3.4 ARRANJOS PRODUTIVOS DE INFORMÁTICA: BLUMENAU, FLORIANÓPOLIS E JOINVILLE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3.4 ARRANJOS PRODUTIVOS DE INFORMÁTICA: BLUMENAU, FLORIANÓPOLIS E JOINVILLE"

Transcrição

1 ARRANJOS PRODUTIVOS DE INFORMÁTICA: BLUMENAU, FLORIANÓPOLIS E JOINVILLE José Antônio Nicolau Carla C. R. de Almeida ** O presente trabalho tem por objetivo identificar a trajetória e estrutura atual dos três Arranjos Produtivos locais (APLs) na área de informática, com concentração em software, que vem se estruturando no Estado de Santa Catarina, nas cidades de Blumenau, Florianópolis e Joinville, bem como avaliar suas possibilidades competitivas. A localização dos municípios que compõe o APL pode ser visualizada na Figura abaixo. Para tanto, após explanação sobre as origens, características da produção, recursos humanos, empresas e atores institucionais existentes, busca-se contextualizar o surgimento, a evolução dos três APLs e seu posicionamento dentro do cenário de difusão mundial da indústria de informática, daí resultando indicações de política de apoio. Joinville Blumenau Florianópolis Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina. Figura Localização dos APLs de informática do estado de Santa Catarina O trabalho encontra-se dividido em duas seções, constituídas e desdobradas conforme segue. A seção dois trata da formação e estrutura atual dos APLs nos seguintes termos: após breve identificação das características setoriais, são apresentadas a origem e trajetória de cada um dos APLs, a estrutura de empresas e de produção e, finalmente, a estrutura institucional e Professor dos Cursos de Graduação e Pós-graduação Mestrado em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina. ** Mestranda em Economia na Universidade Federal de Santa Catarina.

2 237 sua base de recursos humanos. Em seguida, a seção três destaca, de início, o padrão de concorrência setorial, o mercado mundial e o posicionamento do Brasil, para, ao final, avaliar as possibilidades competitivas e as principais barreiras ao desenvolvimento dos APLs catarinenses Formação e estrutura atual dos APLs catarinenses Contexto internacional Os arranjos produtivos de informática de Blumenau, Florianópolis e Joinville apresentam alguns traços comuns em suas origens, trajetórias e estrutura atual, ao lado de diferenças importantes que outorgam um caráter singular a cada experiência. O traço comum mais marcante é que os três aglomerados constituem-se em experiências locais de difusão da indústria de informática e, como tais, ostentam uma nítida dependência em relação à trajetória da indústria mundial. Antes do exame dos APLs catarinenses, é importante uma breve contextualização, destacando os principais momentos de expansão da indústria mundial. A hoje denominada indústria de software nasceu a partir da indústria de computadores. Como ocorreu em outras indústrias, a indústria de computadores nasceu integrada, seguindose, progressivamente, desmembramentos em diferentes componentes, entre os quais, o software. A indústria teve sua trajetória determinada pelos avanços na tecnologia microeletrônica, com a produção em série de circuitos integrados e chips de menor tamanho e maior velocidade, possibilitando a passagem dos grandes computadores, para os mini e para os microcomputadores, com crescente alargamento do mercado. Pode-se destacar os momentos centrais nessa trajetória: domínio dos grandes computadores até a década de 1970 produzidos pela IBM; produção de minicomputadores nos anos 70; produção de microcomputadores a partir dos anos 80 e forte expansão nos anos 1990, favorecendo, então, a constituição de rede mundial interligando toda essa base instalada de computadores a internet. Restringindo-se à indústria de software, uma preocupação inicial é caracterizar o produto dessa indústria e apresentar a classificação convencional existente. De forma geral, o software pode ser classificado de acordo com a plataforma de hardware respectiva, distinguindo-se softwares para computadores de grande porte, para mini e para microcomputadores e para equipamentos eletrônicos diversos, como smart cards, etc. Os

3 238 programas distinguem-se, também, em função da linguagem de programação adotada e podem ser classificados pela sua posição hierárquica na programação, distinguindo-se, grosso modo, os "sistemas operacionais", que estão na base da hierarquia, os softwares de suporte ou ferramentas e os "softwares aplicativos". O software pode ser classificado segundo o segmento de mercado a que se destina: pode ser destinado a setor específico (bancário, comercial, gestão, educacional etc.) tendo assim uma dimensão setorial ou vertical, ou pode atender indistintamente a diferentes setores (processamento de texto, planilha eletrônica, acesso à internet etc.), assumindo, assim, uma dimensão multi-setorial ou horizontal. Podem ser feitos cruzamentos entre as classificações acima, o que permite, em muitos casos, uma melhor identificação da natureza do produto. Dessa forma, o software pacote de uso horizontal ou geral (como os sistemas operacionais, planilhas eletrônicas, etc.), dado o seu grande potencial de vendas, é chamado de "pacote best-seller" e é dominado por empresas de grande porte. Por sua vez, os pacotes de dimensão vertical ou setorial, freqüentemente, exigem customização, ou pelo menos treinamento do usuário e serviços de implantação, o que os aproxima do software sob encomenda, sendo, em geral, produzidos por empresas de porte menor, embora haja também grandes empresas especializadas em softwares verticais, sendo exemplo o segmento de gestão empresarial. Tentando uniformizar as estatísticas disponíveis nos diversos países, a OCDE tem apresentado uma classificação básica em alguns de seus estudos (OCDE, 1998a). As atividades da chamada indústria de serviços de computador estão classificadas na divisão 72 da International Standard Industrial Classification (ISIC). Por sua vez, seus produtos são classificados na divisão 84 da Central Product Classification (CPC). Com base na CPC, os produtos e serviços da indústria são assim classificados: Produtos de software pacote. Incluem os softwares de sistemas operacionais e de ferramentas (CPC 8411) e os softwares aplicativos (CPC 8412) Serviços profissionais. Compreendem os serviços relacionados à instalação de hardware (CPC 8421), serviços de consultoria técnica em sistemas de computação (CPC 8422), serviços de desenvolvimento de software customizado ou sob encomenda (CPC 8423), serviços de programação e análise de sistemas (CPC 8424), serviços de gerenciamento de instalações de computadores (CPC 8425), serviços de manutenção de sistemas (CPC 8426) e outros serviços profissionais (CPC 8429).

4 Serviços de processamento de dados. Compreendem serviços de tabulação e processamento de dados (CPC 8431), serviços de entrada de dados (CPC 8432) e outros serviços de processamento (CPC 9439) Serviços de base de dados. Incluem a provisão on-line de dados e os serviços de rede para acesso a bases de dados Serviços de manutenção e reparos de computadores. Incluem a manutenção de equipamentos Outros serviços de computação. Dentro dessa ampla gama de serviços relacionados à computação, a indústria de software restringe-se às divisões CPC software pacote, CPC software sob encomenda e CPC programação e análise de sistemas Surgimento e trajetória dos APLs catarinenses Como as demais indústrias de Santa Catarina, a indústria de informática encontra-se geograficamente concentrada, fornecendo motivação para estudos sob o enfoque de arranjos produtivos locais. As cidades de Blumenau, Florianópolis e Joinville abrigam, hoje, indústrias de software, com origem e dinamismo que podem ser associados a particularidades locais: enquanto o núcleo industrial de Florianópolis desenvolveu-se com base na sua proximidade da Universidade Federal de Santa Catarina e empresas estatais, as aglomerações de Joinville e Blumenau foram estimuladas pelas necessidades das empresas locais dessas duas cidades industriais. Trata-se das três maiores cidades do Estado, que reúnem, em conjunto com as cidades próximas, cerca de 1/3 da população estadual (1,6 milhões de pessoas residentes em 2001). As origens e trajetória histórica dos APLs são apresentadas a seguir de Blumenau 1 A empresa Centro Eletrônico da Indústria Têxtil (CETIL), criada por empresas do setor têxtil local, e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) estão nas origens do APL de Blumenau, com atuação destacada, ainda na década de 1970, na difusão 1 As informações que constam desta seção, sobre a origem e trajetória do aglomerado de software de Blumenau, foram quase todas extraídas de Blusoft (2001).

5 240 inicial de conhecimentos de informática: a CETIL, dado o predomínio da plataforma mainframe à época, foi criada em 1969 por um grupo de 13 empresas têxteis para atuar na área de serviços como bureau de processamento de dados, chegando a ser considerado o maior bureau privado da América Latina; a FURB começou sua atuação no ensino superior de informática, tendo criado em 1973 o primeiro curso universitário, nessa especialidade, de Santa Catarina e o terceiro do país. A partir do final da década de 1970, com a mudança, de nível mundial, para as plataformas de mini e microcomputadores e o correspondente surgimento de uma indústria independente de software, há uma migração natural do pessoal local especializado para a abertura de empresas de software. A trajetória do APL de Blumenau foi marcada por alguns fatos notáveis de pioneirismo: a) lançamento do primeiro software-pacote brasileiro pela empresa local WK Sistemas em 1985; b) lançamento de processador de texto fácil pela empresa local Fácil Informática no final da década de 80, que perdeu mercado posteriormente com o domínio mundial do processador Word ; c) em 1991, foi criada pela Prefeitura Municipal a Comissão para Desenvolvimento do Setor de Software, do que resultou a Fundação Blusoft (1992) para apoiar e coordenar o setor, passando (em 1993) a integrar o programa nacional Softex e gerenciar incubadora de empresas; d) desde 1998, Blumenau sedia a feira Coninfo, terceira do Brasil. Atualmente, o APL de Blumenau reúne empresas voltadas a desenvolvimento de produtos para a gestão empresarial, particularmente para a gestão de empresas de menor porte APL de Florianópolis De forma distinta à Blumenau, o APL de Florianópolis teve, em suas origens, os investimentos feitos por entidades do setor público. A história remonta aos anos 70, quando existiam na cidade três agentes pioneiros: a UFSC e duas empresas estatais nos setores de telecomunicações e geração e transmissão de energia elétrica Telecomunicações de Santa Catarina (TELESC) e Centrais Elétricas do Sul do Brasil (ELETROSUL). Deste tripé formado originaram-se as primeiras empresas da área de informática de Florianópolis (merecem menção as empresas Intelbrás e Dígitro, no setor de equipamentos de telecomunicação) e uma segunda geração de instituições fomentadoras de empresas de alta tecnologia: Fundação Certi, criada junto à UFSC em 1984 com o apoio em parte com recursos

6 241 públicos e em parte com recursos oriundos da prestação de serviços às empresas; incubadora Celta, criada em 1986 pela Fundação Certi e segunda incubadora criada no Brasil. Deve-se anotar também a criação do Condomínio Industrial de Informática, nos 1980, por iniciativa de pequenas empresas da área, passando a dividir serviços e espaço em prédio locado. No início da década de 1990, o Governo do Estado, liderando um conjunto de entidades, lança o "Projeto Tecnópolis" - uma tentativa de política integrada de desenvolvimento regional, compreendendo a implantação de parques de empresas de alta tecnologia, incubadora, instituições de fomento, formação de recursos humanos etc. Desde 1995, a trajetória do APL de Florianópolis tem sido marcada por dois movimentos principais: primeiro, o projeto Tecnópolis não teve o desenvolvimento previsto inicialmente, restringindo-se a apenas um parque industrial (parque Alfa) e, mesmo assim, com morosidade de ocupação, seja pela dificuldade de atração de grandes empresas para o APL, seja pelo corte de recursos humanos e financeiros devido à privatização das empresas estatais. Por outro lado, observou-se o crescimento no número de pequenas empresas e o fortalecimento da estrutura de incubação. Atualmente, o APL de Florianópolis apresenta uma estrutura de empresas caracterizada pela diversidade de produtos, distinguindo-se dos outros dois APLs de Blumenau e Joinville APL de Joinville Como principal cidade industrial do Estado e reunindo grandes empresas, algumas líderes nacionais em seus segmentos, Joinville registrou investimentos em recursos humanos e equipamentos na década de 1970 por parte dessas grandes empresas, na manutenção de CPDs próprios. As empresas de menor porte utilizavam os serviços prestados por bureaux de informática. Estes investimentos pioneiros foram importantes na capacitação de recursos humanos locais em sistemas de informação voltados ao segmento de gestão industrial, com apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) através do oferecimento de curso superior de computação. Assim, com o lançamento dos microcomputadores e o fechamento dos CPDs, as atividades ligadas à informática foram terceirizadas pelas grandes empresas, daí resultando as primeiras empresas de desenvolvimento de software. Desse modo, a correlação entre capacitação anterior e a nova indústria de software é muito estreita, o que é demonstrado

7 242 também pela especialização local (empresas líderes) no desenvolvimento ERP, programa integrado de gestão industrial, uma versão atual para os antigos programas operados nos computadores de grande porte. Atualmente, destaca-se no APL de Joinville a presença de duas empresas que estão entre as maiores do país no segmento de ERP e com presença no mercado externo Estrutura de produção As dificuldades de levantamento de dados sobre a atividade de informática são conhecidas em função do dinamismo do setor (as estatísticas excluem empresas em fase de constituição e trabalhadores autônomos), da classificação (as atividades ligadas à informática não estão todas concentradas em empresas especializadas, mas estão distribuídas horizontalmente por grande parte dos demais setores produtivos) e no caso do software, de registro da atividade (em parte serviço, em parte produto, vendas on line etc.). Esta dificuldade é particularmente pronunciada no caso dos arranjos em estudo, onde a presença de micro e pequenas empresas é forte. Nesse sentido, os dados oficiais da RAIS sobre o número de pessoas ocupadas e de estabelecimentos especializados, conforme Tabela 3.4.1, tendem a subestimar o volume de atividade existente, ao serem comparados com outras fontes de informação. Tabela Dados gerais sobre atividade de informática e população residente nos APLs de Blumenau, Florianópolis e Joinville ATIVIDADES DE INFORMÁTICA E BLUMENAU FLORIANÓPOLIS JOINVILLE POPULAÇÃO P.OCUP. ESTAB. P.OCUP. Estab. P.Ocup. Estab. 1 Atividades de informática total a) Consultoria em hardware b) Desenv.softwares pronto para uso c) Desenv. softwares sob encomenda e outros d) Processamento de dados e) Banco de dados e distrib. conteúdo eletrônico f) Manutenção e reparação de maq. Escritório g) Outras atividades de informática População residente urbana 2001 (n o hab.) (1) (2) (3) Fontes: a) Sobre atividade de informática: dados da RAIS por microrregiões; b) Sobre população: dados do IBGE. (1) Compreende os municípios de Blumenau, Gaspar e Indaial; (2) compreende os municípios de Florianópolis, Biguaçu, Palhoça e São José; (3) compreende os municípios de Joinville, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul. Do conjunto de atividades relacionadas à informática, são de interesse para a caracterização de arranjo produtivo apenas as atividades de desenvolvimento de software pronto para uso (pacotes) e de software sob encomenda. As demais atividades de manutenção

8 243 de equipamentos e sistemas e de processamento de dados não são do interesse do presente estudo, porque estão presentes, de uma forma geral, em todas as cidades e regiões, dada a utilização universal da informática em todos os setores produtivos. Os registros da RAIS para estas atividades de desenvolvimento de software apontam apenas pessoas empregadas nos três APLs. Esses dados serão contrastados, adiante, com informações de fontes diretas, pesquisas e instituições locais 2. Com poucas exceções, os aglomerados produtores de informática de Santa Catarina são constituídos por micro e pequenas empresas, ou seja, por empresas inferiores a 100 pessoas ocupadas no desenvolvimento e elaboração dos produtos, e, nesse subconjunto, prevalecem as microempresas, que empregam até 10 pessoas. Nas maiores empresas, deve-se considerar também um conjunto de pessoas e empresas franqueadas para a comercialização dos produtos venda, treinamento/implantação e assistência pós-venda e localizadas junto aos centros consumidores. Assim, apenas seis empresas catarinenses figuram no ranking das 200 maiores empresas no setor de tecnologia de informação e comunicação (inclusive serviços de telefonia) do Brasil, segundo Tabela 3.4.2, com destaque para a empresa Datasul, de Joinville, especializada em software ERP, de gestão integrada de empresas. As demais informações disponíveis provêm de amostras de empresas, realizadas em pesquisas específicas, cabendo citar: Nicolau et al. (2001) sobre o APL de Joinville, Bercovich e Swanke (2003) sobre o APL de Blumenau, Mahal (2003) sobre o APL de Florianópolis e Nicolau et al. (2002) sobre os três APLs. Além disso, foi feito, em maio de 2005, levantamento de dados básicos junto às empresas, relatado nas Tabelas abaixo. Tabela Maiores empresas catarinenses na indústria de tecnologia de informação e comunicação EMPRESAS SETOR VENDAS (2) RANKING 200 MAIORES DATASUL Joinville Software DIGITRO Florianópolis Centrais telefônicas LOGOCENTER Joinville Software SENIOR SISTEMAS Blumenau Software CETIL SISTEMAS Blumenau Software BENNER Blumenau Software Fonte: Info200 (2004). (1) Vendas em US$ mil. Estes levantamentos amostrais permitem destacar as seguintes observações sobre o perfil de empresas: (a) observa-se, como característica geral, o predomínio numérico das 2 Pesquisa de campo somente na cidade de Joinville realizada em 1999 (NICOLAU et al., 2001) apurou um contingente em torno de pessoas diretamente empregadas nas 15 empresas pesquisadas, o que fornece indicação da discrepância de dados.

9 244 micro e pequenas empresas nos três arranjos produtivos, ao lado de pequeno número de grandes empresas; (b) a pesquisa de Nicolau et al. (2001) mostrou que no APL de Joinville há forte concentração do faturamento e do emprego nas duas grandes empresas, avaliada num percentual em torno de 90%; (c) o APL de Florianópolis possui a estrutura menos concentrada quanto ao tamanho de empresa e mais diversificada quanto aos produtos; (d) o APL de Blumenau figura numa posição intermediária, registrando-se, de acordo com Bercovich e Swanke (2003), a presença de cinco empresas com mais de 100 funcionários e outras três intermediárias, entre 50 e 100 funcionários, ao lado das pequenas e médias; (e) nos APLs de Blumenau e Joinville, há forte domínio de softwares aplicativos para ambientes empresariais, enquanto que, em Florianópolis, há variedade de produtos; (f) o principal destino das vendas é o mercado nacional. Uma distribuição de tamanho de empresas foi obtida na pesquisa de 2005, conforme Tabela 3.4.3, observando-se presença majoritária das microempresas. Entretanto, há algumas empresas de médio e grande portes, identificadas na Tabela 3.4.2, que se distanciaram rapidamente das demais o que se revela o potencial de economias de escala do setor. Tabela Número de empresas de software dos APLs de Blumenau, Florianópolis e Joinville, segundo classes de tamanho CLASSES DE TAMANHO, COM BASE BLUMENAU FLORIANÓPOLIS JOINVILLE TOTAL NO PESSOAL OCUPADO N O % N O % N O % N O % Até 10 pessoas a 20 pessoas a 50 pessoas a 100 pessoas Mais de 100 pessoas TOTAL Fonte: Elaboração própria, com base em amostra realizada em O predomínio de microempresas é resultado, em parte, do fato de que muitas empresas foram criadas no período recente: cerca de 80% das empresas entrevistadas foram fundadas nos últimos 15 anos, 60% nos últimos 10 anos, conforme Tabela Esse número é ainda maior no caso de Florianópolis devido ao aumento recente da estrutura das incubadoras. Mas a existência de micro empresas com mais de 10 anos de fundação mostra também as dificuldades de expansão das vendas para fora do restrito ambiente inicial de desenvolvimento do produto, exigindo a montagem de estruturas de atendimento junto ao mercado consumidor. No caso de acesso ao mercado externo, estas dificuldades são ainda maiores. Tabela Número de empresas de software dos APLs de Blumenau, Florianópolis e Joinville, segundo a data de fundação DATA DE FUNDAÇÃO DA EMPRESA BLUMENAU FLORIANÓPOLIS JOINVILLE TOTAL N O % N O % N O % N O %

10 245 Antes de TOTAL Fonte: Elaboração própria, com base em amostra realizada em A observação sobre a especialização de produtos revela a característica de aprendizagem/desenvolvimento de produtos por interação usuário-produtor nestes APLs voltados ao desenvolvimento de softwares aplicativos. Sobre esse tema, cabem observações mais específicas. No APL de Florianópolis, além da maior variedade quanto à finalidade nos softwares desenvolvidos, existe uma participação expressiva, ainda que minoritária, de hardware com software embarcado. Pelo levantamento de Mahal (2003), numa amostra de 33 empresas em Florianópolis, 76% do faturamento correspondem a software, 13% a serviços e 11% referem-se a hardware, de acordo com a Tabela Tabela Número de empresas de software dos APLs de Blumenau, Florianópolis e Joinville, conforme a finalidade do software desenvolvido FINALIDADE DO SOFTWARE BLUMENAU FLORIANÓPOLIS JOINVILLE TOTAL N O % N O % N o % N o % Gestão de empresas Gestão de outras organizações Sites para web Automação industrial Embarcado Educacional Outras finalidades TOTAL Fonte: Elaboração própria, com base em amostra realizada em A vinculação entre condições de desenvolvimento e especialização produtiva foi também registrada na pesquisa de Nicolau et al. (2001) para Joinville: os sócios fundadores das empresas pesquisadas tiveram por capital humano inicial suas experiências em empresas locais, tendo como resultado produtos também relacionados a essas experiências, segundo Quadro A pesquisa entre empresas dos três APLs realizada em 2005 também corrobora o mesmo fenômeno, conforme Tabela 3.4.6, sendo que as ocupações anteriores dos fundadores de novas empresas são emprego em empresa do setor (principalmente em Blumenau) e estudantes/estagiários (sobretudo em Florianópolis). Estas constatações decorrem simplesmente da razão de que o desenvolvimento de software é intensivo em recursos humanos e depende de condições locais concretas de aprendizagem.

11 246 No que diz respeito ao nível tecnológico das empresas dos três arranjos, diversas fontes de informação permitem afirmar, primeiro, que existe, como em outros setores econômicos, diversidade de padrão tecnológico com favorecimento de empresas de maior porte, segundo, que, dada a abertura do mercado nacional e a concorrência de grandes empresas estrangeiras no país, o nível tecnológico das maiores empresas nacionais não se afasta substancialmente do padrão mundial, ensejando as possibilidades de exportação já em curso. ANO DE FUNDAÇÃO EMPRESAS SEGMENTO PRINCIPAL EXPERIÊNCIA E ORIGEM DOS FUNDADORES 1978 Datasul Gestão Empresarial Cônsul; WEG 1984 HDS Gestão Empresarial Cia. Hansen 1986 Prosyst Gestão Empresarial Tupy 1987 Kugel Gestão Empresarial Cetil / Datasul 1988 Logocenter Gestão Empresarial Tupy 1990 Sistemas Específicos Gestão Empresarial Datasul 1990 BMA Contabilidade Computer House 1991 Impacto Aplicação à Internet Brasmotor, Datasul, MCI 1991 Planner Consultoria em implantação de ERP Datasul 1992 Softflex Gestão de Escolas Brasmotor,Escola Técnica Tupy 1993 Horizonte Gestão de Bibliotecas Tupy, Embraco 1994 Estalo Cálculo de Carga Térmica UFSC 1994 Softran Gestão de Frotas Não declarou 1994 Seed Seqüenciamento e Progr. da Produção UFSC 1996 Render Curso de CAD em CD SKA Automação 1998 Neogrid Integração de Sist. de Gestão Datasul Empresarial 1999 MRM Gestão de Associações Consultoria em Software Fonte: Nicolau et al. (2001). Quadro Amostra de empresas de software do APL de Joinville, segundo ano de fundação, área de atuação e origem dos fundadores A pesquisa realizada em Joinville, já citada, mostrou que as empresas de maior porte faziam maior uso de técnicas de engenharia de software e maior uso de ferramentas do que as empresas menores. A pesquisa de Bercovich e Swanke (2003) sobre o APL de Blumenau apontou que, das 16 empresas entrevistadas, seis eram líderes nacionais em seus segmentos e quatro tinham importante participação no mercado, além de que 12 empresas afirmaram que sua posição de mercado evoluiu favoravelmente nos últimos anos. Tabela Número de empresas de software dos APLs de Blumenau, Florianópolis e Joinville, segundo a ocupação anterior do empresário, 2005 OCUPAÇÃO ANTERIOR DO FUNDADOR BLUMENAU FLORIANÓPOLIS JOINVILLE TOTAL N O % N O % N O % N O % Estudante estagiário ou empregado Empregado de empresa do setor Empregado de empresa fora do setor

12 247 TOTAL Fonte: Elaboração própria, com base em amostra realizada em Empresas do arranjo de Joinville avaliam que seu padrão tecnológico é inferior às estrangeiras em aspectos da capacitação tecnológica, como qualidade da mão-de-obra, capacidade de lançamento e aperfeiçoamento de produtos, segundo Quadro Por qualidade de mão-de-obra entende-se experiência e competência para funções mais avançadas relacionadas ao desenvolvimento de produtos, e não a mão-de-obra operacional, que, dadas as condições de preço e custo de vida, possui vantagem competitiva frente a centros urbanos maiores. ASPECTOS DA CAPACIDADE TECNOLÓGICA PADRÃO TECNOLÓGICO DAS EMPRESAS VERSUS CONCORRENTES (RESPOSTAS MODAIS) CONCORRENTES CONCORRENTES INTERNACIONAIS NACIONAIS 1. Nível tecnológico das ferramentas semelhante Superior 2. Intensidade do uso de técnicas de organ. da produção semelhante Semelhante 3. Qualidade da mão-de-obra Inferior Semelhante 4. Capacidade de aperfeiçoamento dos produtos Inferior Semelhante 5. Capacidade de lançamento de novos produtos Inferior Semelhante 6. Capac. adaptação do produto a novos sist. operacionais superior Semelhante 7. Capac. de monitoramento das tendências tecnológicas semelhante Semelhante Fonte: Pesquisa de campo. Nota: Amostra de seis empresas. Quadro Percepção das empresas de software em relação a concorrentes nacionais e internacionais quanto ao padrão tecnológico na indústria de software de Joinville Quanto ao destino da produção, a pesquisa realizada em 1999 no arranjo de Joinville, já citada, mostrou que o mercado local é importante somente durante o desenvolvimento da primeira versão do programa, etapa em que a empresa aprende e desenvolve o aplicativo de acordo com as necessidades do usuário. Nas versões sucessivas, novos clientes são buscados em outras regiões do país, especialmente na região Sudeste. Em geral, não se trata de simples venda à vista, pois a implantação do programa na empresa exige treinamento dos usuários, adaptações à empresa e continuados serviços de manutenção. Mas, diferentemente da realidade observada em 1999 em Joinville, quando nenhuma empresa exportava seus produtos, a pesquisa atual destaca que o mercado externo já se encontra ao alcance de várias empresas (15% da amostra), enquanto que outras empresas (20%) possuem projeto de exportação, conforme Tabela De acordo com Mahal (2003), 18% das empresas entrevistadas no arranjo de Florianópolis vendiam seus programas no mercado externo.

13 248 Tabela Número de empresas de software dos APLs de Blumenau, Florianópolis e Joinville, segundo a situação quanto à exportação, 2005 SITUAÇÃO QUANTO À BLUMENAU FLORIANÓPOLIS JOINVILLE TOTAL EXPORTAÇÃO N o % N o % N o % N o % Exporta Tem projeto de exportação Não exporta, não tem projeto TOTAL Fonte: Elaboração própria, com base em amostra realizada em Incubadoras, instituições de ensino e base de recursos humanos Além das empresas, a estrutura dos APLs de informática tem em sua composição dois outros atores importantes, que atuam de forma relacionada: as incubadoras de empresas e as instituições de ensino. Uma vez que se trata de um segmento produtivo intensivo em recursos humanos qualificados, os sistemas produtivos e inovativos locais mostram uma clara interação entre estes três conjuntos de atores: as instituições de ensino oferecem cursos na área de conhecimento da informática; ao final dos cursos, os graduandos, ou buscam empregos nas empresas estabelecidas, ou procuram aproveitar as oportunidades de abertura de microempresa oferecidas pelas incubadoras, algumas delas, que são participantes do programa Gênesis, localizadas junto às próprias instituições de ensino. Em todos os três APLs há presença de incubadoras, conforme Quadro 3.4.3, mas merece destaque o APL de Florianópolis, onde a incubadora Celta, criada em 1986 e uma das pioneiras no Brasil, tem tido uma atuação marcante no dinamismo do arranjo produtivo, tendo como resultado 36 empresas já graduadas em diversos setores de base tecnológica. A incubadora Celta mantém atualmente 39 empresas em processo de incubação, com geração de 680 empregos diretos, e ocupa área total, exclusiva e compartilhada pelas empresas, de m 2. Uma relação das empresas graduadas e incubadas na Celta e respectivos produtos encontra-se no Quadro 3.4.4, anexo. Em Florianópolis, há uma segunda incubadora Midi Tecnológico - criada em 1998 e mantida pelo SEBRAE, que já tem o expressivo resultado de 25 empresas graduadas. Nos APLs de Blumenau e Joinville, o nascimento de empresas por processo de incubação é menos relevante, prevalecendo o nascimento por spin off a partir das empresas de software de médio porte e grande porte já estabelecidas no mercado, pelo qual os futuros empresários, após acumular conhecimento e experiência nessas empresas, abrem negócios

14 249 próprios em suas áreas de atuação. Dessa forma, as Fundações Blusoft e Sofville, de Blumenau e Joinville, funcionam menos como incubadoras e mais associações empresariais responsáveis pela coordenação de atividades conjuntas, principalmente treinamento e representação. Mas Joinville tem uma incubadora de importância Midiville fundada em 1999 e mantida pelo Senai, tendo por resultado 06 empresas graduadas. Sua importância está em ser voltada à automação industrial, tendo amplo espaço de crescimento ao articular as indústrias de software com a forte indústria eletrometal-mecânica de Joinville e Jaraguá do Sul. Deve-se registrar também a presença de incubadoras junto aos cursos de ciências da computação da UFSC e FURB, dentro do programa Gênesis. APLS Blumenau INCUBADORAS DE INFORMÁTICA E AUTOMAÇÃO 1 Blusoft Fundação criada em 1992 pela Prefeitura Municipal de Blumenau, para apoio às empresas de software. Em 1993, transformou-se num dos núcleos do programa Softex. Possui atualmente 70 empresas associadas e 17 incubadas. Promove a feira anual Blusoft e edita informativo eletrônico. 2 Gene-Blumenau Pré-incubadora de empresas em software criada junto à FURB, dentro do programa Softex-genesis. Seus resultados são 20 empresas incubadas e atualmente 14 empresas em fase de incubação. Florianópolis 1 Celta Incubadora de empresas de base tecnológica, mantida pela fundação Certi fundação sem fins lucrativos, criada em 1984 e com sede no campus da UFSC, junto aos departamentos de engenharia. A incubadora Celta foi criada em 1986, sendo uma das pioneiras no Brasil. Seus resultados são expressivos: 36 empresas graduadas (que faturaram R$400 milhões em 2003, segundo a incubadora) e 39 empresas em incubação. Atua nas áreas de instrumentação, telecomunicações, automação, eletrônica, macaoptoeletrônica, microeletrônica, informática (software e hardware), mecânica de precisão. 2 Midi tecnológico incubadora de software, mantida pelo Sebrae e gerida pela Acate associação de empresas de base tecnológica, com cerca de 70 empresas associadas. A incubadora foi criada em 1998 e tem como resultados 25 empresas graduadas e 13 empresas em fase de incubação. 3 Geness UFSC: Pré-incubadora em software gerida pelo Departamento de Informática e Estatística da UFSC. Mantém atualmente 14 empresas em incubação. Joinville 1 Softville Fundação de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1993 como núcleo do programa Softex, é a principal referência institucional na área de software da cidade. A Softville oferece, para suas 48 empresas associadas, espaço para treinamento, reuniões e outras atividades conjuntas. Mantém incubadora de empresas, contando atualmente com 06 empresas incubadas e 02 em pré-incubação. Mantém informativo em meio digital. 2 Midiville Incubadora de empresas de base tecnológica (automação e informática), criada em 1999 e mantida pelo Senai. Seus resultados são 06 empresas graduadas e 12 empresas atualmente em incubação. Fonte: sites das instituições. Quadro Principais incubadoras de empresas de base tecnológica dos APLs de Blumenau, Florianópolis e Joinville Por seu turno, as instituições de ensino superior têm mostrado grande crescimento no número de cursos na área de informática e áreas correlatas. Segundo dados do INEP/MEC, 19 instituições de ensino dos três APLs ofertam atualmente, em 2005, um total de vagas nesses cursos, das quais cerca de 2/3 referem-se a cursos de bacharelado e 1/3 a cursos de tecnólogo. Os cursos distribuem-se pelas áreas de ciências da computação, sistemas de informação e sistemas para internet (ver Quadro 3.4.5, anexo). Este forte crescimento dos

15 250 cursos ligados à informática já havia sido observado em 1999 por Nicolau et al. (2001) para o APL de Joinville, tendo sido registrada naquela pesquisa a existência de processo de substituição de cursos de 2 o grau por cursos de 3 o grau. Deve-se acrescentar, ainda, que as duas grandes empresas de software de Joinville Datasul e Logocenter mantêm universidades corporativas em parceria com instituições de ensino para oferecer cursos de capacitação para implantação e operação de seus produtos (softwares de gestão integrada ou ERP) junto a empresas usuárias. Como resultado da ampliação dessa estrutura de cursos, o nível de escolaridade é muito elevado, relativamente a outros setores produtivos, e tende a elevar-se mais, pois a abertura de muitos dos novos cursos de nível superior é recente. A pesquisa realizada em Joinville, já citada, mostrou que mais de 80% do pessoal ocupado tinham pelo menos o curso superior incompleto (dado que muitos funcionários das empresas encontravam-se matriculados em cursos superiores), sendo expressivo o número de pós-graduados. Para o APL de Florianópolis, de acordo com amostra de 33 empresas pesquisadas por Mahal (2003), 58% do pessoal empregado possuíam curso superior e 22% possuíam pós-graduação. Para o arranjo de Blumenau, a pesquisa de Bercovich e Swanke (2003), numa amostra de 15 empresas, revelou que em 9 das empresas a participação do pessoal com curso superior no emprego total era superior a 80%, e em 8 empresas os pós-graduados correspondiam a mais de 10% do emprego total. Contudo, um fato curioso e digno de nota, é que o grau de escolaridade decresce com o tamanho da empresa. Isto pode ser explicado pela razão de que as micro e pequenas empresas são criadas por egressos de universidades e suas atividades ainda não estão rotinizadas e com devida divisão de tarefas, ao passo que as empresas de maior porte têm maior participação de atividades rotineiras, como programação, e, conseqüentemente, empregam mão-de-obra de menor qualificação. Além das incubadoras e instituições de ensino, completam o arcabouço institucional dos APLs as associações empresariais, centros de tecnologia e órgãos dos governos municipal e estadual. Em Florianópolis, como centros de tecnologia existem os cursos de pós-graduação e laboratórios de engenharia da UFSC e um centro de referência do Senai para a região Sul em automação industrial Centro de Tecnologia em Automação e Informática (CTAI). Devese destacar, ainda, o apoio do governo do estado na forma de cessão do prédio para a incubadora Celta e por sua iniciativa de construção de parque tecnológico.

16 251 Em Blumenau e Joinville, tem sido mais relevante o apoio das prefeituras municipais, especialmente em Blumenau, onde a atual fundação Blusoft originou-se de uma comissão municipal para desenvolvimento do setor de software. Por fim, como outras instituições de coordenação, podem ser citadas: a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), que mantém em Florianópolis o Condomínio Industrial Tecnológico um conjunto de empresas de informática, criado em 1986, que compartilha espaços em prédio comum. É digno de registro a atuação da ACATE no projeto Plataforma de Tecnologia da Informação e Comunicação (PLATIC), que visa disponibilizar e dotar as empresas de ferramentas para melhorar a competitividade, entre as quais obter a certificação Capability Maturity Model (CMM), do Software Engineering Institute, exigida nas vendas externas. Em Blumenau e Joinville, merecem referência as associações de micro e pequenas empresas, de natureza multisetorial, respectivamente, AMPE e AJORPEME Padrão de concorrência setorial e as possibilidades competitivas dos APLs catarinenses Padrão de concorrência da indústria de software A indústria de software, inserida no âmbito da tecnologia de informação, caracterizando-se por velocidade intensa de introdução de inovações técnicas, particularmente com o contínuo desenvolvimento de produtos apoiado na capacidade criativa e intelectual da mão-de-obra, por competição acirrada entre empresas e por baixo investimento em capital fixo. A estrutura da indústria apresenta segmentos concentrados ao lado de segmentos fragmentados, observando-se a presença de grandes corporações com produtos de mercado mundial, ao mesmo tempo em que se multiplicam espaços para a atuação de micro, pequenas e médias empresas. As barreiras à entrada no segmento de pequenas empresas não são elevadas, mas existem barreiras ao crescimento, permitindo o domínio das grandes empresas nos segmentos concentrados do mercado. Nesse contexto, as estratégias empresariais são bastante variadas. As grandes líderes do mercado atuam explorando as vantagens proporcionadas pelas economias de escala, rede de vendas e suporte, marca reconhecida, uso de marketing, capacidade tecnológica, poder financeiro, relações fortes com usuários etc. Enquanto isso, as empresas de menor porte procuram explorar nichos de mercado, através de atendimento especializado de clientes,

17 252 desenvolvendo produtos que incorporam funções específicas, e ampliar outros espaços deixados pelas empresas líderes cuja linha de produtos não atende todas as possibilidades. O regime tecnológico da indústria de software apresenta amplas condições de oportunidade e grande variedade de soluções e enfoques tecnológicos potenciais. Mas, há reduzidas condições de apropriabilidade, que as empresas procuram contornar pela introdução contínua de inovações, utilizando-se, para tanto, de elevadas condições de cumulatividade tecnológica. Com isso, a indústria de software impõe certas condições para a capacitação tecnológica, as quais se pautam, por um lado, em termos de cumulatividade tecnológica ao nível da firma, de forma a proporcionar melhores condições de aproveitamento de oportunidades tecnológicas, e, por outro lado, em termos de desenvolvimento de habilidades tecnológicas específicas das áreas de aplicação. Além disso, em nível de mercado, torna-se necessário o desenvolvimento de instrumentos capazes de possibilitar rápida identificação das alterações na demanda, possibilitando respostas criativas. As características do regime tecnológico permitem que distintos tamanhos de empresas explorem as oportunidades tecnológicas e desenvolvam novos produtos para o mercado. Esta possibilidade está colocada para as pequenas e médias empresas, especialmente em aglomerações territoriais, onde há condições para cumulatividade tecnológica no interior do próprio arranjo, não apenas na empresa. A despeito das dificuldades de produzirem software de grande porte, podem explorar as suas características de flexibilidade para operar em pequenos nichos de mercado, integração com grandes empresas na exploração de produtos e serviços complementares, capacidade para explorar espaços de mercado e de produtos não atendidos pelas grandes empresas e capacidade de rápida reação às mudanças na indústria que tendem a ser introduzidas pelas grandes empresas. Estas características da indústria de software determinam as possibilidades competitivas de arranjos locais de pequenas e médias empresas nesse setor, como os observados em Santa Catarina. Analisando com maior detalhe, é importante destacar que a indústria de software apresenta uma importante divisão quanto à estrutura de mercado e padrão de concorrência, de acordo com os seus segmentos horizontal e vertical. O segmento horizontal, formado por pacotes best sellers de uso difundido como, por exemplo, os sistemas operacionais, ferramentas, aplicativos de uso generalizado, tipo processadores de texto etc.), tem base de conhecimento intensiva em informática e possui mercado potencial amplo. Por sua vez, o segmento vertical, formado por softwares aplicativos e específicos para os diversos setores de atividade, exige conhecimentos de informática e do setor de aplicação. Seu mercado potencial

18 253 é mais restrito e depende da dimensão da atividade a que se aplica. Esta característica estrutural da indústria tem implicações sobre a estrutura de mercado e sobre o padrão de concorrência. Em primeiro lugar, o segmento horizontal, de uma forma geral, exige grande esforço e investimentos em pesquisa e desenvolvimento no campo da informática, por um lado, e esforços e investimentos similares na difusão do seu produto no mercado de escala mundial. O primeiro aspecto decorre das características de alta oportunidade e cumulatividade exibidas pelo regime tecnológico; o segundo aspecto aponta para os ganhos de escala e para os elevados gastos com rede de distribuição e com marketing, uma vez que o custo de reprodução do software é praticamente nulo. Então, investimentos em P&D e estratégias mercadológicas são as formas principais de concorrência nesse segmento. O conceito de plataforma base a partir da qual novas e sucessivas versões são lançadas no mercado numa continuada relação fornecedor-usuário - é pertinente. A conquista do mercado apresenta característica de externalidade de rede, dada a tendência à rápida difusão e domínio de uma solução determinada, motivada pela necessidade de compatibilidade na comunicação entre usuários. Em função desses fatores, há tendência de domínio de poucas e grandes empresas, num mercado de dimensão mundial, caracterizando, dessa forma, uma estrutura de mercado oligopolista. O segmento vertical utiliza-se de plataformas de software geradas no segmento horizontal para construir seus produtos. Por isso, é menos intenso o esforço de pesquisa e desenvolvimento em informática, mas é necessário conhecimento no setor de aplicação e, especialmente, são necessários esforços de pesquisa e desenvolvimento para oferecer soluções de qualidade na interface entre conhecimento de informática e do setor específico. Por esse motivo, ganha relevância a relação produtor-usuário. Em função das múltiplas possibilidades de aplicação da informática nas mais diversas atividades, o mercado é pulverizado e, portanto, os ganhos potenciais de escala são menores, à exceção de certos segmentos como o ERP, onde soluções verticais setor-específicas passaram a ser genéricas e empregadas em empresas de diferentes segmentos, ganhando com isso a característica de software horizontal. Por isso, dadas as condições de escala favoráveis, grandes empresas mundiais disputam esse mercado. No segmento vertical, ao invés de gastos com publicidade e distribuição, é exigida maior proximidade com o cliente, seja antes da instalação do programa que requer treinamento do usuário - seja após a instalação, pois há exigência de assistência e atualização do produto. Essa prestação de serviços pós-venda é muito significativa, constituindo-se em

19 254 fonte de receita comparável ou superior à do licenciamento inicial do produto. Por isso, o software vertical, de fato, é um híbrido de pacote e serviços. Devido ao forte conteúdo de conhecimentos setoriais específicos, o espaço de concorrência é circunscrito aos limites do setor, o que implica forte segmentação na indústria. Dependendo do tamanho do setor de aplicação, as estruturas de mercados podem ser mais ou menos concentradas, havendo, em geral, amplas oportunidades para a atuação de pequenas e médias empresas em setores de menor dimensão. Dadas essas características da indústria, os APLs em estudo inserem-se, evidentemente, no desenvolvimento de softwares verticais, fornecendo soluções específicas para atividades e setores determinados. Daí decorrem as oportunidades para as micro e pequenas empresas desses arranjos Mercado mundial e posicionamento do Brasil Os setores de informática (hardware + software + serviços) e de telecomunicação (serviços + equipamentos) que compõem o grande setor de tecnologias de informação e comunicação (TIC) representavam, no ano de 2001, em média, 8,3% do PIB dos países do OCDE e estão crescentemente globalizados. No contexto deste amplo setor, em 2001, o segmento de software tem participação estimada de 9%, enquanto que os segmentos de telecomunicação e serviços (processamento de dados, consultorias etc.) tinham a maior participação nas vendas do setor, respectivamente, 39 e 35%, ficando o segmento de hardware com os restantes 17%. Apesar de ter menor participação, o segmento de software cresceu nos anos 1990 à taxa de 16%a.a., superior ao conjunto da TIC (dados de OECD, 2002). A produção mundial de software encontra-se fortemente concentrada nos países da OCDE (estima-se em 95%), principalmente nas três principais economias, Estados Unidos, Japão e Alemanha. EUA atuam como grande líder mundial da indústria de informática, com amplo domínio também sobre o segmento de software de base e de aplicação horizontal, chamados pacotes best sellers. Entretanto, alguns países em desenvolvimento vem se destacando nas exportações, dado que a produção de software é intensiva em recursos humanos: Irlanda, com exportações para os países da Comunidade Européia, Índia, com grandes empresas de programação, além de Israel, China e Brasil, de acordo com Tabela

20 255 Tabela Mercado e exportação de software por países selecionados, 2001 PAÍSES VENDAS (US$MILHÕES) EXPORTAÇÃO (US$MILHÕES) PRINCIPAIS MERCADOS - EUA - Japão - Alemanha PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO - Brasil - China - Índia - Irlanda - Israel Fonte: Veloso et al., n.d. 73 n.d O Brasil ocupa posição mediana no uso per capita de internet, situando-se na 53 a posição numa lista de 104 países, tendo perdido posições nos últimos anos (LOPEZ- CLAROS, 2005). Para se avaliar a potencialidade do software brasileiro no mercado mundial, é importante analisar as experiências dos demais países citados com desenvolvimento semelhante. A República da Irlanda, chamada de tigre céltico, por exemplo, tem tido atuação destacada, valendo-se de sua facilidade de acesso ao mercado europeu e do grande aporte de capitais externos, dominantes no país: com um cluster de empresas junto à capital Dublin, responde pela maior parte dos softwares importados pela Comunidade Européia. Segundo Green (2000), possui estratégia de política fundamentada em quatro pontos: a) desenvolver infra-estrutura de recursos humanos para atrair empresas de classe mundial; b) encorajar empresas locais a desenvolver suas bases de P&D; c) desenvolver ambientes de pesquisa de classe mundial na instituições de ensino e de pesquisa; d) formar pessoal de alta qualidade, seja para atender empresas instaladas, seja para abrir novas empresas. Outro país de referência é a Índia, que se especializou na prestação de serviços de programação e assemelhados para grandes produtores mundiais, a maior parte deles de baixo custo e baixa sofisticação, mas com forte ênfase no controle e certificação de processos. Para tanto, a Índia possui empresas de grande porte (mais de 10 mil empregados) e ostenta certificação Capability Maturity Model (CMM), fornecida pelo Instituto de Engenharia de Software, no nível máximo 5 para grande número de suas empresas, o que atesta a maturidade do processo de produção de software. Juntando recursos humanos qualificados e de baixo custo, a Índia divulga metas ambiciosas para os próximos anos: atingir vendas de software da

3.4 ARRANJOS PRODUTIVOS DE INFORMÁTICA: BLUMENAU, FLORIANÓPOLIS E JOINVILLE

3.4 ARRANJOS PRODUTIVOS DE INFORMÁTICA: BLUMENAU, FLORIANÓPOLIS E JOINVILLE 236 3.4 ARRANJOS PRODUTIVOS DE INFORMÁTICA: BLUMENAU, FLORIANÓPOLIS E JOINVILLE José Antônio Nicolau Carla C. R. de Almeida ** O presente trabalho tem por objetivo identificar a trajetória e estrutura

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Comentários gerais. consultoria em sistemas e processos em TI, que, com uma receita de R$ 5,6 bilhões, participou com 14,1% do total; e

Comentários gerais. consultoria em sistemas e processos em TI, que, com uma receita de R$ 5,6 bilhões, participou com 14,1% do total; e Comentários gerais Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação - PSTI A investigou, em 2009, 1 799 empresas de TI com 20 ou mais Pessoas Ocupadas constantes do cadastro de empresas do IBGE e os produtos

Leia mais

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia

Descrição do Sistema de Franquia. Histórico do Setor. O Fórum Setorial de Franquia Descrição do Sistema de Franquia Franquia é um sistema de distribuição de produtos, tecnologia e/ou serviços. Neste sistema uma empresa detentora de know-how de produção e/ou distribuição de certo produto

Leia mais

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações

Universidade. Estácio de Sá. Informática e Telecomunicações Universidade Estácio de Sá Informática e Telecomunicações A Estácio Hoje reconhecida como a maior instituição particular de ensino superior do país, a Universidade Estácio de Sá iniciou suas atividades

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006

DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 DESENVOLVIMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, GERAÇÃO DE EMPREGO E INCLUSÃO SOCIAL. XII Seminario del CILEA Bolívia 23 a 25/06/2006 Conteúdo 1. O Sistema SEBRAE; 2. Brasil Caracterização da MPE; 3. MPE

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Novos Negócios Farma

Novos Negócios Farma Novos Negócios Farma *Estudos Pré-Clínicos no Brasil: atual cenário e oportunidades *P&D de Novas Moléculas no Brasil *Parcerias ICTs & Empresas: barreiras e oportunidades *Oportunidades e desafios do

Leia mais

Principais características da inovação na indústria de transformação no Brasil

Principais características da inovação na indústria de transformação no Brasil 1 Comunicado da Presidência nº 5 Principais características da inovação na indústria de transformação no Brasil Realização: Marcio Pochmann, presidente; Marcio Wohlers, diretor de Estudos Setoriais (Diset)

Leia mais

Exportação de Serviços

Exportação de Serviços Exportação de Serviços 1. Ementa O objetivo deste trabalho é dar uma maior visibilidade do setor a partir da apresentação de algumas informações sobre o comércio exterior de serviços brasileiro. 2. Introdução

Leia mais

Política de Software e Serviços

Política de Software e Serviços Política de Software e Serviços Encontro de Qualidade e Produtividade em Software - Brasília Dezembro / 2003 Ministério da Ciência e Tecnologia Secretaria de Política de Informática e Tecnologia Antenor

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

cargas tributárias para empresas no mundou

cargas tributárias para empresas no mundou Cliente: UHY Moreira Data: 04/10/2011 Veículo: Site Sped Contábil - Porto Alegre Seção/ Pág. : Impostos e Tributos HUhttp://spedcontabilspedfiscal.com.br/impostos-tributacao-arrecadacao/carga-tributaria-brasil-temuma-das-maiores-cargas-tributarias-para-empresas-no-mundo/U

Leia mais

PROSOFT. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES

PROSOFT. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES Programa para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação PROSOFT Agosto / 2008 1 Definições:

Leia mais

Inovação no Brasil nos próximos dez anos

Inovação no Brasil nos próximos dez anos Inovação no Brasil nos próximos dez anos XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas XVIII Workshop ANPROTEC Rodrigo Teixeira 22 de setembro de 2010 30/9/2010 1 1 Inovação e

Leia mais

Tabela 32 Empresas de Serviços que Utilizaram Instrumentos Gerenciais, segundo Tipos de Instrumentos Estado de São Paulo 2001

Tabela 32 Empresas de Serviços que Utilizaram Instrumentos Gerenciais, segundo Tipos de Instrumentos Estado de São Paulo 2001 Estratégias de Gestão Os resultados da Paer mostram que a maioria das empresas pesquisadas preocupava-se com a informatização, sobretudo das atividades administrativas (72,93%), mas também das atividades

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

EQPS Belo Horizonte. Política de Software e Serviços: Política Industrial & Plano de Ação C,T&I 2007-2010

EQPS Belo Horizonte. Política de Software e Serviços: Política Industrial & Plano de Ação C,T&I 2007-2010 EQPS Belo Horizonte Política de Software e Serviços: Política Industrial & Plano de Ação C,T&I 2007-2010 Antenor Corrêa Coordenador-Geral de Software e Serviços Ministério da Ciência e Tecnologia Secretaria

Leia mais

1 Disseminar a cultura de empreender e inovar, fortalecendo as ações do Comitê de Empreendedorismo e Inovação (CEI)

1 Disseminar a cultura de empreender e inovar, fortalecendo as ações do Comitê de Empreendedorismo e Inovação (CEI) Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos Visão: "Que em 2020 Santa Maria e região sejam referência pela capacidade de empreender,

Leia mais

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos Disseminar a cultura empreendedora e inovadora em Santa Maria Ações de disseminação da Cultura Empreendedora Ações de trabalho conjunto entre Universidades e Comunidade Divulgação do trabalho pelo CEI

Leia mais

Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação. Parte 4 - Programas Prioritários em Informática

Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação. Parte 4 - Programas Prioritários em Informática Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação Parte 4 - Programas Prioritários em Informática Rede Nacional de Pesquisa Ministério da Ciência e Tecnologia Resultados da Lei de Informática - Uma Avaliação

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Chile Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios A Lei nº 20.416 estabelece regras especiais para as Empresas de Menor Tamanho (EMT).

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS INEP Alunos apontam melhorias na graduação Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam

Leia mais

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE KENNEDY BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO A Faculdade Kennedy busca sempre melhorar a qualidade, oferecendo serviços informatizados e uma equipe de profissionais preparada para responder

Leia mais

Pesquisa Profissionais de Ecommerce

Pesquisa Profissionais de Ecommerce Pesquisa Profissionais de Ecommerce Agosto de 2011 http://www.ecommerceschool.com.br Introdução O crescimento do comércio eletrônico brasileiro é feito com tecnologia e pessoas. Por trás desse crescimento

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

MODELO 1 PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS

MODELO 1 PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS ANEXO 1 MODELO 1 PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Este documento serve como base orientadora para a apresentação de propostas de Arranjos Produtivos Locais para enquadramento no

Leia mais

A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo

A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo FRANQUIA A rede de franquias nº 1 em produtividade do mundo A rede de franquia com maior volume de vendas nos EUA. (Real Trends 500 2011) Primeiro sistema de franquias imobiliárias da América do Norte

Leia mais

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA

RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA RELATÓRIO DE MISSÃO INTERNACIONAL À ALEMANHA Participantes: Dr. Roberto Simões, presidente do CDN (Conselho Deliberativo Nacional) e Dr. Carlos Alberto dos Santos, Diretor Técnico do Sebrae Nacional. Objetivo:

Leia mais

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - "A SANTA MARIA QUE QUEREMOS"

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - A SANTA MARIA QUE QUEREMOS Elaborar o projeto do Plano Municipal de Projeto do Plano Projeto realizado Cultura com ampla participação dos setores da sociedade Conferência Municipal de Cultura Conferência realizada PLANILHA DE OBJETIVOS

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ESTEVÃO FREIRE estevao@eq.ufrj.br DEPARTAMENTO DE PROCESSOS ORGÂNICOS ESCOLA DE QUÍMICA - UFRJ Tópicos: Ciência, tecnologia e inovação; Transferência de tecnologia; Sistemas

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Parcerias Tecnológicas e Inovação nas PMEs

Parcerias Tecnológicas e Inovação nas PMEs Parcerias Tecnológicas e Inovação nas PMEs Eng. Fabián Yaksic Presidente do IPD Eletron Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Complexo Eletroeletrônico e Tecnologia da Informação Associação

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

A importância das exportações de serviços e da internacionalização das empresas brasileiras

A importância das exportações de serviços e da internacionalização das empresas brasileiras A importância das exportações de serviços e da internacionalização das empresas brasileiras Guido Mantega Presidente - BNDES 25 o ENAEX- Novembro/2005 www.bndes.gov.br 1 Inserção do Brasil na Globalização

Leia mais

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos

Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos Planilha de Objetivos e Ações Viabilizadoras GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia A Santa Maria que Queremos Visão: "Que em 2020 Santa Maria e região sejam referência pela capacidade de empreender,

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

ser alcançada através de diferentes tecnologias, sendo as principais listadas abaixo: DSL (Digital Subscriber Line) Transmissão de dados no mesmo

ser alcançada através de diferentes tecnologias, sendo as principais listadas abaixo: DSL (Digital Subscriber Line) Transmissão de dados no mesmo 1 Introdução Em 2009, o Brasil criou o Plano Nacional de Banda Larga, visando reverter o cenário de defasagem perante os principais países do mundo no setor de telecomunicações. Segundo Ministério das

Leia mais

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015 O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil Mario Lima Maio 2015 1 A Matriz Energética no Brasil A base da matriz energética brasileira foi formada por recursos

Leia mais

A Mobilização Empresarial pela Inovação: 25/05/2011

A Mobilização Empresarial pela Inovação: 25/05/2011 A Mobilização Empresarial pela Inovação: Desafios da Inovação no Brasil Rafael Lucchesi Rafael Lucchesi 25/05/2011 CNI e vários líderes empresariais fizeram um balanço crítico da agenda empresarial em

Leia mais

5 Análise dos resultados

5 Análise dos resultados 5 Análise dos resultados Neste capitulo será feita a análise dos resultados coletados pelos questionários que foram apresentados no Capítulo 4. Isso ocorrerá através de análises global e específica. A

Leia mais

Campus Cabo Frio. Projeto: Incubadora de Empresas criação de emprego e renda.

Campus Cabo Frio. Projeto: Incubadora de Empresas criação de emprego e renda. Campus Cabo Frio Trabalho de Microeconomia Prof.: Marco Antônio T 316 / ADM Grupo: Luiz Carlos Mattos de Azevedo - 032270070 Arildo Júnior - 032270186 Angélica Maurício - 032270410 Elias Sawan - 032270194

Leia mais

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR

COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR COMO TORNAR-SE UM FRANQUEADOR O que é Franquia? Objetivo Esclarecer dúvidas, opiniões e conceitos existentes no mercado sobre o sistema de franquias. Público-Alvo Empresários de pequeno, médio e grande

Leia mais

São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios

São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios São Paulo: múltiplas oportunidades que impulsionam seus negócios A importância da economia paulista transcende as fronteiras brasileiras. O Estado é uma das regiões mais desenvolvidas de toda a América

Leia mais

Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras

Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras RP1102 Gestão Estratégica do Suprimento e o Impacto no Desempenho das Empresas Brasileiras MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE COMPRAS EM MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS NO BRASIL Coordenadores Paulo Tarso

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

A Engenharia e o Desenvolvimento Regional. Palestrante: Prof. Dr. Ivaldo Leão Ferreira Professor Adjunto II VEM/EEIMVR/UFF

A Engenharia e o Desenvolvimento Regional. Palestrante: Prof. Dr. Ivaldo Leão Ferreira Professor Adjunto II VEM/EEIMVR/UFF A Engenharia e o Desenvolvimento Regional A Engenharia e o Desenvolvimento Regional Resumo A importância da qualidade e diversidade na formação do corpo de engenheiros regionais e a integração da indústria

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes.

Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes. Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes. Por Palmira Santinni No Brasil, nos últimos anos, está ocorrendo um significativo aumento na criação de novas empresas e de optantes pelo

Leia mais

Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos

Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos Participação de pequenas empresas nos parques tecnológicos Autor: Katia Melissa Bonilla Alves 1 Co-autores: Ricardo Wargas 2 e Tomas Stroke 3 1 Mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de

Leia mais

IV ENAServ - Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços. São Paulo, 25 de junho de 2013

IV ENAServ - Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços. São Paulo, 25 de junho de 2013 2013 IV ENAServ - Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços São Paulo, 25 de junho de 2013 BALANÇA BRASILEIRA DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS* - US$ Bilhões 2011 2012 Δ% 2012/2011 Exportações

Leia mais

com produtos chineses perderam mercado no exterior em 2010. China Sendo que, esse percentual é de 47% para o total das indústrias brasileiras.

com produtos chineses perderam mercado no exterior em 2010. China Sendo que, esse percentual é de 47% para o total das indústrias brasileiras. 73% das indústrias gaúchas exportadoras que concorrem com produtos chineses perderam mercado no exterior em 2010. 53% das indústrias gaúchas de grande porte importam da China Sendo que, esse percentual

Leia mais

Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos.

Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos. Fornecendo Inteligência, para todo o mundo, a mais de 20 anos. Fundada em 1989, a MicroStrategy é fornecedora líder Mundial de plataformas de software empresarial. A missão é fornecer as plataformas mais

Leia mais

Boletim Goiano de Geografia E-ISSN: 1984-8501 boletimgoianogeo@yahoo.com.br Universidade Federal de Goiás Brasil

Boletim Goiano de Geografia E-ISSN: 1984-8501 boletimgoianogeo@yahoo.com.br Universidade Federal de Goiás Brasil Boletim Goiano de Geografia E-ISSN: 1984-8501 boletimgoianogeo@yahoo.com.br Universidade Federal de Goiás Brasil Figueiredo Lima, Adriana; Gomes Godinho, Rangel Rastreamento da Cadeia Hortifrutigranjeira

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB. ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL Resumo Executivo PARA BAIXAR A AVALIAÇÃO COMPLETA: WWW.IADB.ORG/EVALUATION ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS PROGRAMAS DE APOIO ÀS PMEs NO BRASIL

Leia mais

Exercícios sobre Tigres Asiáticos

Exercícios sobre Tigres Asiáticos Exercícios sobre Tigres Asiáticos Material de apoio do Extensivo 1. (UNITAU) Apesar das críticas, nos últimos tempos, alguns países superaram o subdesenvolvimento. São os NIC (Newly Industrialized Countries),

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Desafios para o desenvolvimento da Tecnologia de Informação e Automação

Desafios para o desenvolvimento da Tecnologia de Informação e Automação Associação de empresas do setor eletroeletrônico de base tecnológica nacional Desafios para o desenvolvimento da Tecnologia de Informação e Automação P&D Brasil - Quem somos Associação de empresas do setor

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 A Dinâmica dos espaços da Globalização. (9º ano) *Estudaremos a difusão do modo capitalista de produção, ou seja, do modo de produzir bens e

Leia mais

Portal de Dados Abertos elaborado pela Emprel lança iniciativas que aproximam Prefeitura e cidadãos no Recife

Portal de Dados Abertos elaborado pela Emprel lança iniciativas que aproximam Prefeitura e cidadãos no Recife Portal de Dados Abertos elaborado pela Emprel lança iniciativas que aproximam Prefeitura e cidadãos no Recife Perfil A Empresa Municipal de Informática Emprel é uma empresa pública, dotada de personalidade

Leia mais

OBJETIVO CARACTERIZAÇÃO

OBJETIVO CARACTERIZAÇÃO OBJETIVO Incrementar a economia digital do Estado de Alagoas e seus benefícios para a economia local, através de ações para qualificação, aumento de competitividade e integração das empresas e organizações

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

Manual do Integrador. Programa de Formação

Manual do Integrador. Programa de Formação Manual do Integrador Programa de Formação Introdução As oportunidades de iniciação de frentes de negócios na indústria fotovoltaica brasileira são diversas e estão abertas a todos aqueles que desejam começar

Leia mais

Observatório de micro e pequenos empreendimentos no Rio de Janeiro IETS

Observatório de micro e pequenos empreendimentos no Rio de Janeiro IETS Proposta para SEBRAE/RJ Observatório de micro e pequenos empreendimentos no Rio de Janeiro IETS Maio de 2011 Introdução As boas perspectivas de desenvolvimento para o Estado do Rio de Janeiro, com grandes

Leia mais

Projeto Setorial de Exportação. ABF Associação Brasileira de Franchising

Projeto Setorial de Exportação. ABF Associação Brasileira de Franchising Projeto Setorial de Exportação ABF Associação Brasileira de Franchising Abril / 2013 INTRODUÇAO A ABF A Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1987. Hoje a ABF

Leia mais

V CINFORM Encontro Nacional de Ciência da Informação. Política de Informação Pública

V CINFORM Encontro Nacional de Ciência da Informação. Política de Informação Pública V CINFORM Encontro Nacional de Ciência da Informação Política de Informação Pública Salvador, 28 a 30 de junho de 2004 Política de Informação Pública Inclusão Digital de Micro e Pequeno Empresa Telecentros

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

IV ENAServ - Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços. São Paulo, 25 de junho de 2013

IV ENAServ - Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços. São Paulo, 25 de junho de 2013 2013 IV ENAServ - Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços São Paulo, 25 de junho de 2013 BALANÇA BRASILEIRA DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS* - US$ Bilhões 2011 2012 Δ% 2012/2011 Exportações

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pós-graduação à distância e Mercado de Trabalho Sandra Rodrigues Resumo: O trabalho intenta investigar o cenário de pós-graduação à distância na área das Ciências

Leia mais

Boletim Benchmarking Internacional. Inteligência de Mercado

Boletim Benchmarking Internacional. Inteligência de Mercado Boletim Benchmarking Internacional Inteligência de Mercado Dezembro de 2012 Apresentação Visando contribuir para os objetivos estratégicos do SEBRAE, são apresentadas neste boletim informações relacionadas

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais

Organização e a Terceirização da área de TI. Profa. Reane Franco Goulart

Organização e a Terceirização da área de TI. Profa. Reane Franco Goulart Organização e a Terceirização da área de TI Profa. Reane Franco Goulart Como surgiu? A terceirização é uma ideia consolidada logo após a Segunda Guerra Mundial, com as indústrias bélicas americanas, as

Leia mais

PROGRAMA CATARINENSE DE INOVAÇÃO

PROGRAMA CATARINENSE DE INOVAÇÃO PROGRAMA CATARINENSE DE INOVAÇÃO PROGRAMA CATARINENSE DE INOVAÇÃO O Governo do Estado de Santa Catarina apresenta o Programa Catarinense de Inovação (PCI). O PCI promoverá ações que permitam ao Estado

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

4 Mercado setor de telecomunicações

4 Mercado setor de telecomunicações 4 Mercado setor de telecomunicações Nesta sessão é apresentada uma pequena visão geral do mercado de telecomunicações no Brasil, com dados históricos dos acontecimentos mais relevantes a este trabalho,

Leia mais

Empresariado Nacional e Tecnologias de Informação e Comunicação: Que Soluções Viáveis para o Desenvolvimento dos Distritos?

Empresariado Nacional e Tecnologias de Informação e Comunicação: Que Soluções Viáveis para o Desenvolvimento dos Distritos? Empresariado Nacional e Tecnologias de Informação e Comunicação: Que Soluções Viáveis para o Desenvolvimento dos Distritos? Carlos Nuno Castel-Branco Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da UEM

Leia mais

Visão. O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento. do Desenvolvimento. nº 93 15 abr 2011. no comércio internacional

Visão. O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento. do Desenvolvimento. nº 93 15 abr 2011. no comércio internacional Visão do Desenvolvimento nº 93 15 abr 2011 O comércio entre os BRICS e suas oportunidades de crescimento Por Fernando Puga e Filipe Lage de Sousa Economistas da APE Países têm grande potencial de aprofundar

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00040-2 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para realização de um plano de sustentabilidade financeira para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no âmbito da

Leia mais

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza

Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza Comunidade Solidária: parcerias contra a pobreza OConselho da Comunidade Solidária foi criado em 1995 com base na constatação de que a sociedade civil contemporânea se apresenta como parceira indispensável

Leia mais

ANÁLISE DOS INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO NO BRASIL

ANÁLISE DOS INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO NO BRASIL UM OLHAR DA INVENTTA: ANÁLISE DOS INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO NO BRASIL Manuela Soares No dia 09 de dezembro, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MTCI) publicou o Relatório anual de análise

Leia mais

O BNDES E A INOVAÇÃO

O BNDES E A INOVAÇÃO O BNDES E A INOVAÇÃO LUCIANO COUTINHO PRESIDENTE DO BNDES FÓRUM NACIONAL - INAE 17 de Maio de 2007 1 Onde Estamos A indústria de transformação precisa voltar a funcionar como motor propulsor da economia

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR INDIVIDUAL ESPECIALIZADO

TERMOS DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR INDIVIDUAL ESPECIALIZADO TERMOS DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE CONSULTOR INDIVIDUAL ESPECIALIZADO 1. IDENTIFICAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA 1.1 UGP Nº 002/ 2012. 2. IDENTIFICAÇÃO DO CONTRATANTE 2.1 Contratante A Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 11. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL A educação profissional no Brasil já assumiu diferentes funções no decorrer de toda a história educacional brasileira. Até a promulgação da atual LDBEN, a educação profissional

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Nº 01/2012

EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Nº 01/2012 EDITAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Nº 01/2012 PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PROJETOS EMPRESARIAIS INOVADORES PARA INGRESSO E PARTICIPAÇÃO NA INCUBADORA DE EMPRESAS DE SÃO JOSÉ IESJ. A INCUBADORA

Leia mais

Sistema produtivo e inovativo de software e serviços de TI brasileiro: Dinâmica competitiva e Política pública

Sistema produtivo e inovativo de software e serviços de TI brasileiro: Dinâmica competitiva e Política pública Conferência Internacional LALICS 2013 Sistemas Nacionais de Inovação e Políticas de CTI para um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável 11 e 12 de Novembro, 2013 - Rio de Janeiro, Brasil Sistema produtivo

Leia mais

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação O artigo fala sobre os vários aspectos e desafios que devem ser levados em consideração quando se deseja transformar ou fortalecer uma cultura organizacional, visando a implementação de uma cultura duradoura

Leia mais

Otimismo desenvolvedoras de softwares

Otimismo desenvolvedoras de softwares Otimismo nas nuvens Ambiente favorável alavanca negócios das empresas desenvolvedoras de softwares, que investem em soluções criativas de mobilidade e computação em nuvem para agilizar e agregar flexibilidade

Leia mais

Soluções em Tecnologia da Informação

Soluções em Tecnologia da Informação Soluções em Tecnologia da Informação Curitiba Paraná Salvador Bahia A DTS Sistemas é uma empresa familiar de Tecnologia da Informação, fundada em 1995, especializada no desenvolvimento de soluções empresariais.

Leia mais

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares

O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O Uso da Inteligência Competitiva e Seus Sete Subprocessos nas Empresas Familiares O uso da Inteligência Competitiva como processo para monitorar tecnologias, legislação, ambiente regulatório, concorrência,

Leia mais