas condições são ótimas para amenizar e simplificar ao máximo a transição para o Windows 7, quando você decidir fazê-la. 3.1 Práticas recomendadas Ao planejar a transição para o Windows 7, leve em conta estas práticas para ajudá-lo a simplificar a migração: 1. Faça inventários adequados: a única forma de ter êxito na migração é saber qual é o ponto de partida. Os inventários devem conter as características de hardware dos computadores, incluindo o suporte à virtualização assistida por hardware, caso queira usar o Modo XP, os aplicativos executados na rede e quem os usa e o volume de dados válidos que os usuários armazenam na área de trabalho. Os dados de inventário devem ser obtidos em tempo real, para que não o deixem na mão quando você precisar deles para tomar decisões que tenham impacto direto no sucesso ou falha do projeto. Devem ser também suficientemente detalhados para trazer informações de hardware e software necessárias ao planejamento da migração. 2. Racionalize o conteúdo quanto for possível: racionalização significa redução de conteúdo na rede da área de trabalho, livrar-se de aplicativos obsoletos e fora de uso, remover conteúdo e componentes de hardware inúteis. É muito fácil ter ferramentas, aplicativos e dados obsoletos e desatualizados na rede da área de trabalho. Basta você esquecer de remover um aplicativo quando não precisar mais dele, um descuido que pode sair caro na hora da migração. Por que migrar algo que não é mais necessário? A redução do conteúdo através da racionalização simplifica a migração porque há menos elementos para migrar. Por isso essa parte do processo é tão importante. O melhor é que a racionalização pode ser aplicada em qualquer momento, mesmo antes de você pensar em fazer a migração. 9 Copyright 2010 Dell KACE/Resolutions Enterprises Ltd., Inc. Todos os direitos reservados.

10 3. Categorize os aplicativos: quando tiver o inventário final dos aplicativos, você pode passar ao processo de preparação de aplicativos. Você deverá categorizar os aplicativos de acordo com os métodos e ambientes de destino da implantação. As categorias devem incluir: Aplicativos para conversão no Windows 7 Aplicativos para o Modo XP Aplicativos para virtualização Quando os aplicativos forem categorizados, você poderá pensar nas estratégias de empacotamento dos aplicativos. Você deve optar pela virtualização de aplicativos, principalmente porque é um meio de reduzir drasticamente o trabalho de gerenciamento de aplicativos a longo prazo. 4. Selecione o destino adequado para a imagem: você usará estratégias tradicionais de geração de imagens ou aproveitará um dos novos recursos do Windows? Você fará atualizações ou instalações transparentes? Não importa o modo escolhido, você deve se certificar de que sejam feitos testes adequados e extensos na imagem antes de seguir com a distribuição do sistema operacional. Mas saiba que muito poucas organizações executam atualizações inloco, já que partem do Windows XP e não é possível atualizar do XP para o Windows 7. Uma instalação limpa traz a oportunidade de se livrar do lixo que ainda há na área de trabalho e ao final da migração oferece um sistema operacional novo em folha para trabalhar. 5. Reduza custos de suporte a longo prazo: todas as estratégias em que você pensar durante a implantação devem visar a redução de custos ao suporte de longo prazo. Por exemplo, se você passar à virtualização, deverá ser capaz de reduzir custos de suporte aos aplicativos. Quando escolher o modo de geração de imagens, faça testes extensivos para garantir que cada etapa e especificamente o mecanismo de proteção a dados e ao perfil do usuário final funcione como esperado. É isso o que se pode esperar quando se usa a USMT da Microsoft para migrar informações de perfil. A USMT foi criada para dar suporte a ferramentas de geração de imagens durante migrações. Talvez seja hora de pensar em usar uma política de gerenciamento central de perfis, usando recursos integrados do Windows para centralizar todos os dados do usuário final. Ela reduzirá a longo prazo os custos da proteção de dados do usuário final, pois é mais fácil fazer backup dos dados centralizados, que estarão sempre disponíveis, não importa a qual computador o usuário final se conectar. Essas duas condições simplificam muito a transição para o Windows 7. Mas só as práticas recomendadas não farão o sucesso da migração. Você também precisa das ferramentas certas para que ela funcione. 3.2 Tenha as ferramentas certas A migração simplesmente não ocorrerá se você não tiver as ferramentas certas de gerenciamento de sistemas. Você precisa de uma ferramenta de gerenciamento de sistemas para fazer inventários, dizer quem usa o que na rede para ajudar a racionalizar conteúdo, criar grupos de usuários para ajudar na categorização de aplicativos, dar suporte ao processo de geração de imagens e reduzir os custos de suporte a longo prazo. Não deixe de reservar um tempo para verificar se a ferramenta de gerenciamento de sistemas dá suporte a cada um dos aspectos críticos da migração. Talvez seja necessário ter a ferramenta correta, talvez até comprar uma nova. É verdade que você pode ter e trabalhar com várias ferramentas 10 Copyright 2010 Dell KACE/Resolutions Enterprises Ltd., Inc. Todos os direitos reservados.

11 gratuitas da Microsoft e de outros na implantação, mas você verá que a ferramenta comercial certa no final pode ser uma economia, pois ela simplifica toda a operação de implantação e proporciona suporte contínuo após a migração. Por exemplo, se você usar ferramentas gratuitas, como o Deployment Toolkit da Microsoft, vai ver que será preciso ser rápido para compreender seu funcionamento. Muitos usam apenas a linha de comando e por isso talvez precisem de uma longa preparação para gerar as estruturas de comando certas e obter exatamente os resultados que esperam. Além disso, o Microsoft Deployment Toolkit só dá suporte à operação de implantação. As ferramentas comerciais, por outro lado, não só simplificam o processo com interfaces gráficas para cada tarefa, mas também minimizam erros decorrentes de auditorias inadequadas de inventário, aprimoram a experiência do usuário final, minimizam interrupções nos negócios, padronizam a configuração e aumentam a segurança. Os sistemas automatizados comerciais permitem ao gerente de TI implementar práticas do setor de forma rápida e fácil ao planejar a migração para o Windows 7. As ferramentas comerciais não só auditam hardware e software, dano uma visão ampla de toda a organização, mas também fornecem informações fundamentais sobre como os sistemas podem dar suporte ao Windows 7 no estado e quais sistemas devem ser atualizados ou substituídos. A migração com base em políticas, oferecida pelas ferramentas comerciais, não só aumenta a padronização e conformidade como ainda simplificam a migração com a eliminação de arquivos não compatíveis e da transferência de software, além de manter dados e definições individuais do usuário final. Essas ferramentas permitem ao gerente de TI definir scripts de instalação e imagens do sistema para centenas de usuários e a implantação de grupos no Windows 7 por grupo de usuários, acelerando a migração e minimizando erros. Ferramentas comerciais bem desenvolvidas permitem que o gerente de TI migre para usuários offline, além de definir driver feeds diretos de software sem agentes e trabalhar com sistemas off-line. A migração off-line deve preservar documentos e configurações sem executar o sistema operacional antigo. Os driver feeds diretos automatizados eliminam etapas manuais e pontos de decisão, que aumentam o tempo de implantação. As ferramentas comerciais automatizadas dão suporte contínuo ao gerenciamento e administração das estações de trabalho após a implantação. Por isso, avalie bem. Ainda que não sejam gratuitas, as ferramentas comerciais são integradas e costumam sair muito mais em conta quando se pensa no tempo poupado e no suporte e gerenciamento contínuos. A migração traz muitas dúvidas e desafios. Você deve começar o planejamento agora, adotar as condições e práticas recomendadas no setor, além de obter as ferramentas certas para garantir que a transição para o Windows 7 seja o mais tranquila possível, quando você estiver pronto. Sobre os autores Danielle Ruest e Nelson Ruest são futuristas tecnológicos focados na otimização de centros de dados e disponibilidade contínua de serviços. São autores de vários livros, notadamente Kit de treinamento : Configurando a virtualização de servidores Windows com o Hyper-V, publicado pela Microsoft Press, e Virtualização, um guia para o iniciante, publicado pela McGraw-Hill Osborne. 11 Copyright 2010 Dell KACE/Resolutions Enterprises Ltd., Inc. Todos os direitos reservados.

12 Histórico corporativo da Dell KACE A Dell (NASDAQ: DELL) cria, aprimora e integra tecnologias e serviços com que seus clientes podem contar, conferindo-lhes valor certo a longo prazo. A Dell fornece soluções de gerenciamento de sistemas para clientes de todos os tamanhos e sistemas de todas as complexidades. A premiada família de equipamentos Dell KACE oferece recursos fáceis, abrangentes e acessíveis para o gerenciamento de sistemas. A KACE está sediada em Mountain View, Califórnia. Para saber mais sobre a Dell KACE e suas ofertas de produtos, visite ou ligue para Links úteis: Soluções de gerenciamento de sistemas KACE Soluções de implantação de sistemas KACE Soluções virtuais KACE Sede da Dell KACE 1981 Landings Drive Mountain View, Califórnia Dell Brasil Av. Industrial Belgraf, 400 Eldorado do Sul, RS CEP WPWin701.31,11 Embora se esforce para garantir a exatidão das informações fornecidas, a Dell não será responsável por possíveis erros que venham a surgir. As especificações e outras informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Dell e KACE são marcas registradas da Dell Inc. A Dell não tem nenhum interesse de propriedade nas marcas e nomes de terceiros. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation. 12 Copyright 2010 Dell KACE/Resolutions Enterprises Ltd., Inc. Todos os direitos reservados.

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Soluções para gerenciamento de clientes e Impressão móvel

Soluções para gerenciamento de clientes e Impressão móvel Soluções para gerenciamento de clientes e Impressão móvel Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation.

Leia mais

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1

ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 ITIL v3 - Operação de Serviço - Parte 1 É na Operação de Serviço que se coordena e realiza as atividades e processos necessários para fornecer e gerenciar serviços em níveis acordados com o usuário e clientes

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Estruturas de Sistemas Operacionais Um sistema operacional fornece o ambiente no qual os programas são executados. Internamente,

Leia mais

agility made possible

agility made possible RESUMO DA SOLUÇÃO Utilitário ConfigXpress no CA IdentityMinder a minha solução de gerenciamento de identidades pode se adaptar rapidamente aos requisitos e processos de negócio em constante mudança? agility

Leia mais

Provedor de serviços de software oferece solução econômica de gestão eletrônica

Provedor de serviços de software oferece solução econômica de gestão eletrônica Windows Azure Soluções para clientes - Estudo de caso Provedor de serviços de software oferece solução econômica de gestão eletrônica Visão geral País ou região: Índia Setor: Tecnologia da informação Perfil

Leia mais

UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA

UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA UM CAMINHO SIMPLES PARA UMA NUVEM PRIVADA Julho de 2015 Com nuvens privadas de fácil uso concebidas para executar aplicativos corporativos essenciais para os negócios, as principais organizações se beneficiam

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

Quatro tendências críticas em TI para a continuidade dos negócios

Quatro tendências críticas em TI para a continuidade dos negócios Quatro tendências críticas em TI para a continuidade dos negócios Em TI, o fracasso não é uma opção. Não surpreendentemente, as organizações tornaram uma prioridade alta desenvolver e implementar planos

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC

Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC Executando o Modo Windows XP com Windows Virtual PC Um guia para pequenas empresas Conteúdo Seção 1: Introdução ao Modo Windows XP para Windows 7 2 Seção 2: Introdução ao Modo Windows XP 4 Seção 3: Usando

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

Produtividade. Sem tempo a

Produtividade. Sem tempo a Produtividade Sem tempo a A NDREA MARQUES/ FOTONAUTA perder Contax investe em tecnologias Microsoft para facilitar o trabalho de seus operadores e garantir que eles atendam os clientes com mais agilidade

Leia mais

Librix. A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência

Librix. A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência Librix A LIBERDADE DO LINUX COM A QUALIDADE ITAUTEC Guia de referência índice Librix Introdução Librix...03 Manual Eletrônico...03 Opções de Suporte...03 Dicas para a Instalação Configurações Regionais...05

Leia mais

AJUDANDO-TE A CONHECER MELHORAR O BOM FUNCIONAMENTO DO TEU COMPUTADOR

AJUDANDO-TE A CONHECER MELHORAR O BOM FUNCIONAMENTO DO TEU COMPUTADOR AJUDANDO-TE A CONHECER MELHORAR O BOM FUNCIONAMENTO DO TEU COMPUTADOR Talegal Services +258 820271343 +258 848162924 +258 844459500 www.deogracio-e-raquinha.webnode.pt Aprenda a usar um pen drive como

Leia mais

Guia: como instalar o Ubuntu Linux

Guia: como instalar o Ubuntu Linux Guia: como instalar o Ubuntu Linux Você cansou do Windows e quer se aventurar a usar alguma distribuição Linux, mas não sabe por onde começar? Montamos um passo a passo com todas as etapas necessárias

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof Odilon Zappe Jr Compatibilidade O termo compatibilidade refere-se aos diferentes componentes do computador (hardware e software) que são convenientes para o emprego das funções

Leia mais

Manual de Vendas. Chegou a oportunidade de aumentar os lucros com o Windows Server 2012 R2

Manual de Vendas. Chegou a oportunidade de aumentar os lucros com o Windows Server 2012 R2 Manual de Vendas Chegou a oportunidade de aumentar os lucros com o Windows Server 2012 R2 O Windows Server 2012 R2 fornece soluções de datacenter e de nuvem híbrida de classe empresarial que são simples

Leia mais

Gerenciamento e Impressão

Gerenciamento e Impressão Gerenciamento e Impressão Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. Intel e Centrino são marcas

Leia mais

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6 Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center Versão 5.6 2006-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. A menos que seja expressamente concedida por escrito, nenhuma licença será

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0

CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Storage Management CA Mainframe Chorus for Storage Management Versão 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de armazenamento, aumente a produtividade

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO RMCCI Versão 4.0 1 28/11/2005 Para instalar o RMCCI Versão 4.0 monousuário Você precisará ter o CD-ROM ou os arquivos de instalação originais desta versão. I - REQUISITOS DE SISTEMA

Leia mais

SERVIDORES REDES E SR1

SERVIDORES REDES E SR1 SERVIDORES REDES E SR1 Rio de Janeiro - RJ HARDWARE Você pode instalar um sistema operacional para servidores em qualquer computador, ao menos na teoria tudo irá funcionar sem grandes dificuldades. Só

Leia mais

Identificar as características de funcionamento do sistema operacional;

Identificar as características de funcionamento do sistema operacional; Lógica para a Programação - 1º semestre AULA 01 Prof. André Moraes 1 UMA ABORDAGEM INICIAL A unidade curricular de sistemas operacionais proprietários visa explorar a instalação e administração de hardware

Leia mais

Sumário. Introdução ao Microsoft Project. 1 Microsoft Project, gerenciamento de projetos e você 3. 2 Visão geral do Project 11.

Sumário. Introdução ao Microsoft Project. 1 Microsoft Project, gerenciamento de projetos e você 3. 2 Visão geral do Project 11. Sumário Introdução... xiii A quem se destina este livro...xiii Como o livro está organizado...xiii Como baixar os arquivos de prática...xiv Suas configurações no Project...xv Suporte técnico...xvi Parte

Leia mais

PESQUISA SOBRE CUSTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO

PESQUISA SOBRE CUSTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO PESQUISA SOBRE CUSTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO Resultados da América Latina 2012 SUMÁRIO 3 METODOLOGIA 4 INTRODUÇÃO 5 AS 7 SÃO 9 NÃO 11 RECOMENDAÇÕES INFORMAÇÕES ESTÃO AUMENTANDO VERTIGINOSAMENTE... E ELAS

Leia mais

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook

Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook Maio de 2012 Conteúdo Capítulo 1: Usando o Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Introdução ao Conference Manager do Microsoft Outlook... 5 Instalando

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br

UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br UNEMAT SISTEMA DE INFORMAÇÃO (SI) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br SINOP MT 2015-1 COMO SÃO DESENVOLVIDOS OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? São desenvolvimento como uma estrutura

Leia mais

Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS

Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS ReadMe_Driver.pdf 11/2011 Driver da KODAK D4000 Duplex Photo Printer para WINDOWS Descrição O driver da D4000 Printer é um driver da impressora MICROSOFT personalizado para uso com a D4000 Duplex Photo

Leia mais

Migrando para o Word 2010

Migrando para o Word 2010 Neste guia O Microsoft Word 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber as partes principais da nova interface,

Leia mais

Load Balance Benefícios e vantagens dessa funcionalidade.

Load Balance Benefícios e vantagens dessa funcionalidade. Load Balance Benefícios e vantagens dessa funcionalidade. Não espere seu ambiente cair para tomar providências. Saiba agora o que é o Load Balance. Load Balance 01. Eu tenho um problema? 02. O que é o

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EaD UAB/UFSCar Sistemas de Informação - prof. Dr. Hélio Crestana Guardia O Sistema Operacional que você usa é multitasking? Por multitasking, entende-se a capacidade do SO de ter mais de um processos em execução ao mesmo tempo. É claro que, num dado instante, o número de processos

Leia mais

Cursos livres EAD GUIA BÁSICO PARA USO CORPORATIVO. www.webaula.com.br

Cursos livres EAD GUIA BÁSICO PARA USO CORPORATIVO. www.webaula.com.br Cursos livres EAD GUIA BÁSICO PARA USO CORPORATIVO www.webaula.com.br Índice 3 introdução 3 introdução 3 O que são cursos livres, afinal? 4 Características dos cursos livres 5 Vantagens dos cursos livres

Leia mais

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal

Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Soluções de Gerenciamento de Clientes e de Impressão Universal Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation.

Leia mais

Sumário. Administração de Banco de dados Módulo 12. Ilustração Backup-Recovery. Recuperação (Recovery) - Definição

Sumário. Administração de Banco de dados Módulo 12. Ilustração Backup-Recovery. Recuperação (Recovery) - Definição Sumário Administração de Banco de dados Módulo 12 1. Administração de SGBDs - Continuação 1.1. Recuperação (Recovery) 1.1.1. Recuperação de sistema 1.1.2. Recuperação da mídia M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião

Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Manual do Teclado de Satisfação Online WebOpinião Versão 1.2.3 27 de novembro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

NOTA: A calibração instrumentada não é compatível com a KODAK Photo Printer 6800/6850 e a KODAK Photo Printer 605.

NOTA: A calibração instrumentada não é compatível com a KODAK Photo Printer 6800/6850 e a KODAK Photo Printer 605. Arquivo LeiaMe para o Aplicativo de calibração da KODAK Photo Printer Novembro de 2011 Introdução Bem-vindo ao Aplicativo de calibração da KODAK Photo Printer para WINDOWS, uma ferramenta para calibrar

Leia mais

Arquivo original em Inglês: http://www.isaca.org/knowledge-center/risk-it-it-risk- Management/Documents/Risk-IT-Brochure.pdf

Arquivo original em Inglês: http://www.isaca.org/knowledge-center/risk-it-it-risk- Management/Documents/Risk-IT-Brochure.pdf Arquivo original em Inglês: http://www.isaca.org/knowledge-center/risk-it-it-risk- Management/Documents/Risk-IT-Brochure.pdf Risk IT - Um conjunto de princípios orientadores e o primeiro framework que

Leia mais

HP Quality Center. Preparar materiais de treinamento e observações para a nova versão 16 Suporte pós-atualização 16 Suporte 17 Chamada à ação 17

HP Quality Center. Preparar materiais de treinamento e observações para a nova versão 16 Suporte pós-atualização 16 Suporte 17 Chamada à ação 17 Documento técnico HP Quality Center Atualize o desempenho Índice Sobre a atualização do HP Quality Center 2 Introdução 2 Público-alvo 2 Definição 3 Determine a necessidade de uma atualização do HP Quality

Leia mais

Reeditando os conceitos

Reeditando os conceitos Reeditando os conceitos Como uma impressora de cartões pode ter um preço tão acessível? Ou ser tão inteligente? A nova impressora de cartões SP35 da Datacard está mudando todos os conceitos, abrindo um

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações

Leia mais

TCC TP02-USB Cabo de Programação USB para PLC WEG TP02 Manual de Instalação

TCC TP02-USB Cabo de Programação USB para PLC WEG TP02 Manual de Instalação TCC TP02-USB Cabo de Programação USB para PLC WEG TP02 Manual de Instalação Os cabo de programação modelo TCC TP02-USB foi desenvolvido para atender a necessidade de conexão em porta USB do computador

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE

ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇOS DE REDE Introdução O administrador de redes geovanegriesang@ifsul.edu.br www.geovanegriesang.com Gerenciamento de redes Gerenciamento de rede é o ato de iniciar, monitorar e modificar

Leia mais

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG Início Rápido Nero BackItUp Ahead Software AG Informações sobre copyright e marcas comerciais O manual do utilizador Nero BackItUp e a totalidade do respectivo conteúdo estão protegidos por copyright e

Leia mais

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas

Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Do Word 2007 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Word 2013 para área de trabalho está diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows e Windows Vista são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. Aviso sobre o produto

Leia mais

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos

ESTUDO DE VIABILIDADE. Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos ESTUDO DE VIABILIDADE Santander, Victor - Unioeste Aula de Luiz Eduardo Guarino de Vasconcelos Objetivos O que é um estudo de viabilidade? O que estudar e concluir? Benefícios e custos Análise de Custo/Benefício

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS MÓDULO 13

ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS MÓDULO 13 ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS MÓDULO 13 Índice 1. Administração de SGBDs - Continuação...3 1.1. Recuperação (Recovery)... 3 1.1.1. Recuperação de sistema... Erro! Indicador não definido. 1.1.2. Recuperação

Leia mais

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas

7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 7 perguntas para fazer a qualquer fornecedor de automação de força de vendas 1. O fornecedor é totalmente focado no desenvolvimento de soluções móveis? Por que devo perguntar isso? Buscando diversificar

Leia mais

Leroy Merlin leva backup a toda sua rede de lojas com soluções arcserve

Leroy Merlin leva backup a toda sua rede de lojas com soluções arcserve CASO DE SUCESSO Julho 2014 Leroy Merlin leva backup a toda sua rede de lojas com soluções arcserve PERFIL DO CLIENTE Indústria: Varejo Empresa: Leroy Merlin Colaboradores: 7.000+ EMPRES A DESAFIO SOLUÇÃO

Leia mais

StorageTek Virtual Storage Manager GUI

StorageTek Virtual Storage Manager GUI StorageTek Virtual Storage Manager GUI Guia de Segurança Versão 1.0 E72349-01 Abril de 2015 StorageTek Virtual Storage Manager GUI Guia de Segurança E72349-01 Copyright 2015, Oracle e/ou suas empresas

Leia mais

Políticas de segurança e informações

Políticas de segurança e informações Whitepaper Políticas de segurança e informações VISÃO GERAL Este documento fornece uma visão de alto nível das políticas de segurança da New Relic, além de uma descrição geral dos recursos e das funcionalidades

Leia mais

Fiery Driver Configurator

Fiery Driver Configurator 2015 Electronics For Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 16 de novembro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo Fiery Driver Configurator...5

Leia mais

NUVEM HÍBRIDA: DEIXE AS PREOCUPAÇÕES COM SEGURANÇA NO PASSADO.

NUVEM HÍBRIDA: DEIXE AS PREOCUPAÇÕES COM SEGURANÇA NO PASSADO. NUVEM HÍBRIDA: DEIXE AS PREOCUPAÇÕES COM SEGURANÇA NO PASSADO. Muitas empresas brasileiras estão interessadas nas vantagens proporcionadas pela computação em nuvem, como flexibilidade, agilidade e escalabilidade,

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

Motivos para você ter um servidor

Motivos para você ter um servidor Motivos para você ter um servidor Com a centralização de dados em um servidor, você poderá gerenciar melhor informações comerciais críticas. Você pode proteger seus dados tornando o backup mais fácil.

Leia mais

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I

Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina Operação de Sistemas Aplicativos I CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA Escola Técnica Estadual de Avaré ETE-AVARÉ CURSO DE TÉCNICO EM INFORMÁTICA NÚCLEO DE APOIO Gravando Dados e Cópias de CD s com o Nero 6.0 Disciplina

Leia mais

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS

Programa de Atualização de Pontos do Lince GPS Esse programa atualiza os pontos do software Lince GSP em aparelhos portáteis, como navegadores e celulares. A Robotron mantém um serviço de fornecimento de pontos de controle de velocidade aos aparelhos

Leia mais

Consolidação inteligente de servidores com o System Center

Consolidação inteligente de servidores com o System Center Consolidação de servidores por meio da virtualização Determinação do local dos sistemas convidados: a necessidade de determinar o melhor host de virtualização que possa lidar com os requisitos do sistema

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

Visando atender as diferentes realidades de seus jurisdicionados, o sistema LicitaCon contará com dois módulos para o recebimento das informações.

Visando atender as diferentes realidades de seus jurisdicionados, o sistema LicitaCon contará com dois módulos para o recebimento das informações. Manual e Validador De TCERS WIKI Conteúdo 1 Apresentação 1.1 Informações Gerais 1.2 Requisitos mínimos de hardware e software 1.3 Leiaute dos Arquivos 2 Instalação do Aplicativo 2.1 Instalação do Java

Leia mais

HD, SSD ou disco híbrido, qual o melhor para sua empresa?

HD, SSD ou disco híbrido, qual o melhor para sua empresa? HD, SSD ou disco híbrido, qual o melhor para sua empresa? No passado, escolher a melhor opção em armazenamento para o seu PC era tão simples quanto encontrar o maior HD que coubesse em seu orçamento. Infelizmente

Leia mais

HP Installation Service

HP Installation Service HP Installation Service Serviços HP Dados técnicos O HP Installation Service prevê a instalação básica de servidores, estações de trabalho, sistemas desktop, PCs notebooks, thin clients, dispositivos de

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0

CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0 FOLHA DO PRODUTO CA Mainframe Chorus for Security and Compliance CA Mainframe Chorus for Security and Compliance Management Version 2.0 Simplifique e otimize suas tarefas de gerenciamento de segurança

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

Arquitetura da solução de implantação da série Dell KACE K2000

Arquitetura da solução de implantação da série Dell KACE K2000 Arquitetura da solução de implantação da série Dell KACE K2000 Como aproveitar a performance da solução para revolucionar a implantação de sistemas Introdução As organizações, independentemente do tamanho

Leia mais

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes

Montagem e Manutenção. Luís Guilherme A. Pontes Montagem e Manutenção Luís Guilherme A. Pontes Introdução Qual é a importância da Montagem e Manutenção de Computadores? Sistema Binário Sistema Binário Existem duas maneiras de se trabalhar e armazenar

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

Programa de Instalação do Lince GPS

Programa de Instalação do Lince GPS Esse programa instala o software Lince GSP em aparelhos portáteis que tenham GPS, como navegadores e celulares. O software Lince GPS é um programa destinado a alertar sobre a aproximação a pontos previamente

Leia mais

Nove Motivos do Porque as Soluções de Implementação Rápida SAP Podem Facilitar a Sua Vida Chegue Onde Quer Chegar, Um Passo de Cada Vez

Nove Motivos do Porque as Soluções de Implementação Rápida SAP Podem Facilitar a Sua Vida Chegue Onde Quer Chegar, Um Passo de Cada Vez Soluções de Implementação Rápida SAP Nove Motivos do Porque as Soluções de Implementação Rápida SAP Podem Facilitar a Sua Vida Chegue Onde Quer Chegar, Um Passo de Cada Vez O Melhor Gerenciador de Negócios

Leia mais

Manual do Desktop Sharing. Brad Hards Tradução: Marcus Gama

Manual do Desktop Sharing. Brad Hards Tradução: Marcus Gama Brad Hards Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 2 O protocolo do Buffer de Quadro Remoto (Buffer de Quadro Remoto) 6 3 Usando o Desktop Sharing 7 3.1 Gerenciando convites do Desktop Sharing........................

Leia mais

Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos

Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos Série de ebooks sobre desenvolvimento em paralelo ágil: Capítulo 2 Cinco restrições de desenvolvimento/teste que afetam a velocidade, o custo e a qualidade dos seus aplicativos Novas pressões, mais restrições

Leia mais

www.leitejunior.com.br 13/03/2012 12:24 Leite Júnior

www.leitejunior.com.br 13/03/2012 12:24 Leite Júnior BACKUP E RESTAURAÇÃO(RECOVERY) BACKUP É a cópia de dados de um dispositivo para o outro e tem como objetivo ter uma maior segurança em caso de problema com os dados originais. Todo backup tem um único

Leia mais

1 Instalando o LimerSoft SisVendas em computadores Mac/Apple

1 Instalando o LimerSoft SisVendas em computadores Mac/Apple 1 Instalando o LimerSoft SisVendas em computadores Mac/Apple Requisitos mínimos: Conhecimentos intermediários de informática, uma cópia genuína do Microsoft Windows. 1. Certifique-se de que seu sistema

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

IDC A N A L Y S T C O N N E C T I O N

IDC A N A L Y S T C O N N E C T I O N IDC A N A L Y S T C O N N E C T I O N Robert Young Gerente de pesquisas de software para gerenciamento de sistemas empresariais C o m o r e p e n s a r o gerenciamento de ativo s d e T I n a e ra da "Internet

Leia mais

Solucionando outros problemas de impressão

Solucionando outros problemas de impressão outros de impressão Use a tabela a seguir para achar soluções para outros de impressão. 1 O painel do operador está em branco ou só exibe diamantes. Os trabalhos não são impressos. O autoteste da impressora

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Usando um firewall para ajudar a proteger o computador A conexão à Internet pode representar um perigo para o usuário de computador desatento. Um firewall ajuda a proteger o computador impedindo que usuários

Leia mais

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br

Virtual Box. Guia. Instalação E Utilização. Criado por Wancleber Vieira wancleber.vieira@ibest.com.br Virtual Box Guia De Instalação E Utilização 1 Sumário Instalação do Linux Ubuntu através de um gerenciador de Máquinas Virtuais 1.1 Introdução, 3 1.2 Instalação do Virtual Box, 3 1.3 Configuração do Virtual

Leia mais

IBM Software Demos Tivoli Provisioning Manager for OS Deployment

IBM Software Demos Tivoli Provisioning Manager for OS Deployment Para muitas organizações, uma mudança para o Microsoft Windows Vista logo será necessária. Mas mesmo para as empresas bem-preparadas, a tarefa de migração para um novo sistema operacional é assustadora.

Leia mais

Documento técnico de negócios

Documento técnico de negócios Documento técnico de negócios Manual de proteção de dados para armazenamento totalmente em flash Principais considerações para o comprador de armazenamento com experiência em tecnologia Documento técnico

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2007-2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Unidade 3: Personalizando o Excel *

Unidade 3: Personalizando o Excel * Unidade 3: Personalizando o Excel * material do 2010* 3.0 Introdução Visto que você está fazendo este curso, você provavelmente passa ou espera passar muito tempo trabalhando com o Excel. Assim, você precisa

Leia mais

CA Server Automation. Visão geral. Benefícios. agility made possible

CA Server Automation. Visão geral. Benefícios. agility made possible FOLHA DE PRODUTOS: CA Server Automation agility made possible CA Server Automation O CA Server Automation é uma solução integrada de gerenciamento de data center que automatiza o provisionamento, a aplicação

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais