Clube Hugolino Andrade Especial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Clube Hugolino Andrade Especial"

Transcrição

1 DEZEMBRO ANO 20 - Nº 97 Clube Hugolino Andrade Especial Ocorreu em Gramado com aulas sobre radiologia e apresentação de casos de residentes Agenda 2014/2015 Cultura para o verão AGR projeta próximos dois anos de capacitações Dicas de leitura: os cinco livros mais lidos no Brasil em 2013 Sede da AGR: Av. Ipiranga, Sala Jardim Botânico - POA / RS - CEP:

2 Sumário 05 Clube Hugolino Andrade Especial Evento aconteceu pela primeira vez em Gramado CULTURA Os livros mais lidos de 2013 INTERNACIONAL AGR e International Cancer Imaging Society fecham parceria para aulas em AGENDA AGR planeja 2014/2015

3 Editorial Dr. Ildo Betineli, Presidente da Associação Gaúcha de Radiologia Dirijo-me a vocês em mais um final de ano almejando que estejam com bastante saúde e disposição. Sim precisamos muito por que já se vai longe o período que o médico desfrutava de um status social e financeiro que nos permitia chegar até esse período do ano curtindo a bonança. Atualmente a classe médica como um todo esta sofrendo uma campanha de desvalorização inclusive através dos governos que nos escolheram como a mazela do não funcionamento do sistema de saúde nesse país. Ainda no contexto da nossa especialidade, ficamos marcados como os milionários da medicina. Não se dão conta do alto custo de montar e manter um serviço de imagem. Na Radiologia e no Ultrassom já estamos trabalhando no vermelho com a Tomografia chegando junto. A Ressonância, aonde temos uma margem melhor, a qual subsidia os outros custos dos serviços, é a bola da vez para os convênios reduzirem valores. Mas do ponto de vista científico, em que o Silvio junto com a minha fiel Diretoria que eu quero muito agradecer a dedicação e qualificação, vai repassar as atividades do ano, eu gostaria de salientar o Clube Hugolino Andrade do interior em Gramado, no Hotel Alpestre. A primeira edição, realizado em 19 e 20 de outubro de 2013, nos deixou muito feliz pela participação dos colegas e as excelentes aulas ministradas, num clima familiar agradável. Desejo a todos um Natal com harmonia junto aos seus familiares bem como um 2014 melhor para a classe médica, especialmente aos imaginologistas. EXPEDIENTE A Associação Gaúcha Gaúcha de Radiologia de Radiologia é filiada é ao filiada Colégio ao Brasileiro Colégio Brasileiro de Radiologia de e Radiologia Diagnóstico por e Diagnóstico imagem. O jornal por imagem. da AGR é uma O jornal publicação da AGR oficial, é semestral, uma publicação com distribuição oficial, gratuita semestral, a todos com os distribuição médicos radiologistas gratuita do a Rio todos Grande os médicos do Sul, Sociedade radiologistas do Rio Grande do Sul, Sociedade de Radiologia do Brasil e demais países do de Radiologia do Brasil e demais países do Mercosul. Mercosul. Presidente: Dr. Ildo Betineli Tesoureiro: Dr. Silvio Cavazzola Vices-presidentes: Tomografia Computadorizada: Dr. Rodrigo Duarte Ressonância Magnética: Dr. Gustavo Luersen Radiologia Geral: Dr. Thiago Krieger Angiologia e Radiologia Intervencionista: Dra. Simone Valduga Densitrometria Óssea: Dra. Beatriz Amaral Medicina Nuclear e Radioterapia: Dr. Osvaldo Estrela Administração: Dr. Everton Kruse Ultrassom: Dr. Carlos Roberto Maia Mamografia: Dr. Dakir Duarte Edição do Jornal da AGR : Playpress Assessoria de Imprensa Jornalista Responsável: Marcelo Roxo Matusiak Registro: MTB/RS: Fones: (51) / (51) / (51) playpress@playpress.com.br Equipe: Rafael Dias Borges, Mauro Plastina, Suamy Sejanes, Mariana da Rosa, Marina Carlesso e Júlia Merker. Sede da AGR: Av. Ipiranga, Sala Jardim Botânico - POA / RS - CEP: Fone/Fax: (51)

4 Editorial Dr. Silvio Cavazzola, Presidente da Jornada Gaúcha de Radiologia 2013 foco nos residentes, sendo que o último de 2013 ocorreu em Gramado e contou com a presença do Dr. Antônio Eiras, que nos brindou com palestras de altíssimo nível; e finalmente nossa Jornada Gaúcha de Radiologia, que contou com a presença de cerca de 600 participantes e que a cada edição firma-se como um evento da maior importância para a radiologia gaúcha e nacional. Para 2014 estamos planejando manter os eventos acima e incrementar nossa Jornada com um simpósio da ICIS (International Câncer Imaging Society), uma sociedade internacional que busca Dentre as atividades desenvolvi- desenvolver o ensino e a discusdas pela AGR em 2013, podemos são da importância dos métodos citar o Curso de Atualização, rea- de imagem e de sua utilização lizado em março em parceria com no diagnóstico e seguimento dos o CBR e que contou com a ilus- pacientes oncológicos. Além distre presença dos colegas Decio to, em paralelo ao simpósio ICIS, Prando e Emerson Gasparetto; nossa JGR 2014 está sendo desenos grupos de estudo em Tórax, volvida para oferecer aos particiabdômen, Neurorradiologia e pantes algumas novidades, como Osteoarticular, realizados com pe- cursos pré-congresso, como o riodicidade mensal; o Clube Hu- Hands On em Ultrassonografia golino Andrade, realizado com e o curso de física aplicada a RM. periodicidade bimestral e com Em breve estaremos com o proestamos encerrando o ano científico da AGR, já planejando para 2014 um ano mais movimentado e profícuo. grama científico concluído para que todos possam ter acesso. Reservem a data de 07 a 09 de agosto para participarem da nossa JGR Nossa diretoria vem se esforçando ano a ano para que as atividades científicas da AGR sejam cada vez mais atrativas ao associado; por isso, fica um pedido especial para que os colegas participem dos eventos e estimulem outros colegas a participarem, para que possamos cada vez mais trocar experiências e unirmos nossa classe, não só em busca de maior conhecimento, mas também para que possamos discutir assuntos relacionados a nosso trabalho e remuneração, tão importantes quanto a necessidade de atualização de nossos conhecimentos. Agradeço a participação dos colegas de nossa diretoria na organização dos eventos supracitados e reitero o convite a todos os colegas para que participem dos eventos da AGR; afinal, uma sociedade forte se faz com a união e participação de todos.

5 Capa Clube Hugolino Andrade Gramado Especial destaca avanços tecnológicos Considerado como um dos avanços mais importantes nos últimos anos o rastreamento do câncer de pulmão foi um dos temas da edição do Clube Hugolino Andrade que iniciou neste sábado (19/10), em Gramado (RS). A prática é baseada na tomografia computadorizada de baixa dose. As aulas acontecem no Hotel Alpestre. O vice-presidente de Ressonância Magnética da Sociedade Brasileira de Radiologia, Antônio Eiras (RJ), falou sobre Lesão focal na Cirrose e Imagem do abdômen agudo vascular. Em seguida o médico radiologista torácico, Bruno Hochhegger apresentou o tema Consolidação e vidro-fosco: Diagnóstico diferencial. - Hoje sabemos que pacientes com mais de 55 anos que fumaram um maço de cigarro por dia ao longo de 30 anos ou dois maços de cigarro por dia ao longo de 15 anos têm indicação de fazer tomografia computadorizada de baixa dose anualmente ao invés de Raio-x de Tórax. Isso é um avanço que reduz a mortalidade de pacientes em no mínimo 20% por câncer de pulmão - explicou o médico O vice-presidente de Radiologia Geral, Thiago Krieger Bento da Silva, apresentou Pitfalls do velho e bom raio X. O médico lembrou que entre 80% e 90% dos casos se conseguem diagnósticos usando Raio x e a tecnologia é, ainda, uma excelente ferramenta. No entanto, o palestrante chamou a atenção de casos nos quais o médico precisa estar muito atento a informações presentes nos exames e que podem induzir o profissional a cometer equívocos no diagnóstico. O médico radiologista do Hospital Mãe de Deus, Hospital Santa Casa e da Clínica Serpal, Rodrigo Bello falou sobre a imagem nas doenças granulomatosas. Ao final o médico Felipe Torres trouxe a abordagem do coração na Tomografia Computadorizada de Tórax. O presidente da Associação Gaúcha de Radiologia, Ildo Betineli, valorizou a presença de médicos no evento e destacou que um dos aspectos fundamentais é que os radiologistas trabalhem cada vez mais na interação com os clínicos, no sentido de promover cada vez mais diagnósticos precisos. A programação segue no domingo (20/10) a partir das 9h com a aula intitulada Diagnóstico Diferencial das Lesões Hipervasculares no Fígado. A partir das 10h ocorrem as apresentações de casos.

6 Capa Hugolino Andrade: Oportunidade de aprendizado e qualificação O encontro do Clube Hugolino, em Gramado, serve de atualização para médicos profissionais e também se configura numa rica experiência de aprendizado para médicos residentes. Foi o caso de Rodrigo Castilhos que acompanhou as aulas no evento promovido pela Associação Gaúcha de Radiologia nos dias 19 e 20 de outubro. - É importante para ficarmos atualizados sobre aquilo que vem sendo utilizado com mais frequência no centro do país pelos médicos radiologistas que são referência. Me chamaram a atenção as aulas de tórax e de abdômen que gostei muito. Os contrastes específicos são uma novidade que vem surgindo e estamos usando há pouco tempo no Rio Grande do Sul. Então, é bom aprender desde a Residência porque é uma prática que vai ser muito usada no futuro - declarou. O evento teve como novidade ainda a Gincana de Casos, organizada pelo médico radiologista Antônio Eiras. A vencedora foi Ângela Massignan, da Serdil.

7 Profissionais destacam avanços no diagnóstico com evolução da radiologia A realização do Clube Hugolino Andrade na cidade de Gramado (RS) nos dias 19 e 20 de outubro destacou avanços importantes no diagnóstico de doenças e procedimentos atuais por parte dos médicos. O encontro, organizado pela Associação Gaúcha de Radiologia trouxe como um dos destaques o médico vice-presidente de Ressonância Magnética da Sociedade Brasileira de Radiologia, Antônio Eiras (RJ). - A Tomografia Computadorizada com tecnologia de múltiplos detectores na abordagem de emergência é um método, por exemplo, cada vez mais rápido e apurado no diagnóstico e com tecnologia que possibilita menos exposição à radiação. É uma prática cada vez melhor e com mais segurança para o paciente - explicou. A programação contou ainda com a apresentação de casos de médicos residentes Mônica Wagner e Felipe Alba Scortegagna. Radioclin Serviços de Radiologia Ltda / Fone: Cel: ou com Adm. Aldori Camargo VENDE 01 Aparelho de Mamografia Marca VMI Modelo GRAPH Mammo AF 01 Aparelho de Raio X Casa do Radiologista Modelo Intecal CR 01 Biombo Presidente da AGR, Ildo Antonio Betineli, entrega prêmio aos residentes Mônica Wagner e Felipe Alba Scortegagna após apresentação de casos 01 Processadora Marca Kodak Modelo X-OMAT M35 Chassi/Plates/Ecrãns e EPIs. ***Todos os equipamentos em excelente estado de uso e conservação - Ótima oportunidade de negócio! Confira! Aceitamos Parcelamento e Propostas

8 Agenda Confirmadas as datas dos eventos de radiologia para os próximos dois anos Estão confirmadas as datas dos eventos promovidos pela Associação Gaúcha de Radiologia em 2014 e A Jornada Gaúcha de Radiologia do próximo ano será realizada nos dias 7, 8 e 9 de Agosto no Hotel Plaza São Rafael. O evento tradicionalmente acontece em meados de junho, mas em virtude da realização da Copa do Mundo no Brasil, será realizado em agosto. Já a edição de 2015 acontecerá de 17 a 21 de junho no mesmo local. Os temas da Jornada Gaúcha de Radiologia estarão relacionados às áreas de radiologia geral, mamografia, ultra-sonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, gestão em radiologia, medicina nuclear e PET CT. A edição de 2013 promoveu 132 palestras e contou com mais de 600 vo de proporcionar a discussão de participantes. diferentes casos clínicos, especiala outra atividade promovida pela mente entre estudantes e médicos Associação Gaúcha de Radiologia, residentes. O nome do evento foi o Clube Hugolino Andrade, tam- escolhido para reconhecer a imbém tem sua próxima edição con- portância de Hugolino Leal de Anfirmada. O encontro tem o objeti- drade, o primeiro radiologista do Rio Grande do Sul. Em 2014, além das edições durante o ano em Porto Alegre, a AGR realizará o Clube Hugolino Andrade do Interior, que será nos dias 24, 25 e 26 de outubro em Gramado, no Hotel Alpestre.

9 Agenda Clube Hugolino Andrade Coordenação Dr. Rodrigo Duarte 13 de março às 20h Local: Casa do Marquês - Rua Marquês do Pombal nº 1846 Grupo de Estudos do Tórax Coordenação Dr. Thiago Krieger 19 de março às 19h30 Local: AMRIGS - Av. Ipiranga, Sala: 24 20º Curso Radimagem de Diagnóstico por Imagem 21, 22 e 23 de março Local: Centro de Eventos da AMRIGS - Av. Ipiranga, 5311 Curso de Atualização Nacional em Radiologia 22 e 23 de março Local: Centro de Eventos da AMRIGS - Av. Ipiranga, 5311 Clube Hugolino Andrade Coordenação Dr. Rodrigo Duarte 10 de abril às 20h Local: Casa do Marquês - Rua Marquês do Pombal nº 1846 Grupo de Estudos em Neurorradiologia Coordenador: Dr. Rodrigo Duarte 16 de abril às 19h30 Local: AMRIGS - Av. Ipiranga, Sala: 24 Grupo de Estudos do Músculo Esquelético Coordenação Dr. Hugo Mallmann 21 de maio às 19h30 Local: AMRIGS - Av. Ipiranga, Sala: 24 Grupo de Estudos em Abdômen Coordenador: Dr. Gustavo Luersen 18 de junho às 19h30 Local: AMRIGS - Av. Ipiranga, Sala: 24 9

10 Cultura Mais vendidos 2013: Os cinco livros mais presentes nas mãos dos brasileiros A leitura brasileira em 2013 conta com uma mescla interessante de gostos e gêneros. Religião, auto-ajuda, romance, mistério e aventura são os mais vendidos no Brasil em livrarias físicas e e-commerce. Entre os cinco mais vendidos de ficção e não-ficão, Laurentino Gomes, Padre Marcelo Rossi, Edir Macedo, John Green e Dan Brown estão nas mãos e prateleiras das casa dos brasileiros. 1889, de Laurentino Gomes A obra trata da Proclamação da República e fecha uma trilogia iniciada com 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de Dom João para Rio de Janeiro, e continuada com 1822, sobre a Independência do Brasil. Nas últimas semanas de 1889, a tripulação de um navio de guerra brasileiro ancorado no porto de Colombo, capital do Ceilão (atual Sri Lanka), foi pega de surpresa pelas notícias alarmantes que chegavam do outro lado do mundo. O Brasil havia se tornado uma república. O império brasileiro, até então tido como a mais sólida, estável e duradoura experiência de governo na América Latina, com 67 anos de história, desabara na manhã de Quinze de Novembro.

11 A Culpa É Das Estrelas, de John Green A culpa é das estrelas conta a história de Hazel, paciente terminal, que ganha algum tempo mais de vida após seu tumor ter encolhido. Neste tempo ganho, ela conhece Augustus Waters, um garoto bonito que aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas. Inferno, de Dan Brown A nova aventura de Robert Langdon conta com mais uma eletrizante aventura do simbologista em busca de respostas aos segredos de grandes mestres das artes. Desta vez, a Divina Comédia, de Dante Alighieri, é a peça para o enredo em uma história que viaja por lugares como a Galleria degli Uffizi, o Duomo de Florença e a Basílica de São Marcos. Kairós, de Padre Marcelo Rossi O autor selecionou passagens da Bíblia com personagens como Abraão, Moisés, José do Egito, Isaías, Maria, Jó e Zaqueu, que passaram por situações de incompreensão, sofrimento e provação e, mesmo assim, souberam esperar pelo tempo de Deus, pelo seu kairos. Todos eles tiveram as suas vidas transformadas no momento que Deus julgou oportuno. Após cada trecho bíblico citado, reflexões e comentários do Padre Marcelo convidam o leitor a refletir sobre suas próprias angústias e a fortalecer a sua fé. Nada a Perder, de Edir Macedo No primeiro volume de sua trilogia de memórias, o bispo Edir Macedo surpreende com revelações profundas de momentos de decisão e descobertas espirituais. Como ele iniciou a pregação de fé pelas ruas há 35 anos e hoje lidera uma igreja atuante em mais de 200 países são temas que o autor aborda em detalhes aos leitores.

12 Parceria internacional traz avanços em radiologia para o Rio Grande do Sul A edição de 2014 da Jornada Gaúcha de Radiologia traz uma novidade para os profissionais da área. Através de parceria com a International Cancer Imaging Society (ICIS) serão oferecidas aulas com pelo menos dois médicos renomados e com experiência internacional. O evento acontece entre os dias 7 e 9 de Agosto no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, e é promovido pela Associação Gaúcha de Radiologia. No primeiro dia do evento, estão previstas aulas de Física, Bi-Rads e o curso prático de Hands On, além do Curso de AVR. Na sextafeira os temas são de Neuro, Ultrassonografia, Abdômen, Tórax, Radiologia Pediátrica, Mama e Curso de Gestão. Para o sábado a programação inicial prevê as palestras do ICIS, Ultrassonografia, Mama, cursos para técnicos e tecnólogos e Enfermagem. cologia com a participação de renomados professores estrangeiros. Os cursos trabalham basicamente com imagem em oncologia pretendendo mostrar estudos dentro A parceria inédita foi firmada com a deles e auxiliar os médicos a enagr e intermediada pelo Hospital contrar o melhor expertise na área AC Camargo propiciando um pai- de oncologia. nel multidisciplinar de discussões focado na área de imagem em on- - Eu acho que eles podem agregar muito ao nosso conhecimento. O diagnóstico oncológico no Rio Grande do Sul está dentro dos parâmetros daquilo que está sendo feito em todo o mundo e essa atividade é uma maneira de nos mantermos atualizados e descobrirmos novas experiências - afirma o tesoureiro da Associação Gaúcha de Radiologia, Silvio Cavazzola. O ICIS promove ensino em imagem na área de oncologia e estimula a pesquisa e estudo de tumores, trazendo aos médicos radiologistas conetúdo de interesse na área e proporcionando a troca de ideias e conteúdo científico. As atividades também são realizadas em vários países da Europa e outros países como Hong Kong, África do Sul, Kuwait e outros. O encontro mundial acontece na Alemanha no dia 9 a 11 de outubro.

JANEIRO 2013 - ANO 19 - Nº 94. Jornada Gaúcha de Radiologia 2013 acontece de 28 a 30 de junho em Porto Alegre

JANEIRO 2013 - ANO 19 - Nº 94. Jornada Gaúcha de Radiologia 2013 acontece de 28 a 30 de junho em Porto Alegre JANEIRO 2013 - ANO 19 - Nº 94 Jornada Gaúcha de Radiologia 2013 acontece de 28 a 30 de junho em Porto Alegre SUMÁRIO 6 Jornada Gaúcha de Radiologia 2013 10 Exames Radiológicos Prêmio Jabuti 2012 9 A Associação

Leia mais

1) Prova dos Residentes do CBR- Domingo 28/fevereiro de 2016 no Auditório Alice Figueiras no IMIP as 13:00 horas.

1) Prova dos Residentes do CBR- Domingo 28/fevereiro de 2016 no Auditório Alice Figueiras no IMIP as 13:00 horas. Programação da Sociedade Radiologia Pernambuco (SRPE) para 2016: A SRPE inicia o ano dcom novidades na programação científica e incremento no planejamento de seu calendário de atividades para 2016, estando

Leia mais

Universidade Estadual de Goiás. Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes

Universidade Estadual de Goiás. Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes Universidade Estadual de Goiás Ciências Contábeis 2º ano Trabalho da matéria de Núcleo Interdisciplinar de Estudos Independentes ALUNO: Vinicius Oliveira de Siqueira Trabalho apresentado para avaliação

Leia mais

"Organizar evento é como uma grande orquestra"

Organizar evento é como uma grande orquestra "Organizar evento é como uma grande orquestra" Publicação: 25 de Maio de 2014 às 00:00 O primeiro evento que ela organizou foi aos 12 anos, a festa junina da escola. O que Tânia Trevisan não imaginava

Leia mais

APLICATIVOS JORNAL ABOR - PE A ORTODONTIA ENTRA NA ERA DOS. Sucesso no Curso de Marcos Janson. Em Novembro acontece o Digi-Orto

APLICATIVOS JORNAL ABOR - PE A ORTODONTIA ENTRA NA ERA DOS. Sucesso no Curso de Marcos Janson. Em Novembro acontece o Digi-Orto JORNAL Ano 6 Número 7 ABOR - PE Telefone: 81 91720304 aborpe@hotmail.com A ORTODONTIA ENTRA NA ERA DOS APLICATIVOS O debate em Ortodontia continua Em Novembro acontece o Digi-Orto Sucesso no Curso de Marcos

Leia mais

Sob as lentes de. Cristina Buzatto

Sob as lentes de. Cristina Buzatto Sob as lentes de Cristina Buzatto O Laboratório Technopark completou dois anos de operação em abril de 2011, uma das primeiras grandes investidas da Essilor neste setor, no Brasil. Falamos com Cristina

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Diretoria da FETHESP se reúne em Praia Grande

Diretoria da FETHESP se reúne em Praia Grande Filiada à Diretoria da FETHESP se reúne em Praia Grande Diversos assuntos foram tratados, entre eles um curso sobre comunicação sindical e um seminário específico para a categoria dos empregados em instituições

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho.

Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho. Educação é o primeiro passo para desenvolver a segurança e saúde no trabalho. DDS DICAS PARA UM BOM DIALAGO DE SEGURANÇA APRESENTAÇÃO Palestrante: RAFAELA LOPES LOBO Técnica de Segurança do Trabalho Bombeiro

Leia mais

Curso de Disseminação da Metodologia do PAIR CLIPPING DIÁRIO

Curso de Disseminação da Metodologia do PAIR CLIPPING DIÁRIO Curso de Disseminação da Metodologia do PAIR CLIPPING DIÁRIO 22 de Outubro de 2012 Veículo: Rede Andi Brasil Editoria: Clipping Tema: Crianças e drogas RS: Traficantes usam crianças para transportar drogas

Leia mais

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos.

Palavras-chave: Ambiente de aprendizagem. Sala de aula. Percepção dos acadêmicos. PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UENP, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM UM AMBIENTE FAVORECEDOR DA APRENDIZAGEM RESUMO Maria Cristina SIMEONI 1 Este resumo

Leia mais

Universidade Presente. um guia para acompanhar o aluno no exterior

Universidade Presente. um guia para acompanhar o aluno no exterior Universidade Presente um guia para acompanhar o aluno no exterior APRESENTAÇÃO A Rede CsF é uma associação não governamental, sem fins lucrativos, formada por estudantes com experiência em Programas de

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013

Enfoque JB. Ano: 5 Edição: 24 - Abril/Maio de 2013 Término da Safra 2012/2013 A Safra 2012/2013 terminou com muitas metas alcançadas com as produções agrícola e industrial atingindo índices positivos. O encerramento aconteceu no dia 18/04 e como sempre

Leia mais

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR?

POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? POR QUE FAZER ENGENHARIA FÍSICA NO BRASIL? QUEM ESTÁ CURSANDO ENGENHARIA FÍSICA NA UFSCAR? Póvoa, J. M, Ducinei Garcia Departamento de Física - Universidade Federal de São Carlos Via Washington Luiz, Km

Leia mais

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula

Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Michele Maria do Nascimento Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU Arquivo Público do Estado de São Paulo Oficina O(s) uso(s) de documentos de arquivo na sala de aula Sequência Didática: As transformações

Leia mais

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente

Energia Eólica. Atividade de Aprendizagem 3. Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Energia Eólica Eixo(s) temático(s) Ciência e tecnologia / vida e ambiente Tema Eletricidade / usos da energia / uso dos recursos naturais Conteúdos Energia eólica / obtenção de energia e problemas ambientais

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

VISUAL MERCHANDISING DESIGN, ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE VENDA

VISUAL MERCHANDISING DESIGN, ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE VENDA VISUAL MERCHANDISING DESIGN, ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE VENDA Curso Especial VISUAL MERCHANDISING Design, Arquitetura e Ambientação como Estratégia de Venda COORDENADORA: NATÁLIA COUTINHO

Leia mais

Painel Eletrônico. Juntos por SST. Popular e sustentável. Sipat mobilizou profissionais e seus familiares

Painel Eletrônico. Juntos por SST. Popular e sustentável. Sipat mobilizou profissionais e seus familiares Força. Desempenho. Paixão. Painel Eletrônico Ano I Número 12 Quinzena de 4 a 17 de outubro Juntos por SST Popular e sustentável Sipat mobilizou profissionais e seus familiares pág. 3 Espírito Santo ganha

Leia mais

Um mercado de oportunidades

Um mercado de oportunidades Um mercado de oportunidades Como grandes, pequenas e médias empresas se comunicam? Quem são os principais interlocutores e como procurá-los? Como desenvolver uma grande campanha e inovar a imagem de uma

Leia mais

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO GRADUAÇÃO MODALIDADE SEMIPRESENCIAL Prezado(a) aluno(a); Este material que você está começando a ler trata-se do manual do aluno, referente às disciplinas que serão ministradas através

Leia mais

Movendo para a Carreira. Josiane Barbosa Diretora Executiva Elite de Vendas Independente

Movendo para a Carreira. Josiane Barbosa Diretora Executiva Elite de Vendas Independente Movendo para a Carreira Josiane Barbosa Diretora Executiva Elite de Vendas Independente O que te move a fazer Mary Kay? Josiane Barbosa Diretora Executiva Elite de Vendas Independente SONHOS Quais são

Leia mais

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE

COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE 23 3 COMUNIDADE TRANSFORMADORA UM OLHAR PARA FRENTE Por que você deve dar este estudo Nas duas semanas anteriores, conversamos sobre dois aspectos de nossa missão comunitária que envolve: (a) olhar para

Leia mais

CONTADORES DE HISTÓRIA: EDUCAÇÃO E CULTURA NA SAÚDE

CONTADORES DE HISTÓRIA: EDUCAÇÃO E CULTURA NA SAÚDE Prêmio AEA 2014 - Projetos de Responsabilidade Social CONTADORES DE HISTÓRIA: EDUCAÇÃO E CULTURA NA SAÚDE Luana Costa*, Graziela Tamayosi*, Valdir Cimino** *Centro Tecnológico MAHLE Metal Leve S/A, **Associação

Leia mais

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REDAÇÃO FINAL EM COMISSÕES TEXTO COM REDAÇÃO FINAL

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REDAÇÃO FINAL EM COMISSÕES TEXTO COM REDAÇÃO FINAL CÂMARA DOS DEPUTADOS DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO NÚCLEO DE REDAÇÃO FINAL EM COMISSÕES TEXTO TRANSCRIÇÃO IPSIS VERBIS CPI - SIVAM EVENTO: Reunião Ordinária N : 0454/02 DATA: 21/05/02

Leia mais

GEOMETRIA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS

GEOMETRIA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS 1 GEOMETRIA: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES MATEMÁTICOS Clovis Ricardo Hentz Duarte 1 - UNEB, Campus IX clovisricardohhentz@hotmail.com Eloísia da Cruz Camandaroba 2 - UNEB, Campus

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL!

O guia completo para uma presença. online IMBATÍVEL! O guia completo para uma presença online IMBATÍVEL! Sumário Introdução 3 Capítulo 1 - Produção de Conteúdo: Por que e Como produzir 5 Capítulo 2 - Distribuição e Divulgação 8 Capítulo 3 - Monitoramento

Leia mais

Trabalhando em equipes e resolvendo problemas: a aplicação do PBL em sala de aula

Trabalhando em equipes e resolvendo problemas: a aplicação do PBL em sala de aula Trabalhando em equipes e resolvendo problemas: a aplicação do PBL em sala de aula Prof. Ana Cláudia Fleck Coordenadora da Academia de Professores da ESPM-Sul São Paulo, 17 de junho de 2015. Agenda Introdução

Leia mais

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos.

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos. Criando caminhos. ed. 11 - abril maio 2013 de Vacinação Anti-Gripe Pág. 2 Sistema de Trabalho em times Pág. 6 sumário 02 03 04 04 05 07 07 08 Editorial Dia do Ferroviário Fábrica Aberta Parceria SESI do

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 47 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

INFORMATIVO ROTÁRIO. Rotary International Brazil Office RI BRAZIL OFFICE DESEJA BOAS FESTAS

INFORMATIVO ROTÁRIO. Rotary International Brazil Office RI BRAZIL OFFICE DESEJA BOAS FESTAS INFORMATIVO ROTÁRIO Rotary International Brazil Office RI BRAZIL OFFICE DESEJA BOAS FESTAS Nº 178 Agradecemos a todos que trabalham conosco, dando o melhor de si. Sabemos que podemos caminhar juntos em

Leia mais

CONSTRUIMOS A PROPOSTA FINAL E AGORA QUEM DECIDE É VOCÊ!

CONSTRUIMOS A PROPOSTA FINAL E AGORA QUEM DECIDE É VOCÊ! N Ú M E R O 169 DIÁRIO DE INFORMAÇÕES TECNICAS 2 9 d e J u n h o d e 2 0 1 1 Informativo Técnico Canal de Notícias dos Técnicos Industriais CONSTRUIMOS A PROPOSTA FINAL E AGORA QUEM DECIDE É VOCÊ! Na sétima

Leia mais

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Poliana Helena Batista Thomaz PUC-Campinas Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas Na pesquisa

Leia mais

Manual Tutorial. Disciplinas EAD

Manual Tutorial. Disciplinas EAD Rua das Palmeiras, 184 Santa Cecília Cep 01226-010 São Paulo Manual Tutorial Disciplinas EAD SÃO PAULO 2º Semestre de 2015 Grupo Educacional Hotec 2º Semestre de 2015 1 MANUAL - TUTORIAL EAD 1. Introdução

Leia mais

COORDENADOR DO ROTARY

COORDENADOR DO ROTARY INSTRUÇÃO ROTÁRIA Nº 28 JANEIRO MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO ROTÁRIA Este mês de janeiro é a época oportuna para uma reflexão sobre o que significa ser Rotariano, o que cada um está fazendo para fortalecer Rotary

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #9 - junho 2014 - m i o o Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. sou Eu Por do que coleção Conversas #9 - junho 2014 - Candomblé. tã estou sen d o o discri m i na da? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

CALENDÁRIO COMUNIDADE KERYGMA 2016

CALENDÁRIO COMUNIDADE KERYGMA 2016 CALENDÁRIO COMUNIDADE KERYGMA 2016 www.kerygmavarginha.com.br www.kerygmavarginha.com.br/blog Varginha - MG ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE KERYGMA Rua Lázaro do Souza, 06 Vila Barcelona Varginha MG CEP-37.022-160

Leia mais

UVV POST Nº76 24 a 30/11 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

UVV POST Nº76 24 a 30/11 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional ESTALEIRO JURONG Alunos de Gestão Portuária participaram de visita técnica no Estaleiro Jurong No dia

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação 52 URIARTE, Mônica Zewe. 33 Programa de Pós-Graduação em Educação Resumo: Este artigo apresenta informações sobre a experiência da UNIVALI quanto ao ensino de artes no Curso de Pedagogia, preparado para

Leia mais

Manuais ISGH Coordenadoria de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa CEPEP

Manuais ISGH Coordenadoria de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa CEPEP Manuais ISGH Coordenadoria de Educação Permanente, Ensino e Pesquisa CEPEP Página 1 ELABORAÇÃO Assessoras Técnicas da Educação Permanente ISGH Ana Karine Girão Lima Társia Vitoria de Araujo Joaquim Nogueira

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

de 8 Que tipo de concurseiro é você? www.concurseirosolitario.com.br

de 8 Que tipo de concurseiro é você? www.concurseirosolitario.com.br de 8 4 Que tipo de concurseiro é você? FASCÍCULO 4 - MAIO DE 2014 www.concurseirosolitario.com.br [ EDITORIAL] N ão poderíamos estar mais satisfeitos com a repercussão causada por esta nova série de fascículos,

Leia mais

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PRODUTO FINAL ASSOCIADA A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Universidade Federal de Itajubá Título da dissertação: OS MANUAIS DOS PROFESSORES DOS LIVROS DIDÁTICOS

Leia mais

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte

Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Sticker Art: Uma ferramenta de inclusão e conscientização do valor da arte Priscila de Macedo Pereira e Souza Resumo: Uma experiência numa escola pública de Goiânia, usando da técnica Sticker Art para

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Grupo de Estudo de Tecnologia e Educação Matemática - GETECMAT 15/09/2011 Camila de Oliveira da Silva Tópicos iniciais para discussão... Formação inicial do professor

Leia mais

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL?

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? Veja algumas dicas para engajar eleitores através do SMS Marketing De acordo com dados da Pnad (Pesquisa

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 02.07.15 EDITORIA: RODRIGO LOUREIRO. Classificação: Positiva

FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 02.07.15 EDITORIA: RODRIGO LOUREIRO. Classificação: Positiva FECOMÉRCIO VEÍCULO: GAZETA DO OESTE DATA: 02.07.15 EDITORIA: RODRIGO LOUREIRO Classificação: Positiva VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 02.07.15 EDITORIA: NATAL Classificação: Positiva VEÍCULO: TRIBUNA DE

Leia mais

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001.

O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Gestão da Qualidade. Representante da Diretoria. ISO 9001. O PAPEL EMPREENDEDOR NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE * Adalberto Luiz de Souza ** RESUMO: Este texto tem por finalidade descrever o papel do representante da direção, referente ao atendimento de requisito

Leia mais

Projeto educacional para empresas turbinarem a leitura na vida de muitas crianças!

Projeto educacional para empresas turbinarem a leitura na vida de muitas crianças! Projeto educacional para empresas turbinarem a leitura na vida de muitas crianças! Incentivo à leitura com o objetivo de formar cidadãos capazes de mudar o mundo. O que é o projeto Oferecemos uma solução

Leia mais

Boletim Informativo ADIBERJ

Boletim Informativo ADIBERJ Boletim Informativo ADIBERJ ASSOCIAÇÃO DOS DIÁCONOS BATISTAS DO ES- TADO DO RIO DE JANEIRO OUTRAS NOTÍCIAS CONTEÚDO Artigos; Atividades; Agenda; Ùltimas Notícias; ATENÇÃO Senhores Presidentes e Coordenadores

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO

CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA RESUMO XXII Semana de Educação da Universidade Estadual do Ceará 31 de agosto a 04 de setembro de 2015 CONSTRUÇÃO DE QUADRINHOS ATRELADOS A EPISÓDIOS HISTÓRICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA Laura Andrade Santiago

Leia mais

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA

ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA ÁGORA, Porto Alegre, Ano 4, Dez.2013. ISSN 2175-37 EDUCAR-SE PARA O TRÂNSITO: UMA QUESTÃO DE RESPEITO À VIDA Luciane de Oliveira Machado 1 INTRODUÇÃO Este artigo apresenta o projeto de educação para o

Leia mais

INTERESSADO: Centro de Treinamento e Desenvolvimento CETREDE

INTERESSADO: Centro de Treinamento e Desenvolvimento CETREDE INTERESSADO: Centro de Treinamento e Desenvolvimento CETREDE EMENTA: Recredencia o Centro de Treinamento e Desenvolvimento CETREDE, e renova o reconhecimento dos cursos de Técnico em Transações Imobiliárias

Leia mais

Apontamento de Despesas

Apontamento de Despesas Apontamento de Despesas Nome: Período de anotação: Dia: /Mês: /Ano: a Dia: /Mês: /Ano: O objetivo do Apontamento de Despesas é auxiliá-lo no controle de suas finanças. Com ele, você saberá para onde vai

Leia mais

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras

O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras O mundo lá fora oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras Ligia Paula Couto (Universidade Estadual de Ponta Grossa) Introdução Este artigo relatará a experiência de um grupo de alunos e professores

Leia mais

Sobre a Ouvidoria da ANTT

Sobre a Ouvidoria da ANTT OUVIDORIA DA ANTT Sobre a Ouvidoria da ANTT A Lei nº 10.233, de 5 de junho de 2001, dispõe sobre a reestruturação dos transportes aquaviário e terrestre, cria o Conselho Nacional de Integração de Políticas

Leia mais

SALVANDO VIDAS EM VIDA: SEJA DOADOR VOLUNTÁRIO DE MEDULA ÓSSEA A experiência de um projeto de extensão

SALVANDO VIDAS EM VIDA: SEJA DOADOR VOLUNTÁRIO DE MEDULA ÓSSEA A experiência de um projeto de extensão Solange Laurentino dos Santos Maria Betânia Leal Corrêa Organizadoras SALVANDO VIDAS EM VIDA: SEJA DOADOR VOLUNTÁRIO DE MEDULA ÓSSEA A experiência de um projeto de extensão Recife, 2012 1 SUMÁRIO PREFÁCIO

Leia mais

1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo.

1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo. 1º Trabalho: Resumo e Reflexão de duas mensagens dos grupos de Matemática do Yahoo. Disciplina: Meios Computacionais no Ensino Professor: Jaime Carvalho e Silva Aluno: Rafael Ferreira de Camargos Sousa

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Escola Bilíngüe. O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas

Escola Bilíngüe. O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas Escola Bilíngüe É uma escola unique Diana Mandelert Diana Cerdeira Apresentação O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas informações obtidas na página da escola na Internet,

Leia mais

JULIO CESAR PEREIRA SALGADO

JULIO CESAR PEREIRA SALGADO PROPOSTAS DE GESTÃO PARA O CARGO DE DIRETOR-GERAL IFSP campus Caraguatatuba NOVOS TEMPOS NOVO IF. JULIO CESAR PEREIRA SALGADO Tem 55 anos, é casado, pai de 2 filhos e natural de Pindamonhangaba SP. É formado

Leia mais

Nova administração reúne gestores

Nova administração reúne gestores Nossa gente Nova administração reúne gestores No dia 5 de setembro, foi realizada a primeira reunião com os gestores das Secretarias, Assessorias e demais unidades do. O encontro teve o intuito de apresentar

Leia mais

FORMULÁRIO DE PROJETO FIP/MAGSUL Ano: 2013. Título: 3º Encontro e Coordenadores de Administração e Tecnólogos

FORMULÁRIO DE PROJETO FIP/MAGSUL Ano: 2013. Título: 3º Encontro e Coordenadores de Administração e Tecnólogos FORMULÁRIO DE PROJETO FIP/MAGSUL Ano: 2013 Administração: (Bacharel) Direito: (Bacharel) Mantida pela A.E.S.P. R: Tiradentes, 322 Centro Tel.: (67) 3437-8820 Ponta Porã MS Home Page: www.magsul-ms.com.br

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: 12.03.15 EDITORIA: CAPA E MARCOS AURÉLIO DE SÁ

FECOMÉRCIO VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: 12.03.15 EDITORIA: CAPA E MARCOS AURÉLIO DE SÁ FECOMÉRCIO VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: 12.03.15 EDITORIA: CAPA E MARCOS AURÉLIO DE SÁ Classificação: Positiva VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 13.03.15 EDITORIA: FLASHES DO SERIDÓ Classificação: Positiva VEÍCULO:

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO E REPRESENTAÇÕES LTDA

Leia mais

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio Projeto Pedagógico por Anésia Gilio INTRODUÇÃO Esta proposta pedagógica está vinculada ao Projeto Douradinho e não tem pretenção de ditar normas ou roteiros engessados. Como acreditamos que a educação

Leia mais

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUTOAPRENDIZAGEM Maiêutica - Cursos de Gestão Claudete Teixeira Fernandes 1 Sirlésia Vigarani Scalco 2 Rodrigo Borsatto Sommer da Silva 3 RESUMO A partir da consideração de que existem

Leia mais

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I Línguas Estrangeiras foi desenvolvido juntamente com as Disciplinas de Aprendizagem Crítico-Reflexiva das Línguas Inglesa, Francesa e Espanhola. O objetivo desse

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

TÍTULO: Entendendo a divisão celular. NÍVEL DA TURMA: 1º ano do ensino médio. DURAÇÃO: 1h e 80 minutos (3 aulas)

TÍTULO: Entendendo a divisão celular. NÍVEL DA TURMA: 1º ano do ensino médio. DURAÇÃO: 1h e 80 minutos (3 aulas) Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia Autores: Evanoel Fernandes Nunes¹; Sheila Alves Pinheiro

Leia mais

COLÓQUIOS DE MATEMÁTICA DAS REGIÕES

COLÓQUIOS DE MATEMÁTICA DAS REGIÕES COLÓQUIOS DE MATEMÁTICA DAS REGIÕES I - Introdução A Sociedade Brasileira de Matemática SBM promoverá a realização de colóquios de Matemática nas cinco grandes regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO PROFISSIONAL TALENTOS GLOBAIS AIESEC em Belo Horizonte Rua dos Goitacazes, 1159 - Sala 2107 Barro Preto - Belo Horizonte - MG Fone: (31) 2512-1019 belohorizonte@aiesec.org.br facebook.com.br/aiesecbh

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-HABILITAÇÃO EM JORNALISMO

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-HABILITAÇÃO EM JORNALISMO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL-HABILITAÇÃO EM JORNALISMO O presente relatório toma por base os dados apresentados na Avaliação Institucional no segundo semestre de

Leia mais

Começa o XXIV ENANGRAD

Começa o XXIV ENANGRAD Começa o XXIV ENANGRAD Evento acontece de 25 a 27 de outubro em Foz do Iguaçu-PR Começou neste domingo, 25 de outubro, o XXVI Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD). O evento,

Leia mais

Ministério Público Federal

Ministério Público Federal Ministério Público Federal Grupo de Trabalho Tecnologias da Informação e da Comunicação Ata da primeira reunião do Grupo de trabalho Tecnologias da informação e da comunicação São Paulo e Vitória, 22 de

Leia mais

O que veremos. O que tudo mundo quer? Liderança para aumentar a renda! 08/12/2015

O que veremos. O que tudo mundo quer? Liderança para aumentar a renda! 08/12/2015 Liderança para aumentar a renda! Iniciaremos em breve! Quero você me acompanhando porque as informações de hoje são extremamente vitais para seu sucesso! O que veremos 1 -Aprenda o que a liderança pode

Leia mais

André Sanchez Blog Esboçando Ideias E-BOOK GRÁTIS. Uma realização: André Sanchez. www.esbocandoideias.com

André Sanchez Blog Esboçando Ideias E-BOOK GRÁTIS. Uma realização: André Sanchez. www.esbocandoideias.com E-BOOK GRÁTIS 10 maneiras comprovadas de ler a Bíblia mesmo tendo pouco ou nenhum tempo livre Uma realização: André Sanchez www.esbocandoideias.com Se quiser falar com o autor, entre em contato pelo e-mail:

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B

Anna Júlia Pessoni Gouvêa, aluna do 9º ano B DEPOIMENTOS A experiência que tive ao visitar o Centro Islâmico de Campinas foi diferente e única. É fascinante conhecer novas culturas e outras religiões, poder ver e falar com outro povo e sentir o que

Leia mais

É hora de celebrar! No mês de dezembro mais uma turma de jovens se formou em emocionante celebração M

É hora de celebrar! No mês de dezembro mais uma turma de jovens se formou em emocionante celebração M Janeiro São Paulo. Brasil www.vidajovem.org 2015 É hora de celebrar! No mês de dezembro mais uma turma de jovens se formou em emocionante celebração M ais uma turma se encerrou no mês de dezembro e como

Leia mais

Divulgação nos Boletins da Arquidiocese

Divulgação nos Boletins da Arquidiocese Divulgação nos Boletins da Arquidiocese Convidamos todas as paróquias, pastorais e lideranças a enviarem comunicados sobre festas, encontros, palestras e demais eventos, para divulgarmos em nosso Boletim

Leia mais

Dica de viagem: Grande Hotel São Pedro

Dica de viagem: Grande Hotel São Pedro Dica de viagem: Grande Hotel São Pedro Mil dicas de mãe - São Paulo/SP - NOTÍCIAS - 04/08/2014-08:45:00 Dica de viagem: Grande Hotel São Pedro Recentemente estivemos no Grande Hotel São Pedro, no interior

Leia mais

Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT.

Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT. Resumo da dissertação de mestrado do Professor César Vicente da Costa. Da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, Juina-MT. O FACEBOOK COMO ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE TEXTOS DE UMA TURMA DO 9º

Leia mais

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma

Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Exclusivo: Secretária de Gestão do MPOG fala sobre expectativas do Governo Dilma Entrevista, Ministério do Planejamento domingo, 6 de novembro de 2011 Carlos Bafutto O SOS Concurseiro discutiu, com exclusividade,

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Ao longo deste 2 semestre, a turma dos 1 anos vivenciaram novas experiências e aprendizados que contemplaram suas primeiras conquistas do semestre

Ao longo deste 2 semestre, a turma dos 1 anos vivenciaram novas experiências e aprendizados que contemplaram suas primeiras conquistas do semestre Ao longo deste 2 semestre, a turma dos 1 anos vivenciaram novas experiências e aprendizados que contemplaram suas primeiras conquistas do semestre anterior, dentro de contextos que buscavam enfatizar o

Leia mais

BEM VINDAS NOVAS CONSULTORAS. Parabéns por estarem aqui!

BEM VINDAS NOVAS CONSULTORAS. Parabéns por estarem aqui! BEM VINDAS NOVAS CONSULTORAS Parabéns por estarem aqui! COMPROMISSOS O princípio de tudo: A Missão da Mary Kay: Enriquecer a Vida das Mulheres. Esta MISSÃO se faz possível ao: Oferecer produtos de alta

Leia mais

SisEB Informa. Festival da Mantiqueira. SisEB Itinerante Próximo encontro regional será em São Carlos.

SisEB Informa. Festival da Mantiqueira. SisEB Itinerante Próximo encontro regional será em São Carlos. Ano II Número 4 Abril 2015 Festival da Mantiqueira SisEB realiza oficina de mediação de leitura para profissionais de biblioteca. 6 7 SisEB Itinerante Próximo encontro regional será em São Carlos. 8 Programa

Leia mais

Com 6 mil vagas abertas, Microsoft quer importar profissionais para os EUA

Com 6 mil vagas abertas, Microsoft quer importar profissionais para os EUA Com 6 mil vagas abertas, Microsoft quer importar profissionais para os EUA Depois de ter demitido 5 mil funcionários durante a crise financeira em 2009, a Microsoft volta agora a contratar e anuncia que

Leia mais