ROTEIRO PASSO A PASSO COMO CRIAR E ALIMENTAR UM BLOG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ROTEIRO PASSO A PASSO COMO CRIAR E ALIMENTAR UM BLOG"

Transcrição

1 ROTEIRO PASSO A PASSO COMO CRIAR E ALIMENTAR UM BLOG Elaborado por Márcia Azevedo Professora Formadora / Multiplicadora NTE Municipal de Campinas

2 ÍNDICE Criando um blog... 3 Conhecendo as opções de configurações de seu blog... 4 Postagem... 4 Colocar link nas palavras... 5 Inserir imagem na postagem... 5 Inserir vídeo na postagem... 6 Editar postagem Editar páginas Comentários Configurações Básico Publicação Formatação Comentários Permissões Design Gadgets Lista de links Designer do modelo Como acessar o Blog Significado de siglas e termos Referências... 27

3 Criando um Blog Para criar um blog é necessário ter um do gmail. Se não tiver, abra seu navegador de Internet. Na [Barra de endereços], escreva: https://mail.google.com, clique em [Criar uma conta] e complete os dados que forem pedidos. Obs.: Talvez seja pedido um número de telefone celular para que a inscrição no gmail seja realizada. Se for pedido, será enviado um torpedo com um número de ativação. Abra seu navegador de Internet. Na [Barra de endereços], escreva: Coloque seu e senha do Google nos campos assinalados abaixo: Clique em [Criar um blog]. Abrirá uma sequência de janelas, onde será pedido para que sejam completados vários dados, como é mostrado a seguir: Primeira janela Passo 1: Dê um título para seu blog. Este título aparecerá como cabeçalho de seu blog. Escolha um título bem legal, que seja a cara de seu blog. Aqui pode escrever com letra maiúscula, minúscula, com espaços, etc. A formatação é por sua conta. Passo 2: Escolha um endereço para seu blog. Este é o endereço que as pessoas utilizarão para visitar o seu blog. Aqui tem que ser tudo em letra minúscula, sem espaço. Se quiser, pode utilizar traço [ - ]. Clique em [verificar disponibilidade] para verificar se não existe um blog com o endereço que você escolheu. Se o Blogger avisar que o endereço já existe, escolha outro. Se aparecer escrito [Este endereço de blog está disponível], passe para o passo 3. Passo 3: Verificação de palavras: Escreva a palavra que estará escrita em verde no campo abaixo dela. Após a escrita, clique [Continuar]. Segunda janela Passo 1: Escolha inicialmente um dos oito modelos para seu blog. Após se decidir, clique sobre a imagem. Clique em [Continuar]. Pronto. O seu blog já está criado. Clique em [Começar a usar o blog].

4 Abrirá uma janela com o local para postagem. Inicialmente, coloque um título para sua postagem e escreva um texto inicial para seu blog. Aqui, utilize a formatação correta de escrita. Ao terminar para ver como ficou, clique em [Visualizar]. Abrirá uma nova aba ou nova janela no seu navegador. Após a verificação se está tudo do jeito que você queria, clique no [X] no alto da aba ou janela para fechá-la. Voltando à postagem de seu blog, clique em [Publicar postagem], como mostra o modelo acima. Conhecendo as opções de configurações de seu blog: Existem várias abas: Postagem, Comentários, Configurações, Design, Gerar receita, e Estatísticas e em cada aba, várias sub abas. Vamos ver quais as opções que cada uma oferece. Postagem: Em [Nova postagem], abrirá a janela de postagem onde será escrito um texto, inserido um vídeo, uma imagem, etc. Entendendo a [Barra de Formatação] das postagens: - Fazer e refazer. Este comando é utilizado para voltar ou refazer o que havia sido escrito ou inserido. - Fonte. Aqui é onde a fonte que deseja utilizar em sua postagem é escolhida. Se já escreveu, não esqueça de selecionar o texto antes de alterar a fonte. Obs.: Para selecionar um texto, coloque o cursor antes da primeira letra da primeira palavra. Aperte o botão esquerdo do mouse, mantenha apertado e arraste até o final do texto que deseja que seja alterado. O texto ficará com uma faixa azul sobre ele, isto é, ficará selecionado. Agora clique sobre o ícone referente à alteração de fonte e faça a sua escolha. - Aqui é onde o tamanho que desejar para seu texto é escolhido. Novamente: Para fazer qualquer alteração no texto, este necessita estar selecionado.

5 Estes comandos são utilizados para formatação do texto. B Negrito I Itálico U Sublinhado ABC Tachado Neste comando, é escolhida a cor da fonte. - Aqui o comando é de realçar o texto. Exemplo: realçar - Este ícone dá a opção de colocar link em texto e imagem. Exemplo: é postado no blog um texto sobre o uso das tecnologias na escola. Na palavra tecnologias é colocado um link que leva a uma página na internet com um texto sobre o assunto. Como colocar o link na palavra: O primeiro passo é escrever um texto sobre o uso das tecnologias na escola em [Nova Postagem]. O segundo passo é encontrar na internet uma página com um texto sobre o assunto. O terceiro passo é copiar o endereço da página que quer linkar, localizado na [Barra de endereços] iniciado por www. Obs.: Para copiar o endereço, este deve estar selecionado. Clicar em [Editar / Copiar], ou clicar com o botão direito do mouse sobre o endereço selecionado e clicar copiar]. O quarto passo é selecionar a palavra que deseja linkar. O quinto passo é clicar sobre a palavra LINK mostrado na imagem acima. Abrirá uma janela. O sexto passo é clicar onde é mostrado pela imagem abaixo e colar o endereço copiado. Obs.: Para colar o endereço, clique em [Editar / Colar], ou clicar com o botão direito do mouse sobre o endereço selecionado e clicar colar]. Para concluir, clique OK. - Este link dá a opção de inserir uma imagem em sua postagem. Inserindo uma imagem na postagem: Existem duas formas de inserir uma imagem na postagem. A primeira é utilizar uma imagem que está no computador, no pendrive, no CD ou DVD. Clique sobre o ícone de inserir imagem. Abrirá a janela abaixo:

6 Clique em [Selecionar arquivo], como mostra a figura acima. Localize a figura em seu computador ou em mídia removível (CD, DVD ou pendrive). Aguarde até a imagem aparecer. Clique OK. Obs.: Não esqueça de colocar um título para sua publicação. Se desejar, pode escrever em sua postagem juntamente com a imagem. A segunda é utilizar uma imagem que está na Internet. Escolha a imagem que deseja inserir em sua postagem. Obs.: Escolhendo uma imagem na Internet; Entre no [Portal de busca] Google pelo endereço: No alto da janela, clique em [Imagens]. Escreva o nome da imagem que deseja pesquisar. Seja o mais específico possível. Escolha a imagem que mais lhe agrada e clique sobre ela. Clique em [Imagem em tamanho original], no lado direito da tela. Copie o endereço da imagem, localizado na [Barra de endereços]. Clique sobre o ícone de inserir imagem. Abrirá a janela mostrada a seguir. Clique em [Endereço da web]. Cole o endereço da imagem no campo mostrado na imagem acima. Aguarde até aparecer a imagem e clique OK. Na janela da postagem, aparecerá na parte de baixo da imagem uma tira. Escolha nela o tamanho e o alinhamento da imagem. Obs.: Não esqueça de colocar um título para sua publicação.

7 Se desejar, pode escrever em sua postagem juntamente com a imagem. - Este link dá a opção de inserir um vídeo em sua postagem. Existem duas formas de inserir um vídeo em sua postagem. Utilizando este ícone, estará inserindo um vídeo armazenado em seu computador. Clicando sobre o ícone, abrirá uma janela: Clique em [Selecionar arquivo] como mostra o modelo. Localize o vídeo em seu computador. Clique em [Fazer Upload]. Aguarde até que o upload seja completado. Quando terminar, clique [Publicar postagem]. Obs.: Não esqueça de colocar um título para sua publicação. Se desejar, pode escrever em sua postagem juntamente com o vídeo. Outra forma de inserir um vídeo em sua postagem, é utilizando a URL diretamente da Internet. Para isto, escolha um vídeo de seu interesse no youtube, no endereço: Escreva o tem desejado para a busca e clique em [Pesquisar] no campo assinalado na imagem:

8 Logo abaixo do vídeo, clique em [Incorporar]. Aparecerá um endereço grande, já selecionado. Clique sobre ele com o botão direito do mouse e clique [Copiar].

9 Nesta janela, poderá escolher também o tamanho que o vídeo aparecerá em seu blog e a cor de seu contorno. Como sugestão, mantenha o tamanho 480 X 385. Em [Nova postagem], clique no local de escrever o texto para que o cursor apareça. Clique com o botão direito do mouse e clique [Colar]. Aparecerá o código em HTML do vídeo. Clique [Publicar postagem]. Obs.: Às vezes, após esta ação no lugar do vídeo, aparece somente o código em HTML. Para que isto não apareça, é necessário alterar a configuração do blog de [Editor atualizado] para [Editor antigo]. Para fazer esta alteração, clique na aba [Configurações].

10 Na aba [Básico], desça até o final da página. Em [Configurações globais], clique em [Editor antigo]. Após esta ação, clique em [Salvar configurações]. Com esta alteração a [Barra de ferramentas] de [postagem] será alterada e ficará assim: Continuaremos mostrando os comandos da [Barra de ferramentas] de [Postagem] na versão atualizada. Depois retornaremos à [Barra de ferramentas] apresentada acima. - Este é o ícone da ferramenta Jump break. Sua função é resumir as postagens mostrando apenas uma parte do post. Este recurso é interessante para postagens longas, deixando a mostra somente uma parte, não carregando demais a primeira página de seu blog. - Neste ícone o alinhamento do texto pode ser escolhido. Clique sobre a setinha ao lado do ícone na [Barra de ferramentas] para que as outras opções sejam mostradas. Antes de escolher a opção do alinhamento de seu texto, não se esqueça de selecioná-lo. - Clicando sobre este ícone, será criada a opção de lista numerada. - Aqui será criada a opção de lista com marcadores. - Esta ferramenta serve para criar o parágrafo para citações. Se em uma postagem, for feita a citação da fala de alguém, é só clicar neste ícone para que o parágrafo torne-se diferenciado. - Esta ferramenta retira toda a formatação do texto. - Verificação ortográfica. Diferença entre as [Barras de ferramentas] da Postagem no editor atualizado e editor antigo: Os comandos são basicamente os mesmos, mudando somente a carinha do ícone. As maiores diferenças estão nos ícones de inserir link, imagem e vídeo. Ao colocar o cursor sobre o ícone sem clicar, aparecerá escrito qual a função da ferramenta por ele representado.

11 Editor antigo - inserindo link: Para inserir um link, primeiro escreva o texto. Selecione a palavra que deseja linkar. Clicar sobre o ícone. Abrirá a janela abaixo: Copie o link no local mostrado na figura acima. Clique OK. Obs.: Veja os passos de como criar um link no texto referente ao assunto. Editor antigo, inserindo imagem: Ao clicar sobre o ícone, abrirá a janela abaixo: Clique em [Selecionar arquivo]. Localize a imagem dentro do computador. Escolha em [Layout] em qual alinhamento deseja que a imagem seja inserida. Escolha o tamanho da imagem. (Sugestão: utilize sempre tamanho pequeno ou médio) Clique em [Fazer upload da imagem]. Depois que a imagem aparecer na postagem, clique [Publicar postagem]. Obs.: Se a imagem estiver online, copie o endereço da imagem como explicado anteriormente e cole em [URL] mostrado na figura acima e clique em [Fazer upload da imagem]. Editor antigo - inserindo vídeo que está no computador (vídeo feito através da máquina fotográfica, do celular, filmadora, etc): Ao clicar sobre o ícone, abrirá a janela abaixo:

12 Clique em [Selecionar arquivo] e localize o vídeo dentro do computador. Escreva um título para sua publicação com o vídeo em [Título do vídeo]. Clique em [Concordo com os termos e condições de upload]. Clique [Fazer upload de vídeo]. Aguarde até que o vídeo seja inserido em sua postagem. Depois que o vídeo aparecer na postagem, clique [Publicar postagem]. Postagem Editar postagem É possível editar as postagens feitas, isto é, se depois de feita a postagem quiser apagá-la ou realizar alguma modificação no texto ou em qualquer opção inserida na postagem, clique em [Editar postagem]. Nesta aba, pode-se realizar alguns comandos: Editar Clicando sobre [Editar], abrirá uma janela onde está sua postagem, para que possa ser alterada. Visualizar Sua postagem será visualizada. Excluir Esta opção exclui sua postagem por inteiro. Ao clicar sobre ela, abrirá uma janela perguntando se é isto mesmo que deseja fazer. Clique em [Excluir], se esta for sua opção. Postagem Editar página

13 Este comando dá a opção de criar várias páginas dentro de seu blog, criando abas como as apresentadas acima. A vantagem das páginas é poder separar os assuntos de postagem. Exemplo: Criar uma página de postagem de vídeos, outra de links interessantes, etc. Para criar páginas em seu blog, clique [Postagem / Editar páginas / Nova página], como mostra o modelo acima. Clicando em [Nova página], abrirá uma janela, igual a janela de [Nova postagem]. Em [Título da página], escreva o nome que aparecerá na aba referente a página criada. No corpo do texto, será a primeira postagem da nova página. A configuração da postagem já foi apresentada neste manual. Após criar a nova página, seu blog ficará assim: Aba da página inicial Nova página criada Comentários: Os comentários feitos em todas as postagens estarão disponíveis nesta aba. Aqui você pode ver todos os comentários ao mesmo tempo, encaminhá-lo como span, excluir ou remover o conteúdo. Se desejar fazer alguma alteração nos comentários recebidos em suas postagens, clique no quadradinho antes do comentário e na opção que desejar, como mostra o modelo abaixo: Configurações: Aqui são encontradas várias opções de configurações de seu blog. Na aba [Básico], existem várias opções de ajuste de seu blog. Leia com atenção e complete

14 de acordo com seu interesse. Como mostra a figura abaixo, em [Ferramentas do blog], é possível importar ou exportar postagens de outro blog de sua autoria. Pode também excluir o blog atual, se assim o desejar. Em [Título], aparecerá o título do blog que foi criado na sua elaboração. Se quiser alterá-lo, é só apagar o que estiver escrito e escrever outro. Em [Descrição], é o local onde se desejar, pode escrever sobre seu blog, informando o objetivo, a que se destina, etc. Não se esqueça de que ao fazer qualquer alteração, clicar em [Salvar configurações] no final da página. Na aba [Publicação], o endereço que é divulgado para a visitação do seu blog pode ser alterado. Se desejar fazer a alteração do nome de seu blog, siga os três passos a seguir, como mostra a figura abaixo: escreva o novo endereço em [Endereço do blog Spot] Copie a palavra que está escrita em [Verificação de palavras] Clique em [Salvar configurações].

15 1 2 3 Obs.: Se o novo endereço já existir, será apresentado um aviso. Neste caso escolha outro endereço, ou retorne ao endereço original. Na aba [Formatação], é interessante alterar somente as informações sobre o [Fuso horário] (escolher GTM-03:00 São Paulo). Se achar necessário, altere os formatos de hora e data. Não se esqueça de clicar em [Salvar configurações] no final da página. Na aba [Comentários], leia todas as opções e altere a que achar mais conveniente. Aqui não é necessário fazer nenhuma alteração. Como sugestão, coloque seu no campo mostrado pelo modelo abaixo. Assim, cada vez que um comentário for feito em alguma postagem, receberá um comunicando.

16 Não faça nenhuma alteração nas abas [Arquivamento / Site Feed / e celular / Open Id]. Permissões: O blog foi criado por você e só você pode postar, fazer alterações. Na aba [Permissões], outra(s) pessoa(s) pode(m) administrar o blog junto com você. Clique em [Adicionar autores]. Digite o(s) (s) da(s) pessoa(s) autorizada(s) e clique [Convidar]. Para deixar seu blog público (qualquer pessoa que navegue pela Internet possa visitá-lo) ou privado (podem visitar seu blog somente as pessoas que você convidar ou somente os autores do blog), escolha a opção desejada, clicando de acordo com o modelo acima. Design: Em [Design], são feitas as alterações no visual do blog [Design do modelo] e nas [Gadgets] que podem ser introduzidas. Gadget pode ser definido como pequeno módulo, ferramenta ou serviço que pode ser agregado a um ambiente maior (WIKIPEDIA, 2010). Através do Gadget, você pode colocar no seu blog relógios, calendários, enquetes, slides, contador de páginas, etc. Os gadgets são oferecidos gratuitamente com vários tipos e modelos e são introduzidos através de um código copiado de uma página da Internet.

17 Para inserir e organizar os gadgets, clique na aba [Design / Elementos da página]. Abrirá a janela: Escolha um local onde deseja inserir um gadget e clique em [Adicionar um Gadget]. Abrirá uma janela com 23 opções de gadgets para serem inseridos. Exemplo 2 Exemplo 1

18 Exemplo 1: Ao escolher inserir um texto que pode ser de boas vindas ao seu blog, ou um explicativo sobre seu blog, clique no item assinalado acima. Abrirá a janela abaixo: Em [Título], escreva um título para seu gadget. Em [Comentário], escreva o texto com os dados que desejar sobre seu blog. Ao terminar, clique em [Salvar]. Para visualizar como ficou seu gadget, clique em [Visualizar] no alto da página na aba [Design / Elementos da página]. Exemplo 2: Para inserir um gadget da Internet, clique em [HTML / JavaScript]. Como

19 exemplo será inserido um calendário com relógio. 1º passo: clique no item assinalado no modelo acima marcado como exemplo 2. Abrirá a janela abaixo: 2º passo: Escolha um modelo de relógio através de sites específicos. Para buscar estes sites, entre no Google (http://www.google.com.br) e escreva na [Barra de pesquisa] relógio para blog. Surgirão vários sites com inúmeros modelos de relógios para blog. Uma outra sugestão, são os gadgets do Google, encontrados Entrando no endereço acima, terá a página como mostra o modelo: 3º passo: Clique em [Ferramentas], como mostra na imagem acima. Abrirá a janela: no endereço:

20 Clique sobre o relógio com calendário, marcado na imagem acima. 4º passo: Abrirá a janela: Clique em [Adicionar à sua página da web]. Abrirá a janela:

21 Aqui, configure seu relógio escolhendo o título, a borda, cor de fundo, início da semana, idioma. Ao terminar, se quiser ver como ficou, clique em [Visualizar alterações]. 5º passo: Clique em [Obter código].

22 Abrirá assim: Selecione e copie o código mostrado na imagem acima. 6º passo: Volte para a janela de gadgets de seu blog. Cole o código. Se desejar coloque um título. Aqui não é necessário. Clique em [Salvar]. Clique em [Visualizar blog] para ver como ficou. Obs.: Se quiser excluir o gadget inserido, entre na aba [Design / Elementos da página].

23 Clique sobre o gadget inserido. Clique em [Excluir] na janela que abrirá. Confirme a exclusão. Siga os mesmos passos para inserir novos gadgets. Outra opção de alimentar seu blog é criar uma lista de links interessantes que deseja divulgar em seu blog. Para criá-la, clique em [Editar] em Lista de links. Abrirá a janela: Coloque um título para sua lista de links. Clique em [Classificar] e escolha a opção que desejar. Em [Novo URL do site], copie o endereço do site que deseja divulgar em seu blog. Exemplo: Em [Novo nome do site], escreva um nome sobre o que representa o site que quer divulgar. Exemplo: Portal de Campinas.

24 Se desejar colocar mais links, clique em [Adicionar link]. Ao terminar, clique [Salvar]. Designer do modelo: Este comando dá a oportunidade de mudar todo o visual do blog. Clique na aba [Design / Designer do modelo]. Abrirá uma janela com o layout escolhido quando o blog foi montado. Terá seis modelos de fundos e algumas opções de cores. Clique sobre [Plano de fundo] como mostra o modelo acima. Clique em [Imagem de plano de fundo] para obter mais opções de fundos para seu blog. Abrirá a janela: Navegue pelas opções no canto esquerdo da janela. Para cada opção, abrirão vários modelos. Para visualizar como o blog ficará com cada modelo, clique sobre ele e clique em [Concluído]. Se desejar, escolha outro fundo até achar um que goste. Clique em [Layout], no lado esquerdo da janela.

25 Neste comando, poderá escolher o local onde ficarão as postagens, os gadgets. Clique em [Avançado], no lado esquerdo da janela. Neste comando, poderá escolher o cor e a fonte de cada parte de seu blog. Após terminar de realizar todas as alterações em seu blog, clique em [Aplicar ao blog], localizado no canto superior direito da janela e depois em [Voltar para o Blogger]. Se quiser ver como ficou, clique em [Visualizar blog]. Não há necessidade de realizar alterações nas abas [Gerar receita e estatísticas]. Agora seu blog já está configurado e com gadgets. Para acessar seu blog novamente, abra seu navegador de Internet. Na [Barra de endereços], escreva Escreva seu do Google e sua senha.

26 Abrirá a janela com seu(s) blog(s): Escolha o blog que deseja postar, clique em [Nova postagem] ou no comando que quiser realizar. Agora é só alimentar seu blog e deixá-lo bem bonito. Significado de siglas e termos: Design É a cara do blog, com sua formatação, estilo, cores, etc. Download - O processo de captura de informações pela cópia de arquivos localizados em computadores distantes por seu próprio computador local através da Internet. Gadget - Pequeno módulo, ferramenta ou serviço que pode ser agregado a um ambiente maior HTML Hiper Text Markup Linguage (Linguagem de Marcação de Hipertexto). Java Script Pequeno programa que roda dentro dos navegadores, executado na própria máquina do usuário que permite a interação ao se visitar uma página. Esta linguagem de programa é necessário para que as páginas sejam mais interativas. Layout Visual de uma página. Link / Linkar É um objeto, sendo um texto ou uma figura, capaz de tranferir o usuário para outro documento ou página atravéz de um clique. Significa ligação. Navegador Programa que permite visualizar as páginas da Internet. Exemplo: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, etc. Postagem / post Ato de inserir um texto em uma página. Aqui seria ato de inserir informações no blog.

27 Spam Arquivo com mensagem não solicitado enviado para muitos ao mesmo tempo. Pode ser enviado também para blogs, twitter e outros meios de postagem. Upload O inverso de download, isto é, enviar arquivo, imagem, de um computador para outro através da Internet. URL Unikue Resource Locator (Endereço localizador único). Endereço de Internet. Ex: WEB World Wide Web (Teia de alcance mundial). É a parte da Internet onde é realizada a navegação. Youtube Portal de armazenamento de vídeos. Referências: DB DICAS BLOGGER. Jump Break o hack Leia mais do Blogger. Publicado em 10 de setembro de Disponível em: leia-mais-do-blogger.html Glossário de Internet:

Verifique se o Plugin do Flash Player está instalado no seu computador para a navegação adequada no portal.

Verifique se o Plugin do Flash Player está instalado no seu computador para a navegação adequada no portal. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Introdução Esse tutorial mostrará as funções básicas da ferramenta de Blog do Portal Educacional Clickideia. Ele foi elaborado pensando em diferentes níveis de usuários

Leia mais

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo.

Como criar um blog. Será aberta uma janela onde você deverá especificar o título do blog, o endereço do blog, e o modelo. Como criar um blog Criando o blog Vá em www.blogger.com. Entre com sua conta google (a mesma que você usa para acessar o gmail). Escolha um perfil. Na página seguinte, clique no botão novo blog. Será aberta

Leia mais

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor.

BLOG ESCOLAS. Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. 1 CONHECENDO A PÁGINA PRINCIPAL Após acessar o seu respectivo blog, você será direcionado a tela a seguir. Vamos conhecê-la um pouco melhor. PAGINAS- Mostras as paginas do blog LOCALIZADOR área de busca

Leia mais

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis.

Capítulo 1. Guia de Início Rápido. Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. Capítulo 1 Guia de Início Rápido Você vai aprender a programar a sua primeira reunião em 5 passos fáceis. PRIMEIRO PASSO: Entrando no ClaireMeeting Use o seu navegador e acesse: http://www.clairemeeting4.com.br

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância

Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Curso Online A Escola no Combate ao Trabalho Infantil Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Curso A Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), Este tutorial pretende

Leia mais

Tutorial para criação de blog

Tutorial para criação de blog Tutorial para criação de blog Profª Msc. Patricia da Silva Neubert Acesse www.blogspot.com.br. Na barra superior clique em Criar em Criar blog, preencha o cadastro e faça login. Repare, que abrirá uma

Leia mais

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância

Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Página1 Apresentação Projeto ECA na Escola - Plataforma de Educação à Distância Olá Participante do Projeto ECA na Escola, Este tutorial pretende auxiliá-lo na navegação na Plataforma de Educação à Distância

Leia mais

Manual do Instar Mail v2.0

Manual do Instar Mail v2.0 Manual do Instar Mail v2.0 Sumário Conteúdo Menu Principal... 2 Menu Cliente... 3 Pagina Categorias do Instar-Mail... 4 Importação... 4 Campanhas... 8 Cadastramento de campanhas do Instar-Mail... 9 Ações

Leia mais

GUIA DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

GUIA DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM GUIA DE ACESSO E NAVEGAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM BOAS VINDAS! Prezado (a) aluno (a), seja bem vindo (a) aos cursos na modalidade a distância. É com muita satisfação que o (a) recebemos neste

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Núcleo de Tecnologia da Informação Gerenciamento do Conteúdo de Sítios Institucionais Versão 1.4 Atualizado em: 8/10/2015 Sumário Sumário................................................

Leia mais

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia

Wordpress - Designtec. Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia Wordpress - Designtec Manual básico de gerenciamento Práticas de Geografia 1 Índice Acessando o painel administrativo... 3 Gerenciamento de edições... 3 Gerenciamento de artigos... 3 Publicando mídias...

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 6.2.1.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado.

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

Início Rápido para Fotos e Histórias do FamilySearch

Início Rápido para Fotos e Histórias do FamilySearch Início Rápido para Fotos e Histórias do FamilySearch Você pode adicionar fotos e histórias da família aos registros dos seus antepassados na Árvore Familiar. Com o novo recurso Adicionar Fotos e Histórias,

Leia mais

Portal do Projeto Tempo de Ser

Portal do Projeto Tempo de Ser Sumário Portal do Projeto Tempo de Ser O que é um Wiki?...2 Documentos...2 Localizando documentos...3 Links...3 Criando um Documento...4 Criando um link...4 Editando um Documento...5 Sintaxe Básica...5

Leia mais

Manual do Usuário Publicador

Manual do Usuário Publicador Manual do Usuário Publicador Portal STN SERPRO Superintendência de Desenvolvimento SUPDE Setor de Desenvolvimento de Sítios e Portais DEDS2 Versão 1.1 Fevereiro 2014 Sumário Sobre o Manual... 3 Objetivo...

Leia mais

Aliás Comunicação Tutorial WordPress. Belo Horizonte, Setembro de 2012.

Aliás Comunicação Tutorial WordPress. Belo Horizonte, Setembro de 2012. Aliás Comunicação Tutorial WordPress Belo Horizonte, Setembro de 2012. Apresentação Para o melhor entendimento de como funciona o administrador de conteúdo da plataforma do site, a Aliás Comunicação desenvolveu

Leia mais

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle

Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador. Manual do ambiente Moodle Curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador Manual do ambiente Moodle CURSO DE INTRODUÇÃO AO MOODLE 1. Introdução Estamos começando nossa viagem e nossa primeira parada é na unidade denominada Curso

Leia mais

Como Fazer seu Blog no Blogger

Como Fazer seu Blog no Blogger ... a escola precisa mudar, não só de conteúdos, mas aceitando novos elementos que possibilitem a integração do estudante no mundo que o circunda. (PCNEM p. 186) Como Fazer seu Blog no Blogger Tutorial

Leia mais

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula :

Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula : Como Criar uma Aula? Para criar uma sugestão de aula é necessário que você já tenha se cadastrado no Portal do Professor. Para se cadastrar clique em Inscreva-se, localizado na primeira página do Portal.

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Índice. Índice... 1. Apresentando o Nextsite... 3. Recursos... 4. Recursos Opcionais... 6. Componentes externos... 7. Gerenciando sua conta...

Índice. Índice... 1. Apresentando o Nextsite... 3. Recursos... 4. Recursos Opcionais... 6. Componentes externos... 7. Gerenciando sua conta... Índice Índice... 1 Apresentando o Nextsite... 3 Recursos... 4 Recursos Opcionais... 6 Componentes externos... 7 Gerenciando sua conta... 8 Visualização Geral... 9 Central de mensagens... 12 Minha conta...

Leia mais

Caro Aluno, Internet Explorer (Clique Aqui) Google Chrome (Clique Aqui) Firefox (Clique Aqui)

Caro Aluno, Internet Explorer (Clique Aqui) Google Chrome (Clique Aqui) Firefox (Clique Aqui) Caro Aluno, A fim de auxiliá-lo na eliminação de possíveis Malwares instalados no computador, desenvolvemos o tutorial abaixo para auxiliá-lo. Procure seguir cada passo conforme o indicado, a fim de conquistar

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012

APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 APOSTILA DE INFORMÁTICA MICROSOFT WORD 2012 Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri SUMÁRIO 1. MICROSOFT WORD 2010.... 3 1.1 INICIANDO O WORD 2010.... 3 2. Pagina Inicial.... 6 2.1 Aba arquivo...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE JORNALISMO TUTORIAL www.blogger.com Autor: Calvin da Silva Cousin Orientação: Profª Drª Sílvia Porto Meirelles Leite SUMÁRIO 1. O

Leia mais

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

MOODLE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Carmen Mathias Agosto - 2009 I. CADASTRO 1. Acessar o site de treinamento (teste): http://moodle_course.unifra.br/ 2. Faça o login, clicando em acesso no lado direito superior da tela: 3. Coloque seu nome

Leia mais

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Prezados Professores, a atualização do ambiente Moodle da versão 2.5 para a versão 2.7 gerou algumas mudanças na interface visual do Moodle.

Leia mais

GUIA PARA REALIZAÇÃO DE BACKUP DE CERTIFICADO DIGITAL

GUIA PARA REALIZAÇÃO DE BACKUP DE CERTIFICADO DIGITAL GUIA PARA REALIZAÇÃO DE BACKUP DE CERTIFICADO DIGITAL A1 Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Mozilla Firefox... Erro! Indicador não definido. 2. Acessando o sistema... Erro! Indicador não definido. 3.

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Manual do Usuário Janeiro de 2016

Manual do Usuário Janeiro de 2016 Manual do Usuário Janeiro de 2016 SOBRE CMX CMX é uma interface que dá acesso aos estudantes a milhares de atividades, exercícios e recursos todos posicionados com os padrões e conceitos curriculares.

Leia mais

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR

PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR PASSO A PASSO PARA CADASTRAR OFERTAS, PRODUTOS E SERVIÇOS WWW.WEBLUG.COM.BR.COM.BR 1) Acesse na página principal, ANUNCIAR. 2) Preencha todos os campo 3) Escolha o plano de veiculação 4) Digite o nome

Leia mais

Pró-Reitoria de Educação a Distância. Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos

Pró-Reitoria de Educação a Distância. Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos Pró-Reitoria de Educação a Distância Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem para alunos Como acessar o ambiente 1. Entre no Ambiente Virtual de Aprendizagem localizado na página principal do Portal

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Manual de Publicação Wordpress

Manual de Publicação Wordpress Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Manual de Publicação Wordpress Núcleo de Tecnologia da Informação - UFMS Maurílio Mussi Montanha 2014 Sumário 1 Introdução... 3 2 ACESSO À INTERFACE

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia

LGTi Tecnologia. Manual - Outlook Web App. Soluções Inteligentes. Siner Engenharia LGTi Tecnologia Soluções Inteligentes Manual - Outlook Web App Siner Engenharia Sumário Acessando o Outlook Web App (Webmail)... 3 Email no Outlook Web App... 5 Criar uma nova mensagem... 6 Trabalhando

Leia mais

ÍNDICE. www.plugweb.com.br

ÍNDICE. www.plugweb.com.br ÍNDICE Prefácio...2 Sobre Este Manual... 2 A Quem Se Destina Este Manual... 3 A Organização Deste Manual... 3 Convenções de documentação... 4 Convenções Tipográficas...4 Dúvidas...4 Sobre o Site Fácil...4

Leia mais

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br

PESQUISAS NA WEB. 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br PESQUISAS NA WEB 1. Para pesquisas na Internet www.google.com.br www.yahoo.com.br www.altavista.com.br No Laboratório do Paraná Digital o Google está configurado no sistema como buscador padrão. Para acessá-lo,

Leia mais

Onde e como publicar apresentações de slides?

Onde e como publicar apresentações de slides? Onde e como publicar apresentações de slides? Como incorporá-las em seu blog? Faça uma apresentação e depois vá até o endereço: http://www.slideshare.net O SlideShare é um serviço que permite partilharmos

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema GLPI

Manual de Utilização do Sistema GLPI Manual de Utilização do Sistema GLPI 1 Introdução Prezado servidor, o GLPI é um sistema de Service Desk composto por um conjunto de serviços para a administração de inventário de equipamentos de informática,

Leia mais

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.

1. ACESSO AO SISTEMA. LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com. Manual de uso 1. ACESSO AO SISTEMA LOGIN E SENHA Para ter acesso ao painel administrativo de seu site, acesse o link: http://atualiza.urldosite.com.br Após acessar o link acima, favor digitar seu LOGIN

Leia mais

6. Enumere de acordo com a primeira: A. Minimizar diminui o aplicativo, deixando-o na Barra de Tarefas.

6. Enumere de acordo com a primeira: A. Minimizar diminui o aplicativo, deixando-o na Barra de Tarefas. LINUX EDUCACIONAL -Assinale a alternativa correta. 1. Para criar uma pasta devemos: Clicar no menu Exibir-Modo de Exibição Clicar com o botão direito onde gostaríamos de criá-la e em seguida Criar Novo

Leia mais

Páginas... 31 Pasta / Menu... 33 Coleção... 34 Como tornar uma página o conteúdo principal de um menu ou pasta... 37 IV. Produtos adicionais...

Páginas... 31 Pasta / Menu... 33 Coleção... 34 Como tornar uma página o conteúdo principal de um menu ou pasta... 37 IV. Produtos adicionais... Índice I. Introdução... 4 Puxa que bom, mas o que é um CMS?... 5 O Plone... 6 Usabilidade... 6 Acessibilidade... 6 Padrões... 6 Segurança... 6 Open Source... 6 Sobre este manual... 7 Requisitos... 7 Importante...

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0

Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 Manual do Usuário CMS WordPress Versão atual: 3.0 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, em março de 2008, uma equipe para atender à demanda de criação de novos

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO E-MAIL 12-2008 EQUIPA TIC OPÇÕES DE ACESSO Passo 1 Abrir o browser (Internet Explorer, Firefox ou outro) e escrever na barra de endereços mail.esmcastilho.pt ou email.esmcastilho.pt.

Leia mais

Manual do Usuário PORTAL CNI CMS PUBLICA

Manual do Usuário PORTAL CNI CMS PUBLICA Manual do Usuário PORTAL CNI CMS PUBLICA SUMÁRIO 1. CONCEITOS INICIAIS...04 1.1 O que é um CMS?...04 1.2 Especificidades do Publica...04 1.3 O que é uma template?...04 1.4 O que são Páginas...04 1.5 O

Leia mais

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7

Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Tutorial para Professores com as alterações do Ambiente Moodle 2.7 Prezados Professores, a atualização do ambiente Moodle da versão 2.5 para a versão 2.7 gerou algumas mudanças na interface visual do Moodle.

Leia mais

C-se Mail - Workr. Página Inicial. Insira seu usuário (e-mail) cadastrado no ato da liberação de acesso e sua senha (criada a partir de uma

C-se Mail - Workr. Página Inicial. Insira seu usuário (e-mail) cadastrado no ato da liberação de acesso e sua senha (criada a partir de uma C-se Mail - Workr Página Inicial Insira seu usuário (e-mail) cadastrado no ato da liberação de acesso e sua senha (criada a partir de uma mensagem automática recebida em seu próprio e-mail) Apresentação

Leia mais

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz

Como criar e editar Blogs. Manual Básico do. Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz Como criar e editar Blogs Manual Básico do Mario Roberto Barro Jerino Queiroz Ferreira Profª Drª Salete Linhares Queiroz São Carlos Setembro / 2008 Sumário Introdução...3 Criando um Blog no Edublogs...4

Leia mais

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa

FEMA Fundação Educacional Machado de Assis INFORMÁTICA Técnico em Segurança do Trabalho P OW ERPOI NT. Escola Técnica Machado de Assis Imprensa P OW ERPOI NT 1 INTRODUÇÃO... 3 1. Iniciando o PowerPoint... 3 2. Assistente de AutoConteúdo... 4 3. Modelo... 5 4. Iniciar uma apresentação em branco... 6 5. Modo de Exibição... 6 6. Slide Mestre... 7

Leia mais

Manual básico de utilização do RIOComposer

Manual básico de utilização do RIOComposer Instalação do RIOComposer Acesse o site http://videoaula.rnp.br onde encontrará o link para instalar o RIOComposer. Pré-requisitos Máquina virtual Java (JVM) na versão 1.7 ou superior. Sistemas Operacionais

Leia mais

Microsoft PowerPoint XP. Módulo I I

Microsoft PowerPoint XP. Módulo I I FUNCICI MG ESCOLA TÉCNICA DE FORMAÇÃO GERENCIAL DE CONTAGEM CURSO TÉCNICO AMBIENTAL E DE SEGURANÇA APOSTILA BÁSICA: Microsoft PowerPoint XP Módulo I I Elaborada por: Walter Santos 2007 2 S U M Á R I O

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD

DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SETOR DE ESTÚDIO E SUPORTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL DA FTC EAD Salvador Bahia Março/2010 MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL Este manual contém a descrição das

Leia mais

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post

Índice. Manual de uso do Wordpress Produção de conteúdo. 1) Acesso ao Painel de Controle. 2) Ambientação na Ferramenta. 3) Inserir novo Post Índice 1) Acesso ao Painel de Controle 2) Ambientação na Ferramenta 2.1) Posts 2.1.1) Adicionar novo post 2.1.2) Editar posts 2.2) Mídia 2.2.1) Tipos de Mídia 2.2.2) Biblioteca 2.2.3) Adicionar novo 3)

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 4 INTERNET

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 4 INTERNET CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 4 INTERNET O que é a Internet? É a ligação em escala mundial de milhões de computadores para a troca de informações. As informações, na Internet, trafegam quase que instantaneamente.

Leia mais

Sumário. Acessando a Sala Virtual...3. Acessando a Disciplina...3. Boxes Laterais...4. Usuários...4. Mensagens...5. Usuários Online...

Sumário. Acessando a Sala Virtual...3. Acessando a Disciplina...3. Boxes Laterais...4. Usuários...4. Mensagens...5. Usuários Online... Sumário Acessando a Sala Virtual...3 Acessando a Disciplina...3 Boxes Laterais...4 Usuários...4 Mensagens...5 Usuários Online...6 Suporte Técnico...6 Tutores Online...6 Calendário...6 Buscar nos Fóruns...7

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

MANUAL CERTIFICADOS DIGITAIS e-cnpj e e-cpf A1

MANUAL CERTIFICADOS DIGITAIS e-cnpj e e-cpf A1 MANUAL CERTIFICADOS DIGITAIS e-cnpj e e-cpf A1 ÍNDICE 1 Informações importantes 2 Identificando o Sistema Operacional de seu Computador 2.1 Para sistema operacional Windows 8 2.2 Para sistema operacional

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial - Sistemas de Informação TUTORIAL

Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial - Sistemas de Informação TUTORIAL Universidade Federal de Santa Maria Centro de Tecnologia Programa de Educação Tutorial - Sistemas de Informação TUTORIAL Guia Prático de Utilização do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Joomla 3.4.1

Leia mais

PORTAL MODELO. APOSTILA DE ATUALIZAÇÃO CONSELHOS REGIONAIS - CRAs. PASSO A PASSO PARA ATUALIZAÇÕES Conselhos Regionais de Administração

PORTAL MODELO. APOSTILA DE ATUALIZAÇÃO CONSELHOS REGIONAIS - CRAs. PASSO A PASSO PARA ATUALIZAÇÕES Conselhos Regionais de Administração PORTAL MODELO APOSTILA DE ATUALIZAÇÃO CONSELHOS REGIONAIS - CRAs 2015 PASSO A PASSO PARA ATUALIZAÇÕES Conselhos Regionais de Administração projeto portal modelo SUMÁRIO Apresentação Áreas da home 1 Login

Leia mais

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade

*Área de Trabalho* *Atalhos de teclado para Acessibilidade *Área de Trabalho* *CTRL+A* - Selecionar tudo *CTRL+ESC* - Exibir o menu Iniciar *CTRL ao arrastar um item* - Copiar um item selecionado *CTRL+SHIFT ao arrastar um item* - Criar um atalho para um item

Leia mais

Manual Carteiro Virtual

Manual Carteiro Virtual Manual Carteiro Virtual CONFIGURAÇÕES INICIAIS Introdução...3 Como acessar o Carteiro Virtual...4 Personalizando seus dados de acesso...6 LISTAS DE CONTATOS Criando Lista de Contatos...8 Inserindo contatos

Leia mais

Prof Rafael Guem Murakami

Prof Rafael Guem Murakami Prof Rafael Guem Murakami São Paulo 2006 Sumário: Definição:... 4 Barra de Formatação:... 4 Configuração de página:... 5 Bordas e Sombreamento:... 6 Índices:... 8 Inserindo Figuras:... 12 Word-Art:...

Leia mais

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO

MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO MICROSOFT OFFICE WORD2000 INTERMEDIÁRIO Atualização 01/10/2001 2 Objetivo Este treinamento é dirigido a pessoas que desejam aprender como aplicar e criar estilos; criar e formatar tabelas; adicionar formatações

Leia mais

TUTORIAL. Como criar um blogue/página pessoal no WordPress

TUTORIAL. Como criar um blogue/página pessoal no WordPress TUTORIAL Como criar um blogue/página pessoal no WordPress Índice Criar o blogue... 3 Alterar as definições gerais... 4 Alterar tema... 6 Criar Páginas... 7 Colocar Posts (citações)... 9 Upload de ficheiros...

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Writer

Treinamento em BrOffice.org Writer Treinamento em BrOffice.org Writer 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. BARRA DE FERRAMENTAS...3 III. CONFIGURAR PÁGINA...4 1. Tamanho, Margens e Orientação...5 2. Cabeçalhos...6 3. Rodapés...6 4. Numerando

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE DRIVE

TUTORIAL GOOGLE DRIVE TUTORIAL GOOGLE DRIVE Armazenar e compartilhar arquivos ou pastas no google drive. Para compartilhar e armazenar arquivos no google drive é necessário ter uma conta google ou conta no gmail. Após criar

Leia mais

Indice. 01- Alterando o visual da loja 1. 02- Inserindo seus dados pessoais e redes sociais 1. 03- Produtos 2. 3.1- Categorias de produtos 2

Indice. 01- Alterando o visual da loja 1. 02- Inserindo seus dados pessoais e redes sociais 1. 03- Produtos 2. 3.1- Categorias de produtos 2 Indice 01- Alterando o visual da loja 1 02- Inserindo seus dados pessoais e redes sociais 1 03- Produtos 2 3.1- Categorias de produtos 2 3.2- Variações de produtos 2 3.3- Inserindo Produtos 3 3.4- Produtos

Leia mais

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN

TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte TUTORIAL PARA ATUALIZAÇÃO DO PORTAL DO TJRN Agosto/2012 Versão 1.0 1. ACESSANDO O PORTAL Acesse o site do TJ no endereço www.tjrn.jus.br Observação: utilize

Leia mais

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE

UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE UTILIZANDO RECURSOS E ATIVIDADES NO MOODLE Luanna Azevedo Cruz Polyana Ribas Bernardes 2015 2015 1. INTRODUÇÃO Para utilizar as funcionalidades acesse o Moodle: http://moodle.ead.ufvjm.edu.br/ e clique

Leia mais

Índice. 1.1. Notificações... 1 1.2. Menu lateral... 2

Índice. 1.1. Notificações... 1 1.2. Menu lateral... 2 MANUAL APCD ADMIN Índice 1. Dashboard... 1 1.1. Notificações... 1 1.2. Menu lateral... 2 2. Postagens... 3 2.1. Aprovação e publicação... 3 2.2. Adicionando postagens... 4 2.3. Campos de informações...

Leia mais

Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive

Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive 25/09/2013 07h25 - Atualizado em 25/09/2013 07h43 Como criar um formulário de pesquisa usando o Google Drive por EDIVALDO BRITO Para o TechTudo 1 comentário Se você precisa fazer alguma pesquisa de um

Leia mais

XXIV SEMANA MATEMÁTICA

XXIV SEMANA MATEMÁTICA XXIV SEMANA ACADÊMICA DA MATEMÁTICA Minicurso: Produção de Páginas Web para Professores de Matemática Projeto de Extensão: Uma Articulação entre a Matemática e a Informática como Instrumento para a Cidadania

Leia mais

Manual do Moodle. Manual do Moodle para alunos. 29/Junho/2009. (Versão 1.0) Manual Moodle para alunos (Versão 1.0) 1

Manual do Moodle. Manual do Moodle para alunos. 29/Junho/2009. (Versão 1.0) Manual Moodle para alunos (Versão 1.0) 1 Manual do Moodle para alunos (Versão 1.0) 29/Junho/2009 Manual Moodle para alunos (Versão 1.0) 1 O que é?... 3 Acesso... 4 Atualizando suas informações... 4 Enviando Mensagens... 5 Acessando os seus cursos...

Leia mais

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva Catalogação do Documento Titulo Classificação Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014 Autor Raphael Reis Aprovador Bruno Barros Número de páginas 57 Página 2 de 57 Sumário 1 Sistema operacional compatível para

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SUMARIO 1. Introdução... 3 2. Opções de acesso ao Spark... 3 2.1. Acesso via Comunicador - Spark... 3 2.2. Acesso via SparkWeb... 4 3. Inserindo frase

Leia mais

ROTEIRO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1

ROTEIRO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 ROTEIRO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 Informações importantes sobre a emissão do Certificado A1: 1. Todos os certificados do tipo A1 emitidos no computador/usuário são gerados em um único Repositório

Leia mais

Ela funciona de um jeito parecido com as mídia de RSS próprio: o sistema acessa o feed do twitter e exibe, na tela, os últimos tweets.

Ela funciona de um jeito parecido com as mídia de RSS próprio: o sistema acessa o feed do twitter e exibe, na tela, os últimos tweets. Mídia do Twitter Esta mídia serve para mostrar os últimos tweets de uma conta específica. É útil para estabelecimentos que usam com frequência o twitter e que desejam que seus clientes acompanhem isso

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS

TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA LMS Neste documento você encontrará um conjunto de orientações de como navegar na plataforma do MBA Gestão Empreendedora. Siga as instruções com atenção e salve este

Leia mais

Google Docs EDITOR DE TEXTOS

Google Docs EDITOR DE TEXTOS Google Docs Um destes serviços oferecidos é o Google Docs, uma espécie de suíte de aplicativos online, bastante semelhante ao Microsoft Office e ao OpenOffice.org/BrOffice.org. O serviço da Google possui

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL PROFESSOR

NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL PROFESSOR NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL PROFESSOR 2014 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL

Leia mais

Manual do usuário do Portal Gemas da Terra

Manual do usuário do Portal Gemas da Terra Rede Gemas da Terra de Telecentros Rurais Manual do usuário do Portal Gemas da Terra Versão 1.0 Agosto de 2006. Rede Gemas da Terra de Telecentros Rurais Transferindo Poder para as Comunidades Rurais Através

Leia mais

Manual de instrução. www.andifes.org.br

Manual de instrução. www.andifes.org.br Manual de instrução www.andifes.org.br Inserindo Postagem em Andifes, Nas IFES, Entrevistas, Na Mídia, Concursos, Artigos ou Editora Univ. 1. Localize no menu lateral esquerdo a opção ANDIFES, Nas IFES,

Leia mais

Utilização do console WEB do DokCT-e. [Version 17/01/2013]

Utilização do console WEB do DokCT-e. [Version 17/01/2013] Utilização do console WEB do DokCT-e [Version 17/01/2013] Índice Sobre o DokCT-e.................................................................... 1 Primeiro Passo - Efetuar o Login......................................................

Leia mais

Exercício 1 Navegação. Módulos I e II

Exercício 1 Navegação. Módulos I e II Governo do Estado de Minas Gerais Secretaria de Estado de Educação Capacitação em Informática Instrumental Exercício 1 Navegação Módulos I e II Este material foi desenvolvido pela SR2 Consulting para a

Leia mais

FSDB VIRTUAL. Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da FSDB Versão para docentes

FSDB VIRTUAL. Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da FSDB Versão para docentes FSDB VIRTUAL Tutorial do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da FSDB Versão para docentes Abril de 2015 2 3 SUMÁRIO 1. O Moodle... 5 2. Acesso à Plataforma... 5 3. Meus Componentes Curriculares... 6

Leia mais

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120

MANUAL DO AVA GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. Rua Ramos Ferreira, 991 A - Centro Fone: (92) 3878-7479 / 3233-6836 Manaus AM CEP: 69010-120 MANUAL DO AVA 1. O QUE É EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA? A Educação a Distância, como dispõe o Decreto nº 5.622, de 19/12/2005, caracterizase como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica

Leia mais

Usando o NVU Parte 2: Inserindo imagens

Usando o NVU Parte 2: Inserindo imagens Usando o NVU Parte 2: Inserindo imagens Simão Pedro P. Marinho Para uso exclusivo por alunos da PUC Minas Inserindo uma imagem que está no seu computador Inserindo uma imagem que já está na Internet Inserindo

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais.

O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. MICROSOFT WINDOWS O Windows também é um programa de computador, mas ele faz parte de um grupo de programas especiais: os Sistemas Operacionais. Apresentaremos a seguir o Windows 7 (uma das versões do Windows)

Leia mais

LAB. 2 Segurança. 3 Mensagem. 3 Fórum. 4 Chat. 5 2- Alterar perfil. 6 3- Alterar senha. 11 4- Conhecendo seu curso. 12 5- Recuperar Senha

LAB. 2 Segurança. 3 Mensagem. 3 Fórum. 4 Chat. 5 2- Alterar perfil. 6 3- Alterar senha. 11 4- Conhecendo seu curso. 12 5- Recuperar Senha Índice Guia de boas práticas 2 Netqueta 2 Segurança 3 Mensagem 3 Fórum 4 Chat 4 5 1- Primeiro acesso 5 2- Alterar perfil 6 3- Alterar senha 11 4- Conhecendo seu curso 12 5- Recuperar Senha 14 6- Mensagem

Leia mais

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.2. ExpressoMG

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.2. ExpressoMG Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge Manual do Usuário Versão 1.2 ExpressoMG 16/12/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 1.1 Objetivos do Manual... 4 1.2 Público Alvo...

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Primeiro acesso Manual NewAgent enterprise-brain Este guia servirá para orientá-lo no uso das principais funções da NewAgent. Veja como realizar seu acesso, alterar seu

Leia mais