TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS Estudo da espécie e tipologia documental em arquivos de ciência e tecnologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS Estudo da espécie e tipologia documental em arquivos de ciência e tecnologia"

Transcrição

1 TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS Estudo da espécie e tipologia documental em arquivos de ciência e tecnologia Alexandre Faben (MAST) Maria Celina Soares de Mello e Silva (MAST) Realização Apoio

2 Financiamento do projeto Esta apresentação é resultado parcial do projeto de pesquisa Estudo da espécie e tipologia documental de arquivos de ciência e tecnologia, coordenado pelo Arquivo de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, instituto de pesquisa subordinado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, MCTIC. O Projeto é financiado pelo Programa de Capacitação Institucional (PCI/MCTIC), com bolsas de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq.

3

4 Introdução O objetivo do projeto de pesquisa é estudar os tipos documentais originados a partir das funções e atividades de cientistas, bem como de instituições científicas, visando a elaboração de procedimentos, recomendações e políticas de preservação. O foco inicial do projeto foi o estudo dos documentos de arquivos nos laboratórios científicos e tecnológicos. Um dos produtos da fase inicial do projeto foi a elaboração da publicação: MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS. Glossário de espécies e tipos documentais em arquivos de laboratório. Rio de Janeiro, MAST, 2014.

5 Introdução O projeto tem como objeto de estudo os arquivos pessoais de cientistas sob a guarda do MAST. O estudo foi iniciado por arquivos pessoais já organizados e com inventários disponíveis. Atualmente foi iniciado o estudo de identificação de tipologia documental em arquivos não organizados, como etapa inicial da organização do arquivo pessoal, visando a identificação do produtor e dos tipos documentais produzidos e acumulados por ele.

6 Introdução O estudo aqui apresentado utiliza como laboratório o Arquivo Helmut Sick e apresenta resultados parciais da identificação tipológica, base para a organização arquivística e constituição do glossário de espécies e tipos documentais identificados nos arquivos pessoais sob a guarda do MAST.

7 Problema Duas questões norteiam este estudo: A primeira, voltada para o estudo da história da ciência. Os documentos de arquivo produzidos e acumulados pelas atividades de ciência e tecnologia constituem fontes de pesquisa para a história da ciência, por testemunhar as atividades realizadas em diversas áreas do conhecimento científico.

8 Problema A segunda questão se refere aos tipos de documentos que podem ser identificados nos arquivos pessoais. O estudo das espécies e tipos documentais na Arquivologia brasileira é recente e em arquivos pessoais é mais recente ainda. Os arquivos pessoais também apresentam documentos em que a configuração da informação não obedece fórmulas convencionadas o que desafia os arquivistas. Para conhecer tais documentos é necessário um trabalho de pesquisa que busque identificar o tipo documental correto.

9 Objetivos Estudar a tipologia documental de arquivos pessoais de cientistas; Implementar o glossário de espécies e tipos documentais do Arquivo de História da Ciência, que será utilizado para auxiliar o trabalho de organização de arquivos pessoais, no que se refere à classificação e descrição de documentos; Organizar o arquivo pessoal, disseminar as informações e promover o acesso.

10 Referencial Teórico BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos pessoais como fonte de pesquisa. In: Arquivos permanentes: tratamento documental. 2 ed. Ver. Ampl. Rio de Janeiro: Ed. FGV, p BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo / Arquivo do Estado, 2002 (Projeto Como Fazer, 8). CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Contribuição para uma abordagem diplomática dos arquivos pessoais. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, 1998, p MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS. Glossário de espécies e tipos documentais em arquivos de laboratório. Rio de Janeiro, MAST, RODRIGUES, Ana Célia. Diplomática contemporânea como fundamento metodológico da identificação de tipologia documental em arquivos. Tese (Doutorado em História Social) Universidade de São Paulo, São Paulo SILVA, Maria Celina Soares de Mello e. Visitando laboratórios: o cientista e a preservação de documentos. Tese (Doutorado em História Social) Universidade de São Paulo, São Paulo

11 Discussões e Resultados A identificação dos tipos documentais é uma tarefa que requer conhecimento das atividades do cientista, tanto as desempenhadas em sua vida profissional, bem como sua vida pessoal, familiar e social. Identificar o tipo documental correto é um desafio constante, que implica em identificar a espécie somada a qual a atividade/ação que motivou a produção documento.

12 Discussões e Resultados Identificação das espécies e tipos documentais; Produção de cronologia e biografia de Helmut Sick; Implementação do glossário de espécies e tipos documentais do AHC; Produção de inventário com a classificação e a descrição dos conjuntos documentais do arquivo; Disseminação dos resultados: elaboração de artigos e apresentação dos resultados da pesquisa em eventos científicos; Ampliação do debate em torno dos tipos documentais identificados em arquivos pessoais; Alimentação da base de dados Zenith com informações sobre o arquivo. A base possui um campo para alimentar com o tipo documental.

13 Exemplos de Espécies e Tipos Documentais Identificados Certidão de óbito

14 Carta de intercâmbio de informações científicas Verso da carta

15 Carta???

16 Carta de???

17 Certificado de participação em evento

18 Verso do certificado

19 Certificado de participação em evento

20 Verso do certificado

21 Crachá de evento

22 Certificado de propriedade de arma Verso do certificado

23 Licença para porte de arma Verso da licença

24 Licença para trânsito com arma Verso da licença

25 Licença para trânsito com arma Verso do registro

26 Diploma de honra ao mérito

27 As medalhas também serão tipificadas, em parceria com a equipe da museologia

28 Considerações Finais O estudo de identificação de tipologia documental em arquivos pessoais tem revelado novos tipos documentais, que um arquivo público dificilmente abrigaria. A liberdade de possibilidades que um arquivo pessoal proporciona é um dos fatores que os torna importantes fontes para a pesquisa histórica. Porém, a identificação dos documentos, baseada em uma metodologia consistente e consolidada, vinculada à atividade que produziu o documento, é o referencial para podermos considerar o estudo relevante e seus resultados os mais confiáveis possíveis, para que os documentos do arquivo pessoal possam de fato trazerem contribuição importante para estudos históricos e, no caso dos arquivos pessoais, também pesquisas biográficas.

29 Considerações Finais Esperamos com este estudo trazer mais elementos para as discussões sobre os arquivos pessoais, a identificação tipológica e sua contribuição para a classificação e a descrição de documentos em arquivo pessoal.

30 Obrigado!

31 Currículo Resumido Alexandre Faben possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Membro do Grupo de Pesquisa Gênese Documental Arquivística UFF/CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: identificação arquivística, diplomática, tipologia documental e arquivos pessoais. Atualmente é Pesquisador com bolsa do Programa de Capacitação Institucional no Museu de Astronomia e Ciências Afins.

32 Currículo Resumido Maria Celina Soares de Mello e Silva possui doutorado em História Social com distinção e louvor pela Universidade de São Paulo (2007), Mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1995), Especialização em Documentação Científica pelo IBICT/UFRJ (1989) e graduação em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (1987). É arquivista do Arquivo de História da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Tem experiência na área de Arquivologia, com ênfase em organização de arquivos pessoais. É Coordenadora do Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia - PPACT/MAST/MCTI.

IDENTIFICAÇÃO ARQUIVÍSTICA COMO PARÂMETRO DE BOAS PRÁTICAS NA SEÇÃO DE FINANÇAS DO COLÉGIO PEDRO II

IDENTIFICAÇÃO ARQUIVÍSTICA COMO PARÂMETRO DE BOAS PRÁTICAS NA SEÇÃO DE FINANÇAS DO COLÉGIO PEDRO II IDENTIFICAÇÃO ARQUIVÍSTICA COMO PARÂMETRO DE BOAS PRÁTICAS NA SEÇÃO DE FINANÇAS DO COLÉGIO PEDRO II Camila Veloso Barreto Coautora: Prof.ª Dr.ª Ana Célia Rodrigues E-mail: camilavbarreto@hotmail.com e/ou

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO NO BRASIL: ENSINO, PESQUISA E PRÁTICAS PROFISSIONAIS

IDENTIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO NO BRASIL: ENSINO, PESQUISA E PRÁTICAS PROFISSIONAIS IDENTIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO NO BRASIL: ENSINO, PESQUISA E PRÁTICAS PROFISSIONAIS Alexandre Faben alexandrefaben@gmail.com Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFF Ana Célia

Leia mais

O APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO DA DIPLOMÁTICA PARA A ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ARQUIVOLOGIA

O APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO DA DIPLOMÁTICA PARA A ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ARQUIVOLOGIA O APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO DA DIPLOMÁTICA PARA A ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO NA ARQUIVOLOGIA Natália Bolfarini Tognoli* nataliatognoli@id.uff.br Ana Célia Rodrigues* anyrodrigues@yahoo.com.br

Leia mais

TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS TIPOLOGIA DOCUMENTAL NA FAMÍLIA BARBOSA DE OLIVEIRA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA (FCRB/MINC)

TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS TIPOLOGIA DOCUMENTAL NA FAMÍLIA BARBOSA DE OLIVEIRA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA (FCRB/MINC) TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS PESSOAIS TIPOLOGIA DOCUMENTAL NA FAMÍLIA BARBOSA DE OLIVEIRA FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA (FCRB/MINC) Realização Apoio Financiamento do projeto - FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA

Leia mais

MAST: 30 ANOS DE PESQUISA

MAST: 30 ANOS DE PESQUISA MAST: 30 ANOS DE PESQUISA Volume 1 Museologia e Patrimônio Organização: Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST/MCTI Rio de Janeiro, Novembro de 2015. Museu de Astronomia e Ciências Afins Heloisa Maria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO RESOLUÇÃO Nº 10/2008 Revogada pela Resolução nº. 33/2008 do Conselho Universitário O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

Arquivos: gestão e conservação

Arquivos: gestão e conservação Arquivos: gestão e conservação 11 Junho de 2011 Por José Silvino Filho Silvino.qualidade@gmail.com Sugestões Técnicas Ano III FUNDOS DE ARQUIVO Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas

Leia mais

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL CULTURA MATERIAL E PATRIMÔNIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IVSPCT)

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL CULTURA MATERIAL E PATRIMÔNIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IVSPCT) IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL CULTURA MATERIAL E PATRIMÔNIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IVSPCT) Marcus Granato, MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Coordenador de Museologia

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 ARQUIVISTA PROVA OBJETIVA

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA 2014 ARQUIVISTA PROVA OBJETIVA 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1) O valor atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora e outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles

Leia mais

II ENCONTRO SOBRE ARQUIVOS DE GOIÁS. Preservação e difusão dos documentos arquivísticos digitais

II ENCONTRO SOBRE ARQUIVOS DE GOIÁS. Preservação e difusão dos documentos arquivísticos digitais II ENCONTRO SOBRE ARQUIVOS DE GOIÁS Preservação e difusão dos documentos arquivísticos digitais Promoção e Realização: Associação de Arquivologia do Estado de Goiás - AAG Centro de Informação, Documentação

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. LEI No 8.394, DE 30 DE DEZEMBRO DE 1991.

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. LEI No 8.394, DE 30 DE DEZEMBRO DE 1991. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI No 8.394, DE 30 DE DEZEMBRO DE 1991. Dispõe sobre a preservação, organização e proteção dos acervos documentais privados dos presidentes

Leia mais

Diagnóstico do eixo temático: DIRETRIZES PARA CUSTÓDIA E GUARDA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Diagnóstico do eixo temático: DIRETRIZES PARA CUSTÓDIA E GUARDA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES Diagnóstico do eixo temático: DIRETRIZES PARA CUSTÓDIA E GUARDA DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES Gestão Documental Gestão Documental é entendida como um conjunto de procedimentos, rotinas e operações técnicas

Leia mais

Maria Celina Soares de Mello e Silva. Márcia Cristina Duarte Trancoso. Produção documental de cientistas e a história da ciência

Maria Celina Soares de Mello e Silva. Márcia Cristina Duarte Trancoso. Produção documental de cientistas e a história da ciência Produção documental de cientistas e a história da ciência: estudo tipológico em arquivos pessoais Information production by scientists and the history of science: typological study of personal archives

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA CCJE PLANO DE ENSINO

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA CCJE PLANO DE ENSINO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ARQUIVOLOGIA CCJE PLANO DE ENSINO Universidade Federal do Espírito Santo Curso: Arquivologia (Noturno) Departamento Responsável: Departamento de

Leia mais

A Avaliação de Documentos no Hospital Universitário de Santa Maria

A Avaliação de Documentos no Hospital Universitário de Santa Maria A Avaliação de Documentos no Hospital Universitário de Santa Maria Luckma Raggio Bortolono* Olga Alaria Cometi Garcia** Amando Anionello Giuliani e Débora Terezinha Pari:*** partir do diagnóstico dos arquivos

Leia mais

Curso de Segurança de Acervos Culturais: uma contribuição para a preservação de acervos

Curso de Segurança de Acervos Culturais: uma contribuição para a preservação de acervos I Encontro de Segurança de Acervos Culturais Curso de Segurança de Acervos Culturais: uma contribuição para a preservação de acervos Lucia A. S. Lino Bibliotecária a Instituição MAST Instituto de Pesquisa

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Humanas e da Educação Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Humanas e da Educação Departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação PLANO DE ENSINO GESTÃO DE DOCUMENTOS EM ARQUIVOS Departamento: Biblioteconomia e Gestão da Informação Ano/semestre: 2017/1 Curso: Biblioteconomia Fase: 3ª Disciplina: Gestão de Documentos em Arquivos Turno:

Leia mais

DOCUMENTOS ANARQUISTAS DA COLÔNIA CECÍLIA: ORGANIZAÇÃO E CATALOGAÇÃO NO ARQUIVO CÂNDIDO DE MELLO NETO.

DOCUMENTOS ANARQUISTAS DA COLÔNIA CECÍLIA: ORGANIZAÇÃO E CATALOGAÇÃO NO ARQUIVO CÂNDIDO DE MELLO NETO. 9. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO - ARQUIVISTA EDITAL 001/2010 PROGRAMA

CONCURSO PÚBLICO - ARQUIVISTA EDITAL 001/2010 PROGRAMA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO - ARQUIVISTA

Leia mais

CICLO DE OFICINAS. Arquivologia FURG

CICLO DE OFICINAS. Arquivologia FURG 2017 CICLO DE OFICINAS FURG 01 Manuseio e acondicionamento de documentos em arquivos permanentes Profª. Luciana Souza de Brito Programa: Possibilitar o intercâmbio de informações no que concerne ao desenvolvimento

Leia mais

CICLO DE OFICINAS. Arquivologia FURG

CICLO DE OFICINAS. Arquivologia FURG 2017 CICLO DE OFICINAS FURG 01 Manuseio e acondicionamento de documentos em arquivos permanentes Profª. Luciana Souza de Brito Programa: Possibilitar o intercâmbio de informações no que concerne ao desenvolvimento

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - FABICO R. Ramiro Barcelos, 2705 - Bairro Santana - CEP 90035007 - Porto Alegre - RS Prédio 22201 TÓPICOS DE CONCURSO

Leia mais

Projeto Continuidade Digital

Projeto Continuidade Digital Projeto Continuidade Digital 2º Seminário de Preservação Comum de Património Digital A perspetiva de alguns membros do GT A participação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia Paula Meireles Arquivo

Leia mais

INSTRUMENTO CIENTÍFICO COMO DOCUMENTO DE ARQUIVO PESSOAL INSTITUCIONALIZADO: organicidade e identificação tipológica no arquivo Helmut Sick

INSTRUMENTO CIENTÍFICO COMO DOCUMENTO DE ARQUIVO PESSOAL INSTITUCIONALIZADO: organicidade e identificação tipológica no arquivo Helmut Sick INSTRUMENTO CIENTÍFICO COMO DOCUMENTO DE ARQUIVO PESSOAL INSTITUCIONALIZADO: organicidade e identificação tipológica no arquivo Helmut Sick Alexandre Faben 1 Maria Celina Soares de Mello e Silva 2 Resumo

Leia mais

O PATRIMÔNIO ARQUIVISTÍCO: ACERVOS PRIVADOS E INTERESSE PÚBLICO

O PATRIMÔNIO ARQUIVISTÍCO: ACERVOS PRIVADOS E INTERESSE PÚBLICO O PATRIMÔNIO ARQUIVISTÍCO: ACERVOS PRIVADOS E INTERESSE PÚBLICO CAMARGO, Célia Reis*. MOLINA, Talita dos Santos**. Resumo: O estudo sobre a utilização de fontes privadas no Brasil vem desde o início da

Leia mais

MEMÓRIA DOCUMENTAL DE LITERATOS EM PORTUGAL E NO BRASIL Zeny Duarte (UFBA)

MEMÓRIA DOCUMENTAL DE LITERATOS EM PORTUGAL E NO BRASIL Zeny Duarte (UFBA) MEMÓRIA DOCUMENTAL DE LITERATOS EM PORTUGAL E NO BRASIL Zeny Duarte (UFBA) APRESENTAÇÃO Como bolsista da CAPES, em Portugal, sob a orientação científica do Prof. Luiz Fagundes Duarte, do Departamento de

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS DE ARQUIVO EMPRESARIAL: PRONTUÁRIOS DE COLABORADORES

ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS DE ARQUIVO EMPRESARIAL: PRONTUÁRIOS DE COLABORADORES ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS DE ARQUIVO EMPRESARIAL: PRONTUÁRIOS DE COLABORADORES Maria Fabiana Izídio de Almeida Mestra em Ciência da Informação: UNESP Campus Marília Especialista em Gestão de Documentos e Informação:

Leia mais

INTERDICIPLINARIEDADE NA ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS ESTUDO DE CASO DO NÚCLEO DE ESTUDO, CULTURA, ORALIDADE, IMAGEM E MEMÓRIA NECOIM

INTERDICIPLINARIEDADE NA ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS ESTUDO DE CASO DO NÚCLEO DE ESTUDO, CULTURA, ORALIDADE, IMAGEM E MEMÓRIA NECOIM ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS INTERDICIPLINARIEDADE NA ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS ESTUDO DE CASO DO NÚCLEO DE ESTUDO, CULTURA, ORALIDADE, IMAGEM E MEMÓRIA NECOIM Faro/Portugal 5 Out. de 2013 Imagem disponível

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 4.915/03 SIGA. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 4.915/03 SIGA. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Dispõe sobre o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo - SIGA, da administração pública federal, e dá outras providências O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

Editais para Bolsa de Pós-Doutoramento

Editais para Bolsa de Pós-Doutoramento Editais para Bolsa de Pós-Doutoramento O Projeto Temático Coletar, identificar, Processar, Difundir. O Ciclo Curatorial e a produção do conhecimento, desenvolvido na Universidade de São Paulo (integrantes:

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Arquivo Cândido de Mello Neto. Museu Campos Gerais. Cartões Postais.

PALAVRAS-CHAVE Arquivo Cândido de Mello Neto. Museu Campos Gerais. Cartões Postais. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO (X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

I ARQUIFES - SUL I FÓRUM REGIONAL DOS ARQUIVISTAS DAS IFES/IES DA REGIÃO SUL 10 a 12 de julho de 2013 Cidec-Sul FURG - Rio Grande/RS

I ARQUIFES - SUL I FÓRUM REGIONAL DOS ARQUIVISTAS DAS IFES/IES DA REGIÃO SUL 10 a 12 de julho de 2013 Cidec-Sul FURG - Rio Grande/RS I ARQUIFES - SUL I FÓRUM REGIONAL DOS ARQUIVISTAS DAS IFES/IES DA REGIÃO SUL 10 a 12 de julho de 2013 Cidec-Sul FURG - Rio Grande/RS As novas tecnologias a serviço dos arquivos: o ICA-AtoM na UFSM Neiva

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151

COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 COLEGIADO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA EMENTAS VERSÃO CURRICULAR N-20151 1º PERÍODO ECI240 - Introdução à Arquivologia História dos arquivos e da arquivologia e a evolução do pensamento arquivístico na cultura

Leia mais

Noções de Arquivologia

Noções de Arquivologia Noções de Arquivologia Prof. Vinícius Mitto Navarro Bacharel em Arquivologia (UFRGS) Pós em Gestão em Arquivos (UFSM) Mestrando em Patrimônio Documental (UFSM) vinicius.mitto@gmail.com 1 Teoria das Três

Leia mais

Programa de Capacitação Institucional PCI

Programa de Capacitação Institucional PCI Programa de Capacitação Institucional PCI Chamada Pública 01/2019 Subprograma de Capacitação Institucional PCI - MAST O Museu de Astronomia e Ciências Afins MAST torna pública a presente Chamada e convida

Leia mais

Fotografias e documentação iconográfica

Fotografias e documentação iconográfica Programa de Iniciação Científica Universidade de São Paulo Mariane Parente Nascimento Graduanda do curso de História Orientação Profa. Dra. Elizabeth F. C. R. Azevedo TIPOLOGIA DOCUMENTAL PARA O AQUIVO

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO PÚBLICA E ORGANIZAÇÃO ARQUIVÍSTICA

PROGRAMA DE GESTÃO PÚBLICA E ORGANIZAÇÃO ARQUIVÍSTICA PROGRAMA DE GESTÃO PÚBLICA E ORGANIZAÇÃO ARQUIVÍSTICA A Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH), através do Departamento de Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) tem

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Preservação e organização de documentos teatrais: o laboratório de informações e memória da ECA/USP Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos Andréia Alves Ferreira

Leia mais

Manual do usuário. Localização Por meio dele é possível encontrar o documento dentro da reserva técnica de uma forma simples e rápida.

Manual do usuário. Localização Por meio dele é possível encontrar o documento dentro da reserva técnica de uma forma simples e rápida. Manual do usuário Número de registro Este é o campo que individualiza os documentos do acervo, é ele quem define o RG do documento e por meio dele é possível encontrá-lo no banco de dados. Localização

Leia mais

CENTRO DE LÓGICA, EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA

CENTRO DE LÓGICA, EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA CENTRO DE LÓGICA, EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA por Eliane Morelli* O Centro de Lógica, Epistemologia e História da. Ciência (CLE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), foi criado em 1977,

Leia mais

GESTÃO DE DOCUMENTOS NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS ARQUIVÍSTICAS DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL BRASILEIRO

GESTÃO DE DOCUMENTOS NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS ARQUIVÍSTICAS DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL BRASILEIRO GESTÃO DE DOCUMENTOS NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS ARQUIVÍSTICAS DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL BRASILEIRO Danilo André Bueno danilobuenoarq@gmail.com Programa de Pós-graduação em Ciencia da Informação PPGCI/UFF

Leia mais

PRODUÇÃO DE UM GUIA PARA PRÁTICA DE PESQUISA NO ARQUIVO HISTÓRICO DE SANTA MARIA (AHMSM)-RS

PRODUÇÃO DE UM GUIA PARA PRÁTICA DE PESQUISA NO ARQUIVO HISTÓRICO DE SANTA MARIA (AHMSM)-RS 959 PRODUÇÃO DE UM GUIA PARA PRÁTICA DE PESQUISA NO ARQUIVO HISTÓRICO DE SANTA MARIA (AHMSM)-RS Rosani Beatriz Pivetta da Silva 1 Cassio Francisco Lutz Dornelles 2 RESUMO: Esse projeto de extensão evidencia

Leia mais

Preservação e organização de documentos teatrais: o Laboratório de Informações e Memória da ECA/USP

Preservação e organização de documentos teatrais: o Laboratório de Informações e Memória da ECA/USP Preservação e organização de documentos teatrais: o Laboratório de Informações e Memória da ECA/USP Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos Andréia Alves Ferreira

Leia mais

Análise do valor primário e valor secundário nas imagens da série São Paulo 1899/1967

Análise do valor primário e valor secundário nas imagens da série São Paulo 1899/1967 Projeto Eletromemória: História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1890-2005) Análise do valor primário e valor secundário nas imagens da série São Paulo 1899/1967 Noemi Andreza da Penha Marília

Leia mais

CLUBE DE MEMÓRIA XXII

CLUBE DE MEMÓRIA XXII CLUBE DE MEMÓRIA XXII Arquivos pessoais em coleção institucional para a preservação da memória da educação profissional e tecnológica do Centro Paula Souza Maria Lucia Mendes de Carvalho GEPEMHEP/Cetec/Centro

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Marília 2018 Histórico Em 2001, foi criado o Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação, área de concentração 'Informação, Tecnologia e Conhecimento.

Leia mais

Os Fundos da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho no Arquivo Histórico do Patriarcado de Lisboa. Metodologia de intervenção arquivística.

Os Fundos da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho no Arquivo Histórico do Patriarcado de Lisboa. Metodologia de intervenção arquivística. Os Fundos da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho no Arquivo Histórico do Patriarcado de Lisboa. Metodologia de intervenção arquivística. Joana do Carmo Peres 23 de Junho de 2012 Ordem dos Eremitas de

Leia mais

INTRODUÇÃO INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO POLÍTICAS ARQUIVÍSTICAS I REPOSITÓRIOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS

INTRODUÇÃO INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO POLÍTICAS ARQUIVÍSTICAS I REPOSITÓRIOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS FUNDAMENTOS DE ARQUIVOLOGIA HISTÓRIA E MEMÓRIA A FILOSOFIA RACIOCÍNIO LÓGICO À ADMINISTRAÇÃO GESTÃO ORGANIZACIONAL INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Preservação da memória institucional: relato de experiência da biblioteca virtual da fundação de amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (BV- ) Thais Fernandes de Morais Rosaly Fávero Krzyzanowski Fabiana

Leia mais

ARQUIVOS HISTÓRICOS ESCOLARES: UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DOS FUNDOS DAS ESCOLAS DO TRABALHO DE NITERÓI, RJ Elisabete G.

ARQUIVOS HISTÓRICOS ESCOLARES: UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DOS FUNDOS DAS ESCOLAS DO TRABALHO DE NITERÓI, RJ Elisabete G. ARQUIVOS HISTÓRICOS ESCOLARES: UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DOS FUNDOS DAS ESCOLAS DO TRABALHO DE NITERÓI, RJ Elisabete G. de Souza 1 1. Introdução A Lei do Arquivo, Lei nº 8.159/91, é abrangente e nos

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ARQUIVOLOGIA. Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de Gestão da Qualidade e Documentação

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ARQUIVOLOGIA. Professor José Silvino Filho Consultor de Projetos em Sistemas de Gestão da Qualidade e Documentação Arquivos: gestão e conservação 16 Janeiro de 2012 Sugestões Técnicas Por José Silvino Filho Silvino.qualidade@gmail.com Ano III PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ARQUIVOLOGIA Professor José Silvino Filho Consultor

Leia mais

AS FACES DESCONHECIDAS DE PONTA GROSSA - A ORGANIZAÇÃO DO ACERVO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS EXISTENTE NA CASA DA MEMÓRIA PARANÁ

AS FACES DESCONHECIDAS DE PONTA GROSSA - A ORGANIZAÇÃO DO ACERVO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS EXISTENTE NA CASA DA MEMÓRIA PARANÁ 7. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: CULTURA AS FACES DESCONHECIDAS DE PONTA GROSSA - A ORGANIZAÇÃO DO ACERVO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS EXISTENTE NA CASA DA MEMÓRIA PARANÁ Apresentador:

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA

GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA GRADUAÇÃO EM ARQUIVOLOGIA Sonali Paula Molin Bedin Departamento de Ciência da Informação Centro de Ciências da Educação O CURSO NA UFSC Implantação em 2010-1. Alteração curricular em 2016-1. Ingresso semestral

Leia mais

InnovaGestão Consultoria em Informação

InnovaGestão Consultoria em Informação InnovaGestão Consultoria em Informação Serviços de Informação para a Gestão do Conhecimento adequados a cada contexto Consultorias, Serviços, Pesquisas, Cursos e Palestras Gestão da informação, do conhecimento

Leia mais

Programa de Ensino da Rede de Bancos de Leite Humano Euclydes Arreguy

Programa de Ensino da Rede de Bancos de Leite Humano Euclydes Arreguy 3º Encontro Nacional de Referências de Banco de Leite Humano Programa de Ensino da Rede de Bancos de Leite Humano Euclydes Arreguy earreguy@icict.fiocruz.br Elementos estruturantes da qualidade no âmbito

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: ( ) EXATAS ( X )HUMANAS ( )VIDA

ÁREA DO CONHECIMENTO: ( ) EXATAS ( X )HUMANAS ( )VIDA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ÁREA DO CONHECIMENTO: ( ) EXATAS ( X )HUMANAS ( )VIDA PROGRAMA: (X ) PIBIC PIBIC-Af

Leia mais

Projeto de implantação do Centro de Memória do Empresariamento da Saúde (CEMES)

Projeto de implantação do Centro de Memória do Empresariamento da Saúde (CEMES) Projeto de implantação do Centro de Memória do Empresariamento da Saúde (CEMES) Vinculado ao Grupo de Pesquisa e Documentação sobre o Empresariamento da Saúde (GPDES), do Instituto de Estudos de Saúde

Leia mais

história das relações internacionais 1

história das relações internacionais 1 Ofícios da diplomacia do Império do Brasil como fonte para a história das relações internacionais 1 Marcus Vinicius Correia Biaggi 2 A burocracia do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) do Império

Leia mais

2CIN006 FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E ARQUIVÍSTICA Princípios e teorias da Ciência da Informação e Arquivologia.

2CIN006 FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E ARQUIVÍSTICA Princípios e teorias da Ciência da Informação e Arquivologia. 1º SEMESTRE 2LEM001 ESPANHOL INSTRUMENTAL Compreensão de textos/documentos em língua espanhola. 2CIN006 FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E ARQUIVÍSTICA Princípios e teorias da Ciência da Informação

Leia mais

A ARQUIVOLOGIA E O ARQUIVISTA: UM PARALELO SOCIAL

A ARQUIVOLOGIA E O ARQUIVISTA: UM PARALELO SOCIAL A ARQUIVOLOGIA E O ARQUIVISTA: UM PARALELO SOCIAL Ivanilda Bezerra Cavalcanti 1 ; Aurekelly Rodrigues da Silva 2; Pedro Augusto de Lima Barroso 3; Profa. Ma. Claudialyne da S. Araújo 4 1 Graduanda no curso

Leia mais

Desafios da governança arquivística: como aproximar a teoria no dia a dia

Desafios da governança arquivística: como aproximar a teoria no dia a dia Desafios da governança arquivística: como aproximar a teoria no dia a dia Palestrante: Suéllem C. Leal da Silva Arquivista e mestranda em Ciência da Informação Parque Tecnológico Alfa Florianópolis /SC

Leia mais

IMAGINANDO: imagens-conceito de termos arquivísticos

IMAGINANDO: imagens-conceito de termos arquivísticos IMAGINANDO: imagens-conceito de termos arquivísticos André Porto Ancona LOPEZ 1, André MALVERDES 2, Laila Figueiredo DI PIETRO 3 Antonia SALVADOR BENITEZ 4 IMAGINANDO: André Malverdes, Imaginando, 2013.

Leia mais

Ana Rosa da Silva (Graduanda em bacharelado em Biblioteconomia) da (Universidade Federal de Pernambuco) (UFPE).

Ana Rosa da Silva (Graduanda em bacharelado em Biblioteconomia) da (Universidade Federal de Pernambuco) (UFPE). SANTOS, Paula Wivianne Quirino dos Paula Wivianne Quirino dos Santos (Graduanda em bacharelado em Biblioteconomia) da (Universidade Federal de Pernambuco) (UFPE). E-mail: paulas_w@hotmail.com. SILVA, Ana

Leia mais

Arquivologia. O Documento de Arquivo

Arquivologia. O Documento de Arquivo Arquivologia O Documento de Arquivo O Documento de Arquivo Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados

Leia mais

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA

QUESTÕES SOBRE NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA 1- (UFRGS:2008) Os arquivos setoriais: A) São mantidos longe dos produtores; B) Possuem documentos que após 5 anos podem ser eliminados ou recolhidos. C) Possuem documentos correntes. D) São passivos de

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 9. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Resoluções do CONARQ Parte 9. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Parte 9 Prof. Antonio Botão CASA CIVIL SECRETARIA-EXECUTIVA ARQUIVO NACIONAL CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS RESOLUÇÃO Nº 26, DE 6 DE MAIO DE 2008 Estabelece diretrizes

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Conceitos Fundamentais Tesauros e Terminologia Arquivística Prof. Antonio Botão Tesauro(s) Repertório alfabético de termos utilizados em indexação e na classificação de documentos; Vocabulário

Leia mais

Procedimentos de organização da documentação fotográfica da CESP

Procedimentos de organização da documentação fotográfica da CESP Projeto Eletromemória: História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1890-2005) Procedimentos de organização da documentação fotográfica da CESP Natália Mazula Luiz Marília 2009 Procedimentos de

Leia mais

4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG

4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer do IFSULDEMINAS/campus

Leia mais

A diversidade arquivística brasileira

A diversidade arquivística brasileira A diversidade arquivística brasileira Literatura arquivística Fonte: Costa, Alexandre de Souza. A bibliografia arquivística no Brasil Análise quantitativa e qualitativa. www.arquivistica.net, Rio de janeiro,

Leia mais

A importância do estudo e descrição das entidades produtoras de arquivos, através da elaboração de Registos de Autoridade Arquivística (RAA)

A importância do estudo e descrição das entidades produtoras de arquivos, através da elaboração de Registos de Autoridade Arquivística (RAA) A importância do estudo e descrição das entidades produtoras de arquivos, através da elaboração de Registos de Autoridade Arquivística (RAA) I Encontro de Arquivos Contemporâneos ENTRE PARADIGMAS: DA CUSTÓDIA

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/UEL EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL 2016

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/UEL EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL 2016 CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/UEL EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL 2016 SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA

Leia mais

Preservação da memória institucional: em foco os arquivos públicos. Palavras-chave: Arquivo. Acesso à informação. Memória institucional.

Preservação da memória institucional: em foco os arquivos públicos. Palavras-chave: Arquivo. Acesso à informação. Memória institucional. Preservação da memória institucional: em foco os arquivos públicos Giuliano Carlos de Araújo Letícia Gorri Molina Juliana Cardoso Dos Santos Palavras-chave: Arquivo. Acesso à informação. Memória institucional.

Leia mais

TIPOS DOCUMENTAIS: análise da compreensão dos estudantes de arquivologia a partir do ensino

TIPOS DOCUMENTAIS: análise da compreensão dos estudantes de arquivologia a partir do ensino 51 TIPOS DOCUMENTAIS: análise da compreensão dos estudantes de arquivologia a partir do ensino Vitor Hugo Texeira Araújo Universidade Estadual da Paraíba vitorhugo-teixeira@hotmail.com Igor Vinícius Pinto

Leia mais

Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação

Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação PÓS-GRADUAÇÃO FASAM Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação 2018-19 1. APRESENTAÇÃO O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação, tendo como área do conhecimento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO POGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO POGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO POGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA EDITAL PGH nº-01/2018- SELEÇÃO DE BOLSISTAS PNPD O Programa de Pós-graduação em História da Universidade

Leia mais

Princípios e teorias da Ciência da Informação e Arquivologia.

Princípios e teorias da Ciência da Informação e Arquivologia. Pág. 1 / I - EMENTA Princípios e teorias da Ciência da Informação e Arquivologia. II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Unidade I: A Arquivologia e seus aspectos interdisciplinares O currículo do curso de Arquivologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PORTARIA Nº 086, DE 03 DE JULHO DE 2013 - CAPES A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal

Leia mais

Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes. Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek

Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes. Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB) O Círculo de Estudos Bandeirantes foi fundado em 1929 Curitiba Paraná;

Leia mais

Edital Nº 03/2017 Bolsa de Pós-Doutorado Programa PNPD

Edital Nº 03/2017 Bolsa de Pós-Doutorado Programa PNPD Edital Nº 03/2017 Bolsa de Pós-Doutorado Programa PNPD O (PGFISFAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) faz saber que, no período de 17 de julho a 08 de agosto de 2017, estarão abertas as inscrições

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL N. 1/2019 O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da informa que estarão abertas, no período de 21 a 28 de maio de 2019, inscrições para

Leia mais

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Regulamento de Estágio FaBCI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Regulamento de Estágio FaBCI São Paulo Outubro de 2016 CAPÍTULO I DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO Art.

Leia mais

QUADRO DAS DISCIPLINAS PROPOSTAS PELA REFORMA CURRICULAR - ARQUIVOLOGIA (QUADRO II) E EMENTÁRIO COMPLETO DO CURSO (QUADRO V) Período

QUADRO DAS DISCIPLINAS PROPOSTAS PELA REFORMA CURRICULAR - ARQUIVOLOGIA (QUADRO II) E EMENTÁRIO COMPLETO DO CURSO (QUADRO V) Período QUADRO DAS DISCIPLINAS PROPOSTAS PELA REFORMA CURRICULAR - ARQUIVOLOGIA (QUADRO II) E EMENTÁRIO COMPLETO DO CURSO (QUADRO V) Período Disciplina Carga Horária Crédito Ementa recomen Código Nome T P TT T

Leia mais

1. RODRIGUES, Ana Célia. Diplomática contemporánea: aportaciones para su enseñanza y investigación. Documento em Revista, v. 01, p , 2009.

1. RODRIGUES, Ana Célia. Diplomática contemporánea: aportaciones para su enseñanza y investigación. Documento em Revista, v. 01, p , 2009. Ana Célia Rodrigues Artigos completos publicados em periódicos 1. RODRIGUES, Ana Célia. Diplomática contemporánea: aportaciones para su enseñanza y investigación. Documento em Revista, v. 01, p. 22-31,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA (PPGENFIS)

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA (PPGENFIS) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA Av. Bento Gonçalves, 9500 Prédio 43176 - Caixa postal 15051 - CEP 91501-970 - Porto Alegre, RS FONE: (51) 3308-6431,

Leia mais

!"#$ %# # "!&' () *)((+ ##&',!-"#&. / 0 #" 12! 3%!#! 4 1 # " #!"&.5# 6 % 7#6 5 "#8 " #8 0# 4!5#,9: 9 0#"&., " ##"#.,// /6

!#$ %# # !&' () *)((+ ##&',!-#&. / 0 # 12! 3%!#! 4 1 #  #!&.5# 6 % 7#6 5 #8  #8 0# 4!5#,9: 9 0#&.,  ###.,// /6 !"#$%"!%!"#&'#" ("%')**+(",-!"#$ %# # "!&' () *)((+ ##&',!-"#&. / 0 #" 12! 3%!#! 4 1 # " #!"&.5# 6 % 7#6 5 "#8 " #8 0# 4!5#,9: 9 0#"&., " ##"#.,//012.345 5/6 7541."577"/894124!,#7#;% &.

Leia mais

RECURSOS DE QUESTÕES DA VAGA 3 ARQUIVISTA EDITAL 18/2016

RECURSOS DE QUESTÕES DA VAGA 3 ARQUIVISTA EDITAL 18/2016 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul RECURSOS DE QUESTÕES DA VAGA 3 ARQUIVISTA EDITAL 18/2016

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO- PNPD/C APES EDITAL PPGE-1/2017

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO- PNPD/C APES EDITAL PPGE-1/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO -PPGE PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO- PNPD/C APES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CUNI Nº 025, DE 8 DE MAIO DE 2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal da Paraíba Campus João Pessoa. COORDENADORA: Profª. Drª Emília Maria da Trindade PERÍODO: 2010 A 2014

INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal da Paraíba Campus João Pessoa. COORDENADORA: Profª. Drª Emília Maria da Trindade PERÍODO: 2010 A 2014 PROJETO DE PESQUISA SOBRE A CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE REFERENCIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal

Leia mais

A PARTICIPAÇÃO ACADÊMICA EM PROJETOS DE EXTENSÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A PARTICIPAÇÃO ACADÊMICA EM PROJETOS DE EXTENSÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL A PARTICIPAÇÃO ACADÊMICA EM PROJETOS DE EXTENSÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL Área Temática: Cultura Elizabeth Johansen (Coordenadora da Ação de Extensão) Elizabeth Johansen

Leia mais

Encontro Internacional de Arquivos

Encontro Internacional de Arquivos Encontro Internacional de Arquivos Arquivo de Ciência e Tecnologia Um contributo para a História da Ciência 4-5 Outubro 2013 Faro Paula Meireles Cátia Matias Trindade Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Leia mais

Fiocruz Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação na área da Saúde

Fiocruz Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação na área da Saúde Fiocruz Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação na área da Saúde Ana Maranhão Coordenadora do Arca Repositório Institucional Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PIBIC (x ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( )

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PIBIC (x ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC (x ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) CNPq ( ) RUSP ( ) 1 IDENTIFICAÇÃO Título do projeto: Tipologia documental para o arquivo do Laboratório de informação e memória

Leia mais

Assunto: Avaliação externa de PROTOCOLO DE COMPROMISSO para o ato de RECREDENCIAMENTO.

Assunto: Avaliação externa de PROTOCOLO DE COMPROMISSO para o ato de RECREDENCIAMENTO. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de

Leia mais

REPOSITÓRIO DIGITAL UNIFACS COM DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL NAS BACIAS SEDIMENTARES BRASILEIRAS

REPOSITÓRIO DIGITAL UNIFACS COM DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL NAS BACIAS SEDIMENTARES BRASILEIRAS REPOSITÓRIO DIGITAL UNIFACS COM DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE A EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL NAS BACIAS SEDIMENTARES BRASILEIRAS Autor (Paulo César Lopes Mendes); Orientador (Paulo Alexandre

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PPGEOG EDITAL N 001/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD CAPES BOLSA DE PÓS-DOUTORADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PPGEOG EDITAL N 001/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD CAPES BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PPGEOG EDITAL N 001/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTA PNPD CAPES BOLSA DE PÓS-DOUTORADO O programa de Pós-graduação em Geografia PPGEOG da Universidade Federal de São João

Leia mais