Assinatura Digital de Contratos de Câmbio Banrisul Utilização dos certificados digitais para a Assinatura de Contratos de Câmbio Banrisul.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Assinatura Digital de Contratos de Câmbio Banrisul Utilização dos certificados digitais para a Assinatura de Contratos de Câmbio Banrisul."

Transcrição

1 Assinatura Digital de Contratos de Câmbio Banrisul Utilização dos certificados digitais para a Assinatura de Contratos de Câmbio Banrisul. Manual Descritivo

2 Índice 1. Introdução 1.1. Objetivo Escopo Definições, Siglas e Abreviaturas. 2. Descrição Geral. 3. Identificação do Ambiente Operacional Sistema Operacional Versão do Navegador Segurança no Navegador. 4. Procedimentos necessários Driver do Cartão ou token Driver da Leitora do Cartão Origem do Certificado Tipos de Certificados Cadeia de Certificados da AC Cadeia de Certificados do Componente Teste de reconhecimento do Cartão e/ou token pelo Windows Utilizando o Internet Explorer (navegador obrigatório) Utilizando o utilitário de gerenciamento de certificados disponíveis no Windows A instalação do Componente de Assinatura Digital A instalação direta pelo site do Banrisul A instalação administrativa utilizando o aplicativo de instalação Assinatura do Contrato de Câmbio.

3 Especificação do Manual Descritivo 1. Introdução 1.1. Objetivo Neste documento serão definidos os passos necessários para utilização dos certificados digitais para a Assinatura de Contratos de Câmbio Escopo Esta especificação descreve os passos necessários, utilização e gerenciamento das informações do projeto Infraestrutura de Certificados Digitais Banrisul Definições, Siglas e Abreviaturas Não se aplica. Abreviatura ICP-Brasil Descrição Órgão brasileiro que regulamenta e controla as empresas autorizadas à emitir certificados digitais. AC Autoridade Certificadora (authority certification) responsável pela emissão do certificado digital. CSP Cartão ou Token Provedor de Serviços de criptografia (Cryptographic Service Provider) responsável por criptografar as informações gravadas no dispositivo cartão/token. Dispositivo de armazenamento contendo uma região de armazenamento de informações Drivers Aplicativos desenvolvidos especificamente para um dispositivo (hardware) para que o Windows possa utilizá-lo.

4 UAC User Account Control é uma infraestrutura de tecnologia e segurança introduzida nos sistemas operacionais da Microsoft Windows Vista, Windows Server 2008 e Windows 7 ou superior. Sua função é aumentar a segurança do Microsoft Windows limitando as modificações de sistema aos usuários do grupo administrador. EvalCryptoCom Componente de Assinatura Digital AR Autoridade registradora de certificados digitais * *O Banrisul é uma AR e registra o certificado digital no próprio cartão de conta corrente com chip Banrisul. 2. Descrição Geral Objetivo: Este documento descreverá as verificações necessárias da estrutura de hardware e software para a utilização dos certificados digitais para assinatura dos contratos de câmbio. CONSIDERAÇÃO IMPORTANTE: Toda esta instalação DEVE SER executada como Administrador Local da máquina, principalmente para as versões mais atualizadas do Windows (Vista, WIN7 e Win8), pois somente este usuário gravará as informações de forma correta e dará direitos aos demais usuários. Esta é uma restrição do Windows (UAC) e NÃO do componente de assinatura.

5 3. Identificação do Ambiente Operacional 3.1. Sistema Operacional Objetivo: Apresentar a dependência dos componentes físicos para acesso ao certificado digital. Ter a certeza que o usuário esta trabalhando com um Sistema Operacional compatível com a aplicação. Identificar a versão do Sistema Operacional do computador em que o usuário está utilizando. Os seguintes sistemas operacionais são compatíveis com a aplicação:.microsoft Windows XP SP3 32bits e 64bits.Microsoft Windows Vista 32bits e 64bits.Microsoft Windows 7 32bits e 64bits Verificar a versão do Windows: Acessar o Windows Explorer e selecionar a opção Computador. Com botão direito, selecionar a opção Propriedades.

6 Desta forma, será apresentada a versão do sistema operacional.

7 Verificar a versão do navegador: clicar sobre a opção Ajuda Sobre o Internet Explorer, conforme exemplo abaixo. A versão do navegador será apresentada:

8 Segurança no Navegador Objetivo: Ter a certeza que o site do Banrisul é considerado como site seguro no navegador. Abrir o navegador Internet Explorer, na mesma barra Ajuda, e escolha o sub-menu Ferramentas e Opções da Internet.

9 No formulário que abrir, escolha a aba Segurança e selecione o ícone Sites Confiáveis. Por padrão, do navegador Internet Explorer, colocar o botão de segurança na posição médio. Evite alterar a opção, ao mesmo que seja indicado pelo administrador da rede do cliente. Clique no botão Sites, que aparece à direita logo e abaixo dos ícones.

10 Em seguida será exibido a tela de cadastramento de Sites Confiáveis. Adicione o endereço do site do Banrisul https://ww7.banrisul.com.br. Selecione a opção Exigir verificação do servidor (https:) para todos os site desta zona Clique sobre o botão Adicionar.

11 4. Procedimentos necessários 4.1. Driver do Cartão ou token Objetivo: Ter a certeza que o driver de acesso ao cartão esteja instalado. Também conhecido como CSP (Cryptographic Service Provider), este driver é diferente para cada fornecedor de cartão e/ou token, pois define como as informações serão gravadas nele. Cada Autoridade Certificadora (AC) pode utilizar um ou mais CSP s diferentes, pois depende da compra de lotes de cartões feito aos fornecedores fabricantes destes dispositivos. Ora pode comprar do fornecedor X, ora do fornecedor Y. Cada um fornece seu CSP.

12 4.2. Driver da Leitora do Cartão Objetivo: Ter a certeza que o driver da leitora do cartão esteja instalado. Aqui estamos falando da parte de software que fará com que o Windows entenda que há um novo dispositivo de leitor de cartões. NÃO É O MESMO DRIVER DO CSP. São drivers diferentes. Gerenciador de dispositivos

13 Os dispositivos do tipo Token normalmente são conectados nas portas USB. Estes dispositivos tem sua funcionalidade de leitura semelhante a um pendrive, mas seu funcionamento é totalmente diferente. Alguns necessitam de instalação de CSP. Outros, o próprio Windows interpreta automaticamente.

14 4.3. Origem do Certificado Objetivo: Ter certeza que o certificado utilizado no cartão, token ou outro dispositivo seja ICP-Brasil. Neste caso, o certificado deve ter sido emitido por uma das AC credenciadas, como CertSign, Serasa, Receita Federal, Caixa Econômica, entre outras. Veja estrutura completa no link

15 4.4 Tipos de Certificados Objetivo: Saber o tipo de certificado utilizado pelo usuário assinante. Na ICP-Brasil estão previstos oito tipos de certificado. São duas séries de certificados, com quatro tipos cada. A série A (A1, A2, A3 e 4) reúne os certificados de assinatura digital, utilizados na confirmação de identidade na Web, em , em redes privadas virtuais (VPN) e em documentos eletrônicos com verificação da integridade de suas informações. A série S (S1, S2, S3 e S4) reúne os certificados de sigilo, que são utilizados na codificação de documentos, de bases de dados, de mensagens e de outras informações eletrônicas sigilosas. Os oito tipos são diferenciados pelo uso, pelo nível de segurança e pela validade. Nos certificados do tipo A1 e S1, as chaves privadas ficam armazenadas no próprio computador do usuário. Nos tipos A2, A3, A4, S2, S3 e S4, as chaves privadas e as informações referentes ao seu certificado ficam armazenadas em um hardware criptográfico cartão inteligente (smart card) ou cartão de memória (token USB ou pen drive). Para acessar essas informações você usará uma senha pessoal determinada no momento da compra.

16 Os certificados mais comuns são: A1: de menor nível de segurança, é gerado e armazenado no computador do usuário. Os dados são protegidos por uma senha de acesso. Somente com essa senha é possível acessar, mover e copiar a chave privada a ele associada, e A3: de nível de segurança médio a alto, é gerado e armazenado em um hardware criptográfico, que pode ser um cartão inteligente ou um token. Apenas o detentor da senha de acesso pode utilizar a chave privada, e as informações não podem ser copiadas ou reproduzidas. Download da Hierarquia de Certificados AC

17 4.5. Cadeia de Certificados da AC Objetivo: Ter a certeza que toda a Cadeia de certificados da AC, fornecedor do certificado, esteja instalada corretamente. Algumas AC s NÃO INCLUEM no cartão ou token, toda a cadeia de certificados necessários para a utilização do certificado. Assim, pode ser que mesmo conseguindo ler do cartão, o certificado pode estar inválido pela falta da cadeia completa. Nas versões atuais do Windows, há um serviço automático de atualização das cadeias de certificados, executando a atualização conforme programado, mas alguns administradores de rede podem desabilitar esta funcionalidade por norma de segurança da TI. Assim haverá a necessidade de verificar se a cadeia está atualizada de acordo com as instruções da AC emissora do certificado. Normalmente no site da AC existe um procedimento para atualização correta desta cadeia.

18 4.6. Cadeia de Certificados do Componente Objetivo: Ter a certeza que toda a Cadeia de certificados do Componente de Assinatura esteja instalada corretamente. Para garantir a segurança de procedência dos aplicativos de assinatura necessários para o processo, o componente de assinatura também é assinado digitalmente e deve ter sua assinatura validada. Para isto, a estrutura de certificados abaixo deve estar disponível: Esta estrutura pode ser acessado pelo utilitário de Gerenciamento de Certificados certmgr.msc, responsável por apresentar a lista de certificados instalados no computador. A primeira estrutura a ser verificada é o Certificado Raiz da Global Sign que deve estar instalado no grupo de certificados Autoridades de certificação de raiz -> Certificados.

19 A segunda estrutura a ser verificada é o Certificado Intermediário Global Sign Domain Validation CA G2 que deve estar instalado no grupo de certificados Autoridades de certificação Intermediária -> Certificados.

20 4.7. Teste de reconhecimento do Cartão e/ou token pelo Windows Objetivo: Testar se o Windows esta acessando o cartão e/ou token, podendo ler o certificado. Para executar estes passos, tenha a certeza que os passos anteriores foram executados corretamente. Para isto, podemos fazer estes testes: Utilizando o Internet Explorer. Abra o Internet Explorer e utilize o menu Ferramentas -> Opções de Internet -> Aba Conteúdo. Tem o botão Certificados que deve mostrar o certificado disponível no cartão. Se o certificado não aparece na lista, repita os três primeiros passos. Um teste simples de atualização de leitura pode ser executado removendo o cartão da leitora e teclar F5 para atualizar esta tela. Se o certificado desaparecer, o Windows esta lendo corretamente a leitora, o driver do cartão e o certificado nele contido. Ao colocar o cartão novamente, aperte F5 e o Windows deverá reler o certificado e mostrá-lo na tela. Obs.: Algumas versões do Sistema Operacional, mesmo removendo o cartão da leitora, podem manter em cache as informações de tela, ou seja, mesmo removendo da leitora o cartão, pode ser que o certificado fique aparecendo, mesmo após telar F5. Neste caso, se clicar duas vezes sobre o certificado mostrado, provavelmente, pedirá que insira o cartão na leitura para mostrar corretamente. O procedimento semelhante pode ser feito com o token.

21 4.7.2 Utilizando o utilitário de gerenciamento de certificados disponíveis no Windows. Utilize o menu do Windows Iniciar Executar digite certmgr.msc e pressione enter. Este utilitário apresentará uma tela semelhante a tela apresentada pelo Internet Explorer descrito acima. Acesse, na tela da direita, a pasta Pessoal Certificados. O certificado disponível no cartão deve aparecer na tela da direita. Um teste simples de atualização de leitura pode ser executado removendo o cartão da leitora e teclar F5 para atualizar esta tela. Se o certificado desaparecer, o Windows esta lendo corretamente a leitora, o driver do cartão e o certificado nele contido. Ao colocar o cartão novamente, aperte F5 e o Windows deverá reler o certificado e mostrá-lo na tela. Os.: Algumas versões do Sistema Operacional, mesmo removendo o cartão da leitora, podem manter em cache as informações de tela, ou seja, mesmo removendo da leitora o cartão, pode ser que o certificado fique aparecendo, mesmo após telar F5. Neste caso, se clicar duas vezes sobre o certificado mostrado, provavelmente pedirá que insira o cartão na leitura para mostrar corretamente. O procedimento semelhante pode ser feito com o token.

22 4.8. A instalação do Componente de Assinatura Digital Objetivo: Instalar o componente de assinatura. Se todos os componentes anteriores estão configurados orretamente. Podemos fazer de duas formas: A instalação direta pelo site do Banrisul Quando o usuário abre a página para assinar um contrato, a própria aplicação (site) verifica se existem todos os componentes necessários do assinador digital EvalCryptoCom. Não existindo o componente, o navegador Internet Explorer apresenta a mensagem de instalação: Quando o usuário clica sobre a mensagem apresentada, a opção de Instalar este Complemento para Todos os Usuários deste Computador é apresentada.

23 É importante confirmar se a Cadeia de Certificados do componente, indicada no passo 4.6, foi instalada corretamente. Caso não tenha sido, a mensagem abaixo é apresentada: Note que o texto E-VAL (editor não verificado), indicando que mesmo que instalado, este componente não é válido para o navegador. Assim não será possível assinar documentos. Se a Cadeia de Certificados do Componente esta correta, a tela abaixo é apresentada:

24 Clicando no botão Mais opções, um conjunto de opções é apresentado: Selecione a opção Sempre instalar software proveniente de E- VAL TECNO.... Após a confirmação, o componente é automaticamente instalado no navegador para sua utilização. Neste caso, não é adicionado qualquer parâmetro de configuração do componente, ficando desativado qualquer log de execução A instalação administrativa utilizando o aplicativo de instalação. Este procedimento pode ser baixado do site do Banrisul para a execução do aplicativo de instalação, tanto para a versão 32bits quanto para 64bits. Site Banrisul > Para sua Empresa > Câmbio > Assinatura Digital de contrato de Câmbio > Links Relacionados Após a instalação, devemos verificar: a. A criação do diretório de parâmetros e log localizado em C:\evallog. b. Neste diretório ficam os arquivos de parâmetros config.xml e os log gerados durante as tentativas de assinaturas. c. Os logs somente são gerados se no arquivo de configuração config.xml estiver ativada a flag de geração de log, conforme manual específico.

25 d. Quaisquer erros gerados serão gravados nos logs, se estes estiverem ativos. Estrutura do arquivo config.xml. Estrutura do arquivo config.xml <config> <interface> <titulo></titulo> <texto></texto> <caminho></caminho> </interface> <comunicacao> <proxy></proxy> <tsa></tsa> </comunicacao> <log> <dir>c:\\evallog\\</dir> Diretório de localização <error>1</error> Ativa o registro de erros <alert>1</alert> Ativa o registro de alertas <info>1</info> Ativa o registro de informações <debug>1</debug> Ativa o registro de todos os comandos executados. </log> </config 4.9. Assinatura do Contrato de Câmbio Uma vez realizadas com sucessos as etapas anteriores, o usuário deverá testar a assinatura de um contrato de câmbio. Devemos lembrar que deverá existir uma procuração e uma alçada válida para este usuário/empresa, registradas no Banrisul, para que a assinatura funcione corretamente. Outro fator importante a ser destacado: A pessoa que assina o contrato de câmbio com o certificado ICP-Brasil deve ser a mesma que entra no Office Banking (mesmo CPF). Para mais informações referente a certificação digital e baixa da cadeia de certificados, consulte o site do Banrisul, menu Para Sua Empresa >Certificado Digital > Arquivos Relacionados > Links relacionados

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Certificado Digital A1 Geração Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. - 2012 Página 1 de 41 Pré-requisitos para a geração Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo

Leia mais

Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher)

Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher) Renovação Online de certificados digitais A3 (Voucher) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 19 Requisitos para a Renovação Certificados A3 Em Cartão/Token (Navegador

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário)

Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Renovação Online de Certificados Digitais A3 (Com Boleto Bancário) Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2013 Página 1 de 47 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO...

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A1 (Com cartão de Crédito)

Renovação Online de Certificados Digitais A1 (Com cartão de Crédito) Renovação Online de Certificados Digitais A1 (Com cartão de Crédito) Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2013 Página 1 de 40 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO...

Leia mais

Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher)

Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher) Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher) Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 18 Renovação Online Renovação Online de certificados digitais A1 (Voucher)

Leia mais

Manual de Solicitação e Instalação de Certificado Digital A3 e-cpf/e-cnpj AC-Correios no dispositivo criptográfico e-token PRO USB Aladdin.

Manual de Solicitação e Instalação de Certificado Digital A3 e-cpf/e-cnpj AC-Correios no dispositivo criptográfico e-token PRO USB Aladdin. Manual de Solicitação e Instalação de Certificado Digital A3 e-cpf/e-cnpj AC-Correios no dispositivo criptográfico e-token PRO USB Aladdin. Download do Dispositivo Criptográfico e-token PRO USB Aladdin:

Leia mais

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário

CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Certificação Digital CERTIFICADO DIGITAL ARMAZENADO NO COMPUTADOR (A1) Manual do Usuário Guia CD-17 Público Índice 1. Pré-requisitos para a geração do certificado digital A1... 3 2. Glossário... 4 3. Configurando

Leia mais

Manual de instalação Token/Cartão e baixa do Certificado Digital A3 AR Soluti - Goiânia. Versão 1.0 de 03 de Junho de 2014. Classificação: Ostensivo

Manual de instalação Token/Cartão e baixa do Certificado Digital A3 AR Soluti - Goiânia. Versão 1.0 de 03 de Junho de 2014. Classificação: Ostensivo Manual de instalação Token/Cartão e baixa do Certificado AR Soluti - Goiânia Versão 1.0 de 03 de Junho de 2014 Classificação: Classificação: Catalogação do Documento Titulo Classificação Versão 1.0 de

Leia mais

PJe Roteiro para configuração do computador Windows 7

PJe Roteiro para configuração do computador Windows 7 PJe Roteiro para configuração do computador Windows 7 Autora: Sônia Verônica Palma de Carvalho Fevereiro de 2014 1- Verificar o sistema operacional instalado no equipamento. Atualmente o PJe somente é

Leia mais

Instalando o ProToken no Sistema Operacional Windows Vista Ultimate

Instalando o ProToken no Sistema Operacional Windows Vista Ultimate Instalando o ProToken no Sistema Operacional Windows Vista Ultimate NOTA: os procedimentos descritos neste documento visam permitir a instalação do ProToken no sistema operacional Windows Vista. Todavia,

Leia mais

ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3

ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3 ROTEIRO DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3 1º PASSO VERIFIQUE OS REQUISITOS DO SEU EQUIPAMENTO: Sistema operacional: Windows XP (service pack 3) ou Windows 7 (64 bits) ou Windows 8; Navegador Internet

Leia mais

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha

Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Manual de instalação, configuração e utilização do Assinador Betha Versão 1.5 Histórico de revisões Revisão Data Descrição da alteração 1.0 18/09/2015 Criação deste manual 1.1 22/09/2015 Incluído novas

Leia mais

Certificado Digital A1

Certificado Digital A1 Abril/ Certificado Digital A1 Geração Página 1 de 32 Abril/ Pré requisitos para a geração Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário obedecer aos

Leia mais

Manual de. instalação. Certificado Digital A1 ou S1

Manual de. instalação. Certificado Digital A1 ou S1 Manual de instalação Certificado Digital A1 ou S1 Sumário O que é? 3 Aplicação 3 Preparando sua máquina 4 1ª configuração: Sistemas Homologados 4 2ª configuração: Perfil de usuário 4 3ª configuração: Hierarquias

Leia mais

Guia de utilização do gerenciador de Token e Smart Card

Guia de utilização do gerenciador de Token e Smart Card Guia de utilização do gerenciador de Token e Smart Card Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2011 página 1 de 13 Pré-requisitos para a instalação Software de Certificação Digital

Leia mais

Manual de. instalação. Certificado Digital A3 ou S3

Manual de. instalação. Certificado Digital A3 ou S3 Manual de instalação Certificado Digital A3 ou S3 Sumário O que é? 3 Aplicação 3 Preparando sua máquina 4 1ª configuração: Sistemas Homologados 4 2ª configuração: Perfil de usuário 4 3ª configuração: Hierarquias

Leia mais

CARTÃO MAGIC CONTROL CARTÃO GEMALTO

CARTÃO MAGIC CONTROL CARTÃO GEMALTO ROTEIRO PARA EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A3 REQUISITOS Para realizar a emissão da Identidade Digital CAIXA, o computador utilizado deve ter instalado o sistema operacional Windows XP ou Windows 7 64

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A3

Renovação Online de Certificados Digitais A3 Renovação Online de Certificados Digitais A3 Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2014 Página 1 de 45 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3 VERIFICANDO

Leia mais

Manual de. instalação. Certificado Digital A3 ou S3

Manual de. instalação. Certificado Digital A3 ou S3 Manual de instalação Certificado Digital A3 ou S3 Sumário O que é? 3 Aplicação 3 Preparando sua máquina 4 1ª configuração: Sistemas Homologados 4 2ª configuração: Perfil de usuário 4 3ª Execute o CD de

Leia mais

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Tutorial para acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para a utilização dos sistemas de visualização

Leia mais

Aplicativo adicional para cartões

Aplicativo adicional para cartões SAFESIGN para MAC OS Aplicativo adicional para cartões Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2011 página 1 de 15 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital

Leia mais

PJe Roteiro para configuração do computador

PJe Roteiro para configuração do computador PJe Roteiro para configuração do computador Autora: Sônia Verônica Palma de Carvalho Fevereiro de 2014 1- Verificar o sistema operacional instalado no equipamento. Atualmente o PJe somente é compatível

Leia mais

Certificado Digital A1. Solicitação

Certificado Digital A1. Solicitação A1 Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 Pré-Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário

Leia mais

Manual de Configuração de Ambiente para Utilização do Login via Certificado Digital no Cadastro Web

Manual de Configuração de Ambiente para Utilização do Login via Certificado Digital no Cadastro Web Manual de Configuração de Ambiente para Utilização do Login via Certificado Digital no Cadastro Web AÇÕES IMPORTANTES Ao tentar acessar o Cadastro Web por meio da certificação digital, é fundamental realizar

Leia mais

IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS

IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS Você deve estar com logon de administrador para realizar essas etapas. Você pode importar um certificado para usá-lo no seu computador, ou pode exportá-lo

Leia mais

Leitora Omnikey Cardman 3021. Guia de Instalação

Leitora Omnikey Cardman 3021. Guia de Instalação Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora Omnikey Cardman 3021) Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário obedecer aos seguintes critérios: Possuir

Leia mais

CERTIDÕES UNIFICADAS

CERTIDÕES UNIFICADAS CERTIDÕES UNIFICADAS Manual de Instalação e Configuração Projeto CERTUNI com Certificado Digital Versão 2.0 Fevereiro de 2013 Departamento de Inovação Tecnológica Sumário 1. Instalação do Leitor de Cartão

Leia mais

Leitora SCR 331. Guia de Instalação

Leitora SCR 331. Guia de Instalação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora SCR 331) Para que o processo de instalação tenha sucesso,

Leia mais

Entendendo a Certificação Digital

Entendendo a Certificação Digital Entendendo a Certificação Digital Novembro 2010 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. O que é certificação digital?... 3 3. Como funciona a certificação digital?... 3 6. Obtendo certificados digitais... 6 8.

Leia mais

Fiscal Instalação e Configuração do Emissor de Nota Fiscal Eletrônica

Fiscal Instalação e Configuração do Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Fiscal Instalação e Configuração do Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Identificação FIS_029 Data Revisão 31/10/2013 Objetivos Moura. Instalar e configurar o emissor de Nota Fiscal Eletrônica 2 O que é

Leia mais

1. Como acessar o Home Banking. Acesse o SITE do Banrisul www.banrisul.com.br e clique em Home Banking na parte superior da tela.

1. Como acessar o Home Banking. Acesse o SITE do Banrisul www.banrisul.com.br e clique em Home Banking na parte superior da tela. 1. Como acessar o Home Banking Acesse o SITE do Banrisul www.banrisul.com.br e clique em Home Banking na parte superior da tela. 1-13 04/02/11 2. A página não atualiza Em caso de: Não aparecer os três

Leia mais

TREINAMENTO. Novo processo de emissão de certificados via applet.

TREINAMENTO. Novo processo de emissão de certificados via applet. TREINAMENTO Novo processo de emissão de certificados via applet. Introdução SUMÁRIO Objetivo A quem se destina Autoridades Certificadoras Impactadas Produtos Impactados Pré-requisitos para utilização da

Leia mais

Token USB Shell v3 Gemalto Guia de Instalação

Token USB Shell v3 Gemalto Guia de Instalação Token USB Shell v3 Gemalto Guia de Instalação Pré-requisitos para Instalação Dispositivo de Certificação Digital (Token USB Shell v3). Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário obedecer

Leia mais

Manual de Instalação Software do Leitor de Smart Card Gemalto GemPC USB TR

Manual de Instalação Software do Leitor de Smart Card Gemalto GemPC USB TR Manual de Instalação Software do Leitor de Smart Card Gemalto GemPC USB TR Para o funcionamento do leitor de smart card Gemalto GemPC USB TR deve ser instalado o driver do leitor, disponível na área de

Leia mais

Certificado Digital A1. Instalação

Certificado Digital A1. Instalação Instalação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário

Leia mais

Módulo de Gestores. Utilizaremos telas do Módulo de Gestores (Homologação): http://siops-homologa2.datasus.gov.br

Módulo de Gestores. Utilizaremos telas do Módulo de Gestores (Homologação): http://siops-homologa2.datasus.gov.br Módulo de Gestores Módulo de Gestores Utilizaremos telas do Módulo de Gestores (Homologação): http://siops-homologa2.datasus.gov.br Módulo de Gestores As telas oficiais do Módulo de Gestores estão disponíveis

Leia mais

Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos

Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Tutorial de acesso ao Peticionamento Eletrônico e Visualização de Processos Eletrônicos Este tutorial visa preparar o computador com os softwares necessários para utilização

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Certificado Digital do tipo A1 Sistema Operacional Microsoft Windows XP Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 Para confecção desse manual, foi usado

Leia mais

Procedimentos de Solicitação

Procedimentos de Solicitação Passo a Passo para obter Certificado Digital (CD) pela Caixa Econômica Federal Procedimentos de Solicitação Acesse o site da www.caixa.gov.br Clique em VOCÊ e no título Certificado Digital Clique em SOLICITE

Leia mais

Instrução para uso de certificado Digital

Instrução para uso de certificado Digital Instrução para uso de certificado Digital Mozilla Firefox versão 11.0 Certificado Digital do tipo A3 e A1 Cartão e Token Sistemas Operacionais: Microsoft Windows XP SP3 Microsoft Windows Vista 32bits/64

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT Sumário 1.Pré-requisitos...2

Leia mais

Atualização do Certificado Digital

Atualização do Certificado Digital Atualização do Certificado Digital Houve uma renovação no certificado AC Raiz, este novo certificado Raiz da ICP-BRASIL ainda não está presente nos repositórios dos navegadores de internet. Por este motivo

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Certificado Digital do tipo A1 Sistema Operacional Microsoft Windows XP 1 Instalação do certificado digital tipo A1 no Windows XP Para confecção desse manual, foi usado o Sistema Operacional

Leia mais

Autoridade Certificadora Notarial CONFIGURAÇÃO DA MÁQUINA DA AR COM WINDOWS VISTA E WINDOWS 7 AC NOTARIAL. Página 1 de 14

Autoridade Certificadora Notarial CONFIGURAÇÃO DA MÁQUINA DA AR COM WINDOWS VISTA E WINDOWS 7 AC NOTARIAL. Página 1 de 14 Página 1 de 14 CONFIGURAÇÃO DA MÁQUINA DA AR COM WINDOWS VISTA E WINDOWS 7 AC NOTARIAL Página 2 de 14 Página 3 de 14 ECD Emissor de Certificados Digitais Conteúdo 1. INTRODUÇÃO... 4 2. PRÉ-REQUISITOS DE

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Mozilla Firefox... 4 2. Acessando o sistema... 4 3. Baixando e Instalando um certificado Tipo A1... 5 4. Backup do certificado

Leia mais

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64)

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Página1 Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Manual do Usuário Página2 Índice O que é Token?... 03 Instalação do Token... 04 Verificação do Certificado... 07 Troca de Senhas...10 Página3

Leia mais

Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais. Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais

Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais. Renovação Online. Renovação Online de certificados digitais Renovação Online Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2012 página 1 de 22 Requisitos para a renovação Para que o processo de renovação tenha sucesso, é necessário obedecer aos

Leia mais

Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian. Manual do Produto

Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian. Manual do Produto Manual de Utilização do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian Manual do Produto Índice Introdução - Assistente do Certificado Digital Serasa Experian 3 1. Verificação de Ambiente 4 2. Instalação

Leia mais

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva Catalogação do Documento Titulo Classificação Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014 Autor Raphael Reis Aprovador Bruno Barros Número de páginas 57 Página 2 de 57 Sumário 1 Sistema operacional compatível para

Leia mais

Instalação das Cadeias de Certificação

Instalação das Cadeias de Certificação Instalação das Cadeias de Certificação Certificado Digital A1/S1 e A3/S3 Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2011 página 1 de 11 Pré-Requisitos para a instalação Dispositivos

Leia mais

Gerenciador do Token PROTOKEN PRO. Guia de Instalação

Gerenciador do Token PROTOKEN PRO. Guia de Instalação Gerenciador do Token PROTOKEN PRO Guia de Instalação Certificação Digital Guia CD-05 Público 1. Pré-requisitos para a instalação do dispositivo de certificação digital: Token Protoken Pro Para que o processo

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE TOKEN SAFESIGN

MANUAL DE INSTALAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE TOKEN SAFESIGN MANUAL DE INSTALAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE TOKEN SAFESIGN Manual de utilização do software de gerenciamento SafeSign Índice 1. Instalação... 3 1.1. Instalação no Windows... 3 1.2. Verificar versão do aplicativo...

Leia mais

NOVO COMPONENTE ASSINADOR ESEC

NOVO COMPONENTE ASSINADOR ESEC NOTAS FISCAIS DE SERVIÇO ELETRÔNICAS PREFEITURA DE JUIZ DE FORA COMPLEMENTO AO SUPORTE A ATENDIMENTO NÍVEL 1 1.0 Autor: Juiz de Fora, Fevereiro 2015. PÁGINA 1 DE 38 SUMÁRIO 1REQUISITOS MÍNIMOS CONFIGURAÇÕES

Leia mais

Manual de Instalação Software de Gerenciador Certificado Digital SafeSign Identity

Manual de Instalação Software de Gerenciador Certificado Digital SafeSign Identity CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA Manual de Instalação Software de Gerenciador Certificado Digital SafeSign Identity SETIN CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA Outubro de 2012 DOCUMENTO CONFIDENCIAL 2 Histórico de

Leia mais

Autenticação com cartão de conta corrente/poupança SEFAZ-RS PERGUNTAS FREQUENTES

Autenticação com cartão de conta corrente/poupança SEFAZ-RS PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES 1- Qual (is) cartão (ões) do Banrisul pode (m) ser utilizado (s) para realizar a autenticação na área de contribuintes no sítio da Secretaria R: Cartões com chip de conta corrente/poupança

Leia mais

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64)

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Manual do Usuário Índice O que é Token?... 03 Instalação do Token... 04 Verificação do Certificado... 07 Troca de Senhas... 10 O que é Token? É um dispositivo

Leia mais

Excel 2003. Excel 2003. Guia para assinatura de documentos no Microsoft Excel 2003 Guia para assinatura de documentos no Microsoft Excel 2003

Excel 2003. Excel 2003. Guia para assinatura de documentos no Microsoft Excel 2003 Guia para assinatura de documentos no Microsoft Excel 2003 Excel 2003 Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2010 Pré-Requisitos para a utilização Para que o processo de utilização tenha sucesso, é necessário obedecer aos seguintes critérios:

Leia mais

SMART CARD LOGON COM TOKEN USB CONFIGURANDO UMA AUTORIDADE CERTIFICADORA

SMART CARD LOGON COM TOKEN USB CONFIGURANDO UMA AUTORIDADE CERTIFICADORA SMART CARD LOGON COM TOKEN USB A Microsoft oferece suporte nativo para smart card logon nos sistemas operacionais Windows 2000, Windows 2003, Windows XP e Windows Vista. Usuários podem optar em fazer autenticação

Leia mais

Manual de Apoio à Assinatura Eletrônica DISO

Manual de Apoio à Assinatura Eletrônica DISO Manual de Apoio à Assinatura Eletrônica DISO Índice Hyperlinks Descanse o mouse na frase, aperte sem largar o botão Ctrl do seu teclado e click com o botão esquerdo do mouse para confirmar. Introdução

Leia mais

Certificação Digital - Previsão Legal

Certificação Digital - Previsão Legal Certificação Digital - Previsão Legal De acordo com o Art. 18 da Portaria GM/MS nº 53, de 16/01/13, o SIOPS passou a adotara Certificação Digital no processo de interface dos usuários. Art. 18. Seráadotada

Leia mais

Guia de Inicialização para o Windows

Guia de Inicialização para o Windows Intralinks VIA Versão 2.0 Guia de Inicialização para o Windows Suporte 24/7/365 da Intralinks EUA: +1 212 543 7800 Reino Unido: +44 (0) 20 7623 8500 Consulte a página de logon da Intralinks para obter

Leia mais

GASIN - Gerência de Administração dos Serviços de TI

GASIN - Gerência de Administração dos Serviços de TI MANUAL DO NOVO COMPONENTE ASSINADOR BHISS DIGITAL Prezado Contribuinte usuário do Sistema BHISS Digital: Esse manual tem como objetivo auxiliá-lo nas configurações do seu micro para que seja possível a

Leia mais

Manual do Usuário Certificado Digital AC PRODERJ

Manual do Usuário Certificado Digital AC PRODERJ Manual do Usuário Certificado Digital AC PRODERJ Guia CD-18 Público Índice 1. Emissão dos Certificados Digitais PRODERJ... 3 2. Documentos Necessários para Emissão dos Certificados... 3 3. Responsabilidades...

Leia mais

Manual de Administração

Manual de Administração Manual de Administração Produto: n-mf Xerox Versão do produto: 4.7 Autor: Bárbara Vieira Souza Versão do documento: 1 Versão do template: Data: 04/04/01 Documento destinado a: Parceiros NDDigital, técnicos

Leia mais

Leitora Omnikey Cardman 3021 Guia de Instalação

Leitora Omnikey Cardman 3021 Guia de Instalação Leitora Omnikey Cardman 3021 Guia de Instalação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2011 página 1 de 15 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital Leitora

Leia mais

WatchKey. WatchKey USB PKI Token. Versão Windows. Manual de Instalação e Operação

WatchKey. WatchKey USB PKI Token. Versão Windows. Manual de Instalação e Operação WatchKey WatchKey USB PKI Token Manual de Instalação e Operação Versão Windows Copyright 2011 Watchdata Technologies. Todos os direitos reservados. É expressamente proibido copiar e distribuir o conteúdo

Leia mais

[ACESSO AO PORTAL ELETRÔNICO COM CERTIFICADO DIGITAL]

[ACESSO AO PORTAL ELETRÔNICO COM CERTIFICADO DIGITAL] 2015 TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL - 2a. Região [ACESSO AO PORTAL ELETRÔNICO COM CERTIFICADO DIGITAL] Este guia é destinado a Advogados, Partes e Peritos que acessam os serviços do Portal Eletrônico da 2ª

Leia mais

Renovação Online de Certificados Digitais A1

Renovação Online de Certificados Digitais A1 Renovação Online de Certificados Digitais A1 Guia de Orientação Todos os direitos reservados. Imprensa Oficial do Estado S.A. 2014 Página 1 de 33 Índice PRÉ-REQUISITOS PARA INSTALAÇÃO... 3 INICIANDO A

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.2.2 18 de fevereiro de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é

Leia mais

Instalação da chave pública para o webmail do ICB

Instalação da chave pública para o webmail do ICB Instalação da chave pública para o webmail do ICB Documento criado em 22 de junho de 2009. Prezado usuário (a) do Webmail do ICB, O ICB conta hoje com um sistema de webmail, baseado em software livre,

Leia mais

Blinde seu caminho contra as ameaças digitais. Manual do Produto. Página 1

Blinde seu caminho contra as ameaças digitais. Manual do Produto. Página 1 ] Blinde seu caminho contra as ameaças digitais Manual do Produto Página 1 O Logon Blindado é um produto desenvolvido em conjunto com especialistas em segurança da informação para proteger os clientes

Leia mais

Pharma Gestão Serviços Manual de Orientação de Instalação do Certificado Digital Versão 2 Data: 16/07/2015

Pharma Gestão Serviços Manual de Orientação de Instalação do Certificado Digital Versão 2 Data: 16/07/2015 Introdução Este manual tem objetivo de instruir quando a preparação do computador para uso do certificado digital recebido pela Pharma Gestão Serviços As instruções a seguir se aplicam a computadores e

Leia mais

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 22 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 22 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva Catalogação do Documento Titulo Classificação Versão 2.0 de 22 de Maio de 2014 Autor Raphael Reis Aprovador Bruno Barros Número de páginas 43 Página 2 de 43 Sumário 1 Sistema operacional compatível para

Leia mais

Manual de Instalação da leitora de SmartCard Teo by Xiring

Manual de Instalação da leitora de SmartCard Teo by Xiring Manual de Instalação da leitora de SmartCard Teo by Xiring Versão especial p/ Banrisul e Infoestrutura 14 / Maio / 2008. Conteúdo: 1. Windows Vista 2. Windows XP, 2000 e 2003-Server 3. Windows 98 4. Windows

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO A1. Versão 1.0r0 de 29 de Janeiro 2015. Classificação: Ostensivo

BAIXA E INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO A1. Versão 1.0r0 de 29 de Janeiro 2015. Classificação: Ostensivo Versão 1.0r0 de 29 de Janeiro 2015 Classificação: Versão 1.0r0 de 29/10/2014 Página 2 de 15 Catalogação do Documento Título GESTÃO DE RISCOS DE SEGURANÇA Classificação Versão 1.0r1-29 de Janeiro de 2015

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DEATE Departamento de Suporte e Atendimento DICAD Divisão de Suporte Técnico de Gestão SEPOR Serviço de

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE CERTIFICADOS DIGITAIS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE CERTIFICADOS DIGITAIS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE Versão 2 Atualizado em 03/05/2012 Página 1 de 77 ÍNDICE 1 - O QUE É O GCD... 3 2 - COMO EXECUTAR O GCD GERENCIADOR DE... 4 2.3 - COMO CONFIGURAR O PROXY DO GCD...

Leia mais

Tutorial de instalação da Leitora de Cartão Inteligente e Emissão do Certificado Digital.

Tutorial de instalação da Leitora de Cartão Inteligente e Emissão do Certificado Digital. Tutorial de instalação da Leitora de Cartão Inteligente e Emissão do Certificado Digital. DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA 1 SUMÁRIO ALTERAR TAMANHO DA FONTE DPI...3 DESATIVAR CONTROLE DE CONTA DE USUÁRIO (UAC)...6

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL E INSTALAÇÃO DO TOKEN

PROCEDIMENTOS PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL E INSTALAÇÃO DO TOKEN PROCEDIMENTOS PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL E INSTALAÇÃO DO TOKEN Página 1 de 46 1. Emissão dos Certificados... 3 2. Documentos Necessários para Emissão dos Certificados... 3 3. Responsabilidades...

Leia mais

Gerenciador SafeSign Guia de Instalação

Gerenciador SafeSign Guia de Instalação Guia de Instalação Certificação Digital Guia CD-06 Público 1. Pré-requisitos para a instalação do dispositivo de certificação digital: Aplicativo SafeSign Para que o processo de instalação tenha sucesso,

Leia mais

Cartão Smart Card PKI

Cartão Smart Card PKI Cartão Smart Card PKI 1 MANUAL DE INSTRUÇÕES Manual de instalação Safesign Standard Versão 3.0.101 2 Selecione o driver adequado ao tipo de sistema do seu computador: 32 ou 64 bits, para verificar o tipo

Leia mais

Manual Operacional SAT TS-1000

Manual Operacional SAT TS-1000 Manual Operacional SAT TS-1000 APRESENTAÇÃO O TS-1000 é o equipamento SAT da Tanca destinado a emissão de Cupons Fiscais Eletrônicos. Equipado com o que há de mais moderno em Tecnologia de Processamento

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DEATE Departamento de Suporte e Atendimento DICAD Divisão de Suporte Técnico de Gestão SEPOR Serviço de

Leia mais

Leitora Omnikey Cardman 3021

Leitora Omnikey Cardman 3021 Fevereiro/ Leitora Omnikey Cardman 3021 Guia de Instalação Página 1 de 6 Fevereiro/ Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora Omnikey Cardman 3021) Para que o processo

Leia mais

Serviço de Atendimento ao Cliente Certisign Dez/2015

Serviço de Atendimento ao Cliente Certisign Dez/2015 Windows 10 Serviço de Atendimento ao Cliente Certisign Dez/2015 Sumário 1 - Conhecendo o Windows 10 2 - Utilizando o Navegador Microsoft Edge 3 - Certificado do Tipo A3 - Instalação do Gerenciador Criptográfico

Leia mais

Certificado Digital A3

Certificado Digital A3 Manual Alameda dos Quinimuras, de 187 Instalação 04068-900 São Paulo SP Certificado Digital A3 certificadodigital.com.br 3003 2300 (SAC) ÊS10 FL000-00 Papel produzido a partir de florestas renováveis.

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC- Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DERUS- Departamento de Relacionamento com o

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DGTEC- Diretoria Geral de Tecnologia da Informação DERUS- Departamento de Relacionamento com o DERUS- Departamento de Relacionamento com o Usuário DERUS- Departamento de Relacionamento com o Usuário Sumário: Gerando um arquivo PDF 3 Como assinar digitalmente um documento PDF 17 O Assinador Livre

Leia mais

INSTALAÇÃO E USO DO ASSINADOR LIVRE. Índice:

INSTALAÇÃO E USO DO ASSINADOR LIVRE. Índice: Proposto por: Marcos Stallone Santos / Karla Ferreira Moreira Analisado por: Aprovado por: Índice: 1 - O Assinador Livre:...2 2 - Pré-requisitos para instalação:...2 3 - Download e Instalação do Assinador

Leia mais

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge Manual do Usuário Versão 1.1 ExpressoMG 14/10/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 1.1 Objetivos do Manual... 4 1.2 Público Alvo...

Leia mais

Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 www.certificadodigital.com.br

Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 www.certificadodigital.com.br Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 Sumário 1. Instalação do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian... 3 2. Instalando o Certificado Digital A3... 4 3. Teste

Leia mais

Manual de instruções do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian

Manual de instruções do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian Manual de instruções do Assistente do Certificado Digital Serasa Experian Instalação do certificado digital tipo A3 Modelo em cartão e leitora Sistemas Operacionais compatíveis: Windows XP SP3 Windows

Leia mais

Instruções e Manual de Instalação Leitora + Cartão Inteligente. Certificado Digital Serasa

Instruções e Manual de Instalação Leitora + Cartão Inteligente. Certificado Digital Serasa Instruções e Manual de Instalação Leitora + Cartão Inteligente Certificado Digital Serasa O que é Certificado Digital? O Certificado Digital Serasa é um documento eletrônico que possibilita comprovar a

Leia mais

Windows. Atualizar o firmware para unidades de comunicações UT-1. Prepare-se

Windows. Atualizar o firmware para unidades de comunicações UT-1. Prepare-se Atualizar o firmware para unidades de comunicações UT- Windows Obrigado por ter escolhido um produto Nikon. Este guia descreve como atualizar o firmware para unidades de comunicações UT-. Se você não tiver

Leia mais

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE RENOVAÇÃO DE E-CPF A3 ONLINE

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE RENOVAÇÃO DE E-CPF A3 ONLINE MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE RENOVAÇÃO DE E-CPF A3 ONLINE A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez em sistema operacional Windows XP utilizando navegador Internet Explorer,

Leia mais

Leitora Perto Smart. Guia de Instalação. Leitora Perto Smart Guia de Instalação. Janeiro/2010. Instalação da leitora Perto Smart.

Leitora Perto Smart. Guia de Instalação. Leitora Perto Smart Guia de Instalação. Janeiro/2010. Instalação da leitora Perto Smart. Leitora Perto Smart Guia de Instalação Página 1 de 14 Pré Requisitos para a instalação Dispositivos de Certificação Digital (Leitora Perto) Para que o processo de instalação tenha sucesso, é necessário

Leia mais

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.

Leia mais