DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO: UMA EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA LÀJUOMIM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO: UMA EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA LÀJUOMIM"

Transcrição

1 DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO: UMA EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA LÀJUOMIM TATIANE LEMOS CALMON RENATO MARQUES ALVES RESUMO A fotografia por muitos anos foi usada apenas como suporte à ilustração dos textos, atualmente tornou-se uma fonte de informação bastante útil na construção e reconstrução de fatos históricos da sociedade. Diante desse contexto apresentamos a proposta de digitalização do acervo fotográfico da Biblioteca Làjoumim do Terreiro Pilão de Prata (Ilê Odô Ogê) que possui uma importante coleção de fotografias que retratam a Família Bangbosé no Brasil uma das famílias que fundou o candomblé na Bahia, a evolução física do Terreiro Pilão de Prata, as pessoas ligadas ao candomblé e as festas religiosas oferecidas aos orixás. Para disponibilizar as fotografias digitalizadas será utilizado a base de dados (PHL.7). A metodologia adotada consistiu no agrupamento, na seleção e análise das fotografias a serem digitalizadas. Buscando a preservação da memória do Terreiro Pilão de Prata como forma de salvaguardar e transmitir o conhecimento praticado pelo povo do candomblé na Bahia. Palavras-chaves: Digitalização de fotografias, Fotografias, Biblioteca Làjoumim. INTRODUÇÃO A fotografia nos últimos vinte anos deixou de ser usada apenas como um suporte à ilustração dos textos, hoje, ganhou status na medida em que se desenvolveram estudos visando o aprofundamento de sua leitura e que a multimídia passou a ter um papel relevante nos processos de informação, preservação e divulgação de imagens conforme Alves & Valério (1998). Cada vez mais as instituições como museus, arquivos e bibliotecas tanto da esfera pública quanto da privada vêm dando um tratamento especifico aos seus acervos Graduanda em Biblioteconomia e Documentação ICI/UFBA. Estagiária voluntária da Biblioteca Làjoumim. Graduando em Biblioteconomia e Documentação ICI/UFBA. Estagiário voluntário da Biblioteca Làjoumim. Pesquisador em formação do grupo de pesquisa REDPECT (Rede de Cooperativa de Pesquisa e Intervenções sobre (In)formação, Currículo e Trabalho.

2 fotográficos visando à preservação dos originais e o acesso de forma ampliada desse conteúdo informacional aos usuários, por meio da digitalização. A Biblioteca Làjuomim do Terreiro Pilão de Prata (Ilê Odô Ogê) dar início ao processo de digitalização por possui uma importante coleção de fotografias que retratam a Família Bangbosé no Brasil uma das famílias que fundou o candomblé na Bahia, a evolução física do Terreiro Pilão de Prata, as pessoas ligadas ao candomblé e as festas religiosas oferecidas aos orixás, além de fotos pessoais das pessoas que freqüentam o Terreiro Pilão de prata. O setor de iconografia da Biblioteca Làjuomim tem aproximadamente cerca de 500 fotografias, divididas entre a coleção Iyá Caetana 1, e do Babalorixá Air José. Que estão em processo de deteriorização por falta de uma política de preservação, visto que a fotografia é um material autodestruitivo e ao entrar em processo de deterioração, os produtos liberados nas reações químicas aumentam a velocidade de degradação, colocando em risco também os materiais fotográficos mais estáveis armazenados por perto (FILIPPI; LIMA & CARVALHO, 2002, p.36). Em virtude da preservação e da disponibilização das fotografias pensou-se na digitalização. Para a digitalização do acervo fotográfico adotou-se os 03 (três) objetivos propostos pela Unesco citado por Amaral (2004) para digitalização de acervo de arquivos e bibliotecas, que são: 1. possibilitar acesso ao conteúdo informacional que se encontra em suporte de difícil acesso; 2. disponibilizar novas formas de uso e acesso aos acervos que tem alta demanda de uso, aumentando os grupos de usuários e ; 3. contribuir para a preservação do acervo, reduzindo o manuseio e o acesso físico ao material original, criando uma cópia de segurança do material original. 1 Patrona da biblioteca e Mãe de santo que iniciou o Babalorixá Air José, pai de santo do Terreiro Pilão de prata, nos rituais do candomblé. A Iyá Caetana possuía profundo conhecimento sobre os preceitos da religião além da sensibilidade nata para antever os fatos e decifrar os enigmas. Isso lhe legou o patamar de símbolo do poder e da ordem, do respeito e da simplicidade na comunidade religiosa.

3 Este texto relata a experiência do projeto de digitalização do acervo fotográfico da Biblioteca Làjoumim. Para tanto serão apresentados o histórico biblioteca, bem como, os produtos e serviços por ela ofertados; a seleção e a análise das fotografias que serão digitalizadas ; e a digitalização do acervo fotográfico. BIBLIOTECA LÀJUOMIM A Biblioteca Làjuomim juntamente com Memorial Làjoumim 2 integram os espaços culturais do Terreiro Pilão de Prata (Ilé Odo Ogê) com a finalidade de cultivar a cultura e a história do candomblé. A Biblioteca Làjuomin foi inaugurada em 04 de novembro de 2000, em virtude da cerimônia de 07 anos de morte de Mãe Caetana, tendo como objetivo além da homenagem a esta Mãe de santo, a preservação da memória do candomblé e da cultura africana. A biblioteca é subordinada a Sociedade de Preservação do Asé Bangbosé SPAB, que é a reguladora da ordem e administra o patrimônio, sendo responsável por toda a estrutura física, cultural e religiosa do Pilão de prata, inclusive da Biblioteca e do Memorial, para isso é composta de uma diretoria executiva e de um conselho religioso. A biblioteca conta com um acervo composto por livros, periódicos, audiovisuais, recortes, gravuras além de bancos de dados dos terreiros de candomblé e seus dirigentes. O conteúdo deste acervo engloba obras gerais com ênfase na cultura afro-brasileira, africana, brasileira, baiana e latino-americana. Merece destaque o acervo da Memória do Axé, que é composto por fotos, filmes, convites, programas, folder, recortes, e dos documentos ligados a Mãe Caetana e ao Babalorixá Air por se tratar de documentos que contam a historia do candomblé. Os serviços oferecidos para o povo do axé, ou seja, a comunidade interna do Terreiro Pilão de Prata, são eles: referencia pesquisa (bibliográfica e web) acesso à internet 2 Fundado em 04 de novembro de 1994, também em homenagem a mãe Caetana. Contém no acervo objetos pessoais e sagrados, indumentária, móveis, estatuetas, contas e colares pertencentes à iyalorixá e elementos do candomblé em geral.

4 normalização Clipping de jornais e revistas memória ação cultural doação de gravuras Para gerenciar as atividades desenvolvidas na biblioteca adotou-se o software Personal Home Library (PHL). A versão utilizada é o PHL 7.0 na forma de monousuário (gratuita). Esse sistema permite cadastrar na base de dados de catálogo diversos tipos documentais, dentre eles a fotografia. Que é objeto deste trabalho. Ademais, o sistema PHL possui recursos que permitem que insira a imagem do objeto catalogado. A equipe da Biblioteca Lajuomim é composta por: 02 Bibliotecárias 11 estudantes voluntários do Curso de biblioteconomia e Documentação do Instituto de Ciência da Informação da universidade federal da Bahia (sendo que dois destes são coordenadores da equipe de voluntários) 01 representante do Terreiro Pilão de Prata SELEÇÃO E ANÁLISE DAS FOTOGRAFIAS Como procedimento metodológico dividimos o acervo fotográfico em duas grandes coleções: Iyá Caetana e Babalorixá Air José. Daí iniciou-se o agrupamento das fotografias pertencente às respectivas coleções, sendo que a coleção Babalorixá Air José teve como marco o falecimento Iyá Caetana. Em seguida deu-se a seleção das fotografias que seriam primeiramente digitalizadas. Após este processo iniciou-se a análise das fotografias. Na análise das fotografias constatou-se que raramente há alguma informação que possa auxiliar na descrição do seu conteúdo. Sendo assim quando a fotografia traz uma legenda, nota ou dedicatória nem sempre corresponde ao que estar fotografado. Daí, a necessidade de entrevistar as pessoas mais antigas da instituição, como foi o nosso caso, que contamos com ajuda de um integrante da casa para identificar itens como data, local, eventos, objetos, pessoas dentre outras coisas. No mais, foi utilizado como método de descrição da imagem fotográfica as seguintes perguntas: quem fotografou, quando, onde, o

5 quê e/ou quem foi fotografado. Essa análise é importante porque permitirá a determinação do conteúdo da fotografia para a organização, armazenamento e recuperação. A DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DA BIBLIOTECA LÀJOUMIM A digitalização consiste na conversão de qualquer tipo de informação para o formato digital. O processo para transformar uma fotografia ou qualquer documento em papel em arquivo digital requer alguns cuidados básicos para se chegar a bons resultados. As etapas vão desde o ajuste e uso correto das ferramentas disponíveis para tratamento da imagem até a edição (tamanho, cores balanceadas etc.) do objeto a ser escaneado. As vantagens que o processo de digitalização proporciona: redução no tempo de recuperação da informação; rapidez para atualização e edição de imagens; possibilidade de acesso por mais de um usuário; e possibilidade de manter cópias de segurança. Após seleção e análise das fotografias deu-se início o processo de digitalização. Com a imagem já digitalizada foram criados dois arquivos correspondentes a ela. O primeiro com uma imagem compactada (pequena) e o segundo com a imagem no seu tamanho real. Para que no momento da catalogação da fotografia o arquivo corresponde à imagem compactada seja inserido no campo imagem do documento e o arquivo com a imagem no seu tamanho real seja inserida no campo texto HTML na base de catálogo do PHL. Respectivamente, aparecerá ao lado da referência da fotografia a imagem compactada e abaixo o link (foto) que dar acesso a visualização da imagem no formato real. CONSIDERAÇÕES FINAIS A fotografia é mais sensível do que a maioria dos documentos em papel. A sua preservação em meio digital foi uma das alternativas encontradas pela Biblioteca Làjuomim para salvaguardar a sua coleção da deterioração provocada pelo armazenamento

6 inadequado, pelos materiais de acondicionamento de baixa qualidade e pelas práticas de manuseio inapropriado. Preservar a memória do Terreiro Pilão de Prata é uma forma de mantê-la viva e ao mesmo tempo difundir a história do candomblé. Vale mencionar aqui, o que a literatura vem chamando a atenção a respeito de acervos digitais que é a necessidade de atualização constante das mídias com custos oneroso para instituições como bibliotecas e arquivos. REFERÊNCIAS ALVES, Mônica Carneiro; VALÉRIO, Sérgio, Apelian. Manual para indexação de documentos fotográficos. Com colaboração de Graziella de Castro Pigozzo. Rio de janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, p.,il. (Documentos técnicos, 4). CONWAY, Paul. Preservação no universo digital. Tradução de José Luiz Pedersoli Júnior e Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos; Arquivo Nacional, p., il. (Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 52. Reformatação) FILLIPPI, Patrícia de; LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Como tratar coleções de fotografias. 2. ed. São Paulo: Arquivo do Estado; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, p., il. Coleção: Como Fazer, 4. MANINI, Miriam Paula. Análise documentária de imagens. Disponível em: <. Acesso em: 09 set OGDEN, Sherelyn et al. Reformatação. Tradução de Luiz Antonio M. Ewbank, José Luiz Pedersoli Júnior e Luiz Antonio Cruz Souza. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos; Arquivo Nacional, p., il. (Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, Reformatação) SMIT, Johanna W. A análise da imagem: um primeiro plano. In:. (Coord.) Análise documentária: a análise da síntese. Brasília, DF: IBICT, cap. 7, p SOCIEDADE DE PRESERVAÇÃO ASÉ BANGBOSÉ. Iyá Caetana, a mãe dos olhos D água. 9f. Cartilha.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Digitalização do acervo iconográfico Fernando Eduardo Lee.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Digitalização do acervo iconográfico Fernando Eduardo Lee. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Digitalização do acervo iconográfico Fernando Eduardo Lee. Resumo: Jeziel De Paula Historiador Docente e Pesquisador Unaerp - Universidade

Leia mais

Estruturação Metadados: Álbum 50 fotos do Rio Antigo, Coleção Iconografia Plínio Doyle, FCRB/CMI/AMLB

Estruturação Metadados: Álbum 50 fotos do Rio Antigo, Coleção Iconografia Plínio Doyle, FCRB/CMI/AMLB Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Estruturação Metadados: Álbum 50 fotos do Rio Antigo, Coleção Iconografia Plínio Doyle, FCRB/CMI/AMLB Maria Madalena Schmid Martins (FCRB) - mschmidig@gmail.com Mariana

Leia mais

BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1

BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1 BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1 CELEM SILVA 2, JOSÉ F. MARTINS 3, HERNANDA TONINI 4 RESUMO: O acesso a informações é um dos principais instrumentos na atualidade para o crescimento profissional

Leia mais

Séries Históricas do Setor Mineral Brasileiro Mineral Data

Séries Históricas do Setor Mineral Brasileiro Mineral Data Séries Históricas do Setor Mineral Brasileiro Mineral Data Nilo da Silva Teixeira Bolsista do Programa de Capacitação Institucional, Geógrafo Francisco Rego Chaves Fernandes Orientador, Economia Mineral,

Leia mais

REFORMULAÇÃO DA FICHA DE CATALOGAÇÃO E DE DIAGNÓSTICO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO FUNDO FOTO BIANCHI.

REFORMULAÇÃO DA FICHA DE CATALOGAÇÃO E DE DIAGNÓSTICO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO FUNDO FOTO BIANCHI. 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Espaço Histórico Cultural do Fórum de Ceilândia

Espaço Histórico Cultural do Fórum de Ceilândia Espaço Histórico Cultural do Fórum de Ceilândia O Espaço Histórico Cultural foi idealizado pelo Dr. Flavio Fernando Almeida da Fonseca, Juiz Diretor do Fórum que por sua vez foi inspirado pelo Projeto

Leia mais

Programa de Ensino. Turno: 18:50-20:20hs 20:30-22:00hs. Ementa da Disciplina

Programa de Ensino. Turno: 18:50-20:20hs 20:30-22:00hs. Ementa da Disciplina Programa de Ensino Disciplina: Salvaguarda Patrimonial IV Práticas Laboratoriais em Conservação Preventiva Código: Período: I/2016 Curso: Museologia Código: Habilitação: Série: Turma: 5ª feira Turno: 18:50-20:20hs

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Arquivo Cândido de Mello Neto. Museu Campos Gerais. Cartões Postais.

PALAVRAS-CHAVE Arquivo Cândido de Mello Neto. Museu Campos Gerais. Cartões Postais. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO (X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES E OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA INTERAÇÃO NECESSÁRIA

BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES E OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA INTERAÇÃO NECESSÁRIA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES E OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA INTERAÇÃO NECESSÁRIA Cláudia Oliveira de Moura Bueno 1, Odete Jacomini da Silva 1 Liliane Juvência Azevedo Ferreira 1, 1

Leia mais

DOCUMENTÁRIO PAZ NO MUNDO CAMARÁ PÕE HERANÇA CULTURAL AFRICANA EM DISCUSSÃO NESTA SEXTA NO FAN

DOCUMENTÁRIO PAZ NO MUNDO CAMARÁ PÕE HERANÇA CULTURAL AFRICANA EM DISCUSSÃO NESTA SEXTA NO FAN DOCUMENTÁRIO PAZ NO MUNDO CAMARÁ PÕE HERANÇA CULTURAL AFRICANA EM DISCUSSÃO NESTA SEXTA NO FAN Exibição no CentoeQuatro inclui apresentação de capoeiristas e roda de conversa sobre os movimentos de resistência

Leia mais

Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI

Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI RVBI ou RUBI HISTÓRICO 1972 - criação do Prodasen Órgão supervisionado integrante da estrutura administrativa do Senado Federal, encarregado de planejar,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVASF - SIBI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVASF - SIBI UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVASF - SIBI SIBI MAIS PERTO DE VOCÊ: Programa de Atendimento e Treinamento de Usuários e Colaboradores Petrolina PE

Leia mais

ARQUIVO FOTOGRÁFICO MUNICIPAL

ARQUIVO FOTOGRÁFICO MUNICIPAL ARQUIVO FOTOGRÁFICO MUNICIPAL REGULAMENTO INTERNO CÂMARA MUNICIPAL DA FIGUEIRA DA FOZ DIVISÃO DE CULTURA, MUSEU, BIBLIOTECA E ARQUIVOS ÍNDICE CAPÍTULO I Âmbito, Estrutura e Objectivos CAPÍTULO II Da Conservação

Leia mais

Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes. Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek

Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes. Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB) O Círculo de Estudos Bandeirantes foi fundado em 1929 Curitiba Paraná;

Leia mais

#39. CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional COMPLETAS 1 / 8 PÁGINA 2. P1: Qual o nome desta instituição? FPC/CMB

#39. CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional COMPLETAS 1 / 8 PÁGINA 2. P1: Qual o nome desta instituição? FPC/CMB #39 COMPLETAS Coletor: Institucional 2014 (Link da web) Iniciado em: quarta-feira 18 de março de 2015 10:06:56 Última modificação: sábado 13 de junho de 2015 11:20:30 Tempo gasto: Mais de um mês Endereço

Leia mais

QUADRO III ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES

QUADRO III ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES QUADRO III ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES ESTAGIÁRIO - ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS Executar tarefas ligadas à área de Recursos Humanos de empresa. Participar do levantamento e análise de necessidade, executar

Leia mais

Um olhar para o passado. Um olhar para o futuro: democratizando o acesso à história dos afro brasileiros preservada pela Biblioteca Nacional

Um olhar para o passado. Um olhar para o futuro: democratizando o acesso à história dos afro brasileiros preservada pela Biblioteca Nacional Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Um olhar para o passado. Um olhar para o futuro: democratizando o acesso à história dos afro brasileiros preservada pela Biblioteca Nacional Andreia Sousa Da Silva (UFSC)

Leia mais

Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública

Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública Kalyne Menezes, mskalyne@gmail.com, UFG Daiana Stasiak, daiastasiak@gmail.com, UFG Silvana Coleta, silvanacoleta@gmail.com, UFG Marcelo

Leia mais

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO Aula 3 Descrição Arquivística Formas de descrição de documentos e acervos. Os instrumentos de pesquisa. O perfil de metadados. Aplicando os instrumentos de pesquisa: divulgação,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SALVADOR 2016 SISTEMA UNIVERSITÁRIO DE BIBLIOTECAS DA UFBA SIBI/UFBA O Estatuto e o Regimento Geral da UFBA, revistos em 2010 pelo Conselho Universitário, criaram os órgãos

Leia mais

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB REGULAMENTO DA POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO DA ESCOLA DE DIREITO DE BRASÍLIA EDB Estabelece a Política para Manutenção e Guarda do Acervo Acadêmico da Escola de Direito de Brasília

Leia mais

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO - RAP (SUMARIZADO) Por: Ana Rosa Barreto

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO - RAP (SUMARIZADO) Por: Ana Rosa Barreto RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO - RAP (SUMARIZADO) Por: Ana Rosa Barreto Fortaleza, 23 de outubro de 2014 VISÃO GERAL DO PROJETO Do que se trata o projeto? Trata da criação e desenvolvimento da

Leia mais

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Comissão Setorial de Gestão de Arquivos

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Comissão Setorial de Gestão de Arquivos Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Comissão Setorial de Gestão de Arquivos OUSAR E CONQUISTAR Realizações Gepea Jr dezembro de 2008 Aquisição arquivo deslizante; Substituição de caixas de

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MEMORIAL DO IMIGRANTE

BOLETIM INFORMATIVO MEMORIAL DO IMIGRANTE BOLETIM INFORMATIVO MEMORIAL DO IMIGRANTE FEVEREIRO DE 2011 Desde o último mês de agosto, como parte da política de preservação e valorização do patrimônio museológico da Secretaria de Estado da Cultura,

Leia mais

2008-2020 BRASÍLIA / DF 2009 REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NO ESPAÇO CULTURAL DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UCB

2008-2020 BRASÍLIA / DF 2009 REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NO ESPAÇO CULTURAL DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UCB REGULAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE EXPOSIÇÕES NO ESPAÇO CULTURAL DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UCB 2008-2020 BRASÍLIA / DF 2009 Regulamento.indd 1 21/06/2011 15:45:02 Regulamento.indd 2 21/06/2011 15:45:02 REGULAMENTO

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL ANNE FRANK

ESCOLA MUNICIPAL ANNE FRANK ESCOLA MUNICIPAL ANNE FRANK 21 anos Trabalhando pela construção de uma cultura de paz... Não são poucas as vezes que, desesperados, perguntamos a nós mesmos: qual é o sentido da guerra? Por que as pessoas

Leia mais

O Fundo Fotográfico da Casa Havanesa: Contributos para a Historiografia Local

O Fundo Fotográfico da Casa Havanesa: Contributos para a Historiografia Local O Fundo Fotográfico da Casa Havanesa: Contributos para a Historiografia Local Encontro Internacional de Arquivos Évora, 3 de outubro de 2014 Guida Cândido Ana Domingues O Arquivo Fotográfico Municipal

Leia mais

Projeto Hemeroteca Digitalização e Divulgação como Alicerces para Preservação da História no Curso de Jornalismo da UFSC

Projeto Hemeroteca Digitalização e Divulgação como Alicerces para Preservação da História no Curso de Jornalismo da UFSC FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) 11º ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato GRUPO DE TRABALHO: Atividades de Extensão Projeto Hemeroteca Digitalização

Leia mais

3º Seminário do Grupo de Pesquisa em Geografia e Movimentos Sociais

3º Seminário do Grupo de Pesquisa em Geografia e Movimentos Sociais Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Ciências Humanas e Filosofia 3º Seminário do Grupo de Pesquisa em Geografia e Movimentos Sociais 2ª Feira de Produtos e Serviços das Associações

Leia mais

Biblioteca Escolar: estratégias para torná-la mais atraente

Biblioteca Escolar: estratégias para torná-la mais atraente Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Biblioteca Escolar: estratégias para torná-la mais atraente Maria do Carmo Sá Barreto Ferreira (UEFS) - carmo@uefs.br Isabel Cristina Nascimento Santana (UEFS) - icns@uefs.br

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: André Luiz dos Santos¹; Ana Beatriz Araújo Velasques². 1 Aluno do Curso

Leia mais

PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEEVALE

PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEEVALE PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEEVALE Francine Silveira Tavares 1 Analícia Couto Linden 2 Palavras-chave: Preservação. Conservação. Documento fotográfico.

Leia mais

Fontes de Acesso Livre

Fontes de Acesso Livre Biblioteca Virtual Fontes de Acesso Livre NACIONAIS http://books.scielo.org/ Scielo Livros: oferece acesso gratuito e texto completo de publicações de caráter acadêmico. Neste portal são encontrados livros

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 38 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? FPC/CMB P2 Esta instituição é da esfera: Estadual P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Não há setor específico no Centro

Leia mais

BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE ARTES DIGITAL

BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE ARTES DIGITAL BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE ARTES DIGITAL bi@unesp Sebastiana Freschi São Paulo 2015 Introdução A Biblioteca do Instituto de Artes Digital - bi@unesp é um repositório para objetos digitais. A bi@unesp integra

Leia mais

CENLCAL Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz. Nossos Desafios V1.0

CENLCAL Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz. Nossos Desafios V1.0 CENLCAL Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz Nossos Desafios V1.0 Modernidade & Sociedade Os valores pessoais estão voláteis. Uma Nova Visão sobre a Modernidade A Fluidez das Relações A modernidade

Leia mais

Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web

Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Vânia Mara Alves Lima Artur Simões Rozestraten Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos Eliana de Azevedo Marques Letícia de

Leia mais

As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy

As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante, o inconsciente precisa estar bem informado. David Ogilvy O que é o FAPCANNES? Festival de Comunicação O FapCannes - Festival de Comunicação

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Vânia Mara Alves Lima Artur Simões Rozestraten Cibele de Araújo Camargo Marques dos Santos Eliana de Azevedo Marques Letícia

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( )

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) CNPq ( ) RUSP ( x ) 1 IDENTIFICAÇÃO TITULO DO PROJETO: A REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DE IMAGENS DE ARQUITETURA EM AMBIENTE COLABORATIVO

Leia mais

Criando pontes entre passado, presente e futuro: o acervo básico-histórico da primeira Escola de Biblioteconomia do Brasil

Criando pontes entre passado, presente e futuro: o acervo básico-histórico da primeira Escola de Biblioteconomia do Brasil Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Criando pontes entre passado, presente e futuro: o acervo básico-histórico da primeira Escola de Biblioteconomia do Brasil Isabel Ariño Grau (UNIRIO) - bibdocla@gmail.com

Leia mais

EVENTOS. Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD!

EVENTOS. Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD! EVENTOS Quer ser feliz? O CEUNSP é seu lugar! Venha para a FCAD! Daiane Jesus-Arquivo FCDA/CEUNSP A ANIMADA CONFRATERNIZAÇÃO SEXTA-FEIRA 13 FOI TODA PRODUZIDA PELOS ESTUDANTES DO CURSO DE EVENTOS EVENTOS

Leia mais

MUSEU VIRTUAL GOIÁS COOPERATIVO

MUSEU VIRTUAL GOIÁS COOPERATIVO MUSEU VIRTUAL GOIÁS COOPERATIVO CO-AUTORIA e MEMÓRIA O QUE É? PORTAL DIGITAL VOLTADO PARA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA COOPERATIVISTA DO ESTADO DE GOIÁS, ATRAVÉS DE ACERVO DIGITALIZADO OBJETIVO? COMPARTILHAR

Leia mais

Gestão da Informação Corporativa -Case Usiminas- 26/08/2016

Gestão da Informação Corporativa -Case Usiminas- 26/08/2016 Gestão da Informação Corporativa -Case Usiminas- Tópicos O Grupo Usiminas Equipe Gestão e Disseminação da Informação Memória Institucional O Grupo Usiminas Usiminas Atua na siderurgia, com duas usinas

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO -

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO - Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Curitiba COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO - CAPÍTULO I Da Natureza, das Finalidades e dos Objetivos Art.

Leia mais

UM NOVO CONCEITO EM ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS

UM NOVO CONCEITO EM ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS UM NOVO CONCEITO EM ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS Descubra como o SophiA Acervo pode ajudar sua instituição na catalogação, organização e recuperação de acervos dos mais diversos tipos, sejam eles objetos da

Leia mais

Introdução. Exército Brasileiro Grandeza e território. C Dout Ex Gestão da doutrina militar terrestre no nível tático

Introdução. Exército Brasileiro Grandeza e território. C Dout Ex Gestão da doutrina militar terrestre no nível tático de Doutrina do Exército: relato de experiência da implantação de uma ferramenta de gestão da informação para o Exército Brasileiro Introdução Exército Brasileiro Grandeza e território C Dout Ex Gestão

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Preservação e organização de documentos teatrais: o laboratório de informações e memória da ECA/USP Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos Andréia Alves Ferreira

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CED DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CIN CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CEP 88040-970 FlORIANOPOLIS SANTA CATARINA Fone: (048)

Leia mais

MUSEU VIRTUAL: Mostra Virtual baseada em realidade aumentada

MUSEU VIRTUAL: Mostra Virtual baseada em realidade aumentada ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO 1 MUSEU VIRTUAL: Mostra

Leia mais

REGULAMENTO 2ª EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA COLETIVA DE IMBITUBA

REGULAMENTO 2ª EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA COLETIVA DE IMBITUBA REGULAMENTO 2ª EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA COLETIVA DE IMBITUBA A Superintendência de Cultura (SECULT), no uso de suas atribuições, torna público o Regulamento da 2ª Exposição Fotográfica Coletiva de Imbituba,

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Organização e preservação de fotografias para o digital: construção de álbuns digitais Ana Carolina Simionato Amanda Azevedo dos Santos José Lotúmolo Junior Maria Lígia Triques Samanta do Prado Palavras-chave:

Leia mais

Arquivos e Memória nos Espaços Universitários da UFBA

Arquivos e Memória nos Espaços Universitários da UFBA Universidade Federal da Bahia Sistema Universitário de Bibliotecas CPARq- Comissão Permanente de Arquivo Lugares de Memoria da UFBA /Núcleo de Arquivo Histórico, Institucional e Pessoal A II Semana Nacional

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS OBTIDOS ANO DE 2012

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS OBTIDOS ANO DE 2012 RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS OBTIDOS ANO DE 2012 MACEIÓ Março de 2013 1 - INTRODUÇÃO O Projeto de Avaliação Institucional baseia-se nas diretrizes oriundas da Comissão Nacional de Avaliação da

Leia mais

EDITAL Nº 01/2013 I CONCURSO DE FOTOGRAFIA AMADORA CLICK NA HISTÓRIA

EDITAL Nº 01/2013 I CONCURSO DE FOTOGRAFIA AMADORA CLICK NA HISTÓRIA EDITAL Nº 01/2013 I CONCURSO DE FOTOGRAFIA AMADORA CLICK NA HISTÓRIA O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, com a finalidade de estimular a produção fotográfica que envolva pessoas e situações pertinentes

Leia mais

Os Tempos da Fotografia

Os Tempos da Fotografia Os Tempos da Fotografia No dia 13 de junho será o lançamento de um novo livro de Boris Kossoy intitulado Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. O evento será na cidade de São Paulo e a obra é

Leia mais

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO

CAPÍTULO III DO FINANCIAMENTO PROJETO DE LEI Institui o Plano Estadual de Cultura da Bahia e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO

Leia mais

A perspectiva da educação continuada em catalogação: um estudo em bibliotecas universitárias em Sergipe

A perspectiva da educação continuada em catalogação: um estudo em bibliotecas universitárias em Sergipe A perspectiva da educação continuada em catalogação: um estudo em bibliotecas universitárias em Sergipe Sandra Vieira Santos Bibliotecária Universidade Federal de Sergipe Prof. Dr. Fabiano Ferreira de

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 16 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? UFBA/BURMC-CEB P2 Esta instituição é da esfera: Federal P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Centro de Estudos Baianos

Leia mais

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN CNEN/SP. Biblioteca Terezine Arantes Ferraz

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN CNEN/SP. Biblioteca Terezine Arantes Ferraz Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN CNEN/SP Biblioteca Terezine Arantes Ferraz BIBLIOTECA TEREZINE ARANTES FERRAZ Tutorial de utilização do gerenciador de referencias bibliográficas EndNote

Leia mais

EDITAL PROEXT Nº 16, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2018.

EDITAL PROEXT Nº 16, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2018. EDITAL PROEXT Nº 16, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2018. Seleção de propostas de exposições de artes visuais para o Espaço de Artes da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre no ano de 2019 A

Leia mais

Digitalização e Processamento de Documentos do Centro Histórico e Cultural Mackenzie

Digitalização e Processamento de Documentos do Centro Histórico e Cultural Mackenzie Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Digitalização e Processamento de Documentos do Centro Histórico e Cultural Mackenzie Helen Yara Altimeyer (Mackenzie) - helen.altimeyer@mackenzie.br Maria de Cléofas Faggion

Leia mais

Ferramentas livres para criação de Repositórios Digitais. Milton Shintaku Ibict/ABEC

Ferramentas livres para criação de Repositórios Digitais. Milton Shintaku Ibict/ABEC Ferramentas livres para criação de Repositórios Digitais Milton Shintaku Ibict/ABEC Projeto IBICT-SNJ Projeto de pesquisa desenvolvido em parceria entre a Secretaria Nacional de Juventude e o Instituto

Leia mais

Casa da Memória. Acervo do Centro de Documentação da Casa da Memória. Catalogação compartilhada de projetos arquitetônicos das décadas de 1910 a 1950

Casa da Memória. Acervo do Centro de Documentação da Casa da Memória. Catalogação compartilhada de projetos arquitetônicos das décadas de 1910 a 1950 Casa da Memória Acervo do Centro de Documentação da Casa da Memória. Rua São Francisco, 319 Curitiba (41)3321-3236 Catalogação compartilhada de projetos arquitetônicos das décadas de 1910 a 1950 Casa da

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 73 Discurso na cerimónia de inauguração

Leia mais

MICROFILMAGEM COMO MÉTODO DE PRESERVAÇÃO

MICROFILMAGEM COMO MÉTODO DE PRESERVAÇÃO MICROFILMAGEM COMO MÉTODO DE PRESERVAÇÃO SANTOS, Paula Wivianne Quirino dos Paula Wivianne Quirino dos Santos (Graduanda em bacharelado em Biblioteconomia) da (Universidade Federal de Pernambuco) (UFPE).

Leia mais

Administrando site em WordPress. Lucia Costa

Administrando site em WordPress. Lucia Costa Administrando site em WordPress Lucia Costa OWordPress é utilizado como plataforma de desenvolvimento de sites, loja virtual, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos

Leia mais

Formas de Representação em Ambientes Informacionais Digitais

Formas de Representação em Ambientes Informacionais Digitais UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS INFORMACIONAIS (LTI) - NUCI Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Biblioteconomia I e II Formas de Representação em Ambientes Informacionais

Leia mais

Legislação federal de cultura no Brasil

Legislação federal de cultura no Brasil Legislação federal de cultura no Brasil Quadro atual da organização da cultura no país: Constituição Federal de 1988; Emenda Constitucional 48/2005: cria o Plano Nacional de Cultura; Emenda Constitucional

Leia mais

A DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO POR MEIO DA REFORMATAÇÃO: Projeto de Digitalização do Jornal O Tibagi ( )

A DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO POR MEIO DA REFORMATAÇÃO: Projeto de Digitalização do Jornal O Tibagi ( ) 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

EDITAL II FESTIVAL THÉO BRANDÃO DE FOTOGRAFIAS E FILMES ETNOGRÁFICOS EXPRESSÕES AFRO-BRASILEIRAS

EDITAL II FESTIVAL THÉO BRANDÃO DE FOTOGRAFIAS E FILMES ETNOGRÁFICOS EXPRESSÕES AFRO-BRASILEIRAS EDITAL II FESTIVAL THÉO BRANDÃO DE FOTOGRAFIAS E FILMES ETNOGRÁFICOS EXPRESSÕES AFRO-BRASILEIRAS 26, 27 e 28 de novembro de 2014 Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore Universidade Federal de Alagoas

Leia mais

1. Ajustando a iluminação. 2. Posição da câmera e da pessoa a ser fotografada

1. Ajustando a iluminação. 2. Posição da câmera e da pessoa a ser fotografada Diretriz para a produção de fotos digitais de qualidade para utilização no Sistema de Gestão e Controle de Pessoal - GECOPE do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, através do SISGESEC Orientações

Leia mais

#23. CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional COMPLETA 1 / 5 PÁGINA 2

#23. CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional COMPLETA 1 / 5 PÁGINA 2 #23 COMPLETA Coletor: INSTITUCIONAL (Link da Web) Iniciado: quarta-feira 6 de novembro de 2013 09:13:05 Última modificação: terça-feira 4 de fevereiro de 2014 11:22:35 Tempo gasto: Mais de um mês Endereço

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA

ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA Flavia Geane dos Santos (IFMT) - flavia.santos@vgd.ifmt.edu.br Resumo: O presente relato

Leia mais

Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro

Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos (ECA/USP) - cibeleac@usp.br Daniela Pereira de Sousa Manfre (CMSP) -

Leia mais

EDITAL Nº 26/2015 ANEXO V DESCRIÇÃO SUMÁRIA PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

EDITAL Nº 26/2015 ANEXO V DESCRIÇÃO SUMÁRIA PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 26/2015 ANEXO V DESCRIÇÃO SUMÁRIA DESCRIÇÃO DE CARGOS NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: C DENOMINAÇÃO DO CARGO: AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLARIDADE: Fundamental Completo DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Leia mais

A produção cenográfica dos anos de do Fundo Foto Bianchi na plataforma WIX : uma análise comparativa.

A produção cenográfica dos anos de do Fundo Foto Bianchi na plataforma WIX : uma análise comparativa. 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO (X) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO A produção cenográfica dos anos de 1910-1915

Leia mais

CRIDI / UFBa - Sonoro Institucional Biblioteca. Q6: Os formatos/suportes indicados abaixo existem no acervo de documentação sonora?

CRIDI / UFBa - Sonoro Institucional Biblioteca. Q6: Os formatos/suportes indicados abaixo existem no acervo de documentação sonora? #10 COMPLETA Coletor: Web Link (Link da Web) Iniciado: sexta-feira, 17 de outubro de 2014 09:51:07 Última modificação: sexta-feira, 17 de outubro de 2014 10:38:54 Tempo gasto: 00:47:46 Endereço IP: 200.128.60.39

Leia mais

Intranet: solução que otimiza a comunicação interna na sua Unimed

Intranet: solução que otimiza a comunicação interna na sua Unimed Intranet: solução que otimiza a comunicação interna na sua Unimed Um pouco sobre o Portal O Portal Unimed é uma empresa de tecnologia, responsável por fornecer soluções web, contribuindo para a comunicação,

Leia mais

INSTITUTO ITAÚ CULTURAL: ORGANIZAÇÃO DO ACERVO AUDIOVISUAL ANALÓGICO E DIGITAL

INSTITUTO ITAÚ CULTURAL: ORGANIZAÇÃO DO ACERVO AUDIOVISUAL ANALÓGICO E DIGITAL INSTITUTO ITAÚ CULTURAL: ORGANIZAÇÃO DO ACERVO AUDIOVISUAL ANALÓGICO E DIGITAL Felipe Julio Lorenzi - FESPSP felippe.lorenzi@gmail.com https://www.facebook.com/f.j.lorenzi INTRODUÇÃO O presente trabalho

Leia mais

Universidade Estadual de Goiás Biblioteca UnUCET. Regulamento

Universidade Estadual de Goiás Biblioteca UnUCET. Regulamento Universidade Estadual de Goiás Biblioteca UnUCET Regulamento Janeiro/2007 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas - UnUCET Regulamento Da Constituição Art.

Leia mais

Diário Oficial do. Prefeitura Municipal de Buerarema. quarta-feira, 17 de maio de 2017 Ano IV - Edição nº Caderno 1

Diário Oficial do. Prefeitura Municipal de Buerarema. quarta-feira, 17 de maio de 2017 Ano IV - Edição nº Caderno 1 Diário Oficial do Município quarta-feira, 17 de maio de 2017 Ano IV - Edição nº 00255 Caderno 1 Prefeitura Municipal de Buerarema publica quarta-feira, 17 de maio de 2017 Ano IV - Edição nº 00255 Caderno

Leia mais

PROJETO: MUSEU-ESCOLA 1

PROJETO: MUSEU-ESCOLA 1 PROJETO: MUSEU-ESCOLA 1 Fernanda Regina Fuzzi fernanda_fr8@hotmail.com Estudante do 3º ano de Geografia Ruth Künzli ruth@fct.unesp.br Professora do curso de Geografia Universidade Estadual Paulista Júlio

Leia mais

Belkiz Inez Rezende Costa (UFMG) - belkiz@dcc.ufmg.br. Resumo:

Belkiz Inez Rezende Costa (UFMG) - belkiz@dcc.ufmg.br. Resumo: Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG como instrumento para ampliar o acesso, disseminação e visibilidade das informações geradas na pós-graduação da UFMG:

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRZ4011 EDITAL Nº 008/2010 1. Perfil: Iphan Central 47 3. Qualificação educacional: Profissional de nível superior na área de humanas 4. Experiência

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Digitalização do acervo de obras e documentos de Iberê Camargo Alexandre Bastos Demétrio Marcela Peters Perlott Palavras-chave: Digitalização de acervos. Museologia. Documentação. Acervo digital. Artes

Leia mais

.::. Diretório Central dos Estudantes.::..::. DCE UniCeub.::. Gestão 2017/2018

.::. Diretório Central dos Estudantes.::..::. DCE UniCeub.::. Gestão 2017/2018 Tema: Natureza no dia-a-dia.::. Diretório Central dos Estudantes.::. Regulamento I Concurso de Fotografia Ambiental O Diretório Central Dos Estudantes do Uniceub (DCE MOVA SE) torna público o regulamento

Leia mais

ATOM: CONQUISTAS E DESAFIOS. Autor: Jean Frederick Brito Xavier

ATOM: CONQUISTAS E DESAFIOS. Autor: Jean Frederick Brito Xavier ATOM: CONQUISTAS E DESAFIOS Autor: Jean Frederick Brito Xavier Arquivista da UFBA PROAD/CAD Mestre em Ciência da Informação pela UFRJ-IBICT Especialista em Gestão do Conhecimento pela UGF Bacharel em Arquivologia

Leia mais

DOCUMENTOS ANARQUISTAS DA COLÔNIA CECÍLIA: ORGANIZAÇÃO E CATALOGAÇÃO NO ARQUIVO CÂNDIDO DE MELLO NETO.

DOCUMENTOS ANARQUISTAS DA COLÔNIA CECÍLIA: ORGANIZAÇÃO E CATALOGAÇÃO NO ARQUIVO CÂNDIDO DE MELLO NETO. 9. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

Difusão e acesso aos acervos do Instituto Moreira Salles

Difusão e acesso aos acervos do Instituto Moreira Salles Difusão e acesso aos acervos do Instituto Moreira Salles INSTITUTO MOREIRA SALLES Fundado em 1990 pelo embaixador Walther Moreira Salles (1912-2001), o Instituto é uma entidade civil sem fins lucrativos.

Leia mais

PROCESSOS FOTOGRÁFICOS NO FOTO BIANCHI: O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM PONTA GROSSA NO SÉCULO XX

PROCESSOS FOTOGRÁFICOS NO FOTO BIANCHI: O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM PONTA GROSSA NO SÉCULO XX 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( X) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Microfilmagem como método de preservação Paula Wivianne Quirino dos Santos Ana Rosa da Silva Mitilene Fereira Eixo temático: GT- Preservação das coleções físicas e digitais Resumo: O processo de microfilmagem

Leia mais

FERRAMENTA DE MIGRAÇÃO DE BASE DE DADOS CDS/ISIS PARA O REPOSITÓRIO DIGITAL PATUÁ, DO INSTITUTO EVANDRO CHAGAS

FERRAMENTA DE MIGRAÇÃO DE BASE DE DADOS CDS/ISIS PARA O REPOSITÓRIO DIGITAL PATUÁ, DO INSTITUTO EVANDRO CHAGAS Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) FERRAMENTA DE MIGRAÇÃO DE BASE DE DADOS CDS/ISIS PARA O REPOSITÓRIO DIGITAL PATUÁ, DO INSTITUTO EVANDRO CHAGAS Clarice Pereira Barros da Silva Neta (iec) - clariceneta@hotmail.com

Leia mais

XXIII Festival Caminhos do Cinema Português

XXIII Festival Caminhos do Cinema Português XXIII Festival Caminhos do Cinema Português De 27 de Novembro a 5 de Dezembro de 2017 Caminhos do Cinema Português - Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra Selecção Caminhos A actividade nuclear

Leia mais

PDE INTERATIVO MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS

PDE INTERATIVO MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS PDE INTERATIVO MANUAL DE CADASTRO E GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS O cadastro dos usuários é a etapa que antecede a elaboração do PLANO DE DESEMVOLVIMENTO DA ESCOLA, no PDE Interativo e precisa ser feito por

Leia mais

Abordagem quantitativa no processo de tomada de decisão para o desenvolvimento de coleções: a experiência do SIBi-UFSCar

Abordagem quantitativa no processo de tomada de decisão para o desenvolvimento de coleções: a experiência do SIBi-UFSCar Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Abordagem quantitativa no processo de tomada de decisão para o desenvolvimento de coleções: a experiência do SIBi-UFSCar Denilson de Oliveira Sarvo (UFSCar) - denilson@ufscar.br

Leia mais

Comunicação e Documentos

Comunicação e Documentos Habilidades e Qualificações do Bibliotecário em Ciências da Saúde Informe Técnico Grupo de Bibliotecários da Área da Saúde A área da Biblioteconomia foi e, continua sendo, uma das mais impactadas pela

Leia mais

Servidor de Armazenamento em Nuvem

Servidor de Armazenamento em Nuvem Aula 10 Servidor de Armazenamento em Nuvem Prof. Roitier Campos Gonçalves Cloud Computing modelo tecnológico que habilita de forma simplificada o acesso on-demand a uma rede, a qual possui um pool de recursos

Leia mais

O ARQUIVO HISTÓRICO DE JARAGUÁ DO SUL: ORGANIZAÇÃO, PESQUISA E DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA

O ARQUIVO HISTÓRICO DE JARAGUÁ DO SUL: ORGANIZAÇÃO, PESQUISA E DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA O ARQUIVO HISTÓRICO DE JARAGUÁ DO SUL: ORGANIZAÇÃO, PESQUISA E DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA Silvia Regina Toassi Kita 1 MISSÃO: Preservar a memória histórico-documental do município, promovendo a organização

Leia mais