Persistência de Classes em Tabelas de Banco de Dados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Persistência de Classes em Tabelas de Banco de Dados"

Transcrição

1 UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ). 1 Persistência de Classes em Tabelas de Banco de Dados 1) Introdução! Em algumas situações, pode ser necessário preservar os objetos criados em uma aplicação de maneira permanente. Ou seja, os dados fornecidos pelo usuário devem poder ser resgatados em uma outra oportunidade ou instante.! Uma das maneiras de se persistir os dados é armazenar os seus valores em tabelas de um banco de dados.! Pode-se considerar que existem basicamente dois tipos de banco de dados: i) os banco de dados orientados a objetos e ii) os banco de dados que não são orientados a objetos. Nesse material é considerado apenas o banco de dados não orientado a objetos.! Normalmente, uma classe deverá ter o seu equivalente em forma de tabela, conforme ilustra a Figura 1. Nesse caso, cada atibuto será uma coluna na tabela, o nome da tabela será o nome da classe e o nome do banco de dados, o nome do pacote. Figura 1 - Exemplo de classe: Classe Pessoa e a sua correspondente tabela de armazenamento de dados.!! Existe também a possibilidade que uma classe tenha o seu atributo armazenado em diversas tabelas ou que uma tabela armazene informações de mais de uma classe.

2 UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ). 2! 2) Exemplo Prático - Como criar uma tabela.! Como exemplo prático, a classe exemplificada na Figura 2 terá os seus parâmetros persistidos em uma tabela do banco de dados. Na Figura 2, apenas os atributos da classe estão representados. Figura 2 - Exemplo de classe: Classe Pessoa! De maneira reduzida, os passos a serem seguidos são dois a saber: * criar uma base de dados * criar uma tabela com os atributos da classe 2.1 Procedimentos detalhados no ambiente NetBeans. 1) No ambiente NetBeans, selecione a guia de serviços ou service, conforme ilustra a Figura 3. De acordo com a sua opção de instalação e plugins instalados, a sua interface poderá conter mais ou menos elementos na lista da Figura 3. Para o exemplo descrito neste material, há a necessidade da presença do elemento Databases. Na Figura 3, esse é o primeiro elemento da lista de serviços.

3 UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ). 3 Figura 3 - Aba Service do ambiente NetBeans que permite acessar, entre outras coisas, uma pequena interface de manipulação de Banco de Dados. 2) Com um clique no elemento Databases da lista, a seguinte janela se abrirá: Figura 4 - Opções do elemento databases.! A lista apresentada na Figura 4 descreve uma pequena amostra do banco MySQL (se ele estiver instalado em seu computador) e do banco de dados Java DB. Esses bancos devem ter sido instalados de maneira automática durante a instalação do próprio NetBeans.! Para persistir os dados de uma classe, iremos guardar os dados no banco de dados Java DB. Antes de definir a tabela que armazenará os dados, há a necessidade de definir uma base de dados ou um database. 3) Com um clique do botão direito do mouse no elemento Java DB, selecione a opção create database conforme ilustrado na Figura 4.

4 UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ). 4 Figura 4 - Opção de Criar Database. 4) Após selecionado essa opção, uma nova janela será apresentada. Nessa janela, ilustrada na Figura 5, o desenvolvedor necessita especificar o nome do Banco de Dados (Database Name), quem terá acesso ao banco (User Name) de dados e a senha de acesso (Password). Figura 5 - Definição do nome da base de dados.! Conforme sugerido, na Figura 5, o nome escolhido para a base de dados foi academico. Feito isso, o ambiente irá refletir essa operação, conforme ilustrado na Figura 6. Conforme destacado na Figura 6, a base de dados criada gera duas novas informações na lista: 1) Academico e 2) jdbc:derby://localhost:1527/academico....

5 UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ). 5 Figura 6 - Relação entre a base de dados criada e o driver utilizado 5) Para criar uma tabela, basta clicar na opção jdbc:derby://localhost:1527/academico... Tables. A Figura 7 apresenta a estrutura que será apresentada: Figura 7 - Acesso a Tabelas, Views e Procedures do banco de dados! Após isso, com um clique com o botão direito do mouse no elemento Tables o menu popup para a criação de uma tabela será apresentado. Um exemplo do menu pop-up é apresentado na Figura 7.! Como exemplo, será criada uma tabela Pessoa que corresponde à classe Pessoa ilustrada na Figura 1. Para fazer isso, selecione a opção Execute Command..., conforme ilustra a Figura 8 a seguir. Figura 7 - Opção para enviar instruções diretamente ao banco de dados.

6 UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ). 6!! Na janela de edição que aparecerá, digite digite as seguintes instruções, conforme ilustra a Figura 9. Figura 9 - Instrução na linguagem SQL para a criação da tabela Pessoa. 6) Clique no botão Run SQL para eexecutar a instrução. Figura 10 - Botão Run SQL. 3. Como criar uma aplicação java para acessar a tabela. 1) No NetBeans, selecione Novo Projeto e a opção Java Java Application, conforme ilustra a Figura 11. Figura 11 - Interface de definição de aplicação 2) Defina as características da sua aplicação. A Figura 12 exemplifica essas opções.

7 UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ). 7 Figura 12 - Exemplo de configuração de uma aplicação java 3) A seguir, crie uma nova classe. Essa nova classe será responsável por acessar o banco de dados.! No pacote acessabd, clique com o botão direito do mouse e selecione as opções New Java Class..., conforme ilustrado na Figura 13. Figura 13 - Criação de uma nova classe.! Essa nova classe será a classe denominada Conecta. O código dessa classe que permite a conexão com o banco de dados é apresentado a seguir. package acessabd; import java.sql.*; public class Conecta { private Connection con; private Statement stm;

8 UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ). 8 private String bd = "jdbc:derby://localhost:1527/academico"; private String driver = "org.apache.derby.jdbc.clientdriver"; private String usuario="noronha"; private String senha="noronha"; private String database="academico"; public void open( ) { try { Class.forName(driver); con = DriverManager.getConnection(bd,usuario,senha); stm = con.createstatement(); catch(java.lang.exception e) {System.out.println(e); public void close( ) { if ((stm!= null) && (con!= null)) try { stm.close( ); con.close( ); catch (java.sql.sqlexception e){system.out.println(e); public void executeme(string comando) { try {open(); stm.executeupdate(comando); close(); catch(java.lang.exception e) {System.out.println(e); close( );

9 UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ). 9 public String listall() { String saida = ""; ResultSet consulta; try{ open(); consulta = stm.executequery( "select * from Academico.pessoa"); while (consulta.next()) { saida += "\n\n*************************************"; saida += "\n Nome = " + consulta.getstring("nome"); saida += "\n Codigo = " + consulta.getstring("codigo"); saida += "\n Cidade de nascimento = " + consulta.getstring("cidade_de_nascimento"); saida += "\n Documento de Identidade = " + consulta.getstring("docid"); saida += "\n Tipo do Documento = " + consulta.getstring("tipodoc"); catch(java.sql.sqlexception e) {System.out.println(e); close(); return null; close(); return saida; 4) Na classe Main, o código ilustrado a seguir deverá ser digitado na classe principal: package acessabd; public class Main { public static void main(string[] args) { Conecta c = new Conecta( ); c.open(); String comando = "insert into academico.pessoa " + " ( nome, cidade_de_nascimento, docid, tipodoc)"

10 UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ) " values (1,\"Maria Joana \", \"Curitiba\" " + ", \"11111\", 0) ; "; c.executeme(comando); System.out.println("\n"+comando); System.out.println(c.listAll()); c.close(); System.out.println("fim"); 5) A Figura 14 a seguir, ilustra um possível errro de execução que poderá ocorrer caso os drivers de acesso ao banco de dados não tenham sido localizados pelo ambiente NetBeans. O Erro que poderá ocorre é um erro de!!! java.lang.classnotfoundexception. Figura 14 - Erro de falta de acesso ao driver necessário.! Em resumo, o ambiente NetBeans não sabe que a sua aplicação necessita acessar esse driver. Logo, há a necessidade de especificar esse driver para o ambiente. 3. Como configurar o NetBeans para utilizar o driver de acesso ao banco de dados 1) Para especificar um driver para o ambiente é necessário e suficiente que a opção Libraries do projeto receba um clique com o botão direito do mouse e a opção Add Library... seja selecionada, conforme ilustra a Figura 15a), caso voce esteja trabalhando com o banco de dados MySQL. Se o seu banco de dados for o JavaDB, voce precisará selecionar a opção Add Jar/Folder conforme ilustra a Figura 15b).

11 UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ). 11 interface Windows: Interface Mac: a) para adicionar um driver da biblioteca Add Library (necessário para acessar o MySQL) b) para adicionar um driver da biblioteca armazenado em uma pasra (necessário para o uso do JavaDB). Figura 15 - Adição de acesso a drivers no ambiente. 2) Caso voce tenha selecionado Add Library, siga o passo definido em 2a). Caso voce tenha selecionado add Jar/Folder vá para o passo 2b). ** 2a) Uma janela com as bibliotecas possíveis de serem adicionadas ao projeto é apresentada, conform ilustra a Figura 16. Figura 16 - Lista de drivers disponíveis.! Escolha o driver MySQL JDBC Driver e clique no botão Add Library.

12 UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ). 12 **2b) Uma janela para seleção de diretório será apresentada, conforme ilustra a Figura 17. Selecione o diretório que é indicado pela Figura 17 ( c:\arquivos de programas\sun\javadb\lib ). Após isso, selecione o driver derbyclient.jar, conforme ilustra a Figura 18. Figura 17 - Localização do Driver para acessar o JavaDB Figura 18 - Driver a ser selecionado: derbyclient.jar 3) Encerrado o processo de adicionar essa nova biblioteca ao projeto, se novamente executado, não haverá mais mensagem de erro.

JAVA 14 ODBC / JDBC Aceder a Bases de Dados através da Internet. Vitor Vaz da Silva

JAVA 14 ODBC / JDBC Aceder a Bases de Dados através da Internet. Vitor Vaz da Silva JAVA 14 ODBC / JDBC Aceder a Bases de Dados através da Internet Vitor Vaz da Silva Ter tudo à mão?! Saber tudo?! Saber onde encontrar?! Saber quem sabe?! As Bases de Dados ajudam a guardar dados e informação

Leia mais

Acesso a banco de dados

Acesso a banco de dados Acesso a banco de dados 1. Crie uma pasta chamada AcessoBD com as seguintes subpastas: Aplicativos, Drivers, AcessoMSACCESS, AcessoMySQL e AcessoSQLSERVER Exemplo 1: MS ACCESS 1. Crie um banco de dados

Leia mais

Módulo 5 - JDBC java.sql - Conexão com Banco de Dados

Módulo 5 - JDBC java.sql - Conexão com Banco de Dados Aplicações de Linguagem de Programação Orientada a Objetos 2ºsem/2012 (Professor: Tiago) Módulo 5 - JDBC java.sql - Conexão com Banco de Dados Fazer o download do drive de conexão com o BD: http://jdbc.postgresql.org/download.html

Leia mais

Manipulação de Banco de Dados com Java 1. Objetivos

Manipulação de Banco de Dados com Java 1. Objetivos Manipulação de Banco de Dados com Java 1. Objetivos Demonstrar os fundamentos básicos para a manipulação de banco de dados com Java; Apresentar a sintaxe de comandos SQL usados em Java. 2. Definições A

Leia mais

Persistência de Classe e Auto- Relacionamento em Tabelas de Banco de Dados

Persistência de Classe e Auto- Relacionamento em Tabelas de Banco de Dados UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ). 1 Persistência de Classe e Auto- Relacionamento em Tabelas de Banco de Dados 1) Introdução! Em algumas situações, pode ser necessário

Leia mais

Drive MySql de conexão para Eclipse

Drive MySql de conexão para Eclipse Drive MySql de conexão para Eclipse de Setembro de 0 Olá, neste artigo iremos focar em como utilizar o drive de conexão do Mysql na IDE eclipse. Veremos passo-a-passo como instalar, o que é uma coisa muito

Leia mais

SISTEMA EXPERIMENTALL 15/11/2009. Olá! A partir de agora vamos conhecer a IDE NetBeans 6.7.1 efetuando um micro projeto swing.

SISTEMA EXPERIMENTALL 15/11/2009. Olá! A partir de agora vamos conhecer a IDE NetBeans 6.7.1 efetuando um micro projeto swing. 15/11/2009 Olá! A partir de agora vamos conhecer a IDE NetBeans 6.7.1 efetuando um micro projeto swing. Crie um novo projeto clicando em arquivo e em novo projeto. Escolha a opção java, aplicativo java

Leia mais

Java JDBC - I. Ex. 2: para o SQLServer da Microsoft, o driver JDBC pode ser obtido em http://msdn.microsoft.com/en-us/data/aa937724.

Java JDBC - I. Ex. 2: para o SQLServer da Microsoft, o driver JDBC pode ser obtido em http://msdn.microsoft.com/en-us/data/aa937724. Curso de Análise e Desenvolvimento de Software Disciplina: Linguagens de Programação II Prof. Gilmar Caiado Material de Apoio Java JDBC I 3 o Período 22/05/2009 Java JDBC - I Motivação: Realizar a integração

Leia mais

JDBC. Prof. Márcio Bueno (poonoite@marciobueno.com)

JDBC. Prof. Márcio Bueno (poonoite@marciobueno.com) JDBC Prof. Márcio Bueno (poonoite@marciobueno.com) JBDC Java Database Connectivity ou JDBC é um conjunto de classes e interfaces (API) escritas em Java que faz o envio de instruções SQL para qualquer banco

Leia mais

Java na WEB Banco de Dados

Java na WEB Banco de Dados 1 Java na WEB Banco de Dados Objetivo: Ao final da aula o aluno será capaz de: Criar aplicações JSP com acesso ao Banco de Dados MySql Configurar o TomCat para acessar o MySql. Não é Objetivo: Ao final

Leia mais

JDBC. Siga as instruções para instalar o banco de dados H2 e criar a tabela Alunos.

JDBC. Siga as instruções para instalar o banco de dados H2 e criar a tabela Alunos. JDBC CRIANDO O BANCO DE DADOS: Siga as instruções para instalar o banco de dados H2 e criar a tabela Alunos. CRIANDO O PROJETO JAVA PARA DESKTOP: Crie um projeto Java chamado Prograd Crie um pacote chamado

Leia mais

JPA: Persistência padronizada em Java

JPA: Persistência padronizada em Java JPA: Persistência padronizada em Java FLÁVIO HENRIQUE CURTE Bacharel em Engenharia de Computação flaviocurte.java@gmail.com Programação Orientada a Objetos X Banco de Dados Relacionais = Paradigmas diferentes

Leia mais

JAVA COM BANCO DE DADOS PROFESSORA DANIELA PIRES

JAVA COM BANCO DE DADOS PROFESSORA DANIELA PIRES Conteúdo O Projeto... 2 Criação de Pacotes... 4 Factory:... 6 DAO:... 15 GUI (Graphical User Interface ou Interface Gráfica de Cadastro)... 18 Evento SAIR... 23 Evento CADASTRAR... 24 1 O Projeto Arquivo

Leia mais

INTRODUÇÃO. No entanto, o que pode ser considerado um produto (resultado) da criação de BDs?

INTRODUÇÃO. No entanto, o que pode ser considerado um produto (resultado) da criação de BDs? BANCO DE DADOS Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Ciência da Computação Prof. Alexandre Veloso de Matos alexandre.matos@udesc.br INTRODUÇÃO Um Banco

Leia mais

Programação com Acesso a Banco de Dados

Programação com Acesso a Banco de Dados Campus Ipanguaçu Curso: Técnico em Informática Programação com Acesso a Banco de Dados AULA 17 ACESSO A BANCO DE DADOS COM JDBC PROF.: CLAYTON M. COSTA 2 011.2 Introdução Aplicação + Banco de Dados: Funcionalidade

Leia mais

Persistência de Objetos no SGBD PostgreSQL, Utilizando as APIs: JDBC, JDK, Swing e Design Patteners DAO.

Persistência de Objetos no SGBD PostgreSQL, Utilizando as APIs: JDBC, JDK, Swing e Design Patteners DAO. Persistência de Objetos no SGBD PostgreSQL, Utilizando as APIs: JDBC, JDK, Swing e Design Patteners DAO. Robson Adão Fagundes http://robsonfagundes.blogspot.com/ Mini curso Desenvolvimento de aplicação

Leia mais

JDBC Java Database Connectivity

JDBC Java Database Connectivity 5 JDBC Java Database Connectivity Prof. Autor: Daniel Morais dos Reis e-tec Brasil Programação Avançada Para Web Página1 Meta Trabalhar com bancos de dados em aplicações web em JSP através das classes

Leia mais

Desenvolvendo Aplicações Web com NetBeans

Desenvolvendo Aplicações Web com NetBeans Desenvolvendo Aplicações Web com NetBeans Aula 3 Cap. 4 Trabalhando com Banco de Dados Prof.: Marcelo Ferreira Ortega Introdução O trabalho com banco de dados utilizando o NetBeans se desenvolveu ao longo

Leia mais

Banco de Dados. Banco de Dados. Alcides Pamplona alcides.pamplona@gmail.com. Alcides Pamplona Linguagem de Programação CESBD 2010

Banco de Dados. Banco de Dados. Alcides Pamplona alcides.pamplona@gmail.com. Alcides Pamplona Linguagem de Programação CESBD 2010 Alcides Pamplona Linguagem de Programação CESBD 2010 Alcides Pamplona alcides.pamplona@gmail.com Tópicos API JDBC Utilizando JDBC Statement PreparedStatement Mapeamento Objeto-Relacional 2 API JDBC 3 API

Leia mais

Criar uma aplicação JPA2 com EclipseLink e H2

Criar uma aplicação JPA2 com EclipseLink e H2 Criar uma aplicação JPA2 com EclipseLink e H2 1) Criar uma aplicação Java no NetBeans. File > New Project > Java, Java Application > Project name: JPA2 Finish. 2) Acrescentar ao Projeto NetBeans a biblioteca

Leia mais

Programação Orientada a Objetos II

Programação Orientada a Objetos II Programação Orientada a Objetos II AULA Banco de Dados (Exemplo) Prof. Rodrigo Rocha Prof.rodrigorocha@yahoo.com (Modo Texto) Conectando ao Banco de Dados Entre no Diretório do Mysql mysql u root p criando

Leia mais

Programação Orientada a Objetos JDBC Java Database Connectivity

Programação Orientada a Objetos JDBC Java Database Connectivity Especialização em Engenharia de Software Programação Orientada a Objetos JDBC Java Database Connectivity Sérgio Soares scbs@cin.ufpe.br Objetivos Apresentar os conceitos básicos da especificação de Java

Leia mais

Conexão com Banco de Dados

Conexão com Banco de Dados Conexão com Banco de Dados Projeto 1 A pasta Programas distribuída no início do semestre letivo acompanha a versão do MySQL Coneector/J um driver JDBC que permite aos programadores acessar bancos de dados

Leia mais

Acesso a Banco. Conexão em Java. Conexão em Java. Programação Orientada a Objetos Profa. Cristiane e Prof. Daniel

Acesso a Banco. Conexão em Java. Conexão em Java. Programação Orientada a Objetos Profa. Cristiane e Prof. Daniel Acesso a Banco Programação Orientada a Objetos Profa. Cristiane e Prof. Daniel As conexões em Java são feitas através de uma ponte que implementa todas as funcionalidades que um banco de dados padrão deve

Leia mais

Integrando Java com Banco de Dados

Integrando Java com Banco de Dados Especialização em Engenharia de Software Programação Orientada a Objetos JDBC Java Database Connectivity Sérgio Soares scbs@cin.ufpe.br Objetivos Apresentar os conceitos básicos da especificação de Java

Leia mais

Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@gmail.com

Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@gmail.com Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@gmail.com O Que é JDBC? API de acesso a banco de dados relacional do Java Faz uso do driver provido pelo banco de dados Roda SQL (create, insert, update, etc.) no

Leia mais

JDBC DRIVER. Objetivo: Possibilitar aplicações não Zim de se conectar a um banco de dados Zim utilizando as normas JDBC.

JDBC DRIVER. Objetivo: Possibilitar aplicações não Zim de se conectar a um banco de dados Zim utilizando as normas JDBC. Objetivo: Possibilitar aplicações não Zim de se conectar a um banco de dados Zim utilizando as normas JDBC. Requisitos para usar o driver JDBC Do lado do cliente: O driver JDBC Do lado do servidor: A base

Leia mais

Java Exemplo MDI. Tela Principal

Java Exemplo MDI. Tela Principal Java Exemplo MDI Nesta aula criaremos uma aplicação simples de cadastro para avaliar o nível de dificuldade/facilidade que é desenvolver softwares com a tecnologia Java. No NetBeans, crie um novo projeto

Leia mais

Programação WEB (JSP + Banco Dados) Eng. Computação Prof. Rodrigo Rocha http://www.materialdeaula.com.br

Programação WEB (JSP + Banco Dados) Eng. Computação Prof. Rodrigo Rocha http://www.materialdeaula.com.br Programação WEB (JSP + Banco Dados) Eng. Computação Prof. Rodrigo Rocha http://www.materialdeaula.com.br JSP (Java Server Pages) - JavaServer Pages (JSP) - Tecnologia de programação serverside - Permite

Leia mais

Unidade 9: Middleware JDBC para Criação de Beans

Unidade 9: Middleware JDBC para Criação de Beans Programação Servidor para Sistemas Web 1 Unidade 9: Middleware JDBC para Criação de Beans Implementando MVC Nível 1 Prof. Daniel Caetano Objetivo: Preparar o aluno para construir classes de entidade com

Leia mais

Curso: Desenvolvimento Java

Curso: Desenvolvimento Java Exercícios de Fixação 10 Aplicações com SGBD Exercícios resolvidos Para realizar estes exercícios, iremos utilizar o projeto Aula01. Crie neste projeto um pacote de nome banco. Todos os exercícios deverão

Leia mais

Java com Banco de Dados Posgree

Java com Banco de Dados Posgree Java com Banco de Dados Posgree Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza www.luizclaudiofs.blogspot.com 1 Driver para ligação Java e Postgre http://jdbc.postgresql.org/download.html www.luizclaudiofs.blogspot.com

Leia mais

JDBC (Java Database Connectivity) Padrão de Projeto DAO (Data Access Object) Roteiro para instalação do banco de dados e do driver JDBC

JDBC (Java Database Connectivity) Padrão de Projeto DAO (Data Access Object) Roteiro para instalação do banco de dados e do driver JDBC JDBC (Java Database Connectivity) Padrão de Projeto DAO (Data Access Object) Roteiro para instalação do banco de dados e do driver JDBC Java Database Connectivity Provê acesso SQL ao banco de dados Principais

Leia mais

Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 4 O Componente Trabalhando com conexão ao banco de dados MySQL no Lazarus Ano: 03/2011

Leia mais

Driver Mysql para Banco de Dados. Conexão com um Banco de Dados

Driver Mysql para Banco de Dados. Conexão com um Banco de Dados Driver Mysql para Banco de Dados MySQL.: Driver.: com.mysql.jdbc.driver URL.: jdbc:mysql://localhost/nomedobanco Usuário.: root senha.: ****** Conexão com um Banco de Dados Colocar o driver do banco de

Leia mais

Antes de iniciar execute o script do banco de dados no SQLYOG ou outra ferramenta de sua preferência

Antes de iniciar execute o script do banco de dados no SQLYOG ou outra ferramenta de sua preferência Tutorial JPA em ambiente Eclipse Antes de iniciar execute o script do banco de dados no SQLYOG ou outra ferramenta de sua preferência 1-Selecione a perspectiva Java JPA: window, open perspective, other,

Leia mais

Java na Web. Aplicações Web

Java na Web. Aplicações Web Montando o ambiente com HSQLDB JSP com um conteúdo de banco de dados: JDBC Integre JSPs com servlets aplicando o Modelo-Visualização- Controle Montando o ambiente com HSQLDB Faça a transferênci da página

Leia mais

Acesso à Dados ZEOS x Delphi. Professor Anderson

Acesso à Dados ZEOS x Delphi. Professor Anderson Acesso à Dados ZEOS x Delphi Professor Anderson Introdução O ZEOS é uma biblioteca que provê o acesso à uma base de dados em MYSQL. Através dessa Library, podemos realizar operações de manipulação da base

Leia mais

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 2 Pedreiros da Informação Criando Banco de Dados, Tabelas e Campos através do HeidiSQL

Leia mais

JDBC Acessando Banco de Dados

JDBC Acessando Banco de Dados Acessando Banco de Dados Objetivos Entender o que são Drivers. Diferenciar ODBC, JDBC e DRIVERMANAGER. Desenvolver uma aplicação Java para conexão com Banco de Dados. Criar um objeto a partir da classe

Leia mais

Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans)

Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans) Programação Servidor para Sistemas Web 1 Unidade 7: Middleware JDBC e Java DB Prof. Daniel Caetano (Fonte: Tutorial Oficial do NetBeans) Objetivo: Capacitar o aluno para criar bancos de dados usando Java

Leia mais

DSS 08/09. Camada de Dados - JDBC. Aula 1. António Nestor Ribeiro /António Ramires Fernandes/ José Creissac Campos {anr,arf,jfc}@di.uminho.

DSS 08/09. Camada de Dados - JDBC. Aula 1. António Nestor Ribeiro /António Ramires Fernandes/ José Creissac Campos {anr,arf,jfc}@di.uminho. Universidade do Minho Departamento de Informática Camada de Dados - JDBC Aula 1 António Nestor Ribeiro /António Ramires Fernandes/ José Creissac Campos {anr,arf,jfc}@di.uminho.pt 2 Camada de Dados A camada

Leia mais

Programação Orientada a Objetos (DPADF 0063)

Programação Orientada a Objetos (DPADF 0063) Programação Orientada a Objetos (DPADF 0063) Aula 9 JDBC (Java Database Connectivity) Universidade Federal de Santa Maria Colégio Agrícola de Frederico Westphalen Curso Superior de Tecnologia em Sistemas

Leia mais

Curso de Java. Acesso a banco de dados através de JDBC. Todos os direitos reservados Klais

Curso de Java. Acesso a banco de dados através de JDBC. Todos os direitos reservados Klais Curso de Java Acesso a banco de dados através de JDBC Todos os direitos reservados Klais Java e SGBD s SQL é a linguagem padrão para acesso a banco de dados e se estabeleceu como tal no mercado. SQL no

Leia mais

(UFF) JDBC (I) TEPIS II

(UFF) JDBC (I) TEPIS II Aula 20: JDBC (I) Diego Passos Universidade Federal Fluminense Técnicas de Projeto e Implementação de Sistemas II Diego Passos (UFF) JDBC (I) TEPIS II 1 / 33 JDBC: Introdução Especificação que provê acesso

Leia mais

JDBC. Java DataBase Connectivity

JDBC. Java DataBase Connectivity JDBC Java DataBase Connectivity JDBC??? Uma API que permite o acesso a virtualmente qualquer fonte de dado tabular a partir de um programa escrito em Java O que é uma uma fonte de dados tabular? acesso

Leia mais

Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL.

Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL. Listando itens em ComboBox e gravando os dados no Banco de Dados MySQL. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2012 Edição 7 Listando e Gravando Listando itens em ComboBox e gravando os dados no

Leia mais

Java e Conexão com Banco de Dados

Java e Conexão com Banco de Dados A Plataforma Java Programação Orientada a Objetos em Java Java e Conexão com Banco de Dados Prof. Giuliano Prado de Morais Giglio, M.Sc. Conexão com Banco de Dados JDBC: Java Database Connectivity Acesso

Leia mais

Acesso a Bancos de Dados em Java (JDBC)

Acesso a Bancos de Dados em Java (JDBC) Acesso a Bancos de Dados em Java (JDBC) Jomi Fred Hübner Universidade Regional de Blumenau Departamento de Sistemas e Computação Roteiro Introdução Objetivo da JDBC Vantagens Visão geral do acesso a SGBDs

Leia mais

Manipulação de Banco de Dados com Java. Ms. Bruno Crestani Calegaro (bruno.calegaro@ifsc.edu.br) Maio/ 2015

Manipulação de Banco de Dados com Java. Ms. Bruno Crestani Calegaro (bruno.calegaro@ifsc.edu.br) Maio/ 2015 Manipulação de Banco de Dados com Java Ms. Bruno Crestani Calegaro (bruno.calegaro@ifsc.edu.br) Maio/ 2015 Acesso a um SGBD Em sistemas mais simples o uso de arquivos pode ser usado mas para aplicações

Leia mais

JAVA JDBC Java Database Connectivity

JAVA JDBC Java Database Connectivity JAVA JDBC Java Database Connectivity Permite o acesso a banco de dados Uma das formas de acesso é utilizando o driver JDBC-ODBC que permite a conexão através de um DRIVER ODBC O ODBC (Open Database Connectivity)

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos Orientação a Objetos Conexão:Banco de Dado MySQL JDBC / DriverManager/ ResultSet Gil Eduardo de Andrade O pacote MySQL-Connector Quando utilizamos o Banco de Dados MySQL, integrado a linguagem Java, necessitamos

Leia mais

Java JDBC Aplicação Java com Acesso a um SGBD. Ricardo Terra (rterrabh [at] gmail.com) Java JDBC Maio, 2010

Java JDBC Aplicação Java com Acesso a um SGBD. Ricardo Terra (rterrabh [at] gmail.com) Java JDBC Maio, 2010 Java JDBC Aplicação Java com Acesso a um SGBD Ricardo Terra rterrabh [at] gmail.com Ricardo Terra (rterrabh [at] gmail.com) Java JDBC Maio, 2010 1 CV Nome: Ricardo Terra Email: rterrabh [at] gmail.com

Leia mais

Classes de Entidades Persistentes JDB

Classes de Entidades Persistentes JDB Classes de Entidades Persistentes JDB Brasil, Natal-RN, 07 de setembro de 2011 Welbson Siqueira Costa www.jdbframework.com Nota de Retificação: em 11/12/2011 a Listagem 3 desse tutorial sofreu uma pequena

Leia mais

C# - Conexão com MySQL

C# - Conexão com MySQL E S T A A P R E S E N T A Ç Ã O F O I E L A B O R A D A COMO M A T E R I A L DE A P O I O À A U L A DO P R O F E S S O R L E O L A R B A C K A O S A L U N O S DA E S C O L A T É C N I C A P O L I M I G.

Leia mais

JAVA JDBC COMO FUNCIONA. Programação Orientada a Objetos Flávio de Oliveira Silva 315. Programação Orientada a Objetos Flávio de Oliveira Silva 316

JAVA JDBC COMO FUNCIONA. Programação Orientada a Objetos Flávio de Oliveira Silva 315. Programação Orientada a Objetos Flávio de Oliveira Silva 316 JAVA JDBC JDBC JAVA DATABASE CONNECTIVITY Permite o acesso a banco de dados Uma das formas de acesso é utilizando o driver JDBC-ODBC que permite a conexão através de um DRIVER OBDC O ODBC (Open Database

Leia mais

Conteúdo O que é?... 4 Histórico... 4 Onde Baixar?... 4 Diferença entre Firebird e o Interbase... 4 Como instalar?... 4 Instalando o Ibexpert...

Conteúdo O que é?... 4 Histórico... 4 Onde Baixar?... 4 Diferença entre Firebird e o Interbase... 4 Como instalar?... 4 Instalando o Ibexpert... Apostila FIREBIRD 1 Firebird Equipe: BARBARA CAROLINE SOUZA DE OLIVEIRA Nº 04 GUILHERME ROBERTO PINTO DE SOUZA Nº 16 JOSÉ ROSA MARTINS NETO Nº 22 RAFAEL ALVES DE SOUSA Nº 36 WELLINGTON COSTA SANTOS OLIVEIRA

Leia mais

Persistindo dados com TopLink no NetBeans

Persistindo dados com TopLink no NetBeans Persistindo dados com TopLink no NetBeans O que é TopLink? O TopLink é uma ferramenta de mapeamento objeto/relacional para Java. Ela transforma os dados tabulares de um banco de dados em um grafo de objetos

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

Programação Visual. ireport Introdução. Prof. Edwar Saliba Júnior Novembro de 2012. Unidade 07 ireport - Introdução

Programação Visual. ireport Introdução. Prof. Edwar Saliba Júnior Novembro de 2012. Unidade 07 ireport - Introdução ireport Introdução Prof. Edwar Saliba Júnior Novembro de 2012 1 O que é o ireport? O ireport é um gerador de relatórios gratuito feito para a linguagem Java. Criado pela empresa Jaspersoft Corporation.

Leia mais

Para desenvolver a atividade a atividade desta aula utilizaremos o ambiente de desenvolvimento integrado NetBeans.

Para desenvolver a atividade a atividade desta aula utilizaremos o ambiente de desenvolvimento integrado NetBeans. 1 - Criando uma classe em Java Para desenvolver a atividade a atividade desta aula utilizaremos o ambiente de desenvolvimento integrado NetBeans. Antes de criarmos a(s) classe(s) é necessário criar o projeto

Leia mais

DSS 09/10. DSS 09/10 Que métodos é que fazem parte de cada camada? Aplicações Multi-camada JDBC. Aula 3 DSS 09/10

DSS 09/10. DSS 09/10 Que métodos é que fazem parte de cada camada? Aplicações Multi-camada JDBC. Aula 3 DSS 09/10 Universidade do Minho Departamento de Informática Aplicações Multi-camada JDBC Aula 3 António Nestor Ribeiro /António Ramires Fernandes/ José Creissac Campos {anr,arf,jose.campos@di.uminho.pt 2 Programação

Leia mais

Criação de uma base de dados em MS SQL Server e acesso com VB 6. Professor Sérgio Furgeri

Criação de uma base de dados em MS SQL Server e acesso com VB 6. Professor Sérgio Furgeri OBJETIVOS DA AULA: Criação de uma base de dados em MS SQL Server e acesso com VB 6. Fazer uma breve introdução a respeito do MS SQL Server 7.0; Criar uma pequena base de dados no MS SQL Server 7.0; Elaborar

Leia mais

PadrãoIX. Módulo II JAVA. Marcio de Carvalho Victorino. JDBC - Java Database Connectivity A,L,F,M

PadrãoIX. Módulo II JAVA. Marcio de Carvalho Victorino. JDBC - Java Database Connectivity A,L,F,M JAVA Marcio de Carvalho Victorino 1 JDBC - Java Database Connectivity 2 1 JDBC conceito JDBC é uma API (Application Program Interface) para acesso a SGBD s (Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados) relacionais

Leia mais

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express

Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Manual de Instalação e Configuração do SQL Express Data alteração: 19/07/11 Pré Requisitos: Acesse o seguinte endereço e faça o download gratuito do SQL SRVER EXPRESS, conforme a sua plataforma x32 ou

Leia mais

Persistência Java para Web com MySQL

Persistência Java para Web com MySQL Persistência Java para Web com MySQL 1. Criar o modelo no DBDesigner 2. Criar o esquema e as tabelas no MySQL 3. Criar um projeto Java simples, com o nome Empresa,no NetBeans 4. Adicionar o driver de conexão

Leia mais

Criando um aplicação simples com JAVA e MySQL usando NetBeans Parte I

Criando um aplicação simples com JAVA e MySQL usando NetBeans Parte I Tutorial elaborado pelo professor José Gonçalo dos Santos Contato: jose.goncalo.santos@gmail.com Criando um aplicação simples com JAVA e MySQL usando NetBeans Parte I 1. Introdução Este tutorial não tem

Leia mais

1 R$ 50,00 R$ 50,00 reusable object-oriented software 2 Utilizando UML e padrões: uma

1 R$ 50,00 R$ 50,00 reusable object-oriented software 2 Utilizando UML e padrões: uma AUTOR: CESAR AUGUSTO TACLA CRIAÇÃO: 20/5/200 8:24 ÚLTIMA ALTERAÇÃO: 2/5/20 5: TRABALHO DE PADRÕES DE PROJETO ESPECIALIZAÇÃO JAVA 20 INSTRUÇÕES. O trabalho será feito aula a aula de acordo com a matéria

Leia mais

NetBeans. Conhecendo um pouco da IDE

NetBeans. Conhecendo um pouco da IDE NetBeans Conhecendo um pouco da IDE Professor: Edwar Saliba Júnior Sumário Apresentação:...1 Criando Um Novo Projeto de Software:...1 Depurando Um Código-fonte:...4 Entendendo o Código-fonte:...7 Dica

Leia mais

Configurar o Furbot no Eclipse

Configurar o Furbot no Eclipse Configurar o Furbot no Eclipse Primeiramente, precisamos abrir o Eclipse. Logo no início, deverá aparecer uma tela assim: Nela, você irá selecionar o local do seu workspace. Workspace é o local onde ficarão

Leia mais

Seguindo o modelo descrito nas Tabelas 1 e 2, crie os arquivos utilizando a versão doo Excel que você tiver disponível.

Seguindo o modelo descrito nas Tabelas 1 e 2, crie os arquivos utilizando a versão doo Excel que você tiver disponível. Atividade 4 2013 SSIS Atenção! A atividade 4 será apresentada para toda a turma. Cada aluno terá 10 minutos para apresentação. O dia da apresentação será posteriormente marcado. Montando o cenário Para

Leia mais

Mini-Tutorial. Como criar relatórios Java para Web com JasperReports e ireport por Roberto J. Furutani 20/07/2005 www.furutani.eti.

Mini-Tutorial. Como criar relatórios Java para Web com JasperReports e ireport por Roberto J. Furutani 20/07/2005 www.furutani.eti. Mini-Tutorial Como criar relatórios Java para Web com JasperReports e ireport por Roberto J. Furutani 20/07/2005 www.furutani.eti.br 1. Introdução O objetivo deste trabalho é mostrar de forma prática como

Leia mais

Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 8 e 8.1

Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 8 e 8.1 Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 8 e 8.1 Para conectar-se a rede sem fio no Windows 8 e 8.1 siga as orientações abaixo: 1. Habilite a placa de rede (adaptador) caso não esteja ativado.

Leia mais

Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 7 e Vista Para conectar-se a rede sem fio no Windows 7 e Seven siga as orientações abaixo:

Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 7 e Vista Para conectar-se a rede sem fio no Windows 7 e Seven siga as orientações abaixo: Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 7 e Vista Para conectar-se a rede sem fio no Windows 7 e Seven siga as orientações abaixo: 1. Habilite a placa de rede (adaptador) caso não esteja

Leia mais

Acesso a Bancos de Dados (JDBC) Autor: Cleyton Maciel (clayton.maciel@ifrn.edu.br) Adaptação: Pedro Baesse (pedro.baesse@ifrn.edu.

Acesso a Bancos de Dados (JDBC) Autor: Cleyton Maciel (clayton.maciel@ifrn.edu.br) Adaptação: Pedro Baesse (pedro.baesse@ifrn.edu. Acesso a Bancos de Dados (JDBC) Autor: Cleyton Maciel (clayton.maciel@ifrn.edu.br) Adaptação: Pedro Baesse (pedro.baesse@ifrn.edu.br) JDBC Conceito Tipos Transações Tipos SQL e JAVA Conexão JDBC Implementação

Leia mais

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 1 Levante e ande - Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Ano: 02/2011 Nesta Edição

Leia mais

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0)

Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) Instruções para instalação do Virtual Lab (ChemLab 2.5 ou Physics 3.0) 1. Pré-requisitos para instalação do Virtual Lab Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 Adobe AIR instalado. Disponível em: http://get.adobe.com/br/air/

Leia mais

Guia de conexão na rede wireless

Guia de conexão na rede wireless 1 Guia de conexão na rede wireless Este documento tem por objetivo orientar novos usuários, não ambientados aos procedimentos necessários, a realizar uma conexão na rede wireless UFBA. A seguir, será descrito

Leia mais

PostgreSQL & PostGIS: Instalação do Banco de Dados Espacial no Windows 7

PostgreSQL & PostGIS: Instalação do Banco de Dados Espacial no Windows 7 PostgreSQL & PostGIS: Instalação do Banco de Dados Espacial no Windows 7 PostgreSQL & PostGIS: Instalação do Banco de Dados Espacial no Windows 7 Sobre o PostGIS PostGIS é um Add-on (complemento, extensão)

Leia mais

Minicurso de C# por François Dantas Oliveira. Agosto de 2009

Minicurso de C# por François Dantas Oliveira. Agosto de 2009 Minicurso de C# por François Dantas Oliveira Agosto de 2009 Conteúdo SQL Server Express INSERT UPDATE DELETE SELECT Visual C# 2008 Express Edition Conhecendo a IDE O que é programação orientada a eventos

Leia mais

Especialização em web com interfaces ricas

Especialização em web com interfaces ricas Especialização em web com interfaces ricas Acessando Bancos de Dados com Java Prof. Fabrízzio Alphonsus A. M. N. Soares fabrizzio@inf.ufg.br professor.fabrizzio@gmail.com Instituto de Informática Universidade

Leia mais

Aula 1 Acesso a Banco de Dados

Aula 1 Acesso a Banco de Dados Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Introdução O JDBC (Java Database Connectivity) foi criado com o intuito de fornecer aos programadores

Leia mais

Programação para Android. Aula 08: Persistência de dados SQL

Programação para Android. Aula 08: Persistência de dados SQL Programação para Android Aula 08: Persistência de dados SQL Persistência de dados Na maioria das aplicações precisamos ter algum tipo de persistência de dados. Para guardar informações de forma persistente

Leia mais

Um pouco do Java. Prof. Eduardo

Um pouco do Java. Prof. Eduardo Um pouco do Java Prof. Eduardo Introdução A tecnologia JAVA é composta pela linguagem de programação JAVA e pela plataforma de desenvolvimento JAVA. Os programas são escritos em arquivos-texto com a extensão.java.

Leia mais

Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados. Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br

Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados. Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados Prof. Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Introdução O JDBC (Java Database Connectivity) foi criado com o intuito de fornecer aos programadores

Leia mais

Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1

Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1 Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1 Conteúdo Java Database Connectivity (JDBC) Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2013.2/tcc-00.226

Leia mais

Introdução ao Sistema. Características

Introdução ao Sistema. Características Introdução ao Sistema O sistema Provinha Brasil foi desenvolvido com o intuito de cadastrar as resposta da avaliação que é sugerida pelo MEC e que possui o mesmo nome do sistema. Após a digitação, os dados

Leia mais

Enviando Arquivos para a Neoband

Enviando Arquivos para a Neoband www.neoband.com.br (11) 21991200 suporte técnico - suporte@neoband.com.br atendimento gráfica - atend@neoband.com.br atendimento sinalização - atendbig@neoband.com.br 05/07/2011 Enviando Arquivos para

Leia mais

Manual Banco de dados MySQL

Manual Banco de dados MySQL Manual Banco de dados MySQL Introdução Serão apresentadas neste manual, as operações envolvendo uma conversão com banco de dados MySQL. Incluindo a devida forma de criar e restaurar um backup, de ter acesso

Leia mais

INSTALANDO SQL SERVER 2008

INSTALANDO SQL SERVER 2008 VERSÃO 2 INSTALANDO SQL SERVER 2008 Pré-requisitos para instalação do SQL SERVER 2008 Antes de iniciar o instalador do SQL SERVER 2008 é necessário instalar os seguintes componentes: Microsoft Windows

Leia mais

Iniciando o MySQL Query Brower

Iniciando o MySQL Query Brower MySQL Query Brower O MySQL Query Browser é uma ferramenta gráfica fornecida pela MySQL AB para criar, executar e otimizar solicitações SQL em um ambiente gráfico. Assim como o MySQL Administrator foi criado

Leia mais

INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL

INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL INSTALANDO E CONFIGURANDO O MY SQL Este tutorial tem como objetivo mostrar como instalar o banco de dados My SQL em ambiente Windows e é destinado aqueles que ainda não tiveram um contato com a ferramenta.

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO. Plataforma Windows. Relatório Técnico Versão 0.1 (201305032030) Leandro Gomes da Silva, Tiago França Melo de Lima

GUIA DE INSTALAÇÃO. Plataforma Windows. Relatório Técnico Versão 0.1 (201305032030) Leandro Gomes da Silva, Tiago França Melo de Lima Laboratório de Engenharia e Desenvolvimento de Sistemas LEDS/UFOP Universidade Federal de Ouro Preto UFOP GUIA DE INSTALAÇÃO Plataforma Windows Relatório Técnico Versão 0.1 (201305032030) Leandro Gomes

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Autenticação e Autorização

Autenticação e Autorização Autenticação e Autorização Introdução A segurança em aplicações corporativas está relacionada a diversos aspectos, tais como: autenticação, autorização e auditoria. A autenticação identifica quem acessa

Leia mais

Roteiro de Uso do InstallShield

Roteiro de Uso do InstallShield Roteiro de Uso do InstallShield Ao iniciar o InstallShield, a janela Welcome to InstallShield será exibida: Selecione a opção Create New Setup Project, para criar um novo modelo de instalação. A janela

Leia mais

Acesso a Rede sem fio UTFPRADM

Acesso a Rede sem fio UTFPRADM Acesso a Rede sem fio UTFPRADM Antes de mais nada, se você não realizou alteração de sua senha de e-mail a pouco tempo ou nunca alterou a senha, o procedimento de recadastramento de senha deverá ser efetuado

Leia mais