Áreas de Conhecimento Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia, Ciências, Psicologia, Religião.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Áreas de Conhecimento Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia, Ciências, Psicologia, Religião."

Transcrição

1 Título: As meninas, a vovó... e a saudade de quem foi pro céu Autor: Ceci Baptista Mariani Ilustrações: Mirella Spinelli Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação Trata-se de uma narrativa, cujo tema aborda os sentimentos de duas crianças diante da perda de seus familiares. Mostra a sensibilidade, o saudosismo que as levam ao questionamento e a tentativa de obter alguma resposta sobre o céu, a morte de um ente querido. O livro é indicado para os leitores iniciantes, escrito com muitas ilustrações. Justificativa A obra provoca orientação de formação, no desenvolvimento infantil, tendo em vista que o tema morte e suas relações interagem à prática social, e que pode despertar nos alunos questionamentos sobre a vida depois da morte: para onde vamos depois que morremos? Todos vão para o céu? O que é o céu? Por que morremos? Projeto Pedagógico Como enfrentar os sentimentos de perda de pessoas do nosso relacionamento; superar as nossas tristezas, adaptar à nova situação. Como responder questões sobre a morte? Temas secundários Família, laços, vida, sofrimento e resignação. Temas Transversais Ética, Saúde, Pluralidade Cultural e Meio Ambiente. Áreas de Conhecimento Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia, Ciências, Psicologia, Religião. Indicação Ciclo 1: Indicado para alunos do primeiro ao terceiro ano Objetivos: Contextualizar a obra, autor e a ilustradora. Levar o aluno ler e atribuir sentidos ao texto; desenvolver nele as habilidades da escrita. Propiciar atividades articulando o entendimento sobre a linguagem como sistema simbólico de representação.

2 Antes da Leitura É importante que antes da leitura o professor desenvolva um clima descontraído junto com os alunos, em função do tema. Sugerimos levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o que é a vida e o que é a morte. Trazer a realidade para os alunos, relacionando o tema abordado aos fatos do cotidiano inerentes a perda de um familiar, por exemplo, muitos perdem o pai ou a mãe, outros, perdem irmão, irmã, primos, enfim, de causa natural, ou por acidentes etc. Quais as circunstâncias que levam as pessoas morrerem? Explicar que podemos falar do assunto, sobre a morte de nosso ente querido com as pessoas, mas também com Deus, que está sempre nos ouvindo. Iniciando e durante a leitura A. Propicie a elaboração de hipóteses e antecipações a partir de questionamento sobre o título do livro. Qual assunto pode abordar este livro? B. Sugerimos explorar a linguagem das ilustrações, observando todos os aspectos. 1. Como atividade, proponha aos alunos fazerem um mapeamento nas ilustrações em busca de significados das imagens, cores, linhas e formas. 2. Observando a capa, pergunte: qual a relação dessas imagens com o título? Em sua opinião, o que elas representam? 3. Quanto às demais ilustrações do livro, qual delas chamou mais sua atenção? Qual seria a intenção do ilustrador em produzir tal imagem? Para você, o que ela representa? 4. Descrevê-la ou redesenhá-la no seu caderno. C. Desenvolva estratégias para o desenvolvimento de compreensão da linguagem escrita, provocando questionamentos e ajudando os alunos na busca de significados ou efeitos de sentido decorrentes do uso de uma imagem, palavra ou expressão. Faça monitoramento do processo de leitura, orientando os alunos a fazer primeiro uma leitura silenciosa; a lápis, sublinhar de leve as palavras que por acaso não consigam ler ou entender o significado. Depois, uma releitura, mas revezando os papéis: ora o professor lê ora um aluno, ora outro, sendo o professor o modelo para o aluno observar a expressividade composta de entonação, ritmo, pausa etc. Depois da leitura Incentive os alunos a se manifestar: qual a sua opinião sobre o livro? Houve algum trecho da história que você não entendeu? Qual? Descobrindo o texto Sugerimos organizar os alunos em grupo. Estimule-os a trocar ideias, manifestar a compreensão de leitura, opiniões sobre o assunto abordado no texto. Atividades Escolha a alternativa que julgar correta. 1. Como você interpreta o texto sobre Daniel, pág. 3: a. Daniel muito sapeca foi embora de casa b. Alguém pergunta, por que Daniel saiu cedo e foi embora? c. Daniel morreu muito jovem, foi para o céu, deixando lembranças e saudades. 2. O que Ana Clara sentia em relação a sua avó? a. Sentia saudade, muita saudade. b. Sentia que a avó não devia ter deixado a Terra para ir morar no Céu. Responda, escrevendo com suas palavras: 3. Por que Ana Clara lembrou-se da vovó da Chapeuzinho Vermelho?

3 4. Qual era o nome da irmã de Ana Clara? 5. O que Raquel fazia, enquanto falava com Ana Clara? 6. Que material Raquel utilizava para desenhar? 7. O que Raquel desenhou no céu: uma estrela? Uma lua redonda? O quê? 8. Você também gosta de desenhar? Que tal, no seu caderno, fazer o mesmo desenho de Raquel? 9. Depois de pensar, pensar muito no céu, Ana Clara resolver fazer o quê? 10. De acordo com o livro, o que a poesia faz para ajudar as pessoas? Desvendando o poema Relendo as páginas 6 e 7, perguntamos: 1. Qual assunto é abordado na poesia de Ana Clara? 2. Complete, quantas estrofes há no poema das pág. 6 e 7. E quantos versos há em cada estrofe. O poema é composto de estrofes. A primeira e a terceira estrofes têm versos; a segunda estrofe tem versos; a quarta estrofe tem versos e a quinta estrofe tem versos. 3. Quem rima com quem: a. Foi um choro tão comprido que fez toda a lágrima, parecia que aquele acontecimento ia fazer, de tristeza, nosso mundo se. A vontade era de uma escada e um balde para a vovó, do céu, fazer. b. Desgraça pouca é bobagem..., já e um sábio, velho senhor que passava grande parte do seu sentado numa cadeira, do lado de fora da casa, observando o que. 4. Agora, observe o poema das páginas 10 e 11: a. O assunto é o mesmo do outro poema lido nas páginas 6 e 7? Sim? Não? b. Quem era o Jack na história? c. O que aconteceu com ele? 5. Mapeando os demais poemas, faça um desenho contanto como o cachorro da prima de Ana Clara e Raquel morreu. 6. Além da vovó, foi-se para o céu o avô João. Perguntas: a. O que diziam sobre ele? b. Com quem o avô João gostava mais de conviver? Para refletir sobre o tema: Sugerimos levar o aluno a refletir sobre a questão temática do livro, a morte. Propomos criar ambiente propício para falar sobre o assunto, procurando levantar questões como: Pense nisso, você já reparou que uma planta nasce e algum tempo depois envelhece e morre? Que o Sol nasce iluminando nossas casas, nosso quintal, nossa vegetação e depois se põe deixando tudo escuro? No livro, os poemas contam história sobre a perda de alguém. Observe que a morte é algo natural, acontece em qualquer família, com pessoas de qualquer idade. A morte também acontece entre animais domésticos.

4 Atividades 1. Complete usando as palavras em destaque, semente, lugar, envelhece, brota, descendo, desaguar, vida, outras, rio, mar, nuvens, chuva, para justificar esta afirmação do livro, A morte faz parte da vida! : As árvores crescem, produz para o homem plantar e preservar espécies. Mas, tudo na natureza nasce, e morre, dando lugar para sementes serem plantadas, da qual nasce uma nova planta no seu. Isso também acontece com a água que no chão da terra e vai escorrendo, escorrendo formando um leito e se transformando em grande. O rio passa por entre plantas, montanhas dando aos peixes, para os barcos navegarem, até desaguar no mar. Lá no o Sol aquece a água e ela se transforma em. As nuvens são partículas de água bem juntinhas que volta para Terra em forma de. Portanto, na natureza, constantemente surge uma vida nova. 2. Que tal agora colorir: Pense: A vovó e o vovô João juntos com Daniel foram lá para o céu. A água também vai, mas depois ela volta feito chuva. Pois, bem: marque verdadeiro (v) ou falso (f) dando sua opinião para as seguintes afirmações: a. O céu é palavra boa, o destino daqueles que não se encontram mais aqui b. Lá no céu vivem as pessoas queridas que se foram c. O céu é um lugar distante, só a água pode ir até ele e voltar Oral: Responda com suas palavras as questões abaixo, depois desenhe. 1. De acordo com o livro, páginas 22 e 23, o céu é realidade. Quais as coisas que você já percebeu que são reais, que te envolvem e te protegem e que vieram do céu?

5 2. O livro revela que o céu é também o símbolo para falar do tamanho da nossa saudade. Em relação à sua família, você sente falta de alguém que foi para o céu? De quem sente saudade? 3. Escolha uma alternativa. Em sua opinião, como é o céu da saudade: a. Um lugar distante. b. Um lugar muito distante. c. Um lugar muito, muito distante. 4. O livro, nas páginas 26 e 27, afirma que as pessoas no céu vão construindo um Paraíso, um lugar de felicidade para todos. Como você imagina esse lugar? Que tal desenhar e mostrar aos colegas o Paraíso que você imaginou. Para conversar com os colegas Releia os trechos do livro, páginas 28, 29, 30, 31 e responda: 1. O que você aprendeu sobre a realização do Paraíso? 2. O que Deus quer para a nossa vida? 3. Em sua opinião, é possível construir um Paraíso aqui na Terra? 4. De quê modo você contribuiria para construção desse Paraíso? Um assunto leva ao outro No livro surge a palavra ressurreição, cujo significado literal é voltar à vida. A ressurreição de Jesus Cristo é a parte principal da fé cristã, de modo que, o professor pode oferecer aos alunos uma breve explicação sobre esse acontecimento histórico: a ressurreição de Cristo. Sugerimos mostrar o comportamento do homem no mundo, quais os merecimentos para receber sua passagem para o céu, para a sua salvação eterna. Desafio 1. Pense na pessoa próxima que foi para o céu. Convide alguém para juntos olhar o céu, observar o movimento das nuvens, no intuito de sentir o que Ana Clara e Raquel sentiram. Depois faça o seu comentário. 2. Sugerimos propor aos alunos levarem, para mostrar aos colegas da classe, fotos ou algum objeto de recordação referente àquela pessoa já falecida. Sugestões para avaliação Participação nas atividades. Atendimento às propostas de trabalho individual ou em grupo. Ressaltamos que as atividades, aqui propostas, têm por objetivo cooperar, oferecendo subsídios para a mediação do trabalho pedagógico com a obra As meninas, a vovó... e a saudade de quem foi pro céu, da PAULUS Editora, e que não pretendem ser determinantes do trabalho desenvolvido em sala de aula, tendo em vista que somente o professor conhece as necessidades específicas de sua turma.

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação.

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação. Título: A árvore dos meus dois quintais Autor: Jonas Ribeiro Ilustrações: Veruschka Guerra Formato: 21 cm x 27,5 cm Número de páginas: 24 Elaboradora do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO 1

PROJETO PEDAGÓGICO 1 PROJETO PEDAGÓGICO 1 Projeto Pedagógico Por Beatriz Tavares de Souza* Título: O fojo Autor: Fabiana Guimarães Ilustrações: Robson Araújo Formato: 24 cm x 22 cm Número de páginas: 16 Apresentação O livro

Leia mais

Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza

Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza O livro é rico em conteúdo, nele são abordados ensinamento,

Leia mais

Projeto Pedagógico Como falar sobre família. Como identificar o perfil da sua família. Como falar da relação entre seus membros.

Projeto Pedagógico Como falar sobre família. Como identificar o perfil da sua família. Como falar da relação entre seus membros. Projeto de Leitura Título: A Família de Marília Autor: Andrea Viviana Taubman Ilustrações: Cláudia Scatamacchia Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A professora solicita um trabalho

Leia mais

Projeto de Leitura. Título: O que acontece quando alguém morre? Um guia para as crianças lidarem com a morte e os funerais. Autor: Michaelene Mundy

Projeto de Leitura. Título: O que acontece quando alguém morre? Um guia para as crianças lidarem com a morte e os funerais. Autor: Michaelene Mundy Projeto de Leitura Título: O que acontece quando alguém morre? Um guia para as crianças lidarem com a morte e os funerais Autor: Michaelene Mundy Ilustrações: R.W. Alley Elaboração do Projeto: Beatriz

Leia mais

Formação de PROFESSOR

Formação de PROFESSOR Formação de PROFESSOR 1 Especial Formação de Professor Por Beatriz Tavares de Souza* Apresentação O livro faz uma abordagem sobre a vida e o nome em seu momento. Na relação entre a identificação e o tempo,

Leia mais

Título: No mundo da Lua Autor: Roseana Murray Ilustrações: Mari Ines Piekas Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza

Título: No mundo da Lua Autor: Roseana Murray Ilustrações: Mari Ines Piekas Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Título: No mundo da Lua Autor: Roseana Murray Ilustrações: Mari Ines Piekas Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro é produzido de versos, desenhos ilustrativos nos quais movimentam

Leia mais

Título: Bel e Berta na casa nova. Autor: Rosaly Stefani e Adriana Crespo. Formato: 22,5 x 15 cm e 20 Páginas. Ilustrações: Marcelino Vargas

Título: Bel e Berta na casa nova. Autor: Rosaly Stefani e Adriana Crespo. Formato: 22,5 x 15 cm e 20 Páginas. Ilustrações: Marcelino Vargas Título: Bel e Berta na casa nova Autor: Rosaly Stefani e Adriana Crespo Formato: 22,5 x 15 cm e 20 Páginas Ilustrações: Marcelino Vargas Elaboração do projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação Trata-se

Leia mais

Especial Formação. Professor

Especial Formação. Professor Especial Formação Professor Especial Formação de Professor Por Beatriz Tavares de Souza* Sentir-se furioso Um livro sobre a raiva Autora: Molly Wigand Ilustrações: Anne FitzGerald Elaboração do Projeto:

Leia mais

Título: Mundaréu 21 x 27 cm 32 páginas Autoria: Celso Sisto Ilustrações: Rosinha Campos Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza

Título: Mundaréu 21 x 27 cm 32 páginas Autoria: Celso Sisto Ilustrações: Rosinha Campos Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Título: Mundaréu 21 x 27 cm 32 páginas Autoria: Celso Sisto Ilustrações: Rosinha Campos Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza APRESENTAÇÃO: Este livro aborda o tema lendas sob a perspectiva das

Leia mais

Projeto Pedagógico Como reconhecer o outro em seu caráter humano com todas as suas diferenças, sob todos os aspectos: físico e social.

Projeto Pedagógico Como reconhecer o outro em seu caráter humano com todas as suas diferenças, sob todos os aspectos: físico e social. Projeto de Leitura Título: Deus nos criou um a um Como identificar preconceitos e celebrar as diferenças Autor: Christine A.Adams Ilustrações: R.W.Alley Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza

Leia mais

Especial Formação. Professor

Especial Formação. Professor Especial Formação Professor Especial Formação de Professor Por Beatriz Tavares de Souza* Como ser amigo Um livro sobre amizade Autor: Molly Wigand Ilustrações: Anne FitzGerald Elaboração do Projeto: Beatriz

Leia mais

Especial Formação. Professor

Especial Formação. Professor Especial Formação Professor Especial Formação de Professor Por Beatriz Tavares de Souza* A semente de pera mágica em cordel: um conto oriental de origem chinesa Autor: Nireuda Longobardi Elaboração do

Leia mais

Especial Formação. Professor

Especial Formação. Professor Especial Formação Professor Especial Formação de Professor Por Beatriz Tavares de Souza* O Vaso de Orquídeas Autor: Jonas Ribeiro Ilustrações: Marco Antonio Godoy Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares

Leia mais

Autora: Lúcia Fidalgo. Ilustrações: Fabiana Salomão

Autora: Lúcia Fidalgo. Ilustrações: Fabiana Salomão Título: Villa-Lobos O maestro Autora: Lúcia Fidalgo Ilustrações: Fabiana Salomão Formato: 18,5 cm x 27,5 cm Número de páginas: 16 Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A narrativa

Leia mais

Especial Formação. Professor

Especial Formação. Professor Especial Formação Professor Especial Formação de Professor Por Beatriz Tavares de Souza* Carolina Autor: Lenice Gomes Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza *Beatriz

Leia mais

Benefícios da Leitura

Benefícios da Leitura Ler a par Benefícios da Leitura Proporciona à criança informação e conhecimento sobre o mundo. Apresenta à criança situações e ideias novas Estimulando a curiosidade, o pensamento crítico, e ainda a consciência

Leia mais

Gênero poesia: leitura e prazer

Gênero poesia: leitura e prazer Poesia Gênero poesia: leitura e prazer Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos, e processos. Ler, de

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin EMEF NOVA SARDENHA Turma: 2 Ano NOME DO LIVRO: O MENINO QUE DESCOBRIU AS PALAVRAS AUTORES: Cineas Santos e Gabriel Archanjo

Leia mais

Projeto pedagógico De que modo devemos tratar os animais? O que fazer para preservar as espécies? Qual a importância dos pássaros na natureza?

Projeto pedagógico De que modo devemos tratar os animais? O que fazer para preservar as espécies? Qual a importância dos pássaros na natureza? Projeto de Leitura Título: Passarinho Passará Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Bill Borges Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro narra a história de um menino que

Leia mais

SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre

SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre Por_3º ano_1º bi_2013 1 SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre - 2013 Apresentação Com a intenção de contribuir de forma mais efetiva para a elaboração

Leia mais

a cobronça, a princesa e a supresa

a cobronça, a princesa e a supresa projeto pedagógico a cobronça, a princesa e a supresa Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br Fê ilustrações e Celso Linck www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

JAMBO! jambo! uma manhã com os bichos da áfrica ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA. projeto pedagógico

JAMBO! jambo! uma manhã com os bichos da áfrica ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA. projeto pedagógico projeto pedagógico jambo! uma manhã com os bichos da áfrica ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA JAMBO! UMA MANHÃ COM OS BICHOS DA ÁFRICA Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 ilustrações Edu Engel divulgação

Leia mais

a sinfonia de ronronia

a sinfonia de ronronia projeto pedagógico a sinfonia de ronronia A SINFONIA DE RONRONIA UMA PARÁBOLA ESCRITA E ILUSTRADA POR DEBBY CARMAN Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br

Leia mais

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta

Luiz Gonzaga. Chuva e sol Poeira e carvão Longe de casa Sigo o roteiro Mais uma estação E a alegria no coração. 2º Bimestre 2018 Português/Jhonatta Português/Jhonatta Minha vida é andar por este país Pra ver se um dia descanso feliz Guardando as recordações Das terras onde passei Andando pelos sertões E dos amigos que lá deixei Chuva e sol Poeira

Leia mais

o menino transparente

o menino transparente projeto pedagógico o menino transparente Rua Roma, 90 Edifício Roma Business 7 o andar Lapa São Paulo SP CEP 05050-090 divulgação escolar (11) 3874-0884 divulga@melhoramentos.com.br www.editoramelhoramentos.com.br

Leia mais

NA GAVETA DA MEMÓRIA...

NA GAVETA DA MEMÓRIA... NA GAVETA DA MEMÓRIA... Adâni Corrêa Daniela Bortolon Uma vida sem memória, não é uma vida. Luis Buñel. 1) Leituras escolhidas e justificativa da escolha: # Gaveta dos guardados, Iberê Camargo; # Obras

Leia mais

A obra propõe introduzir a criança no mundo das palavras, possibilitando outras possíveis descobertas.

A obra propõe introduzir a criança no mundo das palavras, possibilitando outras possíveis descobertas. Título: Bel e Berta no aniversário Autoras: Rosaly Stefani e Adriana Crespo Formato: 22,5 x 15 cm e 24 Páginas Ilustrações: Marcelino Vargas Elaboração do projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação

Leia mais

Atividades para o Projeto Proclamação da República

Atividades para o Projeto Proclamação da República Atividades para o Projeto Proclamação da República Propor Desenhos para colorir e colagens (Educação Infantil); Produções textuais com os alunos (Individuais ou coletivas); Confecções de Lembrancinhas

Leia mais

Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando

Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando Com o autorretrato de Tarsila do Amaral é possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando sua história e depois de apresentar o seu autorretrato,

Leia mais

DATA DE RETORNO: / /2017. a) Ao analisar as imagens acima, podemos dizer se somos iguais?justifique sua resposta.

DATA DE RETORNO: / /2017. a) Ao analisar as imagens acima, podemos dizer se somos iguais?justifique sua resposta. COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIO COMPLEMENTAR 1 TRIMESTRE DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSOR (A): ALUNO(A):. DATA DE RETORNO: / /2017 SÉRIE: 2 ANO. 1.Observe os alunos da prefessora Márcia.Agora,

Leia mais

Título: Entrar em forma pode ser divertido! Um guia para escolhas saudáveis Autor: J. S. Jackson Ilustrações: R.W. Alley Elaboração do Projeto:

Título: Entrar em forma pode ser divertido! Um guia para escolhas saudáveis Autor: J. S. Jackson Ilustrações: R.W. Alley Elaboração do Projeto: Título: Entrar em forma pode ser divertido! Um guia para escolhas saudáveis Autor: J. S. Jackson Ilustrações: R.W. Alley Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação Trata-se de um livro

Leia mais

Meu pai é uma girafa!

Meu pai é uma girafa! Meu pai é uma girafa! Texto e ilustrações de Stephen Michael King Tradução: Gilda de Aquino Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Fundamental I (1 o e 2 o anos) Elaborado por: Clara de Cápua

Leia mais

As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus,

As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus, As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus, sua morte e ressurreição e o começo da igreja primitiva. Neste trimestre, celebramos, a páscoa, que é o cumprimento

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES PROFESSOR DISCIPLINA TURMA DEISE MENEZES GEOGRAFIA 201 ALUNO SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br Questão 1 Observe a obra

Leia mais

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização das diferentes formas da cultura escrita.

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização das diferentes formas da cultura escrita. Professor (a): Taciane T. Sgarabotto PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Poesia: A Chácara do Chico Bolacha Autor: Cecília Meireles Competências Oralidade, leitura coletiva e individual, compreensão e valorização

Leia mais

LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus

LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus CONCEITO CHAVE: Deus deseja que seus seguidores estejam sempre preparados para contar a história de Jesus, a fim de conduzi-los

Leia mais

Nº 5 C Natal e Sagrada Família

Nº 5 C Natal e Sagrada Família Nº 5 C Natal e Sagrada Família Esta semana celebramos nascimento de Jesus, no dia de Natal e depois a festa da Sagrada Família. A Sagrada Família é composta por Maria, José e o Menino Jesus. A Sagrada

Leia mais

Projeto Pedagógico: Como transformar o Natal de festa comum em verdadeiro tempo de alegria.

Projeto Pedagógico: Como transformar o Natal de festa comum em verdadeiro tempo de alegria. Título: Preparando-se para o Natal Um guia para que as crianças tenham um Tempo de Graça 20,5 x 20,5 cm 32 páginas Autor: Ted O Neal Ilustrações: R.W.Alley Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL.

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL. PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

A Sinfonia de Ronronia

A Sinfonia de Ronronia elaboração: PROF. DR. JOSÉ NICOLAU GREGORIN FILHO A Sinfonia de Ronronia escrito por Debby Carman Os Projetos de Leitura: concepção Buscando o oferecimento de subsídios práticos para o trabalho docente

Leia mais

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita.

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Este Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita é um excelente recurso para trabalhar o Dia da Consciência Negra que é comemorado em 20 de novembro em todo

Leia mais

LIVRO PARADIDÁTICO: MANIA DE EXPLICAÇÃO

LIVRO PARADIDÁTICO: MANIA DE EXPLICAÇÃO LIVRO PARADIDÁTICO: MANIA DE EXPLICAÇÃO (FALCÃO, Adriana. Mania de Explicação. São Paulo: Salamandra, 2013.) O livro utiliza a inocência e imaginação de uma menina muito esperta que adora inventar e imaginar

Leia mais

Minha História de amor

Minha História de amor Minha História de amor Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha história de amor! Bem, eu namoro à distância faz algum tempinho. E não é uma distância bobinha não, são 433 km, eu moro em Natal-Rn, e ela

Leia mais

PLANEJAMENTO: POESIA

PLANEJAMENTO: POESIA PLANEJAMENTO: POESIA Professor (a): Rosa Ilene Martini Garavaglia NOME DA POESIA: O Girassol Vinícius de Moraes TEMA: Primavera Competências Objetivo Geral Objetivos específicos Estratégias em Língua Portuguesa

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

As lágrimas de Yara. Oficina III - O prazer da leitura - infantil

As lágrimas de Yara. Oficina III - O prazer da leitura - infantil As lágrimas de Yara Oficina III - O prazer da leitura - infantil http://goo.gl/vnxlw5 Diz uma antiga lenda que um jovem índio chorava a morte de seu pai e foi ele consolado por Yara, a guardiã das águas.

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): NOME DO LIVRO: O MUNDINHO DE BOAS ATITUDES AUTOR:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN Competências Perceber a importância do auto respeito. Desenvolver o senso critico.

Leia mais

A Leitura a par Criar um relacionamento positivo

A Leitura a par Criar um relacionamento positivo A Leitura a Par A Leitura a par Criar um relacionamento positivo - Apresente-se. Fale um pouco de si. Se quiser pode falar do seu gosto pelos livros e pela leitura. - Procure conhecer a criança fazendo

Leia mais

senhor texugo e dona raposa a confusão

senhor texugo e dona raposa a confusão projeto pedagógico senhor texugo e dona raposa a confusão Uma História em Quadrinhos Senhor Texugo e Dona Raposa 2. A CONFUSÃO Série Premiada Rua Tito, 479 Lapa São Paulo SP CEP 05051-000 divulgação escolar

Leia mais

Novo Programa de Português do Ensino Básico SD4_ANOS1/2. Vamos ao circo!... 1.º ano

Novo Programa de Português do Ensino Básico SD4_ANOS1/2. Vamos ao circo!... 1.º ano Vamos ao circo!... 1.º ano 1 Apresentação 1. Nome da sequência: Vamos ao circo 2. Ano de escolaridade: final do 1.º ano; início do 2.º ano 3. Duração estimada: 1 semana 4. Competências: (Cf. Roteiro) 5.

Leia mais

Material Educativo: Disse o Dicionário

Material Educativo: Disse o Dicionário Material Educativo: Disse o Dicionário Atividade que pensa os sentidos literais e simbólicos de palavras utilizadas em dicionários e poemas escolhidos, para que os participantes criem significados particulares

Leia mais

Projeto: Viviana a Rainha do Pijama

Projeto: Viviana a Rainha do Pijama Projeto: Viviana a Rainha do Pijama Público alvo: O projeto é destinado aos alunos do Ensino Fundamental 1 1º e 2º ano. Disciplina: Língua Portuguesa Justificativa: À medida que as crianças crescem, um

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

Catequese Missionária para Crianças. Como Jesus, quero ter um coração missionário

Catequese Missionária para Crianças. Como Jesus, quero ter um coração missionário Ano Missionário Extraordinário 2018 2019 Catequese Missionária para Crianças Como Jesus, quero ter um coração missionário INTRODUÇÃO A Igreja, toda ela, por vocação e carisma, é missionária. A missão é

Leia mais

Pegada nas Escolas - ÁGUA - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA

Pegada nas Escolas - ÁGUA - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA Pegada nas Escolas - ÁGUA - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ÁGUA Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de propostas que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola,

Leia mais

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas.

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas. Projeto Poesia http://pixabay.com/pt/livros-certificado-cont%c3%aainer-pote-158066/ Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 4 anos. Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: 5 semanas Justificativa:

Leia mais

A NOVELA DA PANELA UM DRAMA QUASE COMPLETO, QUASE TOTALMENTE ESCRITO E DESENHADO POR

A NOVELA DA PANELA UM DRAMA QUASE COMPLETO, QUASE TOTALMENTE ESCRITO E DESENHADO POR TEXTO E ILUSTRAÇÕES ANGELA LAGO A NOVELA DA PANELA UM DRAMA QUASE COMPLETO, QUASE TOTALMENTE ESCRITO E DESENHADO POR ANGELA LAGO SUGESTÕES PARA O PROFESSOR ELABORAÇÃO: ANA PAULA TORRES LAROCA NEUZA SANCHEZ

Leia mais

Ufa! Ir à escola todos os dias. eu vou chegar lá... vou sobreviver à escola... com certeza não é o seu programa predileto, certo? projeto pedagógico

Ufa! Ir à escola todos os dias. eu vou chegar lá... vou sobreviver à escola... com certeza não é o seu programa predileto, certo? projeto pedagógico projeto pedagógico Ufa - Vou sobreviver a escola - Capa CP 01ed02.ai 1 14/05/13 07:21 C M Y CM MY CY CMY K UFA! VOU SOBREVIVER À ESCOLA... Ir à escola todos os dias com certeza não é o seu programa predileto,

Leia mais

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem P1-3 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Infância Meu pai montava a cavalo, ia para

Leia mais

A Leitura em Voz Alta

A Leitura em Voz Alta A Leitura em Voz Alta A Leitura em voz alta Escolher bem os livros As listas de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura para os diferentes anos de escolaridade podem apoiar a selecção de obras

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo.

VAMOS PLANEJAR! Volume 1. BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. VAMOS PLANEJAR! Volume 1 BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai vivenciar no ambiente educacional. Colocando

Leia mais

A TIVIDADES D IDÁTICAS H ISTÓRIA P ORTFÓLIO ESTUDANTE: IDADE: PROFESSORA: TURMA: ANGELA CHUVAS NASCHOLD ANTONIO PEREIRA COLE AQUI A SUA FOTO 3X4

A TIVIDADES D IDÁTICAS H ISTÓRIA P ORTFÓLIO ESTUDANTE: IDADE: PROFESSORA: TURMA: ANGELA CHUVAS NASCHOLD ANTONIO PEREIRA COLE AQUI A SUA FOTO 3X4 P ORTFÓLIO DE A TIVIDADES D IDÁTICAS DA H ISTÓRIA COLE AQUI A SUA FOTO 3X4 ANGELA CHUVAS NASCHOLD ANTONIO PEREIRA ESTUDANTE: IDADE: PROFESSORA: TURMA: Texto do portfólio baseado em NASCHOLD, Angela; PEREIRA,

Leia mais

Projeto Pedagógico: Quais os perigos e caminhos que as pessoas do nosso convívio nos levam, em relação às drogas.

Projeto Pedagógico: Quais os perigos e caminhos que as pessoas do nosso convívio nos levam, em relação às drogas. Título: Diga NÃO às drogas e ao álcool - Um guia para as crianças 20,5 x 20,5 cm 28 páginas Autor: Jim Auer Ilustrações: R.W. Alley Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação: Trata-se

Leia mais

Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14

Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14 Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14 Anexo 5 Semana Pedagógica 1º semestre - 2016 Anexo 5 Trabalhando com textos na Alfabetização (Marlene Carvalho, 2005) Muitas professoras

Leia mais

O LIVRO SEM PALAVRAS

O LIVRO SEM PALAVRAS Momento com Deus NOME: DATA: 13/07//2014 O LIVRO SEM PALAVRAS Versículos para Decorar: 1. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o

Leia mais

Os Meninos Que Se Tornaram Estrelas

Os Meninos Que Se Tornaram Estrelas elaboração: PROF. DR. JOSÉ NICOLAU GREGORIN FILHO Os Meninos Que Se Tornaram Estrelas escrito por & ilustrado por Hernâni Donato Mônica Haibara Os Projetos de Leitura: concepção Buscando o oferecimento

Leia mais

Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE

Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE Pegada nas Escolas - TRANSPORTE - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: TRANSPORTE Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono*

Leia mais

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas Como se escreve? nós na sala de aula - módulo: língua portuguesa 1º ao 3º ano - unidade 10 Antigamente a ortografia era vista apenas como um monte de regras que deviam ser decoradas, mas os estudos atuais

Leia mais

Ponto de Apoio. Edição nº 162

Ponto de Apoio. Edição nº 162 Ponto de Apoio Edição nº 162 1 Tema do Mês União Histórias Quanto mais amigos eu tenho... Mais feliz eu sou!; Desabrochar... Lindas flores e belos gestos; Boas sementes; Lili em Eu participo!; Boas ações

Leia mais

Representando frações em porcentagem

Representando frações em porcentagem Representando frações em porcentagem Objetos de conhecimento Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador. Objetivos Identificar e representar números na forma

Leia mais

Temas secundários Clima, tempo; oficina, indústria, comércio; comunidade, amizade, solidariedade.

Temas secundários Clima, tempo; oficina, indústria, comércio; comunidade, amizade, solidariedade. Projeto de Leitura Título: O mestre dos guarda-chuvas Autor: Elaine Pasquali Cavion Ilustrações: Rubem Filho Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro narra a história da cidade

Leia mais

A marca de uma lágrima

A marca de uma lágrima A marca de uma lágrima O autor O livro é uma obra de Pedro Bandeira, o autor responsável pela minha paixão por livros nacionais. É comum encontrarmos leitores com um alto teor de preconceito em relação

Leia mais

PENSAMENTOS LEITORES Pensamentos leitores JUNTOS PELA LEITURA. Pensamentos Leitores

PENSAMENTOS LEITORES Pensamentos leitores JUNTOS PELA LEITURA. Pensamentos Leitores Pensamentos leitores JUNTOS PELA LEITURA Pensamentos Leitores 3 Pensamentos leitores EDIÇÃO BRASILEIRA SÃO PAULO, JUNHO DE 2016. AUTORAS Alda Beraldo Lucinha Magalhães Marília Novaes Sandra M. M. Medrano

Leia mais

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 137

PONTO DE APOIO SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA PLANETA AZUL EDIÇÃO 137 PONTO DE APOIO Edição 137 NO PONTO DE APOIO, INDICAMOS SUGESTÕES DE ATIVIDADES E REFLEXÕES A SEREM DESENVOLVIDAS NAEDUCAÇÃOINFANTIL EENSINO FUNDAMENTAL, CONSIDERANDO AS HISTÓRIAS PUBLICADAS NA REVISTA

Leia mais

DESCOBRINDO O MUNDO DA LEITURA: PEQUENOS CONTADORES DE HISTÓRIA Inaiane de Deus Fonseca - UEG.

DESCOBRINDO O MUNDO DA LEITURA: PEQUENOS CONTADORES DE HISTÓRIA Inaiane de Deus Fonseca - UEG. DESCOBRINDO O MUNDO DA LEITURA: PEQUENOS CONTADORES DE HISTÓRIA Inaiane de Deus Fonseca - UEG. inaianefonseca@gmail.com Resumo: A abordagem de valores em sala de aula permite ao professor realizar um trabalho

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Comunicação não verbal Mês: Outubro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimule os alunos a comunicação não violenta através

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

ROSANA RIOS. Três noites de medo

ROSANA RIOS. Três noites de medo Leitor iniciante Leitor em processo Leitor fluente ROSANA RIOS Três noites de medo ILUSTRAÇÕES: GIROTTO PROJETO DE LEITURA Maria José Nóbrega Rosane Pamplona Três noites de medo ROSANA RIOS UM POUCO SOBRE

Leia mais

O canteiro dos livros

O canteiro dos livros LER a partir dos 6 anos GUIA DE LEITURA MARIAALZIRACABRAL O canteiro dos livros JOSÉ JORGE LETRIA Ilustrações de Carla Nazareth Apresentação da obra A história d O Canteiro dos Livros começa com um facto

Leia mais

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO

ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO 04/10 Victor Geografia Atividades das páginas 83 e 84. Livro Poliedro para 07/10 07/10 02/10 Valéria Ciências 74, 75 e 76 (07/10).

Leia mais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. A descoberta da germinação através do lúdico.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. A descoberta da germinação através do lúdico. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ A descoberta da germinação através do lúdico. Silzete Aparecida Gonçalves de Carvalho Aluna do curso de Pedagogia silzete_gc@hotmail.com

Leia mais

Tema: Uma Viagem Inesquecível

Tema: Uma Viagem Inesquecível Texto Bíblico: Isaias 43.1 Tema: Uma Viagem Inesquecível Versículo para memorizar: O Senhor Deus, que o criou, diz: Eu o chamei pelo seu nome, e você é meu. Isaias 43.1 Principio Bíblico: Individualidade

Leia mais

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Oportunizar as crianças a ampliação da oralidade, leitura e escrita de diferentes gêneros textuais como obras poéticas;

PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Oportunizar as crianças a ampliação da oralidade, leitura e escrita de diferentes gêneros textuais como obras poéticas; Professor (a): Keila França PLANEJAMENTO (Poesia/poema) Poesia: O MOSQUITO ESCREVE Autora: CECÍLIA MEIRELES Competências Oportunizar as crianças a ampliação da oralidade, leitura e escrita de diferentes

Leia mais

Título: Bel e Berta na praia Autoras: Rosaly Stefani; Adriana Crespo

Título: Bel e Berta na praia Autoras: Rosaly Stefani; Adriana Crespo Título: Bel e Berta na praia Autoras: Rosaly Stefani; Adriana Crespo Formato 22,5 x 15 Páginas 24 Ilustrações: Marcelino Vargas Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação Neste livro,

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

Lundi - Français Curitiba, le 18 septembre Coucou! Fais l activité 2 de la page 3

Lundi - Français Curitiba, le 18 septembre Coucou! Fais l activité 2 de la page 3 Lundi - Français Curitiba, le 18 septembre 2017. Coucou! Fais l activité 2 de la page 3 Troca do livro LIÇÕES DE FRANCÊS/ PORTUGUÊS/HISTÓRIA/VIVÊNCIA 2º A, 2º B 2º C, 2 D Semana de 18 a 22 de setembro

Leia mais

Pegada nas Escolas - ENERGIA- PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA

Pegada nas Escolas - ENERGIA- PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA Pegada nas Escolas - ENERGIA- 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: ENERGIA Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola,

Leia mais

O menino que aprendeu a ver Ruth Rocha

O menino que aprendeu a ver Ruth Rocha LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 3 ano Semana de 6 a 10 de março de 2017 Leia o texto de Ruth Rocha para fazer as lições de Língua Portuguesa: Troca do livro 3º A 3º B e 3º C quinta-feira segunda-feira

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 04 JESUS RESSUSCITA O FILHO DA VIÚVA Olá querido professor (a) da classe, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO LUCAS 7: 11-17 OBJETIVOS DA LIÇÃO

Leia mais

Arte e Poesia. Uma flor. Uma flor perde cheiro e beleza Foi amor com certeza!

Arte e Poesia. Uma flor. Uma flor perde cheiro e beleza Foi amor com certeza! Uma flor Uma flor perde cheiro e beleza Foi amor com certeza! Nisto uma paisagem Aparece e desaparece Torna-se miragem Ou realidade para quem merece. Rogam-se as pragas da fadista Em forma de nota de viola

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 2º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70%

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70% O presente documento define os critérios de avaliação de cada área curricular do 3.º ciclo do Externato de Santa Joana que, após ratificação pelo Conselho Pedagógico e tendo em conta a legislação em vigor,

Leia mais

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro

Leia mais

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E.M. Cléia Carmelo da Silva Professor(es) Apresentador(es): Sandra Mara De Jesus Miquelini Fernandes Realização: Foco do Projeto Utilização dos contos de fada e de brincadeiras

Leia mais