Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca"

Transcrição

1 Aula 20 Controle da Administração Pública Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

2 Introdução A presente aula tem por objetivo apresentar o controle exercido pela Administração Pública. Serão estudados, assim, o conceito de controle, suas espécies (quanto à origem, quanto ao momento em que é realizado e quanto ao órgão executor), modalidades de controle e os meios de controle legislativo.

3 Conceito Controle é o poder-dever de fiscalização e correção feito pela própria Administração (controle interno) ou por outro Poder (Legislativo ou Judiciário) - controle externo - sobre os atos produzidos no âmbito da função administrativa, com vistas à sua confirmação ou desfazimento.

4 Espécies: quanto à origem Interno Sempre que a fiscalização (o controle) for exercida pelo próprio Poder que produziu o ato no exercício da função administrativa, mesmo que envolva pessoas jurídicas distintas. Este controle abrange legalidade, eficiência e mérito. (vide art. 74 da CF/88). Externo O exercício de um Poder sobre o outro nas hipóteses previstas expressamente na CF/88, no contexto do sistema denominado freios e contrapesos. Popular Ocorre diante da possibilidade da coletividade fiscalizar a Administração Pública - art. 74, parágrafo 2º. Alguns dos meios constitucionalmente previstos para tanto são através do direito de petição e obtenção de certidão (art. 5º, XXXIV); ação popular (art. 5º, LXXIII).

5 Espécies: quanto ao momento Prévio (preventivo ou a priori) Incide sobre o ato administrativo previamente à iniciação da produção de seus efeitos jurídicos. Ex.: autorização prévia do Congresso Nacional ao Presidente para declarar guerra ou celebrar a paz - art. 49, II, CF/88. Concomitante Incide durante o processo de produção (formação) do ato administrativo, ou seja, antes que se inicie a produção de seus efeitos jurídicos. Ex.: homologação dos atos de uma licitação. Posterior (corretivo, subsequente ou a posteriori) Incide sobre o ato administrativo após o início da produção de seus efeitos jurídicos. Ex.: Poder Judiciário (controle jurisdicional) anulando atos viciados; controle das Corregedorias; Auditorias.

6 Espécies: quanto ao órgão que o exerce Administrativo Legislativo (ou parlamentar) Judiciário

7 Observações acerca das espécies de controle OBS I: Para Hely Lopes Meirelles, em regra, o controle interno é pleno, porque abrange mérito e legalidade. Envolvendo o controle interno uma mesma pessoa jurídica dentro de um mesmo Poder, existe autotutela, sendo possível ao superior hierárquico revogar ou anular atos praticados por seu subordinado (o que justifica dizer que o controle interno é pleno). Contudo, referida afirmativa passa a ser inverídica a partir do momento em que consideramos a tutela como um controle interno (e não externo), pois sabemos que, entre a entidade da Administração Direta e da Indireta, não há subordinação ou hierarquia, mas, tão somente, vinculação (controle finalístico ou supervisão ministerial). OBS II: a tutela é, para Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, um controle interno, uma vez que envolve pessoas jurídicas distintas de um mesmo Poder, tal como o que ocorre entre a Administração Direta e a Administração Indireta. Já o doutrinador José dos Santos Carvalho Filho, defende a tese de que a tutela representa um controle externo, pois envolve pessoas jurídicas diferentes (um ente da Administração Direta e outro da Administração Indireta). Lembramos que a tutela poderá abranger controle de mérito se houver expressa previsão em lei. OBS III: a autotutela, que ocorre dentro de um mesmo Poder, e dentro de uma mesma pessoa jurídica (controle hierárquico), representa, inquestionavelmente, o controle interno. Aqui, vislumbramos o exercício do poder hierárquico.

8 Modalidades de controle administrativo Envolve, apenas, uma pessoa jurídica Abrange mérito e legalidade e, portanto, pode ser considerado pleno. Controle Hierárquico Próprio É absoluto, uma vez que, independe de previsão expressa em lei (eis aqui a nodal diferença entre o controle hierárquico e o controle finalístico ou tutela). É permanente porque pode ser exercido a qualquer tempo. Todavia, poderá a Administração preestabelecer um prazo para a sua atuação o qual deverá ser observado, tal como o que declara a decadência administrativa para anular atos favoráveis aos terceiros de boa-fé (5 anos).

9 Controle da Administração Pública Jurisprudência O controle hierárquico é fruto da própria Constituição Federal que consagrou ao regime jurídico-administrativo o princípio basilar da supremacia do interesse público ao privado. É inerente ao poder hierárquico da Administração a prerrogativa de rever os atos praticados por seus subordinados, consoante o enunciado da Súmula n.º 437 do STF(STJ, RMS / RJ, Rel. Min. Laurita Vaz, Segunda Turma, DJ 29/04/2002). O recurso hierárquico estabelecido no art. 266, 2º, do Código Tributário do Estado do Rio de Janeiro enseja a revisão pelo secretário da fazenda estadual das decisões proferidas no âmbito do Conselho de Contribuintes daquele Estado, desde que eivadas de vícios de nulidade patente e devidamente motivada. Não se pode admitir um juízo de revisão que, por simples capricho ou deleite, censure o juízo de legalidade proferido pelo colegiado. A lei estadual, ao retirar a eficácia absoluta das decisões do Conselho de Contribuintes, não conferiu ao secretário da Fazenda o poder de, a seu bel prazer, por motivos de conveniência e oportunidade, impugnar um ato expedido por órgão técnico. O Conselho de Contribuintes não pode funcionar como espécie de órgão consultivo daquele secretário, que acata ou não as suas decisões. Precedentes citados: RMS AL, DJ 22/3/1999. RMS RJ, Rel. Min. Eliana Calmon, julgado em 19/8/2004.

10 Modalidades de controle administrativo Envolve sempre duas pessoas jurídicas (entidade política e administrativa). Tutela ou Controle Finalístico Tutela é o controle exercido pelos órgãos centrais da Administração Direta sobre as entidades da Administração Indireta que lhes sejam vinculadas. Tal controle, também ocorre sobre as demais entidades do Poder Público. Tutela em sentido estrito limita o controle às entidades administrativas (administração indireta). Já a tutela em sentido amplo abrange todas as entidades sobre controle direto (entidades administrativas) ou indireto (subsidiárias; indústrias particulares com cotas desapropriadas pela União etc.) do poder público. Só se admitem controles com expressa previsão legal, podendo haver controle de mérito ou de legalidade, a depender dos termos da lei.

11 Modalidades de controle administrativo Pode envolver uma ou duas pessoas jurídicas. Quando se tem órgão recorrente e órgão recorrido há uma única pessoa jurídica. Por seu turno, quando se tem órgão recorrente e entidade recorrida há duas pessoas jurídicas. Neste caso, o controle hierárquico impróprio ocorre dentro da tutela. Controle Hierárquico Impróprio Não há qualquer hierarquia entre o órgão recorrente e o órgão ou entidade recorrido. Enquanto que no recurso hierárquico próprio não há necessidade de expressa previsão legal, pois há uma relação de subordinação entre fiscalizado e fiscalizador, no recurso hierárquico impróprio há necessidade de expressa previsão legal do controle. Abrange legalidade e mérito, pois esta é uma característica sempre existente no campo dos recursos. Com relação ao mérito, a parte requer a reforma. Com relação à legalidade, a parte solicita a anulação do ato.

12 Modalidades de controle administrativo Controle interno orçamentário, financeiro e patrimonial É o único controle administrativo interno com expressa previsão constitucional Art. 74, CF/88: Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno Quando o texto constitucional fala em forma integrada, não está querendo afirmar que se trata de controle interno realizado pelo próprio Poder e de controle externo, realizado por outro. Na verdade, a expressão forma integrada quer dizer que os parâmetros, os critérios deste controle são os mesmos para todos os Poderes.

13 Controle Parlamentar ou Legislativo O controle que um Poder exerce sobre o outro deve ater-se às limitações constitucionais, não cabendo à lei ordinária a ampliação dessas hipóteses. O Congresso Nacional possui competência exclusiva para fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da Administração Indireta. - Art. 49, X, CF/88 Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: X - fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da administração indireta;

14 Meios de Controle Legislativo art. 58, 3º, CF/88 Comissão Parlamentar de Inquérito art. 50, caput, e 2º, CF/88 Convocação de autoridades e pedido de informação art. 49, I e II, IV e V; art. 51, V e art. 52, VI, CF/88 Participação na função administrativa art. 49, XI; art. 52, I e II, CF/88 Função jurisdicional art. 70 e 71, CF/88 Fiscalização contábil, orçamentária e financeira art. 49, V e art. 68, 2º,CF/88 Sustação de atos normativos

15 Controle da Administração Pública Jurisprudência O prazo fixado pela Lei de Licitações para o recebimento definitivo das obras públicas, conforme prescreve o 3º do art. 73, pode ser prorrogado desde que constem os fundamentos que levaram a Administração a não reconhecer como satisfeitas todas as obrigações contratuais a que o contratado anuiu expressamente no momento da celebração do contrato administrativo (STJ, RMS 58500/DF, Min. Rel. Herman Benjamin, Segunda Turma, DJe 30/05/2019). A confiança investida pelo particular na Administração Pública restaria, dessa forma, sobejamente desconsiderada. Uma vez que a Sociedade Empresária saiu vencedora de procedimento licitatório regular, seguido da assinatura do contrato e de sua execução por vários anos, é de se reconhecer, pelo menos, a necessidade de tutelar a confiança depositada pela concessionária na regularidade dos atos administrativos. Consequentemente, a declaração de nulidade do contrato em razão de vício que não compromete seus elementos essenciais, mas diz respeito apenas à organização orçamentária interna da parte contratante, abandonaria, no meio da execução contratual e do período de amortização de seus investimentos, Sociedade Empresária que nenhum ilícito cometeu, mas apenas confiou no Poder Público (STJ, AREsp / RS, Min. Rel. Napoleão Nunes Maia Filho, primeira Turma, DJe 04/04/2019).

16 Conclusões Assim, podemos concluir que o controle hierárquico é um exemplo de controle interno e o finalístico (por estar presente dentro de um mesmo Poder), também o é. Fala-se em órgão recorrente pelo fato de não termos no Brasil, atualmente, uma entidade administrativa com competência para apreciar recurso hierárquico impróprio. Temos apenas órgãos da Administração Direta, tais como os Conselhos de Contribuintes. Portanto, dentro do Controle Hierárquico impróprio sempre você vai recorrer quando previsto o controle para certo órgão contra um ato praticado por outro órgão (aqui temos apenas uma pessoa jurídica) ou contra um ato praticado por uma entidade (aqui temos duas pessoas jurídicas). São necessários atos normativos editados pela própria Administração para prever os controles no exercício do poder hierárquico. A lei é necessária para criar a estrutura hierárquica (órgãos superiores e órgãos subordinados) e respectivas atribuições. Uma vez criada e estrutura hierárquica, os órgãos superiores têm competência para definirem em atos normativos próprios quais controles exercerão sobre os órgãos subordinados.

17 Referências Para explorar o tema de forma mais profunda, apresentamos abaixo a bibliografia utilizada na elaboração da aula, bem como demais links para acesso a outros conteúdos relativos ao tema: ALEXANDRINO, Marcelo Alexandrino. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 18ª ed. Revista e atualizada, Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo, 31ª edição. São Paulo: Atlas, FILHO, Marçal Justen. Curso de Direito Administrativo. 10ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais,2014. MWIRELLES, Hely Lopes. Curso de Direito Administrativo. 34ª ed. São Paulo: Malheiros, p

REVISÃO FCC Direito Administrativo Elisa Faria REVISÃO FCC

REVISÃO FCC Direito Administrativo Elisa Faria REVISÃO FCC ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PRINCÍPIOS AGENTES PÚBLICOS LEI 8112 IMPROBIDADE PROCESSO ADMINISTRATIVO ATOS ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Controle da Administração Pública Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO 1. Conceitos É o poder de fiscalização

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

FABIO LUCIO. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una.

FABIO LUCIO. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una. 9 Sistemas de controle jurisdicional da administração pública: contencioso administrativo e sistema da jurisdição una. 10 Controle jurisdicional da administração pública no Direito brasileiro. 11 Controle

Leia mais

Controle Administrativo. Professora: Paloma Braga

Controle Administrativo. Professora: Paloma Braga Controle Administrativo Professora: Paloma Braga Controle da Administração Pública Conceito Conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos por meio dos quais se exerce o poder de fiscalização e de

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. CONCEITOS INICIAIS...5 Classificação conforme o órgão... 5 Classificação conforme o momento de exercício...6 Classificação conforme a origem...6

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO 1.CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2.RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO

DIREITO ADMINISTRATIVO 1.CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2.RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO DIREITO ADMINISTRATIVO 1.CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2.RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO CONCEITO CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Controle Político Controle Administrativo CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes

DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública. Prof. Luís Gustavo. Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Luís Gustavo Fanpage: Luís Gustavo Bezerra de Menezes Periscope: @ProfLuisGustavo Pode-se conceituar controle como o poder-dever de vigilância,

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Controle Administrativo, Judicial e Legislativo Prof. Gladstone Felippo Controle Administrativo É o exercido pelo Executivo e pelos órgãos administrativos

Leia mais

Terceiro Setor e o Direito Administrativo

Terceiro Setor e o Direito Administrativo Terceiro Setor e o Direito Administrativo Ponto n. 8 - Controle Administrativo: controle interno PROFESSOR DR. GUSTAVO JUSTINO DE OLIVEIRA Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 3 Fontes do Direito Administrativo Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Introdução Esta aula será destinada à apresentação das fontes do Direito Administrativo, estas responsáveis

Leia mais

CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 21

CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 21 CURSO CARREIRAS JURÍDICAS Nº 21 DATA 30/08/16 DISCIPLINA DIREITO ADMINISTRATIVO (MANHÃ) PROFESSOR BARNEY BICHARA MONITORA JAMILA SALOMÃO AULA 02/12 Ementa: Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 51.533 - SP (2016/0186343-0) RELATORA : MINISTRA REGINA HELENA COSTA RECORRENTE : DILSON RICCI ADVOGADO : PAULO LOPES DE ORNELLAS E OUTRO(S) RECORRIDO : FAZENDA DO ESTADO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Os meios de controle da Administração Pública: considerações Marinete Dresch de Moraes* A Administração Pública, visando atender as necessidades sociais e buscando a realização do

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Gladstone Felippo Evolução - Surgimento do estado democrático de direito como garantidor dos direitos fundamentais e a tripartição das funções

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 2 Fontes do Processo Administrativo Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Introdução Esta aula será destinada à apresentação das fontes do Processo Administrativo, estas responsáveis

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 12 Ato Administrativo - Parte I Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Introdução Esta aula será destinada ao estudo do Ato Administrativo. Para tanto, serão apresentados: O conceito

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Controle Interno e Controle Externo Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica CONTROLE INTERNO E EXTERNO Definição de Controle: É o conjunto de instrumentos

Leia mais

Letícia Queiroz de Andrade

Letícia Queiroz de Andrade Seminário de Direito Administrativo Regulatório O Instituto do Reformatio In Pejus no Processo Administrativo Sancionador Letícia Queiroz de Andrade leticia@queirozmaluf.com.br Conferência de Conceitos

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES ADMINISTRATIVOS 4.1.6 O Poder de Polícia Incide sobre: BENS DIREITOS OU INTERESSES ATIVIDADES LIBERDADES (Exceto de Locomoção) Obs: Em nenhuma hipótese, o poder de polícia não acarreta prisão, ou seja, não incide sobre

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Alessandro Dantas Coutinho CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 - Introdução A Administração Pública atua por meio de seus órgãos e seus agentes, os quais são incumbidos do exercício das funções

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 15 Ato Administrativo - Parte IV Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Extinção dos Atos Administrativos Extinção Natural Decorre do cumprimento normal dos efeitos do ato. Extinção

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 30/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CONCURSO PARA AUDITOR DE CONTROLE INTERNO DISCIPLINA: CONTROLE INTERNO E EXTERNO

CONCURSO PARA AUDITOR DE CONTROLE INTERNO DISCIPLINA: CONTROLE INTERNO E EXTERNO CONCURSO PARA AUDITOR DE CONTROLE INTERNO DISCIPLINA: CONTROLE INTERNO E EXTERNO TRIBUNAIS DE CONTAS: Natureza jurídica dos Tribunais de Contas, natureza jurídica e eficácia das decisões dos Tribunais

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Ciclo Orçamentário Parte 1 Prof. Sergio Barata 4) Avaliação e Controle a) Avaliação - Eficiência: resultados com recursos disponíveis (custobenefício) - Eficácia:

Leia mais

PARECER JURIDICO DO RELATÓRIO FUNDAMENTOS JURÍDICOS

PARECER JURIDICO DO RELATÓRIO FUNDAMENTOS JURÍDICOS PARECER JURIDICO Contratante : PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO-RJ Interessado : COMISSÃO GERAL DE CONCURSOS PÚBLICOS DO I.C. Assunto : Participação do gestor do contrato no concurso público. DO RELATÓRIO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. De acordo com a Constituição Federal, constituem princípios aplicáveis à Administração Pública os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Tais princípios

Leia mais

O CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO E O TRIBUNAL DE CONTAS

O CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO E O TRIBUNAL DE CONTAS 1 O CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO E O TRIBUNAL DE CONTAS José Carlos de Oliveira Professor de Direito Administrativo na graduação e no Programa de Pós-Graduação do Curso de Direito da Faculdade de Ciências

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Revisão - Regime Jurídico Administrativo - Questões (10) José Carlos Machado Júnior josecarlosmachadojunior@gmail.com 1. Estado 2. Nação 3. Federação 4. Constituição 5. Regime Jurídico

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Processo Administrativo Lei 9.784/1999

Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Direito Administrativo Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Fundamento Constitucional Princípio do devido processo legal (art. 5º, LIV, CRFB/1988), nas suas vertentes formal e material, bem como nos

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 13 Ato Administrativo - Parte II Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Presunção de legitimidade A Administração Pública está vinculada ao princípio da legalidade. Presume-se, portanto,

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Alessandro Dantas Coutinho CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTROLE REALIZADO PELO PODER LEGISLATIVO Legislativo! Representa a vontade da coletividade. Em âmbito Federal é composto pelo Senado

Leia mais

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles

SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 Ronny Charles SUMÁRIO NOTA DOS COORDENADORES DA COLEÇÃO...13 Capítulo I DIREITO ADMINISTRATIVO E O REGIME JURÍDICO- ADMINISTRATIVO...15 1. O Estado e a sua função administrativa...15 2. Administração pública e direito

Leia mais

Prefeitura Municipal de Fátima publica:

Prefeitura Municipal de Fátima publica: Prefeitura Municipal de Fátima 1 Segunda-feira Ano VIII Nº 795 Prefeitura Municipal de Fátima publica: Processo Administrativo Nº 001/2014 Tomada De Preço N.º 050/2014 - Objeto: Licitação para a contratação

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 18/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 18/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 18/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

I CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE PROCURADOR DE PRERROGATIVAS DA OAB/GO

I CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE PROCURADOR DE PRERROGATIVAS DA OAB/GO I CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE PROCURADOR DE PRERROGATIVAS DA OAB/GO A Comissão do I Concurso Público para o cargo de Procurador de Prerrogativas da OAB/GO, no uso de suas atribuições, publica ERRATA

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE. Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO TJ - PE Prof. Luiz Lima PODERES DA ADMINISTRAÇÃO Conceito: conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir

Leia mais

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1)

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1) Direito Administrativo (5 ) 1. Direito administrativo: Conceito, Objeto e Fontes. 2. Administração Pública: Conceito e Princípios. 3. Organização Administrativa Brasileira: Princípios; Espécies; Formas

Leia mais

Jurisprudência em Teses - N. 82 PODER DE POLÍCIA

Jurisprudência em Teses - N. 82 PODER DE POLÍCIA Edição N. 82 Brasília, 31 de maio de 2017. As teses aqui resumidas foram elaboradas pela Secretaria de Jurisprudência, mediante exaustiva pesquisa na base de jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça,

Leia mais

Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária

Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Direito Constitucional Poder Legislativo - Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária Poder Legislativo CF. Art. 70 A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. BRUNO PONTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (arts. 5º ao 17) Capítulo

Leia mais

Câmara Municipal de Lauro de Freitas publica:

Câmara Municipal de Lauro de Freitas publica: Câmara Municipal de 1 Ano Nº 459 Câmara Municipal de publica: Recomendação e Justificativas para a Anulação do Pregão Presencial Nº013/2017-Objeto:Contratação de empresa especializada para prestação de

Leia mais

O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL

O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL 1 2 O RECURSO INTEMPESTIVO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL Indaga-se: havendo o trânsito em julgado administrativo ou sendo interposto recurso fora do prazo, recebe-se, conhece-se e analisa-se o referido

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EDcl no RECURSO ESPECIAL Nº 1.396.488 - SC (2013/0252134-1) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS EMBARGANTE : FAZENDA NACIONAL PROCURADOR : PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL EMBARGADO : MARCELO BIGOLIN

Leia mais

Direito Constitucional II. Profª Marianne Rios Martins

Direito Constitucional II. Profª Marianne Rios Martins Direito Constitucional II Profª Marianne Rios Martins Possui a natureza de instituição constitucional autônoma que não pertence a nenhum dos três poderes, a exemplo do que ocorre com o Ministério Público

Leia mais

A Ilma. Sra. Maria da Glória Guimarães dos Santos M. D. Diretora-Presidente do SERPRO. Descumprimento do Estatuto da Entidade

A Ilma. Sra. Maria da Glória Guimarães dos Santos M. D. Diretora-Presidente do SERPRO. Descumprimento do Estatuto da Entidade A Ilma. Sra. Maria da Glória Guimarães dos Santos M. D. Diretora-Presidente do SERPRO URGENTE Assunto: DENÚNCIA Descumprimento do Estatuto da Entidade THADEU ERNESTO SENNA PORTELLA Presidente do Conselheiro

Leia mais

AULA 14. Todavia, importante trazer três argumentos que podem ser utilizados para defender essa tese:

AULA 14. Todavia, importante trazer três argumentos que podem ser utilizados para defender essa tese: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Administrativo / Aula 14 Professora: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 14 CONTEÚDO DA AULA: Argumentos para Invasão

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo DEMONSTRATIVA Professor Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br Olá, bem-vindo ao nosso curso para o concurso de Auditor-Fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÓDULO II 1. Regras de competência 2. Procedimento 3. Pedidos 4. Recurso Ordinário Constitucional 1. REGRAS DE COMPETÊNCIA O habeas corpus deve ser interposto à autoridade judicial

Leia mais

42) Quanto aos elementos ou requisitos de validade dos atos administrativos não podemos afirmar:

42) Quanto aos elementos ou requisitos de validade dos atos administrativos não podemos afirmar: Finalmente, hoje, terminaremos os comentários ao simulado da 2ª Feira do Concurso. 41) Analise as situações abaixo e assinale a alternativa correta: I Ronaldo é Auditor Fiscal da Receita Federal aposentado

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA (Art. 37, caput e 4º, CRFB c/c Lei nº 8.429/1992) - Lei

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 29/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

ATOS ADMINISTRATIVOS

ATOS ADMINISTRATIVOS Os Fatos Jurídicos Administrativos são acontecimentos que produzem efeitos na área jurídica do direito administrativo. Os ATOS ADMINISTRATIVOS são manifestações de vontade que geram consequências jurídicas,

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO 13 o CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS NA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DE PROCURADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Exmo. Sr. Procurador-Geral Na data de 06 de maio de 2012 foi

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Bases Procedimentais da Administração Pública CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:40 horas/aula I EMENTA Serviço público.

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Anulação e Revogação de Licitação Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ANULAÇÃO E REVOGAÇÃO DE LICITAÇÃO Licitações Prof.ª Tatiana Marcello

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 55.707 - GO (2017/0285725-7) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO PROCURADOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN : MARCOS LIEBERNS O SANTOS : CINARA FARIA ALMEIDA CAMPOS - GO032894

Leia mais

Direito Administrativo II: Ponto 1: Controle da Administração Pública

Direito Administrativo II: Ponto 1: Controle da Administração Pública Direito Administrativo II: Ponto 1: Controle da Administração Pública Prof. Dr. Gustavo Justino de oliveira Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) São Paulo (SP), agosto de 2017. SUMÁRIO

Leia mais

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann ISENÇÃO Rubens Kindlmann Conceito A isenção é uma das causas de exclusão do crédito tributário que faz com que seja excluída a incidência do tributo em situações e condições especificadas em lei. Conforme

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Código da Disciplina: 2716 Vigência: 1 / 2004 Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO I Código do Curso: 17 Curso: Direito Unidade: NÚCLEO UNIV BH Turno: NOITE Período: 6 Créditos: 4 Carga Horária TOTAL 60

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Código da Disciplina: 2641 Vigência: 1 / 2004 Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO II Código do Curso: 17 Curso: Direito Unidade: NÚCLEO UNIV BH Turno: NOITE Período: 7 Créditos: 4 Carga Horária TOTAL 60

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 51.579 - SP (2016/0192832-6) RELATORA : MINISTRA REGINA HELENA COSTA RECORRENTE : DIONEL JOSE FERREIRA DE MELLO ADVOGADO : PAULO LOPES DE ORNELLAS E OUTRO(S) - SP103484

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4

Sumário Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Administração Direta e Indireta Capítulo 3 Princípios constitucionais da Administração Pública Capítulo 4 Sumário Capítulo 1 Introdução 1.1. Conteúdo e conceito do Direito Administrativo... 1 Capítulo 2 Administração Direta e Indireta... 3 2.1. Atividade administrativa... 3 2.2. Noção de Administração Pública...

Leia mais

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

STJ SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS STJ00081433 SUMÁRIO CAPÍTULO I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1 I. Funções estatais I 2. Conceito e objeto do direito administrativo 2 3. Codificação e fontes do direito administrativo 4 4. Sistemas administrativos:

Leia mais

Aula 00. SISTEMA DE CONTROLE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Analista Administrativo Área 1

Aula 00. SISTEMA DE CONTROLE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Analista Administrativo Área 1 Aula 00 Sistema de Controle na Administração Pública (Item 7) Professor: Melzac Amaro 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Prezado (a) Amigo(a), Bem-vindo a Aula 00 do curso de Sistema de Controle na Administração

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Controle da Administração Pública Direito Administrativo Prof. Luís Gustavo Direito Administrativo Aula XX CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Este assunto não é de

Leia mais

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca

Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Aula 14 Ato Administrativo - Parte III Prof. Manoel Messias Peixinho Fernanda A. K. Chianca Critério dos Destinatários Atos Gerais (normativos): regulam quantidade indeterminada de pessoas que se encontram

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Prof. Luiz Antonio Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO. Prof. Luiz Antonio Lima DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Luiz Antonio Lima Atos discricionários e atos vinculados: - Conceito de ato vinculado: Ato vinculado é aquele que possui expressamente em lei todos os elementos já preenchidos

Leia mais

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS

SUMÁRIO 4. ATOS ADMINISTRATIVOS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Direito administrativo histórico 1.2 Contextualização histórica 1.3 Conceito 1.4 Órgãos e funções 1.4.1 Distribuição das funções entre os poderes do Estado, nos termos da CF/1988

Leia mais

Controles Integrados: Gestão Eficaz, Econômica, Eficiente, Efetiva e Ética. Florianópolis-SC, 09 de maio de 2013

Controles Integrados: Gestão Eficaz, Econômica, Eficiente, Efetiva e Ética. Florianópolis-SC, 09 de maio de 2013 Controles Integrados: Gestão Eficaz, Econômica, Eficiente, Efetiva e Ética Florianópolis-SC, 09 de maio de 2013 O quê??????????? Controles Integrados? Gestão Eficiente? Efetiva? Eficaz? Econômica? Ética?

Leia mais

AULA 1: ORGANIZAÇÃO DOS PODERES

AULA 1: ORGANIZAÇÃO DOS PODERES AULA 1: ORGANIZAÇÃO DOS PODERES EMENTÁRIO DE TEMAS: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário (Art. 2º, da CRFB/88) Organização dos Poderes: separação

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público. Diana Pinto e Pinheiro da Silva

Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público. Diana Pinto e Pinheiro da Silva Concessão, Permissão e Autorização de Serviço Público Diana Pinto e Pinheiro da Silva 1. Execução de Serviço Público Execução de serviço público Dificuldade de definição [...] o conceito de serviço público

Leia mais

PARECER JURÍDICO N 036/2018

PARECER JURÍDICO N 036/2018 PARECER JURÍDICO N 036/2018 PARECER JURÍDICO CONCLUSIVO ASSUNTO: PARECER JURÍDICO CONCLUSIVO REFERENTE À CONCORRENCIA PUBLICA N 002/2017. INTERESSADO: COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. RELATÓRIO A Procuradoria

Leia mais

PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA

PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA CAMPOS @profanaclaudiacampos PRINCÍPIOS DIREITO ADMINISTRATIVO ANA CLÁUDIA CAMPOS @profanaclaudiacampos - Conjunto de normas e princípios REGIME JURÍDICO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Controle da Constitucionalidade

Controle da Constitucionalidade Controle da Constitucionalidade O controle difuso da constitucionalidade: Entre as partes, declarada incidentertantum ; Em regra, os efeitos da declaração são extunc juntamente com suas consequências;

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.467.458 - SP (2014/0157622-2) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO PROCURADOR : MINISTRO OG FERNANDES : MAKRO ATACADISTA S/A : MARIANA MONTE ALEGRE DE PAIVA E OUTRO(S) SERGIO

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello PRINCÍPIOS DA ADMINISTAÇÃO PÚBLICA Supraprincípios do Direito Administrativo

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO POLÍCIA FEDERAL DIREITO ADMINISTRATIVO REVISÃO - AULA 02 Profª Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo REVISÃO AULA 02 PRINCÍPIOS DA ADMINISTAÇÃO PÚBLICA Supraprincípios

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (10 cm) MANDADO DE SEGURANÇA N.º A, já qualificado nos autos da ação em epígrafe, que lhe move B, inconformado com o acórdão

Leia mais

Mecanismos de Controle Interno

Mecanismos de Controle Interno SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO 4ª Rodada de Avaliação - OEA Mecanismos de Controle Interno Palestrante Edna Prandini Secretária de Controle Interno OBJETIVO Apresentar os mecanismos

Leia mais

A classificação das formas de controle se dará, portanto, conforme: sua origem; o momento do exercício; ao aspecto controlado; à amplitude.

A classificação das formas de controle se dará, portanto, conforme: sua origem; o momento do exercício; ao aspecto controlado; à amplitude. CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Controle da Administração Pública é a faculdade de vigilância, orientação e correção que UM PODER, ÓRGÃO OU AUTORIDADE exerce sobre a conduta funcional de outro. 2. CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 24/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 24/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 24/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CRONOGRAMA DAS AULAS

CRONOGRAMA DAS AULAS CRONOGRAMA DAS AULAS Curso: DIREITO Departamento: VDI Disciplina: Direito Administrativo I- VDI00033 Carga horária: 60hs Pré-requisitos: Semestre de referência: 2016 1 Dias e horários: terças e quartas,

Leia mais

RECUPERAÇÃO JUDICIAL I

RECUPERAÇÃO JUDICIAL I Superior Tribunal de Justiça Brasília, 27 de Maio de 2015 - Nº 35 As teses aqui resumidas foram elaboradas pela Secretaria de Jurisprudência, mediante exaustiva pesquisa na base de jurisprudência do Superior

Leia mais

CONTROLE INTERNO LEI MUNICIPAL MÍNIMA

CONTROLE INTERNO LEI MUNICIPAL MÍNIMA CONTROLE INTERNO LEI MUNICIPAL MÍNIMA Constituição Federal Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima

DIREITO ADMINISTRATIVO. Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima DIREITO ADMINISTRATIVO Câmara dos Deputados Prof. Luiz Lima EXTINÇÃO DO ATO ADMINISTRATIVO 1. Cumprimento dos efeitos ou advento do termo: é a extinção natural dos atos administrativos. Ou o ato prevê

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO 01. Assinale a alternativa incorreta acerca dos princípios constitucionais da Administracao Publica a) A Administração e imprescindível justificar seus atos. b) Ao administrador

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.394.408 - SP (2013/0232663-0) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO AGRAVANTE : VIVO S/A ADVOGADOS : ALESSANDRA FRANCISCO DE MELO FRANCO MARIA FERNANDA DE AZEVEDO COSTA

Leia mais

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO: Paula Freire 2012

PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO: Paula Freire 2012 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO: Paula Freire 2012 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS Legalidade; Impessoalidade; Moralidade; Publicidade; Eficiência. ART. 37, CAPUT, CF/88: Art. 37. A administração pública direta

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ESTUDOS Você merece se preparar com os melhores! Simulado 002 Direito Administrativo PROFESSOR: LEANDRO PEREIRA Questões Comentadas UNIPAMPA 2013 - CESPE - ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 1.

Leia mais

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO...

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO... ANÁLISE DE CONTEÚDO... 21 1. Tabelas de Conteúdo das Respostas... 21 2. Gráfico-Resumo... 24 1. DIREITO ADMINISTRATIVO... 27 1. Agentes Públicos... 27 1.1. Disposições Gerais... 27 1.2. Cargo em Comissão...

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais

Direitos e Garantias Fundamentais Direito Constitucional Direitos e Garantias Fundamentais Aplicação dos direitos fundamentais 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata. Rol exemplificativo 2º

Leia mais

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1 Direito Civil e Processual Civil DIREITO CIVIL 1. Direito das relações de consumo: Reparação dos danos; Práticas comerciais. 2. Locação de imóveis urbanos: locação residencial.

Leia mais

Administrativo Informativos STF e STJ (Janeiro/2018) Professor Leandro Velloso

Administrativo Informativos STF e STJ (Janeiro/2018) Professor Leandro Velloso Administrativo Informativos STF e STJ (Janeiro/2018) Professor Leandro Velloso www.masterjuris.com.br INFORMATIVO 616 PRIMEIRA TURMA TEMA: Franquias postais. Lei n. 11.668/2008. Licitação. Necessidade.

Leia mais

QUESTÃO 92 Acerca da competência administrativa, da delegação e da ausência de competência, assinale a opção correta.

QUESTÃO 92 Acerca da competência administrativa, da delegação e da ausência de competência, assinale a opção correta. QUESTÕES DA PROVA DO CONCURSO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ SUBSTITUTO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PIAUÍ BANCA EXAMINADORA: CESPE DATA DE APLICAÇÃO: 05.02.2012 QUESTÃO 92 Acerca da competência

Leia mais