PRECEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Nome da Tarefa: Análise de concessão de credito

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRECEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Nome da Tarefa: Análise de concessão de credito"

Transcrição

1 I - OBJETIVO Melhorar a aprovação de crédito e reduzir a inadimplência. II - ÂMBITO DE APLICAÇÃO Este procedimento se aplica a todas as lojas da Top Magazine. III ORIENTAÇÕES A crediarista deverá usar de bom senso, criatividade e critério na analise e concessão de crédito. O bom cliente é aquele que reside localmente, possui bom histórico na loja ou excelentes referências comerciais, deve ser cativado e tratado com a maior atenção. Para cativar e facilitar a vida do bom cliente, a crediarista deve ponderar se deve ou não: a) Receber cheque-salário das empresas ou produtores rurais locais bem conceituados e inclusive voltar troco. Neste caso deve-se listar as empresas e produtores e deixar a relação disponível para o caixa, mantendo-a sempre atualizada. O gerente deve se manter informado sobre as condições financeiras das firmas listadas e suspender o recebimento quando achar conveniente. b) Receber cheques cuja conta corrente seja aberta há menos de 1 ano. c) Aprovar venda sem entrada e sem necessidade de avalista para clientes novos que mostrarem 2 ou mais carnês(em seu nome) quitados recentemente ou tiverem excelentes informações comerciais, possuírem residência fixa e renda confirmada. Atentar para que o valor da venda não ultrapasse em muito os valores dos carnes apresentados. d) Recorrer a uma instancia superior (gerente, diretor) em caso de dúvida. e) Abrir outras exceções que não as constantes aqui caso haja justificativas para tal o gerente deve apoiar e participar das decisões da crediarista. A crediarista por sua vez deverá recorrer ao gerente sempre que negar o crédito para se certificar que realmente fez o correto. Os procedimentos para concessão de crédito e recebimento de valores devem ser utilizados como orientação e não para "lavar as mãos". Quando se tratar de um bom cliente, talvez o mais recomendável seja fazer diferente do que consta em procedimento. As exceções deverão ser justificadas no cadastro. Vendas a prazo proibidas: Vendas para terceiros; Venda para pessoa jurídica sem aval do sócio exceto quando a empresa é muito bem conceituada. (lembrando: pessoa jurídica não pode ser registrada em SPC). Venda para clientes de centros maiores, exceto quando o mesmo tiver excelentes referências comerciais, mostrar toda documentação exigida nos procedimentos e houver checagens de trabalho, renda, endereço. Obrigações da crediarista: Coordenar e supervisionar todo o serviço do setor, tais como:

2 Atender cliente e analisar da ficha cadastral, completar a ficha caso necessário, porém e uma função do vendedor preencher a ficha; Pedir informações às referências comerciais e bancárias indicadas pelo cliente; Conferir dados como comprovação de emprego, rendas, residências, etc. Clientes novos sem histórico de compra a prazo na praça, deverão apresentar comprovante de endereço e renda. Consultar SPC, SCI, Check-Check, etc. Analisar e discutir com o gerente a concessão de créditos; Entregar carnês de pagamento aos clientes. Em caso de entradas, encaminhar o cliente até o caixa. NOTA: Devido à venda ter uma dependência significativa do atendimento do Crediário, os funcionários que exercem esta função devem ter habilidade, ótimo diálogo, descontração, personalidade firme, simpatia, etc. O crediarista deve ser treinado para vender crédito, facilitar e buscar alternativa de vendas para a empresa. Ter cuidado de passar para o cliente que tiver seu crédito recusado, que não é a loja que não quer vender, ou seja, é a sua renda ou a sua ficha cadastral que não lhe permitem comprar o bem desejado. O cliente deve ter sempre um ótimo conceito da loja. FICHA CADASTRAL RESIDÊNCIA Ser fixa na cidade a mais de 6 (seis) meses; TRABALHO Ter estabilidade há mais de 180 (cento e oitenta) dias; REFERÊNCIAS - Ter referências comerciais, bancárias ou particulares; RENDAS Ter alguma fonte de renda; SPC Se estiver negativado, não tem crédito, exceto em caso de registro isolado por parte da operadora de telefone ou casos justificados pelo cliente; CHECK-CHECK Consultar para verificar se há restrições no CPF. OBS.: a) O avalista deverá ter conhecimento do valor da compra, do valor e quantidade das prestações, das datas dos vencimentos, do início e do término das prestações, e que ele é tão devedor quanto o seu avalizado. Todas essas informações deverão ser passadas por algum funcionário da loja. Fiador ou Avalista: De acordo com o novo código civil, toda pessoa (casada), ao avalizar ou afiançar uma dívida deverá ter a autorização do cônjuge esposo(a), assinando em conjunto o contrato, demonstrando assim estar ciente da dívida e responsabilidade assumida, sob pena de não o fazendo tornar inválida a garantia prestada. A assinatura do cônjuge poderá ser lançada ao lado, ou próximo ao avalista/fiador, devendo constar o nome completo de forma legível, e ainda o CPF e RG.

3 Art Ressalvado o disposto no art , nenhum dos cônjuges pode, sem autorização do outro, exceto no regime de separação absoluta: I -... II III prestar fiança ou aval; OBS.: A ASSINATURA DO CÔNJUGE NÃO É OBRIGATORIA. b) Se algum funcionário exigir uma aprovação de crédito que o crediário recusar e este funcionário insistir na venda, ele deverá ser avalista, mas os critérios do crediário deverão ser os mesmos exigidos para um cliente comum, fazendo as consultas e verificando o limite de crédito. c) Nas vendas para pessoas jurídicas o proprietário deverá assinar como avalista. PREENCHENDO E ANALISANDO UMA FICHA CADASTRAL: Todos os campos da ficha cadastral deverão ser rigorosamente preenchidos ou digitados pelo vendedor. Todas as anotações deverão ser claras e precisas para que se possa fazer uma análise criteriosa e uma aprovação segura do crédito. Passos para agilizar a concessão de crédito a) Clientes que não assinam, ou seja, consta em seu documento de identidade; Analfabetismo; no campo assinatura do comprovante de débito (contrato) deverá conter a impressão digital e no verso a assinatura de duas testemunhas. b) Clientes autônomos deverão apresentar experiência de crédito recente e compatível. c) Clientes que tenham menos de 06 meses no emprego atual : Fazer constar no campo observações, o emprego anterior (empresa, tempo de serviço e telefone) d) As empregadas domésticas com menos de 02 (dois anos) mesmo emprego; Deverão apresentar experiência de crédito recente e compatível. e) Clientes do Lar poderão utilizar-se da renda do cônjuge, apresentando os documentos do mesmo. O nome do cônjuge será consultado junto ao SPC e havendo restrições, o Crédito será negado. f) Aposentados apresentar cartão de recebimento do benefício. PARTE 1 IDENTIFICAÇÃO PESSOAL: NOME: Completo, sem abreviações e sem acentuação, pedir documento para ver como é escrito, principalmente nome iniciado com letras de som iguais. Ex. Waldir - Valdir; Helena Elena, Aires Ayres, etc. Sugestão sobre o limite de prestações : Cliente Novo Top Magazine. de 1 a 6 pagtos: 35% da renda de 7 a 12 pagtos: 35% da renda Cliente Top Magazine de 1 a 6 pagtos: 40% da renda de 7 a 12 pagtos: 35% da renda

4 DATA DE NASCIMENTO: É proibida a venda para menores de 16 anos, de 16 a 18 anos (pedir o aval dos pais). Cuidado com pessoas com renda provenientes de mesadas dos pais ou dos filhos. NÚMERO DE DEPENDENTES: Quanto maior número de dependentes, menor o percentual da renda estará disponível para pagar a prestação. Dependentes normais considerados: esposa (o) e filhos menores de 18 anos. FILIAÇÃO: Importante na identificação do cliente, sem este dado não há como negativar o cliente no SPC. ENDEREÇO: Tem que ser completo e legível. Alguns cuidados com: pessoas residentes em hotéis, alojamento, obras ou acampamentos, pessoas que residem em fazendas e não têm endereço na cidade, pessoas que fornecem endereços de parentes ou amigos. COMPROVANTE DE ENDEREÇO: Contas de água, telefone, IPTU, conta de energia, contrato de locação etc. ITINERÁRIO: É um local ou ponto de referência para facilitar a localização do endereço. Ex: perto da estação; perto do Banco do Brasil. Etc. DOCUMENTOS: Anotar o número correto conforme se pede na ficha. No sistema informatizado o cliente é identificado pelo CPF. RESIDÊNCIA: Quem reside em casa própria tem mais estabilidade financeira e será mais fácil para aprovar o crédito. Casa alugada ou financiada diminui o potencial de limite de crédito por prestação, sempre anotar no canhoto o valor do aluguel. TELEFONE: Este item facilita muito o contato com o cliente, se for de recado, anotar se é vizinho, amigo ou parente. Ex: irmão. Evitar número de celular. TEMPO DE RESIDÊNCIA NA CIDADE: Cliente que reside há menos de 1 (um) ano na cidade deve-se consultar o SPC, as referências comerciais e informações da cidade anterior. CÔNJUGE: Anotar todos os dados. Se trabalhar, anotar local de trabalho e telefone para contato. OBS: Se a renda do cônjuge compuser o limite de crédito para a venda, todos os dados do cônjuge deverão ser preenchidos e todas consultas (SPC, CHECK-CHECK), devem ser efetuadas. PARTE 2 IDENTIFICAÇÃO PROFISSIONAL: EMPRESA: Nome completo da empresa com endereço, telefone e nome do gerente do setor se possível. TEMPO DE SERVIÇO: Cuidado com funcionários com menos de 90 dias na empresa, funcionários da construção civil, militar com menos de 1 (um) ano de serviço, safristas, rifeiros com menos de 6 (seis) meses (recomenda-se entrada maior). COMPROVANTE DE TRABALHO: Contracheque atualizado (do mês), Carteira de Trabalho (porém o mais seguro é ligar para a empresa e confirmar se a pessoa é realmente funcionário ou se ainda está trabalhando lá). Hoje em dia é muito fácil falsificar documentos. Sempre ligar e confirmar esses dados.

5 VENDA PARA FUNCIONÁRIOS DA TOP MAGAZINE: Toda venda para funcionários da Top Magazine deverão ser aprovadas pelo gerente da loja, respeitando o limite de crédito. CARGO OU PROFISSÃO: Muito cuidado com autônomo em geral, verificar sempre se a renda declarada está compatível com a atividade exercida pelo autônomo. Ex. a) Empregada doméstica, pedreiros, carpinteiros verificar a média salarial da cidade; b) Free-lance, prostitutas e outros não tem serviços constantes e por isso não tem crédito; c) Produtor rural medir sua capacidade produtiva. Ex: Plantador de café; d) Profissionais liberais advogados, médicos, dentistas, outros (na dúvida pedir declaração I.R.); e) Políticos vereadores, deputados (muito cuidado); f) Empresários (donos de empresas) procurar se informar se pagam funcionários e fornecedores em dia, se tem bom conceito; Obs: Não vender para donos de empresas em concordata ou falência. RENDA MENSAL: SALÁRIO Comprovado pelo contracheque ou envelope de pagamento (não confiar em declarações); RETIRADA PRÓ-LABORE - Comprovada com recibo da empresa. Verificar se o Pró- Labore apresentado é compatível com o nível de vida do cliente. Obs: No caso de autônomos e outros ter sempre como base à média salarial da cidade, colocar o número da inscrição do INSS no campo da ficha cadastral. Aposentados anotar o número do carnê de benefícios no campo da ficha cadastral. OUTRAS RENDAS: Se for familiares filhos ou esposa pedir comprovantes; Se for juros de aplicações cuidado, podem se retirados a qualquer momento; Se forem aluguéis, dividendos de ações, honorários pedir comprovantes; Obs: Preencher todos os outros dados deste campo, pois ajudam a identificar o perfil do cliente, tais como: empresa anterior, tempo que trabalhou, cargo exercido, etc. PARTE 3 REFERÊNCIAS COMERCIAIS / BANCÁRIAS: - Consultar as principais lojas da cidade; - As referências devem ser compatíveis com o valor da compra de preferência referência em lojas no mesmo ramo de atividade. EX.: O cliente compra um guarda roupa de R$ 1.500,00 e o apresenta como referencia um padaria e uma farmácia. - Anotar o valor das compras e parcelas mensais como comprovação de crédito; - Nome de empresas onde o cliente já efetuou compras a prazo, anotar data e o nome da pessoa que forneceu a informação. Se o cliente apresentar um carnê quitado recentemente servirá como referencia comercial; - Verificar o tempo de abertura da conta corrente ; - Cliente que tem cheque especial é uma boa referência bancária; - Cliente com cartões de crédito; - Consultas ao SCI/Check-Check informam se o cliente tem emissão de cheque sem fundos até apresente data; - Cuidado com cliente que nunca compraram a prazo, e não tem fontes de referências.

6 PARTE 4 REFERÊNCIAS PESSOAIS: Este item é composto de nomes de parentes e amigos, com endereço completo e telefone residencial, nome da empresa que trabalha e o telefone. É um item muito útil na cobrança, principalmente quando o cliente mudo de endereço. PARTE 5 COMPORTAMENTO DE COMPRAS NA TOP MAGAZINE: Clientes que já tenha efetuado alguma compra no Top Magazine: a) Se estiver inativo há mais de 1 (um) ano, atualizar endereço e renda mensal; b) Cuidado com clientes que tenham efetuado compras com valores insignificantes e depois venha comprar mercadorias de valores altos; c) Não vender para clientes que tiveram mercadorias tomadas; d) Verificar Alt + R de todos os clientes e verificar o comportamento de crédito. e) Cautela com clientes que tenham pago dívidas renegociadas; f) Cuidado com clientes que efetuam seus pagamentos com atrasos superiores a 60 dias. PARTE 6 AVALISTAS: Se o cliente precisar de avalistas, é necessário preencher e analisar a outra ficha cadastral completa, pois o avalista é a nossa garantia, e também nosso cobrador. Conferir todos os dados da ficha cadastral. Obs: Não esquecer de pegar assinatura do avalista na duplicata. Se for compra com cheque pré-datado, escreva o nome do avalista no verso do cheque e pegue assinatura do mesmo logo abaixo da assinatura do emitente (com os dizeres: Por aval ) em todos os cheques. PARTE 7 CONSULTAS: SPC Anotar data e nome da pessoa que deu a informação ou código de resposta; Check-Check Anotar o código de autorização; CONCLUSÃO DA ANÁLISE E APROVAÇÃO DO CRÉDITO Após este estudo da análise e aprovação do crédito, concluímos que ela deve-se a três fatores, que são: 1º FATOR Dados essenciais: são aqueles que aprovam o crédito; 2º FATOR Dados complementares: são aqueles que ajudam a aprovar o crédito; 3º FATOR Dados localizadores: são aqueles que auxiliam a cobrança ou a remessa de cartas e avisos 1 DADOS ESSENCIAIS: - Dados pessoais completos (CPF, IDENTIDADE, NOME CORRETO, CTPS, ETC.); - Endereço correto e completo; - Trabalho com mais de 6 meses; - Residência fixa por mais de 6 meses; - Profissão definida; - Não negativado no SPC/CDL; - Sem restrições ao Check-Check. 2 DADOS COMPLEMENTARES: - Bens imóveis e móveis comprovados; - Referências comerciais e bancárias; - Outras rendas comprovadas (aluguéis, etc.); - Renda comprovada do cônjuge.

7 3 DADOS LOCALIZADORES: - Endereço completo das referências pessoais; - Telefone próprio ou para recados; - Nome de algum funcionário da loja que seja conhecido; - Somente após a aprovação do crédito que o contrato deverá ser assinado pelo cliente ou avalista (se tiver) Obs.: O entregador deverá observar se a moradia do cliente é condizente com o valor ou tipo de mercadoria adquirida. Caso contrário, deverá retornar a mercadoria para a loja e repassar o caso para análise do gerente. AS RESPONSABILIDADES: a) DA LOJA: Todos os créditos aprovados dentro das normas da empresa; b) DO FUNCIONÁRIO APROVADOR Negligência clara e comprovada por parte do gerente ou funcionário será analisado podendo ser debitado aos responsáveis. Ex.: A pessoa de uma cidade grande que efetuar uma compra sem devida segurança quanto a documentação, referencias e comprovações o gerente ou funcionário que aprovou será responsabilizado financeiramente. COBRANÇA: a) OBRIGAÇÕES DO CREDIARISTA / SETOR DE COBRANÇA: - Seguir programa de trabalho diário procedimento; - Focalizar os atrasos de maior valor; - Não transferir responsabilidades ou tomada de medidas e soluções; - Cobrar morosidade da assistência técnica de mercadorias de clientes em atraso; - Dar ao cobrador um tratamento profissional instruindo-o e orientando-o quanto à tomada de decisões; - Checar antes de mandar aviso, se a prestação ou duplicata não foi paga (isso afasta o cliente da loja); - Ter controle de toda cobrança entregue ao cobrador transferindo os locais de cobrança adequados. -Separar toda sexta feira as duplicatas que serão enviadas para Francisco Dumont e para Olhos Dagua. - Examinar com o cobrador no final do dia ou da semana, as ocorrências da cobrança; - Negativar e também reabilitar os clientes no SPC; - Negociar com o cliente possível devolução do bem, principalmente quando descobrir que o cliente é vigarista ou está prestes a se mudar de cidade; - Negociar com o cliente as despesas provenientes da devolução do bem, como depreciação, entrega, despesas de cobrança, execução, etc. - Encaminhar a empresa de cobranças as duplicatas após a negativação do cliente que não obtivemos sucesso conforme procedimentos supra citado; Obs.: Todas as duplicatas deverão ser transferidas para os locais de cobranças onde as duplicatas estão locadas. 01 Carteira 10 Francisco Dumont 18 Cobrador

8 b) RESPONSABILIDADE DOS CAIXAS PARA COM A COBRANÇA: - Quando o cliente pagar somente uma prestação e estiver com 2 ou mais vencidas, chamar o gerente para negociar as vencidas; - Não permitir que cobradores manuseiem documentos, papéis, notas, etc. no recinto do seu caixa (caixa é local reservado apenas para a pessoa do caixa); - Todas liberações de juros (total / parcial) deverão ser justificadas e com visto do gerente; - Conferir cobranças de juros e negociações efetuadas pelo cobrador. c) RESPONSABILIDADE DO COBRADOR: - Prestar contas diariamente do dinheiro recebido; - Informar diária ou semanalmente ao gerente as ocorrências e definições de datas aos casos de cobrança; - Registrar na ocorrência ou aviso de cobrança todos relatos a respeito da visita ao cliente, inclusive com a assinatura do mesmo ou da pessoa que o atendeu; - Não dispensar juros sem a devida autorização do gerente; - Tratar todo e qualquer cliente com educação e lisura, recuperando este cliente para o setor de vendas; - Chamar o gerente ou encaminhar o cliente à loja quando não estiver conseguindo chegar em acordo; - Usar o máximo de sigilo quanto aos casos de cobrança e de dados que somente interessam à loja; - Primar pela aparência visual, visto que isto desperta no cliente mais confiabilidade. c) AS FASES DA COBRANÇA: Seguir procedimento de cobrança. Não interromper a cobrança, anotar todas as datas de contato com o cliente, todos os processos de pagamento, pois isto não dá margem para o cliente dar desculpas que não foi cobrado anteriormente. O aviso de cobrança assinado pelo cliente é o comprovante do cobrador para recebimento da comissão. IV INTERPRETAÇÃO Em caso de dúvida ou necessidade de informações complementares o interessado deverá consultar o Carlos Eduardo Drumond.

9

PME & E PEQUENAS, MÉDIAS EMPRESAS E ENTIDADES

PME & E PEQUENAS, MÉDIAS EMPRESAS E ENTIDADES O QUE É CRÉDITO? A palavra crédito vem do latim CREDERE, que significa "acreditar" ou "confiar"; ou seja, quando você concede crédito para o seu cliente é porque confia que ele vai quitar o compromisso

Leia mais

Dicas de Cobranças Externas

Dicas de Cobranças Externas Dicas de Cobranças Externas MINUTA/MODELO Manual Prá;tico de Normas de: COBRANÇA EXTERNA MANUAL PRÁTICO DE COBRANÇA EXTERNA I Objetivo O objetivo deste manual é auxiliar o cobrador externo no seu trabalho

Leia mais

Documentos para o processo seletivo ProUni 200902

Documentos para o processo seletivo ProUni 200902 Documentos para o processo seletivo ProUni 200902 Os alunos pré-selecionados deverão marcar horário para entrevista através do telefone (51)3586.89.01, ficando ciente que a documentação abaixo deverá ser

Leia mais

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 0455 55 IDENTIFICAÇÃO: Título : POLÍTICA DE COBRANÇA E CONTROLE DA INADIMPLÊNCIA Atributo : PONTUALIDADE NO RECEBIMENTO Processo : COBRANÇA E CONTROLE DE INADIMPLÊNCIA O

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL - INSS ROTEIRO DE CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL - INSS ROTEIRO DE CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS PUBLICO ALVO Aposentados e pensionistas que recebam pelo INSS. Empréstimos consignados para idosos aposentados, pensionistas, analfabetos ou semi-analfabetos, moradores das cidades mencionadas abaixo,

Leia mais

Documentação necessária PROUNI /FIES

Documentação necessária PROUNI /FIES Documentação necessária PROUNI /FIES Documentação que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na fase de comprovação de informações. É vedado ao coordenador

Leia mais

Informações! Residênciais e Comerciais;

Informações! Residênciais e Comerciais; Informações! Segue abaixo algumas informações importantes, para realizar sua contemplação providenciar a documentação solicitada e levar até uma loja do Magazine Luiza ou representação autorizada para

Leia mais

Relação de Documentos para Análise. Constam os documentos PESSOA JURIDICA: SIM NÃO

Relação de Documentos para Análise. Constam os documentos PESSOA JURIDICA: SIM NÃO Nome da Empesa: CNPJ: Contato: Telefone: Relação de Documentos para Análise Constam os documentos PESSOA JURIDICA: SIM NÃO 1 Ficha cadastral e Autorização de Consulta de Restritivos assinada (Anexo); 2

Leia mais

Passo a passo Aditamento a Contrato de Arrendamento Mercantil Cessão de Direitos e Obrigações.

Passo a passo Aditamento a Contrato de Arrendamento Mercantil Cessão de Direitos e Obrigações. Passo a passo Aditamento a Contrato de Arrendamento Mercantil Cessão de Direitos e Obrigações. Para dar início ao processo de transferência do contrato primeiramente é necessário preencher a proposta para

Leia mais

Gerencial Software MANUAL DO USUÁRIO 1

Gerencial Software MANUAL DO USUÁRIO 1 MANUAL DO USUÁRIO 1 SUMÁRIO Tela de Login... 3 Telas de Atualização e Informação... 3 Cadastro de Clientes... 7 Cadastro de Grupos... 7 Cadastro de Subgrupos... 8 Cadastro de Fornecedores... 8 Cadastro

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE NOVOS ALUNOS EDITAL DO CURSO DE MEDICINA/2010

PROCESSO SELETIVO DE NOVOS ALUNOS EDITAL DO CURSO DE MEDICINA/2010 PROCESSO SELETIVO DE NOVOS ALUNOS EDITAL DO CURSO DE MEDICINA/2010 De conformidade com o disposto no inciso II do Art. nº 44 da Lei n.º 9.394 de 20/12/96, com o Parecer CNE nº 98 de 06/07/99, com a Portaria

Leia mais

CHECKLIST DO ANEXO II EDITAL 02/2015 Para qual membro do grupo familiar e em que situação? Todas as pessoas do grupo familiar a partir de 18 anos.

CHECKLIST DO ANEXO II EDITAL 02/2015 Para qual membro do grupo familiar e em que situação? Todas as pessoas do grupo familiar a partir de 18 anos. Confira se reuniu todos os documentos de acordo com o Anexo II 1. ( ) 2. ( ) Documento Documento de identidade (RG) Cadastro de Pessoa Física (CPF) 3. ( ) Certidão de nascimento 4. ( ) Certidão de óbito

Leia mais

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE APOIO AO ESTUDANTE COPAE SERVIÇO SOCIAL. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL-EAD Campus Monteiro

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE APOIO AO ESTUDANTE COPAE SERVIÇO SOCIAL. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL-EAD Campus Monteiro FOTO 3X4 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE APOIO AO ESTUDANTE COPAE SERVIÇO SOCIAL POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL-EAD Campus Monteiro QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO Caro aluno preencha TODO o formulário e APRESENTE

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho ATENDIMENTO IT. 14 13 1 / 20 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para o atendimento realizado pelo Crea GO ao profissional, empresa e público em geral. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Lei n 5.194 24 de dezembro

Leia mais

1 IRPF - Entrega A partir do dia 06 de março tem início o período de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física. É importante ficar atento principalmente se você for obrigado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA AUXÍLIO EMERGENCIAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA AUXÍLIO EMERGENCIAL PROGRAMA AUXÍLIO EMERGENCIAL DA DOCUMENTAÇÃO 1. Documentos de identificação: a) 1 (uma) Foto 3x4 do candidato; b) Formulário de Inscrição; c) Atestado de Matrícula; d) Histórico Acadêmico (caso já tenha

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA RECEBIMENTO E CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS

NORMAS GERAIS PARA RECEBIMENTO E CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS NORMAS GERAIS PARA RECEBIMENTO E CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS PROCEDIMENTO PADRÃO Nº. 001/2006. Teresina, Março 2008 ATUALIZADO EM MARÇO DE 2008 NORMAS GERAIS PARA RECEBIMENTO E CONFERÊNCIA DE DOCUMENTOS

Leia mais

ACE - ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO FGG - FACULDADE GUILHERME GUIMBALA

ACE - ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO FGG - FACULDADE GUILHERME GUIMBALA EDITAL Nº 03/2011 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA BOLSA DE ESTUDO 2011 REMATRÍCULA E INGRESSANTES A Faculdade Guilherme Guimbala, FGG, torna público o presente Edital para os alunos matriculados nos Cursos de

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE GRATUIDADE EDUCACIONAL. Informações sobre a documentação que deverá ser anexada:

SOLICITAÇÃO DE GRATUIDADE EDUCACIONAL. Informações sobre a documentação que deverá ser anexada: SOLICITAÇÃO DE GRATUIDADE EDUCACIONAL Informações sobre a documentação que deverá ser anexada: RG ou Certidão de Nascimento do aluno; Cópia do Boletim Escolar; Foto 3X4. Documentos Pessoais do Grupo Familiar:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR COPEVE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR COPEVE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR COPEVE EDITAL DO PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO AO VESTIBULAR (PITV) UFMG 2014 A Universidade Federal de Minas Gerais

Leia mais

Meu imóvel não tem Habite-se. Posso realizar a operação? Não. Somente imóveis com habite-se são aceitos como garantia do crédito.

Meu imóvel não tem Habite-se. Posso realizar a operação? Não. Somente imóveis com habite-se são aceitos como garantia do crédito. A Cred18 cobra alguma tarifa antecipada? Não. Não é política da Cred18 cobrar nenhum tipo de tarifa antecipadamente. Todos os custos da operação são inclusos no financiamento. Quais os tipos de bens imóveis

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL - CONSIGNADO SETOR PÚBLICO COMANDO DA AERONÁUTICA

ROTEIRO OPERACIONAL - CONSIGNADO SETOR PÚBLICO COMANDO DA AERONÁUTICA 1. OPERACIONALIZAÇÃO DAS CONTRATAÇÕES E SUPORTE Filial BV Financeira Matriz São Paulo - Fone: (11) 3252-7020 2. PÚBLICO ALVO CONFORME LEGISLAÇÃO Militares efetivos admitidos há no mínimo 06 meses, Aposentados

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL - INSS ROTEIRO DE CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL - INSS ROTEIRO DE CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS PUBLICO ALVO Aposentados e pensionistas INSS com empréstimo em outra instituição bancária. CÁLCULO DE MARGEM (PARCELA MÁXIMA A SER UTILIZADA NA NOVA OPERAÇÃO) PORCENTAGEM DA MARGEM A SER UTILIZADA Utilização

Leia mais

INSTRUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 01/2006, ATUALIZADA EM 7 DE FEVEREIRO 2012

INSTRUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 01/2006, ATUALIZADA EM 7 DE FEVEREIRO 2012 INSTRUÇÃO ADMINISTRATIVA Nº 01/2006, ATUALIZADA EM 7 DE FEVEREIRO 2012 REGRAS E CRITÉRIOS PARA O FUNCIONAMENTO DAS OPERAÇÕES DE CONTAS A PAGAR ATRAVÉS DA FADEX TERESINA PI, FEVEREIRO DE 2012 INSTRUÇÃO

Leia mais

Configurando a emissão de boletos no sistema

Configurando a emissão de boletos no sistema Configurando a emissão de boletos no sistema Entre nossos sistemas, o GIM, o GECOB, o GEM, o TRA-FRETAMENTO e os 15 sistemas da linha 4U (GE-COMERCIO 4U, GEPAD 4U, GE-INFO 4U, etc ) possuem funções para

Leia mais

Aluno: ( )Reavaliação ( )Veterano ( ) Ingressante

Aluno: ( )Reavaliação ( )Veterano ( ) Ingressante PROGRAMA DE APOIO AO ESTUDANTE CARENTE DO ITES REQUERIMENTO E QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO PROCESSO DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO 2016 Aluno: ( )Reavaliação ( )Veterano ( ) Ingressante Nome: Curso: Data:

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL (BOLSA FILANTRÓPICA) 2016

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL (BOLSA FILANTRÓPICA) 2016 RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL (BOLSA FILANTRÓPICA) 2016 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 Será concedida a Bolsa Filantrópica com base nos critérios básicos consignados

Leia mais

Esgotado o limite os alunos que não conseguiram gravar sua inscrição deverão aguardar o próximo lote para a efetivação dos mesmos procedimentos.

Esgotado o limite os alunos que não conseguiram gravar sua inscrição deverão aguardar o próximo lote para a efetivação dos mesmos procedimentos. Prezado Aluno O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores

Leia mais

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio.

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Prezado (a) cliente: Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Procedimentos para envio dos documentos de

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL - INSS ROTEIRO DE CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL - INSS ROTEIRO DE CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DOS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS PUBLICO ALVO Aposentados e pensionistas que recebam pelo INSS. CÁLCULO DE MARGEM PORCENTAGEM DA MARGEM A SER UTILIZADA Operações novas: 99% da margem. Pág. 1 de 11 Refinanciamento: 95% da margem. QUANTIDADE

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE. Av. Conselheiro Aguiar, nº 4635, salas 407/408, Boa Viagem, Recife/PE 81-3325.0725 81-8639.0762

MANUAL DO CLIENTE. Av. Conselheiro Aguiar, nº 4635, salas 407/408, Boa Viagem, Recife/PE 81-3325.0725 81-8639.0762 MANUAL DO CLIENTE Av. Conselheiro Aguiar, nº 4635, salas 407/408, Boa Viagem, Recife/PE 81-3325.0725 81-8639.0762 www.hvrcontabil.com.br contato@hvrcontabil.com.br INTRODUÇÃO Este manual tem como finalidade

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA BOLSA PROUNI

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA BOLSA PROUNI DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA BOLSA PROUNI A Ficha Socioeconômica deve ser preenchida, sem rasuras, assinada pelo (a) candidato (a) ou pelo (a) pai, mãe e/ou responsável legal e, apresentada ao Núcleo de Apoio

Leia mais

CONHEÇA O PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DA SUA CARTA DE CRÉDITO

CONHEÇA O PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DA SUA CARTA DE CRÉDITO CONHEÇA O PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DA SUA CARTA DE CRÉDITO 1. PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES 2 2. MODALIDADE PARA USO DA SUA CARTA DE CRÉDITO 2 3. ETAPAS PARA UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO 2 4. DOCUMENTOS PARA PESQUISA

Leia mais

EDITAL- Faculdade SATC n 035/2011 de 07.06.2011 APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO 2011/2 (VESTIBULAR) PRIMEIRA CHAMADA

EDITAL- Faculdade SATC n 035/2011 de 07.06.2011 APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO 2011/2 (VESTIBULAR) PRIMEIRA CHAMADA A Direção da Faculdade SATC, mantida pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, credenciada pela Portaria Ministerial n. 3.556 de 26/11/2003, publicada no D.O.U., em

Leia mais

CONHEÇA O PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DA SUA CARTA DE CRÉDITO

CONHEÇA O PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DA SUA CARTA DE CRÉDITO CONHEÇA O PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DA SUA CARTA DE CRÉDITO 1. PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES 2 2. MODALIDADE PARA USO DA SUA CARTA DE CRÉDITO 2 3. ETAPAS PARA UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO 2 4. DOCUMENTOS PARA PESQUISA

Leia mais

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS EDITAL DO PROCESSO DE SOLICITAÇÃO DE BOLSAS semestre 2016.1

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS EDITAL DO PROCESSO DE SOLICITAÇÃO DE BOLSAS semestre 2016.1 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS EDITAL DO PROCESSO DE SOLICITAÇÃO DE BOLSAS semestre 2016.1 A Fundação Getulio Vargas torna pública a abertura das inscrições para o Processo de Solicitação de Bolsas aos candidatos

Leia mais

PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL

PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL 55 No Brasil, há benefícios devidos ao segurado e àqueles que dependem do segurado. Para ter direito aos benefícios, é preciso estar inscrito no INSS e manter suas contribuições em dia. Na maior parte

Leia mais

1 DA ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

1 DA ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) CENTRO DE SELEÇÃO E DE PROMOÇÃO DE EVENTOS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (CESPE/UnB) PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA (PAS) E 1º VESTIBULAR DE 2011 EDITAL Nº 1 PAS/1º VEST 2011,

Leia mais

Roteiro Operacional Última atualização 19/11/2014

Roteiro Operacional Última atualização 19/11/2014 Roteiro Operacional Última atualização 19/11/2014 1. Público alvo 1.1 Atendidos Servidores militares ativos, efetivos de Carreira, reformados e pensionistas. 1.2 Não atendidos Por procuração ou qualquer

Leia mais

ATENÇÃO! DOCUMENTOS DO (A) ESTUDANTE E DE TODO GRUPO FAMILIAR ORIGINAL E CÓPIA.

ATENÇÃO! DOCUMENTOS DO (A) ESTUDANTE E DE TODO GRUPO FAMILIAR ORIGINAL E CÓPIA. ATENÇÃO! O candidato deve providenciar a lista de documentos abaixo e fazer a entrega na Central de Atendimento ao Estudante (CAE). Orientamos que o estudante compareça com, no mínimo, 3 (três) dias úteis

Leia mais

Módulo 2 Pr T odít ut U os L e O S erx viços Financeiros

Módulo 2 Pr T odít ut U os L e O S erx viços Financeiros Módulo 2 Produtos TÍTULO e Serviços X Financeiros CRÉDITO PESSOAL Olá! Neste módulo, vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre os produtos e serviços financeiros que podemos oferecer aos nossos clientes.

Leia mais

Nº do Processo: / /2010 LEIA COM ATENÇÃO!

Nº do Processo: / /2010 LEIA COM ATENÇÃO! 1 Nº do Processo: / /2010 LEIA COM ATENÇÃO! Os PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA da UFPel destinam-se, exclusivamente, aos estudantes de graduação que apresentem vulnerabilidade socioeconômica e que estejam regularmente

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO PRESENCIAIS E REGULARES

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO PRESENCIAIS E REGULARES PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS COORDENADORIA DE PROGRAMAS SOCIAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO PRESENCIAIS E REGULARES

Leia mais

Como oferto um lance. Clique nas opções abaixo para ser direcionado ao passo a passo: ATENDIMENTO. - Como oferto um lance?

Como oferto um lance. Clique nas opções abaixo para ser direcionado ao passo a passo: ATENDIMENTO. - Como oferto um lance? Clique nas opções abaixo para ser direcionado ao passo a passo: ATENDIMENTO - Como oferto um lance? - Como imprimo 2ª via de boleto ao cliente? - Como realizo uma transferência de cota? - Onde consulto

Leia mais

O que é o FGTS? Quem tem direito ao FGTS? Qual o valor do depósito?

O que é o FGTS? Quem tem direito ao FGTS? Qual o valor do depósito? O que é o FGTS? O FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - é um fundo composto por depósitos bancários em dinheiro, compulsório, vinculado, realizado pelo empregador em favor do trabalhador, visando

Leia mais

RESERVADO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA

RESERVADO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA RESERVADO MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO D E CEx D E P A COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA INSCRIÇÃO Nº: 1. DADOS DO ALUNO: a) Nome: b) nº: c) turma: d) data de nascimento: Já recebeu o desconto

Leia mais

REGULAMENTO DO PLANO INDIVIDUAL DE PECÚLIO POR MORTE DAS CARACTERÍSTICAS

REGULAMENTO DO PLANO INDIVIDUAL DE PECÚLIO POR MORTE DAS CARACTERÍSTICAS REGULAMENTO DO PLANO INDIVIDUAL DE PECÚLIO POR MORTE DAS CARACTERÍSTICAS Art. 1º. A Bradesco Vida e Previdência S.A., doravante denominada EAPC, institui o Plano de Pecúlio por Morte, estruturado no Regime

Leia mais

Termos e Condições Gerais de Vendas

Termos e Condições Gerais de Vendas Termos e Condições Gerais de Vendas 1º Escopo da aplicação (1) As condições a seguir são aplicáveis a todos os fornecimentos e serviços (por exemplo, instalações, projetos) da BrasALPLA. Estas condições

Leia mais

Regras de Negócio AERONÁUTICA

Regras de Negócio AERONÁUTICA Regras de Negócio Versão: 08082011 POLÍTICA DE CRÉDITO BRADESCO PROMOTORA 1. Públicos alvo Servidores militares ativos, inativos e pensionistas. 2. Limites Limite de idade De 21 a 69 anos 11 meses 29 dias

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL DO CARTÃO BI CARD CONSIGNADO GOV. ACRE

ROTEIRO OPERACIONAL DO CARTÃO BI CARD CONSIGNADO GOV. ACRE 1. PUBLICO ALVO O publico alvo é constituído por servidores ativos e inativos do Governo do Estado do Acre com o objetivo de concessão do Cartão BI CARD possibilitando saque antecipado, saques eletrônicos,

Leia mais

Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas CONTA COM A GENTE PARCELE SUA DÍVIDA COM DESCONTOS NOS JUROS E MULTA Perguntas e Respostas P: O que é o Programa de Recuperação de Crédito do DMAE? R: É a oportunidade dos usuários que possuem dívidas

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Hessel Horácio Cherkassky

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Departamento Regional de São Paulo. Escola SENAI Hessel Horácio Cherkassky SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Departamento Regional de São Paulo GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO GUIA DO ALUNO Cubatão SP SUMÁRIO página 1. O QUE É ESTÁGIO SUPERVISIONADO?

Leia mais

Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas I Profa Cristiane Koehler Aula: Estudo de Caso Escritório de Advocacia 2011/2

Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas I Profa Cristiane Koehler Aula: Estudo de Caso Escritório de Advocacia 2011/2 Imagine que você terá que informatizar um Escritório de Advocacia onde trabalham dois advogados que são sócios e mais dezoito advogados que são colaboradores. Considere o seguinte depoimento dos advogados.

Leia mais

Banco Mundial. Capacitação em Gestão de Convênios e Projetos

Banco Mundial. Capacitação em Gestão de Convênios e Projetos Banco Mundial Capacitação em Gestão de Convênios e Projetos Versão: Agosto/2011 O QUE É O PROGRAMA PRODUZIR? O PRODUZIR é um programa do Governo do Estado da Bahia, coordenado pela CAR - Companhia de Desenvolvimento

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE VALIDADE DE DOCUMENTOS (TEMPO DE GUARDA)

ORIENTAÇÃO DE VALIDADE DE DOCUMENTOS (TEMPO DE GUARDA) ORIENTAÇÃO DE VALIDADE DE DOCUMENTOS (TEMPO DE GUARDA) 1. VIDA FINANCEIRA 1.1 PAGAMENTO DE TRIBUTOS 1.1.1 Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) e seu respectivo DARF, contados a partir do exercício

Leia mais

EDITAL DE BOLSA DE ESTUDO E PESQUISA ART. 170-2014. Para candidatar-se a Bolsa de Estudo ou Bolsa de Pesquisa o aluno deverá:

EDITAL DE BOLSA DE ESTUDO E PESQUISA ART. 170-2014. Para candidatar-se a Bolsa de Estudo ou Bolsa de Pesquisa o aluno deverá: EDITAL DE BOLSA DE ESTUDO E PESQUISA ART. 170-2014 O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, através do seu Diretor Regional Sérgio Roberto Arruda, faz saber aos interessados que, de acordo com a

Leia mais

ebook Grátis - Limpe seu nome passo a passo

ebook Grátis - Limpe seu nome passo a passo www.consultacpfonline.com.br ebook Grátis - Limpe seu nome passo a passo 2 1 - Cheque sem fundo O que é? O cheque é um título de crédito e também uma ordem de pagamento à vista. É considerado um título

Leia mais

RESPOSTAS A PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA SOCIEDADE (inciso VI do art. 8º da Lei nº 12.527/2011) SUMÁRIO. 1. Registro Profissional...

RESPOSTAS A PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA SOCIEDADE (inciso VI do art. 8º da Lei nº 12.527/2011) SUMÁRIO. 1. Registro Profissional... SUMÁRIO 1. Registro Profissional... 2 2. Isenção de Anuidade... 3 3. Transferência de Regional... 4 4. Cancelamento de Registro (Pessoa Física)... 5 5. Reativação de Registro Profissional... 6 6. Parcelamento

Leia mais

EDITAL Nº 04/2015 CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR E ENEM DO UNIFEB 26 de outubro 2015.

EDITAL Nº 04/2015 CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR E ENEM DO UNIFEB 26 de outubro 2015. EDITAL Nº 04/2015 CURSINHO PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR E ENEM DO UNIFEB 26 de outubro 2015. Pelo presente edital informamos que está aberto o processo seletivo para oferta de bolsas de estudos destinadas

Leia mais

FORMULÁRIO PARA BENEFÍCIO SOCIOECONÔMICO Instruções para preenchimento:

FORMULÁRIO PARA BENEFÍCIO SOCIOECONÔMICO Instruções para preenchimento: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS SETOR PSICOSSOCIAL A B FORMULÁRIO PARA BENEFÍCIO SOCIOECONÔMICO Instruções para preenchimento: Leia com atenção

Leia mais

Estado de Minas Gerais Município de Santa Bárbara EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 026 /2015, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015.

Estado de Minas Gerais Município de Santa Bárbara EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 026 /2015, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015. Estado de Minas Gerais Município de Santa Bárbara EDITAL DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO EM CARÁTER TEMPORÁRIO ACT Nº. 026 /2015, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2015. O MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA, por intermédio da SECRETARIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO CAMPI- ICÓ E BREJO SANTO EDITAL Nº 002/2015 DAE/UFCA A DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (DAE/UFCA), em atendimento ao Decreto

Leia mais

VIPMAIS. CAPEMISA SEGURADORA DE VIDA E PREVIDÊNCIA S/A Manual do Cliente VIP Mais Versão Out./12

VIPMAIS. CAPEMISA SEGURADORA DE VIDA E PREVIDÊNCIA S/A Manual do Cliente VIP Mais Versão Out./12 VIPMAIS 2 VIP MAIS MANUAL DO CLIENTE Bem-vindo à CAPEMISA. Parabéns, você acaba de adquirir um produto garantido pela CAPEMISA Seguradora de Vida e Previdência S/A que protege a sua família, caso algum

Leia mais

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA Guia rápido de informações importantes - Faixas II e III

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA Guia rápido de informações importantes - Faixas II e III O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONTRATO DE FINANCIAMENTO HABITACIONAL FAIXAS II E III Antes de tudo, gostaríamos de parabenizá-lo pela COMPRA DO SEU IMÓVEL e assinatura do seu contrato de financiamento.

Leia mais

Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI - 2016-1

Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI - 2016-1 Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI - 2016-1 Documentação que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, na fase de comprovação de informações. O

Leia mais

Guia do Crédito Certo. Para entender e usar corretamente.

Guia do Crédito Certo. Para entender e usar corretamente. Guia do Crédito Certo Para entender e usar corretamente. Índice 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Conhecendo o crédito. 1 \ O que fazer para ter uma vida financeira saudável? 2 Para que serve o crédito? 5 O Crédito Certo

Leia mais

Manual para Cedentes com Sistema Próprio e utilização do Correspondente Bradesco Impressão Local

Manual para Cedentes com Sistema Próprio e utilização do Correspondente Bradesco Impressão Local Manual para Cedentes com Sistema Próprio e utilização do Correspondente Bradesco Impressão Local Cobrança Com Registro Com a cobrança registrada o usuário deverá enviar ao banco um registro dos documentos

Leia mais

E-BOOK COMO SE PREPARAR PARA A NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS. CAPÍTULO 3 Direitos e deveres do consumidor endividado

E-BOOK COMO SE PREPARAR PARA A NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS. CAPÍTULO 3 Direitos e deveres do consumidor endividado E-BOOK COMO SE PREPARAR PARA A NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS CAPÍTULO 3 Direitos e deveres do consumidor endividado Numa daquelas confusões da vida, Juliana pagou a parcela mínima do cartão de crédito e usou o

Leia mais

Processo seletivo PROUNI 2016.1 1ª Chamada.

Processo seletivo PROUNI 2016.1 1ª Chamada. Processo seletivo PROUNI 2016.1 1ª Chamada. Quando: 25 de janeiro a 1º de fevereiro de 2016. Onde: Central de Atendimento (guichê 12) Quem: Alessandra Serra, Denis Nascimento e Nathália Máximo. Horário

Leia mais

DOS CRITÉRIOS DE ISENÇÃO:

DOS CRITÉRIOS DE ISENÇÃO: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRO-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS PROEST ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO VESTIBULAR UFT/ 2010.2 EDITAL Nº 001/2010, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2010

Leia mais

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016.

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016. Vitória/ES, 02 de outubro de 2015. Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016. Senhores Pais ou Responsáveis, Informamos que o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Leia mais

INSTRUÇÕES DE MATRÍCULA PARA OS CANDIDATOS APROVADOS E DA LISTA DE ESPERA SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SiSU - 2º SEMESTRE DE 2015

INSTRUÇÕES DE MATRÍCULA PARA OS CANDIDATOS APROVADOS E DA LISTA DE ESPERA SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SiSU - 2º SEMESTRE DE 2015 INSTRUÇÕES DE MATRÍCULA PARA OS CANDIDATOS APROVADOS E DA LISTA DE ESPERA SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SiSU - 2º SEMESTRE DE 2015 VAGAS RESERVADAS - COTAS (CONFORME EDITAL Nº 203 - DIPS/UFLA, de 19/05/2015)

Leia mais

Espaço do Coordenador

Espaço do Coordenador Espaço do Coordenador Guia de utilização Versão 2.5 PARTE 6: Pedidos de pessoal 2 SUMÁRIO 8.4 PEDIDOS DE PESSOAL... 6 8.4.1 CLT... 7 8.4.2 ESTAGIÁRIO... 17 8.4.3 AUTÔNOMO... 26 8.4.4 VALE ALIMENTAÇÃO/REFEIÇÃO...

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL 1. FINALIDADE 1.1. Este Regulamento tem por finalidade disciplinar as concessões de empréstimos aos Participantes do Plano de Benefícios JMalucelli, administrado pelo

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho ATENDIMENTO IT. 14 16 1 / 23 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para o atendimento realizado pelo Crea GO ao profissional, empresa e público em geral. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Lei n 5.194 24 de dezembro

Leia mais

APROVA PROCEDIMENTOS DE ADMISSÃO DE EMPREGADOS DO SESCOOP/PR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

APROVA PROCEDIMENTOS DE ADMISSÃO DE EMPREGADOS DO SESCOOP/PR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. APROVA PROCEDIMENTOS DE ADMISSÃO DE EMPREGADOS DO SESCOOP/PR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. RESOLUÇÃO Nº: 025 DO SESCOOP/PR 08/07/2004. SUMÁRIO Finalidade 1. Da Finalidade 2. Da Admissão 3. Da Carteira de Trabalho

Leia mais

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO E DOCUMENTOS

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO E DOCUMENTOS INSTRUÇÕES HSBC Brasil Administradora de Consórcio Ltda. INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO E DOCUMENTOS 1- Preencher a Ficha Cadastral em sua totalidade de forma legível, datar e assinar com reconhecimento de

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL - INSS ROTEIRO OPERACIONAL

INSTITUTO NACIONAL DE SEGURO SOCIAL - INSS ROTEIRO OPERACIONAL PUBLICO ALVO Aposentados e pensionistas que recebam pelo INSS. Para os casos de analfabetos e deficientes visuais, é necessário de duas testemunhas, conforme regras abaixo: Uma das testemunhas tem que

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO FLUXO E PROCEDIMENTOS DE NOTAS FISCAIS AOS COORDENADORES DE PROJETOS E CONVÊNIOS NIOS ADMINISTRADOS PELA FUNDAHC

MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO FLUXO E PROCEDIMENTOS DE NOTAS FISCAIS AOS COORDENADORES DE PROJETOS E CONVÊNIOS NIOS ADMINISTRADOS PELA FUNDAHC 1 MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO FLUXO E PROCEDIMENTOS DE NOTAS FISCAIS AOS COORDENADORES DE PROJETOS E CONVÊNIOS NIOS ADMINISTRADOS PELA FUNDAHC Introdução: A FUNDAHC preparou o presente manual para distribuição

Leia mais

1. QUAL O VALOR MÁXIMO DE MULTA A SER COBRADO NO PAGAMENTO DE CONTAS EM ATRASO?

1. QUAL O VALOR MÁXIMO DE MULTA A SER COBRADO NO PAGAMENTO DE CONTAS EM ATRASO? 1. QUAL O VALOR MÁXIMO DE MULTA A SER COBRADO NO PAGAMENTO DE CONTAS EM ATRASO? Depende de cada caso. De acordo com o art. 52, 1, do CDC - Código de Defesa do Consumidor, quando o fornecimento de produtos

Leia mais

AVISO DE SINISTRO INVALIDEZ PERMANENTE POR ACIDENTE - CÔNJUGE

AVISO DE SINISTRO INVALIDEZ PERMANENTE POR ACIDENTE - CÔNJUGE Pág. 1 /7 AVISO DE SINISTRO INVALIDEZ PERMANENTE POR ACIDENTE - CÔNJUGE A liquidação do sinistro começa com o AVISO DO SINISTRO à Seguradora. No caso de Evento (s) que possa (m) acarretar em responsabilidade

Leia mais

EDITAL VESTIBULAR SOCIAL 2015.2

EDITAL VESTIBULAR SOCIAL 2015.2 UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL VESTIBULAR SOCIAL 2015.2 O Reitor do UNIABEU - Centro Universitário torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Social, para o 2º semestre de 2015,

Leia mais

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Versão 1.0 2015 I. Introdução Consistirá o estágio em um período de trabalho, realizado pelo aluno, sob o controle de uma autoridade docente, em um estabelecimento

Leia mais

PREFEITURA DE ALEXÂNIA ADITIMAIS ROTEIRO OPERACIONAL

PREFEITURA DE ALEXÂNIA ADITIMAIS ROTEIRO OPERACIONAL PÚBLICO ALVO Servidores estatutários; Podemos identificar o público alvo através do contracheque campo vínculo. Nº DE FUNCIONÁRIOS Total de funcionários 1022 Estatutários 773 Comissionados 92 Temporários

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO

GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO GUIA DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA EXECUTIVO INÍCIO DO CURSO - Por se tratar de um modelo de ensino individualizado e exclusivo, não é necessário a formação de turmas, e o Aluno pode

Leia mais

Treinamento Proposta Online

Treinamento Proposta Online Treinamento Proposta Online 03 Procedimentos para preenchimento da Proposta Preenchendo a Proposta Online Digitalizando os documentos 06 20 33 Pendências nas Propostas 02 Procedimentos para preenchimento

Leia mais

AVISO DE SINISTRO MORTE NATURAL - FILHOS

AVISO DE SINISTRO MORTE NATURAL - FILHOS Pág. 1 /6 AVISO DE SINISTRO MORTE NATURAL - FILHOS A liquidação do sinistro começa com o AVISO DO SINISTRO à Seguradora. No caso de Evento (s) que possa (m) acarretar em responsabilidade da Seguradora,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO CETEOL DIRETRIZES GERAIS PARA CONCESSÃO DE CRÉDITO EDUCATIVO

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO CETEOL DIRETRIZES GERAIS PARA CONCESSÃO DE CRÉDITO EDUCATIVO ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO CETEOL DIRETRIZES GERAIS PARA CONCESSÃO DE CRÉDITO EDUCATIVO 1. CONCEITO O Crédito Educativo é um programa administrado pela Associação de Amigos do CETEOL que visa auxiliar financeiramente

Leia mais

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL CONCURSOS DE BOLSAS 2016.1

UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL CONCURSOS DE BOLSAS 2016.1 UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL CONCURSOS DE BOLSAS 2016.1 O Reitor do UNIABEU - Centro Universitário torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Social, para o 1º semestre de 2016,

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão Fevereiro/2013 Índice PCS - Módulo de Prestação de Contas...3 Acesso ao Módulo PCS...3 1. Contas financeiras...5 1.1. Cadastro de

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DA AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA

EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DA AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA RENOVAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDOS DA AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA CLARETIANO - FACULDADE / RIO CLARO/SP EDITAL 2015 PERÍODOS LETIVOS: 1º E 2º SEMESTRES

Leia mais

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1

Como economizar dinheiro negociando com seu banco. negociecomseubanco.com.br 1 negociecomseubanco.com.br 1 Sumário Negocie Com Seu Banco... 3 Quem Somos... 3 Nossa Missão... 3 Este Ebook... 3 Introdução... 4 Como negociar... 6 1. Pesquise as taxas de juros na Negocie Com Seu Banco...

Leia mais

DESENVOLVENDO O SISTEMA

DESENVOLVENDO O SISTEMA DESENVOLVENDO O SISTEMA Declaração da Necessidade O primeiro passo do processo de análise de sistema envolve a identificação da necessidade [Pressman-95]. Normalmente o analista reúne-se com o usuário

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL - CONSIGNADO SETOR PÚBLICO EXECUTIVO FEDERAL SIAPE

ROTEIRO OPERACIONAL - CONSIGNADO SETOR PÚBLICO EXECUTIVO FEDERAL SIAPE OPERACIONALIZAÇÃO DAS CONTRATAÇÕES E SUPORTE Filial BV Financeira Matriz São Paulo - Fone: (11) 3268-3100. PÚBLICO ALVO CONFORME LEGISLAÇÃO Servidores Ativos/Inativos; Aposentados; Cedidos; Pensionistas

Leia mais

Manual do. Almoxarifado

Manual do. Almoxarifado Manual do Almoxarifado Parnaíba 2013 APRESENTAÇÃO O Almoxarifado é o local destinado à guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, adequado à sua natureza, a fim de suprir as necessidades

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais