SISTEMA DE GESTÃO PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO E RECEBIMENTO DE PROJETOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SISTEMA DE GESTÃO PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO E RECEBIMENTO DE PROJETOS"

Transcrição

1 PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO E RECEBIMENTO DE PROJETOS PROCEDIMENTO Folha : 1 / 7 Emissão : 10/05/ OBJETIVO Orientar no processo de contratação de projetos e regulamentar a sua seqüência de desenvolvimento, bem como os prazos mínimos necessários nas diversas etapas, no intuito de se obter um conjunto de projetos integrados, fundamental para se obter a qualidade na construção, e dar subsídios a todas as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento dos projetos, definindo inclusive suas responsabilidades. A responsabilidade pela contratação, recebimento e arquivamento dos projetos e contratos é do Departamento de Planejamento (DPL). 2. PROCESSO DE CONTRATAÇÃO 2.1. CONTRATO PADRÃO a) Para todo e qualquer serviço de elaboração de projetos a ser contratado pela EMPRESA X, deve-se utilizar o modelo de contrato disposto no Anexo 01; b) Os contratos deverão ser elaborados preferencialmente a preço global, sendo que os valores de cada etapa ou serviço deverão estar citados no contrato; c) Todos os contratos devem ser emitidos em 2 (duas) vias, sendo que uma via deverá ficar arquivada no DPL e outra será devolvida a CONTRATADA; d) Quaisquer alterações deverão ser feitas através de aditivo PRAZOS PARA SOLICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE PROJETOS a) A contratação dos projetos deve ser previamente solicitada pela Gerência, Diretoria ou Empresa Incorporadora, que deve fornecer o máximo de informações sobre a obra, no intuito de facilitar a cotação de preços, para tanto deverá encaminhar a Planilha de Dados de Entrada de Projeto e Histórico, contida no Anexo 02, preenchida aos projetistas. b) Após a solicitação por parte da gerência, o DPL terá um prazo de 7 (sete) dias úteis para apresentar a cotação para os projetos solicitados. c) Após análise e aprovação dos requisitos relacionados ao produto pela DPL, objeto do Anexo 03, a Gerência ou Diretoria terá um prazo de 7 (sete) dias úteis para informar ao DPL a definição dos valores meta e dos profissionais desejados para contratação, que terá um prazo de 7 (sete) dias úteis para finalizar as contratações e apresentar a equipe contratada DAS CÓPIAS E ART S a) É de responsabilidade da CONTRATADA a entrega de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) recolhida e anotada no órgão competente, sendo que os custos são de responsabilidade do Contratado.

2 PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO E RECEBIMENTO DE PROJETOS PROCEDIMENTO Folha : 2 / 7 Emissão : 10/05/2004 b) Todos os custos com cópias provenientes de erros de Projeto serão de responsabilidade da CONTRADA, e serão cobrados quando do pagamento da última parcela do referido Projeto. c) É de responsabilidade da CONTRATADA, quando da entrega de novas revisões de seu projeto, enviar um Relatório que descreve as revisões feitas, no intuito de auxiliar a Coordenação e evitar cópias desnecessárias de Projetos não finalizados. d) As cópias enviadas à Coordenação que não forem sofrer mais revisões e estiverem liberadas à obra, deverão ser devolvidas ao DPL assinadas para que possam ser reaproveitadas. e) A EMPRESA X se obriga a fornecer a CONTRATADA 01 (uma) cópia dos documentos e projetos que são necessários ao desenvolvimento de seu projeto, bem como suas revisões, os quais estão descritos abaixo: e.1) Projeto de Levantamento Planialtimétrico: Cópia da Escritura e Mapa do Local. e.2) Projeto de Arquitetura Executivo/Detalhamento: Cópia de todos Projetos Executivos. e.3) Projeto de Combate à Incêndio/Vigilância Sanitária: Cópia do Projeto de Arquitetura Legal. e.4) Projeto de Fundações: Cópia dos Projetos de Arquitetura Executivo e Estrutura (fôrmas, locação e cargas). e.5) Projeto de Estrutura: Cópia de todos Projetos Executivos. e.6) Projeto de Instalações Elétricas/Telefônicas: Cópia dos Projetos de Arquitetura Executivo e Estrutura (fôrmas e locação). e.7) Projeto de Instalações Hidráulicas: Cópia dos Projetos de Arquitetura Executivo e Estrutura (fôrmas e locação). e.8) Projeto de Pressurização da Escada/Exaustão Mecânica: Cópia do Projeto de Arquitetura Executivo. e.10) Projeto de Furação de Laje / Marcação de Alvenaria: Cópia de todos Projetos Executivos. e.11 Projeto de Fôrmas de Madeira: Cópia do Projeto de Estrutura (Fôrma do Pavimento Tipo). e.12) Coordenação de Projetos: Cópia de todos Projetos Executivos e Legais. 3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS A seguir são apresentadas todas as etapas e sub-etapas necessárias ao desenvolvimento dos projetos de um empreendimento. Para cada etapa, está fixado um prazo ideal de duração, que pode variar em função da maior ou menor urgência do início da construção.

3 PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO E RECEBIMENTO DE PROJETOS PROCEDIMENTO Folha : 3 / 7 Emissão : 10/05/2004 Devemos observar que algumas das etapas e projetos citados abaixo podem não existir em alguns empreendimentos, dependendo da complexidade destes. a. Levantamento Planialtimétrico: Um dos primeiros serviços a ser feito no local da obra. Deve ser feito antes da assinatura da Escritura de Aquisição do terreno. Consiste no levantamento topográfico de todos os níveis e checagem das divisas do terreno. Esta etapa tem a duração aproximada de 10 (dez) dias e a responsabilidade de solicitar este serviço é do Gerente de Contrato. Este projeto é imprescindível para o início do Projeto de Arquitetura. b. Projeto de Arquitetura Legal: Este projeto é desenvolvido com um nível de detalhamento pequeno, normalmente em escala de 1:100, contendo apenas informações básicas da obra, com a finalidade de aprovação na prefeitura e demais órgãos competentes necessários. Esta etapa tem duração aproximada de 30 (trinta) dias para execução e 20 (vinte) dias para aprovação pelo gerente e finalização do projeto. O prazo para aprovação do projeto pode variar de acordo com a localidade. A contratação é feita pelo gerente de contrato e as premissas para contratação são:! resumo da área comum assim como de todo o empreendimento;! levantamento planialtimétrico;! aprovação do estudo preliminar do tipo (arquitetura e estrutura). Os custos e o acompanhamento da Aprovação são a cargo da EMPRESA X (salvo exceções constadas em contrato). *Observação: Em algumas localidades o projeto de arquitetura legal para aprovação tem um melhor nível de detalhamento sendo dispensável o projeto de arquitetura executivo. c. Projeto de Combate à Incêndio Legal: Em algumas localidades onde é exigido que este projeto seja aprovado antes do Projeto de Arquitetura Legal, ele é contratado separadamente do projeto Hidro-Sanitário, sendo necessário posteriormente um projeto executivo com os detalhamentos necessários à execução. Nas localidades onde não é feita essa exigência, esse projeto deve ser contratado juntamente com o Projeto Hidro-Sanitário, sendo que o Projeto Aprovado é o mesmo executado na obra e deve conter todos os detalhamentos. O prazo médio para execução é de 15 (quinze) dias e a aprovação varia de acordo com a localidade. Os custos para Aprovação são por conta da EMPRESA X e o acompanhamento junto aos órgãos competentes fica a cargo do Contratado. d. Projeto de Vigilância Sanitária: Projeto desenvolvido para as áreas de piscina. A exigência deste projeto depende da legislação local da prefeitura e, quando contratado, deve ser feito pelo profissional que fará o projeto de combate a incêndio. O prazo médio para execução é de 15 (quinze) dias e a aprovação varia de acordo com a localidade. Os custos para aprovação são por conta da EMPRESA X e o acompanhamento junto aos órgãos competentes fica a cargo da CONTRATADA.

4 PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO E RECEBIMENTO DE PROJETOS PROCEDIMENTO Folha : 4 / 7 Emissão : 10/05/2004 e. Projeto de Arquitetura Executivo: Contratado nas localidades onde o Projeto de Arquitetura Legal é feito apenas para aprovação, e não há um detalhamento necessário a execução. A duração da execução do projeto é de 45 (quarenta e cinco) dias, podendo ser alterado dependendo da complexidade da obra e do nível de detalhamento do anteprojeto. Esta etapa deve estar concluída para dar início ao detalhamento do projeto de estrutura e instalações. Após a revisão dos projetos complementares e/ou projeto estrutural, faz-se também, caso seja necessário, as correções no projeto de Arquitetura Executivo, onde o prazo é de aproximadamente 30 (trinta) dias. f. Projeto e Acompanhamento de Fundações: O ideal é que este projeto seja desenvolvido juntamente com os demais projetos complementares, mas caso não seja possível, deverá ser contratado, assim que o projetista estrutural passar as informações necessárias (plantas de forma, locação e cargas), no máximo 60 (sessenta) dias antes do início da obra. O prazo para elaboração do projeto após o repasse das informações necessárias é de 20 (vinte) dias. O acompanhamento das fundações deverá ser feito através de visitas à obra (quantas forem necessárias), sendo que os custos dessas visitas são de responsabilidade do Contratado. g. Projeto de Estrutura: A primeira etapa deste projeto compreende o lançamento da estrutura e a elaboração das plantas de forma, de locação e carga de pilares. Após a compatibilização dos projetos na Reunião de Coordenação, inicia-se a fase de detalhamento e dimensionamento da estrutura. Nesta etapa são elaborados os detalhes das vigas, pilares, escadas, reservatórios, cortinas (com os quantitativos de ferragem e concreto). Deve-se observar que não fiquem pendentes os detalhes de reservatório, escada, muros e outros, sendo que o projeto de fundações já deve estar concluído. Em todas as contratações de projeto estrutural deve estar incluso o detalhamento das cortinas (exceto quando for contratado junto com o Projeto de Fundações), e um Resumo com todos os quantitativos do Projeto (inclusive dos arrimos, muros e baldrames). O prazo para elaboração do projeto na 1ª etapa é de 30 dias e para o detalhamento da estrutura 60 (sessenta) dias. h. Projeto de Instalações Elétricas/Telefônicas: O início da execução do anteprojeto se dá após a conferência do projeto de fôrmas e locação da estrutura. O prazo para entrega do projeto executivo definitivo deve acontecer, no máximo, 60 (sessenta) dias após todas as definições. O prazo para aprovação do projeto pode variar de acordo com a localidade. Após a furação de laje, caso seja necessário, o projeto poderá sofrer correções e ajustes. O custo e o acompanhamento da aprovação dos projetos nos órgãos competentes serão por conta da CONTRATADA. É parte integrante dos projetos o Resumo dos quantitativos e especificação dos materiais. i. Projeto de Instalações Hidro-Sanitárias/ Gás/ Incêndio Executivo: O início da execução do anteprojeto se dá após a conferência do projeto de fôrmas e locação da estrutura. O prazo para entrega do projeto executivo definitivo deve

5 PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO E RECEBIMENTO DE PROJETOS PROCEDIMENTO Folha : 5 / 7 Emissão : 10/05/2004 acontecer, no máximo, 60 (sessenta) dias após todas as definições. Após a furação de laje, caso seja necessário, o projeto poderá sofrer correções e ajustes. Na contratação, caso o empreendimento exija, deverá estar incluso no projeto: água fria, esgoto sanitário, águas pluviais, água quente, central de gás e rede de distribuição/tubulação e projeto executivo de incêndio. É parte integrante do projeto o Resumo dos quantitativos e especificação dos materiais. j. Projeto de Pressurização da Escada / Exaustão Mecânica: O início da execução do anteprojeto se dá após a conferência do projeto de formas e locação da estrutura. O prazo para entrega do projeto executivo definitivo deve acontecer, no máximo, 30 (trinta) dias após todas as definições. Após a furação de laje, caso seja necessário, o projeto poderá sofrer correções e ajustes. O custo e o acompanhamento da aprovação dos projetos nos órgãos competentes serão por conta da CONTRATADA. l. Projeto de Fôrmas de Madeira: A contratação deste projeto é feita logo após a primeira etapa do projeto estrutural (lançamento estrutural, fôrmas e locação dos pilares). Para o início do projeto definitivo, as etapas de fôrmas do pavimento tipo e locação dos pilares do projeto estrutural devem estar finalizadas. O prazo para entrega do projeto executivo de fôrmas é de 30 (trinta) dias após a entrega do material necessário. m. Projeto de Furação de Laje/Marcação de Alvenaria: Essa etapa geralmente é executada pela coordenação de projetos, e nela são compatibilizadas todas as influências das instalações e estrutura no projeto de arquitetura. Nesta etapa são verificadas e corrigidas possíveis falhas nos projetos de instalações e locação da estrutura. A duração desse projeto é de aproximadamente 30 (trinta) dias após o encaminhamento de todos os projetos complementares concluídos à Coordenação. n. Projeto de Detalhamento Específico: Essa etapa geralmente é iniciada após a entrega definitiva do projeto de arquitetura executivo. A contratação geralmente é feita pelo gerente de contrato, sendo que no projeto deve ser detalhado todos os pavimentos (exceto quando não houver sido contratado). O prazo para execução do projeto é de 90 (noventa) dias, podendo ser reduzido, dependendo da complexidade do acabamento da obra. o. Integração dos Projetos: Consiste na realização da reunião de compatibilização dos projetos de arquitetura, estrutura e projetos complementares, para que sejam detectadas as influências de um projeto sobre o outro e possíveis conflitos entre os projetos de instalações, assim como interferências não admissíveis na arquitetura e estrutura. Para a realização da 1ª reunião é necessário que todos os projetos preliminares estejam concluídos. As demais Reuniões de Coordenação serão realizadas, sempre que necessário, para a compatibilização de todos os Projetos finais e conseqüente liberação para a execução da obra. Nesta etapa a responsabilidade é da equipe de Coordenação de Projetos do empreendimento.

6 PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO E RECEBIMENTO DE PROJETOS PROCEDIMENTO Folha : 6 / 7 Emissão : 10/05/ SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS O acompanhamento do desenvolvimento dos projetos é feito pelo DPL com a colaboração da Coordenação de Projetos, que deve fornecer quinzenalmente informações sobre o andamento dos Projetos. O DPL, quinzenalmente, deve enviar relatórios aos gerentes de contrato, coordenador técnico e engenheiros de obras, informando o andamento dos projetos e prazos acertados pela Coordenação. 5. ENTREGA DOS PROJETOS Todas as entregas de projetos deverão vir acompanhadas de Termo de Entrega, e devem ser informadas à Coordenação e aos Gerentes, mediante envio dos relatórios quinzenais de acompanhamento enviados pelo DPL. Os projetos devem ser entregues em arquivos do AUTOCAD (Plt e Dxf/Dwg), sendo que na entrega final do Projeto, a CONTRATADA deve entregar 01 (uma) cópia assinada do Projeto Completo, inclusive Memoriais. Todos os projetos de instalações, estrutura, fundações e formas de madeira, deverão ser acompanhados dos Resumos de Quantitativos e Especificação de Materiais, que devem ser entregues juntamente com o Projeto Final. Os projetos que constem o referido Resumo só serão considerados finalizados quando da entrega dos mesmos DOS PAGAMENTOS Os valores contratados, bem como a forma de pagamento, devem estar explícitos no Contrato, descrito no Anexo 01, de forma clara e objetiva, descriminando inclusive as parcelas que estiverem vinculadas à entrega das etapas do Projeto. Os pagamentos das parcelas do Contrato devem ser previamente autorizadas pela Coordenação de Projetos e em seguida pelo Gerente de Contrato. Em todos os contratos a última parcela deve estar condicionada à entrega do Projeto Final contratado, sendo que este deve estar analisado e liberado pela Coordenação. À EMPRESA X é reservado o direito de descontar ou reter o pagamento do Contratado, caso seja necessário proceder à revisão em trabalho já executado, e/ou que o mesmo não cumpra com os prazos pactuados em Contrato. Os valores retidos somente serão liberados após autorização do Coordenador do DPL, com anuência do Gerente de Contrato.

7 PROCEDIMENTO DE CONTRATAÇÃO E RECEBIMENTO DE PROJETOS PROCEDIMENTO Folha : 7 / 7 Emissão : 10/05/ TABELA RESUMO DE PRAZOS DOS PROJETOS (SUGERIDOS) PROJETOS Prazos (nº dias corridos) Levantamento Planialtimétrico 10 Arquitetura Legal Combate à Incêndio Vigilância Sanitária Arquitetura Executivo 30(execução) 15(execução) 15(execução) 45(execução) + 30(correções) Fundações 20 Estrutura Elétrico / Telefônico 30(loc/formas/cargas) + 60(detalhamento) 60(execução) Hidro-Sanitário / Gás 60 Pressurização da Escada / Exaustão Mecânica 30(execução) Formas de Madeira 30 Furação de Laje 30(após conclusão de todos projetos) Detalhamento Específico 90 Aprovação da Diretoria: Responsável: Data:

8 Contrato de Prestação de Serviços de Projeto Anexo 01 Folha : 1 / 5 1. Partes 1.1. Contratante Nome: Endereço: Estado: CNPJ: Telefone: R.G: 1.2. Contratada Nome: Endereço: Estado: CNPJ: Telefone: R.G: Município Insc. Estadual: Fax: Responsável: CPF: Município Insc. Estadual: Fax: Responsável: CPF: 2. Objeto do Contrato 2.1. Dados da Obra a ser projetada: Razão social da obra (caso exista): Endereço: Município: Estado: Responsável: Data prevista para início da obra: Data prevista para término da obra: Caracterização da edificação: Área edificada estimada (m 2 ): 2.2. Dados de Projeto e Serviços Técnicos solicitados: Descrição técnica do projeto a ser realizado (solução técnica, novas tecnologias que deverão ser empregadas, quando for relevante): Data prevista para início do projeto: Data prevista para término do projeto:

9 Contrato de Prestação de Serviços de Projeto Anexo 01 Folha : 2 / Descrição Serviços Técnicos - PROCEDIMENTOS EXIGIDOS PELA CONTRATANTE; - ESCOPO DOS SERVIÇOS FORNECIDOS: DISCRIMINADOS NO ANEXO 5 3. Prazo de Execução: As datas de início e término do projeto estabelecidos em 2.3 estão inseridas no cronograma de projeto que deve ser cumprido pela contratada, desde que sejam atendidas as condições de entrada do Anexo 02 e interfaces do Anexo 04, cronograma de projeto e regras para interface entre projetistas. 4. Dos Honorários e Condições de Reajuste: 4.1. Do preço global do Projeto Para os serviços descritos na Cláusula 2 do presente contrato, o preço da execução, importância em R$... (valor por extenso) Do indexador base para reajuste do Contrato O indexador base para reajuste do contrato será o CUB Custo Unitário Básico de Edificações- calculado e divulgado pelo SINDUSCON-GO (Sindicato da Indústria da Construção de Goiás), tomando-se por base o valor para o presente mês. 5. Da Forma de Pagamento Os pagamentos serão efetuados pela CONTRATANTE, desde que a Contratada cumpra as determinações discriminadas no Anexo Do valor total dos serviços: - Na autorização dos serviços: 30% - Na entrega do Anteprojeto: 20% - Na entrega do Projeto: 50% 5.2. Do valor de horas técnica pós-entrega do Projeto: Após a conclusão do serviço e/ou visita, fato origem das horas técnicas, deverá ser feito um relatório técnico com medição de horas consumidas e apresentado junto a CONTRATADA com pagamento 15 (quinze) dias corridos da entrega do relatório Do processo de pagamento O processo de pagamento da CONTRATADA deve ser feito por: Boleto Contra apresentação Faturas

10 Contrato de Prestação de Serviços de Projeto Anexo 01 Folha : 3 / 5 6. Das Obrigações 6.1. Da CONTRATADA: A CONTRATADA designará, ao início dos trabalhos, o seu representante. A CONTRATADA fica obrigada a assumir todos os encargos previdenciários e trabalhistas decorrentes dos serviços ora contratados, os tributos fiscais, bem como pagar todas as sanções legais que venham recair sobre tais serviços ou decorrência dos mesmos. A CONTRATADA deverá elaborar o projeto de acordo com as normas da ABNT, devendo justificar teoricamente toda vez que adotar critérios que fujam aos recomendados pelas referidas normas. A CONTRATADA deverá assumir através de seu responsável técnico, a responsabilidade técnica dos serviços, apresentando até um mês após sua contratação, a respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica ART, devidamente recolhida e assinada também pela CONTRATANTE Da CONTRATANTE: A CONTRATANTE designará, ao início dos trabalhos, o seu representante. A CONTRATANTE deverá fornecer todos os arquivos e informações necessárias, conforme Anexo 02, nos prazos estabelecidos no Anexo 04. A CONTRATANTE deverá, através de seu representante, aprovar formalmente a conclusão de cada fase. A CONTRATANTE deverá designar copiadora/plotadora para prestar serviços de plotagens no escritório da CONTRATADA, os custos destas plotagens deverão ser reembolsados pelo mesmo valor cobrado pela copiadora do cliente. A CONTRATANTE deverá afixar, em local visível à via pública, a placa da CONTRATADA (com indicação dos responsáveis técnicos). A CONTRATADA providenciará a confecção e o envio à obra na medida padrão de 200x100cm. No caso da CONTRATANTE exigir outra medida, o custo de confecção da placa deverá ser reembolsado. 7. Das Modificações: Modificações de outras interfaces que ocorram após a aprovação formal do representante da CONTRATANTE deverão ser realizadas pela CONTRATADA que poderá decidir entre: - Realizar a modificação sem nenhum ônus para a CONTRATADA; - Realizar a modificação e cobrar as horas técnicas consumidas desde que autorizada pela CONTRATANTE; - Estabelecer um valor global para a realização dos serviços que deverá ser acordado com a CONTRATANTE e feita uma emenda a este Contrato.

11 Contrato de Prestação de Serviços de Projeto Anexo 01 Folha : 4 / 5 8. Das Multas: Pelo não cumprimento dos prazos contratuais e/ou não atendimento de quaisquer exigências, a CONTRATADA ficará sujeita a seguinte multa, desde que a CONTRATANTE cumpra todas as exigências do Anexo 02, nos prazos estabelecidos no Anexo 04; - do valor de 0,2% do valor da parcela correspondente aos serviços em questão, por dia de atraso no cumprimento no disposto no Anexo Da Rescisão 9.1. Pela CONTRATANTE: Sem prejuízo da aplicação de outras penalidades, legais ou contratuais, a CONTRATANTE poderá, a seu critério, dar por extinto este Contrato, por resolução, se a CONTRATADA: - Incidir em atraso superior a 20(vinte) dias na execução de quaisquer etapas dos serviços ou projetos, por motivos de sua estrita responsabilidade; - Entrar em liquidação, impetrar concordata ou tiver falência decretada; - Deixar de cumprir qualquer obrigação relevante para a execução do objeto deste Contrato, depois de notificada por escrito pela CONTRATANTE, com prazo de 15 (quinze) dias para o cumprimento da obrigação Pela CONTRATADA Sem prejuízo da aplicação de outras penalidades, legais ou contratuais, a CONTRATADA poderá, a seu critério, dar por extinto este Contrato, por resolução, se a CONTRATANTE: - Incidir em atraso superior a 20 (vinte) dias no pagamento de importância comprovadamente devida à CONTRATADA; - Entrar em liquidação, impetrar concordata ou tiver falência decretada; - Deixar de cumprir qualquer obrigação relevante para a execução do objeto deste Contrato, depois de notificada por escrito pela CONTRATADA, com prazo de 15 (quinze) dias para o cumprimento da obrigação. 10. DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS: A tolerância por parte da CONTRATANTE em relação a qualquer ato ou fato em desacordo com os dispositivos deste Contrato e seus Anexos, será considerada mera liberdade, não podendo os procedentes, em hipótese alguma, serem invocados como renúncia ou perda de quaisquer direitos da CONTRATANTE, ou como novação táctica de contrato, cujas cláusulas e condições permanecerão sempre em vigor. Com renúncia expressa a qualquer outro, por mais privilegiado que seja ou venha a ter como domicílio, as partes elegem o foro central de Goiânia para no mesmo serem dirimidas questões que se originarem deste Contrato.

12 Contrato de Prestação de Serviços de Projeto Anexo 01 Folha : 5 / 5 Por estarem de pleno acordo com os termos, cláusulas e anexos, a partes assinam conjuntamente com as testemunhas abaixo, o presente instrumento, feito em três vias de igual teor e para um só fim. Goiânia,... de... de 2004 CONTRATANTE TESTEMUNHA CONTRATANTE NOME: RG: CONTRATADA TESTEMUNHA CONTRATADA NOME:

13 Planilha de Dados de Entrada de Projeto e Histórico Anexo 02 Folha : 1 / 3 1. IDENTIFICAÇÃO DA OBRA: CLIENTE: OBRA: Endereço: Telefone: FAX: Contato: Tipo de Serviço: 2. Dados de entrada de projeto: 2.1.Projeto está liberado p/ NOME DA EMPRESA: 2.2. Descrição: TERRENO TIPO DE FUNDAÇÃO CONTENÇÕES EM CONCRETO TIPO DE ESTRUTURA CONCRETO ARMAÇÃO LAJES VIGAS PILARES Plano Altimétrico: Locação: Vizinhança: Sondagem do Solo: Direta / Sapata Estaca Tubulão Cortinas em blocos (canaletas) Muros de Arrimo Concreto Armado Concreto Armado Concreto Protendido Estrutura Metálica Somente Pilotis Estruturado Alvenaria Estrutural Até o Pavimento X Do Pavimento XX ao XXX Do Pavimento XXXX ao XXXXX Cortada e dobrada Corte e dobra na obra Convencionais Protendida Nervuradas Pré-fabricadas Auto-portantes Terreno Real: Terreno Legal: Taxa do terreno: Corrida: Isolada: Taxa do terreno: Observações; Observações: fck= MPa fck= MPa fck= MPa Observações: Com espessura fixa? Sim Com armadura negativa? Sim Não Não Armaduras com tela soldada Sim Não Com altura fixa Com altura variável Com redução de seção Com seção constante Largura: A cada YY andares

14 Planilha de Dados de Entrada de Projeto e Histórico Anexo 02 Folha : 2 / 3 PLATIBANDA Em concreto Em alvenaria (pilaretes) DETALHES CONTORNO Junta de Dilatação? Sim Não PILOTIS Sim Não TIPO DE VEDAÇÃO INTERNA TIPO DE VEDAÇÃO EXTERNA TIPO DE REVESTIMENTO DAS PAREDES TIPO DE REVESTIMENTO DAS LAJES Tijolos maciços Tijolo furados Blocos Outros Tijolos maciços Tijolo furados Blocos Outros Paredes Externas Paredes Internas Paredes especiais Teto Contrapiso Piso cobertura DETALHES NA FACHADA Sim Não REBAIXOS Em banheiros Em áreas de serviço Em cozinhas Em sacadas Nos pilotis CENTRAL DE AR CONDICIONADO Sim Não Cerâmico De concreto Cerâmico De concreto XX cm XX cm XX cm XX cm XX cm Observações: ESCORAMENTO/FÔRMAS PROCESSO CONSTRUTIVO Lajes Vigas Pilar Torres Guinchos Bandejas de proteção Balancim Paletes Outros Madeira Metálica Outra:... Madeira Metálica Outra:... Madeira Metálica Outra:... OBS: se necessário, use outras páginas ou o verso desta página para anotações adicionais.

15 Planilha de Dados de Entrada de Projeto e Histórico Anexo 02 Folha : 3 / 3 Responsáveis pela aprovação: NOME DA EMPRESA: Nome-Assinatura Data: / / Cliente : Data: / / Nome-Assinatura 3. Histórico de projeto: Data: Acontecimento:

16 Análise dos Requisitos Relacionados ao Produto Anexo 03 Folha : 1/2 Rev. : 0 Cliente Contato do Cliente Endereço: Telefone Dados do Cliente Dados do Projeto Cargo Cidade Data Obra Endereço Contato do Cliente Estudo / Projeto Cidade Cargo Telefone Fax Tipo de Estrutura; Número de Pavimentos; Área do Terreno; Área da Obra; Número de Subsolos; Sondagem, Parceiros; Envio de Material (carta, fax, ); Quem vai enviar; OBS.: Somente esta planilha deve ser encaminhada ao Projetista

17 Análise dos Requisitos Relacionados ao Produto Anexo 03 Folha : 1/2 Rev. : 0 Análise Técnica Análise Comercial Análise Administrativa Análise do Material Custo Suporte de Pessoal Complexidade do Projeto Valor de Projeto Software Capacidade Técnica Prazos para Desenvolvimento Fluxo de Caixa Solução Estrutural Quantidade de Reuniões Requisitos Regulatórios Conhecimento do Cliente Distância de Goiânia Outros : Parceiros Envolvidos Parceiros Envolvidos Requisitos Regulatórios Validade da Proposta Outros : Requisitos Regulatórios Outros : É viável? É viável? É viável? Sim Não Sim Não Sim Não Parecer Análise Crítica Final Aprovado Reprovado Assinatura: Data: Emendas de Contrato

18 Planilha de Planejamento e Cronograma de Serviços Anexo 05 Folha : 1/2 Rev. : 0 Identificação da Obra Obra: Cliente Procedimentos Iniciais: Data de recebimento Responsável pelo Recebimento Contrato Planilha de dados de entrada de Projeto e Histórico Projeto Base Procedimentos de Projeto: Procedimento Data Prevista Data Executada Responsável pela Tarefa Conferência Não OK OK Responsável

19 Escopo de Projetos Anexo 05 Folha : 1/2 Rev. : 0 Goiânia, 2 de setembro de 2004 A Rua, nº, Goiânia-Goiás XY 2 ENGENHARIA LTDA At. Eng. CICRANO DE TAL Gerente Técnico Ref.: Proposta de Projeto Estrutural Prezado Senhor, Estamos apresentando nossa proposta para a elaboração do projeto estrutural de um edifício residencial composto por: um subsolo, pavimento térreo, 20 pavimentos Tipo e duplex inferior e superior, casa de maquinas e cobertura, a ser edificado por V.S.as à Alameda das Rosas, Lt. 4/10 St. Oeste Goiânia/GO, conforme segue: ESCOPO DA PROPOSTA Análise detalhada do projeto arquitetônico; Escolha do partido estrutural; Lançamento estrutural criterioso do projeto em concreto armado; Pré-dimensionamento da estrutura e análise estrutural; Dimensionamento da estrutura de concreto; Locação dos pilares com cargas para fundação; Fôrmas de lajes e vigas dos vários pavimentos com cortes e detalhes de modo a evitar dúvidas na execução; Detalhes dos pilares, vigas e lajes; Fôrma e detalhamento das escadas, cortinas, marquises, elementos decorativos e de fachada; Fôrma e detalhamento dos reservatórios de água; Volume de concreto, fck, Slump, Módulo de deformação e Fator água/cimento; Classe de agressividade ambiental e cobrimento da armadura; Tipo de aço e quantidade; Procedimentos de cálculo e especificações; Detalhes construtivos e observações para a execução da obra; Visitas técnicas quando da execução da obra;

20 Escopo de Projetos Anexo 05 Folha : 1/2 Rev. : 0 VALOR DA PROPOSTA segue: Para os serviços constantes no escopo, apresentamos os valores conforme Projeto Estrutural: R$... 30% com a Ordem de Serviço 30% com 30 dias da O.S. 40% com 60 dias da O.S. FORMA DE PAGAMENTO A forma de pagamento poderá ser discutida entre as partes. PRAZO DE ENTREGA 25 dias úteis a contar da Ordem de Serviço, para a entrega da Locação dos Pilares com as cargas. 40 dias úteis, a contar da Ordem de Serviço, para a entrega total dos projetos. APRESENTAÇÃO Os projetos serão desenvolvidos com auxílio de microcomputadores e programas específicos de cálculo e análise estrutural. Estes programas executam os cálculos pelo método dos elementos finitos e totalmente integrados, considerando inclusive a ação do vento sobre a edificação. Os projetos serão desenvolvidos atendendo às Normas Estruturais Brasileiras, NBR-6118/2003, e com a experiência de vários anos atuando em projetos e execução de edifícios. Os projetos serão entregues em CD, em arquivos do tipo PLT e com o máximo de detalhes e observações, de modo a permitir o perfeito entendimento dos mesmos. Os Projetos serão entregues, devidamente anotados no CREA (ART- Anotação de Responsabilidade Técnica). OBSERVAÇÕES Modificações de arquitetura que impliquem em modificações do projeto estrutural, serão motivos para novos acertos financeiros; Devido à complexidade da obra, entendemos que deverá haver um perfeito entrosamento entre os projetistas da estrutura e de instalações;

21 Escopo de Projetos Anexo 05 Folha : 1/2 Rev. : 0 Prevemos o uso de:! concreto com fck = XX MPa;! Aço CA50 e CA60 e estimamos em, aproximadamente YY Kg/m 3 a densidade de ferros;! 12.7 m 2 /m 3 de fôrma/concreto e,! espessura média final de 17.3 cm/m 2 de construção. As fôrmas serão desenvolvidas, visando padronização das peças estruturais e com dimensões tais que permitam o melhor aproveitamento das chapas de compensados; O prazo será contado a partir da resolução de todas as dúvidas, no Projeto Arquitetônico, que porventura possa haver; Inicialmente, será elaborado um lançamento da estrutura, para análise e aprovação de V.S.as. Ficará a cargo de V.S.as, as cópias, para Anotação do Projeto no CREA. NOSSO COMPROMISSO Elaboração de um Projeto Estrutural seguro, econômico e atendendo ao projeto de arquitetura, com um lançamento estrutural baseado na experiência de mais de XX anos, atuando em Projetos e execução de obras. Dimensionamento e análise estrutural, com os melhores e mais atualizados softwares de cálculo estrutural existentes no Brasil. Elaboração do Projeto Estrutural, dentro do melhor padrão de qualidade, atendendo as atualizações da NBR-6118/2003, quanto à durabilidade e a deformação das estruturas. Elaboração do Projeto, dentro do prazo combinado, atendimento á obra quanto a dúvidas no Projeto Estrutural e procedimentos de execução. VALIDADE DA PROPOSTA Até o dia Após esta data, os prazos de entrega serão reprogramados, em função dos Projetos em andamento. Atenciosamente, BELTRANO DE TAL Eng.Civil CREA GO 121/D

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Realizar o gerenciamento dos projetos desde o seu planejamento, desenvolvimento, recebimento, análise crítica, controle e distribuição nas obras. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Histórico de Revisões Rev. Modificações 01 30/04/2007 Primeira Emissão 02 15/06/2009 Alteração de numeração de PO 7.1 para. Alteração do título do documento de: Aquisição para: Aquisição / Qualificação

Leia mais

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7 PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7 1. OBJETIVO Orientar a condução dos processos de Coordenação e controle de obras, executadas pela Brookfield Incorporações S/A, de forma a garantir

Leia mais

ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO

ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO COTAÇÃO DE PREÇO Nº 09/2014 PROCESSO Nº 09/2014 ANEXO I MEMORIAL DESCRITIVO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAMIRAUÁ IDSM PROJETO - ARQUITETURA, PROJETOS EXECUTIVOS COMPLEMENTARES E ORÇAMENTO

Leia mais

Modelo de contrato de prestação de serviços em Arquitetura e Urbanismo

Modelo de contrato de prestação de serviços em Arquitetura e Urbanismo Modelo de contrato de prestação de serviços em Arquitetura e Urbanismo O CONTRATO DE PRESTAÇÃO é o único documento que o profissional possui, capaz de fazer prova conclusiva sobre os trabalhos contratados,

Leia mais

SISTEMA DA QUALIDADE Procedimento

SISTEMA DA QUALIDADE Procedimento SISTEMA DA QUALIDADE Procedimento CONTROLE DE PROJETO PR.00 00 1 / 5 1. OBJETIVO Estabelecer as condições, características e responsabilidades para o desenvolvimento de projetos. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Leia mais

Art. 2º - Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. Professora Sandra Denise Kruger Alves Chefe do DEC

Art. 2º - Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. Professora Sandra Denise Kruger Alves Chefe do DEC RESOLUÇÃO DEC No 01/2013 Fixa normas para Elaboração e Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Graduação em Engenharia Civil. A Chefia do Departamento do Curso de Engenharia Civil, no uso de

Leia mais

ATESTADO TÉCNICO DE ENGENHARIA CIVIL AT. 109. 01. 15

ATESTADO TÉCNICO DE ENGENHARIA CIVIL AT. 109. 01. 15 1 / 20 ATESTADO TÉCNICO DE ENGENHARIA CIVIL AT. 109. 01. 15 Eucalipto Serviços Técnicos na Construção Civil Ltda Rua Marquês de Maricá, 625 - cj. 42 - Sacomã - São Paulo - SP CEP: 04252-000 - Tel: (11)

Leia mais

Profª. Angela A. de Souza DESENHO DE ESTRUTURAS

Profª. Angela A. de Souza DESENHO DE ESTRUTURAS DESENHO DE ESTRUTURAS INTRODUÇÃO A estrutura de concreto armado é resultado da combinação entre o concreto e o aço. Porém, para a sua execução, não é suficiente apenas a presença desses dois materiais;

Leia mais

CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM

CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM CARTILHA INSCRIÇÃO MUNICIPAL E REDESIM 1- ATRAVÉS DA REDESIM PORTAL REGIN 1.1 -SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO MUNICIPAL ( EMPRESA SEM REGISTRO NA JUCEB) PASSO 1: PEDIDO DE VIABILIDADE DE INSCRIÇÃO A empresa

Leia mais

Roccato. Um guia para construir oque é necessário antes de começar a obra. Documentos obrigatórios Licenças, ART s, Projetos e Profissionais

Roccato. Um guia para construir oque é necessário antes de começar a obra. Documentos obrigatórios Licenças, ART s, Projetos e Profissionais Um guia para construir oque é necessário antes de começar a obra Documentos obrigatórios Licenças, ART s, Projetos e Profissionais Aprovações necessárias Copel, Sanepar, Prefeitura, Bombeiros Descubra

Leia mais

MEMO Nº 022/ENG/IFC/2010 Blumenau, 15 de julho de 2010. Do: Departamento de Engenharia do Instituto Federal Catarinense

MEMO Nº 022/ENG/IFC/2010 Blumenau, 15 de julho de 2010. Do: Departamento de Engenharia do Instituto Federal Catarinense MEMO Nº 022/ENG/IFC/2010 Blumenau, 15 de julho de 2010. Ao: Pró Reitor de Desenvolvimento Institucional ANTÔNIO A. RAITANI JÚNIOR Do: Departamento de Engenharia do Instituto Federal Catarinense Assunto:

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo de Área

Leia mais

LOCAIS DE TRABALHO COM QUALIDADE E PRODUTIVIDADE PROJETOS ARQUITETÔNICOS

LOCAIS DE TRABALHO COM QUALIDADE E PRODUTIVIDADE PROJETOS ARQUITETÔNICOS LOCAIS DE TRABALHO COM QUALIDADE E PRODUTIVIDADE PROJETOS ARQUITETÔNICOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS 01 NOSSOS SERVIÇOS Após 35 anos de experiência na área de edificações para o mercado imobiliário gaúcho,

Leia mais

RDC 2013/11190 (9600), RDC 2013/11192 (9600), RDC 2013/11193 (9600) e RDC 2013/11194 (9600). Respostas aos questionamentos 1 a 16

RDC 2013/11190 (9600), RDC 2013/11192 (9600), RDC 2013/11193 (9600) e RDC 2013/11194 (9600). Respostas aos questionamentos 1 a 16 RDC 2013/11190 (9600), RDC 2013/11192 (9600), RDC 2013/11193 (9600) e RDC 2013/11194 (9600). Respostas aos questionamentos 1 a 16 Questionamento 1: Com relação ao edital do RDC 2013/11190 (9600) é de Questionamento

Leia mais

Manual de Normas e Procedimentos Comercial.

Manual de Normas e Procedimentos Comercial. Manual de Normas e Procedimentos Comercial. Gerência Comercial. Referência: Versão: Revisado 1.1 Data: 21/07/2014 21de Julho de 2014 Sumário Definição da Área Comercial.... 3 Representação da área comercial....

Leia mais

ANEXO V PROPOSTA COMERCIAL PADRONIZADA CONCORRÊNCIA Nº. 001/2012 CONCORRÊNCIA Nº. 001/2012

ANEXO V PROPOSTA COMERCIAL PADRONIZADA CONCORRÊNCIA Nº. 001/2012 CONCORRÊNCIA Nº. 001/2012 À DME Distribuição S/A - DMED A empresa..., inscrita no CNPJ/MF sob o n..., estabelecida à Av./Rua..., n..., bairro..., na cidade de..., CEP..., telefone..., fax..., e-mail..., vem pela presente apresentar

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. São José dos Campos, 17/02/ 2012.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. São José dos Campos, 17/02/ 2012. INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO São José dos Campos, 17/02/ 2012. Nome do Aluno: Gabriela Nobre Pedreira da Costa 1 INFORMAÇÕES GERAIS Estagiário

Leia mais

Disciplina: Construção Civil I Procedimentos para Início da Obra

Disciplina: Construção Civil I Procedimentos para Início da Obra UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Construção Civil I Procedimentos para Início da Obra André Luís Gamino Professor Área de Construção Civil

Leia mais

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Bases de Apoio a Empresas Transportadoras de Cargas e Resíduos - Licença de Instalação (LI) -

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Bases de Apoio a Empresas Transportadoras de Cargas e Resíduos - Licença de Instalação (LI) - Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Bases de Apoio a Empresas Transportadoras de Cargas e Resíduos

Leia mais

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto

Orçamento Padrão. Introdução. Objeto Introdução Objeto Orçamento Padrão Nossa base de preços foi elaborada considerando o fato de que os pedidos de registros protocolados à partir de 2007 deverão ser analisados em 3-5 anos. A definição do

Leia mais

PRÉ-DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA

PRÉ-DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA ECC 1008 ESTRUTURAS DE CONCRETO PRÉ-DIMENSIONAMENTO DA ESTRUTURA (Aulas 9-12) Prof. Gerson Moacyr Sisniegas Alva Algumas perguntas para reflexão... É possível obter esforços (dimensionamento) sem conhecer

Leia mais

Etapas e Serviços da Construção

Etapas e Serviços da Construção Especificação da Construção Capítulo 2 Etapas e Serviços da Construção 2.1 Introdução Antes de qualquer outra coisa, e dispondo basicamente do conjunto de documentos contendo a especificação da obra, um

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PROCEDIMENTO

GESTÃO DE PROJETOS PROCEDIMENTO GESTÃO DE OJETOS OCEDIMENTO OCEDIMENTO Nº01 VESÃO: 00 Folha 1. OBJETIVO Orientar a condução do processo de Gestão (desenvolvimento e coordenação) de projetos, estabelecendo condições, características e

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR

MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR MEMORIAL DESCRITIVO SUBSTITUIÇÃO DA COBERTURA DA CASA DE PASSAGEM DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR 1 SUMÁRIO SUMÁRIO 2 MEMORIAL DESCRITIVO 3 I. DADOS FÍSICOS LEGAIS 3 II. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 3 III. SERVIÇOS

Leia mais

Guia para Comprovação de Investimentos

Guia para Comprovação de Investimentos Guia para Comprovação de Investimentos 1 2 4 5 Introdução Acompanhamento na Fase de Análise ETAPA 1 Comprovação Financeira ETAPA 2 Comprovação Física ETAPA Comprovação Jurídica ETAPA 4 Liberação Penalidades

Leia mais

ANEXO 01 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ARMÁRIOS PARA CRMS

ANEXO 01 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ARMÁRIOS PARA CRMS Página 1 de 5 ÍNDICE DE REVISÕES REV. DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS 0 PARA LICITAÇÃO ORIGINAL REV. A REV. B REV. C REV. D REV. E REV. F DATA 01.08.11 25.04.14 EXECUÇÃO JADR AF VERIFICAÇÃO JADR JADR APROVAÇÃO

Leia mais

RIO GRANDE DO SUL CONTROLE INTERNO

RIO GRANDE DO SUL CONTROLE INTERNO 1/15 A Coordenadoria do Sistema de Controle Interno do Município, considerando: - O volume de recursos recebidos pelo Município a título de repasse de outros entes da Federação via Convênio ou Contrato

Leia mais

PARÁGRAFO QUARTO: O processo de implantação do ssotica constará das seguintes atividades:

PARÁGRAFO QUARTO: O processo de implantação do ssotica constará das seguintes atividades: CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Pelo presente instrumento particular de contrato de prestação de serviços, de um lado a IPÊ TECNOLOGIA EM SISTEMAS LTDA, pessoa jurídica com sede na cidade de Uberlândia-MG,

Leia mais

Integram a presente Solicitação de Cotação os seguintes documentos: Anexo I Termo de Referência Anexo II Modelo de Formulário de Oferta

Integram a presente Solicitação de Cotação os seguintes documentos: Anexo I Termo de Referência Anexo II Modelo de Formulário de Oferta TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CRIAÇÃO DE PROJETO GRÁFICO E EDITORAÇÃO GRÁFICA DE FOLDER TEMÁTICO SOBRE MULHERES JOVENS NEGRAS E INDÍGENAS Prezados Senhoras e Senhores, Brasília, 14

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL PADRÃO Ref.: FIN-PGP-001_00 Emissão: 22/05/2013 P. 1/14 CARTÃO CORPORATIVO

PROCEDIMENTO GERENCIAL PADRÃO Ref.: FIN-PGP-001_00 Emissão: 22/05/2013 P. 1/14 CARTÃO CORPORATIVO Ref.: FIN-PGP-001_00 Emissão: 22/05/2013 P. 1/14 CARTÃO CORPORATIVO Ref.: FIN-PGP-001_00 Emissão: 22/05/2013 P. 2/14 SUMÁRIO 1. RESUMO DO PROCESSO... 3 2. FLUXOGRAMA... 4 3. OBJETIVO... 5 4. APLICAÇÃO...

Leia mais

CONVÊNIO PARA ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO - P.C.M.A.T

CONVÊNIO PARA ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO - P.C.M.A.T CONVÊNIO PARA ELABORAÇÃO DO PROGRAMA DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO - P.C.M.A.T Nº XXX-XX/201X código: (XXXX) Pelo presente instrumento particular, o SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

Leia mais

PROJETOS PADRÃO DO CIE

PROJETOS PADRÃO DO CIE PROJETOS PADRÃO DO CIE CIEs são projetos padronizados de Ginásio, para implantação em todo território brasileiro, elaborados em dois modelos de Layout. TIPOS DE MODELOS MODELO I GINÁSIO MODELO II GINÁSIO

Leia mais

Quinta-feira, 26 de Abril de 2007 Ano XIII - Edição N.: 2834 Diário Oficial do Município Poder Executivo Secretaria Municipal de Governo

Quinta-feira, 26 de Abril de 2007 Ano XIII - Edição N.: 2834 Diário Oficial do Município Poder Executivo Secretaria Municipal de Governo Quinta-feira, 26 de Abril de 2007 Ano XIII - Edição N.: 2834 Diário Oficial do Município Poder Executivo Secretaria Municipal de Governo DECRETO Nº 12.693 DE 25 DE ABRIL DE 2007 Estabelece procedimentos

Leia mais

CONTRATO DE LOCAÇÃO DE SISTEMA DE ENGENHARIA GERENCIADOR DE OBRAS ON LINE IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES

CONTRATO DE LOCAÇÃO DE SISTEMA DE ENGENHARIA GERENCIADOR DE OBRAS ON LINE IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES CONTRATO DE LOCAÇÃO DE SISTEMA DE ENGENHARIA GERENCIADOR DE OBRAS ON LINE IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES LOCADOR: Obra24horas Soluções Web para Engenharia Ltda., com sede na Rua Formosa, 75 1º andar

Leia mais

CONVÊNIO (PREENCHER NOME FANTASIA OU SIGLA DA EMPRESA CONVENIADA)

CONVÊNIO (PREENCHER NOME FANTASIA OU SIGLA DA EMPRESA CONVENIADA) CONVÊNIO (PREENCHER NOME FANTASIA OU SIGLA DA EMPRESA CONVENIADA) Nº : (Para uso exclusivo do COREN-AM) Instrumento Particular de Parceria e Outras Avenças Por este instrumento e na melhor forma de direito,

Leia mais

ANEXO V PROPOSTA COMERCIAL PADRONIZADA EDITAL DE PREGÃO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº. 008/2011 PREGÃO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº.

ANEXO V PROPOSTA COMERCIAL PADRONIZADA EDITAL DE PREGÃO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº. 008/2011 PREGÃO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº. À DME Distribuição S.A. - DMED PREGÃO PARA REGISTRO PREÇOS Nº. 008/2011 A empresa..., inscrita no CNPJ/MF sob o n..., estabelecida à Av./Rua..., n..., bairro..., na cidade de..., CEP..., telefone..., fax...,

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7

CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES. Disciplina: Projeto de Estruturas. Aula 7 AULA 7 CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES Disciplina: Projeto de Estruturas CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS 1 CLASSIFICAÇÃO DAS ARMADURAS ALOJAMENTO DAS ARMADURAS Armadura longitudinal (normal/flexão/torção) Armadura

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Página 1 de 10 1. OBJETIVO Estabelecer as diretrizes básicas pertinentes a Guarda de Documentos de Terceiros. 2. APLICAÇÃO Este procedimento aplica-se aos processos da guarda de documentos de terceiros,

Leia mais

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO 01/06 1 DOS OBJETIVOS 1.1 Definir normas para elaboração dos contratos de aquisição de materiais, prestação de serviços gerais e prestação de serviços e obras de engenharia. 1.2 Normatizar os procedimentos

Leia mais

A Sioux efetua o pagamento no último dia útil de cada mês, descontados os ressarcimentos (se houver).

A Sioux efetua o pagamento no último dia útil de cada mês, descontados os ressarcimentos (se houver). OBJETIVO Este documento tem como objetivo definir as políticas referentes à relação entre a Sioux e os funcionários. O documento será modificado sempre que necessário, em função dos novos cenários da empresa.

Leia mais

IN 105 ATENDIMENTO AO CLIENTE 001. Atividade Autoridade Responsabilidade

IN 105 ATENDIMENTO AO CLIENTE 001. Atividade Autoridade Responsabilidade IN 105 ATENDIMENTO AO CLIENTE 001 1 OBJETIVO Estabelecer as orientações e procedimentos para prestar o atendimento ao cliente que procura algum dos serviços ou produtos que compõe o portfólio e/ou o atendimento

Leia mais

E S T A D O D O M A T O G R O S S O. Prefeitura Municipal de Jaciara

E S T A D O D O M A T O G R O S S O. Prefeitura Municipal de Jaciara MEMORIAL DESCRITIVO REDE CEGONHA - HOSPITAL MUNICIPAL JACIARA/MT O presente memorial descritivo define diretrizes referentes à reforma do espaço destinado a Programa REDE CEGONHA no Hospital Municipal

Leia mais

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP

Sobre o Cancelamento de Gravames. Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP Sobre o Cancelamento de Gravames Cancelamento de Reserva de Gravames - DETRAN/SP Procedimentos para Solicitação do Desbloqueio de Cancelamento de Gravame De acordo com a portaria 2.762 de 28 de dezembro

Leia mais

REVISÕES C - PARA CONHECIMENTO D - PARA COTAÇÃO. Rev. TE Descrição Por Ver. Apr. Aut. Data. 0 C Emissão inicial. DD MAC MAC RPT 30/03/12

REVISÕES C - PARA CONHECIMENTO D - PARA COTAÇÃO. Rev. TE Descrição Por Ver. Apr. Aut. Data. 0 C Emissão inicial. DD MAC MAC RPT 30/03/12 1/8 REVISÕES TE: TIPO EMISSÃO A - PRELIMINAR B - PARA APROVAÇÃO C - PARA CONHECIMENTO D - PARA COTAÇÃO E - PARA CONSTRUÇÃO F - CONFORME COMPRADO G - CONFORME CONSTRUÍDO H - CANCELADO Rev. TE Descrição

Leia mais

ANEXO II. MINUTA DE CONTRATO Aquisição de Gêneros Alimentícios sem Licitação da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar

ANEXO II. MINUTA DE CONTRATO Aquisição de Gêneros Alimentícios sem Licitação da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar ANEXO II MINUTA DE CONTRATO Aquisição de Gêneros Alimentícios sem Licitação da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar O MUNICÍPIO DE Caçapava do Sul, pessoa jurídica de direito público, inscrito

Leia mais

PROJETO BÁSICO TGD/005/2006

PROJETO BÁSICO TGD/005/2006 PROJETO BÁSICO TGD/005/2006 PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA PEE CICLO 2005/2006. PROJETO: IMPLANTAÇÃO DE POSTE PADRÃO OBJETO: IMPLANTAÇÃO, COM FORNECIMENTO DE POSTES PADRÃO COM ACESSÓRIOS, EM 2.870 UNIDADES

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO OPERACIONAL PARA SERVIÇOS DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

PROGRAMA DE APOIO OPERACIONAL PARA SERVIÇOS DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO Superintendência de Urbanismo e Produção Habitacional Coordenação de Projetos PROGRAMA DE APOIO OPERACIONAL PARA SERVIÇOS DE ENGENHARIA,

Leia mais

NORMA DE PROCEDIMENTOS. Locação de imóveis

NORMA DE PROCEDIMENTOS. Locação de imóveis Pág.: 1/6 1 Objetivo Esta Norma estabelece os procedimentos referentes à celebração, renovação e rescisão dos contratos de locação de imóveis efetuados pela COPASA MG, exclusivamente para o exercício de

Leia mais

MUNICÍPIO DE CACHOEIRA ALTA,

MUNICÍPIO DE CACHOEIRA ALTA, CONTRATO ADM. Nº 053/2013. Contrato de Prestação de Serviços de Recuperação de pavimentação com TSD e PMF na via de acesso a cidade que entre si celebram o Município de CACHOEIRA ALTA, Goiás e a Empresa

Leia mais

Manual do Estagiário

Manual do Estagiário CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL Manual do Estagiário CURSO DE TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS 2º Semestre de 2014 Sumário 1 Informações

Leia mais

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS CIVIS PERÍODO OUTUBRO DE 2015

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS CIVIS PERÍODO OUTUBRO DE 2015 PERÍODO OUTUBRO DE 2015 Andamento das Obras Execução dos barracões e Mobilização de canteiro de obras quantidade a executar 70% - quantidade acumulada ao final do período 70%; Durante o período executaremos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARAÇU ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARAÇU ESTADO DE MINAS GERAIS ATA DE REGISTRO DE PREÇOS/CONTRATO Nº004-B/2016 PROCESSO LICITATÓRIO Nº018/2016 MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL N 006/2016 VALIDADE: 12 (doze) meses O Município de Jaguaraçu, neste ato representado por seu

Leia mais

PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015.

PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015. PORTARIA CAU/SP Nº 063, DE 31 DE AGOSTO DE 2015. Aprova a Instrução Normativa nº 06, de 31 de agosto de 2015, que regulamenta os trâmites administrativos dos Contratos no âmbito do Conselho de Arquitetura

Leia mais

Uma vez feito o pagamento você poderá enviar um e-mail ou fax com o comprovante para o seguinte:

Uma vez feito o pagamento você poderá enviar um e-mail ou fax com o comprovante para o seguinte: DEPARTAMENTO FINANCEIRO DA CORPORATE GIFTS O departamento financeiro da Corporate Gifts orgulha-se pela nossa capacidade de fornecer aos nossos clientes um serviço seguro, preciso e imediato. Será um prazer

Leia mais

SOLICITACÃO DE COTAÇÃO

SOLICITACÃO DE COTAÇÃO SOLICITACÃO DE COTAÇÃO Prezadas (os) Senhoras e Senhores, Brasília, 27 de novembro de 2012 A ONU Mulheres Brasil solicita a apresentação de proposta para contratação de empresa especializada para desenhar,

Leia mais

4.1 A Parte que recebeu a notificação de anormalidade deverá encaminhá-la imediatamente a um órgão responsável, para resolver a anormalidade.

4.1 A Parte que recebeu a notificação de anormalidade deverá encaminhá-la imediatamente a um órgão responsável, para resolver a anormalidade. ANEXO 8: GERENCIAMENTO DE ANORMALIDADES DA REDE 1 As Partes reconhecem que é de seu mútuo interesse estabelecer um processo eficiente e efetivo para comunicar e resolver as anormalidades de rede que repercutam

Leia mais

CONTRATO Nº 104/2014

CONTRATO Nº 104/2014 CONTRATO Nº 104/2014 TERMO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, QUE CELEBRAM O MUNICÍPIO DE SANTANA DA BOA VISTA/RS E A EMPRESA POLYTEK COMERCIO E SERVIÇOS DE INFORMATICA LTDA. O MUNICÍPIO DE SANTANA

Leia mais

Cronograma Físico e de Preço

Cronograma Físico e de Preço Especificação da Construção Capítulo 7 Cronograma Físico e de Preço 7.1 Introdução Ao longo de todo o curso, inserimos uma mensagem alertando para a diferenciação entre os termos preço e custo, que dizia

Leia mais

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO QUEM INDICA AMIGO É

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO QUEM INDICA AMIGO É REGULAMENTO DA PROMOÇÃO QUEM INDICA AMIGO É 1. DA REALIZADORA 1.1 Este instrumento tem como objetivo regulamentar as condições para participação dos Clientes Claro HDTV na Promoção Quem indica Amigo é,

Leia mais

Caderneta de Acompanhamento

Caderneta de Acompanhamento TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Caderneta de Acompanhamento FACULDADE PITÁGORAS DE DIVINÓPOLIS CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I IDENTIFICAÇÃO ACADÊMICA Nome: RA:

Leia mais

PROC-IBR-EDIF 046/2015 Análise de Projeto de Estrutura Metálica

PROC-IBR-EDIF 046/2015 Análise de Projeto de Estrutura Metálica INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC-IBR-EDIF 046/2015 Análise de Projeto de Estrutura Metálica Primeira edição válida a partir

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO OBJETIVO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO Fornecer diretrizes para a elaboração e apresentação de orçamentos que compõem o Projeto Executivo. FINIÇÕES O orçamento executivo abrange a elaboração dos elementos

Leia mais

CONTRATO DE ACREDITAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DE LABORATÓRIOS CLÍNICOS

CONTRATO DE ACREDITAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DE LABORATÓRIOS CLÍNICOS CONTRATO DE ACREDITAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE CONTRATO DICQ Nº / (à ser preenchido pelo DICQ) DE LABORATÓRIOS CLÍNICOS CONTRATO DE ACREDITAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALI- DADE DE LABORATÓRIO

Leia mais

PROCEDIMENTOS ITAKE PROCEDIMENTOS ITAKE TELECOM

PROCEDIMENTOS ITAKE PROCEDIMENTOS ITAKE TELECOM PROCEDIMENTOS ITAKE TELECOM 1 Conceito Geral Comercial ao pós vendas. Comercial Efetuado contato com cliente. Coletar dados. E fazer o estudo de caso para entender as necessidades do cliente. Verificar

Leia mais

ESCOPO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE LAUDO TÉCNICO DE VISTORIA

ESCOPO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE LAUDO TÉCNICO DE VISTORIA Condomínio do Conjunto Residencial Estoril Sagres e Setúbal Estrada do Galeão 2840, 2800 e 2760 Blocos 1 e 2 - CNPJ: 29.384.609/0001-93 TP 1310-003 ESCOPO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE LAUDO TÉCNICO DE VISTORIA

Leia mais

Integram a presente Solicitação de Cotação os seguintes documentos: Anexo I Termo de Referência Anexo II Modelo de Formulário de Oferta

Integram a presente Solicitação de Cotação os seguintes documentos: Anexo I Termo de Referência Anexo II Modelo de Formulário de Oferta TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA IMPRESSÃO DE PEÇAS GRÁFICAS PARA DIVULGAÇÃO E SINALIZAÇÃO DO LATINIDADES FESTIVAL DA MULHER AFRO LATINO AMERICANA E CARIBENHA Prezadas (os) Senhoras

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAVATÁ Secretaria de Planejamento e Orçamento Secretaria Executiva de Planejamento Urbano

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAVATÁ Secretaria de Planejamento e Orçamento Secretaria Executiva de Planejamento Urbano PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAVATÁ Secretaria de Planejamento e Orçamento Secretaria Executiva de Planejamento Urbano 2014 CONCEITOS GERAIS DOS SERVIÇOS E Lei nº 3401/06 ( Plano Diretor), Lei nº 3420/07 (Código

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS 1 AUTORIZAÇÕES E CADASTRAMENTO Para entrada de profissionais e execução de serviços como LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO e SONDAGEM, será necessária a autorização por

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE LOGÍSTICA DA AMAZÔNIA

ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE LOGÍSTICA DA AMAZÔNIA ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE LOGÍSTICA DA AMAZÔNIA CONTRATO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PESSOA JURÍDICA Categoria A Mais de 300 Colaboradores Pelo presente instrumento particular, as partes

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA Código de Classificação: 13.02.01.15 1 DO OBJETO: A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa para prestação dos serviços de cobertura securitária (seguro) para assegurar

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Sumário 1. Introdução...3 2. Finalidade...3 3. Âmbito de Aplicação...3 4. Responsabilidades...3 5. Diretrizes Gerais...3 6. Classificação Contábil da

Leia mais

Processo de Solicitação de Viagem GENS S.A. Manual do Colaborador

Processo de Solicitação de Viagem GENS S.A. Manual do Colaborador Processo de Solicitação de Viagem GENS S.A. Manual do Colaborador 1 Apresentação Apresentamos o Processo de Viagens GENS Manual do Colaborador. Este Manual é parte integrante do Processo de Viagens GENS.

Leia mais

CARTILHA CAU/RS 2014 INSTRUÇÕES PARA ARQUITETURA DE INTERIORES SHOPPING CENTER

CARTILHA CAU/RS 2014 INSTRUÇÕES PARA ARQUITETURA DE INTERIORES SHOPPING CENTER CARTILHA CAU/RS 2014 INSTRUÇÕES PARA ARQUITETURA DE INTERIORES SHOPPING CENTER APRESENTAÇÃO O CAU/RS Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, na qualidade de Autarquia Federal deve na

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE OSÓRIO SECRETARIA DE OBRAS SANEAMENTO E TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO OBJETO: Fechamento de quadra esportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental

Leia mais

POLÍTICA DE PAGAMENTO

POLÍTICA DE PAGAMENTO POLÍTICA DE PAGAMENTO 1. OBJETIVO Estabelecer todos os critérios para o pagamento de fornecedores e prestadores de serviços aos empreendimentos administrados pela Itambé, bem como orientar todos os interlocutores

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO - APLUBCAP TRADICIONAL 16 MODALIDADE TRADICIONAL - PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: APLUB CAPITALIZAÇÃO S/A CNPJ: 88.076.302/0001-94

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. Aplicação Esta política aplica-se a todos os colaboradores Técnico-administrativos, sejam vínculo CLT ou contrato de estágio. 2. Objetivo Estabelecer critérios

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS 2015 1. DO OBJETO 1.1. O presente edital tem por objeto realizar uma chamada pública nacional para seleção de projetos que contribuam para o empoderamento das mulheres

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE PESQUISA E ANÁLISE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS, PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E TRABALHO

Leia mais

Nº Versão/Data: Validade: 2.0 22/10/2014 OUTUBRO/2015 SA. 05 EXPEDIÇÃO MACROPROCESSO ADMINISTRATIVO PROCESSO EXPEDIÇÃO

Nº Versão/Data: Validade: 2.0 22/10/2014 OUTUBRO/2015 SA. 05 EXPEDIÇÃO MACROPROCESSO ADMINISTRATIVO PROCESSO EXPEDIÇÃO 1 de 10 EXPEDIÇÃO MACROPROCESSO ADMINISTRATIVO PROCESSO EXPEDIÇÃO EXPEDIÇÃO 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DOCUMENTOS RELACIONADOS... 2 4. PROCEDIMENTOS... 2 4.1 DEFINIÇÃO DO SERVIÇO E SUA ABRANGÊNCIA...

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

Associação Matogrossense dos Municípios

Associação Matogrossense dos Municípios PORTARIA Nº 019/2010 O Presidente da Associação Matogrossense dos Municípios AMM, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pelo Estatuto Social e Resolução 002/2010, RESOLVE: Art. 1º -

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Serviço Nacional de Aprendizagem Rural REGULAMENTO DOS PROCEDIMENTOS PARA CELEBRAÇÃO DE TERMOS DE COOPERAÇÃO Estabelece diretrizes, normas e procedimentos para celebração, execução e prestação de contas

Leia mais

2 Desenvolvimento Humano

2 Desenvolvimento Humano 2 Desenvolvimento Humano A área de Desenvolvimento Humano realiza: recrutamento e seleção interna, ações de treinamento e desenvolvimento dos empregados, gestão do Pano de Cargos e Salários, programas

Leia mais

CONVITE Nº 01/2012 ANEXO III MODELO DE CONTRATO

CONVITE Nº 01/2012 ANEXO III MODELO DE CONTRATO CONVITE Nº 01/2012 ANEXO III MODELO DE CONTRATO CONTRATANTE : Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac - Administração Nacional ENDEREÇO : Av. Ayrton Senna, 5.555 TEL.: (21) 2136-5799 BAIRRO

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DA OBRA

MEMORIAL DESCRITIVO DA OBRA 1 PROJETO Nº 013/2014 Solicitação: MEMORIAL DESCRITIVO Tipo da Obra: PINTURA MURETA, POSTES, BRINQUEDOS DO PARQUE INFANTIL E TROCA PISO SALAS DE AULA Reforma: local indicado em planta Local: EMEI CRIANÇA

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA A Monografia Final consiste em pesquisa individual orientada, em qualquer área do conhecimento no âmbito do Curso de Graduação, constituindo atividade

Leia mais

Procedimento para Serviços de Sondagem

Procedimento para Serviços de Sondagem ITA - 009 Rev. 0 MARÇO / 2005 Procedimento para Serviços de Sondagem Praça Leoni Ramos n 1 São Domingos Niterói RJ Cep 24210-205 http:\\ www.ampla.com Diretoria Técnica Gerência de Planejamento e Engenharia

Leia mais

PORTARIA UNIDA Nº. 15/2015, de 18 de Julho de 2015.

PORTARIA UNIDA Nº. 15/2015, de 18 de Julho de 2015. PORTARIA UNIDA Nº. 15/2015, de 18 de Julho de 2015. O Diretor Geral da Faculdade Unida de Vitória, no uso das atribuições conferidas pelo Regimento Interno resolve regulamentar os procedimentos gerais

Leia mais

O Contrato basicamente estipula prioridade no atendimento de suas necessidades de atendimento e cobre os seguintes ítens:

O Contrato basicamente estipula prioridade no atendimento de suas necessidades de atendimento e cobre os seguintes ítens: Descrição do Serviço A Manutenção Preventiva de Equipamentos e Software Básico é um serviço que evita ao máximo que os nossos clientes venham a ter contratempos e problemas com os equipamentos e com o

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS QUE ENTRE SI CELEBRAM A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MUNICÍPIOS ABM E A EMPRESA VOX SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS LTDA - ME

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS QUE ENTRE SI CELEBRAM A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MUNICÍPIOS ABM E A EMPRESA VOX SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS LTDA - ME CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS QUE ENTRE SI CELEBRAM A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MUNICÍPIOS ABM E A EMPRESA VOX SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS LTDA - ME A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MUNICÍPIOS, com sede situada

Leia mais

PROJETOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL: MODULAÇÃO E COMPATIBILIZAÇÃO

PROJETOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL: MODULAÇÃO E COMPATIBILIZAÇÃO PROJETOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL: MODULAÇÃO E COMPATIBILIZAÇÃO PRINCIPÍOS BÁSICOS PARA PROJETOS/ MODULAÇÃO E COMPATIBILIZAÇÃO EM ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS DE CONCRETO ARQUITETA NANCI CRUZ MODULAÇÃO

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA ANEXO II DO DECRETO N 80/2011 DE 02/05/2011 PARTE 01: OBRA NOVA OU AMPLIAÇÃO 1. Planta de situação

Leia mais