Rodrigo Ponce Santos HANNAH ARENDT E OS CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO NO INTERIOR DA VITA ACTIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rodrigo Ponce Santos HANNAH ARENDT E OS CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO NO INTERIOR DA VITA ACTIVA"

Transcrição

1 Rodrigo Ponce Santos HANNAH ARENDT E OS CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO NO INTERIOR DA VITA ACTIVA Projeto de Mestrado apresentado ao Departamento de Filosofia, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná, sob orientação do Prof. Dr. André de Macedo Duarte. Linha de Pesquisa: Ética e Política. Curitiba 2010

2 1 Hannah Arendt é uma pensadora reconhecida, contestada e reverenciada pelas diversas distinções conceituais presentes em todas as suas obras. Entre as mais importantes e polêmicas se encontra a tríade trabalho, fabricação e ação (labor, work and action) 1 e suas respectivas condições: a vida, a mundanidade e a pluralidade. A autora admite que esta seja uma distinção inusitada. Compreendê-la, portanto, exige o esforço de quem olha para algo novo ou, mais precisamente, o esforço de olhar para a mesma coisa de uma perspectiva diferente. Para o que devemos olhar? Como indica o prólogo de A Condição Humana (1958), trata-se apenas de refletir sobre o que estamos fazendo (2001, p. 13), ou ainda, como sugere a autora em uma conferência pronunciada seis anos depois, em perguntar: O que fazemos quando estamos ativos? (2006, p. 341). Para Arendt, a vita activa designa não apenas o oposto da inatividade, como teria sido pensado pela tradição filosófica, mas um conjunto de atividades que podem ser nitidamente distinguidas 2. De modo geral, meu objetivo é investigar e debater os critérios que tornariam possível esta distinção, bem como suas implicações no debate político contemporâneo. O que deve ser realizado por uma leitura rigorosa de duas grandes obras: A Condição Humana e Origens do Totalitarismo (1951) em especial Ideologia e Terror, capítulo adicionado à segunda edição que inaugura a distinção entre trabalho e fabricação. Examinaremos também os ensaios, entrevistas, conferências e demais textos que marcam a passagem entre a análise do totalitarismo e a questão sobre as atividades humanas 3. 1 A tradução destes termos implica grande dificuldade, pois tradicionalmente labor e work foram tomados indiferentemente no português. Assim, por exemplo, o conceito marxista de labor power é comumente referido como força de trabalho e não como força de labor. Por isto, a tradução de work como trabalho realizada por Roberto Raposo (2001) dá margem à confusão. Obedeço assim a tradução de labor igualmente como labor ou trabalho, tomando work como obra ou fabricação. Toda citação do texto de A Condição Humana neste artigo sofreu esta modificação. 2 (...) a vita activa sempre foi definida do ponto de vista da contemplação; comparados com a absoluta quietude da contemplação, todos os tipos de atividade humana pareciam ser semelhantes, na medida em que se caracterizavam pela in-quietude, por algo negativo: pela a-skholia ou pelo nec-otium, o não-ócio (non-leisure) ou a ausência de condições que tornam possível a contemplação. Comparadas com esta atitude de quietude, todas as distinções e articulações no interior da vita activa desaparecem (ARENDT, 2006, p. 343). 3 Entre os quais destacamos A revisão da tradição em Montesquieu, Introdução na Política, A imagem do inferno, Humanidade e terror e Sobre a natureza do totalitarismo: uma tentativa de compreensão, todos compilados no Brasil nos livros A Promessa da Política (2008a) e Compreender (2008b).

3 2 A pesquisa do tema durante a graduação me conduziu a algumas conclusões provisórias, que devem agora servir como ponto de partida. Uma delas é que a operação conceitual que revela o trabalho, a fabricação e a ação como atividades dotadas de qualidades diferentes não é simplesmente um corte ou uma separação. Tal operação conceitual não apenas mantém uma relação entre as três atividades, de modo que uma é sempre pensada em oposição às outras, como se amarra a outros nós conceituais que precisam ser discernidos. 4 Na base daquela distinção conceitual encontramos, por exemplo, a convicção arendtiana de que aquilo que os homens produzem para o mundo não é fruto de uma determinação de sua natureza. Pois o mundo e as coisas deste mundo, em meio aos quais os assuntos humanos têm lugar, não são a expressão da natureza humana (...), mas, ao contrário, resultam do fato de que os seres humanos produzem o que eles próprios não são isto é, coisas (ARENDT, 2008a, p. 160). O caráter humano de seus feitos está ligado justamente à habilidade de se manifestar para além de sua condição natural. Daí outra importante distinção entre a vida biológica e a vida especificamente humana. A primeira está ligada aos movimentos do corpo e às imposições da natureza, enquanto a existência humana corresponde à capacidade de produzir aquilo que pode resistir aos ciclos naturais, garantindo estabilidade e permanência ao mundo. Esta diferença entre a vida natural (zoé) e a vida especificamente humana (bíos) separava, na Antiga Grécia, aqueles que não eram cidadãos entre os quais, os trabalhadores e artesãos e aqueles que tinham a experiência da ação em uma esfera pública. Ambos estavam sujeitos às necessidades da vida biológica, mas alguns eram capazes de deixar estas preocupações na esfera privada do lar para entrar no conquistando uma espécie de segunda vida. espaço público, O quadro conceitual apresentado por Arendt em A Condição Humana pode ser resumidamente descrito da seguinte maneira. O trabalho é uma atividade privada e imposta pela natureza, que visa à manutenção da vida biológica. Seus produtos possuem pouca durabilidade, pois são prontamente consumidos em um movimento incessante, análogo aos ciclos naturais. Na fabricação o homem está isolado, mas tem como finalidade produzir objetos duráveis que possam resistir aos movimentos da natureza, 4 Um exemplo relevante no contexto desta pesquisa diz que o aspecto destrutivo e devorador da atividade do trabalho só é visível do ponto de vista do mundo e em oposição à fabricação (ARENDT, 2001, p. 112).

4 formando um mundo comum e estável que abrigue a existência humana. Por sua vez, a ação é uma atividade livre e que ocorre na presença dos outros homens, em uma esfera pública, um mundo compartilhado; mas os produtos da ação são ainda menos duráveis que os bens de consumo produzidos pelo trabalho e para serem lembrados precisam ser coisificados e estabilizados através da fabricação. 3 Dois critérios parecem iluminar a distinção entre as atividades humanas: a durabilidade de seus produtos e o espaço em que se realizam ou para o qual foram produzidos (DUARTE, 2000, p. 92). Tais critérios indicam que cada atividade é determinada objetivamente por seu produto e sua localização. Uma estátua, por exemplo, pelo fato de não ser consumida, resistindo ao tempo e somando-se ao conjunto de coisas compartilhadas pelos homens, seria resultado da fabricação. E o que acontece com uma pessoa durante o trabalho ou aquilo que diz respeito à manutenção da vida de uma família não seria um assunto público ou político. De fato, isto é o que a própria Arendt parece afirmar quando escreve que cada atividade humana converge para a sua localização adequada no mundo (ARENDT, 2001, p. 84), ou que a distinção entre trabalho e fabricação (...) torna-se realmente apenas uma diferença de grau quando não se leva em conta o caráter da coisa produzida sua localização, sua função e a duração de sua permanência no mundo (ibid., p. 105). No entanto, algumas interpretações do pensamento arendtiano questionam esta objetividade e as rígidas separações que dela decorrem. De fato, Arendt não deixa de considerar que o conteúdo das esferas não é sempre o mesmo em todos os momentos históricos. Em Atenas, por exemplo, o que permanecia limitado à esfera privada era a vida econômica, enquanto em Roma esta atividade é alçada à esfera pública e o que se torna assunto privado são as artes e as ciências. O que não muda, de uma forma ou de outra, é que o assunto público é tido como o mais relevante e digno de aparecer. Só pode aparecer aquilo que em algum momento está oculto. Esta transformação é ilustrada por Arendt não apenas com referência aos grandes momentos históricos. Podemos experimentar esta passagem na medida em que tornamos comum (koinon) aquilo que era próprio (idion) e comunicamos o que de outro modo não poderia ser dito.

5 Em comparação com a realidade que decorre do fato de que algo é visto e escutado, até mesmo as maiores forças da vida íntima as paixões do coração, os pensamentos da mente, os deleites dos sentidos vivem uma espécie de existência incerta e obscura, a não ser que, e até que, sejam transformadas, desprivatizadas e desindividualizadas, por assim dizer, de modo a se tornarem adequadas à aparição pública. A mais comum dessas transformações ocorre na narração de histórias e, de modo geral, na transposição artística de experiências individuais. Mas não necessitamos da forma do artista para testemunhar essa transfiguração. Toda vez que falamos de coisas que só podem ser experimentadas na privatividade ou na intimidade, trazemo-las para uma esfera na qual assumirão uma espécie de realidade que, a despeito de sua intensidade, elas jamais poderiam ter tido antes (ibid., pp ). Quando se destrói a ponte que liga a subjetividade ao mundo, o que resta é uma vida completamente obscura. A completa privação do mundo, ou seja, a incapacidade para ultrapassar os domínios da vida privada corresponderia à transformação do homem em algo semelhante a um animal doméstico (ibid., p. 94). Esta era a vida do escravo grego que, nas palavras de Eurípedes, encara tudo do ponto de vista do estômago (ibid., p. 95). Mas é também uma situação semelhante à de todos os que vivemos para trabalhar e consumir, uma vez que, na modernidade, o que quer que façamos, devemos fazê-lo a fim de garantir o próprio sustento (ibid., p. 139). Para autores como Seyla Benhabib, todos estes argumentos indicam a contingência das distinções arendtianas e a facilidade com que tais barreiras podem ser ultrapassadas ou destruídas. Benhabib parece totalmente indisposta a aceitar que as atividades humanas possam ser diferenciadas por critérios objetivos como a durabilidade dos produtos e o espaço em que se realizam. Para ela, a única maneira de salvar a distinção entre trabalho, fabricação e ação deste essencialismo fenomenológico seria tomá-las como orientações de atitude [attitudinal orientations] (BENHABIB, 1996, pp ). Engajar-se na esfera pública-política, exemplifica, envolve a transformação da perspectiva parcial e limitada de cada classe e grupo em uma visão mais ampla de mentalidade alargada (ibid., p. 156). Bonnie Honig também defende que os limites conceituais são mais frágeis do que Arendt teria se esforçado em demonstrar. A distinção não seria um dado ontológico, metafísico ou natural, senão uma construção, um ato extraordinário (HONIG, 1995, p.

6 144), capaz de criar novas relações e novas realidades. Não deveríamos pensar em linhas firmes que determinam o espaço público e o privado como fixos e imutáveis, mas tomar as fronteiras como marcas na areia, sujeitas a serem destruídas e retraçadas. Deste modo, também as questões de sobrevivência podem se estender a um grupo de pessoas como questão política, na medida em que estas se reconheçam como iguais e comunguem do mesmo problema desde diferentes posições. O espaço público torna-se assim uma metáfora para uma variedade de espaços (...) que podem ocasionar a ação (ibid., p. 146). Ainda na mesma direção, Honig apresenta a tese de que a distinção entre os três modos da vita activa não indica determinada classe ou gênero de pessoas o que poderíamos elencar como um terceiro critério objetivo mas corresponde a sensibilidades rivais presentes em cada atividade. Enquanto se trabalha, por exemplo, fica excluída a sensibilidade que é característica da ação política ou da fabricação. Ela argumenta então que a real preocupação de Arendt sobre o trabalho e a fabricação é que eles requerem e engendram sensibilidades particulares que atrapalham ou destroem a ação (ibid., p. 143) e que o trabalhador não deve ser identificado pelo modo como produz ou por sua pobreza, mas por sua perspectiva. Em outras palavras, o trabalhador é dirigido pela necessidade não objetivamente, mas porque ele encara a si mesmo como dirigido, incapaz de agir (PITKIN apud HONIG, idem). Outros intérpretes aproximam-se relativamente quanto à ideia de que entre as diferentes atividades e os diferentes espaços avaliados por Arendt, o que ocorre é uma mudança de perspectiva. Depois de apresentar detalhadamente os mais diversos aspectos que diferenciam trabalho e fabricação, Cristina Muñoz afirma que esta distinção não vem dada tanto pelo resultado final de cada atividade o produto final de cada uma das atividades senão pela experiência que cada atividade proporciona (MUÑOZ, 2003, p. 155). E apesar de chamar a atenção para os critérios objetivos citados anteriormente, André Duarte defende que as três atividades aparecem no mundo imbricadas umas nas outras e que sua separação deve ser considerada em seu caráter meramente analítico, como formas distintas de orientação em relação ao mundo (DUARTE, 2000, pp , grifo nosso). De fato, não se pode ignorar a reincidência de termos como perspectiva, interpretação, experiência e ponto de vista em A Condição Humana, especialmente para designar o contraste entre as atividades humanas. O que parece apontar exatamente para o avesso dos critérios objetivos citados anteriormente.

7 4 Vamos agora reformular nosso problema e apresentar a hipótese que guia este projeto de pesquisa. A discussão acima nos apresentou dois tipos de critérios para o discernimento entre trabalho, fabricação e ação. Um deles diz respeito à durabilidade do produto, sua função, o local onde são produzidos ou para o qual se destinam, bem como à classe de pessoas que exercem a atividade. Em todos os casos, a qualidade da atividade é determinada objetivamente. Por outro lado, a distinção também pode ser guiada pela atitude de quem está ativo, sua sensibilidade, orientação ou pela experiência que cada atividade lhe proporciona. Este segundo tipo de critério parece de algum modo desligar-se de fatores objetivos para conectar-se diretamente ao espírito do sujeito que está agindo. Ambas as posições encontram fundamento nas palavras de Arendt. Contudo, elas parecem mutuamente exclusivas. Afinal, se o trabalho for uma atividade determinada objetivamente, se ele for um dado ontológico, metafísico ou natural, como diz Honig, os assuntos que dizem respeito à vida do trabalhador nunca poderão se tornar questões políticas propriamente ditas. Por outro lado, se a transfiguração que torna um assunto adequado para a aparição pública depender apenas de uma mudança de perspectiva, de atitude ou sensibilidade, a própria distinção entre as atividades humanas perde toda relevância; assim como a separação entre o público e o privado, o mundo e a natureza, a existência humana e a mera vida biológica. Trata-se então de explorar os fundamentos em que se apóiam as duas interpretações para investigar se o trabalho, a fabricação e a ação podem ser discernidos por apenas um tipo de critério. Neste caso, deveremos responder aos problemas correspondentes. Contudo, suspeito que haja entre as duas posições uma espécie de relação, de modo que elas não seriam apenas mutuamente exclusivas, mas complementares. Talvez a determinação dos limites, apesar de imposta e constantemente modificada pelos homens, corresponda a uma determinação própria à natureza das atividades. Este caminho interpretativo é aberto por algumas indicações da própria autora, entre as quais o capítulo de A Condição Humana intitulado A Localização das Atividades Humanas, em que ela admite sugerir que os critérios históricos das comunidades políticas, mediante os quais cada uma delas determinava

8 quais as atividades da vita activa a serem admitidas em público, podem ter correspondência na natureza dessas mesmas atividades (op.cit., p. 88, grifo nosso). Esta correspondência deverá ser investigada a fundo. O que exigirá uma compreensão mais refinada dos termos que compõem esta relação. Se de um lado temos critérios objetivos e de outro uma determinação aparentemente subjetiva, devemos examinar o que significa a relação entre sujeito e objeto no pensamento de Hannah Arendt. Veremos que ela se opõe ao racionalismo moderno como sintoma de uma época em que os indivíduos se encontram isolados do mundo e dos outros homens. O que insere uma segunda dificuldade à abordagem subjetiva das atividades humanas, pois Arendt em momento algum parece realmente privilegiar este sujeito autônomo e independente. Pelo contrário, a perspectiva subjetiva do corpo, da vida privada, do trabalho e do raciocínio introspectivo se afasta da realidade 5, pois a percepção do real é garantida apenas pelo fato de que outras pessoas vêem e ouvem o mesmo que nós, isto é, porque possuímos um mundo comum. 5 Devemos nos debruçar atenciosamente sobre o significado do mundo comum na teoria arendtiana, assim como daquilo que é o não-mundo, ou seja, a natureza. O que também nos leva ao exame de todo o conjunto de oposições apresentado até o momento. Como foi sugerido no início, compreender a distinção entre trabalho, fabricação e ação exige o esclarecimento de outros termos e distinções que estão diretamente relacionados aos três modos de ser que compõem a vita activa. O caráter desta relação deverá ser investigado. Pois outra suspeita que impulsiona esta pesquisa é que a diferença entre o trabalho, a fabricação e a ação se torna visível somente quando estas atividades são pensadas no contraste entre aquelas distinções. Em outras palavras, que o seu sentido pode emergir apenas de um ponto de vista específico, que é a perspectiva do mundo em oposição à natureza, do espaço público em oposição ao privado, da existência humana em oposição à mera vida biológica. 5 Nada, de fato, é menos comum e menos comunicável e, portanto, mais fortemente protegido contra a visibilidade e a audibilidade da esfera pública que o que se passa dentro de nosso corpo, seus prazeres e dores, seu labor e consumo. Por isso mesmo, nada expele o indivíduo mais radicalmente para fora do mundo do que a concentração exclusiva na vida corporal (...) (ARENDT, 2001, p. 124). De modo semelhante, Arendt fala da introspecção do racionalismo moderno como alienação do mundo e perda do senso comum, pois na introspecção só está envolvido aquilo que a própria mente produziu; (...) o homem vê-se diante de nada e de ninguém a não ser de si mesmo (ibid, p. 293).

9 Trata-se, portanto, de examinar cuidadosamente como se desenha a linha que separa estes dois blocos conceituais. Em diversos momentos, Arendt pensa esta linha sob a forma da lei, compreendida não como aquilo que obriga e determina a ação dos homens, ou como uma lista de proibições, mas como limite entre a vida privada e a atividade pública, entre o indivíduo e o cidadão, entre a barbárie e a civilização, entre os animais e os homens, etc. A lei era originalmente identificada com esta linha divisória que, em tempos antigos, era ainda na verdade um espaço, uma espécie de terra de ninguém entre o privado e o público, abrigando e protegendo ambas as esferas e ao mesmo tempo separando-as uma da outra. (...) Era bem literalmente um muro, sem o qual poderia existir um aglomerado de casas, um povoado (asty), mas não uma cidade, uma comunidade política. (...) Sem ela, seria tão impossível haver uma esfera política como existir uma propriedade sem uma cerca que a confinasse; a primeira resguardava e continha a vida política, enquanto a outra abrigava e protegia o processo biológico vital da família (ARENDT, 2001, pp ). Mais do que simplesmente separar as duas esferas e os modos de vida correspondentes, a lei é o contraste que torna possível o discernimento entre elas, a barreira que permite a sua coexistência. O conjunto de oposições repetido no decorrer da obra de Arendt com diferentes nomes e graus de complexidade (mundo e natureza, civilização e barbárie, existência e vida, etc.) indica, segundo Margaret Canovan, que ser propriamente humano significa ser em certo grau desnatural (1992, p. 25) e que a importância do mundo para a atividade política aparece sob a marca da desnaturalidade da política civilizada (ibid., p. 34). O que não significa destruir a vida natural em nome de outra vida completamente controlada pelo homem, mas manter uma relação distintiva entre o simples viver comum a todo animal e a vida propriamente humana 6. De modo semelhante, o espaço privado não é apenas o lugar onde os homens devem esconder suas necessidades vitais. Arendt deixa claro que a vida pública e 6 Quando os gregos falavam de uma zoé e de uma bíos, não tinham em mente a possibilidade de eliminar a primeira. A segunda vida, a bíos que os homens só podem alcançar no interior da polis, não estava baseada na tarefa de controle e dominação da natureza. Pelo contrário, a dominação só faz sentido sob os imperativos da natureza, aos quais todos os seres vivos estão igualmente sujeitos. Ser humano significava, pelo contrário, ser de algum modo livre, ou seja, não ser dominante nem dominado. Daí o sentimento de pertencimento e participação que marcam a vida democrática.

10 qualificada seria impossível sem a proteção do lar privado. Como no trecho a seguir, que também nos fornece a imagem da separação como contraste. A privatividade era como que o outro lado escuro e oculto da esfera pública; ser político significava atingir a mais alta possibilidade da existência humana; mas não possuir um lugar próprio e privado (como no caso do escravo) significava deixar de ser humano (ibid., pp ). Não por acaso, em Origens do Totalitarismo, livro escrito e publicado quase dez anos antes de A Condição Humana, Arendt interpreta o totalitarismo como um regime em que foram destruídos tanto os espaços públicos de participação política quanto os espaços privados que poderiam servir de abrigo. Nesta forma de dominação sem precedentes históricos, encontram-se os indivíduos completamente isolados e seu profundo desamparo é comparado à experiência de não pertencimento ao mundo. Em sua análise do totalitarismo, observa-se uma ligação sempre recorrente entre, de um lado, a falta de direitos políticos e o massacre nos campos de concentração, e de outro, o desaparecimento de um lugar onde as pessoas sejam reconhecidas e de um mundo comum que sirva como mediação entre elas. 6 A afinidade entre a atividade política e a existência de um mundo de coisas permanentes e compartilhadas está esboçada desde Origens do Totalitarismo. Mas este não é o único motivo pelo qual será relevante examinarmos esta obra. Em seu último capítulo, Ideologia e Terror, aparece pela primeira vez a distinção entre trabalho, fabricação e ação. Vimos que Arendt toma a legalidade como elemento estabilizador das sociedades humanas, ao circunscrever os limites que separam tanto o espaço público e o privado quanto a vida natural e o mundo civilizado. Mas enquanto princípio de estabilidade, a lei não possui o poder de orientar as ações de seus indivíduos; ela impõe limites aos atos, mas não os inspira (...) apenas diz o que não se deve fazer, mas nunca o que se deve fazer (ARENDT, 1989, p. 519). Montesquieu teria solucionado este problema pensando um 'princípio de ação' que, sendo diferente para cada forma de

11 governo, inspiraria governantes e cidadãos em sua atividade pública e serviria como critério (...) para julgar todos os atos no terreno das coisas públicas (idem). Às três formas de governo descritas por Montesquieu a república, a monarquia e a tirania correspondem três diferentes princípios motores: a virtude, a honra e o medo 7. Tais princípios são os critérios de tudo o que as pessoas fazem publicamente. Mas eles não são fornecidos pela estrutura do governo e, embora cada um os encontre em seu próprio espírito, não são abraçados pelos indivíduos como paixões pessoais. É como se houvesse um acordo não proclamado e até impensado a respeito do que significa ser cidadão em tal ou qual forma de governo. O que não significa que todos sempre se comportam de acordo com os princípios do governo em que vivem (ARENDT, 2008b, p. 351), mas que a esfera público-política se inspira numa ou noutra, de modo que a honra numa república e a virtude numa monarquia se tornam assunto mais ou menos privado (ibid., p. 112). Não sendo deliberadamente escolhidos, de onde nascem os princípios de ação? O que os torna tão profundamente ligados às respectivas formas de governo? Arendt coloca o problema ao buscar um terreno comum de onde brotariam os homens como indivíduos e os homens como cidadãos (...) um terreno comum que é fundamento e fonte, base e origem (ibid., p. 354). Em que medida tal terreno comum não se encontraria justamente no privilégio concedido por cada época histórica às atividades da ação, da fabricação e do trabalho, bem como às experiências que elas proporcionam? A virtude como amor à igualdade e a honra como amor à distinção correspondem a dois traços fundamentais e interconectados da condição humana da pluralidade" (ARENDT, 2008a, p. 113), ou seja, elas pressupõem a existência de uma comunidade política onde os homens possam estar entre iguais ou ser comparados uns aos outros. Já o medo que inspira as tiranias tem uma estreita ligação com a experiência fundamental de falta de poder que todos conhecemos de situações nas quais, por alguma razão, somos incapazes de agir (idem), o que, em termos arendtianos, significa estar isolado dos outros homens e por isso tornado impotente. Logo, as três típicas formas de governo encontram fundamento em um terreno comum onde se estabelecem tanto sua estrutura (sua relação com as leis) quanto seus princípios motores. Estes solos originais são elementos autênticos da condição humana e se 7 Em uma república o cidadão se orgulha de estar entre iguais e são consideradas boas e virtuosas as ações que ajudam a criar e manter esta igualdade. Em uma monarquia, é valorizada a ação capaz de distinguir uma pessoa e conceder-lhe honrarias. Já em uma tirania, o que rege todas ações no âmbito público é o fato de temer ou ser temido.

12 refletem em experiências humanas básicas (idem), a saber, a experiência de estar com os outros homens e a experiência do isolamento. Do mesmo modo, deve haver uma experiência básica que fundamenta o totalitarismo e que, dado seu ineditismo, nunca antes serviu de base para qualquer forma de organização da política. Arendt não cansa de descrever o fenômeno totalitário como uma profunda experiência de desarraigamento e superfluidade. Portanto, se há um terreno comum para o terror e a ideologia que são a estrutura e o princípio do totalitarismo esta deve ser uma experiência ainda mais radical do que o isolamento que inspira as tiranias. O isolamento retira os homens da vida pública e os torna incapazes de agir em conjunto, mas mantém ainda o abrigo da esfera privada e com ele a capacidade individual de sentir, pensar e criar. O isolamento não apenas conserva a capacidade produtiva como é absolutamente necessário para que os homens a realizem, pois todo homem se isola para fabricar algo pensemos no artesão, no artista ou mesmo no filósofo. Enquanto cria algo para o mundo o homem continua em contato com este lugar comum a ele e aos outros homens. Mas na dominação total os homens não estão apenas isolados; estão em completa solidão. Isso pode acontecer num mundo cujos principais valores são ditados pelo trabalho, isto é, onde todas as atividades humanas se resumem em trabalhar. Nessas condições, a única coisa que sobrevive é o mero esforço do trabalho, que é o esforço de se manter vivo, e desaparece a relação com o mundo como criação do homem. O homem isolado que perdeu o seu lugar no terreno político da ação é também abandonado pelo mundo das coisas, quando já não é reconhecido como homo faber, mas tratado como animal laborans cujo necessário 'metabolismo com a natureza' não é do interesse de ninguém. É aí que o isolamento se torna solidão (ibid., p. 527). Enfim, a relação dos governos com a legalidade define sua estrutura, isto é, aquilo que permanece estável e permanente, formando objetivamente o corpo político. Por outro lado, os princípios de ação dizem respeito ao espírito ou à orientação dos cidadãos enquanto seres que agem. Deste modo, parece significativo considerarmos esta primeira definição do trabalho, da fabricação e da ação como experiências que fundamentam as diferentes formas de governo e seus respectivos princípios motores, examinando se esta definição pode iluminar de algum modo o problema dos critérios de distinção entre as mesmas atividades.

13 BIBLIOGRAFIA BÁSICA ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Tradução: Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, A Promessa da Política. Organização e introdução: Jerome Kohn; tradução: Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: DIFEL, 2008a.. Compreender: formação, exílio e totalitarismo (ensaios) Organização, introdução e notas: Jerome Kohn; tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008b.. Origens do Totalitarismo. Tradução: Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, Trabalho, Obra, Ação. Tradução: Adriano Correia. In: Hannah Arendt e a Condição Humana. Salvador: Quarteto Editora, BENHABIB, Seyla. Making and Subverting Distinctions. In: The Reluctant Modernism of Hannah Arendt. Thousand Oaks, California: Sage Publications, Inc., 1996, pp CANOVAN, Margaret. Hannah Arendt: a reinterpretation of her political thought. Cambridge: Cambridge University Press, DUARTE, André. O Pensamento à Sombra da Ruptura Política e Filosofia em Hannah Arendt. São Paulo: Paz e Terra, HONIG, Bonnie. Toward an Agonistic Feminism: Hannah Arendt and the Politics of Identity. In: Feminist Interpretations of Hannah Arendt. Philadelphia: Penn State Press, 1995, pp MUÑOZ, Cristina Sanchez. Hannah Arendt: El espacio de la política. Madrid: CEPC, 2003.

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

A origem dos filósofos e suas filosofias

A origem dos filósofos e suas filosofias A Grécia e o nascimento da filosofia A origem dos filósofos e suas filosofias Você certamente já ouviu falar de algo chamado Filosofia. Talvez conheça alguém com fama de filósofo, ou quem sabe a expressão

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação

A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação Marcela Alves de Araújo França CASTANHEIRA Adriano CORREIA Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia

Leia mais

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO.

UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. UNIDADE I OS PRIMEIROS PASSOS PARA O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. PARTE 1 O QUE É FILOSOFIA? não é possível aprender qualquer filosofia; só é possível aprender a filosofar. Kant Toda às vezes que

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos:

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER (1864 1920) Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha por volta do século XIX, um pouco mais tarde do que a França, que foi impulsionada pelo positivismo.

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

LIDERANÇA, ÉTICA, RESPEITO, CONFIANÇA

LIDERANÇA, ÉTICA, RESPEITO, CONFIANÇA Dado nos últimos tempos ter constatado que determinado sector da Comunidade Surda vem falando muito DE LIDERANÇA, DE ÉTICA, DE RESPEITO E DE CONFIANÇA, deixo aqui uma opinião pessoal sobre o que são estes

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

( C A R TA DE N I C O L A U M A Q U I AV E L A F R A N C E S C O V E T T O R I, DE 10 DE D E Z E M B R O DE 1 51 3 ).

( C A R TA DE N I C O L A U M A Q U I AV E L A F R A N C E S C O V E T T O R I, DE 10 DE D E Z E M B R O DE 1 51 3 ). Filosofia 3ª série E C O M O D A N T E D I Z QUE N Ã O SE FA Z C I Ê N C I A S E M R E G I S T R A R O QUE SE A P R E N D E, EU T E N H O A N O TA D O T U D O N A S C O N V E R S A S QUE ME P A R E

Leia mais

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+

FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1. Introdução. Daniel+Durante+Pereira+Alves+ I - A filosofia no currículo escolar FILOSOFIA SEM FILÓSOFOS: ANÁLISE DE CONCEITOS COMO MÉTODO E CONTEÚDO PARA O ENSINO MÉDIO 1 Daniel+Durante+Pereira+Alves+ Introdução O+ ensino+ médio+ não+ profissionalizante,+

Leia mais

3º Bimestre Pátria amada AULA: 127 Conteúdos:

3º Bimestre Pátria amada AULA: 127 Conteúdos: CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I 3º Bimestre Pátria amada AULA: 127 Conteúdos: Elaboração de cenas e improvisação teatral de textos jornalísticos.

Leia mais

A Alienação (Karl Marx)

A Alienação (Karl Marx) A Alienação (Karl Marx) Joana Roberto FBAUL, 2006 Sumário Introdução... 1 Desenvolvimento... 1 1. A alienação do trabalho... 1 2. O Fenómeno da Materialização / Objectivação... 2 3. Uma terceira deterninação

Leia mais

Palestrante: José Nazareno Nogueira Lima Advogado, Diretor -Tesoureiro da OAB/PA, Consultor da ALEPA

Palestrante: José Nazareno Nogueira Lima Advogado, Diretor -Tesoureiro da OAB/PA, Consultor da ALEPA A ÉTICA NA POLÍTICA Palestrante: Advogado, Diretor -Tesoureiro da OAB/PA, Consultor da ALEPA A origem da palavra ÉTICA Ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos.

Indicamos inicialmente os números de cada item do questionário e, em seguida, apresentamos os dados com os comentários dos alunos. Os dados e resultados abaixo se referem ao preenchimento do questionário Das Práticas de Ensino na percepção de estudantes de Licenciaturas da UFSJ por dez estudantes do curso de Licenciatura Plena em

Leia mais

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia A Teoria de Ação Social de Max Weber 1 Ação Social 2 Forma de dominação Legítimas 3 Desencantamento

Leia mais

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural

CONHECIMENTO DA LEI NATURAL. Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural CONHECIMENTO DA LEI NATURAL Livro dos Espíritos Livro Terceiro As Leis Morais Cap. 1 A Lei Divina ou Natural O que é a Lei Natural? Conceito de Lei Natural A Lei Natural informa a doutrina espírita é a

Leia mais

FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL

FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL O Livro dos Espíritos, qq. 1 e 27 Obra codificada por Allan Kardec Figuras: Elio Mollo Deus é a inteligência s uprema, causa primária de todas as coisas. Resposta dada pelos Espíritos

Leia mais

HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE

HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE HEGEL: A NATUREZA DIALÉTICA DA HISTÓRIA E A CONSCIENTIZAÇÃO DA LIBERDADE Prof. Pablo Antonio Lago Hegel é um dos filósofos mais difíceis de estudar, sendo conhecido pela complexidade de seu pensamento

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

PRAXIS. EscoladeGestoresdaEducaçãoBásica

PRAXIS. EscoladeGestoresdaEducaçãoBásica PRAXIS A palavra práxis é comumente utilizada como sinônimo ou equivalente ao termo prático. Todavia, se recorrermos à acepção marxista de práxis, observaremos que práxis e prática são conceitos diferentes.

Leia mais

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade, Vigência, Eficácia e Vigor 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade Sob o ponto de vista dogmático, a validade de uma norma significa que ela está integrada ao ordenamento jurídico Ela

Leia mais

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville CAPÍTULO I Globalização e solidariedade Jean Louis Laville Cadernos Flem V - Economia Solidária 14 Devemos lembrar, para entender a economia solidária, que no final do século XIX, houve uma polêmica sobre

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

O Indivíduo em Sociedade

O Indivíduo em Sociedade O Indivíduo em Sociedade A Sociologia não trata o indivíduo como um dado da natureza isolado, livre e absoluto, mas como produto social. A individualidade é construída historicamente. Os indivíduos são

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750 John Locke (1632-1704) Biografia Estudou na Westminster School; Na Universidade de Oxford obteve o diploma de médico; Entre 1675 e 1679 esteve na França onde estudou Descartes (1596-1650); Na Holanda escreveu

Leia mais

Dia_Logos. café teatral

Dia_Logos. café teatral café Café Teatral Para esta seção do Caderno de Registro Macu, a coordenadora do Café Teatral, Marcia Azevedo fala sobre as motivações filosóficas que marcam esses encontros. Partindo da etimologia da

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTA ESCOLA É O BICHO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTA ESCOLA É O BICHO FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTA ESCOLA É O BICHO JUSTIFICATIVA Nós humanos temos a habilidade de criar, transformar e modificar de forma criativa a nós e a tudo que nos rodeia. Possuímos em nós todas as ferramentas

Leia mais

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG 1. Introdução 2. Maslow e a Hierarquia das necessidades 3. Teoria dos dois Fatores de Herzberg 1. Introdução Sabemos que considerar as atitudes e valores dos

Leia mais

Hans J. Vermeer Skopos and commission in translational action

Hans J. Vermeer Skopos and commission in translational action Hans J. Vermeer Skopos and commission in translational action 1 Synopsis? Introdução de conceitos importantes para a Skopostheorie de Vermeer: Skopos - termo técnico para o objectivo ou propósito da tradução;

Leia mais

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS 24 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS COMBINADAS Os mercados de capitais na Europa e no mundo exigem informações financeiras significativas, confiáveis, relevantes e comparáveis sobre os emitentes de valores mobiliários.

Leia mais

QUESTÕES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS: HEIDEGGER E O HUMANISMO

QUESTÕES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS: HEIDEGGER E O HUMANISMO QUESTÕES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS: HEIDEGGER E O HUMANISMO Bernardo Goytacazes de Araújo Professor Docente de Filosofia da Universidade Castelo Branco Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea

Leia mais

Índice. Prefácio...9. Palavras Prévias...13

Índice. Prefácio...9. Palavras Prévias...13 7 Índice Prefácio...9 Palavras Prévias...13 Procurando os braços perdidos da Vénus de Milo...17 1. Introdução...17 2. Definindo a questão...18 3. A relação filosofia pedagogia...20 3. 1. Dimensão filosófica

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA e QUALITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA e QUALITATIVA universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I I PESQUISA QUANTITATIVA e QUALITATIVA BIBLIOGRAFIA: MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de

Leia mais

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA)

Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Colégio Pedro II Departamento de Filosofia Programas Curriculares Ano Letivo: 2010 (Ensino Médio Regular, Ensino Médio Integrado, PROEJA) Considerações sobre o Programa de Filosofia do Ensino Médio Regular

Leia mais

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934.

Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Semenovich Vygotsky, nasce em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, em Bielarus. Morre em 11 de junho de 1934. Lev Vygotsky, viveu na mesma época que Piaget (ambos nasceram em 1896 entanto Vygotsky

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES EDIMIR DOS SANTOS LUCAS GIUBERTI FORNACIARI SARAH NADIA OLIVEIRA

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES EDIMIR DOS SANTOS LUCAS GIUBERTI FORNACIARI SARAH NADIA OLIVEIRA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES EDIMIR DOS SANTOS LUCAS GIUBERTI FORNACIARI SARAH NADIA OLIVEIRA LIBERDADE ANTIGA E LIBERADE MODERNA LINHARES 2011 EDIMIR DOS SANTOS LUCAS GIUBERTI FORNACIARI SARAH

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

Os Quatro Tipos de Solos - Coração

Os Quatro Tipos de Solos - Coração Os Quatro Tipos de Solos - Coração Craig Hill Marcos 4:2-8 Jesus usava parábolas para ensinar muitas coisas. Ele dizia: 3 Escutem! Certo homem saiu para semear. 4 E, quando estava espalhando as sementes,

Leia mais

Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado;

Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado; Do Latim civitas = condição ou direitos de cidadão ; de cives = homem que vive em cidade ; urbes = área urbanizada; Do Grego polis = cidade-estado; Utiliza-se para designar uma dada entidade políticoadministrativa;

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO PROF. ME. RAFAEL HENRIQUE SANTIN Este texto tem a finalidade de apresentar algumas diretrizes para

Leia mais

O público e o privado em Hannah Arendt A condição Humana

O público e o privado em Hannah Arendt A condição Humana O público e o privado em Hannah Arendt A condição Humana Hannah Arendt na obra A condição Humana trata especificamente da questão do público e do privado. 1) Designa três condições/atividades humanas fundamentais:

Leia mais

I OS GRANDES SISTEMAS METAFÍSICOS

I OS GRANDES SISTEMAS METAFÍSICOS I OS GRANDES SISTEMAS METAFÍSICOS A principal preocupação de Descartes, diante de uma tradição escolástica em que as espécies eram concebidas como entidades semimateriais, semi-espirituais, é separar com

Leia mais

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg

Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg 5. Estágio pré-operatório (2 a 6 anos) Fonte: www.cantocidadao.org.br/.../blog/criancas.jpg Esse período é marcado pela passagem da inteligência sensório-motora para a inteligência representativa. A criança

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Teorias da Administração Aula 3 Teoria Científica Taylorismo (Continuação) Taylor observou que, ao realizar a divisão de tarefas, os operários

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Gestão Pública. Ética e cidadania. Tema: Ética e Cidadania

Gestão Pública. Ética e cidadania. Tema: Ética e Cidadania Gestão Pública Profa. Márcia Velasques Ética e cidadania Seminário de políticas locais/regionais: as dimensões da ética, da cultura e dos serviços prestados ao público Tema: Ética e Cidadania Núcleo de

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS

A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS A EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: UM DIÁLOGO NAS VOZES DE ADORNO, KANT E MÉSZÁROS Kely-Anee de Oliveira Nascimento Universidade Federal do Piauí kelyoliveira_@hotmail.com INTRODUÇÃO Diante

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA ESPÍRITA E ESPIRITISMO

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA ESPÍRITA E ESPIRITISMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA 1 ESPÍRITA E ESPIRITISMO Para designar coisas novas, são necessárias palavras novas. A clareza de uma língua assim exige, a fim de evitar que uma mesma palavra

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

Dia 4. Criado para ser eterno

Dia 4. Criado para ser eterno Dia 4 Criado para ser eterno Deus tem [...] plantado a eternidade no coração humano. Eclesiastes 3.11; NLT Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não...

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

Questão (1) - Questão (2) - A origem da palavra FILOSOFIA é: Questão (3) -

Questão (1) - Questão (2) - A origem da palavra FILOSOFIA é: Questão (3) - EXERCICÍOS DE FILOSOFIA I O QUE É FILOSOFIA, ETIMOLOGIA, ONDE SURGIU, QUANDO, PARA QUE SERVE.( 1º ASSUNTO ) Questão (1) - Analise os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA em relação ao significado

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1

As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 As crianças adotadas e os atos anti-sociais: uma possibilidade de voltar a confiar na vida em família 1 Resumo: Os atos anti-sociais são para Winnicott, quando ocorrida a perda da confiabilidade no ambiente,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ITAPETININGA CURSO CBMAE ARTIGO DE NEGOCIAÇÃO. A importância da comunicação na negociação. Aluna: Bruna Graziela Alves Cleto

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ITAPETININGA CURSO CBMAE ARTIGO DE NEGOCIAÇÃO. A importância da comunicação na negociação. Aluna: Bruna Graziela Alves Cleto ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ITAPETININGA CURSO CBMAE ARTIGO DE NEGOCIAÇÃO A importância da comunicação na negociação Aluna: Bruna Graziela Alves Cleto TUTOR: EDUARDO VIEIRA 13/05/2013 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

Computadores XXI: Busca e execução Final

Computadores XXI: Busca e execução Final Computadores XXI: Busca e execução Final A6 Texto 6 http://www.bpiropo.com.br/fpc20060123.htm Sítio Fórum PCs /Colunas Coluna: B. Piropo Publicada em 23/01/2006 Autor: B.Piropo Na coluna anterior, < http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=146019

Leia mais

2. REDUZINDO A VULNERABILIDADE AO HIV

2. REDUZINDO A VULNERABILIDADE AO HIV 2. REDUZINDO A VULNERABILIDADE AO HIV 2.1 A Avaliação de risco e possibilidades de mudança de comportamento A vulnerabilidade ao HIV depende do estilo de vida, género e das condições socioeconómicas. Isso

Leia mais

Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault

Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault Formação de Professores: um diálogo com Rousseau e Foucault Eixo temático 2: Formação de Professores e Cultura Digital Vicentina Oliveira Santos Lima 1 A grande importância do pensamento de Rousseau na

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNEE): construindo a autonomia na escola

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNEE): construindo a autonomia na escola EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNEE): construindo a autonomia na escola Autora: CAMILA SOUZA VIEIRA Introdução A presente pesquisa tem como temática Educação física para Portadores

Leia mais

43. Jogo do bingo com figuras

43. Jogo do bingo com figuras 43. Jogo do bingo com figuras São confeccionadas cartelas com os desenhos de todas as figuras. Podem ser montadas 8 cartelas com seis figuras, se não houver repetição; é possível criar muito mais cartelas,

Leia mais

TEXTO 7: DELINEAMENTOS PRÉ-EXPERIMENTAIS 1

TEXTO 7: DELINEAMENTOS PRÉ-EXPERIMENTAIS 1 1 Laboratório de Psicologia Experimental Departamento de Psicologia UFSJ Disciplina: Método de Pesquisa Quantitativa Professora: Marina Bandeira TEXTO 7: DELINEAMENTOS PRÉ-EXPERIMENTAIS 1 Autores: Selltiz

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

3 Abordagem Sistêmica

3 Abordagem Sistêmica 3 Abordagem Sistêmica 3.1 A visão sistêmica Como uma das correntes do pensamento administrativo, a abordagem sistêmica foi introduzida em meados da década de 60. Os teóricos de sistemas definiram-na como,

Leia mais

GRUPO I Escolha múltipla (6 x 10 pontos) (circunda a letra correspondente à afirmação correcta)

GRUPO I Escolha múltipla (6 x 10 pontos) (circunda a letra correspondente à afirmação correcta) Colégio Paulo VI Ano lectivo 2011/2012 10º Ano - Teste de Filosofia Tema: O que é a filosofia? / O discurso filosófico Teste n.º 1 90 min.# Nome Número Turma Professor Encarregado de Educação Classificação

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

KANT E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS

KANT E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS KANT E AS GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS Gustavo Leal - Toledo 1 RESUMO Pretende-se mostrar, neste trabalho, que a Exposição Metafísica não depende da Exposição Transcendental nem da geometria euclidiana.

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO AGOSTO DE 2013 SUMÁRIO STI/UFF - Sistema de Gerenciamento de Projetos do PDI SUMÁRIO... 2 1 Introdução... 3 1.1 O que é e qual a finalidade

Leia mais

THOMAS HOBBES LEVIATÃ MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL

THOMAS HOBBES LEVIATÃ MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL THOMAS HOBBES LEVIATÃ ou MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL Thomas Hobbes é um contratualista teoria do contrato social; O homem natural / em estado de natureza para Hobbes não é

Leia mais

ENTREVISTA. Clara Araújo

ENTREVISTA. Clara Araújo ENTREVISTA Clara Araújo RE - Inicio de suas atividades acadêmicas? CA - Iniciei minhas atividades acadêmicas como professora de uma Faculdade que não mais existe, aqui no Rio, em 1985. Depois comecei a

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais