FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DOCÊNCIA ONLINE: UMA PESQUISA- FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA 1. Alexsandra Barbosa da Silva 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DOCÊNCIA ONLINE: UMA PESQUISA- FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA 1. Alexsandra Barbosa da Silva 2"

Transcrição

1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DOCÊNCIA ONLINE: UMA PESQUISA- FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA 1 Alexsandra Barbosa da Silva 2 Resumo Expandido O presente trabalho faz referência à pesquisa que está em desenvolvimento no curso de Mestrado em Educação (Proped/UERJ) e que vem sendo realizada no Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC), da linha de pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais, tendo como objeto de estudo a formação de professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para a docência online. Sua base teórica está ancorada na pesquisa nos/dos/com os cotidianos (ALVES, CERTEAU), com abordagem multirreferencial (ARDOINO), tendo como método a pesquisa-formação no contexto da cibercultura (SANTOS) com teorias de formação docente (NÓVOA) e interatividade (SILVA). Diante das mudanças que surgem com o constante desenvolvimento do digital em rede é de suma importância o investimento na formação de professores para atuarem no contexto sociotécnico que vivemos, portanto a formação dos professores para docência presencial ou online precisará, então, contemplar a cibercultura (SILVA, 2010). Para SANTOS (2014) é preciso continuar investindo em formação inicial e continuada de professores para que seu exercício docente seja mais sintonizado com as novas demandas sociais, culturais, pedagógicas e políticas da cibercultura (p.13). Deste modo, o objeto de estudo do presente resumo é a formação de professores para a docência online, dada a sua importância na cibercultura, entendendo esta como a cultura contemporânea mediada pelo digital em rede (SANTOS, 2014). A justificativa e relevância para tal pesquisa se dá pelo ainda pouco investimento em formação de professores para atuarem com a docência online, a universidade precisa ofertar essa formação continuada aos seus docentes. O interesse em pesquisar esse tema teve início a 1 Artigo apresentado ao Eixo Temático 11 Educação a distância / Educação online / Métodos e processos pedagógicos do IX Simpósio Nacional da ABCiber. 2 Pedagoga da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestranda em Educação (Proped/UERJ) e participa do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC/UERJ). b.s.alexsandra@gmail.com

2 partir dos meus dilemas 3 oriundos de minha prática enquanto pedagoga do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LaTIC/UERJ) atuando na formação de professores para uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado para a graduação presencial da UERJ aliada a percepção de que mesmo vivendo atualmente a segunda fase da cibercultura, a Web 2.0, que tem como um dos destaques a emergência da educação online, mediada pelos ambiente online de aprendizagem, o AVA ainda é subutilizado, suas interfaces de comunicação são pouco utilizadas e na maioria das disciplinas presenciais ocorre apenas a disponibilização de materiais de estudo. Pensando nessa subutilização e refletindo sobre a minha prática por meio dos meus dilemas, surgem algumas questões: Porque os professores da UERJ ainda utilizam o AVA como repositório de materiais? Será que ainda está faltando uma formação melhor para o exercício da docência online? Será que lhes falta tempo na carga horária docente para elaborar um desenho educacional para sua disciplina? Será que seus alunos ainda têm dificuldade de acesso à internet e por isso a maioria das atividades são desenvolvidas presencialmente, restando ao ambiente virtual apenas a manutenção do material didático? Será que não conseguem lidar com os dispositivos e por isso acabam usando pouco as interfaces de comunicação e de conteúdo? Como têm realizado e como pretendem realizar as suas atividades com os estudantes e como são feitas as comunicações, por , por facebook, redes sociais, whatsapp, aplicativos para comunicação ou só presencialmente? Tendo como objetivo principal compreender como os docentes da UERJ pensam a cibercultura, como fazem ou pretendem fazer em sala de aula presencial com o uso do digital em rede, por meio do AVA. Diante de todos essas questões que são relevantes para que conheçamos os motivos e assim possamos investir em ações que melhore o uso do AVA nas disciplinas presenciais da universidade, surge o interesse em realizer essa pesquisa e ofertar através do LaTIC um curso de extensão para formação dos professores da Uerj que usem ou queiram usar o Ambiente Virtual de Aprendizagem nas suas disciplinas da graduação presencial ou do Colégio de Aplicação da UERJ (CAp UERJ), pois é fundamental que os formadores em educação online conheçam o funcionamento das interfaces e do AVA como um todo (SANTOS, 2005, p. 260). 3 Entendo dilemas como as situações problemáticas que emergem no decorrer da atividade profissional do professor ou do pesquisador-aprendente (SANTOS, 2005, p. 216)

3 A metodologia da pesquisa é a pesquisa-formação, que tem como concepção uma pesquisa baseada na implicação do pesquisador com o campo de pesquisa, construindo juntamente com os sujeitos envolvidos o conhecimento e o próprio método (SANTOS, 2014, p. 84). Sendo assim o dispositivo de pesquisa acionado será um curso de formação de professores da UERJ para a docência online por meio da plataforma MOODLE. Ardoino conceitua dispositivo como uma organização de meios materiais e/ou intelectuais, fazendo parte de uma estratégia de conhecimento de um objeto. (ARDOINO, 2003, p. 80), é através do dispositivo de pesquisa que ocorre a produção de dados com os praticantes culturais 4, é o dispositivo de pesquisa que faz emergir os dados por meio de narrativas e imagens registradas no AVA, a partir do dispositivo todos os envolvidos no processo de pesquisa-formação compartilham, trocando seus saberes. O campo de pesquisa utilizado na pesquisa será o Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio do software de gerenciamento de cursos online, o MOODLE. Como praticantes da pesquisa teremos uma turma de 30 professores de diversos cursos presenciais da universidade. A pesquisa encontra-se em sua fase inicial, o dispositivo está sendo, em princípio, acionado em uma turma da graduação em pedagogia da UERJ da disciplina de Tecnologias em Educação, a turma tem em média 35 estudantes do 1º período. O desenho educacional do campo de pesquisa já foi iniciado, abaixo imagem do ambiente virtual que está sendo acionado. Figura 1: Ambiente Virtual de Aprendizagem da disciplina Tecnologias e Educação. O desenho educacional 5 da disciplina faz uma bricolagem com várias interfaces que possibilitam a autoria, criação, hipertextualidade e interatividade entre os participantes. Com 4 Termo usado por Certeau (1994) para aquele que vive as práticas/táticas cotidianas.

4 espaços coletivos para conversas tanto no AVA quanto em redes sociais, possibilitando a todos experimentarem a mediação em ambientes online. O desenho educacional conta com textos, vídeos e imagens que são utilizados nas discussões presenciais e estendidos para as conversas online. A atividade final será feita em grupo com uma proposta de aula no ambiente virtual, na qual os estudantes terão que usar o AVA pensando numa proposta curricular que seja capaz de agregar várias mídias, pois os ambientes virtuais agregam uma das características fundantes da internet, a convergência de mídias, ou seja, a capacidade de hibridizar e permutar em um mesmo ambiente várias mídias (SANTOS, 2014, p, 55). O desafio da pesquisa é problematizar a formação de docentes universitários para atuarem na educação online. A formação continuada desses professores precisa ser ofertada também pela universidade. Um dos objetivos é propor aos professores articularem a teoria a prática pedagógica, indo além do ambiente virtual de aprendizagem, mobilizando outros fenômenos da cultura contemporânea mediada pelo digital em rede. O uso das mídias digitais revela uma maneira de manifestação política que está crescendo cada vez mais tendo o ciberespaço e a cidade juntos o tempo todo, filosofias, discussões e políticas se iniciam nas redes sociais e vão ocupando inicialmente o digital em rede e posteriormente habitando outras redes, as ruas, tessendo outros diálogos e se expandindo nacional e até mundialmente. A crise no Estado do Rio de Janeiro ocasionou uma série se ocupações de escolas estaduais, movimento realizado pelos alunos em busca de melhorias das condições mínimas e dignas de funcionamento das escolas. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro iniciou um processo de greve em dezembro de 2015, por bolsas de alunos atrasadas, falta de pessoal para realização de segurança e limpeza, materiais básicos de funcionamento e manutenção da universidade, dentre outras precariedades sofridas pela universidade. Várias atividades foram realizadas pelos alunos e professores da Uerj no movimento chamado Uerj Resiste, como rodas de leituras, palestras etc, foi também criado um grupo no Facebook chamado Cineclub Uerj resiste para exibição de filmes e discussão coletiva sobre eles. Esses são alguns exemplos que demonstram as tramas que vão se formando e se interligando nas redes de conhecimento como atos políticos e filosóficos, todo esse cenário constitui diversas ambiências formativas. Ciência, pesquisa, formação, política estão todos em rede. A 5 Neste trabalho, optamos pela expressão desenho educacional por entendermos que um projeto de educação não pode se reduzir ao conceito de instrução (SANTOS, 2005, p.175)

5 formação de professores precisa contemplar esses fenônemos que emergem contantemente na cibercultura, formando e se formando para a docência online. Palavras-chave: Pesquisa-formação; Docência Online; MOODLE; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Formação de Professores. Referências bibliográficas ARDOINO, J. Para uma pedagogia socialista. Brasília, DF: Plano, CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, LEMOS, André, LEVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia. São Paulo: Paulus, MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, NÓVOA, António, coord. Formação de professores e profissão docente. Os professores e a sua formação. Lisboa : Dom Quixote, p OLIVEIRA, Inês Barbosa, ALVES, Nilda, (Orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. 3ª ed. Petrópolis: DP&A, SANTOS, Edméa O. Pesquisa-formação na cibercultura. 1 ed. Santo Tirso: Whitebooks, Educação Online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. Tese de doutorado. Salvador: FACEB-UFBA, <orientador Prof. Dr. Roberto Sidney Macedo> SILVA, Marco. (org). Formação de professores para docência online. São Paulo: Ed. Loyola, SILVA, Marco. Educar na cibercultura. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas Disponível em <Acesso em 20/03/2016>

O livro Pesquisa- Formação na Cibercultura,

O livro Pesquisa- Formação na Cibercultura, RESENHA SANTOS, Edméa. Pesquisa- formação na Cibercultura. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks, 2014. Tania Lucía Maddalena 1 i O livro Pesquisa- Formação na Cibercultura, publicado em 2014, é de autoria

Leia mais

Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica

Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica 1 Os Blogs construídos por alunos de um curso de Pedagogia: análise da produção voltada à educação básica Thaís Cristina Rodrigues Tezani Universidade Estadual Paulista (UNESP) thais@fc.unesp.br Pôster

Leia mais

Educação online como dispositivo na ciberpesquisa-formação

Educação online como dispositivo na ciberpesquisa-formação 1 Educação online como dispositivo na ciberpesquisa-formação Edméa Santos 1 RESUMO O texto aborda a educação online como dispositivo de pesquisa-formação na cibercultura. Concebe o processo de ensinar

Leia mais

Aula 1 Apresentação do programa da disciplina e discussão dos critérios de avaliação. Apresentação dos alunos

Aula 1 Apresentação do programa da disciplina e discussão dos critérios de avaliação. Apresentação dos alunos Disciplina: Portal P01070/2586 A - Teorias Avançadas na Aprendizagem em Ambientes Virtuais (TAAV) Nível: Mestrado e Doutorado Módulo 2 Área de Concentração: Processos Cognitivos e Ambientes Digitais Linha

Leia mais

ISBN TUTORIA: OS SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS

ISBN TUTORIA: OS SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS ISBN 978-85-7846-516-2 TUTORIA: OS SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS RESUMO Maria Graziele Bernardi 1 e-mail: mariagrazielebernardi@hotmail.com Maria José da Silva 2 e-mail: maria.majosilva@gmail.com Eixo 3: Temas

Leia mais

Especialização em Ensino de Química

Especialização em Ensino de Química Especialização em Ensino de Química Introdução aos Estudos a Distância 30 Políticas Educacionais e a Prática Docente 30 Educação Inclusiva 30 Epistemologia e o Ambiente de Ensino 30 Avaliação da Aprendizagem

Leia mais

MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MEDIAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DOS CURSISTAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA Maria Esther Provenzano Doutoranda da Universidade Estácio de Sá Orientador Prof. Marco Silva Palavras-chave Formação

Leia mais

1. Introdução A caminhada da relação com o objeto.

1. Introdução A caminhada da relação com o objeto. 14 1. Introdução A caminhada da relação com o objeto. Minha relação com a educação, cultura digital e formação de professores se iniciou na graduação do curso de pedagogia, quando comecei a participar

Leia mais

A era da Mediatização e suas implicações no campo da Educação

A era da Mediatização e suas implicações no campo da Educação A era da Mediatização e suas implicações no campo da Educação Elaine Cristina Gomes de Moraes UNESP Bauru/SP e-mail: moraes.e@gmail.com Murilo Cesar Soares UNESP, Bauru/SP e-mail: murilo@faac.unesp.br

Leia mais

UERJIANOS PELO MUNDO: UTILIZANDO AS REDES SOCIAIS NA GRADUAÇÃO DA UERJ

UERJIANOS PELO MUNDO: UTILIZANDO AS REDES SOCIAIS NA GRADUAÇÃO DA UERJ UERJIANOS PELO MUNDO: UTILIZANDO AS REDES SOCIAIS NA GRADUAÇÃO DA UERJ Este artigo trata da criação do Projeto UERJianos pelo mundo, desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação

Leia mais

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Lista das disciplinas com ementas: DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS: Sujeitos da educação: escola e identidade social. Ementa: Processos identitários e categorias de pertencimento social: classe, gênero, etnia

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS Secretaria Geral de Cursos PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CÓDIGO: EDU519 DISCIPLINA: PRATICA EDUCATIVA I - DIDÀTICA CARGA HORÁRIA: 75h EMENTA: OBJETIVOS:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE ENSINO 2011-2 DISCIPLINA: Socialização das Experiências Docentes II JP0040 PROFESSOR: Ms. Patrícia Moura Pinho I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Carga Horária Teórica: 60h Carga Horária Prática: 15h II

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO 3.0 MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR A organização curricular foi feita para atender aos objetivos do curso, sendo dividida em dois eixos: Concentração e Dispersão. No Eixo Concentração serão ofertadas 9 (nove) disciplinas

Leia mais

Especialização em Ensino de Química

Especialização em Ensino de Química Especialização em Ensino de Química Disciplinas C. H. Introdução aos Estudos a Distância 30 Políticas Educacionais e a Prática Docente 30 Educação Inclusiva 30 Epistemologia e o Ambiente de Ensino 30 Avaliação

Leia mais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais

Desenvolvimento. profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais Desenvolvimento profissional docente na Educação a Distância: um diálogo entre referenciais AUTORAS: Ketiuce Ferreira Silva Pitágoras ketiuce@yahoo.com.br Martha Maria Prata-Linhares UFTM martha.prata@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

14 a 17/07/ ª CIRCULAR Julho/2019 TEMA FAZERES-SABERES PEDAGÓGICOS: DIÁLOGOS, INSURGÊNCIAS E POLÍTICAS

14 a 17/07/ ª CIRCULAR Julho/2019 TEMA FAZERES-SABERES PEDAGÓGICOS: DIÁLOGOS, INSURGÊNCIAS E POLÍTICAS 14 a 17/07/2020 1ª CIRCULAR Julho/2019 O Comitê Organizador convida a comunidade educacional para a vigésima edição do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (20º ENDIPE Rio 2020), a ser realizado

Leia mais

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Cremilda da Silva Monteiro Centro Universitário Geraldo Di Biase cremonteiro@bol.com.br Resumo Com o objetivo de refletir sobre a atuação e os desafios

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

WEBFÓLIO E AVALIAÇÃO: CONSTRUINDO PARCERIAS PARA A PRÁTICA DOCENTE

WEBFÓLIO E AVALIAÇÃO: CONSTRUINDO PARCERIAS PARA A PRÁTICA DOCENTE WEBFÓLIO E AVALIAÇÃO: CONSTRUINDO PARCERIAS PARA A PRÁTICA DOCENTE Luciana Machado Marx Universidade Cândido Mendes APRESENTAÇÃO Este estudo traz um relato de experiência de utilização do webfólio em uma

Leia mais

O WebSeminário em Educação para uma interação online

O WebSeminário em Educação para uma interação online O WebSeminário em Educação para uma interação online Luciana Zenha 1 Resumo: Este artigo objetiva apresentar o WebSeminário em Educação, enquanto movimento e ocupação da Web por parte de pesquisadores

Leia mais

LEI DA LIBRAS E O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

LEI DA LIBRAS E O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. LEI DA LIBRAS E O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Rachel Colacique Gomes¹ UNIRIO / INES / GPDOC - UERJ r_colacique@hotmail.com ¹ Mestranda do programa PROPED/UERJ.

Leia mais

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE 1 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TUTORES NO CENÁRIO DA EAD: EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA - UNOESTE Presidente Prudente - SP, Maio/2014 Ana Lucia Farão Carneiro de Siqueira Universidade do Oeste

Leia mais

QUESTÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS

QUESTÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS QUESTÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO Universidade Metodista de São Paulo Semana de Capacitação/Atualização Docente 21/01/2008 Elydio dos Santos Neto Faculdade de Educação e Letras Mestrado

Leia mais

PED TECNOLOGIAS E EAD ORIENTAÇÕES ACADÊMICAS

PED TECNOLOGIAS E EAD ORIENTAÇÕES ACADÊMICAS PED TECNOLOGIAS E EAD ORIENTAÇÕES ACADÊMICAS Prezado aluno, O maior diferencial deste projeto pedagógico é o desenvolvimento da autonomia do estudante durante sua formação. O currículo acadêmico do seu

Leia mais

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras

Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas Inovadoras Profe. Ma. Shirley Ribeiro A EaD na sociedade contemporânea: convergindo estratégias virtuais e presenciais de ensino. Papel do professor e dos estudantes

Leia mais

Processos Educativos

Processos Educativos Processos Educativos e Tecnologias de rede Adriano Canabarro Teixeira CONTEXTUALIZANDO Em torno da Linha de pesquisa Processos educativos e linguagem, aglutinam-se, portanto, pesquisadores, com seus grupos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana

Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior. Por: Diana da Silva Alves Santana Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação Superior Por: Diana da Silva Alves Santana INTRODUÇÃO A educação superior presencial vem perdendo espaço para o ciberespaço. As plataformas ou ambientes virtuais

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

OS CIBERGÊNEROS AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO ONLINE: SUAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS, COMUNICACIONAIS E PEDAGÓGICAS. 1. Vivian Martins Lopes de Souza 2

OS CIBERGÊNEROS AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO ONLINE: SUAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS, COMUNICACIONAIS E PEDAGÓGICAS. 1. Vivian Martins Lopes de Souza 2 OS CIBERGÊNEROS AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO ONLINE: SUAS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS, COMUNICACIONAIS E PEDAGÓGICAS. 1 Vivian Martins Lopes de Souza 2 Quando ao neologismo cibercultura, especifica aqui o conjunto

Leia mais

OS DESAFIOS DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA OFERECIDO PELA PLATAFORMA FREIRE, NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA BA

OS DESAFIOS DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA OFERECIDO PELA PLATAFORMA FREIRE, NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA BA 03137 OS DESAFIOS DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA OFERECIDO PELA PLATAFORMA FREIRE, NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA BA RESUMO Isaura Francisco de Oliveira UNEB- Professora

Leia mais

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO

PRO-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO DIREÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO TÉCNICO PLANO DE ENSINO 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas Componente Curricular: Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação Professor (nome e titulação): Eduardo

Leia mais

Prática Pedagógica IV

Prática Pedagógica IV Prática Pedagógica IV 4º Semestre: Trabalho como Princípio Educativo Verão 2017 Código Turma Campus / Curso Componente Curricular Docentes Ano Letivo / Período Monica Molina e Vigotski Campus Dom Pedrito

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA

REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA REFLEXÃO DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO OFERECIDA NO MUNICIPIO DE FORTALEZA Petrônio Cavalcante (1); José Narcélio Barbosa da Silva Júnior (2); Andréa da Costa Silva (3) (Universidade Estadual do Ceará, petronionet1@hotmail.com;

Leia mais

Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância

Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância Klaus Schlünzen Junior klaus@reitoria.unesp.br Núcleo de Educação a Distância EaD da Unesp já ofereceu 26 cursos a distância (Graduação, Pós-Graduação e Extensão) Beneficiaram mais de 99 mil pessoas Repositório

Leia mais

II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância UNIMES - ABED

II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância UNIMES - ABED Comunicamos a chamada de trabalhos para apresentação oral e pôsteres no II Encontro Nacional das Licenciaturas na Modalidade a Distância promovido pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e Associação

Leia mais

A TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES DE 2006 E

A TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES DE 2006 E A TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES DE 2006 E 2015 1 Bruno Soares Machado 2 ; Rita Migliora 3 Introdução As possibilidades que se apresentam com a

Leia mais

A VIRTUALIZAÇÃO DO PRESENCIAL: Para além os 20%

A VIRTUALIZAÇÃO DO PRESENCIAL: Para além os 20% A VIRTUALIZAÇÃO DO PRESENCIAL: Para além os 20% 1- Conceitos 2 - Contextualização CEAD/UDESC 3 - Base Legal 4 - Case do CEAD: para além dos 20% Estrutura do Centro Projetos em desenvolvimento Prof. Dr.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS PROGRAMA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS PROGRAMA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS PROGRAMA Disciplina de Fundamentação - ELABORAÇÃO DE PROJETOS E TECNOLOGIA

Leia mais

Gestão da informação. Professor autor: Professoras assistentes: Professora colaboradora: Bloco 3 Disciplina 30

Gestão da informação. Professor autor: Professoras assistentes: Professora colaboradora: Bloco 3 Disciplina 30 Gestão da informação Professor autor: Klaus Schlünzen Júnior Professor livre-docente em Informática e Educação do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONHECIMENTOS TECIDOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO SUL FLUMINENSE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONHECIMENTOS TECIDOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO SUL FLUMINENSE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONHECIMENTOS TECIDOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO SUL FLUMINENSE Educação ambiental e conhecimentos tecidos no cotidiano de uma escola pública da região Sul Fluminense.

Leia mais

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino

Câmpus de Bauru. Plano de Ensino Plano de Ensino Curso 1604L Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina 000xxxx Libras, Educação Especial e Inclusiva Docente(s) Rodolfo Langhi Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento

Leia mais

Apresentação. Dossiê. Educação e pesquisa online Simone Lucena (Org.)

Apresentação. Dossiê. Educação e pesquisa online Simone Lucena (Org.) Apresentação Dossiê Educação e pesquisa online Simone Lucena (Org.) Simone Lucena Para iniciar a conversa sobre Educação e pesquisa online Este dossiê apresenta algumas reflexões sobre as transformações

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Arcos PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

Nesta aula inaugural, iremos:

Nesta aula inaugural, iremos: Nesta aula inaugural, iremos: Conhecer os objetivos, a organização curricular, o perfil desejado dos alunos; Apresentar os Professores e Tutores do curso; Introduzir brevemente as disciplinas deste semestre;

Leia mais

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA

ENTRE ESCOLA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE, organizados na seguinte sequência: LIVRO 1 DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO NA RELAÇÃO COM A ESCOLA APRESENTAÇÃO Apresentar os resultados do XVII ENDIPE tem para nós o significado especial de dever cumprido. É a alegria de fazermos parte desta história, de estarmos juntos nesta caminhada de mais uma

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Conteúdo e Didática de Libras

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Conteúdo e Didática de Libras Curso 1504 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004984A - Conteúdo e Didática de Libras Docente(s) Ivete Maria Baraldi Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de

Leia mais

A dimensão didático-pedagógica na Educação a Distância: um enfoque na prática docente na disciplina de Psicologia da Educação

A dimensão didático-pedagógica na Educação a Distância: um enfoque na prática docente na disciplina de Psicologia da Educação A dimensão didático-pedagógica na Educação a Distância: um enfoque na prática docente na disciplina de Psicologia da Educação Dirléia Fanfa Sarmento fanfa@unilasalle.edu.br Débora Nice Ferrari Barbosa

Leia mais

Curso Técnico em Agronegócio. Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino

Curso Técnico em Agronegócio. Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino Curso Técnico em Agronegócio Ambientação em Educação a Distância Plano de Ensino 1 Plano de Ensino Unidade Curricular Carga Horária Ambientação em Educação a Distância 30 horas Objetivo geral Desenvolver

Leia mais

RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO BOLSISTA

RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO BOLSISTA PROJETO PERMANECER IDENTIFICAÇÃO Desenvolvendo atividades digitais de aprendizagem PROPONENTE: Anna Friedericka Schwarzelmüller DESCRIÇÃO O Laboratório de Ambientes Digitais de Aprendizagem (L@DA) é associado

Leia mais

NOME DO CURSO: O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: O uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Assistiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA UAB: O ACOMPANHAMENTO DO TUTOR Thaís Philipsen Grützmann Universidade Federal de Pelotas Rita de Cássia de Souza Soares Ramos Universidade Federal de

Leia mais

RECIPROCIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: PROPOSTA EM DISCUSSÃO

RECIPROCIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: PROPOSTA EM DISCUSSÃO RECIPROCIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: PROPOSTA EM DISCUSSÃO Denise Puglia Zanon, Kelly Cristina Ducatti-Silva Resumo: O ato de educar na contemporaneidade enfatiza a urgência de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018 SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/IFAM PARA CURSOS DA 2017/2-2019/1 O Quadro Anexo I válido para o

Leia mais

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS

EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS EXPLORANDO A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DOS RECURSOS DIGITAIS Luciene Formiga Soares Silva UEPB lucieneformigasoares@gmail.com Rosângela de Araujo Medeiros UEPB professorarosangelauepb@gmail.com

Leia mais

DOCENCIA E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E TRAJETÓRIAS CONVERGENTES

DOCENCIA E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E TRAJETÓRIAS CONVERGENTES DOCENCIA E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E TRAJETÓRIAS CONVERGENTES RESUMO Prof. Dr. Flavio Rodrigues Campos SENAC- SP Este trabalho discute aspectos importantes de um projeto de formação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO. Código: EST-II Carga Horária: 72h Créditos: 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO. Código: EST-II Carga Horária: 72h Créditos: 5 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ Núcleo de disciplinas de formação pedagógica comum a todas as Licenciaturas (300 h ou 330 h) Período Filosofia da Educação

Leia mais

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O.

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O. UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CRUZ, J. V. ¹, COELHO, F. B. O.² ¹ Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Dom Pedrito RS

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Teoria e Planejamento Curricular I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo: fundamentos e concepções.

Leia mais

Libras, Educação Especial e Inclusiva

Libras, Educação Especial e Inclusiva Unidade Universitária da UNESP Curso/Habilitação Fonoaudiologia e Licenciatura Departamento Responsável Departamento de Estatística da FCT Iniciativa Comissão de Licenciatura da Unesp / Pró-Reitoria de

Leia mais

MÍDIAS EDUCACIONAIS: ferramentas pedagógicas como mediadoras da produção de conhecimentos

MÍDIAS EDUCACIONAIS: ferramentas pedagógicas como mediadoras da produção de conhecimentos 400 MÍDIAS EDUCACIONAIS: ferramentas pedagógicas como mediadoras da produção de conhecimentos Andréa KOCHHANN Amanda Gonçalves da LUZ Alice Carlos FELICIANO Herick José Rodrigues CHAVEIRO Vanessa Amélia

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA INSTITUCIONAL E OBRIGATÓRIA PARA MESTRANDOS E DOUTORANDOS Epistemologia: Ementa: Construção do conhecimento científico. Diferentes paradigmas de pesquisa em ciências sociais. Delineamento de

Leia mais

CHAMADA ALUNO DOMÍNIO CONEXO PERÍODO

CHAMADA ALUNO DOMÍNIO CONEXO PERÍODO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO CHAMADA ALUNO PERÍODO 2016.2 O Programa de Pos Graduação stricto sensu em EDUCAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO Curso: Pedagogia a Distância Departamento: Departamento de Pedagogia a Distância Disciplina:

Leia mais

Resultado Final do Eixo 08 - Currículo, formação e trabalho docente Nº TÍTULO CPF

Resultado Final do Eixo 08 - Currículo, formação e trabalho docente Nº TÍTULO CPF Resultado Final do Eixo 08 - Currículo, formação e trabalho docente Nº TÍTULO CPF 1 (RE) MODELANDO O DESENHO NO CURRÍCULO: UMA EXPERIÊNCIA COM A ABORDAGEM 86953184515 METODOLÓGICA?DESIGN THINKING? 2 "SENTIDO":

Leia mais

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso,

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Catálogo de Oficinas Apresentação Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Apresentamos a vocês as oficinas que integram as ações promovidas pelo Núcleo de Formação da SEaD e que visam atender às

Leia mais

Quadro 1 Modalidade dos cursos de licenciatura e perfil do egresso Perfil das universidades pesquisadas Dados relativos aos cursos de licenciatura

Quadro 1 Modalidade dos cursos de licenciatura e perfil do egresso Perfil das universidades pesquisadas Dados relativos aos cursos de licenciatura TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CURRÍCULO FORMAL DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS Rosemara Perpetua Lopes UNESP Monica Fürkotter UNESP

Leia mais

Gestão Pedagógica na Educação Superior: refletindo sobre uma experiência de desenvolvimento profissional docente universitário

Gestão Pedagógica na Educação Superior: refletindo sobre uma experiência de desenvolvimento profissional docente universitário Gestão Pedagógica na Educação Superior: refletindo sobre uma experiência de desenvolvimento profissional Kátia Maria da Cruz Ramos - UFPE katiamcramos@gmail.com Telma de Santa Clara Cordeiro - UFPE telmasantaclara@hotmail.com

Leia mais

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

PLANO DE CURSO CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR OBJETIVO DO CURSO: Preparar os alunos com conteúdos, métodos e técnicas para ensinarem com eficiência no nível superior e também formar profissionais

Leia mais

MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA RESUMO

MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA RESUMO MEDIAÇÃO DIDÁTICA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA Maria Aparecida Candine de Brito 1 Beatriz Aparecida Zanatta 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC/GO Modalidade: Poster Eixo Temático:

Leia mais

A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: HIATOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: HIATOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: HIATOS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS Maximiano Martins de Meireles/UEFS Resumo: Este trabalho trata de uma temática que vem sendo objeto de estudo de diversas pesquisas

Leia mais

TRANSFORMANDO OS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES E DA FLUÊNCIA TECNOLÓGICA

TRANSFORMANDO OS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES E DA FLUÊNCIA TECNOLÓGICA TRANSFORMANDO OS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DOCENTES E DA FLUÊNCIA TECNOLÓGICA Educação Inovadora e Transformadora Fernanda Machado de Miranda 1 Cláudia Smaniotto Barin 2 Vivemos

Leia mais

1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Trindade

1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Trindade MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Leia mais

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino

Leia mais

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação

Leia mais

Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual. Unidade I:

Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual. Unidade I: Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual Unidade I: 0 Unidade: Desenvolvimento de cursos, produção de material didático para o ensino virtual A distância

Leia mais

OS SABERES DOCENTES: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE

OS SABERES DOCENTES: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE OS SABERES DOCENTES: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE DUTRA, Maria - UFPE fatima.dutrac@hotmail.com SILVA, Danubia - UFPE danubiacarmo@hotmail.com OLIVEIRA, Jessica UFPE jessi_oliver17@hotmail.com

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Escola e Currículo I Código da Disciplina:_EDU321 Curso: Pedagogia Semestre de oferta da disciplina: 1ºSemestre/2015 Faculdade responsável: Faculdade de Pedagogia Programa

Leia mais

POLO ESTEIO. (Matriculados = 43) (Respondentes = 41,36%) Não Existe Média. Desvio. Padrão SCO

POLO ESTEIO. (Matriculados = 43) (Respondentes = 41,36%) Não Existe Média. Desvio. Padrão SCO FURG EAD (Matriculados = 284) (Respondentes = 36,26%) PEDAGOGIA - EAD (GERAL) (Matriculados = 175) (Respondentes = 45,14%) POLO ESTEIO (Matriculados = 43) (Respondentes = 41,36%) POLO SAPIRANGA (Matriculados

Leia mais

TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA DA FIBRA ( )

TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA DA FIBRA ( ) TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA DA FIBRA (2007-2013) José Roberto Alves da SLVA SILVA, José Roberto Alves da. Trajetórias profissionais dos egressos de Ciência

Leia mais

TÍTULO: A AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO.

TÍTULO: A AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO. TÍTULO: A AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: Psicologia INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE JAGUARIÚNA - FAJ AUTOR(ES):

Leia mais

Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) Partindo do tema gerador dessa mesa qual seja Formação de professores: avaliando os mestrados profissionais e prospectando

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática e os fundamentos educacionais

Leia mais

PRÁTICAS DOCENTES DE TUTORIA VIRTUAL E ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POTENCIALIDADES DE FEEDBACKS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÁTICAS DOCENTES DE TUTORIA VIRTUAL E ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POTENCIALIDADES DE FEEDBACKS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÁTICAS DOCENTES DE TUTORIA VIRTUAL E ESTÁGIO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POTENCIALIDADES DE FEEDBACKS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES Aline Sommerhalder Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Leia mais

OS CONTRIBUTOS DA TECNOLOGIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DO SER DOCENTE NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA MAIS SABER

OS CONTRIBUTOS DA TECNOLOGIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DO SER DOCENTE NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA MAIS SABER 1 OS CONTRIBUTOS DA TECNOLOGIA NA RESSIGNIFICAÇÃO DO SER DOCENTE NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA MAIS SABER Cleidinalva Maria Barbosa Oliveira Mestre em Educação pela UFPI. Professora

Leia mais

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas.

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias digitais. Políticas públicas. Análise de referencial bibliográfico e das políticas públicas sobre a formação de professores em relação ao uso pedagógico das tecnologias digitais no Paraná Dirce Aparecida Foletto De Moraes Nathalia

Leia mais

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: MUITO ALÉM DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, UM REPENSAR METODOLÓGICO

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: MUITO ALÉM DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, UM REPENSAR METODOLÓGICO TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: MUITO ALÉM DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, UM REPENSAR METODOLÓGICO Milena Ferreira Hygino Nunes* - Doutoranda em Cognição e Linguagem (UENF). Talita da Silva Ernesto**- Mestranda

Leia mais

CATÁLOGO DE CURSOS NA MODALIDADE EAD OFERTADOS POR ESCOLAS DE GOVERNO

CATÁLOGO DE CURSOS NA MODALIDADE EAD OFERTADOS POR ESCOLAS DE GOVERNO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E ORGANIZACIONAL SEÇÃO DE CAPACITAÇÃO, SAÚDE E PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL CATÁLOGO DE CURSOS

Leia mais

Ciências Humanas e Educação a Distância: um estudo sobre Grupos de Pesquisa no Brasil. Edvaldo Souza Couto UFBA Ramon Missias-Moreira - UFBA

Ciências Humanas e Educação a Distância: um estudo sobre Grupos de Pesquisa no Brasil. Edvaldo Souza Couto UFBA Ramon Missias-Moreira - UFBA Ciências Humanas e Educação a Distância: um estudo sobre Grupos de Pesquisa no Brasil Edvaldo Souza Couto UFBA Ramon Missias-Moreira - UFBA Objetivo Apresentar um panorama atual e relevante sobre a situação

Leia mais

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS

LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS iii LISTA DE FIGURAS, GRÁFICOS, QUADROS E TABELAS Capítulo I Tabela nº 1 Composição da amostragem: professores e alunos em relação às quantidades de questionários enviados/recebidos na pesquisa.. 6 Tabela

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3 º 1 - Ementa (sumário, resumo) Relações entre psicologia,

Leia mais

NOME DO CURSO:O uso do sistema de FM no ambiente escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO:O uso do sistema de FM no ambiente escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial NOME DO CURSO:O uso do sistema de FM no ambiente escolar Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação Especial

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais