LABRE RS. Foto Estação LABRE - RS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LABRE RS. Foto Estação LABRE - RS"

Transcrição

1 Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão LABRE RS NÃO BASTA SER RADIOAMADOR, TEM QUE SER NÃO BASTA SER RADIOAMADOR. TEM QUE SER PARTICIPATIVO. JULHO 2011 Nº 023 Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 Área 3 Sala 330 Passo D areia Porto Alegre RS CEP Fone: py3aa@terra.com.br Horário de atendimento: Das 14:00 ás 17:00 horas. Foto Estação LABRE - RS É importante, para vocês, para nós e para a Nação, que você continue sendo um Labreano. Para cumprirmos a missão da LABRE, precisamos que todos participem. O Radioamadorismo organizado Nacional e internacionalmente, representado pela nossa Liga, não pode ficar sem você. Temos a convicção de que continuar dando vida vibrante a nossa Instituição fará com que todos nós sejamos beneficiados. Você está ouvindo o QTC de nº 023 deste sábado 13 de Agosto de 2011, elaborado pela LABRE do Rio Grande do Sul e editado por PY3IA RODEMA. A LABRE não se responsabiliza por comentarios que não estejam no texto deste QTC. A GRANDEZA DO RÁDIO ESTÁ NO SERVIR! Saudações aos companheiros radioamadores do Rio Grande do Sul e entorno a todos aqueles que nos brindam com a sua audiência. Estamos iniciando mais um QTC da LABRE-RS, procurando trazer notícias e informações de seu interesse. LABRE RS INFORMA CURSO PARA INGRESSO NO RADIOAMADORISMO A LABRE-RS buscando novas formas de incentivar o radioamadorismo informa que as aulas estão a todo vapor e que ainda estão abertas as inscrições para o curso de Legislação e Técnica e Ética Operacional para o ingresso na classe C, as aulas são ministradas semanalmente na sede da entidade com início as 20h00min horas. PY3KIM JOAQUIM DIRETOR DE RADIOAMADORISMO LABRE - RS CADASTRO Atualize seu cadastro junto a LABRE - RS, pelo py3aa@terra.com.br ou correspondência para a sede da LABRE. Muita correspondência que remetemos para você radioamador retorna, pois o endereço é ignorado, temos muitos cartões QSL te esperando na LABRE-RS, nos procure e faça a sua parte, pois estamos fazendo a nossa. Não se esqueça do pagamento da sua contribuição social. Lembre-se: A OBRIGAÇÃO DE MANTER SEUS DADOS ATUALIZADOS É SUA. PROVAS Hoje estamos realizando mais uma etapa da realização de provas ao ingresso e promoção de classe ao radioamadorismo na Cidade De Rio Grande, tivemos 40 inscritos. Desejamos a todos muito êxito nos resultados e agradecemos ao nosso coordenador PY3HS HORÁCIO por estar mais uma vez mostrando muito empenho e carinho na realização desta etapa e também a ANATEL por sempre nos atender. Fique atento ao nosso calendário de provas.

2 Dia Mês Cidade 27 Agosto Porto Alegre 29 Outubro Uruguaiana 12 Novembro São Jerônimo 26 Novembro Porto Alegre ANIVERSARIANTES Parabenizamos aos aniversariantes do período de 14 a 20 de agosto. Indicativo Nome Data Cidade PY3AOP LUIZ VALDETAR GONÇALVES MEDEIROS 14-ago PORTO ALEGRE PY3AOQ RUBEM ASTEGGIANO DE UGALDE 15-ago SANTA MARIA PU3VAZ ARMANDO GIORDANI VAZ 15-ago PORTO ALEGRE PY3CAL JOÃO PEDRO MACHADO 16-ago SANTA MARIA PU3RCC RENE DE CORDOVA CARDOSO 16-ago GRAMADO PY3IL INÁCIO DOS SANTOS LEIVAS 17-ago RIO GRANDE PY3AVE ANALISE REICHERT BORNGRABER 17-ago PORTO ALEGRE PU3PBZ ANTONIO RODRIGUES DA SILVA NETO 18-ago SANTA CRUZ DO SUL PY3JO JOSÉ CARLOS KORNDORFER 19-ago PORTO ALEGRE PU3SBS SERZEDELO BLANCO DA SILVA 19-ago PORTO ALEGRE PY3BIH PLINIO GAUER CASSEL 19-ago SANTA MARIA PY3CFT CARLOS EDUARDO TAVARES 20-ago FELIZ PY3BJ CARLOS ALBERTO KELLERMANN 20-ago TAQUARA PY3LP EDUARDO BARRIOS DE ARAUJO 20-ago SANTANA DO LIVRAMENTO PY3PES PEDRO DO ESPIRITO SANTO 20-ago SANTANA DO LIVRAMENTO Às vezes, as pessoas deixam o mesmo problema infernizar a vida delas durante anos quando poderiam simplesmente dizer: E daí? FELIZ ANIVERSÁRIO! VISITANTES Amigos que estiveram visitando a sede da LABRE RS. PY3NF NEIDE FRITZ PORTO ALEGRE PU3SLC JAMES CAÇAPAVA DO SUL PY3EA EDUARDO VIAMÃO PY3OZ CLAUDINHO SANTA MARIA PU3JPP JULIO CANOAS PY3XMI MARIA DO CARMO GRAVATAÍ PU3MAF MARCO PORTO ALEGRE Lembre-se que o radioamadorismo é um contínuo processo de aprendizado. Nós aprendemos através de instruções, e os comentários abaixo fornecerão princípios básicos para uso consciente de nossa QRG. Antes de fazer um CQ, certifique-se de que a QRG está desocupada. Quando você contestar um CQ, sintonize seu equipamento beat zero na QRG do colega, a fim de facilitar sua recepção. A única exceção a essa regra ocorre no caso de operação split, previamente anunciada. Além disso, tenha em mente que nossas faixas estão, cada vez mais, tornando-se pequenas diante do crescente número de radioamadores. Identifique-se pelo menos a cada 5 minutos, bem como no início e fim de QSO. Estas são regras aceitas internacionalmente.

3 Estamos divulgando a Legislação por Capitulo no QTC conforme descrito abaixo: ANEXO À RESOLUÇÃO N.º 449, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2006 REGULAMENTO DO SERVIÇO DE RADIOAMADOR TÍTULO IV CERTIFICADO DE OPERADOR DE ESTAÇÃO DE RADIOAMADOR - COER Capítulo I Das Regras Gerais Art. 30. O Certificado de Operador de Estação de Radioamador é expedido a título oneroso, é intransferível, tem prazo de validade indeterminado e habilita seu titular a obter autorização para executar o Serviço de Radioamador e a operar estação do mencionado serviço devidamente licenciada, podendo ser obtido por qualquer pessoa física residente no Brasil. Art. 31. O prazo para o requerimento do COER será de doze meses, a contar da data da publicação dos resultados dos testes de avaliação, uma vez que é de um ano a validade das provas realizadas. Art. 32. O radioamador estrangeiro pode ser dispensado da obtenção do COER, devendo operar sua estação nas condições equivalentes à de sua habilitação original e em conformidade com a regulamentação brasileira. Ao término do prazo de validade de sua habilitação original e permanecendo no Brasil, o radioamador deverá atualizar sua habilitação original ou obter o Certificado de Operador de Estação de Radioamador no Brasil. ESPAÇO PARA DIVULGAÇÃO DOS RÁDIOS CLUBES E ASSOCIAÇÕES NOTICIAS DA UNIÃO SANTA MARIENSE DE RADIOAMADORES USRA EXPEDIENTE COMEMORATIVO No ultimo sábado, participamos do expediente semanal na sede da USRA, quando reencontramos diversos colegas. Tivemos a oportunidade de comemorarmos o aniversário do Fredy PY3YD, que aconteceu no último dia do mês de Julho. Acompanhado da família e dos presentes, cantamos o parabéns para o aniversariante. REUNIÃO DE DIRETORIA Na última segunda feira, aconteceu nossa reunião mensal da diretoria da USRA. Além da presença dos membros da diretoria, esteve conosco o Machado PY3CAL, que estando por Santa Maria, nos deu o prazer de sua presença e colaboração. Foram tratados assuntos administrativos e definido que em breve termos mais melhorias na sede. Desta vez será o lixamento e reaplicação do sinteco no piso. O departamento de radioamadorismo apresentou o planejamento para a participação no CVA como estação subdiretora Militar (MIL), utilizando o indicativo PY3UR. (fotos)

4 RANCHO DO RADIOAMADOR GAÚCHO Recebemos do Niltomar, PU3NCA, informações sobre preparativos para a realização do Rancho, nos dias 11, 12 e 13 de Novembro. Nesta etapa muitos detalhes estão sendo foco da atenção do organizador, que tem por objetivo bem receber a todos. Anote em sua agenda, pois queremos vê-lo no próximo Rancho! CONCURSO VERDE-AMARELO Continuam os preparativos e o planejamento para nossa participação como estação subdiretora militar, utilizando o indicativo da USRA (PY3UR). Para nossa satisfação, recebemos a adesão de nosso colega Sergio, PY3SB, que estará se juntando à equipe para a operação CVA Lembramos aos colegas a importância de divulgarmos a realização do CVA, que neste ano está com novo regulamento e com a participação ampliada. Informe-se visitando o site: RODADA DA USRA A Rodada vai ao ar, de segunda a sexta, às 19 horas e 30 minutos, na banda de oitenta metros, em 3,770 MHz. Participe, faça novos amigos e fique bem informado. Paulo PY3PA FRUTOS DO CTU Ola amigos, Estamos agora aqui em Canoas, eu, PY3BKT, o prof. Bruscato e também os alunos Amaral e Ezequiel do CMPA (PY3CM) realizando palestras e demonstração de radioamadorismo no Instituto Federal de Canoas que pretende em breve instalar uma estação de radioamador aqui. Já temos agendada a mesma atividade no IFET da Restinga em Porto Alegre. São alguns dos frutos do CTU que estão amadurecendo, quero compartilhar com os amigos a alegria de poder levar o nosso hobby para estes jovens e incentivar eles a serem a nova geração de radioamadores. Na próxima semana, dia 17 às 18h será inaugurada a estação de radioamador da UFRGS e cremos que em breve seremos 5 estações em Escolas no RS. PY3MHZ, PY3CM, PY3URS, e as novas em Canoas e na Restinga. Cada dia que passa tenho mais orgulho de pertencer ao nosso hobby e quero passar este entusiasmo aos amigos! Forte 73 - Miguel - PY3MM EVENTOS DIA DOS PAIS Amanhã é o dia dos Pais, um dia especial, festivo, que faz parte da estação do ano mais fria, o inverno. Este dia por ser especial, aquece cada coração, e faz parecer que estamos no verão. Você é Pai, merece toda homenagem do mundo, por ser um ser iluminado, um ser especial, uma pessoa que valorizou a amizade. Parabéns por esse dia bonito, que consegue oferecer o Sol. FELIZ DIA DOS PAIS! 59º RANCHO DO RADIOAMADOR GAÚCHO ORGANIZAÇÃO: AJERA Associação Jeronimense de Radioamadores Dias 11, 12 e 13 de Novembro de 2011 LOCAL: PARQUE DE EXPOSIÇÃO JANUARINHO RAMOS RS frente à ULBRA. P R O G R A M A Ç Ã O SEXTA-FEIRA- dia 11 08:00h Recepção aos convidados; 12:00h Almoço livre 13:00h - Recepção e credenciamento

5 20:00h Jantar por adesão SÁBADO - dia 12 07:30h - Recepção aos visitantes e orientação sobre hospedagens; 08:00h - Realização de provas para ingresso e promoção de Classe ao radioamadorismo; 10:30h - Início da Programação de Radioamadorismo: -Painel sobre radioamadorismo por PY3PA - Paulo, da USRA. 12:00h - Almoço 13:30h - Leitura do QTC da LABRE-RS em 40m (7155 khz) 14:30h - Palestra, por PY3UA Barros - da USRA; 15:00h - Passeio turístico; 16:00h - Reunião da LABRE-RS com Radio clubes e radioamadores interessados 21:00h Abertura oficial do 59º Rancho. -Jantar Dançante, animado pelo GRUPO FANDANGAÇO; DOMINGO dia 13 09:00h - Exposição de equipamentos antigos e troca-troca 11:00h - Apresentação do CTG Polivalente, com danças gauchescas; 12:00h - Almoço e encerramento do Rancho, com entrega de brindes e troféus. OBSERVAÇÕES: 1- Esta é uma programação inicial e pode ser atualizada a qualquer momento. 2-Acompanhe a divulgação da programação atualizada, no QTC da LABRE-RS. Em breve o site da AJERA estará atualizado com informações importantes 3-Contato: Niltomar PU3NCA Presidente do 59º Rancho do Radioamador Gaúcho Tel. (51) niltomarceroni@yahoo.com.br Este QTC é transmitido aos sábados nos 40m em khz às 13h30min, nos 80m em khz às 18h00min. Este QTC é transmitido em VHF 18h00min para Região Metropolitana de Porto Alegre e Serra Gaúcha na repetidora que estiver disponível. Este QTC é transmitido na repetidora pertencente à ASCRA Associação Santacruzense de Radioamadores, por PU3PRT Paulo Treib ou PY3ALA André Arend Santa Cruz do Sul; Retransmitido na freqüência de para a região do litoral pelo GRALI Grupo de Rádio Apoio do Litoral através de nosso colega PY3ZRV Júlio e também pela repetidora pertencente à AQR Associação Quaraiense de Radioamadores e pela repetidora de Quarai RS em PY3SLB para a Região do Leste Argentino e Norte Uruguaio. Enviado via PACKET; Apresentado via echolink às 18h30min na Sala Brasileira por PY3WS LOPES. Retransmissão da leitura através da PY3RCP - Repetidora do Rádio Clube de Pelotas em ás 18h30minhs simultaneamente com o Echolink - Atividade conjunta da URRA e RCP. Enviem as informações sobre as atividades radioamadorísticas de sua região, para o qtclabre@labre-rs.org.br até quinta-feira, às 20 horas. Use também este para mandar sua solicitação de recebimento deste QTC e estará recebendo aos sábados, após as 21h00 h. A retransmissão e divulgação deste QTC têm a prévia autorização da LABRE-RS, desde que citada a fonte. O RADIOAMADOR É ATENCIOSO E PONDERADO... CONSCIENTEMENTE ELE JAMAIS USARÁ SUA ESTAÇÃO PARA PREJUDICAR A ATIVIDADE DOS DEMAIS COLEGAS OU DE ALGUMA FORMA QUE POSSA DIMINUIR-LHES A SUA SATISFAÇÃO EM OPERAR AO ACIONAR O MICROFONE TRANSMITA A SUA IMAGEM. Agradecemos aos colegas presentes e aos que optaram em apenas acompanhar esta apresentação. No próximo QTC estaremos de volta com mais informações.

LABRE-RS. Saudações a todos que nos brindam com sua audiência. Você está ouvindo o Rádio informativo da LABRE-RS deste sábado, 24 de setembro de 2011.

LABRE-RS. Saudações a todos que nos brindam com sua audiência. Você está ouvindo o Rádio informativo da LABRE-RS deste sábado, 24 de setembro de 2011. . LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RADIO EMISSÃO LABRE-RS www.labre-rs.org.br py3aa@terra.com.br Caixa Postal 2180 CEP 90001-970 Porto Alegre - RS AV. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 Área 3- Sala 330

Leia mais

Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão LABRE RS NÃO BASTA SER RADIOAMADOR, TEM QUE SER NÃO BASTA SER RADIOAMADOR. TEM QUE SER PARTICIPATIVO.

Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão LABRE RS NÃO BASTA SER RADIOAMADOR, TEM QUE SER NÃO BASTA SER RADIOAMADOR. TEM QUE SER PARTICIPATIVO. Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão LABRE RS NÃO BASTA SER RADIOAMADOR, TEM QUE SER NÃO BASTA SER RADIOAMADOR. TEM QUE SER PARTICIPATIVO. Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 Área 3 Sala 330

Leia mais

Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE-RS

Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE-RS Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE-RS AV. Baltazar de oliveira Garcia, 2132 Área 3 Sala 330 Porto Alegre - RS CEP. 91150-000 - Porto Alegre, R.S. Fone: 51-3368-3972. SITE: www.labre-rs.org.br

Leia mais

CONCURSO TERESINA VHF 2013 - REGULAMENTO

CONCURSO TERESINA VHF 2013 - REGULAMENTO CONCURSO TERESINA VHF 2013 - REGULAMENTO REALIZADORA Teresina Dx Group - teresinadxgroup.org Divulgação, Certificados, Premiação e Apuração: MODALIDADE: Fonia DATA e HORARIO: 15, 16 e 17 de novembro de

Leia mais

LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RADIO EMISSÃO LABRE-RS

LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RADIO EMISSÃO LABRE-RS LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RADIO EMISSÃO LABRE-RS www.labre-rs.org.br py3aa@terra.com.br Caixa Postal 2180 CEP 90001-970 Porto Alegre - RS AV. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 Área 3- Sala 330 -Porto

Leia mais

Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE-RS

Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE-RS Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE-RS AV. Baltazar de oliveira Garcia, 2132 Área 3 Sala 330 Porto Alegre - RS CEP. 91150-000 - Porto Alegre, R.S. Fone: 51-3368-3972. SITE: www.labre-rs.org.br

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS PARA O USO DO SOFTWARE DE CONTESTE S N1MM

NOÇÕES BÁSICAS PARA O USO DO SOFTWARE DE CONTESTE S N1MM CONCURSO FARROUPILHA 2014 NOÇÕES BÁSICAS PARA O USO DO SOFTWARE DE CONTESTE S N1MM BAIXANDO E INSTALANDO O SOFTWARE E SUA ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO CADASTRANDO A ESTAÇÃO E MODO DE OPERAÇÃO CADASTRANDO CONTATOS

Leia mais

QTC Nº 30 - MÊS JULHO DE 2008 - LABRE/RS.

QTC Nº 30 - MÊS JULHO DE 2008 - LABRE/RS. Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE-RS SITE: www.labre-rs.org.br EMAIL: py3aa@terra.com.br AV. Baltazar de oliveira Garcia, 2132 Área 3 Sala 330 Porto Alegre - RS CEP. 91150-000 - Porto

Leia mais

Guia de Demonstração MeusPets

Guia de Demonstração MeusPets 1. Objetivo e Principais Funcionalidades Com o email clique no link de ativação. E confirme a instalação. O MeusPets é um sistema simplificado para acompanhamento da vida do Pet. Pode ser usado de forma

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA - 7ª Região

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA - 7ª Região Ofício Circular CRP07-187/2009 Porto Alegre, 23 de julho de 2009. I MOSTRA DE PRÁTICAS EM PSICOLOGIA NO CAMPO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PSICÓLOGO, SEU FAZER NOS INTERESSA. Em 2009, o Conselho Regional de

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

CÍNDICE CONGRESSISTA O CONGRESSO INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL CRACHÁ TRANSPORTE SINALIZAÇÃO DAS SALAS PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA CERTIFICADOS

CÍNDICE CONGRESSISTA O CONGRESSO INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL CRACHÁ TRANSPORTE SINALIZAÇÃO DAS SALAS PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA CERTIFICADOS CÍNDICE CONGRESSISTA O CONGRESSO INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL CRACHÁ TRANSPORTE SINALIZAÇÃO DAS SALAS PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA CERTIFICADOS PROGRAMAÇÃO SOCIAL SEGURANÇA Neste manual sobre o IV Congresso

Leia mais

CIRCUITO BRASIL CAIXA LOTERIAS DE ATLETISMO, HALTEROFILISMO E NATAÇÃO 2015 FASE REGIONAL NORTE/NORDESTE RECIFE (PE) 26 DE FEVEREIRO A 01 DE MARÇO

CIRCUITO BRASIL CAIXA LOTERIAS DE ATLETISMO, HALTEROFILISMO E NATAÇÃO 2015 FASE REGIONAL NORTE/NORDESTE RECIFE (PE) 26 DE FEVEREIRO A 01 DE MARÇO CIRCUITO BRASIL CAIXA LOTERIAS DE ATLETISMO, HALTEROFILISMO E NATAÇÃO 2015 FASE REGIONAL NORTE/NORDESTE RECIFE (PE) 26 DE FEVEREIRO A 01 DE MARÇO INFORMAÇÕES GERAIS ENDEREÇO DO HOTEL MAR HOTEL CONVENTIONS

Leia mais

COMO COMEÇAR 2016 se organizando?

COMO COMEÇAR 2016 se organizando? COMO COMEÇAR 2016 se organizando? Como começar 2016 se organizando? Conheça estratégias simples para iniciar o novo ano com o pé direito Você sabia que, de acordo com o Sebrae, os principais motivos que

Leia mais

CÍNDICE CONGRESSISTA 1. O COLÓQUIO 2. INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL 3. CRACHÁ 4. TRANSPORTE 5. SINALIZAÇÃO DAS SALAS 6. PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

CÍNDICE CONGRESSISTA 1. O COLÓQUIO 2. INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL 3. CRACHÁ 4. TRANSPORTE 5. SINALIZAÇÃO DAS SALAS 6. PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA CÍNDICE CONGRESSISTA 1. O COLÓQUIO 2. INSCRIÇÕES E RETIRADA DE MATERIAL 3. CRACHÁ 4. TRANSPORTE 5. SINALIZAÇÃO DAS SALAS 6. PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA 7. CERTIFICADOS 8. PROGRAMAÇÃO SOCIAL 9. SEGURANÇA Neste

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

CONCURSO TERESINA VHF 2014 REGULAMENTO

CONCURSO TERESINA VHF 2014 REGULAMENTO CONCURSO TERESINA VHF 2014 REGULAMENTO FINALIDADE - Homenagem e congregação em comemoração ao mês do Radioamador; - Apresentar e executar a prática de Contest (Concurso); - Desenvolver a ética, técnica

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA

MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA NAVEGAR NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA MANUAL DO ALUNO PARA ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Conteúdo Tela de acesso... 4 Dados de Cadastro... 5 Dados cadastrais...

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO

MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO CARO ALUNO, Seja Bem-Vindo às Escolas e Faculdades QI! Desejamos a você uma excelente jornada de estudos e evolução, tanto no campo profissional, como pessoal. Recomendamos

Leia mais

Manual do Voluntário Greenbuilding Brasil 2015

Manual do Voluntário Greenbuilding Brasil 2015 Manual do Voluntário Greenbuilding Brasil 2015 Que tal ser voluntário da Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2015? A Greenbuilding Brasil não seria o sucesso que é sem a colaboração de

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br FACULDADE ITOP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 06/2014 2º SEMESTRE LETIVO DE 2014 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo - COPS, da Faculdade ITOP, considerando o que dispõe a legislação em vigor,

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

QTC Nº 027- MÊS SETEMBRO DE 2010. NÃO BASTA SER RADIOAMADOR, TEM QUE SER PARTICIPATIVO!

QTC Nº 027- MÊS SETEMBRO DE 2010. NÃO BASTA SER RADIOAMADOR, TEM QUE SER PARTICIPATIVO! Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE-RS SITE: www.labre-rs.org.br EMAIL: py3aa@terra.com.br AV. Baltazar de oliveira Garcia, 2132 Área 3 Sala 330 Porto Alegre - RS CEP. 91150-000 - Porto

Leia mais

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br FACULDADE ITOP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2014 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo - COPS, da Faculdade ITOP, considerando o que dispõe a legislação em vigor, faz saber pelo presente Edital,

Leia mais

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br FACULDADE ITOP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2015 1º SEMESTRE LETIVO DE 2015 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo - COPS, da Faculdade ITOP, considerando o que dispõe a legislação em vigor,

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

QTC Nº 41 DA LABRE/RS DE 27 DE OUTUBRO DE 2007.

QTC Nº 41 DA LABRE/RS DE 27 DE OUTUBRO DE 2007. Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE-RS SITE: www.labre-rs.org.br EMAIL: py3aa@terra.com.br AV. Baltazar de oliveira Garcia, 2132 Área 3 Sala 330 Porto Alegre - RS CEP. 91150-000 - Porto

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AO SITE Instruções para associados

MANUAL DE ACESSO AO SITE Instruções para associados MANUAL DE ACESSO AO SITE Instruções para associados 03/09/2014 Sindicamp SUPORTE SINDICAMP http://www.sindicamp.org.br 1 SUMÁRIO 1-) SENHA MASTER... 3 2-)CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS... 4 3-) INFORMAÇÕES PARA

Leia mais

2ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E ENGENHARIA CIVIL FACULDADE CAPIXABA DA SERRA MULTIVIX SERRA

2ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E ENGENHARIA CIVIL FACULDADE CAPIXABA DA SERRA MULTIVIX SERRA 2ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E ENGENHARIA CIVIL FACULDADE CAPIXABA DA SERRA MULTIVIX SERRA O presente Edital visa divulgar as regras e as datas que

Leia mais

REGULAMENTO DO 1º FESTIVAL DE PROGRESSO COM HUMOR PROGRESSO/RS

REGULAMENTO DO 1º FESTIVAL DE PROGRESSO COM HUMOR PROGRESSO/RS REGULAMENTO DO 1º FESTIVAL DE PROGRESSO COM HUMOR PROGRESSO/RS Progresso, abril de 2015. REGULAMENTO 1. OBJETIVO Festival de Humor de Progresso é um evento promovido por Região dos Vales Comunicação Digital,

Leia mais

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar?

Você conhece a Faculdade Sagrada Família? Quais os cursos que a FASF irá ofertar? 1 Você conhece a Faculdade Sagrada Família? A FASF iniciou as suas atividades no ano de 2011, após ter passado por todos os processos burocráticos exigidos pelo Ministério da Educação para sua abertura

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Para facilitar a realização do

Para facilitar a realização do Para facilitar a realização do sugerimos 10 passos que consideramos primordiais para o sucesso da ação. Este livreto traz um resumo desse percurso. A versão completa da Cartilha dos 10 passos está disponível

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

QTC Nº 038 - MÊS NOVEMBRO DE 2009. NÃO BASTA SER RADIOAMADOR, TEM QUE SER PARTICIPATIVO!

QTC Nº 038 - MÊS NOVEMBRO DE 2009. NÃO BASTA SER RADIOAMADOR, TEM QUE SER PARTICIPATIVO! Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE-RS SITE: www.labre-rs.org.br EMAIL: py3aa@terra.com.br AV. Baltazar de oliveira Garcia, 2132 Área 3 Sala 330 Porto Alegre - RS CEP. 91150-000 - Porto

Leia mais

QTC Nº 042 - MÊS DEZEMBRO DE 2009. NÃO BASTA SER RADIOAMADOR, TEM QUE SER PARTICIPATIVO!

QTC Nº 042 - MÊS DEZEMBRO DE 2009. NÃO BASTA SER RADIOAMADOR, TEM QUE SER PARTICIPATIVO! Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE-RS SITE: www.labre-rs.org.br EMAIL: py3aa@terra.com.br AV. Baltazar de oliveira Garcia, 2132 Área 3 Sala 330 Porto Alegre - RS CEP. 91150-000 - Porto

Leia mais

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO

SISTEMA DE E-LEARNING. efaculdade MANUAL DO ALUNO SISTEMA DE E-LEARNING efaculdade MANUAL DO ALUNO Conteúdo Tela de acesso... 2 Dados de Cadastro... 3 Dados cadastrais... 3 Alterar meu email... 4 Alterar minha senha... 4 Minha agenda... 5 Lista de cursos...

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Conselho Federativo Nacional

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Conselho Federativo Nacional Ofício-Circular CFN-FEB nº 17/2014 Brasília, 2 de setembro de 2014. (Circular encaminhada às Entidades Federativas que integram o CFN da FEB) Prezados confrades: Pelo presente, estamos convidando os estimados

Leia mais

Como criar o Facebook da sua loja

Como criar o Facebook da sua loja Como criar o Facebook da sua loja Criar um perfil no Facebook para sua loja é muito fácil, basta seguir os passos que listamos abaixo para você. Lembre-se: Você só pode criar um perfil, para convidar amigos,

Leia mais

Apresentação. Prezado aluno,

Apresentação. Prezado aluno, A Faculdade São Judas Tadeu tem como missão promover a emancipação do indivíduo através da educação, compreendida pelo desenvolvimento do conhecimento, atitudes e valores e respeito à dignidade humana.

Leia mais

Moodle - Tutorial para Alunos

Moodle - Tutorial para Alunos Moodle - Tutorial para Alunos por Prof. Maurício Lima 1 agosto de 2010 Objetivo Este documento apresenta aos alunos da Faculdade Novos Horizontes os primeiros passos na utilização do pacote Moodle. Trata-se

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

MANUAL DE MONITORIA. Agosto de 2010

MANUAL DE MONITORIA. Agosto de 2010 MANUAL DE MONITORIA Agosto de 2010 1 A Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN oferece ao aluno a oportunidade de iniciar-se na função docente através do exercício de monitorias. Apenas será considerado

Leia mais

Edital_03_2015_SR11 (RS): Dúvidas sobre Inscrição

Edital_03_2015_SR11 (RS): Dúvidas sobre Inscrição Edital_03_2015_SR11 (RS): Dúvidas sobre Inscrição Última atualização: 15/10/2015 P: Meu nome não está nas Listas de Grupos. Posso me inscrever? Mas você deve atentar para as condições para aprovação, descritas

Leia mais

RADIODIFUSÃO EDUCATIVA ORIENTAÇÕES PARA NOVAS OUTORGAS DE RÁDIO E TV

RADIODIFUSÃO EDUCATIVA ORIENTAÇÕES PARA NOVAS OUTORGAS DE RÁDIO E TV RADIODIFUSÃO EDUCATIVA ORIENTAÇÕES PARA NOVAS OUTORGAS DE RÁDIO E TV 1. O QUE É A RADIODIFUSÃO EDUCATIVA? É o serviço de radiodifusão, tanto em frequência modulada (FM) quanto de sons e imagens (TV), que

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

PROGRAMA ESCOLA BRASIL. MANUAL DO VOLUNTÁRIO PORTAL www.voluntariadostd.v2v.net

PROGRAMA ESCOLA BRASIL. MANUAL DO VOLUNTÁRIO PORTAL www.voluntariadostd.v2v.net PROGRAMA ESCOLA BRASIL MANUAL DO VOLUNTÁRIO PORTAL www.voluntariadostd.v2v.net O que é o Portal do Voluntário? Este é o espaço virtual para você saber tudo sobre o Programa Escola Brasil - PEB, do qual

Leia mais

MANUAL DO EXPOSITOR. Atenciosamente, Comissão Organizadora

MANUAL DO EXPOSITOR. Atenciosamente, Comissão Organizadora MANUAL DO EXPOSITOR O presente manual tem o objetivo de orientar sua participação no evento 12 BEAUTY FEST". Caso persista alguma dúvida a respeito, favor nos contatarem pelo fone (51) 3710-3070 ou através

Leia mais

Tutorial básico para web conferência

Tutorial básico para web conferência Tutorial básico para web conferência O objetivo deste tutorial é habilitá-lo, de maneira rápida e prática, para a utilização otimizada da ferramenta de web conferência, que são as salas virtuais, em ambiente

Leia mais

Quem são os alunos habilitados e que devem ser inscritos no ENADE de 2014: Para fins de inscrição no Enade 2014, consideram-se:

Quem são os alunos habilitados e que devem ser inscritos no ENADE de 2014: Para fins de inscrição no Enade 2014, consideram-se: As IES cujos cursos serão avaliados pelo Enade 2014 deverão encaminhar ao Inep, nos termos da legislação vigente, o cadastro de todos os estudantes habilitados (concluintes e ingressantes), assim como

Leia mais

REGULAMENTO PONTOS TURBINADOS

REGULAMENTO PONTOS TURBINADOS REGULAMENTO PONTOS TURBINADOS 1. O SERVIÇO 1.1. O Banco Citicard S.A, com sede na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, inscrito no CNPJ sob o nº 34.098.442./0001-34, emissor dos cartões de crédito

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA

REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA REGULAMENTO DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES DA 14ª OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO GERAÇÃO FUTURA O Canal Futura acredita que a juventude brasileira tem um importante papel a desempenhar

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet.

O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar de qualquer local através da Internet. Olá! Você está recebendo as informações iniciais para utilizar o GEM (Software para Gestão Educacional) para gerenciar suas unidades escolares. O GEM é um software 100% Web, ou seja, você poderá acessar

Leia mais

Introdução. Observação importante: O Canal de Mídia da FIFA só está disponível em Inglês.

Introdução. Observação importante: O Canal de Mídia da FIFA só está disponível em Inglês. Introdução O Canal de Mídia da FIFA, um portal extranet protegido por senha, propicia ao Departamento de Mídia da FIFA uma plataforma para comunicação direta com os mais de 15.000 jornalistas, fotógrafos

Leia mais

Regulamento do 5º Concurso VHF / UHF - 2009. ARAM Associação de Radioamadores do Alto Minho

Regulamento do 5º Concurso VHF / UHF - 2009. ARAM Associação de Radioamadores do Alto Minho Regulamento do 5º Concurso VHF / UHF - 2009 1) - Objectivos: Promover a actividade nas faixas VHF e UHF do Serviço de Amador, em especial nas bandas de 70 cm e 23 cm. Incentivar a iniciação aos concursos

Leia mais

HOTEL AMAZONAS RUA AMAZONAS, 467 - NOVA TRAMANDAÍ ASCORSAN

HOTEL AMAZONAS RUA AMAZONAS, 467 - NOVA TRAMANDAÍ ASCORSAN HOTEL AMAZONAS RUA AMAZONAS, nº 467 - NOVA TRAMANDAÍ Para os Diretores e Funcionários da ASCORSAN, a vinda dos associados e seus familiares é motivo de orgulho e satisfação em atendê-los, dentro das condições

Leia mais

Funcionamento do Cartão de Identificação do Estudante

Funcionamento do Cartão de Identificação do Estudante Cartão de Identificação do Estudante O CARTÃO SÓ DEVE SER SOLICITADO PARA ALUNOS QUE NECESSITAM DE TRANSPORTE ESCOLAR FORNECIDO PELO SISTEMA DE BILHETAGEM ELETRÔNICA NO TRAJETO CASA X ESCOLA X CASA. Pré-requisitos

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

Guia Prático de Utilização do Plano

Guia Prático de Utilização do Plano Guia Prático de Utilização do Plano Aqui você tem o que há de melhor para a sua saúde. O QUE É A UNIMED APRESENTAÇÃO Sua finalidade é prestar assistência médica e hospitalar de alto padrão, dentro do sistema

Leia mais

Faculdade Senac Minas. Enade 2012. Faça também por você!

Faculdade Senac Minas. Enade 2012. Faça também por você! Faculdade Senac Minas Enade 2012 Faça também por você! Prezado(a) aluno(a), Brevemente você será convocado para a realização de mais uma prova: o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes -ENADE. Desenvolvido

Leia mais

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética

Uma Publicação Grupo IPub. Guia. redes sociais para clínica de estética. Guia de redes sociais para clínica de estética Uma Publicação Grupo IPub Guia redes sociais para clínica de estética Guia de redes sociais para clínica de estética Conteúdo 1. Introdução 2. A força das redes sociais para clínica de estética 3. As redes

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

Nota: na sequência do cadastramento você será convidado a responder uma pesquisa, visando à melhoria do Sistema de Transporte.

Nota: na sequência do cadastramento você será convidado a responder uma pesquisa, visando à melhoria do Sistema de Transporte. 1. O que é Bilhete Único Mensal? O Bilhete Único Mensal é o cartão que permite ao seu titular, com um único pagamento do valor definido para o mês, o uso do transporte coletivo durante 31 dias a contar

Leia mais

Promoção ontualidade emiada No dia 11 de abril foi realizado o

Promoção ontualidade emiada No dia 11 de abril foi realizado o Promoção Pon ontualidade Premiada emiada No dia 11 de abril foi realizado o sorteio da promoção Pontualidade Premiada (referente às mensalidades do ano de 2012). Estiveram presentes, num momento de lazer,

Leia mais

Manual para participantes. Sala virtual multiplataforma

Manual para participantes. Sala virtual multiplataforma Sala virtual multiplataforma Informações importantes Antes do evento: Recomendamos que entre na sala virtual que temos aberta ao público, na página principal de nosso site, evitando qualquer tipo de transtorno

Leia mais

Sumário. Acesso...3 Acesse...3 Xiii... esqueci a senha!...3 Logue...3

Sumário. Acesso...3 Acesse...3 Xiii... esqueci a senha!...3 Logue...3 Sumário Acesso...3 Acesse...3 Xiii... esqueci a senha!...3 Logue...3 Dashboard...4 Responda seus Chamados... 4 Acesse o conteúdo...4 Convide novos usuários... 4 Visualize todos os chamados rapidamente...4

Leia mais

DIÁRIO DE CLASSE. Atenciosamente,

DIÁRIO DE CLASSE. Atenciosamente, DIÁRIO DE CLASSE Estamos apresentando aos Professores e Professoras da UNEB o sistema de registros acadêmicos que será feito online a partir de qualquer computador com acesso à internet. Salientamos que

Leia mais

Hamtronix INTERFACE ECHOLINK Manual de Instalação e Operação Hardware Revisão C

Hamtronix INTERFACE ECHOLINK Manual de Instalação e Operação Hardware Revisão C INTERFACE ECHOLINK Manual de Instalação e Operação Hardware Revisão C Conteúdo Índice...01 Suporte Técnico...01 Termo de Garantia...01 Descrição do Produto...01 Instalação da Interface...02 LED Indicador...03

Leia mais

MANUAL DO CIDADÃO. Para acessar a página do E-SIC clique no link do e-sic na página inicial do site (figura 1):

MANUAL DO CIDADÃO. Para acessar a página do E-SIC clique no link do e-sic na página inicial do site (figura 1): MANUAL DO CIDADÃO O sistema permite que qualquer pessoa - física ou jurídica - encaminhe pedidos de acesso à informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal. Por meio do e-sic também é

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO LEILÃO ON LINE EXCLUSIVO PARA FUNCIONÁRIOS BROOKFIELD WWW.LANCETOTAL.COM.BR

MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO LEILÃO ON LINE EXCLUSIVO PARA FUNCIONÁRIOS BROOKFIELD WWW.LANCETOTAL.COM.BR MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO LEILÃO ON LINE EXCLUSIVO PARA FUNCIONÁRIOS BROOKFIELD WWW.LANCETOTAL.COM.BR Para melhor atendê-los a Lance Total está de cara nova!!! Veja abaixo as funcionalidades e o passo-a-passo

Leia mais

Apresenta: O que pensam os pacientes como clientes. 1 Edição

Apresenta: O que pensam os pacientes como clientes. 1 Edição Apresenta: O que pensam os pacientes como clientes O que pensam os pacientes como clientes 1 Edição AGENDA Metodologia Sinopse A Pesquisa METODOLOGIA TÉCNICA Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal

Leia mais

Relatório CAMINHADA DA LUA CHEIA PARQUE ESTADUAL SERRA VERDE BELO HORIZONTE/MG. Data: 28 de Agosto de 2015.

Relatório CAMINHADA DA LUA CHEIA PARQUE ESTADUAL SERRA VERDE BELO HORIZONTE/MG. Data: 28 de Agosto de 2015. Relatório CAMINHADA DA LUA CHEIA PARQUE ESTADUAL SERRA VERDE BELO HORIZONTE/MG. Data: 28 de Agosto de 2015. Objetivo: Proporcionar a preservação e educação ambiental vivenciada para PREVENÇÃO À INCÊNDIOS

Leia mais

Produtos Manual de Uso do Revendedor

Produtos Manual de Uso do Revendedor Manual da Intranet Versão 2.0 Produtos Manual de Uso do Revendedor Gerência de Operações Tmx Este manual destina-se a orientar nossas revendas no manuseio deste sistema, que veio para facilitar todo o

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO CEAPIA

REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO CEAPIA REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO DA DIVULGAÇÃO Histórico Na gestão de 2008/2009, através da Direção Cientifica, houve a preocupação de dar maior ênfase a divulgação na instituição.

Leia mais

Manual TV Fenabrave. Bom treinamento!

Manual TV Fenabrave. Bom treinamento! Manual A Fenabrave sabe que a eficiência dos cursos transmitidos via satélite pela TV só acontecerão com um excelente suporte tecnológico. Por isso, elaboramos este Manual de Orientações a fim de facilitar

Leia mais

Qual empresa oferece cultura e ainda dá prêmios?

Qual empresa oferece cultura e ainda dá prêmios? FAQ Porto Seguro 2015 Quem pode participar do sorteio? Poderão participar do sorteio clientes cartão de crédito Porto Seguro selecionados para esta promoção. Para saber mais sobre a promoção, acesse www.adlpartner.com.br

Leia mais

Fazem parte do processo de seleção as seguintes etapas:

Fazem parte do processo de seleção as seguintes etapas: EDITAL CORO ACADÊMICO DA OSESP APRESENTAÇÃO O Coro Acadêmico da OSESP é um coro com 20 membros, idade entre 18 e 35 anos, destinado ao treinamento de jovens cantores através da experiência em prática coral,

Leia mais

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC)

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Aula inaugural 15-03-12 Prof. Conrado Rodrigues (Coordenador da disciplina) e-mail: crodrigues@civil.cefetmg.br ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE

Leia mais

Cartão de Identificação do Estudante

Cartão de Identificação do Estudante Cartão de Identificação do Estudante Introdução O Cartão de Identificação do Estudante é a materialização do projeto Conexão Educação, além das funcionalidades que serão apresentadas adiante no documento,

Leia mais

REGULAMENTO DA CAMPANHA INDIQUE E GANHE

REGULAMENTO DA CAMPANHA INDIQUE E GANHE REGULAMENTO DA CAMPANHA INDIQUE E GANHE 1. OBJETIVO DA CAMPANHA O presente regulamento expressa a política de incentivos c o m c r é d i t o s financeiros a serem concedidos aos alunos, funcionários e/ou

Leia mais

MARCA do Projeto de Acessibilidade e Inclusão

MARCA do Projeto de Acessibilidade e Inclusão MARCA do Projeto de Acessibilidade e Inclusão Concurso dos Escoteiros do Brasil Região do Rio grande do Sul MISSÃO A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseado em sistema de valores

Leia mais

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42

Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4. Agenda Online... 10. Reservas de Salas... 26. Tarefas... 42 Sumário: Fluxo Operacional... 3 Contatos... 4 Passo a passo para visualização de contatos... 5 Passo a passo para filtragem da lista de contatos... 6 Como ordenar a lista de contatos... 7 Como gerar uma

Leia mais

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR Central Cliente Questor (CCQ) O que é a Central Cliente Questor? Já é de seu conhecimento que os Usuários do sistema Questor contam com uma grande ferramenta de capacitação e treinamento no pós-venda.

Leia mais

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho.

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho. Para submissão de trabalhos é necessário que você esteja inscrito no evento. Você deve realizar seu cadastro acessando a opção Cadastrar, quando disponível. É imprescindível que você guarde suas informações

Leia mais

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário Ministério do Esporte Cartilha do Voluntário O Programa O Brasil Voluntário é um programa de voluntariado coordenado pelo Governo Federal, criado para atender à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Leia mais

COMUNICAÇÃO INTERNA. Empresa reúne colaboradores para marcar os 115 anos de fundação. fundação. - Apresentação Desafio 120

COMUNICAÇÃO INTERNA. Empresa reúne colaboradores para marcar os 115 anos de fundação. fundação. - Apresentação Desafio 120 1 COMUNICAÇÃO INTERNA Recursos Humanos Empresa reúne colaboradores para marcar os 115 anos de fundação. Ano I, Edição 3 Março/2013 Nos dias 28/02 e 01/03 a liderança da Usina Ester reuniu Nesta edição:

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Aos servidores públicos atuantes nas áreas do secretariado e assessoramento e/ou aos demais interessados

Aos servidores públicos atuantes nas áreas do secretariado e assessoramento e/ou aos demais interessados EDITAL Nº 67/2013 CHAMAMENTO PARA INSCRIÇÃO CURSO DE ENSINO A DISTÂNCIA - EAD GESTÃO DE ROTINAS PARA PROFISSIONAS DE SECRETARIADO E ASSESSORES NA GESTÃO PÚBLICA - EAD 1. APRESENTAÇÃO DO CURSO Atualmente

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS CONTROLE DE ACESSO ÀS DEPENDÊNCIAS DO GRUPO MAPFRE SEGUROS

NORMAS E PROCEDIMENTOS CONTROLE DE ACESSO ÀS DEPENDÊNCIAS DO GRUPO MAPFRE SEGUROS NORMAS E PROCEDIMENTOS Código Versão A-RHU-08 4 Emissão Atualização 22 / 08 / 2003 30 / 07 / 08 CONTROLE DE ACESSO ÀS DEPENDÊNCIAS DO GRUPO MAPFRE SEGUROS OBJETIVO Normatizar o controle de acesso dos colaboradores,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL O trabalho consiste na resolução de um exercício e na confecção de um relatório. 17/10/2005 é o último dia para entrega. O trabalho deverá entregue impresso e o seu conteúdo gravado numa mídia. O formato

Leia mais

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário Certificação Manual do Usuário - Certificação Versão 1.0 Página 2 CBA Online Manual do Usuário Certificação Versão 1.1 19 de maio de 2004 Companhia Brasileira de Alumínio Departamento

Leia mais

FACULDADE Adjetivo - CETEP Manual do Candidato Processo Seletivo Vestibular Agendado de Inverno 2013/2

FACULDADE Adjetivo - CETEP Manual do Candidato Processo Seletivo Vestibular Agendado de Inverno 2013/2 FACULDADE Adjetivo - CETEP Manual do Candidato Processo Seletivo Vestibular Agendado de Inverno 2013/2 Na Adjetivo - CETEP Inscreva-se! Vestibular de Inverno 2013/2 Provas de 18/06 a 25/07/2013 Adjetivo

Leia mais

RELATÓRIO 203 ASSUNTO: 79ª REUNIÃO DO COPISS COORDENADOR. 1. Participantes da 79ª reunião do COPISS; 2. Leitura e aprovação da ata 78ª reunião;

RELATÓRIO 203 ASSUNTO: 79ª REUNIÃO DO COPISS COORDENADOR. 1. Participantes da 79ª reunião do COPISS; 2. Leitura e aprovação da ata 78ª reunião; RELATÓRIO 203 ASSUNTO: 79ª REUNIÃO DO COPISS COORDENADOR DATA: 28/05/2015 LOCAL: ANS HORÁRIO: 09h às 12h30min Pauta: 1. Participantes da 79ª reunião do COPISS; 2. Leitura e aprovação da ata 78ª reunião;

Leia mais