O sistema de preços fixos do livro na Alemanha Uma breve visão geral da história, das regulamentações e o efeito da sustentabilidade do preço a varejo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O sistema de preços fixos do livro na Alemanha Uma breve visão geral da história, das regulamentações e o efeito da sustentabilidade do preço a varejo"

Transcrição

1 O sistema de preços fixos do livro na Alemanha Uma breve visão geral da história, das regulamentações e o efeito da sustentabilidade do preço a varejo Verena Sich, advogada do departamento jurídico da Associação Alemã de Editores e Comerciantes de Livros com sede em Frankfurt, Börsenverein des Deutschen Buchhandels, Alemanha. Foi me solicitado que apresentasse uma breve visão geral da história das regulamentações e dos efeitos dos preços fixos para os livros na Alemanha. A Börsenverein é a organização líder do setor produtivo, da distribuição ao atacado e do setor da venda a varejo, da indústria do livro na Alemanha. Esta associação representa os interesses de cerca de companhias afiliadas, das quais aproximadamente são editores, 80 são distribuidores atacadistas e são vendedores varejistas. Isto significa que, à diferença de outras associações profissionais - comparáveis conosco -, a Börsenverein une sob a mesma bandeira a todos os atores da cadeia do livro. Este sistema representativo nos permite agir como um organismo unificado, com uma única voz em assuntos de políticas, tanto econômicas como culturais e garante a seus afiliados um alto nível de racionalização. Desde sua fundação em 1825, a Börsenverein tem contribuído de várias formas apoiando e desenvolvendo a diversidade literária. Por exemplo, iniciou e conseguiu a aprovação de leis fundamentais como as relacionadas aos direitos editoriais e de autor, à redução de custos postais, à legislação tributária especial (IVA) e à lei alemã atual sobre a fixação de preços de livros. Estes logros foram, em parte, o resultado da Börsenverein, ao estabelecer e cultivar contatos com os estamentos políticos, especialmente com o Parlamento alemão, com associações profissionais e organizações culturais, com a opinião e a imprensa. Ao estar envolvida com vários projetos e campanhas, a Börsenverein também está comprometida com o fomento da leitura e tem uma dedicação proeminente no seu mandato como política cultural. Por exemplo, a Börsenverein (junto com as companhias afiliadas) é responsável da organização da Feira Internacional do Livro de Frankfurt, assim como de outorgar anualmente o Prêmio da Paz na Alemanha, um dos prêmios culturais mais importantes deste país. A Börsenverein sempre esteve envolvida com o estabelecimento, salvaguarda e monitoramento do sistema de preços fixos para o livro na Alemanha. A seguir, daremos uma visão geral dos antecedentes que dão suporte à fixação de preços e logo lhes explicaremos o porquê de pensarmos que a fixação de preços é tão importante para o comércio de livros. Também se fará referência aos sistemas de preços de livros em outros países europeus, assim como às regulamentações mais importantes da lei sobre os preços dos livros na Alemanha.

2 História dos preços fixos na Alemanha Na Alemanha já existia um sistema de preços fixos desde Naqueles dias, incorporaram-se os preços varejistas fixos aos estatutos da Börsenverein. Os membros da Börsenverein estavam obrigados a obedecer às indicações sobre os preços fixos, já que as infrações eram sancionadas. Apesar dos ataques dos críticos, que viram na política de preços fixos nos livros a criação de cartéis, o sistema continuou intacto durante os quarenta anos seguintes. Depois da Segunda Guerra Mundial não foi possível manter este sistema de preços fixos, devido à divisão da Alemanha em quatro zonas ocupadas, cada uma sob um governo diferente. Porém, em 1958 entrou em vigência uma lei antimonopólio, que incluía um parágrafo que permitia às editoras fixarem os preços dos livros sob um sistema contratual de fixação de preços. A lei estabeleceu que a fixação de preços era legal por meio da assinatura de contratos mútuos de sustentabilidade de preços varejistas. Em 1965, a Börsenverein iniciou um sistema contratual de preços de livros que cumpria estas regulamentações da lei antimonopólio: de acordo com a lei antimonopólio alemã, era condição prévia - indispensável para a validez do sistema de fixação de preços - que a sustentabilidade de preços fosse extensiva ou hermética. Em outras palavras, o sistema tinha que garantir que não existissem brechas na cadeia de distribuidores. Cada editor precisava conseqüentemente - comprometer a cada vendedor final dos seus livros a sustentar estes preços varejistas fixos, assim este vendedor fosse, um livreiro tradicional, uma loja de departamentos ou um supermercado. Com a finalidade de minimizar os detalhes organizacionais complicados, os livreiros usavam geralmente um formato especial de contrato criado pela Börsenverein, o denominado Coletivo (Sammelrevers ). Este sistema era um tipo de acordo normativo que cobria vários contratos individuais, determinantes dos preços. Para evitar uma situação onde o varejista pudesse finalizar o contrato com quase todos os editores por sua própria conta, tanto os editores como os varejistas escolhiam um advogado apoderado, que assinava o contrato pelas partes que representava. Assim, o sistema contratual oferecia aos editores a oportunidade de fixar preços, mas não os obrigava a fazê-lo. Sob este sistema contratual, fixaram-se os preços de 90% de todos os livros publicados na Alemanha. Esta alta porcentagem pode ser tomada como um indicador do alto nível de aceitação que a sustentabilidade de preços, entre os editores alemães, teve e ainda tem. Este sistema contratual durou desde 1965 até 2002, quando foi trocado por uma lei substitutiva.

3 A criação da União Européia, em 1993, teve um profundo efeito sobre o sistema contratual de Sammelrevers. Os livreiros alemães se preocuparam pela ameaça das vendas limítrofes dentro da área lingüística homogênea da Alemanha, da Áustria e da Suíça, o qual colocaria em perigo à impermeabilidade do sistema nacional de preços fixos. Em conseqüência, estabeleceu-se um acordo limítrofe entre os países de língua alemã (Alemanha, Áustria e Suíça). Este Sammelrevers trinacional, obrigou aos varejistas em cada país a obedecer aos preços estabelecidos pelos editores, inclusive mais além dos limites de seu país. E quando se criou o mercado europeu, em 1993, os sistemas de sustentabilidade de preços no que se refere a seus efeitos internacionais ajustaram-se à estrita lei européia, que regulava os cartéis e precisaram da aprovação da Comissão da União Européia. Primeiro, a União Européia afirmou que considerando as vantagens da sustentabilidade do preço do preço varejista o Sammelreavers trinacional, poderia ser aceito. Mas logo, mudou de opinião e considerou o Sammelreavers trinacional não compatível com os direitos da União Européia. Em conseqüência, o Sammelreavers alemão se nacionalizou novamente em 2000, quando já na era possível a fixação internacional de preços. A Áustria e a Suíça reclamaram. Durante as disputas com a Comissão da União Européia, todo o setor do livro temeu que a fixação de preços em geral desaparecesse. Tendo em conta estes temores, a Börsenverein se dirige aos legisladores alemães em 2001 e solicita uma declaração sobre o sistema de fixação de preços para substituir o sistema contratual existente com uma regulamentação de lei. Em abril de 2002, a Comissão da União Européia finalmente sentencia que o sistema contratual age em conformidade com os direitos da União Européia. Mas, simultaneamente na Alemanha, os preparativos para uma lei reguladora da fixação de preços haviam avançado até o ponto de conseguir que, em outubro de 2002, a lei de fixação de preços entrasse em vigência. Algo interessante foi que a lei sobre os preços fixos de livros se aprovasse por unanimidade, por todos os partidos do Parlamento alemão - os verdes, os social-democratas, os cristão-democratas, os liberais - e inclusive pelos antigos socialistas. A principal diferença entre a fixação de preços sob o sistema legal atual e a fixação de preços sob o sistema contratual, consiste em que agora é necessário que todo o editor fixe os preços de seus livros por lei. Os editores já não têm a possibilidade de eleger se fixam ou não seus preços. De acordo com isto, os varejistas também estão obrigados por lei a manter seus preços.

4 Efeitos e significação do sistema de fixação de preços Agora me interessa aprofundar nos argumentos, pelos quais os preços fixos dos livros são tão importantes para um comércio funcional do livro. Para qualquer sociedade baseada em um sistema orientado pelo mercado o qual se aplica a todos os membros da União Européia, um regime de preços fixos deve parecer um conceito bastante estranho. Os varejistas não podem determinar livremente os preços de seus produtos e os preços não se vêem influenciados pela demanda dos compradores. Os livros têm características às vezes contraditórias: são objetos de cultura que aportam valores, identidades, experiências e história e também, são bens mercantis destinados à ganância econômica. Por isto, os livros não são bens comerciais ordinários. Também são informação, educação e entretenimento. E inclusive são mais: são a base da vida intelectual e fazem possível a literatura, a ciência, a informação e o entretenimento. De acordo com a sua própria percepção, a missão da Börsenverein é cultural. A significação dos livros para o desenvolvimento intelectual e cultural da sociedade e dos indivíduos tem um valor enorme. Achamos que um sistema de preços fixos para os livros é um dos instrumentos mais importantes para engrandecer e proteger os livros como bem cultural. O sistema de preços fixos para os livros se baseia, nos seguintes três supostos: 1. Os livros são inevitáveis para o desenvolvimento cultural de nossa sociedade e de seus indivíduos. 2. Uma rede forte de livrarias, com uma grande variedade de livros, seria sumamente efetiva para realizar a distribuição de livros como objetos culturais de nossa sociedade. 3. O sistema de preços fixos para os livros é o melhor instrumento para conseguir dita rede. A fixação de preços garante a existência de numerosas editoras, ajuda a preservar e fomentar uma literatura diversa e colorida e, especialmente, promove a disponibilidade de livros, como produtos culturais em todo o país. 1. Editoras Os preços fixos fazem possível que as editoras produzam títulos com uma menor perda por impressão, ou seja, uma quantidade menos de publicações com uma rentabilidade baixa ou nula, as quais são subsidiadas pelos títulos mais vendidos.

5 Os preços fixos fazem possível que os editores trabalhem com cálculos para equilibrar possibilidades e riscos. As ganâncias obtidas com best sellers (sucessos editoriais de moda) ou long sellers (títulos que continuam vendendo-se depois de muito tempo) podem ser usados para promover novos autores ou para levar a cabo inovadores projetos literários. Este tipo de cálculo combinado, possibilita a publicação de títulos para leitores com interesses especializados. Sem preços fixos nos livros, os autores sofisticados porém, relativamente desconhecidos e que se dirigem a um grupo de leitores seleto - teriam grandes dificuldades para encontrar um editor disposto a correr o risco econômico de publicar a sua obra. Sem preços fixos, o mercado do livro seria mais competitivo e os editores simplesmente fariam uma maior ênfase na seção dos best sellers de sua própria produção. Além do mais, o autor também se beneficia dos preços fixos, já que sua remuneração pode estar baseada em uma porcentagem do preço fixado. O efeito positivo dos preços fixos nos livros sobre as atividades editoriais na Alemanha é notório, no fato de ver que os leitores na Alemanha podem escolher entre uma gama imensamente ampla de títulos (há títulos disponíveis). 2. Livrarias Em segundo lugar, o sistema de preços fixos fomenta a disponibilidade do produto cultural livro em todo o país. Garante uma rede de distribuição densa, uma ampla gama de livrarias, com grande variedade e um extraordinário serviço cultural. Pode-se encontrar uma grande variedade de livrarias na maioria das cidades da Alemanha, desde as pequenas e especializadas até as grandes livrarias com um amplo sortido. Inclusive nas pequenas comunidades do campo, pode-se encontrar pelo menos uma livraria, que proporciona aos habitantes toda classe de livros, desde os escolares até os de entretenimento. Um preço varejista fixo garante aos livreiros um aumento de preço fixo e os protege das grandes livrarias de cadeia, das lojas de departamentos ou das companhias de Internet, as quais oferecem best sellers e outros livros contemporâneos a preços inferiores. Os pequenos e médios livreiros varejistas confiam na venda de livros populares, o qual lhes possibilita financiar outros títulos menos populares, que poderiam ser menos solicitados, muito específicos ou simplesmente difíceis de vender. Assim, os preços fixos evitam uma luta por preços que - de outro modo - seria vencida pelas livrarias de grandes cadeias, pelos supermercados e pelas lojas de departamentos. Um exemplo que serve de advertência diante de tais lutas por preços na Alemanha pôde ser notado quando a versão em língua inglesa de Harry Potter V foi introduzida no mercado. Os livros estrangeiros, em idiomas estrangeiros, não estão sujeitos ao sistema de preços fixos, de modo que cada varejista pôde calcular livremente o preço de Harry Potter V. O resultado foi que os grandes livreiros nas cidades superaram aos

6 seus competidores com preços mais baixos alguns ofereceram o livro a preços, inclusive, mais baixos que o preço de entrada-. Assim, as livrarias menores tiveram problemas para defender seus preços bem calculados. 3. Atacadistas Devido à existência de uma ampla e densa rede de varejistas e uma grande quantidade de livros disponíveis, é necessária uma rede especializada e bem organizada de atacadistas. É óbvio que um varejista não está em capacidade de ter os títulos disponíveis na sua livraria, fazendo que a variedade de livros e o objetivo dos preços fixos, é promover a disponibilidade do produto cultural do livro em quase todos os lugares, isto requer da existência de atacadistas efetivos. Na Alemanha, os atacadistas estão em capacidade de pôr à disposição do público a maioria dos livros em um prazo de 24 horas. Com isto, promove-se também uma cultura de leitura vital, já que se pode conseguir qualquer livro desejado, inclusive na menor livraria, em uma zona rural, em um período de tempo muito curto. Deve destacar-se que os preços fixos nos livros nada têm a ver com os preços fixos determinados pelo Estado. São os editores mesmo, os que calculam os preços varejistas de seus produtos. Assim mesmo, a negociação das margens de ganância é um assunto entre o editor, o distribuidor atacadista e o livreiro varejista e, por conseguinte, não está sujeita a controle algum do Estado. O editor é o Senhor da Sustentabilidade do Preço, uma expressão que se usa na Alemanha para destacar a sua posição. Além do mais, a concorrência entre editores e a competição entre livrarias não se vêem atingidas com relação ao serviço e o desempenho. Os sistemas de fixação de preços são, pois, uma maneira de ter em conta o caráter cultural e econômico específico do livro e uma forma de brindar aos leitores, acesso à mais ampla variedade possível, sob umas condições ótimas. As possíveis desvantagens dos preços fixos se vêem equilibradas, então, por vantagens significativas da política cultural, a qual mobilizou não só aos legisladores alemães, senão também aos legisladores da maioria dos países europeus, rumo à concessão de autorização para a fixação de preços para os meios impressos ou rumo à instalação de fixação de preços por lei. Sistemas de preços de livros dentro da União Européia Dentro da União Européia, a maioria dos Estados-membros está familiarizada com o sistema de preços fixos para publicações. Os preços fixos nos livros têm existido durante muito tempo em vários países, cuja cabeça é a Dinamarca, que adotou os preços fixos há mais de 150 anos. Outros países (Espanha, Grécia e Portugal) propuseram e implementaram os preços fixos mais recentemente. O exemplo mais recente é a Eslovênia, onde a lei que regulamenta este tema, entrou em vigência em janeiro de 2005.

7 Outros membros da União Européia, com um sistema de preços fixos em ação, são a Áustria, a França, a Holanda e a Itália. Mesmo que não faça parte da União Européia, a Suíça também pode ser considerada dentro do grupo. Três países europeus tomaram o caminho oposto, abolindo seu sistema de preços fixos: França, Grã Bretanha e Suécia. A França voltou a estabelecer seus preços fixos nos livros, três anos depois de aboli-los. Quais foram as conseqüências que surgiram da abolição de preços fixos nos livros nestes países? Na Grã Bretanha, o Acordo de Livros em Rede (Net Book Agreement), que data de 1900, chegou a seu fim em quando algumas das maiores editoras abandonaram o acordo (Reed Group em 1991 e em 1995, Harper Collins e Random House). Esta abolição de preços fixos nos livros teve conseqüências similares às que houve na Suécia: os grandes livreiros varejistas, os supermercados e os livreiros por Internet reduziram os preços de um certo número de best sellers. Mas, em termos gerais, os preços entre 1995 e 2000 aumentaram 8% acima do índice de preços do consumidor. Porém, parece que um efeito da abolição na Grã Bretanha foi um incremento na venda de livros, em particular em lares com baixos ingressos com os best sellers e em maior presença geral deste tipo de livros em supermercados, lojas de departamentos e postos de gasolina. Na França, os preços fixos nos livros foram abolidos em Quando a grande atacadista FNAC decidiu vender os livros com 20% de desconto, os livreiros regulares tiveram que vender seus best sellers a preços que eram quase iguais aos preços de compra. Tentaram cobrir suas perdas, aumentando os preços dos títulos menos populares. Ao mesmo tempo, um grande número de livrarias pequenas e médias saiu do negócio. Isto levou ao Ministério da Cultura da França a introduzir novamente os preços fixos em As regulamentações do sistema de preços fixos Finalmente, gostaria de apresentar a vocês as regulamentações mais importantes da lei alemã sobre a fixação de preços nos livros. A lei é relativamente curta, já que só consta de dez artigos. Art. 1 enfatiza, de maneira especial, que a intenção geral desta lei é proteger os livros como um bem cultural. De acordo com o Art. 2, a lei se aplica a toda classe de livros, ou seja, a obras impressas. Isto inclui não só livros impressos, senão também partituras e produtos cartográficos como mapas e globos, assim como substitutos ou reproduções de livros (apesar de não se incluírem os áudio-livros).

8 De acordo com o Art. 5, o editor ou importador de um livro determinará o preço varejista de dito livro para o território alemão. Os livros em língua estrangeira, que forem vendidos quase exclusivamente fora da Alemanha, não se incluem no âmbito de aplicação da lei. Art. 3 obriga ao vendedor do livro a manter este preço determinado. Qualquer varejista está obrigado por lei a manter o preço fixado. Em conseqüência, também o próprio editor tem que manter seus próprios preços fixos, se vender um livro diretamente aos consumidores. Porém, a lei não evita que o editor mude ditos preços fixos segundo seu parecer. Ele é livre de ajustar os preços fixos aplicáveis, de acordo com as condições do mercado ou com outras considerações quaisquer. Os preços fixados têm de ser publicados em forma apropriada, de maneira que todos os varejistas se informem do preço respectivo. Normalmente, isto se faz na Alemanha através da publicação na denominada Lista de livros disponíveis ( Verzeichnis lieferbarer Bücher ), onde se registram todos os títulos disponíveis na Alemanha. Todos os editores podem escolher qualquer outro meio para dar a conhecer os preços de seus livros. De acordo com o Art. 8, os editores podem desmontar o preço fixo, se a edição de um livro em particular já tem mais de 18 meses de publicação. Depois deste período de tempo, o editor pode anunciar que o livro já não está sujeito à fixação de preços. O varejista pode, então, determinar o preço por si mesmo e conceder descontos segundo o seu parecer. Na prática, a maioria de editores - especialmente as editoras conhecidas como Suhrkamp, Fischer o Rowohlt mantêm os preços fixos por um período maior. Os denominados long sellers (livros que continuam tendo demanda depois de muito tempo), como por exemplo, as obras de Thomas Mann ou de Hermann Hesse e muitos outros, têm ainda o preço fixo. De acordo com o Art. 5, os editores podem determinar diferentes preços, para diferentes edições de um título em particular, se isto puder ser justificado por fatos subjacentes. Ditos fatos, podem marcar uma diferença na qualidade material dos livros, como o papel, a reprodução, a página rosto ou se a versão mais barata desse título se distribuir nos denominados clubes do livro como o Bertelsmann BuchClub em um momento posterior, em comparação com as edições mais caras que se conseguem nas livrarias ordinárias. Que classe de preços com desconto os editores podem determinar? Em primeiro lugar, o desconto por quantidade. O varejista está obrigado a outorgá-lo se vender várias cópias de um mesmo livro a um só comprador. Além do mais, o editor pode conceder um preço com desconto por uma série de livros. As séries de livros são aqueles livros que têm o mesmo autor ou que tratam do mesmo tema e têm a mesma aparência exterior. A ditas séries, é possível designar-lhes um preço fixo especial. Adicionalmente, podem ser concedidos preços de assinatura antes de que se complete a edição do livro. varejista deve observar todos estes preços com desconto, se estes foram determinados pelo editor. Sem dita iniciativa do editor, não é permitido ao varejista dar nenhum dos preços com desconto mencionados anteriormente.

9 Art. 7 estipula dois casos nos que se obriga ou se autoriza ao varejista a outorgar descontos nos livros vendidos a certos grupos de usuários. primeiro caso se refere aos livros escolares, se as autoridades públicas pagarem ditos livros. Este desconto é um tipo especial de desconto por quantidade e se aplica se as comunidades proporcionam livros escolares às escolas, com a finalidade de dá-los grátis aos estudantes. A quantidade de dito desconto depende do número de livros que as comunidades ordenem (ou o valor da ordem, respectivamente) e geralmente, flutua entre 8 e 15%. segundo caso é a venda de livros a bibliotecas acadêmicas e públicas. Os varejistas estão autorizados a dar descontos de até 5% às bibliotecas acadêmicas e de até 10% às livrarias públicas. Ao contrário dos descontos para livros escolares, os descontos para as bibliotecas acadêmicas e públicas não são obrigatórios e dependem da decisão do vendedor. Mas na prática, são os varejistas que - geralmente - outorgam os descontos, já que em caso contrário poderiam perder seus clientes. Finalmente, os varejistas têm a liberdade para determinar os preços com desconto para os livros deteriorados. Art. 5 menciona algumas exceções à regra em geral, a qual estipula que o varejista não pode desviar-se dos preços fixos. Por exemplo, os varejistas podem desviar-se dos preços fixados se o livro for vendido a um editor, a um outro varejista ou a um de seus empregados, sempre e quando dito livro não seja para venda posterior. Com a exclusão destas exceções, o varejista tem que manter os preços fixados. Geralmente, não é permitido dar ao comprador nenhum bem em forma gratuita pela compra de livros. Qualquer entrega adicional gratuita significaria uma violação indireta do preço fixado e, por conseqüência, uma infração da lei. A lei faz uma exceção: autoriza aos varejistas a conceder bens no momento da compra do livro, se o valor de ditos bens for moderado. Assim, o valor do bem que o comprador obtém em forma gratuita, pode ser de até 2% da transação realizada com o mesmo. As vendas internacionais dos livros a compradores finais não estão geralmente sujeitas a preços fixos. Porém, de acordo com o Art. 4, o preço fixado deve ser mantido naqueles casos em que se exportam livros alemães a outros países e logo, voltaram a ser importados desde esse país, com o único propósito de evadir as regras do sistema de preços fixos. Em outras palavras, as vendas internacionais estão sujeitas ao sistema de preços fixos, se pretenderem enganar os preços fixos a nível nacional. De acordo com o Art. 8, o departamento jurídico do Börsenverein ou um advogado, atuando como síndico em representação dos editores ou dos comerciantes de livros, pode impor sanções a qualquer um que infrinja esta lei. Pode também empreender ações legais dissuasivas, com a finalidade de solicitar à pessoa respectiva que se abstenha de dito comportamento. Pode-se pedir ao infrator que assine uma declaração

10 de abstenção. Se dita pessoa infringir o sistema de preços fixos, seria responsável de pagar prejuízos liquidados, de acordo com a advertência legal emitida com anterioridade. Conclusão Para finalizar, gostaria de reafirmar que todas as avaliações do sistema de preços varejistas fixos para o livro foram positivas. Este sistema tem podido se sustentar e melhorar a qualidade geral dos livros na Alemanha, no que se refere ao seu conteúdo e a sua apresentação, tendo em conta a qualidade do papel e das ilustrações. Se não existisse um sistema de preços fixos, os best sellers entrariam ao mercado com um preço considerável mais baixo, devido a uma baixa demanda. Em conseqüência, ditos livros, em muitos casos de literatura de alta qualidade, perderiam a oportunidade de serem publicados e uma grande parte da cultura de nosso país se perderia. Achamos que os preços fixos são um instrumento adequado para equilibrar os diferentes interesses dos editores, dos livreiros varejistas, dos autores e do público. Se mais adiante qualquer país desejar estabelecer por lei um sistema de preços fixos, a Börsenverein terá muito prazer em brindar-lhes qualquer ajuda que precisarem. Nossa experiência pode ser útil para reconsiderar o sistema para preços de livros, a qual se aplica atualmente nos seus países.

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Caro Parceiro de Negócio, A história da nossa empresa inclui um compromisso de longa data em estar de acordo com as leis onde quer que atuemos e realizar nossos

Leia mais

Celebrado em Brasília, aos 20 dias do mês de março de 1996, em dois originais, nos idiomas português e alemão, ambos igualmente válidos.

Celebrado em Brasília, aos 20 dias do mês de março de 1996, em dois originais, nos idiomas português e alemão, ambos igualmente válidos. ACORDO-QUADRO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA SOBRE COOPERAÇÃO EM PESQUISA CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O Governo da República

Leia mais

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas.

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O que é o dever de Consulta Prévia? O dever de consulta prévia é a obrigação do Estado (tanto do Poder Executivo, como do Poder Legislativo)

Leia mais

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO

Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Resumo das Interpretações Oficiais do TC 176 / ISO Referência RFI 011 Pergunta NBR ISO 9001:2000 cláusula: 2 Apenas os termos e definições da NBR ISO 9000:2000 constituem prescrições da NBR ISO 9001:2000,

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens

O Acordo de Haia Relativo ao Registro. Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens O Acordo de Haia Relativo ao Registro Internacional de Desenhos Industriais: Principais características e vantagens Publicação OMPI N 911(P) ISBN 92-805-1317-X 2 Índice Página Introdução 4 Quem pode usufruir

Leia mais

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto.

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto. Discussão sobre Nivelamento Baseado em Fluxo de Caixa. Item aberto na lista E-Plan Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em

Leia mais

Associados Comerciais estabelecidos fora dos Estados Unidos Número da Política: LEGL.POL.102

Associados Comerciais estabelecidos fora dos Estados Unidos Número da Política: LEGL.POL.102 1.0 Finalidade 1.1 A CommScope, Inc. e suas empresas afiliadas ( CommScope ) podem, a qualquer tempo, contratar consultores, agentes de vendas, conselheiros e outros representantes e, frequentemente, estabelecer

Leia mais

Perguntas e respostas frequentes. Extinção das Tarifas Reguladas Eletricidade e Gás Natural

Perguntas e respostas frequentes. Extinção das Tarifas Reguladas Eletricidade e Gás Natural Perguntas e respostas frequentes Extinção das Tarifas Reguladas Eletricidade e Gás Natural 1. O que significa a extinção das tarifas reguladas? A extinção de tarifas reguladas significa que os preços de

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais

Oportunidades e Riscos

Oportunidades e Riscos 2.4b INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DISCIPLINA: Negócios Internacionais FONTE: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: 2004. 1 MOTIVOS (ou VANTAGENS)

Leia mais

Divisão Alimentícia I. PRODUTOS

Divisão Alimentícia I. PRODUTOS Divisão Alimentícia I. PRODUTOS No segmento alimentício a Saggio oferece uma linha de produtos solúveis, instantâneos e outros produtos diferenciados, verdadeiras especialidades, aliando a mais moderna

Leia mais

ICC 114 8. 10 março 2015 Original: inglês. Conselho Internacional do Café 114. a sessão 2 6 março 2015 Londres, Reino Unido

ICC 114 8. 10 março 2015 Original: inglês. Conselho Internacional do Café 114. a sessão 2 6 março 2015 Londres, Reino Unido ICC 114 8 10 março 2015 Original: inglês P Conselho Internacional do Café 114. a sessão 2 6 março 2015 Londres, Reino Unido Memorando de Entendimento entre a Organização Internacional do Café, a Associação

Leia mais

Os Promotores e ou Afiliados podem incentivar outras pessoas a Divulgarem e comercializarem os serviços, tornando-se seus patrocinadores.

Os Promotores e ou Afiliados podem incentivar outras pessoas a Divulgarem e comercializarem os serviços, tornando-se seus patrocinadores. Liquida Net Rogério Richard - ME. Atua na área de Assinaturas de Lojas, e utiliza um plano de marketing que incentiva e apoia o uso e a divulgação de seus serviços através de uma Rede de Promotores autônomos

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

O FGTS TRAZ BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR?

O FGTS TRAZ BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR? O FGTS TRAZ BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR? FERNANDO B. MENEGUIN 1 O FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, regido pela Lei nº 8.036, de 11/05/90, foi instituído, em 1966, em substituição à estabilidade

Leia mais

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo*

ipea políticas sociais acompanhamento e análise 7 ago. 2003 117 GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* GASTOS SOCIAIS: FOCALIZAR VERSUS UNIVERSALIZAR José Márcio Camargo* Como deve ser estruturada a política social de um país? A resposta a essa pergunta independe do grau de desenvolvimento do país, da porcentagem

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

Filosofia e Conceitos

Filosofia e Conceitos Filosofia e Conceitos Objetivo confiabilidade para o usuário das avaliações. 1. Princípios e definições de aceitação genérica. 2. Comentários explicativos sem incluir orientações em técnicas de avaliação.

Leia mais

Administrando os canais de distribuição (aula 2)

Administrando os canais de distribuição (aula 2) 13 Aula 2/5/2008 Administrando os canais de distribuição (aula 2) 1 Objetivos da aula Explicar como os profissionais de marketing usam canais tradicionais e alternativos. Discutir princípios para selecionar

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Política Uniforme de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio

Política Uniforme de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio Política Uniforme de Solução de Disputas Relativas a Nomes de Domínio Política aprovada em 26 de agosto de 1999 Documentos de implementação aprovados em 24 de outubro de 1999 Versão em português da Organização

Leia mais

1. O Contexto do SBTVD

1. O Contexto do SBTVD CT 020/06 Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2006 Excelentíssimo Senhor Ministro Hélio Costa MD Ministro de Estado das Comunicações Referência: Considerações sobre o Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Leia mais

MERCOSUL/CMC/DEC. Nº 55/04 Regulamentação do Protocolo de Contratações Públicas do MERCOSUL

MERCOSUL/CMC/DEC. Nº 55/04 Regulamentação do Protocolo de Contratações Públicas do MERCOSUL MERCOSUL/CMC/DEC. Nº 55/04 Regulamentação do Protocolo de Contratações Públicas do MERCOSUL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, o Protocolo de Contratações Públicas do MERCOSUL

Leia mais

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES

EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Mude-se para os EUA Hoje! PORT EB-5 GREEN CARD PARA INVESTIDORES Todas as pessoas conhecem clientes, amigos ou parentes que possuem o desejo de se mudar para os Estados Unidos, especialmente para a Flórida.

Leia mais

Termo de Uso A AGENDA SUSTENTABILIDADE única e exclusiva proprietária do domínio www.agenda SUSTENTABILIDADE.com.br, doravante denominado AGENDA SUSTENTABILIDADE, estabelece o presente TERMO DE USO para

Leia mais

A Colocação do Resseguro Facultativo. Marcus Clementino Março/2013

A Colocação do Resseguro Facultativo. Marcus Clementino Março/2013 1 A Colocação do Resseguro Facultativo Marcus Clementino Março/2013 Marcus Clementino 2 Formação Acadêmica Engenheiro de Sistemas - PUC/RJ - 1971 Ph.D. em Matemática Aplicada - London School of Economics

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Instrução Normativa Diretoria Executiva 01/2007 (IN-DE-FAURG 01/2007)

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Instrução Normativa Diretoria Executiva 01/2007 (IN-DE-FAURG 01/2007) EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Instrução Normativa Diretoria Executiva 01/2007 (IN-DE-FAURG 01/2007) A concessão de bolsas pelas Fundações de Apoio, e concretamente pela FAURG, encontra-se disciplinada em um amplo

Leia mais

FUNDAMENTOS DE MARKETING

FUNDAMENTOS DE MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING Há quatro ferramentas ou elementos primários no composto de marketing: produto, preço, (ponto de) distribuição e promoção. Esses elementos, chamados de 4Ps, devem ser combinados

Leia mais

Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual

Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual Lição 6. Férias Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual 6.1. FÉRIAS INDIVIDUAIS: arts. 129 a 138 da CLT. As férias correspondem

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAPÍTULO XIII RELAÇÕES INTERNACIONAIS A. RELACIONAMENTO ENTRE LIONS CLUBS INTERNATIONAL E A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (CONSELHO ECONÔMICO E SOCIAL/ECOSOC) O artigo 71 da Carta das Nações Unidas declara

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

S. R. MINISTÉRIO DAS FINANÇAS e da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

S. R. MINISTÉRIO DAS FINANÇAS e da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RELATÓRIO SOBRE A CONCESSÃO DE GARANTIAS PESSOAIS PELO ESTADO PARA O REFORÇO DA ESTABILIDADE FINANCEIRA E DA DISPONIBILIZAÇÃO DE LIQUIDEZ NOS MERCADOS FINANCEIROS O presente Relatório é elaborado nos termos

Leia mais

DELIBERAÇÃO CVM Nº 731, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014

DELIBERAÇÃO CVM Nº 731, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014 Aprova a Interpretação Técnica ICPC 20 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, que trata de limite de ativo de benefício definido, requisitos de custeio (funding) mínimo e sua interação. O PRESIDENTE DA

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais

Outubro 2013. ARTIGO 19 Rua João Adolfo, 118 conjunto 802 Centro CEP: 01050-020 - São Paulo SP www.artigo19.org +55 11 3057 0042 +55 11 3057 0071

Outubro 2013. ARTIGO 19 Rua João Adolfo, 118 conjunto 802 Centro CEP: 01050-020 - São Paulo SP www.artigo19.org +55 11 3057 0042 +55 11 3057 0071 A Artigo 19 apresenta análise comparada de países que permitem publicidade e propaganda comercial em rádios comunitárias em referência à minuta do Projeto Legislativo do Senado que propõe possibilitar

Leia mais

Registro na CVM não garante o sucesso do investimento: precedente judicial no Caso Boi Gordo

Registro na CVM não garante o sucesso do investimento: precedente judicial no Caso Boi Gordo Registro na CVM não garante o sucesso do investimento: precedente judicial no Caso Boi Gordo Julio Ramalho Dubeux * Procurador Federal na CVM O lançamento do site do investidor parece ser uma boa oportunidade

Leia mais

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas

Programa FAPESP. Pesquisa Inovativa EM. Pequenas Empresas Programa FAPESP Pesquisa Inovativa EM Pequenas Empresas Foto CAPA: LÉO ramos Objetivos Criado em 1997, o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) apoia a execução de pesquisa científica

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Como organizar um processo de planejamento estratégico

Como organizar um processo de planejamento estratégico Como organizar um processo de planejamento estratégico Introdução Planejamento estratégico é o processo que fixa as grandes orientações que permitem às empresas modificar, melhorar ou fortalecer a sua

Leia mais

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O GOVERNO DO BRASIL E A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A AGRICULTURA E A ALIMENTAÇÃO (FAO)

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O GOVERNO DO BRASIL E A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A AGRICULTURA E A ALIMENTAÇÃO (FAO) MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O GOVERNO DO BRASIL E A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A AGRICULTURA E A ALIMENTAÇÃO (FAO) CONSIDERANDO que o Governo do Brasil, através do Ministério da Educação do

Leia mais

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador FLEXA RIBEIRO PARECER Nº, DE 2012 Da COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 677, de 2007, que dispõe sobre o compartilhamento da infraestrutura

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenadora da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros FACIT, no uso de suas atribuições regimentais, considerando que o projeto dos cursos

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, BACHARELADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO Das disposições gerais O presente documento

Leia mais

COMPREENDENDO MELHOR O APOIO DA FAPEMIG À PROTEÇÃO INTELECTUAL DE INVENTORES INDEPENDENTES

COMPREENDENDO MELHOR O APOIO DA FAPEMIG À PROTEÇÃO INTELECTUAL DE INVENTORES INDEPENDENTES COMPREENDENDO MELHOR O APOIO DA FAPEMIG À PROTEÇÃO INTELECTUAL DE INVENTORES INDEPENDENTES 1- A FAPEMIG apoia, tecnicamente e financeiramente, os inventores independentes na proteção e manutenção de invenções,

Leia mais

Antes da compra, defina a marca, o modelo e faça uma pesquisa de preços.

Antes da compra, defina a marca, o modelo e faça uma pesquisa de preços. Antes da compra, defina a marca, o modelo e faça uma pesquisa de preços. Considere também a qualidade do produto e as reais necessidades da pessoa que será presenteada. Nem sempre aparelhos mais sofisticados

Leia mais

http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryid=205762

http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryid=205762 http://www.anacom.pt/template31.jsp?categoryid=205762 PROJECTO DE DECISÃO REFERENTE A PREÇOS DOS SERVIÇOS DE INTERLIGAÇÃO PRATICADOS PELOS OPERADORES DE SERVIÇO MÓVEL TERRESTRE 1. Antecedentes 1.1. Em

Leia mais

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO A CUT e as centrais sindicais negociaram com o governo

Leia mais

Guia para RFP de Outsourcing

Guia para RFP de Outsourcing O processo de condução de uma cotação de serviços de TI, normalmente denominada RFP (do Inglês Request For Proposal), é um processo complexo e que necessita ser feito com critério e cuidados. Muitas vezes

Leia mais

Anexo F: Ratificação de compromissos

Anexo F: Ratificação de compromissos Anexo F: Ratificação de compromissos 1. Este documento constitui uma Ratificação de compromissos (Ratificação) do Departamento de Comércio dos Estados Unidos ("DOC") e da Corporação da Internet para Atribuição

Leia mais

Princípios de Manila Sobre Responsabilidade dos Intermediários

Princípios de Manila Sobre Responsabilidade dos Intermediários Princípios de Manila Sobre Responsabilidade dos Intermediários Práticas Recomendadas Para Limitar a Responsabilidade dos Intermediários Pelos Conteúdos de Terceiros e Promover Liberdade de Expressão e

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

PENSAR O LIVRO 6. Legal modelos desenvolvidos na Europa para a digitalização, armazenamento, o registo e acesso a material digital em bibliotecas

PENSAR O LIVRO 6. Legal modelos desenvolvidos na Europa para a digitalização, armazenamento, o registo e acesso a material digital em bibliotecas PENSAR O LIVRO 6 Fórum Ibero-americano sobre o livro, a leitura e as bibliotecas na sociedade do conhecimento Junho 2009 Legal modelos desenvolvidos na Europa para a digitalização, armazenamento, o registo

Leia mais

Como criar um clube de vantagens para seus clientes

Como criar um clube de vantagens para seus clientes Como criar um clube de vantagens para seus clientes Introdução Adquirir clientes no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante ações que fidelize

Leia mais

Consultoria em COMPRAS e REDUÇÃO DE CUSTOS. Rumo à COMPETITIVIDADE das Empresas!

Consultoria em COMPRAS e REDUÇÃO DE CUSTOS. Rumo à COMPETITIVIDADE das Empresas! Consultoria em COMPRAS e REDUÇÃO DE CUSTOS Rumo à COMPETITIVIDADE das Empresas! QUEM SOMOS A EZ Trade Center apoia as empresas na OTIMIZAÇÃO DE COMPRAS e REDUÇÃO DE CUSTOS operacionais, permitindo gerar

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986.

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. Regulamenta a concessão de financiamento para compra de ações pelas Sociedades Corretoras e Distribuidoras. O Presidente da Comissão de Valores Mobiliários

Leia mais

Documento Explicativo

Documento Explicativo Decisão de Preço do Suco de Laranja 13 de junho de 2013 Visão Geral O Comitê de Critérios tomou uma decisão em relação ao projeto de Revisão de Preços do Suco de Laranja. O resultado disso é que novos

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES Empreendedorismo Curso de Moda e Estilismo Graduação em Administração de Empresas Especialização em Marketing Empreendedorismo COMPETÊNCIAS Conhecer o processo de empreender utilizando as estruturas, as

Leia mais

Capitulo 5: O Comércio Internacional

Capitulo 5: O Comércio Internacional Capitulo 5: O Comércio Internacional O comércio nacional é regido por leis e diretrizes que regulamentam as negociações de bens e serviços entre duas ou mais pessoas, sejam físicas ou jurídicas. Dessa

Leia mais

Convenção nº 146. Convenção sobre Férias Anuais Pagas dos Marítimos

Convenção nº 146. Convenção sobre Férias Anuais Pagas dos Marítimos Convenção nº 146 Convenção sobre Férias Anuais Pagas dos Marítimos A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada para Genebra pelo conselho administração da Repartição Internacional

Leia mais

PC MeeiroPolicy ED 13 pt. Meeiropolicy. Documento Explicativo. Válido a partir de: 26/04/2010 Distribuição: Público

PC MeeiroPolicy ED 13 pt. Meeiropolicy. Documento Explicativo. Válido a partir de: 26/04/2010 Distribuição: Público 13 pt Meeiropolicy Documento Explicativo Válido a partir de: 26/04/2010 Distribuição: Público Índice 0 Propósito... 3 1 Área de candidatura... 3 2 Norma... 3 3 Terminologia para o uso deste documento:...

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Código: CONS AI01/2008. Nº de vagas: 01

TERMO DE REFERÊNCIA. Código: CONS AI01/2008. Nº de vagas: 01 TERMO DE REFERÊNCIA Denominação: Consultor(a) para atuação na área de desenvolvimento, aprofundamento e ampliação de ações e estudos relacionados à análise de tratados de direito econômico internacional

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento.

M ERCADO DE C A R. de captação de investimentos para os países em desenvolvimento. MERCADO DE CARBONO M ERCADO DE C A R O mercado de carbono representa uma alternativa para os países que têm a obrigação de reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa e uma oportunidade

Leia mais

(85/577/CEE) Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o seu artigo 100º,

(85/577/CEE) Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o seu artigo 100º, DIRECTIVA DO CONSELHO de 20 de Dezembro de 1985 relativa à protecção dos consumidores no caso de contratos negociados fora dos estabelecimentos comerciais (85/577/CEE) O CONSELHO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS,

Leia mais

Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH. Financiando água e saneamento por meio de títulos, COTs e reformas

Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH. Financiando água e saneamento por meio de títulos, COTs e reformas Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH Financiando água e saneamento por meio de títulos, COTs e reformas Metas e objetivos da sessão Analisar a disponibilidade de um mercado de capitais em nível

Leia mais

Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. Oportunidades Iguais. Respeito às Diferenças.

Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. Oportunidades Iguais. Respeito às Diferenças. 1 PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. Oportunidades Iguais. Respeito às Diferenças. Guia de orientações para a elaboração do Plano

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

REGISTRO PROFISSIONAL

REGISTRO PROFISSIONAL REGISTRO PROFISSIONAL 19/11/2009 Profissionais formados em Cursos Superiores de Tecnologia ligados à área de Administração podem obter seu registro profissional no CRA/RJ (fonte: CFA) Nos últimos anos

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA ELISABETE VIDO

DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA ELISABETE VIDO DIREITO EMPRESARIAL PROFESSORA ELISABETE VIDO SUMÁRIO 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA 2. TEORIA DA EMPRESA 3. ATIVIDADE EMPRESARIAL 4. EMPRESÁRIO INDIVIDUAL 5. ATIVIDADE RURAL 6. EMPRESÁRIO INDIVIDUAL REGULAR X

Leia mais

ASSESPRO/NACIONAL DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO - PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO DA MP 540/2001

ASSESPRO/NACIONAL DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO - PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO DA MP 540/2001 ASSESPRO/NACIONAL DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO - PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO DA MP 540/2001 A Medida Provisória N o 540/2011 instituiu alguns benefícios fiscais e contemplou nesta o Setor de T.I.

Leia mais

Forest Stewardship Council FSC Brasil

Forest Stewardship Council FSC Brasil Programa TSP Perguntas Frequentes 1. O que é o programa TSP? O programa TSP (do inglês Trademark Service Provider) foi criado no início de 2011 pelo FSC Internacional e diz respeito ao uso das marcas registradas

Leia mais

PROJETO DE LEI N /2013, DE SETEMBRO DE 2013. Dispõe sobre a Regulamentação do Marketing Multinível ou de Rede E dá outras providências

PROJETO DE LEI N /2013, DE SETEMBRO DE 2013. Dispõe sobre a Regulamentação do Marketing Multinível ou de Rede E dá outras providências PROJETO DE LEI N /2013, DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre a Regulamentação do Marketing Multinível ou de Rede E dá outras providências O Congresso Nacional Decreta: CAPITULO I DAS DEFINIÇÕES DO QUE SE ENTENDE

Leia mais

OS FUTUROS CONTRATOS DE TRABALHO.

OS FUTUROS CONTRATOS DE TRABALHO. OS FUTUROS CONTRATOS DE TRABALHO. José Alberto Couto Maciel Da Academia Nacional de Direito do Trabalho. Não me parece que com o tempo deverá perdurar na relação de emprego o atual contrato de trabalho,

Leia mais

Prémio Redes para o Desenvolvimento

Prémio Redes para o Desenvolvimento Prémio Redes para o Desenvolvimento Regulamento 6 de outubro de 2015 www.redesparaodesenvolvimento.org Este Prémio é lançado no âmbito do Projeto Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma

Leia mais

Perguntas e respostas sobre o preço fixo.

Perguntas e respostas sobre o preço fixo. Perguntas e respostas sobre o preço fixo. Rafael Martínez Alés, consultor editorial, Espanha 1. O que é preço fixo ou o único dos livros? Que um mesmo livro seja vendido ao mesmo preço em todo o território

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

O que significa a ABNT NBR ISO 9001 para quem compra?

O que significa a ABNT NBR ISO 9001 para quem compra? 1 O que significa a ABNT NBR ISO 9001 para quem compra? (ADAPTAÇÃO REALIZADA PELO ABNT/CB-25 AO DOCUMENTO ISO, CONSOLIDANDO COMENTÁRIOS DO INMETRO E DO GRUPO DE APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO)

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

PRÉMIOS MORNINGSTAR DIÁRIO ECONÓMICO 2012 OBJETIVO

PRÉMIOS MORNINGSTAR DIÁRIO ECONÓMICO 2012 OBJETIVO PRÉMIOS MORNINGSTAR DIÁRIO ECONÓMICO 2012 OBJETIVO O objectivo dos Prémios Morningstar consiste em seleccionar os fundos e gestoras que mais valor proporcionaram aos participantes neste tipo de fundos,

Leia mais

Trabalho em grupo: modelos de deficiência 1/5

Trabalho em grupo: modelos de deficiência 1/5 1/5 Objetivo Esta ferramenta foi criada para melhorar os conhecimentos dos participantes a respeito dos modelos de deficiência e ajudar na compreensão de como esses modelos afetam a percepção e o comportamento

Leia mais

Regulamento do projeto "50 Telhados"

Regulamento do projeto 50 Telhados Regulamento do projeto "50 Telhados" Iniciativa Fevereiro de 2014 Sumário 1. Contextualização... 3 2. Missão do projeto 50 Telhados... 3 3. Objetivo... 3 3.1. Pequenas cidades... 3 4. Benefícios para empresas/clientes/cidades

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO PROJETO DE LEI N o 3.847, DE 2012 (Apensados os PLs nº 5.158, de 2013, e nº 6.925, de 2013) Institui a obrigatoriedade de as montadoras de veículos,

Leia mais