Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes. Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes. Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek"

Transcrição

1 Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek

2 Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB) O Círculo de Estudos Bandeirantes foi fundado em 1929 Curitiba Paraná; É órgão cultural agregado à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) desde 1987; O CEB tem a finalidade de incentivar estudos e pesquisas, principalmente da área regional paranaense.

3 Brasão do CEB

4 Livro de Ouro dos Benfeitores do CEB, aberto em

5 Edifício Sede do CEB Inaugurado em 1945.

6 José Loureiro Ascenção Fernandes Entre os fundadores do CEB está José Loureiro da Ascenção Fernandes, maior entusiasta da organização. Nasceu em Portugal mas foi registrado brasileiro. Foi médico urologista, antropólogo, arqueólogo e professor universitário.

7 Acervo / Biblioteca O CEB conta com um significativo acervo documental e histórico, além de possuir inúmeras fontes iconográficas. Possui uma Seção Paranaense. Total de títulos, que somam de exemplares. Contempla obras raras dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, manuscritos, periódicos, revistas do CEB e obras de autores paranaenses.

8 Acervo / Biblioteca O acervo bibliográfico é catalogado pela biblioteca da PUCPR, utilizando o banco de dados Sybase. Este sistema de informação é denominado Pergamum, e está conectado à rede corporativa da Instituição.

9 Acervo / Biblioteca Biblioteca Seção Paranaense

10 Acervo / Biblioteca Coleção de Mapas

11 Reorganização do Acervo do CEB Foi elaborado um projeto para a reorganização e implantação de um centro de documentação. Pretende-se que o CEB venha a promover pesquisa educacional e científica na forma de artigos de pesquisa, publicações, entre outros.

12 Objetivo e Justificativa do Projeto Desenvolver um centro de documentação para pesquisa e preservação da memória, principalmente da História do Paraná. Frente a importância da preservação da documentação existente no CEB é urgente a necessidade de organizar, identificar, higienizar e acondicionar os documentos.

13 Situação do Acervo Resgatar o acervo e seu respectivo patrimônio faz-se importante considerando a fragilidade em que se encontra atualmente. Documentos, periódicos e livros contábeis (doados pela família de José Loureiro) conforme demonstram as imagens a seguir.

14 Situação do Acervo

15 Situação do Acervo

16 Situação do Acervo

17 Metas para a Reorganização do Acervo Tratar os documentos arquivísticos e bibliográficos. Reunir, custodiar e preservar documentos de valor permanente e referências documentais úteis ao ensino e à pesquisa em sua área de especialização. Estabelecer uma política de preservação do acervo.

18 Metas para a Reorganização do Acervo Disponibilizar o acervo e as referências coletadas aos usuários definidos como seu público. Divulgar o acervo, suas referências e seus serviços ao público especializado. Promover intercâmbio com entidades afins.

19 Ações para que as Metas Sejam Alcançadas: Primeira Etapa Higienizar os documentos, as fotografias e outros objetos. Reparar os documentos de forma a garantir a integridade das informações neles contidas. Acondicionar os documentos, armazenando-os em locais protegidos da deterioração.

20 Ações para que as Metas Sejam Alcançadas: Primeira Etapa Controlar as condições de iluminação, bem como a presença de fungos, insetos e poeira. Orientar os monitores quanto ao correto manuseio do material do acervo.

21 Primeira Etapa: Equipe de Trabalho Uma historiadora, pertencente ao corpo docente do Curso de História da PUCPR, para orientar e supervisionar as atividades a serem desenvolvidas. Três monitores, alunos da graduação do Curso de História da PUCPR, para desenvolverem as atividades propostas.

22 Primeira Etapa: Equipe de Trabalho Alunas-monitoras do Curso de História da PUCPR

23 Primeira Etapa: Ações Desenvolvidas Desde outubro de 2013, o acervo documental do CEB passa pela fase de reorganização. Foi realizada a reordenação das obras e documentos e uma mudança das salas para melhor acondicionamento. Os documentos históricos, principalmente os pertencentes a José Loureiro, encontravam-se guardados em envelopes de papel em armário de madeira.

24 Primeira Etapa: Ações Desenvolvidas Os referidos armários de madeira, localizados no último andar da Biblioteca do CEB, estavam tomados por cupim e verificava-se nitidamente a umidade concentrada naquele espaço. A partir de então foi necessário concentrar os esforços na tarefa de resgatar essa massa documental.

25 Primeira Etapa: Ações Desenvolvidas Após essa avaliação do acervo houve a retirada dos armários para descarte e a higienização do local. O acervo de José Loureiro foi retirado daquele do espaço e transferido para uma sala arejada e limpa para se iniciar o trabalho de identificação.

26 Avaliação do Acervo Parte do material foi então identificado e localizou-se um riquíssimo acervo de documentos, entre eles correspondências diversas de José Loureiro de suas inúmeras atividades como médico, professor, antropólogo e arqueólogo. Além das correspondências, foram localizadas fotografias, mapas, cartões diversos recebidos de amigos e admiradores, notas e fichas de aula, anotações diversas de pesquisas, telegramas, relatórios, diplomas, publicações, entre outros.

27 Acervo José Loureiro: Anotações de Estudos

28 Acervo José Loureiro: Fotografias

29 Acervo José Loureiro: Diploma

30 Acervo José Loureiro: Correspondências

31 Etapas Já Realizadas (outubro abril 2014) Os documentos foram separados em grandes áreas, como por exemplo: Arqueologia; Correspondências recebidas e expedidas; Objetos pessoais; Documentos do CEB enquanto José Loureiro foi Presidente da Entidade; Entre outros.

32 Etapa de maio de atualmente Nesta etapa, optou-se por separar, reordenar e higienizar somente as correspondências. Foi realizada a separação por temas como: Museu Paranaense, Arqueologia, Folclore, acervo pessoal de José Loureiro, entre outros. Estas correspondências estão sendo higienizadas e acondicionadas em folders de papel de Ph neutro. A execução da primeira fase do projeto encontra-se conforme descrito e estima-se que se finalize em maio de 2015.

33 Etapa de maio de atualmente Correspondências Separadas antes da Higienização

34 Próximas Fases Catalogar, guardar em local adequado e devidamente aclimatado. Digitalização, que exigirá equipe com conhecimentos técnicos. Acondicionamento: essa importante documentação merece um mobiliário como arquivos, mapotecas, entre outros, os quais o CEB não dispõe no momento.

35 Considerações Finais Esta, portanto, é a primeira fase do propósito maior da reestruturação do CEB. Pretende-se transformar a Entidade num Centro de Documentação e Pesquisa do Estado do Paraná. Além de preservar a memória, deseja-se ampliar o espaço para pesquisa, sobretudo da história regional paranaense e promover encontros, debates e publicações. O CEB é patrimônio histórico do estado do Paraná e é desejo da PUCPR preservá-lo e ampliá-lo em suas atividades como contribuição à pesquisa.

36 Referências BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: FGV, CASSARES, N. C.; MOI, C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado: Imprensa Oficial, Projeto como fazer n.º 15. FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a historia da educação. Campinas: Bragança Paulista, GOFF, Jacques Le. Documento/monumento. IN: LE GOFF, Jacques. História e memória. São Paulo: UNICAMP, 2003.

37 Referências HOERNER JUNIOR, Valério. José Loureiro de Ascenção Fernandes: o homem e o meio. Curitiba: Champagnat, 2003; PAES, Marilena Leite. Arquivos: teoria e prática. Rio de Janeiro: FGV, SPINELLI JUNIOR, J.. Conservação de acervos bibliográficos e documentais. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Manual de conservação preventiva de documentos: papel e filme. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.

38 Referências UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Arqueologia: Revista do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas. Anais do Seminário Comemorativo do Centenário de Nascimento do Prof. Dr. José Loureiro Ascenção Fernandes ( ). v. 3, Curitiba: CEPA, 2005.

TÍTULO: REVITALIZA CEMEC: PESQUISA, RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO EM ACERVOS MANUSCRITOS E FOTOGRÁFICOS DO CENTRO DE MEMÓRIA CULTURAL DO SUL DE MINAS

TÍTULO: REVITALIZA CEMEC: PESQUISA, RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO EM ACERVOS MANUSCRITOS E FOTOGRÁFICOS DO CENTRO DE MEMÓRIA CULTURAL DO SUL DE MINAS TÍTULO: REVITALIZA CEMEC: PESQUISA, RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO EM ACERVOS MANUSCRITOS E FOTOGRÁFICOS DO CENTRO DE MEMÓRIA CULTURAL DO SUL DE MINAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E CATALOGAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NOS MUNICÍPIOS DE PORTO NACIONAL E NATIVIDADE (SÉC. XIX).

IDENTIFICAÇÃO E CATALOGAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NOS MUNICÍPIOS DE PORTO NACIONAL E NATIVIDADE (SÉC. XIX). IDENTIFICAÇÃO E CATALOGAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NOS MUNICÍPIOS DE PORTO NACIONAL E NATIVIDADE (SÉC. XIX). Eliana Batista dos Santos 1 ; Benvinda Barros Dourado 2 1 Aluna do Curso de História; Campus de

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Arquivo Cândido de Mello Neto. Museu Campos Gerais. Cartões Postais.

PALAVRAS-CHAVE Arquivo Cândido de Mello Neto. Museu Campos Gerais. Cartões Postais. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO (X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

29 Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

29 Seminário de Extensão Universitária da Região Sul ARQUIVO CÂNDIDO DE MELLO NETO: ORGANIZAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DOS ACERVOS SOBRE ANARQUISMO, INTEGRALISMO E DOCUMENTOS PARTICULARES Área Temática: Cultura Elizabeth Johansen (Coordenadora da Ação de Extensão)

Leia mais

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul PRESERVANDO A MEMÓRIA INSTITUCIONAL DA FURG ATRAVÉS DE AÇÕES DE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DOCUMENTAL Área temática: Cultura Tatiane Vedoin Viero (coordenadora da ação de extensão) Tatiane Vedoin Viero 1,

Leia mais

DOCUMENTOS ANARQUISTAS DA COLÔNIA CECÍLIA: ORGANIZAÇÃO E CATALOGAÇÃO NO ARQUIVO CÂNDIDO DE MELLO NETO.

DOCUMENTOS ANARQUISTAS DA COLÔNIA CECÍLIA: ORGANIZAÇÃO E CATALOGAÇÃO NO ARQUIVO CÂNDIDO DE MELLO NETO. 9. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEEVALE

PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEEVALE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEEVALE Francine Silveira Tavares 1 Analícia Couto Linden 2 Palavras-chave: Preservação. Conservação. Documento fotográfico.

Leia mais

BIBLIOTECA DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: proposta metodológica de transferência de acervo bibliográfico

BIBLIOTECA DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: proposta metodológica de transferência de acervo bibliográfico Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) BIBLIOTECA DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: proposta metodológica de transferência de acervo bibliográfico Eliane Monteiro de Santana Dias

Leia mais

Casa da Memória. Acervo do Centro de Documentação da Casa da Memória. Catalogação compartilhada de projetos arquitetônicos das décadas de 1910 a 1950

Casa da Memória. Acervo do Centro de Documentação da Casa da Memória. Catalogação compartilhada de projetos arquitetônicos das décadas de 1910 a 1950 Casa da Memória Acervo do Centro de Documentação da Casa da Memória. Rua São Francisco, 319 Curitiba (41)3321-3236 Catalogação compartilhada de projetos arquitetônicos das décadas de 1910 a 1950 Casa da

Leia mais

TÍTULO: OLHAR O PASSADO, REVER MEMÓRIAS: PESQUISA E CONSERVAÇÃO EM ACERVOS MANUSCRITOS DO CENTRO DE MEMÓRIA CULTURAL DO SUL DE MINAS

TÍTULO: OLHAR O PASSADO, REVER MEMÓRIAS: PESQUISA E CONSERVAÇÃO EM ACERVOS MANUSCRITOS DO CENTRO DE MEMÓRIA CULTURAL DO SUL DE MINAS TÍTULO: OLHAR O PASSADO, REVER MEMÓRIAS: PESQUISA E CONSERVAÇÃO EM ACERVOS MANUSCRITOS DO CENTRO DE MEMÓRIA CULTURAL DO SUL DE MINAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: HISTÓRIA

Leia mais

Políticas de Preservação do Acervo de Obras Raras da BU/UFSC: um estudo

Políticas de Preservação do Acervo de Obras Raras da BU/UFSC: um estudo Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Políticas de Preservação do Acervo de Obras Raras da BU/UFSC: um estudo Gleide Bitencourte José Ordovás (UFSC) - gleide.bjo@ufsc.br Gisela Eggert Steindel ((UDESC)) - f9giza@gmail.com

Leia mais

08/04/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA

08/04/2017 ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA ÉLVIS MIRANDA ARQUIVOLOGIA 7 Noções de arquivologia. 7.1 Arquivística: princípios e conceitos. 7.2 Legislação arquivística. 7.3 Gestão de Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo. 7.3.4 Tabela

Leia mais

ARQUIVO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E FORMAÇÃO NO COLÉGIO REGENTE FEIJÓ EM PONTA GROSSA-PR

ARQUIVO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E FORMAÇÃO NO COLÉGIO REGENTE FEIJÓ EM PONTA GROSSA-PR 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO ARQUIVO ESCOLAR: UMA

Leia mais

MUSEU ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO REGENTE FEIJÓ EM PONTA GROSSA-PR

MUSEU ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO REGENTE FEIJÓ EM PONTA GROSSA-PR 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO MUSEU ESCOLAR: UMA

Leia mais

O ARQUIVO HISTÓRICO DE JARAGUÁ DO SUL: ORGANIZAÇÃO, PESQUISA E DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA

O ARQUIVO HISTÓRICO DE JARAGUÁ DO SUL: ORGANIZAÇÃO, PESQUISA E DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA O ARQUIVO HISTÓRICO DE JARAGUÁ DO SUL: ORGANIZAÇÃO, PESQUISA E DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA Silvia Regina Toassi Kita 1 MISSÃO: Preservar a memória histórico-documental do município, promovendo a organização

Leia mais

AS FACES DESCONHECIDAS DE PONTA GROSSA - A ORGANIZAÇÃO DO ACERVO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS EXISTENTE NA CASA DA MEMÓRIA PARANÁ

AS FACES DESCONHECIDAS DE PONTA GROSSA - A ORGANIZAÇÃO DO ACERVO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS EXISTENTE NA CASA DA MEMÓRIA PARANÁ 7. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: CULTURA AS FACES DESCONHECIDAS DE PONTA GROSSA - A ORGANIZAÇÃO DO ACERVO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS EXISTENTE NA CASA DA MEMÓRIA PARANÁ Apresentador:

Leia mais

Obras raras: definição de critérios de raridade para o Acervo de Escritores Mineiros da UFMG

Obras raras: definição de critérios de raridade para o Acervo de Escritores Mineiros da UFMG Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Obras raras: definição de critérios de raridade para o Acervo de Escritores Mineiros da UFMG Nina C. Mendonça Campos de Miranda (UFMG) - ninacm40@yahoo.com.br Flávia Silvestre

Leia mais

Informação, Cultura e Desenvolvimento Tecnológico:

Informação, Cultura e Desenvolvimento Tecnológico: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO TEATRAL Projeto de Pesquisa Informação, Cultura e Desenvolvimento Tecnológico: Aprimoramento do sistema de documentação e

Leia mais

Criando pontes entre passado, presente e futuro: o acervo básico-histórico da primeira Escola de Biblioteconomia do Brasil

Criando pontes entre passado, presente e futuro: o acervo básico-histórico da primeira Escola de Biblioteconomia do Brasil Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Criando pontes entre passado, presente e futuro: o acervo básico-histórico da primeira Escola de Biblioteconomia do Brasil Isabel Ariño Grau (UNIRIO) - bibdocla@gmail.com

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FECILCAM

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FECILCAM REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FECILCAM REITOR ANTÔNIO MARTINS FILHO (Anexo da Resolução nº 008/2007-CD, com as alterações da Resolução nº 027/2008) CAPÍTULO I Da entidade Art. 1º. A Biblioteca Reitor Antônio

Leia mais

Bibliotecas universitárias: locais de memória

Bibliotecas universitárias: locais de memória Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Bibliotecas universitárias: locais de memória Milena Polsinelli Rubi (UFSCar) - milena.rubi@gmail.com Maria de Fátima Rossi da Costa (UFSCar) - frcostamaria@gmail.com Érica

Leia mais

Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web

Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Vânia Mara Alves Lima Artur Simões Rozestraten Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos Eliana de Azevedo Marques Letícia de

Leia mais

MAST: 30 ANOS DE PESQUISA

MAST: 30 ANOS DE PESQUISA MAST: 30 ANOS DE PESQUISA Volume 1 Museologia e Patrimônio Organização: Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST/MCTI Rio de Janeiro, Novembro de 2015. Museu de Astronomia e Ciências Afins Heloisa Maria

Leia mais

PORTARIA 193/2014 RESOLVE:

PORTARIA 193/2014 RESOLVE: PORTARIA 193/2014 CONSIDERANDO os termos da Portaria 067/2011 do Diretor do Instituto de Ciências Humanas que regulamenta a concessão de Endosso Institucional pelo Instituto de Ciências Humanas para a

Leia mais

4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG

4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer do IFSULDEMINAS/campus

Leia mais

1 de 5 29/08/ :37

1 de 5 29/08/ :37 1 de 5 29/08/2017 14:37 REGIMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE ARTE E CULTURA TÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1 o O Núcleo de Arte e Cultura NAC é uma unidade suplementar vinculada à Reitoria da Universidade

Leia mais

GESTÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO BRASILEIRO

GESTÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO BRASILEIRO GESTÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO BRASILEIRO O QUE É? ONG. Utilidade Pública. Pesquisa Arqueologia. Memória. Cultura O Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB), fundado em 29 de abril de 1961, é uma instituição

Leia mais

A Egrégia Congregação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições estatutárias, resolve:

A Egrégia Congregação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições estatutárias, resolve: 1 Resolução n 02/2017 de 27 de outubro de 2017 Aprova o Regimento Interno do Centro de Memória da Faculdade de Odontologia da UFMG. A Egrégia Congregação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CUNI Nº 025, DE 8 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - Inscrição nº 4002

XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - Inscrição nº 4002 XXIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA - Inscrição nº 4002 Edson José Holtz Leme - Universidade Estadual de Londrina Título da comunicação: "Universidade e Arquivo: preservando a memória científica" As instituições

Leia mais

AÇÕES CULTURAIS E EDUCATIVAS EM INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS ESTADUAIS BRASILEIRAS. Keyla Santos Jussara Borges

AÇÕES CULTURAIS E EDUCATIVAS EM INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS ESTADUAIS BRASILEIRAS. Keyla Santos Jussara Borges AÇÕES CULTURAIS E EDUCATIVAS EM INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS ESTADUAIS BRASILEIRAS Keyla Santos Jussara Borges Art. 1º - É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de

Leia mais

CENTRO DE LÓGICA, EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA

CENTRO DE LÓGICA, EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA CENTRO DE LÓGICA, EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA por Eliane Morelli* O Centro de Lógica, Epistemologia e História da. Ciência (CLE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), foi criado em 1977,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA

REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA 2015 CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1º A Biblioteca, órgão vinculado à Diretoria Acadêmica, é um serviço especializado, na aquisição, tratamento, organização,

Leia mais

Regimento. 1 regimento // biblioteca odilon azevedo

Regimento. 1 regimento // biblioteca odilon azevedo Regimento biblioteca odilon azevedo 1 regimento // biblioteca odilon azevedo Regimento BIBLIOTECA ODILON DE AZEVEDO TÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. A Biblioteca mantida pela Faculdade de Artes Dulcina

Leia mais

Esses princípios norteiam a elaboração de uma política institucional de preservação e gestão de seus acervos científicos e culturais.

Esses princípios norteiam a elaboração de uma política institucional de preservação e gestão de seus acervos científicos e culturais. O Preservo tem como princípios a conservação integrada; a conservação preventiva; o desenvolvimento e o emprego de estratégias sustentáveis, e a articulação entre a preservação patrimonial e as tecnologias

Leia mais

Conservação Preventiva de Documentos em Arquivos: uma abordagem inicial. Pirassununga - Julho/ 2008

Conservação Preventiva de Documentos em Arquivos: uma abordagem inicial. Pirassununga - Julho/ 2008 Conservação Preventiva de Documentos em Arquivos: uma abordagem inicial 1 Pirassununga - Julho/ 2008 Preservação Conjunto de técnicas e métodos que visam conservar os documentos de arquivos e as informações

Leia mais

Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro

Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos (ECA/USP) - cibeleac@usp.br Daniela Pereira de Sousa Manfre (CMSP) -

Leia mais

Política Institucional de Gestão

Política Institucional de Gestão Política Institucional de Gestão Documental Última Atualização em: 12.07.2011 Data de Impressão: 08-11-2011 Página: 1/6 Introdução De acordo com a Lei nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, a gestão de documentos

Leia mais

Projeto de Extensão Histórias e Memórias sobre Educação. Coordenação Nadia G. Gonçalves (DTPEN/ED) Cleusa V. Gabardo (DTFE/ED)

Projeto de Extensão Histórias e Memórias sobre Educação. Coordenação Nadia G. Gonçalves (DTPEN/ED) Cleusa V. Gabardo (DTFE/ED) Projeto de Extensão Histórias e Memórias sobre Educação Coordenação Nadia G. Gonçalves (DTPEN/ED) Cleusa V. Gabardo (DTFE/ED) Participantes e Parcerias Bolsistas Extensão: Carina Abreu Soares (Ciências

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO N 136, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013.

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO N 136, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013. 7 RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO N 136, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2013. O Presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, torna público que o Conselho

Leia mais

BIBLIOTECA FERNANDES FIGUEIRA: do tratamento ao acesso da coleção

BIBLIOTECA FERNANDES FIGUEIRA: do tratamento ao acesso da coleção BIBLIOTECA FERNANDES FIGUEIRA: do tratamento ao acesso da coleção Tarcila Peruzzo Raquel Dinelis Neves Fiocruz / Icict Fomento PIPDT Sumário do artigo -Introdução -Referencial teórico -Metodologia -Resultados

Leia mais

PROJETO DE ORGANIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E GUARDA DOS ACERVOS

PROJETO DE ORGANIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E GUARDA DOS ACERVOS PROJETO DE ORGANIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E GUARDA DOS ACERVOS MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO A manutenção e a guarda do acervo acadêmico da Faculdade de Ensino Regional Alternativa -

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA REGIMENTO INTERNO DO MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM JOSÉ FELIZARDO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA REGIMENTO INTERNO DO MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM JOSÉ FELIZARDO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA REGIMENTO INTERNO DO MUSEU DE PORTO ALEGRE JOAQUIM JOSÉ FELIZARDO TÍTULO I DA NATUREZA E MISSÃO Art. 1º. O Museu de Porto Alegre Joaquim

Leia mais

CENTRO DE MEMÓRIA ETEC ALCÍDIO Última atualização Sex, 31 de Agosto de :44

CENTRO DE MEMÓRIA ETEC ALCÍDIO Última atualização Sex, 31 de Agosto de :44 Dentre as metas do Centro de Paula Souza, que demandam em projetos diversos como capacitações a docentes e de formação pedagógica, cursos EADs, pós-graduação, laboratório de currículo, intercâmbios, inovação

Leia mais

As raízes e as antenas dos Memoriais do Ministério Público Brasileiro

As raízes e as antenas dos Memoriais do Ministério Público Brasileiro Leandro Alves dos Santos * As raízes e as antenas dos Memoriais do Ministério Público Brasileiro A memória das organizações, do estado, das pessoas e das coisas já esteve associada ao passado de forma

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO - ARQUIVISTA EDITAL 001/2010 PROGRAMA

CONCURSO PÚBLICO - ARQUIVISTA EDITAL 001/2010 PROGRAMA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO - ARQUIVISTA

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE DO DISTRITO FEDERAL - FACDF

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE DO DISTRITO FEDERAL - FACDF REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE DO DISTRITO FEDERAL - FACDF Art.1º Os serviços da Biblioteca são dirigidos por um Bibliotecário devidamente habilitado e auxiliares capacitados para tal função. Art.2º

Leia mais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Digitalização do acervo iconográfico Fernando Eduardo Lee.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Digitalização do acervo iconográfico Fernando Eduardo Lee. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Digitalização do acervo iconográfico Fernando Eduardo Lee. Resumo: Jeziel De Paula Historiador Docente e Pesquisador Unaerp - Universidade

Leia mais

Programa de Ensino. Turno: 18:50-20:20hs 20:30-22:00hs. Ementa da Disciplina

Programa de Ensino. Turno: 18:50-20:20hs 20:30-22:00hs. Ementa da Disciplina Programa de Ensino Disciplina: Salvaguarda Patrimonial IV Práticas Laboratoriais em Conservação Preventiva Código: Período: I/2016 Curso: Museologia Código: Habilitação: Série: Turma: 5ª feira Turno: 18:50-20:20hs

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Media Lab / UFG Observatório Brasileiro de Economia Criativa - GO. Coleção Dimensões: Arquivos em Goiás

Universidade Federal de Goiás Media Lab / UFG Observatório Brasileiro de Economia Criativa - GO. Coleção Dimensões: Arquivos em Goiás Universidade Federal de Goiás Media Lab / UFG Observatório Brasileiro de Economia Criativa - GO Coleção Dimensões: Arquivos em Goiás Goiânia 2016 FICHA TÉCNICA REITORIA Orlando Afonso Valle do Amaral PRÓ-REITORIA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de São Paulo REGIMENTO INTERNO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de São Paulo REGIMENTO INTERNO REGIMENTO INTERNO DIRETORIA TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO INSTITUTO DE ARTES CAPÍTULO I - Da Biblioteca e seus fins Artigo 1º - A Biblioteca do Instituto de Artes da UNESP (BIA) denominada Biblioteca

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO DE

PROGRAMA DE GESTÃO DE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROGRAMA DE GESTÃO DE DOCUMENTOS E TRATAMENTO DO ARQUIVO PERMANENTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS ALFENAS-MG 2013 REITOR Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva

Leia mais

A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA ARQUIVÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL

A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA ARQUIVÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA ARQUIVÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL NO BRASIL José Mauro Gouveia (Universidade de Brasília) Eliane Braga de Oliveira (Universidade de Brasília) A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA

Leia mais

REDEFININDO O TRATAMENTO TÉCNICO DOS ACERVOS DE LIVROS DAS COLEÇÕES ESPECIAIS DO AEL/UNICAMP

REDEFININDO O TRATAMENTO TÉCNICO DOS ACERVOS DE LIVROS DAS COLEÇÕES ESPECIAIS DO AEL/UNICAMP REDEFININDO O TRATAMENTO TÉCNICO DOS ACERVOS DE LIVROS DAS COLEÇÕES ESPECIAIS DO AEL/UNICAMP Maria Helena Segnorelli RESUMO Neste trabalho, descrevemos um breve histórico sobre a formação de Coleções Especiais

Leia mais

GESTÃO DA MEMÓRIA E POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO. Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação

GESTÃO DA MEMÓRIA E POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO. Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação GESTÃO DA MEMÓRIA E POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO Série de princípios e estratégias que orientam o curso

Leia mais

A CÂMARA TÉCNICA DE PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS DO CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CTPD/CONARQ) Objetivo:

A CÂMARA TÉCNICA DE PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS DO CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CTPD/CONARQ) Objetivo: A Câmara Técnica de Preservação de Documentos do Conselho Nacional de Arquivos (CTPD/CONARQ) (Instituída pela Portaria nº 7 de 21 de agosto de 1995) e reformulada em 2001 I Encontro de Segurança de Acervos

Leia mais

Manual do usuário. Localização Por meio dele é possível encontrar o documento dentro da reserva técnica de uma forma simples e rápida.

Manual do usuário. Localização Por meio dele é possível encontrar o documento dentro da reserva técnica de uma forma simples e rápida. Manual do usuário Número de registro Este é o campo que individualiza os documentos do acervo, é ele quem define o RG do documento e por meio dele é possível encontrá-lo no banco de dados. Localização

Leia mais

Noções de Arquivologia

Noções de Arquivologia Noções de Arquivologia Prof. Vinícius Mitto Navarro Bacharel em Arquivologia (UFRGS) Pós em Gestão em Arquivos (UFSM) Mestrando em Patrimônio Documental (UFSM) vinicius.mitto@gmail.com 1 Teoria das Três

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA E INFORMAÇÃO. Informação para a Memória

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA E INFORMAÇÃO. Informação para a Memória UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA E INFORMAÇÃO Informação para a Memória 1. Memória 1.1 - Conceitos 1.2 - Tipos Sumário 2. Centros de documentação e memória 2.1- Conceito 2.2 - Funções

Leia mais

TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS TIPOLOGIA DOCUMENTAL NA FAMÍLIA BARBOSA DE OLIVEIRA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA (FCRB/MINC)

TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS TIPOLOGIA DOCUMENTAL NA FAMÍLIA BARBOSA DE OLIVEIRA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA (FCRB/MINC) TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS TIPOLOGIA DOCUMENTAL NA FAMÍLIA BARBOSA DE OLIVEIRA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA (FCRB/MINC) Realização Apoio Financiamento do projeto - FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA

Leia mais

Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR

Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Página 1 de 9 Como entender o Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Em 08 de julho de 2016

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Projeto apoio a biblioteca FESP-SP : preservação e integração entre equipes, acervo e disciplina Fernanda Kelly Silva de Brito Rosa Maria Beretta Eixo Temático: Preservação da Memória Institucional. Palavras-chave:

Leia mais

30/11/2015. Marcia Pazin Departamento de Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus Marília

30/11/2015. Marcia Pazin Departamento de Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus Marília Marcia Pazin Departamento de Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus Marília 1. O Centro de Memória preservação do patrimônio histórico institucional Memória

Leia mais

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA DESCRIÇÃO DO CARGO DE PROFESSOR E DAS FUNÇÕES DE CONFIANÇA DENOMINAÇÃO DO CARGO: Professor FORMA DE PROVIMENTO: Ingresso por concurso público de provas e títulos. REQUISITOS PARA PROVIMENTO Para ingresso

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Resoluções do CONARQ Prof. Antonio Botão ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 1, DE 18 DE OUTUBRO DE 1995 Dispõe sobre a necessidade da adoção

Leia mais

Regulamento do Centro de Documentação Museu das Terras de Basto

Regulamento do Centro de Documentação Museu das Terras de Basto Regulamento do Centro de Documentação Museu das Terras de Basto Art.º 1.º Objeto O presente regulamento estabelece as normas gerais de funcionamento do Centro de Documentação (CD) que funciona no âmbito

Leia mais

INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO EM ARTE ACERVO E DOCUMENTAÇÃO DE ARTE EM SÃO PAULO MASP BIBLIOTECA E CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO IVANI DI GRAZIA COSTA

INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO EM ARTE ACERVO E DOCUMENTAÇÃO DE ARTE EM SÃO PAULO MASP BIBLIOTECA E CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO IVANI DI GRAZIA COSTA INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO EM ARTE ACERVO E DOCUMENTAÇÃO DE ARTE EM SÃO PAULO MASP BIBLIOTECA E CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO IVANI DI GRAZIA COSTA Biblioteca e Centro de Documentação do MASP A Biblioteca e Centro

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Goiânia, janeiro de 2014.

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Goiânia, janeiro de 2014. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Goiânia, janeiro de 2014. TITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. A Biblioteca da Faculdade Noroeste tem por finalidade reunir, organizar e catalogar os documentos de interesse

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Preservação da memória extensionista da Universidade Federal Fluminense Ellen Cortez Contreiras Eloisa Ramos Sousa Rafael Haddad Cury Pinto Lucia Helena Marchon Leão Ramalho Eixo temático: Preservação

Leia mais

MEMÓRIA VIVA: UMA RECOMPOSIÇÃO DOCUMENTAL DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO IFRN CAMPUS CURRAIS NOVOS

MEMÓRIA VIVA: UMA RECOMPOSIÇÃO DOCUMENTAL DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO IFRN CAMPUS CURRAIS NOVOS MEMÓRIA VIVA: UMA RECOMPOSIÇÃO DOCUMENTAL DA TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO IFRN CAMPUS CURRAIS NOVOS VIRGULINO, Maria Helena Cavalcanti BARRETO, Patrícia Silva BRITO, Cristiane Cruz de LINHARES, Miguel Instituto

Leia mais

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES BIBLIOTECA PAULO ERNESTO TOLLE 1 INTRODUÇÃO A Biblioteca Paulo Ernesto Tolle é mantida pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAP, e desempenha o papel

Leia mais

METODOLOGIA DE CATALOGAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO MUSEU ETNOGRÁFICO DA COLÔNIA MACIEL

METODOLOGIA DE CATALOGAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO MUSEU ETNOGRÁFICO DA COLÔNIA MACIEL METODOLOGIA DE CATALOGAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO MUSEU ETNOGRÁFICO DA COLÔNIA MACIEL GEHRKE, Cristiano 1 ; SILVEIRA, Graciela 2 ; CERQUEIRA, Fábio 3 ; 1,2 Acadêmicos do curso de Licenciatura

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS ARQUEÓLOGOS PORTUGUESES, AAP

ASSOCIAÇÃO DOS ARQUEÓLOGOS PORTUGUESES, AAP ASSOCIAÇÃO DOS ARQUEÓLOGOS PORTUGUESES, AAP REGULAMENTO DO ARQUIVO Arquivista: Sónia Tavares 19-Novembro-2016 INTRODUÇÃO A Associação dos Arqueólogos Portugueses, AAP, fundou-se a 22/11/1863, denominando-se

Leia mais

REGIMENTO DA BIBLIOTECA

REGIMENTO DA BIBLIOTECA REGIMENTO DA BIBLIOTECA SUMÁRIO TÍTULO I...2 DA BIBLIOTECA E SUAS FINALIDADES...2 TÍTULO II...2 DA ESTRUTURA...2 TÍTULO III...3 DO FUNCIONAMENTO...3 TÍTULO IV...4 DO ACERVO...4 TÍTULO V...4 DA CONSTITUIÇÃO

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Vânia Mara Alves Lima Artur Simões Rozestraten Cibele de Araújo Camargo Marques dos Santos Eliana de Azevedo Marques Letícia

Leia mais

Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA

Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA Faculdade UNA de Uberlândia DESCRIÇÃO DA BIBLIOTECA BIBLIOTECA A Biblioteca da UNA é gerenciada em suas rotinas pelo software Pergamum, programa desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Leia mais

INTEGRAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO E OUTROS PROFISSIONAIS NA CONCEPÇÃO DE CENTROS DE MEMÓRIA 1. INTRODUÇÃO

INTEGRAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO E OUTROS PROFISSIONAIS NA CONCEPÇÃO DE CENTROS DE MEMÓRIA 1. INTRODUÇÃO INTEGRAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO E OUTROS PROFISSIONAIS NA CONCEPÇÃO DE CENTROS DE MEMÓRIA 1. INTRODUÇÃO O desenvolvimento da pesquisa no campo da História da sociedade, no âmbito do poder público,

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Escola de Ciência da Informação - ECI. Janeiro 2013

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Escola de Ciência da Informação - ECI. Janeiro 2013 Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Escola de Ciência da Informação - ECI ESTÁGIO B EM ARQUIVOLOGIA Janeiro 2013 Uma administração pública sem consciência arquivística terá muito pouco de administração

Leia mais

PORTARIA Nº 69-D, de 29 de julho de 2014

PORTARIA Nº 69-D, de 29 de julho de 2014 DTA IER/aab PORTARIA Nº 69-D, de 29 de julho de 2014 Dispõe sobre o Regulamento do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Profª Drª Anna Maria Martinez Corrêa desta Faculdade. O DIRETOR DA FACULDADE

Leia mais

Política do Desenvolvimento das Coleções do Sistema de Bibliotecas UNIDAVI RESOLVE

Política do Desenvolvimento das Coleções do Sistema de Bibliotecas UNIDAVI RESOLVE RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº 024/2016 Política do Desenvolvimento das Coleções do Sistema de Bibliotecas UNIDAVI O Presidente do Conselho Universitário do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 Revogada pela Resolução nº. 33/2008 do Conselho Universitário O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DESCRIÇÃO 02/11/ :53

CARACTERIZAÇÃO DESCRIÇÃO 02/11/ :53 1 Registro 401667 Revisão 10/12/2014 Status Ativo Título CENTRO DE MEMÓRIA DA FARMÁCIA DA UFMG Data de início 15/01/2007 Previsão de término 31/12/2015 Data da última aprovação pelo Órgão Competente 12/01/2007

Leia mais

Um espaço de conhecimento

Um espaço de conhecimento O Arquivo de Ciência e Tecnologia Um espaço de conhecimento Paula Meireles Gestão Documental / Arquivo de Ciência e Tecnologia 22 de junho de 2018 O Arquivo de Ciência e Tecnologia O Arquivo de Ciência

Leia mais

Os Governos Civis de Portugal. Memória, História e Cidadania

Os Governos Civis de Portugal. Memória, História e Cidadania Ministério da Administração Interna Secretaria-Geral Os Governos Civis de Portugal. Memória, História e Cidadania Encontro Arquivos da Administração Pública 2 e 3 julho Angélica Jorge/Cidália Ferreira

Leia mais

O CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II

O CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II O CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II Vera Maria Ferreira Rodrigues Mestranda do HCTE-UFRJ; Professora do Colégio Pedro II veramariacp2@gmail.com Regina Dantas Professora Doutora do HCTE/UFRJ

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 21. De acordo com Kaspary (2007), é o meio usado para se manterem relações de serviço na administração pública direta e indireta, nas órbitas federal, estadual e municipal. Assinale

Leia mais

UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos REDE DE BIBLIOTECAS REGIMENTO INTERNO REDE DE BIBLIOTECAS

UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos REDE DE BIBLIOTECAS REGIMENTO INTERNO REDE DE BIBLIOTECAS REGIMENTO INTERNO BARBACENA 2014 SUMÁRIO Título I Das Disposições Preliminares... 4 Capitulo I Da Competência... 4 Título II Da Organização Administrativa e Técnica... 4 Capítulo I Do Processamento Técnico...

Leia mais

O Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra

O Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra O Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra Workshop de Arquivos Universitários Ana Margarida Dias da Silva M. Teresa Gonçalves António Carmo Gouveia FCSH - 5 de Julho de 2013 Sumário Apresentação

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS DIGITALIZADOS DO CURSO DE HISTÓRIA DA PUCPR

ORGANIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS DIGITALIZADOS DO CURSO DE HISTÓRIA DA PUCPR ORGANIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS DIGITALIZADOS DO CURSO DE HISTÓRIA DA PUCPR VIEIRA, Ana Clara 1 - PUCPR CASTELEINS, Vera Lúcia 2 - PUCPR Grupo de Trabalho - Didática: Teorias, Metodologias e Práticas

Leia mais

O arquivo de Cruzeiro Seixas: do tratamento à difusão

O arquivo de Cruzeiro Seixas: do tratamento à difusão O arquivo de Cruzeiro Seixas: do tratamento à difusão Carla Santosᵃ, Josefa Correia ᵇ ᵃ Universidade de Évora, Portugal, csantos@uevora.pt ᵇ Universidade de Évora, Portugal, josefa@uevora.pt Resumo O arquivo

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ARQUIVO INTERMEDIÁRIO E PERMANENTE NA SECRETARIA DA AGRICULTURA1: Relato de Experiência

ORGANIZAÇÃO DO ARQUIVO INTERMEDIÁRIO E PERMANENTE NA SECRETARIA DA AGRICULTURA1: Relato de Experiência ORGANIZAÇÃO DO ARQUIVO INTERMEDIÁRIO E PERMANENTE NA SECRETARIA DA AGRICULTURA1: Relato de Experiência Raquel Pacheco Resumo: Apresenta relato das atividades realizadas no Arquivo Intermediário e Permanente

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: ( ) EXATAS ( X )HUMANAS ( )VIDA

ÁREA DO CONHECIMENTO: ( ) EXATAS ( X )HUMANAS ( )VIDA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ÁREA DO CONHECIMENTO: ( ) EXATAS ( X )HUMANAS ( )VIDA PROGRAMA: (X ) PIBIC PIBIC-Af

Leia mais

Acesso à informação cartográfica: Práticas e experiências em arquivos portugueses AHU e IAN/TT. Ana Canas Ana Lopes

Acesso à informação cartográfica: Práticas e experiências em arquivos portugueses AHU e IAN/TT. Ana Canas Ana Lopes Acesso à informação cartográfica: Práticas e experiências em arquivos portugueses AHU e IAN/TT Ana Canas Ana Lopes Cartografia e Memória Comum A importância da cartografia portuguesa no Património Arquivístico

Leia mais

TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS Estudo da espécie e tipologia documental em arquivos de ciência e tecnologia

TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS Estudo da espécie e tipologia documental em arquivos de ciência e tecnologia TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS Estudo da espécie e tipologia documental em arquivos de ciência e tecnologia Alexandre Faben (MAST) Maria Celina Soares de Mello e Silva (MAST) Realização Apoio

Leia mais

RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA

RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA RESOLUÇÃO DO (A) ARQUIVO CENTRAL Nº 1/2018 MINUTA O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (CONSUNI), no uso de suas atribuições, principalmente no que se refere ao artigo 12, inciso I, do

Leia mais

ORGANIZAÇÃO, ACESSO E USOS DA INFORMAÇÃO NO NÙCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II

ORGANIZAÇÃO, ACESSO E USOS DA INFORMAÇÃO NO NÙCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II RESUMO ORGANIZAÇÃO, ACESSO E USOS DA INFORMAÇÃO NO NÙCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II Luana Pires de Arantes (PPGCI/UFF) pires.luana.luapi@gmail.com Elisabete G. de Souza (PPGCI/UFF)

Leia mais

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 1. CONSIDERANDO que a ciência exerce grande influência no desenvolvimento da sociedade, possibilitando transformações no nosso

Leia mais

PROPOSTA PARA A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

PROPOSTA PARA A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA PROPOSTA PARA A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SANTA CATARINA por Neusa Rosane Damiani Nunes O Arquivo Público é responsável direto pela guarda e pre servação dos documentos

Leia mais

4 Jornada Ciêntifica e Tecnologica e 1 Simpósio de pós- Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG

4 Jornada Ciêntifica e Tecnologica e 1 Simpósio de pós- Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG 4 Jornada Ciêntifica e Tecnologica e 1 Simpósio de pós- Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer do IFSULDEMINAS/campus

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE GEMOLOGIA NORMAS DO LABORATÓRIO V MINERALOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE GEMOLOGIA NORMAS DO LABORATÓRIO V MINERALOGIA NORMAS DO LABORATÓRIO V MINERALOGIA NORMAS GERAIS I- FINALIDADE E APLICAÇÃO 1- Essa norma determina os requisitos básicos para a proteção da vida e da propriedade nas dependências do laboratório. 2- Essa

Leia mais