TELEVISÃO COMUNITÁRIA : A TRAJETÓRIA DA TV CULTURA DE SANTA BÁRBARA D OESTE PROF. DR. ADOLPHO QUEIROZ 1. Giuliane Strapasson 2 Hélio Francis Martins 3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TELEVISÃO COMUNITÁRIA : A TRAJETÓRIA DA TV CULTURA DE SANTA BÁRBARA D OESTE PROF. DR. ADOLPHO QUEIROZ 1. Giuliane Strapasson 2 Hélio Francis Martins 3"

Transcrição

1 Giuliane Strapasson 2 Hélio Francis Martins 3 TELEVISÃO COMUNITÁRIA : A TRAJETÓRIA DA TV CULTURA DE SANTA BÁRBARA D OESTE PROF. DR. ADOLPHO QUEIROZ 1 RESUMO Este artigo procura resgatar a história da TV Cultura, canal 43, de Santa Bárbara d Oeste, uma empresa de comunicação comunitária, de caráter público, inaugurada pela Prefeitura Municipal da cidade em 4 de dezembro de 1997 e que mantém uma programação diária de duas horas, emitindo telejornais, talkshows e serviços de utilidade pública. Além desta questão o artigo procura discutir uma pesquisa de audiência, aplicada entre os dias 13 a 18 de janeiro de 1999, que confirmou a aceitação do projeto pela comunidade local, a partir dos registros de audiências nos seus principais programas. **** INTRODUÇÃO Foi inaugurada na manhã de 4 de dezembro de 1997, nos estúdios improvisados junto a uma casa de bombas do Departamento deágua e Esgoto, a TV Cultura, canal 43, de Santa Bárbara d Oeste. Tratase de uma emissora de caráter comunitário e público, mantida pela Prefeitura Municipal da cidade, através 1 Adolpho Queiroz é Doutor em Ciências da Comunicação pela UMESP, São Bernardo do Campo; professor do programa de pós-graduação em comunicação na UMESP e da Faculdade de Comunicação da UNIMEP; é assessor de comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d Oeste/ S.P. 2 Giuliane Strapasson é estudante do Curso de Publicidade e Propaganda da UNIMEP e co - autora dos livros A história da imprensa em Santa Bárbara d Oeste, Socep, 1997 e Imprensa e eleições em Santa Bárbara d Oeste, 1998 e A história da Câmara Municipal de Santa Bárbara d Oeste, Hélio Francis Martins é estudante do Curso de Publicidade e Propaganda da Unimep e co - autor dos livros A história da Banda União Operária de Santa Bárbara d Oeste, 1997 ; Imprensa e eleições em Santa Bárbara d Oeste, 1998 e História da Câmara Municipal de Santa Bárbara d Oeste, 1998.

2 da sua Secretaria de Cultura e Turismo, que ocupa duas horas diárias na grade de programação da TV Cultura - Fundação Padre Anchieta. Esta ação foi possível porque a Fundação Padre Anchieta liberou a diversos municípios paulistas, a possibilidade de interagirem na grade original de programação, estimulando a produção de material jornalístico e de difusão das culturas locais. Desde então, tem-se percebido um constante avanço na programação e nos trabalhos desenvolvidos pela emissora, que para mostrar o nível de desenvolvimento que a cidade vem atingindo na área de comunicações, no dia 4 de dezembro de 1997, entrou em operação a TV Cultura de Santa Bárbara d Oeste, canal 43 (UHF). A retransmissora da Fundação Padre Anchieta entrou no ar com o telejornalismo e a sua primeira imagem foi a própria inauguração do canal. O telejornal é dirigido pelo radialista Flávio Barbosa, da Santa Bárbara FM e vai ao ar todos os dias, às 18:30 horas. Dos 15 minutos de duração, um minuto é dedicado à história da cidade. Segundo o radialista, O barbarense conhece as muralhas da China, a França, mas poucos conhecem sobre nossos atores, imagens e esportes 4 A programação também inclui um programa semanal de 45 minutos, chamado Mídia e política. Nele, o jornalista Adolpho Queiroz entrevista personalidades importantes da cidade abordando assuntos relacionados à política e comunicação local. Apesar de a programação ser inteiramente gravada e editada em Americana, no estúdio da Produtora Z, a TV Cultura de Santa Bárbara possui equipamento técnico para a criação de vinhetas para informações de utilidade pública e pretende, mais tarde, fazer toda a produção na própria cidade. 5 SANTA BÁRBARA, UM POUCO DE HISTÓRIA A abertura de uma estrada de rodagem em 1810 ligando a freguesia de Santo Antonio de Piracicaba à Vila de São Carlos de Campinas, atraiu sesmeiros à região, entre eles, Dona Margarida da Graça Martins, que comprou duas léguas quadradas e fundou uma fazenda com engenho de açúcar. ao doar terras à Cúria Paulistana, oito anos depois, D. Margarida pretendia que nelas fosse construída uma capela em louvorà Santa Bárbara e que se fundasse um povoado. Com a capela erguida, 4 de dezembro de 1818 foi considerada a data oficial da fundação da cidade.. A 1842 a Capela Curada foi elevada à categoria de Freguesia. E somente em 1869 a Freguesia passou a se chamar Vila de Santa Bárbara dos Toledos : A povoação crescia em todas as direções e a idéia de sua elevação à vila já amadurecia no pensamento dos barbarenses. Os homens a quem cabia a direção de mando iniciaram as demarches necessárias para a 4 QUEIROZ, Adolpho e NEGRI, Ana Camila ( orgs). A História da Imprensa em Santa Bárbara d Oeste. Santa Bárbara d Oeste, Editora Socep, 1998, pg. 23.

3 concretização dessa aspiração coletiva. Ela viria como prêmio ao desenvolvimento social, político e financeiro. 6 Com uma população de habitantes, a cidade conta hoje com grande desenvolvimento da cultura e do lazer 7 especialmente com relação ao museu da imigração onde estão sendo feitas exposições que resgatam a história da cidade. E essa preocupação em preservar a própria história também atinge setores particulares, como a Fundação Romi, por manter a história da imprensa da cidade guardada em seu Acervo Histórico, cuidadosamente organizado pelo historiador Antonio Carlos Angolini. 8 Na década de 20, surgiram indústrias de implementos agrícolas e indústrias têxteis. Com o passar dos anos, surgiram novas indústrias, produzindo tecidos, implementos agrícolas e tornos mecânicos. Na década de 50 foi produzido o primeiro automóvel brasileiro, a ROMI-ISETTA 9 A história das comunicações na cidade remonta a 1891, quando foi instalado o primeiro telefone, que pertencia ao fornecedor de dormentes de madeira,sr. Albino Picada e era ligado diretamente a estação da Estrada de Ferro Paulista, na cidade. Antes disso, porém já surgiam as primeiras experiências de jornalismo impresso : Em 1888 surgiu um primeiro jornal chamado A Aurora, dirigido pelo Dr. Cândido Prado, o jornal era impresso em Rio Claro e chegava a Santa Bárbara aos domingos. Não restou nenhum exemplar desse jornal pioneiro. Sabemos que existiu graças a um artigo publicado num dos jornais da cidade. 10 O jornal Cidade de Santa Bárbara registrou que há 43 anos, Santa Barbara possuiu um pequeno jornal intitulado A Aurora, redigido pelo Sr. Cândido Prado. Temos à vista os números 2, 7 e 11 desse órgão de imprensa barbarense e delles extrahimos notas sobre a vida da então Villa de Santa Bárbara. 11 No século XX, a cidade editou vários jornais diários, semanários e possui hoje uma rede que contém um jornal Diário, fundado em 7 de setembro de 1985; três emissoras locais de rádio, duas Fms, Rádio Luzes e Santa Bárbara FM e uma AM, Rádio Brasil, uma revista bimensal, Diversa e o canal local de televisão. UM CANAL COMUNITÁRIO 5 O DIÁRIO, Santa Bárbara d Oeste, 5 de dezembro de 1997, página 5. 6 CRIVELLARI, José Maria. Santa Bárbara d Oeste - Edição Histórica. Santa Bárbara d Oeste, Editora Focus, 1971, página TODODIA ( jornal diário ), Edição especial de 179 anos de Santa Bárbara d Oeste. Americana, 4 de dezembro de 1997, Paulo César Faggionato. 8 idem. 9 Home- page da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d Oeste. 10 QUEIROZ, Adolpho e NEGRI, Ana Camila ( orgs). A história da imprensa em Santa Bárbara d Oeste. Santa Bárbara d Oeste, Editora Socep, 1988, página Cidade de Santa Bárbara, Papéis Velhos, Santa Bárbara d Oeste, 14 de junho de 1931.

4 Numa justificativa que fez, publicamente, durante um seminário promovido pela Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento Regional na cidade 12, o idealizador do projeto do canal comunitário e Secretário de Cultura e Turismo do município, Paulo César D Elboux, mostrou que a cidade -- como as demais da região -- nunca tiveram muito espaço nos telejornais regionais. As notícias que apareciam -- quando apareciam -- eram para falar de aspectos negativos da cidade. Trata-se de uma situação que vem imperando nos últimos vinte anos, desde a inauguração da EPTV, Empresas Pioneiras de Televisão, subsidiária da Rede Globo,no município de Campinas, que propiciou um grande desenvolvimento para o jornalismo regional. Na atualidade, vários canais regionais interagem com a comunidade barbarense como a CNT de Americana, a TVBrasil de Campinas ( ligada ao SBT) e a Rede Bandeirantes de Televisão. Em função destes antecedentes, D Elboux procurou construir uma grade de programação que privilegiasse o telejornalismo, a memória local, o esporte e as discussões sobre a política e a comunicação locais. Com isso foram criados o Telejornal Santa Bárbara Hoje, primeira e segunda edições. A primeira, logo as sete horas da manhã, com debates ao vivo, notícias e entrevistas, todas ao vivo. E outro no final da tarde, das 18:30 às 19 horas, fazendo um panorama dos acontecimentos da cidade. E nos horários das 22:30 às 23:30 horas, foi criada uma linha de talk-shows. Às segundas-feiras tem sido reapresentados os jogos do União Agrícola Barbarense -- que vem fazendo uma excelente campanha no Campeonato Paulista da série A1, seguido de mesa redonda e debates com técnicos, jogadores, dirigentes. Este programa recebe em média 200 telefonemas, para as perguntas e os sorteios realizados. às quintas-feiras ( com reprises programadas para o sábado à tarde) é apresentado o programa História e memória, que procura resgatar aspectos da cultura local, com entrevistas. E às sextas-feiras, é realizado o programa Mídia e política que discute semanalmente um assunto de interesse do campo da política e das comunicações. A programação inclui a transmissão de programas culturais ao vivo, como o Canta Santa Bárbara, realizado no auditório da prefeitura aos domingos pela manhã, em que uma personalidade local é homenageada por sua atuação no campo da cultura. além disso, duplas sertanejas, corais, cantores locais, regionais, apresentam-se para abrilhantar o programa. 13 Depois de um ano de atividades, a TV Cultura, canal 43 de Santa Bárbara d Oeste, foi objeto de uma pesquisa de audiência, cujos comentários aparecem em seguida. 12 Cátedra UNESCO de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, seminário Fluxos midiáticos regionais, de 22 a 27 de julho de Relatório técnico científico. Santa Bárbara d Oeste, Estas homenagens estão registradas nos livros Canta Santa Bárbara I e II, da coleção Santa Bárbara história e memória, editados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e pela editora Socep, entre 1997/1999.

5 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Esta pesquisa foi realizada entre os dias 13 a 18 de janeiro de 1999, ouvindo 983 pessoas, residentes em diversos bairros da cidade. O planejamento, pesquisa e análise foi feito pelo prof. Dr. Adolpho Queiroz, Assessor do Gabinete do Prefeito Municipal; a coleta de dados foi realizada pelos estudantes do Curso de Comunicação Social da Unimep, Hélio Francis Martins, Nilvo Colucci, Giuliane Strapasson, Denise Pio e Ana Paula Bagarollo, que tiveram como incumbência inicial, entrevistar pessoas que tivessem assistido, pelo menos uma vez, ao longo de 1998, algum programa da TV Cultura da cidade, e para atingir este universo de 983 pessoas, foram necessários pelo menos contatos -- o que revela inicialmente que para conseguirmos um entrevistado que já tivesse acompanhado a programação, foram necessários outros dois contatos. Cada entrevistador realizou cerca de 200 entrevistas individuais, a partir de um questionário de 18 perguntas que buscavam o perfil sócio-econômico dos entrevistados ( sexo, idade, escolaridade, renda pessoal, bairro em que reside) e o perfil da audiência da emissora, com questões específicas sobre a freqüência com que o entrevistado assistia a programação, o horário em que costuma sintonizar os programas, a qualidade dos programas atualmente exibidos, se a televisão local está contribuindo para a informação da população e o desenvolvimento da cultura local, se é um serviço indispensável ou pouco importante, se a programação é democrática ou discriminadora, se o canal local deveria exibir ou não anúncios de empresas da cidade, se o entrevistado conhecia a localização dos estúdios da emissora, seus profissionais, se tinha sugestões para melhorar os programas exibidos e avaliava também o fato de a TV e a rádio municipal, a Santa Bárbara FM, ao exibirem simultaneamente o jornal da manhã, se estariam atingindo ou não seus objetivos. A pesquisa foi solicitada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, para avaliar, após um ano de atividades, se o projeto de um canal local de televisão estaria ou não cumprindo seus objetivos. A apresentação dos dados que se seguem, com seus respectivos comentários, seguiu a um padrão definido pelos seus formuladores, e vem apresentada a partir de duas premissas básicas : há um indicativo de qual a percepção do público masculino sobre a programação da televisão; outra do público feminino e, por fim, uma totalização dos dados. Este formato da pesquisa, possibilita uma leitura mais minuciosa sobre tendências da audiência local sobre a atual grade de programação, bem como apresenta sugestões importantes para públicos com gostos e preferências distintos.

6 1. Análise da pesquisa 1.1. Com relação a primeira questão, foram ouvidas 983 pessoas, sendo 520 homens ( 52,9 %), 460 mulheres ( 46,8%) e foram entregues 3 questionários sem o preenchimento adequado deste campo, revelando-se uma presença masculina no universo dos entrevistados em torno de 6% a mais do que a amostragem feminina Com relação a segunda questão, predominou no rol de entrevistados, pessoas mais jovens, entre 16 a 25 anos ( 33,23% ), vindo a seguir os que possuem faixa etária entre os 26 a 35 anos ( 24,04%); de 36 a 45 anos (18,08%); de 46 a 55 anos ( 13,43%) e entrevistados com mais de 55 anos (10,61%), tendo-se uma visão inicial de que 57,27% dos entrevistados estão na faixa economicamente ativa registrada entre os 16 e os 35 anos Com relação à terceira questão sobre a escolaridade dos entrevistados,, constatou-se que a maioria absoluta (52,96%) possui apenas o curso primário; enquanto freqüentaram o curso colegial cerca de 33,61% dos entrevistados; o quadro se completa com 8,52% tendo cursado uma universidade e 4,35% dos entrevistados que afirmou não ter freqüentado nenhuma escola. A característica mais marcante da cidade, do ponto de vista educacional, portanto, é que mais da metade tem apenas o curso primário Com relação à questão sobre renda pessoal, os que ganham apenas 1 salário mínimo são 10,99% da população; enquanto 42,22% recebem entre 2 a 5 salários mínimos; 13,12% recebem entre 6 a 10 salários; 1,63% ganham mais de 10 salários mínimos. Neste quesito, 32,04% dos entrevistados preferiram não responder a questão. A prevalência na cidade é de uma renda que gira entre 2 a 5 salários mínimos Com relação aos bairros em que residem os entrevistados, a pesquisa percorreu 25 bairros, tendo procurado ouvir opiniões em cada um deles. Houve maior incidência de entrevistados na região central ( 17,75%), no Molon ( 13,06%), no Jardim Europa ( 13,96%), no Santa Rita ( 13,76%), na Cidade Nova ( 6,78%) e no Jardim Pérola ( 5,58%), tendo sido ouvidas pessoas nos demais bairros da cidade. ANÁLISE 1 PERFIL SÓCIO ECONÔMICO DOS ENTREVISTADOS Esta pesquisa aponta, como primeira resposta, a informação de que o perfil mais aproximado dos entrevistados neste projeto é assim composto : homens, com idade entre 16 a 25 anos, curso primário completo, renda pessoal variável entre 2 a 5 salários mínimos, residente na região central - Molon - Jardim Europa - Santa Rita.

7 1.6. Com relação à pergunta com que freqüência você assiste a programação da TV Cultura, canal 43, Santa Bárbara d Oeste, tivemos 25,53% respondendo que assistem diariamente; 74,16 % assistem esporadicamente e 0,31% informaram que nunca sintonizaram a programação da emissora. Ficando evidente que ainda não há uma fidelização com relaçãoà programação Com relaçãoà pergunta sobre as condições de recepção das imagens, os dados indicam que 58,49% recebem a imagem de forma adequada e 41,51% estão com problemas na recepção da programação. Análise 2 Outra evidência no processo de recepção da TV Cultura de Santa Bárbara d Oeste que se evidencia nesta resposta -- e que teve como premissa metodológica desta pesquisa, de ouvir apenas os entrevistados que já tivessem assistido a programação uma vez, é de que há ainda barreiras técnicas a serem superadas, com o objetivo de que a programação seja vista em toda a cidade. Há problemas mais localizados de audiência na Zona Leste de Santa Bárbara Com relação ao horário em que mais comumente a população assiste a programação da TV Cultura, os dados obtidos foram 26,94% pela manhã; 61,22% à noite; obtendo-se também uma resposta não prevista de 10,82% de pessoas que confirmaram que assistem a programação pela manhã e à noite, mantendo-se um nível de fidelização, portanto, de 10,82%. Fica evidente, igualmente a identificação do público com a programação noturna. RESPOSTAS SOBRE A PROGRAMAÇÃO 1.9. Com relação ao Jornal Santa Bárbara Hoje, primeira edição, exibido no período da manhã, 37,96% disseram que o programa é bom ; 11,94% afirmaram que o programa é regular ; 0,31% disseram que o programa é ruim; 0,10% sugeriram que ele é péssimo e outros 41,02% disseram nunca ter assistido a este telejornal. A evidência que transparece é que a maioria expressiva acha o programa de bom nível e bem realizado Com relação ao Telejornal 2a. edição, exibido à noite, o índice de bom foi de 43,88%; o de regular, 17,45%; o de ruim 1,02% e não houve quem o tivesse classificado como péssimo. Enquanto isso,

8 28,06% afirmaram nunca ter assistido ao jornal noturno. Igualmente nesta questão, há uma forte aprovação ao programa, com 43,88% de respostas favoráveis Sobre o programa Cultura nos Esportes, 37,67% consideram o programa bom ; 8,32% o consideram regular; 0,98 % o consideram ruim; 0,20 % o consideram péssimo e 42,95% informaram que nunca assistiram este programa. Evidentemente que este programa tem um forte apelo no público masculino e vive um momento especial, em função da ascensão do principal time de futebol da cidade, o União Agrícola Barbarense, que disputa em 199 a principal divisão do Campeonato Paulista de Futebol Sobre o programa História e memória, as respostas foram : bom 22,24% ; regular 8,98% ; ruim, 1,12%; nenhuma indicação para péssimo, enquanto que 56,94% afirmaram nunca ter assistido este programa. Há igualmente uma boa parcela de aprovação, de 22,24% ao programa Sobre o programa Mídia e política, os índices de aprovação são de 11,40% (bom); 7,80% ( regular); 1,50% (ruim); 0,30% péssimo, enquanto 66,20% informaram que nunca assistiram este programa. Há uma modesta aprovação ao programa de 11,40%, revelando-se um alto índice de desconhecimento sobre suas atividades ( 66,20% ). SOBRE A IMAGEM INSTITUCIONAL DO PROJETO Sobre a opinião popular, se a TV Cultura estaria contribuindo para a informação da população e o desenvolvimento da cultura local, as respostas foram quase que unânimes : 93,27% dos entrevistados afirmaram que sim, a TV Cultura contribui para o desenvolvimento local; enquanto que 6,73% disseram que não, a TV não contribui para o desenvolvimento local Sobre a questão de que a televisão local tornou-se um veículo obrigatório, os entrevistados disseram que hoje ela é indispensável ( 14,61%); outros disseram que ela é importante ( 81,67%) e apenas 3,73% afirmaram que o projeto da televisão local é pouco representativo Sobre o nível de ação política da programação, a população entende majoritariamente (75,57%) que a sua programaçãoé democrática; outros a vêem como engajada ( 19,84%) e apenas 4,59% a consideram discriminadora Sobre a possibilidade de exibição de anúncios de empresas locais, 92,76% dos entrevistados consideram que a emissora deveria exibir anúncios de empresas locais, enquanto que apenas 7,24% não aprovaram esta iniciativa Sobre o fato de existir um estúdio para a TV Cultura, 37,40% dos entrevistados disseram que conheciam o local, no Jardim São Francisco; enquanto 62,60% afirmaram desconhecer a existência do estúdio.

9 1.19. Com relação aos profissionais que mais se destacam no trabalho jornalístico da emissora, despontaram os nomes dos apresentadores Flávio Barbosa ( 23,31%), Oswaldo Bachin RJ. (15,54%) e Luciana D Elboux ( 9,53%) Sobre as sugestões para melhorar a programação, 52,09% não emitiram opinião sobre o tema; e 7,56% disseram que a programação, como está concebida, está boa. A melhoria de condições técnicas também foi bastante comentada, com 7,47% das respostas e a exigência de novos programas ( 9,89%) também foi solicitada. Outros índices e sugestões podem ser melhor observados na tabela em anexo sobre este tema Sobre tipos de programas que devessem ser incentivados na programação local, 26,18% dos entrevistados não responderam a questão ou não tinham sugestões a dar; enquanto 7,46% querem mais programas de esportes; 7,46% querem programas para jovens; 5,32% querem mais programas sobre a cidade; 7,16% querem programas infantis; 6,03% querem mais programas educativos e 5,73% querem mais musicais, entre outras opções Sobre a questão da adequação da transmissão simultânea do jornal da manhã pela Santa Bárbara FM e pela TV Cultura, 78,18 % dos entrevistados disseram ser favoráveis a transmissão em conjunto; enquanto 21,82% disseram que não aprovam tal estratégia. ANÁLISE 3 Com relaçãoà programação, os índices de aprovação são reveladores de uma grande aceitação por parte do público, dos telejornais locais, do programa esportivo, do programa de memória e de política. Contudo, a população espera novas iniciativas no sentido de ampliação da grade de programação com a exibição de programas para jovens, musicais e programas infantis. Há também grande apoio para a possibilidade de uma maior integração entre o canal local e o empresariado, com a apresentação de anúncios publicitários institucionais. Entre os profissionais, os que aparecem com mais freqüência, conquistaram mais notoriedade entre os entrevistados, em função da qualidade das suas contribuições. E especialmente há aprovação da sociedade local com relação ao projeto, respondidas nas questões sobre as contribuições que a TV Cultura tem dado à cultura local, o seu papel democrático e que se transformou num serviço importante para a comunidade. De posse destes dados, a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d Oeste e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, passam a dispor de elementos e informações gerenciais e estratégicas capazes de aferir os resultados do projeto inicial, dar-lhe mais consistência e investir em outras ações, sinalizadas pelo público como importantes.

10 CONCLUSÕES Na medida em que se trata de iniciativa pioneira na cidade no campo da televisão, este projeto, implantado há pouco mais de um ano, tem conseguido cumprir os seus objetivos de divulgar para a cidade, seus acontecimentos diários ; registrar as atividades desenvolvidas pela Prefeitura Municipal ; incentivar debates sobre questões políticas locais ; difundir a cultura através da série de programas sobre a memória local ; estimular o esporte, especialmente neste momento em que o principal time de futebol da cidade conquistou o privilégio de disputar o principal campeonato paulista de futebol, bem como ensejar o resgate da auto - estima local. Como verificamos, a partir do depoimento do Secretário de Cultura, faltava este canal de diálogo com a sociedade local, que sempre viu poucas imagens sobre o município nas televisões regionais e nacionais e passou a ter um contato diário com os acontecimentos da cidade no seu canal local. O resultado da pesquisa, embora comprove ainda um impacto relativo da programação sobre a comunidade -- para realizá-la, os pesquisadores contataram três pessoas para que uma respondesse afirmativamente que já tinha assistido a programação local -- e em razão de dificuldades técnicas, em virtude da potência do canal local, nem toda a comunidade consegue captar as informações disseminadas pela emissora. Vale também dizer que, com apoio da comunidade -- através de parcerias firmadas com o jornal O Diário, a Fundação Romi, e um posto de gasolina, foi possível construir um estúdio, onde estão instaladas as bases de operação do canal local, que hoje emprega cerca de 20 profissionais, entre técnicos, apresentadores e jornalistas. Uma experiência pioneira para a comunicação local, em fase de consolidação. BIBLIOGRAFIA CIDADE DE SANTA BÁRBARA ( jornal ). Papéis Velhos. Santa Bárbara d Oeste, 14 de junho de CRIVELLARI, José Maria. Santa Bárbara d Oeste - Edição Histórica. Santa Bárbara, Editora Focus, FAGGIONATO, Paulo. Suplemento Especial de 178 anos de Santa Bárbara d Oeste. Tododia ( jornal). americana, 4 de dezembro de HOME PAGE da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d Oeste santabarbara/home01.htm

11 QUEIROZ, Adolpho e NEGRI, Ana Camila França de ( orgs). A história da imprensa em Santa Bárbara d Oeste. Santa Bárbara d Oeste, Editora Socep 1998.

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2011. Sistema de Gestão da Qualidade

RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2011. Sistema de Gestão da Qualidade RELATÓRIO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO EMBRAPA MEIO AMBIENTE ANO BASE - 2011 Sistema de Gestão da Qualidade SUMÁRIO 1. - Introdução.... 3 2. - Metodologia.... 3 2.1 - Amostragem e coleta

Leia mais

Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ

Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ Realização: Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas FENAJ Apoio: Fórum Nacional de Professores de Jornalismo FNPJ Associação Brasileira

Leia mais

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros

PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009. Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros 1 of 5 11/26/2010 2:57 PM Comunicação Social 26 de novembro de 2010 PNAD - Segurança Alimentar 2004 2009 Insegurança alimentar diminui, mas ainda atinge 30,2% dos domicílios brasileiros O número de domicílios

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL LABCOM. Laboratório de Comunicação. Regulamento de Funcionamento do Laboratório de Comunicação

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL LABCOM. Laboratório de Comunicação. Regulamento de Funcionamento do Laboratório de Comunicação CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL LABCOM Laboratório de Comunicação Regulamento de Funcionamento do Laboratório de Comunicação 2005 2 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO... 03 II. OBJETIVOS... 03 III. CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS...

Leia mais

o melhor da noite já está no ar...

o melhor da noite já está no ar... PROGRAMA O PROGRAMA O Programa Click Noite é veiculado diariamente há 11 anos, acompanhando os principais eventos e acontecimentos de São Paulo. Há alguns anos iniciou a cobertura em outros estados e também

Leia mais

A Área de Marketing no Brasil

A Área de Marketing no Brasil A Área de Marketing no Brasil Relatório consolidado das etapas qualitativa e quantitativa Job 701/08 Fevereiro/ 2009 Background e Objetivos A ABMN Associação Brasileira de Marketing & Negócios deseja

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS Mensagem nº 3, de 2013. Canoas, 25 de janeiro de 2013. A Sua Excelência o Senhor Vereador Juares Carlos Hoy Presidente da Câmara Municipal de Canoas Canoas RS Senhor Presidente, Na forma da legislação

Leia mais

Dados de Mercado 2009/10

Dados de Mercado 2009/10 Dados de Mercado 2009/10 Dados de Mercado Revolução na Mídia Fenômeno de mídia na Europa e Estados Unidos, os tablóides de distribuição gratuita chegaram ao Brasil para revolucionar o mercado de comunicação.

Leia mais

O Jornal. A Contagem TV. Distribuição. Estatísticas. Por quê? Público Alvo. Publicidade. Contatos

O Jornal. A Contagem TV. Distribuição. Estatísticas. Por quê? Público Alvo. Publicidade. Contatos w w w. d i a r i o d e c o n t a g e m. c o m. b r w w w. c o n t a g e m t v. c o m. b r O JORNAL DIÁRIO DE CONTAGEM ONLINE é um site de notícias atualizado diariamente e é o primeiro jornal da região

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego - PME

Pesquisa Mensal de Emprego - PME Pesquisa Mensal de Emprego - PME Dia Internacional da Mulher 08 de março de 2012 M U L H E R N O M E R C A D O D E T R A B A L H O: P E R G U N T A S E R E S P O S T A S A Pesquisa Mensal de Emprego PME,

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES 11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS Centro Universitário UNIVATES Apresentação do Projeto - Apresentação da instituição educacional Com sede no município de Lajeado, a Univates também

Leia mais

Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular. Edição n 05

Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular. Edição n 05 Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular Edição n 05 Junho de 2010 2 Sumário Executivo Pesquisa Quantitativa Regular Edição n 05 O objetivo geral deste estudo foi investigar as percepções gerais

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

SENSUS. Relatório CAMPANHA DE ESCLARECIMENTO DO TSE ELEIÇÕES 2010 FIELDS COMUNICAÇÃO TSE. 03 a 07 de Novembro de 2010

SENSUS. Relatório CAMPANHA DE ESCLARECIMENTO DO TSE ELEIÇÕES 2010 FIELDS COMUNICAÇÃO TSE. 03 a 07 de Novembro de 2010 Pesquisa e Consultoria Relatório CAMPANHA DE ESCLARECIMENTO DO TSE ELEIÇÕES 2010 FIELDS COMUNICAÇÃO TSE 03 a 07 de Novembro de 2010 Rua Grão Pará 737, 4 andar Cep 30150-341 Belo Horizonte MG Tel. 31-33042100

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

abastecimento de água e imagem da COPASA Montes Claros

abastecimento de água e imagem da COPASA Montes Claros Avaliação do Serviço o de abastecimento de água e imagem da COPASA Montes Claros Pesquisa realizada entre 24 e 28 de Abril de 2010 Informações Metodológicas Tipo de pesquisa: Survey, utiliza-se de questionário

Leia mais

BRASÍLIA: UMA CIDADE, DOIS OLHARES

BRASÍLIA: UMA CIDADE, DOIS OLHARES PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL BRASÍLIA: UMA CIDADE, DOIS OLHARES Abril/2010 2 Brasília: uma cidade, dois olhares O DataSenado, por ocasião das comemorações dos 50 anos da fundação de Brasília, realizou

Leia mais

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - NATAL

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - NATAL PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - NATAL Natal, setembro de 2015 1 Sumário 1. Aspectos Metodológicos... 3 2. Descrição dos Resultados... 4 Itens de comemoração... 4 Gastos com presente... 4 Local e quando compra...

Leia mais

Em 2009, a Fundação Padre Anchieta mais uma vez estará presente na Campus Party.

Em 2009, a Fundação Padre Anchieta mais uma vez estará presente na Campus Party. Mais uma vez, a cidade de São Paulo se prepara para receber a Campus Party entre os dias 19 e 25 de janeiro de 2009. Milhares de internautas vêm a cidade participar do evento, que é o maior encontro mundial

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA

REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA REGULAMENTO DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA O Desafio Criativos da Escola é um concurso promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11 o. andar, Bairro Pinheiros São Paulo/SP, CEP

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADE CURSO DE INICIAÇÃO POLÍTICA ETEC-CEPAM - 2010

RELATÓRIO DE ATIVIDADE CURSO DE INICIAÇÃO POLÍTICA ETEC-CEPAM - 2010 RELATÓRIO DE ATIVIDADE CURSO DE INICIAÇÃO POLÍTICA ETEC-CEPAM - 2010 Autoria: Prof. Dr. Introdução Entre os dias 08 e 10 de dezembro de 2010 ocorreu na sede da Etec-Cepam a primeira edição do curso de

Leia mais

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho

Pesquisa Semesp. A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho Pesquisa Semesp A Força do Ensino Superior no Mercado de Trabalho 2008 Ensino superior é um forte alavancador da carreira profissional A terceira Pesquisa Semesp sobre a formação acadêmica dos profissionais

Leia mais

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas

Mídia Kit. Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier. Jornalistas Mídia Kit Produzido por Luis Daniel da Silva Rodrigo Almeida Tancy Costa Mavignier Jornalistas Índice Quem somos... 3 Conteúdo... 3 Temática... 4 Periodicidade... 5 Redes Sociais... 5 Estatísticas de visitas...

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Manual com normas para solicitação de produção e publicação de material informativo jornalístico no site, lista de

Leia mais

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100

CRM estratégico criamos uma série de 05 artigos 100 Sabemos que muitas empresas enfrentam sérios problemas na administração de suas carteiras e no relacionamento com seus clientes e que apesar de conhecerem os problemas e até saberem que uma iniciativa

Leia mais

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

O retrato do comportamento sexual do brasileiro

O retrato do comportamento sexual do brasileiro O retrato do comportamento sexual do brasileiro O Ministério da Saúde acaba de concluir a maior pesquisa já realizada sobre comportamento sexual do brasileiro. Entre os meses de setembro e novembro de

Leia mais

O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Metodologia da Investigaça

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

Dia Nacional da Consciência Negra

Dia Nacional da Consciência Negra Dia Nacional da Consciência Negra Sobre a EBC Criada em 007 para instituir o Sistema Público de Comunicação, a Empresa Brasil de Comunicação é formada pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil,

Leia mais

Mapeamento da atuação de psicólogos do esporte no Estado de São Paulo, desafios e perspectivas de futuro profissional.

Mapeamento da atuação de psicólogos do esporte no Estado de São Paulo, desafios e perspectivas de futuro profissional. Mapeamento da atuação de psicólogos do esporte no Estado de São Paulo, desafios e perspectivas de futuro profissional. Em 2012, durante a realização da I Mostra Paulista de Psicologia do esporte, foi realizado

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DA JORNADA DE TRABALHO E SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PAULISTA RESUMO O cenário atual do trabalho

Leia mais

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais Por Gustavo Valvasori Índice 1. Introdução 2. Por que monitorar? 3. O que monitorar? 4. Como dialogar 5. Fluxo de comunicação

Leia mais

Resultado e breve análise da primeira pesquisa

Resultado e breve análise da primeira pesquisa Resultado e breve análise da primeira pesquisa 1) Qual é o seu atual vínculo com a Udesc? O número de respostas à pesquisa superou a expectativa, mas o retorno por parte de alunos de pós-graduação e terceirizados

Leia mais

Mídia e Região na Era Digital: Diversidade Cultural & Convergência Midiática. (org. Anamaria Fadul e Maria Cristina Gobbi)

Mídia e Região na Era Digital: Diversidade Cultural & Convergência Midiática. (org. Anamaria Fadul e Maria Cristina Gobbi) Mídia e Região na Era Digital: Diversidade Cultural & Convergência Midiática (org. Anamaria Fadul e Maria Cristina Gobbi) XI Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional (9,10,11

Leia mais

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana

Equipe da GCO: 1. Carlos Campana Gerente 2. Maria Helena 3. Sandro 4. Mariana Gerência de Comunicação GCO tem por finalidade planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades de comunicação e editoriais do Confea. Competências da GCO 1. Organizar e executar projetos editoriais:

Leia mais

Pesquisa IBOPE Ambiental. Setembro de 2011

Pesquisa IBOPE Ambiental. Setembro de 2011 Pesquisa IBOPE Ambiental Setembro de 2011 Com quem falamos? Metodologia & Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas telefônicas. Objetivo geral Identificar

Leia mais

Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa. Câmpus Restinga Junho, 2013. Desenvolvimento Institucional

Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa. Câmpus Restinga Junho, 2013. Desenvolvimento Institucional Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa Câmpus Restinga Junho, 2013 Desenvolvimento Institucional APRESENTAÇÃO O presente relatório deve ser considerado como um Anexo ao Diagnóstico das Prioridades

Leia mais

Educação Infantil: Fundamentos. Teleaula 1. Apresentação do Professor. Ementa. Organização da Disciplina. Pedagogia

Educação Infantil: Fundamentos. Teleaula 1. Apresentação do Professor. Ementa. Organização da Disciplina. Pedagogia Educação Infantil: Fundamentos Teleaula 1 Prof. Me. Mônica Caetano da Silva tutoriapedagogia@grupouninter.com.br Apresentação do Professor Pedagogia Ementa Políticas para a Educação Infantil: conceitos

Leia mais

Do astronomês para o português

Do astronomês para o português Do astronomês para o português Como acontece a comunicação entre astrônomos e jornalistas no Brasil Giuliana Miranda Santos São Paulo, 04/09/2015 OS INSTITUTOS! IAG-USP: Maior quantidade de astrônomos,

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL O ELEITOR E A REFORMA POLÍTICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL O ELEITOR E A REFORMA POLÍTICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NACIONAL O ELEITOR E A REFORMA POLÍTICA JUNHO DE 2007 Dados Técnicos Pesquisa Pesquisa de opinião pública nacional Universo Eleitores e potenciais eleitores brasileiros que

Leia mais

Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO 3 Claudomilson F. BRAGA 4 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO 3 Claudomilson F. BRAGA 4 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO Estudo da proporção e o nível de conhecimento dos alunos de graduação do período vespertino do Campus II da UFG sobre o Programa Coleta Seletiva Solidária 1 Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE ESTADO DE MINAS GERAIS LEI COMPLEMENTAR Nº 38, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2011. Altera dispositivos e Cria Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo na Lei Complementar nº 24, de 23 de abril de 2009, que dispõe sobre a Organização

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil. Exame da Ordem

Ordem dos Advogados do Brasil. Exame da Ordem Ordem dos Advogados do Brasil Exame da Ordem Agosto/ 2010 Sumário METODOLOGIA DESTAQUES RESULTADOS 1. OPINIÃO SOBRE O EXAME DA ORDEM 2. OPINIÃO SOBRE POSSIVEIS PROBLEMAS COM O EXAME DA ORDEM 3. OPINIÃO

Leia mais

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES O Ateliê de Idéias é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como missão desenvolver

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

Projeto Cultura Empreendedora

Projeto Cultura Empreendedora Estimular o empreendedorismo em todos os níveis de ensino Projeto Apresentação A geração de empregos no Brasil, principalmente nas regiões mais carentes, depende do Setor Público, sendo as prefeituras

Leia mais

5 Apresentação do método de avaliação de desempenho aplicado ao Programa TV Digital para as Áreas Rurais

5 Apresentação do método de avaliação de desempenho aplicado ao Programa TV Digital para as Áreas Rurais 5 Apresentação do método de avaliação de desempenho aplicado ao Programa TV Digital para as Áreas Rurais 5.1 A Rede Globo A Rede Globo é uma das maiores redes de televisão do mundo, com milhões de espectadores

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Jun/13 APRESENTAÇÃO As emoções da Copa Espírito Santo de Futebol estão de volta. A Rede Vitória, pelo sexto ano consecutivo,

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR)

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultor para a elaboração e execução do Projeto Conceitual e do Planejamento

Leia mais

Mobilidade Urbana Urbana

Mobilidade Urbana Urbana Mobilidade Urbana Urbana A Home Agent realizou uma pesquisa durante os meses de outubro e novembro, com moradores da Grande São Paulo sobre suas percepções e opiniões em relação à mobilidade na cidade

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B

Mídias sociais como apoio aos negócios B2B Mídias sociais como apoio aos negócios B2B A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Portifólio Regina Ramalho

Portifólio Regina Ramalho 1 Portifólio Regina Ramalho Diretora de Comunicação e Editora do Pró Trabalhador Aniger Comunicação janeiro de 2013 até o momento (1 ano 6 meses)aclimação Regina Ramalho- Estratégias de comunicação e Assessoria

Leia mais

Ficha de Identificação. Nome: Sónia Joaquim Empresa: Universidade de Aveiro Cargo/Função: Produtora Programa: 3810-UA. Questões. 1.

Ficha de Identificação. Nome: Sónia Joaquim Empresa: Universidade de Aveiro Cargo/Função: Produtora Programa: 3810-UA. Questões. 1. Ficha de Identificação Nome: Sónia Joaquim Empresa: Universidade de Aveiro Cargo/Função: Produtora Programa: 3810-UA Questões 1. O Programa Com a reestruturação da televisão pública portuguesa em 2003,

Leia mais

A Percepção Ambiental do Ensino Fundamental do Município de Resende

A Percepção Ambiental do Ensino Fundamental do Município de Resende A Percepção Ambiental do Ensino Fundamental do Município de Resende Lucia Maria Aparecido Vieira lucivie3@hotmail.com UBM Denilson Motta denilson.motta@yahoo.com.br Nicoli de Paula Costa de Andrade nicoliandrade@inb.gov.br

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SESC 2015 VERTENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SESC 2015 VERTENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SESC 2015 VERTENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL O Sesc Unidade Barra Mansa, torna público o Edital referente ao Congresso de Educação Física Sesc 2015,

Leia mais

A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1

A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1 A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1 Isabela LOURENÇO 2 Caio Cardoso de QUEIROZ 3 Francisco José Paoliello PIMENTA 4 Universidade Federal de Juiz de Fora,

Leia mais

O Mercado de Trabalho nas Atividades Culturais no Brasil, 1992-2001

O Mercado de Trabalho nas Atividades Culturais no Brasil, 1992-2001 1 Ministério da Cultura Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Data de elaboração da ficha: Ago 2007 Dados das organizações: Nome: Ministério da Cultura (MinC) Endereço: Esplanada dos Ministérios,

Leia mais

PROJETO. Denise de Oliveira Resende Gerente-Geral de Alimentos

PROJETO. Denise de Oliveira Resende Gerente-Geral de Alimentos PROJETO Comunicação de risco para população: rotulagem, suplementos alimentares e redução de nutrientes (sódio, açúcares e gorduras trans e saturadas) nos alimentos Denise de Oliveira Resende Gerente-Geral

Leia mais

Anuncie na Play! PROPOSTA COMERCIAL. Prezados,

Anuncie na Play! PROPOSTA COMERCIAL. Prezados, PROPOSTA COMERCIAL Prezados, Apresentamos a V.Sas. proposta de prestação de serviços de veiculação de anúncios publicitários na rádio Play FM, sintonizada na frequência 107,5 do dial FM dos rádios e acessada

Leia mais

MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias

MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA. Ingresso Janeiro 2015. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA Ingresso Janeiro 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias MEDIA TRAINING: COMO SE COMUNICAR COM A IMPRENSA Num mundo midiático e acelerado,

Leia mais

NIQUELÂNDIA/COCALZINHO

NIQUELÂNDIA/COCALZINHO NIQUELÂNDIA/COCALZINHO Instituto Votorantim debate Educação Euclides Oliveira Criado em 2002 para identificar oportunidades de gerar valor para a sociedade brasileira, o Instituto Votorantim agora vai

Leia mais

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate )

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate ) 1 Roteiro de Áudio Episódio 1 A língua, a ciência e a produção de efeitos de verdade Programa Hora de Debate. Campanhas de prevenção contra DST: Linguagem em alerta SOM: abertura (Vinheta de abertura do

Leia mais

Informação e Prevenção na Internet. Ferramentas possíveis frente aos novos desafios no campo da prevenção

Informação e Prevenção na Internet. Ferramentas possíveis frente aos novos desafios no campo da prevenção Informação e Prevenção na Internet Ferramentas possíveis frente aos novos desafios no campo da prevenção Acesso às tecnologias de informação e comunicação no Brasil A penetração da Internet e do número

Leia mais

CIDADE PARTICIPATIVA O GOVERNO FORA DA CAIXA

CIDADE PARTICIPATIVA O GOVERNO FORA DA CAIXA CIDADE PARTICIPATIVA O GOVERNO FORA DA CAIXA A forma tradicional de governar, em geral, tem se distanciado da população. Há poucos canais de diálogo e participação popular. Parte disso se deve à burocracia

Leia mais

População brasileira Música - Internet Propaganda. Outubro/ 2007

População brasileira Música - Internet Propaganda. Outubro/ 2007 População brasileira Música - Internet Propaganda Outubro/ 00 Objetivo Este estudo têm como objetivo identificar entre a população brasileira os seguintes aspectos: Música estilo musical mais ouvido; Internet

Leia mais

CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO *

CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO * CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO * COSTA, Marcia de Souza 1, PAES, Maria Helena Rodrigues 2 ; Palavras-chave: Pré-vestibular

Leia mais

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA

RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Indicadores CNI RETRATOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA Previdência 20 Maioria dos brasileiros apoia mudanças na previdência Sete em cada dez brasileiros reconhecem que o sistema previdenciário brasileiro apresenta

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano **

Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos Granja*, Fabio Giordano ** AVALIAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDA ATRAVÉS DO ECOTURISMO NO CAMINHO DO MAR PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR NÚCLEO ITUTINGA PILÕES Daniela Campioto Cyrilo Lima*, Emanuela Matos

Leia mais

Tribunal do Trabalho da Paraíba 13ª Região

Tribunal do Trabalho da Paraíba 13ª Região Tribunal do Trabalho da Paraíba 13ª Região Apresentação 1.Identificação do órgão:tribunal do Trabalho da Paraíba/ Assessoria de Comunicação Social 2.E-mail para contato:rdaguiar@trt13.jus.br, rosa.jp@terra.com.br

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões OBJETIVOS CONSULTAR A OPINIÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A SAÚDE NO PAÍS, INVESTIGANDO A SATISFAÇÃO COM SERVIÇOS PÚBLICO E PRIVADO, ASSIM COMO HÁBITOS DE SAÚDE PESSOAL E DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS METODOLOGIA

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito

RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito RELATÓRIO DE PESQUISA INSTITUCIONAL: Avaliação dos alunos egressos de Direito CARIACICA-ES ABRIL DE 2011 FACULDADE ESPÍRITO SANTENSE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Pesquisa direcionada a alunos egressos dos cursos

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

PARA QUE SERVE O CRM?

PARA QUE SERVE O CRM? Neste mês, nós aqui da Wiki fomos convidados para dar uma entrevista para uma publicação de grande referência no setor de varejo, então resolvemos transcrever parte da entrevista e apresentar as 09 coisas

Leia mais

Pela ampliação da Licença Paternidade

Pela ampliação da Licença Paternidade Pela ampliação da Licença Paternidade Estrutura desta apresentação 1. Campanha Dá licença, eu sou pai! 2. Pesquisa: dados preliminares 3. Ações da campanha 2008-2009 Sobre a Campanha Promoção: Rede Brasileira

Leia mais

Elaboração de pauta para telejornal

Elaboração de pauta para telejornal Elaboração de pauta para telejornal Pauta é a orientação transmitida aos repórteres pelo pauteiro, profissional responsável por pensar de que forma a matéria será abordada no telejornal. No telejornalismo,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino.

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino. A TERCEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY BRASIL, REALIZADA EM SÃO PAULO ENTRE OS DIAS 25 E 31 DE JANEIRO DE 2010, REUNIU QUASE 100 MIL PARTICIPANTES PARA DISCUTIR AS TENDÊNCIAS DA INTERNET E DAS MÍDIAS DIGITAIS.

Leia mais

Comunicação social Jornalismo, Relações Públicas, Assessoria e Comunicação de Marketing.

Comunicação social Jornalismo, Relações Públicas, Assessoria e Comunicação de Marketing. Comunicação social Comunicação social A Comunicação Social é um campo de conhecimento académico que estuda a comunicação humana e as questões que envolvem a interação entre os sujeitos em sociedade. Os

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Curso de Iniciação Política. Avaliação - 2009

Curso de Iniciação Política. Avaliação - 2009 Curso de Iniciação Política Avaliação - 2009 Centro de Integração da Cidadania Fundação Konrad Adenauer Fundação Mario Covas Instituto do Legislativo Paulista Objetivo: - avaliar as ações de Iniciação

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME 1. O PRÊMIO O Prêmio ESTADÃO PME é uma iniciativa pioneira e única do Grupo Estado e tem como objetivos valorizar as melhores histórias de pequenas e médias empresas e estimular

Leia mais

Anexo II CARGOS DE DCA

Anexo II CARGOS DE DCA Anexo II CARGOS DE DCA CARGO: COORDENADOR DO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADOR DO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO DE ENSINO FUNDAMENTAL Coordenar atividades específicas de área, participando

Leia mais