Departamento de Educação MEDIAÇÃO PARENTAL NO USO DE MÍDIAS POR CRIANÇAS PEQUENAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Departamento de Educação MEDIAÇÃO PARENTAL NO USO DE MÍDIAS POR CRIANÇAS PEQUENAS"

Transcrição

1 Departamento de Educação MEDIAÇÃO PARENTAL NO USO DE MÍDIAS POR CRIANÇAS PEQUENAS Autora: Thaís Gomes Ferreira Coautoras: Jacqueline Sobral e Rosália Duarte Resumo: As mídias digitais tornaram-se artefatos presentes no ambiente doméstico e isso ocasionou algumas transformações dentro das famílias. É importante, então, saber quais transformações foram estas e como isso interfere nas relações entre adultos e crianças. Tendo esse contexto como pano de fundo, foi desenvolvido um estudo exploratório com 10 famílias com crianças com idades entre 1 e 6 anos, intitulado: Mediação Parental do uso de mídia por crianças pequenas". O estudo foi realizado por uma pós-graduanda, integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Mídia, no qual atuo como bolsista de Iniciação Científica. Neste trabalho apresentamos uma análise descritiva das entrevistas e observações realizadas pela pesquisadora com uma das famílias que participaram do estudo, moradora da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Objetivos: identificar os tipos de mediações presentes na família e a distribuição do papel mediador; compreender como a criança percebe as mediações. Palavras-Chave: mediação familiar; tecnologias digitais; crianças Introdução A interação de crianças pequenas com as TIC no ambiente doméstico e os tipos de mediação que os pais realizam desse processo é um tema ainda pouco explorado no Brasil. Para compreender melhor esse tema, realizamos, em 2017, a análise de conteúdo dos registros de campo de um estudo exploratório sobre o uso de mídias digitais por crianças de 0 a 5 anos, em casa, realizado com 21 famílias, pelo Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (GRUPEM) e pelo Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação (GRUDHE). A análise dos registros de campo permitiu identificar que a maioria das famílias mediava o uso de mídias pelas crianças pequenas e que a mediação mais efetiva a que pressupõe fazer junto era exercida principalmente pelos irmãos mais velhos. Em 2018, realizamos uma análise de conteúdo de um dos registros de campo produzidos na pesquisa Famílias midiatizadas: um estudo sobre as relações entre pais, crianças e mídias no cotidiano doméstico, articulada ao estudo anterior e desenvolvida por Jacqueline Sobral, doutoranda do PPGE PUC-Rio e integrante do GRUPEM.

2 A pesquisa analisa a presença das mídias digitais no cotidiano de famílias com crianças de 3 a 6 anos. O trabalho de campo foi realizado em 2017, com 10 famílias, que residem na região metropolitana do Rio de Janeiro. Cada família foi visitada uma vez e a duração da visita foi de, em média, de 2 a 3 horas. O estudo busca compreender como as famílias lidam com a presença das mídias digitais no cotidiano doméstico, como mediam os usos que as crianças fazem dessas mídias e os possíveis impactos desses usos nas relações entre adultos e crianças. No âmbito desta Bolsa de Iniciação Científica, realizamos a análise do registro de campo da visita feita a uma família. O registro contém: 1) entrevista com os pais da criança; 2) entrevista operativa com a criança (com uso de cartões de imagens); 3) diário de campo com observações do uso de dispositivos digitais pela criança; 4) fotografias feitas pela criança de seus locais preferidos na casa. Objetivos O objetivo deste trabalho foi identificar as mediações adotadas pela família junto às crianças, em relação ao uso dos dispositivos digitais de comunicação disponíveis na casa. Espera-se, também, que essa análise complemente a modelagem analítica adotada pela pesquisadora, com a produção de outro olhar analítico frente aos dados produzidos por ela. A família escolhida para este trabalho mora no Flamengo, zona sul do Rio, e é composta pela mãe, pai e duas crianças, uma menina de 3 e um menino de 10 anos. A análise dos registros produzidos na visita buscou responder às seguintes questões: Que usos crianças pequenas são autorizadas e/ou estimuladas a fazer das tecnologias pela família? Como a família percebe e analisa esse uso e que expectativas estão associadas a ele? Metodologia Os dados analisados neste trabalho foram produzidos em uma visita da pesquisadora Jacqueline Sobral - à casa de uma das famílias que participaram da pesquisa, em A pesquisadora registrou em áudio e vídeo a interação que teve com a menina de 3 anos; realizou uma entrevista em profundidade com a mãe, gravada em áudio. Durante o contato com a

3 criança, foram utilizados cartões com imagens para favorecer o diálogo e foi solicitado à menina que ela fizesse fotos de seus lugares favoritos em casa e de seus brinquedos. A análise de conteúdo desses dados foi realizada em 4 etapas.- construída uma tabela com 3 categorias - interação, pesquisa e comunicação. Interação está relacionada ao acesso a jogos e vídeos em plataforma online; pesquisa está relacionada aos usos exploratórios; a comunicação diz respeito ao uso de redes sociais. Na segunda etapa, foi feita a identificação dos tipos de mediação pelos pais da relação da criança com as mídias; estas foram categorizadas como: mediação ativa (diálogos sobre os conteúdos), mediação restritiva (controle do tempo de uso e de conteúdos); mediação de uso acompanhado (o consumo de mídia da criança é feito na companhia dos responsáveis) (LIVINGSTONE e al. 2015; MAIDEL e VIEIRA, 2015). Em um terceiro momento do trabalho foi feita análise da distribuição do papel de mediador - se a tarefa cabe mais ao pai e/ou à mãe, buscando compreender qual é a relação entre a mediação realizada e as concepções que os adultos têm sobre a mídia. O objetivo também foi perceber a quem está atribuída a responsabilidade de mediador. Na quarta etapa, buscou-se compreender como as crianças lidam com as mediações que recebem da família. Sujeitos de pesquisa O núcleo desta família é composto por 4 pessoas (pai, mãe um filho mais velho de 10 anos e uma filha de 3 anos e 4 meses de idade). A mãe é formada em jornalismo, mas atualmente trabalha como gerente de produtos; o pai trabalha como gerente de RH. Residem no Flamengo, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, em um apartamento composto por 10 cômodos. Os aparelhos eletrônicos disponíveis na residência são: 2 computadores (1 desktop; 1 notebook), 1 tablete, 2 smartphones e 2 aparelhos de televisão. A rotina da criança mais nova 1 (que participou da pesquisa) baseia-se em acordar às 7h da manhã, tomar café assistir sua programação diária (Peppa Pig e Mickey) e se preparar para a creche, onde fica de 9h às 17h e 30 minutos. A avó materna parece estar sempre presente no cotidiano dessa criança, pois é ela quem busca a menina na creche. Ao chegar em casa, suas atividades são: assistir a TV ou brincar no seu quarto com seus brinquedos e livros. 1 Como a pesquisa teve como foco os usos de mídia por crianças com até 6 anos de idade, a criança de 10 anos não foi convidada a participar.

4 Abaixo apresento algumas imagens produzidas pela criança no smartphone da pesquisadora, a pedido desta, e uma parte da conversa entre ambas, que integra os materiais empíricos produzidos durante a visita de pesquisa. Identifico, pelas imagens produzidas pela criança, que ela tem muitos brinquedos e livros e que parece ter bastante interação com estes, já que a solicitação da pesquisadora era que a criança fotografasse o lugar ou os objetos de que mais gostava em sua casa: (Fonte: documentos de pesquisa, de Jacqueline Sobral) Conversa estabelecida entre a pesquisadora e a criança: Criança mais nova:[caiu algo no chão]. Caiu no chão, vou montar de novo, porque desmontou Eu sei montar esse jogo! Pesquisadora: hum você gosta de montar? Criança mais nova: Eu sei montar! Pesquisadora: mas assim, o que você mais gosta de brincar, de tudo que você tem no seu quarto? Criança mais nova: De quebra-cabeça. (Fonte: transcrição da entrevista) Entretanto, a rotina dessa criança não se resume creche e brincadeiras dentro de casa, com uso das mídias ou não. A mãe informou à pesquisadora que há dias da semana em que as crianças (a mais nova e a mais velha) participam de atividades livres fora de casa, no playground do prédio, o que sugere que os pais estão atentos ao desenvolvimento físico dos filhos: Mãe: Segundas, quartas e sextas eles vão pro play porque tem recreação, de 18h e 30min às 20h e 30min. Aí, nesses dias não tem televisão, porque eles chegam, tomam banho, comem e dormem. (Fonte: transcrição da entrevista)

5 Usos de mídias pelos pais e pelas crianças Os usos de mídias por essa família estão listados no quadro abaixo, que indica as mídias mais utilizadas pelos pais e pelos filhos. Quadro 1. Mídias utilizadas pelos pais e pelos filhos Pais Filhos Mídias Usos Mídias Usos Notebook baixar séries (mãe) Televisão desenhos, filmes e jornal jogo sudoku (pai) Tablete jogos (Galinha Pintadinha e ligar pontos) - menina de 3 anos whatsapp Comunicação interpessoal X-Box jogos (GTA) - menino de 10 anos internet Serviços de banco, compras, acesso a redes sociais, comunicação Computador Fonte: elaboração própria, a partir dos registros de pesquisa de Jacqueline Sobral jogos e pesquisas escolares Resultados Os resultados da análise das entrevistas realizadas com essa família indicaram que a menina de 3 anos, assim como os demais membros da família, tem familiaridade com as mídias. Um dos objetivos da pesquisadora era identificar a relação que a criança tinha com as mídias, por isso, foi solicitado a ela que fotografasse, com a câmera do celular da pesquisadora, o lugar da casa de que mais gosta e seus brinquedos preferidos. A criança não demonstrou surpresa face ao pedido e nem manifestou qualquer tipo de dificuldade na realização da tarefa; após produzir as fotos, pediu à pesquisadora que as exibisse para ela na tela do celular, indicando que conhecimento do processo de registro e de exibição de fotografias no dispositivo. Os registros escritos de outras situações observadas pela pesquisadora indicam que a criança possui um conceito para a mídia, caracterizando-a como não brinquedo. Mesmo conceituando desta forma, em sua conversa com a pesquisadora, demonstra saber que a mídia pode proporcionar algumas atividades para crianças, como o uso de aplicativos de jogos e a visualização de vídeos infantis na plataforma YouTube. Acreditamos que o fato da criança afirmar que o tablete não é um brinquedo, mesmo que ela eventualmente possa brincar de jogar e de ver vídeos, permite caracterizar sua relação com a mídia como mediada por membros

6 de sua família. De acordo com os pais, apesar de ser uma tecnologia disponível na casa da criança, ela precisa de permissão para utilizá-la, em alguns momentos. Além disso, provavelmente vê a mãe realizando tarefas/trabalhos no computador, pois menciona essas atividades em sua conversa com a pesquisadora: Criança: Eu tenho um computador é esse aqui que às vezes meu filho não deixa eu trabalhar. Pesquisadora: Seu filho não deixa você trabalhar? Você fica querendo trabalhar no seu computador e seu filho não deixa? Por que? Criança: Eu não sei porque ele não deixa. Porque ele quer trabalhar no meu computador, quer jogar no meu celular e eu não deixo (Fonte: transcrição da entrevista) O perfil que construímos dessa família indica que se trata de uma família cujas primeiras mediações da relação das crianças com as tecnologias de comunicação são de tipo tecnológicas, pois os pais proporcionam aos filhos acesso a uma ampla gama de dispositivos eletrônicos (tablete, computador, celular, videogame, TV e notebook). Mesmo que os pais apresentem esse cardápio de mídias no ambiente doméstico, realizam também outras mediações. A mediação restritiva (na qual a família estabelece limites de tempo e de frequência de uso, além de restringir também o conteúdo a ser acessado) é relatada todo tempo na fala da mãe e na das crianças. Os pais controlam o tempo e os dias de uso dos filhos, os programas que podem assistir e checam o histórico da internet para saber o que os filhos pesquisam. Os responsáveis acreditam que é preciso ter autonomia para saber lidar com tudo que a internet pode oferecer, por isso, as crianças não têm conta em perfis de redes sociais. A mediação ativa aparece na interação das crianças com o tablete que, apesar de ser lento e só ter jogos antigos (como informou a criança mais velha), neste o irmão ensina a pequena a jogar, pois são jogos baixados na época em que ele tinha a idade dela. A responsabilidade maior pelas questões relacionadas à educação das crianças está mais direcionada à mãe, mesmo existindo tarefas que são divididas entre pai e mãe - na hora de colocar as crianças para dormir, por exemplo. Os cuidados domésticos e a busca de informações sobre o tema "uso de tecnologia por crianças" são, segundo a mãe, atividades mais realizadas por ela do que pelo pai das crianças. Isso desenvolve-se em comunicação de rede, onde a sogra psicóloga, doutora em educação infantil e sexualidade, e a cunhada, estudante de pedagogia, informam a mãe das crianças, recomendando livros, artigos e notícias sobre o tema. Por isso, há alternativas ao uso das mídias, que são: 1) escola de arte, em 2 dias da semana, no local onde eles moram, no playground do prédio; 2) a diversidade de brinquedos e brincadeiras que

7 a criança mais nova tem (massinha, fantasia, monta-monta e fazer desenhos); 3) o forte incentivo à leitura - diversidade de literatura infantil disponível no quarto da criança mais nova. A mãe acredita que é necessário oferecer outras ferramentas além das mídias digitais. Entretanto, observamos outro ponto no registro da pesquisadora: a TV, mais especificamente os desenhos infantis, o jogo GTA e o canal do Felipe Neto não são vistos como influência negativa, enquanto a internet livre para a criança pesquisar o que quiser é vista com maior preocupação. De acordo com os pais, a TV dessa família é usada toda manhã para distrair as crianças, mesmo a criança de 3 anos não se entretendo muito com a programação oferecida a ela (desenho do Mickey ou da Peppa). O filho mais velho (10 anos) joga GTA e assiste ao canal do Felipe Neto. Na visão dos pais, ele tem autonomia e sabe distinguir o que é certo e errado, como, por exemplo, palavrão e roubo. Mas quando ele procurou na internet assuntos relacionados à sexualidade, os pais ficaram um pouco surpresos e conversaram com a criança para saber o porquê dele estar pesquisando aquele tema. Diante desses episódios, entendemos que essa família parece ter maior preocupação com conteúdos relacionados à sexualidade do que com os demais conteúdos disponíveis na internet, como os relacionados à violência ou discursos de ódio, por exemplo, o que é preocupante, no contexto atual. É importante alertar aos pais que frente a quaisquer temas com os quais as crianças entrem em contato na internet é necessário que a família esteja sempre disponível para o diálogo e para construir a confiança dos filhos. Essa mediação restritiva deve ser positiva, no sentido de favorecer oportunidades de acesso a novos conhecimentos e, ao mesmo tempo, de evitar que as crianças entrem em contato com conteúdos que possam prejudicar o desenvolvimento emocional delas. Considerações Finais A análise da entrevista concedida pelos pais à pesquisadora indicou que eles se preocupam mais em fazer uma mediação ativa junto ao filho mais velho, de 10 anos, por acharem que ele corre mais riscos na relação com os conteúdos a que tem acesso do que com a criança pequena que, na opinião deles, está menos exposta a riscos, pois não tem condições de descobrir conteúdos impróprios sozinha. Por outro lado, afirmam que frequentemente são surpreendidos quando a pequena realiza pesquisas em buscadores da internet mediante comando de voz, ou quando encontram no histórico de acessos da criança sites com conteúdos

8 não apropriados à idade dela. A família analisada acredita que a criança pode ter acesso a essa tecnologia, para entretenimento, desde que sob a orientação e controle dos adultos. A interação da pesquisadora com a menina permitiu perceber que ela tem familiaridade com as mídias e que associa o uso do computador ao trabalho da mãe, reproduzindo, em suas brincadeiras, a relação da mãe com o equipamento. Concluímos a análise acreditando que os aparelhos midiáticos estão abundantemente presentes no cotidiano das crianças. Podemos constatar que esses recursos não são manuseados apenas como aparelhos recreativos de distração, mas também como um mecanismo colaborador na educação, construção da autonomia e formação de gostos. Indo de acordo com o que foi identificado em outras pesquisas, pelos autores referenciados (LIVINGSTONE e outros, 2015; MAIDEL e VIEIRA, 2015, era habitual que os responsáveis dessem aos filhos mais velhos um pouco mais de liberdade para escolherem os conteúdos que desejam assistir ou jogar, acreditando que eles já possuíam uma noção de certo e errado, sendo assim capazes de identificar, interromper ou prosseguir o conteúdo de acordo com esses preceitos. Apesar disso, os adultos afirmam que restringem o uso em horários e momentos específicos que não atrapalhem os estudos e as demais atividades cotidianas. Alguns responsáveis se surpreendem com a autonomia que as crianças (principalmente as pequenas) têm quando se trata do uso de aparelhos eletrônicos de comunicação e informação. Muitas já dominam o suficiente para acessar seu programa favorito no YouTube ou conectar-se com jogos online, alguns já conhecem os procedimentos necessários para baixá-los. O mais surpreendente para esses pais é a rapidez com que as crianças aprendem e a habilidade com que dominam os recursos dos dispositivos, selecionando o que os atrai. Por fim, podemos concluir que as mídias estão muito mais do que presentes na vida das crianças, elas acompanham e auxiliam no seu desenvolvimento pessoal, construção cognitiva e constituição de personalidade, se tornando, assim, um fator bastante relevante em termos de educação. Referências: LIVINGSTONE, S., MASCHERONI, G., DREIER, M., CHAUDRON, S.; LAGAE, K. How parents of young children manage digital devices at home: The role of income, education and parental style. London: EU Kids Online, LSE, 2015.

9 MAIDEL, Simone; VIEIRA, Mauro Luis. Mediação parental do uso da internet pelas crianças. Psicologia em Revista. V.21, n.2, p , Belo Horizonte, ago

VISITAS 94 Milhões. PAGEVIEWS 570 Milhões. TARGET meninos e meninas entre 8 e 14 anos. USUÁRIOS ÚNICOS 14 Milhões. Fonte: Comscore Janeiro 2014

VISITAS 94 Milhões. PAGEVIEWS 570 Milhões. TARGET meninos e meninas entre 8 e 14 anos. USUÁRIOS ÚNICOS 14 Milhões. Fonte: Comscore Janeiro 2014 PAGEVIEWS 570 Milhões VISITAS 94 Milhões USUÁRIOS ÚNICOS 14 Milhões TARGET meninos e meninas entre 8 e 14 anos Fonte: Comscore Janeiro 2014 Vive no universo digital Atende Kids e Tweens É especialista

Leia mais

Crianças e o Mundo Digital

Crianças e o Mundo Digital Crianças e o Mundo Digital METODOLOGIA Metodologia e Target Pesquisa quantitativa realizada online, com pais de crianças de 6 a 12 anos questionário de auto-preenchimento. Amostra Foram realizadas no total

Leia mais

PAG64 CAPÍTULO 9 VIDA DIGITAL. #aulachata

PAG64 CAPÍTULO 9 VIDA DIGITAL. #aulachata PAG64 CAPÍTULO 9 VIDA DIGITAL #aulachata 134 TROCAS INSTANTÂNEAS PAUTAM O USO DA TECNOLOGIA Fico falando com as pessoas, chamando pra rolé no Ibira. Internet serve pra conhecer pessoas, que nem igual na

Leia mais

Infans: o que não fala. Camilla Luiz, Cláudio Fontão, Jéssica Silveira e Vivian Souza

Infans: o que não fala. Camilla Luiz, Cláudio Fontão, Jéssica Silveira e Vivian Souza Infans: o que não fala Camilla Luiz, Cláudio Fontão, Jéssica Silveira e Vivian Souza Introdução Esta obra baseou-se no livro de Javier Naranjo, Casa das estrelas o mundo contato pelas crianças. Foi realizada

Leia mais

Infância e Youtube: a recepção infantil de narrativas audiovisuais digitais 1

Infância e Youtube: a recepção infantil de narrativas audiovisuais digitais 1 Infância e Youtube: a recepção infantil de narrativas audiovisuais digitais 1 Ana Júlia de Freitas CARRIJO 2 Lara Lima SATLER 3 Universidade Federal de Goiás (UFG) RESUMO Este estudo tem como proposta

Leia mais

Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica

Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica Sequência didática Práticas pedagógicas e cinema: contribuições à Educação Ambiental Crítica Objetivos: - Discutir concepções da Educação Ambiental crítica em sala de aula; - Estimular a divulgação de

Leia mais

TOUCH SCREEN E CRIANÇAS:

TOUCH SCREEN E CRIANÇAS: TOUCH SCREEN E CRIANÇAS: DESENVOLVIMENTO DE UMA PESQUISA SOBRE SEUS IMPACTOS Aluna: Grazielle Dias Frota Orientadora: Rosália Duarte Co-Orientadora: Zena Eisenberg Introdução: Esse trabalho trata de um

Leia mais

MEDIAÇÃO FAMILIAR NO LETRAMENTO DIGITAL DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

MEDIAÇÃO FAMILIAR NO LETRAMENTO DIGITAL DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO MEDIAÇÃO FAMILIAR NO LETRAMENTO DIGITAL DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO Thais Gomes Ferreira; Carolina Morales M. Rittl; Rosália Maria Duarte; Zena Eisenberg Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

Apresentação de resultados - TIC Kids Online Brasil 2014 São Paulo 28 de julho de 2015

Apresentação de resultados - TIC Kids Online Brasil 2014 São Paulo 28 de julho de 2015 Apresentação de resultados - TIC Kids Online Brasil 14 São Paulo 28 de julho de 15 Contexto: TIC Domicílios 13 Perfil dos jovens usuários de Internet no Brasil USUÁRIOS DE INTERNET (13) % sobre o total

Leia mais

TIC KIDS ONLINE BRASIL 2017

TIC KIDS ONLINE BRASIL 2017 TIC KIDS ONLINE BRASIL 2017 Principais Resultados São Paulo, SP 18 de setembro de 2018 CGI.br Comitê Gestor da Internet no Brasil NIC.br Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR Cetic.br Centro Regional

Leia mais

KIDS ONLINE BRASIL OBJETIVO E METODOLOGIA. Público-alvo. Abrangência geográfica. Tamanho da amostra (2017) Coleta de dados

KIDS ONLINE BRASIL OBJETIVO E METODOLOGIA. Público-alvo. Abrangência geográfica. Tamanho da amostra (2017) Coleta de dados Público-alvo Crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos e seus pais / responsáveis Abrangência geográfica Nacional Tamanho da amostra (17) 3.12 crianças e adolescentes 3.12 pais/ responsáveis KIDS ONLINE

Leia mais

QUESTIONÁRIO ONLINE. 1) Em qual Estado você vive?

QUESTIONÁRIO ONLINE. 1) Em qual Estado você vive? QUESTIONÁRIO ONLINE 1) Em qual Estado você vive? 2) Na maioria das vezes, quando você usa o computador (desktop, notebook, netbook) para qualquer atividade, que outros meios de comunicação você utiliza

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

ÍNDICE. A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe...

ÍNDICE. A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe... ÍNDICE A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979 Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe... Como são as oficinas... Experiências Animadas... Luz...

Leia mais

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados CLIPPING SERVICE O que é o Android? O Android, na verdade, é um sistema operacional para aparelhos móveis como celulares (nesse caso, smartphones) e tablets. É ele que define o visual, os recursos e funcionalidades

Leia mais

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE

PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE PESQUISA CNT/MDA RELATÓRIO SÍNTESE RODADA 133 08 a 11 de fevereiro de 2017 ÍNDICE 1 DADOS TÉCNICOS... 03 2 AVALIAÇÃO DO GOVERNO... 04 3 EXPECTATIVA... 09 4 CONJUNTURAIS... 12 4.1 ELEIÇÕES 2018... 12 4.2

Leia mais

Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda.

Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda. Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda. Carl Jung Mídia Kit REVISTA MANDALA 2018 ÍNDICE Clique nos itens

Leia mais

Comunicado de imprensa

Comunicado de imprensa Toshiba apresenta nova gama de televisores para diferentes experiências multimédia Lisboa, 27 de março de 2014 A Toshiba lança no mercado nacional nova gama de televisores que vão revolucionar a forma

Leia mais

O PAPEL DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL O PAPEL DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Geysse Gadelha Rocha, 2 Maria Mirian de Fatima Melo Costa, 3 Luciano Gutembergue Bonfim. ¹ Graduanda em Pedagogia pela

Leia mais

Desejamos conhecê-lo para planejarmos melhor nossa atuação na escola EU SOU...

Desejamos conhecê-lo para planejarmos melhor nossa atuação na escola EU SOU... 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO IELACHS Depto. de Geografia Labeduc-Geo PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID/GEOGRAFIA Av. Getúlio Guaritá, 159 Abadia

Leia mais

Apresentação dos principais resultados TIC Domicílios São Paulo 15 de Setembro de 2015

Apresentação dos principais resultados TIC Domicílios São Paulo 15 de Setembro de 2015 Apresentação dos principais resultados TIC Domicílios 14 São Paulo 15 de Setembro de 15 MEDIÇÃO DO ACESSO E USO DAS TIC Áreas de Investigação Série de Pesquisas Nacionais TIC do CGI.br 1 anos produzindo

Leia mais

ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS!

ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS! ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS! 1 2 PLANO DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA DESAFIOS E METAS DESSA PROPOSTA Aumentar resultados Aumentar número de seguidores Conquistar mais contatos Conquistar novos inscritos nos canais

Leia mais

Do que gostam e como pensam os meninos e meninas de 8 a 10 anos

Do que gostam e como pensam os meninos e meninas de 8 a 10 anos Pesquisa 2017 Do que gostam e como pensam os meninos e meninas de 8 a 10 anos Produtos que as crianças mais gostam: Vídeo game Spinner Amoeba Boneco de personagem de desenho Boneca bebê Urso de pelúcia

Leia mais

MEDIAÇÕES FAMILIARES NO USO DE MÍDIAS DIGITAIS POR CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS

MEDIAÇÕES FAMILIARES NO USO DE MÍDIAS DIGITAIS POR CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS Departamento de Educação/PUC-Rio MEDIAÇÕES FAMILIARES NO USO DE MÍDIAS DIGITAIS POR CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS Alunas: Thais Ferreira e Carolina Morales Orientadoras: Rosália Duarte e Zena Eisenberg Introdução

Leia mais

APLICATIVOS PARA CELULARES

APLICATIVOS PARA CELULARES FACULDADE DE SÃO MARCOS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS PROFESSOR ORIENTADOR: GERALDO SANDRI ALUNOS: ERIK DALLAGO E RODOLFO DALLAGO APLICATIVOS PARA CELULARES SÃO MARCOS

Leia mais

Edusoft, líder global em inovação tecnológica e soluções em English Learning,

Edusoft, líder global em inovação tecnológica e soluções em English Learning, Quem somos A FCE Faculdade Campos Elíseos, Instituição com mais de 20 anos de experiência na formação de profissionais, com cursos de graduação e pós-graduação, acredita que a possibilidade de realizar

Leia mais

A PUBLICIDADE ENTRE AS GERAÇÕES

A PUBLICIDADE ENTRE AS GERAÇÕES A PUBLICIDADE ENTRE AS GERAÇÕES ABA Insights 27 de Outubro de 26 CONTEÚDO GERAÇÕES Y Z 2 3 Quem são eles? O que eles pensam sobre publicidade? Como eles evitam a publicidade? 2 GERAÇÕES GERAÇÕES Y Z Gen

Leia mais

POR TRÁS DAS TELAS UM RETRATO DO CONSUMO AUDIOVISUAL NO BRASIL

POR TRÁS DAS TELAS UM RETRATO DO CONSUMO AUDIOVISUAL NO BRASIL POR GLOBOSAT POR TRÁS DAS TELAS UM RETRATO DO CONSUMO AUDIOVISUAL NO BRASIL O consumo de vídeos nunca foi tão intenso e marcará com força ainda maior a comunicação dos próximos anos quais as características

Leia mais

As tecnologias de informação e comunicação. jovens. Teresa Kazuko Teruya

As tecnologias de informação e comunicação. jovens. Teresa Kazuko Teruya As tecnologias de informação e comunicação na educação de crianças as e jovens Teresa Kazuko Teruya Atualmente crianças e jovens convivem com a mídia eletrônica como o rádio, a televisão, o aparelho de

Leia mais

O uso de tecnologias digitais: perfil tecnológico de futuros docentes de Química

O uso de tecnologias digitais: perfil tecnológico de futuros docentes de Química O uso de tecnologias digitais: perfil tecnológico de futuros docentes de Química Letícia Zielinski do Canto¹* (IC), Aline Grunewald Nichele¹ (PQ) letíciaziielinski@gmail.com Instituto de Educação Ciência

Leia mais

BOOK CLARO INTERNET COM WI-FI

BOOK CLARO INTERNET COM WI-FI BOOK CLARO INTERNET COM WI-FI NOVEMBRO/2016 USO EXCLUSIVAMENTE INTERNO O QUE É CLARO INTERNET COM WI-FI? É a Internet Móvel da Claro que funciona pela rede 3G/4G¹ e oferece Wi-Fi grátis para conectar computador,

Leia mais

1ª etapa da Pesquisa Projetos de mídia-educação nas escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e aprendizagem escolar

1ª etapa da Pesquisa Projetos de mídia-educação nas escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e aprendizagem escolar 1ª etapa da Pesquisa Projetos de mídia-educação nas escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e aprendizagem escolar Projetos de mídia-educação nas escolas da Rede Pública Municipal do Rio de

Leia mais

A lógica não precisa ter uma ordem, como a gente sempre foi acostumado a pensar.

A lógica não precisa ter uma ordem, como a gente sempre foi acostumado a pensar. A lógica não precisa ter uma ordem, como a gente sempre foi acostumado a pensar. Fomos ensinados a seguir um caminho em linha reta, em que os acontecimentos vão se desencadeando em virtude de alcançar

Leia mais

26 de Junho, 2018 Oficina com turma da Pedagogia FE/USP

26 de Junho, 2018 Oficina com turma da Pedagogia FE/USP 26 de Junho, 2018 Oficina com turma da Pedagogia FE/USP 14 às 14h20: Dinâmica de Acolhimento Apresentação 14h20 às 14h50: Devolutiva sobre os resultados da Pesquisa On-line 14h50 às 15h: Exibição de Episódios

Leia mais

SUSTENTA- BILIDADE ATIVIDADE FÍSICA CRIATIVIDADE DIVERSIDADE ALIMENTAÇÃO 5 TEMAS QUE MARCAM A CRIANÇA NOS DIAS DE HOJE

SUSTENTA- BILIDADE ATIVIDADE FÍSICA CRIATIVIDADE DIVERSIDADE ALIMENTAÇÃO 5 TEMAS QUE MARCAM A CRIANÇA NOS DIAS DE HOJE SUSTENTA- BILIDADE ATIVIDADE FÍSICA CRIATIVIDADE DIVERSIDADE ALIMENTAÇÃO 5 TEMAS QUE MARCAM A CRIANÇA NOS DIAS DE HOJE CONTEXTO > Consumo de calorias + < Gasto de energia = Obesidade Infantil Pessoas engajadas

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa

TIPOS DE PESQUISA. 1 Quanto à abordagem 1.1 Pesquisa qualitativa 1..2 Pesquisa quantitativa Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução 3 Revisão bibliográfica (subdivisão) 4 Procedimentos metodológicos. 4.1 Escolher o tipo de pesquisa 4.2 Estabelecer população e amostra 4.3 Determinar

Leia mais

Pesquisa - Nativos Digitais

Pesquisa - Nativos Digitais Pesquisa - Nativos Digitais Crianças chegam a 20 bilhões de visualizações no YouTube Pesquisa do ESPM Media Lab analisou 110 canais produzidos e consumidos por crianças brasileiras de 0 a 12 anos São Paulo,

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO

O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO O MEIO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EM SALA DE AULA: JOGO EDUCATIVO SOBRE FONTES DE ENERGIA NO COTIDIANO Maria Paula de Morais Silva maria.paula.demorais@gmail.com Valter Costa de Vasconcelos valteruepb@hotmail.com

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS

CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROJETO GARIMPANDO MEMÓRIAS NILTON SANTOS DE ATHAYDE (depoimento) 2011 CEME-ESEF-UFRGS FICHA TÉCNICA Projeto:

Leia mais

A INFLUÊNCIA DOS JOGOS NO DESENVOLVIMENTO

A INFLUÊNCIA DOS JOGOS NO DESENVOLVIMENTO Compartilhe conhecimento: Pesquisa envolveu mais de 4 mil crianças e aponta melhoras cognitivas em usuários moderados de games. Uso baixo ou demasiado indica problemas. Muitos pais acreditam que jogos

Leia mais

POR GLOOB PRAZER SOMOS A GERAÇÃO ALPHA!

POR GLOOB PRAZER SOMOS A GERAÇÃO ALPHA! POR GLOOB PRAZER SOMOS A GERAÇÃO ALPHA! A Geração Alpha redefine padrões de comportamento e, brincando, revela uma nova visão de mundo As crianças das Gerações Z e Alpha já nasceram imersas em um mar de

Leia mais

INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE PROPOSTAS E PRÁTICAS PARA O ATENDIMENTO INFANTIL

INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE PROPOSTAS E PRÁTICAS PARA O ATENDIMENTO INFANTIL INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE PROPOSTAS E PRÁTICAS PARA O ATENDIMENTO INFANTIL Tatiane Severgnini da Cruz 1 ; Lucélio Ferreira Simião 2 1 Estudante do curso de Pedagogia da

Leia mais

ebook RECURSOS PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA DIÁRIO DE UM POLIGLOTA OTÁVIO BRETAS DIÁRIO DE UM POLIGLOTA

ebook RECURSOS PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA DIÁRIO DE UM POLIGLOTA OTÁVIO BRETAS DIÁRIO DE UM POLIGLOTA ebook 30 RECURSOS + PARA APRENDER IDIOMAS EM CASA OTÁVIO BRETAS OBRIGADO! SEU DOWNLOAD É MUITO IMPORTANTE. Agora você tem disponível um poderoso guia de recursos para aprender idiomas sozinho. São mais

Leia mais

DESMISTIFICANDO O RÓTULO NATIVOS DIGITAIS

DESMISTIFICANDO O RÓTULO NATIVOS DIGITAIS DESMISTIFICANDO O RÓTULO NATIVOS DIGITAIS Aline Cristiana Ferreira 1 1 UFMG/aline_ferreira1974@outlook.com Resumo: Este artigo objetiva apresentar um recorte de uma pesquisa que está sendo desenvolvida

Leia mais

ESTUDO DA MELHOR METODOLOGIA PARA A DIFUSÃO DE VIDEOS EXPLICATIVOS DO ENTENDA MELHOR O SITE E DE FENÔMENOS METEOROLÓGICOS

ESTUDO DA MELHOR METODOLOGIA PARA A DIFUSÃO DE VIDEOS EXPLICATIVOS DO ENTENDA MELHOR O SITE E DE FENÔMENOS METEOROLÓGICOS Bruno Luis Lapolli Borges (CPTEC/INPE) ESTUDO DA MELHOR METODOLOGIA PARA A DIFUSÃO DE VIDEOS EXPLICATIVOS DO ENTENDA MELHOR O SITE E DE FENÔMENOS METEOROLÓGICOS Metodologia do trabalho realizado referente

Leia mais

Vivo lança planos Família com bônus de internet para uso com apps selecionados de vídeo e música

Vivo lança planos Família com bônus de internet para uso com apps selecionados de vídeo e música Vivo lança planos Família com bônus de internet para uso com apps selecionados de vídeo e música Enviado por Da redação 17-Out-2017 A Vivo anuncia novos planos pós-pagos Vivo Família, com mais internet

Leia mais

Como Organizar seu Canal de Vídeos No Youtube

Como Organizar seu Canal de Vídeos No Youtube Como Organizar seu Canal de Vídeos No Youtube Com certeza você já notou que criar vídeos é uma das melhores formas de fazer a divulgação dos seus projetos online e ter uma boa apresentação, organização,

Leia mais

João e Maria na era Cyber

João e Maria na era Cyber João e Maria na era Cyber Era uma vez... Duas crianças chamadas João e Maria que eram super conectados com o mundo digital! A internet possui uma infinidade de informações e ferramentas que auxiliam no

Leia mais

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP. Disciplina: Metodologia do ensino de português: a alfabetização

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP. Disciplina: Metodologia do ensino de português: a alfabetização Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP Disciplina: Metodologia do ensino de português: a alfabetização Professora: Doutora Nilce da Silva Aluna: Cecilia Palazetti Carvalho Numero USP:

Leia mais

TV MONITOR 24MT49S-PS. Conectividade, Tecnologia e Portabilidade

TV MONITOR 24MT49S-PS. Conectividade, Tecnologia e Portabilidade DESIGN DO PRODUTO Conectividade, Tecnologia e Portabilidade O TV Monitor Smart da LG 24MT49S, foi desenvolvido para atender a grande demanda por TVs conectadas no mercado brasileiro. É um produto full

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM ANIBAL FERNANDES

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM ANIBAL FERNANDES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA HENRIQUE BEZERRA IGOR FERNANDES PAULO HENRIQUE WILMA DE ANDRADE WILLIAM FREIRE RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE

Leia mais

MINHAS BRINCADEIRAS Jacqueline Cristina Jesus Martins E.E. Alcides da Costa Vidigal

MINHAS BRINCADEIRAS Jacqueline Cristina Jesus Martins E.E. Alcides da Costa Vidigal MINHAS BRINCADEIRAS Jacqueline Cristina Jesus Martins E.E. Alcides da Costa Vidigal Em 2007, na Escola Estadual Alcides da Costa Vidigal foi realizado durante as aulas de Educação Física o projeto intitulado

Leia mais

Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas

Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas Ferramentas para abordagem comportamental nas doenças cardiometabólicas Annie Bello PhD Doutora em Fisiopatologia - UERJ Prof. Adjunto Nutrição clínica - UERJ Nutricionista Ensino e Pesquisa - INC O balanço

Leia mais

A BRINQUEDOTECA: O OLHAR DO DOCENTE E A RELEVÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM

A BRINQUEDOTECA: O OLHAR DO DOCENTE E A RELEVÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM 00087 A BRINQUEDOTECA: O OLHAR DO DOCENTE E A RELEVÂNCIA DO BRINCAR NA APRENDIZAGEM Celeste Maria Pereira Reis Matos Eliene da Silva Rodrigues Tatyanne Gomes Marques NEPE Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão

Leia mais

O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS PARA RH DO BRASIL MUND RH. CONTATO: (11) (11)

O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS PARA RH DO BRASIL MUND RH.  CONTATO: (11) (11) CONTATO: (11) 4091-9446 (11) 99620-1267 E-MAIL: marketing@mundorh.com.br O Mundo RH foi criado no início de 2016 com o objetivo de fazer uma publicação de Recursos Humanos. A isenção e o compromisso de

Leia mais

Figura 1 QR Code para o download do Cata Ciência.

Figura 1 QR Code para o download do Cata Ciência. CAPÍTULO IV - BEM VINDO AO CATA CIÊNCIA Nesse capítulo será disponibilizado o link para o download do aplicativo e a apresentação de todas as abas que compõem o aplicativo Cata Ciência como: Mapa da Ciência,

Leia mais

Projeto de Extensão SOS Imprensa realiza estudos sobre a mídia na Universidade de Brasília* Palavras-chave: Mídia, Sociedade, Comunicação, Ética

Projeto de Extensão SOS Imprensa realiza estudos sobre a mídia na Universidade de Brasília* Palavras-chave: Mídia, Sociedade, Comunicação, Ética Projeto de Extensão SOS Imprensa realiza estudos sobre a mídia na Universidade de Brasília* CURADO, Camila Cristina, GUAZINA, Liziane Soares¹ Palavras-chave: Mídia, Sociedade, Comunicação, Ética Introdução

Leia mais

Como denunciar postagem como Spam no Facebook

Como denunciar postagem como Spam no Facebook Como denunciar postagem como Spam no Facebook As postagens do Facebook possuem uma seta no canto direito superior, onde se encontra a opção para fazer a denúncia. 1. Clique na seta, como mostra a figura

Leia mais

CONSUMO DE MÍDIA, APLICATIVOS E REDES SOCIAIS ENTRE AS PESSOAS QUE MORAM SOZINHAS MAIO 2017

CONSUMO DE MÍDIA, APLICATIVOS E REDES SOCIAIS ENTRE AS PESSOAS QUE MORAM SOZINHAS MAIO 2017 CONSUMO DE MÍDIA, APLICATIVOS E REDES SOCIAIS ENTRE AS PESSOAS QUE MORAM SOZINHAS MAIO 2017 ENTRETENIMENTO: CONSUMO DE TV ABERTA AINDA PREVALECE ENTRE OS QUE MORAM SOZINHOS. PARA OS QUE UTILIZAM AS REDES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE MATEMÁTICA JANAINA MARQUEZ MODELAGEM

Leia mais

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua...

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua... Turmas APRESENTAÇÃO Ao longo do ano letivo participamos de várias brincadeiras que fazem parte da cultura brasileira, pesquisamos como se brinca em diferentes lugares e assim, conhecemos novos jeitos de

Leia mais

Audiência nos canais consumidos por crianças atingiu 50 bilhões de visualizações no Brasil

Audiência nos canais consumidos por crianças atingiu 50 bilhões de visualizações no Brasil Resultados da pesquisa Geração YouTube Audiência nos canais consumidos por crianças atingiu 50 bilhões de visualizações no Brasil Crescimento nas sete categorias foi de 184% e unboxing foi a que mais se

Leia mais

53,6 MILHÕES DE VOTOS NA EDIÇÃO DE Fonte: Ibope MW Brasil - 9 mercados./ Janeiro a Março 2014./ Todas as inserções.

53,6 MILHÕES DE VOTOS NA EDIÇÃO DE Fonte: Ibope MW Brasil - 9 mercados./ Janeiro a Março 2014./ Todas as inserções. NICK APP PERFIL DO CANAL¹ DIGITAL CARACTERÍSTICAS SEXO (%) 51 IDADE (%) 4 a 11 12 a 17 18 a 24 25 a 34 35 a 49 50+ 49 8 9 16 16 18 Homens Mulheres 33 PÁGINAS PERSONALIZADAS PARA CADA ATRAÇÃO DO CANAL MAIS

Leia mais

ALBERT? Albert IBFE Instituto Brasileiro de Formação de Educadores Albert Albert Albert Albert Albert,

ALBERT? Albert IBFE Instituto Brasileiro de Formação de Educadores Albert Albert Albert Albert Albert, QUEM É ALBERT? Albert é a sua plataforma de Educação continuada do IBFE Instituto Brasileiro de Formação de Educadores. Com ele, você ficará atualizado continuamente sobre tudo o que há de mais fundamental

Leia mais

Resenha. Produção jornalística e consumo de informação através do celular. Juliana Colussi Ribeiro

Resenha. Produção jornalística e consumo de informação através do celular. Juliana Colussi Ribeiro Juliana Colussi Ribeiro Doutoranda em Jornalismo pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. E-mail: julianacolussi@hotmail.com Resenha Produção jornalística e consumo de informação através do celular

Leia mais

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing?

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing? O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA Agência de Marketing? Pelas nossas pesquisas e nossa expertise, o que todo cliente quer é obter SUCESSO nas VENDAS dos seus produtos e/ou serviços. Nos tempos atuais, com tanta

Leia mais

Cristina Almeida Psicóloga escolar 18 e 19 de outubro

Cristina Almeida Psicóloga escolar 18 e 19 de outubro Cristina Almeida Psicóloga escolar 18 e 19 de outubro Aula anterior Desenvolvimento motor da linguagem, da inteligência e afetivo: dos 0 aos 3 anos de idade. Aula 2 Desenvolvimento motor Linguagem Identidade

Leia mais

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( X ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: FAIXA ETÁRIA CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAD - DIREITOS

Leia mais

PARALISIA CEREBRAL: UM ESTUDO DE CASO DE SOUZA, M.M.¹, CAMARGO, F.N.P.²

PARALISIA CEREBRAL: UM ESTUDO DE CASO DE SOUZA, M.M.¹, CAMARGO, F.N.P.² PARALISIA CEREBRAL: UM ESTUDO DE CASO DE SOUZA, M.M.¹, CAMARGO, F.N.P.² ¹ Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) Bagé RS Brasil. Email: duisouza07@gmail.com ² Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL)

Leia mais

Clube Musical Projeto Identidade Marcelo Serralva

Clube Musical Projeto Identidade Marcelo Serralva PROJETO IENTIAE escrição: Quem sou eu? e onde vim? Para onde vou? Estes questionamentos filosóficos, existentes desde o começo da existência da humanidade, também surgem quando começamos a nos entender

Leia mais

Desenvolvimento de um aplicativo para o ensino de programação usando a plataforma Android. Vitor de Oliveira Gomes Orientador: Prof.

Desenvolvimento de um aplicativo para o ensino de programação usando a plataforma Android. Vitor de Oliveira Gomes Orientador: Prof. Desenvolvimento de um aplicativo para o ensino de programação usando a plataforma Android. Vitor de Oliveira Gomes Orientador: Prof. André Backes Problema Compreender o fluxo das informações em um programa

Leia mais

Conteúdo nerd para os super-heróis da vida real! Mídia Kit 2017

Conteúdo nerd para os super-heróis da vida real! Mídia Kit 2017 Conteúdo nerd para os super-heróis da vida real! Mídia Kit 2017 Índice 04 Quem somos Como tudo começou? 05 Objetivos 06 Brand Essence 07 Mídias Sociais 08 Website 09 Público-alvo 10 De onde acessam 11

Leia mais

OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TEA (AUTISMO): PARCERIA ENTRE SALA REGULAR E SALA DE RECURSOS

OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TEA (AUTISMO): PARCERIA ENTRE SALA REGULAR E SALA DE RECURSOS OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TEA (AUTISMO): PARCERIA ENTRE SALA REGULAR E SALA DE RECURSOS Profa. de Sala de Recursos - Rosemeire Estremeira Profa. da Sala Regular - Paula Bete Orientadora

Leia mais

João Pedro Albino Professor Dr. Departamento de Computação - UNESP Bauru -

João Pedro Albino Professor Dr. Departamento de Computação - UNESP Bauru - O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA PESQUISA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS REALIZADA PELA CGI.br João Pedro Albino Professor Dr.

Leia mais

PAG64 POTÊNCIA CRIATIVA

PAG64 POTÊNCIA CRIATIVA PAG64 CAPÍTULO 10 POTÊNCIA CRIATIVA Nesse capítulo te faremos compreender Que a imaginação do adolescente Voa longe pra valer! Mas não é mais um sonho de criança inocente São planos bem traçados, tudo

Leia mais

Desafio do jornalismo na era do engajamento

Desafio do jornalismo na era do engajamento Desafio do jornalismo na era do engajamento Luís Fernando Bovo - Estadão/2016 O jornalismo hoje: 2 maneiras de ver O jornalismo hoje: o que fazer? Apropriar-se das novas tecnologias e fazer a mesma coisa,

Leia mais

Caderno de apoio Alunos e Pais

Caderno de apoio Alunos e Pais Caderno de apoio Alunos e Pais ÍNDICE Apresentação... 3 Aprofunde os conteúdos vistos em sala de aula... 4 Amplie as fontes de pesquisas... 4 Aprenda com recursos interativos e linguagens diferenciadas...

Leia mais

canal engrenagem Mídia Kit

canal engrenagem Mídia Kit Mídia Kit O Canal Engrenagem Mas o que é esse tal de Engrenagem? O Canal Engrenagem surgiu da ideia de compartilhar experiências e conhecimentos através de bate papos no formato de Podcast, resenhas no

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL ARIANA GUIMARÃES SUBPROJETO PIBID - LETRAS/PORTUGUES UEG/INHUMAS SEXTO ANO PIBID - OFICINA 4,5,6 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEBATE REGRADO

ESCOLA ESTADUAL ARIANA GUIMARÃES SUBPROJETO PIBID - LETRAS/PORTUGUES UEG/INHUMAS SEXTO ANO PIBID - OFICINA 4,5,6 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEBATE REGRADO ESCOLA ESTADUAL ARIANA GUIMARÃES SUBPROJETO PIBID - LETRAS/PORTUGUES UEG/INHUMAS SEXTO ANO PIBID - OFICINA 4,5,6 SEQUÊNCIA DIDÁTICA DEBATE REGRADO GÊNERO TEXTUAL - DEBATE REGRADO Figura 1 - reprodução

Leia mais

Crianças e Meios Digitais Móveis Lisboa, 29 de novembro de 2014

Crianças e Meios Digitais Móveis Lisboa, 29 de novembro de 2014 Crianças e Meios Digitais Móveis Lisboa, 29 de novembro de 2014 CONFERÊNCIA: TIC KIDS ONLINE NO TEMPO DOS MEIOS MÓVEIS: OLHARES DO BRASIL ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO Sobre o Cetic.br, NIC.br e CGI.br; Perfil

Leia mais

Empregados conectados: endomarketing e comunicação interna em empresas sem fronteiras

Empregados conectados: endomarketing e comunicação interna em empresas sem fronteiras comunicação interna em Perguntas? 11 999.064.646 Pesquisa de Campo Quantos e-mails você recebe por dia? Mais de 70 mensagens? Pesquisa de Campo Quantas mensagens em aplicativos ou SMS você troca por dia?

Leia mais

ENTREVISTA AO EDUCADOR

ENTREVISTA AO EDUCADOR ENTREVISTA AO EDUCADOR I Caracterização do Educador Nome: Sandra Isabel G. Lopes M. Cordeiro Idade: 41 Formação Académica: Licenciada Escola onde se formou: Escola Superior de E. Inf. Maria Ulrich Outras

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

Pensando por este lado, o trabalho tem objetivo principal de contribuir na formação desses alunos de uma forma que chame mais a atenção e lhe traga

Pensando por este lado, o trabalho tem objetivo principal de contribuir na formação desses alunos de uma forma que chame mais a atenção e lhe traga O USO DE APLICATIVOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA ENSINO DE GEOGRAFIA Alex Lourenço dos Santos Odelfa Rosa Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão alexlourenco1@hotmail.com rosaodelfa@gmail.com

Leia mais

DIRETORIA COMERCIAL INTELIGÊNCIA DE MARKETING - MERCHANDISING SBT PLATAFORMAS DIGITAIS E INTERATIVIDADE I SETEMBRO

DIRETORIA COMERCIAL INTELIGÊNCIA DE MARKETING - MERCHANDISING SBT PLATAFORMAS DIGITAIS E INTERATIVIDADE I SETEMBRO DIRETORIA COMERCIAL INTELIGÊNCIA DE MARKETING - MERCHANDISING SBT PLATAFORMAS DIGITAIS E INTERATIVIDADE I SETEMBRO 2015 1 DIRETORIA COMERCIAL INTELIGÊNCIA DE MARKETING - MERCHANDISING SBT PLATAFORMAS DIGITAIS

Leia mais

Information Worker 18/06/2018

Information Worker 18/06/2018 Information Worker 18/06/2018 Objetivo/Metodologia Tamanho da amostra: 1500 internautas brasileiros Período de campo: 22/05/2018 a 04/06/2018 Metodologia: Pesquisa quantitativa (questionário online) Perfil:

Leia mais

TOP 10 das apps gratuitas para Windows Mobile

TOP 10 das apps gratuitas para Windows Mobile TOP 10 das apps gratuitas para Windows Mobile Date : 22 de Maio de 2017 Atualmente o mercado dos dispositivos móveis dá uma grande importância aos sistema operativos Android e ios. Contudo, há muitos milhares

Leia mais

Socializando em redes digitais: o lugar dos pares. José Alberto Simões, Juliana Doretto. Lisboa, Co-funded by the European Union

Socializando em redes digitais: o lugar dos pares. José Alberto Simões, Juliana Doretto. Lisboa, Co-funded by the European Union Socializando em redes digitais: o lugar dos pares José Alberto Simões, Juliana Doretto Lisboa, 28-11-2014 Co-funded by the European Union Perfil numa rede social Rapazes Raparigas 9-10 anos 11-12 anos

Leia mais

8,5 VEJA.COM PARA NÃO FICAR INDIFERENTE TVEJA. A melhor fonte para cobertura e informação em tempo real, apurada, Páginas. Visualizações de vídeos

8,5 VEJA.COM PARA NÃO FICAR INDIFERENTE TVEJA. A melhor fonte para cobertura e informação em tempo real, apurada, Páginas. Visualizações de vídeos TVEJA A melhor fonte para cobertura e informação em tempo real, apurada, analisada e contextualizada para VEJA. 61 milhões Páginas vistas 8,5 milhões Usuários únicos 2 milhões Visualizações de vídeos Comscore

Leia mais

O Cardápolis é um Portal Gastronômico online para divulgação de cardápios. Nosso objetivo é Levar de maneira fácil e rápida, a maior quantidade de cardápios e opções de alimentação de todos os tipos de

Leia mais

BOOK CLARO INTERNET COM WI-FI

BOOK CLARO INTERNET COM WI-FI BOOK CLARO INTERNET COM WI-FI JULHO/2016 USO EXCLUSIVAMENTE INTERNO O QUE É CLARO INTERNET COM WI-FI? É a Internet da Claro para uso residencial que funciona na rede 3G/4G¹ e com Wi-Fi grátis. BENEFÍCIOS

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/INPE)

RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/INPE) ESTUDO DA MELHOR METODOLOGIA PARA A DIFUSÃO DE VIDEOS EXPLICATIVOS DO ENTENDA MELHOR O SITE E DE FENÔMENOS METEOROLÓGICOS RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/INPE) Bruno Luis

Leia mais

Tablets Educacionais. Uso pedagógico & possibilidades

Tablets Educacionais. Uso pedagógico & possibilidades Tablets Educacionais Uso pedagógico & possibilidades Novos desafios ao professor Sei utilizar as tecnologias? Sei digerir as informações no cyber espaço? Qual a velocidade do saber? Conhecer o aluno e

Leia mais

METODOLOGIA. Método de coleta: pesquisa realizada via internet e pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade.

METODOLOGIA. Método de coleta: pesquisa realizada via internet e pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade. CONSUMO ON LINE METODOLOGIA Público alvo: Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que fizeram

Leia mais

25 a 28 de novembro de 2014 Câmpus de Palmas A CRIANÇA E O CONSUMO DE MÍDIAS

25 a 28 de novembro de 2014 Câmpus de Palmas A CRIANÇA E O CONSUMO DE MÍDIAS A CRIANÇA E O CONSUMO DE MÍDIAS Nome dos autores: TAYLANE MARIA SOUSA VIANA¹. FRANCISCA RODRIGUES LOPES². RESUMO O texto seguinte apresenta dados resultantes da pesquisa ora encerrada que teve como foco

Leia mais

Aplicativo Mobile Férias - Manual de Treinamento. Fabio Mac Cormick Dezembro/2016

Aplicativo Mobile Férias - Manual de Treinamento. Fabio Mac Cormick Dezembro/2016 - Manual de Treinamento Fabio Mac Cormick Dezembro/2016 Sumário 1. Gestor e Empregado - Download e Instalação 2. Empregado - Solicitação de férias via dispositivos móveis 3. Empregado - Consulta e Cancelamento

Leia mais