Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação. Trabalho de Conclusão de Curso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação. Trabalho de Conclusão de Curso"

Transcrição

1 Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação Trabalho de Conclusão de Curso

2 TCC Parte I Sobre a Disciplina

3 Material de apoio Revisando... Repositório: O plano de ensino, aulas e indicações de leituras estarão disponibilizados na página da disciplina. O moodle institucional será utilizado para documentar os processos.

4 Ementa (rev.) Desenvolvimento de um trabalho monográfico com as etapas de projeto e realização da pesquisa sob a orientação de docente do curso. A disciplina tem regulamento próprio.

5 Objetivos (rev.) Levar o discente ao desenvolvimento de uma pesquisa na área de Ciência da Computação, através da elaboração de um trabalho individual teórico, em nível de Iniciação Científica, podendo incluir ou não, implementação computacional.

6 Prazos (rev.) Atividades e Datas Importantes: Projeto do TCC: 15/03 feito!! Texto da prévia: 12/06 Defesa da prévia: entre 24 e 28/06 Texto completo: 08/11 Defesa final: entre 18 e 22/11 Versão corrigida ao orientador: 06/12 Versão final: 14/12

7 Regulamento da Unioeste RESOLUÇÃO Nº 304/2004-CEPE Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC constitui-se em componente curricular que deve contemplar aspectos pertinentes à formação profissional ou ao curso de graduação, desenvolvido mediante acompanhamento, orientação e avaliação docente.

8 Regulamento da Unioeste RESOLUÇÃO Nº 304/2004-CEPE 2º O Trabalho de Conclusão de Curso, como componente curricular, articula e inter-relaciona os conteúdos das disciplinas ministradas com as experiências cotidianas, dentro e fora da instituição, para desenvolver, aplicar e ampliar os conhecimentos adquiridos durante o curso, tendo por base a abordagem investigativa.

9 Regulamento da Unioeste RESOLUÇÃO Nº 304/2004-CEPE 3º O Trabalho de Conclusão de Curso que preveja pesquisa envolvendo seres humanos ou atividades que utilizem animais é, obrigatoriamente, encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, ou ao Comitê de Ética na Experimentação Animal, de acordo com o modelo de formulário e de protocolo respectivos. (Parágrafo incluído pela Resolução nº 127/2010-CEPE, de 9 de agosto de 2010)

10 Regulamento da Unioeste RESOLUÇÃO Nº 304/2004-CEPE 4º Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação que envolva resultado de atividade intelectual com características inovadoras, que justifique a proteção intelectual, deve ser encaminhado para o Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT), da Unioeste, para avaliação e montagem do respectivo processo. (Parágrafo incluído pela Resolução nº 127/2010- CEPE, de 9 de agosto de 2010)

11 Regulamento da Unioeste RESOLUÇÃO Nº 304/2004-CEPE Art. 4º O Trabalho de Conclusão de cada curso de graduação, integrante do Projeto Político Pedagógico, é regido por regulamento próprio, proposto pelo colegiado de curso, apreciado pelas instâncias regimentais e aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, atendidas às disposições da presente Resolução.

12 Regulamento do Curso Obter na integra gulamento_tcc_cc.pdf

13 Importância do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Constitui a consolidação, sistematização, aplicação de um ou mais temas apresentados no curso; Momento de exposição pública; Referência para outros cursos; Referência p/ Mestrado (UNIOESTE/etc); Cartas de recomendação; Publicação; Qualificação; Prazer científico.

14 TCC Parte II Conhecimento Científico

15 Estímulo Existencial O homem é um ser curioso Como explicar o universo??

16 Como Explicar o Universo? Se não há explicação Há espanto, medo, terror... Há o pensamento mágico... Misticismo, crenças, superstições... Há busca pela explicação...

17 Como Explicar o Universo? Busca pela explicação 1) Conhecimento de senso comum 2) Conhecimento científico

18 Tipos de Conhecimento 1) Conhecimento de senso comum (intuitivo): É comum ao homem aprender o fato, a coisa, o elemento na sua singularidade concreta, especialmente através dos sentidos. O conhecimento de senso comum é construído através de: Cores, Movimentos, Configurações; Dureza, Paladar, Temperatura; Odor, Som... E também através de: Fatos concretos, frequência, relações, associações...

19 Tipos de Conhecimento 1) Conhecimento de senso comum (intuitivo): É a primeira compreensão do mundo e se adquire ao longo da vida Permite fazer julgamentos, projetos de vida... Comum e possível a todo ser humano Ocasional, assistemático, não metódico Não procede com rigor de método ou de linguagem Não exige demonstração Gera certezas ingênuas.

20 Tipos de Conhecimento 2) Conhecimento científico (CC): O homem ultrapassa os limites do conhecimento de senso comum É capaz de apreender através de relações formais, de comparação, análise, abstração e generalizações É capaz de definir e de elaborar teorias... O CC é programado, sistemático, metódico O CC é crítico, rigoroso, objetivo O CC se consolida na certeza demonstrada.

21 Teoria do Conhecimento Ciência e Conhecimento Científico Confronto entre o Conhecimento de Senso Comum e o Conhecimento Científico Senso Comum Reduz o conhecimento em um ato simples e indivisível Científico Resulta de um processo complexo de análise e de síntese

22 Teoria do Conhecimento Ciência e Conhecimento Científico Confronto entre o Conhecimento de Senso Comum e o Conhecimento Científico Senso Comum Reduz o conhecimento em um ato simples e indivisível Consiste em um ato de experiência sensível ou espiritual Científico Resulta de um processo complexo de análise e de síntese Toma a experiência como estágio inicial do processo de pesquisa

23 Teoria do Conhecimento Ciência e Conhecimento Científico Confronto entre o Conhecimento de Senso Comum e o Conhecimento Científico Senso Comum Reduz o conhecimento em um ato simples e indivisível Consiste em um ato de experiência sensível ou espiritual É de ordem subjetiva Científico Resulta de um processo complexo de análise e de síntese Toma a experiência como estágio inicial do processo de pesquisa Fundamenta-se na objetividade, na evidência dos fatos

24 Sobre Conhecimento Pesquisa Método Conhecimento Senso comum Pesquisa Científica Método Científico Conhecimento Científico

25 TCC - Conceitos Conceitos E Tipos de Pesquisa

26 Conceitos Iniciais PESQUISA Indagação ou busca minuciosa da realidade. Informar-se a respeito de... Buscar com diligência; indagar, inquirir, investigar.

27 Conceitos Iniciais PESQUISA CIENTÍFICA Atividade voltada para a solução de problemas através do emprego de métodos ou processos científicos.

28 Conceitos Iniciais O OBJETIVO DA PESQUISA CIENTÍFICA A pesquisa cientifica visa contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores, sendo sistematicamente planejada e executada segundo rigorosos critérios de processamento das informações.

29 Conceitos Iniciais QUANDO SE TRATA DE PESQUISA CIENTÍFICA Será chamada pesquisa científica se sua realização for objeto de investigação planejada, desenvolvida e redigida conforme normas metodológicas consagradas pela ciência.

30 Trab.Científico Alunos/Cientistas A diferença entre os trabalhos dos cientistas e o dos estudantes universitários não deveria residir no método, mas nos propósitos. Os cientistas já estão trabalhando com o intuito de promover o avanço da ciência para a Humanidade; os estudantes ainda estão trabalhando para o crescimento de sua ciência. Ambos, porém, devem trabalhar cientificamente.

31 Trab.Científico Alunos/Cientistas Os estudantes trabalham cientificamente quando realizam pesquisas dentro dos princípios estabelecidos pela metodologia científica, quando adquirem a capacidade não só de conhecer as conclusões que lhes foram transmitidas, mas se habilitam a reconstituir, a refazer as diversas etapas do caminho percorrido pelos cientistas (SANTOS, 1999, pág. 47)

32 Conceitos Iniciais A QUESTÃO DO MÉTODO Para que um conhecimento possa ser considerado científico, torna-se necessário um conjunto de operações mentais e técnicas que possibilitam a verificação do processo de obtenção.

33 MÉTODO CIENTÍFICO Conceitos Iniciais Conjunto de procedimentos aceitos e validados por determinada comunidade científica que irá assegurar a qualidade e a fidedignidade do conhecimento gerado.

34 Conceitos Iniciais A ESCOLHA DOS MÉTODOS DA CIÊNCIA A escolha do método depende do objetivo da pesquisa, do objeto e do problema estudado; não existe um método único aplicável a qualquer tipo de pesquisa.

35 Conceitos Iniciais É ASSIM QUE SE FAZ CIÊNCIA CIÊNCIA É: Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio ;... E é evolutiva!.

36 Conceitos Iniciais CLASSIFICAÇÕES QUANTO AOS MÉTODOS métodos de abordagem: consistem na forma como os raciocínios resultantes da pesquisa são encaminhados: ex.: indutivo, dedutivo, hipotéticodedutivo, dialético etc.; métodos de procedimento: correspondem às etapas mais concretas da investigação, com finalidade mais restrita e menos abstrata: ex.: histórico, comparativo, estatístico, estruturalista etc.;

37 Tipos de Pesquisa As pesquisas podem ser classificadas segundo diversos critérios, como por exemplo, quanto: A finalidade A natureza Os objetivos Ao objeto Os procedimentos técnicos A forma de abordagem.

38 SÍNTESE DOS TIPOS DE PESQUISA Finalidade Pesquisa pura Pesquisa aplicada À natureza Trabalho científico original Resumo de assunto Aos objetivos Pesquisa exploratória Pesquisa descritiva Pesquisa explicativa Ao objeto Pesquisa bibliográfica Pesquisa de laboratório Pesquisa de campo Aos procedimentos técnicos Pesquisa bibliográfica Pesquisa documental Pesquisa experimental Levantamento Estudo de caso Pesquisa-ação Pesquisa participante À forma de abordagem Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa

39 Quanto às finalidades Pesquisa pura (básica): satisfação do desejo de adquirir conhecimentos, sem que haja uma aplicação prática prevista Pesquisa aplicada: os conhecimentos adquiridos são utilizados para aplicação prática voltados para a solução de problemas concretos da vida moderna.

40 Quanto à natureza Trabalho científico original: pesquisa realizada pela primeira vez e que contribui para a evolução do conhecimento da ciência. Resumo de assunto: dispensa a originalidade. Fundamenta-se em trabalhos mais avançados, publicados por autoridades no assunto e que não se limita à simples cópia de idéias. A análise e interpretação dos fatos e idéias, a utilização de metodologia adequada, bem como o enfoque do tema de um ponto de vista original são qualidades necessárias.

41 Quanto aos objetivos Quanto aos objetivos a pesquisa pode ser: - Pesquisa exploratória - Pesquisa descritiva - Pesquisa explicativa

42 Quanto ao objetivo Pesquisa exploratória: constitui o primeiro passo de todo trabalho científico. Visa, sobretudo quando é bibliográfica, proporcionar maiores informações sobre determinado assunto, facilitar a delimitação de um tema de trabalho, definir objetivos ou formular as hipóteses de uma pesquisa ou descobrir novo tipo de enfoque para o trabalho que se tem em mente.

43 Quanto ao objetivo Pesquisa descritiva: os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados sem que o pesquisador neles interfira. Incluem-se aqui a maioria das pesquisas desenvolvidas nas Ciências Humanas e Sociais, as pesquisas de opinião, as mercadológicas, os levantamentos socioeconômicos e psicossociais.

44 Quanto ao objetivo Pesquisa explicativa: mais complexa pois, além de registrar, analisar e interpretar os fenômenos estudados, procura identificar seus fatores determinantes, ou seja, suas causas. A maioria destas pesquisas utiliza o método experimental, o qual é caracterizado pela manipulação e controle das variáveis, com o objetivo de identificar qual a variável independente que determina a causa da variável dependente ou do fenômeno em estudo.

45 Quanto ao objeto Principalmente referente ao ambiente onde são realizadas as pesquisas. Pode ser: - Bibliográfica - De laboratório - De campo

46 Quanto ao objeto Bibliográfica: pode ser um trabalho independente ou uma etapa inicial de uma pesquisa. De laboratório: o pesquisador tem condições de provocar, produzir e reproduzir fenômenos, em condições de controle. De campo: A coleta de dados é efetuada em campo, onde ocorrem espontaneamente os fenômenos. É desenvolvida principalmente nas Ciências Sociais.

47 Quanto aos Procedimentos Técnicos Referente aos procedimentos pode ser: - Pesquisa bibliográfica - Pesquisa documental - Pesquisa experimental - Levantamento - Estudo de caso - Pesquisa-ação - Pesquisa (observação) participante

48 Quanto aos Procedimentos Técnicos Pesquisa bibliográfica: é aquela que utiliza material escrito / gravado, mecânica ou eletronicamente. São consideradas fontes bibliográficas os livros, as publicações periódicas, fitas gravadas de áudio e vídeo, páginas de web sites, relatórios de simpósios / seminários, anais de congressos etc.

49 Quanto aos Procedimentos Técnicos Pesquisa documental: utiliza fontes de informação que ainda não receberam organização, tratamento analítico e publicação. Exemplos: obras originais de qualquer natureza, documentos arquivados em repartições públicas, associações, igrejas, hospitais, sindicatos, fotografias, correspondência pessoal ou comercial etc.

50 Quanto aos Procedimentos Técnicos Pesquisa experimental: quando um fato ou fenômeno da realidade é reproduzido de forma controlada, com o objetivo de descobrir os fatores que o produzem ou que por ele são produzidos. São geralmente feitos por amostragem, onde se considera que os resultados válidos para uma amostra (ou conjunto de amostras) serão, por indução, válidos também para o universo.

51 Quanto aos Procedimentos Técnicos Levantamento (pesquisa de opinião): é aquela que busca informação diretamente com um grupo de interesse a respeito dos dados que se deseja obter, utilizando questionários, formulários ou entrevistas. Os dados são tabulados e analisados estatisticamente.

52 Quanto aos Procedimentos Técnicos Estudo de caso: quando se deseja estudar com profundidade os diversos aspectos característicos de um determinado objeto de pesquisa restrito.

53 Quanto aos Procedimentos Técnicos Pesquisa-ação: quando os pesquisadores e os participantes envolvem-se no trabalho de pesquisa de modo participativo ou cooperativo, interagindo em função de um resultado esperado.

54 Quanto aos Procedimentos Técnicos Pesquisa (observação) participante: ocorre por meio do contato direto do pesquisador com o fenômeno observado para se obter informações sobre a realidade dos atores sociais em seus próprios contextos.

55 Quanto a forma de abordagem Pesquisa quantitativa: Envolve a coleta sistemática de informação, mediante condições controladas e procedimentos estatísticos. Busca a quantificação, utilizando procedimentos estruturados e instrumentos formais para a coleta de informações; Busca estabelecer relações de causa e efeito.

56 Quanto a forma de abordagem Pesquisa qualitativa: Envolve a coleta e análise sistemática de materiais narrativos mais subjetivos; Trabalha com realidades não quantificáveis, não utilizando instrumentos formais e estruturados, podendo usar roteiros e perguntas abertas na coleta de informações; É globalizante, procurando captar a situação ou o fenômeno em toda a sua extensão.

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena.

Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias. Prof. Massena. Metodologia da Pesquisa em Ciências Agrárias Prof. Massena www.professormassena.wordpress.com TIPOS DE PESQUISA As pesquisas podem ser classificadas segundo diversos critérios, como por exemplo, quanto:

Leia mais

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ - UVA UNIVERSIDADE ABERTA VIDA - UNAVIDA CURSO: PEDAGOGIA PROFESSOR: TIBÉRIO MENDONÇA DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA INTRODUÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 304/2004-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 304/2004-CEPE RESOLUÇÃO Nº 304/2004-CEPE Anotada em 19/08/2010 pela Secretaria dos Conselhos Superiores Alterada pela Resol. 127/2010-Cepe Aprova Regulamento Geral do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação da Universidade

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Metodologia Científica: É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma

Leia mais

PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4-

PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4- PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal PB SUMÁRIO Pesquisa Conceitos Características Objetivos Finalidades Requisitos Qualidades do pesquisador Tipos de pesquisa científica

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Classificação com base em seus objetivos Pesquisas exploratórias

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução 3 Revisão bibliográfica (subdivisão) 4 Procedimentos metodológicos. 4.1 Escolher o tipo de pesquisa 4.2 Estabelecer população e amostra 4.3 Determinar

Leia mais

Revisão de Metodologia Científica

Revisão de Metodologia Científica Revisão de Metodologia Científica Luiz Eduardo S. Oliveira Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática http://lesoliveira.net Luiz S. Oliveira (UFPR) Revisão de Metodologia Científica 1

Leia mais

Técnicas de Pesquisa TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Documentação Indireta Documentação Direta Fichamento

Técnicas de Pesquisa TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Documentação Indireta Documentação Direta Fichamento Técnicas de Pesquisa Documentação Indireta Documentação Direta Fichamento TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Profª Michelle Barbosa professoramichellebarbosa@gmail.com A metodologia é o estudo dos métodos

Leia mais

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015 Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA Juliana Berg Pesquisa em Administração É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição

Leia mais

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS

Pesquisa na Educação. Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS Pesquisa na Educação Professor: Jiyan Yari IFMS Campus Campo Grande - MS O que é pesquisa? - Construção de um conhecimento novo; - Construção de novas técnicas; - Criação ou exploração de novas realidades.

Leia mais

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins

Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem. Prof. Alejandro Martins Delineamento, Tipos de Pesquisa, Amostragem Prof. Alejandro Martins DELINEAMENTO DA PESQUISA Conceituação Refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla O elemento mais importante para

Leia mais

INTRODUÇÃO À PESQUISA. Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa.

INTRODUÇÃO À PESQUISA. Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa. INTRODUÇÃO À PESQUISA Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa. CONHECIMENTO Definição de conhecimento? Informação abstrata; Todo conhecimento reside dentro das pessoas. Como adquirir conhecimento? Por

Leia mais

PESQUISA CIENTÍFICA: O QUE É E COMO SE FAZ

PESQUISA CIENTÍFICA: O QUE É E COMO SE FAZ Esta é a versão em html do arquivo http://people.ufpr.br/~nilce/metodolog.%20pesquisa%20cientifica.doc. G o o g l e cria automaticamente versões em texto de documentos à medida que vasculha a web. 6 PESQUISA

Leia mais

AULA 1: Introdução Conhecimento e Ciência

AULA 1: Introdução Conhecimento e Ciência Disciplina METODOLOGIA CIENTÍFICA (farmacêutica) AULA 1: Introdução Conhecimento e Ciência Profa. Dra. Nilce Nazareno da Fonte Oi!!! Começamos hoje, eu e você, uma deliciosa parceria rumo à SUA formação

Leia mais

Pesquisar é... 16:54

Pesquisar é... 16:54 16:54 PESQUISA Pesquisar é... procurar respostas para indagações propostas. a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada

Leia mais

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA

METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM UNIDADE JOÃO PESSOA-PB METODOLOGIA TIPOS DE PESQUISA Profª Séfora Andrade JOÃO PESSOA-PB 2016 PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem por

Leia mais

Pesquisa Educacional

Pesquisa Educacional UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Disciplina de Pesquisa Educacional Pesquisa Educacional Miguel Dias Como classificar as pesquisas? (*) (*) GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos

Leia mais

Especialização em docência em saúde. METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA. Profa. Cida Praeiro

Especialização em docência em saúde. METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA. Profa. Cida Praeiro METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA Profa. Cida Praeiro Parte I. OLHAR PARA A HISTÓRIA: caminho para compreender a ciência hoje O que é ciência? Parte I. OLHAR PARA A HISTÓRIA: caminho para compreender

Leia mais

Pesquisa Científica. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates

Pesquisa Científica. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates Pesquisa Científica Disciplina: Metodologia Científica Professor: Thiago Silva Prates O que é pesquisa? Em todos os cursos é exigido, da parte do estudante, alguma atividade de pesquisa. Tem sido quase

Leia mais

II - Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. 2.1 Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação

II - Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. Métodos das Ciências. 2.1 Métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARAN PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Metodologia Científica II - Métodos das Ciências Aula 3 Profa. Renata G. Aguiar 1 2 Métodos das Ciências

Leia mais

Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Metodologia. Pesquisa & Ciência. Professora Patrícia Cé

Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Metodologia. Pesquisa & Ciência. Professora Patrícia Cé Hermann Blumenau - Complexo Educacional Curso Técnico em Saúde Bucal Metodologia Pesquisa & Ciência Professora Patrícia Cé O que é conhecimento? Implica na posse da realidade Permite que o ser humano se

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Profª. Drª. Joscely Galera UTFPR Campus Curitiba Pesquisa Científica: Pesquisar, significa procurar respostas para as indagações propostas. Para Gil, a pesquisa tem um

Leia mais

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação PROFESSORA MARILUCIA RICIERI Psicóloga Mestre em Educação METODOLOGIA CIENTÍFICA Vídeo Aula 1 Definição de Conhecimento Conhecimento Conjunto de informações que inclui crenças e valores que se modificam

Leia mais

Metodologia Científica e Tecnológica

Metodologia Científica e Tecnológica Metodologia Científica e Tecnológica Classificação e Métodos Científicos Prof. M.Sc. Gustavo Meireles 2014 Gustavo S. C. Meireles 1 Tipologias de pesquisa científica 2014 Gustavo S. C. Meireles 2 Quanto

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Prof. Dr. Anael Krelling 1 O que é pesquisa? Ander-Egg (1978, p. 28), a pesquisa é um "procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos

Leia mais

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Conceitos de pesquisa A Pesquisa é: procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis,

Leia mais

Aula 1: Métodos de pesquisa

Aula 1: Métodos de pesquisa Aula 1: Métodos de pesquisa Quanti/Qualitativos Professores: Jose Renato de Campos Araujo Rogério Mugnaini 1 Métodos de pesquisa Artigo de Turato (2005), com os seguintes objetivos: Oferecer maior clareza

Leia mais

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior

AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior AULA Nº 7 METODOLOGIA CIENTÍFICA ALGUNS TIPOS DE PESQUISAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Prof. MSc. Fernando Soares da Rocha Júnior 1 AGENDA DA AULA O que é uma pesquisa?; Pesquisa quanto à abordagem;

Leia mais

FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO. TÍTULO: subtítulo (se houver)

FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO. TÍTULO: subtítulo (se houver) FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO: subtítulo (se houver) Belo Horizonte Ano Nome completo do aluno TÍTULO: subtítulo (se houver) Projeto de pesquisa desenvolvido como requisito

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza REFERENCIAL TEÓRICO METODOLGIA DE PESQUISA Referencial Teórico (CAPITULO 2) O referencial teórico contempla uma revisão da literatura referente aos assuntos abordados no desenvolvimento do trabalho. Deve

Leia mais

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA

Aula 6. A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Aula 6 A pesquisa e suas classificações. METODOLOGIA Nosso Blog... 1 Nome do Projeto 7 Objetivos 2 3 Título Nome do Orientador Introdução 8 9 Metodologia Cronograma 4 Problema de Pesquisa 10 Referências

Leia mais

Metodologia Científica. Prof. Igor Assaf Mendes

Metodologia Científica. Prof. Igor Assaf Mendes Metodologia Científica Prof. Igor Assaf Mendes Unidade 1 Primeiras Noções Sobre Ciência e Metodologia Metodologia Científica O que vamos ver na aula de hoje? Ciência e Pesquisa Científica Método Científico

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa Pesquisa Científica Pesquisa Científica! Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.! É um

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio PESQUISA Pesquisa é o conjunto de investigações,

Leia mais

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica...

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica... Atividade da Aula Passada... Qual a relação entre Conhecimento, Ciência e Metodologia? Qual a relação do Conhecimento Empírico com a Ciência? Com base na sua experiência de vida, seu empirismo, existe

Leia mais

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito.

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito. PESQUISA TEÓRICA APLICADA 1. TEÓRICA (PURA): - Oferece solução para problemas práticos; - Ajuda encontrar os fatores de um problema prático. 2. APLICADA: - Contribuir e esclarecer os fatos; - Verificar

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Colegiado do curso de Estatística

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Colegiado do curso de Estatística Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Colegiado do curso de Estatística Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso TCC do Curso de Bacharelado em Estatística Uberlândia 2012 Sumário

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS 1 PROJETO DE PESQUISA CONCEITO PRODUTO MATERIAL DA ETAPA QUE ANTECEDE A PESQUISA PROPRIAMENTE DITA. ESTABELECE OS TERMOS

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes

Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Metodologia Científica: É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma

Leia mais

Ciência, Método, Pesquisa, Metodologia Científica

Ciência, Método, Pesquisa, Metodologia Científica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos Projeto de TCC Ciência, Método, Pesquisa,

Leia mais

A PESQUISA CIENTÍFICA

A PESQUISA CIENTÍFICA A PESQUISA CIENTÍFICA CONCEITO e DEFINIÇÕES - A pesquisa surge quando temos consciência de um problema e nos sentimos impelidos a buscar a sua solução. (R. Mandolfo, citado em Asti Vera, 1976) - Investigação

Leia mais

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador DISCIPLINA Requisitos do pesquisador PAPEL DA UNIVERSIDADE Extensão Serviço à comunidade local Ensino Transmissão do conhecimento científico UNIVERSIDADE Pesquisa Revisão e produção do conhecimento dito

Leia mais

Título do artigo Subtítulo (opcional)

Título do artigo Subtítulo (opcional) 1 Título do artigo Subtítulo (opcional) Nome Completo dos autores em Ordem Alfabética 1 Professor Orientador (Nome Completo) 2 RESUMO O resumo só poderá ser elaborado depois de concluído o trabalho. Normalmente,

Leia mais

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO

AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO AULA 02 PLANEJAMENTO ESTATÍSTICO DOCENTE : Cátia Cândida de Almeida DISCIPLINA: Estatística aplicada à Educação CURSO DE PEDAGOGIA UNESP MARÍLIA 2017 1 Índice 1) Introdução: Pesquisa científica 2) Planejamento

Leia mais

Metodologia. Professor: Wyllian Fressatti

Metodologia. Professor: Wyllian Fressatti Metodologia Professor: Wyllian Fressatti O Conceito de Ciência Ciência Ela se desenvolve, em parte, pela necessidade de um método de conhecimento e compreensão mais seguro e digno de confiança do que os

Leia mais

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci Aula 2 Pesquisa Conceitos Prof. Marcelo Musci Conceito de Pesquisa O objetivo da pesquisa científica é explicar, prever e / ou controlar um determinado fato ou fenômeno. Fazer pesquisa é... Investigar

Leia mais

Sumário. Nota das autoras, xvii. Prefácio da 8 a edição, xix

Sumário. Nota das autoras, xvii. Prefácio da 8 a edição, xix Nota das autoras, xvii Prefácio da 8 a edição, xix 1 Procedimentos didáticos, 1 1 Leitura, 1 1.1 Elementos, 1 1.2 Aspectos fundamentais, 6 1.3 Objetivos, 6 1.4 Fases da leitura informativa, 7 1.5 Sucessivas

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio, xv

SUMÁRIO. Prefácio, xv SUMÁRIO Prefácio, xv 1 Natureza da ciência social, 1 1.1 Conhecimento do mundo, 1 1.2 Natureza da ciência, 2 1.3 Classificação das ciências, 3 1.4 Peculiariedades das ciências sociais, 3 1.4.1 O problema

Leia mais

Métodos de Pesquisa. Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015

Métodos de Pesquisa. Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015 Métodos de Pesquisa Prof. Dr. Marcelo Fantinato PPgSI EACH USP 2015 Métodos de Pesquisa (resumo) 1. Tipos/abordagens de pesquisa 2. Procedimentos técnicos 3. Fonte de informação 4. Técnicas/instrumentos

Leia mais

1 Natureza da Ciência Social, 1

1 Natureza da Ciência Social, 1 SUMÁRIO 1 Natureza da Ciência Social, 1 1.1 O conhecimento do mundo, 1 1.2 Natureza da ciência, 2 1.3 Classificação das ciências, 3 1.4 Peculiaridades das ciências sociais, 3 1.4.1 O problema da objetividade,

Leia mais

Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura!

Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura! UNIDADE V - LEITURA COMPLEMENTAR I Alunos (as), Para que vocês encontrem mais detalhes sobre o tema Pesquisa sugerimos a leitura do seguinte texto complementar. Boa leitura! PESQUISA A pesquisa é desenvolvida

Leia mais

Noções Gerais Sobre Pesquisa

Noções Gerais Sobre Pesquisa 23 Noções Gerais Sobre Pesquisa Nossas possibilidades de conhecimento são muito, e até tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande

Leia mais

Métodos de Pesquisa MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA

Métodos de Pesquisa MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA MÓDULO 2: TIPOS DE PESQUISA Métodos de Pesquisa A pesquisa compreende qualquer atividade criativa e sistemática realizada com o fim de incrementar o acervo do conhecimento científico e o uso desse acervo

Leia mais

Monografia no Curso de Administração Cláudia Rosa Acevedo. 1. Principais conceitos

Monografia no Curso de Administração Cláudia Rosa Acevedo. 1. Principais conceitos Metodologia da Pesquisa Científica Serviço de Biblioteca e Informação - IFSC-SBI MarilzaAparecida Rodrigues Tognetti marilza@ifsc.usp.br Monografia no Curso de Administração Cláudia Rosa Acevedo 1. Principais

Leia mais

Sumário. Prefácio à 8 a edição, xv

Sumário. Prefácio à 8 a edição, xv Prefácio à 8 a edição, xv 1 Pesquisa, 1 1 Conceitos e finalidades, 1 1.1 Conceitos, 1 1.2 Finalidades, 2 2 Características, campos e tipos de pesquisa, 4 2.1 Características, 4 2.1.1 Procedimento sistematizado,

Leia mais

Considerando, ainda, a observação das dificuldades de registro destas Atividades frente à modernização no Sistema de Gestão Acadêmica vigente,

Considerando, ainda, a observação das dificuldades de registro destas Atividades frente à modernização no Sistema de Gestão Acadêmica vigente, RESOLUÇÃO Nº 362/2011 EMENTA: Estabelece critérios para a quantificação e o registro das Atividades Complementares, nos cursos de graduação desta Universidade. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

A ciência e as ciências sociais. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Humanidades e Ciências Sociais

A ciência e as ciências sociais. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução às Humanidades e Ciências Sociais A ciência e as ciências sociais Introdução às Humanidades e Ciências Sociais É possível conhecer a complexidade e diversidade da realidade em sua totalidade? 2 Conhecimento sobre a realidade Há diversas

Leia mais

Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano

Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano 1 O acadêmico em fase de realização do TCC tem, entre outros, os seguintes deveres: I participar das reuniões convocadas pelo Orientador II cumprir

Leia mais

NATUREZA DO CONHECIMENTO

NATUREZA DO CONHECIMENTO NATUREZA DO CONHECIMENTO CONHECER E PENSAR Conhecer e pensar são uma necessidade para o ser humano e indispensável para o progresso. Sabemos que existimos porque pensamos. Se nada soubéssemos sobre o universo

Leia mais

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO PROJETO DE MONOGRAFIA 1. [TÍTULO DO PROJETO] [Subtítulo (se houver)] 2

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO PROJETO DE MONOGRAFIA 1. [TÍTULO DO PROJETO] [Subtítulo (se houver)] 2 UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO PROJETO DE MONOGRAFIA 1 [TÍTULO DO PROJETO] [Subtítulo (se houver)] 2 Acadêmico: [...] Orientador: Prof. [ ] São Luís Ano 1 Modelo de

Leia mais

Prof. Domingos Sávio Giordani

Prof. Domingos Sávio Giordani Prof. Domingos Sávio Giordani dsgiordani@usp.br Como estruturar a pesquisa 1. Formular um problema O problema deve ser Claro e Preciso (usualmente na forma de pergunta) Deve ser empírico Ser suscetível

Leia mais

SENAI&'&ES& O"METODO"QUANTITATIVO" " " 26/06/14 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS & &

SENAI&'&ES& OMETODOQUANTITATIVO   26/06/14 MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS & & SENAI&'&ES& & & O"METODO"QUANTITATIVO" " " Prof."FÁBIO"CAMPOS" E O que é método? É a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos. O que são procedimentos metodológicos?

Leia mais

2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS

2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Engenharia ENG 2510 Metodologia Científica e Tecnológica 2 CR Professor (a): Dra. Renata Medici Frayne Cuba (renatafrayne@hotmail.com) 1. EMENTA

Leia mais

Campus Itaqui Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso

Campus Itaqui Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso Campus Itaqui Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso 1. ASPECTOS LEGAIS: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência curricular para a colação

Leia mais

Ciência Aplicada e Experimentos Científicos

Ciência Aplicada e Experimentos Científicos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Métodos e Técnicas de Laboratório em Eletrônica Ciência Aplicada e Experimentos Científicos Florianópolis,

Leia mais

Tipos de Pesquisa Científica

Tipos de Pesquisa Científica Tipos de Científica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2015 Unidade 03 Tipos de Científica 1 Tipos de Quanto a Abordagem Qualitativa

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - Este Regulamento

Leia mais

Unidade II PROJETOS DE PESQUISA. Profa. Eliane Gomes Rocha

Unidade II PROJETOS DE PESQUISA. Profa. Eliane Gomes Rocha Unidade II PROJETOS DE PESQUISA EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS Profa. Eliane Gomes Rocha Metodologia de pesquisa conceito Conjunto detalhado e sequencial de métodos e técnicas científicas a serem executados

Leia mais

Sumário 1 Conhecimento científico e ciência, 1

Sumário 1 Conhecimento científico e ciência, 1 Sumário Prefácio da 7 a edição, xv 1 Conhecimento científico e ciência, 1 1 Conhecimento científico e outros tipos de conhecimento, 1 1.1 Correlação entre conhecimento popular e conhecimento científico,

Leia mais

PROFESSORA OKÇANA BATTINI. Doutora em Educação

PROFESSORA OKÇANA BATTINI. Doutora em Educação PROFESSORA OKÇANA BATTINI Doutora em Educação METODOLOGIA CIENTIFICA Vídeo 1 Metodologia da pesquisa Ementa Leitura, Interpretação e Produção de Textos. Estrutura e organização de trabalhos acadêmicos.

Leia mais

Metodologia de Pesquisa. Profa. Iara Augustin

Metodologia de Pesquisa. Profa. Iara Augustin Metodologia de Pesquisa Profa. Iara Augustin Assuntos a abordar Papel da Ciência Ciência da Computação arte, ciência ou tecnologia? Organização da pesquisa no país Papel da Ciência Papel da Ciência o que

Leia mais

Prof. Ms. Rodrigo Bozza

Prof. Ms. Rodrigo Bozza Prof. Ms. Rodrigo Bozza LATO-SENSU Aperfeiçoamento (mínimo 180hs) Especialização (mínimo 360hs + monografia) STRICTO-SENSU Mestrado (créditos + dissertação) Doutorado (créditos + tese) Tenacidade Intuição

Leia mais

Bacharelado em Sistemas de Informação

Bacharelado em Sistemas de Informação Bacharelado em Sistemas de Informação Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES E OBJETIVOS Art 1 o O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade prevista do curso

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I

Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Trabalho Interdisciplinar Dirigido I Metodologia de Pesquisa para Engenharia Ambiental e Civil Prof. Ms. Alonso Goes Guimarães O que é pesquisa? Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta

Leia mais

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa

Tipos e Métodos de Pesquisa Social. Metodologia de Pesquisa Tipos e Métodos de Pesquisa Social Metodologia de Pesquisa Processo de pesquisa Definir objetivos Analisar os Dados Apresentar Resultados Elaborar projeto de pesquisa Coletar os Dados Níveis de pesquisa

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES. Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Sâmia Araújo dos Santos Suelene S. Oliveira Nascimento PESQUISAS TEÓRICA PRÁTICA UNIVERSO GERAL DAS PESQUISAS ABORDAGEM OBJETIVOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS - Quantitativa

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

O PROJETO DE PESQUISA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. O PROJETO DE PESQUISA Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA Ordem de apresentação do Projeto de Pesquisa: 1. Introdução a) Apresentação b) Definição do problema c) Justificativa

Leia mais

Aula 5 Tipos de Pesquisas

Aula 5 Tipos de Pesquisas Metodologia Científica Aula 5 Tipos de Pesquisas Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Classificações da Pesquisa Pode ser classificada quanto: a) Aplicação a) Natureza b) Procedimentos

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Planejamento da disciplina Ferramentas: apostilas, livros, vídeos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 04/2004

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 04/2004 RESOLUÇÃO Nº 04/2004 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 7.491/03-10 COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Ciências Humanas e suas Tecnologias. TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características Tipos Recordar é Viver... Processo de pesquisa

Leia mais

A Pesquisa e suas Classificações. Prof. Thiago leite

A Pesquisa e suas Classificações. Prof. Thiago leite Prof. Thiago leite O que é pesquisa? Esta pergunta pode ser respondida de muitas formas. Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Pesquisa é um conjunto

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória para todos

Leia mais

A Classificação da Pesquisa

A Classificação da Pesquisa A Classificação da Pesquisa Formas de Classificação da Pesquisa l I - Classificando as pesquisas com base em seus objetivos l II - Classificando as pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados

Leia mais

Regulamento do curso de Engenharia de Biomédica

Regulamento do curso de Engenharia de Biomédica Regulamento do curso de Engenharia de Biomédica 1/6 Este Regulamento do curso, complementar ao Regulamento Geral dos Cursos de Graduação da UFRN, é uma consolidação de normas específicas do curso de Engenharia

Leia mais

Metodologias de Investigação

Metodologias de Investigação Metodologias de Investigação Projecto de Investigação e Intervenção Educativa Autor: Mestre Maria dos Anjos Cohen ISCE Odivelas Temáticas 1.Esclarecimento de Conceitos 1. Conhecimento 2. Método 3. Técnica

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO Normatiza a realização das atividades complementares de graduação (ACG) pelos discentes dos s de graduação da. A Pró-Reitora Adjunta de Graduação

Leia mais

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 1

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 1 MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA - A atividade básica na pesquisa bibliográfica é a investigação em material teórico sobre o assunto de interesse. Ela precede o reconhecimento do

Leia mais

PESQUISA QUALITATIVA HISTÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA

PESQUISA QUALITATIVA HISTÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA PESQUISA QUALITATIVA HISTÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA Podemos considerada a pesquisa qualitativa uma tentativa de aproximação dos métodos de pesquisa nas quais pesquisa as ciências sociais. Sendo assim,

Leia mais

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência?

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. O que é Ciência? CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE O que é Ciência? O QUE É CIÊNCIA? 1 Conhecimento sistematizado como campo de estudo. 2 Observação e classificação dos fatos inerentes a um determinado grupo de fenômenos

Leia mais

MBA EMPRESARIAL. Disciplina: Metodologia do Trabalho Cientifico

MBA EMPRESARIAL. Disciplina: Metodologia do Trabalho Cientifico FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA Departamento de Pesquisa: Curso de Pós-Graduação "Lato-Sensu" MBA EMPRESARIAL Disciplina: Metodologia do Trabalho Cientifico Prof. Adm. Ms. Alexandre de Paula Pereira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE CIÊNCIAS SOCIAIS RESOLUÇÃO Nº 01/2012 Regulamenta o Estágio Profissional Supervisionado no Curso de Ciências Sociais Bacharelado, em conformidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NORMA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Esta Norma regulamenta o Trabalho de Conclusão

Leia mais

CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO

CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MESTRADO 2017 PESQUISA EM EDUCAÇÃO Profa. Me. Kátia de Aguiar Barbosa Sábado 2 de dezembro de 2017 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA. Analisar a atualidade da pesquisa em

Leia mais