MODELAGEM E DINÂMICA DE UM DISPOSITIVO MICRO-ELETROMECÂNICO (MEMS). MODELING AND DYNAMICS OF MICRO-ELECTROMECHANICAL DEVICE (MEMS).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MODELAGEM E DINÂMICA DE UM DISPOSITIVO MICRO-ELETROMECÂNICO (MEMS). MODELING AND DYNAMICS OF MICRO-ELECTROMECHANICAL DEVICE (MEMS)."

Transcrição

1 MODELAGEM E DINÂMICA DE UM DISPOSITIVO MICRO-ELETROMECÂNICO (MEMS). MODELING AND DYNAMICS OF MICRO-ELECTROMECHANICAL DEVICE (MEMS). Douglas Roca Santo 1, José Manoel Balthazar 2, Bento Rodrigues de Pontes Junior 3 1- Campus de Bauru Faculdade de Ciências Licenciatura Plena em Física douglasroca@fc.unesp.br. 2-Campus de Rio Claro Instituto de Geociências e Ciências Exatas jmbaltha@rc.unesp.br. 3-Campus de Bauru Faculdade de Engenharia brpontes@feb.unesp.br. Palavras chaves: dispositivos micro-eletromecânicos; dinâmica não-linear; excitação paramétrica. Keywords: micro-electromechanical devices; nonlinear dynamics; parametric excitation. 1.INTRODUÇÃO Os Sistemas Micro-Eletromecânicos (MEMS - Micro-Electro-Mechanical Systems) são dispositivos que variam em tamanho de micrômetros a milímetros que combinam componentes mecânicos e elétricos e têm a capacidade de detectar, controlar e atuar em micro-escala. As pesquisas envolvendo Sistemas Micro-Eletromecânicos começaram em torno de 1950, mas foi a partir da década de 1990 que apareceram utilizações para MEMS em aplicações nos produtos comerciais. Estes dispositivos são utilizados, por exemplo, em acelerômetros de airbag e sensores de pressão em aparelhos biomédicos. Os fenômenos não-lineares são predominantes em dispositivos MEMS. Portanto, é necessário identificar e compreender essas não-linearidades para garantir um melhor desempenho do sistema. Este tema e exemplos de não-linearidades foram explorados por pesquisadores em [1-3]. 2.OBJETIVOS Nesse projeto de pesquisa é estudado o comportamento de um dispositivo tipo micro-viga, através de um modelo discreto equivalente (massa-mola-amortecedor) acionado eletrostaticamente, baseado em MEMS, em relação a: Ressonância do sistema não linear sob efeito de excitações forçadas e paramétricas. Comportamento dinâmico do sistema sob efeito de diferentes frequências de excitação. Comportamento dinâmico não-linear considerando o termo de rigidez não-linear da mola. 3.MATERIAIS E MÉTODOS O software utilizado nas simulações numéricas foi o MATLAB. O sistema proposto consiste de um capacitor de placas paralelas, sendo uma placa fixa e uma placa móvel. A placa móvel é conectada a uma mola e a um amortecedor e o sistema é excitado parametricamente e externamente por uma tensão aplicada nas placas do capacitor.

2 Figura 1 - Modelo simplificado de um dispositivo micro-vigas em MEMS [4]. Na figura 1, m é a massa da placa móvel do capacitor; y é o deslocamento da placa móvel; k é a constante de rigidez da mola; c é a constante de amortecimento; F e (t) é a força eletrostática entre as placas do capacitor, gerada ao aplicar uma tensão V, expressada como F e (t) = ε 0 A V 2 (t) / 2(d-y) 2. Onde ε 0 é a constante dielétrica absoluta no vácuo; A é a área sobreposta entre as duas placas e d é a distância entre as placas do capacitor. A equação de movimento que governa a dinâmica desse sistema pode ser escrita como, m + c + ky = ε 0 A V 2 (t) / 2(d - y) 2 (1) A equação 1 é adimensionalizada para efetuar a análise. Para diferenciar a forma dimensional da adimensional, utilizaremos as variáveis x,,. Assim, para a implementação computacional, a equação do movimento que governa a dinâmica do sistema na forma adimensional é escrita como, (2) + ζ + x = T V 2 (τ) / (1 x) 2 Na equação 2, adimensionalizada, x=y/d é o deslocamento da placa móvel; e são a velocidade e a aceleração da placa, respectivamente; ζ = c/ é o coeficiente de amortecimento viscoso; ω 0 = a frequência natural do sistema; T = ε 0 A / 2mω 0 2 d 3 é a força eletrostática entre as placas; τ = ω 0 t é o tempo adimensional. Introduzindo o termo não-linear da constante de rigidez da mola na equação 2, e aplicando sob o sistema uma tensão V = [(V 0 + V P )cos t], onde = ω/ω 0 é a razão entre a frequência de excitação e frequência natural do sistema. A equação de movimento que governa a dinâmica do sistema, na forma adimensional é: (3) + ζ + x + k 1 x 3 = T(V 0 + V p ) 2 cos 2 t / (1 - x) 2 4.RESULTADOS E DISCUSSÕES Para obter o comportamento do sistema, o modelo matemático expressado pelo sistema de equações diferenciais foi manipulado para implementação computacional no ambiente de simulação numérica de um aplicativo computacional denominado MATLAB. Através dessa implementação, foram obtidas as respostas que possibilitaram as posteriores análises conforme [5].

3 Na tabela 1, são apresentados os valores adotados conforme a referência bibliográfica [4] para obtenção dos resultados mostrados na figura 2. A partir desses resultados, procura-se averiguar o comportamento dinâmico do sistema sob o efeito de diferentes frequências de excitação. Na figura 2, são apresentados os históricos dos deslocamentos e os retratos de fase para os diferentes valores de razão de frequências, = 1/2 e = 1. Os valores das condições iniciais adotados para os diferentes casos foram x=0.4 e = 0. O valor do parâmetro de amortecimento viscoso, ζ, foi adotado como sendo ζ = conforme [4]. Tabela 1 - Valores utilizados para a obtenção dos históricos no tempo e retratos de fase. Caso d V0 a 1/2 3e-6 20 b 1 3e-6 20 O plano de fase mostra o comportamento do sistema para o conjunto de valores de parâmetros e de excitação externa na vibração forçada conforme a Tabela 1. Na figura 2, são ilustrados os retratos de fase para investigar o comportamento dinâmico não-linear do sistema. Para = 1/2 (figura 2a) e = 1 (figura 2b), podem ser notados laços bidimensionais nos retratos de fase. O sistema é estável para diferentes valores da frequência de excitação quando não considera-se a componente da tensão alternada (ac) e o termo de rigidez não-linear da mola. (a) (b)

4 Figura 2 - Históricos do deslocamento e retratos de fase para diferentes frequências. (a) = 1/2; (b) = 1. Na tabela 2, são apresentados os valores adotados conforme a referência bibliográfica [4] para o conjunto de resultados mostrados na figura 3. A partir desse conjunto de resultados, procura-se averiguar o comportamento dinâmico do sistema ao introduzir o termo não-linear da constante de rigidez da mola e aplicando-se uma tensão V = [(V 0 + V P )cos t]. Na figura 3, são apresentados o histórico do deslocamento e o retrato de fase. Os valores das condições iniciais adotados foram x = 0.4, = 0. O valor do parâmetro de amortecimento viscoso, ζ, foi adotado como sendo ζ = conforme [4]. Tabela 2 - Valores utilizados para a obtenção dos históricos no tempo e retratos de fase. d V o V p k 1 1/2 1e Ao introduzir o termo não-linear da constante de rigidez da mola na equação governante que rege o sistema e aplicando sob o sistema uma tensão V = [(V 0 + V P )cos t] é possível observar um regime de movimento menos regular do que os resultados anteriormente obtidos. Na figura 3, o retrato de fase do sistema apresenta um atrator bidimensional e o movimento de sua trajetória a partir da órbita exterior à órbita interior se aproxima de um estado estável. Nota se a influência da frequência de excitação na resposta dinâmica do sistema com a mola não-linear.

5 (a) (b) Figura 3 Histórico do deslocamento (a) e retrato de fase (b) com o termo não-linear da mola e sob tensão V = [(V 0 + V P )cos t]. 5.CONCLUSÕES Os estudos sobre Micro-Electro-Mechanical Systems (MEMS), apresentaram o modelo proposto de dispositivo MEMS e os resultados preliminares obtidos pela implementação do mesmo. Os resultados demonstraram o comportamento do sistema estudado e permitiram a verificação da consistência dos algoritmos implementados (programas). A partir dos resultados foi possível verificar a influência da frequência de excitação, da tensão aplicada e da mola não-linear no comportamento do modelo de MEMS estudado. 6.REFERÊNCIAS [1] NAYFEH A.H., MOOK D.T. Nonlinear oscillations. Canada: Wiley, p. [2] STROGATZ, S.H. Nonlinear dynamics and chaos: With applications to physics, biology, chemistry, and engineering. Cambridge: Perseus Books, Cambridge, p.

6 [3] R.M. Lin, W.J. Wang, Structural dynamics of microsystems current state of research and future directions, Mechanical Systems and Signal Processing 20 (2006) [4] ZHANG, W.M.; MENG, G. Nonlinear dynamical system of micro-cantilever under combined parametric and forcing excitations in MEMS. Sens. Actuators A 119 (2005) [5] THOMPSON, J. M. T., STEWART, H.B. Nonlinear Dynamics and Chaos. 2 nd ed. London: John Wiley and Sons, p. APOIO FINANCEIRO: Os autores agradecem a FAPESP, CAPES e CNPq.

RESPOSTAS CAÓTICAS EM UM SISTEMA ELETRO-MECÂNICO NÃO IDEAL

RESPOSTAS CAÓTICAS EM UM SISTEMA ELETRO-MECÂNICO NÃO IDEAL RESPOSTAS CAÓTICAS EM UM SISTEMA ELETRO-MECÂNICO NÃO IDEAL Débora Belato DPM, Faculdade de Engenharia Mecânica, UNICAMP, C.P. 6, CEP 383-97, Campinas, SP, Brasil. E-mail: belato@fem.unicamp.br. Hans Ingo

Leia mais

V Seminário da Pós-graduação em Engenharia Mecânica

V Seminário da Pós-graduação em Engenharia Mecânica MODELAGEM, DINÂMICA E CONTROLE DE SISTEMA ELETROMECÂNICO SUJEITO A CONDIÇÃO DE IMPACTO Fernando de Haro Moraes Aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Unesp Bauru Prof. Dr. Bento Rodrigues

Leia mais

Modelagem e Comportamento Dinâmico de um Sistema com Rigidez Não-Linear e Amortecimento Eletromecânico

Modelagem e Comportamento Dinâmico de um Sistema com Rigidez Não-Linear e Amortecimento Eletromecânico Modelagem e Comportamento Dinâmico de um Sistema com Rigidez Não-Linear e Amortecimento Eletromecânico Adriano César Mazotti UNESP - FEB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica 17033-360, Bauru,

Leia mais

Análise de um Pêndulo Mecânico Não Ideal nas Principais Ressonâncias

Análise de um Pêndulo Mecânico Não Ideal nas Principais Ressonâncias Análise de um Pêndulo Mecânico Não Ideal nas Principais Ressonâncias Adriana O. Dias, Masayoshi Tsuchida, Depto de Ciências de Computação e Estatística, IBILCE, UNESP, 15054-000, São José do Rio Preto,

Leia mais

V Seminário da Pós-graduação em Engenharia Mecânica

V Seminário da Pós-graduação em Engenharia Mecânica ANÁLISE DE UM OSCILADOR NÃO LINEAR ACOPLADO A UM ABSORVEDOR TIPO SNAP THROUGH TRUSS (STTA) Willians Roberto Alves de Godoy Aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Unesp Bauru Prof. Titular

Leia mais

Controle Semi Ativo de Caos em um Sistema de Amortecedor de Massa Sintonizado Acoplado a um Oscilador Linear e a uma Fonte de Excitação Não Ideal

Controle Semi Ativo de Caos em um Sistema de Amortecedor de Massa Sintonizado Acoplado a um Oscilador Linear e a uma Fonte de Excitação Não Ideal Proceeding Series of the Brazilian Society of Applied and Computational Mathematics, Vol. 4, N. 1, 216. Trabalho apresentado no DINCON, Natal - RN, 215. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational

Leia mais

Projeto de iniciação científica desenvolvido na UFFS campus Cerro Largo, PRO-ICT/UFFS 2

Projeto de iniciação científica desenvolvido na UFFS campus Cerro Largo, PRO-ICT/UFFS 2 ANÁLISE DA ESTABILIDADE DE UM PULVERIZADOR DE POMARES DO TIPO TORRE UTILIZANDO DIAGRAMAS DE BIFURCAÇÃO 1 ANALYSIS OF STABILITY OF A TOWER TYPE ORCHARD SPRAYER USING BIFURCATION DIAGRAMS Nadine Thiele 2,

Leia mais

Controle de Sistemas Dinâmicos. Informações básicas

Controle de Sistemas Dinâmicos. Informações básicas Controle de Sistemas Dinâmicos Informações básicas Endereço com material http://sites.google.com/site/disciplinasrgvm/ Ementa Modelagem de Sistemas de Controle; Sistemas em Malha Aberta e em Malha Fechada;

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHRIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA. 2ª Lista de SEL0417 Fundamentos de Controle.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHRIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA. 2ª Lista de SEL0417 Fundamentos de Controle. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHRIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ª Lista de SEL0417 undamentos de Controle Professor: Rodrigo Andrade Ramos Questão 1 Suponha que um satélite

Leia mais

VII Seminário da Pós-graduação em Engenharia Mecânica

VII Seminário da Pós-graduação em Engenharia Mecânica INFLUÊNCIA DA RIGIDEZ E DA FONTE DE EXCITAÇÃO NA RESPOSTA DINÂMICA DE SISTEMA COM DESBALANCEAMENTO ROTATIVO Fabiano Gomes Madeira Aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Unesp Bauru Prof.

Leia mais

III Seminário da Pós-graduação em Engenharia Elétrica

III Seminário da Pós-graduação em Engenharia Elétrica INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS ELÉTRICAS DE UM SISTEMA ELETROMECÂNICO AVALIADAS EM MODELO COM RIGIDEZ LINEAR E EM MODELO COM RIGIDEZ NÃO-LINEAR TIPO DUFFING Adriano César Mazotti Aluno do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

VI Seminário da Pós-graduação em Engenharia Mecânica

VI Seminário da Pós-graduação em Engenharia Mecânica INFLUÊNCIA DA FREQUÊNCIA DE EXCITAÇÃO NA DINÂMICA NÃO-LINEAR DE UM SISTEMA VIBRO-IMPACTO Fernando de Haro Moraes Aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Unesp Bauru Prof. Dr. Bento Rodrigues

Leia mais

Caos. Apresentado na disciplina Mecânica Cássica (PGF 5005) IFUSP. Iberê L. Caldas

Caos. Apresentado na disciplina Mecânica Cássica (PGF 5005) IFUSP. Iberê L. Caldas Caos Iberê L. Caldas Apresentado na disciplina Mecânica Cássica (PGF 5005) IFUSP Caos na Mecânica Clássica Criação da Mecânica. Determinismo. Sensibilidade às condições iniciais. Indeterminismo clássico.

Leia mais

Kátia Slodkowski Clerici 2, Cássio L. M. Belusso 3. Projeto de pesquisa PRO-ICT/UFFS 2. Acadêmica do curso de Física da UFFS Campus Cerro Largo 3

Kátia Slodkowski Clerici 2, Cássio L. M. Belusso 3. Projeto de pesquisa PRO-ICT/UFFS 2. Acadêmica do curso de Física da UFFS Campus Cerro Largo 3 DETECÇÃO DE COMPORTAMENTO REGULAR E CAÓTICO EM UM PULVERIZADOR DE POMARES TIPO TORRE UTILIZANDO DIAGRAMAS DE BIFURCAÇÃO 1 ON APPEARANCE OF REGULAR AND CHAOTIC BEHAVIOR ON THE TOWER ORCHARD SPRAYER USING

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE MODAL EXPERIMENTAL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS

TÍTULO: ANÁLISE MODAL EXPERIMENTAL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS TÍTULO: ANÁLISE MODAL EXPERIMENTAL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ AUTOR(ES): MARIA LAURA DA SILVA FRANÇA ORIENTADOR(ES):

Leia mais

Modelos Matematicos de Sistemas

Modelos Matematicos de Sistemas Modelos Matematicos de Sistemas Introdução; Equações Diferenciais de Sistemas Físicos; Aproximações Lineares de Sistemas Físicos; Transformada de Laplace; Função de Transferência de Sistemas Lineares;

Leia mais

DINÂMICA NÃO LINEAR, CAOS E CONTROLE NA MICROSCOPIA DE FORÇA ATÔMICA

DINÂMICA NÃO LINEAR, CAOS E CONTROLE NA MICROSCOPIA DE FORÇA ATÔMICA DINÂMICA NÃO LINEAR, CAOS E CONTROLE NA MICROSCOPIA DE FORÇA ATÔMICA RICARDO NOZAKI Aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Unesp Bauru Prof. Dr. JOSÉ MANOEL BALTHAZAR Orientador Depto

Leia mais

2 Procedimentos para Análise de Colisão de Veículos Terrestres Deformáveis

2 Procedimentos para Análise de Colisão de Veículos Terrestres Deformáveis 2 Procedimentos para Análise de Colisão de Veículos Terrestres Deformáveis 15 Com o objetivo de aumentar a segurança de seus veículos, os fabricantes automotivos estudam acidentes nos quais seus produtos

Leia mais

Influência do controle de vibrações em um pórtico simples usando um amortecedor de massa ativa (AMD)

Influência do controle de vibrações em um pórtico simples usando um amortecedor de massa ativa (AMD) Influência do controle de vibrações em um pórtico simples usando um amortecedor de massa ativa (AMD Influence of the vibration control in a portal frame using active mass damper (AMD Danielli Duó Universidade

Leia mais

Métodos Experimentais para Vibrações Mecânicas

Métodos Experimentais para Vibrações Mecânicas Métodos Experimentais Métodos Experimentais para Vibrações Mecânicas Prof. Aline Souza de Paula Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica Introdução A maioria

Leia mais

2 Amortecimento Amortecimento viscoso ou proporcional Sistemas de um grau de liberdade

2 Amortecimento Amortecimento viscoso ou proporcional Sistemas de um grau de liberdade 2 Amortecimento Todo mecanismo de dissipação de energia introduz amortecimento na vibração de uma estrutura. Como mencionado anteriormente, em função do mecanismo relevante na dissipação de energia existem

Leia mais

APLICATIVO PARA ESTABILIZAÇÃO DE TELA EM DISPOSITIVOS ANDROID. Adrian Volkmann Mauro Marcelo Mattos - Orientador

APLICATIVO PARA ESTABILIZAÇÃO DE TELA EM DISPOSITIVOS ANDROID. Adrian Volkmann Mauro Marcelo Mattos - Orientador APLICATIVO PARA ESTABILIZAÇÃO DE TELA EM DISPOSITIVOS ANDROID Adrian Volkmann Mauro Marcelo Mattos - Orientador Roteiro Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos Correlatos Requisitos Especificação

Leia mais

Para as extremidades livres as condições de contorno são dadas por: No caso de apoios elásticos, formados por molas rotacionais, estas condições são:

Para as extremidades livres as condições de contorno são dadas por: No caso de apoios elásticos, formados por molas rotacionais, estas condições são: Vigas com outras condições de apoio Os modelos reduzidos, desenvolvidos para vigas simplesmente apoiadas no capítulo anterior, são agora aplicados a vigas com outras condições de apoio..1. Condições de

Leia mais

Uso de Absorvedores de Vibrações Eletromecânicos Lineares e Não-Lineares em Sistemas Não-Lineares e Não-Ideais

Uso de Absorvedores de Vibrações Eletromecânicos Lineares e Não-Lineares em Sistemas Não-Lineares e Não-Ideais UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA DE BAURU COMISSÃO DE PÓS-GRADUÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA Uso de Absorvedores de Vibrações Eletromecânicos Lineares

Leia mais

Figura 1. Modelo de 1/4 de

Figura 1. Modelo de 1/4 de ESTUDO E SIMULAÇÃO DE CONTROLE DE SUSPENSÃO ATIVA PARA MODELOS DE UM QUARTO DE CARRO E CARRO INTEIRO STUDY AND SIMULATION OF ACTIVE SUSPENSION CONTROLLERS FOR QUARTER-CAR MODELS AND FULL-CAR MODELS Rafael

Leia mais

CAPÍTULO. Purcina, Alcione Borges 1 ; Borges, Romes Antonio 2 ; Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Otimização, Regional Catalão/ UFG

CAPÍTULO. Purcina, Alcione Borges 1 ; Borges, Romes Antonio 2 ; Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Otimização, Regional Catalão/ UFG 14 CAPÍTULO ESTUDO NUMÉRICO E COMPUTACIONAL DE UM ABSORVEDOR DINÂMICO DE VIBRAÇÕES COM CARACTERÍSTICA NÃO LINEAR Purcina, Alcione Borges 1 ; Borges, Romes Antonio 2 ; 1 Programa de Pós-Graduação em Modelagem

Leia mais

DINÂMICA DE CONTATO: O PÊNDULO COM RESTRIÇÕES AO MOVIMENTO

DINÂMICA DE CONTATO: O PÊNDULO COM RESTRIÇÕES AO MOVIMENTO INPE-37-PRE/894 DINÂMICA DE CONTATO: O PÊNDUO COM RESTRIÇÕES AO MOVIMENTO Michelle Bararuá Dias* *Bolsista EEI Relatório Final de Projeto de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/INPE), orientado pelo Dr. André

Leia mais

7 Exemplos Numéricos do Caso Não-Linear

7 Exemplos Numéricos do Caso Não-Linear 84 7 Exemplos Numéricos do Caso Não- Neste capítulo é apresentada uma série de exemplos numéricos mostrando a influência da não-linearidade da fundação na resposta do sistema, tanto para o caso de resposta

Leia mais

Aluno Data Curso / Turma Professor

Aluno Data Curso / Turma Professor Apostila Modelagem e Simulação de Sistemas Dinâmicos Aluno Data Curso / Turma Professor 24/10/09 Engenharia Industrial Mecânica / 2006-1 MODELAGEM MATEMÁTICA DE SISTEMAS DINÂMICOS Everton Farina, Eng.º

Leia mais

Capítulo 3. Função de transferência e dinâmicas dos sistemas (Parte D, continuação)

Capítulo 3. Função de transferência e dinâmicas dos sistemas (Parte D, continuação) DINÂMICA DE SISTEMAS BIOLÓGICOS E FISIOLÓGICOS Capítulo 3 Função de transferência e dinâmicas dos sistemas (Parte D, continuação) Juntando agora os três casos numa só figura, A resposta y(t) classifica-se

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 LISTA DE EXERCÍCIOS 2 Esta lista trata de vários conceitos associados ao movimento harmônico forçado e/ou amortecido. Tais conceitos são abordados no capítulo 4 do livro-texto (seções 4.1 a 4.5): Moysés

Leia mais

Nota de Aula: Equações Diferenciais Ordinárias de 2 Ordem. ( Aplicações )

Nota de Aula: Equações Diferenciais Ordinárias de 2 Ordem. ( Aplicações ) Nota de Aula: Equações Diferenciais Ordinárias de Ordem ( Aplicações ) Vamos nos ater a duas aplicações de grande interesse na engenharia: Sistema massa-mola-amortecedor ( Oscilador Mecânico ) O Sistema

Leia mais

Sensores Indutivos, Capacitivos e Piezoelétricos. Acelerômetros.

Sensores Indutivos, Capacitivos e Piezoelétricos. Acelerômetros. Sensores Indutivos, Capacitivos e Piezoelétricos. Acelerômetros. Outubro de 21 1 Sensores Indutivos 2 Sensores Capacitivos 3 Sensores Piezoelétricos 4 Acelerômetros Sensores Indutivos I Princípio Físico

Leia mais

UFRJ SR-1 - CEG FORMULÁRIO CEG/03. CENTRO: de Tecnologia UNIDADE: Escola Politécnica DEPARTAMENTO: de Engenharia Mecânica.

UFRJ SR-1 - CEG FORMULÁRIO CEG/03. CENTRO: de Tecnologia UNIDADE: Escola Politécnica DEPARTAMENTO: de Engenharia Mecânica. DEPARTAMENTO: de ANÁLISE COMPUTACIONAL DE TENSÕES EEK533 T: 45 P: T+P: 45 3 EEK332 (Mecânica dos Sólidos II) 9 OBJETIVOS GERAIS DA : Introduzir a análise de tensões, deformações e critérios de falha de

Leia mais

Prof. MSc. David Roza José -

Prof. MSc. David Roza José - 1/11 2/11 Em diversos sistemas mecânicos, amortecedores de Coulomb ou de atrito seco são utilizados devido à simplicidade mecânica e conveniência. Em estruturas vibratórias, quando componentes apresentam

Leia mais

Identificação do Coeficiente de Elasticidade de Dispositivos MEMS utilizando Modelo ARX e Estimador Recursivo de Mínimos Quadrados

Identificação do Coeficiente de Elasticidade de Dispositivos MEMS utilizando Modelo ARX e Estimador Recursivo de Mínimos Quadrados Identificação do Coeficiente de Elasticidade de Dispositivos MEMS utilizando Modelo ARX e Estimador Recursivo de Mínimos Quadrados Manuel M. P. Reimbold 1 Gideon V. Leandro 1 Wang Chong 1 1 Universidade

Leia mais

Prova do Processo Seletivo do PPGEM - 04 de dezembro de Código do candidato. Instruções

Prova do Processo Seletivo do PPGEM - 04 de dezembro de Código do candidato. Instruções Prova do Processo Seletivo do PPGEM - 04 de dezembro de 2015 1. Resolver apenas 6 questões Instruções Caso houver mais de 6 questões resolvidas, apenas as 6 primeiras questões serão consideradas na correção

Leia mais

5. ANÁLISE NÃO LINEAR.

5. ANÁLISE NÃO LINEAR. 5. ANÁLISE NÃO LINEAR. Após a análise linear, apresentada no capítulo anterior, este capítulo investiga a influência da não linearidade geométrica da estrutura no seu comportamento dinâmico sob cargas

Leia mais

Controle de Processos: Solução analítica de sistemas lineares dinâmicos

Controle de Processos: Solução analítica de sistemas lineares dinâmicos Controle de Processos: Solução analítica de sistemas lineares dinâmicos Prof. Eduardo Stockler Tognetti & David Fiorillo Laboratório de Automação e Robótica (LARA) Dept. Engenharia Elétrica - UnB Conteúdo

Leia mais

EES-20: Sistemas de Controle II. 31 Julho 2017

EES-20: Sistemas de Controle II. 31 Julho 2017 EES-20: Sistemas de Controle II 31 Julho 2017 1 / 41 Folha de informações sobre o curso 2 / 41 O que é Controle? Controlar: Atuar sobre um sistema físico de modo a obter um comportamento desejado. 3 /

Leia mais

Sistemas de Controle (CON) Modelagem de Sistemas de Rotação e Eletromecânicos

Sistemas de Controle (CON) Modelagem de Sistemas de Rotação e Eletromecânicos Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Tecnológicas CCT Departamento de Engenharia Mecânica DEM Sistemas de Controle (CON) Modelagem de Sistemas de Rotação e Eletromecânicos

Leia mais

MODELAGEM DE UM OSCILADOR NÃO LINEAR OBSERVADO NOS CURSOS DE FÍSICA BÁSICA.

MODELAGEM DE UM OSCILADOR NÃO LINEAR OBSERVADO NOS CURSOS DE FÍSICA BÁSICA. MODELAGEM DE UM OSCILADOR NÃO LINEAR OBSERVADO NOS CURSOS DE FÍSICA BÁSICA. 1 IFBA, campus Salvador. e-mail: rnaziazeno@ifba.edu.br 2 IFBA, campus Salvador. e-mail: nielsfl@ifba.edu.br 3 IFBA, campus Salvador.

Leia mais

Sistemas Dinâmicos em Biologia e Fisiologia

Sistemas Dinâmicos em Biologia e Fisiologia Sistemas Dinâmicos em Biologia e Fisiologia Módulo da disciplina de Modelos dos Processos Fisiológicos do Homem Licenciatura em Engenharia Biomédica Jorge Henriques Departamento de Engenharia Informática

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO

RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO RESOLUÇÃO N.º 1010/2005 ANEXO II MODALIDADE ELÉTRICA NIVALDO J. BOSIO 1. CATEGORIA ENGENHARIA 1.2 - CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA MODALIDADE ELÉTRICA 1.2.1 Eletricidade Aplicada e Equipamentos Eletroeletrônicos

Leia mais

Transdutores de Deslocamento

Transdutores de Deslocamento Transdutores de Deslocamento Potenciômetros são formados por um material condutor resistivo depositado em superfície isolante, com contatos fixos nas duas extremidades e um contato móvel (cursor) que se

Leia mais

PROJETO DA MALHA DE CONTROLE DE UM PROCESSO DE HIDRÓLISE DE ANIDRIDO ACÉTICO EM CSTR

PROJETO DA MALHA DE CONTROLE DE UM PROCESSO DE HIDRÓLISE DE ANIDRIDO ACÉTICO EM CSTR PROJETO DA MALHA DE CONTROLE DE UM PROCESSO DE HIDRÓLISE DE ANIDRIDO ACÉTICO EM CSTR A. C. S. R. DIAS, B. R. BOTINHA, J. R. COSTA, C. S. O. TENIS e J. C. S. DUTRA LAMCES Laboratório de Métodos Computacionais,

Leia mais

Modelagem Matemática de Motor de Corrente Contínua e

Modelagem Matemática de Motor de Corrente Contínua e Trabalho apresentado no CNMAC, Gramado - RS, 2016. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics Modelagem Matemática de Motor de Corrente Contínua e Análise Dinâmica

Leia mais

FEP Física para Engenharia II

FEP Física para Engenharia II FEP96 - Física para Engenharia II Prova P - Gabarito. Uma plataforma de massa m está presa a duas molas iguais de constante elástica k. A plataforma pode oscilar sobre uma superfície horizontal sem atrito.

Leia mais

Modelo do Motor a Relutância Variável com Base na Energia Magnética Armazenada

Modelo do Motor a Relutância Variável com Base na Energia Magnética Armazenada Modelo do Motor a Relutância Variável com Base na Energia Magnética Armazenada SILVA, Fabiana Rocha de Andrade e i ; ALVARENGA, Bernardo ii Palavras-chave: motor a relutância variável, energia magnética,

Leia mais

ESTUDO E APLICAÇÃO DA LEI DE PEUKERT ESTENDIDA PARA A PREDIÇÃO DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS CONSIDERANDO CORRENTES VARIÁVEIS 1

ESTUDO E APLICAÇÃO DA LEI DE PEUKERT ESTENDIDA PARA A PREDIÇÃO DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS CONSIDERANDO CORRENTES VARIÁVEIS 1 ESTUDO E APLICAÇÃO DA LEI DE PEUKERT ESTENDIDA PARA A PREDIÇÃO DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS CONSIDERANDO CORRENTES VARIÁVEIS 1 Livia Bittencourt Gomes 2, Julia Giehl Zart 3, Douglas Joziel Bitencourt Freitas

Leia mais

AUTOR(ES): HIAGO AMADOR CUNHA, DIELSON DA SILVA CONCEIÇÃO, TIAGO SOUZA DOS SANTOS

AUTOR(ES): HIAGO AMADOR CUNHA, DIELSON DA SILVA CONCEIÇÃO, TIAGO SOUZA DOS SANTOS 16 TÍTULO: COMPORTAMENTO DINÂMICO DE UMA VIGA ENGASTADA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ AUTOR(ES): HIAGO AMADOR CUNHA,

Leia mais

6 Exemplos Numéricos no Domínio da Frequência

6 Exemplos Numéricos no Domínio da Frequência 145 6 Exemplos Numéricos no Domínio da Frequência Neste Capítulo são apresentados exemplos numéricos para validar a formulação apresentada no Capítulo 5, assim como estudar a resposta em frequência de

Leia mais

Estudo do Comportamento Vibratório da Carcaça de uma Bomba Hidráulica

Estudo do Comportamento Vibratório da Carcaça de uma Bomba Hidráulica 1 Estudo do Comportamento Vibratório da Carcaça de uma Bomba Hidráulica J. C. Pereira, UFSC, H. Bindewald, UFSC, E. da Rosa, UFSC, L. A. M. Torres, Tractebelenergia S.A. Resumo-Este projeto de P&D teve

Leia mais

Estudo analítico e numérico do espalhamento acústico

Estudo analítico e numérico do espalhamento acústico Universidade Federal de São João Del-Rei MG 26 a 28 de maio de 21 Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia Estudo analítico e numérico do espalhamento acústico M.E. Maria 1 ; E.N.M.

Leia mais

ANÁLISE POR ELEMENTOS FINITOS DE VÁLVULAS SUBMETIDAS A CARREGAMENTOS DE CHOQUE

ANÁLISE POR ELEMENTOS FINITOS DE VÁLVULAS SUBMETIDAS A CARREGAMENTOS DE CHOQUE ANÁLISE POR ELEMENTOS FINITOS DE VÁLVULAS SUBMETIDAS A CARREGAMENTOS DE CHOQUE Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco Leydervan de Souza Xavier Ricardo Amar Aguiar Carlos Américo La Cava CEFET/RJ Departamento

Leia mais

Teoria de Controle. Helio Voltolini

Teoria de Controle. Helio Voltolini Teoria de Controle Helio Voltolini Conteúdo programático Introdução aos sistemas de controle; Modelagem matemática de sistemas dinâmicos; Resposta transitória de sistemas de controle; Estabilidade dos

Leia mais

Sensores. Interpretando o Ambiente Engenharia Eletrônica. Claudinei de Jesus Donato 10/2013

Sensores. Interpretando o Ambiente Engenharia Eletrônica. Claudinei de Jesus Donato 10/2013 Sensores Interpretando o Ambiente Engenharia Eletrônica Claudinei de Jesus Donato 10/2013 Conforto 2 Segurança 3 Comodidade, Agilidade... 4 Resultado 5 Meio Ambiente Instinto de sobrevivência: dominar

Leia mais

Sensores de Aceleração

Sensores de Aceleração Sensores de Aceleração Sensores de aceleração (acelerômetros e giroscópios) são componentes do tipo inercial que fornecem um sinal elétrico proporcional à aceleração do sistema. São transdutores que convertem

Leia mais

Modelagem Matemática de Elementos Empregados em Suspensões Veiculares

Modelagem Matemática de Elementos Empregados em Suspensões Veiculares Trabalho apresentado no CMAC-Sul, Curitiba-PR, 214. Modelagem Matemática de Elementos Empregados em Suspensões Veiculares Ana P. Brezolin, Márcia F. Brondani, Marnei D. Zorzella, Mauri J. Klein, Rodrigo

Leia mais

3 Controle Passivo com Carregamento no Plano

3 Controle Passivo com Carregamento no Plano 3 Controle Passivo com Carregamento no Plano 3.1. Conceitos Básicos Conforme visto no Capítulo 1, os mecanismos de controle passivo não são controláveis e não requerem energia para operar. Estes sistemas

Leia mais

I Seminário da Pós-graduação em Engenharia Elétrica ANÁLISE DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ENERGIA NÃO-IDEAL

I Seminário da Pós-graduação em Engenharia Elétrica ANÁLISE DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ENERGIA NÃO-IDEAL ANÁLISE DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ENERGIA NÃO-IDEAL Itamar Iliuk Aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Unesp Bauru Prof. Dr. José Manoel Balthazar Orientador Depto de Engenharia

Leia mais

Exercício 88

Exercício 88 Page 1 of 63 Exercício 1 Exercício 2 Exercício 3 Exercício 4 Exercício 5 Exercício 6 Exercício 7 Exercício 8 Exercício 9 Exercício 10 Exercício 11 Exercício 12 Exercício 13 Exercício 14 Exercício 15 Exercício

Leia mais

Palavras-Chave: Comb-drive; Defeitos; MEMS; Microtransdutores; Ponte Simples.

Palavras-Chave: Comb-drive; Defeitos; MEMS; Microtransdutores; Ponte Simples. DETERMINAÇÃO DE PADRÕES DE DEFEITOS EM ROTORES MEMS DE NÚCLEO DEFORMÁVEL E TOPOLOGIA SIMPLES 1 Marcelo Tresseno Da Luz 2, Manuel Martín Pérez Reimbold 3, Emerson Luiz Faccin 4. 1 Projeto de Pesquisa realizado

Leia mais

FORMULÁRIO N 08 RELAÇÃO DE DISCIPLINAS/ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS CONTEÚDOS DE ESTUDOS NOME DA DISCIPLINA CH CÓDIGO

FORMULÁRIO N 08 RELAÇÃO DE DISCIPLINAS/ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS CONTEÚDOS DE ESTUDOS NOME DA DISCIPLINA CH CÓDIGO Matemática Cálculo IA 60 GMA00019 Química Química Geral Tecnológica 75 GQI00048 Matemática e Expressão Gráfica Geometria Descritiva 60 GGM00159 Matemática Geometria Analítica e Cálculo Vetorial 60 GGM00127

Leia mais

DINÂMICA NÃO LINEAR DE SISTEMAS DE LEVITAÇÃO MAGNÉTICA

DINÂMICA NÃO LINEAR DE SISTEMAS DE LEVITAÇÃO MAGNÉTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DINÂMICA NÃO LINEAR DE SISTEMAS DE LEVITAÇÃO MAGNÉTICA Autor: Hassan

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO. 073 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO Código MAT Nome 01073 Aplicações da Matemática - A Créditos/horas-aula Súmula

Leia mais

Vibrações de sistemas com um grau de liberdade 1

Vibrações de sistemas com um grau de liberdade 1 Vibrações de sistemas com um grau de liberdade 1 DEFINIÇÕES Vibração mecânica movimento de uma partícula ou de um corpo que oscila em torno de uma posição de equilíbrio. Período de vibração intervalo de

Leia mais

Modelagem Matemática de Sistemas Eletromecânicos

Modelagem Matemática de Sistemas Eletromecânicos Modelagem Matemática de Sistemas Eletromecânicos Estudos e Analogias de modelos de funções de transferências. Prof. Edgar Brito Introdução Os sistemas elétricos são componentes essenciais de muitos sistemas

Leia mais

Analisa-se agora o comportamento dinâmico da estrutura sob uma carga harmônica vertical da forma:

Analisa-se agora o comportamento dinâmico da estrutura sob uma carga harmônica vertical da forma: 5 Vibração Forçada 5.1 Equações de movimento com carga harmônica Analisa-se agora o comportamento dinâmico da estrutura sob uma carga harmônica vertical da forma: = (Ω ), (5.1) onde é a magnitude da força

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE DIDÁTICO PARA O ENSINO E PROJETO DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE ESTRUTURAS

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE DIDÁTICO PARA O ENSINO E PROJETO DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE ESTRUTURAS DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE DIDÁTICO PARA O ENSINO E PROJETO DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE ESTRUTURAS José G. S. da Silva - jgss@uerj.br Depto. Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia, FEN/UERJ

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL/PERÍODO ELE1071 Matemática Aplicada à Engenharia Elétrica 2ª série / 4º Período

PROGRAMA DE ENSINO. CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL/PERÍODO ELE1071 Matemática Aplicada à Engenharia Elétrica 2ª série / 4º Período PROGRAMA DE ENSINO UNIDADE UNIVERSITÁRIA: UNESP CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA CURSO: Engenharia Elétrica (Resolução UNESP nº 40 / 05 - Currículo: 05 ) HABILITAÇÃO: OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Engenharia

Leia mais

ESTUDO DA MODELAGEM DINÂMICA DO PÊNDULO SIMPLES 1

ESTUDO DA MODELAGEM DINÂMICA DO PÊNDULO SIMPLES 1 ESTUDO DA MODELAGEM DINÂMICA DO PÊNDULO SIMPLES 1 Saul Vione Winik 2, Ricardo Klein Lorenzoni 3, Antonio Carlos Valdiero 4, Dyenifer Peralta Teichmann 5, Victor Noster Kürschner 6, Lucas Da Rosa Kieslich

Leia mais

MR Simulação. Simulação de Processos em Engenharia dos Materiais

MR Simulação. Simulação de Processos em Engenharia dos Materiais MR 0720 - Simulação Simulação de Processos em Engenharia dos Materiais MR0720 Simulação CRITÉRIO DE APROVEITAMENTO M = Prova única no final do semestre. Prova prática com consulta, realizada com o auxílio

Leia mais

6 Resultados da Análise Não-Linear

6 Resultados da Análise Não-Linear 6 Resultados da Análise Não-Linear Neste capítulo estuda-se a influência dos diversos parâmetros do sistema coluna-fundação nas vibrações livres e forçadas, com ou sem amortecimento, nãolineares. 6.1.

Leia mais

Princípios de Modelagem Matemática Aula 04

Princípios de Modelagem Matemática Aula 04 Princípios de Modelagem Matemática Aula 04 Prof. José Geraldo DFM CEFET/MG 09 de abril de 2014 1 Análise dimensional Análise dimensional A análise dimensional permite encontrar relações entre variáveis

Leia mais

Programa de engenharia biomédica. Princípios de instrumentação biomédica cob 781

Programa de engenharia biomédica. Princípios de instrumentação biomédica cob 781 Programa de engenharia biomédica Princípios de instrumentação biomédica cob 781 5 Circuitos de primeira ordem 5.1 Circuito linear invariante de primeira ordem resposta a excitação zero 5.1.1 O circuito

Leia mais

3 Métodos Numéricos Análise das Equações de Movimento

3 Métodos Numéricos Análise das Equações de Movimento 3 Métodos Numéricos A dinâmica de sistemas mecânicos normalmente é modelada como um sistema de equações diferenciais. Estas equações diferenciais devem ser resolvidas a fim de relacionar as variáveis entre

Leia mais

7 Transdutores Piezoelétricos

7 Transdutores Piezoelétricos 7 Transdutores Piezoelétricos Outro tipo bastante utilizado de transdutor passivo é o transdutor piezoelétrico, que produz um sinal elétrico de saída quando excitado mecanicamente. Além disto estes transdutores

Leia mais

Vibrações e Dinâmica das Máquinas Aula Vibração excitada harmonicamente- 1GL. Professor: Gustavo Silva

Vibrações e Dinâmica das Máquinas Aula Vibração excitada harmonicamente- 1GL. Professor: Gustavo Silva Vibrações e Dinâmica das Máquinas Aula Vibração excitada harmonicamente- 1GL Professor: Gustavo Silva 1 1. Introdução Nesta aula estudaremos sistemas amortecidos e não amortecidos sendo excitados harmonicamente.

Leia mais

Sistemas de Controle 1

Sistemas de Controle 1 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia Sistemas de Controle 1 Cap2 - Modelagem no Domínio de Frequência Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro Sistemas de Controle 1 Prof. Dr. Marcos

Leia mais

Acadêmica do Curso de Engenharia Mecânica, Bolsista de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS, 3

Acadêmica do Curso de Engenharia Mecânica, Bolsista de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS,   3 IDENTIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DOS PARÂMETROS DE ATRITO EM ATUADORES PNEUMÁTICOS DE UMA BANCADA PARA TESTES DE CONTROLE DE FORÇA 1 EXPERIMENTAL IDENTIFICATION OF THE FRICTION PARAMETERS IN PNEUMATIC ACTUATORS

Leia mais

Introdução ao Sistema de Controle

Introdução ao Sistema de Controle Introdução ao Sistema de Controle 0.1 Introdução Controle 1 Prof. Paulo Roberto Brero de Campos Controle é o ato de exercer comando sobre uma variável de um sistema para que esta variável siga um determinado

Leia mais

Dinâmica de um metrónomo básico

Dinâmica de um metrónomo básico Modelação e Simulação 013/14 Trabalho de Laboratório nº 3 Dinâmica de um metrónomo básico Objectivos Após realizar este trabalho, o aluno deverá ser capaz de: 1. Representar as equações do modelo de estado

Leia mais

Projeto de Controle de Caos Aplicado a uma Estrutura com Comportamento Caótico

Projeto de Controle de Caos Aplicado a uma Estrutura com Comportamento Caótico Proceeding Series of the Brazilian Society of Applied and Computational Mathematics, Vol. 5, N. 1, 217. Trabalho apresentado no CNMAC, Gramado - RS, 216. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. LMAEE Laboratório de Matemática Aplicada a Engenharia Elétrica

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. LMAEE Laboratório de Matemática Aplicada a Engenharia Elétrica unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE GUARATINGUETÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA LMAEE- - Laboratório de Matemática Aplicada a Engenharia Elétrica LAB. 3 RESOLUÇÃO, DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

Leia mais

6 Análise Dinâmica. 6.1 Modelagem computacional

6 Análise Dinâmica. 6.1 Modelagem computacional 6 Análise Dinâmica O presente capítulo apresenta um estudo do comportamento dinâmico da coluna de aço estaiada, abrangendo análises modais para determinação da freqüência natural, com e sem protensão [32]

Leia mais

3. MODELOS MATEMÁTICOS PARA FORÇAS DE CONTATO E DE REMOÇÃO

3. MODELOS MATEMÁTICOS PARA FORÇAS DE CONTATO E DE REMOÇÃO 3. MODELOS MATEMÁTICOS PARA FORÇAS DE CONTATO E DE REMOÇÃO Conforme mencionado na revisão bibliográfica, pesquisadores da PUC-Rio desenvolveram alguns modelos simplificados para previsão das forças de

Leia mais

Considerações sobre a Condição Inicial na Construção do Diagrama de Bifurcação para o Mapa Logístico

Considerações sobre a Condição Inicial na Construção do Diagrama de Bifurcação para o Mapa Logístico Trabalho apresentado no DINCON, Natal - RN, 2015. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics Considerações sobre a Condição Inicial na Construção do Diagrama de

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS NO CIRCUITO RLC SÉRIE

MODELAGEM MATEMÁTICA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS NO CIRCUITO RLC SÉRIE MODELAGEM MATEMÁTICA E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS NO CIRCUITO RLC SÉRIE Cleber Mateus Duarte Porciuncula 1 Andre Luiz Bedendo 2 1 Graduando de licenciatura em Matemática UNIJUÍ cleber.porciuncula@unijui.edu.br

Leia mais

ANÁLISE TEÓRICA E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE ABSORVEDORES DINÂMICOS DE VIBRAÇÃO

ANÁLISE TEÓRICA E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE ABSORVEDORES DINÂMICOS DE VIBRAÇÃO XIX Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica -13 a 17/08/01 São Carlos-SP Artigo CREEM01 ANÁLISE TEÓRICA E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE ABSORVEDORES DINÂMICOS DE VIBRAÇÃO Luís Henrique Bragança

Leia mais

Problema 1 (só exame) Problema 2 (só exame) Problema 3 (teste e exame)

Problema 1 (só exame) Problema 2 (só exame) Problema 3 (teste e exame) º Teste: Problemas 3, 4 e 5. Exame: Problemas,, 3, 4 e 5. Duração do teste: :3h; Duração do exame: :3h Leia o enunciado com atenção. Justifique todas as respostas. Identifique e numere todas as folhas

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ELT430 Modelagem e Identificação de Sistemas

Programa Analítico de Disciplina ELT430 Modelagem e Identificação de Sistemas 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Elétrica - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Dinâmica de um metrónomo básico

Dinâmica de um metrónomo básico Modelação e Simulação 01/13 Trabalho de Laboratório nº 3 Dinâmica de um metrónomo básico Objectivos Após realizar este trabalho, o aluno deverá ser capaz de: 1. Representar as equações do modelo de estado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO 017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO Código MAT Nome 01017 Biologia Matemática Créditos/horas-aula Súmula Equações

Leia mais

CONTROLE NÃO LINEAR DE UMA ESTRUTURA FLEXÍVEL (CURVATURA LINEAR) CONSIDERANDO FONTE DE POTÊNCIA IDEAL E NÃO IDEAL

CONTROLE NÃO LINEAR DE UMA ESTRUTURA FLEXÍVEL (CURVATURA LINEAR) CONSIDERANDO FONTE DE POTÊNCIA IDEAL E NÃO IDEAL INPE-13001-PRE/8278 CONTROLE NÃO LINEAR DE UMA ESTRUTURA FLEXÍVEL (CURVATURA LINEAR) CONSIDERANDO FONTE DE POTÊNCIA IDEAL E NÃO IDEAL José Eduardo S. Ribeiro* *Bolsista UNITAU Relatório Final de Projeto

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA SIMULAÇÃO DINÂMICA DE VEÍCULOS

DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA SIMULAÇÃO DINÂMICA DE VEÍCULOS Blucher Engineering Proceedings Setembro de 2015, Número 1, Volume 2 DESENVOLVIMENTO DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA SIMULAÇÃO DINÂMICA DE VEÍCULOS Felipe Luiz Lorenzi, Rogério José Marczak, Fábio Bazacas

Leia mais

FEP Física para Engenharia II

FEP Física para Engenharia II FEP2196 - Física para Engenharia II Prova P1-25/10/2007 - Gabarito 1. Um corpo de massa 50 g está preso a uma mola de constante k = 20 N/m e oscila, inicialmente, livremente. Esse oscilador é posteriormente

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia de Porto Alegre Departamento de Engenharia Elétrica ANÁLISE DE CIRCUITOS II - ENG04031

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Engenharia de Porto Alegre Departamento de Engenharia Elétrica ANÁLISE DE CIRCUITOS II - ENG04031 Universidade Federal do io Grande do Sul Escola de Engenharia de Porto Alegre Departamento de Engenharia Elétrica ANÁSE DE UTOS - ENG04031 Aula 7 - esposta no Domínio Tempo de ircuitos Série Sumário Solução

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Departamento de Engenharia Mecânica Análise Dinâmica de Estruturas - Lista de exercícios Prof.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Departamento de Engenharia Mecânica Análise Dinâmica de Estruturas - Lista de exercícios Prof. Universidade Federal do Rio de Janeiro Departamento de Engenharia Mecânica Análise Dinâmica de Estruturas - ista de exercícios Prof. Daniel Questão 1. Considere que a função ϕ : B B t descreve o movimento

Leia mais