ESTRATÉGIA DE PROJETOS NA ESCOLA: ARTICULAÇÃO ENTRE TEMAS TRANSVERSAIS E CONTEÚDOS CURRICULARES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTRATÉGIA DE PROJETOS NA ESCOLA: ARTICULAÇÃO ENTRE TEMAS TRANSVERSAIS E CONTEÚDOS CURRICULARES"

Transcrição

1 ESTRATÉGIA DE PROJETOS NA ESCOLA: ARTICULAÇÃO ENTRE TEMAS TRANSVERSAIS E CONTEÚDOS CURRICULARES Resumo PÁTARO, Ricardo Fernandes UNESPAR/Fecilcam ricardopataro@yahoo.com.br Eixo Temático: Didática: Teorias, Metodologias e Práticas Agência Financiadora: não contou com financiamento O presente trabalho é resultado de uma dissertação de mestrado, cujo objetivo foi investigar em que medida a estratégia de projetos enquanto metodologia de ensino pode contribuir para o trabalho escolar, no sentido de contemplar as aprendizagens que ocorrem em torno do currículo em uma perspectiva de complexidade, interdisciplinaridade e transversalidade. A prática pedagógica investigada tomou como base os princípios da transversalidade e a estratégia de projetos, na tentativa de relacionar as disciplinas escolares com o mundo em que se vive, oferecendo temas que permitam não só o contato com a complexidade da realidade, mas também o estudo das disciplinas curriculares, que devem auxiliar na busca por respostas e propostas de transformação da realidade vivida. Para se atingir os objetivos propostos pela pesquisa, foi analisado um projeto escolar fundamentado nos princípios de complexidade e transversalidade, desenvolvido pelo professor-pesquisador com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir de dois instrumentos. O primeiro era composto dos portfólios com as atividades desenvolvidas ao longo do projeto, material que possibilitou investigar como as temáticas transversais se articularam aos conteúdos curriculares. O segundo instrumento foi um diário de campo contendo: as ocorrências do cotidiano escolar, as decisões dos sujeitos, os planejamentos, reflexões, avaliações e imprevistos presentes no trabalho docente pautado na estratégia de projetos. Os resultados dessa investigação apontam que a estratégia de projetos pautada nos princípios de complexidade, interdisciplinaridade e transversalidade podem auxiliar na construção de uma prática pedagógica que articule a aprendizagem dos conteúdos curriculares à educação em valores. Além disso, o trabalho docente analisado contribuiu também para a implantação de ações pedagógicas que caminharam para a formação de sujeitos aptos a lidar com a diversidade e conflito de ideias, bem como capazes de indignarem-se com as injustiças cotidianas e desejarem o bem individual e coletivo. Palavras-chave: Escola. Complexidade. Transversalidade. Projetos. Currículo.

2 10658 Introdução Esse trabalho1 tem origem em uma dissertação de mestrado que acompanhou, ao longo de um ano, a prática pedagógica pautada na estratégia de projetos em uma classe de 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos. Partiu-se do princípio de que o conteúdo curricular trabalhado na escola deve ser visto como uma rede de relações (MACHADO, 1995), assumindo um caráter interdisciplinar e transversal (MORENO, 1998; 1999), com o objetivo de formar alunos(as) para o exercício da cidadania e para a construção de valores como justiça, democracia e solidariedade (ARAÚJO, 2001; 2002; 2003; 2007). A proposta é buscar alternativas para a forma fragmentada e descontextualizada a partir da qual o conhecimento vem sendo trabalhado na escola e que pouco contribuem para a democratização do ensino e das relações escolares. Dessa forma, para a construção do presente trabalho, assumimos como pressuposto teórico os princípios de complexidade de Edgar Morin (1990; 1999; 2002), articulados à proposta de reorganização escolar apresentada por Araújo (2002; 2003; 2007), da qual faz parte o trabalho com projetos que desejamos assinalar. Diante disso, o presente texto tem como objetivo apresentar algumas possibilidades que a estratégia de projetos oferece para que o conhecimento possa adquirir maior significado ao constituir-se por meio da contribuição mútua entre os diferentes conteúdos curriculares e as temáticas transversais que objetivam a educação em valores. Para tanto, será analisado um projeto desenvolvido com crianças do 5º ano do Ensino Fundamental. Para iniciar, destacaremos quais são, em nossa opinião, os objetivos da educação hoje, por acreditarmos serem esses objetivos os elementos essenciais que a estratégia de projetos ajuda a articular sob a ótica do pensamento complexo em torno de um ensino que almeje a construção da cidadania e a formação ética das futuras gerações. Escola e Complexidade Segundo Araújo (2003, p.30), a função central da escola atualmente deveria girar em torno de dois eixos básicos: a instrução e a formação ética dos futuros cidadãos e cidadãs. O eixo da instrução escolar refere-se à construção dos conhecimentos historicamente construídos pela humanidade. De forma breve, portanto, acreditamos que uma das funções da 1 Uma versão do presente texto foi apresentada no V Colóquio Luso Brasileiro sobre questões curriculares / IX Colóquio sobre Questões Curriculares, realizado na Universidade do Porto FPCEUP, em Portugal, no de 2010.

3 10659 escola hoje é trabalhar com os conhecimentos delimitados pelas matérias curriculares, como matemática, língua portuguesa, história, geografia, artes, etc. Já o eixo da formação ética diz respeito ao desenvolvimento de condições físicas, psíquicas, cognitivas e culturais necessárias para o desenvolvimento de uma vida saudável, como define Araújo, e que permitam a participação, de forma crítica e autônoma, na vida política e pública da sociedade (idem). Contudo, o que acontece atualmente em muitas escolas é que, apesar de incluírem em seus projetos político-pedagógicos a preocupação com a formação ética, o ensino continua girando em torno apenas do eixo da instrução. Isso acontece porque alunos e alunas vão à escola em muitos momentos somente para aprenderem, de maneira fragmentada, os conteúdos historicamente acumulados pela humanidade. De acordo com Araújo, o trabalho com a instrução é importante, mas sozinho não atende à formação ética e construção da cidadania. É a partir dessa inquietação em formar os futuros cidadãos e cidadãs que adotamos uma prática pedagógica pautada em três princípios: a transversalidade, o conhecimento como uma rede de relações e a estratégia de projetos como metodologia de trabalho em sala de aula. Tais princípios têm como base o paradigma da complexidade, proposto por Edgar Morin (1990; 1999) em oposição ao pensamento simplificante, que começou a ser formulado no século XVII por René Descartes ( ), considerado o pai da filosofia moderna. Enquanto o paradigma da simplificação preconiza os princípios de disjunção, redução e abstração, que tendem a fragmentar o tecido do real (compreendendo a natureza unicamente a partir do funcionamento de suas partes), o paradigma da complexidade, proposto por Morin, supõe considerar a realidade formada por uma extrema quantidade de interacções e de interferências entre um número muito grande de unidades. (MORIN, 1990, p.51-52). Isso faz com que a simplificação preconizada pela ciência moderna conceda lugar também aos fenômenos aleatórios, que não podem ser previstos e que agregam contradição e incerteza. Para o presente trabalho, não é nosso objetivo aprofundarmos nas ideias do filósofo francês Edgar Morin, mas apenas assinalar que, sob a ótica da complexidade, é preciso compreender que as várias dimensões da realidade estão ligadas umas às outras e entendê-las de maneira fragmentada pode empobrecê-las (1999; 2002). Logo, sob a ótica do pensamento complexo, a simplificação não é censurada, mas torna-se insuficiente para explicar a realidade. Nas palavras de Morin, Creio ter demonstrado que este tipo de redução, absolutamente necessária, torna-se cretinizante assim que se torna suficiente, ou seja, pretende explicar tudo. (2002, p.456).

4 10660 Vemos então que a fragmentação é um processo necessário para a constituição do conhecimento, só não pode se transformar na única via pela qual se conhecerá a realidade. No âmbito educativo, adotar o paradigma da complexidade significa admitir que é possível conciliar o saber historicamente construído pela humanidade que encontra-se fragmentado nas diferentes disciplinas do currículo escolar com o estudo das temáticas transversais, cujo objetivo é a formação de sujeitos capazes de apreenderem uma realidade global, indignarem-se com as injustiças cotidianas e desejarem o bem individual e coletivo. Olhar para os objetivos da escola a partir da complexidade não é negar seus aspectos parciais representados pela instrução e nem tampouco considerar apenas a educação em valores. Como alerta Araújo, O grande avanço do pensamento complexo é coordenar, em uma mesma perspectiva, os aspectos parciais e de totalidade da realidade. (2002, p.23). Pautados no paradigma da complexidade e buscando uma educação que articule a instrução e a formação ética, apresentaremos a seguir os três princípios que embasam a prática pedagógica destacada no presente trabalho: a transversalidade, o conhecimento como uma rede de relações e a estratégia de projetos. Transversalidade e formação ética Assim como Araújo (2003), a psicóloga espanhola Montserrat Moreno (1998, p.45) acredita que os elementos necessários para que a formação ética ocorra não estão todos presentes no estudo disciplinar. Ao pautar-se apenas nos princípios do paradigma da simplificação, o estudo das matérias disciplinares é frequentemente tomado como a própria finalidade do ensino e, quando isto ocorre, tais matérias afastam-se ainda mais da realidade de alunos e alunas, transformando-se [...] em algo absolutamente carente de interesse ou totalmente incompreensível. (MORENO, 1998, p.38). Assim, a autora destaca a importância de que alunos e alunas atribuam significado às aprendizagens propostas pela escola. Partindo do pressuposto de que aprender requer sempre um esforço por parte do(a) estudante, a autora afirma que Nada desanima mais que realizar um trabalho que requer esforço sem que se saiba para que serve. (idem, p.45). Dessa maneira, Moreno defende a ideia de que, quando um determinado conhecimento se relaciona à curiosidade própria de todo ser humano ou é percebido como alguma coisa útil para sua vida, pode transformar-se em algo que será vivido com maior satisfação.

5 10661 É nesse aspecto que a ideia de transversalidade propõe uma articulação entre o científico e o cotidiano, no sentido de aproximar as matérias curriculares aos temas transversais (assuntos da realidade social vivida por alunos e alunas, a exemplo das questões ambientais, saúde, orientação sexual, educação para a paz). A partir disso, as aprendizagens escolares assumem como ponto de partida os temas transversais, baseados em [...] contextos reais nos quais as noções a ensinar adquiram um significado (MORENO, 1998, p.48). Em resumo, ao trabalhar com questões relacionadas à realidade dos(as) estudantes a escola deixa de se ocupar apenas com os saberes culturalmente herdados e passa a se preocupar também com a formação ética, promovendo a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É diante desses ideais que entendemos a proposta da transversalidade como uma alternativa à concepção disjuntiva de ensino presente no paradigma da simplificação. Consideramos importante ressaltar, no entanto, que apenas a presença de tais temáticas na escola não garante a existência de um trabalho transversal. Apesar da importância de levarmos em consideração as articulações entre um tema transversal, sua relevância social e os conteúdos escolares, acreditamos que, mais do que a inserção de novos temas no âmbito pedagógico, o ensino transversal deve contemplar uma forma diferente de pensar as relações e o trabalho dentro de sala de aula. A partir disso, assumimos a pedagogia de projetos como uma via possível para promover essa mudança, que pressupõe considerar o conhecimento não apenas como um caminho linear e hierarquizado, mas também aberto à incerteza e indeterminação presentes no conhecimento humano, como veremos a seguir. O conhecimento como uma rede de relações Pautado na metáfora do hipertexto proposta por Pierre Lévy (1993, p.25), Machado (1995) considera que a educação pode ser caracterizada como uma tarefa de construção de redes de significados, o que conduz a mudanças de perspectivas de base na educação, principalmente com relação ao planejamento de atividades didáticas. No caso específico do conhecimento escolar, tais mudanças conduzem a uma prática docente que não concebe um único e possível caminho a ser percorrido no estudo de um tema, por exemplo. Nesse sentido, na concepção de conhecimento em rede, a hierarquização curricular perde sua força e as disciplinas escolares começam a assumir um novo papel no ensino. O ato de conhecer, que muitas vezes associava-se apenas a uma organização curricular rígida, agora pode ultrapassar os limites das disciplinas e começar a ser considerado a partir

6 10662 das relações que se estabelecem entre essas várias disciplinas e também com o que o autor denomina feixes externos, assuntos que não fazem parte dos conteúdos tradicionais. Em outras palavras, a concepção de conhecimento em rede pressupõe uma transformação no ensino escolar, que deixa de ter no estudo das disciplinas o próprio fim da educação e passa a abranger também o estudo de temas externos, como é o caso das temáticas transversais destacadas por Moreno (1998; 1999). Isso não significa, no entanto, que as disciplinas tornam-se dispensáveis perante a concepção de conhecimento em rede. Ao contrário, Machado também destaca sua importância na orientação e articulação dos caminhos a seguir diante das inúmeras possibilidades e vias de interligação entre os múltiplos nós de uma rede de significados (MACHADO, 1995, p.155). Encarar o conhecimento como uma rede de relações na escola é, portanto, enxergar as relações interdisciplinares existentes entre as diferentes áreas do saber, mas também ampliálas, na tentativa de evidenciar sua articulação com temáticas externas, o que abre inúmeras possibilidades de contribuição mútua para a constituição do conhecimento. Diante disso, consideramos que a concepção de conhecimento como uma rede de relações está pautada nos ideais de complexidade e transversalidade que assinalamos. A partir do exposto, abordaremos a seguir o terceiro eixo da prática pedagógica que propomos. O trabalho com projetos como estratégia pedagógica Ainda segundo Machado (2006, p.59), no âmbito educativo a palavra projeto envolve a busca por determinados objetivos, o que não necessariamente pressupõe percorrer um único caminho para alcançá-los. A ideia de ter um projeto implica também uma referência ao futuro, que está em aberto e depende das ações dos envolvidos no projeto. Assim, um projeto pressupõe o engajamento em algo ainda em construção, que envolve riscos e incertezas. De acordo com o que afirma Araújo, tomar essa ideia de projeto em um contexto escolar ajuda ainda a ampliar a noção de programas curriculares, caracterizados por serem previamente definidos e rígidos, pois [...] não dão abertura para as novidades que surgem durante seu desenvolvimento, engessam as ações docentes e não permitem uma participação mais ativa dos estudantes na construção do conhecimento. (ARAÚJO, 2003, p.68). Como alternativa aos programas curriculares tradicionais que implicam em uma visão de conhecimento linear e hierarquizado Araújo apresenta a ideia de estratégia, a qual [...] pressupõe decisões, escolhas, apostas e, logo, riscos e incertezas. (idem).

7 10663 Fundamentada no pensamento complexo e na metáfora da rede, a estratégia não apresenta a rigidez do programa e permite ampliar a ideia de compartimentalização disciplinar, tendo em vista que pode organizar o currículo escolar também a partir dos imprevistos que surgem durante o processo de construção do conhecimento. Diante do que foi exposto até o momento no presente texto, vemos que as transformações promovidas pelos princípios da transversalidade e pela ideia do conhecimento como rede de relações apontam para novas perspectivas de trabalho com o conhecimento no âmbito da educação básica. A partir disso, consideramos que a estratégia de projetos configura-se como um dos possíveis caminhos para concretizar tais perspectivas no cotidiano escolar. Objetivos da investigação e metodologia A partir dos referenciais expostos anteriormente, a pesquisa que aqui apresentamos teve por objetivo investigar as possibilidades que a estratégia de projetos oferece para que ocorram articulações entre temas transversais e conteúdos curriculares, ajudando alunos e alunas a atribuir maior significado às aprendizagens escolares. Para se atingir aos objetivos propostos, foi analisado um projeto fundamentado nos princípios de complexidade e transversalidade, desenvolvido pelo professor-pesquisador com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental. A partir dos projetos desenvolvidos ao longo de todo o ano letivo foram coletados dados sob a forma de um diário de campo contendo as ocorrências do cotidiano escolar (decisões dos sujeitos envolvidos, planejamentos, reflexões, avaliações e imprevistos), além de registros em portfólios e todas as atividades dos projetos. A análise dos dados foi realizada a partir da transcrição de um portfólio contendo as atividades desenvolvidas ao longo de um projeto. Para o presente texto, optamos por apresentar a análise de algumas atividades relacionadas a uma das questões do projeto. A seguir, iniciamos a apresentação dos resultados da investigação com uma breve descrição do projeto escolar analisado para em seguida passarmos à discussão dos dados. O projeto Trabalho Infantil e Educação no Brasil O projeto que tomamos para análise em nossa investigação pode ser brevemente descrito a partir dos procedimentos a seguir.

8 10664 Proposição do tema transversal O planejamento se iniciou com a escolha de uma temática transversal. No caso do projeto que analisamos, tendo em vista tanto a formação para a cidadania quanto os conteúdos escolares a serem trabalhados, foi apresentado o artigo XXVI da DUDH2 que é conhecido como Direito à Educação para promover uma discussão inicial em torno do assunto. Esses momentos de estudo e discussão que antecedem a escolha de um tema para o projeto podem levar algumas aulas e são chamados de estudos de aproximação à temática transversal. Depois da discussão, as crianças deram várias sugestões de temas, chegando-se à escolha de Trabalho Infantil e Educação no Brasil. Elaboração de questões, partindo dos interesses das crianças Nessa etapa, alunos e alunas decidiram em grupos o que gostariam de saber sobre o tema escolhido, elaborando perguntas que passaram a compor a rede do projeto. É importante ressaltar que, embora tenha ocorrido uma definição intencional do professor que indicou a temática transversal que seria trabalhada quando o tema e as perguntas do projeto são escolhidos pelos alunos e alunas, busca-se uma articulação, dentro da perspectiva de complexidade, entre interesses e preocupações docentes e discentes. Planejamento das estratégias e metodologias, articulando as perguntas aos conteúdos No passo seguinte, ocorreu o planejamento docente dos conteúdos e métodos que envolveriam a busca pelas respostas às perguntas do projeto. Nessa etapa, o professor acrescenta à rede as disciplinas e conteúdos específicos a serem trabalhados, articulando a temática transversal aos conteúdos curriculares. Início do projeto O projeto teve início a partir da busca por respostas às perguntas das crianças. É importante destacar que cada atividade desenvolvida articula os conteúdos curriculares aos 2 O assunto de um projeto geralmente se relaciona a alguma temática transversal e à Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esse documento oferece uma série de questões relacionadas à vida coletiva, bem como direitos e deveres, tanto sociais quanto individuais, que podem ajudar na educação em valores e construção da cidadania. (ARAÚJO, 2003, p. 81)

9 10665 transversais, previstos ou não, em um trabalho que ressalta a autoria de estudantes no desenvolvimento e registro das atividades. Ao longo do projeto, o trabalho foi registrado em portfólios contendo as produções das crianças, comentários docentes e as reflexões de ambos. Além disso, cada atividade realizada também é registrada na rede, por intermédio de uma ligação entre a pergunta respondida e os conteúdos trabalhados. Ao trabalhar com o conhecimento como uma rede de relações, o exercício que fazemos é o de considerar, ao mesmo tempo, a existência e necessidade da linearidade para a sistematização do conhecimento, e também a importância da aleatoriedade e incerteza que pressupõe percorrer os caminhos do conhecimento. Na imagem 1 abaixo podemos ver a rede do projeto. Imagem 1: Rede do projeto contendo a temática a ser estudada, as questões e os conteúdos curriculares. A seguir, partiremos para a análise de algumas atividades na tentativa de evidenciar a articulação entre os conteúdos curriculares e as temáticas transversais no projeto. Um exemplo de articulação entre temas transversais e conteúdos curriculares no trabalho com projetos O projeto brevemente descrito anteriormente possibilitou vários momentos de articulação entre a temática transversal abordada (Direito à Educação) e os conteúdos das matérias curriculares previstos para o 5º ano do Ensino Fundamental.

10 10666 Nessa parte de nosso trabalho, analisaremos apenas um desses momentos de articulação, na tentativa de indicar como o conhecimento trabalhado na perspectiva da estratégia de projetos pode adquirir maior significado ao constituir-se por meio da contribuição mútua entre as diferentes áreas do saber científico (tomadas na escola como conteúdos curriculares) e as temáticas transversais (que objetivam a educação em valores). Em nossa análise, daremos maior atenção às atividades desenvolvidas em torno da pergunta da rede: Por que existe exploração no trabalho de crianças? Por que elas trabalham em serviços pesados se quem tem que trabalhar são os pais?. Ao analisar o trabalho com a questão citada anteriormente, verificaremos como conteúdos específicos de algumas matérias curriculares foram trabalhados, não como finalidades em si mesmos, mas como instrumentos para compreender a realidade e promover a educação em valores. Com isso, acreditamos que será possível aproximarmos a estratégia de projetos à perspectiva de complexidade e transversalidade com a qual trabalhamos. Renda per capita e desigualdades econômicas Para iniciar nossa análise, tomaremos uma das primeiras atividades do projeto, quando foi planejada uma aula utilizando o documentário Profissão Criança, de Sandra Werneck. Ao exibir este vídeo a intenção era a de iniciar um trabalho em que as crianças do 5º ano pudessem, sob a orientação docente, buscar informações e respostas à pergunta da rede. O vídeo intercala estatísticas de educação e economia com o dia-a-dia de quatro crianças trabalhadoras brasileiras. Longe da escola, tais crianças são exploradas e trabalham como adultas, recebendo baixos salários. É importante destacar que enquanto assistiam ao documentário ocorreram pausas e discussões planejadas para contemplar dúvidas, além de refletir e anotar informações relevantes. Em uma dessas pausas, a turma manifestou dificuldades em entender a informação de que, no Brasil, 32 milhões de crianças vivem em famílias com renda mensal per capita de até ½ (meio) salário mínimo. Este fato inesperado, que não estava previsto no planejamento docente inicial, foi aproveitado para se trabalhar intencionalmente com alguns conteúdos matemáticos. Assim, abordando informações do próprio documentário (em um processo que envolveu aulas com exposição de conceitos, atividades individuais, pesquisas e atividades em grupo), introduziu-se o trabalho com a classe dos milhões no SND, frações, média aritmética e algoritmo da divisão com números decimais, além do significado do termo per capita.

11 10667 Em um dos momentos desse estudo, alunos e alunas foram solicitados a pesquisar, junto aos pais, seus respectivos salários, para realizar em classe o cálculo da renda per capita de suas próprias famílias. Com esta atividade, as crianças tiveram a oportunidade de registrar quantidades utilizando o sistema monetário brasileiro (outro conteúdo curricular da série). Além disso, aprenderam que os salários de cada membro de uma família devem ser somados para obter-se a renda total, que depois é dividida pelo número de membros da família para chegar-se à renda per capita (por pessoa). Após a pesquisa e o cálculo que realizaram, os(as) estudantes compararam, sob orientação docente, a renda per capita de suas famílias com o resultado de outro cálculo: a renda per capita das famílias citadas no documentário (em que cada integrante vivia com o valor de até meio salário mínimo). Para tanto, o valor do salário mínimo vigente na época também foi pesquisado e discutido. Depois de calcularem e compararem as rendas de duas famílias (da própria criança e das famílias citadas no vídeo) ficou evidente como as desigualdades econômicas existentes entre as classes sociais no Brasil podem ajudar a alimentar o trabalho infantil. Apenas para exemplificar, os cálculos realizados pelas crianças do 5º ano revelaram que a família que vive com meio salário mínimo por pessoa apresenta uma renda per capita muito baixa, o que acaba estimulando o trabalho infantil como forma de complementar a renda familiar e garantir a sobrevivência. A partir da constatação de tal injustiça, que foi mediada pelas ações e intervenções docentes, foi solicitado um registro. No exemplo a seguir, vemos a indignação do aluno diante de desigualdades tão grandes. Fiz [o cálculo de] uma renda per capita para comparar a renda de minha família e a de uma família com meio salário mínimo. Comecei o trabalho calculando a renda per capita de minha família, somei o salário de minha mãe com o de meu pai por mês. Dividi tudo em quatro partes, minha mãe, eu e minha irmã. Realmente é muito para cada um. A diferença da renda per capita de minha família com a de uma família com meio salário mínimo é desumana, é muito grande. A partir do que foi exposto, podemos dizer que os conteúdos matemáticos trabalhados nesta atividade ganharam significado ao serem utilizados para compreender que as desigualdades econômicas colaboram para a manutenção da exploração do trabalho infantil, contemplando a pergunta da rede que estava sendo investigada. Isso nos leva a crer que a atividade prestou auxílio não só ao estudo dos conteúdos curriculares, mas também à educação em valores inerente à perspectiva de ensino transversal que pretendemos ilustrar, já

12 10668 que as crianças tiveram a oportunidade de refletir sobre a realidade a partir da articulação entre a temática transversal e os conteúdos curriculares. Em nossa opinião, formar sujeitos capazes de indignarem-se com as injustiças é uma das formas de trabalhar para a construção da cidadania. Para isso, a escola precisa trabalhar com temáticas que se relacionem à necessidade de uma vida digna a todos e todas. Assim, entendemos que colocar estudantes em contato com a realidade e ajudá-los(as) a pensá-la como ocorreu na atividade descrita anteriormente pode favorecer a tarefa de formação ética das futuras gerações (ARAÚJO, 2003). Com base nisso, podemos dizer que a abertura da estratégia de projetos aos imprevistos da prática pedagógica confere ao trabalho dentro de sala de aula uma liberdade maior que a de um programa curricular, muitas vezes caracterizado pela rigidez. Assim, ao contrário do que frequentemente vemos nos programas curriculares utilizados dentro da instituição escolar, o conhecimento construído no decorrer de um projeto não está definido previamente e depende das decisões do grupo que projeta. Essa abertura para as incertezas ajuda a valorizar o caminho percorrido, ao invés do produto atingido. Essas são algumas das características do conhecimento visto como uma rede de relações que apontam para a importância de considerarmos o ensino escolar em uma perspectiva de complexidade e transversalidade. Na atividade que analisamos, inclusive, o imprevisto diante das dúvidas com o conceito de renda per capita delineou novos rumos para o projeto e foi fundamental, tanto com relação aos conteúdos curriculares abordados e conceitos construídos, quanto no âmbito das oportunidades criadas para se efetivar a educação em valores. Como já dito, o presente trabalho se propôs a analisar apenas um momento do projeto desenvolvido. No entanto, antes de finalizarmos, consideramos importante citar outros conteúdos que foram trabalhados em articulação com a temática transversal desenvolvida, por acreditarmos que tais informações podem ajudar a evidenciar ainda mais que o trabalho com projetos não abre mão dos conteúdos curriculares que precisam ser trabalhados na escola. Assim, além do exemplo destacado, também foram trabalhados conteúdos de língua portuguesa (quando alunos e alunas produziram uma narrativa entre uma criança que trabalha e seu patrão ); conteúdos de história (que ajudaram alunos e alunas a perceberem a existência de diferentes pontos de vista históricos envolvidos na questão do trabalho infantil); outros conteúdos matemáticos (elaboração, leitura e resolução de problemas relacionados a estatísticas de trabalho e educação no Brasil); produção de histórias em quadrinhos envolvendo estudos linguísticos e artísticos; conteúdos de ciências relacionados aos riscos do

13 10669 trabalho infantil para a saúde física e mental da criança (sistemas do corpo humano, limites e capacidades), entre outros. Além disso, alunos e alunas do 5º ano também trabalharam conjuntamente com estudantes de outra escola, conheceram um espaço escolar e social diferente do habitual e estudaram conteúdos de geografia (pontos cardeais, colaterais, leitura de mapas e legendas) a fim de localizarem as regiões das duas escolas. Por fim, os resultados apresentados demonstram que a proposta de um ensino transversal concretizada na estratégia de projetos confere importância ao trabalho com contextos reais, nos quais o ensino escolar adquira significado buscando a união entre os saberes historicamente construídos pela sociedade e a formação ética das futuras gerações. Considerações Finais Nesse trabalho, nosso objetivo foi demonstrar como o conhecimento visto sob a ótica da transversalidade e trabalhado a partir da estratégia de projetos pode adquirir maior significado crianças e jovens na escola. Ao se constituírem por meio da articulação entre os conteúdos curriculares e as temáticas transversais, as aprendizagens escolares passam a ser vistas a partir de uma perspectiva de complexidade e adquirem sentido, ajudando a formar sujeitos que almejem por uma vida mais justa, digna e feliz para todos os seres humanos. Nesse sentido, a análise aqui apresentada sinaliza as potencialidades da estratégia de projetos em ampliar os objetivos da educação para além da instrução. No trabalho com projetos, as matérias disciplinares continuam sendo importantes, não como um fim em si mesmas, mas como ferramentas para a educação em valores, a partir do estudo de temas que tentam responder a problemas sociais e conectar a escola à vida das pessoas. Dessa maneira, alunos e alunas tomam contato com o conhecimento historicamente construído pela humanidade por intermédio do estudo de temas de relevância social para a formação humana, contemplando o que julgamos serem os dois objetivos básicos da educação: a instrução e a formação em valores. Dito de outra forma, o trabalho com projetos possibilita que as disciplinas, representantes de um conhecimento parcial, relacionem-se entre si e ao tema transversal na construção de um conhecimento multidimensional que não se justifica por si mesmo, mas tem a intenção de levar alunos e alunas a conhecer e transformar o mundo em que vivem. Esperamos que tais características de um ensino que se pretenda transversal a partir de uma perspectiva de complexidade tenham ficado visíveis em nossa investigação.

14 10670 REFERÊNCIAS ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. A construção de escolas democráticas: histórias sobre complexidade, mudanças e resistências. São Paulo: Moderna, ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. Temas transversais e a estratégia de projetos. São Paulo: Moderna, ARAÚJO, Ulisses Ferreira de; AQUINO, Júlio Groppa. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo: Moderna, ARAÚJO, Ulisses Ferreira de & PUIG, Josep Maria. A construção social e psicológica dos valores. In: ARANTES, Valéria A. (org). Educação e Valores. São Paulo: Summus, LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, MACHADO, Nílson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez, A vida, o jogo, o projeto. In: ARANTES, Valéria Amorim (org). Jogo e projeto: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, MORENO, Montserrat et al. Falemos de sentimentos: a afetividade como um tema transversal. São Paulo: Moderna, Temas transversais em educação: bases para uma formação integral. São Paulo: Ática, MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, O Método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, O Método 1: a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, PÁTARO, R. F. O trabalho com projetos na escola: um estudo a partir de teorias de complexidade, interdisciplinaridade e transversalidade. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Disponível em: < Acesso em: 16 ago

ESTRATÉGIA DE PROJETOS E COMPLEXIDADE NA ESCOLA: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO EM VALORES

ESTRATÉGIA DE PROJETOS E COMPLEXIDADE NA ESCOLA: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO EM VALORES 114 ESTRATÉGIA DE PROJETOS E COMPLEXIDADE NA ESCOLA: POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO EM VALORES Ricardo Fernandes Pátaro 1 Resumo Este artigo tem origem em uma dissertação de mestrado e pretende discutir

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR

A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR A PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO RECURSO METODOLÓGICO INTERDISCIPLINAR Maria Aparecida Monteiro Deponti (cida_mw@yahoo.com.br) Carlos Henrique Campanher (carloscampanher@oi.com.br ) Resumo O presente trabalho

Leia mais

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO.

QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. RESUMO QUANTO VALE O MEU DINHEIRO? EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA O CONSUMO. Francinilda Raquel Cardoso Silva (1); José Jorge Casimiro dos Santos (2) Faculdade São Francisco da Paraíba raquelmk06@gmail.com ¹

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Sumário. Apresentação Valéria Amorim Arantes... 9. PARTE I Educação e valores... 15 Ulisses F. Araújo Josep Maria Puig

Sumário. Apresentação Valéria Amorim Arantes... 9. PARTE I Educação e valores... 15 Ulisses F. Araújo Josep Maria Puig Sumário Apresentação Valéria Amorim Arantes............... 9 PARTE I Educação e valores................... 15 Ulisses F. Araújo Josep Maria Puig A construção social e psicológica dos valores Ulisses F.

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Marília Lidiane Chaves da Costa Universidade Estadual da Paraíba marilialidiane@gmail.com Introdução

Leia mais

O ESTUDO DE CIÊNCIAS NATURAIS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA RESUMO

O ESTUDO DE CIÊNCIAS NATURAIS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA RESUMO O ESTUDO DE CIÊNCIAS NATURAIS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA OLIVEIRA, Araújo Vanilza FEITOZA, Saraiva Izis IE/UFMT RESUMO A presente pesquisa foi desenvolvida numa Escola Municipal de Ensino Básico localizada

Leia mais

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE

LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM COM LUDICIDADE Martyhellen Maria Monteiro da Silva - Acadêmica do 8º período do Curso de Pedagogia-UVA, Bolsista do PIBID/UVA-Pedagogia

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 1 A LDB, no Titulo VI, trata dos Profissionais da Educação, considerando sob essa categoria não só os professores, que são responsáveis pela gestão da sala de aula, mas

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Aula RELAÇÕES DE DISCIPLINARIDADE. TEMAS TRANSVERSAIS. CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Aula RELAÇÕES DE DISCIPLINARIDADE. TEMAS TRANSVERSAIS. CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA RELAÇÕES DE DISCIPLINARIDADE. TEMAS TRANSVERSAIS. CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA META Promover a preparação do estagiário para a elaboração de seu Projeto de Estágio. Estabelecer conceitos e

Leia mais

CRIANÇAS NA UNIVERSIDADE: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE INGLÊS DO PROJETO MENINAS DA VILA

CRIANÇAS NA UNIVERSIDADE: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE INGLÊS DO PROJETO MENINAS DA VILA CRIANÇAS NA UNIVERSIDADE: EXPERIÊNCIA DO CURSO DE INGLÊS DO PROJETO MENINAS DA VILA Carla Conti de Freitas (UEG Câmpus Inhumas) Valéria Rosa da Silva (UEG Câmpus Inhumas) Shirley Alves Machado (UEG Câmpus

Leia mais

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO

PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO PEDAGOGIA ENADE 2005 PADRÃO DE RESPOSTAS - QUESTÕES DISCURSIVAS COMPONENTE ESPECÍFICO QUESTÃO 4 a) O conteúdo do diálogo a ser completado deve manifestar que as colocações da aluna não constituem aquilo

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB Nelson Leal dos Santos Júnior 1 Universidade Federal de Campina Grande

Leia mais

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA

INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA INTERPRETANDO A GEOMETRIA DE RODAS DE UM CARRO: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA Marcos Leomar Calson Mestrando em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS Helena Noronha Cury Doutora em Educação

Leia mais

ESPAÇO INCLUSIVO Coordenação Geral Profa. Dra. Roberta Puccetti Coordenação Do Projeto Profa. Espa. Susy Mary Vieira Ferraz RESUMO

ESPAÇO INCLUSIVO Coordenação Geral Profa. Dra. Roberta Puccetti Coordenação Do Projeto Profa. Espa. Susy Mary Vieira Ferraz RESUMO ESPAÇO INCLUSIVO Coordenação Geral Profa. Dra. Roberta Puccetti Coordenação Do Projeto Profa. Espa. Susy Mary Vieira Ferraz RESUMO A inclusão é uma realidade mundial. Desde a Declaração de Salamanca em

Leia mais

OS PROJETOS DE TRABALHO E SUA PRODUÇÃO ACADÊMICA NOS GT07 E GT12 DA ANPED ENTRE OS ANOS 2000/2013

OS PROJETOS DE TRABALHO E SUA PRODUÇÃO ACADÊMICA NOS GT07 E GT12 DA ANPED ENTRE OS ANOS 2000/2013 OS PROJETOS DE TRABALHO E SUA PRODUÇÃO ACADÊMICA NOS GT07 E GT12 DA ANPED ENTRE OS ANOS 2000/2013 Resumo Indira Aparecida Santana Aragão 1 - FCT/UNESP Grupo de Trabalho Educação da Infância Agência Financiadora:

Leia mais

Profa. Ma. Adriana Rosa

Profa. Ma. Adriana Rosa Unidade I ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Ma. Adriana Rosa Ementa A teoria construtivista: principais contribuições, possibilidades de trabalho pedagógico. Conceito de alfabetização: história e evolução.

Leia mais

Composição dos PCN 1ª a 4ª

Composição dos PCN 1ª a 4ª Composição dos PCN 1ª a 4ª Compõem os Parâmetros os seguintes módulos: Volume 1 - Introdução - A elaboração dos Parâmetros curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular.

Leia mais

CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA CURIOSOS E PESQUISADORES: POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Cíntia Nunes (PPGEdu/UFRGS) Apoio: CNPq Resumo: Este trabalho trata de investigar a curiosidade e a pesquisa escolar sob um ponto

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema debatido na série Integração de tecnologias, linguagens e representações, apresentado no programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 2 a 6 de maio de 2005 (Programa 1) INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS E A RECONSTRUÇÃO

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NUMA ESCOLA DO CAMPO eliane.enaile@hotmail.com Introdução Nos últimos anos, as reflexões realizadas sobre a alfabetização têm mostrado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Nesse processo, considera

Leia mais

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO

ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: TEMA, PROBLEMATIZAÇÃO, OBJETIVOS, JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO PROF. ME. RAFAEL HENRIQUE SANTIN Este texto tem a finalidade de apresentar algumas diretrizes para

Leia mais

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: PESQUISA-AÇÃO INTEGRAL NO CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL A DISTÂNCIA

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: PESQUISA-AÇÃO INTEGRAL NO CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL A DISTÂNCIA INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: PESQUISA-AÇÃO INTEGRAL NO CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL A DISTÂNCIA Elionice Carvalho Silva 1 Nívea Maria Fraga Rocha 2 A prática docente interdisciplinar,

Leia mais

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado

Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Organização Curricular e o ensino do currículo: um processo consensuado Andréa Pereira de Souza Gestora da Formação Permanente na Secretaria Municipal de Educação do município de Mogi das Cruzes. Cintia

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

CAMPUS BRUMADO DEPEN / COTEP P L A N O D E E N S I N O-APRENDIZAGEM. Manual de instruções. Prezado Professor e prezada Professora,

CAMPUS BRUMADO DEPEN / COTEP P L A N O D E E N S I N O-APRENDIZAGEM. Manual de instruções. Prezado Professor e prezada Professora, CAMPUS BRUMADO DEPEN / COTEP P L A N O D E E N S I N O-APRENDIZAGEM Manual de instruções Prezado Professor e prezada Professora, Apresentamo-lhes o modelo de Plano de Ensino-Aprendizagem para o Ensino

Leia mais

PROFESSOR PEDAGOGO. ( ) Pedagogia Histórico-Crítica. ( ) Pedagogia Tecnicista. ( ) Pedagogia Tradicional. ( ) Pedagogia Nova.

PROFESSOR PEDAGOGO. ( ) Pedagogia Histórico-Crítica. ( ) Pedagogia Tecnicista. ( ) Pedagogia Tradicional. ( ) Pedagogia Nova. PROFESSOR PEDAGOGO 41 - Identifique como V (verdadeira) ou F (falsa) as afirmativas abaixo, que tratam da atuação do professor pedagogo. ( ) Os professores pedagogos devem orientar, acompanhar e avaliar

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014. DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Resumo: MACHADO, Diana dos Santos 1 Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Leia mais

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA

O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA 1 O JOGO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA Caique Melo de Oliveira Universidade do Estado da Bahia Uneb (Campus IX) caiquemelo@outlook.com Américo Júnior Nunes da Silva 1 Universidade

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO: DESAFIOS VINCULADOS À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO: DESAFIOS VINCULADOS À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO 1 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO TECNOLÓGICO: DESAFIOS VINCULADOS À SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Márcia Corrêa Sotolani 1 Glaucineide Silva de Souza 2 EIXO TEMÁTICO: Formação Inicial e Continuada

Leia mais

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA Daricson Caldas de Araújo (IFPE) daricsoncaldas@gmail.com RESUMO Este artigo de revisão de literatura

Leia mais

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA

PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA Naiane Novaes Nogueira 1 Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB n_n_nai@hotmail.com José

Leia mais

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I Gislaine Ferreira Gomes Universidade Estadual de Londrina gis.fg@ibest.com.br Karina

Leia mais

1 Um guia para este livro

1 Um guia para este livro PARTE 1 A estrutura A Parte I constitui-se de uma estrutura para o procedimento da pesquisa qualitativa e para a compreensão dos capítulos posteriores. O Capítulo 1 serve como um guia para o livro, apresentando

Leia mais

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA 1 O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA PRÁTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA INOVADORA CEZÁRIO, Maria Angélica mangelicacezario@gmail.com 1 RESUMO O escopo desse texto

Leia mais

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA O AMBIENTE MOTIVADOR E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Poliana Helena Batista Thomaz PUC-Campinas Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas Na pesquisa

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS ÀS AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE/PE Adriele Albertina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, adrielealbertina18@gmail.com Nathali Gomes

Leia mais

PROBLEMATIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS

PROBLEMATIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS Girona, 9-12 de septiembre de 2013 COMUNICACIÓN PROBLEMATIZANDO ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santos

Prefeitura Municipal de Santos Prefeitura Municipal de Santos Estância Balneária SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO Seção de Suplência/ SESUPLE Parceiros do Saber Projeto de alfabetização de Jovens e Adultos Justificativa

Leia mais

A INFLUÊNCIA DOCENTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE LUGAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA-BA 1

A INFLUÊNCIA DOCENTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE LUGAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA-BA 1 64 A INFLUÊNCIA DOCENTE NA (RE)CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DE LUGAR POR ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA-BA 1 Edson da Silva Santos e-mail: edsonsporte@hotmail.com Bolsista FAPESB, Bacharelando

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR EM MATEMÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA GESTAR II Sidnei Luís da Silva Escola Municipal Vereador Benedito Batista Congatem - MG sidneiluisdasilva@yahoo.com.br Camila

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 RESUMO Este texto apresenta uma pesquisa em andamento que busca identificar as representações

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CURSO DE ENFERMAGEM DO CESUMAR SOB A ÓTICA DO SUS Lizyanne Saldanha Soares 1, Natalia Máximo Souza Lima 2, Raquel Gusmão Oliveira

Leia mais

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Fundamental. Prática Pedagógica.

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Fundamental. Prática Pedagógica. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DAS PRÁTICAS CORPORAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ALAGOA GRANDE - PARAÍBA Waldilson Duarte Cavalcante de Barros Professor

Leia mais

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE PUBLICO ESCOLAR QUE VISITA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE Marcia Karina Santos Ferreira 1 ; Augusto Fachín Terán 2 ¹Licenciada em Pedagogia. Universidade do Estado do

Leia mais

Maria Clarisse Vieira (UnB) Maria Emília Gonzaga de Souza (UnB) Denise Mota Pereira da Silva (UnB)

Maria Clarisse Vieira (UnB) Maria Emília Gonzaga de Souza (UnB) Denise Mota Pereira da Silva (UnB) Maria Clarisse Vieira (UnB) Maria Emília Gonzaga de Souza (UnB) Denise Mota Pereira da Silva (UnB) Reflexão acerca da formação do pedagogo, com base na experiência do currículo da Faculdade de Educação

Leia mais

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA

INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA INVESTIGANDO O ENSINO MÉDIO E REFLETINDO SOBRE A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA PÚBLICA: AÇÕES DO PROLICEN EM MATEMÁTICA RESUMO Elissandra de Campos Viegas; Cibelle de Fátima Castro de Assis Universidade

Leia mais

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO DE AULA

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO DE OBSERVAÇÃO DE AULA Faculdade Adventista da Bahia Assessoria Pedagógica BR-101, km 197, Capoeiruçu Caixa Postal 18 Cachoeira BA CEP: 44.300-000 Brasil e-mail: selcr25@gmail.com ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.4/2014 PROCEDIMENTO

Leia mais

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3 Metodologias de Aprendizagem: humanidades na sala de aula Paola Gomes Pereira Bolsista de Iniciação Científica Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) paola.pereira@ufrgs.br Antonio Carlos Castrogiovanni

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Wanderlânyo de Lira Barboza * Emmanuel De Sousa Fernandes Falcão ** Resumo: O presente trabalho aborda reflexões

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO

FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN INTERVENÇÃO EDUCATIVA INSTITUCIONAL PROJETO PSICOPEDAGÓGICO Justificativa O conhecimento contemporâneo apresenta, entre outras características, as do crescimento acelerado,

Leia mais

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

IMPLANTANDO O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO ORIENTAÇÕES PARA A GARANTIA DO PERCURSO ESCOLAR DO ALUNO NA CONVIVÊNCIA DOS DOIS REGIMES DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE OITO ANOS E ENSINO FUNDAMENTAL COM DURAÇÃO DE NOVE ANOS. IMPLANTANDO

Leia mais

A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL. Palavras-chave: Modelagem Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Internet móvel.

A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL. Palavras-chave: Modelagem Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Internet móvel. A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL Márcia Santos Melo Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul marciameloprofa@hotmail.com Marcos Henrique Silva Lopes Universidade Federal de Mato Grosso

Leia mais

Disciplina: Alfabetização

Disciplina: Alfabetização Título do artigo: As intervenções didáticas no processo de alfabetização inicial Disciplina: Alfabetização Selecionador: Beatriz Gouveia 1 Categoria: Professor 1 Coordenadora de projetos do Instituto Avisa

Leia mais

Os fazeres do coordenador pedagógico: gico: da clareza conceitual à eficiência da açãoa. Prof. Francisca Paris francisca@souagora.com.

Os fazeres do coordenador pedagógico: gico: da clareza conceitual à eficiência da açãoa. Prof. Francisca Paris francisca@souagora.com. Os fazeres do coordenador pedagógico: gico: da clareza conceitual à eficiência da açãoa Prof. Francisca Paris francisca@souagora.com.br Clareza conceitual e eficiência da ação Compreender a essência do

Leia mais

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO.

PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. PROJETOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO. LETICIA VICENTE PINTO TEIXEIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS). Resumo É sabido o quanto é grande o esforço das escolas em ensinar a leitura

Leia mais

RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES ENTRE EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE Ana Paula Cavalcanti e Renata Cristine de Sá Pedrosa Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco FACP/UPE paulacav@cnen.gov.br Introdução

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR.

A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. A INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EDUCATIVAS NAS SÉRIES INICIAIS SOB A VISÃO DO PROFESSOR. Autores: FRANCISCO MACHADO GOUVEIA LINS NETO e CELIA MARIA MARTINS DE SOUZA Introdução Atualmente,

Leia mais

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos:

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: TIPOS DE REUNIÕES Mariangela de Paiva Oliveira mariangela@fonte.org.br As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: no âmbito do pensar: quando acontece uma troca de idéias, opiniões ou informações;

Leia mais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA O ALFABETIZAR LETRANDO NAS AÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA DA UFC

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA O ALFABETIZAR LETRANDO NAS AÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA DA UFC AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO NORTEADOR PARA O ALFABETIZAR LETRANDO NAS AÇÕES DO PIBID DE PEDAGOGIA DA UFC Antônia Fernandes Ferreira; Gessica Nunes Noronha; Marielle Sâmia de Lima

Leia mais

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação

ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59. Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br. Apresentação ÁLBUM DE FOTOGRAFIA: A PRÁTICA DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 59 Elaine Leal Fernandes elfleal@ig.com.br Graduada em pedagogia e fonoaudiologia, Pós-graduada em linguagem, Professora da Creche-Escola

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE economia solidária, ensino fundamental, jogos cooperativos, clube de troca. Introdução

PALAVRAS-CHAVE economia solidária, ensino fundamental, jogos cooperativos, clube de troca. Introdução ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA Economia solidária no ensino fundamental

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS INTERDISCIPLINARIDADE: DESAFIO NO ENSINO DAS LETRAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E PEDAGOGIA Luzinete Alves da Silva. Jeferson

Leia mais

UTILIZANDO O BARCO POP POP COMO UM EXPERIMENTO PROBLEMATIZADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA

UTILIZANDO O BARCO POP POP COMO UM EXPERIMENTO PROBLEMATIZADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO O BARCO POP POP COMO UM EXPERIMENTO PROBLEMATIZADOR PARA O ENSINO DE FÍSICA José Rodolfo Neves da Silva joserodolfoneves@yahoo.com Lidiana dos Santos Lidiana_santos18@hotmail.com Renally Gonçalves

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

TENDÊNCIAS RECENTES DOS ESTUDOS E DAS PRÁTICAS CURRICULARES

TENDÊNCIAS RECENTES DOS ESTUDOS E DAS PRÁTICAS CURRICULARES TENDÊNCIAS RECENTES DOS ESTUDOS E DAS PRÁTICAS CURRICULARES Inês Barbosa de Oliveira O desafio de discutir os estudos e as práticas curriculares, sejam elas ligadas à educação de jovens e adultos ou ao

Leia mais

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Introdução Mídias na educação MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Michele Gomes Felisberto; Micheli de Oliveira; Simone Pereira; Vagner Lean dos Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Introdução O mundo em que vivemos

Leia mais

METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO)

METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO) METODOLOGIA: O FAZER NA EDUCAÇÃO INFANTIL (PLANO E PROCESSO DE PLANEJAMENTO) Celi Terezinha Wolff 24 de Junho de 2014 Em trios caracterizar e apresentar para o grande grupo: processo de planejamento; plano

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DE CRECHE

UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DE CRECHE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DE CRECHE COSTA, Efigênia Maria Dias 1 NEVES, Elidiana Oliveira das 2 OLIVEIRA, Marta Luis de 3 SANTOS, Jefferson Silva de Barros 4 SILVA, Luiz Eduardo

Leia mais

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO Schirley de Fátima Rietow Artur Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Atual aluna de especialização em Gestão

Leia mais

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta *

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta * DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS Marineusa Gazzetta * RESUMO: Neste texto apresento algumas considerações sobre as competências e habilidades matemáticas a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental,

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME.

ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME. ERRADICAR O ANALFABETISMO FUNCIONAL PARA ACABAR COM A EXTREMA POBREZA E A FOME. Adriane Abrantes Lazarotti 1 Gisele Rogelin Prass ¹ Pedrinho Roman 2 RESUMO A educação está buscando soluções para problemas

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

A PRÁTICA INVESTIGATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO ATUAL

A PRÁTICA INVESTIGATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO ATUAL A PRÁTICA INVESTIGATIVA NO CURSO DE PEDAGOGIA: AVANÇOS E DESAFIOS Ana Lúcia Cunha Duarte UCB duart_ana@hotmail.com Resumo: A prática investigativa desenvolvida no curso de Pedagogia do Centro de Educação,

Leia mais

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio

Projeto Pedagógico. por Anésia Gilio Projeto Pedagógico por Anésia Gilio INTRODUÇÃO Esta proposta pedagógica está vinculada ao Projeto Douradinho e não tem pretenção de ditar normas ou roteiros engessados. Como acreditamos que a educação

Leia mais

Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais

Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais Aula-passeio: como fomentar o trabalho docente em Artes Visuais Introdução O objetivo deste trabalho é demonstrar como as artes visuais podem ser trabalhadas com visitas a museus e centros culturais. Apresenta

Leia mais

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Autora: Maria José Calado. Orientador: Professor Dr.Washington Luiz Martins (UFPE). Instituição Superior de

Leia mais

INDISCIPLINA ESCOLAR E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA ANÁLISE SOB AS ÓTICAS MORAL E INSTITUCIONAL

INDISCIPLINA ESCOLAR E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA ANÁLISE SOB AS ÓTICAS MORAL E INSTITUCIONAL INDISCIPLINA ESCOLAR E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA ANÁLISE SOB AS ÓTICAS MORAL E INSTITUCIONAL ZANDONATO, Zilda Lopes - UNESP GT: Educação Fundamental/nº 13 Agência Financiadora: não contou com financiamento

Leia mais

JOGO DE PALAVRAS OU RELAÇÕES DE SENTIDOS? DISCURSOS DE LICENCIANDOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE TEXTOS EM UMA AVALIAÇÃO

JOGO DE PALAVRAS OU RELAÇÕES DE SENTIDOS? DISCURSOS DE LICENCIANDOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE TEXTOS EM UMA AVALIAÇÃO JOGO DE PALAVRAS OU RELAÇÕES DE SENTIDOS? DISCURSOS DE LICENCIANDOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRODUÇÃO DE TEXTOS EM UMA AVALIAÇÃO Tatiana Galieta (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Introdução

Leia mais

ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA

ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 PROJETO LUDICIDADE NA ESCOLA DA INFÂNCIA ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO

Leia mais

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º

PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º PROJETO DE ESTÁGIO CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL CIRCUITO: 9 PERIODO: 5º Caro (a) aluno (a), Esta atividade, de caráter teórico-reflexivo, deverá

Leia mais

INCLUSÃO: POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA ESCOLAR RESUMO

INCLUSÃO: POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA ESCOLAR RESUMO INCLUSÃO: POSSIBILIDADES DA PSICOLOGIA ESCOLAR RESUMO INTRODUÇÃO: Experiência de Estágio de Núcleo Básico III com crianças do Ensino Fundamental sobre Inclusão. OBJETIVO: conscientizar a aceitação das

Leia mais

ÁGUA E ENERGIA: CASAS MINIMAMENTE SUSTENTÁVEIS

ÁGUA E ENERGIA: CASAS MINIMAMENTE SUSTENTÁVEIS CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS DISCIPLINA ENSINAR E APRENDER INVESTIGANDO ÁGUA E ENERGIA: CASAS MINIMAMENTE SUSTENTÁVEIS

Leia mais

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, NO CAMPUS DE GURUPI. Nome dos autores: Josilia Ferreira Dos Santos,

Leia mais

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA

DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA DOENÇAS VIRAIS: UM DIÁLOGO SOBRE A AIDS NO PROEJA Graciane Marchezan do Nascimento Lopes Instituto Federal Farroupilha Câmpus Alegrete Introdução Há um grande número de doenças transmissíveis que causam

Leia mais

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA

EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA EXPRESSÃO CORPORAL: UMA REFLEXÃO PEDAGÓGICA Rogério Santos Grisante 1 ; Ozilia Geraldini Burgo 2 RESUMO: A prática da expressão corporal na disciplina de Artes Visuais no Ensino Fundamental II pode servir

Leia mais

As contribuições do PRORROGAÇÃO na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia.

As contribuições do PRORROGAÇÃO na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia. As contribuições do PRORROGAÇÃO na formação continuada dos professores da Rede Municipal de Educação de Goiânia. FURBINO, Ana Paula Amaral 1 ; ARRUDA, Gyzely Santana de 2 ; AIRES, Vinicius 3 ; COSTA, Jonatas

Leia mais

O TRABALHO DOCENTE NUM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS

O TRABALHO DOCENTE NUM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS O TRABALHO DOCENTE NUM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS Daiana Rodrigues dos Santos Prado¹; Francine de Paulo Martins² Estudante do Curso de Pedagogia; e-mail:

Leia mais

AS INQUIETAÇÕES OCASIONADAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA REDE REGULAR DE ENSINO

AS INQUIETAÇÕES OCASIONADAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA REDE REGULAR DE ENSINO AS INQUIETAÇÕES OCASIONADAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA REDE REGULAR DE ENSINO MORAES Violeta Porto Resumo KUBASKI Cristiane O presente artigo tem como objetivo colocar em pauta

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO CURRÍCULO E DE MATERIAS MANIPULATIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

AS CONTRIBUIÇÕES DO CURRÍCULO E DE MATERIAS MANIPULATIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL AS CONTRIBUIÇÕES DO CURRÍCULO E DE MATERIAS MANIPULATIVOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL Sheila Valéria Pereira da Silva (UFPB Campus-IV) sheilavaleria88@yahoo.com.br

Leia mais