Responsabilidade Tributária

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Responsabilidade Tributária"

Transcrição

1 Responsabilidade Tributária RUBENS KINDLMANN

2 Responsabilidade por Infrações Art Salvo disposição de lei em contrário, a responsabilidade por infrações da legislação tributária independe da intenção do agente ou do responsável e da efetividade, natureza e extensão dos efeitos do ato.

3 Responsabilidade Objetiva Da leitura do art. 136 se verifica que a responsabilidade é OBJETIVA, uma vez que não depende da intenção real do sujeito passivo para atribuição da responsabilidade!

4 1. O STJ entende que a aplicação da pena de perdimento de veículo somente é cabível quando devidamente comprovadas, por meio de regular processo administrativo, a responsabilidade e a má-fé do proprietário de veículo na prática do ilícito. Precedentes No caso concreto, não houve comprovação da responsabilidade e da má-fé do proprietário do veículo (in casu, o Banco agravado) pela prática da infração aduaneira, uma vez que não se noticiou a instauração de procedimento com o objetivo de apurar a sua eventual responsabilidade, ou mesmo se demonstrou qual teria sido sua contribuição para a prática da ilícito. (STJ, 1ª T., AgRg no REsp /SC, Rel. Ministro SÉRGIO KUKINA, set/2013)

5 Independe da Intenção do agente! O art. 136 do CTN, ao dispor que a responsabilidade por infrações da legislação tributária independe da intenção do agente ou do responsável, dispensa o dolo como elemento dos tipos que definem as infrações tributárias. Não se requer, portanto, que o agente tenha a intenção de praticar a infração, bastando que haja com culpa. Esta (a culpa), por sua vez, é presumida, porquanto cabe aos contribuintes agir com diligência no cumprimento das suas obrigações fiscais. Essa presunção relativa pode ser afastada pelo contribuinte que demonstre que agiu diligentemente. Aliás, o próprio Código afasta expressamente a imposição de penalidades, por exemplo, quando o contribuinte tenha incorrido em ilegalidade induzido por normas complementares que observou (art. 100, parágrafo único, do CTN). O Judiciário tem afastado a aplicação de penalidades, em muitos casos, referindo a boa-fé no contribuinte, conforme nota adiante. (Leandro Paulsen, Direito Tributário CONSTITUIÇÃO e CÓDIGO TRIBUTÁRIO à luz da doutrina e da jurisprudência. 16ª edição)

6 Responsabilidade por Infrações Art A responsabilidade é pessoal ao agente: I - quanto às infrações conceituadas por lei como crimes ou contravenções, salvo quando praticadas no exercício regular de administração, mandato, função, cargo ou emprego, ou no cumprimento de ordem expressa emitida por quem de direito; II - quanto às infrações em cuja definição o dolo específico do agente seja elementar; III - quanto às infrações que decorram direta e exclusivamente de dolo específico: a) das pessoas referidas no artigo 134, contra aquelas por quem respondem; b) dos mandatários, prepostos ou empregados, contra seus mandantes, preponentes ou empregadores; c) dos diretores, gerentes ou representantes de pessoas jurídicas de direito privado, contra estas.

7 Infrações conceituadas por lei como crimes Trata-se aí de responsabilidade por infração administrativa, e de submissão à sanção administrativa. Se aquela infração é tão grave, que a lei a enquadra como ilícito penal, a responsabilidade administrativa (isto é, pela sanção meramente fiscal) também é pessoal do agente. (Luciano da Silva Amaro, Infrações Tributárias, RDT nº 67, Ed. Malheiros, p. 35)

8 O agente público INSS. APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS. OMISSÃO DE INFORMAÇÕES. AGENTE POLÍTICO. PREFEITO. RESPONSABILIDADE PESSOAL. DEMONSTRAÇÃO DA CULPABILIDADE. NECESSIDADE. ART. 41 DA LEI Nº 8.212/91. POSTERIOR ANISTIA. LEI Nº 9.476/ A multa de que trata o art. 41 da Lei 8.212/91 somente deve ser imputada pessoalmente ao agente público se demonstrado o excesso de mandato ou o cometimento da infração com dolo ou culpa, já que essa regra deve ser interpretada em harmonia com o disposto no art. 137, I do CTN, que expressamente exclui a responsabilidade pessoal daqueles que agem no exercício regular do mandato. Precedentes da Primeira Turma. 2. A Lei nº 9.476/97 concedeu anistia aos agentes políticos e aos dirigentes de órgãos públicos estaduais, do Distrito Federal e municipais a quem, porventura, tenham sido impostas penalidades pecuniárias decorrentes do art. 41 da Lei 8.212/91. (STJ, 2ª T., Resp /PE, Rel. Ministro CASTRO MEIRA, ago/08)

9 Denúncia Espontânea Art A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido e dos juros de mora, ou do depósito da importância arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apuração. Parágrafo único. Não se considera espontânea a denúncia apresentada após o início de qualquer procedimento administrativo ou medida de fiscalização, relacionados com a infração.

10 A finalidade do Instituto Visa estimular que o contribuinte infrator a se coloque em situação de regularidade, resgatando as omissões que o Fisco ainda não teve acesso, recebendo o que deveria ter sido pago fazendo com que a exclusão da penalidade desestimule a inadimplência Sem o estimulo, provavelmente a fazenda não teria acesso às informações, sem o instituto da denuncia espontânea

11 Como forma de exclusão da responsabilidade A responsabilidade por infrações à legislação tributária pode ser excluída pela denúncia espontânea (art. 138 do CTN) ou pela anistia (artigo 180 do CTN), ou seja, pelo arrependimento associado ao cumprimento das obrigações inadimplidas ou pelo perdão legal. Mas também pode ser extinta pela lei posterior mais benéfica que, deixando de considerar a conduta como infração, seja aplicada retroativamente (art. 106 do CTN), pela decadência e pela prescrição, dentre outros modos de extinção do crédito tributário (art. 156 do CTN). (Leandro Paulsen, Direito Tributário CONSTITUIÇÃO e CÓDIGO TRIBUTÁRIO à luz da doutrina e da jurisprudência. 16ª edição)

12 Não há forma definida em lei A denúncia espontânea de infração não é ato solene, nem a lei exige que ela se faça desta ou daquela forma. A forma irá depender da natureza e dos efeitos da infração. Se, por exemplo, a infração consistiu em que certo contribuinte de um tributo sujeito a lançamento por homologação... deixou de efetuar o pagamento no prazo legal, o modo de sanar essa infração é comparecer à repartição fiscal (ou aos bancos credenciados para receber e dar quitação do tributo) e pagar seu débito; na própria guia de recolhimento já se indicará que se trata de recolhimento a destempo, e, por isso, os juros de mora devem também ser recolhidos. Não se requerem outras providências burocráticas. (AMARO, Luciano. Direito Tributário Brasileiro. Saraiva, 15ª ed., 2009, p. 453) Denúncia espontânea. Multa. Pagamento em atraso. Artigo 138 do CTN. 1. O pagamento integral em atraso de tributos, sem que tenha sido iniciado procedimento administrativo, configura-se denúncia espontânea, hipótese amparada pelo artigo 138 do Código Tributário Nacional. 2. Recurso especial improvido. (STJ, 2ª T., REsp , Min. Castro Meira, mar/04)

13 Da obrigatoriedade do pagamento DECLARAÇÃO DE DÉBITO. DENÚNCIA ESPONTÂNEA. QUANDO SE CONFIGURA. ART. 138 DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL. A simples confissão da dívida não configura denúncia espontânea. Deve a declaração do débito ser acompanhada do pagamento do tributo e dos juros de mora, ou do depósito da importância arbitrada pela autoridade administrativa, quando depender de apuração. Recurso especial do contribuinte não conhecido. (STJ, 2ª T, Resp /RS, Min. Hélio Mosimann, DJU , p. 77/78)

14 Cabe no Parcelamento? PARCELAMENTO DE DÉBITO. DENÚNCIA ESPONTÂNEA. INAPLICABILIDADE. RECURSO REPETITIVO. ART. 543-C DO CPC. 1. O instituto da denúncia espontânea (art. 138 do CTN) não se aplica nos casos de parcelamento de débito tributário. 2. Recurso Especial provido. Acórdão sujeito ao regime do art. 543-C do CPC e da Resolução 8/2008 do STJ. (Resp /DF, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 22/04/2009, DJe 18/05/2009)

15 No sentido de excluir qualquer tipo de multa... forçoso consignar que a sanção premial contida no instituto da denúncia espontânea exclui as penalidades pecuniárias, ou seja, as multas de caráter eminentemente punitivo, nas quais se incluem as multas moratórias, decorrentes da impontualidade do contribuinte Acórdão submetido ao regime do artigo 543-C, do CPC, e da Resolução STJ 08/2008. (STJ, Primeira Seção, Resp /SP, Rel. Ministro LUIZ FUX, jun/2010) DENÚNCIA ESPONTÂNEA. MULTA MORATÓRIA. EXCLUSÃO É desnecessário fazer distinção entre multa moratória e multa punitiva, visto que ambas são excluídas em caso de configuração da denúncia espontânea. (STJ, 1ª T., REsp /PR, TEORI ALBINO ZAVASCKI, out/09)

16 No sentido de que não exclui a multa da obrigação acessória 2. Segundo orientação firmada nesta Corte, a denúncia espontânea não tem o condão de afastar a multa decorrente do atraso na entrega da declaração de rendimentos, uma vez que os efeitos do artigo 138 do CTN não se estendem às obrigações acessórias autônomas... (STJ, Segunda Turma, AgRg no REsp /MG, Rel. Ministro HUMBERTO MARTINS, fev/2012)

17 No sentido de que não exclui a multa da obrigação acessória DENÚNCIA ESPONTÂNEA. OBRIGAÇÃO ACESSÓRIA. INAPLICABILIDADE. 1. Inaplicável o instituto da denúncia espontânea quando se trata de multa isolada imposta em face do descumprimento de obrigação acessória. (STJ, 2ª T., AgRg no REsp /SP, HERMAN BENJAMIN, mar/09)

18 Súmula 360, STJ O benefício da denúncia espontânea não se aplica aos tributos sujeitos a lançamento por homologação regularmente declarados, mas pagos a destempo.

19 OBRIGADO!!! Contatos Professor Rubens

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Denúncia espontânea. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária. Denúncia espontânea. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Obrigação Tributária Previsão legal CTN, Art. 138. A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido E dos

Leia mais

Rubens Kindlmann. Responsabilidade Tributária

Rubens Kindlmann. Responsabilidade Tributária Rubens Kindlmann Responsabilidade Tributária A responsabilidade faz com que haja uma mudança na sujeição passiva da obrigação tributária transferindo do contribuinte para o responsável a responsabilidade

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Responsabilidade Tributária Art. 138 A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo

Leia mais

Direito Tributário. Responsabilidade por Infrações / Lançamento Tributário / Por Substituição. Professora Giuliane Torres

Direito Tributário. Responsabilidade por Infrações / Lançamento Tributário / Por Substituição. Professora Giuliane Torres Direito Tributário Responsabilidade por Infrações / Lançamento Tributário / Por Substituição Professora Giuliane Torres www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Tributário RESPONSABILIDADE POR INFRAÇÕES,

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Extinção do Crédito Tributário Prescrição Parte II Termo inicial de contagem Prof. Marcello Leal 1 Termo inicial da prescrição Tributos lançados por homologação STJ, Súmula 436 - A entrega

Leia mais

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS MULTAS POR FALTA DE PAGAMENTO DE ISS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NA VIGÊNCIA DE MEDIDA LIMINAR

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS MULTAS POR FALTA DE PAGAMENTO DE ISS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NA VIGÊNCIA DE MEDIDA LIMINAR ANÁLISE DA APLICAÇÃO DAS MULTAS POR FALTA DE PAGAMENTO DE ISS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NA VIGÊNCIA DE MEDIDA LIMINAR MARCUS OLIVEIRA Mestre em Direito Tributário Questão problema Pode haver aplicação

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO. Voluntário ª Câmara / 1ª Turma Ordinária Sessão de 21 de agosto de 2014

MINISTÉRIO DA FAZENDA TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO. Voluntário ª Câmara / 1ª Turma Ordinária Sessão de 21 de agosto de 2014 Fl. 123 4 Fl. 5 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO Processo nº 10855.902707/2008 11 Recurso nº Acórdão nº Voluntário 3401 002.706 4ª Câmara /

Leia mais

Direito Tributário. Parte VI O Ilícito Tributário

Direito Tributário. Parte VI O Ilícito Tributário Direito Tributário Parte VI O Ilícito Tributário 1. Ilícito Tributário Conceito e Generalidades Ilícito Tributário O conceito de ilicitude, no direito, é amplo e liga-se à violação de uma norma de conduta

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 30/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 25 Responsabilidade Tributária RESPONSABILIDADES Sucessão Pessoal

Leia mais

ALESSANDRO SPILBORGHS PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ALESSANDRO SPILBORGHS PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ALESSANDRO SPILBORGHS PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO CONTATOS @alessandrospilborghs @alespilborghs alessandro spilborghs PRIMEIRO CAPÍTULO PROCEDIMENTO DE COBRANÇA TRIBUTÁRIA 1ª PARTE Fato Gerador

Leia mais

Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO Gabinete do Desembargador Federal Geraldo Apoliano RELATÓRIO

Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO Gabinete do Desembargador Federal Geraldo Apoliano RELATÓRIO RELATÓRIO O DESEMBARGADOR FEDERAL GERALDO APOLIANO (RELATOR): Cuida-se de Mandado de Segurança impetrado pelo Município de Baturité-CE com o fito de obter Certidão Positiva de Débitos com Efeitos de Negativa-CPD-EN.

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Direito Penal Tributário. Prof. Gabriel Quintanilha

DIREITO TRIBUTÁRIO. Direito Penal Tributário. Prof. Gabriel Quintanilha DIREITO TRIBUTÁRIO Direito Penal Tributário Prof. Gabriel Quintanilha Responsabilidade subjetiva. É o próprio direito penal tratando sobre matérias relativas a crimes contra a ordem e administração tributárias.

Leia mais

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann

ISENÇÃO. Rubens Kindlmann ISENÇÃO Rubens Kindlmann Conceito A isenção é uma das causas de exclusão do crédito tributário que faz com que seja excluída a incidência do tributo em situações e condições especificadas em lei. Conforme

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS CRÉDITO TIBUTÁRIO

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS CRÉDITO TIBUTÁRIO PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO PROF. ALESSANDRO SPILBORGHS CRÉDITO TIBUTÁRIO contatos @alessandrospilborghs @alespilborghs alessandro spilborghs alessandro spilborghs INTRODUÇÃO LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA

Leia mais

Ação de Consignação em Pagamento

Ação de Consignação em Pagamento Ação de Consignação em Pagamento RUBENS KINDLMANN Legitimidade ativa na Repetição do Indébito Art. 164. A importância de crédito tributário pode ser consignada judicialmente pelo sujeito passivo, nos casos:

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário - Disposições Gerais Parte II. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário - Disposições Gerais Parte II. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO - Disposições Gerais Parte II Prof. Marcello Leal Privatividade de lançamento do Fisco? CTN, art. 142. Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário

Leia mais

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO /

ACÓRDÃO GERADO NO PGD-CARF PROCESSO / Fl. 95 94 Fl. 95 MINISTÉRIO DA FAZENDA CONSELHO ADMINISTRATIVO DE RECURSOS FISCAIS TERCEIRA SEÇÃO DE JULGAMENTO Processo nº 16327.000236/2009 40 Recurso nº Acórdão nº Voluntário 3301 006.117 3ª Câmara

Leia mais

Sujeitos da Obrigação Tributária

Sujeitos da Obrigação Tributária Sujeitos da Obrigação Tributária RUBENS KINDLMANN Sujeito Ativo Art. 119. Sujeito ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público, titular da competência para exigir o seu cumprimento. Sujeito

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO CONCEITO DE TRIBUTO TRIBUTÁRIO. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL. MULTA MORATÓRIA. REDUÇÃO. INAPLICABILIDADE DO CDC. 1. Não se aplica o Código de Defesa do Consumidor

Leia mais

Direito Tributário para o Exame de Ordem

Direito Tributário para o Exame de Ordem Direito Tributário para o Exame de Ordem 3 Conceito de Tributo. 4 Legislação Tributária. 5 Obrigação Tributária. 6 Crédito Tributário. (1a. Parte: Conceito, Constituição) Sergio Karkache http://sergiokarkache.blogspot.com

Leia mais

Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias

Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias Obrigações - Legislação Tributária: Leis Complementares, Leis Ordinárias, Medidas Provisórias RUBENS KINDLMANN Legislação Tributária Art. 96. A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os

Leia mais

Regimes jurídicos tributário e aduaneiro e a denúncia espontânea. Luiz Roberto Domingo Mestre PUC/SP e Conselheiro CARF

Regimes jurídicos tributário e aduaneiro e a denúncia espontânea. Luiz Roberto Domingo Mestre PUC/SP e Conselheiro CARF Regimes jurídicos tributário e aduaneiro e a denúncia espontânea Luiz Roberto Domingo Mestre PUC/SP e Conselheiro CARF Princípios Constitucionais - Atividade Aduaneira Soberania art. 1º, inc. I (Proteção

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Responsabilidade Tributária Art. 133 A pessoa natural ou jurídica de direito privado que adquirir de outra, por qualquer título, fundo de comércio ou estabelecimento

Leia mais

Henrique Pinheiro Torres Presidente. Raimar da Silva Aguiar Relator

Henrique Pinheiro Torres Presidente. Raimar da Silva Aguiar Relator Recorrente : JOHNSON CONTROLS & CIA. VARTA BATERIAS LTDA. Recorrida : DRJ em Ribeirão Preto - SP NORMAS GERAIS TRIBUTÁRIAS. DENÚNCIA ESPONTÂNEA. ARTIGO 138 CTN. MULTA DE MORA. ARTIGOS 137 E 161 CTN. INTERPRETAÇÃO

Leia mais

Ação de Repetição do indébito

Ação de Repetição do indébito Ação de Repetição do indébito RUBENS KINDLMANN O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário - Modalidades de Lançamento Parte I. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário - Modalidades de Lançamento Parte I. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO - Modalidades de Lançamento Parte I Prof. Marcello Leal Modalidades de lançamento Lançamento Direto ou de ofício (originária ou supletiva) Lançamento por declaração Lançamento por homologação

Leia mais

Crédito Tributário e suas formas de lançamento. Rubens Kindlmann

Crédito Tributário e suas formas de lançamento. Rubens Kindlmann Crédito Tributário e suas formas de lançamento Rubens Kindlmann Modalidades de Extinção do Crédito Tributário Art. 156, CTN Pagamento Compensação Transação Remissão Prescrição e Decadência Conversão do

Leia mais

Conceito de Tributo RUBENS KINDLMANN

Conceito de Tributo RUBENS KINDLMANN Conceito de Tributo RUBENS KINDLMANN Art. 3º, CTN Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em

Leia mais

Obrigação Tributária e Sujeitos. Professor Ramiru Louzada

Obrigação Tributária e Sujeitos. Professor Ramiru Louzada Obrigação Tributária e Sujeitos Professor Ramiru Louzada Critérios da Regra Matriz: Material Espacial Temporal Pessoal Quantitativo Antecedente/Descritor Consequente/Prescritor Antecedente: elementos da

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.310.461 - DF (2011/0246153-7) RELATOR : MINISTRO OG FERNANDES RECORRENTE : FAZENDA NACIONAL PROCURADOR : PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL - PR000000O RECORRIDO : NOVADATA SISTEMAS

Leia mais

PARCELAMENTO - REPETIÇÃO DE INDÉBITO BETINA TREIGER GRUPENMACHER PROFESSORA ASSOCIADA - UFPR

PARCELAMENTO - REPETIÇÃO DE INDÉBITO BETINA TREIGER GRUPENMACHER PROFESSORA ASSOCIADA - UFPR PARCELAMENTO - REPETIÇÃO DE INDÉBITO BETINA TREIGER GRUPENMACHER PROFESSORA ASSOCIADA - UFPR PAGAMENTO POR MEIO DE PARCELAMENTO -REPETIÇÃO DE INDÉBITO 1) É POSSÍVEL? EM QUE HIPÓTESES? COM QUE FUNDAMENTOS?

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 927.723 - SP (2007/0167963-7) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES AGRAVANTE : CARLOS ALBERTO GONÇALVES ADVOGADO : JULIANA NOGUEIRA BRAZ E OUTRO(S) AGRAVADO : FAZENDA

Leia mais

Direito Tributário - II - 97

Direito Tributário - II - 97 01/02/2019 Direito Tributário - II - 97 Professor: Mauro Lopes Extinção do Crédito Tributário: PAGAMENTO Resumo A Extinção do Crédito Tributário, pelo pagamento, está previsto no art. 156, I do CTN, vejamos:

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Prescrição e Decadência FG LANÇAMENTO COBRANÇA 5 ANOS 5 ANOS DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO Decadência Liminar que não impede que o Fisco lance para prevenir a decadência

Leia mais

OS EFEITOS DA DENÚNCIA ESPONTÂNEA TRIBUTÁRIA NA ESFERA CRIMINAL

OS EFEITOS DA DENÚNCIA ESPONTÂNEA TRIBUTÁRIA NA ESFERA CRIMINAL OS EFEITOS DA DENÚNCIA ESPONTÂNEA TRIBUTÁRIA NA ESFERA CRIMINAL Juliana Martins ZAUPA RESUMO: O artigo tem por objetivo fazer um paralelo acerca dos efeitos da espontaneidade no Direito Penal e no Direito

Leia mais

Causas de Extinção do CréditoTributário. Rubens Kindlmann

Causas de Extinção do CréditoTributário. Rubens Kindlmann Causas de Extinção do CréditoTributário Rubens Kindlmann Modalidades de Extinção do Crédito Tributário Art. 156, CTN Pagamento Compensação Transação Remissão Prescrição e Decadência Conversão do depósito

Leia mais

Ação de Repetição do indébito

Ação de Repetição do indébito Ação de Repetição do indébito RUBENS KINDLMANN O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

Obrigação Tributária e Sujeitos. Professor Ramiru Louzada

Obrigação Tributária e Sujeitos. Professor Ramiru Louzada Obrigação Tributária e Sujeitos Professor Ramiru Louzada Critérios da Regra Matriz: Material Espacial Temporal Pessoal Quantitativo Antecedente/Descritor Consequente/Prescritor Antecedente: elementos da

Leia mais

Lançamento Tributário. Pré Aula Prof. Ramiru Louzada

Lançamento Tributário. Pré Aula Prof. Ramiru Louzada Lançamento Tributário Pré Aula Prof. Ramiru Louzada Lançamento Tributário Art. 123, CTN. Salvo disposições de lei em contrário, as convenções particulares, relativas à responsabilidade pelo pagamento de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 16/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 16/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann 16/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 14 CRÉDITO TRIBUTÁRIO E SUAS FORMAS DE LANÇAMENTO - É somente

Leia mais

Sujeição Passiva na Relação Jurídico- Tributária

Sujeição Passiva na Relação Jurídico- Tributária Sujeição Passiva na Relação Jurídico- Tributária RUBENS KINDLMANN Sujeição Passiva Art. 121. Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. AdministraçãoTributária. Dívida Ativa Parte IV. Prof.MarcelloLeal

DIREITO TRIBUTÁRIO. AdministraçãoTributária. Dívida Ativa Parte IV. Prof.MarcelloLeal DIREITO TRIBUTÁRIO AdministraçãoTributária Dívida Ativa Parte IV Prof.MarcelloLeal É entendimento desta Corte que a pretensão relacionada à Nulidade da Certidão de Dívida Ativa, por eventual não preenchimento

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 770.613 - PR (2005/0114432-0) RELATORA : MINISTRA ELIANA CALMON PROCURADOR : CARLOS DOS SANTOS DOYLE E OUTRO(S) ADVOGADO : LUCYANNA JOPPERT LIMA LOPES E OUTRO(S) EMENTA TRIBUTÁRIO DÉBITO

Leia mais

Subfaturamento é uma infração administrativa, pela qual o importador declara um valor abaixo do que realmente pagou pela importação.

Subfaturamento é uma infração administrativa, pela qual o importador declara um valor abaixo do que realmente pagou pela importação. - Subfaturamento Subfaturamento é uma infração administrativa, pela qual o importador declara um valor abaixo do que realmente pagou pela importação. Valor da transação (valor efetivamente pago pela mercadoria

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Aulas presenciais ou online Segunda e Quarta. Material de Apoio Resumo de leitura obrigatória Avaliação Final Artigo / Monografia Módulo exclusivo de Empresarial

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 174, parágrafo único. A prescrição se interrompe: I pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução

Leia mais

Obrigação Tributária Elementos da Obrigação Tributária

Obrigação Tributária Elementos da Obrigação Tributária Obrigação Tributária Elementos da Obrigação Tributária Lei (principal) e Legislação (acessória) Fato Jurídico Sujeito Ativo Sujeito Passivo Objeto = BC x Alíquota Obrigação Tributária Pode ser (art. 113,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 981.934 - SP (2007/0202411-9) RELATOR : MINISTRO CASTRO MEIRA RECORRENTE : ESTOLANO MARCOS DE OLIVEIRA ADVOGADO : MÁRCIO LUÍS MAIA RECORRIDO : FAZENDA NACIONAL PROCURADOR : AFONSO GRISI

Leia mais

sumário 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7

sumário 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7 STJ00088638 sumário Nota do autor, xxi 1 Histórico, 1 1 Introdução, 1 2 Histórico, 1 Verificação de aprendizagem, 6 2 O Direito, 7 1 Etimologia, 7 2 Denominação, 7 3 Conceito, 7 Verificação de aprendizagem,

Leia mais

Neste momento iremos falar sobre a suspensão da exigibilidade do crédito tributário e o art. 151 do CTN descreve as causas:

Neste momento iremos falar sobre a suspensão da exigibilidade do crédito tributário e o art. 151 do CTN descreve as causas: 9. SUSPENSÃO DA EXIGIBILIDADE DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO 9.1. Introdução Material de apoio - Direito Financeiro Já vimos que se o contribuinte realizar uma conduta correspondente ao fato gerador de um tributo,

Leia mais

EMENTA: TRIBUTO EM ATRASO. ANUIDADE. APLICAÇÃO DA TAXA SELIC. Nota Técnica de Expediente nº 138/2014, do SEJUR. Expediente: 10353/2014.

EMENTA: TRIBUTO EM ATRASO. ANUIDADE. APLICAÇÃO DA TAXA SELIC. Nota Técnica de Expediente nº 138/2014, do SEJUR. Expediente: 10353/2014. EMENTA: TRIBUTO EM ATRASO. ANUIDADE. APLICAÇÃO DA TAXA SELIC. Nota Técnica de Expediente nº 138/2014, do SEJUR. (Aprovada em Reunião de Diretoria em 17/12/2014) Expediente: 10353/2014. I DOS FATOS 1. O

Leia mais

Crédito Tributário e Suas Formas de Lançamento art. 139 a 150 CTN

Crédito Tributário e Suas Formas de Lançamento art. 139 a 150 CTN CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlmann AULA 23 31/05/17 CRÉDITO TRIBUTÁRIO E SUAS FORMAS DE LANÇAMENTO Crédito Tributário e Suas Formas de Lançamento

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.226.872 - SP (2010/0211767-5) RELATOR AGRAVANTE AGRAVADO : MINISTRO CASTRO MEIRA EMENTA EXECUÇÃO FISCAL. ITBI. BASE DE CÁLCULO. VALOR VENAL DO IMÓVEL. IPTU. PLANTAS GENÉRICAS.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 21/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 21/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 21/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 22 Responsabilidade Tributária O município poderia isentar

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL Nº 370.012 - SC (2013/0228913-8) RELATOR : MINISTRO BENEDITO GONÇALVES EMENTA PROCESSUAL CIVIL. TRIBUTÁRIO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. SERVENTIAS

Leia mais

Jurisprudência em Teses - N. 82 PODER DE POLÍCIA

Jurisprudência em Teses - N. 82 PODER DE POLÍCIA Edição N. 82 Brasília, 31 de maio de 2017. As teses aqui resumidas foram elaboradas pela Secretaria de Jurisprudência, mediante exaustiva pesquisa na base de jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça,

Leia mais

1 Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Comunicação e de Transporte Interestadual ou Interestadual (ICMS)

1 Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Comunicação e de Transporte Interestadual ou Interestadual (ICMS) 15. TRIBUTOS EM ESPÉCIE - IMPOSTOS ESTADUAIS Material de apoio - Direito Financeiro 1 Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Comunicação e de Transporte Interestadual ou Interestadual (ICMS)

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Legislação Tributária Art. 96 A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares

Leia mais

AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO. Rubens Kindlmann

AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO. Rubens Kindlmann AÇÃO DE REPETIÇÃO DO INDÉBITO Rubens Kindlmann O que é? A Ação de Repetição do indébito está prevista no art. 165 do CTN e é cabível toda vez que o sujeito passivo tiver realizado um pagamento indevido

Leia mais

Responsabilidade dos Advogados. Igor Danilevicz Advogado Professor de Direito Tributário (UFRGS-PUCRS)

Responsabilidade dos Advogados. Igor Danilevicz Advogado Professor de Direito Tributário (UFRGS-PUCRS) Responsabilidade dos Advogados Igor Danilevicz Advogado Professor de Direito Tributário (UFRGS-PUCRS) 1 Responsabilidade Tributária CF Art. 146. Cabe à lei complementar: (...) III - estabelecer normas

Leia mais

Decadência R UBE N S K I N DL M ANN

Decadência R UBE N S K I N DL M ANN Decadência RUBENS KINDLMANN Conceito É um fenômeno que acarreta a perda do direito subjetivo do Fisco em constituir o crédito tributário pelo lançamento, em decorrência do decurso do prazo legal para efetivá-lo.

Leia mais

Procuradoria da Dívida Ativa - PG-05

Procuradoria da Dívida Ativa - PG-05 Procuradoria da Dívida Ativa - PG-05 Ano UFIR-RJ* 2006 67.495.595,72 2007 50.486.636,57 2008 65.476.580,85 2009 231.174.347,46 2010 421.467.819,04 2011 144.707.862,62 2012 357.340.649,83 2013 367.528.368,78

Leia mais

Aula 20. Denúncia espontânea

Aula 20. Denúncia espontânea Turma e Ano: Master A 2015 Matéria / Aula: Direito Tributário Professor: Vanessa Siqueira Monitor: Natália Sant'Anna de Figueiredo Aula 20 Denúncia espontânea Está prevista no Art. 138 CTN. Conceito: Denuncia

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Conceito É um fenômeno que acarreta a perda do direito subjetivo do Fisco em constituir o crédito tributário pelo lançamento, em decorrência do decurso do prazo

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 743.717 - SP (2005/0064874-7) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS AGRAVANTE : FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO AGRAVADO : ARTHUR LUNDGREN TECIDOS S/A CASAS PERNAMBUCANAS

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.497.248 - RS (2014/0300025-7) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADOS : MINISTRO OG FERNANDES : FAZENDA NACIONAL : PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL : MARQUES PINTO E

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN RECORRENTE : FAZENDA NACIONAL RECORRIDO : FRIGORIFICO PAINEIRA LTDA ADVOGADOS : ANTÔNIO HAMILTON DE CASTRO ANDRADE JUNIOR EMENTA TRIBUTÁRIO. MANDADO DE SEGURANÇA. DÉBITO

Leia mais

Temas Repetitivos STJ (últimos) Matéria: Execução Fiscal Prof. Mauro Luís Rocha Lopes

Temas Repetitivos STJ (últimos) Matéria: Execução Fiscal Prof. Mauro Luís Rocha Lopes Temas Repetitivos STJ (últimos) Matéria: Execução Fiscal Prof. Mauro Luís Rocha Lopes IPVA Prescrição Termo Inicial REsp 1320825 / RJ Relator(a) Ministro GURGEL DE FARIA (1160) Data do Julgamento: 10/08/2016

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 142 Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim

Leia mais

A extinção da punibilidade pelo pagamento nos delitos contra a ordem tributária

A extinção da punibilidade pelo pagamento nos delitos contra a ordem tributária A extinção da punibilidade pelo pagamento nos delitos contra a ordem tributária Sumário: 1. Nota introdutória; 2. O instituto extinção da punibilidade; 3A extinção da punibilidade nos crimes contra a ordem

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO TRIBUTÁRIO E PROCESSO CIVIL. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL. IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE TERRITORIAL RURAL ITR. TRIBUTAÇÃO COM BASE EM DECLARAÇÃO DO CONTRIBUINTE. PRAZO PRESCRICIONAL NÃO CONSUMADO. JULGAMENTO

Leia mais

DF COSIT RFB. Coordenação Geral de Tributação

DF COSIT RFB. Coordenação Geral de Tributação Fl. 8 Fls. 1 Coordenação Geral de Tributação Solução de Consulta Interna nº 7 Data 26 de março de 2014 Origem COORDENAÇÃO GERAL DE ARRECADAÇÃO E COBRANÇA (CODAC) Assunto: Contribuições Sociais Previdenciárias

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Responsabilidade Tributária Caso... Caso... Caso... Fernando sócio da empresa Xtudo Ltda, foi surpreendido recentemente pela cobrança de contribuição previdenciária

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.404.063 - AL (2013/0310906-3) RELATOR : MINISTRO HERMAN BENJAMIN RECORRENTE : FAZENDA NACIONAL ADVOGADO : PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL RECORRIDO : VALMAR SERVIÇOS E CONSTRUÇÕES

Leia mais

EMENTA ACÓRDÃO. Porto Alegre, 15 de março de Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO

EMENTA ACÓRDÃO. Porto Alegre, 15 de março de Poder Judiciário TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº 5082843-37.2014.4.04.7100/RS RELATOR : RÔMULO PIZZOLATTI APELANTE : BANCO GMAC S.A. ADVOGADO : STEFANIE SANTOS DE OLIVEIRA APELADO : UNIÃO - FAZENDA NACIONAL MPF : MINISTÉRIO PÚBLICO

Leia mais

Responsabilidade Tributária

Responsabilidade Tributária Responsabilidade Tributária RUBENS KINDLMANN Sujeição Passiva Art. 121 Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária Paragrafo Único. O sujeito

Leia mais

Prescrição e Decadência

Prescrição e Decadência Prescrição e Decadência RUBENS KINDLMANN Prescrição e Decadência FG LANÇAMENTO COBRANÇA 5 ANOS 5 ANOS DECADÊNCIA PRESCRIÇÃO Conceito A prescrição é a perda do direito de pleitear judicialmente o reconhecimento

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 09/11/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 09/11/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 09/11/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 19 Responsabilidade Tributária Fenômeno que permite que pessoa

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário Mutabilidade do Lançamento. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Lançamento Tributário Mutabilidade do Lançamento. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Mutabilidade do Lançamento Prof. Marcello Leal Hipóteses de modificação do lançamento tributário CTN, Art. 145. O lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo só pode ser alterado

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg nos EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA EM RESP Nº 908.806 - SP (2009/0068733-7) RELATOR : MINISTRO TEORI ALBINO ZAVASCKI EMENTA TRIBUTÁRIO. ICMS. PEDIDO DE CREDITAMENTO. CAUSA DE PEDIR: PAGAMENTO INDEVIDO. APLICABILIDADE

Leia mais

Exceção de Pré-Executividade

Exceção de Pré-Executividade Exceção de Pré-Executividade RUBENS KINDLMANN Conceito e Histórico A Exceção de pré-executividade é um meio oposição do executado contra a execução. É uma forma franqueada ao executado para que ele intervenha

Leia mais

Execução fiscal e a importância do Cadastro na Qualidade da Cobrança. Rafael Leão Câmara Felga Procurador do Município de São Paulo

Execução fiscal e a importância do Cadastro na Qualidade da Cobrança. Rafael Leão Câmara Felga Procurador do Município de São Paulo Execução fiscal e a importância do Cadastro na Qualidade da Cobrança Rafael Leão Câmara Felga Procurador do Município de São Paulo Apresentação Procurador do Município de Taboão da Serra, de 2009 até 2010

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ TRADIÇÃO, EXPERIÊNCIA E OUSADIA DE QUEM É PIONEIRO Curso: DIREITO Disciplina: DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II Professora: ILZA MARIA DA SILVA FACUNDES Turma: 8ºDIV

Leia mais

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI RUBENS KINDLMANN Previsão Constitucional Art. 156. Compete aos Municípios instituir impostos sobre: (...) II - transmissão "inter vivos", a qualquer título,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.355.538 - PR (2012/0244702-9) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO AGRAVANTE : LINERGRAF GRÁFICA EDITORAS LTDA - MICROEMPRESA ADVOGADOS : ANA MARIA LOPES RODRIGUES

Leia mais

CRÉDITO TRIBUTÁRIO. Conceito

CRÉDITO TRIBUTÁRIO. Conceito Conceito CRÉDITO TRIBUTÁRIO O crédito tributário corresponde ao direito do Estado de exigir o tributo, ou melhor, de exigir o objeto da obrigação tributária principal do sujeito. Contribuição do crédito

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO - AULA 5 RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA E OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA QUESTÕES COMENTADAS

DIREITO TRIBUTÁRIO - AULA 5 RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA E OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA QUESTÕES COMENTADAS ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DE PERNAMBUCO DIREITO TRIBUTÁRIO - AULA 5 RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA E OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA QUESTÕES COMENTADAS 1) (FCC - 2009 - TJ-MS - Juiz) Considere os seguintes itens

Leia mais

Garantias e Privilégios do CréditoTributário. Rubens Kindlmann

Garantias e Privilégios do CréditoTributário. Rubens Kindlmann Garantias e Privilégios do CréditoTributário Rubens Kindlmann Garantias e Privilégios Por garantias devemos entender os meios jurídicos assecuratórios que cercam o direito subjetivo do estado de receber

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça EDcl no AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.571.332 - SP (2009/0097414-4) RELATOR : MINISTRO SÉRGIO KUKINA EMBARGANTE : ARCELORMITTAL GONVARRI BRASIL PRODUTOS SIDERÚRGICOS S/A EMBARGADO EMENTA RECURSO FUNDADO

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária Solidariedade e Responsabilidade Tributária Parte IV. Prof. Marcello Leal Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária Solidariedade e Responsabilidade Tributária Parte IV. Prof. Marcello Leal Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Obrigação Tributária Solidariedade e Responsabilidade Tributária Parte IV Prof. Marcello Leal Prof. Marcello Leal 1 O que seria infração à lei? Deixar de pagar tributo é infração à lei

Leia mais

Processo Tributário Rubens Kindlmann

Processo Tributário Rubens Kindlmann Processo Tributário Rubens Kindlmann Ementa Iniciação ao Processo Tributário. Ação declaratória e Ação Anulatória. Competência tributária. Nascimento do interesse processual para propositura da ação declaratória.

Leia mais

1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais.

1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais. Questionário Especial Turma Magistratura Federal/2012 Prof. Mauro Luís Rocha Lopes 1) Incide imposto de renda sobre a indenização por danos morais. STJ, Súmula 498. Não incide imposto de renda sobre a

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.064.528 - RN (2008/0123592-4) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS AGRAVANTE : NATAL COMBUSTÍVEIS LTDA ADVOGADO : RODRIGO DANTAS DO NASCIMENTO AGRAVADO : ESTADO DO

Leia mais

Crédito Tributário e suas formas de lançamento. Rubens Kindlmann

Crédito Tributário e suas formas de lançamento. Rubens Kindlmann Crédito Tributário e suas formas de lançamento Rubens Kindlmann Ementa Crédito Tributário e suas formas de lançamento constituição definitiva do crédito tributário, lançamento de ofício, declaração e homologação.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 867.808 - RS (2006/0152587-7) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES RECORRENTE : FAZENDA NACIONAL PROCURADORES : RODRIGO PEREIRA DA SILVA FRANK E OUTRO(S) CLAUDIO XAVIER SEEFELDER

Leia mais

EXECUÇÃO FISCAL E O NOVO CPC. Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora pela PUC/SP Professora na PUC/SP e IBET

EXECUÇÃO FISCAL E O NOVO CPC. Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora pela PUC/SP Professora na PUC/SP e IBET EXECUÇÃO FISCAL E O NOVO CPC Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora pela PUC/SP Professora na PUC/SP e IBET APLICABILIDADE DO NOVO CPC ÀS EXECUÇÕES FISCAIS Aplicação subsidiária Aplicação nas hipóteses

Leia mais

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI

Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI RUBENS KINDLMANN Contatos Professor Rubens Kindlmann @kindlmann rubens@kindlmann.com.br Previsão Constitucional Art. 156. Compete aos Municípios instituir

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Crédito Tributário Suspensão da Exigibilidade. Prof.ª Luciana Batista

DIREITO TRIBUTÁRIO. Crédito Tributário Suspensão da Exigibilidade. Prof.ª Luciana Batista DIREITO TRIBUTÁRIO Crédito Tributário Suspensão da Exigibilidade Prof.ª Luciana Batista Suspensão da exigibilidade (art.151 do CTN): o Fisco não poderá exigir o crédito tributário. Rol taxativo (art. 141

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL N 592030 - DF (2014/0238133-4) RELATOR AGRAVANTE ADVOGADOS AGRAVADO PROCURADOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO : WS PROMOÇÕES S/C LTDA : JULIANO RICARDO DE VASCONCELLOS

Leia mais