SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 1"

Transcrição

1 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 1 Por Guilherme Wiltgen O Sikorsky SH-3 Sea King foi o primeiro helicóptero naval genuinamente concebido e projetado para operar embarcado, capaz de realizar uma missão completa de guerra antissubmarino (ASW), dispondo de sonar de imersão e armamentos como torpedos e/ou cargas de profundidade. Assim como a Marinha dos Estados Unidos (US Navy), a Marinha do Brasil (MB), no início da década de 1970, também selecionou o SH-3D Sea King para ser a nova aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1), mais conhecido na Aviação Naval como Esquadrão Guerreiro, substituindo os antigos SH-34J Baleia, também de fabricação da mesma empresa norte-americana.

2 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 2 Passados mais de quarenta anos desde sua entrada em serviço, e com a expressiva marca de mais de cinquenta mil horas de voo, os Sea King já estavam dando sinais evidentes da redução de sua vida útil, resultado direto da falta de recursos destinados à MB, para que se pudesse realizar um processo de modernização, evitando a sua baixa disponibilidade e refletindo, principalmente, na segurança de execução de algumas de suas funções, entre elas o voo ASW noturno, imprescindível para a proteção da Esquadra no mar. Assim, para a substituição dos heróicos SH-3, a MB incorporou, no dia 23 de agosto de 2012, o Sikorsky S-70B Seahawk, seu sucessor natural. Na Marinha, esses helicópteros foram designados SH-16 (16ª aeronave da Aviação Naval) e receberam os indicativos visuais N-3032 a N O desenvolvimento

3 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 3 Em 1970, a US Navy iniciou o programa LAMPS (Light Airborne Multi Porpose Systems), para escolher uma aeronave menor que o SH-3, que operasse a partir de suas fragatas e destróieres, cujo convoos não eram dimensionados para operar com o Sea King. Como solução provisória, foi escolhido o Kaman SH-2D Seasprite, para ser o LAMPS I, mas a aeronave não possuía todos os requisitos desejados. O LAMPS II acabou tendo o seu requerimento cancelado, apesar da oferta da britânica Westland, com a versão naval do Lynx, como uma alternativa totalmente capaz para atender as necessidades norte americanas. O LAMPS III, ao invés de iniciar pela escolha do material aeronáutico, partiu do contrato com a IBM, demonstrando a preocupação em desenvolver uma plataforma a partir de seus sistemas e aviônicos. Enquanto isso, a US Navy se preocupava em analisar qual helicóptero poderia se tornar a plataforma ideal para operar o novo sistema. Paralelamente, o Exército (US Army) avaliava, para o seu UTTAS (Utility Tactical Transport Aircraft System), o Boeing Vertol YUH-61A e o Sikorsky YUH-60A. Com a escolha do Black Hawk, no final de 1976, a Marinha seguiu o mesmo caminho e definiu a aeronave para ser o LAMPS III.

4 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 4 SH-60B Seahawk na NAS Patuxent River em 1981 No início de 1977, a versão naval foi designada SH-60B Seahawk, apresentando algumas diferenças básicas em relação à outra, como alteração do trem de pouso, deslocado sob a fuselagem mais à frente e montado em uma perna vertical com duas rodas; sistema RAST (Recovery Assist, Secure and Traverse), que auxilia o pouso e a hangaragem segura da aeronave no navio, mesmo sob condições adversas de mar, e dobragem das pás do rotor principal, da cauda e dos estabilizadores. Além dessas modificações, recebeu um radar APS-124, instalado em um radomo achatado sob a cabine, MAD (Magnetic Anomaly Detector), um lançador pneumático com 25 tubos para sonobóias e quatro antenas de ESM (Electronic Support Measures), localizadas de cada lado do nariz e da fuselagem. O SH-16 Seahawk Existem hoje aproximadamente 450 submarinos em serviço em todo o mundo e o número desses modernos e furtivos navios cresce em uma proporção significativa, inclusive entre nações não necessariamente amigáveis. Armados com mísseis de longo alcance, torpedos pesados e minas, representam uma séria ameaça para as forças navais e às rotas mercantes, sejam em águas litorâneas ou em pontos críticos de estrangulamento das linhas de comunicação.

5 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 5 Potenciais adversários sabem que a economia mundial é suscetível a grandes perturbações nas rotas de comércio e as perdas de cargas valiosas, como os grandes navios petroleiros, podem significar prejuízos irrecuperáveis. Manter-se no topo da ameaça submarina portanto, continua a ser vital e, nesse aspecto, o helicóptero naval ainda é uma peça chave no moderno teatro de operações. Ciente dessa situação e com o País avançando cada vez mais em direção a sua auto-suficiência em combustíveis fósseis, com as descobertas de campos de extração na camada do présal, localizada em uma área oceânica denominada pela MB de Amazônia Azul, em 28 de maio de 2008 foi assinada a LOA (Letter of Acceptance), documento pelo qual, via FMS (Foreing Military Sales), a Marinha firmou acordo de compra de novos equipamentos militares com a Sikorsky Aircrafts Corporated, mais especificadamente, quatro aeronaves S-70B, variante de exportação do Seahawk, com capacidade de atuar na guerra antissubmarino.

6 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 6 Durante o Paris Air Show 2011, foi anunciada a compra de mais dois exemplares, totalizando seis. Hoje, todos já foram entregues. O MH-16 conta com avanços tecnológicos e poder de combate até então inéditos na Aviação Naval brasileira, tornando-se o helicóptero naval mais bem equipado da América do Sul, podendo ser operado a partir da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no litoral norte do Rio de Janeiro, ou de qualquer outra base em terra, ou embarcado no navioaeródromo São Paulo (A-12), ou nos navios de Desembarque de Doca (NDD), Desembarque de Carros de Combate (NDCC), na mais nova aquisição da MB, o Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia (G 40) e, futuramente, nos novos Escoltas.

7 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 7 Projeto Logístico Preocupado com a continuidade da vida útil operativa da nova aeronave, não se limitando apenas à sua aquisição, foi elaborado um projeto logístico que se iniciou em dezembro de 2009, por ocasião da realização de um Site Survey, por uma equipe composta pela US Navy e pela Sikorsky, na BAeNSPA.

8 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 8 Reforma dos hangares do Esquadrão HS-1. Foram avaliados o Departamento Industrial da Base, o Depósito Naval, o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN) e o 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1), gerando um relatório contendo informações e recomendações necessárias para a infraestrutura de apoio e as medidas necessárias para o período de qualificação da unidade. O Site Survey apresentou também uma relação completa de ferramentas, equipamentos de apoio e a dotação inicial de sobressalentes. Isso tudo está em constante avaliação pelo Grupo de Fiscalização e Recebimento do Helicóptero MultiEmprego (GFRHME), da Diretoria Geral de Material da Marinha (DGMM), que iniciou seus trabalhos na Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), mudando-se em abril de 2010 para a cidade de Elmira, NY, junto à fábrica da Sikorsky. Dessa maneira, a Força Aeronaval proverá a manutenção dessas aeronaves durante toda sua vida útil, que tem potencial de operação de mais de 30 anos. Um completo sistema de armas

9 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 9 Devido aos avanços tecnológicos e poder combatente, não seria correto afirmar que se trata de um vetor de armas, pois ele se caracteriza por ser um completo e integrado sistema de armas especialmente projetado para o emprego naval, seja realizando missões antissubmarino ou contra alvos de superfície.

10 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 10 Seu projeto lhe confere robustez, resistência e confiabilidade para operação embarcada, em condições adversas de mar e clima, e possui capacidade de realizar HIFR (Helicopetr In Flight Refueling) permanecendo on station por mais tempo. Para o cumprimento de sua missão principal, ou seja, ASW, o SH-16 está equipado com um sonar de imersão no estadoda-arte, O DS-100 HELRAS (Helicopter Long-Range Active Sonar). Fabricado pela L-3Com, este sensor subaquático incorpora recente tecnologia de transmissão e recepção de sinais mecânicos, possuindo um moderno transdutor, cujo projeto emprega uma armação mecânica, do tipo guarda-chuva, que se abre quando submerso, possuindo 2,6 metros de diâmetro, aumentando a abrangência da aérea de recepção de sinais. Ao todo, são 96 hidrofones distribuídos pelos seus oito braços. Possui, ainda, sete transmissores dispostos ao longo de um cabo de 5,2 metros de comprimento, posicionado logo abaixo da estrutura receptora. O HELRAS atua tanto em águas rasas como profundas, podendo ser utilizado abaixo dos 500 metros. Pode operar em frequências de transmissão de 1,31Khz (f low), 1,38Khz (f center) a 1,45 Khz (f high). Essa característica, de operar em baixas frequências, reduz a reverberação dos sinais recebidos e proporciona um alcance teórico superior a 15 milhas náuticas (MN). Um de seus principais recursos está no uso do processamento de sinais de alta resolução doppler, que permite a detecção de alvos com velocidades inferiores a 1 nó.

11 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 11 Junto ao sonar, outro sensor fundamental do MH-16 é o radar APS143 (C)V3, localizado em um radome abaixo da cabine principal. Extremamente confiável, este radar possui uma média mais elevada de tempo entre falhas (MTBF), de aproximadamente 800 horas, e alcance máximo ultrapassando as 200 MN. Introduz na MB o ISAR (Inverse Synthetic Aperture Radar), que é a capacidade de gerar uma imagem bidimensional do alvo, auxiliando na identificação positiva do mesmo, sem a necessidade de expor a aeronave ou outro meio de superfície. Dentre vários modos de operação, o radar possui a transmissão SART Beacon, para missões SAR. Quando assim tilizado, somente transmite em uma frequência pré estabelecida. Com isso, o SART instalado na embarcação emite um Return Eyebrows, que é o sinal de resposta ao radar que o interroga. O SART tem um período de duração estimado de aproximadamente 100 horas, em stand-by, e de oito horas transmitindo, podendo ser detectado por uma aeronave voando a pés e a 30MN de distância.

12 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 12 Outra inovação é o AIS (Automatic Identification System), que permite receber os dados transmitidos pelos navios mercantes, possibilitando a compilação do quadro tático, reduzindo a carga de trabalho dos tripulantes e facilitando a identificação e correlação dos alvos. A aeronave conta com Fully Integrated Glass Cockpit com dois MFD (Multi-Function Displays), disponíveis tanto para o piloto (1P) quanto para o copiloto (2P), onde são exibidos todos os parâmetros de voo, como horizonte artificial, indicativos de potência dos motores, sistemas de armas e display tático, com visualização alternada nas telas.

13 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 13 O painel é compatível com uso de OVN/NVG (Óculos de Visão Noturna/Night Vision Googles), sensor passivo de identificação que auxilia, principalmente, o voo ASW noturno, quando a aeronave permanece hoverando por longos períodos, a poucos pés acima da superfície do mar, aumentando a segurança neste tipo de missão.

14 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 14 Atuando também como sensor passivo o EOSS (Eletro-Optical Sensor System) AN/AAS-44 da Raytheon, é um imageador térmico (FLIR) que combina Day TV e telemetria a laser (Laser Range Finder ou Laser Target Designator) para identificação visual de alvos. Posicionado no nariz da aeronave, tem a sua imagem gerada nos MFDs disponíveis, sendo operado pelo co-piloto através de um joystick no console central.

15 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 15 A aeronave tem sistema de gravação de dados táticos para efetuar a análise posterior de toda missão, GPS integrado para garantir precisão de navegação e auxiliar nas aproximações automáticas para operação com sonar, Voice/Data Recorder, datalink e sistemas de comunicação Rhode&Scharz, equipado com o sistema SECOS. Como armamento antissubmarino, o SH-16 utilizará o torpedo Mk.46 Mod 5, transportado em cabides laterais, sendo capaz de levar até dois torpedos.

16 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 16 Para combate a alvos de superfície, a MB selecionou o MAS Kongsberg AGM 119B Penguin Mk.2 Mod7, com guiagem IR (infravermelho) do tipo Fire And Forget (dispare e esqueça), com alcance de 18MN. Contra ameaças assimétricas, pode ser armado com uma metralhadora lateral de 7,62mm, montada em um pedestal. Dentro do conjunto de contramedidas, a aeronave possui quatro antenas do sistema LR-100 MAGE/ESM (Medidas de Apoio a Guerra Eletrônica/Electronic Support Measures), com dois sensores instalados no nariz e dois em cada lado da fuselagem, proporcionando uma cobertura de 360, e tendo as funções de RWR (Radar Warning Receiver) e ELINT (Electronic Intelligence), tudo integrado em um único sistema.

17 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 17 Também inova com a capacidade de lançar dispositivos de chaff/flare, por meio de dois sistemas ALE-47 CMDS (Countermesures Dispensing System), à ré de cada bordo, com capacidade para 60 cartuchos e variadas combinações de uso.

18 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 18 O chaff se constitui em um importante recurso para a guerra eletrônica, aumentando a chance de sobrevivência da aeronave contra armamentos antiaéreos e mísseis guiados por radar, enquanto que o flare é utilizado para desviar mísseis guiados por IR, lançando cartuchos de pirotécnicos incandescentes, à base de magnésio, que se tornam alvos bem mais atraentes que o calor gerado pela exaustão dos motores do helicóptero. O novo Guerreiro já está totalmente operacional e elevou consideravelmente a capacidade de guerra ASW e ASuW da Marinha do Brasil, equiparando-a aos padrões das principais Forças Navais do mundo.

19 SH-16 Seahawk: O Guerreiro da Marinha do Brasil 19 AD ASTRA PER ASPERA (É ÁRDUO O CAMINHO PARA OS ASTROS)

Esquadrão HU-1 participa da Operação EQMAN-LE

Esquadrão HU-1 participa da Operação EQMAN-LE Esquadrão HU-1 participa da Operação EQMAN-LE No período de 2 a 8 de abril, a aeronave UH-12 Esquilo N-7087 (Águia 87), pertencente ao 1 Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), foi desdobrada

Leia mais

Jubileu de Ouro do Esquadrão HS-1 1

Jubileu de Ouro do Esquadrão HS-1 1 Jubileu de Ouro do Esquadrão HS-1 1 Por Guilherme Wiltgen, Luiz Padilha e Rubens Barbosa Filho No último dia 28 de maio, foi comemorado os 50 anos do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1).

Leia mais

Nova edição da Marinha em Revista traz matéria sobre o UH-15

Nova edição da Marinha em Revista traz matéria sobre o UH-15 Nova edição da Marinha em Revista traz matéria sobre o UH-15 A edição de n 6 da Marinha em Revista, trás como matéria principal o helicóptero UH-15 Super Cougar, do 2 Esquadrão de Helicópteros de Emprego

Leia mais

super tucano Infográfico

super tucano Infográfico Infográfico Referência em Close Air Support O Super Tucano, designado pela Força Aérea Brasileira como A-29, é a mais perfeita combinação de capacitações de Treinamento (Básico e Avançado) e Ataque Leve,

Leia mais

Esquadrão HI-1 completa 50 anos

Esquadrão HI-1 completa 50 anos Esquadrão HI-1 completa 50 anos Criado pelo Aviso nº 0284, de 22 de fevereiro de 1961 do Exmo Sr. Ministro da Marinha e ativado em 27 de junho de 1962, pelo Diretor de Aeronáutica da Marinha, o 1 Esquadrão

Leia mais

NPa 500 BR O navio patrulha da Marinha 1

NPa 500 BR O navio patrulha da Marinha 1 NPa 500 BR O navio patrulha da Marinha 1 NPa Macaé (P 70) Por Willian Dampier Jr O Diário Oficial de 02 de dezembro de 2016, na página 33, publicou Aviso de Licitação do CPN para a contratação de empresa

Leia mais

Glasgow dará nome a nova classe de fragatas Type 26

Glasgow dará nome a nova classe de fragatas Type 26 Glasgow dará nome a nova classe de fragatas Type 26 Por Guilherme Wiltgen Em uma cerimônia ocorrida hoje (20) de manhã em Clyde, o Secretário de Defesa do Reino Unido, Michael Fallon, anunciou que a primeira

Leia mais

FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB

FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas

Leia mais

O submarino não nuclear mais moderno do mundo: S-80 SSK da Navantia

O submarino não nuclear mais moderno do mundo: S-80 SSK da Navantia O submarino não nuclear mais moderno do mundo: S-80 SSK da Navantia Os engenheiros espanhóis da Navantia projetaram o submarino não nuclear mais avançado do mundo, o S-80. O submarino está em construção

Leia mais

Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS

Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS Portal RCP - Notícias Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS Já imaginou ter de parar um Antonov 225 sem freios ABS? (Reprodução) Devido aos pesos, velocidades e distâncias envolvidas,

Leia mais

A SITUAÇÃO DA AVIAÇÃO DE ASAS ROTATIVAS NAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS

A SITUAÇÃO DA AVIAÇÃO DE ASAS ROTATIVAS NAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS A SITUAÇÃO DA AVIAÇÃO DE ASAS ROTATIVAS NAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS JOSÉ ALVES DANIEL FILHO, Graduando em Ciências Econômicas UPIS DF. daniell.filho@gmail.com Nos últimos anos temos observado um grande

Leia mais

Operação Pré-Fronteira Sul II: Esquadrão VF-1 opera pela primeira vez no Pantanal

Operação Pré-Fronteira Sul II: Esquadrão VF-1 opera pela primeira vez no Pantanal Operação Pré-Fronteira Sul II: Esquadrão VF-1 opera pela primeira vez no Pantanal Entre os dias 19 e 23 de junho, foi realizada a Operação Ribeirinha Pré-Fronteira Sul II, na região fronteiriça do Pantanal

Leia mais

NDM Bahia (G 40) foi homologado pela Marinha 1

NDM Bahia (G 40) foi homologado pela Marinha 1 NDM Bahia (G 40) foi homologado pela Marinha 1 Embarcação comprada da França completou viagem entre Rio e Santos. Navio doca multipropósito Bahia abriga 359 homens de tropa e é capaz de operar três helicópteros.

Leia mais

Marinha utiliza 400 militares nas ações de monitoramento dos rejeitos de MG

Marinha utiliza 400 militares nas ações de monitoramento dos rejeitos de MG Marinha utiliza 400 militares nas ações de monitoramento dos rejeitos de MG A Marinha do Brasil está empregando cerca de 400 militares no monitoramento dos rejeitos minerais da barragem da Samarco, em

Leia mais

Os Simuladores de Treino na Marinha 16MAR2010

Os Simuladores de Treino na Marinha 16MAR2010 Os Simuladores de Treino na Marinha CMG EMA Cancela Roque Agenda Introdução Tipos de simuladores Tipos de treino A definição de requisitos Alguns simuladores Perspectivas de evolução Conclusões 2 Conceitos

Leia mais

Corveta Tamandaré: Consórcio Villegagnon abre espaço para indústria do RJ 1

Corveta Tamandaré: Consórcio Villegagnon abre espaço para indústria do RJ 1 Corveta Tamandaré: Consórcio Villegagnon abre espaço para indústria do RJ 1 Da esquerda para a direita: Flavio Gesca (Mectron), Alice Oliveira (Naval Group), Eric Berthelot (Naval Group), Maurício Almeida

Leia mais

Uma USV multifuncional para salvar vidas, economizar dinheiro, economizar tempo e coletar dados sobre o ambiente onde vivemos.

Uma USV multifuncional para salvar vidas, economizar dinheiro, economizar tempo e coletar dados sobre o ambiente onde vivemos. B7 The Beagle Embarcação de Superfície Não Tripulada (USV) Uma USV multifuncional para salvar vidas, economizar dinheiro, economizar tempo e coletar dados sobre o ambiente onde vivemos. A B-7 é uma embarcação

Leia mais

Os helicópteros de combate mais espetaculares da história militar COLEÇÃO INÉDITA. Aero Graphics Inc./Corbis

Os helicópteros de combate mais espetaculares da história militar COLEÇÃO INÉDITA. Aero Graphics Inc./Corbis Os helicópteros de combate mais espetaculares da história militar COLEÇÃO INÉDITA Aero Graphics Inc./Corbis Os helicópteros de combate mais espetaculares da história militar numa coleção inédita! Que comece

Leia mais

A Concepção dos Navios Militares

A Concepção dos Navios Militares A Concepção dos Navios Militares Das Lições da 2ª GG ao Pós-11 de Setembro 16 de Março o de 2010 1 CMG ECN Moreira Guerreiro Tópicos da Apresentação Situação no Final da 2ª GG A Era Nuclear e a Guerra

Leia mais

Marinha do Brasil e Armada da Argentina incrementam os laços de amizade e cooperação na Operação Fraterno

Marinha do Brasil e Armada da Argentina incrementam os laços de amizade e cooperação na Operação Fraterno Marinha do Brasil e Armada da Argentina incrementam os laços de amizade e cooperação na Operação Fraterno Após cinco dias de comissão e diversos exercícios operativos, chega ao fim a Operação Fraterno

Leia mais

NPaOc Amazonas em exercício com a Marinha da África do Sul

NPaOc Amazonas em exercício com a Marinha da África do Sul NPaOc Amazonas em exercício com a Marinha da África do Sul Por Guilherme Wiltgen A caminho para Visakhapatnam, na Índia, para participarem da Índia International Fleet Review (IFR) e, posteriormente, o

Leia mais

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome.

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome. A evolução dos porta aviões da PLA Navy faz a diferença 1 No ritmo atual da construção naval chinesa, a China está em vias de possuir a maior capacidade de projeção de poder com porta aviões, além dos

Leia mais

Artigo do DAN contribui para segurança de voo da Marinha do Brasil

Artigo do DAN contribui para segurança de voo da Marinha do Brasil Artigo do DAN contribui para segurança de voo da Marinha do Brasil O artigo Relatório da US Navy aponta alta velocidade do navio como causa de acidente com helicóptero, foi adaptado pelo periódico O Convoo,

Leia mais

Fire Scout e Seahawk embarcam juntos pela primeira vez em um LCS

Fire Scout e Seahawk embarcam juntos pela primeira vez em um LCS Fire Scout e Seahawk embarcam juntos pela primeira vez em um LCS Um helicóptero MH-60R Seahawk e um MQ-8B Fire Scout estão embarcados como uma unidade composta no mesmo navio, a primeira vez para a integração

Leia mais

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1 Por Emídio Neto Para ocupar o cockpit de uma aeronave de caça da Marinha do Brasil, o piloto passa por um longo processo de seleção, estudos e treinamento,

Leia mais

Portugal encontra-se numa posição geográfica extremamente O PILOTO DE PATRULHAMENTO MARÍTIMO ENQUADRAMENTO POSIÇÃO GEOGRÁFICA

Portugal encontra-se numa posição geográfica extremamente O PILOTO DE PATRULHAMENTO MARÍTIMO ENQUADRAMENTO POSIÇÃO GEOGRÁFICA P-3C Cup+ Orion O PILOTO DE PATRULHAMENTO MARÍTIMO Transcrição da Comunicação apresentada pelo Tenente-Coronel PILAV Fernando Agos tinho Almeida da Rocha no I Seminário Mais Alto ENQUADRAMENTO Portugal

Leia mais

VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Daniel Gomes Eng. Agrônomo, Dr., PqC do Polo Regional Leste Paulista/APTA daniel.gomes@apta.sp.gov.br Um Veículo Aéreo Não Tripulado

Leia mais

Desenvolvimento de Armamentos Inteligentes no Brasil

Desenvolvimento de Armamentos Inteligentes no Brasil Desenvolvimento de Armamentos Inteligentes no Brasil A partir de 2011, com a aquisição do controle acionário da Mectron, empresa protagonista do desenvolvimento e integração de sistemas complexos para

Leia mais

Sistema de Contramedida Electrônica - SCE Jammer. RCIEDBlocker. DroneBlocker. ComBlocker. Sistemas Eletro-Ópticos Giroestabilizados

Sistema de Contramedida Electrônica - SCE Jammer. RCIEDBlocker. DroneBlocker. ComBlocker. Sistemas Eletro-Ópticos Giroestabilizados No segmento de Defesa e Segurança Pública, a IACIT desenvolve, fabrica e instala equipamentos e sistemas aplicados à vigilância terrestre, aérea e marítima, comunicação militar e jammers. Sistema de Contramedida

Leia mais

Gotemburgo A casa da família dos radares Giraffe e Sea Giraffe da Saab 1

Gotemburgo A casa da família dos radares Giraffe e Sea Giraffe da Saab 1 Gotemburgo A casa da família dos radares Giraffe e Sea Giraffe da Saab 1 Radar Giraffe 4A em um caminhão e a direita, o prédio principal onde no teto são testados os radares da Saab Por Luiz Padilha Gotemburgo,

Leia mais

Programa UHP: Marinha do Brasil avalia o helicóptero H145 1

Programa UHP: Marinha do Brasil avalia o helicóptero H145 1 Programa UHP: Marinha do Brasil avalia o helicóptero H145 1 Durante três dias, o Defesa Aérea & Naval acompanhou na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, a avaliação do helicóptero H145, que se encontrava

Leia mais

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 O Brasil avança na construção de um núcleo da artilharia e no desenvolvimento de tecnologias de armas de defesa dominadas por apenas

Leia mais

Estaleiro Saab Kockums se moderniza para construir o futuro submarino A26 1

Estaleiro Saab Kockums se moderniza para construir o futuro submarino A26 1 Estaleiro Saab Kockums se moderniza para construir o futuro submarino A26 1 Estaleiro Saab Kockums em Karlskrona-SE Por Luiz Padilha Durante a viagem do DAN à Karlskrona-SE, quando ocorreu o embarque no

Leia mais

Aviação Naval: Há 100 anos se mantendo na marca!

Aviação Naval: Há 100 anos se mantendo na marca! Aviação Naval: Há 100 anos se mantendo na marca! Impõe-se a uma Marinha eficiente e moderna a existência de uma Aviação genuinamente Naval. Por Guilherme Wiltgen A Aviação Naval brasileira, passa hoje

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Revisão: R01 Data: 01/11/2011 AERONAVE EXECUTIVA Folha: 1/6 AERONAVE EXECUTIVA Elaborado por: Comandante Paulo Roberto Fuganti (Casa Militar do Governo do Estado do Paraná) Ampliação

Leia mais

Esquadrão HU-2 completa 29 anos

Esquadrão HU-2 completa 29 anos Esquadrão HU-2 completa 29 anos Por Guilherme Wiltgen O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) foi criado pelo Decreto nº 93.274, do Exmº Sr. Presidente da República em 18 de setembro de

Leia mais

O CONFLITO NO ATLÂNTICO SUL NAVIO CHILENO É AFUNDADO HELICÓPTERO BRASILEIRO ABATIDO

O CONFLITO NO ATLÂNTICO SUL NAVIO CHILENO É AFUNDADO HELICÓPTERO BRASILEIRO ABATIDO O CONFLITO NO ATLÂNTICO SUL NAVIO CHILENO É AFUNDADO HELICÓPTERO BRASILEIRO ABATIDO O LST-93 Valdívia, em Valparaíso, ao lado de uma fragata e do transporte Rancagua NAVIO AFUNDADO Armada Chilena negou

Leia mais

Nota complementar da Marinha sobre a avaria no NDD Ceará (G 30)

Nota complementar da Marinha sobre a avaria no NDD Ceará (G 30) Nota complementar da Marinha sobre a avaria no NDD Ceará (G 30) MARINHA DO BRASIL CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA NOTA À IMPRENSA Brasília-DF, 2 de maio de 2015. Avaria no Navio de Desembarque-Doca

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: The Red Arrows - Grupo Acrobático da Real Força Aérea Autor: Rafael Uzilin Francisco Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número 1 2012 ISSN 2177-5907

Leia mais

Visita à FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Visita à FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE Visita à FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE 26/11/2014 Sumário Introdução Estrutura e Funcionamento Áreas de Competência e Principais Projetos Perspectivas Futuras Sumário Introdução Estrutura

Leia mais

Especial 27 anos da Aviação

Especial 27 anos da Aviação Especial 27 anos da Aviação do Exército: 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro) O 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro), foi recriado em 17 de agosto de 1993 e recebeu a denominação histórica Batalhão Casimiro Montenegro

Leia mais

Iraque faz pedido de compra de helicópteros Bell 412 EP aos EUA

Iraque faz pedido de compra de helicópteros Bell 412 EP aos EUA Iraque faz pedido de compra de helicópteros Bell 412 EP aos EUA Bell 412 Griffin Inglês A Agência de Cooperação de Segurança e Defesa dos EUA (DSCA) notificou o Congresso de uma possível venda via FMS,

Leia mais

A imagem que só apareceu na internet chinesa. O texto diz: "cerimônia para a Construção do destroyer Type 055 nº 1"

A imagem que só apareceu na internet chinesa. O texto diz: cerimônia para a Construção do destroyer Type 055 nº 1 China pode ter iniciado a construção do novo Destroyer Type 055 1 A imagem que só apareceu na internet chinesa. O texto diz: "cerimônia para a Construção do destroyer Type 055 nº 1" A imagem que acaba

Leia mais

Fragata Niterói : tecnologia e mobilidade reforçam segurança da Copa do Mundo em Salvador

Fragata Niterói : tecnologia e mobilidade reforçam segurança da Copa do Mundo em Salvador Fragata Niterói : tecnologia e mobilidade reforçam segurança da Copa do Mundo em Salvador Maior e mais bem equipado navio da Força Naval Componente (FNC), que atua em Salvador durante a Copa do Mundo,

Leia mais

ARTILHARIA DE CAMPANHA NO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 2007

ARTILHARIA DE CAMPANHA NO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 2007 ARTILHARIA DE CAMPANHA NO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 2007 A Arma de Artilharia no Exército Brasileiro é dividida em Artilharia Antiaérea e Artilharia de Campanha. A de Campanha é assim definida: A Artilharia

Leia mais

MIRAGE 2000 UMA REFLEXÃO SOBRE O STOP-GAP DO PROGRAMA F-X

MIRAGE 2000 UMA REFLEXÃO SOBRE O STOP-GAP DO PROGRAMA F-X MIRAGE 2000 UMA REFLEXÃO SOBRE O STOP-GAP DO PROGRAMA F-X JOSÉ ALVES DANIEL FILHO, Graduando em Ciências Econômicas - UPIS -DF. marc-df@bol.com.br Nos últimos dias pudemos observar nas várias revistas

Leia mais

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Os aviões-radares E-99, que são estratégicos para as atividades de defesa do espaço aéreo, ganham novos sistemas que chegam a duplicar a capacidade

Leia mais

Farnborough Mock-up do F-35 e sua turbina de decolagem vertical. (Fotos: autor)

Farnborough Mock-up do F-35 e sua turbina de decolagem vertical. (Fotos: autor) Farnborough 2014 Roberto Portella Bertazzo, Graduado em Historia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares de Sousa da Universidade Federal de

Leia mais

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 17 MAIO 2016 FIRJAN / GICAN

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 17 MAIO 2016 FIRJAN / GICAN PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 17 MAIO 2016 FIRJAN / GICAN SUMÁRIO 1. AMAZÔNIA AZUL 2. PROJETOS ESTRATÉGICOS 3. BENEFÍCIOS PARA O PAÍS 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS AMAZÔNIA AZUL AMAZÔNIA AZUL 97% DO COMÉRIO

Leia mais

ASSESSSORIA ESPECIAL DO COMANDO DO EXÉRCITO PARTICIPAÇÃO DO EXÉRCITO NA ESTRUTURAÇÃO DA BID/BRASIL

ASSESSSORIA ESPECIAL DO COMANDO DO EXÉRCITO PARTICIPAÇÃO DO EXÉRCITO NA ESTRUTURAÇÃO DA BID/BRASIL ASSESSSORIA ESPECIAL DO COMANDO DO EXÉRCITO PARTICIPAÇÃO DO EXÉRCITO NA ESTRUTURAÇÃO DA BID/BRASIL Março 2016 1 2 ASSESSORIA ESPECIAL DO COMANDO DO EXÉRCITO 3 ASSESSORIA ESPECIAL DO COMANDO DO EXÉRCITO

Leia mais

PLANO DE OBTENÇÃO DE CAPACIDADES MATERIAIS (PCM)(PEEx )

PLANO DE OBTENÇÃO DE CAPACIDADES MATERIAIS (PCM)(PEEx ) Boletim Especial do Exército PLANO ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO (PEEx) 2016-2019 1 Helicóptero de Ataque A129 Mangusta Este boletim é muito abrangente, por esta razão, vamos abordar alguns pontos que destacamos

Leia mais

HMS Ocean Marinha deve assinar este mês a compra do Porta Helicópteros

HMS Ocean Marinha deve assinar este mês a compra do Porta Helicópteros HMS Ocean Marinha deve assinar este mês a compra do Porta Helicópteros A Marinha do Brasil empenhou o valor de R$ 381.081.500,00 (dependendo do câmbio, 79 milhões de libras esterlinas), para aquisição

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Frecce Tricolore Grupo de Demonstração e Acrobacia da Força Aérea Italiana. Autor: Guilherme Siltori Acosta Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número

Leia mais

Organização Odebrecht

Organização Odebrecht Organização Odebrecht ORGANIZAÇÃO ODEBRECHT Uma Organização Global 71 anos de existência Presença em 21 países 36 anos de atuação internacional Exportação para mais de 70 países 20 milhões de usuários

Leia mais

Royal Navy. Por Guilherme Wiltgen

Royal Navy. Por Guilherme Wiltgen Wildcat substituir Royal Navy HMA2 o Lynx começa Mk8 na Por Guilherme Wiltgen Os primeiros quatro, dos 12 novos, Wildcat HMA2 foram entregues ao Esquadrão 815 (815 Naval Air Squadron) e iniciaram a substituição

Leia mais

Governo britânico fecha contrato para produção de arma a laser

Governo britânico fecha contrato para produção de arma a laser Governo britânico fecha contrato para produção de arma a laser O governo britânico fechou um acordo de 30 milhões de libras (R$ 119 milhões) com fabricantes de armamentos para desenvolver o protótipo de

Leia mais

GBAS. Geodésia II Eng. Cartográfica Prof. Dra. Daniele Barroca

GBAS. Geodésia II Eng. Cartográfica Prof. Dra. Daniele Barroca Cleber Junior Alencar Samira Neves Pedrosa GBAS Geodésia II Eng. Cartográfica Prof. Dra. Daniele Barroca Sumário 1. Introdução 2. Sistema de Aumento 3. Interferência nos sinais GNSS 4. O GBAS 5. Aplicações

Leia mais

OPERAÇÕES AÉREAS COM EMPREGO DE ÓCULOS DE VISÃO NOTURNA (OVN) QUARTZO ENGENHARIA DE DEFESA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

OPERAÇÕES AÉREAS COM EMPREGO DE ÓCULOS DE VISÃO NOTURNA (OVN) QUARTZO ENGENHARIA DE DEFESA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA OPERAÇÕES AÉREAS COM EMPREGO DE ÓCULOS DE VISÃO NOTURNA (OVN) QUARTZO ENGENHARIA DE DEFESA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA CARLOS ALBERTO MARTINS CANO (+55 22) 99261-5556 carloscano@quartzoengdef.com.br SUMÁRIO

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Família 7X7 de Aeronaves Comerciais da Boeing Boeing 727. Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 5 Número 1 2013 ISSN 2177-5907 2013 Família 7X7 de Aeronaves

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS ADVERTÊNCIA O único objetivo das investigações realizadas pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

Leia mais

Novos navios-tanque permitirão a marinha chinesa dar a volta ao mundo

Novos navios-tanque permitirão a marinha chinesa dar a volta ao mundo Novos navios-tanque permitirão a marinha chinesa dar a volta ao mundo A Marinha do Exército de Libertação Popular da China, agora tem um porta-aviões, caças novos para voar, novos submarinos e destróieres

Leia mais

DGS lança nova geração do modelo 650

DGS lança nova geração do modelo 650 DGS lança nova geração do modelo 650 Fabricada pelo estaleiro DGS Defence, que desenvolve projetos e constrói barcos militares exclusivos, a DGS 650 é uma embarcação tubular rígida híbrida Rio de Janeiro,

Leia mais

MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO?

MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO? MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO? Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) robertobertazzo@hotmail.com A compra de

Leia mais

Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial

Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial Segunda Guerra, litoral brasileiro. Há sete décadas, um bombardeiro B-25 realizou o primeiro ataque da Força

Leia mais

Tipos de Embarcações, Qualidades Náuticas e Operacionais. Arquitectura Naval

Tipos de Embarcações, Qualidades Náuticas e Operacionais. Arquitectura Naval Tipos de Embarcações, Qualidades Náuticas e Operacionais Classificação dos Navios de Comércio Segundo Natureza do Transporte Os navios de carga podem ser divididos em vários tipos básicos: Navios de Massa

Leia mais

Portal CR Portal de Aviação - ILS: O que é, como funciona Texto e foto: Fábio Laranjeira

Portal CR Portal de Aviação - ILS: O que é, como funciona Texto e foto: Fábio Laranjeira Texto e foto: Fábio Laranjeira 1 / 11 ILS (Instrument Landing System): Sistema de pousos por instrumentos formado pelo Glide Slope, que emite sinais indicativos da rampa de aproximação, pelo Localizer

Leia mais

M-1 ABRAMS PARA LUTA URBANA

M-1 ABRAMS PARA LUTA URBANA M-1 ABRAMS PARA LUTA URBANA O combate urbano nos conflitos modernos é uma realidade, embora ele não seja novo, hoje faz parte dos temores que tropas bem equipadas têm que enfrentar no seu dia a dia, com

Leia mais

SOCIEDADE AMIGOS DA MARINHA de Campinas SOAMAR Campinas Por uma mentalidade marítima!

SOCIEDADE AMIGOS DA MARINHA de Campinas SOAMAR Campinas Por uma mentalidade marítima! Fundada em 09/09/1982 Boletim Informativo nº 30 Agosto 2012. SOCIEDADE AMIGOS DA MARINHA de Campinas SOAMAR Campinas Por uma mentalidade marítima! Palavra do Almirante Victor CARDOSO GOMES Contra-Almirante

Leia mais

ebook O Tecnólogo em Transporte Aéreo

ebook O Tecnólogo em Transporte Aéreo ebook O Tecnólogo em Transporte Aéreo 1ª Edição 2016 SUMÁRIO CAPITULO I A DIFERENÇA ENTRE AERONAUTA E AEROVIÁRIO Aeroviário Aeronauta Projeção da aviação nos próximos anos CAPITULO II - O CURSO SUPERIOR

Leia mais

CADEIA DE VALOR E IMPORTÂNCIA SOCIOECNÔMICA DO COMPLEXO DE DEFESA E SEGURANÇA NO BRASIL

CADEIA DE VALOR E IMPORTÂNCIA SOCIOECNÔMICA DO COMPLEXO DE DEFESA E SEGURANÇA NO BRASIL CADEIA DE VALOR E IMPORTÂNCIA SOCIOECNÔMICA DO COMPLEXO DE DEFESA E SEGURANÇA NO BRASIL Joaquim J.M. Guilhoto FEA Universidade de São Paulo Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, FIPE Agosto / 2015

Leia mais

Objetivos. Dispor de recursos humanos civis e militares capazes de cumprir as ações necessárias à Defesa Nacional.

Objetivos. Dispor de recursos humanos civis e militares capazes de cumprir as ações necessárias à Defesa Nacional. Plano Plurianual 2016-2019 para as Forças Armadas 1 Objetivos Promover a multilateralidade na área de defesa com países e organismos internacionais. Cooperação e intercâmbio na área de defesa, com países

Leia mais

Ministro da Defesa visita Comando-em-Chefe da Esquadra*

Ministro da Defesa visita Comando-em-Chefe da Esquadra* Ministro da Defesa visita Comando-em-Chefe da Esquadra* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, visitou, nesta quarta-feira (1), o Comando-em- Chefe da Esquadra, organização militar que coordena quase a totalidade

Leia mais

Entrevista com o AE Leal Ferreira Forças Distritais

Entrevista com o AE Leal Ferreira Forças Distritais Entrevista com o AE Leal Ferreira Forças Distritais Forças Distritais DAN Muito pouco se lê sobre as Forças Distritais da MB. O Sr poderia nos falar sobre a modernização de seus meios, os NPa, NaPaFlu,

Leia mais

Savis-Bradar apresentou linha de radares na 4ª BID BRASIL

Savis-Bradar apresentou linha de radares na 4ª BID BRASIL Savis-Bradar apresentou linha de radares na 4ª BID BRASIL De base tecnológica genuinamente brasileira, as empresas Savis e Bradar, do Grupo Embraer, foram um dos destaques da 4ª Mostra BID Brasil, que

Leia mais

Super Tucano em operação na Força Aérea dos EUA

Super Tucano em operação na Força Aérea dos EUA Super Tucano em operação na Força Aérea dos EUA No 81º Esquadrão de Caça da Força Aérea dos EUA, em Moody, Georgia, pilotos americanos e afegãos voam a avançada aeronave de contrainsurgência A-29 Super

Leia mais

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG*

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Brasília, 18/05/2016 A nova geração da aeronave de combate Gripen E/NG foi apresentada nesta quarta-feira, em Linköping, na Suécia, em cerimônia

Leia mais

Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas

Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas Posto de Comando Móvel integrado ao SISCOMIS Por Rubens Barbosa Filho Durante a realização dos

Leia mais

SAFETY MEMO. Divulgação de Segurança Operacional Nº 06/GSO/2015

SAFETY MEMO. Divulgação de Segurança Operacional Nº 06/GSO/2015 Página: 1/6 Divulgação de Segurança Operacional Nº 06/GSO/2015 Data: 10/09/2015 Distribuição: FGA ATD MNT UOH ASSUNTO: JET BLAST E SUAS CONSEQUÊNCIAS Jet Blast é o fenômeno do movimento do ar produzido

Leia mais

Por que os Estados Unidos. combater o Estado Islâmico (ISIS)

Por que os Estados Unidos. combater o Estado Islâmico (ISIS) Por que os Estados Unidos devem usar forças de operações especiais para combater o Estado Islâmico (ISIS) Por Tenente-Coronel Rocco Vergara Lancellotti* As Forças de Operações Especiais (SOF, na sigla

Leia mais

Inteligência dos EUA diz que a China terá navios armados com railgun até Por Joseph Trevithick

Inteligência dos EUA diz que a China terá navios armados com railgun até Por Joseph Trevithick Inteligência dos EUA diz que a China terá navios armados com railgun até 2025 1 Por Joseph Trevithick Em janeiro de 2018, apareceram imagens nas mídias sociais do Haiyang Shan, um dos navios de desembarque

Leia mais

Boeing vai produzir bombas de pequeno diâmetro*

Boeing vai produzir bombas de pequeno diâmetro* Boeing vai produzir 6.000 bombas de pequeno diâmetro* O contrato de US$ 193 milhões da USAF com a Boeing fornecerá as SDB para a Arábia Saudita, Japão, Israel, Holanda, Coreia do Sul e Singapura A Boeing

Leia mais

Boeing e Embraer apresentam o programa ecodemonstrator

Boeing e Embraer apresentam o programa ecodemonstrator Boeing e Embraer apresentam o programa ecodemonstrator Por Luiz Padilha Rio de Janeiro, 7 de julho de 2016 A Boeing e a Embraer apresentaram hoje a aeronave que será utilizada pelas duas fabricantes no

Leia mais

Destaque. Boeing anos depois regressa. à frota da euroatlantic

Destaque. Boeing anos depois regressa. à frota da euroatlantic Destaque Boeing 737-15 anos depois regressa 6 à frota da euroatlantic Foi no passado dia 1 8 de Março, que a euroatlantic Airways (EAA) recebeu o Boeing 737- -800 (série Bk 2), que agora tem o registo

Leia mais

COLÔMBIA - BLINDADOS BRASILEIROS EM SITUAÇÃO REAL DE COMBATE

COLÔMBIA - BLINDADOS BRASILEIROS EM SITUAÇÃO REAL DE COMBATE COLÔMBIA - BLINDADOS BRASILEIROS EM SITUAÇÃO REAL DE COMBATE Os principais blindados sobre rodas em operações militares executados pelo Exército da Colômbia continuam a ser os remanescentes dos 6x6 ENGESA,

Leia mais

Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos*

Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos* 12 de julho de 2016. Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos* Brasil exportará urânio enriquecido pela primeira vez* Farnborough Air Show 2016: Embraer

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência RELATÓRIO FINAL SIMPLIFICADO DADOS DA OCORRÊNCIA

Leia mais

DESEMPENHO. Velocidade de Estol Velocidade de cruzeiro (75%) Distância de decolagem (obstáculo 15m) Autonomia de 4 horas

DESEMPENHO. Velocidade de Estol Velocidade de cruzeiro (75%) Distância de decolagem (obstáculo 15m) Autonomia de 4 horas O FK-9 Profissional, aeronave de asa alta da família FK, construída em material composto, a aeronave conta com muito design, beleza e tecnologias de ponta, tudo para tornar o seu voo mais prazeroso e seguro.

Leia mais

AERÓDROMO MUNICIPAL DE PONTE DE SOR

AERÓDROMO MUNICIPAL DE PONTE DE SOR AERÓDROMO MUNICIPAL DE PONTE DE SOR O Aeródromo Municipal de Ponte de Sor é uma infraestrutura de utilização pública, certificada pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC ) em classe II e Categoria

Leia mais

KC-390: Governo português

KC-390: Governo português KC-390: Governo português cancela programa de modernizaçao do C-130 Hércules O projeto inicial de modernização da aeronave de transporte C-130 Hércules, da Força Aérea Portuguesa, foi cancelado e a frota

Leia mais

Requisitos de Compatibilidade Eletromagnética para Indústria Naval e Off-shore

Requisitos de Compatibilidade Eletromagnética para Indústria Naval e Off-shore Requisitos de Compatibilidade Eletromagnética para Indústria Naval e Off-shore Conteúdo Contextualização Conteúdo Local Classificação de Equipamentos Compatibilidade Eletromagnética Conclusões Contextualização

Leia mais

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, realizou, no dia 11 de março, a Cerimônia de Entrega de duas Lanchas-Patrulha

Leia mais

Ministro da Defesa participa de debate na FIESP sobre o fortalecimento da indústria de defesa*

Ministro da Defesa participa de debate na FIESP sobre o fortalecimento da indústria de defesa* Ministro da Defesa participa de debate na FIESP sobre o fortalecimento da indústria de defesa* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, esteve nesta segunda-feira (7), na Federação das Indústrias do Estado

Leia mais

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 As aeronaves da Esquadrilha da Fumaça mal chegaram à Santiago, no Chile, e já contabilizaram uma marca histórica. Em voo sobre a capital chilena

Leia mais

AULA 6: Meteorologia Aeroportuária

AULA 6: Meteorologia Aeroportuária AULA 6: Meteorologia Aeroportuária AEROPORTOS Profa. Ms. Ana Paula Fugii 5ºA/5ºD/5ºC 07/10/2014 Serviço da Aeronáutica - Observação; - Vigilância; - Previsão meteorológica, - Fornecido aos pilotos e às

Leia mais

GLADIADOR Melhor relação peso/potência da categoria

GLADIADOR Melhor relação peso/potência da categoria GLADIADOR 2300 Melhor relação peso/potência da categoria Catálogo virtual Português Ago/2016 GLADIADOR 2300 O pulverizador autopropelido Gladiador 2300 apresenta grande autonomia de trabalho, possibilitando

Leia mais

UH-15A da Marinha do Brasil recebe integração do míssil Exocet

UH-15A da Marinha do Brasil recebe integração do míssil Exocet UH-15A da Marinha do Brasil recebe integração do míssil Exocet MBDA e Avibras anunciam contrato para motorização do sistema de armamentos de combate antinavio Exocet AM39 garantindo aumento do conteúdo

Leia mais

Mais um duro golpe contra o Rafale, Índia adia o contrato de compra

Mais um duro golpe contra o Rafale, Índia adia o contrato de compra Mais um duro golpe contra o Rafale, Índia adia o contrato de compra Índia adia compra do Rafale após esgotar orçamento A Índia adiou até o próximo ano fiscal, o plano de comprar 126 caças franceses Rafale,

Leia mais