PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEEVALE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEEVALE"

Transcrição

1 PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEEVALE Francine Silveira Tavares 1 Analícia Couto Linden 2 Palavras-chave: Preservação. Conservação. Documento fotográfico. Negativo fotográfico. 1 INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta resultados parciais de um projeto de ensino em andamento no Centro de Documentação e Memória Luci Bridi da Universidade Feevale. O acervo fotográfico do Centro de Documentação é formado por fotografias coloridas e em preto e branco, álbuns fotográficos e negativos fotográficos. A atividade realizada no projeto se concentra sobre os negativos monocromáticos e tem como objetivo a preservação e conservação deste material, assim como, torná-lo acessível ao público interessado. O conteúdo do acervo fotográfico tem relação com a história e acontecimentos da Feevale, sendo essa uma das razões que justificam sua preservação enquanto testemunho da memória da Instituição. Memória que não é somente da Feevale, mas de todos aqueles que por um período tiveram suas vidas interligadas a Instituição, seja na condição de aluno, professor, funcionário ou visitante. A Federação de Estabelecimento de Ensino Superior em Novo Hamburgo Feevale foi fundada em março de 1970 e em abril de 2010, obteve, do Ministério da Educação, o reconhecimento como Universidade. A Feevale surgiu de uma iniciativa e demanda da comunidade com a finalidade de formar profissionais habilitados, permitindo a qualificação do 1 Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel e professora da Universidade Feevale. 2 Aluna do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia pela Universidade Feevale.

2 mercado de trabalho. A Instituição tem atualmente alunos em todos os níveis de ensino e localiza-se em Novo Hamburgo, RS. 2 PRIMEIROS PASSOS DA CONSERVAÇÃO DE FOTOGRAFIA: PRÉ-INVENTÁRIO É reconhecida a capacidade e importância da fotografia como instrumento de memória e fonte de estudo sobre o passado recente ou remoto, que de outra forma não se teria acesso. Para tanto, a conservação se faz necessário para que não se percam preciosos fragmentos de memória (MARCONDES, 2002). Luís Pavão (2004), afirma que a observação e descrição são os primeiros procedimentos diante de uma coleção fotográfica. A partir da observação, chega-se ao préinventário, no qual são elencados os formatos e processos fotográficos existentes, quantidades, formas de organização, temáticas, existência de peças deterioradas ou instáveis, formas de deterioração, datas aproximadas, condições das embalagens, necessidade sobre cópias ou duplicação e formas de tratamento. O pré-inventário é uma forma de aprofundar o conhecimento sobre o acervo fotográfico oportunizando a elaboração de um plano de conservação adequado as necessidades do acervo. 3 METODOLOGIA A partir da observação dos negativos do Centro de Documentação, verificou-se que há no acervo em torno de 1000 negativos entre 12 e 36 poses, sendo estes coloridos e preto e branco. Os negativos estão acondicionados de diversas formas como, por exemplo, dentro de um envelope carta em que alguns estão em contato direto com o sulfite e outros, sendo a maioria, estão em embalagens plásticas utilizadas para filme. Outros filmes estão em embalagem plástica que permitem constatar que os mesmos foram revelados em laboratório externo a Feevale. Os negativos estão cortados em diferentes tamanhos (1 a 6 fotogramas) e uma pequena quantidade se mantem inteiro e enrolado. Todos os negativos estão acondicionados em caixas poliondas na cor azul, totalizando 6 caixas.

3 Parte do material que compõe o grupo de negativos exibe uma organização anterior ao Centro de Documentação. A organização pode ser observada porque os negativos estão guardados em envelopes que trazem impresso os campos seguintes: Centro de Recursos Audiovisuais / Museu da Imagem e do Som FEEVALE; Data; Evento; Bitola do Filme, Tipo e Obs. Outra parte dos negativos não possuem informações ou identificação sobre o tema fotografado e estão reunidos de forma aleatória. O estado de conservação geral dos negativos é bom. Observou-se sujeira, arranhões, manchas de secagem ou processamento do filme e alteração na cor da base do filme, no entanto não foi observado nenhum comprometimento grave em relação às imagens trazidas nos negativos. O conteúdo dos negativos tem relação em sua maioria com acontecimentos da Feevale como, por exemplo, cerimônias de posse e de formatura, seminários, palestras, eventos, infraestrutura da Feevale, visitas de outros profissionais e autoridades a Feevale. A partir dos resultados do pré-inventário, organizou-se um plano de conservação que inclui a separação dos negativos conforme o tipo (preto e branco ou colorido) e formato (35mm ou 6x6), a numeração do negativo, o preenchimento da ficha de conservação, a limpeza do negativo, a digitalização e o acondicionamento do negativo em nova embalagem. Enquanto não se dispõe de papel de conservação específico para a confecção das embalagens, os negativos limpos são acondicionados em embalagens plásticas novas, separados dos envelopes sulfites originais deteriorados e acondicionados em envelopes sulfites novos. Para a etapa de identificação, elaborou-se um sistema de numeração e uma ficha de conservação adequada as características do acervo de negativos. Conforme Pavão (1997, p. 269), a numeração é a atribuição de um número a cada espécie fotográfica de uma coleção. A numeração auxilia na localização do material no acervo, na informatização, na indexação de informações, na organização e no inventário. O sistema de numeração utilizado no Centro de Documentação da Feevale foi elaborado conforme as orientações de Luís Pavão (1997). O sistema interliga a ficha de conservação do negativo, o negativo, o envelope em que estava originalmente acondicionado e auxilia na sua localização. Vejamos um exemplo de numeração usado no Centro de Documentação. Exemplo: CRA

4 CRA designa a sigla da coleção a que a espécie pertence, neste caso CRA remete para a coleção Centro de Recursos Audiovisuais. O 01 é o código de espécie, que designa, neste caso, negativo preto e branco em película, suporte de acetato. O 6 é o número do filme na coleção e 02 é o número do fotograma Na ficha de conservação é registrado se o negativo é colorido ou preto e branco, se a base é de acetato ou poliéster, o número do negativo, o formato, a autoria, as características de deterioração, o tratamento e observações gerais. A etapa seguinte foi pensar na digitalização do acervo que apresenta algumas vantagens tal como evitar o manuseio do original e em um segundo momento permitir o acesso a um número maior de pessoas. Para isso, procurou-se estudar os tipos de escâneres, resolução, alcance dinâmico, profundidade em bits e formatos de arquivo. 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO Entre o conjunto de negativos que compõe o acervo do Centro de Documentação, optou- se por iniciar o trabalho de conservação com os negativos que faziam parte do Centro de Recursos Audiovisuais da Feevale. Conforme constatado no pré-inventário, este conjunto exibe uma unidade e organização anteriores ao Centro de Documentação. Em virtude destas características e do seu conteúdo, optou-se por manter este conjunto de imagens na forma de coleção. Segundo Pavão (1997, p. 255) Não é qualquer agrupamento ou conjunto de fotografias que se pode considerar uma colecção de fotografias. À noção de colecção preside um intuito, que lhe confere uma unidade, um significado próprio, difícil de encontrar num aglomerado de fotografias. Cada elemento que integra uma colecção faz parte de um todo, ganha sentido individual e colectivo precisamente através do conjunto. A coleção tem o nome de Centro de Recursos Audiovisuais e por se tratar de uma coleção, não serão incluídos outros negativos. Atualmente, a coleção possui 325 filmes monocromáticos catalogados o que totaliza 2675 imagens digitalizadas. O recorte temporal compreende os anos de

5 1978 a 1989 de forma fragmentada. Até o momento não foram encontrados negativos dos anos de 1982, 1983 e 1985, mas é importante lembrar que o trabalho ainda não foi finalizado. Acredita-se que o conjunto de imagens desta coleção foi formado por um setor da Feevale que tinha a responsabilidade de realizar o registro fotográfico, o processamento do negativo, o gerenciamento e o armazenamento do material fotográfico produzido. Não se sabe ainda, se há ampliações fotográficas destes negativos no Centro de Documentação. A partir da organização, tabulação e análise das imagens digitalizadas, identificou-se que algumas temáticas eram retratadas com mais frequência. Registros fotográficos de reuniões e visitas de autoridades aparecem em primeiro lugar, seguidas por cerimônias de solenidade, registro fotográficos dos cursos, retratos, eventos acadêmicos, eventos esportivos, apresentações artísticas, infraestrutura da Feevale, formaturas, vestibular, eventos comemorativos e confraternizações. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Na medida em que se avança no desenvolvimento do trabalho, percebe-se ainda mais a importância da preservação e conservação deste material fotográfico, que testemunha a existência de acontecimentos da memória institucional da Feevale e também atravessa histórias de vida, que fizeram desta intuição de ensino o que hoje entendemos por Universidade Feevale. Nas próximas etapas do projeto, pretende-se dar continuidade a limpeza, identificação e digitalização dos negativos e estudar formas de viabilizar o conhecimento do acervo e seu acesso pelo público interessado.

6 REFERÊNCIAS PAVÃO, Luís. Conservação de fotografias: o essencial. Cadernos técnicos de conservação fotográfica, 3. Rio de Janeiro, Funarte, MARCONDES, Marli. A importância da conservação fotográfica na reconstrução da memória. Revista de Educação do Cogeime. A. 11, n. 20, p , jun PAVÃO, Luis. Conservação de Coleções de Fotografia. Lisboa: Dinalivro, 1997.

METODOLOGIA DE CATALOGAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO MUSEU ETNOGRÁFICO DA COLÔNIA MACIEL

METODOLOGIA DE CATALOGAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO MUSEU ETNOGRÁFICO DA COLÔNIA MACIEL METODOLOGIA DE CATALOGAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO MUSEU ETNOGRÁFICO DA COLÔNIA MACIEL GEHRKE, Cristiano 1 ; SILVEIRA, Graciela 2 ; CERQUEIRA, Fábio 3 ; 1,2 Acadêmicos do curso de Licenciatura

Leia mais

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa.

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa. Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação para o ano

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 45 COMPLETAS CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional - 2014 P1 Qual o nome desta instituição? MIS-RJ/SAV P2 Esta instituição é da esfera: Estadual P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens

Leia mais

Ações de Formação LUPA externas, ano de 2011 Centro Português de Fotografia no Porto. Todas as ações de formação terão lugar na sede do CPF:

Ações de Formação LUPA externas, ano de 2011 Centro Português de Fotografia no Porto. Todas as ações de formação terão lugar na sede do CPF: Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Ações de Formação LUPA externas, ano

Leia mais

PORTARIA 193/2014 RESOLVE:

PORTARIA 193/2014 RESOLVE: PORTARIA 193/2014 CONSIDERANDO os termos da Portaria 067/2011 do Diretor do Instituto de Ciências Humanas que regulamenta a concessão de Endosso Institucional pelo Instituto de Ciências Humanas para a

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 38 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? FPC/CMB P2 Esta instituição é da esfera: Estadual P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Não há setor específico no Centro

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 46 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? UFMG/TV UFMG-CEDOC P2 Esta instituição é da esfera: Federal P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Centro de Documentação

Leia mais

#39. CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional COMPLETAS 1 / 8 PÁGINA 2. P1: Qual o nome desta instituição? FPC/CMB

#39. CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional COMPLETAS 1 / 8 PÁGINA 2. P1: Qual o nome desta instituição? FPC/CMB #39 COMPLETAS Coletor: Institucional 2014 (Link da web) Iniciado em: quarta-feira 18 de março de 2015 10:06:56 Última modificação: sábado 13 de junho de 2015 11:20:30 Tempo gasto: Mais de um mês Endereço

Leia mais

Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes. Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek

Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes. Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek Acervo Documental do Círculo de Estudos Bandeirantes Daniele Rocha Saucedo Katia Maria Biesek Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB) O Círculo de Estudos Bandeirantes foi fundado em 1929 Curitiba Paraná;

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 21 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? UCS/IMHC P2 Esta instituição é da esfera: Municipal P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Instituto Memória Histórica e

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 49 COMPLETAS C P1 Qual o nome desta instituição? PUC-Goiás/IGPHA-AAD P2 Esta instituição é da esfera: Estadual P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Acervo Audiovisual

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional #5 COMPLETAS Coletor: Website Collector 1 (Questionário do site) Iniciado em: terça-feira 31 de março de 2015 17:19:29 Última modificação: domingo 7 de junho de 2015 15:17:24 Tempo gasto: Mais de um mês

Leia mais

CINEMATECA BRASILEIRA SECRETARIA DO AUDIOVISUAL / MINISTÉRIO DA CULTURA ROLOS DE NITRATO PERDIDOS NO INCÊNDIO Introdução

CINEMATECA BRASILEIRA SECRETARIA DO AUDIOVISUAL / MINISTÉRIO DA CULTURA ROLOS DE NITRATO PERDIDOS NO INCÊNDIO Introdução CINEMATECA BRASILEIRA SECRETARIA DO AUDIOVISUAL / MINISTÉRIO DA CULTURA ROLOS DE NITRATO PERDIDOS NO INCÊNDIO Introdução Na madrugada do dia 03 de fevereiro de 2016, ocorreu um incêndio que atingiu um

Leia mais

Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, Lisboa Telefone e Fax Correio electrónico - Site:

Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, Lisboa Telefone e Fax Correio electrónico - Site: Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Correio electrónico lupa@lupa.com.pt - Site: www.lupa.com.pt Plano de Acções de Formação para o ano de 2008 Local

Leia mais

Fotografias e documentação iconográfica

Fotografias e documentação iconográfica Programa de Iniciação Científica Universidade de São Paulo Mariane Parente Nascimento Graduanda do curso de História Orientação Profa. Dra. Elizabeth F. C. R. Azevedo TIPOLOGIA DOCUMENTAL PARA O AQUIVO

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 30 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? MAM-RJ/Cinemateca-AF P2 Esta instituição é da esfera: Municipal P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Arquivo de Filmes

Leia mais

Projecto de tratamento documental e divulgação do Arquivo Fotográfico do Campo Arqueológico de Mértola Bruno Almeida e Paula Rosa

Projecto de tratamento documental e divulgação do Arquivo Fotográfico do Campo Arqueológico de Mértola Bruno Almeida e Paula Rosa Projecto de tratamento documental e divulgação do Arquivo Fotográfico do Campo Arqueológico de Mértola Bruno Almeida e Paula Rosa Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património/Campo

Leia mais

BIBLIOTECA DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: proposta metodológica de transferência de acervo bibliográfico

BIBLIOTECA DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: proposta metodológica de transferência de acervo bibliográfico Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) BIBLIOTECA DE HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: proposta metodológica de transferência de acervo bibliográfico Eliane Monteiro de Santana Dias

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Arquivo Cândido de Mello Neto. Museu Campos Gerais. Cartões Postais.

PALAVRAS-CHAVE Arquivo Cândido de Mello Neto. Museu Campos Gerais. Cartões Postais. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO (X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

A magia DA MICROFILMAGEM. A Tecnologia que surgiu no século XIX e até hoje é a forma mais segura e atual para guarda de seus documentos.

A magia DA MICROFILMAGEM. A Tecnologia que surgiu no século XIX e até hoje é a forma mais segura e atual para guarda de seus documentos. A magia DA MICROFILMAGEM A Tecnologia que surgiu no século XIX e até hoje é a forma mais segura e atual para guarda de seus documentos. 2 FABRICAINFO MICROFILMAGEM A MICROFILMAGEM HOJE FabricaInfo Equipe

Leia mais

PROCESSOS FOTOGRÁFICOS NO FOTO BIANCHI: O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM PONTA GROSSA NO SÉCULO XX

PROCESSOS FOTOGRÁFICOS NO FOTO BIANCHI: O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM PONTA GROSSA NO SÉCULO XX 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( X) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR

Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Página 1 de 9 Como entender o Sistema de Catalogação de Bens Culturais do Município de Nova Esperança-PR Em 08 de julho de 2016

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Conceitos Fundamentais. Tesauros e Terminologia Arquivística. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Conceitos Fundamentais Tesauros e Terminologia Arquivística Prof. Antonio Botão Tesauro(s) Repertório alfabético de termos utilizados em indexação e na classificação de documentos; Vocabulário

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 27 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? MIS-CAMP/SAV P2 Esta instituição é da esfera: Municipal P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Setor de Audiovisual do Museu

Leia mais

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1

CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 CARTA DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 1 1. CONSIDERANDO que a ciência exerce grande influência no desenvolvimento da sociedade, possibilitando transformações no nosso

Leia mais

Parte II. A fotografia nos arquivos: etapas de trabalho, processos de significação

Parte II. A fotografia nos arquivos: etapas de trabalho, processos de significação Parte II A fotografia nos arquivos: etapas de trabalho, processos de significação Etapas de trabalho 1 Aquisição Diretrizes institucionais: política de aquisição Análise preliminar do arquivo/relatório

Leia mais

Todas as acções de formação terão lugar na sede da empresa:

Todas as acções de formação terão lugar na sede da empresa: Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio electrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Acções de Formação para o

Leia mais

Restauro do Jornal Abolicionista A Redempção : Desafios da Recuperação de um Periódico do Séc. XIX

Restauro do Jornal Abolicionista A Redempção : Desafios da Recuperação de um Periódico do Séc. XIX Restauro do Jornal Abolicionista A Redempção : Desafios da Recuperação de um Periódico do Séc. XIX Dados da obra Edições : O total de exemplares editados na época soma 156 edições publicadas duas vezes

Leia mais

Casa da Memória. Acervo do Centro de Documentação da Casa da Memória. Catalogação compartilhada de projetos arquitetônicos das décadas de 1910 a 1950

Casa da Memória. Acervo do Centro de Documentação da Casa da Memória. Catalogação compartilhada de projetos arquitetônicos das décadas de 1910 a 1950 Casa da Memória Acervo do Centro de Documentação da Casa da Memória. Rua São Francisco, 319 Curitiba (41)3321-3236 Catalogação compartilhada de projetos arquitetônicos das décadas de 1910 a 1950 Casa da

Leia mais

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSITICO NACIONAL FICHA DE CADASTRO DE BEM ARQUEOLÓGICO MÓVEL

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSITICO NACIONAL FICHA DE CADASTRO DE BEM ARQUEOLÓGICO MÓVEL INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSITICO NACIONAL ANEXO II - PORTARIA N. 196, DE 18 DE MAIO DE 2016 FICHA DE CADASTRO DE BEM ARQUEOLÓGICO MÓVEL A Ficha deverá ser preenchida pelo detentor da portaria

Leia mais

CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DO ARQUIVO DE DOCUMENTOS DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DO ARQUIVO DE DOCUMENTOS DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DO ARQUIVO DE DOCUMENTOS DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA Rafael de Paula Araujo (MEDCRED) - rparaujo.rafael@gmail.com Robson de Paula

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Microfilmagem como método de preservação Paula Wivianne Quirino dos Santos Ana Rosa da Silva Mitilene Fereira Eixo temático: GT- Preservação das coleções físicas e digitais Resumo: O processo de microfilmagem

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Organização e preservação de fotografias para o digital: construção de álbuns digitais Ana Carolina Simionato Amanda Azevedo dos Santos José Lotúmolo Junior Maria Lígia Triques Samanta do Prado Palavras-chave:

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 14 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? APEES/CLP P2 Esta instituição é da esfera: Estadual P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Cinemateca Ludovico Persice do

Leia mais

1. Equipamento Cultural. 1.1 Sala de Cinema

1. Equipamento Cultural. 1.1 Sala de Cinema 1. Equipamento Cultural 1.1 Sala de Cinema 1.1.1 Cine itinerante 1.1.2 Cineclube 1.1.3 Cinema de rua 1.1.4 Drive-in 1.1.5 Espaço Cultural de Projeção de Filmes e Vídeos 1.1.6 Sala de cinema comunitário

Leia mais

Arquivo Histórico de Fotografia Aérea da DGT

Arquivo Histórico de Fotografia Aérea da DGT Arquivo Histórico de Fotografia Aérea da DGT Manuel VALÉRIO 1, Sofia MIRANDA 1, José CAMPOS 1 e Paulo PATRÍCIO 1 1 Direção-Geral do Território, Lisboa (mvalerio@dgterritorio.pt; smiranda@dgterritorio.pt;

Leia mais

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Conservação e Preservação de Documentos

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Conservação e Preservação de Documentos Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Conservação e Preservação

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 16 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? UFBA/BURMC-CEB P2 Esta instituição é da esfera: Federal P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Centro de Estudos Baianos

Leia mais

Protocolos para documentação e gestão de acervos museológicos: Implantação de um sistema integrado de informação na Rede de Museus da UFMG

Protocolos para documentação e gestão de acervos museológicos: Implantação de um sistema integrado de informação na Rede de Museus da UFMG Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG Protocolos para documentação e gestão de acervos museológicos: Implantação de um sistema integrado de informação na Rede de Museus da UFMG Coordenador:

Leia mais

Procedimentos de organização da documentação fotográfica da CESP

Procedimentos de organização da documentação fotográfica da CESP Projeto Eletromemória: História da Energia Elétrica no Estado de São Paulo (1890-2005) Procedimentos de organização da documentação fotográfica da CESP Natália Mazula Luiz Marília 2009 Procedimentos de

Leia mais

> Serviço Educativo. Atividades Visitas Oficinas

> Serviço Educativo. Atividades Visitas Oficinas > Serviço Educativo Atividades Visitas Oficinas O Arquivo Municipal de Lisboa guarda documentos sobre a história e a administração da cidade de Lisboa, desde o século XIII até à atualidade. Nele se reúne,

Leia mais

Novo modelo de trabalho para a Série Licença Para Obras

Novo modelo de trabalho para a Série Licença Para Obras Ano V N CXVIII - 16 a 30 de abril de 2017 AGCRJ compõe GT s para a instalação do Museu da Escravidão e Liberdade e do Memorial do Holocausto Ambas as iniciativas contemplam a trajetória de grupos étnicos

Leia mais

O Fundo Fotográfico da Casa Havanesa: Contributos para a Historiografia Local

O Fundo Fotográfico da Casa Havanesa: Contributos para a Historiografia Local O Fundo Fotográfico da Casa Havanesa: Contributos para a Historiografia Local Encontro Internacional de Arquivos Évora, 3 de outubro de 2014 Guida Cândido Ana Domingues O Arquivo Fotográfico Municipal

Leia mais

Arquivologia. Terminologia Arquivística

Arquivologia. Terminologia Arquivística Arquivologia Terminologia Arquivística Arquivologia - Informações gerais: A arquivística ou arquivologia é uma ciência que estuda as funções do arquivo, e também os princípios e técnicas a serem observados

Leia mais

1 Será obrigatória, para efeito de segurança, a extração de filme cópia do filme original.

1 Será obrigatória, para efeito de segurança, a extração de filme cópia do filme original. DECRETO N o 1.799, DE 30 DE JANEIRO DE 1996. Regulamenta a Lei n 5.433, de 8 de maio de 1968, que regula a microfilmagem de documentos oficiais, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no

Leia mais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Digitalização do acervo iconográfico Fernando Eduardo Lee.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Digitalização do acervo iconográfico Fernando Eduardo Lee. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Digitalização do acervo iconográfico Fernando Eduardo Lee. Resumo: Jeziel De Paula Historiador Docente e Pesquisador Unaerp - Universidade

Leia mais

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional

CRIDI / UFBa - Audiovisual Institucional nº 62 COMPLETAS P1 Qual o nome desta instituição? APM/DCD P2 Esta instituição é da esfera: Estadual P3 Qual o nome do setor de guarda do acervo de imagens em movimento? Diretoria de Conservação de Documentos

Leia mais

Obras raras: definição de critérios de raridade para o Acervo de Escritores Mineiros da UFMG

Obras raras: definição de critérios de raridade para o Acervo de Escritores Mineiros da UFMG Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Obras raras: definição de critérios de raridade para o Acervo de Escritores Mineiros da UFMG Nina C. Mendonça Campos de Miranda (UFMG) - ninacm40@yahoo.com.br Flávia Silvestre

Leia mais

FORMULÁRIOS O FORMULÁRIO É UM MÉTODO UTILIZADO PARA A ORGANIZAÇÃO ATINGIR DETERMINADO OBJETIVO.

FORMULÁRIOS O FORMULÁRIO É UM MÉTODO UTILIZADO PARA A ORGANIZAÇÃO ATINGIR DETERMINADO OBJETIVO. FORMULÁRIOS O FORMULÁRIO É UM MÉTODO UTILIZADO PARA A ORGANIZAÇÃO ATINGIR DETERMINADO OBJETIVO. OS MÉTODOS SÃO UTILIZADOS PELAS EMPRESAS PARA PROPORCIONAR MAIORES ÍNDICES DE LUCRATIVIDADE ALIADOS À REDUÇÃO

Leia mais

Elaboração de um plano de trabalho para captura, conservação e acesso de. Elaboração de um plano de trabalho

Elaboração de um plano de trabalho para captura, conservação e acesso de. Elaboração de um plano de trabalho Elaboração de um plano de trabalho Elaboração de um plano de trabalho Elaboração de um plano de trabalho Elaboração de um plano de trabalho Elaboração de um plano de trabalho Elaboração de um plano de

Leia mais

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 11. Temas: Conceitos de Arquivamento

Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 11. Temas: Conceitos de Arquivamento Redação Oficial, Protocolo e Arquivamento AULA 11 Temas: Conceitos de Arquivamento Até agora, estudamos sobre a forma correta de produzir e tramitar os documentos gerados em nosso dia-a-dia. A partir desta

Leia mais

PRINCÍPIOS PARA O REGISTO DE MONUMENTOS, GRUPOS DE EDIFÍCIOS E SÍTIOS (1996)

PRINCÍPIOS PARA O REGISTO DE MONUMENTOS, GRUPOS DE EDIFÍCIOS E SÍTIOS (1996) Pág. 1 de6 PRINCÍPIOS PARA O REGISTO DE MONUMENTOS, GRUPOS DE EDIFÍCIOS E SÍTIOS (1996) (Texto ratificado pela 11.ª Assembleia Geral do ICOMOS, reunida em Sofia, Bulgária, de 5 a 9 de Outubro de 1996)

Leia mais

CINEMATECA PORTUGUESA MUSEU DO CINEMA

CINEMATECA PORTUGUESA MUSEU DO CINEMA CINEMATECA PORTUGUESA MUSEU DO CINEMA CINEMATECA DIGITAL www.cinemateca.pt Rui Machado (rui.machado@cinemateca.pt) Subdiretor 1 CINEMATECA DIGITAL Plataforma digital integrada no sítio web da Cinemateca

Leia mais

INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E IDENTIDADE INSTITUCIONAL: COLEÇÃO DE FOLDERS DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO

INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E IDENTIDADE INSTITUCIONAL: COLEÇÃO DE FOLDERS DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E IDENTIDADE INSTITUCIONAL: COLEÇÃO DE FOLDERS DA FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO Roger De Miranda Guedes (FJP) - rogerotoni@gmail.com Resumo: Relato de experiência

Leia mais

memória COMO anda a memória da sua organização? INSTITUCIONAL selo memorial

memória COMO anda a memória da sua organização? INSTITUCIONAL selo   memorial memória INSTITUCIONAL CONHECENDO O PASSADO CONSTRUINDO O FUTURO COMO anda a memória da sua organização? O interesse pela memória institucional cresce a cada dia, sobretudo das organizações e empresas que

Leia mais

FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES

FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES UFGD FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO REGIONAL FICHA DE DESCRIÇÃO DE COLEÇÕES COLEÇÃO: DOCUMENTOS ORIGINAIS 1. ÁREA DE IDENTIFICAÇÃO 1.1. Código de referência: BR CDR DORIG 1.2. Título:

Leia mais

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM 1.1. TÍTULO DO PROJETO: Laboratório de História 1.2. CURSO: Interdisciplinar 1.3. IDENTIFICAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) /PROPONENTE 1.3.1. NOME: Edinéia

Leia mais

DOCUMENTOS ANARQUISTAS DA COLÔNIA CECÍLIA: ORGANIZAÇÃO E CATALOGAÇÃO NO ARQUIVO CÂNDIDO DE MELLO NETO.

DOCUMENTOS ANARQUISTAS DA COLÔNIA CECÍLIA: ORGANIZAÇÃO E CATALOGAÇÃO NO ARQUIVO CÂNDIDO DE MELLO NETO. 9. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1

BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1 BIBLIOTECA VIRTUAL DE TURISMO DO CAMPUS RESTINGA 1 CELEM SILVA 2, JOSÉ F. MARTINS 3, HERNANDA TONINI 4 RESUMO: O acesso a informações é um dos principais instrumentos na atualidade para o crescimento profissional

Leia mais

22) MICROFILMAGEM tem validade legal como prova expectativa de vida de aproximadamente 500 anos

22) MICROFILMAGEM tem validade legal como prova expectativa de vida de aproximadamente 500 anos 22) MICROFILMAGEM A microfilmagem é uma técnica fotográfica que surgiu em meados de 1870 durante a guerra prussiana. Esta técnica permite a substituição do original por representar uma cópia fiel à fonte

Leia mais

SALÃO DE FOTOGRAFIA DIGITAL IFRS CAMPUS RIO GRANDE Olhares Papareias REGULAMENTO

SALÃO DE FOTOGRAFIA DIGITAL IFRS CAMPUS RIO GRANDE Olhares Papareias REGULAMENTO SALÃO DE FOTOGRAFIA DIGITAL IFRS CAMPUS RIO GRANDE Olhares Papareias REGULAMENTO 1. DA PROMOÇÃO 1.1. O Salão de Fotografia Digital do IFRS Campus Rio Grande, Olhares Papareias, é uma iniciativa da Assessoria

Leia mais

CCA, 80 anos de história - Jubileu de Carvalho do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba:

CCA, 80 anos de história - Jubileu de Carvalho do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba: Edital - Concurso Fotográfico CCA, 80 anos de história - Jubileu de Carvalho do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba: 1936-2016 O Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS Disciplinas obrigatórias Memória Social 45 Cultura 45

Leia mais

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa:

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa: Luis Pavão Limitada Rua Rafael Andrade, 29-1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45 Site: www.lupa.com.pt Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt Plano de Ações de Formação para o ano

Leia mais

Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web

Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Vânia Mara Alves Lima Artur Simões Rozestraten Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos Eliana de Azevedo Marques Letícia de

Leia mais

Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro

Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Preservação digital de documentos: um olhar para o futuro Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos (ECA/USP) - cibeleac@usp.br Daniela Pereira de Sousa Manfre (CMSP) -

Leia mais

EDITAL DE CURADORIA PARA MOSTRA ARTE + ARTE 2014 VISÕES DA LIBERDADE

EDITAL DE CURADORIA PARA MOSTRA ARTE + ARTE 2014 VISÕES DA LIBERDADE EDITAL DE CURADORIA PARA MOSTRA ARTE + ARTE 2014 VISÕES DA LIBERDADE A Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, o Memorial do Rio Grande do Sul e o Museu dos Direitos Humanos do Mercosul

Leia mais

TÍTULO: PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA POR MEIOS DIGITAIS: SENSIBILIZAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DA MEMÓRIA RIO-PARDENSE

TÍTULO: PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA POR MEIOS DIGITAIS: SENSIBILIZAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DA MEMÓRIA RIO-PARDENSE TÍTULO: PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA POR MEIOS DIGITAIS: SENSIBILIZAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DA MEMÓRIA RIO-PARDENSE CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO

Leia mais

DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO: UMA EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA LÀJUOMIM

DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO: UMA EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA LÀJUOMIM DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO: UMA EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA LÀJUOMIM TATIANE LEMOS CALMON tatyanelemos@yahoo.com.br RENATO MARQUES ALVES renamarkalves@yahoo.com.br RESUMO A fotografia por muitos

Leia mais

O Património Histórico da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho

O Património Histórico da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho O Património Histórico da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho A colecção de plantas, alçados e cortes do edifício. Estado da situação Amaro Carvalho da Silva e Maria de Fátima Abraços 1 O programa

Leia mais

HAND-COLOURING FOTOGRAFIA COLORIZADA. por Rochele Zandavalli e Carine Wallauer. Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida

HAND-COLOURING FOTOGRAFIA COLORIZADA. por Rochele Zandavalli e Carine Wallauer. Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida HAND-COLOURING FOTOGRAFIA COLORIZADA por Rochele Zandavalli e Carine Wallauer Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida HAND COLOURING FOTOGRAFIA COLORIZADA Historicamente,

Leia mais

CONCURSO DE FOTOGRAFIA. MED, um festival de cor, vida e muita emoção REGULAMENTO GERAL. Artigo 1º - Objectivo/ Âmbito

CONCURSO DE FOTOGRAFIA. MED, um festival de cor, vida e muita emoção REGULAMENTO GERAL. Artigo 1º - Objectivo/ Âmbito CONCURSO DE FOTOGRAFIA MED, um festival de cor, vida e muita emoção REGULAMENTO GERAL Artigo 1º - Objectivo/ Âmbito O concurso de fotografia MED, um festival de cor, vida e muita emoção tem por objetivo,

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA

ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA Flavia Geane dos Santos (IFMT) - flavia.santos@vgd.ifmt.edu.br Resumo: O presente relato

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( x) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

Tabela de Preços

Tabela de Preços Regulamentos Tabela de Preços - 2011 Aprovado pela Câmara Municipal em 09/12/2010 Entrada em vigor: 03/01/2011 MUNICÍPIO DE FERREIRA DO ZÊZERE CÂMARA MUNICIPAL Tabela de Preços - 2011 Designação Euros

Leia mais

PARECER Nº 011/2016-PROGRAD. ASSUNTO: Convalidação de alterações efetuadas no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Escultura

PARECER Nº 011/2016-PROGRAD. ASSUNTO: Convalidação de alterações efetuadas no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Escultura PROTOCOLO N.º 14.118.911-5 PARECER Nº 011/2016-PROGRAD ASSUNTO: Convalidação de alterações efetuadas no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Escultura INTERESSADO: Colegiado do Curso Superior de Escultura,

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional/2009

Relatório de Autoavaliação Institucional/2009 Relatório de Autoavaliação Institucional/2009 A Autoavaliação Institucional do Centro Universitário de Anápolis UniEVANGÉLICA - é coordenada pela CPA Comissão Própria de Avaliação, com participação da

Leia mais

CONSERVAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS: PONTAPÉ INICIAL

CONSERVAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS: PONTAPÉ INICIAL CONSERVAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE ACERVOS: PONTAPÉ INICIAL Sabe aquelas fotos, tetos, recortes de jornal, roupas, flâmulas e outros objetos que guardamos em casa, na sede do clube, no comércio ou escritório?

Leia mais

MODATECA PUCPR: A CRIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE UM ACERVO DE MODA

MODATECA PUCPR: A CRIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE UM ACERVO DE MODA MODATECA PUCPR: A CRIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE UM ACERVO DE MODA Modateca PUCPR: Establishment and Organization of a fashion acquis Fabro-Cardoso, Gabriela; Graduanda, PUC-PR, gabrielafabroc@gmail.com Vieira-Sena,

Leia mais

REFORMULAÇÃO DA FICHA DE CATALOGAÇÃO E DE DIAGNÓSTICO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO FUNDO FOTO BIANCHI.

REFORMULAÇÃO DA FICHA DE CATALOGAÇÃO E DE DIAGNÓSTICO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DOS NEGATIVOS DO FUNDO FOTO BIANCHI. 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 013/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar;

RESOLUÇÃO Nº 013/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar; RESOLUÇÃO Nº 013/2016-CEPE/UNESPAR Convalida as alterações e prazos de vigência da matriz curricular do curso Superior de Escultura do campus Curitiba I - EMBAP. Considerando o art. 7º, incisos I, II e

Leia mais

A DESCENTRALIZAÇÃO DA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS

A DESCENTRALIZAÇÃO DA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS A DESCENTRALIZAÇÃO DA PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS Elaboração: Carlos Henrique Rangel I - INTRODUÇÃO Minas Gerais desponta no país na implementação de políticas visando a preservação

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Arquigrafia: um repositório digital de imagens em ambiente colaborativo web Vânia Mara Alves Lima Artur Simões Rozestraten Cibele de Araújo Camargo Marques dos Santos Eliana de Azevedo Marques Letícia

Leia mais

O arquivo pessoal de Alfredo Keil: particularidades e problemáticas

O arquivo pessoal de Alfredo Keil: particularidades e problemáticas O arquivo pessoal de Alfredo Keil: particularidades e problemáticas Estrutura da apresentação 1. Alfredo Keil Nota biográfica 2. O Sistema de Informação. Particularidades 2.1. O pintor 2.2. O escritor

Leia mais

Câmara Clara apresenta para patrocínio via ProAc ICMS (renúncia fiscal) Foto: Armínio Kaiser. SP, Ao aroma do café

Câmara Clara apresenta para patrocínio via ProAc ICMS (renúncia fiscal) Foto: Armínio Kaiser. SP, Ao aroma do café Câmara Clara apresenta para patrocínio via ProAc ICMS (renúncia fiscal) Foto: Armínio Kaiser. SP, 1956. Ao aroma do café D O C U M E N T Á R I O Apresentação Projeto visa a produção do documentário Ao

Leia mais

O fazer da Justiça do Trabalho através dos seus utensílios

O fazer da Justiça do Trabalho através dos seus utensílios O fazer da Justiça do Trabalho através dos seus utensílios humano. A noção de trabalho é instância definidora do E o trabalho, muitas vezes, se não sempre, se dá pela mediação de objetos, os quais, por

Leia mais

Apêndice de Figuras. Índice

Apêndice de Figuras. Índice Apêndice de Figuras Índice Espólio Fotográfico Francisco Oliveira Acondicionamento Exames e Análises - Identificação das Películas Avaliação do Estado de conservação 244 244 245 247 Actas da Câmara Municipal

Leia mais

O Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra

O Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra O Arquivo de Botânica da Universidade de Coimbra Workshop de Arquivos Universitários Ana Margarida Dias da Silva M. Teresa Gonçalves António Carmo Gouveia FCSH - 5 de Julho de 2013 Sumário Apresentação

Leia mais

RETRATOS DA INDÚSTRIA NACIONAL

RETRATOS DA INDÚSTRIA NACIONAL RETRATOS DA INDÚSTRIA NACIONAL INDICE INTRODUÇÃO 3 ETAPAS / PERÍODOS 3 REGULAMENTO 4 I DISPOSIÇÕES GERAIS 4 II INSCRIÇÃO 4 III MATERIAL 5 IV PROCESSO DE AVALIAÇÃO 5 V PREMIAÇÃO 6 VI - ASPECTOS LEGAIS 6

Leia mais

REGULAMENTO ARQUIVO DO MOSTEIRO DA BATALHA

REGULAMENTO ARQUIVO DO MOSTEIRO DA BATALHA REGULAMENTO ARQUIVO DO (Os documentos mais antigos disponíveis neste arquivo datam do início do período de restauro do Mosteiro da Batalha 1840) MISSÃO O Arquivo do Mosteiro da Batalha (AMB) tem como principais

Leia mais

Fundo: Câmara Municipal de Évora Secção: Cultura. 1. Descrição ao nível da Série 1.1 IDENTIFICAÇÃO

Fundo: Câmara Municipal de Évora Secção: Cultura. 1. Descrição ao nível da Série 1.1 IDENTIFICAÇÃO Fundo: Câmara Municipal de Évora Secção: Cultura 1. Descrição ao nível da Série 1.1 IDENTIFICAÇÃO - Código de Referência PT/AMEVR/CME/R - Cultura - Data 1982-2013 - Nível da Descrição Série (SR) - e suporte

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIP UNIVERSIDADE PAULISTA ATIVIDADES COMPLEMENTARES TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TECNOLOGIA EM GERENCIAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES TECNOLOGIA EM ANÁLISE

Leia mais

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018

INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018 INFORMATIVO JURÍDICO Nº 04/2018 EMENTA: DOCUMENTAÇÃO MÉDICA DO PACIENTE. DEVER DE GUARDA. CONJUNTO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES REFERENTES AOS CUIDADOS MÉDICOS. SIGILO PROFISSIONAL. Serve o presente para

Leia mais

Educação Patrimonial - Mais Educação VERSÃO PRELIMINAR. Ficha do Projeto. Título do Projeto: Nome da Escola/Bairro/Município/Estado.

Educação Patrimonial - Mais Educação VERSÃO PRELIMINAR. Ficha do Projeto. Título do Projeto: Nome da Escola/Bairro/Município/Estado. Ficha do Projeto Título do Projeto: Nome da Escola/Bairro/Município/Estado Foto da equipe: 1 Nome e idade dos integrantes da equipe: Nome do monitor: Nome dos professores participantes: Instituições participantes:

Leia mais

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da apresentação do Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da apresentação do Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da apresentação do Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional Museu

Leia mais

Digitalização e Processamento de Documentos do Centro Histórico e Cultural Mackenzie

Digitalização e Processamento de Documentos do Centro Histórico e Cultural Mackenzie Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Digitalização e Processamento de Documentos do Centro Histórico e Cultural Mackenzie Helen Yara Altimeyer (Mackenzie) - helen.altimeyer@mackenzie.br Maria de Cléofas Faggion

Leia mais

Palavras-chave: Identificação. Fotografia. Negativo. Fundo Foto Bianchi. ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA

Palavras-chave: Identificação. Fotografia. Negativo. Fundo Foto Bianchi. ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( X ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO DATAÇÃO DOS NEGATIVOS

Leia mais

Regulamento do Arquivo da Defesa Nacional

Regulamento do Arquivo da Defesa Nacional Secretaria-Geral Regulamento do Arquivo da Defesa Nacional Direção de Serviços de Comunicação e Relações Públicas Ver.1 19-Jun.2013. 12h00 Edição: Ministério da Defesa Nacional Direção: Secretaria-Geral

Leia mais

PROJETO DE ORGANIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E GUARDA DOS ACERVOS

PROJETO DE ORGANIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E GUARDA DOS ACERVOS PROJETO DE ORGANIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E GUARDA DOS ACERVOS MANUTENÇÃO E GUARDA DO ACERVO ACADÊMICO A manutenção e a guarda do acervo acadêmico da Faculdade de Ensino Regional Alternativa -

Leia mais

TCC00330 Modelagem de Processos de Negócio CASE TRABALHO GESTÃO DE ACERVOS

TCC00330 Modelagem de Processos de Negócio CASE TRABALHO GESTÃO DE ACERVOS TCC00330 Modelagem de Processos de Negócio CASE TRABALHO GESTÃO DE ACERVOS 1. Contexto Atualmente, já é grande a variedade de computadores, mídias digitais, formatos e softwares utilizados nos trabalhos

Leia mais