Manual do Usuário. Registro e Confirmação de Frequência. para Bolsa-Formação. Instituições Públicas e SNA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual do Usuário. Registro e Confirmação de Frequência. para Bolsa-Formação. Instituições Públicas e SNA"

Transcrição

1 Manual do Usuário Registro e Confirmação de Frequência para Bolsa-Formação Instituições Públicas e SNA Agosto de 2018

2 Versão 2.0

3 1. Sumário 1. Apresentação 3 2. Introdução 3 3. Como solicitar acesso ao SSD 8 a) Acesso ao SSD 9 4. Acesso ao módulo de Registro de Frequência 11 a) Perfil Instituição de Ensino 11 b) Perfil Aluno 18

4 2. Apresentação Este documento visa orientar as instituições de ensino e os estudantes no a utilizar as funcionalidades do módulo Frequência disponível nas abas do Pronatec e Pronatec Voluntário no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). 3. Introdução Os interessados que tiverem sua situação de matrícula confirmada durante o processo de pré-matrícula estão aptos a frequentar os cursos para os quais se inscreveram, passando a serem denominados alunos ou estudantes. O registro da frequência dos estudantes no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) é de responsabilidade da Instituição de Ensino e a confirmação de frequência é de responsabilidade do aluno, conforme estabelecem os artigos 22 e 70 da Portaria MEC Nº 817/2015, que trata das competências dos Parceiros Ofertantes e dos Estudantes, como também na forma do que preconiza o artigo 69, 70 e 71, que trata do registro e confirmação de frequência. O registro de frequência deve ser lançado mensalmente e é condição indispensável para que a (SETEC) do Ministério da Educação (MEC) autorize a continuidade do repasse de recursos financeiros. As instituições de ensino públicas estadual, federal e os Sistemas Nacionais de Aprendizagem (SNAs) devem registrar mensalmente, no Sistec, a frequência e a situação de matrícula dos estudantes que estejam com as matrículas validadas, ou seja confirmadas, após finalização do período destinado a substituição de alunos (pré-matrícula), conforme estabelece o artigo 64 da Portaria MEC nº 817/2015, para cursos realizados na modalidade presencial e o artigo 32 da Portaria MEC nº 1.152/2015, para cursos a distância.

5 No caso de curso técnico, independente da modalidade educacional, o registro de frequência deve ser lançado até o 20º dia do mês subsequente e para cursos FIC até o 10º dia do mês subsequente. No último mês do curso registrado no Sistec, a instituição de ensino deve informar, além da situação de matrícula e o registro da frequência, a avaliação final do estudante, até a data limite do último registro de frequência mensal. O estudante da rede pública estadual e federal e do SNA deve confirmar sua frequência, diretamente, no Sistec, por meio de senha pessoal, confidencial e intrasferível. A senha deve ser obtida por meio do sistema SSD (Sistema de Segurança Digital) disponível na página do Sistec (sistec.mec.gov.br). A confirmação de frequência pelo estudante pode ocorrer a cada três meses em caso de cursos técnicos, até o limite do último dia do mês subsequente. No caso de curso FIC, ao final do curso, no período compreendido entre o mês da data de término do curso e o mês subsequente ao seu término. Após o início da oferta do curso registrada no Sistec, a instituição de ensino pode registrar a frequência do estudante, como também, atualizar a situação de matrícula. Abaixo encontra-se o quadro informativo com as situações de matrícula e avaliação final disponíveis para alteração no registro de frequência: EM_CURSO SITUAÇÃO DE MATRÍCULA Situação Descrição Momento da alteração CANC_SEM_FREQ_INIC Situação da matrícula de um aluno que está frequentando as aulas. Situação da matrícula de um aluno que: i) não frequentou os cinco primeiros dias consecutivos de aula. ii) não teve frequência Alterada automaticamente pelo Sistec na data de início da turma. Pode ser registrada antes de completar 20% da CH.

6 maior que 50% nos 10 primeiros dias de aula Apenas para cursos técnicos subsequente FREQ_INIC_INSUF CANC_DESISTENTE CANC_SANÇÃO Situação da matrícula de um aluno que teve frequência menor que 50% até o limite da execução de 20% da carga horária: - - total, em caso de cursos FIC - - integralizada nos 4 primeiros meses, no caso de cursos técnicos. Situação da matrícula de um aluno que comunicou formalmente à UE, o desejo de não permanecer no curso antes do início das aulas ou até decorridos: % da CH total de um curso FIC % da CH integralizada nos 4 primeiros meses de um curso técnico. Situação de uma matrícula de um aluno que: a) descumpriu deveres expressos no termo de compromisso ; b) descumpriu normas da instituição de ensino; c) apresentou documentação ou prestou informação falsa à unidade de ensino ou ao Ministério da Educação. Pode ser registrada antes de completar 20% da CH, desde que não se enquadre na situação CANC_SEM_FREQ_INIC. Pode ser registrada antes de completar 20% da CH. A instituição precisa informar a data e o número do protocolo entregue ao aluno. Pode ser registrada a qualquer tempo.

7 TRANSF_INT 1 CANC_TURMA 1 ABANDONO 1 Situação da matrícula de um aluno que mudou para outra turma na mesma instituição. Situação de matrícula decorrente do cancelamento de turma com ocupação menor que 50% das vagas ou do cancelamento de turma por motivo de força maior. Situação de matrícula de um aluno que deixou de frequentar o curso. Alterada automaticamente pelo Sistec quando a instituição realiza a troca de oferta do aluno no sistema. Alterada automaticamente pelo Sistec quando ocorre o cancelamento de uma turma. Deve ser registrada pela UE após a data de previsão de término da turma. CONCLUÍDA REPROVADA NTEGRALIZADA TRANSF_EXT AVALIAÇÃO FINAL Situação Descrição Momento da alteração Situação da matrícula de um aluno após concluir o curso com êxito. Situação da matrícula de um aluno que não obteve desempenho acadêmico ou frequência mínima para a aprovação em um curso. Situação da matrícula de um aluno de curso técnico que integralizou a fase escolar, concluindo as etapas do curso, mas que ainda não comprovou a realização da prática profissional. Situação da matrícula de um aluno que solicitou transferência para outra unidade de ensino. Pode ser registrada após a data de término da turma. Pode ser registrada após a data de término da turma. Situação exclusiva para cursos FIC. Registrada pela UE após a data de término da turma. Pode ser registrada pela UE a qualquer tempo. 1 Situações em desenvolvimento no Sistec.

8 TRANCADA Situação de matrícula de um aluno de curso técnico que necessitou interromper suas atividades acadêmicas, por tempo determinado. Pode ser registrada pela UE a qualquer tempo, de acordo com o projeto pedagógico do curso. Observação : A situação de matrícula CANC_SANÇÃO prever o cancelamento por descumprimento do Termo de Compromisso e das regras apresentadas no artigo 73 da Portaria MEC nº 817/2015 e no artigo 31 da Portaria MEC nº 1.152/2015. que: No termo de Compromisso conta que terá a matrícula CANCELADA o estudante I - Em cursos presenciais: a) Ausentar-se nos cinco primeiros dias consecutivos; b) Tiver frequência menor que 50% ao completar 20% da carga-horária total do curso FIC ou c) Tiver frequência menor que 50% ao completar 20% da carga-horária integralizada nos 4 primeiros meses do Curso Técnico; d) Ser reprovado mais de uma vez, por nota ou frequência, numa mesma etapa ou módulo do curso técnico; e) Tiver constatada idoneidade de documento apresentado ou a falsidade prestada a instituição de ensino ou ao MEC; f) Descumprir os deveres expressos no Termo de Compromisso assinado no Ato da Matrícula; g) Solicitar por escrito o cancelamento da Bolsa-Formação; h) Demonstrar comportamento incompatível com as regras de conduta estabelecidas pela instituição de ensino II- Em caso de Cursos a Distância: a) Ausentar-se da aula presencial inaugural; b) Tiver frequência menor que 50% nas aulas presenciais ao completar 20% da carga-horária total do Curso FIC; c) Tiver frequência menor que 50% ao completar 20% da carga-horária integralizada nos 4 primeiros meses do Curso Técnico; d) Ser reprovado mais de uma vez, por nota ou frequência, numa mesma etapa ou módulo do curso técnico; e) Tiver constatada idoneidade de documento apresentado ou a falsidade prestada a instituição de ensino ou ao MEC; f) Descumprir os deveres expressos no Termo de Compromisso assinado no Ato da Matrícula;

9 g) Solicitar por escrito o cancelamento da Bolsa-Formação; h) Demonstrar comportamento incompatível com as regras de conduta estabelecidas pela instituição de ensino.

10 4. Como solicitar acesso ao SSD Tanto a instituição de ensino como o Aluno que não possua acesso ao SSD, deverá solicitar o acesso seguindo os seguintes passos: Passo 1: Acionar a opção Solicitar Acesso. Figura 1 - Tela que apresenta a opção Solicita Acesso ao Sistec. Passo 2: Acionar a opção Solicitar acesso. Figura 2 - Tela que apresenta a opção para solicitação de acesso ao Sistec. Observação : Caso o Gestor ou Aluno desejar alterar os dados também pode ser feito por essa funcionalidade.

11 a) Acesso ao SSD Para o Gestor é criado um perfil de acesso ao SSD onde o mesmo irá cadastrar a frequência do Aluno. Para o Aluno no momento em que o mesmo é cadastrado em uma Oferta/Turma é criado um perfil para o mesmo para que o Aluno onde ele vá confirmar sua presença em sala. Passo 1: Acesso ao SSD, o Gestor ou o Aluno seleciona a opção Clique aqui para Acessar. Figura 3 - Tela de acesso ao Sistec. acesso ao SSD. O Aluno ou o Gestor seleciona a opção Clique aqui para Acessar, para obter

12 Passo 2: Informa os dados CPF e senha para acessar o sistema. Figura 4 - Tela de autenticação do usuário para acesso ao Sistec.

13 5. Acesso ao módulo de Registro de Frequência a) Perfil Instituição de Ensino Apenas os perfis Gestor Acadêmico e Gestor Responsável pela Unidade de Ensino, possuem acesso as funcionalidades para lançar o registro de frequência em turmas vinculadas a sua unidade de ensino, no módulo Frequência registrar. Criando perfil para cadastrar usuário que possa lançar registro de frequência Apenas o perfil Gestor Responsável pela Unidade de Ensino pode criar novos perfis de usuário para acesso a funcionalidade Registrar. Para ter acesso a essa funcionalidade, o Gestor Responsável pela Unidade de Ensino deve criar o usuário com o perfil Gestor Acadêmico. Figura 5 - Tela que apresenta a opção Criar quando selecionada. Passo 1 : Informe o CPF, no campo CPF. Passo 2 : Clica no botão Buscar. Automaticamente, o sistema preenche o campo Nome. Passo 3 : Seleciona o perfil Gestor Acadêmico no campo Perfil Passo 4 : Clica no botão Associar Perfil que se encontra no final da tela.

14 Como registrar de frequência em curso FIC ou Técnico O registro de frequência é realizado pelo Gestor Acadêmico ou pelo Gestor Responsável pela Unidade de Ensino, onde o mesmo informa a presença ou a falta do aluno para a turma, seguindo os seguintes passos. Passo 1 : O Gestor seleciona a opção Registrar, a partir do caminho: Aba Pronatec, na pasta Bolsa-formação / Frequência / Registrar. Figura 6 - Tela que apresenta a funcionalidade em que o gestor seleciona a opção registrar para acesso a tela em que localiza os cursos. Passo 2 : O Gestor seleciona a Unidade de Ensino. Se o Curso é realizado na modalidade EaD (Educação a Distância), o Gestor deve selecionar a opção Ensino a Distância. Passo 3 : O Gestor seleciona a Unidade Remota ou Polo de EaD a qual o curso está vinculado Passo 4 : O Gestor seleciona o Tipo de Curso: Curso Técnico ou FIC Pronatec Passo 5 : O Gestor seleciona o nome do Curso. Passo 6 : Em seguida, clica na opção Filtrar.

15 Figura 7 Tela que apresenta a funcionalidade em que o gestor informa os filtros referentes ao curso desejado. Passo 7 : O Sistema retorna as informações referentes à turma. Figura 8 Apresenta a listagem solicitadas conforme filtros estabelecidos. Observação : Na listagem acima foram relacionadas as ofertas das iniciativas Bolsa-Formação para Curso FIC. Passo 8 : Após localizar a turma, o gestor seleciona a opção Registrar referente ao curso no qual o mesmo deseja informar a frequência dos alunos. Passo 9 : Na próxima tela, o Gestor seleciona o mês de Mês/Ano que deseja registrar a frequência. Passo 10 : O Gestor informa no campo Total de Horas/Aula do mês a quantidade de horas/aula (horas de 60 minutos) que o professor ministrou naquele mês. Quando o Curso for na modalidade EaD, o Gestor informa a quantidade de horas dos momentos presenciais realizada. Se não foi previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso FIC momentos presenciais, o Gestor deve informar zero (0), neste campo. Passo 11 : O Gestor escolhe no campo Situação/mês, a situação de matrícula em que o aluno se encontra na instituição de ensino, conforme as situações elencadas no

16 item 2 deste Manual. Passo 12: O Gestor deverá preencher a coluna Faltas em Hora/Aula para os alunos que deixaram de frequentar algum dia ou aula do curso. O campo só pode ser preenchido com número redondo. Exemplo: na oferta são ministradas diariamente 4 horas/aula e o aluno faltou um dia, o campo deve ser preenchido com o número 4. Figura 9 - Tela que apresenta a relação de alunos referente ao curso, no qual o gestor irá informar a frequência. Passo 12 : Ao preencher todas as informações clica na opção Salvar.

17 Quando o Gestor selecionar no campo Tipo de Curso a opção Curso Técnico, o sistema apresenta a seguinte tela: Figura 10 Apresenta a listagem solicitadas conforme filtros estabelecidos. Passo 1 : Após localizar a turma, o gestor seleciona a opção Registrar referente ao curso no qual o mesmo deseja informar a frequência dos alunos. Figura 11 Apresenta a listagem e destaca o botão que deve ser selecionado para realizar o lançamento do registro da frequência do aluno.

18 Passo 2 : Aparecerá uma nova tela, nela o Gestor seleciona o mês de Mês/Ano que deseja registrar a frequência. Para os cursos técnicos a distância, no campo Total da Hora/Aula do mês deve ser informado o quantitativo de horas, de 60 minutos, destinado aos momentos presenciais no intervalo de 1 mês. O somatório do quantitativo de Total de horas/aula do mês ao final do curso deve ser igual ou superior a quantidade mínima de momentos presenciais estabelecido pelo artigo 33 da Resolução CNE/CEB nº 06/2012: Art Os cursos técnicos de nível médio oferecidos, na modalidade de Educação a Distância, no âmbito da área profissional da Saúde, devem cumprir, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de carga horária presencial, sendo que, no caso dos demais eixos tecnológicos, será exigido um mínimo de 20% (vinte por cento) de carga horária presencial, nos termos das normas específicas definidas em cada sistema de ensino. No lançamento da frequência de meses no qual não houveram nenhum dia de aula (Ex: Férias), o campo Total de Horas/Aula do Mês deverá ser preenchido com no mínimo 1(uma) hora aula. O SISTEC não aceita o preenchimento desse campo com o numeral 0(zero).

19 No último mês do Curso Técnico, além da coluna Situação/mês, o Gestor deve informar a Avaliação Final do estudante, conforme as situações elencadas no item 2 deste Manual. Figura 10 - Tela que apresenta a relação de alunos referente ao curso técnico, no qual o gestor irá informar a frequência. Observação : O Sistec não permite que um Gestor lance a frequência de um mês, sem ter lançado a frequência do mês anterior. Neste caso, ele exibe a mensagem PREENCHA O MÊS ANTERIOR nas colunas Situação/mês e Avaliação Final, este último quando for o caso.

20 b) Perfil Aluno Para o Aluno confirmar a presença, vale ressaltar que o Aluno necessita de acesso ao SSD para poder confirmar sua presença nas aulas. Como confirmar frequência A confirmação de frequência é feita pelo Aluno após acesso ao Sistec, confirmando sua presença ou falta para o curso realizado, seguindo os seguintes passos: Passo 1 : O Aluno seleciona a opção Registro de Frequência, a partir do caminho: Pronatec / Bolsa-Formação / Confirmar / Frequência. Figura 11 - Tela que apresenta a visão do aluno ao clicar em Confirmar Passo 2 : O aluno seleciona o Curso, logo após informa Oferta/Turma e aciona a opção Filtrar. Figura 12 Tela que mostra a opção que o aluno tem que clicar para obter os dados referentes ao curso no filtro. Passo 3 : Aciona a opção Extrato Mensal referente ao curso selecionado.

21 Figura 13 Tela que mostra onde o aluno tem que clicar para obter o extrato mensal O sistema retorna os dados do curso no qual o aluno está matriculado, o mesmo seleciona a opção Extrato Mensal, para confirmar que estava presente ou não. Passo 4 : Seleciona a opção Visualizar referente à data para confirmar a presença. Figura 14 Tela que mostra o mês que está disponível para confirmação da frequência. Após selecionar a opção Extrato Mensal, o Aluno seleciona a opção Visualizar referente à data na qual o mesmo deseja confirmar a presença. Observação : O visto verde no campo Visualizar indica que o aluno já confirmou sua a frequência nos meses indicados.

22 Passo 5 : Marca a opção * Confirmo a frequência e autorizo o repasse financeiro para a Instituição., para confirmar a frequência. Figura 15 Tela que apresenta a opção que confirma a presença do aluno. Passo 6 :. O aluno deve clicar no botão Salvar para concluir a operação. Figura 16 Tela que confirma o salvamento da confirmação de frequência. Passo 7 : O sistema informa que a operação foi registrada com sucesso. Observação : Se o estudante clicar no botão Extrato Mensal, o sistema retorna a informação a tela anterior e não salva a frequência. Após o salvamento, ele pode retornar a tela do extrato mensal, clicando no botão Voltar. Passo 8: Após concluir toda a etapa de confirmação de frequência, o aluno deve clicar no botão Sair, que fica localizado no canto direito superior. Informações complementares: - Este documento foi elaborado por Maria das Graças Costa Nery da Silva, a partir do texto que traz o Manual do Usuário - Registro e Confirmação de Frequência para Bolsa-Formação/SISUTEC. O texto encontra-se no anexo da Nota Informativa n º 66, que retifica a Nota Informativa nº 56, de 13 de abril de Algumas telas que se encontram nesse manual foram extraídas do Sistec a partir do Ambiente de Treinamento e disponibilizadas para a Coordenação Geral de Educação Profissional a Distância e Tecnologias Educacionais pela colaboradora do MEC Cilene Ferreira França; e outras foram retiradas do Sistec para compor este Manual.

INFORME Nº 3/2016/DIR/SETEC/SETEC

INFORME Nº 3/2016/DIR/SETEC/SETEC PROCESSO Nº 23000.024466/2016-71 INFORME Nº 3/2016/DIR/SETEC/SETEC INTERESSADO: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA (SETEC) 1. ASSUNTO 1.1. Trata-se de orientação às unidades de ensino para

Leia mais

Pronatec - Situações de Matrícula

Pronatec - Situações de Matrícula Pronatec - Situações de Matrícula Este documento descreve as situações do processo de matrícula de interessados em cursos do Pronatec/Bolsa- Formação. Versão 35.3, de 13 de Abril de 2015 1. Introdução

Leia mais

SISTEC. Cadastrando usuário e Confirmando Frequência. Centro de Educação Aberta e a Distância

SISTEC. Cadastrando usuário e Confirmando Frequência. Centro de Educação Aberta e a Distância SISTEC Cadastrando usuário e Confirmando Frequência Centro de Educação Aberta e a Distância Diego de Souza Rodrigues Instituto Federal de Minas Gerais Maio de 2017 JUSTIFICATIVA Este tutorial visa descrever

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS

INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Computação - CECOM INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS Trancamento Total de Matrícula Belo Horizonte Janeiro de 2018 Versão 3.0 (31/01/2018) Documento revisado

Leia mais

Como se origina um curso de especialização no SIGAA?

Como se origina um curso de especialização no SIGAA? SIGAA Manual de Usuário Gestor de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição. A Pró-Reitoria

Leia mais

TUTORIAL MÓDULO TURMAS Última Atualização: 18/05/2015. Importante: Algumas operações estarão disponíveis somente para usuários autorizados.

TUTORIAL MÓDULO TURMAS Última Atualização: 18/05/2015. Importante: Algumas operações estarão disponíveis somente para usuários autorizados. 1. Introdução TUTORIAL MÓDULO TURMAS Última Atualização: 18/05/2015 Este tutorial tem por objetivo apresentar as funcionalidades do Módulo Turmas da Graduação. Através deste sistema é possível consultar,

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE GRAVATAÍ /RS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE GRAVATAÍ /RS Orientações para utilização do sistema IPAG - SAÚDE pelos credenciados Este material foi elaborado para orientar no uso do novo sistema IPAG de atendimentos a procedimentos e consultas realizados pela

Leia mais

EDITAL Nº 11 DE 22 DE MARÇO DE 2018.

EDITAL Nº 11 DE 22 DE MARÇO DE 2018. EDITAL Nº 11 DE 22 DE MARÇO DE 2018. PROCESSO DE SELETIVO DE HABILITAÇÃO PARA INGRESSO EM CURSO GRATUÍTO DE FORMAÇÃO INICIAL CONTINUADA (FIC) DE INSTALADOR DE SISTEMAS DE ENERGIA FOTOVOLTAÍCA, NO ÂMBITO

Leia mais

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo

Lato Sensu SIGAA. Manual Completo Lato Sensu SIGAA Manual Completo 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3 PARTE II SUBMETENDO UMA PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO...4

Leia mais

Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo

Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Desenvolvimento da Capacidade Humana e Institucional Projetos de Estudo O presente manual tem como objetivo orientar a pessoa usuária do Módulo

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO DIÁRIO ONLINE 1. Primeiro Acesso Clique em [ACESSAR SUA CONTA] 1. Primeiro Acesso Caso ainda não possua acesso ao sistema, na caixa de diálogo que surge, clique em [Primeiro acesso].

Leia mais

ENCERRAMENTO DE TURMAS NO SIGAA

ENCERRAMENTO DE TURMAS NO SIGAA ENCERRAMENTO DE TURMAS NO SIGAA 2018.2 http://sigaa.ifsc.edu.br Plano de Ensino O preenchimento compreende os dados do plano de ensino, o cronograma de aula, as avaliações e as referências. NOTAS, FALTAS

Leia mais

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário

SAC Sistema de Acompanhamento de Concessões Manual do Usuário 70040-020 Brasília - DF SAC Manual do Usuário Sumário Assunto PÁGINA 1. Objetivos do Manual 3 2. Perfil do Usuário 3 2.1 Coordenador Institucional 3 3. Acesso ao Sistema SAC 3 3.1 Endereço de acesso 3

Leia mais

Guia do Módulo NEE. Janeiro/2017. Diretoria de Sistemas Superintendência de Informática - UFRN

Guia do Módulo NEE. Janeiro/2017. Diretoria de Sistemas Superintendência de Informática - UFRN 1 Guia do Módulo NEE Janeiro/2017 2 SUMÁRIO 1. Apresentação... 3 2. Inscrição com Necessidades Educacionais Especiais Discente... 4 3. Coordenador Graduação... 5 4. Coordenador Lato Sensu... 24 5. Coordenador

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Portal do Professor Versão 1.18 Última revisão: 25/02/2019 2019 Versão: 1.18 Documentação: Vitória V. L. Última alteração:

Leia mais

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01

SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual Módulo do Professor Versão 01 Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Secretaria Executiva de Gestão da Rede Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação SFA Sistema de Fortalecimento das Aprendizagens - SFA Manual

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS

SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS LATO SENSU SGPPLS ÍNDICE - Introdução... 03 - Inscrições... 04 - Módulo do padrão de acesso Coordenador e Secretário(a) de curso... 07 - Módulo do padrão de acesso docente...

Leia mais

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO...

OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... ÍNDICE 1. OFERTA DE DISCIPLINAS POR CURSO... 2 1.1. ACESSANDO A APLICAÇÃO... 3 1.1.1. Instruções para Preenchimento dos campos... 7 1.1.2. Instruções para preenchimento dos campos... 10 2. RELAÇÃO TURMAS

Leia mais

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR FREQUÊNCIA Esta funcionalidade tem o objetivo de registrar as frequências

Leia mais

Estágio e Afins. Cursos Superiores Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias

Estágio e Afins. Cursos Superiores Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias Estágio e Afins Cursos Superiores Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias MÓDULO EM IMPLANTAÇÃO Contamos com a colaboração de todos neste período de implantação. Ainda que esse momento possa trazer alguns

Leia mais

Sistema e-mec Vincular Cursos EAD e Polos

Sistema e-mec Vincular Cursos EAD e Polos Para acessar a funcionalidade deve-se clicar no item INSTITUIÇÃO e no subitem Vinculação de Polos a Cursos EAD como apresentado abaixo. 1 Na primeira tela poderão ser escolhidos os cursos EAD e polos que

Leia mais

Figura 1 Acesso ao módulo de projetos da IECLB

Figura 1 Acesso ao módulo de projetos da IECLB Pela graça de Deus, livres para cuidar. Buscai o bem e não o mal (Amós 5.14ª) Secretaria Geral IECLB nº 246.301/16a Manual para cadastramento de propostas de projeto Edital I Ação Missionária O presente

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios

Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios Esse manual visa fornecer orientações aos Coordenadores de Estágios dos Departamentos/Núcleos sobre como utilizar as funções do sistema de estágios no SIGAA. Após entrar com usuário e senha no www.sigaa.ufs.br,

Leia mais

LATO SENSU COORDENADOR

LATO SENSU COORDENADOR LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2018 www.ufs.br NTI - 3194-6583 / 3194-6584 Lato Sensu - Coordenador Objetivo: Auxiliar o coordenador de curso

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo Portal do Professor Versão 1.18 Última revisão: 25/02/2019 2019 Versão: 1.18 Documentação: Vitória V. L. Última alteração:

Leia mais

SIGE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ESCOLAR MÓDULO PROFESSOR

SIGE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ESCOLAR MÓDULO PROFESSOR SIGE SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ESCOLAR MÓDULO PROFESSOR 1 Sumário 1. Apresentação...3 2. Tela inicial...3 3.1 Informar disciplinas de um plano de curso...4 3.2 Compartilhar planos de curso...5 3.3 Copiar

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos

MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos MANUAL DO USUÁRIO Cadastros Básicos Índice CADASTROS INICIAIS... 3 Cadastro de CURSOS... 3 Novo curso... 3 Alterar um curso... 3 Cadastro de MÓDULOS... 4 Novo módulo... 4 Alterar um módulo... 5 Cadastro

Leia mais

Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET.

Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET. Procedimentos para cadastro de tutores no SIGPET. Este breve manual de procedimento tem como objetivo auxiliar o Pró-Reitor no cadastro de tutores para um grupo PET seja por meio de convite ou vinculação.

Leia mais

Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos a)

Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos a) Alegres, Jubilai! Igreja sempre em reforma: agora são outros 500 Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17. 28a) Secretaria Geral IECLB nº 254.455a/17 Manual para cadastramento de propostas de projeto

Leia mais

Sumário. 1-Estrutura do Módulos Acesso ao SGA Lançamento de Frequência Lançamento de Avaliações... 8

Sumário. 1-Estrutura do Módulos Acesso ao SGA Lançamento de Frequência Lançamento de Avaliações... 8 Sumário 1-Estrutura do Módulos... 2 2-Acesso ao SGA... 3 3-Lançamento de Frequência... 4 3.1-Inclusão de Aulas... 4 3.2-Alteração de Aulas... 6 3.3-Exclusão de Aulas... 7 4-Lançamento de Avaliações...

Leia mais

Coordenação de Curso dentro

Coordenação de Curso dentro SIGAA Manual de Usuário Coordenação de Cursos Lato Sensu O Módulo Lato Sensu no SIGAA possibilita o gerenciamento das atividades acadêmicas dos cursos do tipo Especialização existentes na Instituição.

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos

Universidade Federal do Vale do São Francisco Sistema de Concursos 1 - Introdução O sistema de concursos da UNIVASF é uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) que permite a inscrição de candidatos às vagas ofertadas pela UNIVASF. O

Leia mais

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante

Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante Guia de acesso ao PSC Perfil solicitante ÍNDICE Apresentação Acesso ao Sistema PSC Primeiro acesso Ambiente do Portal de Serviços PSC Perfil Solicitante Início Abertura de Chamados Trâmites Lista de Chamados

Leia mais

SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - SISUTEC

SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - SISUTEC SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - SISUTEC EDITAL DE ADESÃO AO SISUTEC Nº 01, DE 29 DE JANEIRO DE 2014 Publicado no DOU de 30/01/2014, seção 3, p. 70. Retificado pelo

Leia mais

LATO SENSU COORDENADOR

LATO SENSU COORDENADOR LATO SENSU COORDENADOR Universidade Federal de Sergipe Núcleo de Tecnologia da Informação 2016 www.ufs.br NTI - 2105-6583 / 2105-6584 COPGD - 2105-6497 / copgdufs@gmail.com Lato Sensu - Coordenador: Objetivo

Leia mais

SUMÁRIO. Cadastro do projeto pedagógico Cadastro de um Novo Projeto Pedagógico Editando as Informações de Alunos... 20

SUMÁRIO. Cadastro do projeto pedagógico Cadastro de um Novo Projeto Pedagógico Editando as Informações de Alunos... 20 Seja bem-vindo! SUMÁRIO Cadastro do projeto pedagógico... 3 Cadastro de um Novo Projeto Pedagógico... 5 Matrícula de Alunos... 11 Editando as Informações de Alunos... 20 Impressão de Diários de Classe

Leia mais

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR

MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR MANUAL DO PORTAL DO PROFESSOR Este portal propicia ao professor uma forma organizada de gerenciar a vida acadêmica dos alunos através de várias funcionalidades integradas, com o objetivo de facilitar ao

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes

CONCAFÉ. Manual do Usuário Dúvidas frequentes CONCAFÉ Manual do Usuário Dúvidas frequentes SUMÁRIO 1. Introdução...3 2. Funcionalidades do Sistema...3 2.1. Autenticação...3 2.1.1. Como acessar o sistema...3 2.2. Como solicitar acesso ao sistema...4

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP

Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP Ministério da Educação - MEC Universidade Federal de Santa Maria UFSM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PRPGP Tutorial de preenchimento do Plano de Estudos On-line NOVEMBRO DE 2013 2 Índice 1 Tutorial

Leia mais

Totalizadores nos Relatórios

Totalizadores nos Relatórios Totalizadores nos Relatórios O Konviva atualmente disponibiliza totalizadores para alguns tipos de relatórios que trabalham com grande número de dados, como: 1. Geral de Matrículas; 2. Geral de Cursos;

Leia mais

Manual do usuário. Sistema de Gestão de Colégios (SGC Web) Aplicativo oficial do Colégio Santa Maria Minas - Módulo Professor. Versão 1.

Manual do usuário. Sistema de Gestão de Colégios (SGC Web) Aplicativo oficial do Colégio Santa Maria Minas - Módulo Professor. Versão 1. Manual do usuário Sistema de Gestão de Colégios (SGC Web) Aplicativo oficial do Colégio Santa Maria Minas - Módulo Professor Versão 1.0 Sistema de Gestão de Colégios (SGC Web) Melhorias - Cópia de avaliação

Leia mais

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais...

Código POPSEC ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais... Página 1 de 20 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 19 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

Confirmação de Cadastro 2010

Confirmação de Cadastro 2010 Confirmação de Cadastro 2010 Passo a Passo simplificado para acesso e utilização Introdução: Este passo a passo tem por objetivo informar objetivamente como acessar o site do Programa de Volta para Casa

Leia mais

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal...

1- INTRODUÇÃO LOGIN Esqueceu a senha? AMBIENTE DO PROFESSOR Ajuda Sair Menu Principal... 1 Sumário 1- INTRODUÇÃO... 3 2- LOGIN... 4 2.1 Esqueceu a senha?... 5 3- AMBIENTE DO PROFESSOR... 6 3.1 Ajuda... 6 3.2 Sair... 7 3.3 Menu Principal... 7 4- PIT PLANO INDIVIDUAL DE TRABALHO... 8 4.1 Alterar

Leia mais

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PLANO DE ATENDIMENTO DO PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL

ORIENTAÇÕES PARA O PLANO DE ATENDIMENTO DO PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL ORIENTAÇÕES PARA O PLANO DE ATENDIMENTO DO PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL CADASTRO PARA ACESSO AO PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL POR MEIO DO SIMEC. Para acessar o Escola Acessível, a Secretaria de Educação e as

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.0

MANUAL DO USUÁRIO. Versão 1.0 MANUAL DO USUÁRIO Versão 1.0 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. APRESENTAÇÃO... 3 3. TIPOS DE AÇÕES DE EXTENSÃO... 3 3.1 PROGRAMA... 3 3.2 PROJETO... 3 3.3 CURSO... 3 3.4 EVENTO... 3 4. FASES DE VALIDAÇÃO

Leia mais

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Orientações para utilização do sistema EducaWeb Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Vertical Educação Julho/2013 1 Orientações para utilização

Leia mais

TUTORIAL MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA

TUTORIAL MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA TUTORIAL MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA MÓDULO ESTÁGIO - SIGAA Módulo de Estágio SIGAA ESTÁGIO Atender as demandas de Estágio Obrigatório dos Cursos de Graduação e da Coordenadoria Geral de Estágios CGE. Principais

Leia mais

SUMÁRIO. Documento desenvolvido pela Coordenadoria de

SUMÁRIO. Documento desenvolvido pela Coordenadoria de 1 SUMÁRIO 1. ACESSO AO SIGRH...3 2. REGISTRO DE PONTO SERVIDORES...4 3. REGISTRO DE PONTO DE SERVIDOR COM JORNADA DE TRABALHO DE ATÉ 30 HORAS SEMANAIS...7 4. REGISTRO DE PONTO SERVIDORES MULTICAMPI...8

Leia mais

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante

GESTÃO DE SERVIÇOS. Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante GESTÃO DE SERVIÇOS Positivo Serviços Compartilhados Perfil de Solicitante 1 1. Apresentação 2. Acesso ao Sistema PSC - Primeiro acesso 3. Ambiente do Portal de Serviços PSC 4. Perfil Solicitante - Início

Leia mais

Manual Cadastro de Vagas (Pré matrícula)

Manual Cadastro de Vagas (Pré matrícula) SUMÁRIO Objetivo... 02 Como Acessar a Intranet/Seduc... 02 Autenticação de Usuários... 02 Como Acessar o Cadastro de Vagas... 03 Cadastro de Vagas... 04 Como Cadastrar Oferta... 05 Como Inserir Nova Oferta...

Leia mais

Orientação do Lançamento de notas 2011 Professor

Orientação do Lançamento de notas 2011 Professor Orientação do Lançamento de notas 2011 Professor 1 CONTEÚDO Conteúdo... 2 Portal do Docente On-line... 3 Como acessar o Portal?... 3 Lançamento de Notas... 5 2 PORTAL DO DOCENTE ON-LINE Este portal é utilizado

Leia mais

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA

Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios - SCBA Manual do Usuário Beneficiário Sumário 1. OBJETIVO DO DOCUMENTO... 2 2. VISÃO GERAL DO SISTEMA... 2 3. PERFIL DO USUÁRIO: BENEFICIÁRIO... 2 4. ACESSO AO

Leia mais

MANUAL DA FISIOTERAPIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul.

MANUAL DA FISIOTERAPIA E-AUTORIZADOR CASSEMS. CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. E-AUTORIZADOR MANUAL DA FISIOTERAPIA CASSEMS CASSEMS Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. 2 Sumário 1.0 Como instalar o sistema e-autorizador... 3 2.0 Tela inicial... 5

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID MANUAL DE OPERAÇÃO

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID MANUAL DE OPERAÇÃO GERINF - Gerência de Informática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID MANUAL DE OPERAÇÃO Maio, 2016 Sumário 1. Introdução... 3 2. Apresentação do Sistema... 2-4 2.1 Botões de ação...

Leia mais

TUTORIAL DE SOLICITAÇÕES

TUTORIAL DE SOLICITAÇÕES TUTORIAL DE SOLICITAÇÕES ACESSO Acesso através do endereço eletrônico 1 Clique no botão Serviços online (1) 3 Na aba Alunos, clique na opção Sistema Acadêmico (1) 1 4 Preencha seu RA no campo Login e sua

Leia mais

Instruções para Digitação de Notas pela Web

Instruções para Digitação de Notas pela Web Instruções para Digitação de Notas pela Web Ao acessar o Catálogo On-Line, serão solicitados login e senha. Para tanto, deve ser utilizado o login e a senha da Intranet/E-mail. Após isso, o professor deverá

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO NASA - Núcleo de Atendimento ao Usuário do Sistema Acadêmico

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO NASA - Núcleo de Atendimento ao Usuário do Sistema Acadêmico INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO NASA - Núcleo de Atendimento ao Usuário do Sistema Acadêmico 2009 Para acessar o sistema entre no site do IFES na barra de endereços do seu navegador

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep. Navegação Guiada. Situação do Aluno 2015

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep. Navegação Guiada. Situação do Aluno 2015 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep Navegação Guiada Situação do Aluno 2015 Brasília Fevereiro 2016 1 SUMÁRIO ACESSO À SITUAÇÃO DO ALUNO 3 AUTENTICAÇÃO 4 AUTENTICAR

Leia mais

Poder Judiciário e órgãos da Administração Pública

Poder Judiciário e órgãos da Administração Pública Poder Judiciário e órgãos da Administração Pública A Central Nacional de Indisponibilidade de Bens é um sistema que integra ordens judiciais e administrativas sobre indisponibilidade de bens. Para acessar

Leia mais

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE

TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MOODLE Sumário COMO ACESSAR O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM...2 COMO ACESSAR O CURSO...7 COMO ACESSAR O CONTEÚDO DO CURSO...8 Como acessar o Ambiente

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema de Controle de BM da Priner

Manual de Utilização do Sistema de Controle de BM da Priner Manual de Utilização do Sistema de Controle de BM da Priner Versão Data Objetivo Autor 1.0 29/03/2016 Elaboração do Manual Leandro Duarte 1.1 19/05/2016 Inclusão de novas informações Leandro Duarte 1.2

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

Preencher Formulário de Avaliação do Gestor. Avaliação de Desempenho

Preencher Formulário de Avaliação do Gestor. Avaliação de Desempenho Preencher Formulário de Avaliação do Gestor Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessar o Portal... 3 3. Consulta Histórico Avaliação de Competências... 5 4. Preencher formulárioo de avaliação... 6 2 1. Introdução

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos

PLATIN INFORMÁTICA. SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos PLATIN INFORMÁTICA SIAD SNGPC Sistema Integrado de Automação de Drogarias Módulo Gestão de Medicamentos Controlado e Antimicrobianos Manual do Usuário Procedimentos para Inventário Inicial Versão 1.0.3.97

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

Solicitação de Bolsas e Auxílios/Recebimento de Documentos

Solicitação de Bolsas e Auxílios/Recebimento de Documentos ADMINISTRATIVO - PROAE Solicitação de Bolsas e Auxílios/Recebimento de Documentos 1º: Acessar o SIGA 3 e clicar no ícone Apoio Estudantil para preencher o formulário socioeconômico. Obs.: Durante o preenchimento

Leia mais

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira...

1. ACESSO PÁGINA PRINCIPAL Botões Logoff MENU GERAL Dados Cadastrais Consulta Financeira... Página 1 de 16 SUMÁRIO 1. ACESSO... 3 2. PÁGINA PRINCIPAL... 4 2.1 Botões... 4 2.2 Logoff... 4 3. MENU GERAL... 5 3.1 Dados Cadastrais... 5 2.2 Consulta Financeira... 5 3.3 Parcelas... 5 3.4 Comprovante

Leia mais

Novidade para professores no Aplicativo da PUCRS: Chamada Digital

Novidade para professores no Aplicativo da PUCRS: Chamada Digital Novidade para professores no Aplicativo da PUCRS: Chamada Digital Agora você vai poder realizar a chamada pelo aplicativo! Requisitos e Orientações: Sistema operacional: Android / ios. Possuir App instalado

Leia mais

SISTEMA DE SERVIÇOS ONLINE

SISTEMA DE SERVIÇOS ONLINE SISTEMA DE SERVIÇOS ONLINE DIRETORIA DE ATENÇÃO À SAÚDE E ACESSIBILIDADE TUTORIAL USUÁRIO MÓDULO 1 Expediente Gilciano Saraiva Nogueira Reitor Cláudio Eduardo Rodrigues Vice-reitor Paulo Henrique Fidêncio

Leia mais

CADASTRO NACIONAL DE MEDIADORES JUDICIAIS E CONCILIADORES CCMJ

CADASTRO NACIONAL DE MEDIADORES JUDICIAIS E CONCILIADORES CCMJ CADASTRO NACIONAL DE MEDIADORES JUDICIAIS E CONCILIADORES CCMJ Manual do Usuário APRESENTAÇÃO O Cadastro Nacional de Mediadores Judiciais e Conciliadores CCMJ, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça,

Leia mais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR. iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO E MONITORAMENTO ESCOLAR iescolar MANUAL DE INSTRUÇÕES MÓDULO PROFESSOR Comércio e Soluções em TI contato@redenetsolucoes.com.br Fone: (83) 9 9972-7223 Sumário 1.

Leia mais

Tutorial. Associação do Professor à Classe. Versão:

Tutorial. Associação do Professor à Classe. Versão: Tutorial Associação do Professor à Classe Versão: 2018.04.25 2 Sumário Introdução... 3 Público-alvo... 3 1ª Etapa: Cadastrar Horários de Aulas... 3 2ª Etapa: Cadastrar Associações... 7 3ª Etapa: Cadastrar

Leia mais

Lançamento de Conceitos

Lançamento de Conceitos Lançamento de Conceitos O lançamento de conceitos é efetuado através do sistema informatizado SIE disponibilizado, via web, no Portal do Professor, cujo endereço é: http://portal.ufabc.edu.br:8080/professor/index.html.

Leia mais

Guia Rápido do SigaEDU (versão 5 - fevereiro/2016)

Guia Rápido do SigaEDU (versão 5 - fevereiro/2016) Guia Rápido do SigaEDU (versão 5 - fevereiro/2016) Sumário 1. Acesso ao Sistema...01 2. Acesso às turmas cadastradas...05 3. Lançamento de conteúdo das aulas...07 4. Lançamento de notas/avaliações...09

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

CONSULTAS E EXAMES. Executante Consultas

CONSULTAS E EXAMES. Executante Consultas CONSULTAS E EXAMES Executante Consultas SUMÁRIO 1. EXECUTANTE CONSULTAS... 3 2. TELA DE ACESSO AO SISTEMA... 3 3. REGISTRO DE ATENDIMENTO... 5 4. SOLICITAÇÃO DE RETORNO E/OU ENCAMINHAMENTO... 6 Dezembro/2015

Leia mais

SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN

SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS SUPERINTENDÊNCIA DE NAVEGAÇÃO INTERIOR Gerência de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN MANUAL DO USUÁRIO

Leia mais

Manual do Espaço do Cliente

Manual do Espaço do Cliente Funcionalidade Login Recuperação Alteração de Senha Login Recuperação Alteração de Senha Tela de login Espaço do Cliente 1º. Informar o e-mail válido que foi previamente cadastrado no cadastro de usuários

Leia mais

Manual de Uso. Portal do Professor

Manual de Uso. Portal do Professor Manual de Uso Portal do Professor Caro educador, Neste semestre, um grande projeto foi desenvolvido na Kroton para identificar, normatizar e melhorar nossos processos internos, neste projeto, reunimos

Leia mais

Requisição de Suprimento de Fundos. Perfil Requisitor

Requisição de Suprimento de Fundos. Perfil Requisitor Requisição de Suprimento de Fundos Perfil Requisitor Agenda Introdução Cadastro da Requisição Acompanhamento da Requisição Autorização da Requisição Atendimento da Requisição Prestação de Contas 2 Introdução

Leia mais

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS

PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS PORTAL DE TERCEIROS PRESTADORES DE SERVIÇOS 1. Como Acessar Na internet, acesse o seguinte endereço: www.brf-br.com/terceiros Concluído o Pré-Cadastro, sua empresa poderá acessar o Portal através da senha

Leia mais

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK

APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK MANUAL DO USUÁRIO 1 APRENDA COMO UTILIZAR AS FACILIDADES DO PORTAL SERVICE DESK Preparo do usuário para solicitações.... 3 Cadastro... 3 Alterar senha de acesso... 5 Vincular equipamentos... 7 Nome da

Leia mais

Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho

Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho Novos Procedimentos para Emissão do Processo de Pagamento e Despacho Este manual foi desenvolvido para orientar os servidores responsáveis pelo envio de notas fiscais ao Setor de Contabilidade, sobre os

Leia mais

Diário de Classe EAD. Senac Solution. Manual de Operação V.03

Diário de Classe EAD. Senac Solution. Manual de Operação V.03 Diário de Classe EAD Senac Solution V.03 Histórico de revisões Versão Data Alteração Versão 1.0 Outubro/2013 Versão 2.0 Julho/2015 Atualização das telas. Versão 3.0 Dezembro/2015 Atualização das telas.

Leia mais

Para acessar o diário de classe, você deverá acessar o Sistema Acadêmico menu Professor submenu Diário de Classe. (Figur a 1)

Para acessar o diário de classe, você deverá acessar o Sistema Acadêmico menu Professor submenu Diário de Classe. (Figur a 1) Plano de Curso O Plano de Curso é uma funcionalidade do Diário de Classe, que tem como finalidade possibilitar o preenchimento online dos elementos previstos para acompanhamento acadêmico da turma ministrada

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO

Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Serviço Público Federal Universidade Federal do Pará - UFPA Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC S I E SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA O ENSINO (*) Módulo CONTROLE ACADÊMICO Guia de Referência

Leia mais