2006, com a obrigatoriedade da aquisição do biodiesel com selo social (PLANO NACIONAL DE AGROENERGIA 2006).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2006, com a obrigatoriedade da aquisição do biodiesel com selo social (PLANO NACIONAL DE AGROENERGIA 2006)."

Transcrição

1 CAPACIDADE AGRÍCOLA E ASPECTOS ECONÔMICOS DAS PRINCIPAIS OLEAGINOSAS COM POTENCIAL PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL PARA USO NO SETOR DE TRANSPORTE BRASILEIRO Resumo RODRIGO GALBIERI 1 1 Mestrando em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP. galbieri@fem.unicamp.br A Lei nº , de 13 de janeiro de 2005, estabeleceu obrigatoriedade de adição de 2% de biodiesel no diesel comum a partir de 2008, com elevação para 5% em Muitos benefícios econômicos, ambientais e sociais podem ser conseguidos através dessa nova Lei. A diversidade de matérias prima que podem ser usadas para a fabricação do biodiesel é grande, com destaque para as oleaginosas. As seguintes culturas: dendê, babaçu, soja, amendoim, mamona, e girassol possuem áreas agrícolas estabelecidas suficientes para atender as metas do B2 e do B5? E futuramente de um combustível do tipo B10, B15 e B20? Abstract The Law nº , of january 13 th, 2005, stabilished as mandatory the adition of 2% of biodiesel in the diesel begining in 2008, increasing this amount to 5% in Many economics, environmental and social benefits can be reached throught this new law. The diversity of raw material that could be used to produce biodiesel is large, mainly to the vegetables oil producer ones. Does the following cultures: palm oil, soy, babaçu, peanut, mamona, and sunflower have enough stabilished agriculture areas to suply the goal of B2 and B5? What regarding to future fuel of type B10, B15 and B20? 1. Introdução As fontes renováveis de energia assumem importante presença no mundo contemporâneo pelas seguintes razões: 1) os cenários futuros apontam para um possível esgotamento das reservas de petróleo de fácil extração; 2) a concentração de petróleo explorado atualmente está em áreas geográficas de conflito, o que impacta no preço e na regularidade de fornecimento do produto; 3) as novas jazidas em prospecção estão situadas geograficamente em áreas de elevado custo para a sua extração; 4) a recente elevação 1 do preço do petróleo nesse século; e 5) as mudanças climáticas com as emissões de gases de efeito estufa liberados pelas atividades humanas e pelo uso intensivo de combustíveis fósseis, com danosos impactos ambientais, reorientam o mundo contemporâneo para a busca de novas fontes de energia com possibilidade de renovação e que assegurem o desenvolvimento sustentável. Entre as medidas adotadas para resolver as questões anteriormente citadas, o Brasil buscou aprofundar o uso de energias limpas e renováveis. O país que já detém uma posição de vanguarda na tecnologia e produção do etanol, atualmente vem tentando a substituição, mesmo que de forma parcial, do diesel por biodiesel. 1 No ano 2000 o barril de petróleo custava cerca de 30 dólares, subindo para cerca de 73 dólares em julho de Em julho de 2008 subiu para aproximadamente 145 dólares o barril.

2 Em um primeiro momento, a legislação federal não definiu a obrigatoriedade da adição do biodiesel ao óleo diesel de petróleo vendido no país, mas apenas autorizou as distribuidoras de combustíveis a adicionar 2% do biocombustível em cada litro do diesel de petróleo vendido internamente. Contudo, a Lei nº , de 13 de janeiro de 2005, acabou estabelecendo a obrigatoriedade da adição, exigindo um percentual de 2% a partir do início de , com elevação para 5% em A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100. O maior consumo de óleo diesel no Brasil, se dá no transporte rodoviário, que representa cerca de 75% do total (principalmente no setor de transportes de cargas); seguido do uso agropecuário, com 14%; e 5% para geração de energia elétrica nos sistemas isolados (PLANO NACIONAL DE AGROENERGIA, 2005). Esse alto consumo do setor de transporte de cargas tende a se tornar ainda maior no futuro, devido ao fato da demanda de combustível ser crescente em relação ao PIB. Se o Brasil seguir a tendência atual de crescimento econômico, o consumo continuará crescendo e gerando altas pressões sobre o parque de refino. As limitações na capacidade de refino no país não permitem que o nível da carga processada se equilibre com a demanda de derivados neste horizonte de tempo. Sendo assim, o país continua dependente de importações de petróleo (tipo brent) para atender o mercado interno. Neste ponto, observa-se que mesmo com previsões de volume importado relativamente estáveis, as oscilações no preço do petróleo e do valor da moeda nacional podem trazer um nível de instabilidade considerável no dispêndio com importações (MORAES, 2005). Este fato é atenuado pelo aumento paralelo das exportações de derivados de petróleo que, no entanto, ainda não são suficientes para garantir um superávit comercial, conforme é possível verificar através da observação da Figura 1. 2 Na prática, a adição de 2% de biodiesel ao óleo diesel de petróleo foi antecipada para janeiro de 2006, com a obrigatoriedade da aquisição do biodiesel com selo social (PLANO NACIONAL DE AGROENERGIA 2006).

3 milhões de barris milhões de US$ FOB Volume exportado Receita com exportação Volume importado Dispêndio com importação Figura 1: Balança Comercial dos derivados de petróleo ( ) Fonte: ANP, O problema do desequilíbrio na demanda de derivados de petróleo (déficit de óleo diesel nas refinarias e excesso de outros derivados, como a gasolina, por exemplo) é gerado principalmente pelo desequilíbrio da matriz de transportes 3 de carga brasileira, centrada no modal rodoviário. Fato que torna o Brasil importador de petróleo, mesmo possuindo produção de óleo cru maior que a sua demanda (ANP, 2008). Um outro fator limitante para a expansão do consumo de petróleo pelo Brasil é a questão ambiental. Pelo menos até 2012, quando finda o primeiro período de compromisso do Protocolo de Quioto, o Brasil não tem muito com que se preocupar em termos de emissões de dióxido de carbono, já que o país não possui metas de emissões de GEE a cumprir nesse primeiro período de compromisso do Protocolo (2008 a 2012). Apesar de que, o Brasil ao ratificar o Protocolo de Quioto assumiu um compromisso moral de tentar reduzir suas emissões. Mas, em virtude do acelerado 4 aumento da concentração de CO 2 na atmosfera e dos efeitos do aquecimento global, não é improvável que no futuro o Brasil tenha metas a cumprir. Não só o Brasil, mas também China e Índia. Pois mesmo sendo países em desenvolvimento e historicamente tendo contribuído muito menos para o aquecimento global do que os países desenvolvidos, suas emissões têm crescido demasiadamente nas últimas décadas e a tendência é que continue aumentando em virtude do crescimento econômico e da expansão populacional. Um dos setores que alavanca esse aumento das emissões de GEE é o setor 3 Enquanto o Canadá e os EUA, países de dimensões equivalentes ao Brasil, transportaram no ano de 1996 respectivamente 50,47% e 36,09% de suas cargas pelo modal ferroviário (BTS, 1999), menos intensivo em energia, o Brasil transportou apenas 19,99% de suas cargas por esse modal no ano de 1999 (GEIPOT, 2000). 4 Cinqüenta por cento dos 2,3 trilhões de toneladas de CO 2 lançados à atmosfera nos últimos 200 anos tiveram sua liberação concentrada no período de 30 anos, entre 1974 e 2004 (FBMC, 2006).

4 de transportes, devido não só ao aumento da frota, mas também devido à demanda reprimida e à existência de mecanismos de controle de emissão de poluentes menos rigorosos, se comparado à maioria dos países desenvolvidos. Pelo exposto, percebe-se que o problema das emissões de GEE, devido ao consumo de diesel do setor de transporte, que atualmente já é elevado, tende a se tornar ainda maior no futuro devido às perspectivas de crescimento da economia brasileira. Com a adição do biodiesel ao diesel comum, aumenta as perspectivas do Brasil de atingir a autosuficiência em petróleo. Para o futuro, especialistas internacionais têm apontado o Brasil como um país potencialmente apto a se tornar o principal exportador mundial de biodiesel. Com vista na importância do tema biodiesel e com os dados do consumo de diesel brasileiro no setor de transportes, objetiva-se através desse trabalho fazer uma análise energética comparativa (quantificando a área que terá que ser plantada no Brasil) das principais oleaginosas, bem como uma análise econômica (economia de divisas e possíveis créditos de carbono) e das emissões de CO 2 evitados pela mistura do biodiesel ao diesel de origem fóssil nas seguintes proporções: 2%, 5%, 10%, 15% e 20%. 2. As principais matérias-primas utilizadas no Brasil e as tecnologias aplicadas para a produção de biodiesel O Brasil é um país que por sua extensa área geográfica, clima tropical e subtropical favorece uma ampla diversidade de matérias-primas para a produção de biodiesel. Dentre as matérias-primas cotejadas para o biodiesel, temos os óleos de descarte, gorduras animais, óleos já utilizados em frituras de alimentos e diversas oleaginosas. Esse trabalho abordará as potencialidades das seguintes aleaginosas: dendê, babaçu, girassol, mamona, amendoim e soja. Cada oleaginosa, dependendo da região na qual é cultivada e segundo as condições de clima e de solo, apresenta características específicas na produtividade por hectare (ha) e na percentagem de óleo obtida da amêndoa ou grão. A produtividade obtida também está diretamente associada às condições de clima e do sol, às tecnologias de cultivo, à qualidade de semente, ao número anual de safras e às tecnologias de processamento praticadas. Esse trabalho considerou as condições de rendimento máximo e mínimo de cada oleaginosa nos seus respectivos solos considerados mais adequados. Existem duas tecnologias que podem ser aplicadas para a obtenção de biodiesel a partir de óleos vegetais (puros ou de cocção) e de sebo animal: a tecnologia de transesterificação e a tecnologia de craqueamento. A transesterificação consiste na reação química de triglicerídeos (óleos e gorduras vegetais ou animais, em que os ácidos graxos formam ésteres com o glicerol) com álcoois 5 (metanol ou etanol), na presença de um catalisador (ácido, base ou enzimático), resultando na substituição do grupo éster do glicerol pelo grupo do etanol ou metanol. A glicerina é um subproduto da reação, que deve ser purificada antes da venda para aumentar a eficiência econômica do processo. O craqueamento catalítico ou térmico refere-se ao processo que provoca a quebra de moléculas por aquecimento a altas temperaturas, formando uma mistura de compostos químicos com propriedades muito semelhantes às do diesel de petróleo (PLANO NACIONAL DE AGROENERGIA 2005). De acordo com o PLANO NACIONAL DE AGROENERGIA (2006), a maior parte do biodiesel a ser produzido no Brasil será por transesterificação (80%), para atender ao grande mercado atacadista 5 O processo de transesterificação pode utilizar como fonte de álcool o metanol (processo muito conhecido e aplicado industrialmente em vários países) ou o etanol. A opção estrategicamente mais vantajosa para o Brasil é o etanol, produzido em larga escala, a custos competitivos. O metanol, além de ser tóxico, necessita ser importado ou produzido a partir de gás natural (carbono fóssil) (PLANO NACIONAL DE AGROENERGIA 2006).

5 direcionado à mistura com petrodiesel, ao abastecimento de frotistas ou de consumidores interessados em aumentar a proporção de biodiesel no petrodiesel. O restante seria obtido por craqueamento, em pequenas comunidades isoladas. 3. Análise energética Os dados do BEN (Balanço Energético Nacional) de 2006, referente ao consumo de diesel no setor de transporte de 2005, fornecem valores bem razoáveis do consumo atual de diesel no Brasil. Não tendo o valor aumentado significativamente em O consumo de óleo diesel no setor de transporte no Brasil em 2005 foi de x 10 3 tep, ou x 10 3 litros de diesel, considerando 1 tep = 1179 litros de óleo Diesel (MME, 2006). No processo de produção de biodiesel por transesterificação, 100 kg de óleo vegetal reagem com 50 Kg de álcool e 1 kg de NaOH (hidróxido de sódio), para formar 100 kg de biodiesel e 10 kg de glicerina. Portanto a relação massa de óleo bruto/massa de biodiesel produzido é 1. Como o poder calorífico do biodiesel é praticamente igual ao do óleo diesel comum, pode-se substituir volumes iguais dos dois combustíveis sem comprometimento da autonomia dos veículos. Inicialmente calcula-se os volumes de biodiesel necessários para substituir o diesel comum consumido no Brasil pelo setor de transportes no ano de 2005 nas proporções de 2%, 5%, 10%, 15% e 20% (Tabela 2). Multiplica-se a densidade (d) de cada óleo pelos volumes (V) da Tabela 2, e dividise pelos rendimentos mínimos e máximos (Tabela 1), conforme a fórmula a seguir. O resultado é a quantificação da área necessária a ser plantada de cada oleaginosa, para que esta supra sozinha o fornecimento de biodiesel. d xv Área = rendimento Os resultados estão disponíveis nas Tabelas 3 e 4. O trabalho não abordou misturas de biodiesel acima de 20%, pois combustíveis com quantidades de biodiesel acima do B20 levaria a necessidade de ajustes nos motores dos caminhões. Tabela 1: Densidades e rendimentos dos principais óleos e número de safras das oleaginosas OLEAGINOSA DENSIDADE DO ÓLEO (kg/ l) RENDIMENTO MÍNIMO (t ÓLEO/ ha) RENDIMENTO MÁXIMO (t ÓLEO/ ha) NÚMERO DE SAFRAS ANUAIS Dendê 0, Babaçu 0,921 0,1 0,3 1 Girassol 0,923 0,5 1,9 1 Mamona 0,959 0,5 0,9 1 Amendoim 0,919 0,6 0,8 2 Soja 0,920 0,2 0,4 2

6 Fonte: adaptado de NOGUEIRA E MACEDO, 2005 e EMBRAPA, 2007 Tabela 2: Volumes necessários de biodiesel para os combustíveis B2, B5, B10, B15 e B20. B2 B5 B10 B15 B20 Volume ( x10 3 litros) Fonte: elaboração própria Tabela 3: Quantidade necessária de cada oleaginosa (em ha) para substituição do diesel por biodiesel nas proporções 2%, 5%, 10%, 15% e 20%. Considerando rendimento mínimo. OLEAGINOSA B2 B5 B10 B15 B20 Dendê 0,19 0,48 0,96 1,44 1,92 Babaçu 5,80 14,5 29,00 43,50 58,00 Girassol 1,20 2,90 5,80 8,71 11,61 Mamona 1,20 3,00 6,03 9,05 12,07 Amendoim 0,96 2,40 4,82 7,23 9,64 Soja 2,90 7,24 14,47 21,70 28,94 Fonte: elaboração própria Tabela 4: Quantidade necessária de cada oleaginosa (em ha) para substituição do diesel por biodiesel nas proporções 2%, 5%, 10%, 15% e 20%. Considerando rendimento máximo. OLEAGINOSA B2 B5 B10 B15 B20 Dendê 0,10 0,24 0,48 0,72 0,95 Babaçu 1,93 4,83 9,66 14,49 19,32 Girassol 0,31 0,76 1,53 2,29 3,06 Mamona 0,67 1,67 3,35 5,03 6,70 Amendoim 0,72 1,81 3,61 5,42 7,23 Soja 1,45 3,62 7,24 10,85 14,48 Fonte: elaboração própria Confrontando os valores das tabelas 3 e 4 com os valores das áreas plantadas das oleaginosas no Brasil no ano de 2005 (Tabela 5, a seguir), nota-se que para suprir apenas as metas do B2, a

7 mamona e o girassol, precisariam no mínimo triplicar as atuais áreas plantadas, enquanto que o amendoim precisaria aumentar sua área plantada em cerca de cinco vezes. Sem uma expansão considerável das atuais áreas plantadas no Brasil dessas três oleaginosas elas não terão condições de possuir uma participação efetiva na matriz de produção de óleo vegetal com finalidade de produção de biodiesel. Tabela 5: Áreas plantadas no Brasil em 2005 das oleaginosas analisadas nesse trabalho Área plantada ( X10 6 ha) Fonte: MA, 2007 SOJA MAMONA GIRASSOL BABAÇU AMENDOIM DENDÊ 22,95 0,23 0, ,14 Não disponível Para suprimento de biodiesel através das outras três oleaginosas analisadas nesse trabalho, a situação é mais promissora. Um deslocamento das áreas plantadas de soja de apenas 16% (das áreas plantadas com rendimento máximo) ou de 32% (das áreas plantadas de soja com rendimento mínimo) para produção de óleo de soja com finalidade de produção de biodiesel faria com que a soja cumprisse sozinha a meta do B5. Em relação ao babaçu, seriam necessárias 34% das áreas plantadas com rendimento mínimo, para que o babaçu supra sozinha a meta do B2. Para que o babaçu supra a meta do B5 seria necessário utilizar 28% das suas áreas plantadas (desde que essas áreas possuam rendimento máximo). A utilização do dendê, para que essa oleaginosa cumpra sozinha a meta do B2 ou do B5 é a mais promissora entre as seis oleaginosas analisadas nesse trabalho. Como o Brasil já possui uma produção anual de 7,222 milhões de toneladas óleo de dendê (EMBRAPA, 2007), um deslocamento de cerca de 20% dessa produção de óleo para a produção de biodiesel seriam suficiente para que o dendê supra sozinho a meta do B5. Como a soja e o amendoim, possuem duas safras anuais, as áreas calculadas nas tabelas 1 e 2 podem sofrer reduções consideráveis, podendo alcançar até uma redução das áreas agrícolas requeridas pela metade, se as duas safras anuais de ambas possuírem o mesmo rendimento. 4. Análise econômica Como a demanda de óleo diesel do Brasil é maior do que a capacidade de produção, o Brasil importa petróleo para suprir esse déficit. Com a implementação do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel - PNPB, nas suas fases iniciais, B2 e B5, com prazo definido para vigorar e futuramente B10, B15 e B20 sem prazo definido para vigorar, o país economizará uma quantidade grande de divisas (dólares), conforme mostra a Tabela 6, a seguir. No cálculo das divisas economizadas, considerou-se o preço do barril de petróleo (tipo brent) a US$ 145,76 (cotação do dia 8/7/2008 da bolsa de Londres), cada barril de petróleo contendo 159 litros e que na destilação do petróleo extrai-se 0,34 litros em média de diesel para cada litro de petróleo destilado (RIBEIRO et al, 2003). Além dos benefícios econômicos 6, o programa do biodiesel, traz também benefícios ambientais, como a diminuição das emissões de CO 2 de origem fóssil. O PNPB é inelegível no âmbito do Mecanismo de 6 Além da apresentada economia de divisas, quando introduzido em proporções acertadas na mistura combustível (10%), o biodiesel também traz também benefícios quanto ao desempenho do motor, ao consumo específico de combustível e à emissão de material particulado (BUENO, 2006).

8 Desenvolvimento Limpo 7 (MDL), em virtude de ser um projeto governamental com metas préestabelecidas. Contudo, existe a possibilidade de aprovação de projetos de substituição de óleo diesel por biodiesel no Conselho Executivo da UNFCCC (Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climática) através do MDL Programático 8. Se tais projetos obtiverem aprovação, as vendas de cotas de carbono (os chamados créditos de carbono ou CER s), pela redução das emissões de gases causadores do efeito estufa podem gerar receitas substanciais, aumentando as chances de viabilidade financeira desses projetos. A Tabela 6, a seguir, mostra o cálculo das reduções (pelo método botton up ) da quantidade de dióxido de carbono (CO 2) de origem não renovável pela substituição do diesel pelo biodiesel para os quatro combustíveis analisados nesse trabalho. Tomando como referência 1 tco 2 como um crédito de carbono (CER s) e o crédito de carbono custando cerca de US$ 20 (cotação média do Carbon Found na primeira metade do mês de julho de 2008), a Tabela 6 mostra também uma estimativa do potencial financeiro que pode ser conseguido pelo Brasil se projetos de reduções de CO 2, vinculados ao programa do biodiesel conseguissem ser aprovados de acordo com as diretrizes do MDL Programático. Tabela 6: Divisas economizadas, CO 2 evitados e possíveis créditos de carbono para B2, B5, B10, B15 e B20 para o ano de referência dos cálculos (2005) B2 B5 B10 B15 B20 Divisas economizadas 1,696 4,240 8,481 12,720 16,962 (bilhões US$) CO 2 evitados (Mt) 1,7844 4,461 8,922 13,384 17,844 CER s (milhões US$) 35,688 89, , , ,880 7 É um dos mecanismos de flexibilização criados pelo Protocolo de Quioto para auxiliar o processo de redução de emissões de gases de efeito estufa. As empresas que não conseguirem (ou não desejarem) reduzir suas emissões poderão comprar créditos de carbono (CER s) advindos do projeto de MDL para cumprir suas obrigações. Cada tonelada de carbono evitada por um projeto de MDL corresponde a um CER. 8 Espera-se que a nova modalidade de MDL (Programático) ajude a superar os problemas metodológicos que impedem que projetos do setor de transporte consigam aprovação no âmbito do MDL. Basicamente, o MDL funciona da seguinte forma: se países em desenvolvimento implementarem, por exemplo, novas políticas ou padronizações locais, regionais ou nacionais, voltadas a redução de emissões de gases de efeito estufa no setor de transporte, tais ações não serão elegíveis para reivindicar RCE s (créditos de carbono). No entanto, as atividades empreendidas devido às novas políticas ou programas se enquadrariam como projetos de MDL Programático. Com isso, o MDL Programático ajuda a superar algumas limitações e incentivar países em desenvolvimento a buscar uma maior participação de fontes renováveis em suas matrizes energéticas. Até maio de 2008, apenas dois projetos do setor de transportes haviam obtido aprovação como MDL, e não envolviam a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis (UNFCCC, 2008).

9 Fonte: elaboração própria Se a produção de biodiesel se mostrar vantajosa economicamente, a demanda por biodiesel pode aumentar significativamente, pois no longo prazo, a produção de carros de passeio movidos a diesel/biodiesel poderá se tornar uma realidade, o que aumentaria a demanda. Outro fator com potencial para impulsionar a produção de biodiesel seria a exportação do biocombustível para a Europa. A União Européia, pode se tornar o principal mercado mundial de biodiesel, pois, foi estabelecida que desde 2006, ao menos 2,00% dos combustíveis consumidos para fins de transporte na União Européia sejam oriundos de fontes renováveis, sendo que esta meta será ampliada para 5,75% ao final de Porém, a Europa enfrenta restrições para expandir sua produção e atender a esta demanda, principalmente em razão da escassez de áreas para plantio, o que poderá tornar mais atraente a aquisição do biodiesel de países exportadores, como o Brasil 9. Não apenas benefícios econômicos diretos podem ser alcançados com o PNPB, estudos desenvolvidos pelos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Integração Nacional e das Cidades mostram que, a cada 1% de participação da agricultura familiar 10 no mercado de biodiesel, seria possível gerar, aproximadamente, 45 mil empregos no campo, ao custo médio aproximado de R$ 4.900,00 cada um (PLANO NACIONAL DE AGROENERGIA 2006). Admitindo-se que um emprego no campo gere três na cidade, a quantidade potencial de empregos gerados passaria para 180 mil (PLANO NACIONAL DE AGROENERGIA 2006). 5. Conclusão A soja pela grande área já estabelecida no país e pelo fato da maioria da sua área plantada estar situada próxima as regiões de maior demanda de diesel do Brasil (Sul e Sudeste) e o dendê pela sua alta rentabilidade são as duas culturas estudadas nesse trabalho com maiores potenciais agrícolas para suprir as metas estabelecidas pela Lei nº , sem necessidade de grandes expansões da fronteira agrícola, que poderia acarretar impactos negativos ao meio ambiente, principalmente se essa expansão ocorresse em áreas de vegetação nativa. Destacando-se que o PNPB não tem interesse em produzir biodiesel utilizando como matéria prima apenas uma oleaginosa, portanto, o potencial brasileiro para a produção de biodiesel é enorme, podendo através de uma mistura de oleaginosas, inclusive algumas não analisadas nesse trabalho (como colza e pinhão manso, por exemplo), suprir as metas de um combustível do tipo B10, B15 e B20 com até certa facilidade. Esse trabalho conclui que o Brasil possui potencial agrícola suficiente para deixar de ser um importador de petróleo e se tornar um grande exportador de biodiesel, principalmente para a Europa. O programa brasileiro de biodiesel além de possuir metas factíveis com a capacidade agrícola do país, trará também benefícios econômicos (economia de divisas e possível renda com créditos de carbono), ambientais (troca de uma fonte de energia fóssil por uma renovável e uso de um combustível menos poluidor) e sociais (geração de milhares de empregos). Palavras Chaves Capacidade agrícola, Biodiesel, Oleaginosas, Créditos de carbono, Divisas 6. Referências: 9 A principal barreira para o Brasil se tornar exportador de biodiesel para a Europa, está nos grandes subsídios concedidos pelos Governos aos produtores europeus e também as barreiras impostas aos produtores brasileiros. 10 A agricultura empresarial, emprega-se, em média, um trabalhador para cada 100 ha cultivados. Na agricultura familiar, é um trabalhador a cada 10 ha (PLANO NACIONAL DE AGROENERGIA 2006).

10 ANP. Agência Nacional do Petróleo, Anuário estatístico, ano base ANP. Agência Nacional do Petróleo, Anuário estatístico, ano base Bolsa de Londres. Página eletrônica. acesso em 8 de julho de BTS. G-7 countries: transportation highlights. Bureau of Transportation Statistics, U.S. Department of Transportation, Washington, DC. Disponível em: Acesso em: 3 jan Bueno, A.V., Análise da Operação de Motores Diesel com Misturas parciais de Biodiesel. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Estadual de Campinas, Carbon Found. Página eletrônica. Disponível em: acesso 9 de julho de EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Página eletrônica. Disponível em: acesso em 11/5/2007. GEIPOT. Anuário Estatístico de Transportes Brasília, DF: Ministério dos Transportes, Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes. MA - Ministério da Agricultura Pecuária e abastecimento. Página eletrônica. Disponível em: acesso em 10/5/2007. MORAES, N. G. (2005). Avaliação das Tendências da Demanda de Energia no Setor de Transportes no Brasil, Tese de M.Sc., COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. MME - Ministério das Minas e Energia, Brasília, DF. Balanço Energético Nacional 2006: ano base Nogueira, L.A.H. e MACEDO, I.C. Biocombustíveis Cadernos NAE / Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República nº 2. ISSN Brasília, janeiro de Plano Nacional de Agroenergia, Página eletrônica. Disponível em: Plano Nacional de Agroenergia, Página eletrônica. Disponível em: RIBEIRO, S.K., ARAÚJO, A.M., SCATOLINI, F., FERNANDES, M.T.G., FILHO, N.R.R., 2003, Transporte mais limpo. Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ. UNFCCC. Página eletrônica da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima - United Nations Framework Convention on Climate Change. Acesso em maio de 2006.

Produção e consumo de óleos vegetais no Brasil Sidemar Presotto Nunes

Produção e consumo de óleos vegetais no Brasil Sidemar Presotto Nunes Produção e consumo de óleos vegetais no Brasil Sidemar Presotto Nunes Apresentação O consumo de óleos vegetais tem aumentado no mundo todo, substituindo parte do consumo de gorduras animais. Embora tenham

Leia mais

A MAIOR EMPRESA DE BIODIESEL DO BRASIL

A MAIOR EMPRESA DE BIODIESEL DO BRASIL A MAIOR EMPRESA DE BIODIESEL DO BRASIL BIODIESEL O que é? O biodiesel pode ser produzido a partir de qualquer óleo vegetal - tal como soja, girassol, canola, palma ou mamona -, assim como a partir de gordura

Leia mais

BIODIESEL PARA O CIB

BIODIESEL PARA O CIB BIODIESEL PARA O CIB Roteiro Explicativo de Slides em Power Point Gil Miguel de Sousa Câmara 1 Slide 1 Abertura Slide 2 Famosa frase proferida por Rudolph Diesel em 1912. Slide 3 Razões que justificam

Leia mais

Desafios Ambientais do Biodiesel no Brasil

Desafios Ambientais do Biodiesel no Brasil Desafios Ambientais do Biodiesel no Brasil Mudança do Clima A mudança do clima representa um desafio para a sustentabilidade global. Os gases de efeito estufa (GEEs) são apontados como os principais responsáveis

Leia mais

Brasil Ecodiesel. Movendo o Brasil com Biodiesel. Biodiesel Congress 2009 01/09/09

Brasil Ecodiesel. Movendo o Brasil com Biodiesel. Biodiesel Congress 2009 01/09/09 Brasil Ecodiesel Movendo o Brasil com Biodiesel Biodiesel Congress 2009 01/09/09 Macro Tendências do Setor de Biodiesel Pressão mundial por combustíveis renováveis Mundo Em 2008, os biocombustíveis representaram

Leia mais

Utilização do óleo vegetal em motores diesel

Utilização do óleo vegetal em motores diesel 30 3 Utilização do óleo vegetal em motores diesel O óleo vegetal é uma alternativa de combustível para a substituição do óleo diesel na utilização de motores veiculares e também estacionários. Como é um

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ÓLEOS E GORDURAS

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ÓLEOS E GORDURAS SOCIEDADE BRASILEIRA DE ÓLEOS E GORDURAS PLANTAS OLEAGINOSAS POTENCIAIS PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL Prof. Dr. Gil Miguel de Sousa Câmara USP / ESALQ - LPV Florianópolis - SC Novembro / 2007 O POR QUÊ

Leia mais

BIODIESEL COMO FONTE ALTERNATIVA DE ENERGIA ELÉTRICA: ESTUDO DO ÓLEO DE DENDÊ

BIODIESEL COMO FONTE ALTERNATIVA DE ENERGIA ELÉTRICA: ESTUDO DO ÓLEO DE DENDÊ 1/6 Title BIODIESEL COMO FONTE ALTERNATIVA DE ENERGIA ELÉTRICA: ESTUDO DO ÓLEO DE DENDÊ Registration Nº: (Abstract) 222 Company UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Authors of the paper Name Country e-mail

Leia mais

Oportunidades no Mercado de Biocombustíveis

Oportunidades no Mercado de Biocombustíveis 4 e 5 de junho de 2007 World Trade Center São Paulo, Brasil SÃO PAULO ETHANOL SUMMIT Novas Fronteiras do Etanol: Desafios da Energia no Século 21 Oportunidades no Mercado de Biocombustíveis Arnaldo Walter

Leia mais

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL - MI AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA - ADA

MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL - MI AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA - ADA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL - MI AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA - ADA BIOCOMBUSTÍVEIS: ATRAÇÃO DE INVESIMENTOS PARA O ESTADO DO PARÁ CONTEXTO: A Agência de Desenvolvimento da Amazônia, deseja

Leia mais

Biodiesel Uma Sinopse das Conjunturas Brasileira e Mundial.

Biodiesel Uma Sinopse das Conjunturas Brasileira e Mundial. Biodiesel Uma Sinopse das Conjunturas Brasileira e Mundial. * Penteado, R. A. N. (1) ; * Cunha, R. B. C.; * Penteado, A.P. (1)l renato@lactec.org.br (*) Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC)

Leia mais

Repensando a matriz brasileira de combustíveis

Repensando a matriz brasileira de combustíveis 1 Repensando a matriz brasileira de combustíveis Marcos Sawaya Jank Conselheiro do CDES A matriz energética brasileira se destaca pela grande incidência de fontes renováveis... Ao longo desta década, a

Leia mais

Mudanças Climáticas e Economia. Secretaria de Acompanhamento Econômico SEAE

Mudanças Climáticas e Economia. Secretaria de Acompanhamento Econômico SEAE Mudanças Climáticas e Economia Secretaria de Acompanhamento Econômico SEAE Junho de 2009 Aquecimento global como falha de mercado O clima tem forte relação com a atividade econômica: Interação mais conhecida

Leia mais

Cadeia produ+va do Biodiesel

Cadeia produ+va do Biodiesel Recursos Energé-cos Cadeia produ+va do Biodiesel Felipe Guerra Pedro Camarero Biodiesel O que é? É um combus8vel biodegradável derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais. São

Leia mais

BIOCOMBUSTÍVEL O SONHO VERDE PROFª NEIDE REGINA USSO BARRETO

BIOCOMBUSTÍVEL O SONHO VERDE PROFª NEIDE REGINA USSO BARRETO BIOCOMBUSTÍVEL O SONHO VERDE PROFª NEIDE REGINA USSO BARRETO BIOCOMBUSTÍVEL Qualquer combustível de origem biológica, não fóssil. Mistura de uma ou mais plantas como: cana-de-açúcar, mamona, soja, cânhamo,

Leia mais

Mercado. Cana-de-açúcar: Prospecção para a safra 2013/2014

Mercado. Cana-de-açúcar: Prospecção para a safra 2013/2014 Mercado Cana-de-açúcar: Prospecção para a safra 2013/2014 Por: WELLINGTON SILVA TEIXEIRA As mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global suscitam as discussões em torno da necessidade da adoção

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL (PNPB)

PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL (PNPB) PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL (PNPB) 1. Biodiesel no Brasil No Brasil, biodiesel é o biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição

Leia mais

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 41 INTRODUÇÃO

IV Congresso Brasileiro de Mamona e I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, João Pessoa, PB 2010 Página 41 INTRODUÇÃO Página 41 BIODIESEL: UMA UTILIZAÇÃO DA BIOTECNOLOGIA A FAVOR DO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO E AMBIENTAL NO BRASIL Emanoela Moura Toscano¹; Aurilene de Souza Costa¹; Andréa Amorim¹; Giselle Medeiros

Leia mais

Biocombustíveis: Estudo de culturas adequadas à sua produção: um panorama da produção agrícola da cana de açúcar e da soja.

Biocombustíveis: Estudo de culturas adequadas à sua produção: um panorama da produção agrícola da cana de açúcar e da soja. Biocombustíveis: Estudo de culturas adequadas à sua produção: um panorama da produção agrícola da cana de açúcar e da soja. Maria Helena M. Rocha Lima Nilo da Silva Teixeira Introdução Quais os fatores

Leia mais

[Infográfico] As projeções de produção da cana, açúcar e etanol na safra 2023/2024

[Infográfico] As projeções de produção da cana, açúcar e etanol na safra 2023/2024 As projeções de produção de cana, açúcar e etanol para a safra 2023/24 da Fiesp/MB Agro No Brasil, a cana-de-açúcar experimentou um forte ciclo de crescimento da produção na década passada. A aceleração

Leia mais

unesp JABOTICABAL Programa Coleta de Óleos de Fritura

unesp JABOTICABAL Programa Coleta de Óleos de Fritura unesp JABOTICABAL Programa Coleta de Óleos de Fritura Desde maio de 2004 o LADETEL USP / RP desenvolve o projeto de reciclagem de óleo de fritura. O óleo de fritura usado é recolhido e enviado ao LADETEL

Leia mais

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ, BRASIL

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ, BRASIL INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ, BRASIL Priscila da Silva Batista Instituto Tecnológico, Universidade

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana.

Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. Desenvolvimento Sustentável para controlo da população humana. O aumento da população humana é frequentemente citado como a principal causa de problemas para o planeta. De facto a humanidade está a crescer

Leia mais

Produção de Alimentos e Energia. Ribeirão Preto

Produção de Alimentos e Energia. Ribeirão Preto Produção de Alimentos e Energia e o Exercício Profissional Ribeirão Preto AdilmaScamparini Engenheira de Alimentos Email ascamparini@uol.com.br F 019 81133730 FAX 019 21214527 Produção de Alimentos Alimentos

Leia mais

Comissão Mista Medida Provisória 647/2014 Audiência Pública

Comissão Mista Medida Provisória 647/2014 Audiência Pública Versão 16 Jul 14 Comissão Mista Medida Provisória 647/2014 Audiência Pública Senado Federal, 16/07/2014 IMPACTOS DO PNPB Aspectos mais relevantes das Externalidades Positivas do PNPB (Programa Nacional

Leia mais

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14

Tabela 01 Mundo Soja Área, produção e produtividade Safra 2009/10 a 2013/14 Soja Análise da Conjuntura Agropecuária Novembro de 2013 MUNDO A economia mundial cada vez mais globalizada tem sido o principal propulsor responsável pelo aumento da produção de soja. Com o aumento do

Leia mais

ESTUDO STERN: Aspectos Económicos das Alterações Climáticas

ESTUDO STERN: Aspectos Económicos das Alterações Climáticas Resumo das Conclusões Ainda vamos a tempo de evitar os piores impactos das alterações climáticas, se tomarmos desde já medidas rigorosas. As provas científicas são presentemente esmagadoras: as alterações

Leia mais

Não é tarde demais para combater as mudanças climáticas O sumário do IPCC diz:

Não é tarde demais para combater as mudanças climáticas O sumário do IPCC diz: Sumário dos resultados-chave do Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, Grupo de Trabalho III de Mitigação de Mudanças Climáticas Bangkok, Maio de 2007 Não é

Leia mais

Energia em busca de alternativas renováveis 1

Energia em busca de alternativas renováveis 1 Energia em busca de alternativas renováveis 1 Nivalde José de Castro Roberto Brandão Guilherme de A. Dantas Pergunta: É possível haver equilíbrio em um quadro de alta do petróleo, custos pouco atrativos

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 15 AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 15 AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 15 AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE Fixação 1) (ENEM) Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária - cerca de 35% do rebanho nacional está na

Leia mais

GOVERNANÇA CORPORATIVA FACE A MUDANÇAS CLIMÁTICAS

GOVERNANÇA CORPORATIVA FACE A MUDANÇAS CLIMÁTICAS GOVERNANÇA CORPORATIVA FACE A MUDANÇAS CLIMÁTICAS Thiago Roque Banco Sumitomo Mitsui Brasileiro S.A Global Environment Department Junho 2010 1 CONTEÚDO Mercado Global de carbono Drivers de mercado Governança

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA APLICADA EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL IPADES DESTAQUES IPADES MACAÚBA: POTENCIAL PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL

INSTITUTO DE PESQUISA APLICADA EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL IPADES DESTAQUES IPADES MACAÚBA: POTENCIAL PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL INSTITUTO DE PESQUISA APLICADA EM DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL IPADES DESTAQUES IPADES Março 2014 MACAÚBA: POTENCIAL PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel

Leia mais

Projeto e Construção de Usina Didática para Produção de Biodiesel

Projeto e Construção de Usina Didática para Produção de Biodiesel Projeto e Construção de Usina Didática para Produção de Biodiesel Brasil, Alex Nogueira a, Loregian, Henrique Bernardes a, Nunes, Diego Luiz b a ENERBIO, Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis, Universidade

Leia mais

Página Rural. Página Inicial Notícias Artigos Entrevistas Feiras e Eventos Indicadores Leilões Multimídia Publicações Reportagens.

Página Rural. Página Inicial Notícias Artigos Entrevistas Feiras e Eventos Indicadores Leilões Multimídia Publicações Reportagens. 1 de 5 31/5/2011 15:17 Página Rural Página Inicial Notícias Artigos Entrevistas Feiras e Eventos Indicadores Leilões Multimídia Publicações Reportagens Ads by Google Leilão Gado Soja Festa Safra Boa tarde!

Leia mais

A VISÃO O ATUALIZADA DA QUESTÃO O ETANOL. Maurílio Biagi Filho

A VISÃO O ATUALIZADA DA QUESTÃO O ETANOL. Maurílio Biagi Filho A VISÃO O ATUALIZADA DA QUESTÃO O ETANOL Maurílio Biagi Filho Roteiro Evolução e perspectivas da indústria sucroalcooleira no Brasil. Brasil: potencial para aumento da produção e produtividade. Expansão

Leia mais

Título Economia de baixo carbono, desafios e oportunidades para o setor elétrico Veículo Canal Energia Data 16 dezembro 2015 Autor Claudio J. D.

Título Economia de baixo carbono, desafios e oportunidades para o setor elétrico Veículo Canal Energia Data 16 dezembro 2015 Autor Claudio J. D. Título Economia de baixo carbono, desafios e oportunidades para o setor elétrico Veículo Canal Energia Data 16 dezembro 2015 Autor Claudio J. D. Sales Estiveram reunidos nas duas últimas semanas em Paris,

Leia mais

Em 2050 a população mundial provavelmente

Em 2050 a população mundial provavelmente Declaração mundial Armazenamento de Água para o Desenvolvimento Sustentável Em 2050 a população mundial provavelmente ultrapassará nove bilhões de habitantes O aumento da população mundial, tanto rural

Leia mais

FIESP MUDANÇA DO CLIMA

FIESP MUDANÇA DO CLIMA MUDANÇA DO CLIMA Posicionamento FIESP Posicionamento FIESP para a COP16 A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), representante do maior parque industrial brasileiro, tem acompanhado atentamente

Leia mais

1.6 Têxtil e Confecções. Diagnóstico

1.6 Têxtil e Confecções. Diagnóstico 1.6 Têxtil e Confecções Diagnóstico A indústria de artigos têxteis e confecções é marcada atualmente pela migração da produção em busca de mão-de-obra mais barata ao redor do mundo, facilitada pela baixa

Leia mais

Desafios para o planejamento e a regulação do mercado de biocombustíveis

Desafios para o planejamento e a regulação do mercado de biocombustíveis VIII CBPE Congresso Brasileiro de Planejamento Energético Curitiba, agosto de 2012 Mesa Redonda: Fronteiras agro-energéticas Desafios para o planejamento e a regulação do mercado de biocombustíveis L.

Leia mais

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA

MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA MÓDULO DA AULA TEMÁTICA / BIOLOGIA E FÍSICA / ENERGIA FÍSICA 01. Três especialistas fizeram afirmações sobre a produção de biocombustíveis. Para eles, sua utilização é importante, pois estes combustíveis.

Leia mais

ORGANIZAÇÃO SETORIAL COMO ELEMENTO FACILITADOR PARA ADOÇÃO DE POLITICAS PÚBLICAS

ORGANIZAÇÃO SETORIAL COMO ELEMENTO FACILITADOR PARA ADOÇÃO DE POLITICAS PÚBLICAS ORGANIZAÇÃO SETORIAL COMO ELEMENTO FACILITADOR PARA ADOÇÃO DE POLITICAS PÚBLICAS COMISSÃO DE AGRICULTURA E POLITICA RURAL CÂMARA DOS DEPUTADOS Palestrante:Luiz Custódio Cotta Martins 27/08/03 1 SUMÁRIO

Leia mais

Panorama Geral da Ovinocultura no Mundo e no Brasil

Panorama Geral da Ovinocultura no Mundo e no Brasil Revista Ovinos, Ano 4, N 12, Porto Alegre, Março de 2008. Panorama Geral da Ovinocultura no Mundo e no Brasil João Garibaldi Almeida Viana 1 Os ovinos foram uma das primeiras espécies de animais domesticadas

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Por quê usar puro óleo vegetal como combustível? Thomas Renatus Fendel* A ciência e a história demonstraram que a economia deve harmonizar-se com o ambiente que a rodeia: os recursos

Leia mais

10º Congresso ABAG Paradigma da Energia Barata

10º Congresso ABAG Paradigma da Energia Barata 10º Congresso ABAG Paradigma da Energia Barata São Paulo, 08 de agosto de 2011 Vantagens do Etanol de Cana-de-Açúcar vs. Outras Culturas Matéria-Prima País Brasil EUA União Européia União Européia Redução

Leia mais

Biocombustíveis: Chances e Limites. MA Robson Luiz da Fonseca

Biocombustíveis: Chances e Limites. MA Robson Luiz da Fonseca Biocombustíveis: Chances e Limites MA Robson Luiz da Fonseca Viçosa 27 de agosto de 2009 Peak Oil James R. Schlesinger (Ex-Secretário de Defesa dos Estados Unidos e ex-diretor da CIA): Os tempos das vacas

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Produção e Agroenergia AÇÚCAR E ÁLCOOL NO BRASIL

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Produção e Agroenergia AÇÚCAR E ÁLCOOL NO BRASIL Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Produção e Agroenergia AÇÚCAR E ÁLCOOL NO BRASIL Departamento da Cana-de-açúcar e Agroenergia MARÇO 2007 www.agricultura.gov.br daa@agricultura.gov.br

Leia mais

Contribuição da Atividade de Projeto para o Desenvolvimento Sustentável

Contribuição da Atividade de Projeto para o Desenvolvimento Sustentável Anexo III da Resolução n o 1 da CIMGC Contribuição da Atividade de Projeto para o Desenvolvimento Sustentável I Introdução A atividade de projeto do Projeto de MDL Santa Carolina (denominado Projeto Santa

Leia mais

Disciplina: Economia & Negócios Líder da Disciplina: Ivy Jundensnaider Professora: Rosely Gaeta

Disciplina: Economia & Negócios Líder da Disciplina: Ivy Jundensnaider Professora: Rosely Gaeta Disciplina: Economia & Negócios Líder da Disciplina: Ivy Jundensnaider Professora: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 01 O PROBLEMA ECONÔMICO Recursos Limitados versus Necessidades Ilimitadas A Economia é a área

Leia mais

A indústria de biodiesel no Brasil: panorama atual e visão de futuro

A indústria de biodiesel no Brasil: panorama atual e visão de futuro - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais A indústria de biodiesel no Brasil: panorama atual e visão de futuro Leonardo Zilio Assessor Econômico leonardo@abiove.org.br Brasília/DF 26 de

Leia mais

Análise de viabilidade econômica de implantação de uma unidade de extração de óleo vegetal e produção de biodiesel a partir da soja

Análise de viabilidade econômica de implantação de uma unidade de extração de óleo vegetal e produção de biodiesel a partir da soja Análise de viabilidade econômica de implantação de uma unidade de extração de óleo vegetal e produção de biodiesel a partir da soja Marco Antonio Sartori (UFV) marcosartori@ufv.br Silvia Regina Sartori

Leia mais

Biodiesel no Brasil. A Visão da Indústria de Óleos Vegetais. Márcio Nappo. Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais

Biodiesel no Brasil. A Visão da Indústria de Óleos Vegetais. Márcio Nappo. Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Biodiesel no Brasil A Visão da Indústria de Óleos Vegetais ABIOVE Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Márcio Nappo Coordenador de Economia e Estatística 6º Fórum de Debates sobre Qualidade

Leia mais

Allan Kardec Duailibe Diretor

Allan Kardec Duailibe Diretor Allan Kardec Duailibe Diretor Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Minas e Energia 25 de Maio, 2011 A POLÍTICA DOS BIOCOMBUSTÍVEIS NO BRASIL Objetivos definidos na Lei n º 9.478/97: Alargar

Leia mais

Plano de Negócios 2011-2015

Plano de Negócios 2011-2015 PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS Companhia Aberta FATO RELEVANTE Plano de Negócios 2011-2015 Rio de Janeiro, 22 de julho de 2011 Petróleo Brasileiro S.A. Petrobras comunica que seu Conselho de Administração

Leia mais

Jornal Brasileiro de Indústrias da Biomassa Biomassa Florestal no Estado de Goiás

Jornal Brasileiro de Indústrias da Biomassa Biomassa Florestal no Estado de Goiás Jornal Brasileiro de Indústrias da Biomassa Biomassa Florestal no Estado de Goiás O Estado de Goiás está situado na Região Centro-Oeste do Brasil e, segundo dados oficiais, ocupa área territorial de 340.111,783

Leia mais

PLANO NACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA PNMC

PLANO NACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA PNMC PLANO NACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA PNMC 19 de Maio de 2009 National Climate Change Policy National Plan on Climate Change Climate Fund Amazon Fund Política Nacional sobre Mudança Climática 2 objetivos

Leia mais

CURSO ENERGIAS RENOVÁVEIS BIOMASSA

CURSO ENERGIAS RENOVÁVEIS BIOMASSA CURSO ENERGIAS RENOVÁVEIS BIOMASSA JULIETA BARBOSA MONTEIRO, Dra julieta@lepten.ufsc.br 2011-1 DISPONIBILIDADE DE RECURSOS ANEEL Potencial Instalado (MW) PROCESSOS DE CONVERSÃO DA BIOMASSA PNE 2030

Leia mais

Políticas Governamentais para Biocombustíveis

Políticas Governamentais para Biocombustíveis Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Departamento de Combustíveis Renováveis Políticas Governamentais para Biocombustíveis Ricardo B. Gomide ricardo.gomide@mme.gov.br

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA NACIONAL DO ÁLCOOL - PROÁLCOOL

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA NACIONAL DO ÁLCOOL - PROÁLCOOL UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA NACIONAL DO ÁLCOOL - PROÁLCOOL Cintia de Souza Oliveira 8662479 Karina Siqueira 8658676 Verônica Carvalho

Leia mais

1 Introdução 1.1. A necessidade de se reforçar os solos

1 Introdução 1.1. A necessidade de se reforçar os solos 1 Introdução 1.1. A necessidade de se reforçar os solos Um dos muitos desafios dos engenheiros geotécnicos é garantir, através de um projeto de engenharia, que um determinado solo resista mecanicamente

Leia mais

7 Transporte e Logística

7 Transporte e Logística 7 Transporte e Logística Este capítulo apresenta a análise da logística das cadeias produtivas das oleaginosas pesquisadas e os custos de transporte utilizados nas simulações. 7.1. Logística Para a organização

Leia mais

Mercado Externo. Preço do milho (ZCN5) Índice Dólar (DXY) Fonte: TradingView, CMEGroup

Mercado Externo. Preço do milho (ZCN5) Índice Dólar (DXY) Fonte: TradingView, CMEGroup Mercado Externo Segundo relatório de abril do U.S Departament of Agriculture USDA, a produção de milho dos EUA será 2,8% maior do que na safra anterior, com uma estimativa de produção total de 361,1 milhões

Leia mais

Os Benefícios do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) para a sociedade e suas perspectivas para os próximos anos.

Os Benefícios do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) para a sociedade e suas perspectivas para os próximos anos. Os Benefícios do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) para a sociedade e suas perspectivas para os próximos anos. Industria Matéria-prima Mão de obra Saúde e Meio Ambiente Economia 2

Leia mais

Inventário de Emissões e Estratégias de Neutralização. Desafios dos Projetos de Crédito de Carbono

Inventário de Emissões e Estratégias de Neutralização. Desafios dos Projetos de Crédito de Carbono Inventário de Emissões e Estratégias de Neutralização Desafios dos Projetos de Crédito de Carbono Julho 2009 Sobre a GSS Empresa com atuação focada no desenvolvimento de projetos e prestação de consultorias

Leia mais

PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE SOJA NO NORDESTE

PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE SOJA NO NORDESTE Ano V Agosto de 2011 Nº 13 INFORME RURAL ETENE Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste - ETENE Ambiente de Estudos, Pesquisas e Avaliação - AEPA PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE SOJA NO NORDESTE

Leia mais

O Petróleo é um fonte de energia não renovável, e no momento uma das maiores fontes de energia para a humanidade.

O Petróleo é um fonte de energia não renovável, e no momento uma das maiores fontes de energia para a humanidade. PETRÓLEO Atualmente o Petróleo é um dos recursos naturais de que a nossa sociedade mais depende, pois diversos produtos que conhecemos e utilizamos são derivados desse combustível que move o mundo. O Petróleo

Leia mais

Sustentabilidade no Setor Sucroenergético Brasileiro

Sustentabilidade no Setor Sucroenergético Brasileiro Sylvio Nóbrega Coutinho Sustentabilidade no Setor Sylvio Nóbrega Coutinho Energia Elemento propulsor de desenvolvimento da sociedade A humanidade depende cada vez mais de um elevado consumo energético

Leia mais

Alterações Climáticas Uma oportunidade para a Europa. Trabalho desenvolvido pelo Grupo P3 Eduardo Dantas Isabel Almeida Marlyn Castro

Alterações Climáticas Uma oportunidade para a Europa. Trabalho desenvolvido pelo Grupo P3 Eduardo Dantas Isabel Almeida Marlyn Castro Alterações Climáticas Uma oportunidade para a Europa Trabalho desenvolvido pelo Grupo P3 Eduardo Dantas Isabel Almeida Marlyn Castro UMA OPORTUNIDADE PARA A EUROPA Se não tivesse havido uma aposta da EU,

Leia mais

PRINCIPAL REGULAMENTAÇÃO EXISTENTE E SUA IMPLEMENTAÇÃO A NÍVEL EUROPEU CAPÍTULO 3

PRINCIPAL REGULAMENTAÇÃO EXISTENTE E SUA IMPLEMENTAÇÃO A NÍVEL EUROPEU CAPÍTULO 3 PRINCIPAL REGULAMENTAÇÃO EXISTENTE E SUA IMPLEMENTAÇÃO A NÍVEL EUROPEU CAPÍTULO 3 PRINCIPAL REGULAMENTAÇÃO EXISTENTE E SUA IMPLEMENTAÇÃO A NÍVEL EUROPEU 19 CAPÍTULO 3 ÍNDICE 3. PRINCIPAL REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

ESCO COMO INSTRUMENTO DE FOMENTO A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

ESCO COMO INSTRUMENTO DE FOMENTO A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ESCO COMO INSTRUMENTO DE FOMENTO A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Ralf Majevski Santos 1 Flávio Tongo da Silva 2 ( 1 Ralf_majevski@yahoo.com.br, 2 ftongo@bitavel.com) Fundamentos em Energia Professor Wanderley

Leia mais

UNIÃO DOS PRODUTORES DE BIOENERGIA

UNIÃO DOS PRODUTORES DE BIOENERGIA UNIÃO DOS PRODUTORES DE BIOENERGIA O Brasil oferece grande oferta dos insumos que podem ser utilizados como matériaprima, com o potencial de ser um dos maiores produtores de biodiesel no mundo. A produção

Leia mais

Questões ambientais do Brasil

Questões ambientais do Brasil Questões ambientais do Brasil Ao longo da história do Brasil, o desmatamento esteve presente em todos os ciclos econômicos responsáveis pela construção do país, o que reduziu bastante a biodiversidade

Leia mais

Visão Geral do Programa de Biodiesel

Visão Geral do Programa de Biodiesel 16ªReunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel Visão Geral do Programa de Biodiesel Ricardo de Gusmão Dornelles Diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis

Leia mais

Páreo para o petróleo

Páreo para o petróleo Páreo para o petróleo Em expansão acelerada, mercado de biocombustíveis promete lucros crescentes àqueles que investirem em soluções inovadoras para produção. Biodiesel é a principal atração Francis França

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIÚNA

FACULDADE DE JAGUARIÚNA Comparação da eficiência ambiental de caldeira operada com gás natural e caldeira operada com casca de coco babaçu Gustavo Godoi Neves (Eng. de Produção - FAJ) gustavo_g_n@hotmail.com Dra Ângela Maria

Leia mais

PLANO NACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA PNMC

PLANO NACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA PNMC PLANO NACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA PNMC 14 de Maio de 2009 Politica Nacional sobre Mudança do Clima Plano Nacional Mudança do Clima Fundo de Mudança Climática (funded by a share of oil royalties)? Fundo

Leia mais

BRASIL ECODIESEL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE BIOCOMBUSTÍVEIS E ÓLEOS VEGETAIS S.A. CNPJ/MF sob nº. 05.799.312/0001-20 NIRE 33.

BRASIL ECODIESEL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE BIOCOMBUSTÍVEIS E ÓLEOS VEGETAIS S.A. CNPJ/MF sob nº. 05.799.312/0001-20 NIRE 33. BRASIL ECODIESEL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE BIOCOMBUSTÍVEIS E ÓLEOS VEGETAIS S.A. CNPJ/MF sob nº. 05.799.312/0001-20 NIRE 33.30028160-6 COMUNICADO AO MERCADO A BRASIL ECODIESEL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE BIOCOMBUSTÍVEIS

Leia mais

Visões Ambientais para o Financiamento de Biocombustíveis no Brasil

Visões Ambientais para o Financiamento de Biocombustíveis no Brasil A expansão da agroenergia e seus impactos sobre os ecossistemas brasileiros Rio de Janeiro, 26-27 março 2007 Visões Ambientais para o Financiamento de Biocombustíveis no Brasil Eduardo Bandeira de Mello

Leia mais

Mudanças climáticas e projetos de créditos de carbono -REFLORESTAMENTO-

Mudanças climáticas e projetos de créditos de carbono -REFLORESTAMENTO- Mudanças climáticas e projetos de créditos de carbono -REFLORESTAMENTO- Magno Castelo Branco magno@iniciativaverde.org.br As florestas no âmbito do MDL -Definição das Modalidades e Procedimentos relacionados

Leia mais

A Influência da Crise Econômica Global no Setor Florestal do Brasil

A Influência da Crise Econômica Global no Setor Florestal do Brasil A Influência da Crise Econômica Global no Setor Florestal do Brasil 1. INTRODUÇÃO Ivan Tomaselli e Sofia Hirakuri (1) A crise financeira e econômica mundial de 28 e 29 foi principalmente um resultado da

Leia mais

Proposta para a COP21 de Paris, dezembro 2015-08-05 É TEMPO DE CRIARMOS O GRUPO ANEXO 0

Proposta para a COP21 de Paris, dezembro 2015-08-05 É TEMPO DE CRIARMOS O GRUPO ANEXO 0 Proposta para a COP21 de Paris, dezembro 2015-08-05 É TEMPO DE CRIARMOS O GRUPO ANEXO 0 Este documento tem o objetivo de apresentar os compromissos e esforços que os povos, nacionalidades e comunidades

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MOIZES LOBO DA CUNHA

CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MOIZES LOBO DA CUNHA CÂMARA DOS DEPUTADOS CENTRO DE FORMAÇÃO, TREINAMENTO E APERFEIÇOAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MOIZES LOBO DA CUNHA PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DO BIODIESEL: A PRODUÇÃO DE BIODIESEL PROPORCIONOU

Leia mais

É o nosso principal atributo para fazer com que os desafios tornem-se conquistas.

É o nosso principal atributo para fazer com que os desafios tornem-se conquistas. TRANSPARÊNCIA É o nosso principal atributo para fazer com que os desafios tornem-se conquistas. TRANSPARÊNCIA 13 03 Visão Setorial Na cadeia produtiva da construção civil, cimento e concreto estão entre

Leia mais

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente

Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Política monetária e senhoriagem: depósitos compulsórios na economia brasileira recente Roberto Meurer * RESUMO - Neste artigo se analisa a utilização dos depósitos compulsórios sobre depósitos à vista

Leia mais

Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo

Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo Modelos de Gestão Novas Demandas e Ambientes para o Gestor Contemporâneo Modernidade trouxe vantagens e prejuízos Poluição causada pelas organizações afeta diretamente a natureza Criação de Leis para minimizar

Leia mais

ELOBiomass.com. Como Comprar a Energia da Biomassa Lignocelulósica!

ELOBiomass.com. Como Comprar a Energia da Biomassa Lignocelulósica! ELOBiomass.com Como Comprar a Energia da Biomassa Lignocelulósica! ÍNDICE Introdução... I Biomassa Lignocelulósica Energética... 1 Energia de Fonte Renovável... 2 Nova Matriz Energética Mundial... 3 Geração

Leia mais

Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004

Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004 Energia Elétrica: Previsão da Carga dos Sistemas Interligados 2 a Revisão Quadrimestral de 2004 Período 2004/2008 INFORME TÉCNICO PREPARADO POR: Departamento de Estudos Energéticos e Mercado, da Eletrobrás

Leia mais

Ainda em busca de respostas

Ainda em busca de respostas biodiesel GASOLINA Ainda em busca de respostas Quando o percentual de biodiesel adicionado ao diesel passou de 4% (B4) para 5% (B5), no início de 2010, ninguém imaginava o impacto que esse mero um ponto

Leia mais

O Impacto de Padrões Avançados para Combustíveis e Veículos na Mortalidade Prematura e Emissões: Brasil no Contexto Global

O Impacto de Padrões Avançados para Combustíveis e Veículos na Mortalidade Prematura e Emissões: Brasil no Contexto Global www.theicct.org INFORMATIVO SÉRIE: GLOBAL TRANSPORTATION ROADMAP OUTUBRO 213 O Impacto de Padrões Avançados para Combustíveis e Veículos na Mortalidade Prematura e Emissões: Brasil no Contexto Global O

Leia mais

RELOP III Reunião Anual Rio de Janeiro, 04 de novembro de 2010

RELOP III Reunião Anual Rio de Janeiro, 04 de novembro de 2010 Os Biocombustíveis no Brasil RELOP III Reunião Anual Rio de Janeiro, 04 de novembro de 2010 SUMÁRIO 1. Alguns dados d sobre o Brasil e a ANP 2. Os biocombustíveis no Brasil 3. O etanol 4. O biodiesel PANORAMA

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PARECER COM(201 3)195 Proposta de DIRETIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera a Diretiva 96/531CE do Conselho, de 25 de julho de 1996, que fixa as dimensões máximas

Leia mais

Setor sucroalcooleiro paranaense: do proálcool ao biodiesel 1

Setor sucroalcooleiro paranaense: do proálcool ao biodiesel 1 Setor sucroalcooleiro paranaense: do proálcool ao biodiesel 1 Rosana Paczyk 1 Introdução Este artigo objetiva analisar o setor sucroalcooleiro do Paraná desde o programa nacional do álcool em meados de

Leia mais

VI Congresso Brasileiro de Melhoramento Vegetal

VI Congresso Brasileiro de Melhoramento Vegetal VI Congresso Brasileiro de Melhoramento Vegetal Biocombustíveis e o Melhoramento de Plantas Zoneamento Agroecológico de Espécies Vegetais Importantes para a Agroenergia AGOSTO de 2011 Celso Vainer Manzatto

Leia mais

INTRODUÇÃO A SOJA CONTÉM

INTRODUÇÃO A SOJA CONTÉM MERCADO FUTURO Soja Diego Marafon Edemir Miotto Júnior Felipe Patel Prof. Dr. Miguel Ângelo Perondi INTRODUÇÃO Na atualidade, a soja apresenta-se como um produto em evidência Grão muito proveitoso, devido

Leia mais

Eixo Temático ET-05-005 - Meio Ambiente e Recursos Naturais

Eixo Temático ET-05-005 - Meio Ambiente e Recursos Naturais 287 Eixo Temático ET-05-005 - Meio Ambiente e Recursos Naturais EVOLUÇÃO DOS PROJETOS BRASILEIROS NO MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE 2013 E 2014 Ana Cândida Ferreira Vieira

Leia mais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais

6 Conclusão do estudo e implicações empresariais 6 Conclusão do estudo e implicações empresariais Este estudo buscou entender o fenômeno da criação de aceleradoras corporativas por parte de empresas de grande porte, com base na análise dos dois casos

Leia mais

ENERGIA DO HIDROGÊNIO - Célula de Combustível Alcalina

ENERGIA DO HIDROGÊNIO - Célula de Combustível Alcalina Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica PPGEE0030 - INTRODUÇÃO ÀS ENERGIAS RENOVÁVEIS Docente: Professor Doutor João Tavares Pinho Discente:

Leia mais

Biocombustíveis. Também chamados de agrocombustíveis

Biocombustíveis. Também chamados de agrocombustíveis Biocombustíveis Também chamados de agrocombustíveis Biomassa É o combustível obtido a partir da biomassa: material orgânico vegetal ou animal Uso tradicional: lenha, excrementos Etanol: álcool combustível.

Leia mais

Soja - Análise da Conjuntura Agropecuária. Novembro 2015 PARANÁ

Soja - Análise da Conjuntura Agropecuária. Novembro 2015 PARANÁ Soja - Análise da Conjuntura Agropecuária Novembro 2015 PARANÁ A estimativa de área para a safra 2015/16 de soja é recorde no Paraná. Segundo os técnicos de campo serão semeados 5,24 milhões de hectares,

Leia mais

A necessidade do profissional em projetos de recuperação de áreas degradadas

A necessidade do profissional em projetos de recuperação de áreas degradadas A necessidade do profissional em projetos de recuperação de áreas degradadas Moacyr Bernardino Dias-Filho Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA www.diasfilho.com.br Conceito

Leia mais