PROJETO XII MOSTRA CULTURAL 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJETO XII MOSTRA CULTURAL 2015"

Transcrição

1 PROJETO XII MOSTRA CULTURAL 2015 Tema Gerador: 450 ANOS DA CIDADE MARAVILHOSA: CANTOS E ENCANTOS DATA DO EVENTO: 25 e 27/06/2015 LOCAL PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS: ETRR LOCAL PARA APRESENTAÇÃO DAS DANÇAS: Olaria Atlético Clube Objetivo: Desenvolver o conhecimento sistêmico da cidade do Rio de Janeiro, atravésde pesquisa sócio-políticaeconômicae cultural de cada bairro. Valorizar as relações interpessoais, estreitando laços de afeto respeitando às diferenças individuais e estabelecendo uma construção significativa de aprendizados coletivos e colaborativos. Horário de reuniões com os representantes de turmas: Dias Dia 16/04/2015 Dia 28/05/2015 Horários 12h30min (Auditório) 12h30min (Auditório)

2 Horário da Mostra Cultural: LOCAL DATA HORÁRIO ETRR 25/06/2015 quinta-feira 10h às 21h Olaria Atlético Clube Rua Bariri nº 251 Olaria 27/06/2015 sábado 12h às 19h 12h Abertura Oficial com desfile das turmas Como será o projeto e quais as responsabilidades da turma? Oprojeto da Mostra Cultural 2015 será dividido em três etapas: 1ª etapa Pesquisa e apresentação semanal de um tema sobre os bairros sorteados para a turma; 2ª etapa Sistematização das pesquisas realizadas durante o mês de abril e maio, tendo culminância à apresentação de estande que represente o bairro sorteado para a comunidade educativa; 3ªetapa Desfile e apresentação de números musicais que evidenciem a cultura de grandes personalidades da cidade do Rio de Janeiro. Para melhor compreensão, cada etapa do desenvolvimento do projeto será detalhada a seguir.

3 1. Pesquisa e apresentação semanal de um tema sobre os bairros sorteados para a turma Período de 27/04 a 08/ A coordenação sorteará o grupo de bairros que a cada turma ficará responsável: GRUPO DE BAIRROS A SEREM SORTEADOS GRUPO 1 - Ilha do Governador/Bonsucesso/Ramos/ Olaria(1º INF M1) GRUPO 2 - Madureira / Cascadura/ Quintino Bocaiúva/Piedade(1º INF T1/ 1º MCT-T1) GRUPO3- Meier/Engenho Novo/ Engenho de Dentro/ Lins de Vasconcelos(1º QUI M1) GRUPO 4 - Grajaú/ Vila Isabel/ Tijuca/Alto da Boa Vista (3º ELT N1/3º INF- N2) GRUPO 5 - Lapa/ Centro/ Santa Teresa/ São Cristóvão(3º MCT N1) GRUPO 6 Glória/ Catete/ Largo do Machado/ Flamengo(2º ELT M1/2º MCT-M2/2º MEC-M2) GRUPO 7 Humaitá/Botafogo/ Laranjeiras/ Cosme Velho(2º TPG M1) GRUPO 8 Leblon/Lagoa/ Gávea/ Jardim Botânico(2º QUI M1) GRUPO 9 Urca/ Copacabana/ Leme/Ipanema(3º QUI M1) GRUPO 10 Cidade de Deus/Jacarepaguá/ Barra da Tijuca/ Recreio (2º GEM M1) GRUPO 11 Campo Grande/ Paciência/ Santa Cruz/ Pedra de Guaratiba(1º MCT M2/ 1º SEG-M1) GRUPO 12 Pilares/Del Castilho/ Inhaúma/ Cachambi(2º MCT M1) GRUPO 13 Paquetá/Caju/ Santo Cristo/Catumbi(1º MCT M1) GRUPO 14 Bangu/ Deodoro/ Realengo/ Padre Miguel(3º GEM N1) GRUPO 15 Leblon/ Vidigal/ São Conrado/Rocinha(3º TPG N1) GRUPO 16 Vargem Grande/Grumari / Vargem Pequena/ Sepetiba(3º INF N1) GRUPO 17 Campo dos Afonsos/ Vila Valqueire/ Jardim Sulacap/ Vila Militar(2º INF T1/2º MCT T1) GRUPO 18 Vila da Penha/ Penha/ Vista Alegre/ Irajá(1º GEM M1) GRUPO 19 Andaraí/ Maracanã/ Praça da Bandeira/Mangueira(2º INF M1) GRUPO 20 Benfica/ Cidade Nova/Estácio/ Gamboa (3º MCT N2)

4 1.2. Cada turma terá que se organizar em grupos para fazer as seguintes pesquisas sobre os bairros.segue os temas e cronograma: CRONOGRAMA DE EXPOSIÇÕES PERÍODO DE EXPOSIÇÕES TEMA DA PESQUISA 27/04 a 04/05 História dos bairros/localização/brasão dos bairros 04/05 a 11/05 Fotos sobre os bairros: antiga e atuais 11/05 a 18/05 Desenvolvimento dos bairros 18/05 a 25/05 Ações sociais 25/05 a 01/06 Desenvolvimento cultural(entretenimento e festividades) 01/06 a 08/06 Personalidades dos bairros 08/06 a 15/06 Atividades desportivas desenvolvidas nos bairros 1.3. Os temas acima deverão ser pesquisados e apresentados no pátio da escola, em local determinado, para julgamento dos trabalhos A turma terá que montar ou trocar às exposições, sempre às segundas-feiras, fora do horário de aula. Seguem os horários: TURNOS Alunos que estudam no horário da MANHÃ Alunos que estudam no horário da TARDE Alunos que estudam no horário da NOITE HORÁRIOS DE ARRUMAÇÃO TARDE MANHÃ MANHÃ ou TARDE 1.5. A avaliação dos trabalhos terá como quesitos nesta etapa: QUESITOS VALOR Atender ao objetivo proposto da pesquisa 4,0 Organização da equipe e exposição 2,0 Criatividade e inovação 2,0 Cumprimento dos prazos 2,0

5 1.6. A turma será avaliada semanalmente por dois professores. O valor do trabalho apresentado é 10,0 (dez). Perderá ponto a turma que não cumprir com as regras fixadas no projeto Será também de inteira responsabilidade do grupo, supervisionar e manter a exposição na íntegra, pois não haverá data certa para as avaliações. O avaliador terá uma semana para julgar o trabalho exposto Não haverá necessidade de nenhum aluno apresentar o trabalho, simplesmente expor. Ressaltamos que o fato de não haver explicações faz com que a turma deva ter mais cuidado com as informações contidas na exposição. O painel de exposição deve ser objetivo, informativo, deve apresentar clareza e atender aos quesitos propostos na avaliação. 2. ESTANDE:sistematização das pesquisas realizadas durante o mês de abril e maio, tendo culminância à apresentação de estandes que representem os bairros sorteados para a comunidade educativa. Dia 25/06/2015na ETRR 2.1. A equipe que estiver escalada para explanações e demonstrações do trabalho deverá ser composta de no mínimo 03 (três) alunos uniformizados e com crachá O uso do crachá é obrigatório para todos os alunos, mesmo para os que não estiverem em horário de apresentação Lembrando que não é permitido o uso de saias, bermudas acima do joelho, bonés, chinelos ou sandálias rasteiras DISPOSIÇÃO DOS PROJETOS POR SALA:para cada turma será disponibilizada uma mesma área em formato triangular sendo: dois lados medindo 5m e outro medindo 7m, totalizando 12m 2, independente da dimensão da sala. Cada representante receberá um modelo impresso da sala e da área disponível para seu projeto Não será permitido ultrapassar a área previamente demarcada no chão Aproveitando toda pesquisa e material utilizado durante a exposição de trabalhos no pátio da escola, cada turma deverá apresentar um estande que exponha tudo o que foi apresentado dos bairros, podendo enriquecer o trabalho com cenários, maquetes, painéis, cartazes, objetos, figurinos, fotos, comidas típicas, tendo como obrigatoriedade a apresentação do brasão dos bairros em banner com 1,20m x 0,90m, conforme anexo.

6 2.7. Deve constar no banner: XII Mostra Cultural Bairros da turma Identificação da turma Brasão dos bairros 2.8. Não será permitido perfurar as paredes, bem como a utilização de fita adesiva, conhecida como fita banana O aluno não poderá ficar sentado ou deitado no chão. O espaço não deverá ser depósito de pertences pessoais que não façam parte do projeto, como por exemplo, mochila e bolsas. Os alunos devem trazer o mínimo de objetos possível, pois haverá grande circulação de convidados visitando a Mostra Cada turma ficará com a metade de uma sala (medida já apresentada no item 2.4) para fazer seu estande e a apresentação do trabalho. As salas serão sorteadas e a turma deverá obedecer ao espaço pré-determinado pela coordenação A criatividade e a organização do trabalho deverão estar de acordo com o bairro sorteado e farão parte dos quesitos de avaliação HORÁRIO DE MONTAGEM:a escola estará liberada para que as turmas possam iniciar aorganização e ornamentação de seus projetos a partir das 9h do dia 24 de junho, quarta-feira Durante a arrumação dos projetos não é necessário que os alunos estejam uniformizados, porém solicitamos bom senso na escolha de uma vestimenta adequada ao ambiente escolar, de acordo com tópico UNIFORME do manual do aluno DESMONTAGEM E RETIRADA DE MATERIAIS: a desmontagem dos projetos deve ser realizada no dia 25/06/2015 a partir das 21h; todo o material particular trazido deve ser retirado até às 22h Para organização da escola, de forma a atender aos alunos que estudam aos sábados, todo o material deixado após às 22h será descartado.

7 2.16. O trabalho (estande) será avaliado por dois convidados externos e um professor. O valor do trabalho nesta etapa é 10,0 (dez). A avaliação desta etapa atenderá aos seguintes quesitos: QUESITOS Atender ao objetivo proposto da pesquisa ESTANDE VALOR 4,0 Organização da equipe e exposição 2,0 Criatividade e inovação 2,0 Explicação oral 2,0 3. Desfile e apresentação de números musicais que evidenciem a cultura de grandes personalidades da cidade do Rio de Janeiro. Dia 27/06/2015 Olaria Atlético Clube 3.1. Como todos os anos, teremos o nosso tradicional desfile para abrir nosso segundo dia do evento. Nesse desfile, os estudantes deverão seguir as orientaçõesa seguir: Dois alunos uniformizados (UNIFORME DA ESCOLA) deverão vir à frente, carregando o banner com as seguintes informações: XII Mostra Cultural Bairros da turma Identificação da turma Brasão dos bairros Logo após, deverão vir dois alunos, com roupas que caracterizem e expressem a essência dos bairros; Desta forma, o número de componentes para o desfile de abertura será de 04 (quatro) alunos Os alunos participantes deverão chegar às 11h devidamente arrumados para o desfile Cada turma deverá elaborar uma apresentação coreográfica (mínimo de 7 minutos e máximo de 10 minutos) com músicas de cantores que nasceram na cidade do Rio de Janeiro, sorteados na reunião.

8 3.4. Essa apresentação deverá ter a participação de, no mínimo, 20 alunos da turma. Todos os dançarinos deverão estar devidamente caracterizados Esta apresentação será no Olaria Atlético Clube. O CD com a(s) música(s) da apresentação deverá ser entregue na coordenação pedagógica, até o dia 01/06/2015. A turma que não entregar o CD na data prevista perderá um ponto (1,0) da nota da dança Cada turma sorteará dois cantores para a apresentação musical. É facultado a turma trabalhar com os dois cantores ou escolher um só Caso a turma não deseje fazer os dois cantores, poderá fazer permutas com outras turmas até o dia 27/04. Essa informação deverá ser comunicada a coordenação de seu turno. Após esta data não serão aceitas trocas. Segue a lista dos cantores a serem sorteados: CANTORES NASCIDOS NO RIO DE JANEIRO ALMIR GUINETO EVANDRO MESQUITA NOEL ROSA ANTÔNIO CARLOS JOBIM FERNANDA ABREU SANDRA DE SÁ JORGE ARAGÃO FREJAT TIM MAIA ARLINDO CRUZ IVAN LINS CARTOLA BETH CARVALHO JORGE BEM JOÃO NOGUEIRA CÁSSIA ELER JORGE VERCILO GABRIEL PENSADOR CAZUZA JOVELINA PÉROLA NEGRA MARCELO D2 CHICO BUARQUE LECI BRANDÃO JAMELÃO DIOGO NOGUEIRA LOBÃO NOEL ROSA DONA IVONE LARA GONZAGUINHA SANDRA DE SÁ DUDU NOBRE LUIZ MELODIA TIM MAIA ED MOTTA LULU SANTOS CARTOLA ELYMAR SANTOS MARISA MONTE JOÃO NOGUEIRA ELZA SOARES MARTINHO DA VILA GABRIEL PENSADOR EMÍLIO SANTIAGO MILTON NASCIMENTO MARCELO D2 ERASMO CARLOS MARCELO FALCÃO JAMELÃO

9 3.8. Cronograma de apresentações: TURMA HORÁRIO 2ºELT-M1/2ºMCT-M2/2ºMEC-M2 14h40min 1ºGEM-M1 13h 2ºTPG-M1 14h50min 1ºINF-M1 13h10min 2ºINF-T1/2ºMCT-T1 15h00min 1ºINF-T1/1ºMCT-T1 13h20min 2ºQUI-M1 15h10min 1ºMCT-M1 13h30min 3ªGEM-N1 15h20min 1ºMCT-M2/1ºSEG-M1 13h40min 3ºINF-N1 15h30min 1ºMCT-M1Duque de Caxias 13h50min 3ºELT-N1/3ºINF-N2 15h40min 1ºQUI-M1 14h 3ºMCT-N1 15h50min 2ºGEM-M1 14h10min 3ºMCT-N2 16h 2ºINF-M1 14h20min 3ºTPG-N1 16h10min 2ºMCT-M1 14h30min 3ºQUI-M1 16h20min 3.9. AVALIAÇÃO DA DANÇA: aavaliação da dança valerá de 0 (zero) a 10 (dez) pontos e será realizada pelos julgadores em cada tarefa, descontando os pontos perdidos por não cumprimento das regras estabelecidas e descartando a menor nota recebida de um julgador. A avaliação desta etapa atenderá aos seguintes quesitos: QUESITOS VALOR Apresentar um número musical respeitando cantores sorteados 2,0 Criatividade e inovação das coreografias 2,0 Número mínimo de participantes (20 alunos) 2,0 Harmonia 2,0 Figurino 2, Cada turma deverá apresentar um ou dois alunos devidamente caracterizados para fazer parte da apresentação musical de abertura. O nome deste aluno deverá ser entregue na coordenação através do representante de turma até o dia 27/04/2015.

10 3.11. Os ensaios acontecerão no pátio da escola, terças e quintas-feiras,a partir do dia 05 de maio, nos respectivos horários: 13h30min turmas da MANHÃ 18h40min turmas da TARDE 13h30min turmas da NOITE A presença é obrigatória nos dois dias de evento. Caso o aluno não possa comparecer, deverá apresentar documento que justifique sua ausência para análise da coordenação. Caso o processo solicitado seja deferido, o aluno terá direito a realizar e apresentar um trabalho a ser avaliado por uma banca de professores O tempomínimo de permanência em cada dia do evento deve ser de 03 (três) horas. O aluno deverá se dirigir aos representantes da escola para computar sua presença Caso a turma deixe de participar de alguma das modalidades acima ou infringir normas de conduta e postura, perderá os pontos correspondentes às referidas tarefas A turma que não apresentar um aluno para compor a dança de abertura até a data estipulada perderá1,0 (um) ponto na média do terceiro tópico de avaliação 3. Desfile e apresentação de números musicais que evidenciem a cultura de grandes personalidades da cidade do Rio de Janeiro A avaliação individual será a nota coletiva descontando os pontos perdidos por não cumprimento das tarefas. O representante da turma é responsável por apresentar um relatório (entregue pela Prof.ª Márcia e/ou Prof. Otávio), descrevendo qual foi a participação de cada aluno no projeto O aluno que for citado no relatório da turma com participação não satisfatória, assim como o aluno que apresentar comportamento inadequado durante a Mostra (uniforme incorreto, indisciplina etc.) perderá pontos da média individual A nota final da mostra de cada aluno irá compor o boletim escolar, sem realizar recuperação paralela com a nota da avaliação do bimestre anterior.

11 AVALIAÇÃO Média Final da Mostra Cultural A média da mostra cultural será o somatório da nota final das pesquisas + nota do estande + nota da apresentaçãomusicaldividido por três. Caso algum aluno tenha perda de ponto nas atividades, sua média final será diferenciada dos demais alunos da turma. PREMIAÇÕES ESTANDE medalhas para 1º. 2º e 3º lugares por série DANÇA troféu para 1º. 2º e 3º lugares por série EXTRA Torcida da Paz troféu para a melhor torcida da Escola TORCIDA DA PAZ Será premiada a torcida que mais incentivar sua equipe, sem atrapalhar as apresentações das demais turmas, com respeito aos colegas competidores e espírito esportivo, torcendo e vibrando a cada conquista com educação e maturidade. Vale lembrar que postura inadequada de um dos integrantes da torcida acarretará perda de pontos na média final para a turma. O importante não é vencer e sim participar Direção ETRR

12 INFORMAÇÕES EXTRAS IDENTIFICAÇÃO TODOS os alunos deverão estar com o crachá de identificação escolar durante toda a sua permanência na escola e no Olaria Atlético Clube. É obrigatório o uso do crachá escolar com o cordão personalizado da ETRR, o qual encontra-se disponível na Baptista Papelaria, no pátio da escola. Caso o aluno já o tenha, não é necessário adquirir outro. DESFILE DE ABERTURA Dia 27/06/2015 às 12h Os alunos participantes deverão chegar ao Olaria Atlético Clube às 11h devidamente arrumados para o desfile. DANÇA DE ABERTURA Dia 27/06/2015 às 12h30min Os alunos participantes deverão estar no Olaria Atlético Clube às 12h, prontos. PRESENÇA NA MOSTRA Todos os alunos devem estar presentes nos dois dias da Mostra Cultural. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES Durante a mostra todos os alunos deverão estar devidamente uniformizados. Os alunos de 3ª série do turno da noite poderão estar com camisa de malha branca lisa ou o uniforme da escola. Materiais pessoais de valor não devem ser deixados no local do projeto sem que nenhum aluno responsável esteja presente. É permitido colar adesivos nas paredes, com exceção da fita conhecida como fita banana ou fita 3M, que marca o local onde é colada. Não é permitido perfurar as paredes da escola. Todos os projetos terão áreas iguais, com mesmo formato e medidas, não sendo permitido alterar.

13 Haverá aula normalmente nos dias: o Segunda-feira, dia 22/06 o Terça-feira, dia 23/06 o Segunda-feira, dia 29/06 Não haverá aula nos dias: o o o Quarta-feira, 24/06 organização da escola para a Mostra Cultural Quinta-feira, 25/06 Mostra Cultural Sexta-feira, 26/06 Limpeza das salas e arrumação das carteiras. Os alunos que não participarem efetivamente da elaboração do projeto de sua turma serão desclassificados e terão nota 0 (zero). ORIENTAÇÃO Durante o processo de desenvolvimento do trabalho, cada turma poderá escolher quem será o ProfessorOrientador de sua turma. Os professores a serem escolhidos deverão fazer parte do núcleo comum. A turma deverá encaminhar o(s) nome(s) do professor orientador à coordenação até 17/04. É importante que a turma faça o convite e confirme o aceite. O professor só poderá orientar, no máximo, duas turmas.

PROJETO XII MOSTRA CULTURAL 2015

PROJETO XII MOSTRA CULTURAL 2015 PROJETO XII MOSTRA CULTURAL 2015 Tema Gerador: 450 ANOS DA CIDADE MARAVILHOSA: CANTOS E ENCANTOS DATA DO EVENTO: 25 e 27/06/2015 LOCAL PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS: ETRR Duque de Caxias LOCAL PARA APRESENTAÇÃO

Leia mais

Art. 1 O presente documento regulamenta em linhas gerais os VI Jogos Internos Colégio Sólido.

Art. 1 O presente documento regulamenta em linhas gerais os VI Jogos Internos Colégio Sólido. 2015 I- DA APRESENTAÇÃO Art. 1 O presente documento regulamenta em linhas gerais os VI Jogos Internos Colégio Sólido. II- DA IDENTIFICAÇÃO Art. 2 Aos professores de Educação Física do Colégio compete a

Leia mais

FEIRA CULTURAL 2013 TEMA: CIÊNCIA, SAÚDE E ESPORTE.

FEIRA CULTURAL 2013 TEMA: CIÊNCIA, SAÚDE E ESPORTE. COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG PASSOS FEIRA CULTURAL 2013 TEMA: CIÊNCIA, SAÚDE E ESPORTE. I-JUSTIFICATIVA: Com a realização dos grandes eventos esportivos mundiais no Brasil como a - Copa das Confederações

Leia mais

EDITAL DE DIVULGAÇÃO E SELEÇÃO PROGRAMA CALENDÁRIO CULTURAL 2015

EDITAL DE DIVULGAÇÃO E SELEÇÃO PROGRAMA CALENDÁRIO CULTURAL 2015 EDITAL DE DIVULGAÇÃO E SELEÇÃO PROGRAMA CALENDÁRIO CULTURAL 2015 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Programa Calendário Cultural edição 2015 é uma iniciativa da Fundação FEAC, desenvolvida pelo Escritório de Projetos,

Leia mais

NORMAS DE CONVIVÊNCIA ( 9º Ano E. F.)

NORMAS DE CONVIVÊNCIA ( 9º Ano E. F.) NORMAS DE CONVIVÊNCIA ( 9º Ano E. F.) Com o objetivo de oferecer um facilitador para nossa convivência diária elaboramos uma NORMA DE CONVIVÊNCIA. Transparência, otimismo, afetividade, firmeza são requisitos

Leia mais

GINCANA. Regulamento Geral - ENSINO MÉDIO

GINCANA. Regulamento Geral - ENSINO MÉDIO GINCANA Regulamento Geral - ENSINO MÉDIO Capítulo I Disposições preliminares Art. 1 A II Gincana da E.E. Dr. José Marques de Oliveira é um evento desenvolvido pelos professores de educação física da escola,

Leia mais

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE NOVEMBRO DE 212 I INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é analisar os resultados da Pesquisa ADEMI no mês de novembro de 212 no que diz respeito ao VSO

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS Secretaria Estadual da Promoção da Paz FESTIVAL DE MÚSICA: SÃO MIGUEL CANTA PAZ POR UMA CULTURA DE PAZ, PARTICIPE DESTA MUDANÇA.

ESTADO DE ALAGOAS Secretaria Estadual da Promoção da Paz FESTIVAL DE MÚSICA: SÃO MIGUEL CANTA PAZ POR UMA CULTURA DE PAZ, PARTICIPE DESTA MUDANÇA. ESTADO DE ALAGOAS Secretaria Estadual da Promoção da Paz FESTIVAL DE MÚSICA: SÃO MIGUEL CANTA PAZ POR UMA CULTURA DE PAZ, PARTICIPE DESTA MUDANÇA. EDITAL-REGULAMENTO A SECRETARIA MUNICIPAL DA INFÂNCIA,

Leia mais

MOSTRA DO CONHECIMENTO - 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO. TEMA: Ciência e tecnologia a serviço da vida REGULAMENTO

MOSTRA DO CONHECIMENTO - 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO. TEMA: Ciência e tecnologia a serviço da vida REGULAMENTO MOSTRA DO CONHECIMENTO - 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO TEMA: Ciência e tecnologia a serviço da vida REGULAMENTO A Mostra do Conhecimento 2014 do CSCM - Colégio Sagrado Coração de Maria de Ubá

Leia mais

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO Relatório de Maio de 29 PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE MAIO DE 29 I INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é analisar os resultados da Pesquisa ADEMI no mês de maio de 29 no que diz

Leia mais

2ª Gincana Ecológica do IFRN Campus Pau dos Ferros REGULAMENTO DA 2ª GINCANA ECOLÓGICA DO IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS

2ª Gincana Ecológica do IFRN Campus Pau dos Ferros REGULAMENTO DA 2ª GINCANA ECOLÓGICA DO IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS 2ª Gincana Ecológica do IFRN Campus Pau dos Ferros REGULAMENTO DA 2ª GINCANA ECOLÓGICA DO IFRN CAMPUS PAU DOS FERROS 1-DA ORGANIZAÇÃO 1.1) A 2ª GINCANA ECOLÓGICA do IFRN Campus Pau dos Ferros será organizada

Leia mais

XI GINCANA SÓCIO-CULTURAL E DESPORTIVA. Guia de Orientação às Equipes

XI GINCANA SÓCIO-CULTURAL E DESPORTIVA. Guia de Orientação às Equipes 2009 XI GINCANA SÓCIO-CULTURAL E DESPORTIVA Segmentos II e III Guia de Orientação às Equipes O Colégio Cor Jesu realiza anualmente sua Gincana Sócio-Cultural e Desportiva como atividade complementar do

Leia mais

REGULAMENTO DA 1ª GINCANA ECOLÓGICA DO CAMPUS SÃO PAULO DO POTENGI DO IFRN

REGULAMENTO DA 1ª GINCANA ECOLÓGICA DO CAMPUS SÃO PAULO DO POTENGI DO IFRN REGULAMENTO DA 1ª GINCANA ECOLÓGICA DO CAMPUS SÃO PAULO DO POTENGI DO IFRN 1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 ORGANIZAÇÃO: Este Regulamento dispõe sobre a organização da 1ª Gincana Ecológica do Campus São Paulo

Leia mais

Vamos participar!!!!

Vamos participar!!!! www.iguatemy.com.br www.facebook.com/colegioiguatemy COMUNICADO 09 11 de Outubro de 2013 Ensino Fundamental II Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer. (Mahatma

Leia mais

VIII BioCiências Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO

VIII BioCiências Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO VIII BioCiências: Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES/SEB N º 25/2011 - apoio à realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas 1 Caracterização da Proposta

Leia mais

Este Informativo serve como norteador da prática docente sendo pautado no Calendário Acadêmico e Regimento da IES.

Este Informativo serve como norteador da prática docente sendo pautado no Calendário Acadêmico e Regimento da IES. APRESENTAÇÃO O CESVALE agradece aos seus colaboradores professores que de maneira especial dedicaram-se ao seu fazer docente durante o ano que findou, esperando contar com o mesmo empenho e desempenho

Leia mais

XX Ciência Viva. Tema: Luz, ciência e vida. 12 e 13 de Novembro de 2015

XX Ciência Viva. Tema: Luz, ciência e vida. 12 e 13 de Novembro de 2015 XX Ciência Viva Tema: Luz, ciência e vida 12 e 13 de Novembro de 2015 A CIÊNCIA VIVA A Ciência Viva é uma exposição anual aberta ao público, em que estudantes da educação básica das instituições de ensino

Leia mais

Abertura Oficial da GINCANA DRUMMOND: 12/09/2014 Pré-Gincana: período 12/09/2014 a 05/11/2014 Gincana: 13/11/2014 (5ª feira), das 07h30 às 12h.

Abertura Oficial da GINCANA DRUMMOND: 12/09/2014 Pré-Gincana: período 12/09/2014 a 05/11/2014 Gincana: 13/11/2014 (5ª feira), das 07h30 às 12h. Abertura Oficial da GINCANA DRUMMOND: 12/09/2014 Pré-Gincana: período 12/09/2014 a 05/11/2014 Gincana: 13/11/2014 (5ª feira), das 07h30 às 12h. Equipes / Cores: 6º ano / amarela 7º ano / azul 8º ano /

Leia mais

JÚNIOR/2015 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO

JÚNIOR/2015 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO JÚNIOR/2015 Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental REGULAMENTO 1 DENOMINAÇÃO A Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental 2015, neste regulamento denominada MOSTRATEC JUNIOR 2015, é organizada pela Fundação

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2014

REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2014 REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2014 1 Objetivos: 1.1 Incentivar a produção artístico-cultural por meio da elaboração e da execução de peças teatrais, de dança, de obras

Leia mais

REGULAMENTO DO XII BALNEÁRIO CAMBORIÚ DANÇA

REGULAMENTO DO XII BALNEÁRIO CAMBORIÚ DANÇA REGULAMENTO DO XII BALNEÁRIO CAMBORIÚ DANÇA Art. 1º - Este XII Balneário Camboriú Dança é um festival promovido pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, vinculado à Fundação Cultural de Balneário

Leia mais

M.A.P.A. 2014. ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano)

M.A.P.A. 2014. ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) M.A.P.A. 2014 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física

Leia mais

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar)

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) ESCOLA OFFICINA DO SABER DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) O aluno, razão de ser da escola, tendo em vista o seu próprio crescimento e o dos seus colegas, procurará sempre

Leia mais

RESOLUÇÃO SMTR Nº 2437 DE 14 DE JANEIRO DE 2014

RESOLUÇÃO SMTR Nº 2437 DE 14 DE JANEIRO DE 2014 Diário Oficial nº : 205 Data de publicação: 15/01/2014 Matéria nº : 135938 RESOLUÇÃO SMTR Nº 2437 DE 14 DE JANEIRO DE 2014 O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES, no uso de suas atribuições legais, Autoriza

Leia mais

TEMA: COPA DAS CONFEDERAÇÕES. Regulamento Geral Ensino Fundamental II e Ensino Médio (Primeira etapa)

TEMA: COPA DAS CONFEDERAÇÕES. Regulamento Geral Ensino Fundamental II e Ensino Médio (Primeira etapa) PROJETO J BA 2013 I - OBJETIVOS TEMA: COPA DAS CONFEDERAÇÕES Regulamento Geral Ensino Fundamental II e Ensino Médio (Primeira etapa) - Promover a integração e a participação dos alunos do CBB, permitindo

Leia mais

Projeto: BRINCAR: sem tempo, sem idade, sem fronteiras.

Projeto: BRINCAR: sem tempo, sem idade, sem fronteiras. Festival de jogos Projeto: BRINCAR: sem tempo, sem idade, sem fronteiras. O ser humano necessita permanentemente do entusiasmo, da seriedade e da alegria. Tudo isso pode ser proporcionado pelas vivências

Leia mais

GINCANA DO CENTENÁRIO

GINCANA DO CENTENÁRIO Tema: GINCANA DO CENTENÁRIO Regulamento Instituto Federal Espírito Santo: um século de tradição em educação profissional e tecnológica 1. INTRODUÇÃO Em uma perspectiva crítica, Meszaros (1981) aponta que

Leia mais

NORMAS DE CONVIVÊNCIA

NORMAS DE CONVIVÊNCIA NORMAS DE CONVIVÊNCIA Prezado aluno, Através deste manual, que deve ser consultado sempre que necessário, você terá acesso a informações sobre a estrutura e funcionamento do colégio e sobre os procedimentos

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO RSGQ-16.01

REGULAMENTO DE ESTÁGIO RSGQ-16.01 REGULAMENTO DE ESTÁGIO RSGQ-16.01 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 4 2. DEFINIÇÕES... 4 2.1 ESTÁGIO... 4 2.2 ESTÁGIO OBRIGATÓRIO... 4 2.3 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO... 5 2.4 CONCEDENTE... 5 3 DADOS DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

EDITAL 02/2015 PREENCHIMENTO DE VAGAS GRATUITAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS A NO LETIVO DE 2015 2º SEMESTRE

EDITAL 02/2015 PREENCHIMENTO DE VAGAS GRATUITAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS A NO LETIVO DE 2015 2º SEMESTRE Página 1 de 10 EDITAL 02/2015 PREENCHIMENTO DE VAGAS GRATUITAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS A NO LETIVO DE 2015 2º SEMESTRE O Serviço Social da Indústria Departamento do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2015

REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2015 REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2015 1 Objetivos: 1.1 Incentivar a produção artístico-cultural por meio da elaboração e da execução de peças teatrais, de dança, de obras

Leia mais

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Versão 1.0 2015 I. Introdução Consistirá o estágio em um período de trabalho, realizado pelo aluno, sob o controle de uma autoridade docente, em um estabelecimento

Leia mais

Regulamento Projeto interdisciplinar

Regulamento Projeto interdisciplinar Regulamento Projeto interdisciplinar 1 Apresentação O presente manual tem como objetivo orientar as atividades relativas à elaboração do Projeto Interdisciplinar (PI). O PI é o estudo sobre um tema específico

Leia mais

EDITAL DE REGULAMENTO

EDITAL DE REGULAMENTO EDITAL DE REGULAMENTO CONCURSO ESCOLHA DAS SOBERANAS DA 19 FESTA DO PINHÃO 2015 SÃO FRANCISCO DE PAULA/RS DO PROMOTOR DO CONCURSO, DATA DE REALIZAÇÃO E DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO: - Fica instituído pela Prefeitura

Leia mais

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º Caro (a) aluno (a), Esta atividade, de caráter teórico-reflexivo, deverá

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CEUMA UniCEUMA CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAC

UNIVERSIDADE DO CEUMA UniCEUMA CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NAC II CONGRESSO NACIONAL DO & XXII JORNADA JURÍDICA ACADÊMICA DO O Direito em reforma: reflexões diante das mudanças sociais, políticas e jurídicas na sociedade brasileira São Luís/MA, 04 a 06 de novembro

Leia mais

REGULAMENTO COPA CUCA 2015 JOÃO CLÍMACO STOCKLER

REGULAMENTO COPA CUCA 2015 JOÃO CLÍMACO STOCKLER REGULAMENTO COPA CUCA 2015 JOÃO CLÍMACO STOCKLER I DA PROMOÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º A COPA CUCA 2015, é uma promoção da UEMG UNIDADE PASSOS, com a organização do CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE PASSOS LICENCIATURA,

Leia mais

REGULAMENTO DA 3ª FECITEJ FEIRA DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DE JOINVILLE

REGULAMENTO DA 3ª FECITEJ FEIRA DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DE JOINVILLE REGULAMENTO DA 3ª FECITEJ FEIRA DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DE JOINVILLE A Secretaria Municipal de Educação de Joinville tem por objetivo realizar a 3ª Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de

Leia mais

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE JANEIRO DE 214 I INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é analisar os resultados da Pesquisa ADEMI no mês de janeiro de 214 no que diz respeito ao VSO

Leia mais

Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática

Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática Estágio Supervisionado Educação Básica - Matemática Não se pretende que o estágio se configure como algo com finalidade em si mesmo, mas sim que se realize de modo articulado com o restante do curso. Para

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memo 04/15 Coordenação São Carlos, 26 de Fevereiro de 2015. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI DO ESTÁGIO

Leia mais

Regulamento da Gincana ECODOM 2014 COPA DO MUNDO E SUSTENTABILIDADE Dia: 7 de junho (SÁBADO) Hora: 7h30min às 14h

Regulamento da Gincana ECODOM 2014 COPA DO MUNDO E SUSTENTABILIDADE Dia: 7 de junho (SÁBADO) Hora: 7h30min às 14h Regulamento da Gincana ECODOM 2014 COPA DO MUNDO E SUSTENTABILIDADE Dia: 7 de junho (SÁBADO) Hora: 7h30min às 14h Gincana Eco Sustentável do Colégio Diocesano Dom Silvério Com o objetivo de desenvolver

Leia mais

"Senhor, eu te darei graças no meio das nações; eu te louvarei entre os povos." Salmo 57.9

Senhor, eu te darei graças no meio das nações; eu te louvarei entre os povos. Salmo 57.9 PROJETO J BA 2014 TEMA: COPA DO MUNDO FESTA DAS NAÇÕES "Senhor, eu te darei graças no meio das nações; eu te louvarei entre os povos." Salmo 57.9 I - OBJETIVOS Regulamento Geral Ensino Fundamental II e

Leia mais

DISCIPLINA. Regulamento Geral

DISCIPLINA. Regulamento Geral REGULAMENTO GERAL ENSINA-ME A SER OBEDIENTE ÀS REGRAS DO JOGO ENSINA-ME A NÃO PROFERIR NEM RECEBER ELOGIO IMERECIDO ENSINA-ME A GANHAR, SE ME FOR POSSÍVEL MAS, SE EU PERDER, ACIMA DE TUDO ENSINA-ME A PERDER

Leia mais

O uniforme identifica o aluno, por isso sempre que vier ao Colégio, o aluno deverá se apresentar completamente uniformizado.

O uniforme identifica o aluno, por isso sempre que vier ao Colégio, o aluno deverá se apresentar completamente uniformizado. INFORMATIVO PARA MATRICULA -2015 Seguem, abaixo, algumas informações necessárias que visam a maiores esclarecimentos quanto ao uso do uniforme, horário, transporte escolar, agenda, material escolar, atendimento

Leia mais

III FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ACRE E III MOSTRA CIENTÍFICA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

III FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ACRE E III MOSTRA CIENTÍFICA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL III FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ACRE E III MOSTRA CIENTÍFICA DE CIÊNCIAS DA AMAZÔNIA OCIDENTAL Dias 6 e 7 de Novembro de 2013 Realização e apoio: facebook: https://www.facebook.com/fecinac

Leia mais

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO

PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO Relatório de Abril de 28 PESQUISA ADEMI DO MERCADO IMOBILIÁRIO RELATÓRIO DE ABRIL DE 28 I INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é analisar os resultados da Pesquisa ADEMI no mês de abril de 28 no que diz

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL DA NATUREZA Art. 1º - A Biblioteca do Colégio Catarinense, apresentando características inovadoras, alicerçada no conhecimento e na qualidade na prestação

Leia mais

Manual de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso dos Curso de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis.

Manual de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso dos Curso de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis. Manual de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso dos Curso de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis. 2 Sumário Necessidade do estágio... 3 Realização do Estágio... 3 Documentações

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 01/2015

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 01/2015 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 01/2015 A Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso de suas atribuições, considerando o deliberado

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS PARA O SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO DA UTFPR - 5º SEI-UTFPR Nº 01/2015

EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS PARA O SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO DA UTFPR - 5º SEI-UTFPR Nº 01/2015 EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS PARA O SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E INOVAÇÃO DA UTFPR - 5º SEI-UTFPR Nº 01/2015 A - UTFPR câmpus Campo Mourão comunica a abertura de Edital para seleção de trabalhos para o 5º

Leia mais

INTREGRAPE PROJETO APE

INTREGRAPE PROJETO APE INTREGRAPE PROJETO APE Ações Preventivas na Escola Atua no fortalecimento e desenvolvimento do Eixo-Saúde no Programa Escola da Família, sistematizando ações de organização social, que qualifique multiplicadores

Leia mais

REGULAMENTO GERAL E TÉCNICO 3ª OLIMPÍADA ESTUDANTIL DE FLORIANÓPOLIS (OLESF)

REGULAMENTO GERAL E TÉCNICO 3ª OLIMPÍADA ESTUDANTIL DE FLORIANÓPOLIS (OLESF) REGULAMENTO GERAL E TÉCNICO 3ª OLIMPÍADA ESTUDANTIL DE FLORIANÓPOLIS (OLESF) 03 A 14 DE OUTUBRO DE 2011 2011 REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este Regulamento é o conjunto

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO RIBEIRÃO PRETO 2013 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Aluno: RA: Ano/semestre: Período letivo: 2 SUMÁRIO ORIENTAÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE MATEMÁTICA CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO N 001, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 Estabelece os procedimentos necessários à sistematização do Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Sejam bem vindos ao ano letivo de 2016! EDUCAÇÃO INFANTIL

Sejam bem vindos ao ano letivo de 2016! EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio Amorim / Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Sejam bem vindos ao ano letivo

Leia mais

COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO

COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO CENTRO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO S. EVENTOS COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO I - DOS OBJETIVOS A COPA CEPEUSP DE FUTEBOL DE CAMPO tem como objetivo a integração dos docentes

Leia mais

GINCANA TS RECREAÇÃO 2014 - REGULAMENTO

GINCANA TS RECREAÇÃO 2014 - REGULAMENTO GINCANA TS RECREAÇÃO 2014 - REGULAMENTO DO EVENTO A Gincana TS 2014 será uma disputa saudável interclasses que terá o objetivo de exercitar a solidariedade dos participantes; bem como promover a integração

Leia mais

PROJETO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 2016 VIII FEIRA DE PROFISSÕES JK

PROJETO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 2016 VIII FEIRA DE PROFISSÕES JK PROJETO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL 2016 TEMA: O PROFISSIONAL EMPREENDEDOR EM UM ENTENDIMENTO GLOBAL Local: Unidade do Guará Data: 20/08/2016 (sábado) Horário: início 08h término: 11h30 Data: 20/08/2016 (sábado)

Leia mais

Juventude Unida em prol de uma profissão que vale OURO.

Juventude Unida em prol de uma profissão que vale OURO. REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I 1ª OLIMPÍADA LUCA PACIOLI 2016 é um evento esportivo e cultural, com realização da Comissão Jovens Lideranças Contábeis e apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas,

Leia mais

CONCURSO AGRINHO EDUCAÇÃO ESPECIAL

CONCURSO AGRINHO EDUCAÇÃO ESPECIAL CONCURSO AGRINHO EDUCAÇÃO ESPECIAL CONCURSO EDUCAÇÃO ESPECIAL CATEGORIA Desenho TEMA: As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo. O concurso é dirigido aos alunos com necessidades

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da Univás estão a serviço da comunidade, oferecendo aos usuários:

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da Univás estão a serviço da comunidade, oferecendo aos usuários: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 Este Regulamento normatiza o funcionamento das Bibliotecas da Universidade do Vale do Sapucaí Univás, mantida pela Fundação de Ensino Superior

Leia mais

Sant Anna International School

Sant Anna International School Sant Anna International School Av. Independência, 5656 Vila Storani Vinhedo, SP 13280-000 www.santanna.g12.br GINCANA SANT`ANNA 25 ANOS 1. JUSTIFICATIVA: Idealizamos um evento intitulado Gincana dos 25

Leia mais

EDITAL DG Nº 001/2014 VESTIBULAR DE INVERNO

EDITAL DG Nº 001/2014 VESTIBULAR DE INVERNO EDITAL DG Nº 001/2014 VESTIBULAR DE INVERNO A Professora Dra. Sâmira Ambar Lins, RG 11.950.141-7 SSP/SP, Diretora das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul, Estado de São Paulo, juntamente com o Presidente

Leia mais

A Semana Agricolana de Ciência, Tecnologia e Inovação possui como principais objetivos:

A Semana Agricolana de Ciência, Tecnologia e Inovação possui como principais objetivos: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS ITAPINA Rodovia BR-259, Km 70 Zona Rural Caixa Postal 256 29709-910 Colatina ES 27 3723-1202 EDITAL 09/2014 - SEMANA AGRICOLANA DE CIÊNCIA,

Leia mais

5 As duplas candidatas deverão realizar as inscrições nas Secretarias da Uniguaçu, no valor de R$ 40,00, no período de 19 de agosto a 05 de setembro

5 As duplas candidatas deverão realizar as inscrições nas Secretarias da Uniguaçu, no valor de R$ 40,00, no período de 19 de agosto a 05 de setembro REGULAMENTO AVOZ Regulamento para inscrição dos candidatos que participarão do Concurso de Interpretes Musicais, intitulado A voz, em comemoração aos 13 anos das Faculdades Integradas Vale do Iguaçu (Uniguaçu),

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015/DMEC CONCURSO DE LOGOMARCA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA - DMEC

EDITAL Nº 01/2015/DMEC CONCURSO DE LOGOMARCA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA - DMEC EDITAL Nº 01/2015/DMEC CONCURSO DE LOGOMARCA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA - DMEC O Departamento de Engenharia Mecânica DMEC, da Universidade Federal de Sergipe UFS- SE, torna público o concurso

Leia mais

9º EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA VOLUNTÁRIOS DA UNICAP Período 2016/2017

9º EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA VOLUNTÁRIOS DA UNICAP Período 2016/2017 O Programa de Iniciação Científica para Voluntários da UNICAP tem como objetivo estimular estudantes de graduação que queiram desenvolver atividade de pesquisa, através de um Plano de Trabalho vinculado

Leia mais

Orientações Gerais APRESENTAÇÃO

Orientações Gerais APRESENTAÇÃO Orientações Gerais Sacramentinas APRESENTAÇÃO Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Educação Infantil da nossa escola se propõe a desenvolver

Leia mais

Vamos conhecer o regulamento do Concurso Desenho (Educação Infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental) Rede Pública e Conveniada de Ensino do Estado

Vamos conhecer o regulamento do Concurso Desenho (Educação Infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental) Rede Pública e Conveniada de Ensino do Estado Vamos conhecer o regulamento do Concurso Desenho (Educação Infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental) Rede Pública e Conveniada de Ensino do Estado de Goiás 54 / 2014 CONCURSO DESENHO (Educação Infantil,

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. Sobre Horários. Pessoal docente, escolas públicas. 1 Há novas regras para elaboração dos horários dos professores?

PERGUNTAS FREQUENTES. Sobre Horários. Pessoal docente, escolas públicas. 1 Há novas regras para elaboração dos horários dos professores? PERGUNTAS FREQUENTES Sobre Horários Pessoal docente, escolas públicas 1 Há novas regras para elaboração dos horários dos professores? Sim! A elaboração dos horários dos professores e educadores obedece

Leia mais

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE ENFERMAGEM NORMAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC Santa Maria, RS 2013 2 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 03 2 OBJETIVOS... 03 3 COMPETE AO COORDENADOR DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 03

Leia mais

Regulamento da Gincana ECODOM 2015. Dia: 20 de junho (SÁBADO) Hora: 7h30min às 13h

Regulamento da Gincana ECODOM 2015. Dia: 20 de junho (SÁBADO) Hora: 7h30min às 13h Regulamento da Gincana ECODOM 2015 8 OBJETIVOS DO MILÊNIO PROPOSTOS PELA ONU Dia: 20 de junho (SÁBADO) Hora: 7h30min às 13h Gincana Eco Sustentável do Colégio Diocesano Dom Silvério Com o objetivo de desenvolver

Leia mais

MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado

MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado MANUAL DO PIM Programa de Integração com o Mercado Curitiba 2015 Manual do PIM Regras Gerais 2 S U M Á R I O 1. O QUE É O PIM... 3 2. OBJETIVOS DO TRABALHO DE APLICAÇÃO TECNOLÓGICA... 3 3. CARACTERÍSTICAS

Leia mais

ATA DE REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE FORMANDOS - GRADUAÇÃO 1/2016 DATA: 16/04/16. Horário: 11:00 às 12:30

ATA DE REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE FORMANDOS - GRADUAÇÃO 1/2016 DATA: 16/04/16. Horário: 11:00 às 12:30 ATA DE REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE FORMANDOS - GRADUAÇÃO 1/2016 DATA: 16/04/16 Horário: 11:00 às 12:30 1. Às onze horas do dia dezesseis de abril de dois mil e dezesseis, reuniram-se na sala William

Leia mais

Colégio São Paulo. Agenda do aluno da 7º Ano do Ensino Fundamental II. Amar a Deus, só amando ao Próximo.

Colégio São Paulo. Agenda do aluno da 7º Ano do Ensino Fundamental II. Amar a Deus, só amando ao Próximo. 1 Colégio São Paulo Agenda do aluno da 7º Ano do Ensino Fundamental II Amar a Deus, só amando ao Próximo. Precisamos ser uma equipe em que cada um de nós possa ser para o outro luz e fogo. Santo Antônio

Leia mais

GUIA DO ESTÁGIO E SUAS VALIDAÇÕES

GUIA DO ESTÁGIO E SUAS VALIDAÇÕES GUIA DO ESTÁGIO E SUAS VALIDAÇÕES Iniciando um Estágio Logo de início, entregue este formulário ao seu contratante, evitando assim equívocos que possam atrasar o processo de sua contratação. O ideal é

Leia mais

PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE PERFIL E TREINAMENTO VAPT VUPT

PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE PERFIL E TREINAMENTO VAPT VUPT Sistema de Gestão do Programa Vapt Vupt SUPERINTENDÊNCIA DA ESCOLA DE GOVERNO HENRIQUE SANTILLO PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE PERFIL E TREINAMENTO VAPT VUPT Responsáveis: Ludmilla Sequeira Barbosa e Rosana

Leia mais

Atividades Complementares Curso de Gestão em Recursos Humanos

Atividades Complementares Curso de Gestão em Recursos Humanos Atividades Complementares Curso de Gestão em Recursos Humanos APRESENTAÇÃO As Atividades Complementares (AC) são práticas curriculares de caráter independente, interdisciplinar e transversal que visam

Leia mais

ANEXO II. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. Capítulo I Da admissão

ANEXO II. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. Capítulo I Da admissão ANEXO II ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNANBUCANO Resolução nº 031/2010 De 30 de setembro de 2010 Regulamentação da Educação Profissional Técnica de

Leia mais

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EINSTEIN

CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EINSTEIN CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DOS JOGOS UNIVERSITÁRIOS EINSTEIN Artigo 1º - Os Jogos Universitários tem como objetivo: * Incentivar a participação dos jovens em atividades saudáveis do ponto de vista social,

Leia mais

REGULAMENTO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO SEMIPRESENCIAL (CEAD) CAPÍTULO I. Da Natureza e Finalidades

REGULAMENTO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO SEMIPRESENCIAL (CEAD) CAPÍTULO I. Da Natureza e Finalidades REGULAMENTO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO SEMIPRESENCIAL (CEAD) CAPÍTULO I Da Natureza e Finalidades Art. 1º A educação semipresencial é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos

Leia mais

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2016

PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2016 PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 2016 EDUCAÇÃO INFANTIL AO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O Colégio Recanto, em conformidade com os dispositivos legais vigentes, torna público o

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS TÉCNICOS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS TÉCNICOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA Coordenação Geral de Integração Escola Comunidade - CGIEC REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS TÉCNICOS

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS METALÚRGICOS

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS METALÚRGICOS Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Caxias do Sul REGULAMENTO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO

RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO RESOLUÇÃO Nº 211/2005-CEPE/UNICENTRO Aprova o Regulamento de Estágio do Curso de Turismo da Universidade Estadual do Centro- Oeste, UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO:

Leia mais

FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas

FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas FACITEC - Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas IESST Instituto de Ensino Superior Social e Tecnológico Credenciada pela portaria: MEC 292, de 15.02.2001 DOU Nº 35-E, de 19.02.2001, Seção 1 RESOLUÇÃO

Leia mais

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos.

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos. ENSINO FUNDAMENTAL 1 NECESSIDADE DE REGRAS Para organização e convivência em qualquer segmento da sociedade se faz necessário a construção de regras que assegurem aos cidadãos tranquilidade e satisfação,

Leia mais

Manual de Instruções do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade das Américas NPJ/FAM

Manual de Instruções do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade das Américas NPJ/FAM Manual de Instruções do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade das Américas NPJ/FAM 1. O Estágio Profissional O Estágio Profissional de Advocacia é semelhante ao estágio em um escritório de Advocacia

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO

ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO ORIENTAÇÕES PARA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO CURSOS DE EXTENSÃO: Caracterizados como um conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música

Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1.º Entende-se, para efeitos dessa resolução, o estágio como ato educativo escolar supervisionado,

Leia mais

Lucia Maria Sá Barreto de Freitas

Lucia Maria Sá Barreto de Freitas RESOLUÇÃO DO CONSEPE Nº 12/2010 Aprova o Regulamento das Atividades de Estágio do Curso de Engenharia de Produção da FSSS e dá outras Providências. A PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO-

Leia mais

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física Inglês Espanhol Música Informática Composição do material M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA CADASTRO DE ALUNO CONCLUINTE COLAÇÃO DE GRAU REGISTRO NO CREA-RJ RECEBIMENTO DO DIPLOMA - FESTA DE FORMATURA CONVITES UERJ

PROCEDIMENTOS PARA CADASTRO DE ALUNO CONCLUINTE COLAÇÃO DE GRAU REGISTRO NO CREA-RJ RECEBIMENTO DO DIPLOMA - FESTA DE FORMATURA CONVITES UERJ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROCEDIMENTOS PARA CADASTRO DE ALUNO CONCLUINTE COLAÇÃO DE GRAU REGISTRO NO CREA-RJ RECEBIMENTO DO DIPLOMA

Leia mais

Colégio São Paulo. Agenda do aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental II. Amar a Deus, só amando ao Próximo.

Colégio São Paulo. Agenda do aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental II. Amar a Deus, só amando ao Próximo. 1 Colégio São Paulo Agenda do aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental II Amar a Deus, só amando ao Próximo. Precisamos ser uma equipe em que cada um de nós possa ser para o outro luz e fogo. Santo Antônio

Leia mais