No espírito de Aparecida!!!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "No espírito de Aparecida!!!"

Transcrição

1 VIII o Encontro Igrejas da tríplice fronteira Brasil-Bolivia-Peru Historia da caminhada Assis Brasil AC, No espírito de Aparecida!!!

2 Devemos nos formar como discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir à outra margem. (DA 376) Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca e ir para a outra margem do mar (Mt 14,22)

3 Pastoral de conjunto entre as igrejas da bacia Amazônica, que privilegie os pobres e o bem comum Estabelecer entre as Igrejas locais de diversos países sul-americanos que estão na bacia amazônica uma pastoral de conjunto, com prioridades diferenciadas, para criar um modelo de desenvolvimento que privilegie os pobres e sirva ao bem comum. (DA 475, b)

4 Convidamos os Episcopados de países envolvidos nos diferentes sistemas de integração sub-regionais, incluídos os da bacia Amazônica, a estreitar vínculos de reflexão e de cooperação. (DA 544) PERU Ilha de Sta. Rosa Tríplice Fronteira Peru-Brasil-Colômbia COLÔMBIA Leticia BRASIL Tabatinga

5 Levantamento nas 3 Fronteiras Brasil-Bolívia-Peru - Ago/2005

6 Seis membros da Equipe Itinerante, com dois irmãos maristas brasileiros e um jesuíta boliviano, distribuíram-se em 4 equipes para fazer um levantamento da realidade da tríplice fronteira amazônica Brasil-Bolivia-Peru. Visitaram as igrejas, ONGs, movimentos sociais, organizações indígenas e camponesas, casas religiosas, etc. Depois, sistematizaram os dados recolhidos e fizeram um informe em vista de um possível núcleo da Equipe Itinerante na região.

7 Ir. Miriam e Pe. René participam no V o Encontro Interinstitucional da Equipe Itinerante Centro de Formação Xare (CIMI) Manaus (AM), 13-15/Ago/2006 Após ter participado no Encontro Interinstitucional da Equipe Itinerante, agosto de 2006, Ir. Míriam Spezia CF (Assis Brasil) e Pe. René Salísar (pároco de Ibéria-Peru), tomaram a iniciativa de articular um encontro das Paróquias das três Fronteiras Bolívia/Brasil/Peru.

8 I o Encontro Brasiléia-AC-Brasil 29/Set/2006 Rio Acre Brasiléia Rio Acre Cobija Epitaciolandia BOLIVIA BRASIL

9 I o Encontro Tema: ACONTECENDO NAS FRONTEIRAS 19 participantes (religiosas/os, padres e leigos/as) das paróquias de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia (Brasil), Cobija (Bolivia) e Ibéria (Peru).

10 I o Encontro Objetivos 1. Conhecer as pessoas dos diferentes países. 2. Partilhar as atividades paroquiais com um pequeno histórico. 3. Despertar a possibilidade de entre ajuda das paróquias. 4. Tornar conhecido o Encontro Interinstitucional da Equipe Itinerante, com a possibilidade de abertura de um futuro núcleo da Equipe Itinerante nas três fronteiras.

11 Decisões I o Encontro 1. Continuidade dos encontros. 2. Partilhar sobre as questões sociais, políticas, econômicas e religiosas de cada país, sabendo que os mesmos afetam o serviço pastoral e a forma de atuação da Igreja. 3. Conhecer a caminhada da igreja de cada país, seus objetivos, ações e perspectivas, para ver como caminhar em conjunto. 4. Ter maior conhecimento do Projeto da Equipe Itinerante.

12 II o Encontro, Assis Brasil, 29 de Março de 2007 Tríplice fronteira: Brasil Assis Brasil Rio Acre Rio Acre Peru Iñapari S. Pedro de Bolpebra Bolívia

13 II o Encontro O Encontro aconteceu em Assis Brasil, no Centro de Formação Paz e Bem, com a presença de 32 pessoas das paróquias e representantes da Coordenaçao Diocesana de Pastoral, da CPT, das Pastorais Sociais e da Cáritas de Rio Branco.

14 II o Encontro Objetivos: 1. Reforçar e potencializar os laços de irmandade e de fraternidade entre nossas igrejas da tríplice fronteira. 2. Conhecer a realidade das Igrejas dos três países. 3. Criar uma rede de trabalhos entre as paróquias das três fronteiras. 4. Articular a formação de um Núcleo da Equipe Itinerante.

15 II o Encontro O Tema de estudo foi assessorado pelo Pe. Luiz Ceppi (Assessor Regional Noroeste das Pastorais Sociais). Perguntas: 1. Qual a Igreja que queremos? 2. Temos as mesmas diretrizes?

16 II o Encontro A caminhada de cada Igreja Vicariato de Pando - Bolivia: Linhas principais: Pastoral familiar; pastoral juvenil e vocacional; preparação de leigos/as; pastoral social e da saúde. Vicariato de Puerto Maldonado Peru: Conduzido pelos dominicanos; não existe pastoral de conjunto; iniciativas por zonas e paróquias; direcionalidade social, lineamento pastoral libertadora e opção preferencial pelos pobres; formação de padres autóctones. Diocese de Rio Branco - Brasil: Igreja com objetivos claros e comuns; tenta fazer uma pastoral de conjunto na diversidade mas com mesmo objetivo; evangelizada por missionários vindos de fora; assumindo aos poucos um rosto autóctone.

17 II o Encontro Comunicações e partilhas a) Rede de Proteção aos refugiados: Ir. Ester acompanha este trabalho em Rio Branco. Convida-nos a sermos fronteiras solidárias, casa de acolhida aos refugiados. Pede para acompanhar e encaminhar as pessoas para solucionar seus problemas e documentos. b) Romaria da Terra; A CPT informa sobre o lema, tema, local (Rio Branco) e data (19/08/2008) da romaria. Convida o grupo a participar nela. c) XII Intereclesial de CEB s: O Pe. Luiz Ceppi informou sobre este evento que será em Porto Velho RO, 21-25/07/2009. O tema: Ecologia e Missão. O lema: Do ventre da terra o grito que vem da Amazônia.

18 III o Encontro Cobija, Pando, Bolívia 29/Nov/2007 Rio Acre Brasiléia Rio Acre Cobija Epitaciolandia BOLIVIA BRASIL

19 Este encontro contou com mais de 30 participantes. III o Encontro

20 Entendemos que a articulação das Igrejas das fronteiras é uma experiência ainda embrionária, está por se formar e articular melhor as ações em conjunto Pe. René) Objetivos: III o Encontro 1. Estudar o documento de Aparecida. 2. Formar uma Igreja em três países distintos com problemas semelhantes. 3. Alimentar laços de fraternidade. 4. Oportunizar a integração e confraternização entre os participantes. 5. Criar rede de trabalhos entre os três países. 6. Conhecer a Equipe Itinerante e criar um núcleo na região. 7. Alimentar o sonho de construir entre as fronteiras uma igreja comunitária, servidora com a UTOPIA DO REINO.

21 III o Encontro O Pe. Luis Ceppi apresentou o texto: Discípulos e Missionários na Amazônia. Deu pistas para a leitura do Documento de Aparecida. Também comentou sobre o 12º Intereclesial das CEBs.

22 III o Encontro Propostas: 1. Pe.René: Visitar as famílias da comunidade de Iñapari. 2. Irs. Assis Brasil: visitar os povos indígenas Manchineri e Jaminawa. Decisão: 1. Enviar relatório para o CIMI/Rio Branco solicitando visita aos povos indígenas da região. 2. Articulações com outras instituições (CIMI, FUNASA, FUNAI, Núcleo de Educação, Prefeitura), para um acompanhamento mais de perto do desafio de iniciar um trabalho mais concreto com os povos aldeados e não aldeados.

23 IV o Encontro, Ibéria, Madre de Dios, Peru - 17/Abr/2008

24 IV o Encontro Participaram 50 pessoas

25 IV o Encontro Objetivos: 1. Articular melhor as ações em conjunto; 2. Alimentar laços de fraternidade; 3.Criar rede de trabalhos entre os 3 países; 4. Criar um núcleo de Equipe Itinerante na região; 5.Alimentar o sonho de construir entre as fronteiras uma igreja comunitária, ao serviço da UTOPIA DO REINO.

26 IV o Encontro Estudo do documento de Aparecida: Breve, mas rica exposição de Pe. René do Capítulo VIII do Doc. de Aparecida: Reino de Deus e promoção da dignidade humana. Trabalho em Grupo: A partir do estudo deste documento, identificar os conflitos e desafios nas Igrejas de fronteiras e juntos, tentar dar respostas. Os grupos trabalharam em torno dos desafios: Ecologia e meio-ambiente: , 125, 66 e 84. Indígenas e afro-americanos: 81, 89 e 96. Situação de Pobreza: , 396, 31 e 402.

27 IV o Encontro Plenária dos grupos de trabalho Ecologia e Meio-Ambiente Através de Educação e conscientização Denunciar e exigir das autoridades competentes o cumprimento das leis;

28 IV o Encontro Indígenas e afro-americanos PERU: Não tem Pastoral Indigenista. Atrito entre andinos e amazônicos. Concessões para exploração madeireira em áreas indígenas. As estradas beneficiam as grandes empresas; a população fica sem nada. Corredores de narcotráfico. BOLIVIA: Dinheiro desviado dos projetos. 7 povos indígenas em Pando. BRASIL: Índios sem contato e índios na cidade. Aposentadorias e salário do cacique. Políticas de saúde precárias. Burocracia.

29 IV o Encontro Situação de pobreza Tráfico de pessoas: - Estar atentas e denunciar; - Parcerias com CONDICA, CDH, PAI Migrações, desplazados. - Respeito e acolhida para com os estrangeiros.

30 IV o Encontro Encaminhamentos Apresentar no encontro dos Bispos de fronteiras, que vai acontecer em junho, o relatório das propostas. Tarefa para cada grupo das paróquias refletir e amadurecer as formas de atuação das propostas. Próximo encontro: 27 de novembro em Epitaciolândia.

31 V o Encontro: Epitaciolândia-Brasil 27/Nov/2008 Rio Acre Brasiléia Rio Acre Cobija Epitaciolandia BOLIVIA BRASIL

32 V o Encontro Participaram 22 pessoas

33 V o Encontro Ir. Miriam retoma a reflexão e os encaminhamentos do IVº Encontro, provocando a partilha e avaliaçao de cada Paróquia dentro dos Temas: Ecologia e Meio Ambiente; Situação de Pobreza; Povos Indígenas.

34 V o Encontro 1. Formar equipe coordenadora dos encontros: que ajude a refletir, encaminhar as decisões, motivar e dar continuidade aos trabalhos. 2. Fortalecer a organização da participação de leigos/as. 3. Enriquecer com mais participação, partilha e troca de experiências. 4. Resgatar o espírito de colaboração mútua entre as paróquias. 5. Marcar os encontros nos calendários pastorais dos vicariatos e diocese. 6. Favorecer um encontro com os bispos e os coordenadores paroquiais. 7. Convidar os bispos para participarem destes encontros; 8. Buscar parcerias com o MINIMAP e entidades afins. 9. Formação permanente: um tema de formação em cada encontro.

35 V o Encontro Equipe. Paulo René Miriam Programação. Próximos Encontros: + 23/Abr/2009 em Xapurí e + 26/Nov/2009 em Brasiléia Sugestão de temas: Tráfico de pessoas e Meio-Ambiente

36 VI o Encontro: Xapuri-Brasil 23/Abr/2009

37 VI o Encontro Participaram 25 pessoas.

38 VI o Encontro Conhecer o MAP Madre de Dios PERU A Acre BRASIL Pando BOLIVIA M P O MAP nasceu em 1999 no Brasil, numa reunião de investigadores sobre Meio Ambiente.

39 VI o Encontro VI o Encontro Assuntos tratados: 1. Impacto dos grandes projetos 2. Bacia hidrográfica 3. Mudanças climáticas 4. Biodiversidades 5. Migrações 6. Indios isolados

40 VI o Encontro Propostas 1. Conhecer as temáticas, favorecendo cursos para os membros do conselho e das coordenaçoes paroquiais. 2. Tratar o tema nas pastorais, homilias e programas radiais. 3. Fazer parcerias com sindicatos e associações 4. Semana do meio ambiente.

41 VII o Encontro Brasiléia-AC-Brasil 26/Nov/2009 Rio Acre Brasiléia Rio Acre Cobija Epitasolandia BOLIVIA BRASIL

42 VII o Encontro Participaram 28 pessoas

43 VII o Encontro O Pe. René (Ibéria, Peru) expos os temas: 1. Trata e tráfico de pessoas: + Protocolo de Palermo Art Documento de Aparecida A situação dos menores escravizados sexualmente no Peru.

44 VII o Encontro O Pe. Fernando López sj (Equipe Itinerante) mostrou: 1. A importância planetária da Amazônia. 2. Como os grandes projetos geram graves impactos ambientais e fortes processos de mobilidade humana. 3. A necessidade de dar um testemunho profético e juntar esforços para enfrentar estes enormes desafios. Tema da tarde:

45 VII o Encontro Compromissos: 1. Continuar a formaçao e sensibilização. 2. Juntar forças com o governo, para ajudar a encontrar terra para os refugiados. 3. Estilo de vida simples e austero, não consumista. 4. Prevenir as crianças da catequeses sobre a exploração sexual. 5. Constituir uma equipe inter-fronteiriça entre as três igrejas. 6. Marcha e Missa no dia 23 de setembro, dia internacional contra a exploração sexual.

46 VII o Encontro O que podemos fazer para que os nossos pastores, bispos de nossas igrejas desta tríplice fronteira amazônica, se encontrem, partilhem os problemas comuns e assim, juntos construamos linhas de açao? Pergunta importante:

47 VII o Encontro Decisões: 1. Enviar carta convite aos três Bispos para participar no próximo encontro, em Assis Brasil, 29/Abr/ Oficina de formação: Mobilidade Humana, com o Pe. Mário (Scalabriniano), em Cobija, 18-19/Nov/2010.

48 VIII o Encontro Assis Brasil, 29/Abr/2010 Tríplice fronteira: Brasil Assis Brasil Rio Acre Rio Acre Peru Iñapari S. Pedro de Bolpebra Bolívia

49 VIII o Encontro Participaram 35 pessoas: 9 do Vicariato de Puerto Maldonado, Peru, 7 do Vicariato de Pando, Bolivia, 14 da Diocese de Rio Branco, Brasil e 5 da Equipe Itinerante

50 VIII o Encontro Objetivos: 1. Aprofundar o documento de Aparecida sobre a missão da igreja nas fronteiras Amazônicas. 2. Fazer um percorrido histórico da caminhada feita nos encontros de fronteira. 3. Aprofundar com os Bispos das três igrejas de fronteira alguns compromissos comuns. 4. Analisar as possibilidades de um núcleo da Equipe Itinerante nesta tríplice fronteira.

51 ORAÇÃO Devemos nos formar como discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir à outra margem. (DA 376) Estabelecer entre as Igrejas locais de diversos países sul-americanos que estão na bacia amazônica uma pastoral de conjunto, com prioridades diferenciadas, para criar um modelo de desenvolvimento que privilegie os pobres e sirva ao bem comum. (DA 475, b)

52 VIII o Encontro Histórico da caminhada Pe. René e Ir. Miriam fazem uma memoria de dos encontros.

53 II o Encontro EQUIPE ITINERANTE Luisa apresentou a Equipe Itinerante

54 Trabalho em grupo VIII o Encontro 1. Valeu a pena esta caminhada conjunta? Por quê? 2. Como continuar fortalecendo esta caminhada? Em que concretamente nos comprometemos? 3. É necessária uma equipe de coordenação interfronterizo. Como e com quem? 4. Seria bom um núcleo da equipe itinerante nestas três fronteiras? Como? Dom Luis, Bolivia; Dom Joaquim, Brasil; Dom Paco, Peru

55 VIII o Encontro Compromissos assumidos 1. Oficializar a Pastoral de fronteira, incorporando-a nos planos e calendários diocesanos. + Envolver as Caritas diocesanas em projetos conjuntos interfronterizos. + Encontros da juventude das três fronteiras. 2. Equipe de coordenação? + Peru: Pe. René e um leigo/a. + Bolivia: Pe. Jaime e Ir. Pia. + Brasil: Pe. Raimundo e Ir. Miriam.

56 VIII o Encontro Compromissos assumidos 3. Um ou dois encontros por ano? Um ou dos dias? + Em 2010: um encontro de um dia e outro de dois. 4. Um Núcleo da Equipe Itinerante nesta fronteira? + Os Bispos comprometem-se apoiar economicamente. + O grupo tem que buscar pessoas que respondam ao perfil. + A equipe itinerante soma com algumas pessoas neste núcleo. + Participação dos bispos ou seus representantes no IX Encontro Interinstitucional da Equipe Itinerante: 30-31/08/2010, Manaus.

57 VIII o Encontro Oração final e Bênção de envio

58 Instituições que fazem parte do processo Juntos, con la ayuda de Dios... Podemos! 1. Vicariato de Puerto Maldonado: 2. Parroquia de Ibéria. 3. Centro de Defensa de Derechos Humanos. 4. Caritas. 5. Vicariato de Pando: 6. Parroquia de Cobija. 7. Caritas. 8. Diocese de Rio Branco: 9. Parroquia de Assis Brasil. 10. Paróquia de Brasileia. 11. Paroquia de Epitaciolandia. 12. Paróquia de Xapuri. 13. Paróquia de Capixaba. 14. Paróquia de Placido de Castro. 15. Comisao Pastoral da Terra (CPT). 16. Conselho Indigenista Missionário (CIMI). 17. Cáritas 18. Outras instituições: 19. Conferencia dos Religiosos-as do Brasil (BRB). 20.Equipe Itinerante. 21. Mini MAP DD.HH. 22.Conselho Tutelar de Assis Brasil.

59 Outras Igrejas das Fronteiras Amazônicas estão também caminhando na perspectiva de Aparecida n.475

60 Tríplice Fronteira Peru-Brasil-Colômbia PERU Ilha de Sta. Rosa COLÔMBIA Leticia BRASIL Tabatinga

61 Encuentros (6) de las Iglesias de Frontera: Vicariato San Jose de Amazonas Peru, vicariato de Leticia Colombia e Diocese do Alto Solimoes - Brasil. Primer encuentro: Tabatinga, 25-26/Feb/2005

62 Encuentros (3) de las Iglesias de Frontera: Vicariato Santa Elena Venezuela, Diocese de Guiana Guiana, Diocese de Roraima Brasil. Primer encuentro: Boa Vista, Roraima, 2006.

63 Avancemos para aguas más profundas! (Lc 5,1)

64 Perguntas para o trabalho em grupos: 1. Valeu a pena esta caminhada conjunta? Por quê? 2. Como continuar fortalecendo esta caminhada? Em que concretamente nos comprometemos? 3. É necessária uma equipe de coordenação inter-fronterizo. Como e com quem? 4. Sería bom um núcleo da equipe itinerante nestas três fronteiras? Como?

Objetivo e proposta evangelizadora

Objetivo e proposta evangelizadora A CAMPANHA DA FRATERNIDADE NA IGREJA DO BRASIL Objetivo e proposta evangelizadora BerçonoConcílioVaticanoII: Começou no Rio Grande do Norte, em 1962, por iniciativa de Dom Eugênio Sales. Era uma ação concreta

Leia mais

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Ficha 1 1 Formação Integral (I) A com juventude para todo trabalho de evangelização A, como fundante (falando- se em, com atenção também

Leia mais

II. JULGAR: (Mt 6,24)

II. JULGAR: (Mt 6,24) II. JULGAR: Não se pode servir ao Deus da Vida e ao deus dinheiro (Mt 6,24) Em seu discurso aos jovens, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo (Brasil, 2007), o Papa Bento XVI denuncia a devastação ambiental

Leia mais

Relatório da Pastoral da Juventude do Brasil 13 o Encontro Latino Americano de Responsáveis Nacionais

Relatório da Pastoral da Juventude do Brasil 13 o Encontro Latino Americano de Responsáveis Nacionais Instrumento de Consulta Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Setor Juventude Pastoral da Juventude do Brasil Relatório da Pastoral da Juventude do Brasil 13 o Encontro Latino Americano de Responsáveis

Leia mais

Terceira Semana Latino-americana de Catequese Secção de Catequese do CELAM Bogotá 01 a 06 de Maio de 2006

Terceira Semana Latino-americana de Catequese Secção de Catequese do CELAM Bogotá 01 a 06 de Maio de 2006 Terceira Semana Latino-americana de Catequese Secção de Catequese do CELAM Bogotá 01 a 06 de Maio de 2006 Aporte del Pe. Luiz Alves de Lima São Paulo, Brasil I. Antecedentes Na recente história do movimento

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DAS SEMANAS MISSIONÁRIAS

PLANO DE AÇÃO DAS SEMANAS MISSIONÁRIAS PLANO DE AÇÃO DAS SEMANAS MISSIONÁRIAS 1. APRESENTAÇÃO: 1.1 O PROJETO: As semanas são uma grande mobilização missionária que envolverá toda a Renovação Carismática Católica do Brasil. Aspirando que cada

Leia mais

INSTITUTO SECULAR PEQUENAS APOSTOLAS DA CARIDADE

INSTITUTO SECULAR PEQUENAS APOSTOLAS DA CARIDADE INSTITUTO SECULAR INSTITUTO SECULAR a quem se dirigir para saber mais Responsável geral: Giuseppina Pignatelli Via don Luigi Monza, 1 22037 PONTE LAMBRO (Co) ITALY tel. 031.625264 INSTITUTO SECULAR Os

Leia mais

Trechos importantes do IV encontro da Equipe Itinerante Tabatinga, 20 a 22 de junho de 2005

Trechos importantes do IV encontro da Equipe Itinerante Tabatinga, 20 a 22 de junho de 2005 Trechos importantes do IV encontro da Equipe Itinerante Tabatinga, 20 a 22 de junho de 2005 Projeto de uma casa na ilha Santa Rosa - Peru D. Alberto, bispo do vicariato de S. José do Amazonas, na visita

Leia mais

Após a leitura do texto em apresentação de imagens, Cleide a partir da metodologia de leitura popular da Bíblia utilizada pelo CEBI indagou:

Após a leitura do texto em apresentação de imagens, Cleide a partir da metodologia de leitura popular da Bíblia utilizada pelo CEBI indagou: A segunda noite da Semana de Fé e Política 2013 - Juventude, Cultura e Espiritualidade ocorr eu ontem no Centro Pastoral S ã o Jos é do Bel é m com cerca de 60 participantes, dentre estes um significativo

Leia mais

PARA O CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS

PARA O CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS uprsubmissions@ohchr.org PARA O CONSELHO DE DIREITOS HUMANOS DE DOCUMENTO DE DIREITOS HUMANOS REFERENTE A CUBA (Sobre o EPU de Cuba Segundo ciclo) 5 DE OUTUBRO DE 2012-10-01 Coordenação Nacional da PJR

Leia mais

Tema 6: Vocação - nova relação Deus nos brindou com um coração marista

Tema 6: Vocação - nova relação Deus nos brindou com um coração marista Tema 6: Vocação - nova relação Deus nos brindou com um coração marista DEUS NOS BRINDOU COM UM CORAÇÃO MARISTA Herdeiros do carisma marista A vocação como memória do carisma. Dom para acolher e fazer crescer.

Leia mais

Apresentação. 8-11 de Abril 2015: Seminário para Formadores/ as. 23-26 de Setembro 2015: Congresso para jovens consagrados/as

Apresentação. 8-11 de Abril 2015: Seminário para Formadores/ as. 23-26 de Setembro 2015: Congresso para jovens consagrados/as Nota pastoral da Conferência Episcopal sobre o Ano da Vida Consagrada Chamados a levar a todos o abraço de Deus ) Para além da abertura (30 de Novembro de 2014 e do encerramento (2 de Fevereiro de 2016,

Leia mais

Seminário debate medidas para migrantes e refugiados

Seminário debate medidas para migrantes e refugiados Seminário debate medidas para migrantes e refugiados Buscando construir orientações e diretrizes nas ações de acolhida a migrantes e refugiados, a Cáritas Brasileira realizou nos dias 19 e 20 de outubro

Leia mais

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI

Núcleo Fé & Cultura PUC-SP. A encíclica. Caritas in veritate. de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP A encíclica Caritas in veritate de Bento XVI Núcleo Fé & Cultura PUC-SP O amor verdadeiro como princípio para a justiça social e o desenvolvimento integral Quando olhamos a nossa

Leia mais

Reunião dos Bispos da região da África Caritas sobre a identidade e missão da Caritas

Reunião dos Bispos da região da África Caritas sobre a identidade e missão da Caritas Adresse Postale : 8395 Lomé TOGO Tél. (228) 22.21.29.37 Fax : (228) 22.22.00.26 Email : secaf@caritas-africa.org omptes bancaires: BTCI 9030 63094 01 71 UTB 31 004224 1 004 0 00 ECOBANK 7010181400066601

Leia mais

LINHAS DE AÇÃO E PRIORIDADES DO LXVIII CAPÍTULO GERAL

LINHAS DE AÇÃO E PRIORIDADES DO LXVIII CAPÍTULO GERAL LINHAS DE AÇÃO E PRIORIDADES DO LXVIII CAPÍTULO GERAL I. Introdução O LXVIII Capítulo Geral da Ordem realizado em Fátima (Portugal) sob o lema: "A família de S. João de Deus ao serviço da Hospitalidade",

Leia mais

CARTA INTERNACIONAL. Indice:

CARTA INTERNACIONAL. Indice: CARTA INTERNACIONAL Indice: Introdução. I. Equipas de Jovens de Nossa Senhora II. A equipa III. As funções na equipa IV. A vida em equipa V. Abertura ao mundo, compromisso VI. O Movimento das E.J.N.S.

Leia mais

Três exemplos de sistematização de experiências

Três exemplos de sistematização de experiências Três exemplos de sistematização de experiências Neste anexo, apresentamos alguns exemplos de propostas de sistematização. Estes exemplos não são reais; foram criados com propósitos puramente didáticos.

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL 1 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016 REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA ABIDJAN 2014 2 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016

Leia mais

PROPOSTAS LINHAS DE REFLEXÃO E AÇÃO

PROPOSTAS LINHAS DE REFLEXÃO E AÇÃO Página 1 Reflexão prévia sobre a natureza do texto que se propõe: Dada a escala, riqueza e complexidade académica, social e cultural dos produtos que chegaram à comissão relatora, dando conta das visões,

Leia mais

Prioridades assumidas para 2010. Planejamento estratégico da Equipe Provincial para 2010

Prioridades assumidas para 2010. Planejamento estratégico da Equipe Provincial para 2010 PLANEJAMENTO 2010 Prioridades assumidas para 2010 Formação continuada para líderes, coordenadores de grupo, animadores e assessores. Aprofundar a identidade através da mística e espiritualidade apostólica

Leia mais

COMO ORGANIZAR A PASTORAL DA SAÚDE NA PARÓQUIA?

COMO ORGANIZAR A PASTORAL DA SAÚDE NA PARÓQUIA? COMO ORGANIZAR A PASTORAL DA SAÚDE NA PARÓQUIA? Paróquia - Missão da Igreja na vida das pessoas - Libertar a pessoa da enfermidade - Ser presença solidária e cristã junto aos doentes Papel PS contribuir

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS*

PERGUNTAS E RESPOSTAS* 1. PROJETO CURTA NA EDUCAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS* O que é o Curta na Educação? É o projeto criado e desenvolvido, por iniciativa conjunta da Associação Nacional de Educação Católica ANEC e da Comissão

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC - 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EMRC - 5.º ANO DE EMRC - 5.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO O aluno, no final do 5.º ano, deve atingir as metas abaixo indicadas, nos seguintes domínios: Compreender o que são o fenómeno religioso e a experiência

Leia mais

oportunidades, encontros, requalificação evangélica de nossa Vida Consagrada.

oportunidades, encontros, requalificação evangélica de nossa Vida Consagrada. CRB RS oportunidades, encontros, requalificação evangélica de nossa Vida Consagrada. Gestos de amor que se transformaram em ação diante da dor da humanidade. Num esforço conjunto, tentamos ser mulheres

Leia mais

XIIIº PLANO DIOCESANO DE PASTORAL Diocese de Inhambane 2012 2015 TEMA: JUNTOS CRESCENDO FIRMES NA FÉ

XIIIº PLANO DIOCESANO DE PASTORAL Diocese de Inhambane 2012 2015 TEMA: JUNTOS CRESCENDO FIRMES NA FÉ XIIIº PLANO DIOCESANO DE PASTORAL Diocese de Inhambane 2012 2015 TEMA: JUNTOS CRESCENDO FIRMES NA FÉ INTRODUÇÃO GERAL A Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada no Centro do Guiúa de 6 a 8 de Dezembro

Leia mais

RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS

RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS RITUAL DO BATISMO DE CRIANÇAS A elaboração de um Ritual de Batismo de Crianças, adaptado para o Brasil, baseia-se, primeiramente em que os Bispos no Concílio Vaticano II reconheceram a utilidade e mesmo

Leia mais

Educação Moral e Religiosa Católica

Educação Moral e Religiosa Católica Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto Ano letivo: 205/6 Educação Moral e Religiosa Católica Planos de Unidade do 5º ano de escolaridade Unidade letiva : Viver juntos Metas: B. Construir uma chave de

Leia mais

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny

Missão Arronches 2012 Artigo Cluny Na semana de 10 a 17 de Julho, cinco jovens acompanhadas pela Irmã Olinda Neves, desenvolveram uma semana missionária em Arronches. Esta foi a segunda vez, que a Vila Alentejana foi palco de uma Missão

Leia mais

10 MILHÕES DE ESTRELAS 2015.

10 MILHÕES DE ESTRELAS 2015. 10 MILHÕES DE ESTRELAS 2015. O ano de 2014 foi marcado por uma constelação solidária. Cáritas de todos os cantos do país se uniram em torno de um gesto concreto de solidariedade: acender uma vela na noite

Leia mais

Atividade Mercosul da Marcha Mundial das Mulheres uma prática social da educação popular

Atividade Mercosul da Marcha Mundial das Mulheres uma prática social da educação popular Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008 Atividade Mercosul da Marcha Mundial das Mulheres uma prática social da educação popular Líria Ângela Andrioli 1

Leia mais

Plano de Ação da Orientação Educacional. 01- Introdução

Plano de Ação da Orientação Educacional. 01- Introdução Plano de Ação da Orientação Educacional 01- Introdução O contexto desafiante da atual sociedade brasileira, demanda progressivamente uma educação de qualidade. Tarefa de tal magnitude, exige uma concentrada

Leia mais

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS Apresentação A JUVENTUDE MERECE ATENÇÃO ESPECIAL A Igreja Católica no Brasil diz que é preciso: Evangelizar, a partir de Jesus Cristo,

Leia mais

ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA

ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 1ª Semana da Quaresma Ó Deus, força

Leia mais

1096 portugueses participam em acções de voluntariado missionário

1096 portugueses participam em acções de voluntariado missionário FEC - FUNDAÇÃO FÉ E COOPERAÇÃO COMUNICADO DE IMPRENSA (2012_009) 1096 portugueses participam em acções de voluntariado missionário Voluntariado internacional de inspiração cristã regista um aumento de

Leia mais

I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DOCUMENTO ORIENTADOR CONFERÊNCIAS NAS COMUNIDADES EDUCATIVAS Novembro / 2008 1 I CONFERÊNCA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - CONEEI 1. Entendendo a I Conferência

Leia mais

Como o Subcomitê se integra internamente?

Como o Subcomitê se integra internamente? Ecomapeamento das interações entre os membros do Subcomitê Pinheiros-Pirapora Foco do ecomapeamento O conjunto de relações que membros de colegiado e participantes regulares das reuniões mensais do Subcomitê,

Leia mais

FUNDO DIOCESANO DE SOLIDARIEDADE - FDS

FUNDO DIOCESANO DE SOLIDARIEDADE - FDS FUNDO DIOCESANO DE SOLIDARIEDADE - FDS EDITAL 01/2015 A Arquidiocese de Curitiba, por intermédio do Conselho Gestor do Fundo Diocesano de Solidariedade, vem tornar pública a abertura do edital do FDS 2015

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 4º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 4º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 4º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 4 º ANO Unidade Letiva 1 Ser Verdadeiro 1. Aprender a ser verdadeiro. M. Reconhecer

Leia mais

Carta Pastoral 2013-2014

Carta Pastoral 2013-2014 Carta Pastoral 2013-2014 O Sínodo Diocesano. Em Comunhão para a Missão: participar e testemunhar Estamos no momento decisivo do Sínodo da nossa diocese de Viseu. Pela sua importância, para o presente e

Leia mais

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida?

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida? Agora você vai conhecer dicas indispensáveis para o ministério de música no serviço à liturgia. Mas as orientações aqui apresentadas não dispensam as observações do celebrante. É ele quem preside e, por

Leia mais

Equipamentos Data Show e Pasta contendo: lápis, caneta e papel para anotação, tema a discutir, sonorização.

Equipamentos Data Show e Pasta contendo: lápis, caneta e papel para anotação, tema a discutir, sonorização. PREPARAÇÃO Número de participantes estimado: 100 Local: Sesc Data: 20/09 Duração: 8hs Recepcionista / Credenciamento Convites: Convite oficial, faixa, carro de som nas ruas, entrevistas nas rádios e outros

Leia mais

Conclusões do Encontro do Laicato Dominicano

Conclusões do Encontro do Laicato Dominicano Conclusões do Encontro do Laicato Dominicano História OP Quatro elementos foram tomados como pontos de reflexão e ação para os dois primeiros anos. Um dos pontos ou aspetos sobre o qual trabalhar é a compaixão.

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 3.466, DE 2012 (Do Sr. Raimundo Gomes de Matos)

PROJETO DE LEI N.º 3.466, DE 2012 (Do Sr. Raimundo Gomes de Matos) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 3.466, DE 2012 (Do Sr. Raimundo Gomes de Matos) Dispõe sobre a instituição do Serviço Social nas Escolas Públicas, Entidades Filantrópicas, OSCIPs e Fundações cuja

Leia mais

DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA

DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA PARTE III DIÁLOGOS PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA Gilberto Carvalho Crescer distribuindo renda, reduzindo desigualdades e promovendo a inclusão social. Esse foi o desafio assumido pela presidente Dilma Rousseff

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 433/2015 CAPÍTULO I DOS CONCEITOS

PROJETO DE LEI Nº 433/2015 CAPÍTULO I DOS CONCEITOS PROJETO DE LEI Nº 433/2015 Institui a Política Municipal de estímulo à produção e ao consumo sustentáveis. CAPÍTULO I DOS CONCEITOS Art. 1º Esta Lei institui a Política Municipal de estímulo à Produção

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA PARÓQUIA DE SANTA MARIA DE BORBA CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA Feliz o homem que ama a Palavra do Senhor e Nela medita dia e noite (Sl 1, 1-2) 4º ANO da CATEQUESE 17 de Janeiro de 09 ENTRADA PROCESSIONAL

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 164-03/2015

PROJETO DE LEI Nº 164-03/2015 PROJETO DE LEI Nº 164-03/2015 Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal do Idoso e do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso. LUIS FERNANDO SCHMIDT, Prefeito Municipal de Lajeado, Estado do Rio Grande

Leia mais

Vai e reconstrói a minha Igreja. (Cruz de São Damião a Francisco)

Vai e reconstrói a minha Igreja. (Cruz de São Damião a Francisco) Missão Franciscana em Angola Vai e reconstrói a minha Igreja (Cruz de São Damião a Francisco) Ajude a missão de Angola Há 17 anos, os frades franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil estão

Leia mais

Preparação de uma Equipa CPM

Preparação de uma Equipa CPM Estrutura CPM Preparação de uma Equipa CPM CPM - Portugal Equipa Responsável Diocesana Casal Presidente Assistente Casal Secretário Casal Tesoureiro Casal Assessor Casal de Ligação Casal de Apoio Z A Casal

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE DOCUMENTO BASE OFICINAS PEDAGÓGICAS: SAÚDE E MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE DOCUMENTO BASE OFICINAS PEDAGÓGICAS: SAÚDE E MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE DOCUMENTO BASE OFICINAS PEDAGÓGICAS: SAÚDE E MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO Apresentação A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), criada em 2001,

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

1. O 11º PPC terá a validade de cinco anos, iniciando-se em 2012 e terminando em 2016.

1. O 11º PPC terá a validade de cinco anos, iniciando-se em 2012 e terminando em 2016. 11º PPC ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA Estas são as questões que serão votadas na Assembléia Arquidiocesana, sem as emendas que poderão surgir durante a mesma. Cada uma das propostas poderá, deste modo, receber

Leia mais

GEPEMC, pesquisadora GRUPALFA/UFF. Professora do Programa de Pós-graduação/ FEUFF

GEPEMC, pesquisadora GRUPALFA/UFF. Professora do Programa de Pós-graduação/ FEUFF PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OUTROS DIÁLOGOS NA FORMAÇÃO DOCENTE ARAÚJO, Mairce UERJ/mairce@hotmail.com * PEREZ, Carmen Lucia Vidal - UFF/vidalperez@urbi.com.br * TAVARES, Maria Tereza

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES CNPJ: 08.148.488/0001-00 CEP: 59.5960-000 GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES CNPJ: 08.148.488/0001-00 CEP: 59.5960-000 GABINETE DO PREFEITO LEI Nº. 277/2007. CEP: 5.50-000 Institui o Programa Casa da Família e dá outras providências. A Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito do Município de Pilões, sanciono e promulgo a seguinte lei: Art.

Leia mais

InfoReggae - Edição 20 Risco Social Familiar 29 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 20 Risco Social Familiar 29 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

Trecho do Hino nacional do Chile

Trecho do Hino nacional do Chile misionconosur.com Puro, Chile, es tu cielo azulado, puras brisas te cruzan también, y tu campo de flores bordado es la copia feliz del Edén. Majestuosa es la blanca montaña que te dio por baluarte el Señor,

Leia mais

Da Política Municipal dos Direitos da Cidadania

Da Política Municipal dos Direitos da Cidadania PROCESSO Nº 950/03 - PROJETO DE LEI Nº 82 INTERESSADO: Vereador Idelso Marques de Souza Paraná ASSUNTO: Institui a Política Municipal dos Direitos da Cidadania, contra as discriminações e violências, cria

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Ser Igreja de Comunhão e Participação!

APRESENTAÇÃO. Ser Igreja de Comunhão e Participação! APRESENTAÇÃO Os Bispos aprovaram, recentemente, as Diretrizes da Ação Evangelizadoras da Igreja do Brasil 2011 2015 e a Arquidiocese de Florianópolis em comunhão com estas quer impulsionar todas as paróquias

Leia mais

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso

Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso Área de Intervenção IV: Qualidade de vida do idoso 64 ÁREA DE INTERVENÇÃO IV: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO 1 Síntese do Problemas Prioritários Antes de serem apresentadas as estratégias e objectivos para

Leia mais

RESOLVE AD REFERENDUM DO CONSELHO:

RESOLVE AD REFERENDUM DO CONSELHO: RESOLUÇÃO N o 02/2008, DO CONSELHO DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS Aprova o Regimento do Programa de Educação, Saúde e Cultura Populares, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, e dá

Leia mais

Eu vim para Servir (Mc 10,45) Campanha da Fraternidade 2015

Eu vim para Servir (Mc 10,45) Campanha da Fraternidade 2015 Eu vim para Servir (Mc 10,45) Campanha da Fraternidade 2015 50 anos de ALEGRIA 7 /12/ 1965 Gaudium et Spes 24 /11/ 2013 Evangelii Gaudium IGREJA FRENTE AO MUNDO - Uma nova imagem da Igreja Antes: sociedade

Leia mais

Educação Integral Desafios para a implementação

Educação Integral Desafios para a implementação Educação Integral Desafios para a implementação Educação Integral: uma demanda da sociedade Enfrentamento da desigualdade social: Garantia de direitos Ampliação das redes de proteção para crianças e adolescentes

Leia mais

Há uma necessidade de urgência de ação humanitária que pede uma resposta imediata de acolhimento.

Há uma necessidade de urgência de ação humanitária que pede uma resposta imediata de acolhimento. De: Assistente Nacional, Secretário Nacional Pedagógico Para: JJRR e JJNN, Agrupamentos Assunto: Integração do CNE na PAR Plataforma de Apoio aos Refugiados Data: 2-10-2015 Circular: 15-1-087 A Missão

Leia mais

A Pastoral juvenil FMA: um modelo orgânico para uma Vida em abundância para todos segundo as Linhas orientadoras da missião educativa (LOME)

A Pastoral juvenil FMA: um modelo orgânico para uma Vida em abundância para todos segundo as Linhas orientadoras da missião educativa (LOME) ISTITUTO FIGLIE DI MARIA AUSILIATRICE Consigliera generale per la Pastorale giovanile Via dell Ateneo Salesiano, 81-00139 ROMA A Pastoral juvenil FMA: um modelo orgânico para uma Vida em abundância para

Leia mais

DESCRIÇÃO DOS CURSOS E ENCONTROS DA PJM

DESCRIÇÃO DOS CURSOS E ENCONTROS DA PJM DESCRIÇÃO DOS CURSOS E ENCONTROS DA PJM 1 Páscoa Jovem 1.1. Descrição A Páscoa Jovem é um encontro vivencial realizado para proporcionar uma experiência reflexiva e celebrativa da Paixão, Morte e Ressurreição

Leia mais

27 de dezembro de 2015 JUBILEU DA FAMILIA SUBSIDIOS PARA A PASSAGEM DA PORTA SANTA

27 de dezembro de 2015 JUBILEU DA FAMILIA SUBSIDIOS PARA A PASSAGEM DA PORTA SANTA 27 de dezembro de 2015 JUBILEU DA FAMILIA SUBSIDIOS PARA A PASSAGEM DA PORTA SANTA [Este subsídio destina-se a ser usado por uma família durante o curto percurso de entrada para a Porta Santa. Dependendo

Leia mais

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO DA ARQUIDIOCESE DE NATAL ECAN

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO DA ARQUIDIOCESE DE NATAL ECAN ESCOLA DE COMUNICAÇÃO DA ARQUIDIOCESE DE NATAL ECAN 1 - APRESENTAÇÃO As paróquias, debruçando-se sobre as necessidades impostas pelas mudanças dos tempos e do mundo, nas culturas, nos valores e princípios,

Leia mais

Módulo 8: Integrando com a região MAP

Módulo 8: Integrando com a região MAP Curso para Lideranças Comunitárias Pagamentos para Serviços Ambientais Rio Branco, 19 Ago. 2009 Módulo 8: Integrando com a região MAP Elsa Mendoza; Cesar Aguilar; Amador Apaza; Pedro Casano IPAM Herencia

Leia mais

Setor Pós-matrimonio. Fundamentos, Missão, Prioridades, Prática e Subsídios.

Setor Pós-matrimonio. Fundamentos, Missão, Prioridades, Prática e Subsídios. Setor Pós-matrimonio Fundamentos, Missão, Prioridades, Prática e Subsídios. Fundamentação: Familiaris Consortio Amar a família significa estimar os seus valores e possibilidades, promovendo-os sempre.

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA REGIMENTO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC CAPÍTULO I DA NATUREZA Art 1º - O Conselho de Desenvolvimento do Território CANTUQUIRIGUAÇU - CONDETEC é composto por entidades

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO

PLANEJAMENTO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO SÉRIE: 9ºs anos PROFESSOR:

Leia mais

JPIC Jovem SCM Projeto de Inclusão Documento Oficial 2011 Justiça, Paz e Integridade da Criação Celebrando o Centenário das RSCM no Brasil

JPIC Jovem SCM Projeto de Inclusão Documento Oficial 2011 Justiça, Paz e Integridade da Criação Celebrando o Centenário das RSCM no Brasil JPIC Jovem SCM Projeto de Inclusão Documento Oficial 2011 Justiça, Paz e Integridade da Criação Celebrando o Centenário das RSCM no Brasil Religiosas do Sagrado Coração de Maria Província Brasileira 3

Leia mais

1ª Oficina Chamada Pública de Projetos do Fundo Amazônia Apoio à Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) em Terras Indígenas

1ª Oficina Chamada Pública de Projetos do Fundo Amazônia Apoio à Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) em Terras Indígenas 1ª Oficina Chamada Pública de Projetos do Fundo Amazônia Apoio à Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) em Terras Indígenas Brasília, 10 e 11 de Junho 2014 Política Nacional de Gestão Ambiental

Leia mais

BANCO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO

BANCO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO BANCO DE BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO Prática ADOLESCENTES INFRATORES: APOIO PARA REINSERÇÃO À COMUNIDADE. Área de Atuação: Políticas Sociais e Cidadãos Responsáveis: José Alexandre dos Santos e Franciely Priscila

Leia mais

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar!

Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! Caros(as) participantes, O programa Escravo, nem pensar! da ONG Repórter Brasil abre as inscrições para a 8ª edição do Fundo de Apoio a Projetos do Escravo,

Leia mais

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil Introdução Mauri J.V. Cruz O objetivo deste texto é contribuir num processo de reflexão sobre o papel das ONGs na região sul

Leia mais

QUARTA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA AMAZONLINK

QUARTA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA AMAZONLINK QUARTA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA AMAZONLINK.ORG PARA APRESENTAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE ATIVIDADES 2005 e 2006, RELATÓRIOS FINANCEIROS 2005 e 2006 E INGRESSO DE NOVOS SÓCIOS, REALIZADA EM 15 DE DEZEMBRO

Leia mais

Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD

Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD Ministério do Trabalho e Emprego Assessoria Internacional Junho de 2009 Trabalho Decente Contar com oportunidades de um trabalho produtivo com retribuição digna,

Leia mais

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS E ASSESSORESCAMINHOS DE ESPERANÇA

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS E ASSESSORESCAMINHOS DE ESPERANÇA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS E ASSESSORESCAMINHOS DE ESPERANÇA A beleza de ser um eterno aprendiz. (Gonzaguinha) Por que pensar em formação de lideranças e assessores? A Pastoral da Juventude busca potencializar

Leia mais

Doutrina Espírita ESDE

Doutrina Espírita ESDE Federação Espírita Brasileira Orientação ao Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita ESDE Organização e Coordenação: Carlos Campetti Colaboradores: Iracema Fernandes, Maria do Socorro Sousa Rodrigues,

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL DE TERRAS INDÍGENAS - PNGATI

POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL DE TERRAS INDÍGENAS - PNGATI POLÍTICA NACIONAL DE GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL DE TERRAS INDÍGENAS - PNGATI FUNAI - CGGAM Coordenação Geral de Gestão Ambiental Fundação Nacional do Índio Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento

Leia mais

Secretaria Nacional de Segurança Pública

Secretaria Nacional de Segurança Pública Secretaria Nacional de Segurança Pública Mulheres da Paz Conceito do Mulheres da Paz O Projeto MULHERESDAPAZ é uma iniciativa do Ministério da Justiça, instituída pela Lei n 11.530/2007 e pelo Decreto

Leia mais

CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO 2012

CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO 2012 CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO 2012 JANEIRO/2012-ANO B- SÃO MARCOS 1 Domingo Festa do Padroeiro da Arquidiocese: Senhor Bom Jesus de Cuiabá Catedral Procissão: Catedral Sta. Maria Mãe de Deus 2 segunda-feira

Leia mais

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz

RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO. Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz 1 RELATÓRIO DA OFICINA: COMO AGIR NA COMUNIDADE E NO DIA A DIA DO SEU TRABALHO Facilitadoras: Liliane Lott Pires e Maria Inês Castanha de Queiroz Empresa: SENSOTECH ASSESSORAMENTO E REPRESENTAÇÕES LTDA

Leia mais

Seminário Intersetorial Empresas e Povos Indígenas 13/03/14

Seminário Intersetorial Empresas e Povos Indígenas 13/03/14 Seminário Intersetorial Empresas e Povos Indígenas 13/03/14 1 ANDAMENTOS DOS TRABALHOS GTAI/FMASE FMASE 2005 = Coordena ações de interesse do setor sobre aspectos socioambientais geração, transmissão,

Leia mais

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO FRENTE À DEMANDA ESCOLAR: REGULAMENTAÇÃO, CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E INOVAÇÕES.

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO FRENTE À DEMANDA ESCOLAR: REGULAMENTAÇÃO, CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E INOVAÇÕES. A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO FRENTE À DEMANDA ESCOLAR: REGULAMENTAÇÃO, CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E INOVAÇÕES. Daniela Fernanda Schott 1, Celso Francisco Tondin 2, Irme Salete Bonamigo

Leia mais

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SANTA MARIA-RS/BRASIL EDUCAÇÃO: ECONOMIA SOLIDÁRIA E ÉTICA PLANETÁRIA

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SANTA MARIA-RS/BRASIL EDUCAÇÃO: ECONOMIA SOLIDÁRIA E ÉTICA PLANETÁRIA Carta de Santa Maria FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SANTA MARIA-RS/BRASIL EDUCAÇÃO: ECONOMIA SOLIDÁRIA E ÉTICA PLANETÁRIA Nós, participantes do Fórum Mundial de Educação, realizado em Santa Maria (RS-Brasil),

Leia mais

Acontece no contexto da Jornada Mundial da Juventude e Semana Missionária (Pré Jornada) que ocorre em Belo Horizonte de 17 a 21 de Julho 2013;

Acontece no contexto da Jornada Mundial da Juventude e Semana Missionária (Pré Jornada) que ocorre em Belo Horizonte de 17 a 21 de Julho 2013; Congresso Mundial de Universidades Católicas: Acontece no contexto da Jornada Mundial da Juventude e Semana Missionária (Pré Jornada) que ocorre em Belo Horizonte de 17 a 21 de Julho 2013; Local do evento:

Leia mais

CARTA DE SÃO PAULO SOBRE SAÚDE BUCAL NAS AMÉRICAS

CARTA DE SÃO PAULO SOBRE SAÚDE BUCAL NAS AMÉRICAS 1 CARTA DE SÃO PAULO SOBRE SAÚDE BUCAL NAS AMÉRICAS ENCONTRO LATINO AMERICANO DE COORDENADORES NACIONAIS DE SAÚDE BUCAL SÃO PAULO 28/01 a 01/02/06 Encontro Latino - Americano de Coordenadores Nacionais

Leia mais

JUVENTUDE MARIANA VICENTINA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO PLANO DE AÇÃO 2015-2017

JUVENTUDE MARIANA VICENTINA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO PLANO DE AÇÃO 2015-2017 JUVENTUDE MARIANA VICENTINA PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO PLANO DE AÇÃO 2015-2017 No ano de 2015, a Juventude Mariana Vicentina traçou um desafio internacionalmente sob o lema Evangelizados para evangelizar.

Leia mais

REALIZAÇÃO: PARCEIROS: APOIO:

REALIZAÇÃO: PARCEIROS: APOIO: REALIZAÇÃO: PARCEIROS: APOIO: PROJETO VIVA A SOLIDARIEDADE! 1. Dados de identificação do projeto 1.1 Título do projeto: Viva a Solidariedade! 1.2 Nome da entidade proponente: Conferência dos Religiosos

Leia mais

HOMILIA: A CARIDADE PASTORAL A SERVIÇO DO POVO DE DEUS (1 Pd 5,1-4; Sl 22; Mc 10, 41-45) Amados irmãos e irmãs na graça do Batismo!

HOMILIA: A CARIDADE PASTORAL A SERVIÇO DO POVO DE DEUS (1 Pd 5,1-4; Sl 22; Mc 10, 41-45) Amados irmãos e irmãs na graça do Batismo! HOMILIA: A CARIDADE PASTORAL A SERVIÇO DO POVO DE DEUS (1 Pd 5,1-4; Sl 22; Mc 10, 41-45) Amados irmãos e irmãs na graça do Batismo! A vida e o ministério do padre é um serviço. Configurado a Jesus, que

Leia mais

DECLARAÇÃO DE SUNDSVALL

DECLARAÇÃO DE SUNDSVALL DECLARAÇÃO DE SUNDSVALL PROMOÇÃO DA SAÚDE E AMBIENTES FAVORÁVEIS À SAÚDE 3ª Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde Sundsvall, Suécia, 9 15 de Junho de 1991 Esta conferência sobre Promoção da

Leia mais

CENTRO FRANCISCANO DE ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA- CEFRAM

CENTRO FRANCISCANO DE ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA- CEFRAM PROVÍNCIA FRANCISCANA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO Rua Magalhães de Almeida, 955 Caixa Postal 05 65700-000 BACABAL - MA Tel.:+55-99 3621 1270 Fone/Fax: +55-99 3621 1420 E-mail:benfeitores@franciscanosmapi.org.br

Leia mais

Discurso de Luiz Inácio Lula da Silva Seminário do Prêmio Global de Alimentação Des Moines, Estados Unidos 14 de outubro de 2011

Discurso de Luiz Inácio Lula da Silva Seminário do Prêmio Global de Alimentação Des Moines, Estados Unidos 14 de outubro de 2011 Discurso de Luiz Inácio Lula da Silva Seminário do Prêmio Global de Alimentação Des Moines, Estados Unidos 14 de outubro de 2011 Estou muito honrado com o convite para participar deste encontro, que conta

Leia mais