Projeto. Padronização e informatização do processo de cadastro, seleção e acompanhamento de estagiários de DME

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto. Padronização e informatização do processo de cadastro, seleção e acompanhamento de estagiários de DME"

Transcrição

1 1 Projeto Padronização e informatização do processo de cadastro, seleção e acompanhamento de estagiários de DME Introdução O Departamento de Merenda Escolar (DME) da Secretaria Municipal de Gestão (SMG) da Cidade de São Paulo é responsável pelo gerenciamento técnico, administrativo e financeiro do Programa de Alimentação da Cidade de São Paulo (PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO, 2008). Atualmente o DME fornece em média (um milhão e oitocentas mil) refeições diárias distribuídas em pontos de abastecimento de diversas Secretarias do Município, obedecendo a parâmetros específicos para cada seguimento, respeitando as características individuais dos assistidos, garantindo a oferta de alimentos com qualidade e quantidade adequada e estimulando a adoção de hábitos alimentares saudáveis (PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO, 2008). Para que a gestão do Programa de Alimentação da Cidade de São Paulo se desenvolva de maneira eficaz, o DME conta com diversos setores para a execução das atividades diárias como: pesquisar novos produtos, planejar cardápios, supervisionar as Unidades, programar e enviar os alimentos para as Unidades entre outras. Com a missão de fornecer suporte técnico à Diretoria do Departamento, em 2003 foi criado um setor para planejar, coordenar e executar cursos, treinamentos, estágios, desenvolver projetos de alimentação e nutrição e divulgar as ações realizadas pelo DME, o setor de Treinamento, Estágio e Projetos. Além destas atribuições, este setor seleciona, capacita e acompanha, junto às chefias imediatas, o trabalho desenvolvido pelos 19 estagiários dos diversos setores do DME e dos 39 estagiários da Supervisão Compartilhada do PAE (Programa de Alimentação Escolar) em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SME). O objetivo principal do estágio é de contribuir para a vida acadêmica dos alunos, favorecendo a dinâmica do processo ensino e trabalho. Além deste objetivo principal, este setor busca a formação de profissionais com uma visão crítica do Programa de Alimentação Escolar e da Nutrição.

2 2 Nos últimos anos, o DME vem investindo em informatização dos antigos controles como forma de atender as necessidades dos usuários e tornar o processo de gerenciamento mais eficiente e eficaz. Pensando em todas estas questões, e preocupando-se em realizar o constante acompanhamento, avaliação e registro do desenvolvimento do estagiário, durante e após o seu término, iniciou-se um processo de padronização e desenvolvimento de um programa capaz de controlar todo este processo. É importante ressaltar que o estágio na Prefeitura do Município de São Paulo, e em particular no Departamento de Merenda Escolar, é realizado em parceria com o CIEE. O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) é uma associação filantrópica de direito privado, sem fins lucrativos, beneficente de assistência social e reconhecida de utilidade pública que, dentre vários programas, possibilita aos jovens estudantes brasileiros, uma formação integral, ingressando-os ao mercado de trabalho, através de treinamentos e programas de estágio. O maior objetivo do CIEE, é encontrar, para os estudantes de nível médio, técnico e superior uma oportunidade de estágio que os auxiliem a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria. O CIEE possui seu próprio banco de dados de currículos e seus próprios métodos de avaliação. Objetivos Padronizar, organizar e informatizar o processo de cadastro, seleção e acompanhamento dos estagiários contratados para os diversos setores do DME e para aqueles de Supervisão Compartilhada do PAE em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Diagnóstico da Unidade No ano de 2005, o Departamento de Merenda Escolar passou a fazer parte da Secretaria Municipal de Gestão, este fato contribuiu de maneira positiva para o reconhecimento do trabalho desenvolvido e conseqüente conquista de um maior número de vagas disponibilizadas a este departamento. Além disso, com a divulgação do trabalho desenvolvido pelos estagiários no DME ocorreu um interesse pelos alunos em realizar estágio neste departamento. O número de vagas de estágio interno aumentou e em 2007, surgiram mais 39 vagas

3 3 de estágio externas em um projeto de parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Em 2005, foi criado um setor de DME que, dentre outras atividades, planeja e coordena as ações relacionadas ao estágio. Com o aumento do número de vagas para estagiários, este setor sentiu a necessidade de criar meios internos, além daqueles existentes do CIEE, para padronizar e informatizar todas as questões relacionadas ao estágio. No início, dentro do próprio setor, todo o processo desde o recrutamento até a contratação dos estagiários era feito com controles no próprio currículo que ficava armazenado em pastas dentro de um arquivo físico. Posteriormente, já pensando em modernizar este processo, era solicitado que os currículos dos interessados fossem enviados para o setor via ; Estes currículos, em Word, eram armazenados em uma pasta específica para este fim e as principais informações eram registradas em uma planilha de Excel para posterior seleção. Quando havia a disponibilização de vagas para estágio, era feita uma préseleção dos estagiários, pelo semestre que estavam na faculdade, nível de conhecimento em informática, entre outras informações registradas naquela planilha de Excel, verificando assim o perfil do estagiário para a vaga. A seleção dos estagiários era feita por meio de uma entrevista individual, sem uma padronização de conduta a ser seguida. As entrevistas e as contratações eram registradas em outra planilha de Excel, e muitas vezes estes dados ficavam desatualizados. Armazenar desta forma os dados relacionados aos estagiários dificultava as tarefas de exibir, atualizar e filtrar as informações, além disso as possibilidades de erro eram enormes. Além destas necessidades gerenciais do setor, e pensando nos objetivos do estágio, surgiu o grande desafio de recrutar, selecionar, contratar, acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas pelos estagiários, verificando o impacto deste período na vida profissional e pessoal de cada um, de forma que todas estas informações fiquem armazenadas em um só local e de fácil acesso para quem as busca. Assim, após várias discussões no setor, a solução encontrada foi a criação de um banco de dados em Access eficiente para esta árdua tarefa.

4 4 Fundamentação teórica A primeira etapa no processo na seleção de novos candidatos é o planejamento de pessoal, ou seja, a verificação das vagas disponíveis. Uma vez definidas as necessidades de pessoal, é hora de recrutar candidatos para o preenchimento das vagas. O recrutamento consiste em atrair candidatos com as capacidades requeridas, para posterior seleção daqueles que mais satisfaçam os requisitos da vaga. Após o trabalho de recrutamento, é hora da seleção. Selecionar é escolher, entre os candidatos recrutados, aquele com o perfil mais adequado às necessidades daquela vaga. A seleção pode ser feita de várias maneiras, dentre elas através de uma entrevista individual ou em grupo. Selecionar candidatos adequadamente minimiza a possibilidade de problemas futuros e garante o cumprimento de todas as tarefas que a vaga exige (AVILA, 2000). Após ter sido contratado, o novo membro deve ser integrado ao grupo. É necessário apresentá-los ao demais, mostrar todo o funcionamento e histórico da empresa, orientá-lo sobre sua função e a quem deve se reportar. A falta do processo de integração pode prejudicar o entrosamento, desmotivar a pessoa e até mesmo levá-la a se demitir (AVILA, 2000). O processo de avaliação e de acompanhamento contínuo e constante deste novo membro é de suma importância para garantir o alcance dos objetivos pessoais, profissionais e da própria empresa (AVILA, 2000). Da mesma forma, todo este processo deve acontecer para a contratação de novos estagiários. Deve-se, porém, ter em mente que o estágio é muito mais que um simples trabalho, é um período de prática em que o aluno irá adquirir experiência, competência e capacidade em sua profissão, além de possuir um efeito de aprendizado e/ou aprimoramento. Assim, o processo de avaliação e acompanhamento, por parte das chefias, torna-se imprescindível para a formação destes alunos. Todos estes dados e informações com relação ao estagiário devem ficar armazenadas, porém é importante projetar uma solução para monitorar com eficiência as vagas, os currículos, os candidatos, as contratações, avaliações e projetos. A solução aqui descrita envolve projetar e criar um banco de dados do Access com formulários e relatórios que simplificam a organização e o monitoramento dos dados.

5 5 O Access pertence a uma categoria de programas conhecida como gerenciadores de banco de dados. Banco de dados é uma coleção de informações organizadas (AJUDA E INSTRUÇÕES DO ACCESS 2003, 2008). Os gerenciadores de banco de dados são utilizados para manipular grande quantidade de informações. Essa manipulação é relacionada à inclusão, alteração e exclusão de dados (AJUDA E INSTRUÇÕES DO ACCESS 2003, 2008). O Access permite ao usuário desenvolver trabalhos antes tidos como especialidades apenas de pessoas com conhecimento na área de programação. Com ele qualquer usuário cria e personaliza seus controles como programadores (AJUDA E INSTRUÇÕES DO ACCESS 2003, 2008). Para que o Access possa armazenar e manipular os dados, seu arquivo será composto por alguns objetos, e cada objeto terá uma função específica no banco de dados. Os principais objetos que compõe um arquivo em Access são tabelas, formulários, consultas e relatórios (AJUDA E INSTRUÇÕES DO ACCESS 2003, 2008). Assim a projeção de um Banco de dados em Access, com suas tabelas, formulários, consultas e relatórios, nos ajudará a obter uma solução para monitorar com eficiência os currículos, as posições de vagas disponíveis, os candidatos, as entrevistas, as contratações e, além disso, nos ajudará no acompanhamento do estagiário durante e após o seu estágio. Metodologia Para que o processo de padronização, organização e informatização ocorra é necessário, primeiramente, um entendimento da situação atual, de todos os processos realizados pelo setor com relação ao estágio, e um levantamento de suas necessidades; isto irá gerar o conhecimento e entendimento necessário para a posterior modelagem do banco de dados em Acess. Todo o processo, descrito a seguir, é ainda algo que está sendo construído e que não pode parar por aqui, deve ser dada continuidade. Processo de padronização Etapa 1 - O primeiro passo desde processo com relação a contratação e acompanhamento de estagiários, foi a criação de um espaço no site da Merenda onde os interessados em estagiar enviam seu currículo para um destinado

6 6 somente para isso. Foi criado um modelo de currículo em Excel, onde o interessado apenas preenche os campos solicitados (Anexo 1). Etapa 2 - Em um segundo momento, pensando em padronizar as condutas a serem utilizadas no momento da entrevista, para facilitar a seleção dos candidatos a vaga de estagiário do DME, foram criados alguns formulários também em excel (Anexo 2). Etapa 3 - Com a finalidade de estimular a realização de trabalhos técnicos e contribuir para a inserção e formação dos alunos possibilitando diferentes vivências dentro do DME, formando um profissional com uma visão critica do Programa de Alimentação Escolar, foi proposto a ampliação das atividades desenvolvidas por estes estagiários; o estagiário então contratado, que começa seu estágio, desenvolverá projetos e atividades (além das sua atividades de rotina) como: visita às unidades educacionais, participação em treinamentos, observação de uma análise sensorial e um pregão; todas estas atividades e projetos devem ser da mesma forma padronizados e registrados, para isso também foram criadas planilhas em excel (Anexo 3). Etapa 4 - No término do estágio é importante que haja uma avaliação, tanto por parte do supervisor quanto pelo próprio estagiário, e para isso também foram criados controles, através de planilhas em excel (Anexo 4 e 5). Etapa 5 - Após um período de 6 meses da data de formação dos estagiários, com o compromisso de avaliar o impacto do período de estágio na vida profissional de cada um, será realizado uma pequena entrevista, via ou telefone, e isso será também registrado em uma planilha de excel (Anexo 6). Para que todas estas informações não fiquem perdidas e desorganizadas, é necessário que elas fiquem em um só lugar. Assim deu-se início à construção do banco de dados em Access. Todas planilhas feitas deram a base para a construção do Access e além disso os dados contidos nas planilhas podem ser diretamente importados para o bando de dados. Processo de criação do banco de dados em Access Etapa 1 - Na primeira etapa da criação de uma solução de banco de dados é importante identificar os usuários, ou seja, aquelas pessoas que utilizarão o banco (USAR O ACCESS PARA MONITORAR CANDIDATOS E POSIÇÕES ABERTAS, 2008). Este banco de dados será utilizado apenas pelas pessoas que compõe o

7 7 setor, ou seja, 1 coordenadora do setor (nutricionista), 2 nutricionistas e 2 estagiárias. Etapa 2 Nesta etapa é necessário identificar as informações que os usuários precisam. É importante analisar primeiro como as necessidades desses usuários são atendidas no momento e descobrir o que não está funcionando bem (vide diagnóstico da unidade). Os usuários do setor precisam obter informações sobre o currículo do candidato para realizar uma pesquisa e escolher aqueles que atendem os requisitos de uma determinada vaga, convocando-os para uma entrevista. Após a realização da entrevista, os usuários precisam escolher o melhor candidato que possua o perfil para a vaga escolhida. O banco de dados precisa ser útil para visualizar as informações de uma forma mais simplificada para que o entrevistador escolha os aprovados na entrevista. Após esta etapa os usuários precisam saber quem são os estagiários contratados para as respectivas secretarias e setores, para convocá-los para a participação de um treinamento. Os usuários também precisam visualizar tudo o que está acontecendo com cada um dos estagiários contratados, ou seja, todas as atividades e projetos que estão sendo desenvolvidos por eles. No término do estágio, os usuários precisam registrar as avaliações finais e posteriormente saber sobre a vida profissional do ex-estagiário, como qual a área que está atuando, se o estágio contribuiu para a sua atuação profissional entre outras questões. Etapa 3 Nesta etapa, há necessidade de identificar os dados para serem armazenados. Então aqui se iniciou a construção das tabelas do banco de dados com todas as informações que precisam ser armazenadas. Foram criadas 6 tabelas principais chamadas: Dados Pessoais, Entrevistas, Contratações, Atividades e projetos, Avaliação final do supervisor, Avaliação de ex-estagiário e outras tabelas auxiliares. Posteriormente foram criados os relacionamentos entre as tabelas. A criação dos relacionamentos entre as tabelas é importante para gerar os relatórios, consultas e outras informações. Etapa 4 Nesta etapa, estão sendo criados os formulários, as consultas e os relatórios baseados nas necessidades dos usuários do banco de dados. Etapa 5 Após esta etapa será realizado testes e discussões sobre os formulários, consultas e relatórios para que o banco de dados fique funcional. Etapa 6 Nesta etapa será finalizado o design dos formulários, relatórios e das consultas.

8 8 Etapa 7 Nesta etapa será implementado o projeto, ou seja, todas as instruções de como utilizar o programa serão repassadas para todos os usuários, para que futuramente haja uma reavaliação do programa inserindo ou retirando dados. Cronograma Atividade Mês/ Processo de padronização X X (Etapas de 1 a 5 - Elaboração das planilhas em excel) Processo de criação do banco de dados em Access Etapa 1 X Etapa 2 X Etapa 3 X X Etapa 4 X Etapa 5 X X Etapa 6 X Etapa 7 X Resultados apresentados/pretendidos Com a elaboração deste projeto, foi possível padronizar todos os processos relacionados ao estágio, desde o recrutamento até o acompanhamento, por meio de controles em planilhas de Excel. O projeto de acompanhamento dos estagiários pretende organizar o trabalho com os estagiários de maneira que estes não se sejam engolidos pelas atividades diárias dos setores; envolver as chefias dos setores em uma discussão que se construa uma visão mais abrangente deste trabalho, capaz de criar um espaço que contribua para a formação acadêmica destes alunos, estimulando suas potencialidades e finalmente avaliar o impacto deste período na vida profissional de cada um.

9 9 As planilhas em Excel já estão sendo utilizadas, porém o programa em Access ainda está em processo de construção, assim com a utilização futura do programa em Access pretende-se ir muito além da simples tarefa de facilitar o recrutamento dos estagiários, ele será útil para registrar e acompanhar tudo que o estágio pode proporcionar a vida pessoal e profissional do estagiário. Além disso ele será útil para organizar todas as informações, agilizar os processos e evitar uso e desperdício de papel. Conclusão O setor público necessita que seus recursos sejam utilizados de forma a criar sistemas capazes de responder às questões de gerenciamento de forma eficaz. Entretanto, para utilizar estes recursos na busca da constante modernização, é necessário ser criativo. Constata-se que para um setor formado, apenas, por profissionais da área da saúde e com poucos conhecimentos em informática realizar este projeto, de planejamento, padronização, organização e informatização do processo de cadastro, seleção e acompanhamento dos estagiários, foi um desafio. Finalmente, é importante ressaltar que esta ação de mudança e modernização é de natureza complexa promovendo uma ruptura de paradigmas, com a modificação da organização do trabalho e reestruturação da sistemática de execução das tarefas, sendo desta forma fundamental o comprometimento de todos os envolvidos para que o projeto seja colocado em prática e para que todo este processo seja continuado, reavaliado e ampliado para as outras atividades do setor. Este projeto pode ser aplicável, servindo como base, para outros lugares que tenham uma preocupação constante com a qualidade do estágio. Custos O projeto não envolve nenhum tipo de custo para ser implementado. Sugere-se, porém, o desenvolvimento da formação/contratação de funcionários/estagiários de áreas específicas e com conhecimentos em informática, associados a projetos de modernização, como este, garantindo as competências necessárias à continuidade e a futura reestruturação deste mesmo projeto.

10 10 Bibliografia consultada ÁVILA, Célia M de. Gestão de projetos sociais. 3.ed. São Paulo: AAPCS, AJUDA E INSTRUÇÕES DO ACCESS Disponível em: < >. Acesso em: 09. jul PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO. Disponível em: < secretarias /gestaopublica/merenda>. Acesso em: 21 jul USAR O ACCESS PARA MONITORAR CANDIDATOS E POSIÇÕES ABERTAS. Disponível em: < Acesso em: 15 jul

11 11 Anexo 1 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE BENS E SERVIÇOS DEPARTAMENTO DE MERENDA ESCOLAR Curriculum Vitae Dados Pessoais Nome completo RG CPF Cadastro no CIEE Data de nascimento Estado Civil Filhos ( ) Sim ( ) Não Endereço completo Bairro Ponto de referência Telefone residencial Telefone de recado Celular Data: / / 1ª Opção de vaga 2ª Opção de vaga Opção de local para estagiar Informações sobre a graduação Curso técnico em Nutrição ( ) Sim ( ) Não Nome da Faculdade Curso Data de início Data de término Horário do curso / / / / ( ) Manhã ( ) Tarde ( ) Noite Diponibilidade de horário para estagio ( ) 8:00h às 12:00h ( ) 13:00h às 17:00h Possibilidade de mudança no horário do curso ( ) Sim ( ) Não Experiências Profissionais: Experiência profissional Outros cursos: Nível de conhecimento em informática: - Word: ( ) Sim ( ) Não - Excel: ( ) Sim ( ) Não - Acess: ( ) Sim ( ) Não - Power Point: ( ) Sim ( ) Não - Internet: ( ) Sim ( ) Não Outras informações

12 12 Anexo 2 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO COORDNADORIA DE GESTÃO DE BENS E SERVIÇOS DEPERTAMENTO DE MERENDA ESCOLAR Processo Seletivo Nome: RG: CPF: Nº de Cadastro no CIEE: Data de Nascimento: / / Estado Civil: Filhos: ( ) sim ( ) não End: Bairro: Ponto de referência: Tel: Cel: Delegacia Regional de Educação de interesse: 1ª Opção: 2ª Opção: Possui Curso Técnico em Nutrição: ( ) sim ( ) não Nome da Faculdade/Universidade: Curso: Mês e ano de início: Período do curso: ( ) Matutino ( ) Vespertino ( )Noturno Semestre que está cursando: Mês e ano de término: Período disponível para estagiar: ( ) 8:00 as 12:00 ( ) 13:00 as 17:00 Disponibilidade para mudança para mudança de horário: ( ) Sim ( )Não Conhecimento de informática: ( ) Word: nível de conhecimento ( ) avançado ( ) intermediário ( ) básico ( ) Excel: nível de conhecimento ( ) avançado ( ) intermediário ( ) básico ( ) Acess: nível de conhecimento ( ) avançado ( ) intermediário ( ) básico ( ) Power Point: nível de conhecimento: ( ) avançado ( ) intermediário ( ) básico Qual seu interesse em estagiar no Programa de Alimentação Escolar? Quais são suas expectativas com relação ao estágio? Data: / / Assinatura do Candidato

13 13 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO COORDNADORIA DE GESTÃO DE BENS E SERVIÇOS DEPERTAMENTO DE MERENDA ESCOLAR Ficha de Avaliação do Entrevistador Data da entrevista: / / Nome do estagiário: Candidato para vaga: Interesse pela vaga: ( )Sim ( )Não Entrevistador: _ Apresentação Pessoal: ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim Desenvoltura/Comunicação: ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim Perfil para a vaga: ( ) Interno DME: Setor: ( ) Externo SME: DRE: Observações sobre o Candidato: Status da entrevista: ( ) Aprovado ( ) Reprovado ( ) Aguardando liberação da vaga que o candidato foi entrevistado Indicado para a vaga: Contratado: ( )Sim ( )Não OBS sobre a contratação: Assinatura do Entrevistador

14 14 Anexo 3 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO COORDNADORIA DE GESTÃO DE BENS E SERVIÇOS DEPERTAMENTO DE MERENDA ESCOLAR Data / / Estagiário Responsável Atividades desenvolvidas Setor Título do projeto Projeto Caracterização do setor Objetivos Necessidades do setor (justificativa para o projeto) Público alvo Metodologia Cronograma das atividades Resultados apresentados/pretendidos Avaliação Conclusão Bibliografia

15 15 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO COORDNADORIA DE GESTÃO DE BENS E SERVIÇOS DEPERTAMENTO DE MERENDA ESCOLAR Visita à Unidade Escolar Data / / Estagiário Tipo de Unidade Nome da Unidade DRE Relato do estagiário sobre a visita Quais são atividades desenvolvidas pelo setor/estagiário que contribuem para a execução do Programa de Alimentação na Unidade?

16 16 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO COORDNADORIA DE GESTÃO DE BENS E SERVIÇOS DEPERTAMENTO DE MERENDA ESCOLAR Participação em treinamento Data / / Estagiário Nome do treinamento Palestrantes Relato do estagiário sobre o treinamento

17 17 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO COORDNADORIA DE GESTÃO DE BENS E SERVIÇOS DEPERTAMENTO DE MERENDA ESCOLAR Acompanhamento da Análise Sensorial e Pregão Estagiário Análise sensorial (produto) Data / / Pregão (produto) Data / / Relato do estagiário sobre a experiência

18 18 Anexo 4 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO COORDNADORIA DE GESTÃO DE BENS E SERVIÇOS DEPERTAMENTO DE MERENDA ESCOLAR Ficha de avaliação final do estágio SUPERVISOR Data: / / Supervisor: Estagiário: BOM REGULAR RUIM 1 - Avaliação geral - Resultados dos trabalhos e da experiência desenvolvida durante o estágio Desempenho geral Dedicação ao estágio Capacidade de gestão das tarefas Conhecimento teórico Pró- atividade 2 - Comprometimento com o trabalho Gestão das tarefas e atividades Adaptação às normas e procedimentos do DME Cumprimento de prazos e tarefas Pontualidade nos seus compromissos Zelo pelo material e equipamentos do DME 3 Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe 3.1 Entrosamento com demais colegas de trabalho 3.2 Facilidade para trabalhar em equipe 3.3 Atitude de oferecer ajuda / colaboração 3.4 Liderança 3.5 Respeito por seus colegas/ superiores 3.6 Habilidade para expor suas idéias 3.7 Capacidade de aceitar idéias alheias 4 Iniciativa e auto-desenvolvimento 4.1 Conhecimento necessário para o desempenho da 4.2 Busca de informações e de soluções para as tarefas propostas 4.3 Facilidade na aquisição de novos conhecimentos e rotinas 4.4 Interesse em novos aprendizados 4.5 Pró-atividade na realização das tarefas 5 Conhecimento técnico 5.1 Relacionado à Nutrição Estagiário apto para ser indicado para outros profissionais? ( ) SIM ( ) NÃO Fonte: Adaptado de <

19 19 Anexo 5 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO COORDNADORIA DE GESTÃO DE BENS E SERVIÇOS DEPERTAMENTO DE MERENDA ESCOLAR Ficha de avaliação final do estágio - ESTAGIÁRIO Nome do estagiário: Setor de DME: Servidores que trabalham no setor: Período de estágio: O estágio contribuiu para sua formação pessoal e profissional? Explique. Data: / / Assinatura do Estagiário

20 20 Anexo 6 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO COORDNADORIA DE GESTÃO DE BENS E SERVIÇOS DEPERTAMENTO DE MERENDA ESCOLAR Ficha de avaliação do ex-estagiário Nome: Data do término da faculdade: Data do término do estágio em DME: Área da nutrição em que está atuando: ( ) Saúde Pública ( ) Clínica ( ) Alimentação Institucional ( ) Esportiva ( ) Outra: Nome do local em que está trabalhando: Função: Média Salarial: R$ O estágio, que você realizou aqui no DME, está contribuindo para a sua atuação como profissional? Em que aspectos? DATA: / /

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012

SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2º Semestre de 2012 SERVIÇO SOCIAL MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2º Semestre de 2012 COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenadoria Geral de Estágios Prof. Ricardo Constante Martins Coordenador

Leia mais

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2015 O programa Talentos da Educação é uma iniciativa da Fundação Lemann para apoiar pessoas talentosas e comprometidas com a melhoria da educação no Brasil. A proposta é

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DEFINIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS Art. 1º - As presentes normas têm por objetivo organizar e disciplinar o Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do estudante,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional CONSULTOR SÊNIOR Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo

Leia mais

Boletim Técnico. Empresa. Vagas. Central de Estágio. Desenvolvimento/Procedimento. Acesse Atividades Acadêmicas Estágio Empresa

Boletim Técnico. Empresa. Vagas. Central de Estágio. Desenvolvimento/Procedimento. Acesse Atividades Acadêmicas Estágio Empresa Boletim Técnico Central de Estágio Produto : TOTVS Educacional 11.83.52 Processo : Central de Estágio Subprocesso : Não se aplica Data da publicação : 12/11/2013 A funcionalidade de Central de Estágio

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO

MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO CARO ALUNO, Seja Bem-Vindo às Escolas e Faculdades QI! Desejamos a você uma excelente jornada de estudos e evolução, tanto no campo profissional, como pessoal. Recomendamos

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO KIT ALUNO ESTÁGIO PASSO A PASSO

COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO KIT ALUNO ESTÁGIO PASSO A PASSO COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO KIT ALUNO ESTÁGIO PASSO A PASSO Maceió/2014 1º PASSO: PREENCHIMENTO DO CADASTRO DO ALUNO COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS CADASTRO DO ALUNO Curso: Período que Cursa: Matrícula: Nome Completo:

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA - UNIFOR

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA - UNIFOR FUNDAÇÃO EDUCACIONAL COMUNITÁRIA FORMIGUENSE CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA - UNIFOR REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING (Ato de Aprovação: Resolução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA LIGA DE ODONTOLOGIA ONCOLÓGICA - LOO EDITAL 01/2015 LOO UFU

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA LIGA DE ODONTOLOGIA ONCOLÓGICA - LOO EDITAL 01/2015 LOO UFU UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA LIGA DE ODONTOLOGIA ONCOLÓGICA - LOO EDITAL 01/2015 LOO UFU A Liga de Odontologia Oncológica da Universidade Federal de Uberlândia faz saber

Leia mais

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1 1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1.ACESSANDO O SITE DA FEOL 1.1 Endereço do Site O endereço para acessar o site da Fundação Educacional de Oliveira é: www.feol.com.br Obs: experimente digitar apenas feol.com.br

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2014 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIOR PARA A INOVE CONSULTORIA JUNIOR UNIDADE TAGUATINGA

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2014 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIOR PARA A INOVE CONSULTORIA JUNIOR UNIDADE TAGUATINGA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2014 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIOR PARA A INOVE CONSULTORIA JUNIOR UNIDADE TAGUATINGA A FACULDADE PROJEÇÃO, por intermédio da Escola de Negócios, torna pública a abertura

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, SEQUENCIAL REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIORES PARA A INOVE CONSULTORIA JÚNIOR UNIDADE TAGUATINGA A FACULDADE PROJEÇÃO,

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIORES PARA A INOVE CONSULTORIA JÚNIOR UNIDADE TAGUATINGA A FACULDADE PROJEÇÃO, PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº002/2015 SELEÇÃO DE CONSULTORES JUNIORES PARA A INOVE CONSULTORIA JÚNIOR UNIDADE TAGUATINGA A FACULDADE PROJEÇÃO, por intermédio da Escola de Negócios, torna pública a

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SAÚDE MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL Diretor Geral Prof. Adalberto Miranda Distassi Coordenador Geral de Estágio: Prof. Ricardo Constante Martins

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA Coronel Fabriciano 2012 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1 2. OBJETIVOS 1 3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2 4. ATRIBUIÇÕES 2 5. LOCAIS DE ESTÁGIO E AGENTES DE INTEGRAÇÃO

Leia mais

O que é? pode ser chamado de Recrutamento e Seleção.

O que é? pode ser chamado de Recrutamento e Seleção. Processo Seletivo O que é? O Processo Seletivo é um conjunto de técnicas e instrumentos, empregados para avaliação de materiais, técnicas ou candidatos visando identificar as habilidades, tendências e

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL E INTERDISCIPLINAR DA CHAMBERLAIN COLLEGE OF NURSING E FACULDADE RUY BARBOSA Nº 17/2013

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL E INTERDISCIPLINAR DA CHAMBERLAIN COLLEGE OF NURSING E FACULDADE RUY BARBOSA Nº 17/2013 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL E INTERDISCIPLINAR DA CHAMBERLAIN COLLEGE OF NURSING E FACULDADE RUY BARBOSA Nº 17/2013 Por meio do presente Edital se faz a Convocação Pública

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

Manual do Candidato 2013

Manual do Candidato 2013 Manual do Candidato 2013 Bio Jr. USP O QUE É EMPRESA JÚNIOR? Empresa júnior é uma associação civil formada por alunos matriculados em pelo menos um curso de graduação em institutos de ensino superior.

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FACULDADE ANGLO-AMERICANO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Estágio, pela sua natureza, é uma atividade curricular obrigatória,

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Orientações de Estágio. Pedagogia 4 Semestre

Orientações de Estágio. Pedagogia 4 Semestre Orientações de Estágio Pedagogia 4 Semestre 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA... 3 1.1 - Responsabilidades da Monitoria do Estágio Supervisionado:... 4 1.2 - Responsabilidades

Leia mais

Manual do Estagiário 2008

Manual do Estagiário 2008 Manual do Estagiário 2008 Sumário Introdução... 2 O que é estágio curricular... 2 Objetivos do estágio curricular... 2 Duração e carga horária do estágio curricular... 3 Requisitos para a realização do

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA INICIAÇÃO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA INICIAÇÃO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO PARA INICIAÇÃO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS A Diretora da Faculdade Béthencourt da Silva com base na Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis,

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

Programa Miniempresa - 2014 -

Programa Miniempresa - 2014 - Programa Miniempresa - 2014 - Índice Junior Achievement...3 Programa Miniempresa...3 Objetivos...3 Escolas participantes...4 Responsabilidades...4 Escolas... 4 Alunos (Achievers)... 4 Voluntários (Advisers)...

Leia mais

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP

PROJETO. A inserção das Famílias no CAMP PROJETO A inserção das Famílias no CAMP APRESENTAÇÃO O CAMP-Gna é uma entidade filantrópica sediada em Goiânia, no Setor Central, onde funciona ininterruptamente há 36 anos. Desde 01 de julho de 1973,

Leia mais

EDITAL Nº 124/2012(*) SELEÇÃO DE AUXILIAR DE APOIO ADMINISTRATIVO FINANCEIRO DO PROGRAMA TOPA 2012 - ETAPA V

EDITAL Nº 124/2012(*) SELEÇÃO DE AUXILIAR DE APOIO ADMINISTRATIVO FINANCEIRO DO PROGRAMA TOPA 2012 - ETAPA V UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS-PROEX PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO - TOPA 2012- ETAPA V EDITAL Nº 124/2012(*) SELEÇÃO DE AUXILIAR DE

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO: ADMINISTRAÇÃO MANUAL DO ALUNO. APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (7º/6º Semestres)

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO: ADMINISTRAÇÃO MANUAL DO ALUNO. APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (7º/6º Semestres) INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CURSO: MANUAL DO ALUNO APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (7º/6º Semestres) SES SIMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA E SUSTENTABILIDADE DISCIPLINA-ÂNCORA ESTRATÉGICA

Leia mais

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf

endereço eletrônico) OPCIONAL: http://www.coacavo.com.br/gestao_pdf/avaliacao_desempenho_360grau s.pdf AV1 Estudo Dirigido da Disciplina CURSO: Gestão de Recursos Humanos DISCIPLINA: Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos ALUNO(A):Aline de Souza MATRÍCULA:51811 Ribeiro da Rocha NÚCLEO REGIONAL: DATA:

Leia mais

Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social CNEAS

Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social CNEAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome MDS Secretaria Nacional de Assistencia Social SNAS Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS DRSP Cadastro Nacional das Entidades de Assistência

Leia mais

Recrutamento 12/02/2012. Recrutamento - Conceito. Mercado de Trabalho: Recrutamento - Conceito

Recrutamento 12/02/2012. Recrutamento - Conceito. Mercado de Trabalho: Recrutamento - Conceito Recrutamento Disciplina: Gestão de Pessoas Página: 1 Aula: 01 O Recrutamento ocorre dentro do mercado de trabalho e do mercado de Recursos Humanos; Mercado de Trabalho: O Mercado de Trabalho é o espaço

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

FANESE Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe

FANESE Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe Associação de Ensino e Pesquisa Graccho Cardoso S/C LTDA FANESE Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe REGULAMENTO FÁBRICA DE SOFTWARE Lucas Pereira da Silva Renata Azevedo Santos Carvalho Ricardo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE EXTENSÃO Nº 003/2015

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE EXTENSÃO Nº 003/2015 Universidade Federal de Juiz de Fora Diretoria de Gerenciamento de Projetos EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE EXTENSÃO Nº 003/2015 PROJETO DE EXTENSÃO: Gerenciamento de Projetos Desenvolvimento Sustentável

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Administração 5ª Série Administração de Recursos Humanos I A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

01.02.04 Recrutamento Interno

01.02.04 Recrutamento Interno Manual de Normas e Procedimentos Anexo da Instrução Normativa SG/MPF nº 05/2014 Gestão de Pessoas Manual de Normas e Procedimentos Versão 1.0 Agosto de 2013 Esta edição do Manual foi atualizada até 26/08/2013.

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Maio -2013 Conteúdo Sumário... 2 PPD -IPD... 3 Adicionar Paciente... 4 Laudo Médico... 6 Avaliação do Enfermeiro... 11 Visita Domiciliar... 14 Dados do Paciente no Programa... 16 Histórico do

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça Superior Tribunal de Justiça INFORMAÇÕES SOBRE A GESTÃO DE DESEMPENHO SERVIDORES CEDIDOS OU EM EXERCÍCIO PROVISÓRIO SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS SEÇÃO DE

Leia mais

Conceitos de Banco de Dados

Conceitos de Banco de Dados Conceitos de Banco de Dados Autor: Luiz Antonio Junior 1 INTRODUÇÃO Objetivos Introduzir conceitos básicos de Modelo de dados Introduzir conceitos básicos de Banco de dados Capacitar o aluno a construir

Leia mais

É de responsabilidade do gestor da vaga a decisão final sobre a escolha do candidato selecionado.

É de responsabilidade do gestor da vaga a decisão final sobre a escolha do candidato selecionado. É de responsabilidade do gestor da vaga a decisão final sobre a escolha do candidato selecionado. A área de Recrutamento & Seleção/RH deve dar retorno a todos os profissionais que participarem do processo

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 1ª série Empreendedorismo Administração A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES

REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR. Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS SUPERIORESDE GRADUAÇÃO DO CEFET-PR Capítulo I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º - O Estágio Curricular, baseado na lei nº 6.494,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

SELEÇÃO PARA O CARGO DE AGENTE DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA N.º 08/2013

SELEÇÃO PARA O CARGO DE AGENTE DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA N.º 08/2013 1 SELEÇÃO PARA O CARGO DE AGENTE DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA N.º 08/2013 FINALIDADE Selecionar profissional para o Cargo de Agente de Recrutamento e Seleção NATUREZA DA INSTITUIÇÃO O

Leia mais

FindMyJob: um aplicativo móvel para otimização do processo de busca por vagas de estágios

FindMyJob: um aplicativo móvel para otimização do processo de busca por vagas de estágios FindMyJob: um aplicativo móvel para otimização do processo de busca por vagas de estágios Leonardo L. Lacerda, Jadilson da S. Amancio, Fernando A. D. G. Pinto, Adilson J. dos Santos Centro Universitário

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CENTEC Nº: 002/2015

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CENTEC Nº: 002/2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO CENTEC Nº: 002/2015 Processo Seletivo Simplificado, para contratação de estagiário para a área de Jornalismo / Comunicação Social, com lotação na Assessoria de Marketing

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROJETO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ANO 2007 CURSOS ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS INTRODUÇÃO: Tendo como objetivo propiciar ao aluno um conjunto de oportunidades que se refletirão, de forma direta

Leia mais

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes

Programa de Apoio Didático Graduação - Perguntas Frequentes Geral 1.1) O que é PAD? O Programa de Apoio Didático (PAD), instituído pela Resolução GR-49/2007 e renovado pela Resolução GR-54/2010, é um programa de bolsas destinado exclusivamente a alunos da graduação

Leia mais

Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS. Departamento de Logística e Serviços Gerais

Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS. Departamento de Logística e Serviços Gerais Roteiro para Elaboração dos Planos de Gestão de Logística Sustentáveis PLS Departamento de Logística e Serviços Gerais ÍNDICE PREPARAÇÃO... 3 A) IDENTIFICAÇÃO DA COMISSÃO GESTORA... 4 B) INSTITUIR POR

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão.

MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES. Coordenação de Estágio e Trabalho de Conclusão. MANUAL DE ESTÁGIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Profa. LUCIANE ALVES FERNANDES Porto Alegre/RS 2014 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O ESTÁGIO... 3 3. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DO ESTÁGIO... 3 4. OBJETIVOS DO ESTÁGIO... 3

Leia mais

Lista de exercícios 01

Lista de exercícios 01 PARTE I Lista de exercícios 01 1. Defina os seguintes termos: entidade, atributo, valor do atributo, atributo composto, atributo multivalorado, atributo derivado, atributo-chave, domínio. 2. Explique as

Leia mais

Recrutamento e Seleção. Orientações aos Candidatos

Recrutamento e Seleção. Orientações aos Candidatos Recrutamento e Seleção Orientações aos Candidatos COPACOL - COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL CONSOLATA DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS Recrutamento e Seleção Orientações aos Candidatos Índice 1. Objetivo...

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições

Leia mais

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Faculdade São Camilo - RJ

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Faculdade São Camilo - RJ REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Curso de Administração Faculdade São Camilo - RJ 2013 2 TÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Artigo 1º - O Curso de Administração da Faculdade São Camilo, possui a exigência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA COE COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIOS À Comunidade Acadêmica do Curso de Farmácia da UFPR. A Comissão Orientadora de Estágios (COE) do curso de Farmácia elaborou este documento com o objetivo de esclarecer as dúvidas referentes aos estágios

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

2 Desenvolvimento Humano

2 Desenvolvimento Humano 2 Desenvolvimento Humano A área de Desenvolvimento Humano realiza: recrutamento e seleção interna, ações de treinamento e desenvolvimento dos empregados, gestão do Pano de Cargos e Salários, programas

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS. Sistema on-line Sistema on-line O Instituto Ethos Organização sem fins lucrativos fundada em 1998 por um grupo de empresários, que tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2014 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

Justificativa da iniciativa

Justificativa da iniciativa Sumário Justificativa da iniciativa O que é o Framework? Apresentação básica de cada ferramenta Quais projetos serão avaliados por meio do Framework? Fluxo de avaliação Expectativas Justificativa da iniciativa

Leia mais

Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo MANUAL DO ALUNO UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo MANUAL DO ALUNO UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo MANUAL DO ALUNO UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO SUMÁRIO Apresentação...... 2 Considerações Iniciais.... 4 Portal de Empregabilidade.... 7 Requisitos Mínimos... 7

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais

Leia mais

Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Atividades Complementares

Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Atividades Complementares Faculdade HSM Núcleo de Prática Acadêmica (NPA) Manual de orientações para o cumprimento das horas de Complementares 2014 As Complementares abrangem o ensino, a pesquisa e a extensão, estão fixadas em

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

CURSO SEMI PRESENCIAL FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A INCLUSÃO FAMILIAR, EDUCACIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS

CURSO SEMI PRESENCIAL FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A INCLUSÃO FAMILIAR, EDUCACIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS CURSO SEMI PRESENCIAL FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A INCLUSÃO FAMILIAR, EDUCACIONAL E SOCIAL DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS A ADEFAV centro de recursos em deficiência múltipla, surdocegueira e deficiência

Leia mais

American Express @ Work Guia de Primeiros Passos

American Express @ Work Guia de Primeiros Passos American Express @ Work Guia de Primeiros Passos Utilize o American Express @ Work para gerenciar a Conta do Associado e da sua Empresa, realizar manutenções nas Contas, acessar Relatórios de forma rápida,

Leia mais

Manual de Procedimentos Para Recrutamento e Seleção

Manual de Procedimentos Para Recrutamento e Seleção Manual de Procedimentos Para Recrutamento e Seleção Versão: V0_0_10 Data: 13 de setembro de 2013 Procedimentos para recrutamento e seleção de servidores por processo seletivo público. Diretoria Geral de

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Fortaleza, 2012 INDICE CAPÍTULO I... 3 DO OBJETIVO GERAL... 3 CAPÍTULO II... 3 DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 3 CAPÍTULO III... 4 DA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Adendos do Curso de Zootecnia aos Regulamentos de Estágios da UFPel

Adendos do Curso de Zootecnia aos Regulamentos de Estágios da UFPel Adendos do Curso de Zootecnia aos Regulamentos de Estágios da UFPel MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA ADENDOS DO CURSO DE ZOOTECNIA AS

Leia mais

Estágio Supervisionado III

Estágio Supervisionado III Estágio Supervisionado III Prof. Jorge Fernandes de Lima Neto INSTRUÇÕES A) Minha visão do estágio supervisionado antes de iniciá-lo: Preencher esse formulário descrevendo sua visão de estágio. faça duas

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL E INTERDISCIPLINAR DA CHAMBERLAIN COLLEGE OF NURSING, AREA1 E FACULDADE RUY BARBOSA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL E INTERDISCIPLINAR DA CHAMBERLAIN COLLEGE OF NURSING, AREA1 E FACULDADE RUY BARBOSA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL E INTERDISCIPLINAR DA CHAMBERLAIN COLLEGE OF NURSING, AREA1 E FACULDADE RUY BARBOSA Nº 12/2015 Por meio do presente Edital se faz a Convocação

Leia mais

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO PROJETO DE EXTENSÃO EDITAL N.º 05/2010 PROJETO RONDON- JULHO 2011 A Universidade Metodista de São Paulo concorrerá a quatro operações nacionais no mês de Julho de 2011.

Leia mais

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL. Manual de Estágio CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL. Manual de Estágio CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Manual de Estágio CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2010 FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL FACSUL Sociedade de Ensino Superior do Leste do Paraná Ltda Diretor Geral Prof. Antonio

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Serviço Social é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO, ARTICULAÇAO E PROJETOS EDUCACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO, ARTICULAÇAO E PROJETOS EDUCACIONAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE GESTÃO, ARTICULAÇAO E PROJETOS EDUCACIONAIS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA - CONSULTOR POR PRODUTO

Leia mais

Cours de Français pour Débutants FFLCH EPUSP Module 3

Cours de Français pour Débutants FFLCH EPUSP Module 3 Cours de Français pour Débutants FFLCH EPUSP Module 3 Veja como montar um currículo para conseguir o primeiro emprego Candidato deve adequar o documento para cada oportunidade de trabalho. Segundo especialista,

Leia mais

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social 1 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVOS... 4 3 DESENVOLVIMENTO... 5 4 CONCLUSÃO... 11 5 REFERÊNCIA... 11 TABELA DE FIGURAS Figura

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos

Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos www.tecnologiadeprojetos.com.br Lista de verificação (Check list) para planejamento e execução de Projetos Eduardo F. Barbosa Dácio G. Moura Material didático utilizado na disciplina Desenvolvimento de

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007

CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007 CONSELHO SUPERIOR DO ISEI RESOLUÇÃO Nº 01/ 2007, DE 29 DE JUNHO DE 2007 Aprova o regulamento dos Estágios Supervisionados dos cursos de Graduação - Licenciaturas do ISEI. O Presidente do Conselho Superior

Leia mais

Procedimentos para Seleção de Consultores

Procedimentos para Seleção de Consultores Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura Procedimentos para Seleção de Consultores As contratações de consultores poderão ocorrer no âmbito dos Acordos, Documentos

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais