Especial 27 anos da Aviação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Especial 27 anos da Aviação"

Transcrição

1 Especial 27 anos da Aviação do Exército: 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro) O 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro), foi recriado em 17 de agosto de 1993 e recebeu a denominação histórica Batalhão Casimiro Montenegro Filho. Esta homenagem evoca os fatos notáveis nacionais, ligados com a história do 2 Regimento de Aviação do Exército, ao Marechal Casimiro Montenegro Filho, no intuito de manter viva no Exército do presente, as tradições do seu passado. Os fatos marcantes na vida do Marechal vão, desde a sua formação na 1ª Turma de Aviação do Exército, na Escola Militar do Realengo (atual AMAN), passando pela criação e voo inaugural do Correio Aéreo Militar (atual CAN), seu primeiro Comando do Núcleo do 2 Regimento de Aviação Militar, de 1933 a 1936, sua formação na 1ª Turma de Engenharia Aeronáutica,

2 criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro Técnico Aeroespacial (atual DCTA) até se tornar patrono da Engenharia Aeronáutica. A criação do 2 Esquadrão de Aviação do Exército, foi fruto do desmembramento do 1 Batalhão de Helicópteros e teve origem na 1ª Companhia de Helicópteros de Manobra e na Companhia de Comando e Serviço do então 1 Batalhão de Helicópteros. O 2 BAvEx iniciou suas atividades em 10 de fevereiro de 1994 e comemora o seu aniversário em 14 de março, data esta em que cumpriu a sua 1ª Missão Aérea, prestando apoio a 26ª Brigada de Infantaria Para-quedista. A partir de 1 de janeiro de 2005, mudou a sua designação de 2 Esquadrão para 2 Batalhão de Aviação do Exército e também é conhecido como Batalhão Guerreiro. Possui em sua dotação sete aeronaves HM-1 Pantera, seis HA-1 Fennec e quatro HM-3 Cougar. Dos seis HA-1, três aeronaves já se encontram configuradas

3 para utilizar OVN (óculos de visão noturna) e uma quarta já está em processo de configuração. Os quatro HM-3 Cougar estão configurados para utilização de OVN. O 2 BAvEx possui as seguintes subunidades: 01 Esquadrilha de Comando e Apoio, 01 Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA); 02 Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG) e 01 Esquadrilha de Manutenção e Suprimentos (EMS) No emprego em combate, a AvEx realiza o voo tático, realizado à baixa altura, que vem a imprimir à Força Terrestre, grande mobilidade, versatilidade e poder de combate. Para isso, o 2 BAvEx precisa estar sempre preparado e conta com um efetivo com grande capacidade adestramento. profissional e em constante O Batalhão Guerreio desenvolve grande atividade junto as unidades do EB em todo o território nacional e também à comunidade civil, cumprindo missões de apoio em situação de calamidade pública, com a ocorrida em Santa Catarina, onde a primeira aeronave da AvEx a chegar foi o HM-1 Pantera EB-2014 (Guerreiro 14). Seu atual Comandante é o TC Alexandre Lopes Nogueira.

4 Aviação do Exército parte para missão na Copa das Confederações

5 As aeronaves da Aviação do Exército (AvEx), sediadas no Comando de Aviação do Exército, em Taubaté/SP, partiram nesta segunda para realizar a missão de prover a defesa das cidades sedes da Copa das Confederações. Durante a semana passada, o DAN acompanhou os preparativos da AvEx para o envio de suas aeronaves e a saída, realizada na tarde desta segunda-feira, ficando o 1 Batalhão de Aviação do Exército (1 BAvEx), responsável pela defesa de Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, e o 2 BAvEx das cidades de Salvador, Recife e Fortaleza.

6 Estão sendo utilizadas as aeronaves HM-1 Pantera e HA-1 Fennec, sendo que duas destas aeronaves estão equipadas com imageador térmico (FLIR), conhecidas na Aviação do Exército como Olho da Águia.

7 Durante os dias que antecedem os jogos, a AvEx estará realizando treinamento com as tropas mobilizadas para o evento que começa no dia BAvEx completa 19 anos

8 Por Guilherme Wiltgen Foi comemorado no último dia 15, os 19 anos de criação do 2 Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx), em solenidade realizada a bordo do seu hangar, comandado hoje pelo TC Alexandre Lopes Nogueira.

9 TC Nogueira recepcionando CMSE e ComAvEx A cerimônia foi presidida pelo Gen. Ex. Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste (CMSE), contando ainda com a presença do Gen Bda Laerte, Comandante da Aviação do Exército, dos ex-comandantes e demais autoridades civis e militares que prestigiaram o batalhão Guerreiro, como o 2 BAvEx é conhecido.

10 Durante a erimônia, diversos tripulantes foram agraciados com diplomas de hora de voo e personalidades civis receberam o diploma de amigo do 2 BAvEx. O 2 BAvEx, foi recriado em 17 de agosto de 1993 e recebeu a denominação histórica de Batalhão Casimiro Montenegro Filho. Esta homenagem evoca os fatos notáveis nacionais, ligados com a história do 2 Regimento de Aviação do Exército, ao Marechal

11 Casimiro Montenegro Filho, no intuito de manter viva no Exército do presente, as tradições do seu passado. Os fatos marcantes na vida do Marechal vão, desde a sua formação na 1ª Turma de Aviação do Exército, na Escola Militar do Realengo (atual AMAN), passando pela criação e voo inaugural do Correio Aéreo Militar (atual CAN), seu primeiro Comando do Núcleo do 2 Regimento de Aviação Militar, de 1933 a 1936, sua formação na 1ª Turma de Engenharia Aeronáutica, criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro Técnico Aeroespacial (atual DCTA) até se tornar patrono da Engenharia Aeronáutica.

12 A criação do 2 Esquadrão de Aviação do Exército, foi fruto do desmembramento do 1 Batalhão de Helicópteros e teve origem na 1ª Companhia de Helicópteros de Manobra e na Companhia de Comando e Serviço do então 1 Batalhão de Helicópteros. O 2 BAvEx iniciou suas atividades em 10 de fevereiro de 1994 e comemora o seu aniversário em 14 de março, data esta em que cumpriu a sua 1ª Missão Aérea, prestando apoio a 26ª Brigada de Infantaria Para-quedista. A partir de 1 de janeiro de 2005, mudou a sua designação de 2 Esquadrão para 2 Batalhão de Aviação do Exército e também é conhecido como Batalhão Guerreiro. Possui em sua dotação sete aeronaves HM-1 Pantera, seis HA-1 Fennec e 04 HM-3 Cougar.

13 Dos seis HA-1, três aeronaves já se encontram configuradas para utilizar OVN (óculos de visão noturna) e uma quarta já está em processo de configuração. Os quatro HM-3 Cougar estão configurados para utilização de OVN. O 2 BAvEx possui as seguintes subunidades: 01 Esquadrilha de Comando e Apoio, 01 Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA); 02 Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG) e 01 Esquadrilha de Manutenção e Suprimentos (EMS) No emprego em combate, a AvEx realiza o voo tático, realizado à baixa altura, que vem a imprimir à Força Terrestre, grande mobilidade, versatilidade e poder de combate. Para isso, o 2 BAvEx precisa estar sempre preparado e conta com um efetivo com grande capacidade profissional e em constante adestramento.

14 O Batalhão Guerreio desenvolve grande atividade junto as unidades do EB em todo o território nacional e também à comunidade civil, cumprindo missões de apoio em situação de calamidade pública, com a ocorrida em Santa Catarina, onde a primeira aeronave da AvEx a chegar foi o HM-1 Pantera EB-2014 (Guerreiro 14). Ao final da cerimônia, a tropa se retirou do hangar ao som da banda do CAvEx e desfilou em continência ao Gen. Adhemar.

15 Defesa Aérea & Naval Revista Verde Oliva na

16 Na edição n 216 da Revista Verde Oliva, publicada pelo Centro de Comunicação Social do Exército, tem como tema principal uma excelente matéria alusiva aos 25 anos da Aviação do Exército. Para nossa grata surpresa, ao acessar a versão online, observamos que uma foto do Defesa Aérea & Naval, foi utilizada para ilustrar a matéria relativa ao 2 Batalhão de Aviação do Exército (2 BAvEx). Para nós do Defesa Aérea & Naval é uma honra poder contribuir para divulgar a nossa Aviação do Exército. Para ler a versão digital da Revista Verde Oliva, clique AQUI. SAIBA MAIS SOBRE AVEX:

17 Especial 26 anos da Aviação do Exército: 1 BAvEx (Batalhão Falcão) Especial 26 anos da Aviação do Exército: 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro) Especial 26 anos da Aviação do Exército: 3 BAvEx (Batalhão Pantera) Especial 26 anos da Aviação do Exército: 4 BAvEx (Batalhão Cel. Ricardo Pavanello) Especial 26 anos da Aviação do Exército: Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) 3 de setembro: 26 anos da Aviação do Exército Brasileiro Especial 26 anos da Aviação do Exército: 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro)

18 O 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro), foi recriado em 17 de agosto de 1993 e recebeu a denominação histórica Batalhão Casimiro Montenegro Filho. Esta homenagem evoca os fatos notáveis nacionais, ligados com a história do 2 Regimento de Aviação do Exército, ao Marechal Casimiro Montenegro Filho, no intuito de manter viva no Exército do presente, as tradições do seu passado. Os fatos marcantes na vida do Marechal vão, desde a sua formação na 1ª Turma de Aviação do Exército, na Escola Militar do Realengo (atual AMAN), passando pela criação e voo inaugural do Correio Aéreo Militar (atual CAN), seu primeiro Comando do Núcleo do 2 Regimento de Aviação Militar, de 1933 a 1936, sua formação na 1ª Turma de Engenharia Aeronáutica, criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro Técnico Aeroespacial (atual DCTA) até se tornar patrono da Engenharia Aeronáutica. A criação do 2 Esquadrão de Aviação do Exército, foi fruto do

19 desmembramento do 1 Batalhão de Helicópteros e teve origem na 1ª Companhia de Helicópteros de Manobra e na Companhia de Comando e Serviço do então 1 Batalhão de Helicópteros. O 2 BAvEx iniciou suas atividades em 10 de fevereiro de 1994 e comemora o seu aniversário em 14 de março, data esta em que cumpriu a sua 1ª Missão Aérea, prestando apoio a 26ª Brigada de Infantaria Para-quedista. A partir de 1 de janeiro de 2005, mudou a sua designação de 2 Esquadrão para 2 Batalhão de Aviação do Exército e também é conhecido como Batalhão Guerreiro. Possui em sua dotação sete aeronaves HM-1 Pantera, seis HA-1 Fennec e 04 HM-3 Cougar. Dos seis HA-1, três aeronaves já se encontram configuradas para utilizar OVN (óculos de visão noturna) e uma quarta já está em processo de configuração. Os quatro HM-3 Cougar estão configurados para utilização de OVN.

20 O 2 BAvEx possui as seguintes subunidades: 01 Esquadrilha de Comando e Apoio, 01 Esquadrilha de Helicópteros de Reconhecimento e Ataque (EHRA); 02 Esquadrilhas de Helicópteros de Emprego Geral (EHEG) e 01 Esquadrilha de Manutenção e Suprimentos (EMS) No emprego em combate, a AvEx realiza o voo tático, realizado à baixa altura, que vem a imprimir à Força Terrestre, grande mobilidade, versatilidade e poder de combate. Para isso, o 2 BAvEx precisa estar sempre preparado e conta com um efetivo com grande capacidade profissional e em constante adestramento. O Batalhão Guerreio desenvolve grande atividade junto as unidades do EB em todo o território nacional e também à comunidade civil, cumprindo missões de apoio em situação de calamidade pública, com a ocorrida em Santa Catarina, onde a primeira aeronave da AvEx a chegar foi o HM-1 Pantera EB-2014 (Guerreiro 14). Seu atual Comandante é o TC Alexandre Lopes Nogueira.

21 Ágata 5: Aviação do Exército em ação

22 O 1º e 2º Batalhões de Aviação do Exercito apoiam tropas do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado com transporte aeromóvel para a região de Itaipulândia, a fim de bloquear vias de acesso no lago Itaipu coibindo a passagem de ilícitos.

A origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança.

A origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança. 3 de setembro: 30 anos da Aviação do Exército Brasileiro 1 A Aviação do Exército constitui-se num orgulho para todo o coração verde-oliva, pois trata-se de um centro de referência em eficiência e modernidade,

Leia mais

Missão Cumprida! Aviação do Exército retorna da missão Rio 2016

Missão Cumprida! Aviação do Exército retorna da missão Rio 2016 Missão Cumprida! Aviação do Exército retorna da missão Rio 2016 Quinze helicópteros, dezenas de militares, toque da Vitória e muita emoção, marcaram o retorno da Aviação do Exército. Por Guilherme Wiltgen

Leia mais

Rio 2016: Aviação do Exército realiza Apronto Operacional

Rio 2016: Aviação do Exército realiza Apronto Operacional Rio 2016: Aviação do Exército realiza Apronto Operacional Visando os últimos preparativos antes de iniciar seu deslocamento para os jogos olímpicos no Rio de Janeiro, a Aviação do Exército realizou no

Leia mais

Rio 2016: Apronto Operacional da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)

Rio 2016: Apronto Operacional da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) Rio 2016: Apronto Operacional da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) No dia 25 de maio, o Comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Amv), realizou o Apronto Operacional (APRONAL) nas dependências

Leia mais

Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas

Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas Posto de Comando Móvel integrado ao SISCOMIS Por Rubens Barbosa Filho Durante a realização dos

Leia mais

Helibras entrega ao Exército quatro primeiros Fennec modernizados

Helibras entrega ao Exército quatro primeiros Fennec modernizados Helibras entrega ao Exército quatro primeiros Fennec modernizados Fennec modernizado FOTO:Felipe Christ Helicópteros fazem parte de contrato que envolve 36 aeronaves da Força A Helibras entregou recentemente

Leia mais

Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas

Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas A última quarta-feira foi de intensa movimentação no Palácio do Planalto para a definição dos novos comandantes das Forças Armadas. Ministério da Defesa

Leia mais

Jubileu de Ouro do Esquadrão HS-1 1

Jubileu de Ouro do Esquadrão HS-1 1 Jubileu de Ouro do Esquadrão HS-1 1 Por Guilherme Wiltgen, Luiz Padilha e Rubens Barbosa Filho No último dia 28 de maio, foi comemorado os 50 anos do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1).

Leia mais

Comitiva do Japão no Comando Militar da Amazônia

Comitiva do Japão no Comando Militar da Amazônia Comitiva do Japão no Comando Militar da Amazônia O Chefe do Estado-Maior da Força Terrestre de Autodefesa do Japão (EMFTAJ), General Kiyofumi Iwata, e comitiva chegaram ao Comando Militar da Amazônia (CMA),

Leia mais

3 de setembro: 29 anos da Aviação do Exército Brasileiro

3 de setembro: 29 anos da Aviação do Exército Brasileiro 3 de setembro: 29 anos da Aviação do Exército Brasileiro Por Guilherme Wiltgen O início da Aviação Militar Breve Histórico A origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá

Leia mais

AVIAÇÃO DO EXÉRCITO 150 ANOS NA 3ª DIMENSÃO

AVIAÇÃO DO EXÉRCITO 150 ANOS NA 3ª DIMENSÃO AVIAÇÃO DO EXÉRCITO 150 ANOS NA 3ª DIMENSÃO Esta Terra Tem Dono! Vamos Defendê-La! 2 AVIAÇÃO DO ÉXÉRCITO. 1867 / 2017 150 ANOS 1867 O BALÃO 1914 O AVIÃO. 1986 O HELICÓPTERO. Autor: Gen Nery. Formatação:

Leia mais

Encerramento do Estágio de Artilharia Antiaérea Para Pilotos Militares

Encerramento do Estágio de Artilharia Antiaérea Para Pilotos Militares Encerramento do Estágio de Artilharia Antiaérea Para Pilotos Militares No período de 7 à 11 NOV 16, a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea realizou o Estágio de Artilharia Antiaérea voltado para os

Leia mais

Lugar de mulher é onde ela quiser, diz coronel André

Lugar de mulher é onde ela quiser, diz coronel André Lugar de mulher é onde ela quiser, diz coronel André Carlos na despedida da comandante do 35º BPM Tenente Coronel Wagner Melo e Cintia Raquel na cerimônia de troca de comando (Foto: Dominique Cavaleiro/G1).

Leia mais

CURRICULUM VITAE GEN MOURA. General-de-Divisão ARTUR COSTA MOURA

CURRICULUM VITAE GEN MOURA. General-de-Divisão ARTUR COSTA MOURA CURRICULUM VITAE GEN MOURA General-de-Divisão ARTUR COSTA MOURA Nascido em 31 de maio de 1956, na cidade de Jequié, município brasileiro do Estado da Bahia, localizado a 365 Km da capital Salvador. É filho

Leia mais

Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil

Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil Rio Negro possui o quartel do Exército mais moderno do Brasil Foto: Relações Públicas do 5º RCC Por Everton Lisboa Embora não esteja totalmente pronta, a nova instalação do 5º Regimento de Carros de Combate

Leia mais

DCTA 2015: O lendário Boeing 727-2M7/F realizando voo de teste

DCTA 2015: O lendário Boeing 727-2M7/F realizando voo de teste DCTA 2015: O lendário Boeing 727-2M7/F realizando voo de teste Um lendário Boeing 727-2M7/F realizando voo de teste de motores na DIGEX em São José dos Campos. Por Rubens Barbosa Filho O B727 foi concebido

Leia mais

Capacidade de Defesa Química do Exército Brasileiro

Capacidade de Defesa Química do Exército Brasileiro Capacidade de Defesa Química do Exército Brasileiro Por Cel Alexandre Marcos Carvalho de Vasconcelos Com a crescente industrialização, aliada à busca de novas tecnologias, formas inovadoras de produção

Leia mais

Operação. É com grande satisfação que anunciamos este marco importante para o Programa KC-390, disse Jackson Schneider, presidente e

Operação. É com grande satisfação que anunciamos este marco importante para o Programa KC-390, disse Jackson Schneider, presidente e Embraer KC-390 atinge a Capacidade Inicial de Operação São José dos Campos, SP, 20 de dezembro de 2017 O novo jato de transporte militar e reabastecimento Embraer KC-390 completou um marco fundamental

Leia mais

Operação vai testar oito experimentos em ambiente de microgravidade*

Operação vai testar oito experimentos em ambiente de microgravidade* Operação vai testar oito experimentos em ambiente de microgravidade* Prevista para novembro deste ano, a Operação Rio Verde vai testar oito experimentos científicos e tecnológicos em ambiente de microgravidade.

Leia mais

Aviação do Exército Brasileiro terá aeronaves C-23B Sherpa 1

Aviação do Exército Brasileiro terá aeronaves C-23B Sherpa 1 Aviação do Exército Brasileiro terá aeronaves C-23B Sherpa 1 COMANDO LOGÍSTICO PORTARIA Nº 067-COLOG, DE 4 DE AGOSTO DE 2017. Aprova a Diretriz de Iniciação do Projeto de Incorporação do Modal Aéreo na

Leia mais

3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo

3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo 3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo De 21 a 25 de outubro, o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea participou da Escola de Fogo da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, na região da Marambaia, Rio

Leia mais

Exército Brasileiro A simulação como ferramenta no adestramento da tropa 1

Exército Brasileiro A simulação como ferramenta no adestramento da tropa 1 Exército Brasileiro A simulação como ferramenta no adestramento da tropa 1 Equipamento ExpeditionDI para simulação e treinamento da infantaria A busca pelo incremento das atividades de adestramento, aprimoramento

Leia mais

Escrito por Administrator Ter, 06 de Julho de :18 - Última atualização Qui, 19 de Setembro de :59

Escrito por Administrator Ter, 06 de Julho de :18 - Última atualização Qui, 19 de Setembro de :59 15º ENOREX - Salvador-BA - 07 a 13 de outubro de 2013 - UMA SEMANA DE ATIVIDADES; - O MAIOR EVENTO DA OFICIALIDADE DA RESERVA R2 DO BRASIL; - 4 FRENTES DE ATUAÇÃO: Palestras de atualização (por diversos

Leia mais

Conheça a Base Aérea de Santa Maria

Conheça a Base Aérea de Santa Maria Conheça a Base Aérea de Santa Maria Que tal conhecer um pouco mais sobre as Bases e os Comandos Aéreos Regionais espalhados pelo Brasil? Hoje faremos uma apresentação da Base Aérea de Santa Maria (BASM),

Leia mais

Nosso Noticiário continua. A Substituição do BRABATT 2

Nosso Noticiário continua. A Substituição do BRABATT 2 Porto Príncipe, Haiti, 15 de setembro de 2010 15ª Edição A Substituição do BRABATT 2 Em 15 de agosto, o 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 13º Contingente Brasileiro da Missão das Nações Unidas

Leia mais

O adestramento de tripulações de helicópteros de emprego geral no voo com equipamento de visão noturna Uma proposta.

O adestramento de tripulações de helicópteros de emprego geral no voo com equipamento de visão noturna Uma proposta. ESCOLA DE COMANDO E ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO ESCOLA MARECHAL CASTELLO BRANCO Ten Cel Inf MARCELO AMBRÓSIO O adestramento de tripulações de helicópteros de emprego geral no voo com equipamento de visão

Leia mais

Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército

Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército Por Ivan Plavetz O Grupo de Ensaios e Avaliações (GEA) da Aviação do Exército (AvEx), unidade sediada em Taubaté (SP), ministrou instruções de voo correspondentes

Leia mais

Maj PM Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro

Maj PM Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro Maj PM Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro SUMÁRIO 1. ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO: PROJETO; SEMINÁRIO; SELEÇÃO E FORMAÇÃO TÉCNICA DE PESSOAL; AERONAVES, VIATURAS E EQUIPAMENTOS; SEDE; ENSAIO TÁTICO E TREINAMENTO

Leia mais

3º Fórum Nacional de Aviação de Segurança Pública

3º Fórum Nacional de Aviação de Segurança Pública 3º Fórum Nacional de Aviação de Segurança Pública A importância da construção do pensamento científico para a Aviação de Segurança Pública. Windson Jeferson Mendes de Oliveira, Major PMMG Salvador BA.

Leia mais

Indicador(es) Órgão(s) 52 - Ministério da Defesa

Indicador(es) Órgão(s) 52 - Ministério da Defesa Programa 0620 Adestramento e Operações Militares do Exército Justificativa O Exército Brasileiro tem a necessidade de instruir, adestrar os seus efetivos, formar e adestrar a reserva mobilizável, capacitar

Leia mais

O emprego de aeronaves de asa fixa orgânicas na Aviação do Exército

O emprego de aeronaves de asa fixa orgânicas na Aviação do Exército ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO ESCOLA MARECHAL CASTELLO BRANCO Maj QMB WARLEY FRANÇA ABREU O emprego de aeronaves de asa fixa orgânicas na Aviação do Exército Rio de Janeiro 2008 0 Maj QMB

Leia mais

CMP coordena Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional e realiza exposição temática

CMP coordena Solenidade de Substituição da Bandeira Nacional e realiza exposição temática Informativo Mensal da 5ª Seção do Comando Militar do Planalto - Edição nº 013 - Julho 2015 Profissionalismo e Entusiasmo; da Tradição à Modernidade. CMP coordena Solenidade de Substituição da Bandeira

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Frecce Tricolore Grupo de Demonstração e Acrobacia da Força Aérea Italiana. Autor: Guilherme Siltori Acosta Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número

Leia mais

Marinha utiliza 400 militares nas ações de monitoramento dos rejeitos de MG

Marinha utiliza 400 militares nas ações de monitoramento dos rejeitos de MG Marinha utiliza 400 militares nas ações de monitoramento dos rejeitos de MG A Marinha do Brasil está empregando cerca de 400 militares no monitoramento dos rejeitos minerais da barragem da Samarco, em

Leia mais

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO INFORMATIVO NR 09, SETEMBRO DE 2012 VÍTIMAS DE MINAS ANTI-PESSOAL NA COLÔMBIA Fonte: Programa Presidencial de Asistencial Integral Contra Minas Anti-pessoal-

Leia mais

GRAER/PR participa de treinamento em CRM

GRAER/PR participa de treinamento em CRM GRAER/PR participa de treinamento em CRM O efetivo do Grupamento Aeropolicial-Resgate Aéreo (GRAER), nos dias 17 a 20 de julho passados, foi submetido a treinamento em Gestão de Recursos de Equipe (Corporate

Leia mais

Efemérides Sábado, 30 Agosto :09 EFEMÉRIDES

Efemérides Sábado, 30 Agosto :09 EFEMÉRIDES EFEMÉRIDES 1962 Julho - Criado, em Zemba/Angola, o Centro de Instrução N. 21 (Cl 21), onde foram formados os primeiros 6 Grupos de "Comandos". Terminaram a instrução em finais de Novembro do mesmo ano.

Leia mais

INFORMATIVO nº 1/13 - PROFESIONALISMO Y AMISTAD. 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO

INFORMATIVO nº 1/13 - PROFESIONALISMO Y AMISTAD. 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO 1º semestre de 2013 A MISSÃO DE COOPERAÇÃO Iniciada em 24 de fevereiro de 1995, a Missão de Cooperação Militar Brasil Guatemala (CMBG) está inserida no contexto do Acordo sobre Cooperação no Domínio da

Leia mais

KC-390: Governo português

KC-390: Governo português KC-390: Governo português cancela programa de modernizaçao do C-130 Hércules O projeto inicial de modernização da aeronave de transporte C-130 Hércules, da Força Aérea Portuguesa, foi cancelado e a frota

Leia mais

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG*

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Brasília, 18/05/2016 A nova geração da aeronave de combate Gripen E/NG foi apresentada nesta quarta-feira, em Linköping, na Suécia, em cerimônia

Leia mais

A Viabilidade do Emprego da Aviação do Exército em Apoio à Brigada de Infantaria Paraquedista

A Viabilidade do Emprego da Aviação do Exército em Apoio à Brigada de Infantaria Paraquedista ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO ESCOLA MARECHAL CASTELLO BRANCO Ten Cel Inf EDUARDO LEMOS PEREIRA DE ALMEIDA A Viabilidade do Emprego da Aviação do Exército em Apoio à Brigada de Infantaria

Leia mais

Forças de segurança do país revelam treinamentos para grandes eventos

Forças de segurança do país revelam treinamentos para grandes eventos Forças de segurança do país revelam treinamentos para grandes eventos Atentado na maratona de Boston acendeu a luz amarela. Faltam apenas 55 dias para a Copa das Confederações. Depois de meses de espera,

Leia mais

A Força Aérea da Colômbia treina forças aéreas latinoamericanas em pilotagem de helicópteros

A Força Aérea da Colômbia treina forças aéreas latinoamericanas em pilotagem de helicópteros A Força Aérea da Colômbia treina forças aéreas latinoamericanas em pilotagem de helicópteros O Comando Aéreo de Combate Nº 4 (CACOM 4) está proporcionando o primeiro curso de pilotagem no helicóptero Bell

Leia mais

VISITA DO DIRETOR DA D MAT

VISITA DO DIRETOR DA D MAT Informativo do º Regimento de Cavalaria Blindado - Campo Grande-MS - Agosto de 13 - Ano 1 - Nº 7 VISITA DO DIRETOR DA D MAT No dia 1º de agosto, o º Regimento de Cavalaria Blindado recebeu a visita da

Leia mais

22/03/2018 Traje: Casual

22/03/2018 Traje: Casual 22/03/2018 Traje: Casual 08:30 Boas vindas e apresentação agenda - Video abertura 08:40 Inovação 09:35 Perguntas 09:45 Mesa de debate - Impactos dos drones na operação aérea 10:30 Debate 10:45 Coffee Break

Leia mais

Ano XXI nº 76. NOTIME Noticiário do IME

Ano XXI nº 76. NOTIME Noticiário do IME 2016.1 Ano XXI nº 76 Noticiário do IME Aula Inaugural A Aula Inaugural marca o início das atividades acadêmicas. Neste ano, no dia 15 de fevereiro, o General de Exército Villas Bôas, Comandante do Exército,

Leia mais

Exército recebe míssil RBS 70 MK2 da SAAB

Exército recebe míssil RBS 70 MK2 da SAAB Exército recebe míssil RBS 70 MK2 da SAAB Exército recebe oficialmente míssil RBS 70 da SAAB Por Roberto Caiafa Criado para recuperar a capacidade do Sistema Operacional Defesa Antiaérea a Baixa Altura

Leia mais

Esquadrilha da Fumaça divulga pré-agenda de Março e Abril

Esquadrilha da Fumaça divulga pré-agenda de Março e Abril Esquadrilha da Fumaça divulga pré-agenda de Março e Abril Nos preparativos para dar início às suas primeiras demonstrações aéreas, a Esquadrilha da Fumaça já está com sua pré-agenda pronta, precisando,

Leia mais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil capacita militares e civis O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, com sede no Rio de Janeiro, prepara nacionais e estrangeiros para as missões da

Leia mais

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 As aeronaves da Esquadrilha da Fumaça mal chegaram à Santiago, no Chile, e já contabilizaram uma marca histórica. Em voo sobre a capital chilena

Leia mais

Óculos de Visão Noturna

Óculos de Visão Noturna Óculos de Visão Noturna 6º ENAVSEG Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública Pressupostos Doutrinários para a implantação nas Organizações de Aviação de Segurança Pública Cel PM Rodrigo Sousa Rodrigues

Leia mais

Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1

Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1 Bon Bagay, missão cumprida cerimônia marca a saída das tropas brasileiras do Haiti 1 FOTO BRABAT 26 Por major Sylvia Martins Porto Príncipe (Haiti), 01/09/2017 A cerimônia na noite desta quinta-feira (31),

Leia mais

Endereço para acessar este CV: Última atualização do currículo em 11/08/2014

Endereço para acessar este CV:   Última atualização do currículo em 11/08/2014 Sérgio Luiz Nideck Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8021084418040598 Última atualização do currículo em 11/08/2014 Militar da reserva da Aeronáutica (Capitão Especialista em Comunicações),

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ENSINO MCA 37-2

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ENSINO MCA 37-2 MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ENSINO MCA 37-2 PROGRAMA DE ATIVIDADES ESCOLARES DO CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DA AERONÁUTICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - CPORAER-SJ 2017 MINISTÉRIO

Leia mais

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS)

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS) O TUIUTI 1 ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS) - ACADEMIA GENERAL RINALDO PEREIRA DA CÂMARA - E DO INSTITUTO DE HISTÓRIA

Leia mais

NE 'Brasil' chega a Lisboa

NE 'Brasil' chega a Lisboa NE 'Brasil' chega a Lisboa Por Guilherme Wiltgen O Navio-Escola Brasil (U 27) chegou ontem pela manhã ao porto de Lisboa, em Portugal. A chegada foi registrada pelo nosso leitor Mário Costa, que nos enviou

Leia mais

Artigo do DAN contribui para segurança de voo da Marinha do Brasil

Artigo do DAN contribui para segurança de voo da Marinha do Brasil Artigo do DAN contribui para segurança de voo da Marinha do Brasil O artigo Relatório da US Navy aponta alta velocidade do navio como causa de acidente com helicóptero, foi adaptado pelo periódico O Convoo,

Leia mais

levantadas sobre a quantidade de Gripens para a FAB

levantadas sobre a quantidade de Gripens para a FAB Dubai Air Show: Dúvidas levantadas sobre a quantidade de Gripens para a FAB Por James Drew Os problemas econômicos do Brasil parecem estar amortecendo as esperanças da Força Aérea Brasileira de recapitalizar

Leia mais

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto

Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto Exércitos de Brasil e Argentina fortalecem laços com treinamento conjunto As Forças Armadas da Argentina e do Brasil reforçaram os laços de cooperação ao participarem de exercícios de guerra simulada e

Leia mais

35 ANOS AQUISIÇÃO NEIVA

35 ANOS AQUISIÇÃO NEIVA 35 ANOS AQUISIÇÃO NEIVA A NEIVA Há 35 anos, em março de 1980, a Embraer assumiu o controle acionário da Neiva e, desde então, a Unidade contribui para semear e fortalecer os valores da Empresa. Em reverência

Leia mais

AVIAÇÃO DO EXÉRCITO EQUATORIANO: PEQUENA, MAS EFICIENTE.

AVIAÇÃO DO EXÉRCITO EQUATORIANO: PEQUENA, MAS EFICIENTE. AVIAÇÃO DO EXÉRCITO EQUATORIANO: PEQUENA, MAS EFICIENTE. Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos - LAAHS. robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

GABINETE DO COMANDANTE PORTARIA Nº 452, DE 15 DE JULHO DE 2009.

GABINETE DO COMANDANTE PORTARIA Nº 452, DE 15 DE JULHO DE 2009. GABINETE DO COMANDANTE PORTARIA Nº 452, DE 15 DE JULHO DE 2009. Aprova a Diretriz para as Comemorações do Bicentenário de Nascimento do Brigadeiro Antonio de Sampaio Patrono da Arma de Infantaria. O COMANDANTE

Leia mais

Defesa promove exercício conjunto de enfrentamento ao terrorismo*

Defesa promove exercício conjunto de enfrentamento ao terrorismo* Defesa promove exercício conjunto de enfrentamento ao terrorismo* Ascom Militares que integram as tropas de operações especiais das Forças Armadas e de diversos órgãos de segurança pública que atuarão

Leia mais

Helibras inaugura seu novo. Simuladores no Rio de Janeiro

Helibras inaugura seu novo. Simuladores no Rio de Janeiro Helibras inaugura seu novo Centro de Treinamento e Simuladores no Rio de Janeiro Por Luiz Padilha A Helibras inaugurou nesta sexta feira, as instalações de seu moderno Centro de Treinamento e Simuladores

Leia mais

Ministro da Defesa conhece projetos estratégicos durante visita ao Quartel-General do Exército

Ministro da Defesa conhece projetos estratégicos durante visita ao Quartel-General do Exército Ministro da Defesa conhece projetos estratégicos durante visita ao Quartel-General do Exército Por Adriana Fortes Ascom MD Durante visita nesta quinta-feira (13) ao Quartel-General do Exército, em Brasília

Leia mais

Comando Militar do Sul. A Elite do Combate Convencional

Comando Militar do Sul. A Elite do Combate Convencional Comando Militar do Sul A Elite do Combate Convencional Comando Militar do Sul REUNIÃO ALMOÇO CIC CAXIAS 10 JUL 17 Gen Ex Edson Leal Pujol A Elite do Combate Convencional COMANDO MILITAR DO SUL OBJETIVO

Leia mais

Crónicas - II - Crónicas Militares Nacionais

Crónicas - II - Crónicas Militares Nacionais Crónicas - II - Crónicas Militares Nacionais Tenente-coronel Miguel Silva Machado Nova data para assinalar o Dia do Exército De acordo com o despacho n.º 48 do Chefe do Estado-Maior do Exército, datado

Leia mais

Press Kit 2ºBIMEC/KTM/TACRES/KFOR

Press Kit 2ºBIMEC/KTM/TACRES/KFOR Press Kit 2ºBIMEC/KTM/TACRES/KFOR PAÍS ORGANIZAÇÃO RAMOS KOSOVO NATO EXÉRCITO ANO INÍCIO 1999 ANO FIM OBSERVAÇÕES EM CURSO Força Militar liderada pela NATO, tendo por base a Resolução nº 1244 do Conselho

Leia mais

conquista novo reconhecimento de crédito

conquista novo reconhecimento de crédito Helibras entrega quatro helicópteros militares e conquista novo reconhecimento de crédito Exército recebeu aeronaves modernizadas e FAB tem dois novos H225M em versão operacional à disposição A Helibras

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Contexto

1 Introdução. 1.1 Contexto 1 Introdução 1.1 Contexto O Centro do Correio Aéreo Nacional (CECAN) é o Órgão Central do Sistema do Correio Aéreo Nacional (SISCAN), localizado no Rio de Janeiro, responsável pela administração, logística

Leia mais

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS)

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS) 1 O TUIUTI ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL/RIO GRANDE DO SUL (AHIMTB/RS) - ACADEMIA GENERAL RINALDO PEREIRA DA CÂMARA - E DO INSTITUTO DE HISTÓRIA

Leia mais

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1 Por Emídio Neto Para ocupar o cockpit de uma aeronave de caça da Marinha do Brasil, o piloto passa por um longo processo de seleção, estudos e treinamento,

Leia mais

Ministro da Defesa recebe presidente da Helibras

Ministro da Defesa recebe presidente da Helibras Ministro da Defesa recebe presidente da Helibras Brasília, 30/06/2016 O ministro Raul Jungmann, reuniu-se nesta quarta-feira (29) à tarde, com presidente da Helibras, Richard Marelli. Na ocasião, Richard

Leia mais

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, realizou, no dia 11 de março, a Cerimônia de Entrega de duas Lanchas-Patrulha

Leia mais

Fragata Niterói : tecnologia e mobilidade reforçam segurança da Copa do Mundo em Salvador

Fragata Niterói : tecnologia e mobilidade reforçam segurança da Copa do Mundo em Salvador Fragata Niterói : tecnologia e mobilidade reforçam segurança da Copa do Mundo em Salvador Maior e mais bem equipado navio da Força Naval Componente (FNC), que atua em Salvador durante a Copa do Mundo,

Leia mais

Savis-Bradar apresentou linha de radares na 4ª BID BRASIL

Savis-Bradar apresentou linha de radares na 4ª BID BRASIL Savis-Bradar apresentou linha de radares na 4ª BID BRASIL De base tecnológica genuinamente brasileira, as empresas Savis e Bradar, do Grupo Embraer, foram um dos destaques da 4ª Mostra BID Brasil, que

Leia mais

S a rg ento, elo funda m enta l entre o C om a ndo e a Tropa

S a rg ento, elo funda m enta l entre o C om a ndo e a Tropa AVALIAÇÕES FINAIS DO 3º TURNO DO CAS 2011 No dia 17 de novembro, encerrando as atividades de instrução do 3º Turno do CAS 2011, foi realizada pelos Sargentos Alunos a 4ª Prova Formal Escrita (PFE4). Além

Leia mais

Esquadrão HU-2 completa 29 anos

Esquadrão HU-2 completa 29 anos Esquadrão HU-2 completa 29 anos Por Guilherme Wiltgen O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) foi criado pelo Decreto nº 93.274, do Exmº Sr. Presidente da República em 18 de setembro de

Leia mais

Edra Aeronáutica é responsável pela formação de 75% dos pilotos de helicóptero da força pública brasileira

Edra Aeronáutica é responsável pela formação de 75% dos pilotos de helicóptero da força pública brasileira Edra Aeronáutica é responsável pela formação de 75% dos pilotos de helicóptero da força pública brasileira Cerca de 75% dos pilotos de helicóptero que atuam hoje no Corpo Bombeiros, na Polícia Militar,

Leia mais

Porto Príncipe Haiti / Informativo Mensal do Batalhão de Infantaria de Força de Paz Edição 02/Fevereiro

Porto Príncipe Haiti / Informativo Mensal do Batalhão de Infantaria de Força de Paz Edição 02/Fevereiro Página 2010 m 04 de fevereiro, foi realizada a cerimônia de Passagem de Comando do Batalhão Brasileiro de Força E de Paz (BRABATT). Na oportunidade o Coronel João Batista Carvalho Bernardes passou o Comando

Leia mais

Ministério da Defesa comemora seu 18º aniversário*

Ministério da Defesa comemora seu 18º aniversário* Ministério da Defesa comemora seu 18º aniversário* O ministro da Defesa Raul Jungmann, participou na terça-feira (06), da cerimônia em comemoração aos 18 anos do Ministério da Defesa (MD). A solenidade

Leia mais

OLIMPÍADAS DO CAvEx 2010

OLIMPÍADAS DO CAvEx 2010 02 DESTAQUE OLIMPÍADAS DO CAvEx 2010 Com a participação de militares de todas as Unidades do Comando de Aviação do Exército, foi realizada, no período de 17 a 21 de maio, as Olimpíadas do CAvEx 2010. As

Leia mais

OBJETIVO. Apresentar e discutir proposta de regulamentação sobre Aviação de Estado.

OBJETIVO. Apresentar e discutir proposta de regulamentação sobre Aviação de Estado. OBJETIVO Apresentar e discutir proposta de regulamentação sobre Aviação de Estado. A estrutura da ANAC Visão sobre o tema Processo de regulamentação Questões polêmicas Conclusão 1. INTRODUÇÃO A ANAC possui

Leia mais

APÊNDICE 5 COMBATE DE MONTE CASTELO

APÊNDICE 5 COMBATE DE MONTE CASTELO APÊNDICE 5 COMBATE DE MONTE CASTELO 21 Fev 1945 (Figura 1) 1. AMBIENTAÇÃO Perdurava, em Fev 1945, enorme saliente inimigo apoiado nos Montes Apeninos, coincidente com a área de responsabilidade do IV C

Leia mais

Crónicas Militares Nacionais

Crónicas Militares Nacionais Crónicas Militares Nacionais Tenente-coronel Miguel Silva Machado Força Aérea e Exército participam no Airlift Block Training 2012 Em Fevereiro e Março de 2012, decorreu em várias regiões de Portugal,

Leia mais

Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial

Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial Aviação de Patrulha 70 anos do primeiro disparo da FAB em combate na Segunda Guerra Mundial Segunda Guerra, litoral brasileiro. Há sete décadas, um bombardeiro B-25 realizou o primeiro ataque da Força

Leia mais

Ano 19. Número 121. Edição JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2011

Ano 19. Número 121. Edição JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO 2011 Gen Ex Adhemar da Costa Machado Filho observa o desfile da tropa, durante a cerimônia de Passagem de Comando. Passagem de Comando da 2ª.DE, em São Paulo Desde o dia 13 de abril a 2ª. Divisão do Exercito

Leia mais

BRABATT 2 recebe Inspetores da ONU

BRABATT 2 recebe Inspetores da ONU Porto Príncipe, Haiti, 15 de outubro de 2010 18ª Edição BRABATT 2 recebe Inspetores da ONU Em 30 de setembro, o BRABATT 2 recebeu a visita de inspecionadores da ONU, chefiada pelo Coronel Paulo Eduardo,

Leia mais

OPERAÇÕES AÉREAS COM EMPREGO DE ÓCULOS DE VISÃO NOTURNA (OVN) QUARTZO ENGENHARIA DE DEFESA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

OPERAÇÕES AÉREAS COM EMPREGO DE ÓCULOS DE VISÃO NOTURNA (OVN) QUARTZO ENGENHARIA DE DEFESA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA OPERAÇÕES AÉREAS COM EMPREGO DE ÓCULOS DE VISÃO NOTURNA (OVN) QUARTZO ENGENHARIA DE DEFESA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA CARLOS ALBERTO MARTINS CANO (+55 22) 99261-5556 carloscano@quartzoengdef.com.br SUMÁRIO

Leia mais

4. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

4. CONSIDERAÇÕES INICIAIS MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO SECRETARIA-GERAL DO EXÉRCITO REGULAMENTO DO CONCURSO PARA A ESCOLHA DE UM DOBRADO DENOMINADO BRIGADEIRO SAMPAIO OU O COURAÇADO 1. FINALIDADE Regular o concurso

Leia mais

Revista de Imprensa NACIONAL

Revista de Imprensa NACIONAL Revista de Imprensa NACIONAL Quinta-feira, 07 de Julho de 2016 ÍNDICE Título Fonte Data Pág/Hora Imagens VIAGEM DE MARCELO PARA VER O EURO CUSTA 14 MIL Correio Manhã 7/7/2016 56 EUROS Viagem de Marcelo

Leia mais

Comissão do Controle do Perigo Aviário no Brasil CCPAB CNPAA

Comissão do Controle do Perigo Aviário no Brasil CCPAB CNPAA Comissão do Controle do Perigo Aviário no Brasil CCPAB CNPAA Quarto Seminário Internacional de Perigo Aviário e Fauna Brasília 24 / 28 NOV 08 Histórico da Evolução do Controle do Perigo Aviário no Brasil

Leia mais

Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH

Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH Forças Armadas do Chile: Uma década trabalhando pela paz no Haiti por meio da MINUSTAH Há mais de 10 anos, 5.900 membros das Forças Armadas do Chile se esforçam para devolver segurança, autonomia e paz

Leia mais

Ágata: Mais de 11 mil militares e 33 agências governamentais atuam no combate ao crime nas fronteiras

Ágata: Mais de 11 mil militares e 33 agências governamentais atuam no combate ao crime nas fronteiras Ágata: Mais de 11 mil militares e 33 agências governamentais atuam no combate ao crime nas fronteiras Po Alexandre Gonzaga - Ascom A 11ª edição da Operação Ágata, de combate ao crime transfronteiriço,

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO MÉDICA PARA O TRANSPORTE AÉREO DE ENFERMOS. Marcos Afonso Braga Pereira

REGULAMENTAÇÃO MÉDICA PARA O TRANSPORTE AÉREO DE ENFERMOS. Marcos Afonso Braga Pereira REGULAMENTAÇÃO MÉDICA PARA O TRANSPORTE AÉREO DE ENFERMOS Marcos Afonso Braga Pereira OBJETIVOS IAC 3134. O papel das entidades envolvidas no controle da atividade. SETOR Apresentação do Setor Empresas

Leia mais

Outros Assuntos da Atualidade

Outros Assuntos da Atualidade Outros Assuntos da Atualidade Revista Militar XX Encontro Nacional de Homenagem aos Combatentes 10 de Junho de 2013 A Comissão Executiva para a Homenagem Nacional de Combatentes 2013 promove no próximo

Leia mais

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 O Brasil avança na construção de um núcleo da artilharia e no desenvolvimento de tecnologias de armas de defesa dominadas por apenas

Leia mais

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO

GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO GRUPO DE MONITORES INTERAMERICANOS NA COLÔMBIA/GMI-CO INFORMATIVO NR 11, NOVEMBRO DE 2012 VÍTIMAS DE MINAS ANTI-PESSOAL NA COLÔMBIA Fonte: Programa Presidencial de Asistencial Integral Contra Mina Antipersonal

Leia mais

MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO. ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército

MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO. ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército MATÉRIA INSTRUÇÃO GERAL UNIDADE DIDÁTICA III FARDAMENTO ASSUNTO Uniformes e Distintivos do Exército OBJETIVOS - Identificar o uso de cada uniforme. - Descrever a composição dos uniformes mais usados. -

Leia mais