UNIVERSIDADE DO TOCANTINS TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PRÁTICA EM PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS ESTUDO DE CASO II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO TOCANTINS TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PRÁTICA EM PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS ESTUDO DE CASO II"

Transcrição

1 ESTUDO DE CASO II Um sistema de recursos humanos tem a finalidade de auxiliar empresas de recrutamento e seleção no gerenciamento de candidatos e de vagas oferecidas por empresas de diversos ramos, além de facilitar o relacionamento entre estas informações. TAREFA Seguindo estrutura do código-fonte em linguagem Java do Anexo I, desenvolva o método calculaidade() da classe Candidato e o método realizafiltragem() da classe Filtro necessários para o funcionamento do sistema de recursos humanos solicitado pela RH-Info, empresa especializada no recrutamento e seleção de profissionais no setor tecnológico. A descrição das classes e métodos do código-fonte do Anexo I encontra-se no Anexo II. Para o desenvolvimento do trabalho é permitida a criação de novos atributos, métodos e classes adicionais, desde que estes sejam utilizados somente nos métodos calculaidade() da classe Candidato e o método realizafiltragem(). No entanto, vale a pena salientar que é possível resolver o estudo de caso sem a necessidade de criar qualquer novo atributo, método ou classe adicional. O código-fonte do Anexo I foi desenvolvido utilizando o JDK 6. O código-fonte em Java completo (somente arquivos.java), contendo a implementação dos métodos solicitados, deve ser compactado e anexado no AVA. Também deve ser entregue um texto descrevendo sucintamente (máximo de 2000 caracteres) quais as técnicas das disciplinas do primeiro ano do curso foram utilizadas neste estudo de caso, o qual deve ser inserido no formulário do AVA.

2 DESCRIÇÃO DO SISTEMA Da mesma forma que muitos profissionais buscam entrar em uma organização, muitas empresas também necessitam de profissionais que possam compor o seu quadro de funcionários. A RH-Info é uma empresa de recrutamento e seleção, voltada para o setor de Informática, que tem como missão atender a estas demandas. A RH-Info oferece para profissionais que estão buscando uma colocação/recolocação no mercado de trabalho a oportunidade de participar dos processos de seleção de muitas das empresas do país. Para que profissionais da área tecnológica possam concorrer às vagas disponíveis é necessário que o seu currículo seja enviado para a RH-Info. O currículo a ser enviado por um candidato deve conter os seguintes campos: nome, endereço, cidade, estado, telefone de contato, data de nascimento, sexo, , um ou mais cargos pretendidos, escolaridade e os salários para o(s) respectivo(s) cargo(s) pretendido(s). Além destes campos, no currículo deve constar se o candidato tem disponibilidade de trabalhar em outra cidade. Ao receber o currículo de um profissional, a RH-Info cadastra o currículo em seu sistema para que o mesmo possa ser associado com as vagas existentes de acordo com o perfil do candidato. Utilizando técnicas e metodologias próprias, a RH-Info oferece um serviço de filtragem de candidatos para empresas que buscam por profissionais qualificados e que atendam às suas necessidades. Ao contratar o serviço da RH-Info, as empresas recebem um relatório contendo somente os candidatos que se enquadram no perfil especificado para um determinado cargo, reduzindo assim, consideravelmente, a quantidade de currículos indesejáveis a serem analisados. Além disso, no relatório gerado consta o número de candidatos por vaga calculado pelo sistema. As informações geradas no relatório poderão ser utilizadas pelas empresas contratantes para decidir que tipo de avaliação será utilizada no processo final de seleção. Para utilizar do serviço oferecido pela RH-Info, uma empresa deve enviar os seus dados, assim como as informações referentes aos cargos que se encontram disponíveis. Os dados necessários de cada empresa consistem em seu nome, cidade, estado, nome do contato, telefone e . Para cada vaga oferecida por uma empresa devem ser especificados o nome do cargo, a quantidade de vagas, uma faixa salarial oferecida, a escolaridade exigida e a idade mínima exigida para um

3 candidato. Com exceção da quantidade de vagas, todas as demais informações referentes a um cargo referem-se aos critérios de filtragem a serem utilizados para relacionar os candidatos com cada vaga disponível. Além desses critérios também é verificado no momento da filtragem se a cidade para onde a vaga é oferecida é a mesma em que o candidato reside. Caso a cidade seja diferente é então verificado se o candidato tem disponibilidade de trabalhar em outra cidade. Na filtragem de candidatos realizada pelo sistema são consideradas as seguintes especificações: - É satisfeito o critério CARGO, se o cargo pretendido pelo candidato é equivalente ao cargo oferecido pela empresa. - É satisfeito o critério SALÁRIO, se o salário especificado pelo candidato para o cargo pretendido estiver contido na faixa salarial oferecida pela empresa. - É satisfeito o critério ESCOLARIDADE, se a escolaridade especificada pelo candidato é igual ou maior que a escolaridade especificada pela empresa. Caso a formação do candidato seja indiferente para empresa, o sistema considera que o candidato satisfaz automaticamente este critério. - É satisfeito o critério IDADE, se a idade do candidato é igual ou maior à idade especificada pela empresa. Como no currículo do candidato consta a sua data de nascimento, a idade do candidato é calculada pelo sistema e posteriormente comparada com a idade especificada pela empresa. - É satisfeito o critério CIDADE, se a cidade em que o candidato reside é a mesma em que a empresa está localizada ou se o candidato se dispõe a trabalhar em uma cidade diferente da que reside atualmente. - Um candidato somente é selecionado para uma determinada vaga somente se o seu perfil satisfizer todos os critérios considerados.

4 ENTRADA DE DADOS NO SISTEMA A entrada de dados para o sistema é realizada através de dois arquivos textos com os nomes candidatos.txt e empresas.txt. O arquivo candidatos.txt contém os dados dos candidatos que serão avaliados pelo sistema. Para cada candidato estes dados são especificados seguindo a estruturação: #<nome do candidato> <data de nascimento> <sexo> <endereço> <cidade> <estado> <telefone> < > <escolaridade> <cargo pretendido 1>;<cargo pretendido 2>;<cargo pretendido n> <salário pretendido 1>;<salário pretendido 2>;<salário pretendido n> <disponibilidade para outra cidade> A utilização do delimitador # no início de uma linha identifica um novo candidato a ser inserido no sistema. Como pode ser observado na estrutura proposta, em cada linha do arquivo candidatos.txt é especificada uma determinada informação do candidato. É importante salientar que como é possível que o candidato informe mais do que um cargo pretendido, cada cargo deve ser separado por ponto-e-vírgula. Caso sejam especificados mais de um cargo pelo candidato, os salários para estes cargos também devem ser especificados, sendo também separados por ponto-e-vígula. O sistema assume que um cargo está sempre associado ao um salário específico, ou seja, ao <cargo pretendido 1> está associado o <salário pretendido 1>, e assim sucessivamente como mostra a estruturação que deve ser seguida. Alguns padrões foram adotados para os seguintes campos: - Para o campo <data de nascimento> é utilizado o seguinte formato: dd/mm/aaaa. Ex: 20/02/ Para o campo <sexo> é especificado o caractere M para sexo masculino e o caractere F para o sexo feminino; - Para o campo <escolaridade> somente são válidas as seguintes categorias: Ensino Médio, Técnico, Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado.

5 - Para o campo <cargo pretendido> somente são consideradas as seguintes categorias: gerente de projetos, técnico em manutenção, analista de sistemas, web designer, programador, administrador de banco de dados, consultor de vendas, administrador de redes. - Para o campo <salário pretendido> é utilizado um número real com duas casas decimais depois da vírgula, sendo que a vírgula é substituída por ponto. Ex: Para o campo <disponibilidade para outra cidade> é especificado o caractere S para o candidato que tem disponibilidade para trabalhar em uma cidade diferente da que está residindo no momento, e o caractere N para o candidato que não tem disponibilidade. O arquivo empresas.txt contém os dados das empresas que contrataram os serviços de seleção e recrutamento da RH-Info, bem como os dados das vagas oferecidas no setor de informática por essas empresas. Para cada empresa os dados são especificados de acordo com a seguinte estrutura: #<nome da empresa>;<cidade>;<estado>;<nome do contato>;<telefone>;< > <nome do cargo>;<quantidade de vagas>;<escolaridade>;<salário mínimo>;<salário máximo>;<idade mínima> A utilização do delimitador # no início de uma linha identifica uma nova empresa a ser inserida no sistema, sendo que nas linhas posteriores estão todas as vagas oferecidas por essa empresa (assume-se que uma empresa é especificada uma única vez no arquivo de entrada). Em cada linha, além do nome do cargo e a quantidade de vagas disponíveis para um determinado cargo, também são especificados os critérios que serão utilizados na filtragem de candidatos. Os seguintes padrões foram adotados para esses campos: - Para o campo <nome do cargo> somente são consideradas as seguintes categorias: gerente de projetos, técnico em manutenção, analista de sistemas, web designer, programador, administrador de banco de dados, consultor de vendas, administrador de redes. - Para o campo <quantidade de vagas> é considerado um valor inteiro maior que zero. - Para o campo <escolaridade> somente são válidas as seguintes categorias: Indiferente, Ensino Médio, Técnico, Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado.

6 - Para os campos <salário mínimo> e <salário máximo> é utilizado um número real com duas casas decimais depois da vírgula, sendo que a vírgula é substituída por ponto. Ex: Para o campo <idade> é utilizado um número inteiro maior que zero, sendo que o valor especificado refere-se à idade mínima a ser considerada pelo sistema na filtragem de candidatos. No anexo III há um exemplo de arquivo de entrada candidatos.txt e no anexo IV há um exemplo de arquivo de entrada empresas.txt.

7 SAÍDA DE DADOS DO SISTEMA A saída do sistema consiste na emissão um relatório, chamado selecao.txt. Esse relatório contém as empresas cadastradas na RH-Info e os candidatos selecionados para as vagas de cada empresa. Para cada cargo oferecido é ainda especificada a quantidade de candidatos por vaga obtida. Caso não sejam selecionados candidatos para uma determinada vaga, no relatório é impressa a frase Nenhum candidato selecionado para esta vaga. Considerando os dados de entrada dos anexos III e IV, o anexo V apresenta as saídas correspondentes.

8 Classe Main package estudodecaso2; UNIVERSIDADE DO TOCANTINS import java.util.arraylist; public class Main public static void main(string args[]) IO io = new IO(); Filtro filtro = new Filtro(); ANEXO I Código-fonte ArrayList<Candidato> acandidatos = io.leraquivocandidatos("candidatos.txt"); ArrayList<Empresa> aempresas = io.leraquivoempresas("empresas.txt"); filtro.realizafiltragem(aempresas, acandidatos); io.gerarrelatorio("selecao.txt", acandidatos, aempresas); Classe IO package estudodecaso2; import java.io.bufferedreader; import java.io.bufferedwriter; import java.io.filereader; import java.io.filewriter; import java.io.ioexception; import java.util.arraylist; import java.util.stringtokenizer; public class IO public ArrayList<Candidato> leraquivocandidatos(string snomearq) ArrayList<Candidato> acandidatos = null; Candidato candidato = null; try acandidatos = new ArrayList<Candidato>(); BufferedReader bufferin = new BufferedReader(new FileReader(sNomeArq)); String slinha = null; int icontadoratrib = 1; while((slinha = bufferin.readline())!= null) if(slinha.charat(0) == '#') candidato = new Candidato(); candidato.setnome(slinha.substring(1, slinha.length())); icontadoratrib++; else if(icontadoratrib == 2) candidato.setdatanasc(slinha); icontadoratrib++; else if(icontadoratrib == 3)

9 candidato.setsexo(slinha.charat(0)); icontadoratrib++; else if(icontadoratrib == 4) candidato.setendereco(slinha); icontadoratrib++; else if(icontadoratrib == 5) candidato.setcidade(slinha); icontadoratrib++; else if(icontadoratrib == 6) candidato.setestado(slinha); icontadoratrib++; else if(icontadoratrib == 7) candidato.settelefone(slinha); icontadoratrib++; else if(icontadoratrib == 8) candidato.set (slinha); icontadoratrib++; else if(icontadoratrib == 9) candidato.setescolaridade(slinha); icontadoratrib++; else if(icontadoratrib == 10) StringTokenizer sttoken = new StringTokenizer(sLinha, ";"); if(sttoken.counttokens() < 1) candidato.adicionacargo(slinha); else while(sttoken.hasmoretokens()) candidato.adicionacargo(sttoken.nexttoken()); icontadoratrib++; else if(icontadoratrib == 11) StringTokenizer sttoken = new StringTokenizer(sLinha, ";"); if(sttoken.counttokens() < 1) candidato.adicionasalariopretendido(float.parsefloat(slinha)); else while(sttoken.hasmoretokens()) candidato.adicionasalariopretendido(float.parsefloat(sttoken.nexttoken())); icontadoratrib++; else if(icontadoratrib == 12) if(slinha.equals("s"))

10 else candidato.settraboutracidade(true); candidato.settraboutracidade(false); icontadoratrib = 1; acandidatos.add(candidato); bufferin.close(); catch(ioexception e) System.out.println("Erro leitura - " + e.tostring()); return acandidatos; public ArrayList<Empresa> leraquivoempresas(string snomearq) ArrayList<Empresa> aempresas = null; try aempresas = new ArrayList<Empresa>(); BufferedReader bufferin = new BufferedReader(new FileReader(sNomeArq)); String slinha = null; while((slinha = bufferin.readline())!= null) if(slinha.charat(0) == '#') Empresa empresa = new Empresa(); StringTokenizer sttoken = new StringTokenizer(sLinha, ";"); String nomeempresa = sttoken.nexttoken(); empresa.setnome(nomeempresa.substring(1, nomeempresa.length())); empresa.setcidade(sttoken.nexttoken()); empresa.setestado(sttoken.nexttoken()); empresa.setnomecontato(sttoken.nexttoken()); empresa.settelefone(sttoken.nexttoken()); empresa.set (sttoken.nexttoken()); aempresas.add(empresa); else CargoOferecido cargo = new CargoOferecido(); StringTokenizer sttoken = new StringTokenizer(sLinha, ";"); cargo.setnome(sttoken.nexttoken()); cargo.setqtdvagas(integer.parseint(sttoken.nexttoken())); cargo.setescolaridade(sttoken.nexttoken()); cargo.setsalariomin(float.parsefloat(sttoken.nexttoken())); cargo.setsalariomax(float.parsefloat(sttoken.nexttoken())); cargo.setidade(integer.parseint(sttoken.nexttoken())); ((Empresa)(aEmpresas.get(aEmpresas.size()- 1))).adicionaCargo(cargo); bufferin.close(); catch(ioexception e) System.out.println("Erro leitura - " + e.tostring());

11 return aempresas; public boolean gerarrelatorio(string snomearq, ArrayList<Candidato> candidatos, ArrayList<Empresa> empresas) BufferedWriter bufferout = null; try bufferout = new BufferedWriter(new FileWriter(sNomeArq)); for(int i=0; i<empresas.size(); i++) bufferout.write("********************************************\n"); bufferout.write("empresa: " + (empresas.get(i)).getnome() + "\n"); bufferout.write((empresas.get(i)).getcidade() + "/" + (empresas.get(i)).getestado() + "\n"); bufferout.write("contato: " + (empresas.get(i)).getnomecontato() + "\n"); bufferout.write("telefone: " + (empresas.get(i)).gettelefone() + "\n"); bufferout.write(" " + (empresas.get(i)).get () + "\n\n"); for(int j=0; j<((empresas.get(i)).getcargos()).size(); j++) bufferout.write(" \n"); bufferout.write("cargo: " + (((empresas.get(i)).getcargos()).get(j)).getnome().touppercase() + "\n"); bufferout.write("vagas: " + (((empresas.get(i)).getcargos()).get(j)).getqtdvagas() + "\n"); bufferout.write("candidatos/vaga: " + (((float)(((empresas.get(i)).getcargos()).get(j)).getcandidatossel().size()) /((float)(((empresas.get(i)).getcargos()).get(j)).getqtdvagas()) ) + "\n\n"); if((((empresas.get(i)).getcargos()).get(j)).getcandidatossel().isempty()) bufferout.write("nenhum candidato selecionado para esta vaga.\n\n"); else for(int k=0; k<(((empresas.get(i)).getcargos()).get(j)).getcandidatossel().size(); k++) bufferout.write("nome: " + (((((empresas.get(i)).getcargos()).get(j)).getcandidatossel()).get(k)).getnome() + "\n"); bufferout.write("telefone: " + (((((empresas.get(i)).getcargos()).get(j)).getcandidatossel()).get(k)).gettelefone() + "\n"); bufferout.write(" " + (((((empresas.get(i)).getcargos()).get(j)).getcandidatossel()).get(k)).get () + "\n\n"); return true; catch(ioexception e) System.err.println("Erro escrita - " + e.tostring()); return false; finally try bufferout.close(); catch(ioexception e) System.err.println("Erro - " + e.tostring());

12 Classe Candidato package estudodecaso2; import java.util.arraylist; import java.util.calendar; import java.util.stringtokenizer; public class Candidato private String snome; private String sendereco; private String scidade; private String sestado; private String stelefone; private Calendar ddatanasc; private char csexo; private String s ; private String sescolaridade; private boolean btraboutracidade; private ArrayList<String> acargos; private ArrayList<Float> asalariospretendidos; public Candidato() snome = null; sendereco = null; scidade = null; sestado = null; stelefone = null; ddatanasc = Calendar.getInstance(); csexo = ' '; s = null; sescolaridade = null; btraboutracidade = false; acargos = new ArrayList<String>(); asalariospretendidos = new ArrayList<Float>(); public void setnome(string nome) snome = nome; public String getnome() return snome; public void setendereco(string endereco) sendereco = endereco; public String getendereco() return sendereco; public void setcidade(string cidade) scidade = cidade;

13 public String getcidade() return scidade; public void setestado(string estado) sestado = estado; public String getestado() return sestado; public void settelefone(string telefone) stelefone = telefone; public String gettelefone() return stelefone; public void setdatanasc(string datanasc) StringTokenizer st = new StringTokenizer(dataNasc, "/"); int idia = Integer.parseInt(st.nextToken()); int imes = Integer.parseInt(st.nextToken()); int iano = Integer.parseInt(st.nextToken()); ddatanasc.set(iano, imes, idia); public int getdianasc() return ddatanasc.get(calendar.date); public int getmesnasc() return ddatanasc.get(calendar.month); public int getanonasc() return ddatanasc.get(calendar.year); public Calendar getdatanasc() return ddatanasc; public void setsexo(char sexo) csexo = sexo; public char getsexo() return csexo; public void set (string ) s = ;

14 public String get () return s ; public void setescolaridade(string escolaridade) sescolaridade = escolaridade; public String getescolaridade() return sescolaridade; public void settraboutracidade(boolean traboutracidade) btraboutracidade = traboutracidade; public boolean gettraboutracidade() return btraboutracidade; public void adicionacargo(string cargo) acargos.add(cargo); public ArrayList<String> getcargo() return acargos; public void adicionasalariopretendido(float salario) asalariospretendidos.add(salario); public ArrayList<Float> getsalariospretendidos() return asalariospretendidos; public int calculaidade() int idade = 0; // IMPLEMENTE AQUI return idade; public int getindiceescolaridade() if((sescolaridade.tolowercase()).equals("ensino médio")) return 0; else if((sescolaridade.tolowercase()).equals("técnico")) return 1; else if((sescolaridade.tolowercase()).equals(("graduação"))) return 2;

15 else if((sescolaridade.tolowercase()).equals("especialização")) return 3; else if((sescolaridade.tolowercase()).equals("mestrado")) return 4; else if((sescolaridade.tolowercase()).equals("doutorado")) return 5; return -1; Classe Empresa package estudodecaso2; import java.util.arraylist; public class Empresa private String snome; private String sendereco; private String scidade; private String sestado; private String stelefone; private String s ; private String snomecontato; private ArrayList<CargoOferecido> acargos; public Empresa() snome = null; sendereco = null; scidade = null; sestado = null; stelefone = null; s = null; snomecontato = null; acargos = new ArrayList<CargoOferecido>(); public void setnome(string nome) snome = nome; public String getnome() return snome; public void setendereco(string endereco) sendereco = endereco; public String getendereco() return sendereco; public void setcidade(string cidade) scidade = cidade;

16 public String getcidade() return scidade; public void setestado(string estado) sestado = estado; public String getestado() return sestado; public void settelefone(string telefone) stelefone = telefone; public String gettelefone() return stelefone; public void set (string ) s = ; public String get () return s ; public void setnomecontato(string nomecontato) snomecontato = nomecontato; public String getnomecontato() return snomecontato; public ArrayList<CargoOferecido> getcargos() return acargos; public void adicionacargo(cargooferecido cargo) acargos.add(cargo); Classe CargoOferecido package estudodecaso2; import java.util.arraylist; public class CargoOferecido private String snome; private int iqtdvagas;

17 private String sescolaridade; private float fsalariomin; private float fsalariomax; private int iidade; private ArrayList<Candidato> acandidatossel; public CargoOferecido() snome = null; iqtdvagas = 1; sescolaridade = null; fsalariomin = 0.0f; fsalariomax = 0.0f; iidade = 0; acandidatossel = new ArrayList<Candidato>(); public void setnome(string nome) snome = nome; public String getnome() return snome; public void setqtdvagas(int qtdvagas) iqtdvagas = qtdvagas; public int getqtdvagas() return iqtdvagas; public void setescolaridade(string escolaridade) sescolaridade = escolaridade; public String getescolaridade() return sescolaridade; public void setsalariomin(float salariomin) fsalariomin = salariomin; public float getsalariomin() return fsalariomin; public void setsalariomax(float salariomax) fsalariomax = salariomax; public float getsalariomax() return fsalariomax; public void setidade(int idade)

18 iidade = idade; public int getidade() return iidade; public int getindiceescolaridade() if((sescolaridade.tolowercase()).equals("ensino médio")) return 0; else if((sescolaridade.tolowercase()).equals("técnico")) return 1; else if((sescolaridade.tolowercase()).equals(("graduação"))) return 2; else if((sescolaridade.tolowercase()).equals("especialização")) return 3; else if((sescolaridade.tolowercase()).equals("mestrado")) return 4; else if((sescolaridade.tolowercase()).equals("doutorado")) return 5; else if((sescolaridade.tolowercase()).equals("indiferente")) return 6; return -1; public ArrayList<Candidato> getcandidatossel() return acandidatossel; public void adicionacandidatosel(candidato candidatosel) acandidatossel.add(candidatosel); Classe Filtro package estudodecaso2; import java.util.arraylist; public class Filtro public void realizafiltragem(arraylist<empresa> empresas, ArrayList<Candidato> candidatos) // IMPLEMENTE AQUI

19 ANEXO II Descrição dos Métodos Disponível no AVA em: to/ava_ html.rar ou 994ef251c7f39f e01cd76

20 ANEXO III Arquivo de entrada: candidatos.txt #Maria Fernadez 15/05/1973 F Rua Borges de Medeiros, 5 Porto Alegre RS (51) maria@online.com Mestrado web design N #João Silva 10/12/1969 M Rua 10 Norte Alameda 1 Lote 1 Palmas TO (63) joao@online.com Técnico administrador de redes;web design ; S #Pedro Santos 10/08/1978 M Rua das Araras, 981 Salvador BA (71) pedro@mail.com Graduação administrador de redes S #Rodrigo Castro 28/04/1980 M Rua Marechal Floriano, 100 São Paulo SP (11) rodrigo@mail.com Graduação programador S

21 ANEXO IV Arquivo de entrada: empresas.txt #CaboNet;São Paulo;SP;Gabriel administrador de redes;1;técnico; ; ;20 web design;1;graduação; ; ;28 #PointDesign;Porto Alegre;RS;Renato web design;2;técnico; ; ;20 programador;4;graduação; ; ;25 #PaginaOnline;Florianópolis;SC;João web design;1;mestrado; ; ;25

22 ANEXO V Arquivos de saída: selecao.txt ******************************************** Empresa: CaboNet São Paulo/SP Contato: Gabriel Soares Telefone: (11) gabriel@cabonet.br Cargo: ADMINISTRADOR DE REDES Vagas: 1 Candidatos/vaga: 2.0 Nome: João Silva Telefone: (63) joao@online.com Nome: Pedro Santos Telefone: (71) pedro@mail.com Cargo: WEB DESIGN Vagas: 1 Candidatos/vaga: 0.0 Nenhum candidato selecionado para esta vaga. ******************************************** Empresa: PointDesign Porto Alegre/RS Contato: Renato Teixeira Telefone: (51) renato@pointdesign.br Cargo: WEB DESIGN Vagas: 2 Candidatos/vaga: 1.0 Nome: Maria Fernadez Telefone: (51) maria@online.com Nome: João Silva Telefone: (63) joao@online.com

23 Cargo: PROGRAMADOR Vagas: 4 Candidatos/vaga: 0.25 Nome: Rodrigo Castro Telefone: (11) rodrigo@mail.com ******************************************** Empresa: PaginaOnline Florianópolis/SC Contato: João Rodrigues Telefone: (48) joao@pagonline.br Cargo: WEB DESIGN Vagas: 1 Candidatos/vaga: 0.0 Nenhum candidato selecionado para esta vaga.

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Linguagem de Programação JAVA. Técnico em Informática Professora Michelle Nery

Linguagem de Programação JAVA. Técnico em Informática Professora Michelle Nery Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery Agenda Regras paravariáveis Identificadores Válidos Convenção de Nomenclatura Palavras-chaves em Java Tipos de Variáveis em

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia emtelemática Programação Orientada a Objetos Streams em Java. Copyright 2010 Prof. César Rocha

Curso Superior de Tecnologia emtelemática Programação Orientada a Objetos Streams em Java. Copyright 2010 Prof. César Rocha Curso Superior de Tecnologia emtelemática Programação Orientada a Objetos Streams em Java Copyright 2010 Prof. César Rocha 1 Objetivos Explorar os conceitos fundamentais acerca do uso de streams de arquivos

Leia mais

Objetivo do programa: Implementação de um analisador de Logs do Servidor Web com base nos requisitos da unidade curricular de Estatística.

Objetivo do programa: Implementação de um analisador de Logs do Servidor Web com base nos requisitos da unidade curricular de Estatística. Objetivo do programa: Implementação de um analisador de Logs do Servidor Web com base nos requisitos da unidade curricular de Estatística. package ProjetoIntegrador; import java.io.bufferedreader; import

Leia mais

Coleções. Conceitos e Utilização Básica. c Professores de ALPRO I 05/2012. Faculdade de Informática PUCRS

Coleções. Conceitos e Utilização Básica. c Professores de ALPRO I 05/2012. Faculdade de Informática PUCRS Coleções Conceitos e Utilização Básica c Professores de ALPRO I Faculdade de Informática PUCRS 05/2012 ALPRO I (FACIN) Coleções: Básico 05/2012 1 / 41 Nota Este material não pode ser reproduzido ou utilizado

Leia mais

Implementação de Classe e Auto-Relacionamento em Java

Implementação de Classe e Auto-Relacionamento em Java UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ). 1 Implementação de Classe e Auto-Relacionamento em Java 1)Introdução Um modelo de Diagrama de Classes representa a estrutura definida

Leia mais

Curso Adonai QUESTÕES Disciplina Linguagem JAVA

Curso Adonai QUESTÕES Disciplina Linguagem JAVA 1) Qual será o valor da string c, caso o programa rode com a seguinte linha de comando? > java Teste um dois tres public class Teste { public static void main(string[] args) { String a = args[0]; String

Leia mais

Projeto de Software Orientado a Objeto

Projeto de Software Orientado a Objeto Projeto de Software Orientado a Objeto Ciclo de Vida de Produto de Software (PLC) Analisando um problema e modelando uma solução Prof. Gilberto B. Oliveira Estágios do Ciclo de Vida de Produto de Software

Leia mais

Programação Orientada a Objetos em Java

Programação Orientada a Objetos em Java Programação Orientada a Objetos em Java Rone Ilídio da Silva Universidade Federal de São João del-rei Campus Alto Paraopeba 1:14 1 Objetivo Apresentar os principais conceitos de Programção Orientada a

Leia mais

Especificação do 3º Trabalho

Especificação do 3º Trabalho Especificação do 3º Trabalho I. Introdução O objetivo deste trabalho é abordar a prática da programação orientada a objetos usando a linguagem Java envolvendo os conceitos de classe, objeto, associação,

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Departamento de Ciência da Computação

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Departamento de Ciência da Computação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Departamento de Ciência da Computação LP: Laboratório de Programação Apontamento 15 Prof. ISVega Maio de 2004 Arquivos de Texto CONTEÚDO 15.1Processamento

Leia mais

Manual de Integração Web Service

Manual de Integração Web Service Manual de Integração Web Service Prefeitura de São Simão/MG 1. INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo apresentar as especificações e critérios técnicos necessários para utilização do Web Service disponibilizado

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Introdução a Java. Hélder Nunes

Introdução a Java. Hélder Nunes Introdução a Java Hélder Nunes 2 Exercício de Fixação Os 4 elementos básicos da OO são os objetos, as classes, os atributos e os métodos. A orientação a objetos consiste em considerar os sistemas computacionais

Leia mais

Aula 2. Objetivos. Encapsulamento na linguagem Java; Utilizando a referência this.

Aula 2. Objetivos. Encapsulamento na linguagem Java; Utilizando a referência this. Aula 2 Objetivos Encapsulamento na linguagem Java; Utilizando a referência this. Encapsulamento, data hiding é um conceito bastante importante em orientação a objetos. É utilizado para restringir o acesso

Leia mais

INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO UNICAMP 1o. SEMESTRE DE 2009. Profa. Cecília M. F. Rubira

INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO UNICAMP 1o. SEMESTRE DE 2009. Profa. Cecília M. F. Rubira INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO UNICAMP 1o. SEMESTRE DE 2009 Profa. Cecília M. F. Rubira Sala 13, cmrubira@ic.unicamp.br Versão: 1.1 Data: 22 de abril de 2009. Estudo de Caso: Sistema de Folha de Pagamento Este

Leia mais

Sintaxe Geral Tipos de Dados. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

Sintaxe Geral Tipos de Dados. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. Sintaxe Geral Tipos de Dados Comentários Comentários: De linha: // comentário 1 // comentário 2 De bloco: /* linha 1 linha 2 linha n */ De documentação: /** linha1 * linha2 */ Programa Exemplo: ExemploComentario.java

Leia mais

JSP - ORIENTADO A OBJETOS

JSP - ORIENTADO A OBJETOS JSP Orientação a Objetos... 2 CLASSE:... 2 MÉTODOS:... 2 Método de Retorno... 2 Método de Execução... 2 Tipos de Dados... 3 Boolean... 3 Float... 3 Integer... 4 String... 4 Array... 4 Primeira:... 4 Segunda:...

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões

Pag: 1/20. SGI Manual. Controle de Padrões Pag: 1/20 SGI Manual Controle de Padrões Pag: 2/20 Sumário 1 Introdução...3 2 Cadastros Básicos...5 2.1 Grandezas...5 2.2 Instrumentos (Classificação de Padrões)...6 3 Padrões...9 3.1 Padrão Interno...9

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 03 / 2015

CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 03 / 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO! INSTITUTO!FEDERAL!DO!ESPÍRITO!SANTO! REITORIA! Avenida!Rio!Branco,!50!!Santa!Lúcia!!29056C255!!Vitória!!ES! 27!3357C7500!! CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 03 / 2015 Professor do Magistério

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA HOSPITALAR

MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA HOSPITALAR MANUAL DE INSTRUÇÕES SISTEMA HOSPITALAR Sumário INTRODUÇÃO AO SISTEMA... 3 ENDEREÇO DE ACESSO... 3 LOGIN NO SISTEMA... 3 PERFIS DO SISTEMA... 4 PERFIL RECEPÇÃO... 4 AMBULATÓRIO... 4 CADASTRO... 6 RELATÓRIOS...

Leia mais

A. O Sindepark. 1. História

A. O Sindepark. 1. História Reestruturação de todo o site utilizando outras tecnologias, nova identidade visual, que seja adaptável à realidade dos smartphones e inserir novas ferramentas. Web Site - Versão Desktop O site seguirá

Leia mais

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E RECURSOS HUMANOS CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DOS CARGOS DO QUADRO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Leia mais

Exercícios de Revisão Java Básico

Exercícios de Revisão Java Básico Exercícios de Revisão Java Básico (i) Programação básica (estruturada) 1) Faça um programa para calcular o valor das seguintes expressões: S 1 = 1 1 3 2 5 3 7 99... 4 50 S 2 = 21 50 22 49 23 48...250 1

Leia mais

Prova de Java. 1) Copie o programa abaixo no eclipse e complete-o, utilizando os conceitos aprendidos durante o curso. (4 pontos)

Prova de Java. 1) Copie o programa abaixo no eclipse e complete-o, utilizando os conceitos aprendidos durante o curso. (4 pontos) Prova de Java 1) Copie o programa abaixo no eclipse e complete-o, utilizando os conceitos aprendidos durante o curso. (4 pontos) O programa consiste em uma aplicação que simula o comportamento de dois

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

Programação de Computadores - I. Profª Beatriz Profº Israel

Programação de Computadores - I. Profª Beatriz Profº Israel Programação de Computadores - I Profª Beatriz Profº Israel As 52 Palavras Reservadas O que são palavras reservadas São palavras que já existem na linguagem Java, e tem sua função já definida. NÃO podem

Leia mais

insfcanceof new public switch transient while byte continue extends for int null

insfcanceof new public switch transient while byte continue extends for int null Palavras -chave de JAV A abstract catch do final implements long private static throw void boolean char double finally import native protected super throws volatile break class float insfcanceof new public

Leia mais

Padrão Arquitetura em Camadas

Padrão Arquitetura em Camadas Padrão Arquitetura em Camadas Universidade Católica de Pernambuco Ciência da Computação Prof. Márcio Bueno poonoite@marciobueno.com Fonte: Material da Profª Karina Oliveira Definição Estimula a organização

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU

Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação. Sistema de Seleção Unificada - SISU Perguntas Frequentes Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas de Graduação Sistema de Seleção Unificada - SISU 1 - O que é o Sistema de Seleção Unificada

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 -

Construtor de sites SoftPixel GUIA RÁPIDO - 1 - GUIA RÁPIDO - 1 - Sumário Introdução...3 Por que utilizar o Construtor de Sites?...3 Vantagens do Construtor de Sites...3 Conceitos básicos...3 Configuração básica do site...5 Definindo o layout/template

Leia mais

Manual Geral do OASIS

Manual Geral do OASIS Manual Geral do OASIS SISTEMA DE GESTÃO DE DEMANDA, PROJETO E SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OASIS Introdução Esse manual tem como objetivo auxiliar aos usuários nos procedimentos de execução do sistema

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

Pesquisa de Remuneração. Pesquisa de Remuneração Edição 2012

Pesquisa de Remuneração. Pesquisa de Remuneração Edição 2012 Pesquisa de Remuneração Edição 2012 Consultoria - Gestão de Capital Humano Pesquisa de Remuneração A Deloitte conta com importantes métodos e parâmetros para ajudá-lo a definir mais adequadamente as estratégias

Leia mais

UFG - Instituto de Informática

UFG - Instituto de Informática UFG - Instituto de Informática Curso: Engenharia de Software Arquitetura de Software Prof.: Fabrízzio A A M N Soares professor.fabrizzio@gmail.com Aula 9 Mapeamento em JPA Introdução O mapeamento objeto-relacional

Leia mais

Universidade da Beira Interior Cursos: Matemática /Informática e Ensino da Informática

Universidade da Beira Interior Cursos: Matemática /Informática e Ensino da Informática Folha 1-1 Introdução à Linguagem de Programação JAVA 1 Usando o editor do ambiente de desenvolvimento JBUILDER pretende-se construir e executar o programa abaixo. class Primeiro { public static void main(string[]

Leia mais

Roteiro 1: Dados, variáveis, operadores e precedência

Roteiro 1: Dados, variáveis, operadores e precedência 1. Introdução Universidade Federal do ABC Disciplina: Processamento da Informação (BC-0505) Assunto: Dados, variáveis, operadores e precedência Roteiro 1: Dados, variáveis, operadores e precedência Nesta

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

ESQUEMA AULA PRÁTICA 1 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento NetBeans Introdução à Linguagem de Programação JAVA

ESQUEMA AULA PRÁTICA 1 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento NetBeans Introdução à Linguagem de Programação JAVA P. Fazendeiro & P. Prata POO FP1/1 ESQUEMA AULA PRÁTICA 1 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento NetBeans Introdução à Linguagem de Programação JAVA 0 Iniciar o ambiente de desenvolvimento integrado

Leia mais

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS

ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS ROTINAS PADRÕES DO SISTEMAS Usando o Sistema pela primeira vez Ao executar o seu Sistema pela primeira vez a tela abaixo será apresentada para que você possa configurar os diretórios onde serão achados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. CURSO: Ciência da Computação DATA: / / 2013 PERÍODO: 4 o.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. CURSO: Ciência da Computação DATA: / / 2013 PERÍODO: 4 o. CURSO: Ciência da Computação DATA: / / 2013 PERÍODO: 4 o. PROFESSOR: Andrey DISCIPLINA: Técnicas Alternativas de Programação AULA: 06 APRESENTAÇÃO Uso e criação de classes; uso de herança; uso de final,

Leia mais

Evento.java. package dominio;

Evento.java. package dominio; Evento.java package dominio; import java.util.date; import java.util.set; import javax.persistence.entity; import javax.persistence.fetchtype; import javax.persistence.generatedvalue; import javax.persistence.generationtype;

Leia mais

Descrição. Implementação. Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina LAB 4 Transferência de Arquivos

Descrição. Implementação. Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina LAB 4 Transferência de Arquivos Departamento de Informática e Estatística Universidade Federal de Santa Catarina LAB 4 Transferência de Arquivos Descrição Implemente nesta atividade de laboratório um programa em Java utilizando threads

Leia mais

Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo

Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo 1 LISTA DE ILUSTRAÇÕES FIGURA 1 - TELA DE LOGIN... 5 FIGURA 2 - TELA INICIAL... 6 FIGURA 3 PREFERÊNCIAS DO USUÁRIO... 6 FIGURA 4 NOVO

Leia mais

Objetivos: Entender o funcionamento dos programas Java via linha de comando

Objetivos: Entender o funcionamento dos programas Java via linha de comando Algoritmos e Programação I Aula de Laboratório Objetivos: Entender o funcionamento dos programas Java via linha de comando 1. A Linha de Comando: DOS ou Shell Apesar dos usuários geralmente não enxergarem

Leia mais

EXERCÍCIOS SOBRE ORIENTAÇÃO A OBJETOS

EXERCÍCIOS SOBRE ORIENTAÇÃO A OBJETOS Campus Cachoeiro de Itapemirim Curso Técnico em Informática Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas Professor: Rafael Vargas Mesquita Este exercício deve ser manuscrito e entregue na próxima aula; Valor

Leia mais

2ª LISTA DE EXERCÍCIOS CLASSES E JAVA Disciplina: PC-II. public double getgeracaoatual() {return geracaoatual;}

2ª LISTA DE EXERCÍCIOS CLASSES E JAVA Disciplina: PC-II. public double getgeracaoatual() {return geracaoatual;} 2ª LISTA DE EXERCÍCIOS CLASSES E JAVA Disciplina: PC-II Exercício : Construtores são métodos especiais sem tipo de retorno (nem mesmo void) e de mesmo nome que a classe que são invocados quando da criação

Leia mais

CONSULTA AO MERCADO RFI REQUEST FOR INFORMATION CONSOLIDAÇÃO DE DÚVIDAS APRESENTADAS

CONSULTA AO MERCADO RFI REQUEST FOR INFORMATION CONSOLIDAÇÃO DE DÚVIDAS APRESENTADAS CONSULTA AO MERCADO RFI REQUEST FOR INFORMATION CONSOLIDAÇÃO DE DÚVIDAS APRESENTADAS 1. Dúvidas Gerais Pergunta: Os processos e metodologias de avaliação de riscos do Banco estão definidos e implantados?

Leia mais

Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos Programação Orientada a Objetos Engenharia da Computação Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Dados Pessoais Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto MSc. em ciência da computação (UFPE) rosalvo.oliveira@univasf.edu.br

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos Orientação a Objetos 1. Sobrecarga (Overloading) Os clientes dos bancos costumam consultar periodicamente informações relativas às suas contas. Geralmente, essas informações são obtidas através de extratos.

Leia mais

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos. Centro Tecnológico. Universidade Federal do Espírito Santo

Conteúdo. Disciplina: INF 02810 Engenharia de Software. Monalessa Perini Barcellos. Centro Tecnológico. Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Disciplina: INF 02810 Prof.: (monalessa@inf.ufes.br) Conteúdo 1. Introdução 2. Processo de Software 3. Gerência de

Leia mais

Noções sobre Objetos e Classes

Noções sobre Objetos e Classes Noções sobre Objetos e Classes Prof. Marcelo Cohen 1. Elementos de programação Revisão de programação variáveis, tipos de dados expressões e operadores cadeias de caracteres escopo de variáveis Revisão

Leia mais

Implementando uma Classe e Criando Objetos a partir dela

Implementando uma Classe e Criando Objetos a partir dela Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 04 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 2 Prof. Cristóvão Cunha Implementando uma Classe

Leia mais

Linguagem de Programação III

Linguagem de Programação III Linguagem de Programação III Aula-3 Criando Classes em Java Prof. Esbel Tomás Valero Orellana Da Aula Anterior Classes em Java, sintaxe básica Tipos básicos de dados em Java, como escolher o tipo apropriado

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

Para desenvolver a atividade a atividade desta aula utilizaremos o ambiente de desenvolvimento integrado NetBeans.

Para desenvolver a atividade a atividade desta aula utilizaremos o ambiente de desenvolvimento integrado NetBeans. 1 - Criando uma classe em Java Para desenvolver a atividade a atividade desta aula utilizaremos o ambiente de desenvolvimento integrado NetBeans. Antes de criarmos a(s) classe(s) é necessário criar o projeto

Leia mais

Linguagem de Programação I. Orientação a Objetos em Java

Linguagem de Programação I. Orientação a Objetos em Java Linguagem de Programação I Orientação a Objetos em Java Roteiro Introdução Classes e Objetos Declaração de Classes e Instanciação de um Objeto de uma Classe Declarando métodos com parâmetros Atributos,

Leia mais

Como o FIT funciona. FIT: Framework for Integrated Tests FIT. http://fit.c2.com. Dados de testes. Programa. Fixtures. classes. Resultados de testes

Como o FIT funciona. FIT: Framework for Integrated Tests FIT. http://fit.c2.com. Dados de testes. Programa. Fixtures. classes. Resultados de testes Como o FIT funciona FIT: Framework for Integrated Tests http://fit.c2.com Dados de testes Fixtures Programa classes FIT Resultados de testes Universidade Portucalense Engenharia de Software ES04 2014-2015

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Unidade IV: Ponteiros, Referências e Arrays

Unidade IV: Ponteiros, Referências e Arrays Programação com OO Acesso em Java a BD Curso: Técnico em Informática Campus: Ipanguaçu José Maria Monteiro Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio Departamento Clayton Maciel de Informática

Leia mais

ESQUEMA AULA PRÁTICA 1 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento Eclipse Introdução à Linguagem de Programação JAVA

ESQUEMA AULA PRÁTICA 1 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento Eclipse Introdução à Linguagem de Programação JAVA P. Fazendeiro & P. Prata POO FP1/1 ESQUEMA AULA PRÁTICA 1 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento Eclipse Introdução à Linguagem de Programação JAVA 0 Inicie o ambiente de desenvolvimento integrado

Leia mais

CORPVS SEGURANÇA SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

CORPVS SEGURANÇA SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CORPVS SEGURANÇA SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ACESSO GLPI ABERTURA E ACOMPANHAMENTO DE CHAMADOS NO SERVICE DESK DATA: 1 0 /0 9 /201 5 VERSÃO: 1.0 AUTOR: Italo Rocha APROVADOR: Raphael Dantas Introdução

Leia mais

Sistema de ISSQN Digital Declaração Municipal On-line

Sistema de ISSQN Digital Declaração Municipal On-line Sistema de ISSQN Digital Declaração Municipal On-line ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 FUNCIONALIDADES... 3 1. INÍCIO DA DECLARAÇÃO... 3 2. DADOS DO CONTRIBUINTE... 4 3. ENDEREÇO FISCAL... 5 4. TELEFONE PARA CONTATO...

Leia mais

Manual Cadastro Completo

Manual Cadastro Completo Manual Cadastro Completo Índice 1. Objetivo... 3 2. O Projeto e-suprir... 3 3. Fluxo do Processo de Cadastro... 3 4. Cadastro Simples... 4 5. Recebendo Usuário e Senha... 7 6. Cadastro Completo... 7 7.

Leia mais

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J

Ajuda On-line - Sistema de Portaria. Versão 4.8.J Versão 4.8.J Sumário PORT - Módulo de Apoio Portaria 3 1 Manual... de Processos - Portaria 4 Fluxo - Portaria... 5 2 Configurações... 6 Unidades... de Internação 6 Setores Administrativos... 9 Configuração...

Leia mais

Especialização em desenvolvimento para web com interfaces ricas. Tratamento de exceções em Java Prof. Fabrízzio A. A. M. N. Soares

Especialização em desenvolvimento para web com interfaces ricas. Tratamento de exceções em Java Prof. Fabrízzio A. A. M. N. Soares Especialização em desenvolvimento para web com interfaces ricas Tratamento de exceções em Java Prof. Fabrízzio A. A. M. N. Soares Objetivos Conceito de exceções Tratar exceções pelo uso de try, catch e

Leia mais

Um pouco do Java. Prof. Eduardo

Um pouco do Java. Prof. Eduardo Um pouco do Java Prof. Eduardo Introdução A tecnologia JAVA é composta pela linguagem de programação JAVA e pela plataforma de desenvolvimento JAVA. Os programas são escritos em arquivos-texto com a extensão.java.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REDE GOVERNO COLABORATIVO EM SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REDE GOVERNO COLABORATIVO EM SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REDE GOVERNO COLABORATIVO EM SAÚDE EDITAL DE DIVULGAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO PARA SUPERVISORES DA FASE DE PESQUISA DA AVALIAÇÃO EXTERNA DO PROGRAMA NACIONAL DE

Leia mais

Manual do Usuário - ProJuris Web - Fila de E-mails Página 1 de 8

Manual do Usuário - ProJuris Web - Fila de E-mails Página 1 de 8 As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem o prévio aviso, o que não representa um compromisso da Virtuem Informática. As pessoas, organizações ou empresas e eventos de exemplos

Leia mais

GESTOR ONLINE Gestor Online Principais Recursos:

GESTOR ONLINE Gestor Online Principais Recursos: O GESTOR ONLINE da Claro é a ferramenta para gerenciamento dos celulares da sua empresa. Com o Gestor Online sua empresa tem mais facilidade e controle no consumo das linhas dos seus funcionários. Principais

Leia mais

Programação Visual TIC - 3PA. Lista de Exercícios 02

Programação Visual TIC - 3PA. Lista de Exercícios 02 Programação Visual TIC - 3PA Lista de Exercícios 02 Professor: Edwar Saliba Júnior 1) Elabore um programa para simular uma conta de poupança. Crie uma classe contacorrente com os seguintes atributos: saldo,

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

Objetivos: Sun recomenda que utilize o nome de domínio da Internet da empresa, para garantir um nome de pacote único

Objetivos: Sun recomenda que utilize o nome de domínio da Internet da empresa, para garantir um nome de pacote único Pacotes e Encapsulamento Prof. Bruno Gomes bruno.gomes@ifrn.edu.br Programação Orientada a Objetos Introdução Permite o agrupamento de classes em uma coleção chamada pacote Um pacote é uma coleção de classes

Leia mais

Manual do Usuário. Sumário. 1. Introdução...2. 2. Utilização do site...2. 2.1. Mapa de Vitória...3. 2.2. Aplicativos...14. 2.3. Downloads...

Manual do Usuário. Sumário. 1. Introdução...2. 2. Utilização do site...2. 2.1. Mapa de Vitória...3. 2.2. Aplicativos...14. 2.3. Downloads... GEOWEB VITÓRIA MANUAL DO USUÁRIO PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA SEMFA / SUBTI Manual do Usuário Projeto GeoWeb Vitória Analista Luiz Felipe de Lima Pinto Data 04/11/2013

Leia mais

Unidade Acadêmica: Faculdade de Computação FACOM Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professor: Fabiano Azevedo Dorça Prática 01

Unidade Acadêmica: Faculdade de Computação FACOM Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professor: Fabiano Azevedo Dorça Prática 01 Unidade Acadêmica: Faculdade de Computação FACOM Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professor: Fabiano Azevedo Dorça Prática 01 Objetivos: Modelar um sistema orientado a objetos simples a partir

Leia mais

Persistência de Classes em Tabelas de Banco de Dados

Persistência de Classes em Tabelas de Banco de Dados UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ). 1 Persistência de Classes em Tabelas de Banco de Dados 1) Introdução! Em algumas situações, pode ser necessário preservar os objetos

Leia mais

Java. Marcio de Carvalho Victorino www.dominandoti.eng.br

Java. Marcio de Carvalho Victorino www.dominandoti.eng.br Java Marcio de Carvalho Victorino www.dominandoti.eng.br 3. Considere as instruções Java abaixo: int cont1 = 3; int cont2 = 2; int cont3 = 1; cont1 += cont3++; cont1 -= --cont2; cont3 = cont2++; Após a

Leia mais

Manual de Procedimentos Para Recrutamento e Seleção

Manual de Procedimentos Para Recrutamento e Seleção Manual de Procedimentos Para Recrutamento e Seleção Versão: V0_0_10 Data: 13 de setembro de 2013 Procedimentos para recrutamento e seleção de servidores por processo seletivo público. Diretoria Geral de

Leia mais

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW

BEM-VINDO AO dhl PROVIEW BEM-VINDO AO dhl PROVIEW Guia de Usuário O DHL PROVIEW COLOCA VOCÊ NO CONTROLE DE SEUS ENVIOS. PROVIEW O DHL ProView é uma ferramenta de rastreamento on-line que permite o gerenciamento dos envios, a programação

Leia mais

public Agenda() { compromissos = null; } public int getnumerodecompromissos() { if (compromissos==null) return 0; else return compromissos.

public Agenda() { compromissos = null; } public int getnumerodecompromissos() { if (compromissos==null) return 0; else return compromissos. import java.util.scanner; class Data... class Compromisso... public class Agenda private Compromisso[] compromissos; private Compromisso[] realoquecompromissos (Compromisso[] vetor, int tamanhodesejado)

Leia mais

Manual de Usuário INDICE

Manual de Usuário INDICE Manual de Usuário INDICE Características do Sistema... 02 Características Operacionais... 03 Realizando o Login... 04 Menu Tarifador... 05 Menu Relatórios... 06 Menu Ferramentas... 27 Menu Monitor... 30

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Clique no botão para iniciar o treinamento TAREFAS CONTRAT OS RELACIO NAMENT CONFIGURAÇÕES. A ideia é usar os próprios ícones do CGW.

Clique no botão para iniciar o treinamento TAREFAS CONTRAT OS RELACIO NAMENT CONFIGURAÇÕES. A ideia é usar os próprios ícones do CGW. Script CGW Módulo Tarefas Parte I Menu: Clique no botão para iniciar o treinamento ÁREA DE TRABALHO GERAL TAREFAS CONTRAT OS PORTAL DE RELACIO NAMENT FATURAM ENTO FINANCEI RO RELACIO NAMENT O CONFIGU RAÇÕES

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

NetBeans. Conhecendo um pouco da IDE

NetBeans. Conhecendo um pouco da IDE NetBeans Conhecendo um pouco da IDE Professor: Edwar Saliba Júnior Sumário Apresentação:...1 Criando Um Novo Projeto de Software:...1 Depurando Um Código-fonte:...4 Entendendo o Código-fonte:...7 Dica

Leia mais

RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME.

RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME. RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME. Brasília, 10 de fevereiro de 2010. Pregão n 062/2009 Lote 1: Lote 2: Operação, Gerenciamento de Redes, Servidores, Storage & Archive,

Leia mais

Sistema de HelpDesk da SESAU Guia do Usuário

Sistema de HelpDesk da SESAU Guia do Usuário Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas SESAU Coordenadoria Setorial de Gestão a Informática - CSGI Sistema de HelpDesk da SESAU Guia do Usuário Maceió 06/02/2012 Técnico Responsável: Bruno Cavalcante

Leia mais

Manual técnico. v2.2 2015/10

Manual técnico. v2.2 2015/10 Manual técnico v2.2 2015/10 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. DESCRIÇÃO... 3 3. INTEGRAÇÃO DO SISTEMA... 4 3.1 DESCRIÇÃO... 4 3.2 INTEGRAÇÃO... 5 3.2.1. Geração de referências... 5 getreferencemb...5 getreferencemb2...7

Leia mais

PROJETO DA DISCIPLINA. PES II Processo de Engenharia de Software II

PROJETO DA DISCIPLINA. PES II Processo de Engenharia de Software II UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Colegiado de Informática Curso de Bacharelado em Informática PROJETO DA DISCIPLINA PES II Processo de

Leia mais

Manual de Férias do Servidor

Manual de Férias do Servidor Manual de Férias do Servidor Sumario: 1 - Acessando o Sistema 1 2 - Auto Cadastro 3 3 - Marcando suas férias 5 4 - Consulta/Alteração/Exclusão de Férias 9 5 - Cronograma de Férias da Unidade 13 1 Acessando

Leia mais

Tudo Sobre Domínios! Registrar seu Domínio: Informações Importantes:

Tudo Sobre Domínios! Registrar seu Domínio: Informações Importantes: Registrar seu Domínio: Desejo apenas Registrar um Domínio utilizando os DNS de um provedor de hospedagem. Clique aqui para reservar seu domínio por 1 ano no Brasil.: http:///site/reserva.php?codreserva=1&s=vw1welpy

Leia mais

Manual do Usuário. E-DOC Peticionamento Eletrônico TST

Manual do Usuário. E-DOC Peticionamento Eletrônico TST E-DOC Peticionamento APRESENTAÇÃO O sistema E-DOC substituirá o atual sistema existente. Este sistema permitirá o controle de petições que utiliza certificado digital para autenticação de carga de documentos.

Leia mais

TOTVS BA Guia de Customização Linha Logix

TOTVS BA Guia de Customização Linha Logix TOTVS BA Guia de Customização Linha Logix Guia de Customização Sumário Título do documento 1. Objetivo... 3 2. Introdução... 3 3. Customização... 3 2 TOTVS BA Linha Logix Guia de Customização Projeto/Versão:

Leia mais

Introdução ao SQL. Aécio Costa

Introdução ao SQL. Aécio Costa Aécio Costa A linguagem SQL é um padrão de linguagem de consulta comercial e possui as seguintes partes: Linguagem de definição de dados (DDL) Linguagem interativa de manipulação de dados (DML) Definição

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Templates e Pilhas. 1. Introdução

Templates e Pilhas. 1. Introdução Templates e Pilhas 1. Introdução Templates ou Generics é considerado uma forma de polimorfismo [1]. É uma forma de programar onde o tipo do dado não é considerado. Programa-se para um tipo de dado indefinido.

Leia mais