Open Course: Financial Management for Nonfinancial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Open Course: Financial Management for Nonfinancial"

Transcrição

1 Open Course: Financial Management for Nonfinancial

2 Síntese do Programa 1. Princípios de Gestão Financeira: 2. Onde ir buscar a informação para a Análise e Gestão financeira; 3. Análise de Demonstrações Financeiras; 4. Como determinar a Rendibilidade; 5. Como determinar o Risco; 6. Equilíbrio Financeiro; 7. Análise dos fluxos de tesouraria ;

3 Objectivos a atingir Delimitar os domínios da Função Financeira, da Análise Económica e Financeira e da Gestão Financeira; Realçar ar a importância da Análise Económica e Financeira como instrumento específico da gestão; Caracterizar os documentos contabilísticos que servem de base à análise económica e financeira; Referir as limitações da análise económica e financeira tradicional e introduzir a abordagem funcional; Utilizar o método m dos rácios; r Proceder à análise da liquidez e da solvabilidade; Relacionar o risco, a rendibilidade e o crescimento com a criação de valor; Elaborar o Mapa de Origens e Aplicações de Fundos e o Mapa de Fluxos Monetários.

4 A empresa e a actividade económica A empresa desenvolve a sua actividade num quadro político, económico e social vasto, complexo e interdependente que transcende o País onde se localiza e estabelece múltiplas relações com outros agentes económicos originando fluxos reais e fluxos financeiros.

5 EMPRESA Conjunto de actividades colectivas e organizadas, regidas por um centro regulador, com a função de adaptar constantemente os meios disponíveis escassos aos objectivos pré-determinados tendo em vista a produção de bens e serviços. Sinteticamente a empresa é uma Célula económica --- Local onde se produzem bens e serviços destinados à satisfação das necessidades das populações. É um centro de riqueza. Célula social --- Conjunto de pessoas que se relacionam entre si por laços profissionais ou de amizade. É uma estrutura informal.. Conjunto de meios Conjunto dos factores de produção materiais e imateriais reunidos sob a autoridade de um indivíduo ou de um grupo para atrair, por meio da produção de bens e serviços, uma clientela e, daí, obter um rendimento monetário.

6 EMPRESA RECURSOS HUMANOS + EMPRESA = RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS + RECURSOS FINANCEIROS ATINGIR OBJECTIVOS

7 Os Centros de Formalidades das Empresas (CFE) são serviços de atendimento e de prestação de informações aos utentes, que têm por finalidade facilitar os processos de constituição, alteração ou extinção de empresas e actos afins. Consistem na instalação física num único local de delegações ou extensões dos Serviços ou Organismos da Administração Pública que mais directamente intervêm nos processos referidos. Estão presentes em Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal, Aveiro, Braga, Viseu, Leiria, Covilhã, Loulé e Funchal.

8 Constituição da Empresa Certificado de admissibilidade da firma e inscrição no ficheiro central do RNPC.Pedido do cartão provisório onde está inscrito o NIPC; Entrega dos Estatutos no notário para apreciação; Depósito do Capital Social; Escritura de constituição da Sociedade; Declaração de início de actividade a realizar na Repartição de Finanças da área da sede da sociedade; Número fiscal de contribuinte; Registo Comercial; Legalização dos livros comerciais (Inventário e Balanços, Diário, Razão e livro de Actas); Inscrição da empresa na Segurança Social.

9 A Empresa face ao meio envolvente A actividade da empresa actual é condicionada por uma série de factores: Macro Ambiente A cultura As tecnologias A política A economia nacional e mundial A legislação A demografia A ecologia Macro Ambiente Os fornecedores Os clientes A concorrência Públicos Os grupos seguradores As instituições sindicais Os grupos de interesse As instituições financeiras Os meios multimédia

10 No desenvolvimento da actividade económica Prestações recebidas Compra de matérias primas, máquinas, trabalho Prestações cedidas Venda de mercadorias, prestação de serviços

11 Estas relações traduzem-se por fluxos de bens e serviços, aos quais correspondem sempre fluxos monetários de sentido inverso (os recebimentos e os pagamentos) e que se podem traduzir positiva (Proveitos) ou negativamente (Custos) nos resultados. A venda de bens a pronto ou a prazo constitui um proveito e o pagamento do seguro, um custo. Pode haver proveitos sem que haja recebimentos (Venda a prazo de mercadorias) e pode haver recebimentos sem que haja proveitos (Cobrança de dívidas a clientes).

12 Financeira Está directamente relacionada com as despesas, que correspondem à remuneração dos factores produtivos e às receitas, que correspondem à remuneração das vendas efectuadas e/ou dos serviços prestados. Está relacionada com a transformação e incorporação dos diversos materiais e mão-de-obra, até se atingir o produto (bem ou serviço) final. Ópticas Económica Os valores incorporados e gastos na produção no exercício económico designam-se por custos. Por sua vez, os produtos acabados e as mercadorias vendidas e os serviços prestados no exercício económico designam-se por proveitos. Em síntese, a empresa ao consumir bens e serviços tem custos. A produzi-los, tem proveitos. Tesouraria Corresponde às entradas e saídas monetárias da empresa. Nesta óptica, podemos distinguir os recebimentos, que correspondem à entrada de valores monetários para a empresa, e os pagamentos, que dizem respeito às saídas de valores monetários.

13 Ciclos financeiros A empresa mantém, como se viu, relações diversas com os outros agentes económicos, quer recebendo prestações, quer cedendo prestações. Estas correspondem a: Um fluxo real ou fluxos económicos de entrada (Prestações recebidas do exterior) e a um fluxo real ou fluxos económicos de saída (Prestações cedidas ao exterior). Um Fluxo financeiro refere-se à quantidade de moeda correspondente ao fluxo real ou não, visto que nem tudo se paga ou se recebe a pronto. Ao conjunto de fluxos financeiros que asseguram as operações entre a empresa e os outros agentes económicos designa-se por ciclo financeiro.

14 Nas empresas háh que distinguir fundamentalmente três ciclos financeiros, tendo em conta a sua natureza e duração: Os ciclos da actividade da empresa Ciclo de investimento Ciclo de exploração Ciclo de operações financeiras Engloba o conjunto de actividades e decisões respeitantes à análise e selecção de investimentos ou desinvestimentos em activo fixo, assegurando desta forma a renovação e o crescimento da empresa. Repercute-se na estrutura do imobilizado, com reflexos a nível técnico, produtivo, administrativo ou comercial e, na estrutura dos activos financeiros, por opções estratégicas de domínio ou simples participação. Engloba o conjunto de actividades e decisões relacionadas com o aprovisionamento, a produção e a comercialização. Este ciclo corresponde ao consumo de matérias primas, trabalho e fornecimentos diversos, com o objectivo de assegurar a venda de bens e a prestação de serviços. Operações que vão corresponder aos custos e proveitos operacionais a figurar na demonstração dos resultados. Corresponde às actividades de obtenção de fundos adequados aos investimentos e às necessidades de financiamento do ciclo de exploração. As operações financeiras dizem respeito às operações de capital e às operações de tesouraria.

15 Demonstração dos fluxos de caixa As actividades operacionais, de investimento e de financiamento estão expressas na Demonstração de Fluxos de Caixa, onde se destaca o ciclo de Caixa. A Demonstração de Fluxos de Caixa é um documento financeiro que completa a informação apresentada no Balanço e no Mapa de Origens e Aplicações de Fundos. A análise dos ciclos financeiros da empresa constituem o princípio básico da abordagem funcional da situação financeira da empresa, contribuindo para a valorização da sua análise que assentava na abordagem tradicional. O ciclo de actividade da empresa é um dos conceitos básicos para analisar a situação financeira de uma empresa. O ciclo de actividade, o equilíbrio financeiro, a rendibilidade, a liquidez, a solvabilidade e o risco apresentam diferentes perspectivas de análise da realidade económico-financeira da empresa.

16 Década de 60 A função financeira e a necessidade de uma gestão eficaz dos problemas financeiros, nunca foram verdadeiramente sentidas, nas empresas portuguesas. Actualmente Nas décadas posteriores, o papel da função financeira aumenta de importância, em resultado da escassez de recursos financeiros, das necessidades de investimento, do dinamismo da actividade económica e do aumento da competitividade ao nível internacional. A função financeira tem um papel primordial nos dias de hoje, pelo que se justifica o seu estudo.

17 Tarefas da função financeira A inventariação das necessidades de recursos financeiros; A obtenção vantajosa de recursos financeiros; A aplicação racional dos recursos financeiros. Numa primeira fase, a função financeira tinha como principais tarefas efectuar os recebimentos e os pagamentos decorrentes da realização da sua actividade e a manutenção de um saldo de disponibilidades que permitisse o normal funcionamento da empresa. A função financeira estava relacionada com as tarefas do Tesoureiro. Com a dinamização da actividade económica e com as novas responsabilidades da empresa, surgem novas tarefas na função financeira e que se encontram relacionadas com as decisões de investimento e de financiamento.

18 Função financeira Para alcançar os seus objectivos, a função financeira reparte as suas tarefas pela Análise económica e financeira e pela Gestão financeira. Análise económica e financeira Esta disciplina compreende um conjunto de técnicas que visam o estudo da situação económica e financeira da empresa através da análise de documentos contabilísticos (o Balanço, a Demonstração dos resultados, da Demonstração dos fluxos de caixa e do Mapa de origens e aplicações de fundos) e visa dotar os responsáveis da organização e outras entidades de informação económica e financeira adequada para a tomada de decisões.

19 Análise Económica A partir da Demonstração dos resultados podemos calcular um conjunto de indicadores com grande interesse para a gestão: A margem bruta das vendas; Os resultados operacionais, antes de impostos e resultados líquidos; O excedente bruto de exploração; O VAB, a produtividade e a rendibilidade. Indicadores que permitem ao economista da empresa, ao empresário e a todos aqueles interessados pela gestão da empresa analisar a empresa sob o ponto de vista económico.

20 Análise Financeira Uma vez apresentados os documentos contabilísticos e a sua preparação para a análise, podemos interpretar o equilíbrio financeiro, relacionando os recursos definidos com as aplicações de fundos. A análise e o equilíbrio financeiros podem ser tratados recorrendo às teorias tradicional e funcional. As necessidades de financiamento do ciclo de exploração, os recursos cíclicos que lhe podem fazer face, o fundo de maneio e a tesouraria líquida são alguns dos temas a abordar.

21 Gestão financeira Esta disciplina gere as tarefas que integram a função financeira. Ela abrangerá, essencialmente, um conjunto de técnicas que visam a melhoria de uma variedade de decisões financeiras a tomar, de forma a levar a cabo, eficazmente, os objectivos da função financeira. Domínios de actuação: Gestão de tesouraria; Política financeira; Estratégia Financeira; Gestão de riscos financeiros.

22 Gestão de Tesouraria Está relacionada com: A Gestão das operações financeiras a curto prazo, saldos de tesouraria aplicação das disponibilidades e financiamentos a curto prazo; As Políticas de gestão dos activos e passivos circulantes de exploração Extraexploração; As Políticas de financiamento que garantam o equilíbrio financeiro a curto prazo e o equilíbrio a médio e longo prazos (equilíbrio financeiro estrutural); O Planeamento financeiro a curto prazo : previsão das necessidades ou excedentes de tesouraria e seu financiamento ou aplicação das melhores condições.

23 Estratégia financeira Abrange as políticas de: Investimento; Financiamento; Distribuição de resultados e ou retenção de dividendos; Definição de políticas de crescimento; Estabelecimento das formas de remuneração dos capitais próprios.

24 Gestão de riscos financeiros Caracteristicas: Trata-se de uma área bastante recente com reflexos significativos no valor da empresa e que se poderá, numa perspectiva mais ampla, enquadrar no âmbito da gestão financeira; A gestão de riscos financeiros engloba a cobertura de riscos financeiros: risco de preços, riscos de taxas de juro e risco de carteiras de títulos; A Gestão de riscos financeiros recorre a instrumentos financeiros designados por activos financeiros derivados que permitem eliminar ou reduzir os riscos financeiros: forward, futuros, opções, swaps, FRA (forward Rate Agreement), cap floor e collar.

25 Instrumentos de análise financeira Rácios Informação económica e social Documentos Contabilísticos

26 Documentos contabilísticos 1 - O Balanço 2 - A Demonstração dos resultados líquidos 3 - O Mapa de origens e aplicações de fundos 4 - A Demonstração dos fluxos de caixa 5 - Mapa de fluxos monetários Sujeitos a análise que visam o estudo da situação económica e financeira da empresa e visa dotar os responsáveis da organização e outras entidades de informação económica e financeira adequada para a tomada de decisões.

27 Informações extra-contabilísticas O analista financeiro deve proceder à recolha de informações sobre: A empresa como entidade jurídica (actividade, composição do capital, a capacidade de gestão dos seus dirigentes): - As características do produto; - A competitividade do mercado; - A conjuntura económica e política.

28 Limitações dos documentos contabilísticos O Activo, e em especial o imobilizado e as existências são contabilizados ao custo histórico e esquecem as flutuações no mercado; As normas e princípios contabilísticos referidos no POC são de natureza fiscal, o que limita o carácter financeiro da informação contabilística; Actualmente, a normalização contabilística tem reduzido esta divergência entre a prática contabilística e a análise económica e financeira e facilita a interpretação dos dados contabilísticos. Cabe à Análise Financeira proceder à identificação dos fluxos financeiros, pelo que uma das preocupações iniciais do analista financeiro está relacionada com a adaptação dos documentos contabilísticos de acordo com os objectivos e metodologia a seguir.

29 Patrimonial É uma abordagem tradicional que analisa o Balanço sobretudo segundo a óptica jurídica. O Balanço é um mapa que compara o Activo (direitos de propriedade e créditos) com o Passivo (obrigações e deveres) evidenciando o Capital próprio. Funcional É uma abordagem moderna que tem como característica,a associação dos movimentos e origens de fundos aos ciclos financeiros da empresa. O Balanço da empresa exprime de uma forma clara a automatização dos ciclos financeiros.

30 Abordagem Funcional CICLOS APLICAÇÕES RECURSOS Operações de Investimento De Investimento Próprios (activo fixo) e Alheios Estáveis Operações de Exploração Necessidades Recursos Cíclicas Cíclicos Operações de Tesouraria Tesouraria Activa Tesouraria Passiva

31 Abordagem Funcional Balanço Funcional Capital Próprio 2 Capital alheio estável 3 Capitais Permanentes (1+2) 4 Activo Fixo 5 Fundo de Maneio (3-4) 6 Existências 7 Clientes 8 Adiantamento a fornecedores 9 Estado e outros ente públicos (a receber) 10 Outros devedores de exploração 11 Necessidades cíclicas ( ) 12 Fornecedores 13 Adiantamento de clientes 14 Estado e outros entes públicos (a pagar) 15 Outros credores de exploração 16 Recursos Cíclicos ( ) 17 Necessidades cíclicas do Fundo de Maneio (11-16) 18 Tesouraria Líquida (5-17)

32 Activo Fixo activos com permanência prevista na empresa superior a um ano e que pertencem juridicamente à empresa e os bens em regime Leasing. Abrange os seguintes elementos patrimoniais : Necessidades cíclicas Engloba as contas relacionadas com operações do ciclo de exploração e que necessitam de financiamento; Tesouraria activa Abrange os activos líquidos da empresa.

33 Recursos próprios Inclui os recursos próprios da empresa: Capital próprio contabilístico, empréstimos de sócios ou accionistas e a empréstimos por títulos de participação, as obriga-ções conversíveis e parte das provisões. Recursos alheios estáveis Inclui as dívidas de médio e longo prazos e as de curto prazo que tenham tendência para se manterem estáveis. Recursos cíclicos Incluem as dívidas a terceiros de curto prazo relacionadas com o ciclo de exploração: Adiantamento de clientes, Fornecedores, Estado, outros credores de exploração (dívidas a sindicatos, consultores ) e alguns diferimentos tais como remunerações a liquidar, seguros e rendas de instalações. Tesouraria passiva Engloba as dívidas de curto prazo que resultem de decisões de financiamento (empréstimos bancários, etc...),os acréscimos e diferimentos passivos (excepto os de exploração), os recursos cíclicos em mora e o valor das letras descontadas e não vencidas.

34 O Balanço contabilístico é usualmente utilizado como informação suporte da situação financeira da empresa. Os constrangimentos de natureza fiscal e jurídica presentes na sua elaboração retiram qualidade à informação que é analisada. Por exemplo, para minimizar os custos fiscais, adoptam-se valores fiscais em vez de valores reais nas amortizações e reavaliações. Uma forma de aumentar a qualidade da informação base, consiste em transformar o balanço contabilístico num Balanço financeiro, através de um conjunto de correcções nas suas rubricas.

35 Métodos e técnicas t de análise Gráficos Valores absolutos Rácios Um método que permite estudar a evolução da situação económica e financeira da empresa consiste em estabelecer relações entre os dados fornecidos pelo Balanço e outros documentos contabilísticos após a sua preparação para análise. Estas relações designam-se por rácios e a sua análise permite o estudo e a evolução da situação económica e financeira da empresa e tirar conclusões sobre a sua gestão. Essa relação pode ser expressa sob a forma de quociente ou percentagem. Indicadores Balanços sucessivos

36 Existem diversas classificações que são definidas em função da natureza das grandezas que entram na composição dos rácios ou do sentido que se lhes atribui: - Rácios Financeiros; - Rácios Económicos; - Rácios económicos financeiros; - Rácios de funcionamento ou actividade; - Rácios técnicos; - Rácios de mercado.

37 Rácios financeiros Estrutura de capitais: Autonomia financeira: Solvabilidade: capitais alheios/ capitais próprios capitais/ activo capitais próprios/ passivo total Rácios económicos Rendibilidade operacional das vendas: Resultados operacionais/ Vendas Rendibilidade das vendas: Resultados líquidos / Vendas Rácios económicos - financeiros Rendibilidade dos capitais próprios : Resultados Líquidos / Capitais próprios

38 Rácios de funcionamento ou de actividade Rotação do activo: Prazo médio de recebimento: Prazo médio de armazenagem: Prazo médio de pagamento: Vendas / Activo Clientes x 365 / vendas Existências x 365 / Custo das vendas Fornecedores x 365 / Compras Rácios técnicos Produtividade: Actividades/meios ou Produção/Ordenados

39 Rácios de mercado Preço - lucro por acção (PER) = Preço de mercado Resultado p/ acção Taxa de capitalização (EPS) = Resultado p/acção % Preço de mercado Rendimento em dividendos = Dividendo p/acção % Preço do mercado Preço/valor contabilístico (PBV) = Preço de Mercado Valor contab p/ acção Rácio de Tobin (q) = Valor Mercado activo Activo custo reposição

40 Trata-se, sobretudo, de uma análise de rendibilidade e crescimento como factores de criação de valor e das medidas de eficiência de gestão que avaliam o desempenho económico da empresa. O valor da empresa está estreitamente relacionado com o VAB criado na empresa, a produtividade e a rendibilidade das vendas. As vendas e os resultados que geram reflecte-se no valor criado pela empresa, que está relacionado com as potencialidades do mercado, a competitividade da empresa e a posição estratégica da empresa.

41 Medidas de eficiência da gestão A partir da Demonstração dos resultados podemos calcular um conjunto de indicadores com grande interesse para a gestão: 1. A margem bruta das vendas; 2. Os resultados operacionais, antes de impostos e resultados líquidos; 3. O excedente bruto de exploração; 4. O VAB, a produtividade e a rendibilidade.

42 Resultados Resultados operacionais que resulta da diferença entre as contas 71 a 77 e 61 a 67. Este resultado mede o desempenho industrial e comercial sem considerar os encargos com o endividamento e o nível de impostos pagos. O resultado de exploração deve ser positivo, pelo menos após a fase de lançamento da empresa, o que está de acordo com a objectivo da sua criação. A utilização do resultado de exploração permite a comparação entre empresas com diferentes níveis de endividamento, de modo a isolar o desempenho económico; Resultados financeiros é igual à diferença entre os montantes das contas 78 e 68; Resultados correntes ou de exploração é igual à soma algébrica dos resultados anteriores. O seu valor permite comparar a rendibilidade das empresas considerando os efeitos na actividade da política financeira adoptada. Deste modo, os responsáveis da empresa podem medir o impacto das decisões financeiras na formação dos resultados; Resultados extraordinários é igual à diferença entre os montantes das contas 79 e 69 e mede a importância das operações não ligadas à actividade normal e habitual da empresa; Resultados antes de impostos é igual à soma algébrica dos resultados correntes e resultados extraordinários; Resultado líquido do exercício é igual à diferença entre os resultados antes de impostos e o IRC e que permite a distribuição pelos sócios, a formação de reservas e dos resultados transitados.

43 VAB O valor acrescentado mede o excedente de riqueza criada pela empresa. O valor acrescentado bruto (VAB) é apurado, contabilisticamente, segundo duas ópticas: Óptica da produção O VAB é o resultado da diferença entre o volume de negócios (proveitos operacionais Outros proveitos operacionais) e os consumos intermédios (custos de matérias, fornecimentos e serviços de terceiros, impostos indirectos). Óptica da repartição O VAB resulta da soma dos rendimentos gerados pela empresa

44 Excedente Bruto de Exploração O EBE mede a rendibilidade económica da empresa; É um indicador de crescimento e exprime a relação entre a exploração e o financiamento; Determina-se a partir do VAB, subtraindo o custo com o pessoal e os impostos directos ou recorrendo à expressão; EBE = Proveitos operacionais CMV O.C.variáveis veis Custos fixos desembolsáveis. O EBE é a remuneração do capital. O EBE é utilizado no pagamento de dívidas, de juros suportados, de dividendos e para efectuar investimentos de manutenção e de expansão.

45 EBE = RO + Amortizações, ajustamentos e provisões Cash flow operacional ou Meios libertos de exploração = EBE Variação das NFM Auto - financiamento bruto = RL + Amortizações, ajustamentos e provisões Auto - financiamento líquido = RL + Amortizações e provisões Dividendos

46 A produtividade põe em causa dois elementos: as actividades e os meios. Este rácio exprime-se geralmente a partir de unidades físicas, que se podem traduzir em unidades monetárias. Produtividade = Actividades Meios A produtividade traduz a eficiência dos meios e a eficácia das actividades e que aumenta: Quando se consegue uma maior produção /venda com os mesmos ou menores recursos (trabalho, capital, matérias primas, energia, etc...); Quando se consegue um mesmo output com a reprodução dos meios utilizados.

47 As actividades e os meios podem ser expressos em: Produção V. Negócios Amortizações Cust. Intermédios Valor Acrescentado Bruto Custos c/ pessoal VAB W Valor Acrescentado Bruto VAB Nº de trabalhadores N Produção Q Nº de trabalhadores N Valor Acrescentado Bruto VAB Produção P

48 Produtividade económica /Produtividade salarial VAB = VAB x VN x C x W N VN C W N ou A produtividade económica relaciona o valor criado com o nº de trabalhadores: VAB = VAB x C N C N Valor Acrescentado Bruto ou VAB Nº de trabalhadores N Com: VAB/ C -> Produtividade do capital = (VAB/ VN) x (VN/ C) C/ N -> Coeficiente de capital emprego = (C/ W) x (W/M)

49 Ao falarmos em rendibilidade estamos a referir-nos a uma relação onde intervêm três elementos: - As actividades; - Os resultados; - Os meios. A rendibilidade relaciona um resultado ou output gerado e um recurso ou investimento que o gerou: Rendibilidade = Resultados Meios e Resultados Actividades

50 Rentabilidade = Resultados x 100 do Capital Capital Rentabilidade = Resultados x 100 das Vendas V. Negócios Rendibilidade dos Capitais próprios (RCP) = Resultados líquidos Capitais próprios

51 Assim, a rendibilidade dos capitais próprios resulta, fundamentalmente: Rendibilidade do Activo Económico (RAE) Da capacidade do negócio em gerar valor; Alavanca financeira - Da situação financeira e do custo do dinheiro; Efeito do resultado eventual - Do impacto de operações eventuais ou excepcionais; Efeito fiscal - Do impacto da tributação sobre os rendimentos.

52 Deste modo temos: RCP = RL = ( RO x VN ) x ( AE x RE) x RAI x RL CP VN AE CP RO RE RAI Efeito da Efeito da ERE Efeito fiscal política de política de investimento financiamento Esta decomposição permite analisar o efeito da política de investimento, da política de financiamento, dos resultados eventuais e da taxa de IRC na Rendibilidade do capital próprio.

53 Os titulares do capital social podem ainda estar interessados nos seguintes indicadores: 1. Valor contabilístico = C.Próprio/Nº de acções emitidas 2. Lucro por acção (EPS-Earnings per share) = Lucro Líquido/Nº de acções 3. PER / Price Earning Ratio = Cotação da acção/lucro por acção 4. Payout Ratio = Dividendo por acção/lucro por acção 5. Dividend Yield = Dividendo por acção/valor da cotação

54 Na análise do Ponto Crítico pretende-se determinar o montante das vendas que gera uma margem igual ao total dos encargos de estrutura, originando uma situação em que a empresa não tem lucro, nem prejuízo. O ponto crítico permite: -Analisar o comportamento e influência de alguns parâmetros; económicos relevantes (preço, cv, E) sobre a rendibilidade da empresa; -Determinar um espaço de variação do nível de actividade; -Apreciar a viabilidade económica de novos investimentos em capital fixo, em resultado da alteração das estruturas.

55 E Cv C V Ponto crítico Qua nt i da de s ( Ton) Qual o ponto crítico desta empresa? Q = ,00 /( 800,00 400,00) = 125 toneladas PC = 125 x 800 = ,00 euros

56 1000 euros E C V Quantidades (Ton) Ms

57 A análise e o equilíbrio financeiros podem ser tratados recorrendo às teorias tradicional e funcional. A Análise patrimonial ou tradicional Esta análise tem por objecto detectar a capacidade que a empresa tem em satisfazer as suas obrigações de pagamento nas datas exigíveis e que se encontram registadas no Balanço. A Análise funcional Esta análise baseia-se no Balanço funcional e no ciclo financeiro da actividade da empresa. As necessidades de financiamento do ciclo de exploração, os recursos cíclicos que lhe podem fazer face, o fundo de maneio e a tesouraria líquida são alguns dos temas a abordar.

58 A análise tradicional considera que o equilíbrio financeiro é alcançado sempre que o Activo circulante é superior ao Passivo de curto prazo. Activo circulante > Passivo Circulante Activo circulante - Passivo Circulante > 0

59 A regra do equilíbrio financeiro representa-se graficamente da seguinte forma: Activo fixo Capitais permanentes Activo circulante Fundo de maneio Passivo circulante

60 Porque é que se considera a situação de equilíbrio: Activo circulante Passivo circulante>0 e não Activo circulante Passivo circulante=0 Para muitas empresas verifica-se que não basta a igualdade entre o Activo circulante e o Passivo circulante. É necessário que o Activo circulante exceda o Exigível a curto prazo, pois, é possível existirem naqueles, valores cuja rotação é lenta e aleatória e em que o seu baixo grau de liquidez não permite fazer face às dívidas de curto prazo. Por sua vez os valores do Passivo circulante têm um prazo certo que deve ser cumprido e os valores a cobrar dos clientes podem não ser realizadas nos prazos previstos.

61 Óptica da liquidez Pela diferença entre o activo circulante e o passivo de funcionamento. FMP = Activo circulante Passivo de funcionamento Óptica estrutural Pela diferença entre os valores dos capitais permanentes e do imobilizado. FMP = Capitais permanentes Activo fixo

62 O Fundo de maneio, como medida absoluta apresenta alguns defeitos, pelo que podemos tirar conclusões complementares através dos rácios de liquidez. Rácio de liquidez geral = Activo circulante Débitos a c/p Rácio de liquidez reduzida = Activo circulante-existências Débitos a c/p Rácio de liquidez imediata = Disponibilidades Débitos a c/p

63 Margem de segurança de tesouraria É uma alternativa aos rácios apresentados consiste em estabelecer uma relação entre o activo circulante e a média dos pagamentos diários da empresa. O resultado do rácio indica o número de dias em que a empresa tem activos disponíveis suficientes para financiar a actividade operacional, mesmo não recebendo disponibilidades adicionais.

64 Esta abordagem pretende superar as limitações apontadas ao Fundo de Maneio, com indicador do equilíbrio financeiro da empresa. A avaliação da situação financeira da empresa é feita com 3 novos instrumentos: Fundo de Maneio Líquido (FML) ou Fundo de Maneio Funcional (FMF); Necessidades em Fundo de Maneio (ou Fundo de Maneio Necessário) (NFM); Tesouraria Líquida (TRL). Nesta análise funcional, o equilíbrio financeiro resulta da comparação entre duas grandezas: O FMF e as NFM

65 FMF = Recursos estáveis - Activos Fixos Quando o FMF>0, existe uma parte de fundos estáveis que financia o ciclo de exploração; Quando o FMF<0, os recursos estáveis são insuficientes face às de financiamento do activo fixo. Torna-se um factor de risco.

66 NFM = Necessidades Cíclicas - Recursos Cíclicos A noção de NFM está relacionada com a necessidade de financiar o ciclo de exploração que se desenrola para uma empresa industrial desde a compra de matérias primas até à sua transformação, venda e cobrança de clientes.

67 Consideremos dois níveis de grandeza para as NFM: NFM > 0 indica que a empresa tem de conseguir recursos cíclicos para fazer face às necessidades cíclicas; NFM < 0 há excedentes financeiros do ciclo de exploração. Este tem capacidade para libertar fundos.

68 A Tesouraria líquida pode ser calculada pela diferença entre: A Tesouraria Activa e a Tesouraria Passiva TRL = Tesouraria Activa - Tesouraria Passiva O Fundo de Maneio Funcional e as Necessidades de Fundo de Maneio TRL = Fundo de Maneio Necessidades em Fundo de Maneio O equilíbrio financeiro corresponde a uma tesouraria líquida positiva.

69 Se o seu saldo se aproxima do zero significa que o fundo de maneio está adequado às Necessidades em Fundo de Maneio. TRL = FMF - NFM = 0 Se o saldo é positivo, pode significar a existência de excedentes ociosos de tesouraria com impacto negativo sobre a rendibilidade. TRL = FMF - NFM > 0 Se for negativo, défice de tesouraria, poderá representar dificuldades ou impossibilidade em cumprir os compromissos financeiros a curto prazo. A empresa pode recorrer a frequentes expedientes financeiros para manter o normal funcionamento da empresa (negociação de descobertos, de apoios à caixa, de créditos sobre facturas, etc.). TRL = FMF - NFM < 0

70 Fornecedores Clientes Prazo médio de recebimentos (PMR) PMR =. x 365. Volume de negócios com IVA Prazo médio de pagamentos (PMP) PMP =. x 365 Compras com IVA Prazos de rotação de existências Prazo médio de existências = Existências médias x 365 CMVMC

71 Prazo rotação das existências + Prazo médio de recebimento dos clientes Prazo médio de pagamento a fornecedores = Período médio de existências + PMR PMP = = 82 dias Entre a compra da mercadoria e o recebimento do cliente decorrem m 160 dias.o fornecedor concede crédito por 78 dias, mas no final deste prazo a empresa tem de lhe pagar sem ter ainda recebido os valores de clientes. Há necessidade de obter financiamento para os 82 dias. O ideal seria que o PMP fosse maior do que os 160 dias, originando excedentes de tesouraria ria provenientes da exploração e a um ciclo de caixa negativo (Ex: Supermercados).

72 A Análise do risco é um dos assuntos importantes a tratar na análise financeira da empresa e uma componente importante do processo de criação de valor; Inicialmente a Análise do risco baseava-se no estudo da liquidez e do equilíbrio financeiro do balanço o patrimonial. Análise do risco é muito mais que o estudo da liquidez e do equilíbrio financeiro; Recentemente tem-se dado importância à Análise do risco,, quando se relaciona o risco com a rendibilidade no processo de criação de valor; As técnicas utilizadas recorrem ao Balanço o e à Demonstração funcionais, com o cálculo c do GAO, do GAF, do Ponto crítico e da margem de segurança; a; A Análise do risco torna-se mais produtiva e vai melhorar muito a Análise financeira.

73 Este tipo de risco pode ser reduzido ou eliminado através s de medidas adoptadas no âmbito da política financeira, nomeadamente através s da diversificação dos activos financeiros- a carteira (Portefólio). O risco específico descerá até se tornar tão próximo quanto possível do risco sistemático tico e exclusivo do mercado. Risco específico ou diversificável vel Representa as variações futuras da taxa de juro e de valor das cotações por arrastamento das flutuações do mercado e que não podem ser eliminados com o recurso à política financeira da empresa. O risco sistemático tico aceite pelo investidor é remunerado pelo mercado. Risco sistemático tico ou de mercado

74 Neste momento existem no mercado instrumentos financeiros que visam a cobertura de riscos. Destacamos os seguintes: Cobertura dos riscos através de contratos entre o banco e a empresa ( Ex: swaps, contratos de futuro Forward, collars, caps e floors). Cobertura dos riscos através de operações de bolsa ( Ex: opções da taxa de juro e futuros). O próprio mercado financeiro, principalmente nas décadas 70 e 80, criou instrumentos adequados à gestão da taxa de juro (Ex: futuros, swaps e FRA).

75 A Análise do risco realiza-se com base: Nos documentos contabilísticos: Balanço e Demonstração dos resultados, com recurso a indicadores como o GAO, o GAF, o Ponto crítico, a liquidez, a solvabilidade e a margem de segurança. No mercado bolsista, em que são criados modelos de forma a medir com maior precisão o risco e a determinar o preço que o accionista está disposto a suportar pelo risco. Modelos utilizados: CAPM (Capital Asset Pricing Model) e o MAA (Modelo de avaliação por arbitragem). Dados estatísticos recolhidos e tratados por organismos oficiais e privados e relacionados com os indicadores bolsistas, cotação das acções,

76 Instrumentos de medida: Grau de Alavanca operacional (GAO) GAO = MB RO Grau de Alavanca Financeiro (GAF) GAF = Ro Re Grau de Alavanca Combinado (GAC) GAC = GAO x GAF

77 A Análise do risco pode fazer-se com base nos documentos contabilísticos, em amostras de empresas ou com base no mercado. Este possibilita-nos informações quantitativas e qualitativas, de modo a poder efectuar aquisições e alienações de títulos. O accionista, o investidor ou o gestor deve recorrer a indicadores de risco com base no mercado, de modo a completar a análise com base nos dados contabilísticos da empresa e procurar compreender o seu comportamento face ao risco. Os modelos CAPM e o MAA, procuram, sobretudo., medir o risco e calcular a remuneração adicional que o accionista exige - o prémio de risco.

78 Cc = Ce x C/V + Cd x D/V C Valor de mercado dos Capitais próprios prios = Cotação x Nº N de acções V Valor de mercado da empresa Cd- Custo dos capitais alheios D Valor da dívida V = D + C

79 O accionista, nas suas operações de capital exige uma determinada rendibilidade esperada (Re) que inclui a rendibilidade dos produtos financeiros sem risco. Ex: Aplicações em certificados de aforro) (Rs) e a remuneração do capital ou prémio de risco (Pr): Re = Rs + Pr Os produtos financeiros disponíveis no mercado podem ser: Sem risco - Certificados de aforro; Praticamente sem risco Certificados de depósito e Papel comercial.

80 O accionista, o investidor ou o gestor deve recorrer a indicadores de risco com base no mercado, de modo a completar a análise com base nos dados contabilísticos da empresa e procurar compreender o seu comportamento face ao risco. Os modelos CAPM Capital Asset Pricing Model e o MAA Modelo de Avaliação por Arbitragem, procuram, sobretudo., medir o risco e calcular a remuneração adicional que o accionista exige - o prémio de risco. O diferencial entre a taxa de rendibilidade sem risco e a taxa de rendibilidade esperada para o produto financeiro em causa é o prémio de risco (Pr): Pr = Re Rs

81 Ao contrário do risco não sistemático ou específico que pode ser reduzido através de estratégias de diversificação, o risco sistemático ou de mercado que deriva das condições de funcionamento e do livre jogo da oferta e da procura, não é possível ser eliminado. O accionista e o gestor efectuam operações de risco de cobertura no mercado, na tentativa de reduzir os efeitos das alterações da política económica-financeira, alterações da taxa de inflação, taxa de juro e do peso da dívida pública.

82 Rendibilidade e Risco R en d ib ilid ad e esp erad a Linha do mercado de títulos Acções Obrigações da empresa Obrigações do Estado Bilhetes do tesouro Rendibilidade sem risco Risco Global

83 O Prémio de risco é igual a β vezes o diferencial entre a rendibilidade do mercado e a rendibilidade sem risco: Re Rs = β x (Rm Rs) e Re = Rs + β x (Rm Rs) O CAPM diz que num mercado normalmente organizado e competitivo, o prémio esperado de risco de cada investimento é directamente proporcional ao seu BETA (β). A expressão correspondente ao modelo CAPM descreve a rendibilidade esperada para todos os activos ou carteiras de activos na economia e permite determinar o comportamento de qualquer activo, conhecendo o respectivo risco e a rendibilidade produzida.

84 Decomposição do indicador de risco Qualquer empresa enfrenta o prémio de risco do negócio ou económico (Pe) e o prémio de risco financeiro (Pf) pelo que: Re = Rs + Pr Re = Rs + PE + Pf O Pr utilizado refere-se a uma empresa endividada. Se a empresa for financiada exclusivamente por capitais próprios, o accionista deve ser compensado pelo prémio de risco económico; Se a empresa recorrer aos capitais alheios, o investidor deve ser compensado pelo prémio de risco financeiro.

85 A Análise financeira moderna tende a analisar os fluxos financeiros da empresa que não são mais do que uma consequência das decisões de gestão. Neste estudo é frequente recorrer ao Mapa de origens e aplicações de fundos e à Demonstração dos fluxos de caixa, de modo a interpretar a variação do Fundo de maneio e a calcular o cash flow.

86 É elaborada com base na teoria dos ciclos financeiros da empresa e nos tipos de decisão a tomar a nível operacional, de financiamento e de investimento. Esta demonstração dá-nos informações sobre a formação e evolução das disponibilidades e sobre os efeitos das decisões de gestão e qual o valor dos fluxos financeiros por ciclo operacional, de financiamento e de investimento.

87 Demonstração de Origens e Aplicações de Fundos (DOAF) Esta demonstração é elaborada com base na análise comparativa de balanços sucessivos, e é um instrumento tradicional da análise financeira e constitui um elemento de apoio ao estudo da liquidez. Numa perspectiva financeira, o Balanço traduz um conjunto de aplicações e de origens de fundos: Aplicações de capital em: imobilizações, existências, dívidas de terceiros, investimentos financeiros; Fontes de financiamento: Capital social, dívidas a terceiros e os resultados gerados pela empresa.

88 Actividades operacionais Recebimentos 300 Pagamentos 3000 (1)Fluxo das actividades operacionais Actividades de investimento Pagamentos 350 (2)Fluxo das actividades de investimento -350 Actividades de financiamento Recebimentos 750 Pagamentos 300 (3)Fluxo das actividades de financiamento 450 Variação de caixa (4) = Caixa no início de Caixa no final de

GESTÃO ESTRATÉGICA. Texto de Apoio 1. Análise Económica e Financeira

GESTÃO ESTRATÉGICA. Texto de Apoio 1. Análise Económica e Financeira INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS Departamento de Economia e Gestão (ce.deg@esce.ips.pt) GESTÃO ESTRATÉGICA Texto de Apoio 1 à Análise Económica e Financeira Silva

Leia mais

Análise Financeira. Universidade do Porto Faculdade de Engenharia Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Economia e Gestão

Análise Financeira. Universidade do Porto Faculdade de Engenharia Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Economia e Gestão Análise Financeira Universidade do Porto Faculdade de Engenharia Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Economia e Gestão Introdução Objectivos gerais avaliar e interpretar a

Leia mais

Marketing e Publicidade 2ºANO 1º SEMESTRE

Marketing e Publicidade 2ºANO 1º SEMESTRE INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA DE SANTARÉM Marketing e Publicidade 2ºANO 1º SEMESTRE FINANÇAS Docente: Professor Coordenador - António Mourão Lourenço Discentes:

Leia mais

DOCUMENTOS DE GESTÃO FINANCEIRA Realizado por GESTLUZ - Consultores de Gestão

DOCUMENTOS DE GESTÃO FINANCEIRA Realizado por GESTLUZ - Consultores de Gestão DOCUMENTOS DE GESTÃO FINANCEIRA Realizado por GESTLUZ - Consultores de Gestão A Análise das Demonstrações Financeiras Este artigo pretende apoiar o jovem empreendedor, informando-o de como utilizar os

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Aberto. ES LOGISTICA (CMVM nº 1024)

Fundo de Investimento Imobiliário Aberto. ES LOGISTICA (CMVM nº 1024) Relatório de Gestão ES LOGISTICA Fundo de Investimento Imobiliário Aberto Fundo de Investimento Imobiliário Aberto ES LOGISTICA (CMVM nº 1024) Relatório de Gestão Dezembro de 2008 ESAF Fundos de Investimento

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA UMA ANÁLISE SIMPLIFICADA

GESTÃO FINANCEIRA UMA ANÁLISE SIMPLIFICADA GESTÃO FINANCEIRA UMA ANÁLISE SIMPLIFICADA Pág. 1 Índice 1. BALANCETE... 3 2. BALANÇO... 5 3. DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS... 10 4. RESUMO... 12 Pág. 2 1. BALANCETE O balancete é um documento contabilístico

Leia mais

Contabilidade II Licenciatura em Economia Ano Lectivo 2007/2008. Contabilidade II. CIN - Corporação Industrial do Norte, S.A. 2005

Contabilidade II Licenciatura em Economia Ano Lectivo 2007/2008. Contabilidade II. CIN - Corporação Industrial do Norte, S.A. 2005 Contabilidade II II. Demonstração dos Fluxos de Caixa Introdução CIN - Corporação Industrial do Norte, S.A. 2005 2004 2005 2004 ACTIVO AB AA AL AL CAP. PRÓPRIO E PASSIVO Imobilizado Capital próprio Imob.

Leia mais

Contabilidade e Controlo de Gestão. 5. Elaboração do orçamento anual e sua articulação. Contabilidade e Controlo de Gestão. Gestão Turística -3º ano

Contabilidade e Controlo de Gestão. 5. Elaboração do orçamento anual e sua articulação. Contabilidade e Controlo de Gestão. Gestão Turística -3º ano Contabilidade e Controlo de Gestão Ano letivo 2013/2014 Gustavo Dias 5.º Semestre Orçamento anual: instrumento de planeamento a curto prazo que permitirá à empresa quantificar os seus objectivos em termos

Leia mais

MUNICÍPIO DO PORTO SANTO RELATÓRIO DE GESTÃO CONSOLIDADO

MUNICÍPIO DO PORTO SANTO RELATÓRIO DE GESTÃO CONSOLIDADO MUNICÍPIO DO PORTO SANTO RELATÓRIO DE GESTÃO CONSOLIDADO EXERCÍCIO DO ANO 2011 INTRODUÇÃO A crescente utilização pelos municípios de formas organizacionais de diversa natureza (nomeadamente empresarial),

Leia mais

ANÁLISE DE FLUXOS A DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

ANÁLISE DE FLUXOS A DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA ANÁLISE DE FLUXOS A DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA ESTGV-IPV 1. O Fluxo de Caixa para á Análise Financeira A análise baseada nos fluxos visa ultrapassar algumas das limitações da análise tradicional e

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS 2010 6 ANÁLISE ECONÓMICO - FINANCEIRA

RELATÓRIO E CONTAS 2010 6 ANÁLISE ECONÓMICO - FINANCEIRA 6 ANÁLISE ECONÓMICO - FINANCEIRA 1 ANÁLISE DO BALANÇO O Balanço e o Sistema Contabilístico adequam-se ao previsto no Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais (POCAL), espelhando a situação

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «21. O sistema de intermediação financeira é formado por agentes tomadores e doadores de capital. As transferências de recursos entre esses agentes são

Leia mais

Ainda Mais Próximo dos Clientes. Empresas. 10 de Novembro de 2010

Ainda Mais Próximo dos Clientes. Empresas. 10 de Novembro de 2010 Ainda Mais Próximo dos Clientes O acesso ao crédito pelas Empresas 10 de Novembro de 2010 Agenda 1. Introdução 1.1. Basileia II. O que é? 1.2. Consequências para as PME s 2. Análise de Risco 2.1. Avaliação

Leia mais

POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS

POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS 13.1 - Aspectos preliminares As demonstrações financeiras consolidadas constituem um complemento e não um substituto das demonstrações financeiras individuais

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Beirafundo

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Beirafundo Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Beirafundo RELATÓRIO & CONTAS 2007 ÍNDICE ACTIVIDADE DO FUNDO 2 BALANÇO 4 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 5 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS MONETÁRIOS 6 ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

EMPREENDEDORISMO PLANO FINANCEIRO VÍTOR GONÇALVES PROJECTO-EMPREENDEDORISMO ESCS_AULA_4 SLIDE 1

EMPREENDEDORISMO PLANO FINANCEIRO VÍTOR GONÇALVES PROJECTO-EMPREENDEDORISMO ESCS_AULA_4 SLIDE 1 EMPREENDEDORISMO PLANO FINANCEIRO SLIDE 1 Sistemas de Informação na Gestão CONTABILIDADE FINANCEIRA Os sistemas de informação fornecem um conjunto de dados sobre a empresa, que se destina essencialmente

Leia mais

QUADRO DE INDICADORES ECONÓMICO-FINANCEIROS

QUADRO DE INDICADORES ECONÓMICO-FINANCEIROS QUADRO DE INDICADORES ECONÓMICO-FINANCEIROS FUNDO DE MANEIO E EQUILÍBRIO FINANCEIRO 1. LIQUIDEZ GERAL Activo Circulante / Passivo Circulante (1) 2. LIQUIDEZ REDUZIDA (Activo Circulante - E) / Passivo Circulante

Leia mais

8.2.1 Disposições do POCAL derrogadas e seus efeitos no Balanço e Demonstração de Resultados

8.2.1 Disposições do POCAL derrogadas e seus efeitos no Balanço e Demonstração de Resultados 8.2 O Balanço e a Demonstração de Resultados encontram-se elaborados de acordo com os princípios contabilísticos definidos pelo Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais (POCAL) e demais legislação

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS

MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS Sistemas de Informação Contabilística e Financeira CASO 5 PARTE 1 e 2 (enunciado e resolução) 2007/2008 CASO 5 Enunciado (PARTE 1) Questão 1 Alínea a) Sabendo que a sociedade

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU DEPARTAMENTO DE GESTÃO LICENCIATURA EM GESTÃO DE EMPRESAS GESTÃO FINANCEIRA. 3º Ano 1º Semestre

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU DEPARTAMENTO DE GESTÃO LICENCIATURA EM GESTÃO DE EMPRESAS GESTÃO FINANCEIRA. 3º Ano 1º Semestre DEPARTAMENTO DE GESTÃO LICENCIATURA EM GESTÃO DE EMPRESAS GESTÃO FINANCEIRA 3º Ano 1º Semestre Caderno de exercícios Planeamento Financeiro de ML/ Prazo Ano letivo 2015/2016 1 Planeamento Financeiro de

Leia mais

GESTÃO. 6. A Informação Financeira. 6. A Informação financeira 1

GESTÃO. 6. A Informação Financeira. 6. A Informação financeira 1 GESTÃO 6. A Informação Financeira 6. A Informação financeira 1 Conteúdo Temático 1. A organização da informação financeira: o papel da Contabilidade; Introdução aos principais mapas e conceitos 2. O Balanço

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA. Objectivo

GESTÃO FINANCEIRA. Objectivo GESTÃO FINANCEIRA MÓDULO IV Objectivo Teoria tradicional do Equilíbrio Financeiro O Fundo de Maneio Funcional e as NFM A Tesouraria Líquida Estratégias de Financiamento face ao Risco ISEG/UTL Teoria Tradicional

Leia mais

ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS E A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINANCEIRO

ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS E A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINANCEIRO ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS E A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINANCEIRO Potenciais interessados na análise Sócios/acionistas: extraem da análise das demonstrações financeiras os dados necessários para

Leia mais

8.2. NOTAS AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

8.2. NOTAS AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 8.2. NOTAS AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 8.2 NOTAS AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS As Demonstrações Financeiras anexas foram elaboradas de acordo com os princípios contabilísticos

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Imomar

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Imomar Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Imomar RELATÓRIO & CONTAS 2007 ÍNDICE ACTIVIDADE DO FUNDO 2 BALANÇO 4 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 5 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS MONETÁRIOS 6 ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

NOVA CONTABILIDADE DAS AUTARQUIAS LOCAIS

NOVA CONTABILIDADE DAS AUTARQUIAS LOCAIS CONTACTOS DAS ENTIDADES QUE INTEGRAM O Direcção-Geral das Autarquias Locais Morada: Rua José Estêvão,137, 4.º a 7.º 1169-058 LISBOA Fax: 213 528 177; Telefone: 213 133 000 E-mail: helenacurto@dgaa.pt Centro

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ALGARVE. GESTÃO BANCÁRIA Anexo 5

UNIVERSIDADE DO ALGARVE. GESTÃO BANCÁRIA Anexo 5 UNIVERSIDADE DO ALGARVE FACULDADE DE ECONOMIA GESTÃO BANCÁRIA Anexo 5 Fernando Félix Cardoso Outubro 2004 1 Mercado Monetário 2 Mercado Monetário O Mercado Monetário é o segmento do mercado financeiro

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES

UNIVERSIDADE DOS AÇORES UNIVERSIDADE DOS AÇORES 2013 RELATÓRIO DE CONTAS RELATÓRIO DE CONTAS 1 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------4 2 SALDO DE GERÊNCIA-----------------------------------------------------------5

Leia mais

8.2 NOTAS AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS POR NATUREZA

8.2 NOTAS AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS POR NATUREZA 8.2 NOTAS AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS POR NATUREZA As demonstrações financeiras anexas foram preparadas com base nos livros e registos contabilísticos da ESHTE mantidos em conformidade com

Leia mais

Fundação Denise Lester

Fundação Denise Lester Relatório e Contas 2010 Fundação Denise Lester Fundação Denise Lester 1/14 Balanço ACTIVO Notas Exercício findo a 31/12/2010 Exercício findo a 31/12/2009 Activo não corrente Activos fixos tangíveis 2.291.289,31

Leia mais

FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO

FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO relatório de contas 2 FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS 3 4 FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS POR NATUREZAS DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

Leia mais

Manual do Revisor Oficial de Contas IAS 7 (1) NORMA INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE IAS 7 (REVISTA EM 1992) Demonstrações de Fluxos de Caixa

Manual do Revisor Oficial de Contas IAS 7 (1) NORMA INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE IAS 7 (REVISTA EM 1992) Demonstrações de Fluxos de Caixa IAS 7 (1) NORMA INTERNACIONAL DE CONTABILIDADE IAS 7 (REVISTA EM 1992) Demonstrações de Fluxos de Caixa Esta Norma Internacional de Contabilidade revista substitui a NIC 7, Demonstração de Alterações na

Leia mais

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS DO EXERCÍCIO DE 2009

ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS DO EXERCÍCIO DE 2009 1 ANEXO AO BALANÇO E À DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS DO EXERCÍCIO DE 2009 00. Introdução a) A firma Custódio A. Rodrigues, Lda., designada também por CORPOS Corretagem Portuguesa de Seguros, pessoa colectiva

Leia mais

Fundamentos Decifrados de Contabilidade

Fundamentos Decifrados de Contabilidade 1 Resultado... 1 1.1 Receitas... 1 1.2 Despesas... 3 1.3 Ajustes... 6 2 Os conceitos de capital e de manutenção do capital... 7 1 Resultado O resultado é a medida mais utilizada para aferir a performance

Leia mais

Regras de utilização. Principais regras de utilização:

Regras de utilização. Principais regras de utilização: Regras de utilização Para a melhor utilização do presente modelo o empreendedor deverá dominar conceitos básicos de análise económica e financeira ou, não sendo esse o caso, deve explorar as potencialidades

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Fundolis

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Fundolis Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Fundolis RELATÓRIO & CONTAS 2007 ÍNDICE ACTIVIDADE DO FUNDO 2 BALANÇO 4 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 5 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS MONETÁRIOS 6 ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Imorocha

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Imorocha Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Imorocha RELATÓRIO & CONTAS 2007 ÍNDICE ACTIVIDADE DO FUNDO 2 BALANÇO 4 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 5 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS MONETÁRIOS 6 ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

ANÁLISE FINANCEIRA. Objectivo

ANÁLISE FINANCEIRA. Objectivo ISEG/UTL ANÁLISE FINANCEIRA MÓDULO III Objectivo Teoria tradicional do Equilíbrio Financeiro Fundo de Maneio Funcional e as NFM Tesouraria Líquida Estratégias de Financiamento face ao Risco EQUILÍBRIO

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO Olá, pessoal! Hoje trago uma aula sobre a Demonstração do Valor Adicionado DVA, que foi recentemente tornada obrigatória para as companhias abertas pela Lei 11.638/07, que incluiu o inciso V ao art. 176

Leia mais

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS ANÁLISE E APLICAÇÃO DOS ÍNDICES DE LIQUIDEZ APLICADOS AS EMPRESAS EM GERAL COM BASE EM SEUS EMONSTRATIVOS CONTÁBEIS PAULO NAZARENO CARDOSO DA SILVA GRADUANDO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE

Leia mais

BPI MONETÁRIO CURTO PRAZO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO ABERTO

BPI MONETÁRIO CURTO PRAZO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO ABERTO BPI MONETÁRIO CURTO PRAZO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO ABERTO Demonstrações Financeiras em 31 de Dezembro de 2010 acompanhadas do Relatório de Auditoria BALANÇO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 Activo Mais-

Leia mais

IV - 2. LISTA E ÂMBITO DAS CONTAS CLASSE 9 CONTAS EXTRAPATRIMONIAIS

IV - 2. LISTA E ÂMBITO DAS CONTAS CLASSE 9 CONTAS EXTRAPATRIMONIAIS Anexo à Instrução nº 4/96 IV - 2. LISTA E ÂMBITO DAS CONTAS CLASSE 9 CONTAS EXTRAPATRIMONIAIS As contas desta classe registam as responsabilidades ou compromissos assumidos pela instituição ou por terceiros

Leia mais

Fontes de Financiamento. Fontes de Financiamento

Fontes de Financiamento. Fontes de Financiamento Publicação Nº 4-29 Setembro 2010 Fontes de Financiamento PONTOS DE INTERESSE: Fontes de Financiamento Capital Alheio Capitais Próprios Copyright DecisionMaster 2001-2010 As Fontes de Financiamento designam

Leia mais

EGEA ESAPL - IPVC. Orçamentos Anuais Parciais de Actividade

EGEA ESAPL - IPVC. Orçamentos Anuais Parciais de Actividade EGEA ESAPL - IPVC Orçamentos Anuais Parciais de Actividade Elaboração de Orçamentos Os resultados de uma empresa, ou de qualquer uma das suas actividades, podem ser apurados (ou calculados de forma previsional)

Leia mais

ANEXO A à. Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativo ao Sistema europeu de contas nacionais e regionais na União Europeia

ANEXO A à. Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. relativo ao Sistema europeu de contas nacionais e regionais na União Europeia PT PT PT COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 20.12.2010 COM(2010) 774 final Anexo A/Capítulo 08 ANEXO A à Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativo ao Sistema europeu de contas nacionais

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Com relação a conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade, julgue os itens que se seguem. 51 Auxiliar um governo no processo de fiscalização tributária é uma das finalidades

Leia mais

Relatório Tipo Dezembro de 20XX

Relatório Tipo Dezembro de 20XX Relatório Tipo Dezembro de 20XX Alvim & Rocha Consultoria de Gestão, Lda. Tel.: 22 831 70 05; Fax: 22 833 12 34 Rua do Monte dos Burgos, 848 Email: mail@alvimrocha.com 4250-313 Porto www.alvimrocha.com

Leia mais

NOVO REGIME JURÍDICO DA REABILITAÇÃO URBANA. Decreto-Lei n.º 309/2007, de 23 de Outubro Workshop IHRU 12 Abril 2010

NOVO REGIME JURÍDICO DA REABILITAÇÃO URBANA. Decreto-Lei n.º 309/2007, de 23 de Outubro Workshop IHRU 12 Abril 2010 NOVO REGIME JURÍDICO DA REABILITAÇÃO URBANA Decreto-Lei n.º 309/2007, de 23 de Outubro Workshop IHRU 12 Abril 2010 DOIS CONCEITOS FUNDAMENTAIS «área de reabilitação urbana» - cuja delimitação pelo município

Leia mais

C N INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2. Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO

C N INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2. Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO C N C C o m i s s ã o d e N o r m a l i z a ç ã o C o n t a b i l í s t i c a INTERPRETAÇÃO TÉCNICA Nº 2 Assunto: RESERVA FISCAL PARA INVESTIMENTO Cumprimento das obrigações contabilísticas I. QUESTÃO

Leia mais

ANEXOS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

ANEXOS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ANEXOS ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Conforme preceitua o Decreto Lei n.º 54-A/99 de 22 de Fevereiro, com as devidas alterações, os anexos às Demonstrações Financeiras visam facultar aos órgãos autárquicos

Leia mais

NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 1 ESTRUTURA E CONTEÚDO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 1 ESTRUTURA E CONTEÚDO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS NORMA CONTABILISTICA E DE RELATO FINANCEIRO 1 ESTRUTURA E CONTEÚDO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Esta Norma Contabilística e de Relato Financeiro tem por base a Norma Internacional de Contabilidade IAS

Leia mais

Contabilidade Geral. Gestão do Desporto 2011/2012

Contabilidade Geral. Gestão do Desporto 2011/2012 Contabilidade Geral Gestão do Desporto 2011/2012 OPERAÇÕES CORRENTES 1. Meios Financeiros Líquidos Esta Classe destina-se a registar os meios financeiros líquidos que incluem quer o dinheiro e depósitos

Leia mais

Implicações da alteração da Taxa de Juro nas Provisões Matemáticas do Seguro de Vida

Implicações da alteração da Taxa de Juro nas Provisões Matemáticas do Seguro de Vida Implicações da alteração da Taxa de Juro nas Provisões Matemáticas do Seguro de Vida 1. Algumas reflexões sobre solvência e solidez financeira Para podermos compreender o que se entende por solvência,

Leia mais

ÍNDICE. NOTAS EXPLICATIVAS Metodológica e Fontes Estatísticas.. 3 Conceitos...3 Sinais Convencionais... 6 Siglas e Abreviaturas...

ÍNDICE. NOTAS EXPLICATIVAS Metodológica e Fontes Estatísticas.. 3 Conceitos...3 Sinais Convencionais... 6 Siglas e Abreviaturas... ÍNDICE PREFÁCIO... 2 NOTAS EXPLICATIVAS Metodológica e Fontes Estatísticas.. 3 Conceitos...3 Sinais Convencionais... 6 Siglas e Abreviaturas... 6 ANÁLISE DE RESULTADOS Situação Global... 7 Conta Corrente...

Leia mais

Rentabilidade Social (RS) Rentabilidade de Exploração. Rentabilidade Global RENTABILIDADE. Resultado / output Valor do Recurso / input investido

Rentabilidade Social (RS) Rentabilidade de Exploração. Rentabilidade Global RENTABILIDADE. Resultado / output Valor do Recurso / input investido RENTABILIDADE Resultado / output Valor do Recurso / input investido Rentabilidade Social (RS) Valor Acrescentado Bruto (VAB) RL + ARE + Ajustamentos + F + + Custos c/ Pessoal + Impostos Directos Valor

Leia mais

NOTAS PRÉVIAS I - DE APRESENTAÇÃO

NOTAS PRÉVIAS I - DE APRESENTAÇÃO NOTAS PRÉVIAS I - DE APRESENTAÇÃO 1. O presente estudo dá continuidade ao trabalho de natureza estatística relativo às declarações do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (DR Modelo 22 de

Leia mais

Entidades intervenientes

Entidades intervenientes Entidades intervenientes As candidaturas deverão ser apresentadas, preferencialmente, no Município de Vizela, ou nas entidades abaixo indicadas. Câmara Municipal de Vizela Rua Dr. Alfredo Pinto, 42 4815-391

Leia mais

Tópicos Especiais de Análise de Balanços

Tópicos Especiais de Análise de Balanços Tópicos Especiais de Análise de Balanços 1- ECONÔMICO X FINANCEIRO Talvez não existam palavras mais empregadas no mundo dos negócios do que econômico e financeiro. Econômico: Refere-se a lucro, no sentido

Leia mais

Demonstração dos Resultados

Demonstração dos Resultados Sistemas de Informação bilística e Financeira As demonstrações financeiras CET em Técnicas e Gestão em Turismo 2012/2013 ATIVO Investimentos Inventários e ativos biológicos s a receber Meios financeiros

Leia mais

Decreto-Lei n.º 229/98 de 22 de Julho

Decreto-Lei n.º 229/98 de 22 de Julho Decreto-Lei n.º 229/98 de 22 de Julho A criação de um sistema de caucionamento mútuo em Portugal permitirá às pequenas e médias empresas e às microempresas a utilização de um instrumento que em outros

Leia mais

Capítulo 9: Análise de Projectos de Investimento. 9.1. A dimensão temporal e o cálculo financeiro

Capítulo 9: Análise de Projectos de Investimento. 9.1. A dimensão temporal e o cálculo financeiro Capítulo 9: Análise de Projectos de Investimento Conteúdo Temático 1. A dimensão temporal e o cálculo financeiro 2. Critérios de análise da rendibilidade de projectos de investimento 9.1. A dimensão temporal

Leia mais

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS AMORTIZAÇÃO: Representa a conta que registra a diminuição do valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente, é a perda de valor de capital aplicado na aquisição

Leia mais

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira

Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Contabilidade Professor conteudista: Hildebrando Oliveira Sumário CONTABILIDADE Unidade I 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE...1 2 OBJETO DA CONTABILIDADE...2 3 O BALANÇO PATRIMONIAL...3 4 A CONTA...4 O RESULTADO...6

Leia mais

Entidades Intervenientes As candidaturas devem ser apresentadas no Município de Valença

Entidades Intervenientes As candidaturas devem ser apresentadas no Município de Valença Entidades Intervenientes As candidaturas devem ser apresentadas no Município de Valença Município de Valença Tlf: 251 809500 Fax: 251 809519 Site: www.cm-valenca.pt E-mail: gap@cm-valenca.pt Entidade gestora

Leia mais

Trabalho nº1 Análise Económico Financeira. BRISA Auto-Estradas de Portugal, S.A.

Trabalho nº1 Análise Económico Financeira. BRISA Auto-Estradas de Portugal, S.A. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores 5º Ano, 1º Semestre Economia e Gestão - 2000/2001 Trabalho nº1 Análise Económico Financeira

Leia mais

Entidades intervenientes As candidaturas podem ser apresentadas em qualquer das entidades abaixo indicadas

Entidades intervenientes As candidaturas podem ser apresentadas em qualquer das entidades abaixo indicadas Entidades intervenientes As candidaturas podem ser apresentadas em qualquer das entidades abaixo indicadas Município de Serpa Praça da República 7830-389 Serpa Telefone: 284 540 100 Fax: 284 540 109 Endereço

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA. Demonstração de Fluxos de Caixa

GESTÃO FINANCEIRA. Demonstração de Fluxos de Caixa GESTÃO FINANCEIRA MÓDULO VIII Objectivo Comparação com a Demonstração de Resultados Métodos de Cálculo Rácios baseados nos fluxos de caixa Documento que mostra a variação das disponibilidades entre dois

Leia mais

Gestão Financeira Método de analise com recurso a rácios IESF Licenciatura Gestão Financeira Fiscal 2008/2009 Trabalho Wikipedia Rita Pinto Turma: A

Gestão Financeira Método de analise com recurso a rácios IESF Licenciatura Gestão Financeira Fiscal 2008/2009 Trabalho Wikipedia Rita Pinto Turma: A Gestão Financeira Método de analise com recurso a rácios IESF Licenciatura Gestão Financeira Fiscal 2008/2009 Trabalho Wikipedia Rita Pinto Turma: A Índice Índice...2 Introdução...3 Tipos de rácios...4

Leia mais

Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social

Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social ANEXO para as Contas do Ano 2014 1/ IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE: 1.1 / Designação da entidade: OASIS Organização de Apoio e Solidariedade para

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Texto para as questões de 31 a 35 conta saldo despesa de salários 10 COFINS a recolher 20 despesas de manutenção e conservação 20 despesa de depreciação 20 PIS a recolher 30 despesas

Leia mais

C N C. Indice 11 - CÓDIGO DE CONTAS CLASSE 1 - DISPONIBILIDADES 11 - CÓDIGO DE CONTAS... 1

C N C. Indice 11 - CÓDIGO DE CONTAS CLASSE 1 - DISPONIBILIDADES 11 - CÓDIGO DE CONTAS... 1 Indice 11 - CÓDIGO DE CONTAS... 1 CLASSE 1 - DISPONIBILIDADES... 1 CLASSE 2 - TERCEIROS*... 2 CLASSE 3 - EXISTÊNCIAS*... 4 CLASSE 4 - IMOBILIZAÇÕES*... 5 CLASSE 5 - CAPITAL, RESERVAS E RESULTADOS TRANSITADOS...

Leia mais

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização.

Neste contexto, o Fluxo de Caixa torna-se ferramenta indispensável para planejamento e controle dos recursos financeiros de uma organização. UNIDADE II FLUXOS DE CAIXA Em um mercado competitivo, a gestão eficiente dos recursos financeiros, torna-se imprescindível para o sucesso da organização. Um bom planejamento do uso dos recursos aliado

Leia mais

Portaria n.º 106/2011, de 14 de Março

Portaria n.º 106/2011, de 14 de Março Portaria n.º 106/2011, de 14 de Março O Decreto-Lei n.º 36-A/2011, de 9 de Março, aprovou o regime da normalização contabilística para as entidades do sector não lucrativo, abreviadamente designadas por

Leia mais

MAPAS FISCAIS DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS ANALÍTICA EXERCICIOS 2009 2008. Custos e perdas

MAPAS FISCAIS DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS ANALÍTICA EXERCICIOS 2009 2008. Custos e perdas MAPAS FISCAIS DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS ANALÍTICA Contas POC Descricao Custos e perdas EXERCICIOS 2009 2008 Custo mercadorias vendidas mater.consu 611+612 Mercadorias 62,08 31,56 616a619 Materias 62,08

Leia mais

De acordo com a definição dada pela OCDE,

De acordo com a definição dada pela OCDE, Contabilidade Nacional: território geográfico, unidades residentes e operações económicas De acordo com a definição dada pela OCDE, A Contabilidade Nacional é uma técnica que se propõe apresentar sob uma

Leia mais

Contabilidade II (LEC110)

Contabilidade II (LEC110) Contabilidade II (LEC110) IV. Consolidação de contas III. Consolidação de Contas 1. Perímetro de consolidação 1º ANO ANO LECTIVO 7/8 1. Perímetro de Consolidação A definição do perímetro de consolidação

Leia mais

INTRODUÇÃO. Análise Financeira. Gestão Financeira

INTRODUÇÃO. Análise Financeira. Gestão Financeira INTRODUÇÃO 1 Análise Financeira Dar a conhecer a situação económico-financeira e monetária A partir de documentos de informação contabilística Situação financeira Equilíbrio Financeiro, Solvabilidade,

Leia mais

Portaria n.º 92-A/2011, de 28 de Fevereiro - 41 SÉRIE I, 1º SUPLEMENTO

Portaria n.º 92-A/2011, de 28 de Fevereiro - 41 SÉRIE I, 1º SUPLEMENTO Define os elementos que integram o dossier fiscal, aprova novos mapas de modelo oficial e revoga a Portaria n.º 359/2000, de 20 de Junho A Nos termos do artigo 129.º do Código do Imposto sobre o Rendimento

Leia mais

GLOSSÁRIO. Capítulo 5 Informação Financeira

GLOSSÁRIO. Capítulo 5 Informação Financeira GLOSSÁRIO Capítulo 5 Informação Financeira Este Glossário foi elaborado unicamente para apoiar os slides do Cap.5 da disciplina de Gestão e destina-se a ser utilizado exclusivamente pelos alunos de Gestão

Leia mais

Análise de Projectos ESAPL / IPVC. Estrutura e Processo de Elaboração do Cash-Flow

Análise de Projectos ESAPL / IPVC. Estrutura e Processo de Elaboração do Cash-Flow Análise de Projectos ESAPL / IPVC Estrutura e Processo de Elaboração do Cash-Flow A necessidade do Cash Flow Sempre que um investimento possa ter uma incidência significativa sobre o sistema de produção

Leia mais

Princípios Fundamentais Contabilidade

Princípios Fundamentais Contabilidade Princípios Fundamentais Contabilidade 1 Princípios Contábeis. Resolução CFC 750 de 29 de dezembro de 1993. Art. 3 São Princípios de Contabilidade:(2) I o da ENTIDADE; II o da CONTINUIDADE; III o da OPORTUNIDADE;

Leia mais

Legislação MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

Legislação MINISTÉRIO DAS FINANÇAS Diploma Decreto-Lei n.º 62/2005 11/03 Estado: Vigente Legislação Resumo: Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2003/48/CE, do Conselho, de 3 de Junho, relativa à tributação dos rendimentos

Leia mais

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS No âmbito da avaliação realizada, a nível internacional, sobre os fundamentos da crise financeira iniciada no Verão

Leia mais

Os riscos do INVESTIMENTO ACTIVO MAIS, produto financeiro complexo, dependem dos riscos individuais associados a cada um dos produtos que o compõem.

Os riscos do INVESTIMENTO ACTIVO MAIS, produto financeiro complexo, dependem dos riscos individuais associados a cada um dos produtos que o compõem. Breve Descrição do produto O é um produto financeiro complexo composto por 50% do investimento num Depósito a Prazo a 180 dias, não renovável, com uma taxa de juro de 4% (TANB Taxa Anual Nominal Bruta),

Leia mais

OFERTA COBRANÇAS E RECUPERAÇÃO EXTRA-JUDICIAL DE INCOBRÁVEIS

OFERTA COBRANÇAS E RECUPERAÇÃO EXTRA-JUDICIAL DE INCOBRÁVEIS COBRANÇAS E RECUPERAÇÃO EXTRA-JUDICIAL DE INCOBRÁVEIS Directores financeiros, Directores Comerciais responsáveis de controlo de crédito, membros de equipas de cobranças, credit managers. Prevenir a cobrança

Leia mais

8.2 - Notas ao Balanço e à Demonstração de Resultados. Ponto - 8.2.1 Princípios Contabilísticos. Ponto - 8.2.2 Comparabilidade das Contas

8.2 - Notas ao Balanço e à Demonstração de Resultados. Ponto - 8.2.1 Princípios Contabilísticos. Ponto - 8.2.2 Comparabilidade das Contas 8.2 - Notas ao Balanço e à Demonstração de Resultados Nota Introdutória No âmbito dos anexos às demonstrações financeiras e em conformidade com o ponto 8.2 do Decreto-lei nº 54-A/99 de 22 de Fevereiro,

Leia mais

RELATÓRIO & CONTAS Liquidação

RELATÓRIO & CONTAS Liquidação Fundo Especial de Investimento Aberto CAIXA FUNDO RENDIMENTO FIXO IV (em liquidação) RELATÓRIO & CONTAS Liquidação RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS RELATÓRIO DO AUDITOR EXTERNO CAIXAGEST Técnicas

Leia mais

Publicado no Diário da República, I série, nº 221, de 17 de Dezembro AVISO N.º 11/2014 ASSUNTO: REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA OPERAÇÕES DE CRÉDITO

Publicado no Diário da República, I série, nº 221, de 17 de Dezembro AVISO N.º 11/2014 ASSUNTO: REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA OPERAÇÕES DE CRÉDITO Publicado no Diário da República, I série, nº 221, de 17 de Dezembro AVISO N.º 11/2014 ASSUNTO: REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA OPERAÇÕES DE CRÉDITO Havendo necessidade de se rever a regulamentação relativa

Leia mais

IV - 2. LISTA E ÂMBITO DAS CONTAS CLASSE 7 CUSTOS POR NATUREZA. As contas desta classe registam os custos correntes do exercício.

IV - 2. LISTA E ÂMBITO DAS CONTAS CLASSE 7 CUSTOS POR NATUREZA. As contas desta classe registam os custos correntes do exercício. Anexo à Instrução nº 4/96 IV - 2. LISTA E ÂMBITO DAS CONTAS CLASSE 7 CUSTOS POR NATUREZA As contas desta classe registam os custos correntes do exercício. 70 - JUROS E CUSTOS EQUIPARADOS Encargos financeiros

Leia mais

DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 872

DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 872 DIRECTRIZ DE REVISÃO/AUDITORIA 872 Revista em Março de 2009 Entidades Municipais, Intermunicipais e Metropolitanas ÍNDICE Parágrafos INTRODUÇÃO 1 8 OBJECTIVO 9 FUNÇÕES EQUIVALENTES AO COMPROMISSO DO REVISOR

Leia mais

ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE

ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE ASPECTOS AVANÇADOS NA ANÁLISE! O que é Necessidade de Capital de Giro (NCG)! Como se determina a NCG! Reclassificação das contas do Ativo e Passivo Circulante! Causas das variações da NCG Autores: Francisco

Leia mais

Formulário de Candidatura

Formulário de Candidatura (a preencher pela ADRAL) N.º de Processo: Data de Entrada : (a preencher pela entidade receptora) Entidade Receptora : Local e data : Criação de Empresa: SIM NÃO Prazo de Financiamento Ano de Carência

Leia mais

PARTE I ESCOLHA MÚLTIPLA

PARTE I ESCOLHA MÚLTIPLA - SOLUÇÕES - 1 PARTE I ESCOLHA MÚLTIPLA 1. Considere os seguintes elementos A empresa XPTO adquiriu 80% da empresa Beta em 30.06.2003 por 300k. A empresa mãe manteve as suas reservas estáveis nos últimos

Leia mais

Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC. Renato Tognere Ferron

Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC. Renato Tognere Ferron Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC Renato Tognere Ferron Relatórios Contábeis Relatórios Contábeis Obrigatórios Exigidos pela Lei das Sociedades por ações Sociedade Anônima Deverão ser publicados Ltdas.

Leia mais

Norma Interpretativa 2 Uso de Técnicas de Valor Presente para mensurar o Valor de Uso

Norma Interpretativa 2 Uso de Técnicas de Valor Presente para mensurar o Valor de Uso Norma Interpretativa 2 Uso de Técnicas de Valor Presente para mensurar o Valor de Uso Esta Norma Interpretativa decorre da NCRF 12 - Imparidade de Activos. Sempre que na presente norma existam remissões

Leia mais

EXEMPLO COMPLETO DO CÁLCULO DO FLUXO DE CAIXA COM BASE EM DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS

EXEMPLO COMPLETO DO CÁLCULO DO FLUXO DE CAIXA COM BASE EM DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS EXEMPLO COMPLETO DO CÁLCULO DO FLUXO DE CAIXA COM BASE EM DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS! O pagamento de juros conjunturais! O pagamento de juros estruturais! O recebimento de dividendos! A contratação de

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE 2012

NOTAS EXPLICATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE 2012 NOTAS EXPLICATIVAS DA ADMINISTRAÇÃO ÀS DEMONSTRAÇÕES 1. BREVE HISTÓRICO DO CLUBE CONTÁBEIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E DE 2012 O Esporte Clube Vitória, fundado na cidade do Salvador, onde tem foro e sede,

Leia mais

http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-11/boletim-19/cont_demonstracoes_...

http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-11/boletim-19/cont_demonstracoes_... http://www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-11/boletim-19/cont_demonstracoes_... Página 1 de 14 CONTABILIDADE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Considerações ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVO

Leia mais