SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Digitalização do acervo iconográfico Fernando Eduardo Lee.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Digitalização do acervo iconográfico Fernando Eduardo Lee."

Transcrição

1 SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Digitalização do acervo iconográfico Fernando Eduardo Lee. Resumo: Jeziel De Paula Historiador Docente e Pesquisador Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto - Campus Guarujá prof.depaula@terra.com.br Esta pesquisa tem o apoio da Fundação Fernando Eduardo Lee A fotografia por muitos anos foi usada apenas como ilustração de textos. Atualmente tornou-se uma fonte de informação bastante útil na construção e reconstrução de acontecimentos passados. Diante desse quadro apresentamos a proposta de digitalização do acervo iconográfico Fernando Eduardo Lee que possui uma importante coleção de fotografias em vários suportes (papel, negativos e diapositivos) que documentam a trajetória de vida desse empreendedor. Seus projetos científicos, experiências ecológicas e a construção das instalações na Ilha dos Arvoredos em Guarujá, SP. A metodologia a ser adotada consistirá no agrupamento, na seleção e análise das fotografias a serem digitalizadas. Buscando a preservação da memória, como forma de salvaguardar e transmitir o conhecimento acumulado por oito décadas de pesquisas. Palavras-chaves: Digitalização, Fotografia, Acervo Iconográfico. Seção 5: Projetos de Pesquisa Bacharelado em Turismo Apresentação: Oral 1. Introdução A fotografia deixou de ser utilizada apenas como um recurso de ilustração dos textos. Ganhou status de documento na medida em que se desenvolveram estudos visando o aprofundamento de sua leitura. Por outro lado, a chamada multimídia passou a ter um papel cada vez mais relevante nos processos de informação, preservação e divulgação de imagens conforme (Alves & Valério, 1998). Cada vez mais instituições como universidades, museus, arquivos e bibliotecas, (tanto da esfera pública quanto da privada), vêm implantando um tratamento especifico aos seus acervos iconográficos por meio da digitalização. Tal prática vem possibilitando uma eficiente preservação dos originais, assim como a socialização desse conteúdo informacional.

2 2. Justificativa Acervos, bibliotecas e arquivos enfrentam problemas, geralmente causados pelo grande acúmulo de documentos frágeis. Nesse aspecto, se destacam os riscos de degradação dos originais devido a sua manipulação direta e freqüente, bem como, a dificuldade de acesso às informações por parte dos pesquisadores e do público em geral. A tecnologia digital surge como uma possibilidade de alterar significativamente essa realidade. O advento da digitalização transformou o significado de captura, controle, visualização e uso dos recursos de informação. Diversos trabalhos têm sido desenvolvidos no sentido de aplicar sistemas de informação multimídia em acervos ou de propor modelos e implementações para esses sistemas. Através da Internet, muitos indivíduos, instituições e comunidades são capazes de publicar e disseminar informação sobre seus patrimônios culturais e criar suas próprias bibliotecas digitais, que aumentam o potencial para diversidade, pluralidade de vozes e fortalecimento dessas comunidades. 3. Objetivo Geral Criação e implantação de um Laboratório de Conservação Documental vinculado ao Núcleo de Pesquisa Fernando Eduardo Lee NUP Guarujá. 4. Objetivos Específicos a) Desenvolver processos para digitalização do Acervo Iconográfico Fernando Eduardo Lee. b) Recuperação, conservação e organização do Acervo. c) Treinamento e capacitação de funcionários da Biblioteca do Campus Guarujá e alunos bolsistas do Curso de Turismo da Unaerp - Guarujá. 5. Característica do Acervo O Acervo Iconográfico Fernando Eduardo Lee tem aproximadamente itens, divididos entre as coleções Fotográfica e Cinematográfica. Tais coleções são compostas principalmente por fotografias, diapositivos, fitas de vídeo VHS e películas cinematográficas. Atualmente esse material encontra-se em adiantado processo de deteriorização, pondo em risco a preservação de todo o acervo. A fotografia e, particularmente, a película cinematográfica, são materiais autodestrutivo e ao entrarem em processo de deterioração, (liberando nas reações inúmeros produtos químicos) aumentam a velocidade de degradação, colocando em risco também os materiais mais estáveis armazenados por perto. (FILIPPI; LIMA & CARVALHO, 2002, p.36).

3 6. Metodologia Tendo em vista a preservação e futura disponibilização ao público das imagens do acervo, pensou-se no processo de digitalização como uma forma prática e viável de operacionalizar tais objetivos. Para esse trabalho foram adotados os 03 (três) procedimentos básicos para digitalização de acervo de arquivos e bibliotecas, propostos pela Unesco e citado por (OGDEN, 2001), que são: 1. possibilitar acesso ao conteúdo informacional que se encontra em suporte de difícil acesso; 2. disponibilizar novas formas de uso e acesso aos acervos que tem alta demanda de uso, aumentando os grupos de usuários e; 3. contribuir para a preservação do acervo, reduzindo o manuseio e o acesso físico aos documentos, criando uma cópia de segurança do material original. Antes de definir o método para digitalização, foi realizado um levantamento tipológico dos documentos existentes na instituição. Através deste estudo foi possível identificar os parâmetros a serem adotados nesse trabalho. Após essa fase, foram definidas atividades a serem seguidas pelo operador técnico para se obter documentos digitais de ótima qualidade, diminuindo os custos de possíveis redigitalizações. Dentre tais procedimentos, destaca-se o controle de qualidade do processo de digitalização, visando assegurar que a qualidade definida para o projeto seja a qualidade dos documentos gerados. Para um desdobramento futuro do projeto, existe o desejo de se expandir o universo de usuários através de uma aplicação Web. Tal sistema permitiria que o público em geral acessasse boa parte do acervo digital. 6.1 Seleção e Análise das Fotografias Como procedimento metodológico o acervo iconográfico foi dividido em duas grandes coleções: Fotográfica e Cinematográfica. A partir daí, as fotografias foram agrupadas por temas gerais. Em seguida, se fará a seleção das imagens que serão primeiramente digitalizadas. Após este processo inicia-se a análise individual de cada fotografia. Desde já, ficou constatado que raramente existe qualquer informação que possa auxiliar na descrição do conteúdo das imagens. Por vezes, quando a fotografia traz uma legenda, nota ou dedicatória nem sempre corresponde ao motivo fotografado.

4 Daí, a necessidade de realizar entrevistas com pessoas ligadas ao engenheiro Fernando Lee, visando à identificação de itens como data, local, eventos, objetos e pessoas. Em tais entrevistas poderiam ser utilizadas como método de descrição da imagem fotográfica as seguintes perguntas: quem fotografou, quando, onde, o quê e/ou quem foi fotografado. Essa análise é importante porque permitiria a determinação do conteúdo da fotografia para futura organização, indexação, armazenamento e recuperação da imagem. 6.2 A Digitalização do Acervo Após seleção e análise das fotografias será iniciado o processo de digitalização. A digitalização consiste na conversão de qualquer tipo de informação para o formato digital. O processo para transformar uma fotografia ou qualquer outro documento em papel em arquivo digital requer alguns cuidados básicos para se chegar a bons resultados. As etapas vão desde o ajuste e uso correto dos equipamentos e das ferramentas disponíveis para tratamento da imagem até a edição (tamanho, cores balanceadas, definição) do objeto a ser escaneado. Abaixo, algumas vantagens que o processo de digitalização proporciona: Redução no tempo de recuperação da informação; Rapidez para atualização e edição de imagens; Possibilidade de acesso por mais de um usuário e; Possibilidade de manter cópias de segurança. Com a imagem já digitalizada poderão ser criados dois arquivos correspondentes a ela. O primeiro com uma visualização compactada (tumb) e o segundo com a imagem no seu tamanho real. 7. Considerações Finais Devido à sua composição química, a fotografia é bem mais sensível e sujeita à degradação do que a maioria dos documentos em suporte de papel. Sua preservação em meio digital se apresenta como uma das melhores alternativas para salvaguardar a coleção da deterioração provocada pelo armazenamento e condições climáticas inadequadas, pelos materiais de acondicionamento de baixa qualidade e por práticas de manuseio inapropriado. A preservação do Acervo Iconográfico é uma forma de manter a memória viva e ao mesmo tempo difundir a história e contribuições científicas do engenheiro e pesquisador Fernando Eduardo Lee. Finalmente, é importante mencionar, o alerta da literatura especializada em acervos digitais, sobre a necessidade de atualização constante das mídias e suportes, visando à diminuição do custo financeiro, tão oneroso para instituições como bibliotecas e arquivos.

5 8. Referências ALVES, Mônica Carneiro; VALÉRIO, Sérgio. Manual para indexação de documentos fotográficos. Com colaboração de Graziella de Castro Pigozzo. Rio de janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, p.,il. (Documentos técnicos, 4). CONWAY, Paul. Preservação no universo digital. Tradução de José Luiz Pedersoli Júnior e Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos; Arquivo Nacional, p., il. (Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 52). FILLIPPI, Patrícia de; LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Como tratar coleções de fotografias. 2. ed. São Paulo: Arquivo do Estado; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, p., il. (Como Fazer, 4). MANINI, Miriam Paula. Análise documentária de imagens: um referencial de leitura de imagens fotográficas para fins documentários. Tese de Doutorado. São Paulo: USP OGDEN, Sherelyn et al. Reformatação. Tradução de Luiz Antonio M. Ewbank, José L. Pedersoli Júnior e Luiz A. Cruz Souza. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos; Arquivo Nacional, p., il. (Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 44-47). SMIT, Johanna W. A análise da imagem: um primeiro plano. In: Análise documentária: a análise da síntese. Brasília: IBICT, cap. 7, p

DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO: UMA EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA LÀJUOMIM

DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO: UMA EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA LÀJUOMIM DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO: UMA EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA LÀJUOMIM TATIANE LEMOS CALMON tatyanelemos@yahoo.com.br RENATO MARQUES ALVES renamarkalves@yahoo.com.br RESUMO A fotografia por muitos

Leia mais

Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web

Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Vânia Mara Alves Lima Artur Simões Rozestraten Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos Eliana de Azevedo Marques Letícia de

Leia mais

REVITALIZAÇÃO E INOVAÇÃO DO ACERVO DA MEMÓRIA E PESQUISAS DE FERNANDO EDUARDO LEE NA ILHA DOS ARVOREDOS

REVITALIZAÇÃO E INOVAÇÃO DO ACERVO DA MEMÓRIA E PESQUISAS DE FERNANDO EDUARDO LEE NA ILHA DOS ARVOREDOS REVITALIZAÇÃO E INOVAÇÃO DO ACERVO DA MEMÓRIA E PESQUISAS DE FERNANDO EDUARDO LEE NA ILHA DOS ARVOREDOS Prof. Dr. Rubens Carneiro Ulbanere Coordenador do Núcleo de Pesquisas Fernando Eduardo Lee Universidade

Leia mais

REFORMULAÇÃO DA FICHA DE CATALOGAÇÃO E DE DIAGNÓSTICO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO FUNDO FOTO BIANCHI.

REFORMULAÇÃO DA FICHA DE CATALOGAÇÃO E DE DIAGNÓSTICO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO FUNDO FOTO BIANCHI. 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 45 COMPLETAS CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional - 2014 P1 Qual o nome desta instituição? MIS-RJ/SAV P2 Esta instituição é da esfera: Estadual P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens

Leia mais

MEMÓRIA VIVA: UMA RECOMPOSIÇÃO DOCUMENTAL DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO IFRN CAMPUS CURRAIS NOVOS

MEMÓRIA VIVA: UMA RECOMPOSIÇÃO DOCUMENTAL DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO IFRN CAMPUS CURRAIS NOVOS MEMÓRIA VIVA: UMA RECOMPOSIÇÃO DOCUMENTAL DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO IFRN CAMPUS CURRAIS NOVOS VIRGULINO, Maria Helena Cavalcanti BARRETO, Patrícia Silva BRITO, Cristiane Cruz de LINHARES, Miguel Instituto

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Vânia Mara Alves Lima Artur Simões Rozestraten Cibele de Araújo Camargo Marques dos Santos Eliana de Azevedo Marques Letícia

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 46 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? UFMG/TV UFMG-CEDOC P2 Esta instituição é da esfera: Federal P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Centro de Documentação

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 21 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? UCS/IMHC P2 Esta instituição é da esfera: Municipal P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Instituto Memória Histórica e

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 30 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? MAM-RJ/Cinemateca-AF P2 Esta instituição é da esfera: Municipal P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Arquivo de Filmes

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional #5 COMPLETAS Coletor: Website Collector 1 (Questionário do site) Iniciado em: terça-feira 31 de março de 2015 17:19:29 Última modificação: domingo 7 de junho de 2015 15:17:24 Tempo gasto: Mais de um mês

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 49 COMPLETAS C P1 Qual o nome desta instituição? PUC-Goiás/IGPHA-AAD P2 Esta instituição é da esfera: Estadual P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Acervo Audiovisual

Leia mais

Programa de Ensino. Turno: 18:50-20:20hs 20:30-22:00hs. Ementa da Disciplina

Programa de Ensino. Turno: 18:50-20:20hs 20:30-22:00hs. Ementa da Disciplina Programa de Ensino Disciplina: Salvaguarda Patrimonial IV Práticas Laboratoriais em Conservação Preventiva Código: Período: I/2016 Curso: Museologia Código: Habilitação: Série: Turma: 5ª feira Turno: 18:50-20:20hs

Leia mais

#39. CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional COMPLETAS 1 / 8 PÁGINA 2. P1: Qual o nome desta instituição? FPC/CMB

#39. CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional COMPLETAS 1 / 8 PÁGINA 2. P1: Qual o nome desta instituição? FPC/CMB #39 COMPLETAS Coletor: Institucional 2014 (Link da web) Iniciado em: quarta-feira 18 de março de 2015 10:06:56 Última modificação: sábado 13 de junho de 2015 11:20:30 Tempo gasto: Mais de um mês Endereço

Leia mais

Casa da Memória. Acervo do Centro de Documentação da Casa da Memória. Catalogação compartilhada de projetos arquitetônicos das décadas de 1910 a 1950

Casa da Memória. Acervo do Centro de Documentação da Casa da Memória. Catalogação compartilhada de projetos arquitetônicos das décadas de 1910 a 1950 Casa da Memória Acervo do Centro de Documentação da Casa da Memória. Rua São Francisco, 319 Curitiba (41)3321-3236 Catalogação compartilhada de projetos arquitetônicos das décadas de 1910 a 1950 Casa da

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 1º PERÍODO ECI240 - Introdução à Arquivologia História dos arquivos e da arquivologia e a evolução do pensamento arquivístico na cultura

Leia mais

InnovaGestão Consultoria em Informação

InnovaGestão Consultoria em Informação InnovaGestão Consultoria em Informação Serviços de Informação para a Gestão do Conhecimento adequados a cada contexto Consultorias, Serviços, Pesquisas, Cursos e Palestras Gestão da informação, do conhecimento

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 27 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? MIS-CAMP/SAV P2 Esta instituição é da esfera: Municipal P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Setor de Audiovisual do Museu

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 16 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? UFBA/BURMC-CEB P2 Esta instituição é da esfera: Federal P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Centro de Estudos Baianos

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 38 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? FPC/CMB P2 Esta instituição é da esfera: Estadual P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Não há setor específico no Centro

Leia mais

INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E AS HUMANIDADES DIGITAIS

INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E AS HUMANIDADES DIGITAIS INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E AS HUMANIDADES DIGITAIS experiências do Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro Roger Guedes Doutor em Ciência da Informação (UFMG). Bibliotecário. Fundação João Pinheiro

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 14 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? APEES/CLP P2 Esta instituição é da esfera: Estadual P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Cinemateca Ludovico Persice do

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA

ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA Flavia Geane dos Santos (IFMT) - flavia.santos@vgd.ifmt.edu.br Resumo: O presente relato

Leia mais

Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro

Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos (ECA/USP) - cibeleac@usp.br Daniela Pereira de Sousa Manfre (CMSP) -

Leia mais

Ensino Superior: aspectos

Ensino Superior: aspectos I Seminário Gestão de Dados de Pesquisa Preservação Digital nas Instituições de Ensino Superior: aspectos organizacionais, legais e técnicos José Carlos Abbud Grácio Preservação digital na Unesp Política

Leia mais

CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DO ARQUIVO DE DOCUMENTOS DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DO ARQUIVO DE DOCUMENTOS DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DO ARQUIVO DE DOCUMENTOS DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA Rafael de Paula Araujo (MEDCRED) - rparaujo.rafael@gmail.com Robson de Paula

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 62 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? APM/DCD P2 Esta instituição é da esfera: Estadual P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Diretoria de Conservação de Documentos

Leia mais

Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes. Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek

Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes. Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB) O Círculo de Estudos Bandeirantes foi fundado em 1929 Curitiba Paraná;

Leia mais

PROJETO ACERVO ARTÍSTICO DA UFMG: Manual para Fotografia de Campo

PROJETO ACERVO ARTÍSTICO DA UFMG: Manual para Fotografia de Campo PROJETO ACERVO ARTÍSTICO DA UFMG: Manual para Fotografia de Campo Bolsista da área de Fotografia no Projeto AAUFMG: Samara Santos Asevedo Orientador e Coordenador da área de Fotografia no Projeto AAUFMG

Leia mais

ORGANIZAÇÃO, ACESSO E USOS DA INFORMAÇÃO NO NÙCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II

ORGANIZAÇÃO, ACESSO E USOS DA INFORMAÇÃO NO NÙCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II RESUMO ORGANIZAÇÃO, ACESSO E USOS DA INFORMAÇÃO NO NÙCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II Luana Pires de Arantes (PPGCI/UFF) pires.luana.luapi@gmail.com Elisabete G. de Souza (PPGCI/UFF)

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Organização e preservação de fotografias para o digital: construção de álbuns digitais Ana Carolina Simionato Amanda Azevedo dos Santos José Lotúmolo Junior Maria Lígia Triques Samanta do Prado Palavras-chave:

Leia mais

INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal da Paraíba Campus João Pessoa. COORDENADORA: Profª. Drª Emília Maria da Trindade PERÍODO: 2010 A 2014

INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal da Paraíba Campus João Pessoa. COORDENADORA: Profª. Drª Emília Maria da Trindade PERÍODO: 2010 A 2014 PROJETO DE PESQUISA SOBRE A CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE REFERENCIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal

Leia mais

O Fundo Fotográfico da Casa Havanesa: Contributos para a Historiografia Local

O Fundo Fotográfico da Casa Havanesa: Contributos para a Historiografia Local O Fundo Fotográfico da Casa Havanesa: Contributos para a Historiografia Local Encontro Internacional de Arquivos Évora, 3 de outubro de 2014 Guida Cândido Ana Domingues O Arquivo Fotográfico Municipal

Leia mais

Denise Gomes Silva Morais Cavalcante. Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação/ECA- USP. Orientador: Nair Yumiko Kobashi

Denise Gomes Silva Morais Cavalcante. Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação/ECA- USP. Orientador: Nair Yumiko Kobashi INTEGRAÇÃO DE ACERVOS MULTIMÍDIA NO CONTEXTO DA WEB SEMÂNTICA: ANÁLISE DE INSTRUMENTOS E METODOLOGIAS PARA REPRESENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE DOCUMENTOS MULTIMÍDIA. Denise Gomes Silva Morais Cavalcante denisegsmc@usp.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CEP 88040-970 FlORIANOPOLIS SANTA CATARINA Fone: (048)

Leia mais

UM SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE

UM SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA UM SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO Aluno: Marcos José de Menezes

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( x) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

INTRODUÇÃO INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO POLÍTICAS ARQUIVÍSTICAS I REPOSITÓRIOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS

INTRODUÇÃO INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO POLÍTICAS ARQUIVÍSTICAS I REPOSITÓRIOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS FUNDAMENTOS DE ARQUIVOLOGIA HISTÓRIA E MEMÓRIA A FILOSOFIA RACIOCÍNIO LÓGICO À ADMINISTRAÇÃO GESTÃO ORGANIZACIONAL INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Palavras-chave: Preservação da Informação. Administração Pública. Brasil.

Palavras-chave: Preservação da Informação. Administração Pública. Brasil. GT 2: Organização e Representação do Conhecimento Modalidade de apresentação: pôster PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA Miriam Paula Manini Universidade Federal

Leia mais

Um espaço de conhecimento

Um espaço de conhecimento O Arquivo de Ciência e Tecnologia Um espaço de conhecimento Paula Meireles Gestão Documental / Arquivo de Ciência e Tecnologia 22 de junho de 2018 O Arquivo de Ciência e Tecnologia O Arquivo de Ciência

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: ( ) EXATAS ( X )HUMANAS ( )VIDA

ÁREA DO CONHECIMENTO: ( ) EXATAS ( X )HUMANAS ( )VIDA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ÁREA DO CONHECIMENTO: ( ) EXATAS ( X )HUMANAS ( )VIDA PROGRAMA: (X ) PIBIC PIBIC-Af

Leia mais

Estruturação Metadados: Álbum 50 fotos do Rio Antigo, Coleção Iconografia Plínio Doyle, FCRB/CMI/AMLB

Estruturação Metadados: Álbum 50 fotos do Rio Antigo, Coleção Iconografia Plínio Doyle, FCRB/CMI/AMLB Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Estruturação Metadados: Álbum 50 fotos do Rio Antigo, Coleção Iconografia Plínio Doyle, FCRB/CMI/AMLB Maria Madalena Schmid Martins (FCRB) - mschmidig@gmail.com Mariana

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA ANÁLISE E REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DE IMAGENS FOTOGRÁFICAS BASEADA NAS FUNÇÕES PRIMÁRIAS DA IMAGEM: UMA PROPOSTA DE FORMULÁRIO PARA IDENTIFICAÇÃO DE CONCEITOS Autor: Gislene Rodrigues da Silva gislenerds@gmail.com

Leia mais

para a preservação de coleções

para a preservação de coleções A importância do planejamento para a preservação de coleções Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência

Leia mais

ANEXO I. DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD:

ANEXO I. DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD: ANEXO I DISCIPLINAS A SEREM OFERECIDAS PELO BiBEaD: DISCIPLINAS Ambientes, Serviços e Sistemas Informacionais Análise de Imagens (30h) Análise da Informação (30h) Bases Teóricas da Administração de Ambientes

Leia mais

BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1

BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1 BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1 CELEM SILVA 2, JOSÉ F. MARTINS 3, HERNANDA TONINI 4 RESUMO: O acesso a informações é um dos principais instrumentos na atualidade para o crescimento profissional

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( )

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) CNPq ( ) RUSP ( x ) 1 IDENTIFICAÇÃO TITULO DO PROJETO: A REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DE IMAGENS DE ARQUITETURA EM AMBIENTE COLABORATIVO

Leia mais

PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEEVALE

PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEEVALE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEEVALE Francine Silveira Tavares 1 Analícia Couto Linden 2 Palavras-chave: Preservação. Conservação. Documento fotográfico.

Leia mais

BIBLIOTECA DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: proposta metodológica de transferência de acervo bibliográfico

BIBLIOTECA DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: proposta metodológica de transferência de acervo bibliográfico Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) BIBLIOTECA DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: proposta metodológica de transferência de acervo bibliográfico Eliane Monteiro de Santana Dias

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Digitalização do acervo de obras e documentos de Iberê Camargo Alexandre Bastos Demétrio Marcela Peters Perlott Palavras-chave: Digitalização de acervos. Museologia. Documentação. Acervo digital. Artes

Leia mais

O Arquivo de Ciência e Tecnologia Um espaço de conhecimento

O Arquivo de Ciência e Tecnologia Um espaço de conhecimento O Arquivo de Ciência e Tecnologia Um espaço de conhecimento Paula Meireles Gestão Documental / Arquivo de Ciência e Tecnologia 21 de novembro de 2018 O Arquivo de Ciência e Tecnologia O Arquivo de Ciência

Leia mais

METODOLOGIA DE CATALOGAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO MUSEU ETNOGRÁFICO DA COLÔNIA MACIEL

METODOLOGIA DE CATALOGAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO MUSEU ETNOGRÁFICO DA COLÔNIA MACIEL METODOLOGIA DE CATALOGAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO MUSEU ETNOGRÁFICO DA COLÔNIA MACIEL GEHRKE, Cristiano 1 ; SILVEIRA, Graciela 2 ; CERQUEIRA, Fábio 3 ; 1,2 Acadêmicos do curso de Licenciatura

Leia mais

UFSM - TERCEIRA ETAPA - RELATÓRIO DE ATIVIDADES PROJETO PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DE MEMÓRIA SONORA NO ACERVO DA RÁDIO UNIVERSIDADE DA UFSM

UFSM - TERCEIRA ETAPA - RELATÓRIO DE ATIVIDADES PROJETO PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DE MEMÓRIA SONORA NO ACERVO DA RÁDIO UNIVERSIDADE DA UFSM UFSM RELATÓRIO DE ATIVIDADES - TERCEIRA ETAPA - PROJETO PRESERVAÇÃO E DIFUSÃO DE MEMÓRIA SONORA NO ACERVO DA RÁDIO UNIVERSIDADE DA UFSM Registro 033930 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Regulamento de Estágio FaBCI São Paulo Outubro de 2016 CAPÍTULO I DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO Art.

Leia mais

Projecto de tratamento documental e divulgação do Arquivo Fotográfico do Campo Arqueológico de Mértola Bruno Almeida e Paula Rosa

Projecto de tratamento documental e divulgação do Arquivo Fotográfico do Campo Arqueológico de Mértola Bruno Almeida e Paula Rosa Projecto de tratamento documental e divulgação do Arquivo Fotográfico do Campo Arqueológico de Mértola Bruno Almeida e Paula Rosa Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património/Campo

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Memória da EESC/USP: funcionários que construíram a história do Centro de Processamento de Dados Casimiro Paschoal da Silva Eduardo Graziosi Silva Edison Santiago Nathan Cavalcanti Edmundo Escrivão Filho

Leia mais

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Maria de Fátima Cleômenis Botelho Joana Barbosa Guedes Vania Cristina Souza Magalhães Valdete Silva

Leia mais

memória COMO anda a memória da sua organização? INSTITUCIONAL selo memorial

memória COMO anda a memória da sua organização? INSTITUCIONAL selo   memorial memória INSTITUCIONAL CONHECENDO O PASSADO CONSTRUINDO O FUTURO COMO anda a memória da sua organização? O interesse pela memória institucional cresce a cada dia, sobretudo das organizações e empresas que

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Biblioteca Central Macedo Costa. Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho

Universidade Federal da Bahia Biblioteca Central Macedo Costa. Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho Universidade Federal da Bahia Biblioteca Central Macedo Costa Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho Pró - Reitor de Pós Graduação Maria de Fátima Dias Costa Diretora do Sistema de Bibliotecas Maria das

Leia mais

SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO

SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS SERVIÇO DE BIBLIOTECA E INFORMAÇÃO/SBI REGIMENTO TITULO I DAS FINALIDADES Artigo. 1º O Serviço de Biblioteca

Leia mais

CICLO DE OFICINAS. Arquivologia FURG

CICLO DE OFICINAS. Arquivologia FURG 2017 CICLO DE OFICINAS FURG 01 Manuseio e acondicionamento de documentos em arquivos permanentes Profª. Luciana Souza de Brito Programa: Possibilitar o intercâmbio de informações no que concerne ao desenvolvimento

Leia mais

CICLO DE OFICINAS. Arquivologia FURG

CICLO DE OFICINAS. Arquivologia FURG 2017 CICLO DE OFICINAS FURG 01 Manuseio e acondicionamento de documentos em arquivos permanentes Profª. Luciana Souza de Brito Programa: Possibilitar o intercâmbio de informações no que concerne ao desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 Revogada pela Resolução nº. 33/2008 do Conselho Universitário O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

EMENTAS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA VERSÃO 2009/1 1º PERÍODO

EMENTAS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA VERSÃO 2009/1 1º PERÍODO ATIVIDADE ACADÊMICA: Administração TGA EMENTAS CURSO DE BIBLIOTECONOMIA VERSÃO 2009/1 1º PERÍODO CÓDIGO: CAD-103 Princípios de administração. Funções administrativas. Evolução da teoria das organizações.

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Conceitos Fundamentais Tesauros e Terminologia Arquivística Prof. Antonio Botão Tesauro(s) Repertório alfabético de termos utilizados em indexação e na classificação de documentos; Vocabulário

Leia mais

REDATA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO LTDA. Organização e Gestão de Sistemas de Informação e Documentação. 30 anos

REDATA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO LTDA. Organização e Gestão de Sistemas de Informação e Documentação. 30 anos REDATA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO LTDA. Organização e Gestão de Sistemas de Informação e Documentação 30 anos História 1987 1993 2001 Textos Técnicos Manuais Treinamento Gestão Documental Comunicação Clipping

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Gestão de SI- seções 4.1: Gestão de Sistemas de Informação 4.2: Gestão eletrônica de documentos 1 Seção 4.1 GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2 Contexto Essa gestão ocorre em um modelo

Leia mais

Fotografias e documentação iconográfica

Fotografias e documentação iconográfica Programa de Iniciação Científica Universidade de São Paulo Mariane Parente Nascimento Graduanda do curso de História Orientação Profa. Dra. Elizabeth F. C. R. Azevedo TIPOLOGIA DOCUMENTAL PARA O AQUIVO

Leia mais

Tecnologias aplicadas à representação documental: um estudo da produção científica nos eventos ISKO-Brasil e ENANCIB

Tecnologias aplicadas à representação documental: um estudo da produção científica nos eventos ISKO-Brasil e ENANCIB Tecnologias aplicadas à representação documental: um estudo da produção científica nos eventos ISKO-Brasil e ENANCIB Prof. Dr. Fabiano Ferreira de Castro Universidade Federal de São Carlos UFSCar São Carlos

Leia mais

Um olhar para o passado. Um olhar para o futuro: democratizando o acesso à história dos afro brasileiros preservada pela Biblioteca Nacional

Um olhar para o passado. Um olhar para o futuro: democratizando o acesso à história dos afro brasileiros preservada pela Biblioteca Nacional Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Um olhar para o passado. Um olhar para o futuro: democratizando o acesso à história dos afro brasileiros preservada pela Biblioteca Nacional Andreia Sousa Da Silva (UFSC)

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Microfilmagem como método de preservação Paula Wivianne Quirino dos Santos Ana Rosa da Silva Mitilene Fereira Eixo temático: GT- Preservação das coleções físicas e digitais Resumo: O processo de microfilmagem

Leia mais

Políticas de Preservação do Acervo de Obras Raras da BU/UFSC: um estudo

Políticas de Preservação do Acervo de Obras Raras da BU/UFSC: um estudo Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Políticas de Preservação do Acervo de Obras Raras da BU/UFSC: um estudo Gleide Bitencourte José Ordovás (UFSC) - gleide.bjo@ufsc.br Gisela Eggert Steindel ((UDESC)) - f9giza@gmail.com

Leia mais

Os noivos do Fundo Foto Bianchi no WIX : uma aproximação entre a pesquisa e a extensão

Os noivos do Fundo Foto Bianchi no WIX : uma aproximação entre a pesquisa e a extensão 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO (X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO Os noivos do Fundo Foto Bianchi no WIX : uma

Leia mais

CAPÍTULO I. Da finalidade e administração

CAPÍTULO I. Da finalidade e administração CAPÍTULO I Da finalidade e administração Art.1º - A Biblioteca da Escola de Veterinária da UFMG terá como finalidade proporcionar ao corpo docente, discente, pesquisadores, funcionários, profissionais

Leia mais

MICROFILMAGEM COMO MÉTODO DE PRESERVAÇÃO

MICROFILMAGEM COMO MÉTODO DE PRESERVAÇÃO MICROFILMAGEM COMO MÉTODO DE PRESERVAÇÃO SANTOS, Paula Wivianne Quirino dos Paula Wivianne Quirino dos Santos (Graduanda em bacharelado em Biblioteconomia) da (Universidade Federal de Pernambuco) (UFPE).

Leia mais

TCC00330 Modelagem de Processos de Negócio CASE TRABALHO GESTÃO DE ACERVOS

TCC00330 Modelagem de Processos de Negócio CASE TRABALHO GESTÃO DE ACERVOS TCC00330 Modelagem de Processos de Negócio CASE TRABALHO GESTÃO DE ACERVOS 1. Contexto Atualmente, já é grande a variedade de computadores, mídias digitais, formatos e softwares utilizados nos trabalhos

Leia mais

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO - RAP (SUMARIZADO) Por: Ana Rosa Barreto

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO - RAP (SUMARIZADO) Por: Ana Rosa Barreto RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO - RAP (SUMARIZADO) Por: Ana Rosa Barreto Fortaleza, 23 de outubro de 2014 VISÃO GERAL DO PROJETO Do que se trata o projeto? Trata da criação e desenvolvimento da

Leia mais

TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS Estudo da espécie e tipologia documental em arquivos de ciência e tecnologia

TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS Estudo da espécie e tipologia documental em arquivos de ciência e tecnologia TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS Estudo da espécie e tipologia documental em arquivos de ciência e tecnologia Alexandre Faben (MAST) Maria Celina Soares de Mello e Silva (MAST) Realização Apoio

Leia mais

2.14 Noções de arquivologia Arquivística: princípios e conceitos Legislação arquivística Gestão de documentos

2.14 Noções de arquivologia Arquivística: princípios e conceitos Legislação arquivística Gestão de documentos 2.14 Noções de arquivologia. 2.14.1 Arquivística: princípios e conceitos. 2.14.2 Legislação arquivística. 2.14.3 Gestão de documentos. 2.14.4 Protocolos: recebimento, registro, distribuição, tramitação

Leia mais

INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E IDENTIDADE INSTITUCIONAL: COLEÇÃO DE FOLDERS DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO

INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E IDENTIDADE INSTITUCIONAL: COLEÇÃO DE FOLDERS DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E IDENTIDADE INSTITUCIONAL: COLEÇÃO DE FOLDERS DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO Roger De Miranda Guedes (FJP) - rogerotoni@gmail.com Resumo: Relato de experiência

Leia mais

PROFESSORES-ORIENTADORES

PROFESSORES-ORIENTADORES ICI 222 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE (Arquivologia) Aida Varela Varela Redes e Educação a distância Teorias cognitivas e sua aplicabilidade na CI, em Biblioteconomia e Arquivologia Teorias de aprendizagem

Leia mais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Considerações historiográficas sobre os 70 anos da obra História de Santos de Francisco Martins dos Santos. Resumo: Jeziel De Paula

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Preservação da memória extensionista da Universidade Federal Fluminense Ellen Cortez Contreiras Eloisa Ramos Sousa Rafael Haddad Cury Pinto Lucia Helena Marchon Leão Ramalho Eixo temático: Preservação

Leia mais

GESTÃO DA MEMÓRIA E POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO. Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação

GESTÃO DA MEMÓRIA E POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO. Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação GESTÃO DA MEMÓRIA E POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO Série de princípios e estratégias que orientam o curso

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO - ARQUIVISTA EDITAL 001/2010 PROGRAMA

CONCURSO PÚBLICO - ARQUIVISTA EDITAL 001/2010 PROGRAMA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO - ARQUIVISTA

Leia mais

Fontes de informação científica em meio eletrônico

Fontes de informação científica em meio eletrônico Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Fontes de informação científica em meio eletrônico Patrícia Severiano Barbosa de Souza (UFRN) - patricias_barbosa@hotmail.com Carla Beatriz Marques Felipe (UFRN) - kbeatriz_13@hotmail.com

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2019 PRONAC nº 18. 3727 Plano Anual de Atividades 2019 O Plano Anual de Atividades 2019 do Museu da Pessoa é composto por ações estratégicas de preservação e ampliação do acervo

Leia mais

Responsável: Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa (Depto. de Ciências Sociais)

Responsável: Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa (Depto. de Ciências Sociais) BOLSA BIG PARA O PROJETO DOC UNIFESP Responsável: Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa (Depto. de Ciências Sociais) Setor ou departamento de lotação do proponente: * Departamento de Ciências Sociais Cursos

Leia mais

Criando pontes entre passado, presente e futuro: o acervo básico-histórico da primeira Escola de Biblioteconomia do Brasil

Criando pontes entre passado, presente e futuro: o acervo básico-histórico da primeira Escola de Biblioteconomia do Brasil Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Criando pontes entre passado, presente e futuro: o acervo básico-histórico da primeira Escola de Biblioteconomia do Brasil Isabel Ariño Grau (UNIRIO) - bibdocla@gmail.com

Leia mais

A Estante Virtual de Periódicos do Superior Tribunal de Justiça

A Estante Virtual de Periódicos do Superior Tribunal de Justiça Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) A Estante Virtual de Periódicos do Superior Tribunal de Justiça Allan Rafael Lima Leite (STJ) - allanr@stj.jus.br Najla Bastos de Melo (STJ) - najlam@stj.jus.br Resumo:

Leia mais

I ARQUIFES - SUL I FÓRUM REGIONAL DOS ARQUIVISTAS DAS IFES/IES DA REGIÃO SUL 10 a 12 de julho de 2013 Cidec-Sul FURG - Rio Grande/RS

I ARQUIFES - SUL I FÓRUM REGIONAL DOS ARQUIVISTAS DAS IFES/IES DA REGIÃO SUL 10 a 12 de julho de 2013 Cidec-Sul FURG - Rio Grande/RS I ARQUIFES - SUL I FÓRUM REGIONAL DOS ARQUIVISTAS DAS IFES/IES DA REGIÃO SUL 10 a 12 de julho de 2013 Cidec-Sul FURG - Rio Grande/RS As novas tecnologias a serviço dos arquivos: o ICA-AtoM na UFSM Neiva

Leia mais

de gestão para as instituições

de gestão para as instituições Preservação digital: aspectos e um modelo de gestão para as instituições José Carlos Abbud Grácio gracio@marilia.unesp.br São Paulo 14/11/2017 Preservação Digital Backup Autenticidade Integridade TIC Cultura

Leia mais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Sala de Aula do Futuro

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Sala de Aula do Futuro SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Sala de Aula do Futuro Enir da Silva Fonseca Coordenador de Pólo EAD Campus Guarujá Unaerp - Universidade de Ribeirão Preto - Campus

Leia mais

Projeto 2B Portal de Teses da BVS Saúde Pública 19 de janeiro de 2005

Projeto 2B Portal de Teses da BVS Saúde Pública 19 de janeiro de 2005 http://www.bvs.br/ 19 de janeiro de 2005 Introdução Este documento descreve o projeto para continuidade do programa de desenvolvimento de um conjunto de dissertações e teses na área de saúde pública através

Leia mais

CRIDI / UFBa - Sonoro Institucional Biblioteca. Q6: Os formatos/suportes indicados abaixo existem no acervo de documentação sonora?

CRIDI / UFBa - Sonoro Institucional Biblioteca. Q6: Os formatos/suportes indicados abaixo existem no acervo de documentação sonora? #10 COMPLETA Coletor: Web Link (Link da Web) Iniciado: sexta-feira, 17 de outubro de 2014 09:51:07 Última modificação: sexta-feira, 17 de outubro de 2014 10:38:54 Tempo gasto: 00:47:46 Endereço IP: 200.128.60.39

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVASF - SIBI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVASF - SIBI UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVASF - SIBI SIBI MAIS PERTO DE VOCÊ: Programa de Atendimento e Treinamento de Usuários e Colaboradores Petrolina PE

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA ETEC ALCÍDIO Última atualização Sex, 31 de Agosto de :44

CENTRO DE MEMÓRIA ETEC ALCÍDIO Última atualização Sex, 31 de Agosto de :44 Dentre as metas do Centro de Paula Souza, que demandam em projetos diversos como capacitações a docentes e de formação pedagógica, cursos EADs, pós-graduação, laboratório de currículo, intercâmbios, inovação

Leia mais

A CULTURA ESCRITA E INFORMACIONAL NO UNIVERSO ACADEMICO: o caso dos acervos bibliográficos e documentais na Universidade Regional do Cariri

A CULTURA ESCRITA E INFORMACIONAL NO UNIVERSO ACADEMICO: o caso dos acervos bibliográficos e documentais na Universidade Regional do Cariri Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) A CULTURA ESCRITA E INFORMACIONAL NO UNIVERSO ACADEMICO: o caso dos acervos bibliográficos e documentais na Universidade Regional do Cariri Francisca Eugenia Gomes Duarte

Leia mais