INFLUÊNCIA DO MARKETING NUTRICIONAL E DA MÍDIA NO COMPORTAMNETO ALIMENTAR INFANTIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFLUÊNCIA DO MARKETING NUTRICIONAL E DA MÍDIA NO COMPORTAMNETO ALIMENTAR INFANTIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA"

Transcrição

1 INFLUÊNCIA DO MARKETING NUTRICIONAL E DA MÍDIA NO COMPORTAMNETO ALIMENTAR INFANTIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA Kamilla da Silva Ferreira¹ Larissa Loures Mendes² 1 Discente do Curso de Nutrição, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil. 2 Professora Adjunta do Departamento de Nutrição/ICB da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil. Dados para correspondência: Kamilla da Silva Ferreira Endereço Institucional: Universidade Federal de Juiz de Fora. Instituto de Ciências Biológicas. Departamento de Nutrição. Rua José Lourenço Kelmer, s/n Campus Universitário - São Pedro. CEP: Juiz de Fora MG. Tel: (32) Endereço eletrônico: kakasferreira@hotmail.com Conflito de interesse: Os autores declaram não haver conflito de interesse.

2 1 Influência do marketing nutricional e da mídia no comportamento alimentar infantil: Uma revisão da literatura Influence of nutritional marketing and media on children's eating behavior : A literature review RESUMO: Objetivo: Atualmente a influência da mídia e do marketing nutricional no consumo alimentar tem aumentado, e quando se trata do público infantil essa influência é ainda maior. Dessa forma, verifica-se a importância da Educação alimentar e nutricional (EAN), como uma ferramenta para minimizar a influência negativa do marketing sobre as crianças, promovendo hábitos alimentares saudáveis. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo verificar a influência do marketing nutricional e da mídia no comportamento alimentar infantil.métodos: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, que resultou de pesquisas nas bases de dados PubMed, Lilacs, Bireme e Scielo. Revisão: foram encontrados um total de 6956 artigos, dos quais 24 foram selecionados inicialmente e posteriormente12 foram utilizados por se adequarem melhor à proposta do estudo. Os resultados deste estudo revelam que a maioria dos produtos alimentícios destinados ao público infantil anunciados pela mídia são altamente calóricos e possuem alto teor de gorduras, açúcares e sódio e que a maioria das empresas faz uso de práticas inadequadas, como a associação da alimentação a brinquedos, ou utilização de linguagem lúdica em suas peças publicitárias para influenciar as crianças a consumirem seu produto. Comentários: Pode-se observar que a influência da mídia e do marketing nutricional no comportamento alimentar infantil é considerável e que esta, é muita das vezes negativa devido à veiculação equivocada do conteúdo nutricional dos alimentos anunciados e que a EAN é uma importante ferramenta no combate a essa influencia e na promoção de hábitos saudáveis. PALAVRAS-CHAVE: Marketing, Nutricional, Comportamento, Alimentar, Mídia, Infantil.

3 2 ABSTRACT: Objective: Currently the influence of media and marketing nutrition in food consumption has increased, and when it comes to the child audience that influence is even greater. Thus, there is the importance of food and nutrition education (EAN) as a tool to minimize the negative influence of marketing on children, promoting healthy eating habits. Given the above, this study aims to determine the influence of nutritional marketing and media in infantil.métodos eating behavior: This is a systematic review of the literature, which resulted from research in PubMed, Lilacs, and Bireme scielo. Review: found a total of 6956 articles, of which 24 were selected initially and posteriormente12 were used by fit better to the study proposal. The results of this study show that the majority of food products intended to children announced by the media are highly caloric and have high content of fats, sugars and sodium and that most companies make use of inappropriate practices, such as the power of association with toys or use of playful language in their advertising campaigns to influence children to consume your product. Comments: It can be seen that the influence of the media and nutritional marketing on children's eating behavior is considerable and that this is much of the time negative due to wrong placement of the nutritional content of foods advertised and that the EAN is an important tool in the fight this influence and promoting healthy habits. KEYWORDS: Marketing, Nutrition, Behavior, Food, Media, Children.

4 3 INTRODUÇÃO Nos dias atuais a influência da mídia e do marketing nutricional no consumo alimentar das pessoas e cada vez mais frequente, e quando se trata do público infantil essa influência é ainda maior devido à quantidade de produtos que incorporam algum apelo infantil¹. As crianças são vistas pela mídia como potenciais consumidores e, além disso, exercem importante influência no consumo da família, neste sentido a maioria dos programas, propagandas e anúncios voltados para esse público visam mais o interesse comercial do que os aspectos sociais, éticos e da saúde². Os comerciais veiculados pela televisão, por exemplo, possuem altos investimentos publicitários, que tem como objetivo causar impacto nos horários de grande audiência para sua população alvo, e para isso fazem o uso de imagens, sons, movimentos e cores para chamar a atenção dos consumidores e desencadear uma escolha³. Nesse sentido, percebe-se que o público infantil é mais vulnerável aos apelos promocionais, pois não conseguem identificar essas estratégias do marketing e da mídia e, com isso tal público tem sido influenciando também no que diz respeito às práticas alimentares. Este fato pode ser evidenciado pelo crescimento no número de anúncios de alimentos ultraprocessados, altamente calóricos, ricos em gordura, açúcar e sódio que influenciam negativamente a alimentação e o estado nutricional das crianças, contribuindo na epidemia do sobrepeso e obesidade observada nas últimas décadas 4. Dessa forma, verifica-se a importância da Educação alimentar e nutricional, que pode ser usada como uma ferramenta para minimizar a influencia negativa do marketing sobre as crianças, promovendo hábitos alimentares adequados e saudáveis desde a infância. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo verificar a influência do marketing nutricional e da mídia no comportamento alimentar infantil por meio de uma revisão da literatura.

5 4 MÉTODOS Trata-se de uma revisão sistemática da literatura sobre a influência do marketing nutricional e da mídia no comportamento alimentar infantil. A composição do presente trabalho resultou de pesquisas nas bases de dados PubMed, Lilacs, Bireme (Biblioteca Virtual da Saúde) e Scielo. A busca foi restrita aos artigos publicados em um período de 10 anos nas bases de dados, sendo assim entre os anos de 2004 e 2014, a partir dos seguintes descritores cadastrados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Marketing, Nutricional, Mídia, Comportamento Alimentar e Infantil. Para a inclusão dos artigos foi analisado primeiramente os seus títulos e secundariamente seus resumos, e foram selecionados aqueles que tratavam do assunto em estudo. Foram desconsiderados os artigos que não tratavam do tema em estudo, artigos de revisão de literatura, capítulos de livro e artigos com acesso negado. REVISÃO Resultados: A seleção dos artigos que compuseram o presente estudo foi realizada entre os meses de setembro e outubro de 2014, encontrando-se um total de 6956 artigos, dos quais 24 foram selecionados inicialmente de acordo com os critérios de inclusão (QUADRO 1). O levantamento e seleção dos artigos foi realizado nas bases de dados PubMed, Lilacs, Bireme (Biblioteca Virtual da Saúde) e Scielo associando os descritores Marketing, Nutricional, Mídia, Comportamento Alimentar e Infantil, conforme já mencionado. A partir de um filtro inicial foram selecionados os artigos presentes no (QUADRO 2). Após o filtro inicial, foi realizado um segundo filtro a partir de uma leitura mais criteriosa, onde realmente foram selecionados e utilizados 12 artigos por se adequarem melhor à proposta do estudo. O (QUADRO 3) descreve o título, autor, o ano e um resumo do objetivo, método, resultados/discussão e conclusão de cada artigo. Discussão: Os resultados deste estudo revelam que a maioria dos produtos alimentícios destinados ao público infantil anunciados pela mídia são altamente calóricos e possuem alto teor de

6 5 gorduras, açúcares e sódio. Além disso, verificou-se que a maioria das empresas faz o uso de práticas inadequadas, como a associação da alimentação a brinquedos, ou utilização de linguagem lúdica própria do universo infantil em suas peças publicitárias para influenciar as crianças a consumirem seu produto, o que é um dado preocupante uma vez que as crianças são um público extremamente vulnerável e podem ser persuadidos com facilidade. De acordo com IGLESIAS et al., e HARRISON et al., , as estratégias de persuasão da mídia voltadas para o consumo tem se tornado cada vez mais complexas e alcançado maior número de consumidores devido ao advento da internet, televisão e outras fontes de informação e é possível observar que no caso do público infantil a mídia lança mão de estratégias que são voltadas não somente para as crianças como também para seus pais ou responsáveis o que torna ainda mais importante o papel desses, já que dever deles manter a integridade da despensa da família, não só através de compras seletivas, mas também através de esforços para instruir seus filhos sobre uma alimentação mais saudável. Pode-se observar também através do estudo feito por COSTA et al., ,que a publicidade de alimentos se destaca na programação televisiva no Brasil, e que a maioria dos alimentos é pertencentes aos grupos dos óleos, gorduras e sementes oleaginosas, açúcares e doces, além de mostrar que o conteúdo das propagandas é diferenciado de acordo com o período do dia, sendo observada maior publicidade de alimentos no período da tarde, quando é mais provável das crianças estarem em casa após terem ido à escola. Já o estudo de GERALDO e SILVA, ,atentou para o uso das embalagens como estratégia de marketing, pois elas também desempenham um importante papel na escolha dos produtos alimentares dirigidos ao público infantil, já que nelas por veicularem personagens, logotipos, cores e outros fatores que são capazes de despertar a atenção das crianças. Além disso, outra estratégia de marketing que acaba influenciando a compra são as informações adicionais das embalagens que dizem é assado e 0 % de gordura trans, quando na realidade o produto acaba fornecendo grandes quantidades de gordura, sódio e açúcares por exemplo. Alguns estudos como os de UEDA et al, , NETO e MELO, , e MIOTTO et al., 2006¹, não encontraram evidências de uma ligação entre a exposição ao marketing e maus hábitos alimentares, os atributos como sabor e qualidade do produto teriam maior influencia na decisão de compra, o que evidencia a importância de serem realizados mais estudos sobre esse assunto, já que, a maioria dos estudos mostra que o público infantil

7 6 apresentou um consumo aumentado de alimentos industrializados e uma maior facilidade no acesso aos meios de comunicação nos quais esses alimentos são constantemente anunciados. Neste sentido a possível influencia da mídia e do marketing no consumo alimentar infantil é um tema relevante, uma vez que o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados pode levar a obesidade e trazer um prejuízo enorme à saúde das crianças, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes 6. Ressalta-se ainda que o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), em abril de 2014, aprovou uma resolução que, na prática, proíbe a veiculação de propagandas voltadas para crianças. Para o Conanda, a publicidade infantil fere o que está previsto na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código de Defesa do Consumidor, agora resta que os governos adotem essas recomendações e implementem políticas para regrar a publicidade direcionada às crianças 29. Outra importante medida que poderia ser tomada pelos governos seria a promoção de práticas alimentares saudáveis na mídia, principalmente visando o público infantil, como no estudo feito por NICKLAS et al., , onde foram elaborados comerciais de promoção de vegetais e frutas que pode ser uma estratégia eficaz para influenciar as preferências das crianças a ter uma alimentação mais saudável. Por fim, cabe ressaltar que no que diz respeito aos abusos da mídia voltada para o público infantil a população precisa cobrar de seus governantes medidas de regulamentação para que a lei seja cumprida, além disso, destaca-se a importância da promoção de práticas de Educação Alimentar e Nutricional direcionadas ao público infantil como uma forma de contribuir para a formação de bons hábitos alimentares saudáveis desde a infância, de modo a minimizar a influência da mídia e do marketing nas escolhas alimentares. COMENTÁRIOS Pode-se observar que a influência da mídia e do marketing nutricional no comportamento alimentar infantil é considerável e que esta é muita das vezes negativa devido à veiculação equivocada do conteúdo nutricional dos alimentos anunciados. Diante disso, a Educação Alimentar e Nutricional torna-se uma importante ferramenta no combate a essa influência negativa sobre as crianças, pois através de intervenções visando

8 7 a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis é possível que no futuro se diminua o consumo de alimentos industrializados e se previna doenças relacionadas a má alimentação.

9 8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. MIOTTO A C, OLIVEIRA AF. A influência da mídia nos hábitos alimentares de crianças de baixa renda do Projeto Nutrir. Revista Paulista de Pediatria 2006;24(2): VILLAGELIM ASB, PRADO SD. Algumas reflexões sobre marketing televisivo: o olhar de nutricionistas sobre um filme de alimento industrializado. CERES; 2008; 3(1); SANTOS CC, STUCHI RAG, SENA CA, PINTO NAVD. A influência da Televisão nos Hábitos, Costumes e Comportamento Alimentar. Cogitare Enferm Jan/Mar; 17(1): MOURA NC. Influência da Mídia no Comportamento Alimentar de Crianças e Adolescentes. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, 17(1): , UEDA P, TONG L, VIEDMA C, CHANDY SJ, MARRONE G, SIMON A. Food Marketing towards Children: Brand Logo Recognition, Food-Related Behavior and BMI among 3 13-Year-Olds in a South Indian Town.. PLoS ONE. October 2012 ; 7(10): e doi: ADAMS J, TYRRELL R, ADAMSON AJ, WHITE M. Effect of Restrictions on Television Food Advertising to Children on Exposure to Advertisements for Less Healthy Foods: Repeat Cross-Sectional Study. PLoS ONE; 2012; 7(2): e doi: /journal.pone POWELL LM, SCHERMBECK RM, SZCZYPKA G, CHALOUPKA FJ, BRAUNSCHWEIG CL. Trends in the Nutritional Content of TV Food Advertisements Seen by Children in the US: Analyses by Age, Food Categories and Companies, Arch Pediatr Adolesc Med December ; 165(12): doi: /archpediatrics NICKLAS TA, GOH ET, GOODELL LS, ACUFF DS, REIHER R, BUDAY R, et al., Impact of Commercials on Food Preferences of Low-Income Minority Preschoolers, J Nutr Educ Behav ; 43(1): doi: /j.jneb PARVANTA AS, BROWN JD, DU S, ZIMMER CR, ZHAO X, ZHA F. TV Use and Snacking Behaviors Among Children and Adolescents in China, J Adolesc Health April ; 46(4): doi: /j.jadohealth HARRISON K, MARSKE A. Nutritional Content of Foods Advertised During the Television Programs Children Watch Most, American Journal of Public Health September 2005, Vol 95, No. 9.

10 9 11. TOLONI MHA, LONGO-SILVA G, GOULART MM, TADDEI JAAC. Introdução de alimentos industrializados e de alimentos de uso tradicional na dieta de crianças de creches públicas no município de São Paulo, Rev. Nutr., Campinas, 24(1):61-70, jan./fev., NETO ARV, MELO LGNS. Fatores de influência no comportamento de compra de alimentos por crianças. Saúde Soc. São Paulo, v.22, n.2, p , QUAIOTI TCB, ALMEIDA SS. Determinantes Psicobiológicos do Comportamento Alimentar: Uma Ênfase em Fatores Ambientais que Contribuem para a Obesidade. Psicologia USP, 2006, 17(4), COSTA SMM, HORTA PM, SANTOS LC. Análise dos alimentos anunciados durante a programação infantil em emissoras de canal aberto no Brasil, Rev Bras Epidemiol, 2013; 16(4): MOTTA-GALLO S, GALLO P, CUENCA A. Influencia da Televisão nos hábitos Alimentares de Crianças do Nordeste Brasileiro. Journal of Human Growth and Development; 2013; 23(1): GERALDO APG, SILVA MEMP, Alimentos processados na alimentação infantil: Análise da memoria visual de escolares da cidade de Taubaté, SJournal of Human Growth and Development 2012; 22(1): RODRIGUES VM, FIATES GM. Hábitos alimentares e comportamento de consumo infantil: influência da renda familiar e do hábito de assistir à televisão. Rev. Nutr., Campinas, 25(3): , maio/jun., MEHTA K, PHILLIPS C, WARD P, COVENEY J, HANDSLEY E, CARTER P. Marketing foods to children through product packaging: prolific, unhealthy and misleading, Public Health Nutrition, 2012,15(9), LINGAS EO, DORFMAN L, BUKOFZER E. Nutrition Content of Food and Beverage Products onweb Sites PopularWith Children, Supplement 3, 2009, Vol 99, No. S3 American Journal of Public Health. 20. Elena O. Lingas, DrPH, Lori Dorfman, Eliana Bukofzer, Nutrition Content of Food and Beverage Products onweb Sites PopularWith Children. American Journal of Public Health; 2009, Vol 99, No. S HRRIS JL, GRAFF SK. Protecting children from harmful food marketing: options for local government to make a difference. Prev Chronic Dis; 2011;8(5):A WESTHERSPOON LJ, QUILLIAM ET, PEEK H, KIM S, VENKATESH S, PLASENCIA J, et al. Consistency of Nutrition Recommendations for Foods Marketed to Childrem in the United States, Prev Chronic Dis, 2013;10; CUIXART MC, PRIM CC, SOLA TG, CABA CR. Estudio del comportamiento alimentario en escolares de 11 a 13 años de Barcelona, Nutr Hosp. 2006;21(4): CUEVAS-CASADO I,ROMERO- FERNADEZ MM, ROYO-BORDONADA MA. Uso del marketing nutricional en productos anunciados por televisión en España. Nutr. Hosp. 2012;27(5):

11 IGLESIAS F, CALDAS LS, LEMOS SMS. Publicidade Infantil: Uma Analise de Táticas persuasivas na tv aberta. ABERTA, Psicologia & Sociedade; 25(1): , LEMA S, VAZQUEZ N, ANTUN C, GIAI M, GRACIANO A, FRAGA C, et al. Factores que inciden en la compra de alimentos en distintos ámbitos de comercialización y su relación con la implementación de Educación Alimentaria Nutricional (ean ). DIAETA (B.Aires) 2010; 28(133): VIANA V,SINDE S. O comportamento alimentar em crianças: Estudo de validação de um questionário numa amostra portuguesa (CEBQ), Análise Psicológica (2008), 1 (XXVI): FIATES GMR, AMBONI RDMC, TEIXEIRA E. Comportamento consumidor, hábitos alimentares e consumo de televisão por escolares de Florianópolis, Rev. Nutr., Campinas, 21(1): , jan./fev., IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Idec cobra do governo regulação da publicidade infantil, [acesso em 13 de novembro de 2014],Disponível em :

12 11 Quadro 1- Resultado do levantamento dos artigos Artigos/ Bases de Dados Encontrados Selecionados Total PubMed LILACS Bireme SciELO Quadro2- Artigos selecionados na primeira triagem Título do artigo Primeiro Autor Periódico Ano Food Marketing towards Children: Brand Logo Recognition, Food-Related PLOS ONE Peter Ueda Behavior and BMI among Year-Olds in a South Indian Town Effect of Restrictions on Television Food Advertising to Children on Exposure to Jean Adams PLOS ONE 2012 Advertisements for Less Healthy Foods: Repeat Cross-Sectional Study Trends in the Nutritional Content of TV Food Advertisements Seen by Children in the US: Lisa M. Powell Arch Pediatr Adolesc Med 2011 Analyses by Age, Food Categories and Companies Impact of Commercials on Food Preferences of Low- Theresa A. Nicklas Income J Nutr Educ Behav 2012 Minority Preschoolers TV Use and Snacking Behaviors Among Children Sarah A. Parvanta and Adolescents J Adolesc Health 2011 in China Nutritional Content of Foods Advertised During the Television Programs Children Watch Most Introdução de alimentos industrializados e de alimentos de uso tradicional na dieta de crianças de creches públicas no município de São Paulo Fatores de influencia no comportamento de compra de alimentos por crianças Determinantes psicobiológicos do comportamento alimentar: Kristen Harrison Maysa Helena de Aguiar TOLONI Alipio Ramos Veiga Neto Teresa Cristina Bolzan Quaioti American Journal of Public Health 2005 Revista de Nutrição 2011 Saúde Soc Psicologia USP 2006

13 12 Uma ênfase em fatores ambientais que contribuem para a obesidade Análise dos alimentos anunciados durante a programação infantil em emissoras de canal aberto no Brasil Influencia da televisão nos hábitos alimentares de crianças do nordeste brasileiro Alimentos processados na alimentação infantil: Análise da memória visual de escolares da cidade de Taubaté, São Paulo. A influência da mídia nos hábitos alimentares de crianças de baixa renda do Projeto Nutrir. Hábitos alimentares e comportamento de consumo infantil: influência da renda famili1ar e do hábito de assistir à televisão Marketing foods to children through product packaging: prolific, unhealthy and misleading Nutrition Content of Food and Beverage Products onweb Sites PopularWith Children Protecting Children From Harmful Food Marketing: Options for Local Government to Make a Difference Consistency of Nutrition Recommendations for foods marketed to children in the United States, Estudio del comportamiento alimentario en escolares de 11 a 13 años de Barcelona Suzane Mota Marques Costa Sophia Motta Gallo Ana Paula Gines Geraldo Rev. Brasileira de Epidemiologia Journal of Human Growth and Development Journal of Human Growth and Development Ana Cristina Miotto Rev. Paulista de Pediatria 2006 Vanessa Mello Rodrigues Revista de Nutrição 2012 Kaye Mehta1,2 Public Health Nutrition 2012 Elena O. Lingas Jennifer L. Harris govern Lorraine J. Weatherspoon American Journal of Public Health 2009 Prevening Chronic Disease 2011 Prevening Chronic Disease M. Castells Cuixart Nutricion Hospitalaria Uso del marketing nutricional en productos anunciados por televisión Cuevas-Casado Nutricion Hospitalaria 2012 en España PUBLICIDADE INFANTIL: UMA ANÁLISE DE TÁTICAS Fabio Iglesias Psicologia & Sociedade 2013 PERSUASIVAS NA TV ABERTA Factores que inciden en la Lema S. diaeta 2010

14 13 compra de alimentos en distintos ámbitos de comercialización y su relación con la implementación de Educación Alimentaria Nutricional (ean ) O comportamento alimentar em crianças: Estudo de validação de um questionário numa amostra portuguesa (CEBQ) Comportamento consumidor, hábitos alimentares e consumo de televisão por escolares de Florianópolis. VICTOR VIANA Análise Psicológica 2008 Giovanna Medeiros Rataichesck FIATES Revista de Nutrição 2008

15 14 QUADRO 3- Artigos Utilizados no Estudo Título do artigo Primeiro Autor Ano Objetivo Método Resultados/ Discussão Conclusões Food Marketing towards Children: Brand Logo Recognition, Food-Related Behavior and BMI among 3 13-Year-Olds in a South Indian Town (Marketing de Alimentos para crianças: Reconhecimento do logotipo, comportamento alimentar relacionado com IMC de crianças com 3-13 anos em uma cidade do sul da Índia) Peter Ueda 2012 Avaliar a exposição e comercialização de alimentos pouco saudáveis e sua relação com o comportamento alimentar e o IMC de crianças de 3 a 13 anos de idade, a partir de diferentes classes contextos socioeconômicos em uma cidade do sul da Índia. Foram recrutados pares de crianças e pais (n=306) em clínicas pediátricas. A partir dai foi avaliado a exposição ao marketing por um teste de reconhecimento do logotipo digital de alimentos considerados não saudáveis. Foi avaliado o conhecimento nutricional, preferências alimentares, pedidos de compra, comportamento alimentar e característica socioeconômica das crianças por um jogo digital e questionários para os pais e foram registradas medidas antropométricas. As taxas de reconhecimento para os logotipos das marcas variaram de 30% a 80%, já a capacidade de reconhecimento do Logo aumentou com a idade e nível socioeconômico. Ajustado por sexo, idade e grupo socioeconômico, o reconhecimento do logotipo foi associado com maior IMC, mas não teve relação com as escolhas alimentares ou pedidos de compras. Concluiu-se que crianças a partir dos grupos socioeconômicos mais elevados da região tiveram maior capacidade de reconhecimento do logotipo da marca e estão possivelmente mais expostos a comercialização de alimentos. No entanto o estudo não fornece evidências de uma ligação entre a exposição ao marketing e maus hábitos alimentares, conhecimento nutricional distorcido ou aumento do comportamento de solicitação de compra.a correlação entre o reconhecimento do logotipo e IMC garante uma investigação mais aprofundada sobre a comercialização de alimentos para as crianças e seu papel potencial no aumento da carga de doenças não transmissíveis nesta parte da Índia. M, Effect of Restrictions on Television Food Advertising to Children on Exposure to Advertisements for Less Healthy Foods: Repeat Cross- Sectional Study Jean Adams 2012 O objetivo das restrições era "reduzir significativamente a exposição das crianças menores de 16 anos de alto teor de gordura, sal ou açúcar (ESIC) publicidade". Nós exploramos o Foram realizados dois estudos transversais de todas as mensagens publicitárias distribuídas em uma região do Reino Unido durante períodos de uma semana - a primeira (1ª semana) foram introduzidos seis meses antes das restrições, e a segunda (semana 2) seis publicidade PMV foram incluídos. 14,6% da publicidade PMV foram para alimentos e 51,1% deles eram para ESIC alimentos. Exposição relativa de todos os espectadores a ESIC publicidade de alimentos aumentou entre as semanas de estudo 1 e 2 (razão de chances (intervalo de confiança de 99%) Apesar da boa adesão às restrições, eles não alterar a exposição relativa de crianças a ESIC publicidade e foram associados com um aumento da exposição relativa de todos os espectadores a ESIC publicidade. Restrições mais fortes visando uma ampla gama de anúncios são necessárias para reduzir a exposição das crianças ao marketing de alimentos menos saudáveis.

16 15 Impact of Commercials on Food Preferences of Low- Income Minority Preschoolers (Impacto da Publicidade em preferências alimentares de pré- escolares de baixa renda) Theresa A. Nicklas impacto das restrições à exposição relativa a ESIC publicidade de alimentos entre todos os telespectadores e entre os telespectadores criança, bem como o cumprimento das restrições Determinar se comerciais de frutas e vegetais (FV) têm impacto sobre as preferencias alimentares das crianças. meses após. Dados sobre quais os produtos foram anunciados estavam ligados a dados sobre quantas pessoas assistiram cada anúncio. Conteúdo nutricional dos alimentos anunciados foi adicionado ao conjunto de dados e usadas para calcular o status ESIC. Exposição relativa foi calculada como a proporção de todas as pessoas-hora-views publicidade (PMVs) que foram para alimentos HFSS. Foram desenvolvidos dois comerciais de 30 segundos; "Judy frutado" promovendo maças e bananas e "Reggie Veggie", promovendo o brócolis e a cenoura. Os comerciais foram incluídos em um programa de TV de 15 minutos. Preferências por FV foram avaliadas antes e após quatro exposições a cada um dos anúncios publicitários. O estudo teve a participação de 183 crianças pré-escolares. = 1 54 ( )). Exposição das crianças a ESIC publicidade de alimentos não se alterou entre as semanas de estudo 1 e 2 (razão de chances (intervalo de confiança de 99%) = 1 05 ( )). Houve adesão quase universal às restrições. Houve uma preferência significativamente maior para brócolis e no grupo de intervenção em comparação com o grupo controle após várias exposições ao comercial vegetal. Os dados sugerem que comerciais de promoção de vegetais pode ser uma estratégia eficaz para influenciar as preferências das crianças pequenas para os vegetais. Isto pode não ser o caso com as preferências de fruta que já estão em alta neste grupo.

17 16 Nutritional Content of Foods Advertised During the Television Programs Children Watch Most (Conteúdo nutricional dos alimentos anunciados durante o intervalo de programas de televisão) Fatores de influencia no comportamento de compra de alimentos por crianças Kristen Harrison Alipio Ramos Veiga Neto 2005 Avaliar o teor nutricional, o tipo de alimento e caracteres como desenho animado veiculado durante as propagandas de televisão que são vistas pelas crianças Objetivou-se analisar os fatores que influenciam crianças em seu comportamento de compra de alimentos. As propagandas de alimentos que visam o público em geral e as crianças foram classificadas por tipo de comida e atributos de caracteres, depois foram analisadas "informações nutricionais" das embalagens dos alimentos anunciados. Tendo como sujeitos 175 alunos com idades compreendidas entre 10 e 12 anos, identificaram-se 35 variáveis que foram classificadas entre estímulos antecedentes (cenário ou histórico de aprendizado) e consequentes (reforço utilitário ou informativo) no comportamento de compra. Conveniência / fast food e doces composta de 83% dos alimentos anunciados. Lanches rápidos eram representados com mais frequência do que o almoço e jantar. Tamanho do corpo e características aparentes não estava relacionado com o comportamento alimentar. A dieta de 2000 calorias de alimentos nas propagandas em geral para audiência seria superior ao recomendado para valores diários de gordura total, gordura saturada, açúcar e sódio. Verificou-se que os estímulos reforçadores (consequentes) têm maior grau de importância para a decisão de compra de alimentos desses sujeitos do que os estímulos antecedentes, sendo que as consequências utilitárias são mais influentes do que as informativas. Lanches rápidos, conveniência, fast foods e doces continuam a dominar a publicidade de alimentos vistos por crianças. Alimentos anunciados excedem o teor de gordura, gordura saturada e sódio recomendado, mas não fornecem quantidade adequada de fibras e algumas vitaminas e minerais. Conclui-se que os atributos dos produtos, como sabor e qualidade, têm maior influência na decisão de compra do que os estímulos ambientais, como as promoções e publicidade dos alimentos. Análise dos alimentos anunciados durante a programação infantil em emissoras de canal aberto no Suzane Mota Marques Costa 2013 Analisar os tipos de alimentos veiculados em propagandas da Estudo descritivo com avaliação do conteúdo das propagandas veiculadas entre 08h00 min e 18h00 Foram gravadas 126 horas de programação, totalizando propagandas, sendo 13,8% de alimentos. Verificou-se A publicidade de alimentos se concentra em produtos pobres nutricionalmente, denotando a necessidade de estratégias de intervenção específicas.

18 17 Brasil televisão aberta brasileira durante a programação infantil. min em três emissoras brasileiras de televisão de canal aberto (A, B e C). A coleta de dados foi realizada durante 10 dias de semana e finais de semana. As propagandas de alimentos foram classificadas segundo os grupos alimentares do Guia Alimentar para a População Brasileira e obteve-se a exposição anual às propagandas de alimentos, considerando a média nacional de exposição de crianças a cinco horas diárias à televisão. Os testes χ 2 ou Exato de Fisher foram conduzidos no intuito de identificar as diferenças do conteúdo das propagandas televisivas nos turnos manhã e tarde e entre as emissoras. predominância de anúncio de produtos pertencentes aos grupos dos "açúcares e doces" (48,1%) e "óleos, gorduras e sementes oleaginosas" (29,1%). Observou-se maior publicidade dos alimentos no período da tarde (15,7%; manhã: 12,2%; p = 0,037). Ademais, a emissora de maior audiência foi a que mais veiculou propagandas de alimentos (A: 63,5%; B: 12,2%; C: 24,3%), sobretudo alimentos ricos em açúcares e doces (A: 59,2%; B: 43,5%; C: 21,7%). Por fim, obteve-se média de exposição anual de crianças brasileiras a 2.737,5 propagandas de alimentos, sendo 2.106,3 ricos em açúcares e gorduras. Influencia da televisão nos hábitos alimentares de crianças do nordeste brasileiro Sophia Motta Gallo 2013 O objetivo deste estudo é aprofundar a compreensão sobre a influência da televisão nos hábitos alimentares de crianças a partir da análise da 14 entrevistas semiestruturadas foram aplicadas em cuidadores mãe, pai e avó, de 29 crianças escolares com idade entre 7 e 9 anos, matriculadas na 2ª Série do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da periferia urbana de um Estão nas demandas e nos critérios de escolha dos alimentos e dos brinquedos das crianças. Também perceberam que as decisões de compra da família passam a ser reguladas pelas solicitações das crianças motivadas pelas propagandas televisivas. E que as preferências alimentares a Os cuidadores identificam a influência da televisão nos hábitos de consumo alimentar das crianças, mas não conseguem entender a magnitude dessa influência na vida das crianças por eles cuidadas. Entender essa magnitude é um desafio que nos é colocado a partir deste estudo.

19 18 Alimentos processados na alimentação infantil: Análise da memória visual de escolares da cidade de Taubaté, São Paulo. Ana Paula Gines Geraldo percepção dos cuidadores mãe, pai e avó Descrever a memória visual de crianças em relação à embalagem de salgadinho e biscoito doce recheado e relacioná-las ao estado nutricional, série escolar e sexo. município do Nordeste Brasileiro. As entrevistas foram gravadas e transcritos os discursos. Os resultados foram apresentados em quadros temáticos de análises e analisados à luz da teoria sócio-histórica, com base nas contribuições de Vygotsky (1984) e Bakhtin (2001). Foi realizada a técnica de desenho com 152 alunos de 6 a 10 anos, matriculados no ensino fundamental de uma escola da cidade de Taubaté, São Paulo. Foram coletados dados antropométricos, calculado o IMC, a frequência de cada componente do desenho e realizado o teste qui-quadrado para analisar a sua relação com as variáveis em estudo. estrutura e o ritmo das refeições das crianças sofreram modificações devido à influência deste veículo midiático. Para as embalagens de salgadinho, os componentes que apareceram com maior frequência nos desenhos foram marca (54,6%), imagem do produto (45,4%) e personagem (27,0%) e as cores mais utilizadas a vermelha (36,8%), a azul (30,3%) e a amarela (22,4%). Para os biscoitos apareceram com maior frequência marca (62,5%) e personagem (30,9%) e as cores mais utilizadas a azul (36,8%) e marrom (26,3%). As cores identificadas pelas crianças, tanto para salgadinho, como para biscoito condizem com os produtos comercializados. As meninas se lembraram mais da imagem do salgadinho (p = 0,016) e dos personagens na embalagem do biscoito (p = 0,04). Não foram observadas diferenças estatísticas significativas entre a lembrança Observa-se que as estratégias de marketing são instrumentos amplamente utilizados na indústria alimentícia com foco na criança e que seus produtos comerciais, salgadinhos e biscoitos recheados, são amplamente fixados nesta população.

20 19 A influência da mídia nos hábitos alimentares de crianças de baixa renda do Projeto Nutrir. Ana Cristina Miotto 2006 Avaliar a influência da mídia nos hábitos alimentares de crianças de baixa renda. Foram estudadas crianças de 7 a 10 anos de idade, matriculadas em 2005 na 1ª a 4ª série do ensino fundamental de uma escola filantrópica do Município de Cascavel (PR), participantes de um programa de educação nutricional, o Projeto Nutrir. Aplicou-se um questionário com perguntas sobre preferências alimentares e programas de televisão assistidos. Gravou-se a programação infantil das redes de televisão, em junho e julho de Os alimentos veiculados foram classificados como saudáveis (cereais, hortaliças, frutas, produtos lácteos, carnes e leguminosas) e não saudáveis (açúcares e gorduras). Com base no índice de massa corpórea, as crianças foram consideradas desnutridas se IMC<percentil 5; sem excesso de peso se p5<imc<p85 e com excesso de peso se IMC p85. dos componentes da embalagem e o estado nutricional e entre a cor escolhida e sexo da criança. Das 114 crianças estudadas, 18 (15,8%) eram desnutridas e 9 (7,9%) apresentavam excesso de peso, sendo quatro com sobrepeso e cinco obesas. Assistiam ao SBT 96 (84,2%) crianças e à rede Globo 83 (72,8%). Não houve relação entre preferências alimentares e o canal assistido, entretanto 73 (64,0%) crianças desejavam algum alimento não saudável e 108 (94,7%) mães, sempre que podiam, procuravam atender aos pedidos dos filhos. Quanto à preferência alimentar, 24 (21,1%) crianças disseram gostar mais de alimentos do grupo dos cereais e 18 (15,8%) de alimentos do grupo das gorduras. Não houve associação entre preferências alimentares e a mídia. Mais estudos são necessários para avaliar a influência da mídia contraposta a programas de educação nutricional como o Projeto Nutrir.

PROMOVENDO A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS NOS MUNICÍPIOS DE UBÁ E TOCANTINS-MG RESUMO

PROMOVENDO A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS NOS MUNICÍPIOS DE UBÁ E TOCANTINS-MG RESUMO 1 PROMOVENDO A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR EM ESCOLAS NOS MUNICÍPIOS DE UBÁ E TOCANTINS-MG RESUMO Iara de Souza Assunção 1 Josiane Kênia de Freitas 2 Viviane Modesto Arruda 3 Silvana Rodrigues Pires Moreira 4

Leia mais

Regulamentação do marketing de alimentos: uma questão de saúde pública

Regulamentação do marketing de alimentos: uma questão de saúde pública Audiência Pública P 18 de novembro de 2009 Regulamentação do marketing de alimentos: uma questão de saúde pública Maria José Delgado Fagundes Gerente Geral - /ANVISA Perfil Epidemiológico Brasileiro Atual:

Leia mais

ANÁLISE DAS LANCHEIRAS DE PRÉ-ESCOLARES¹ BOEIRA,

ANÁLISE DAS LANCHEIRAS DE PRÉ-ESCOLARES¹ BOEIRA, ANÁLISE DAS LANCHEIRAS DE PRÉ-ESCOLARES¹ BOEIRA, Giana²; GÖRSKI, Bruna²; PAZ, Fabiane²; ORSOLIN, Giulianna²; ROSA, Izabel²; TONETTO, Priscila²; SACCOL, Ana Lúcia de Freitas² ¹ Trabalho desenvolvido durante

Leia mais

Seminário Obesidade Infantil Câmara dos Deputados 22 de outubro de 2013 Ekaterine Karageorgiadis Advogada

Seminário Obesidade Infantil Câmara dos Deputados 22 de outubro de 2013 Ekaterine Karageorgiadis Advogada A influência da comunicação mercadológica dirigida às crianças Seminário Obesidade Infantil Câmara dos Deputados 22 de outubro de 2013 Ekaterine Karageorgiadis Advogada Instituto Alana: quem somos Projeto

Leia mais

Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes

Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes Projeto Novos Talentos Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes Oficina: Comer bem, para viver melhor! Cristiane da Cunha Alves Tatiane Garcez Bianca Maria de Lima Danielle Costa INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

Leia mais

Avanços na Regulação da Publicidade Infantil

Avanços na Regulação da Publicidade Infantil Avanços na Regulação da Publicidade Infantil IV Fórum de Monitoramento do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil AGO/2014 O arsenal de publicidade

Leia mais

Compromisso da Mondelēz Brasil

Compromisso da Mondelēz Brasil Compromisso da Mondelēz Brasil Compromisso da empresa A Mondelēz adota, mundialmente, regras para dirigir a publicidade de seus produtos a crianças de forma responsável. De acordo com tais regras, a Mondelēz

Leia mais

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE MENINAS DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO Uyeda, Mari*

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE MENINAS DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO Uyeda, Mari* AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE MENINAS DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO Uyeda, Mari* Resumo: Vasconcellos, Jorge** As mudanças ocorridas em nosso pais, principalmente a crescente modernização e urbanização,

Leia mais

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA: INTRODUÇÃO DOS VEGETAIS NA REFEIÇÃO DAS CRIANÇAS

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA: INTRODUÇÃO DOS VEGETAIS NA REFEIÇÃO DAS CRIANÇAS EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA: INTRODUÇÃO DOS VEGETAIS NA REFEIÇÃO DAS CRIANÇAS Vanessa dos Santos Ortega Jéssica de Paula Francisco Laudicéia Soares Urbano INTRODUÇÃO As crianças estão entre as populações

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2010

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2010 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2010 Institui diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas de educação infantil, fundamental e de nível médio das redes pública e privada, em âmbito nacional.

Leia mais

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão.

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão. Nutrição na Infância e Adolescência A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento

Leia mais

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA PRÉ-ESCOLARES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM VIÇOSA-MG

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA PRÉ-ESCOLARES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM VIÇOSA-MG 369 EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA PRÉ-ESCOLARES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM VIÇOSA-MG Jacira Francisca Matias 2 Jaqueline Miranda Lopes 2, Eliene da Silva Martins Viana 3 Resumo: A formação dos hábitos

Leia mais

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE ESCOLARES E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO CONSUMO DE ALIMENTOS

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE ESCOLARES E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO CONSUMO DE ALIMENTOS AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE ESCOLARES E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO CONSUMO DE ALIMENTOS CARNEIRO, Alessandra Rosa de Araújo ARAÚJO, Ana Cristina Tomaz (UNITRI) anacrisnutricao@yahoo.com.br RESUMO: Introdução:

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade.

Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil. Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Desigualdades em saúde - Mortalidade infantil Ruth Rangel * Fernanda Azevedo * Palavras-chave: mortalidade infantil; qualidade de vida; desigualdade. Resumo A redução das desigualdades sociais tem sido

Leia mais

EXCESSO DE PESO E SUA ASSOCIAÇÃO COM A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ENTRE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MINAS GERAIS 1

EXCESSO DE PESO E SUA ASSOCIAÇÃO COM A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ENTRE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MINAS GERAIS 1 393 EXCESSO DE PESO E SUA ASSOCIAÇÃO COM A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ENTRE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MINAS GERAIS 1 Marceli Almeida Mendonça 1, Mônica de Paula Jorge 1, Simone Angélica Meneses Torres

Leia mais

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS DE 7 A 10 ANOS DE UM COLÉGIO DE APUCARANA-PR.

EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS DE 7 A 10 ANOS DE UM COLÉGIO DE APUCARANA-PR. EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS DE 7 A 10 ANOS DE UM COLÉGIO DE APUCARANA-PR. NUTRITION EDUCATION FOR CHILDREN 7 TO 10 YEARS OF A COLLEGE-APUCARANA PR. MARIN, T.; MORAES, A.C de Souza; FARIAS, D. A.

Leia mais

Autores: Cristina Somariva Leandro Jacson Schacht. SESI Serviço Social da Indústria Cidade: Concórdia Estado: Santa Catarina 27/10/2015

Autores: Cristina Somariva Leandro Jacson Schacht. SESI Serviço Social da Indústria Cidade: Concórdia Estado: Santa Catarina 27/10/2015 Autores: Cristina Somariva Leandro Jacson Schacht SESI Serviço Social da Indústria Cidade: Concórdia Estado: Santa Catarina 27/10/2015 REDUÇÃO DE PESO E CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL EM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA

Leia mais

VIGITEL 2014 Periodicidade Parceria: População monitorada 40.853 entrevistas

VIGITEL 2014 Periodicidade Parceria: População monitorada 40.853 entrevistas Ministério da Saúde Abril de 2014 VIGITEL 2014 Medir a prevalência de fatores de risco e proteção para doenças não transmissíveis na população brasileira Subsidiar ações de promoção da saúde e prevenção

Leia mais

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges Pesquisa Mercadológica Prof. Renato Resende Borges Definição de Pesquisa de Marketing É a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e o uso de informações

Leia mais

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS

DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS DOCUMENTO DE REFERÊNCIA PARA GUIAS DE BOAS PRÁTICAS NUTRICIONAIS 1. Introdução As Boas Práticas Nutricionais constituem-se um importante instrumento para a modificação progressiva da composição nutricional

Leia mais

Dicas para uma alimentação saudável

Dicas para uma alimentação saudável Dicas para uma alimentação saudável NECESSIDADE FISIOLÓGICA ATO DE COMER SOCIABILIZAÇÃO Comida Japonesa PRAZER CULTURAL Alimentação aliada à saúde Hábitos alimentares pouco saudáveis desde a infância,

Leia mais

O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de

O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de vida. A infância e adolescência são idades ideais para

Leia mais

Educação Alimentar e Nutricional no Espaço Escolar como Promotora de Vida Saudável

Educação Alimentar e Nutricional no Espaço Escolar como Promotora de Vida Saudável Educação Alimentar e Nutricional no Espaço Escolar como Promotora de Vida Saudável Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Deputados 16 de outubro de 2007, Brasília-DF UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Leia mais

COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE INDIVÍDUOS DIABÉTICOS DE FLORIANÓPOLIS - SC

COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE INDIVÍDUOS DIABÉTICOS DE FLORIANÓPOLIS - SC 20 a 22 de agosto de 2008 - Bento Gonçalves-RS COMPORTAMENTO ALIMENTAR DE INDIVÍDUOS DIABÉTICOS DE FLORIANÓPOLIS - SC Silvia Cristina Ferreira Iop 1,2, Evanilda Teixeira 2 e Rosires Deliza 3 1 Universidade

Leia mais

TESTE QUI - QUADRADO DE UMA AMOSTRA (também chamado TESTE DE ADERÊNCIA ou TESTE DE EFICIÊNCIA DE AJUSTE)

TESTE QUI - QUADRADO DE UMA AMOSTRA (também chamado TESTE DE ADERÊNCIA ou TESTE DE EFICIÊNCIA DE AJUSTE) TESTE QUI - QUADRADO DE UMA AMOSTRA (também chamado TESTE DE ADERÊNCIA ou TESTE DE EFICIÊNCIA DE AJUSTE) O Teste Qui-quadrado de uma amostra é utilizado em pesquisa de marketing para verificar se a distribuição

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE Mariane Alves Gomes da Silva Eliana Zandonade 1. INTRODUÇÃO Um aspecto fundamental de um levantamento

Leia mais

RESUMOS SIMPLES...156

RESUMOS SIMPLES...156 155 RESUMOS SIMPLES...156 156 RESUMOS SIMPLES CARNEIRO, NELSON HILÁRIO... 159 CARNEIRO, NELSON HILÁRIO... 157 CORTE, MARIANA ZANGIROLAME... 159 CORTE, MARIANA ZANGIROLAME... 157 GARCIA JUNIOR, JAIR RODRIGUES...

Leia mais

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006

Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 Saúde da mulher em idade fértil e de crianças com até 5 anos de idade dados da PNDS 2006 José Cechin Superintendente Executivo Francine Leite Carina Burri Martins Esse texto compara as morbidades referidas

Leia mais

CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DOS NEONATOS PREMATUROS NASCIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ H.U.O.P.

CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DOS NEONATOS PREMATUROS NASCIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ H.U.O.P. CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS DOS NEONATOS PREMATUROS NASCIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ H.U.O.P. Luana Muriel Casarolli 1 Aneline Maria Ruedell Juliana Montijo Pinto Rosa Déborah

Leia mais

TOUCH SCREEN: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PONTA DOS DEDINHOS Aluna: Ana Carolina da Silva Pereira Orientadora: Zena Winona Eisenberg

TOUCH SCREEN: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PONTA DOS DEDINHOS Aluna: Ana Carolina da Silva Pereira Orientadora: Zena Winona Eisenberg Departamento de Educação/PUC-Rio TOUCH SCREEN: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PONTA DOS DEDINHOS Aluna: Ana Carolina da Silva Pereira Orientadora: Zena Winona Eisenberg Introdução Quais são os impactos

Leia mais

Quantidade e qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira Amount and quality of food advertisement on Brazilian television

Quantidade e qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira Amount and quality of food advertisement on Brazilian television Rev Saúde Pública 2002;36(3):353-5 www.fsp.usp.br/rsp 353 Quantidade e qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira Amount and quality of food advertisement on Brazilian television

Leia mais

Utilização dos processos de RH em algumas empresas da cidade de Bambuí: um estudo multi-caso

Utilização dos processos de RH em algumas empresas da cidade de Bambuí: um estudo multi-caso III Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí II Jornada Científica 9 a 23 de Outubro de 200 Utilização dos processos de RH em algumas empresas da cidade de Bambuí: um estudo multi-caso Sablina

Leia mais

Primo Schincariol Indústria de Cerveja e Refrigerantes S.A.

Primo Schincariol Indústria de Cerveja e Refrigerantes S.A. São Paulo, 14 de maio 2013 À Primo Schincariol Indústria de Cerveja e Refrigerantes S.A. A/C Sr. Luiz Cláudio Taya de Araújo Diretor de Marketing Av. Primo Schincariol, 2300 Itu São Paulo 13312-900 Ref.:

Leia mais

4 Metodologia da Pesquisa

4 Metodologia da Pesquisa 79 4 Metodologia da Pesquisa Este capítulo se preocupa em retratar como se enquadra a pesquisa de campo e como foram desenvolvidas as entrevistas incluindo o universo pesquisado e a forma de analisá-las

Leia mais

Os programas de promoção da qualidade de vida buscam o desenvolvimento

Os programas de promoção da qualidade de vida buscam o desenvolvimento 9 Estilo de Vida Ativo: A Importância do Estímulo por parte dos Adultos Erika da Silva Maciel Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos - USP Os programas de promoção da qualidade de vida buscam o desenvolvimento

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES INTRODUÇÃO Bruna Barreto da Costa Cristina Faria de Souza Moreira Rafael Lima da Cruz Laudicéia Soares Urbano Embora a existência de creches

Leia mais

APOGOM. Compromissos da indústria alimentar sobre Alimentação, Actividade Física e Saúde

APOGOM. Compromissos da indústria alimentar sobre Alimentação, Actividade Física e Saúde APOGOM Compromissos da indústria alimentar sobre Alimentação, Actividade Física e Saúde É hoje amplamente reconhecido que o aumento significativo de certas doenças não transmissíveis (tais como as doenças

Leia mais

AÇÕES EDUCATIVAS COM UNIVERSITÁRIOS SOBRE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA

AÇÕES EDUCATIVAS COM UNIVERSITÁRIOS SOBRE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA AÇÕES EDUCATIVAS COM UNIVERSITÁRIOS SOBRE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA Reângela Cíntia Rodrigues de Oliveira Lima UFPI/cynthiast_89@hotmail.com Gislany da Rocha Brito - UFPI/gislanyrochasj@hotmail.com

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola

VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola VESTIBULAR: Uma escolha profissional que interliga a família e a escola Caroline Pilar 1 Simone Medianeira Franzin 2 Resumo: A escolha profissional dos alunos no final do Ensino Médio tem sido pensada

Leia mais

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA ÂNGELA MENDONÇA LIGA DE DIABETES A intervenção nutricional pode melhorar o controle glicêmico. Redução de 1.0 a 2.0% nos níveis de hemoglobina

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

5 Conclusão e Considerações Finais

5 Conclusão e Considerações Finais 5 Conclusão e Considerações Finais Neste capítulo são apresentadas a conclusão e as considerações finais do estudo, bem como, um breve resumo do que foi apresentado e discutido nos capítulos anteriores,

Leia mais

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ Saúde da Família. Brasília, 08 de Agosto de 2008

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ Saúde da Família. Brasília, 08 de Agosto de 2008 Oficina de Promoção da Alimentação Saudável para Agentes Comunitários de Saúde III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária/ Saúde da Família Brasília,

Leia mais

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados

5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados 5 Considerações finais 5.1. Reflexões sobre os resultados Ao longo da história o boca a boca sempre se mostrou como um meio eficaz de promoção de produtos e serviços, como advento da Internet esse poder

Leia mais

Trabalho elaborado por: 5/29/2007 USF Valongo. Enf. Anabela Queirós

Trabalho elaborado por: 5/29/2007 USF Valongo. Enf. Anabela Queirós Trabalho elaborado por: Enf. Anabela Queirós O que é a diabetes? Uma doença que dura toda vida Provocada pela ausência ou perda de eficácia da insulina; Provoca a subida de açúcar no sangue A diabetes

Leia mais

Nathallia Maria Cotta e Oliveira 1, Larissa Marques Bittencourt 1, Vânia Mayumi Nakajima 2

Nathallia Maria Cotta e Oliveira 1, Larissa Marques Bittencourt 1, Vânia Mayumi Nakajima 2 105 CARACTERIZAÇÃO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO SETOR DE NUTRIÇÃO DA UNICLÍNICA, DA FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE - UNIVIÇOSA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA, MG Nathallia Maria Cotta e

Leia mais

MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO

MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO MEDIDAS DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE CÁRIE EM ESCOLARES ADOLESCENTES DO CASTELO BRANCO DIAS, Larissa Nadine Silva 1 FARIAS, Luciana Lombardi Pedrosa de 2 LIMA, Maria Germana Galvão Correia 3 RESUMO A adolescência

Leia mais

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3.

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1 Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. 1 Trabalho de conclusão de curso de Administração da Unijuí 2 Aluno do Curso de Administração

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO COMERCIAL DE MARGARINA, HALVARINA E CREME VEGETAL: PARÂMETROS DA LEGISLAÇÃO

CARACTERIZAÇÃO COMERCIAL DE MARGARINA, HALVARINA E CREME VEGETAL: PARÂMETROS DA LEGISLAÇÃO 1 CARACTERIZAÇÃO COMERCIAL DE MARGARINA, HALVARINA E CREME VEGETAL: PARÂMETROS DA LEGISLAÇÃO Flávia Andriza Bedin Tognon 1 Marina Daros Massarollo 2 Franciele Ani Caovilla Follador 3 Ana Paula Vieira 4

Leia mais

INDICE ANTROPOMÉTRICO-NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE BAIXA RENDA INCLUSAS EM PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS

INDICE ANTROPOMÉTRICO-NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE BAIXA RENDA INCLUSAS EM PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS INDICE ANTROPOMÉTRICO-NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DE BAIXA RENDA INCLUSAS EM PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS Carla Andréa Metzner 1 Ana Paula Falcão 2 RESUMO No presente trabalho coletou-se dados referente ao Indicador

Leia mais

A desigualdade de renda parou de cair? (Parte I)

A desigualdade de renda parou de cair? (Parte I) www.brasil-economia-governo.org.br A desigualdade de renda parou de cair? (Parte I) Marcos Mendes 1 O governo tem comemorado, ano após ano, a redução da desigualdade de renda no país. O Índice de Gini,

Leia mais

Imagem de Tipos de Carnes do Ponto de Vista do Consumidor

Imagem de Tipos de Carnes do Ponto de Vista do Consumidor Imagem de Tipos de Carnes do Ponto de Vista do Consumidor O consumo de carne no Brasil vem apresentando crescimento em todos os segmentos: bovino, suíno e de frango. Dentre eles, o consumo de carne bovina

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1).

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA 1-INTRODUÇÃO (1) (1). TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SOCIAL DE INDIVÍDUOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS ASSISTIDOS PELA APAE DE VIÇOSA, MG. AUTORES: André

Leia mais

Avaliação das campanhas antitabagismo na mídia de massa

Avaliação das campanhas antitabagismo na mídia de massa Avaliação das campanhas antitabagismo na mídia de massa Marc Boulay, PhD Center for Communication Programs Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 2008 Johns Hopkins Bloomberg School of Public

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

PERFIL ALIMENTAR DE MENINAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO

PERFIL ALIMENTAR DE MENINAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO PERFIL ALIMENTAR DE MENINAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO Mari Uyeda Beatriz Conti RESUMO Muito tem se falado sobre a importância da educação nutricional em instituições de ensino para

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal?

Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL. O que é Marketing Multicanal? Curso Marketing Político Digital Por Leandro Rehem Módulo III MULTICANAL O que é Marketing Multicanal? Uma campanha MultiCanal integra email, SMS, torpedo de voz, sms, fax, chat online, formulários, por

Leia mais

COLABORADOR(ES): FÁBIO EDUARDO DIAS, MARCELO PRADA, VIVIAN ELENA BARBONI

COLABORADOR(ES): FÁBIO EDUARDO DIAS, MARCELO PRADA, VIVIAN ELENA BARBONI TÍTULO: EMBALAGEM - DELIVERY ESFIHA VARANDA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: COMUNICAÇÃO SOCIAL INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA AUTOR(ES): RENAN HENRIQUE

Leia mais

Curso de Capacitação em Bullying

Curso de Capacitação em Bullying Curso de Capacitação em Bullying Segundo pesquisa do Instituto Cidadania e da Fundação Perseu Abramo, a violência é o tema que mais preocupa os brasileiros entre 15 e 24 anos (55% do total), à frente de

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? COMO TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? O Ministério da Saúde está lançando a versão de bolso do Guia Alimentar para a População Brasileira, em formato de Dez Passos para uma Alimentação Saudável, com o objetivo

Leia mais

O resultado de uma boa causa. Apresentação de resultados da campanha pela Obesidade do programa Saúde mais Próxima

O resultado de uma boa causa. Apresentação de resultados da campanha pela Obesidade do programa Saúde mais Próxima O resultado de uma boa causa. Apresentação de resultados da campanha pela Obesidade do programa Saúde mais Próxima Saúde mais próxima. Por causa de quem mais precisa. Saúde mais Próxima é um programa da

Leia mais

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.

Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

HÁBITOS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES

HÁBITOS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 HÁBITOS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES Larissa Paula da Silva de Souza 1, Sara Leal de Lima 2, Angela Andréia França Gravena 3 RESUMO:

Leia mais

Proteger nosso. Futuro

Proteger nosso. Futuro Proteger nosso Futuro A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1943, tendo como objetivo unir a classe médica especializada em cardiologia para o planejamento

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NA INFÂNCIA INTRODUÇÃO Taciane Ávila Lazari Flavia Germinari Rodrigues Santos Solange da Silva Iurak Oliveira Laudicéia Soares Urbano A formação dos hábitos alimentares

Leia mais

Pesquisa. Consumo de Frutas e Hortaliças

Pesquisa. Consumo de Frutas e Hortaliças Pesquisa Consumo de Frutas e Hortaliças Pesquisa Quantitativa Consumo de Frutas e Hortaliças Elaborado por CONNECTION RESEARCH Maio 2011 2 Objetivos da pesquisa. Estudar os hábitos alimentares da população

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

Nutrição Infantil. Paula Veloso / Nutricionista

Nutrição Infantil. Paula Veloso / Nutricionista Nutrição Infantil Paula Veloso / Nutricionista Relação alimentação/saúde é para toda a vida! A mulher grávida preocupa-se com a alimentação. Relação alimentação/saúde é para toda a vida! Os pais preocupam-se

Leia mais

PROJETO. Denise de Oliveira Resende Gerente-Geral de Alimentos

PROJETO. Denise de Oliveira Resende Gerente-Geral de Alimentos PROJETO Comunicação de risco para população: rotulagem, suplementos alimentares e redução de nutrientes (sódio, açúcares e gorduras trans e saturadas) nos alimentos Denise de Oliveira Resende Gerente-Geral

Leia mais

Novas curvas de avaliação de crescimento infantil adotadas pelo MS

Novas curvas de avaliação de crescimento infantil adotadas pelo MS Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Novas curvas de avaliação de crescimento infantil adotadas pelo MS Em 2006 foi lançada pela Organização

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Educação especial: um novo olhar para a pessoa com deficiência

Educação especial: um novo olhar para a pessoa com deficiência Educação especial: um novo olhar para a pessoa com deficiência INOCÊNCIO, Sibelle Williane Dias dos Santos DAXENBERGER, Ana Cristina Silva Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Agrárias Departamento

Leia mais

A compra de TI e as redes sociais

A compra de TI e as redes sociais Solicitada por A compra de TI e as redes sociais Como as redes sociais transformaram o processo de compras B2B e as melhores práticas para adaptar as suas estratégias de marketing à nova realidade BRASIL

Leia mais

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE IDOSAS PARTICIPANTES DE GRUPOS DE ATIVIDADES FÍSICAS PARA A TERCEIRA IDADE Liziane da Silva de Vargas;

Leia mais

Renata de Araujo Ferreira Especialista - GGPRO/ANVISA GGPRO

Renata de Araujo Ferreira Especialista - GGPRO/ANVISA GGPRO Mesa Redonda 15 de outubro de 2009 Regulamentação da publicidade de alimentos Renata de Araujo Ferreira Especialista - /ANVISA Perfil da Publicidade de Alimentos no Brasil: Monteiro,R. A. 2009: - Analisou

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês

9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Cap. 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês 92 9 Como o aluno (pré)adolescente vê o livro didático de inglês Nesta parte do trabalho, analisarei alguns resultados da análise dos

Leia mais

OS 5 P S DO MARKETING NO SETOR HOTELEIRO NA CIDADE DE BAMBUÍ-MG

OS 5 P S DO MARKETING NO SETOR HOTELEIRO NA CIDADE DE BAMBUÍ-MG 1 OS 5 P S DO MARKETING NO SETOR HOTELEIRO NA CIDADE DE BAMBUÍ-MG Camila Alves Teles 1 Maria Solange dos Santos 2 Rodrigo Honório Silva 3 Romenique José Avelar 4 Myriam Angélica Dornelas 5 RESUMO O presente

Leia mais

PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS

PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS PRÊMIO AMAVI DE EDUCAÇÃO 2011: QUALIDADE EM GESTÃO E QUALIDADE NA PRÁTICA DA DOCÊNCIA. PROFESSORA: GILMARA NUSS PROJETO ANIMAIS Projeto elaborado para o 3º ano I e II JOSÉ BOITEUX AGOSTO/2011 ÍNDICE JUSTIFICATIVA...

Leia mais

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 18 a 22 de outubro, 2010 337 DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM

Leia mais

Campanha da Rede Asbran alerta este mês sobre consumo de açúcar

Campanha da Rede Asbran alerta este mês sobre consumo de açúcar Campanha da Rede Asbran alerta este mês sobre consumo de açúcar A Rede Asbran e Filiadas lança nesta sexta-feira, dia 31, mais uma ação da campanha nacional pela redução no consumo do sal e do açúcar,

Leia mais

Comunicado 08/2014 - ALIMENTAÇÃO NÃO DÁ CANCER

Comunicado 08/2014 - ALIMENTAÇÃO NÃO DÁ CANCER Comunicado 08/2014 - ALIMENTAÇÃO NÃO DÁ CANCER Prezados Franqueados, Segue material publicada provando que alimentação não causa câncer. Alimentação Vínculo entre dieta e câncer não é tão claro como se

Leia mais

Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO 3 Claudomilson F. BRAGA 4 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO 3 Claudomilson F. BRAGA 4 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO Estudo da proporção e o nível de conhecimento dos alunos de graduação do período vespertino do Campus II da UFG sobre o Programa Coleta Seletiva Solidária 1 Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO

Leia mais

1 Introdução 1.1. Contextualização

1 Introdução 1.1. Contextualização 1 Introdução 1.1. Contextualização O mercado de cartões no Brasil ainda está em fase de amadurecimento. A maior estabilização da economia brasileira com o plano real após 1994 permitiu uma explosão da

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS 2º ENSINO MÉDIO

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS 2º ENSINO MÉDIO LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS 2º ENSINO MÉDIO Leia a charge a seguir e responda as questões 01, 02 e 03 propostas. Disponível em: .

Leia mais

QFase REVISTA TJ 11. Tiago Elias Junior. Volume 02 julho/2014 Ano 1 Bebedouro SP. Redator chefe. Experiências. Bebe da Semana. Obesidade infantil

QFase REVISTA TJ 11. Tiago Elias Junior. Volume 02 julho/2014 Ano 1 Bebedouro SP. Redator chefe. Experiências. Bebe da Semana. Obesidade infantil Marca registrada Volume 02 julho/2014 no 1 Bebedouro SP QFase REVIST Obesidade infantil Por : Dr. Tiago Elias Diferença da criança gordinha da criança obesa Bebe da Semana O Bebê da semana do facebook

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

Sumário. (11) 3177-7700 www.systax.com.br

Sumário. (11) 3177-7700 www.systax.com.br Sumário Introdução... 3 Amostra... 4 Tamanho do cadastro de materiais... 5 NCM utilizadas... 6 Dúvidas quanto à classificação fiscal... 7 Como as empresas resolvem as dúvidas com os códigos de NCM... 8

Leia mais