M.A.P.A ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "M.A.P.A. 2014. ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano)"

Transcrição

1 M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física Inglês Espanhol Biologia, Física e Química (9º ano) Composição do material Livros espiralados, contendo a teoria em capítulos e as atividades, sequencialmente numeradas. São nove volumes anuais. Do Grupo 1 ao Grupo 6, um volume para cada grupo. Do Grupo 7 ao Grupo 9, um volume para cada dois grupos. Além do material impresso, a Teoria também é oferecida no Livro Eletrônico, com acesso pelo portal COC Educação, através de senha recebida pelos pais e alunos no início do ano letivo. Os alunos do 6º e do 7º ano contam, ainda, com Atividades Lúdicas, que são exercícios para os alunos resolverem no computador, num ambiente adequado à realidade dos dias de hoje, também no Portal COC Educação. Os alunos do 8º e do 9º ano contam, com as atividades da Aprendizagem Digital, sendo uma atividade para cada Grupo de Conteúdos. Avaliações A composição da média bimestral é o resultado da média ponderada entre o somatório das Provas Tarefas Semanais e Avaliação Nacional (Peso 4) + Prova Bimestral (Peso 4) + Avaliação Contínua (Tarefas e Trabalhos) (Peso 2), conforme fórmula abaixo: Média Bimestral = ( PT 4) + ( PB 4) + ( AC 2) 10 As avaliações das disciplinas Arte, Ed. Física e Ciências Sociais serão realizadas através de atividades práticas e desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

2 Prova Tarefa (Semanal) O objetivo da prova tarefa é estimular no aluno o hábito diário de estudo, propiciando a aprendizagem contínua. A prova tarefa é semanal e baseada nos exercícios de aplicação em sala de aula e nos exercícios propostos a serem realizados em casa. Composição da PT: 5 questões de Múltipla Escolha das disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia, totalizando 25 questões. Obs.: Para o 9º ano: 5 questões de Múltipla Escolha das disciplinas: Português, Matemática, História e Geografia e 2 questões de Biologia, Física e Química, totalizando 26 questões. Prova Bimestral As provas bimestrais seguem data prévia, conforme calendário anual. Constam das mesmas todo o conteúdo trabalhado no bimestre, em cada disciplina. As provas bimestrais são de formato dissertativo. Avaliação Nacional (Simulado) São quatro provas por ano, corrigidas com o uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI). As avaliações nacionais são elaboradas pela equipe editorial do COC e aplicadas em todas as escolas do sistema, no mesmo dia e horário. Este é um excelente parâmetro de avaliação de nossos alunos e de nossa escola, comparativamente a outras escolas parceiras do Sistema COC, pois nos relatórios de desempenho são fornecidas as classificações nacionais, inclusive por matéria, segundo o número de acertos e, também, a classificação local da prova. As notas das Avaliações Nacionais compõem a planilha de PTs, através do número de questões de cada disciplina, perfazendo, conjuntamente, 40% da nota bimestral. Recuperação Bimestral Os alunos que apresentarem rendimento abaixo da média 6,0 (seis) serão encaminhados à recuperação bimestral. A média final do bimestre após a recuperação será calculada da seguinte forma: - Se a nota obtida na recuperação for igual ou inferior à nota bimestral, esta se mantém inalterada. - Se a nota obtida na recuperação for superior ou igual a seis, a nota bimestral será substituída média 6,0 (seis). - Se a nota obtida na recuperação for inferior a 6,0, porém superior à nota bimestral, será considerada a da recuperação. No 4º bimestre não há recuperação bimestral, sendo que o aluno que não atingiu a média anual deverá realizar a recuperação final.

3 Recuperação Final Os alunos que apresentarem rendimento anual abaixo de 24 pontos serão encaminhados à recuperação final que se compõe de uma lista de exercícios com peso 2,0 e uma prova dissertativa com peso 8,0. Para aprovação o cálculo a ser seguido é: Normas Gerais Média Final MédiaAnual + Re cuperação = 2 Entrada e Saída A entrada e a saída dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental serão realizadas pelo portão da Avenida 29 de Abril. A saída antecipada, por qualquer motivo, só poderá ser realizada frente à presença dos pais ou responsáveis, sob necessidade comprovada e mediante registro em livro próprio. A tolerância para ingresso na sala de aula é de 5 minutos após o 1º sinal. Será permitido o ingresso do aluno na escola, na 2ª aula, somente com registro em livro próprio e autorização por escrito da secretaria. Após o início da 2ª aula não será mais permitido o ingresso do aluno na escola. Não serão permitidos ao aluno, durante o bimestre, mais que dois atrasos no horário de entrada. Caso ocorra o 3º atraso, o ingresso do aluno, nesse dia, será vetado. Uniforme O uso do uniforme é obrigatório por medidas de segurança, organização e disciplina. Em dias muito frios os alunos poderão estar agasalhados com blusão ABERTO desde que esteja sobre o uniforme completo, ou seja, camiseta e blusa de moletom da escola. Não serão aceitas blusas de moletom que não sejam a do uniforme oficial. Uniforme: camiseta com o logotipo da escola; calça ou bermuda azul marinho ou preta (sem detalhes) ou jeans azul ou preto; blusa de moletom com o logotipo da escola. Não é permitido o uso de shorts pelas alunas. Não é permitido o uso de chinelos. AO ALUNO QUE NÃO ESTIVER DEVIDAMENTE UNIFORMIZADO SERÁ VETADO O INGRESSO À ESCOLA DEVENDO ARCAR COM OS PREJUÍZOS PEDAGÓGICOS DA AUSÊNCIA. O ALUNO QUE FOR ENCONTRADO NÃO UNIFORMIZADO NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA SERÁ FORMALMENTE ADVERTIDO E SUA PERMANÊNCIA VETADA DEVENDO AGUARDAR A SAÍDA NA RECEPÇÃO DA ESCOLA APÓS A OCORRÊNCIA SER COMUNICADA AOS PAIS. O USO DO UNIFORME É OBRIGATÓRIO INCLUSIVE NAS ATIVIDADES EXTRAS, TAIS COMO PLANTÕES, TREINOS, RECUPERAÇÃO, PROVA SUBSTITUTIVA, ETC. NÃO SERÁ PERMITIDA A ENTRADA EM CASO CONTRÁRIO.

4 O USO DO UNIFORME SERÁ OBRIGATÓRIO A PARTIR DO DIA 03 DE FEVEREIRO. Educação Física (Ensino Fundamental II) Nos dias de Educação Física, o aluno deverá trazer o uniforme próprio desta disciplina. Sem estar devidamente uniformizado, o aluno não poderá frequentar a aula, ficando sua falta registrada no diário de classe. Material É obrigação do aluno comparecer à escola com o material completo. A escola não se responsabiliza pela perda de materiais em seu recinto. Todo o material, inclusive uniforme, deverá conter o nome e série do aluno, possibilitando sua devolução. Agenda Escolar É imprescindível que o aluno traga diariamente a agenda para a escola, pois é o meio de comunicação entre a escola e os pais, além de ser importante para a organização do estudante. Na agenda serão registrados: bilhetes; avisos e tarefas; atrasos e justificativas; autorização de saída. Os pais deverão verificar diariamente a agenda de seus filhos, observando as possíveis comunicações da escola. A utilização correta da agenda auxilia a boa organização por parte do estudante. Para 2014 somente será aceita a agenda padronizada do Sistema COC. Reunião de Pais As reuniões de pais e professores ocorrerão conforme as datas já divulgadas em calendário oficial. Ainda sim os pais serão previamente avisados de quando irá ocorrer a reunião através do site da escola e de nossa página no facebook. Armários A escola oferece armários para que possam ser guardados todos os materiais pessoais, evitando assim sobrecarregar seus alunos com peso indevido na mochila. É de responsabilidade, unicamente do aluno, a guarda da chave do armário. Provas Substitutivas Caso ocorra a perda de avaliação bimestral, o aluno poderá requerer prova substitutiva mediante: - Atestado médico do dia da prova perdida; ou - Pagamento da taxa de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por avaliação. Procedimento para requerimento da prova substitutiva: - O aluno ou pai/responsável deverá preencher o requerimento na secretaria da escola no dia seguinte (24 horas) à realização da prova perdida. - Deverá guardar o comprovante do requerimento e apresentá-lo no dia da prova para o professor responsável pela aplicação. Se o aluno não comparecer no dia da prova substitutiva não haverá uma nova data, ficando assim, sem a nota. Neste caso, também não será devolvida a taxa paga.

5 Não há prova substitutiva para a prova tarefa. Em caso de perda, e somente sob apresentação de atestado médico (a ser entregue diretamente à coordenação) a média das provas tarefa realizadas será ponderada. As provas substitutivas não se aplicam às provas de recuperação não realizadas. No caso dos alunos que perderam, por motivo de doença, várias provas bimestrais, uma segunda data poderá ser agendada, pela coordenação, não sobrecarregando, desta forma, o estudante. Importante: o atestado médico somente será aceito até o dia do retorno do aluno à escola Importante: Uso de Telefone Celular É proibido ao aluno portar celular nas dependências da escola (salas de aula, pátio, banheiros, quadra, biblioteca, etc.) mesmo para os recursos multimídias (música, jogos, mensagens de texto, acesso à internet, etc.) durante o período regular de aula (das 7h15min às 12h15min). Durante este período o aparelho deve estar desligado e guardado na mochila. Se necessária qualquer comunicação aos pais, o aluno deverá se encaminhar à secretaria para que os funcionários entrem em contato com os responsáveis ou permitam o uso do telefone público da recepção. EM CASO DE APREENSÃO DO APARELHO CELULAR EM USO NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA E EM HORÁRIO INADEQUADO, O MESMO FICARÁ SOB CUSTÓDIA DA DIREÇÃO/COORDENAÇÃO E SOMENTE PODERÁ SER RETIRADO PELOS PAIS ESTANDO O ALUNO AUTOMATICAMENTE ADVERTIDO. Importante: Mudança de Horário das Aulas A partir de 2014 as aulas do Ensino Fundamental II terão início às 7h15min e a saída às 12h15min.

6 Avaliações Nacionais (Simulados) Calendários AN1 04 de abril AN2 06 de junho AN3 05 de setembro AN4 07 de novembro Horário Especial dos dias das Avaliações Nacionais Avaliações Bimestrais 7h15 às 8h00 = 1ª aula 8h00 às 8h45 = 2ª aula 8h45 às 9h00 = intervalo 9h00 às 9h45 = 3ª aula 9h45 = início avaliação 10h45 = saída permitida 12h15 = finalização avaliação 1º BIMESTRE 10 abril 11 abril 14 abril 15 abril 7h15-8h45 Ciências História Português aula 10h45-12h15 Geografia Espanhol Inglês Matemática 2º BIMESTRE 24 junho 25 junho 26 junho 27 junho 7h15-8h45 Ciências História Português Matemática 10h45-12h15 Geografia Espanhol Inglês aula 3º BIMESTRE 18 setembro 19 setembro 22 setembro 23 setembro 7h15-8h45 Ciências História Português aula 10h45-12h15 Geografia Espanhol Inglês Matemática 4º BIMESTRE 27 novembro 28 novembro 01 dezembro 02 dezembro 7h15-8h45 Ciências História Português aula 10h45-12h15 Geografia Espanhol Inglês Matemática

7 Recuperações Bimestrais Recuperação Final 1º BIMESTRE 06 maio 07 maio 08 maio 13h30 15h00 Matemática Português Ciências 15h00 16h30 História Espanhol Geografia 16h30 18h Inglês 2º BIMESTRE 12 agosto 13 agosto 14 agosto 13h30 15h00 Matemática Português Ciências 15h00 16h30 História Espanhol Geografia 16h30 18h Inglês 3º BIMESTRE 07 outubro 08 outubro 09 outubro 13h30 15h00 Matemática Português Ciências 15h00 16h30 História Espanhol Geografia 16h30 18h Inglês REC. FINAL 11 dezembro 12 dezembro 15 dezembro 16 dezembro 7h30 Matemática Ciências História Português 9h Inglês Espanhol Geografia

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos

M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio aos Pais e Alunos Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física Inglês Espanhol Música Informática Composição do material M.A.P.A. 2014 Manual de Apoio

Leia mais

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar)

ESCOLA OFFICINA DO SABER. DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) ESCOLA OFFICINA DO SABER DIREITOS E DEVERES DO ALUNO (Texto retirado do Regimento Escolar) O aluno, razão de ser da escola, tendo em vista o seu próprio crescimento e o dos seus colegas, procurará sempre

Leia mais

M.A.P.A ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano)

M.A.P.A ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) M.A.P.A. 2015 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) Organização Curricular Língua Portuguesa Matemática Ciências História Geografia Ciências Sociais Arte Educação Física

Leia mais

NORMAS DE CONVIVÊNCIA

NORMAS DE CONVIVÊNCIA NORMAS DE CONVIVÊNCIA Prezado aluno, Através deste manual, que deve ser consultado sempre que necessário, você terá acesso a informações sobre a estrutura e funcionamento do colégio e sobre os procedimentos

Leia mais

MANUAL DO ALUNO NORMAS E PROCEDIMENTOS

MANUAL DO ALUNO NORMAS E PROCEDIMENTOS MANUAL DO ALUNO NORMAS E PROCEDIMENTOS 2014 INDÍCE 1-APRESENTAÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------------ 3 2-ORGANIZAÇÃO CURRICULAR ------------------------------------------------------------------------

Leia mais

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I

ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO INFANTIL e ENSINO FUNDAMENTAL I Educação Infantil A professora estará na sala de aula recebendo os alunos nos seguintes horários: No período matutino a partir das 7h30min. No período

Leia mais

CRUZ AZUL DE SÃO PAULO

CRUZ AZUL DE SÃO PAULO 1. TABELA DE SERVIÇOS INSTRUÇÕES DA ESCOLA PERMANÊNCIA (pós-horário) (1) R$ 27,40 LANCHE DIÁRIO avulso (2) R$ 4,40 ALMOÇO DIÁRIO avulso (2) R$ 7,70 CONTRATO DE REFEIÇÃO MENSAL ALMOÇO (2) R$ 161,00 CONTRATO

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL DA NATUREZA Art. 1º - A Biblioteca do Colégio Catarinense, apresentando características inovadoras, alicerçada no conhecimento e na qualidade na prestação

Leia mais

ATENÇÃO: Serão desconsideradas as inscrições dos alunos cujo segmento/série não seja integrado à Rede Pitágoras.

ATENÇÃO: Serão desconsideradas as inscrições dos alunos cujo segmento/série não seja integrado à Rede Pitágoras. Belo Horizonte, 23 de abril de 2013. INFORMAÇÕES GERAIS Podem participar do Simulado ENEMVest 2013 todas as escolas parceiras da Rede Pitágoras, devidamente inscritas, cujos alunos estejam regularmente

Leia mais

Adriana Scarabelini Coordenadora da Educação Profissional tecnico@divino.com.br www.divino.com.br

Adriana Scarabelini Coordenadora da Educação Profissional tecnico@divino.com.br www.divino.com.br ORIENTAÇÕES EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Adriana Scarabelini Coordenadora da Educação Profissional tecnico@divino.com.br www.divino.com.br DIURNO 2016 1 HORÁRIO ESCOLAR 1ª aula 7h30 às 8h20 2ª aula 8h20 às 9h10

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA. a) Período de matrícula dos cursos Maternal Edc. Infantil Ens. Fundamental: 1º ao 5º ano 07/12/2012 Grupo I ao V 10/12/2012

EDITAL DE MATRÍCULA. a) Período de matrícula dos cursos Maternal Edc. Infantil Ens. Fundamental: 1º ao 5º ano 07/12/2012 Grupo I ao V 10/12/2012 Panda Orientação Escolar Rua Praia de Itapuã Q-10, Lote 01 Vilas do Atlântico Lauro de Freitas Ba 071-3379-3856 / Fax: 071-3379-7850 / cel.: 071-8794-0030 E-mail : pandaoe@gmail.com EDITAL DE MATRÍCULA

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES 1) DO ACESSO E DO FUNCIONAMENTO 1.1) Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h50min. 1.2) Quem pode usar a Biblioteca: I. Alunos regularmente

Leia mais

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Regulamento TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento objetiva normalizar os aspectos de funcionamento da estrutura e administração da Biblioteca Júlio Bordignon da. TÍTULO II DOS

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE BÍBLICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS FABAD PINDAMONHANGABA, SP, 2012 1 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BIBLIOTECA Função: Atender à comunidade acadêmica em suas necessidades bibliográficas

Leia mais

Manual do Aluno 2013. Prezados Pais/ Responsáveis e Alunos

Manual do Aluno 2013. Prezados Pais/ Responsáveis e Alunos Manual do Aluno 2013 Prezados Pais/ Responsáveis e Alunos Com o objetivo de orientar toda comunidade escolar alunos, pais, professores, funcionários, coordenação e direção sobre a organização, os serviços

Leia mais

Colégio São Paulo. Agenda do aluno da 7º Ano do Ensino Fundamental II. Amar a Deus, só amando ao Próximo.

Colégio São Paulo. Agenda do aluno da 7º Ano do Ensino Fundamental II. Amar a Deus, só amando ao Próximo. 1 Colégio São Paulo Agenda do aluno da 7º Ano do Ensino Fundamental II Amar a Deus, só amando ao Próximo. Precisamos ser uma equipe em que cada um de nós possa ser para o outro luz e fogo. Santo Antônio

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO DO COLÉGIO IMPÉRIO DO SABER

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO DO COLÉGIO IMPÉRIO DO SABER REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO DO COLÉGIO IMPÉRIO DO SABER Da apresentação do concurso e inscrição Art. 1º O Concurso de Bolsas de Estudo do Colégio Império do Saber tem como finalidade a

Leia mais

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO INTERGEO 2015 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO REGULAMENTO - SEDE

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO INTERGEO 2015 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO REGULAMENTO - SEDE OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO INTERGEO 2015 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO REGULAMENTO - SEDE Art. 1º Estabelecemos, a partir deste regulamento, a OLIMPÍADA do Conhecimento INTERGEO 2015 dirigida

Leia mais

----------- Entrada Manhã 6h40min às 7h10min Saída Manhã 12h30min - 13h30min 12h30min - 13h30min 12h30min - 13h30min. Todos os alunos da manhã

----------- Entrada Manhã 6h40min às 7h10min Saída Manhã 12h30min - 13h30min 12h30min - 13h30min 12h30min - 13h30min. Todos os alunos da manhã ----------- 1. HORÁRIOS O expediente no Colégio inicia-se às 6h45min e encerra-se às 18h. Informamos aos senhores responsáveis que após as 18h, o colégio não dispõe de funcionários para supervisionar alunos.

Leia mais

Colégio São Paulo. Agenda do aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental II. Amar a Deus, só amando ao Próximo.

Colégio São Paulo. Agenda do aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental II. Amar a Deus, só amando ao Próximo. 1 Colégio São Paulo Agenda do aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental II Amar a Deus, só amando ao Próximo. Precisamos ser uma equipe em que cada um de nós possa ser para o outro luz e fogo. Santo Antônio

Leia mais

MANUAL DO ALUNO - 2016

MANUAL DO ALUNO - 2016 Prezados Pais, Responsáveis e Alunos. MANUAL DO ALUNO - 2016 Através deste manual, que poderá ser consultado sempre que necessário, os Senhores têm andamento do Ano letivo de 2016. Sempre que houver dúvidas,

Leia mais

ser tratado com respeito, atenção e urbanidade pelos diretores, professores, funcionários do Amplo e colegas;

ser tratado com respeito, atenção e urbanidade pelos diretores, professores, funcionários do Amplo e colegas; TERCEIRÃO 2016 DIREITOS DO ALUNO São direitos do aluno matriculado no Colégio Amplo, além dos previstos no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e em outros tópicos deste manual: ser tratado com

Leia mais

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos.

Estes que devem ser cultivados e cumpridos tanto pela família quanto pela escola, por isso seguem algumas orientações para casos específicos. ENSINO FUNDAMENTAL 1 NECESSIDADE DE REGRAS Para organização e convivência em qualquer segmento da sociedade se faz necessário a construção de regras que assegurem aos cidadãos tranquilidade e satisfação,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SUMÁRIO 1 - INTRODUÇÃO... 3 2 - DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO... 3 3 - DAS INSCRIÇÕES... 3 4 - DO ACERVO... 3 5 - DO PRAZO DE EMPRÉSTIMO E QUANTIDADES DE VOLUMES... 4 6 - DA

Leia mais

REGULAMENTO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO SEMIPRESENCIAL (CEAD) CAPÍTULO I. Da Natureza e Finalidades

REGULAMENTO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO SEMIPRESENCIAL (CEAD) CAPÍTULO I. Da Natureza e Finalidades REGULAMENTO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO SEMIPRESENCIAL (CEAD) CAPÍTULO I Da Natureza e Finalidades Art. 1º A educação semipresencial é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos

Leia mais

Orientações 2012 1. HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS

Orientações 2012 1. HORÁRIO DE INÍCIO E TÉRMINO DAS AULAS COLÉGIO CAETANO CAPRÍCIO Rua Manoel Valim, 639 - Vila Aparecida CEP 14401-255 Franca /SP Telefone: (16) 3724-2999 www.caetanocapricio.com.br caetanocapricio@caetanocapricio.com.br Orientações 2012 Nossa

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 2º AO 5º ANO EF1

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 2º AO 5º ANO EF1 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 2º AO 5º ANO EF1 Em cada trimestre o aluno será avaliado através dos seguintes instrumentos: 1. AVALIAÇÃO FORMATIVA (AVF) Consiste na avaliação dos aspectos cognitivos: produção escrita

Leia mais

Circular n. 000/01 SIMULADOS ENSINO FUNDAMENTAL II AO 2º ANO/ENSINO MÉDIO

Circular n. 000/01 SIMULADOS ENSINO FUNDAMENTAL II AO 2º ANO/ENSINO MÉDIO Circular n. 000/01 Cronograma - 2 o Bimestre 8º Ano Parque Estadual do Amaporã - Matutino SIMULADOS ENSINO FUNDAMENTAL II AO 2º ANO/ENSINO MÉDIO 1ª PROVA: 24/05 (2ª feira) Física, Matemática, História,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS REGRAS 2016 Ensino Fundamental e Ensino Médio

ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS REGRAS 2016 Ensino Fundamental e Ensino Médio ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS REGRAS 2016 Ensino Fundamental e Ensino Médio O Manual de Orientações Pedagógicas visa fornecer informações importantes sobre a organização, estrutura e programação das séries,

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da Univás estão a serviço da comunidade, oferecendo aos usuários:

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da Univás estão a serviço da comunidade, oferecendo aos usuários: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 Este Regulamento normatiza o funcionamento das Bibliotecas da Universidade do Vale do Sapucaí Univás, mantida pela Fundação de Ensino Superior

Leia mais

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II. 1ª a 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II. 1ª a 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO COLÉGIO "CAMPOS SALLES" Unidade II Chácara I ENCONTRO PAIS e ESCOLA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II 1ª a 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO 2015 DIREÇÃO / COORDENAÇÃO Marly dos Santos Fernandes Assistente de Direção (Ensino

Leia mais

Colégio São Francisco Circ. nº. 001/16 1. AGENDA ESCOLAR 2. HORÁRIO a) Educação Infantil b) Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio

Colégio São Francisco Circ. nº. 001/16 1. AGENDA ESCOLAR 2. HORÁRIO a) Educação Infantil b) Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio Colégio São Francisco Circ. nº. 001/16 Senhores pais/responsáveis: Estamos iniciando mais um ano letivo. Este ano completamos 25 anos de trabalho e parceria com toda a comunidade escolar. Nestes 25 anos

Leia mais

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ENSINO FUNDAMENTAL 6º ANO AO 9º ANO 2º SEMESTRE DE 2014 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário

Leia mais

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES ENSINO MÉDIO 2º SEMESTRE DE 2014 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 011/2008 COPERVES (Íntegra)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 011/2008 COPERVES (Íntegra) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 011/2008 COPERVES (Íntegra) A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) torna público que, no período de 24

Leia mais

I DAS VAGAS. As vagas oferecidas para o Pré-Vestibular Social perfazem o total de 100 (cem).

I DAS VAGAS. As vagas oferecidas para o Pré-Vestibular Social perfazem o total de 100 (cem). EDITAL SECT N. 15/2009 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO VISANDO AO PREENCHIMENTO DAS VAGAS DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL DO MUNICÍPIO DE RIO DAS OSTRAS A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. Invista no seu sonho e estude no CAP. Educação para a vida : Acredite que é possível e realize o seu sonho!

MANUAL DO ALUNO. Invista no seu sonho e estude no CAP. Educação para a vida : Acredite que é possível e realize o seu sonho! MANUAL DO ALUNO O colégio que transforma sonho em realidade. Invista no seu sonho e estude no CAP Educação para a vida : Acredite que é possível e realize o seu sonho! Av. Santa Cruz, 1631 realengo Cep.:

Leia mais

Rotinas e Regras Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Rotinas e Regras Ensino Fundamental II e Ensino Médio SUMÁRIO A comunicação Escola e Família...2 Rotina escolar...2 Horário das aulas...3 Atrasos e horários de entrada e saída...3 I. Entrada...3 II. Saída...3 III. Saídas antecipadas...3 Faltas...4 Provas

Leia mais

M.A.P.A ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado

M.A.P.A ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado M.A.P.A. 2014 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado Descrição O Ensino Médio Integrado é o projeto do COC em que os conteúdos programáticos do Ensino Médio são trabalhados

Leia mais

Circular n. 000/01. Valor 5.0 Durante o bimestre. Avaliação Bimestral e de Recuperação Elaboração de artigo de opinião. Rec.24/06

Circular n. 000/01. Valor 5.0 Durante o bimestre. Avaliação Bimestral e de Recuperação Elaboração de artigo de opinião. Rec.24/06 Circular n. 000/01 Cronograma - 2 o Bimestre 9º Ano Parque Estadual do Ibiporã - Matutino SIMULADOS ENSINO FUNDAMENTAL II AO 2º ANO/ENSINO MÉDIO 1ª PROVA: 24/05 (2ª feira) Física, Matemática, História,

Leia mais

NORMAS DE CONVIVÊNCIA ( 9º Ano E. F.)

NORMAS DE CONVIVÊNCIA ( 9º Ano E. F.) NORMAS DE CONVIVÊNCIA ( 9º Ano E. F.) Com o objetivo de oferecer um facilitador para nossa convivência diária elaboramos uma NORMA DE CONVIVÊNCIA. Transparência, otimismo, afetividade, firmeza são requisitos

Leia mais

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS. 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado

M.A.P.A MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS. 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado M.A.P.A. 2017 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado Descrição O Ensino Médio Integrado é o projeto do COC em que os conteúdos programáticos do Ensino Médio são trabalhados

Leia mais

Educação Infantil. Currículo. Horário de 2ª a 6ª feira. Calendário Escolar

Educação Infantil. Currículo. Horário de 2ª a 6ª feira. Calendário Escolar Educação Infantil Currículo Disciplina Maternal Grupo I Grupo II Diferentes Linguagens X X X Pensamento Lógico Matemático X X X Natureza e Sociedade X X X Movimento X X X Arte * X X X Inglês X X X Musicalização

Leia mais

ANEXO II. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. Capítulo I Da admissão

ANEXO II. Regulamentação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado. Capítulo I Da admissão ANEXO II ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SERTÃO PERNANBUCANO Resolução nº 031/2010 De 30 de setembro de 2010 Regulamentação da Educação Profissional Técnica de

Leia mais

1.3. O resultado do Processo de Seleção ao ano letivo de 2016 é intransferível para a outra unidade do Sistema de Ensino Equipe.

1.3. O resultado do Processo de Seleção ao ano letivo de 2016 é intransferível para a outra unidade do Sistema de Ensino Equipe. EDITAL Nº 10/2015 Regulamento do Processo de Seleção de alunos para o Ano Letivo de 2016 Colégio Equipe, localizado na Av. Gentil Bittencourt, nº 706 O Sistema de Ensino Equipe torna públicas as normas

Leia mais

Aprova o Regulamento da Biblioteca do Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Aprova o Regulamento da Biblioteca do Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná (IFPR). RESOLUÇÃO Nº 001/2012 DA DIREÇÃO GERAL Aprova o Regulamento da Biblioteca do Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O Diretor Geral, no uso de suas atribuições, resolve disciplinar as normas

Leia mais

1 PROCESSO DE AVALIAÇÃO ENSINO MEDIO (ANUAL):

1 PROCESSO DE AVALIAÇÃO ENSINO MEDIO (ANUAL): 1 PROCESSO DE AVALIAÇÃO ENSINO MEDIO (ANUAL): Em consonância com a Legislação Vigente e as práticas pedagógicas adotadas pela Escola, estabeleceu-se como sistemática para cálculo da média anual, as seguintes

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CIDADE LUZ FACILUZ TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. CAPÍTULO I Dos usuários e das inscrições

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CIDADE LUZ FACILUZ TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. CAPÍTULO I Dos usuários e das inscrições 1 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CIDADE LUZ FACILUZ TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º - Este regulamento disciplina as normas que regem o funcionamento da biblioteca e as relações funcionais

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA FAPEPE FACULDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE CAPITULO I INTRODUÇÃO Artigo 1 - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é

Leia mais

Orientações Gerais para o Ano de 2015

Orientações Gerais para o Ano de 2015 Orientações Gerais para o Ano de 2015 Calendário Escolar 2015 - Início das aulas: 9 de fevereiro - Horário de entrada e saída: Pré II da Educação Infantil e 1ºao 5º ano do Ensino Fundamental I Turno da

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO IBMEC

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO IBMEC REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO IBMEC 1. Do objetivo a) Este Regulamento estabelece as normas de funcionamento e dos serviços prestados pelas Bibliotecas do Ibmec. b) As normas prescritas neste documento

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 2º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL. 2º Bimestre 2014 PROFESSORA: EUNICE DISCIPLINA PORTUGUÊS

MANUAL DO ALUNO 2º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL. 2º Bimestre 2014 PROFESSORA: EUNICE DISCIPLINA PORTUGUÊS - 2014 - MANUAL DO ALUNO 2º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL 2º Bimestre 2014 PROFESSORA: EUNICE DISCIPLINA PORTUGUÊS Avaliação1: 21/05/2014 Leitura e interpretação de texto Adjetivos Grupo 2 atividades página

Leia mais

O uniforme identifica o aluno, por isso sempre que vier ao Colégio, o aluno deverá se apresentar completamente uniformizado.

O uniforme identifica o aluno, por isso sempre que vier ao Colégio, o aluno deverá se apresentar completamente uniformizado. INFORMATIVO PARA MATRICULA -2015 Seguem, abaixo, algumas informações necessárias que visam a maiores esclarecimentos quanto ao uso do uniforme, horário, transporte escolar, agenda, material escolar, atendimento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO BIBLIOTECA MACHADO DE ASSIS

REGIMENTO INTERNO BIBLIOTECA MACHADO DE ASSIS REGIMENTO INTERNO BIBLIOTECA MACHADO DE ASSIS Aprova o Regimento da Biblioteca do Colégio Cenecista Dr. Julio Cesar Ribeiro Neves e dá outras providências. A Diretora do Colégio Cenecista Dr. Julio Cesar

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2015

FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2015 1 DA ABERTURA FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA FACENS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO / 1º SEMESTRE DE 2015 O Diretor da Faculdade de Engenharia de Sorocaba FACENS, mantida pela Associação Cultural de Renovação

Leia mais

M.A.P.A ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado

M.A.P.A ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado M.A.P.A. 2015 MANUAL DE APOIO A PAIS E ALUNOS 1ª e 2ª séries Ensino Médio Integrado Descrição O Ensino Médio Integrado é o projeto do COC em que os conteúdos programáticos do Ensino Médio são trabalhados

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO E ROTINA ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) E MÉDIO

ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO E ROTINA ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) E MÉDIO ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO E ROTINA ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano) E MÉDIO Neste texto, encontram-se instruções sobre horários, atrasos, uniformes, faltas; processo de avaliação, recuperação

Leia mais

REGULAMENTO PARA USO DO LABORATÓRIO PRÉ- CLÍNICO MULTIDISCIPLINAR DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR/ASCES

REGULAMENTO PARA USO DO LABORATÓRIO PRÉ- CLÍNICO MULTIDISCIPLINAR DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR/ASCES REGULAMENTO PARA USO DO LABORATÓRIO PRÉ- CLÍNICO MULTIDISCIPLINAR DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR/ASCES DOS OBJETIVOS Art. 1º São objetivos deste regulamento: I maximizar

Leia mais

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2015

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2015 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início das avaliações e que não a deixem sem assinar a lista, que

Leia mais

Coordenadora Pedagógica Claudia Regina do Amaral Mélo Assistente de Coordenação Pedagógica - Kamilla Cardoso Santiago

Coordenadora Pedagógica Claudia Regina do Amaral Mélo Assistente de Coordenação Pedagógica - Kamilla Cardoso Santiago Coordenadora Pedagógica Claudia Regina do Amaral Mélo Assistente de Coordenação Pedagógica - Kamilla Cardoso Santiago Ensino Fundamental II 1ª aula 7h 15min às 8h 05min 2ª aula 8h 05min às 8h 55min 3ª

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA FACULDADE SÃO CAMILO-MG

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA FACULDADE SÃO CAMILO-MG 1 REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA FACULDADE SÃO CAMILO-MG CAPÍTULO I Disposição preliminares Art 1º A Biblioteca da Faculdade São Camilo-MG tem por objetivo geral apoiar as atividades de ensino-aprendizagem

Leia mais

F A M A S U L FACIP. Processo Seletivo (Vestibular) Unificado Complementar 2015.2 MANUAL DO CANDIDATO I DAS INSCRIÇÕES

F A M A S U L FACIP. Processo Seletivo (Vestibular) Unificado Complementar 2015.2 MANUAL DO CANDIDATO I DAS INSCRIÇÕES MANUAL DO CANDIDATO I DAS INSCRIÇÕES 1. As inscrições estarão abertas no período de 25 a 28/07/2015, via on-line, no site www.famasul.edu.br ou no Campus da FAMASUL/. 2. O candidato só estará inscrito

Leia mais

Regulamento Interno da Biblioteca Liliana Gonzaga Rede Gonzaga de Ensino Superior

Regulamento Interno da Biblioteca Liliana Gonzaga Rede Gonzaga de Ensino Superior Capítulo 1 - INTRODUÇÃO Art. 1. Este regulamento visa definir normas para a prestação de serviços da Biblioteca e a utilização dos serviços oferecidos pela Biblioteca Liliana Gonzaga e Faculdade REGES

Leia mais

EDITAL Nº. 120, DE 22 E JUNHO DE 2016

EDITAL Nº. 120, DE 22 E JUNHO DE 2016 O Reitor do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE - IFFluminense, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso

Leia mais

AVALIAÇÃO MASTER ( avaliação de conhecimento e descontos ) - AVALIAÇÃO INTERNA (alunos da escola) : 13 de novembro horário de aula

AVALIAÇÃO MASTER ( avaliação de conhecimento e descontos ) - AVALIAÇÃO INTERNA (alunos da escola) : 13 de novembro horário de aula 2015 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA Alunos Novos - Fotocópia de Certidão de Nascimento - Atestado de Transferência ou Histórico Escolar - Fotocópia do RG e do CPF ( para 3ª série do Ensino Médio

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DOS DIÁRIOS DE CLASSE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO

ORIENTAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DOS DIÁRIOS DE CLASSE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO ORIENTAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DOS DIÁRIOS DE CLASSE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO A Secretaria Executiva de Gestão da Rede e a Secretaria Executiva de Desenvolvimento do Ensino, através

Leia mais

PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 90/2015 DE 08 DE SETEMBRO DE 2015. Regulamenta os trabalhos de graduação dos cursos superiores da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente. O diretor da Faculdade

Leia mais

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO

1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1 2 Sumário 1) SISTEMA DE AVALIAÇÃO...4 1.1) PAA Projeto de Auxílio Aprendizagem...4 2) PROVAS E TRABALHOS...5 2.1) Provas Atrasadas...5 Como proceder:...5 2.2) Provas de Recuperação...5 2.3) Trabalhos...5

Leia mais

EDITAL PARA MONITORIA PERÍODO DE MARÇO DE 2015 A JULHO DE 2015

EDITAL PARA MONITORIA PERÍODO DE MARÇO DE 2015 A JULHO DE 2015 EDITAL PARA MONITORIA PERÍODO DE MARÇO DE 2015 A JULHO DE 2015 A pró-reitora do UniCEUB, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que as inscrições para o concurso interno de monitoria

Leia mais

MEDIO INTEGRAL - AQUARIUS 23/11

MEDIO INTEGRAL - AQUARIUS 23/11 PROCESSO SELETIVO MEDIO INTEGRAL - AQUARIUS 23/11 PROVA Unidade Aquarius 2 Seleção Ensino Médio Integral 2015 Colégios Univap Unidade Aquarius EDITAL A Fundação Valeparaibana de Ensino - FVE torna pública

Leia mais

MANUAL DO ALUNO Edição - 2015 Colégio Viva Vida

MANUAL DO ALUNO Edição - 2015 Colégio Viva Vida MANUAL DO ALUNO Edição - 2015 Colégio Viva Vida ÍNDICE Apresentação... Descrição física da Escola... Secretaria... Biblioteca... Laboratório de informática... Laboratório de ciências... Sala multimídia...

Leia mais

REGIMENTO BIBLIOTECA FANOR

REGIMENTO BIBLIOTECA FANOR REGIMENTO BIBLIOTECA FANOR FACULDADES NORDESTE Direção Geral Marcelo Adler Coordenação Geral Acadêmica Humberto Barroso da Fonseca Supervisão da Biblioteca Francisca Carla Pereira Pinto Bernardo I. DA

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Universidade Federal Fluminense Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção EDITAL PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE VOLTA REDONDA A coordenação do Programa

Leia mais

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2015

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2015 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início das avaliações e que não a deixem sem assinar a lista, que

Leia mais

REGULAMENTO PARA USO DA ACADEMIA DE FITNESS ÍNDICE. CAPÍTULO Artigo Página. I - Do Horário de Funcionamento... 1º 3. II - Das Vedações...

REGULAMENTO PARA USO DA ACADEMIA DE FITNESS ÍNDICE. CAPÍTULO Artigo Página. I - Do Horário de Funcionamento... 1º 3. II - Das Vedações... Regulamento Para Uso da Academia de Fitness 2 REGULAMENTO PARA USO DA ACADEMIA DE FITNESS ÍNDICE CAPÍTULO Artigo Página I - Do Horário de Funcionamento... 1º 3 II - Das Vedações... 2º a 3º 3 III - Das

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. Ano Letivo

MANUAL DO ALUNO. Ano Letivo Sistema Mackenzie de Ensino MANUAL DO ALUNO Ano Letivo 2016 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança.

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA - UNILUS

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA - UNILUS REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA - UNILUS Este regulamento visa estabelecer padrões e normas referentes ao funcionamento do Sistema de Bibliotecas do Centro Universitário Lusíada

Leia mais

REGULAMENTO EMPRÉSTIMO E CONSULTA DO ACERVO BIBLIOTECA DA FANORPI. Capítulo I Das Disposições Preliminares

REGULAMENTO EMPRÉSTIMO E CONSULTA DO ACERVO BIBLIOTECA DA FANORPI. Capítulo I Das Disposições Preliminares REGULAMENTO EMPRÉSTIMO E CONSULTA DO ACERVO BIBLIOTECA DA FANORPI Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1º- A Biblioteca, presta seus serviços à comunidade acadêmica da FANORPI e região, com a intenção

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO WORKFLOW DIGITAL ENTENDENDO A PÓS-PRODUÇÃO

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO WORKFLOW DIGITAL ENTENDENDO A PÓS-PRODUÇÃO REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO WORKFLOW DIGITAL ENTENDENDO A PÓS-PRODUÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital

Leia mais

CEAP das 16h às 22h - de segunda a sexta-feira

CEAP das 16h às 22h - de segunda a sexta-feira Caro Professor, Seja bem- vindo à UNIRON. Abaixo, fizemos um roteiro indicando as principais informações sobre os processos acadêmicos e administrativos. Para mais informações, consultar o manual do professor

Leia mais

A FORMAÇÃO DO SEU FILHO É O NOSSO OBJETIVO

A FORMAÇÃO DO SEU FILHO É O NOSSO OBJETIVO COLÉGIO ADAMANTINENSE COLÉGIO OBJETIVO - ADAMANTINA O Desafio da Renovação e a Solidez da Tradição O mundo atual impõe aos educadores e aos educandos a tarefa de absorver as novas tecnologias, sem as quais

Leia mais

FACULDADE FARIAS BRITO CURSO DE DIREITO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A VERIFICAÇÃO GLOBAL 2015.2

FACULDADE FARIAS BRITO CURSO DE DIREITO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A VERIFICAÇÃO GLOBAL 2015.2 FACULDADE FARIAS BRITO CURSO DE DIREITO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A VERIFICAÇÃO GLOBAL 2015.2 A Coordenação Acadêmica do Curso de Direito no uso de suas funções regulamentares e com aprovação do Núcleo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE NOVOS ALUNOS EDITAL DO CURSO DE MEDICINA/2010

PROCESSO SELETIVO DE NOVOS ALUNOS EDITAL DO CURSO DE MEDICINA/2010 PROCESSO SELETIVO DE NOVOS ALUNOS EDITAL DO CURSO DE MEDICINA/2010 De conformidade com o disposto no inciso II do Art. nº 44 da Lei n.º 9.394 de 20/12/96, com o Parecer CNE nº 98 de 06/07/99, com a Portaria

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. Caríssimo professor, Caríssima professora:

1. APRESENTAÇÃO. Caríssimo professor, Caríssima professora: MANUAL DO PROFESSOR 1. APRESENTAÇÃO Caríssimo professor, Caríssima professora: Temos a honra e o privilegio de poder contar com V. Sa. como nosso (a) parceiro (a), acreditamos que cada membro do corpo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE ARTES DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE EDITAL No. 01/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ARTE (PPG-ARTE)

Leia mais

EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ 2014

EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ 2014 EDITAL PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ 2014 EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS DO COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ O Diretor do Colégio Agostiniano São José, Padre

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso pelos discentes da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, e dá outras providências. O PROF. DR. MARCELO JOSÉ LADEIRA MAUAD, Diretor da Faculdade de

Leia mais

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde. Edital 002/2016. Processo Seletivo

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde. Edital 002/2016. Processo Seletivo SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde Edital 002/2016 Processo Seletivo A Direção da SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde torna públicas as normas a seguir, que regem o Processo Seletivo Vestibular

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO FOMENTO PARA TICs NA EDUCAÇÃO

CURSO DE CAPACITAÇÃO FOMENTO PARA TICs NA EDUCAÇÃO CURSO DE CAPACITAÇÃO FOMENTO PARA TICs NA EDUCAÇÃO CHAMADA INTERNA Nº 01/2011-NEAD O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO comunica aos interessados a abertura de inscrições para o Curso de Capacitação Fomento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO REDE DE BIBLIOTECAS FACULDADE PADRÃO

REGIMENTO INTERNO REDE DE BIBLIOTECAS FACULDADE PADRÃO REGIMENTO INTERNO REDE DE BIBLIOTECAS FACULDADE PADRÃO 2015 REGIMENTO REDE DE BIBLIOTECAS FACULDADE PADRÃO Título I Das Disposições Preliminares Capítulo I Das Disposições Gerais Art. 1º - Este regulamento

Leia mais

Aulas de Recuperação 1º Bimestre/2015. Horário das Provas de Recuperação

Aulas de Recuperação 1º Bimestre/2015. Horário das Provas de Recuperação 4º ANO HORÁRIO 04/05 (2ª f.) 05/05 (3ª f.) 06/05 (4ª f.) 07/05 (5ª f.) 08/05 (6ª f.) 13h30 Inglês 14h15 Português Matemática Ciências 15h Português Matemática Ciências 15h45 Matemática Português História

Leia mais

REGULAMENTO. BIBLIOTECA Dr. ÉLCIO COSTA COUTO

REGULAMENTO. BIBLIOTECA Dr. ÉLCIO COSTA COUTO 1 REGULAMENTO BIBLIOTECA Dr. ÉLCIO COSTA COUTO DA FINALIDADE ARTIGO 1º - A biblioteca Dr. Élcio Costa Couto da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Alto São Francisco FASF, mantida pelas Obras Sociais

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - APS O presente Regulamento normatiza as Atividades Práticas Supervisionadas (APS) nos cursos de graduação da Faculdade Shalom de Ensino Superior,

Leia mais

NORMAS E ORIENTAÇÕES GERAIS 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

NORMAS E ORIENTAÇÕES GERAIS 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO NORMAS E ORIENTAÇÕES GERAIS 2014 ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 1 Para o bom desenvolvimento das atividades escolares durante o ano letivo, contamos com sua atenção em relação às normas de funcionamento

Leia mais

Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado Mestrado e Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) tem por objetivo principal a formação de recursos humanos qualificados em nível de mestrado e doutorado na área Interdisciplinar.

Leia mais

EDITAL DG Nº 001/2014 VESTIBULAR DE INVERNO

EDITAL DG Nº 001/2014 VESTIBULAR DE INVERNO EDITAL DG Nº 001/2014 VESTIBULAR DE INVERNO A Professora Dra. Sâmira Ambar Lins, RG 11.950.141-7 SSP/SP, Diretora das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul, Estado de São Paulo, juntamente com o Presidente

Leia mais

ALUNOS ESPECIAIS (voltar)

ALUNOS ESPECIAIS (voltar) ÍNDICE Alunos Especiais Resolução n o 07/2002 Atestados Resolução n o 03/2002 Comissão de Planejamento Resolução n o 04/2002 Editoração de teses e dissertações Resolução n o 01/2002 Monitores Voluntários

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO VESTIBULAR UNIFESP/2002

EDITAL DO CONCURSO VESTIBULAR UNIFESP/2002 EDITAL DO CONCURSO VESTIBULAR UNIFESP/2002 REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO/ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o aprovado pelo Conselho de Graduação

Leia mais

Manual do Aluno e Regulamento Interno

Manual do Aluno e Regulamento Interno Manual do Aluno e Regulamento Interno Índice Principais Atividades 3 Cursos 3 Treinamentos 3 Convênios 3 Premiações 3 Certificação 4 Publicações 4 Biblioteca 4 Centro de Memória 4 Visitas à Bolsa 4 Localize-se

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS KROTON EDUCACIONAL SA

REGULAMENTO INTERNO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS KROTON EDUCACIONAL SA REGULAMENTO INTERNO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS KROTON EDUCACIONAL SA CONTROLE DE REVISÕES* Editadoem: Revisado em: Revisado por: Históricoda revisão: 04/07/2014 - - Primeira versão corporativa. * As atualizações

Leia mais