Ass. de Comunicação Veículo: Jornal de Brasília Data: 01/01/2009 Seção: Cidades Pág.: 6 Vacinação garante férias tranqüilas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Jornal de Brasília Data: 01/01/2009 Seção: Cidades Pág.: 6 Vacinação garante férias tranqüilas"

Transcrição

1 Veículo: Jornal de Brasília Data: 01/01/2009 Seção: Cidades Pág.: 6 Vacinação garante férias tranqüilas

2

3

4

5 Veículo: Site Revista Making Of Data: 02/01/2009 Seção: Notícias Pág.: Previna-se para as férias A crise financeira mundial parece ter mudado os rumos do turismo. Com a oscilação do dólar, optar por destinos nacionais, segundo especialistas, é a melhor alternativa para quem quer conhecer novos lugares sem gastar muito dinheiro. Com o crescimento do número de viajantes pelo Brasil e a rápida disseminação de doenças transmissíveis, as pessoas ficam mais suscetíveis a problemas de saúde típicos de turistas. Por isso, antes de aproveitar as férias, o turista deve ficar atento a alguns cuidados com a saúde se quiser evitar surpresas desagradáveis. A médica e responsável técnica pela Clínica de Imunização Sabinvacinas, Ana Rosa dos Santos, explica que viajar não é só fazer as malas. Tanto as crianças e adolescentes quanto adultos e idosos devem estar com o calendário de vacinação em dia. Assim ficam livres de contrair doenças não só no verão, mas no ano todo, alerta. Segundo ela, alguns dos principais problemas de saúde que os viajantes encontram nas viagens são desidratação, insolação (sol forte), micoses e intoxicação alimentar.

6 Por isso, antes de embarcar, os viajantes devem se informar sobre as enfermidades mais comuns da cidade de destino e se prevenir. Febre tifóide, hepatite A e B são algumas das doenças que devem ser evitadas para quem escolheu passar as férias nas regiões Norte, Sul e Sudeste. Para se imunizar contra as hepatites, as pessoas devem se vacinar com antecedência mínima de 30 a 45 dias. A febre tifóide requer apenas sete dias, explica Ana Rosa. A diarréia é outra doença comum de ser contraída e merece uma atenção especial, principalmente para aqueles que pretendem se deslocar para o Norte, Nordeste ou Sudeste, por exemplo. São lugares que possuem alimentação bem diferenciada e que o organismo pode não se adequar. Felizmente já temos uma vacina para evitar esse tipo de situação, conta a médica. Os cuidados com alimentação e higiene são imprescindíveis. Na opinião de Ana Rosa, as pessoas devem tomar cuidado ao ingerir os alimentos típicos de cada região. Nas viagens, o turista procura comer novidades, o que é complicado, pois o tempero de cada lugar é diferente, avalia. Entre algumas das comidas que merecem um cuidado especial, vale citar o vatapá na Bahia, o tacacá no Pará e o camarão e a lagosta nas praias de Fortaleza. Segundo a médica, a transmissão de doenças por alimentos é resultado do consumo em excesso ou do mal cozimento dos alimentos ou ainda por água contaminada. Isso resulta na conhecida diarréia dos viajantes e febre tifóide (salmonelose), afirma a Ana Rosa. Outras doenças em viagens podem ainda ser contraídas por picadas de insetos (malária, dengue, febre amarela e leishmaniose) e por relações sexuais (hepatite B e HPV). Vacinas No total, o Sabinvacinas oferece mais de 20 tipos de doses que previnem enfermidades mais sérias. Além de todas as vacinas instituídas pelo calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde, a unidade disponibiliza vacinas desenvolvidas com tecnologias avançadas que são mais bem recebidas pelo organismo e podem minimizar alguns efeitos colaterais. Algumas das vacinas são: tríplice viral, que protege contra três doenças - sarampo, caxumba e rubéola; difteria e tétano; hepatite A e B, entre outras. O vírus do sarampo ainda circula em alguns paises da Europa e da Ásia e não existem mais casos no nosso país desde A vacina contra a tríplice viral é feita por meio de uma dose única. Entretanto, algumas vacinas precisam ter outras doses aplicadas para considerar a pessoa imunizada, ou seja, protegida. A necessidade das repetições pode ser verificada no caso das três doses contra a hepatite B a segunda dose é aplicada um mês após a primeira, e, a terceira, cinco meses após a segunda. No caso da imunização contra a poliomielite, três doses e dois reforços da vacina devem ser tomados durante a infância. Já as vacinas contra o tétano são necessárias três doses e reforço a cada dez anos.

7 Descubra as doenças mais comuns em algumas das regiões mais visadas pelos turistas nas férias: Região Norte (Amazônia) Febre amarela silvestre vacinar dez dias antes da viagem Cólera, diarréias e febre tifóide vacinar sete dias antes Hepatite A e hepatite B vacinar com antecedência mínima de 30 a 45 dias Malária e dengue - não tem vacina Raiva humana (área de garimpos - morcegos) Região Centro Oeste (Pantanal, Mato Grosso) Malária, febre amarela silvestre, dengue, diarréias, hepatite A, hepatite B, febre tifóide, raiva humana (área de garimpos - morcegos) Região Sul Malária (Lago Itaipu), dengue, febre amarela silvestre (mortes de macacos no noroeste de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul), diarréias, febre tifóide e hepatite A e hepatite B (Santa Catarina risco baixo para viajantes) Região Nordeste Diarréias, febre tifóide, dengue, malária (Maranhão), leishmaniose (tegumentar e calazar), parasitoses (protozoários e helmintos), hepatite A e hepatite B. Região Sudeste Dengue, febre tifóide, febre amarela (noroeste de Minas Gerais), diarréias, hepatite A e hepatite B (Espírito Santo - risco baixo para viajantes)

8 Veículo: Site JorNow Data: 01/01/2009 Seção: Notícias Pág.: Previna-se para as férias Antes de viajar, fique atento aos cuidados com a saúde e de atualizar o cartão de vacinação. A Unidade Sabinvacinas fornece algumas vacinas recomendáveis para ir a diversas partes do País A crise financeira mundial parece ter mudado os rumos do turismo. Com a oscilação do dólar, optar por destinos nacionais, segundo especialistas, é a melhor alternativa para quem quer conhecer novos lugares sem gastar muito dinheiro. Com o crescimento do número de viajantes pelo Brasil e a rápida disseminação de doenças transmissíveis, as pessoas ficam mais suscetíveis a problemas de saúde típicos de turistas. Por isso, antes de aproveitar as férias, o turista deve ficar atento a alguns cuidados com a saúde se quiser evitar surpresas desagradáveis. A médica e responsável técnica pela Clínica de Imunização Sabinvacinas, Ana Rosa dos Santos, explica que viajar não é só fazer as malas. Tanto as crianças e adolescentes quanto adultos e idosos devem estar com o calendário de vacinação em dia. Assim ficam livres de contrair doenças não só no verão,

9 mas no ano todo, alerta. Segundo ela, alguns dos principais problemas de saúde que os viajantes encontram nas viagens são desidratação, insolação (sol forte), micoses e intoxicação alimentar. Por isso, antes de embarcar, os viajantes devem se informar sobre as enfermidades mais comuns da cidade de destino e se prevenir. Febre tifóide, hepatite A e B são algumas das doenças que devem ser evitadas para quem escolheu passar as férias nas regiões Norte, Sul e Sudeste. Para se imunizar contra as hepatites, as pessoas devem se vacinar com antecedência mínima de 30 a 45 dias. A febre tifóide requer apenas sete dias, explica Ana Rosa. A diarréia é outra doença comum de ser contraída e merece uma atenção especial, principalmente para aqueles que pretendem se deslocar para o Norte, Nordeste ou Sudeste, por exemplo. São lugares que possuem alimentação bem diferenciada e que o organismo pode não se adequar. Felizmente já temos uma vacina para evitar esse tipo de situação, conta a médica. Os cuidados com alimentação e higiene são imprescindíveis. Na opinião de Ana Rosa, as pessoas devem tomar cuidado ao ingerir os alimentos típicos de cada região. Nas viagens, o turista procura comer novidades, o que é complicado, pois o tempero de cada lugar é diferente, avalia. Entre algumas das comidas que merecem um cuidado especial, vale citar o vatapá na Bahia, o tacacá no Pará e o camarão e a lagosta nas praias de Fortaleza. Segundo a médica, a transmissão de doenças por alimentos é resultado do consumo em excesso ou do mal cozimento dos alimentos ou ainda por água contaminada. Isso resulta na conhecida diarréia dos viajantes e febre tifóide (salmonelose), afirma a Ana Rosa. Outras doenças em viagens podem ainda ser contraídas por picadas de insetos (malária, dengue, febre amarela e leishmaniose) e por relações sexuais (hepatite B e HPV). Vacinas No total, o Sabinvacinas oferece mais de 20 tipos de doses que previnem enfermidades mais sérias. Além de todas as vacinas instituídas pelo calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde, a unidade disponibiliza vacinas desenvolvidas com tecnologias avançadas que são mais bem recebidas pelo organismo e podem minimizar alguns efeitos colaterais. Algumas das vacinas são: tríplice viral, que protege contra três doenças sarampo, caxumba e rubéola; difteria e tétano; hepatite A e B, entre outras. O vírus do sarampo ainda circula em alguns paises da Europa e da Ásia e não existem mais casos no nosso país desde A vacina contra a tríplice viral é feita por meio de uma dose única. Entretanto, algumas vacinas precisam ter outras doses aplicadas para considerar a pessoa imunizada, ou seja, protegida. A necessidade das repetições pode ser verificada no caso das três doses contra a hepatite B a segunda dose é aplicada um mês após a primeira, e, a terceira, cinco meses após a segunda.

10 No caso da imunização contra a poliomielite, três doses e dois reforços da vacina devem ser tomados durante a infância. Já as vacinas contra o tétano são necessárias três doses e reforço a cada dez anos. Descubra as doenças mais comuns em algumas das regiões mais visadas pelos turistas nas férias: Região Norte (Amazônia) Febre amarela silvestre vacinar dez dias antes da viagem Cólera, diarréias e febre tifóide vacinar sete dias antes Hepatite A e hepatite B vacinar com antecedência mínima de 30 a 45 dias Malária e dengue - não tem vacina Raiva humana (área de garimpos - morcegos) Região Centro Oeste (Pantanal, Mato Grosso) Malária, febre amarela silvestre, dengue, diarréias, hepatite A, hepatite B, febre tifóide, raiva humana (área de garimpos - morcegos) Região Sul Malária (Lago Itaipu), dengue, febre amarela silvestre (mortes de macacos no noroeste de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul), diarréias, febre tifóide e hepatite A e hepatite B (Santa Catarina risco baixo para viajantes) Região Nordeste Diarréias, febre tifóide, dengue, malária (Maranhão), leishmaniose (tegumentar e calazar), parasitoses (protozoários e helmintos), hepatite A e hepatite B. Região Sudeste Dengue, febre tifóide, febre amarela (noroeste de Minas Gerais), diarréias, hepatite A e hepatite B (Espírito Santo - risco baixo para viajantes) Serviço Clínica de Imunização Sabinvacinas Horário de funcionamento: de 7h30 às 18h, de segunda a sexta, das 8h às 13h, aos sábados Endereço: 516 Norte, Av. W3 - Edifício Carlton Center, Conjunto E, Térreo, loja 115 Telefone: A Unidade oferece garagem coberta e manobrista aos clientes. Entrada pela W2.

11 Veículo: Site Difundir Data: 02/01/2009 Seção: Notícias Pág.: Previna-se para as férias Antes de viajar, fique atento aos cuidados com a saúde e de atualizar o cartão de vacinação. A Unidade Sabinvacinas fornece algumas vacinas recomendáveis para ir a diversas partes do País A crise financeira mundial parece ter mudado os rumos do turismo. Com a oscilação do dólar, optar por destinos nacionais, segundo especialistas, é a melhor alternativa para quem quer conhecer novos lugares sem gastar muito dinheiro. Com o crescimento do número de viajantes pelo Brasil e a rápida disseminação de doenças transmissíveis, as pessoas ficam mais suscetíveis a problemas de saúde típicos de turistas. Por isso, antes de aproveitar as férias, o turista deve ficar atento a alguns cuidados com a saúde se quiser evitar surpresas desagradáveis. A médica e responsável técnica pela Clínica de Imunização Sabinvacinas, Ana Rosa dos Santos, explica que viajar não é só fazer as malas. Tanto as crianças e adolescentes quanto adultos e idosos devem estar com o calendário de vacinação em dia. Assim ficam livres de contrair doenças não só no verão, mas no ano todo, alerta. Segundo ela, alguns dos principais problemas de

12 saúde que os viajantes encontram nas viagens são desidratação, insolação (sol forte), micoses e intoxicação alimentar. Por isso, antes de embarcar, os viajantes devem se informar sobre as enfermidades mais comuns da cidade de destino e se prevenir. Febre tifóide, hepatite A e B são algumas das doenças que devem ser evitadas para quem escolheu passar as férias nas regiões Norte, Sul e Sudeste. Para se imunizar contra as hepatites, as pessoas devem se vacinar com antecedência mínima de 30 a 45 dias. A febre tifóide requer apenas sete dias, explica Ana Rosa. A diarréia é outra doença comum de ser contraída e merece uma atenção especial, principalmente para aqueles que pretendem se deslocar para o Norte, Nordeste ou Sudeste, por exemplo. São lugares que possuem alimentação bem diferenciada e que o organismo pode não se adequar. Felizmente já temos uma vacina para evitar esse tipo de situação, conta a médica. Os cuidados com alimentação e higiene são imprescindíveis. Na opinião de Ana Rosa, as pessoas devem tomar cuidado ao ingerir os alimentos típicos de cada região. Nas viagens, o turista procura comer novidades, o que é complicado, pois o tempero de cada lugar é diferente, avalia. Entre algumas das comidas que merecem um cuidado especial, vale citar o vatapá na Bahia, o tacacá no Pará e o camarão e a lagosta nas praias de Fortaleza. Segundo a médica, a transmissão de doenças por alimentos é resultado do consumo em excesso ou do mal cozimento dos alimentos ou ainda por água contaminada. Isso resulta na conhecida diarréia dos viajantes e febre tifóide (salmonelose), afirma a Ana Rosa. Outras doenças em viagens podem ainda ser contraídas por picadas de insetos (malária, dengue, febre amarela e leishmaniose) e por relações sexuais (hepatite B e HPV). Vacinas No total, o Sabinvacinas oferece mais de 20 tipos de doses que previnem enfermidades mais sérias. Além de todas as vacinas instituídas pelo calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde, a unidade disponibiliza vacinas desenvolvidas com tecnologias avançadas que são mais bem recebidas pelo organismo e podem minimizar alguns efeitos colaterais. Algumas das vacinas são: tríplice viral, que protege contra três doenças - sarampo, caxumba e rubéola; difteria e tétano; hepatite A e B, entre outras. O vírus do sarampo ainda circula em alguns paises da Europa e da Ásia e não existem mais casos no nosso país desde A vacina contra a tríplice viral é feita por meio de uma dose única. Entretanto, algumas vacinas precisam ter outras doses aplicadas para considerar a pessoa imunizada, ou seja, protegida. A necessidade das repetições pode ser verificada no caso das três doses contra a hepatite B a segunda dose é aplicada um mês após a primeira, e, a terceira, cinco meses após a segunda. No caso da imunização contra a poliomielite, três doses e dois reforços da

13 vacina devem ser tomados durante a infância. Já as vacinas contra o tétano são necessárias três doses e reforço a cada dez anos. Descubra as doenças mais comuns em algumas das regiões mais visadas pelos turistas nas férias: Região Norte (Amazônia) Febre amarela silvestre vacinar dez dias antes da viagem Cólera, diarréias e febre tifóide vacinar sete dias antes Hepatite A e hepatite B vacinar com antecedência mínima de 30 a 45 dias Malária e dengue - não tem vacina Raiva humana (área de garimpos - morcegos) Região Centro Oeste (Pantanal, Mato Grosso) Malária, febre amarela silvestre, dengue, diarréias, hepatite A, hepatite B, febre tifóide, raiva humana (área de garimpos - morcegos) Região Sul Malária (Lago Itaipu), dengue, febre amarela silvestre (mortes de macacos no noroeste de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul), diarréias, febre tifóide e hepatite A e hepatite B (Santa Catarina risco baixo para viajantes) Região Nordeste Diarréias, febre tifóide, dengue, malária (Maranhão), leishmaniose (tegumentar e calazar), parasitoses (protozoários e helmintos), hepatite A e hepatite B. Região Sudeste Dengue, febre tifóide, febre amarela (noroeste de Minas Gerais), diarréias, hepatite A e hepatite B (Espírito Santo - risco baixo para viajantes) Serviço Clínica de Imunização Sabinvacinas Horário de funcionamento: de 7h30 às 18h, de segunda a sexta, das 8h às 13h, aos sábados Endereço: 516 Norte, Av. W3 - Edifício Carlton Center, Conjunto E, Térreo, loja 115 Telefone: A Unidade oferece garagem coberta e manobrista aos clientes. Entrada pela W2.

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Correio Braziliense Data: 06/12/2009 Seção: Capa Pág.: 1 Assunto: Vacinação antes da viagem

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Correio Braziliense Data: 06/12/2009 Seção: Capa Pág.: 1 Assunto: Vacinação antes da viagem Veículo: Correio Braziliense Data: 06/12/2009 Seção: Capa Pág.: 1 Assunto: Vacinação antes da viagem Veículo: Correio Braziliense Data: 06/12/2009 Seção: Saúde Pág.: 25 Assunto: Vacinação antes da viagem

Leia mais

Especificações Técnicas

Especificações Técnicas Especificações Técnicas Metodologia Técnicaeformadecoleta: Quantitativa: survey telefônico, com amostra 2.322 entrevistas, realizadas entre os dias 17 de junho e 07 de julho de 2009, pelo Instituto Vox

Leia mais

Pernambuco (62), Santa Catarina (01) e Paraíba (02). O genótipo D8 foi identificado em 50 amostras e o D4 em uma amostra.

Pernambuco (62), Santa Catarina (01) e Paraíba (02). O genótipo D8 foi identificado em 50 amostras e o D4 em uma amostra. ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE GERÊNCIA EXECUTIVA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Informe Epidemiológico Sarampo - Setembro/2013 O sarampo é uma doença altamente transmissível e que pode evoluir

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA REFERENTE AO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO

INSTRUÇÃO NORMATIVA REFERENTE AO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA REFERENTE AO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO O presente instrumento estabelece as normatizações técnicas do Programa Nacional de Imunizações referentes ao Calendário Nacional de Vacinação,

Leia mais

Meto t d o o d l o og o i g a II. Segm g e m nt n a t ção o do d o me m rcado III. C racte t rização o do d s o ent n r t evi v sta t do d s

Meto t d o o d l o og o i g a II. Segm g e m nt n a t ção o do d o me m rcado III. C racte t rização o do d s o ent n r t evi v sta t do d s Roteiro I. Metodologia II. III. IV. Segmentação do mercado Caracterização dos entrevistados Percepções sobre o turismo no Brasil V. Hábitos e comportamentos sobre turismo VI. VII. VIII. Prioridade de investimento

Leia mais

Cartilha de Vacinas. Para quem quer mesmo saber das coisas

Cartilha de Vacinas. Para quem quer mesmo saber das coisas Cartilha de Vacinas Para quem quer mesmo saber das coisas 1 Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde, 2003 Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

FACULDADE PERNAMBUCANA - FAPE CLÍNICA DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE IMUNIZAÇÃO

FACULDADE PERNAMBUCANA - FAPE CLÍNICA DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE IMUNIZAÇÃO PROGRAMA DE IMUNIZAÇÃO 1 INTRODUÇÃO A atenção à saúde de um indivíduo e da população está focada em quatro importantes áreas assistenciais: a promoção e proteção da saúde, a prevenção de doenças, o diagnóstico

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 5.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 03 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 5.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / / 03 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0

Leia mais

Doenças Endêmicas Amazônicas no contexto da transmissão vetorial

Doenças Endêmicas Amazônicas no contexto da transmissão vetorial Doenças Endêmicas Amazônicas no contexto da transmissão vetorial Rosemary Costa Pinto Assessora Técnica/ASTEC/FVS rosemary.pinto@gmail.com Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas Secretaria de Estado

Leia mais

Vacinação UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ

Vacinação UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ Vacinação As vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, são administradas no Centro Mèdico da ESALQ para todos que tiverem cadastro na Unidade Tipos de Vacinas Pré Exposição anti-rábica Febre amarela

Leia mais

Traçando os caminhos

Traçando os caminhos A UU L AL A Traçando os caminhos Hoje vamos aprender a traçar o caminho entre dois lugares. Já sabemos como encontrar no mapa um lugar que procuramos. Agora, é preciso decidir qual a melhor maneira de

Leia mais

Informe Técnico SARAMPO nº 5 Sarampo no Estado de São Paulo

Informe Técnico SARAMPO nº 5 Sarampo no Estado de São Paulo GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PROF. ALEXANDRE VRANJAC DIVISÃO DE DOENÇAS DE TRANSMISSÃO RESPIRATÓRIA

Leia mais

FOME E EPIDEMIA NA ÁFRICA. Col. Santa Clara Prof. Marcos

FOME E EPIDEMIA NA ÁFRICA. Col. Santa Clara Prof. Marcos FOME E EPIDEMIA NA ÁFRICA Col. Santa Clara Prof. Marcos EPIDEMIA E PANDEMIA EPIDEMIA [ epi = sobre + demia = doença]: é a ocorrência simultânea de um grande número de casos da mesma doença, em um determinado

Leia mais

PORTARIA No- 3.318, DE 28 DE OUTUBRO DE 2010

PORTARIA No- 3.318, DE 28 DE OUTUBRO DE 2010 PORTARIA No- 3.318, DE 28 DE OUTUBRO DE 2010 Institui em todo o território nacional, o Calendário Básico de Vacinação da Criança, o Calendário do Adolescente e o Calendário do Adulto e Idoso. O MINISTRO

Leia mais

ALERTA SARAMPO VACINAR, VACINAR e VACINAR ATUALIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA, ABRIL DE 2015

ALERTA SARAMPO VACINAR, VACINAR e VACINAR ATUALIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA, ABRIL DE 2015 ALERTA SARAMPO VACINAR, VACINAR e VACINAR ATUALIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA, ABRIL DE 2015 O estado de São Paulo não apresenta circulação endêmica do vírus do sarampo desde 2000, mas a doença continua ocorrendo

Leia mais

Calendário de Vacinação Ocupacional

Calendário de Vacinação Ocupacional Calendário de Vacinação Ocupacional Central de Atendimento: (61) 3329-8000 Calendário de Vacinaçã Profissionais indicados de acordo Vacinas Esquemas Saúde Alimentos e bebidas Militares policiais e bombeiros

Leia mais

NOTA TÉCNICA N o 014/2012

NOTA TÉCNICA N o 014/2012 NOTA TÉCNICA N o 014/2012 Brasília, 28 de agosto de 2012. ÁREA: Área Técnica em Saúde TÍTULO: Alerta sobre o vírus H1N1 REFERÊNCIA(S): Protocolo de Vigilância Epidemiológica da Influenza Pandêmica (H1N1)

Leia mais

INFORMATIVO EDIÇÃO ABRIL DE

INFORMATIVO EDIÇÃO ABRIL DE INFORMATIVO EDIÇÃO ABRIL DE 2015 CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇOU NESTA SEGUNDA, DIA 04 DE MAIO. Começou nesta segunda-feira (4) a campanha nacional de vacinação contra a gripe, com

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

Saúde Naval CARTILHA DA CRIANÇA

Saúde Naval CARTILHA DA CRIANÇA Saúde Naval CARTILHA DA CRIANÇA (0-12 ANOS) DICAS DE VACINAÇÃO O calendário vacinal é uma sequência cronológica de vacinas que se administram sistematicamente às crianças de determinada área ou região.

Leia mais

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015

O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 O uso do Crédito por consumidores que não possuem conta corrente Junho/2015 1. INTRODUÇÃO 84% dos consumidores que não possuem conta corrente fazem compras parceladas O fato de não possuir conta em banco

Leia mais

Doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti

Doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti Doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti Dengue O que é a Dengue? A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que

Leia mais

SÍNDROME DE DOWN Diário Oficial do Estado Nº 197, Seção 1 sexta-feira, 17 de outubro de 2014

SÍNDROME DE DOWN Diário Oficial do Estado Nº 197, Seção 1 sexta-feira, 17 de outubro de 2014 Circular 565/2014 São Paulo, 20 de Outubro de 2014. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) "CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO" PARA OS PORTADORES DA SÍNDROME DE DOWN Diário Oficial do Estado Nº 197, Seção 1 sexta-feira, 17

Leia mais

INFORME EPIDEMIOLÓGICO CIEVS - PARANÁ EVENTOS - Semana Epidemiológica 25 26/06/2012

INFORME EPIDEMIOLÓGICO CIEVS - PARANÁ EVENTOS - Semana Epidemiológica 25 26/06/2012 INFORME EPIDEMIOLÓGICO CIEVS - PARANÁ EVENTOS - Semana Epidemiológica 25 26/06/2012 CENTRO DE INFORMAÇÕES E RESPOSTAS ESTRATÉGICAS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE CIEVS DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA E CONTROLE DE

Leia mais

Geografia/15 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 GEOGRAFIA 6º ano

Geografia/15 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 GEOGRAFIA 6º ano Geografia/15 6º ano Turma: 1º trimestre Nome: Data: / / 6ºgeo301r RECUPERAÇÃO FINAL 2015 GEOGRAFIA 6º ano Querido(a) Aluno(a) No primeiro trimestre buscamos entender o surgimento da Geografia, sua contribuição

Leia mais

Programação. Pagamento. Vencimentos. 19/09 R$ 275,00 Central de Inscrições* - Cheque Nominal à Ambiental Viagens e Turismo Ltda.

Programação. Pagamento. Vencimentos. 19/09 R$ 275,00 Central de Inscrições* - Cheque Nominal à Ambiental Viagens e Turismo Ltda. Viagem de Formatura do 9º ano E. Fundamental II - Bonito MS São Paulo, 10 de abril de 2013. Prezados Pais, O 9º ano do Ensino Fundamental é uma fase de transição: ao mesmo tempo feliz, pois encerra uma

Leia mais

Informe Técnico Sarampo nº 9 - ALERTA SARAMPO. Novos casos confirmados de sarampo (Genótipo D4), residentes no Estado de São Paulo.

Informe Técnico Sarampo nº 9 - ALERTA SARAMPO. Novos casos confirmados de sarampo (Genótipo D4), residentes no Estado de São Paulo. INFORME TÉCNICO Nº 9 (Outubro) ALERTA SARAMPO 2011 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PROF. ALEXANDRE

Leia mais

Página1. Guia do Turista Inteligente

Página1. Guia do Turista Inteligente Página1 Guia do Turista Inteligente www.malanasmaos.com.br Guia do Turista Inteligente Entre arrumar as malas e chegar ao destino, existe um grande caminho a ser percorrido para que sua viagem não seja

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

VIRUS O QUE SÃO VIRUS São as menores entidades biológicas: têm DNA e proteínas. Medem entre 15 e 300 nm. São seres acelulares: São parasitas intracelulares obrigatórios: Só se reproduzem dentro de células.

Leia mais

Dólar pode fechar o ano a R$ 3,50

Dólar pode fechar o ano a R$ 3,50 Cliente: Instituto Fractal Veículo: O Popular Goiânia Assunto: Dólar pode chegar a R$ 3,50 Data: 05/03/2015 Dólar pode fechar o ano a R$ 3,50 05/03/2015 05:01Cristiano Borges A disparada do dólar nos últimos

Leia mais

Redações vencedoras II Concurso de Redação (2014)

Redações vencedoras II Concurso de Redação (2014) Redações vencedoras II Concurso de Redação (2014) 1 Lugar Aluno: Marcelo Couferai dos Santos Melo Professora: Maria Beatriz de Brito Avila Unidade Escolar: Escola Municipal Professor Giuseppe Carmineo

Leia mais

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL?

COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS ADDITIONAL TEXT EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? COMO USAR SMS EM UMA CAMPANHA ELEITORAL? Veja algumas dicas para engajar eleitores através do SMS Marketing De acordo com dados da Pnad (Pesquisa

Leia mais

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores

Conceitos Básicos de Rede. Um manual para empresas com até 75 computadores Conceitos Básicos de Rede Um manual para empresas com até 75 computadores 1 Conceitos Básicos de Rede Conceitos Básicos de Rede... 1 A Função de Uma Rede... 1 Introdução às Redes... 2 Mais Conceitos Básicos

Leia mais

Escolha seu roteiro e Boa Viagem! CITY TOUR

Escolha seu roteiro e Boa Viagem! CITY TOUR Escolha seu roteiro e Boa Viagem! CITY TOUR Litoral 2016 O Roda SP está de cara nova! Pensando no melhor aproveitamento dos atrativos turísticos, a partir dessa edição, os roteiros do Roda SP estão em

Leia mais

PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CURSO: Administração DISCIPLINA: Comércio Exterior FONTE: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: 2004 6.3b Plano de Internacionalização

Leia mais

Faça sua inscrição em cursos pagos e gratuitos do SENAI e do IEL. Há vagas em nove estados

Faça sua inscrição em cursos pagos e gratuitos do SENAI e do IEL. Há vagas em nove estados http://portaldaindustria.com.br/agenciacni/ 26 JUN 2015 Faça sua inscrição em cursos pagos e gratuitos do SENAI e do IEL. Há vagas em nove estados Oportunidades são em diferentes tipos de cursos, presenciais

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO [ Pág 2 Capa 1 Objectivos 3 Introdução... 4 Como fazer uma negociação eficaz... 5 Preparar a Negociação. 6 Cuidar da Apresentação.. 7 Escolher o Método de Negociação. 8 Regra da

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 4º ANO

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 4º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 4º ANO 2010 Questão 1 PROVA DE CIÊNCIAS 4 ANO Boa alimentação

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

O Estado de S.Paulo 30/01/2007 câncer câncer Vigilância Sanitária Anvisa Medicamentos medicamentos câncer câncer câncer câncer câncer INCIDÊNCIA

O Estado de S.Paulo 30/01/2007 câncer câncer Vigilância Sanitária Anvisa Medicamentos medicamentos câncer câncer câncer câncer câncer INCIDÊNCIA O Estado de S.Paulo Vida & Liberada droga contra câncer de pulmão Tarceva é o 1º remédio de terapia-alvo para combater a doença; um mês de tratamento custará R$ 8 mil Adriana Dias Lopes O primeiro remédio

Leia mais

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB

Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB Mesmo caro, documento em dia é uma tranquilidade para o Síndico. Em 2013 a maior tragédia envolvendo fogo no Brasil aconteceu. Na boate Kiss, no Rio Grande

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA ENADE 2014 LICENCIATURAQUÍMICA REVISÃO CONHECIMENTOS GERAIS ÁREA 5 Prof. Cleriston S. Silva

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA ENADE 2014 LICENCIATURAQUÍMICA REVISÃO CONHECIMENTOS GERAIS ÁREA 5 Prof. Cleriston S. Silva CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA ENADE 2014 LICENCIATURAQUÍMICA REVISÃO CONHECIMENTOS GERAIS ÁREA 5 Prof. Cleriston S. Silva QUESTÃO 01 Leia os textos abaixo. TEXTO 1 Os megaeventos esportivos passaram

Leia mais

Palavras de Quem Entende

Palavras de Quem Entende DUMBA Amigo(a) Eu me chamo Silvio Damásio e venho te convidar para participar deste negócio comigo. Eu acredito que estamos diante de uma incrível forma de ganhar dinheiro em quantidade e honestamente.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Gavião-BA PODER EXECUTIVO

Prefeitura Municipal de Gavião-BA PODER EXECUTIVO ANO. 2014 DO MUNICÍPIO DE GAVIÃO - BAHIA 1 A Prefeitura Municipal de Gavião, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. GAVIÃO: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAMPANHA PREVENTIVA

Leia mais

Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar.

Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar. Dengue uma grande ameaça. Mudanças climáticas, chuvas e lixo fazem doença avançar. O verão chega para agravar o pesadelo da dengue. As mortes pela doença aumentaram na estação passada e vem preocupando

Leia mais

Ferrarezi News. Setembro/2015. News. Ferrarezi. Onda de virose? Tudo é Virose? Programa - PRO Mamãe & Bebê. Depressão

Ferrarezi News. Setembro/2015. News. Ferrarezi. Onda de virose? Tudo é Virose? Programa - PRO Mamãe & Bebê. Depressão Setembro/2015 3 Onda de virose? 6 Tudo é Virose? 10 Programa - PRO Mamãe & Bebê 11 Depressão Setembro/2015 Onda de virose? O virologista Celso Granato esclarece Ouço muita gente falar em virose. Procurei

Leia mais

A empresa fica na feira de Sapatilha?

A empresa fica na feira de Sapatilha? A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMÉRCIO-SC), com o intuito de mapear o perfil do turista e o impacto do festival para o empresário do município, realizou um projeto

Leia mais

Distribuição Geográfica dos Pontos de Coleta de Dados

Distribuição Geográfica dos Pontos de Coleta de Dados Distribuição Geográfica dos Pontos de Coleta de Dados Nº de Entrevistados da Pesquisa: 39.000 pessoas Nº de locais das entrevistas: 27 15 em aeroportos internacionais, que representam 99% do fluxo internacional

Leia mais

Informe Técnico - SARAMPO nº2 /2010 Atualização da Situação Epidemiológica

Informe Técnico - SARAMPO nº2 /2010 Atualização da Situação Epidemiológica 1 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PROF. ALEXANDRE VRANJAC Av. Dr. Arnaldo, 351-6º andar SP/SP CEP: 01246-000 Fone: (11)3082-0957 Fax:

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL & SAÚDE: ABORDANDO O TEMA RECICLAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR ARNOR, Asneth Êmilly de Oliveira; DA SILVA, Ana Maria Gomes; DA SILVA, Ana Paula; DA SILVA, Tatiana Graduanda em Pedagogia -UFPB-

Leia mais

O Sr. DANIEL ALMEIDA (PCdoB-BA) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores

O Sr. DANIEL ALMEIDA (PCdoB-BA) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores O Sr. DANIEL ALMEIDA (PCdoB-BA) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, o dia 5 de junho é lembrado em todos os países como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 1972,

Leia mais

Boletos registrados e o fim dos boletos sem registro COBRE. fácil online

Boletos registrados e o fim dos boletos sem registro COBRE. fácil online Boletos registrados e o fim dos boletos sem registro COBRE Introdução O comunicado número 015/2015 da FEBRABAN vem deixando muitos empresários e prestadores de serviços de cabelo em pé, literalmente. E

Leia mais

O Anavilhanas Lodge é um destino singular. As informações, sugestões e dicas a seguir irão ajudar o viajante a se preparar para esta experiência.

O Anavilhanas Lodge é um destino singular. As informações, sugestões e dicas a seguir irão ajudar o viajante a se preparar para esta experiência. O Hotel O Anavilhanas Lodge é um destino singular. As informações, sugestões e dicas a seguir irão ajudar o viajante a se preparar para esta experiência. TRASLADO Em todos os pacotes estão inclusos traslados

Leia mais

APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CIÊNCIAS. Aula: 17.2 Conteúdo: Doenças relacionadas à água II

APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CIÊNCIAS. Aula: 17.2 Conteúdo: Doenças relacionadas à água II A A Aula: 17.2 Conteúdo: Doenças relacionadas à água II 2 A A Habilidades: Conhecer algumas medidas para prevenir as doenças veiculadas pela água. 3 A A Dengue A dengue é uma doença febril aguda causada

Leia mais

CONITEC. Helaine Carneiro Capucho, DSc. Farmacêutica Consultora Técnica Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde

CONITEC. Helaine Carneiro Capucho, DSc. Farmacêutica Consultora Técnica Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde CONITEC Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Análise de conformidade Helaine Carneiro Capucho, DSc. Farmacêutica Consultora Técnica Departamento de Gestão e Incorporação

Leia mais

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro...

VAMOS PLANEJAR... As três palavras mágicas para um bom planejamento financeiro... FASCÍCULO IV VAMOS PLANEJAR... Se você ainda não iniciou seu planejamento financeiro, é importante fazê-lo agora, definindo muito bem seus objetivos, pois, independentemente da sua idade, nunca é cedo

Leia mais

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!*

Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* Educação Sexual: Quem ama cuida. Cuide-se!* SANTOS, Jessica Suriano dos 1 ; ANJOS, Antônio Carlos dos 2 ; RIBEIRO, Álvaro Sebastião Teixeira 3 Palavras-chave: Educação Sexual; Doenças Sexualmente Transmissíveis;

Leia mais

Aula IV Protozoários Zoopatogênicos

Aula IV Protozoários Zoopatogênicos ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA Aula IV Protozoários Zoopatogênicos Professora: Luciana Alves de Sousa Doenças causadas por Protozoários Doença de Chagas Leishmaniose Malária Giardíase Amebíase Toxoplasmose Doença

Leia mais

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo Amanda Aroucha de Carvalho Reduzindo o seu resíduo 1 Índice 1. Apresentação 2. Você sabe o que é Educação Ambiental? 3. Problemas Ambientais 4. Para onde vai o seu resíduo? 5. Soluções para diminuir a

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. A presença de pus ou de vermelhidão ao redor do umbigo sugere infecção e deve ser avaliada pelo profissional de saúde.

Leia mais

ALVENARIA DE BLOCOS DE SOLO-CIMENTO FICHA CATALOGRÁFICA-27 DATA: JANEIRO/2014.

ALVENARIA DE BLOCOS DE SOLO-CIMENTO FICHA CATALOGRÁFICA-27 DATA: JANEIRO/2014. Tecnologias, sistemas construtivos e tipologias para habitações de interesse social em reassentamentos. ALVENARIA DE BLOCOS DE SOLO-CIMENTO FICHA CATALOGRÁFICA-27 DATA: JANEIRO/2014. Tecnologias, sistemas

Leia mais

DHONVELI BEACH & SPA

DHONVELI BEACH & SPA DHONVELI BEACH & SPA A palavra Dhonveli em Maldivas significa cristal de areia branca. Este resort é localizado em uma pequena ilha, com beleza exótica tropical e sua arquitetura única, autêntica de Maldivas

Leia mais

ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL

ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL Anexo VI -fls.1/7 ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL Serão apresentados a seguir os conceitos, requisitos e especificações básicas do Sistema de Monitoramento e Controle

Leia mais

SMSA divulga resultado do LIRAa de outubro

SMSA divulga resultado do LIRAa de outubro SMSA divulga resultado do LIRAa de outubro O Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de outubro demonstra que 0,7% dos imóveis pesquisados em Belo Horizonte contam com a presença do mosquito

Leia mais

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos.

Sistema. de Trabalho em times. sumário. Campanha de Vacinação Anti-Gripe. Mães. Dia das. Palavra. Resultado. Pesquisa de Clima. Criando caminhos. Criando caminhos. ed. 11 - abril maio 2013 de Vacinação Anti-Gripe Pág. 2 Sistema de Trabalho em times Pág. 6 sumário 02 03 04 04 05 07 07 08 Editorial Dia do Ferroviário Fábrica Aberta Parceria SESI do

Leia mais

ATA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO PLURIANUAL PARTICIPATIVO 2016-2019 SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ - RO

ATA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO PLURIANUAL PARTICIPATIVO 2016-2019 SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ - RO ATA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PLANO PLURIANUAL PARTICIPATIVO 2016-2019 SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ - RO Aos vinte e dois dias do mês de junho se reuniram na escola Campos Sales representantes do Governo para

Leia mais

MITOS X VERDADES SOBRE A DENGUE

MITOS X VERDADES SOBRE A DENGUE Uma boa alimentação garante imunidade à doença? Mito. Não há algum alimento específico contra a dengue. Porém, uma alimentação incluindo frutas e vegetais, torna o organismo da pessoa mais saudável e o

Leia mais

EBOLA. Informe técnico e orientações para as ações de vigilância e serviços de saúde de referência

EBOLA. Informe técnico e orientações para as ações de vigilância e serviços de saúde de referência EBOLA Informe técnico e orientações para as ações de vigilância e serviços de saúde de referência FEBRE HEMORRÁGICA DO EBOLA O vírus Ebola foi identificado pela primeira vez em 1976, no Zaire (atual República

Leia mais

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14 Soja Análise da Conjuntura Agropecuária Novembro de 2013 MUNDO A economia mundial cada vez mais globalizada tem sido o principal propulsor responsável pelo aumento da produção de soja. Com o aumento do

Leia mais

Saúde do Adolescente

Saúde do Adolescente Saúde do Adolescente "Meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações." A Culpa é das Estrelas John Green Adolescência Adolescere (latim): crescer Transição entre a infância e

Leia mais

Erros no Gerenciamento de Projetos em Inteligência Competitiva

Erros no Gerenciamento de Projetos em Inteligência Competitiva Erros no Gerenciamento de Projetos em Inteligência Competitiva Daniela Ramos Teixeira Muito já se escreveu sobre gerenciamento de projetos. Mas será que gerenciar projetos de inteligência competitiva (IC)

Leia mais

Malária. Perceber a importância da presença do homem na mudança dos ecossistemas principalmente na Amazônia.

Malária. Perceber a importância da presença do homem na mudança dos ecossistemas principalmente na Amazônia. Malária 1) Objetivo Geral Estudar a relação entre o desmatamento, o aumento dos casos de malária, assim como os animais em extinção principalmente na Região Norte do país. 2) Objetivo Específico Perceber

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra

Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Modos de vida no município de Paraty - Ponta Negra Resultados gerais Dezembro 2010 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

Vacina Hib(Haemophilus influenzae tipo b)

Vacina Hib(Haemophilus influenzae tipo b) ポルトガル 語 Município de Suzuka (11 de janeiro de 2011) Estaremos auxiliando nas despesas da vacinação contra Hib, pneumococo infantil e câncer do cólo do útero durante 17 de janeiro de 2011 à 31 de março

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

GUIA DE BOAS PRÁTICAS GUIA DE BOAS PRÁTICAS A RODADA DE NEGÓCIOS A RODADA DE NEGÓCIOS É UM EVENTO EMPRESARIAL ORGANIZADO PARA PROMOVER NEGÓCIOS E PARCERIAS. Em um mesmo local estão empresas convidadas com interesse em comprar,

Leia mais

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PAULO DE TARSO

CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PAULO DE TARSO CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PAULO DE TARSO 1 Semestre 2011 Apresentação: Prezado(a) aluno(a), Este manual foi elaborado com o objetivo de orientá-lo durante o processo de realização do estágio curricular,

Leia mais

A Saúde do. Moro no trabalho e durmo nos aviões. Depoimento de um cliente da MedRio

A Saúde do. Moro no trabalho e durmo nos aviões. Depoimento de um cliente da MedRio A Saúde do Viajante Moro no trabalho e durmo nos aviões. Depoimento de um cliente da MedRio Supervisão editorial: Dr. Gilberto Ururahy Baixe agora o aplicativo e mantenha sua saúde em dia! Editora responsável:

Leia mais

Campanha DST 1. Enzo Maymone COUTO 2 Eduardo Perotto BIAGI 3 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS

Campanha DST 1. Enzo Maymone COUTO 2 Eduardo Perotto BIAGI 3 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS Campanha DST 1 Enzo Maymone COUTO 2 Eduardo Perotto BIAGI 3 Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS RESUMO: Este trabalho foi realizado na disciplina de Criação II do curso de Comunicação Social

Leia mais

13 perguntas sobre o sol e a protecção solar

13 perguntas sobre o sol e a protecção solar 13 perguntas sobre o sol e a protecção solar Estes artigos estão publicados no sítio do Consultório de Pediatria do Dr. Paulo Coutinho. Pág. 01 1.2. O sol faz mal? Não existem benefícios da exposição solar?

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 7 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Complete o quadro com as características dos tipos de clima da região Nordeste. Tipo de clima Área de ocorrência Características

Leia mais

Palestra de Philip Kotler - Tecnologia

Palestra de Philip Kotler - Tecnologia Palestra de Philip Kotler Tecnologia Pesquisa de Mercado, Treinamento de Vendas, Consultoria em Marketing SMGShare Marketing Group Por Helton Haddad Em uma excelente palestra, a autoridade de marketing

Leia mais

Mídia Kit 2016. Você é nosso convidado a mudar a forma como se relaciona com os seus clientes

Mídia Kit 2016. Você é nosso convidado a mudar a forma como se relaciona com os seus clientes Mídia Kit 2016 Você é nosso convidado a mudar a forma como se relaciona com os seus clientes Conceito Muito prazer, somos a Revista Viva Minas! Nos autodefinimos como um veículo de comunicação para leitores

Leia mais

TURISMO NO SUL DE MINAS: UMA ANÁLISE SOBRE O MUNICÍPIO DE FAMA (MG)

TURISMO NO SUL DE MINAS: UMA ANÁLISE SOBRE O MUNICÍPIO DE FAMA (MG) TURISMO NO SUL DE MINAS: UMA ANÁLISE SOBRE O MUNICÍPIO DE FAMA (MG) SÉRGIO HENRIQUE DE CAMPOS ESPORTE 1 e ANA RUTE DO VALE 2 sergio_h13@hotmail.com, ana.vale@unifal-md.edu.br 1 Bolsista de iniciação científica

Leia mais

FORFAIT: UM PACOTE DIFERENCIADO

FORFAIT: UM PACOTE DIFERENCIADO FORFAIT: UM PACOTE DIFERENCIADO Luiz Paulo Pereira Corrêa Luiz Rodrigues Mendes Pâmela Souza Soares Vanessa Saraiva Sena RESUMO: O trabalho analisa as agências de viagens para apresentar como elas dispõem

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: 12.03.15 EDITORIA: CAPA E MARCOS AURÉLIO DE SÁ

FECOMÉRCIO VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: 12.03.15 EDITORIA: CAPA E MARCOS AURÉLIO DE SÁ FECOMÉRCIO VEÍCULO: JORNAL DE HOJE DATA: 12.03.15 EDITORIA: CAPA E MARCOS AURÉLIO DE SÁ Classificação: Positiva VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 13.03.15 EDITORIA: FLASHES DO SERIDÓ Classificação: Positiva VEÍCULO:

Leia mais

MINAS, IDEB E PROVA BRASIL

MINAS, IDEB E PROVA BRASIL MINAS, IDEB E PROVA BRASIL Vanessa Guimarães 1 João Filocre 2 I I. SOBRE O 5º ANO DO EF 1. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado há um ano pelo MEC e adotado como indicador da

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

quem somos A RAYFLEX é líder nacional em tecnologia para portas industriais.

quem somos A RAYFLEX é líder nacional em tecnologia para portas industriais. quem somos A RAYFLEX é líder nacional em tecnologia para portas industriais. Fundada em 1985, a empresa desenvolve soluções em PORTAS RÁPIDAS, PORTAS SECCIONAIS E NIVELADORES DE DOCAS. Faz parte de uma

Leia mais

O que é: A Oficina de Comunição é um treinamento à distância realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba.

O que é: A Oficina de Comunição é um treinamento à distância realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba. O que é: A Oficina de Comunição é um treinamento à distância realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba. Objetivos: Capacitar os pontos focais de cada Comitê Afluente que trabalhem diretamente

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015. (Do Sr. Fausto Pinato)

PROJETO DE LEI Nº, DE 2015. (Do Sr. Fausto Pinato) PROJETO DE LEI Nº, DE 2015. (Do Sr. Fausto Pinato) Dispõe sobre a recuperação e conservação de mananciais por empresas nacionais ou estrangeiras especializadas em recursos hídricos ou que oferecem serviços

Leia mais

AKNA SOFTWARE. Configurações. de DNS

AKNA SOFTWARE. Configurações. de DNS AKNA SOFTWARE Configurações de DNS ÍNDICE Introdução... 03 SPF... 03 DKIM... 03 CNAME... 04 Obtenção de parâmetros... 05 Via alertas do sistema... 05 Via menu do sistema... 06 Passo a passo da configuração...

Leia mais