Oficina: Programação para Android com o App Inventor. Profª. Alana Gama Licencianda em Ciências da Computação IF Baiano Campus Senhor do Bonfim

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oficina: Programação para Android com o App Inventor. Profª. Alana Gama Licencianda em Ciências da Computação IF Baiano Campus Senhor do Bonfim"

Transcrição

1 Oficina: Programação para Android com o App Inventor Profª. Alana Gama Licencianda em Ciências da Computação IF Baiano Campus Senhor do Bonfim

2 Desenvolver o quinto Item da lista (Programação)

3 Testa uma determinada condição. Se for verdadeira, executa as ações deu uma determinada sequência de blocos. Se for falsa, os blocos serão ignorados. Executa na secção Fazer, para cada valor numérico um incremento de cada vez.

4 Executa os blocos na secção Fazer através de uma dada variável item que pode assumir qualquer nome. Testa uma condição, se for verdade executa uma ação e testa novamente. Quando for falsa o bloco finaliza a execução.

5 Testa uma determinada condição se, se for verdadeira executa a secção então, caso contrário, executa a secção senão. Fazer algo e retornar algo O bloco que você encaixar será executado, mas seu resultado retornado será ignorado.

6 Abrirá determinada tela. Abrirá uma determinada tela e passa um valor a ela. Retorna o valor inicial dado a tela inicial. Fecha a tela atual. Fecha a tela atual e retorna um valor para a tela que abriu

7 Fecha a aplicação. Retorna o texto simples que foi passado para esta tela quando foi iniciado por outro aplicativo. Se nenhum valor foi passado ele retorna o texto vazio. Fecha a tela atual com e passa um texto.

8 Representa um valor verdadeiro. Representa um valor falso. Executa uma negação lógica retornando falso se a entrada for verdadeira, e verdadeira quando a entrada for falsa

9 Testa se os argumentos são iguais. Testa se todas as condições lógicas do conjunto são verdadeiras. Testa se qualquer uma das condições do conjunto é verdadeira.

10 = Testa se dois números são iguais e retorna verdadeiro ou falso. Testa se dois números não são iguais e retorna verdadeiro ou falso. < Testa se o primeiro número é menor que o segundo número e retorna verdadeiro ou falso. Testa se o primeiro número é menor que ou igual ao segundo número e o devolve verdadeiro ou falso. > Testa se o primeiro número é maior que o segundo número e retorna verdadeiro ou falso. Testa se o primeiro número é maior do que ou igual ao segundo número e o devolve verdadeiro ou falso.

11 Retorna o resultado da adição de qualquer quantidade de blocos que têm um valor numérico em conjunto. Retorna o resultado da subtração

12 Retorna o resultado da multiplicação de qualquer quantidade de blocos. Retorna o resultado da divisão

13 Retorna o resultado do primeiro número elevado à potência do segundo. Retorna um valor inteiro aleatório entre os valores indicados. Retorna um valor aleatório entre 0 e 1. Gera sequências repetitivas de números aleatórios. Retorna o menor valor de um conjunto de números

14 Retorna a raiz quadrada do número fornecido. Retorna o valor absoluto do número fornecido. Transforma o sinal de determinado número. Retorna o número dado arredondado para o número inteiro mais próximo.

15 Retorna o menor inteiro que é maior ou igual ao número dado Retorna o maior inteiro que é menor ou igual ao número dado. Módulo: (a, b) é o mesmo que o resto (a, b) quando a e b são positivos Resto: retorna o resultado da divisão de a por b. Quociente: Retorna o resultado da divisão do primeiro número pelo segundo e descartando qualquer parte fracionária do resultado.

16 Seno: Retorna o seno do número fornecido em graus. Cos: Retorna o cosseno do número fornecido em graus. Tan: Retorna a tangente do número fornecido em graus. arcsen: Retorna o arco seno do número fornecido em graus. arccos: Retorna o arco cosseno do número fornecido em graus. arctan: Retorna o arco tangente do número fornecido em graus.

17 Retorna o arco tangente de y / x, y dado e x. Retorna o valor em graus do número fornecido em radianos. O resultado será um ângulo no intervalo [0, 360) Retorna o valor em radianos do número dado em graus. O resultado será um ângulo no intervalo [-π, + π)

18 Formata um número como um número decimal com um determinado número de lugares após o ponto decimal. O número de lugares deve ser um número inteiro não negativo. O resultado é produzido por arredondamento do número (se havia muitos lugares) ou pela adição de zeros à direita (se não eram muito poucos). Retorna verdadeiro se o objeto fornecido é um número e false de outra forma.

19 Toma uma cadeia de texto que representa um número inteiro positivo em uma base e retorna uma lista de caracteres que representa o mesmo número em uma outra base. Por exemplo, se a cadeia de entrada é de 10, em seguida, converter de base 10 para binário irá produzir a sequência de 1010; Enquanto que se a cadeia de entrada é o mesmo 10, em seguida, a conversão de binário de base 10 irá produzir a sequência 2. Se a cadeia de entrada é o mesmo 10, em seguida, converter de base 10 em hexadecimal irá produzir a seqüência A.

20 Contém uma cadeia de texto. Esta cadeia pode conter quaisquer caracteres (letras, números ou outros caracteres especiais). No App Inventor será considerado um objeto de texto. Acrescenta todas as entradas para fazer uma única cadeia. Se não houver entradas, devolve uma cadeia vazia. Retorna o número de caracteres, incluindo espaços na sequência. Este é o comprimento de uma dada cadeia de texto.

21 Retorna, se a string (lista de caracteres) contém quaisquer caracteres (incluindo espaços). Quando o comprimento da corda é 0, retorna verdadeiro caso contrário, retorna falso. Usado na criação de dicionários. Todas as letras maiúsculas são consideradas menores ou para ocorrer antes letras minúsculas. Remove quaisquer espaços à esquerda ou à direita da cadeia de entrada e retorna o resultado.

22 Maiúscula: Retorna uma cópia do seu argumento cadeia de texto convertido em todas as letras maiúsculas. Minúscula: Retorna uma cópia do seu argumento cadeia de texto convertido para todas as minúsculas. Retorna o índice inicial desta parte no texto, onde o índice 1 significa o início do texto. Retorna 0 se a parte não existe no texto. Testa se uma parte está contida no texto

23 Divide o texto dado em duas partes usando o local da primeira ocorrência de pelo como o ponto de divisão, e retorna uma lista de dois itens que consiste na peça antes de o ponto de divisão e a peça após o ponto de divisão. Divide o texto dado em qualquer ocorrência de um espaço, produzindo uma lista de itens. Extrai parte do texto começando na posição início e continuando por caracteres de comprimento.

24 Faz a substituição de um segmento contido no texto. Produz texto, como um bloco de texto. A diferença é que o texto não é facilmente detectável pelo aplicativo

25 Cria uma lista vazia, sem elementos. Cria uma lista dos blocos de dados. Se você não fornecer quaisquer argumentos, isso cria uma lista vazia, que você pode adicionar elementos para mais tarde.

26 Adiciona os objetos disponíveis para o final da lista. Se algo é um dos elementos da lista, retorna verdadeiro; caso contrário, retorna falso.

27 Retorna o número de itens na lista. Se a lista não tem itens, retorna true; caso contrário, retorna false. Pega um item de forma aleatória a partir da lista. Retorna a posição da coisa na lista. Se não estiver na lista, retorna 0.

28 Seleciona o item no índice fornecido na lista dada. O primeiro item da lista é no índice 1. Insere um item na lista na posição determinada Insere substituição na lista dada no índice de posição. O produto anterior em que a posição é removido.

29 Remove o item na posição determinada Adiciona os itens na segunda lista para o final da primeira lista. Faz uma cópia de uma lista, incluindo a cópia de todos os sub-listas. Se coisa é uma lista, retorna true; caso contrário, retorna false.

30 Interpreta a lista como uma linha de uma tabela e retorna um texto CSV (valores separados por vírgula) que representa a linha.

31 Usado para procurar informações em uma estrutura de dicionário, representada como uma lista.

32

33 Estes números nesta lista representam valores em um código RGB. Códigos RGB são usados para tornar as cores na Internet. Uma cartela de cores RGB está disponível aqui. Este primeiro número da lista representa o valor de R do código. A segunda representa o G. O terceiro representa o B. O quarto valor é opcional e representa o valor alfa ou a saturação da cor é. O valor de alfa padrão é 100. Experimente com valores diferentes e ver como as cores mudam usando este bloco. Leva em uma cor: um bloco de cor, variável que contém uma cor, ou a propriedade de um dos componentes que representam uma cor e retorna uma lista dos valores RGB no código RGB dessa cor.

34 Este bloco é usado para criar variáveis globais. Leva em qualquer tipo de valor como um argumento. Ao clicar em nome pode mudar o nome dessa variável global. As variáveis globais são usadas em todos os procedimentos ou eventos de modo que este bloco vai ficar sozinho. Este bloco fornece uma maneira de obter todas as variáveis que você possa ter criado. Este bloco segue as mesmas regras que obter. Apenas variáveis no escopo estará disponível no menu suspenso. Uma vez que uma variável v é selecionado, o usuário pode anexar um novo bloco e dar a v um novo valor.

35 Este bloco é um modificador que lhe permite criar novas variáveis que são usadas apenas no procedimento é executado na parte DO do bloco. Desta forma, todas as variáveis deste procedimento irá iniciar todos com o mesmo valor cada vez que o procedimento é executado.

36

37 Procedimento É uma sequência de instruções que você pode consultar todos de uma vez como um único comando No App inventor pode ter argumentos e valores de retorno.

38 Procedimento Usamos procedimentos na App Inventor para criar novos blocos que podemos usar repetidamente e ocupam menos espaço do que todos os blocos utilizados no procedimento original. Se estamos usando os mesmos conjuntos de blocos mais de uma vez, estes blocos são chamados redundante. Um argumento é uma entrada para o nosso procedimento. Alguns procedimentos exigem saber alguns pedaços de informações que mudam como o procedimento é executado.

39 Procedimento para fazer bolo Separar ingredientes Verificar se tem gás 1. Bata as claras em neve e reserve 2. Misture as gemas, a margarina e o açúcar até obter uma massa homogênea 3. Acrescente o leite e a farinha de trigo aos poucos sem parar de bater 4. Por último, adicione as claras em neve e o fermento 5. Despeje a massa em uma forma grande de furo central

40 Referências AI2 Cores. Disponível em: < em 01 junho 2016 Listas AI2. Disponível em: < Acesso em 01 junho 2016 Procedimentos. Disponível em: < em 01 junho 2016 Variáveis AI2. Disponível em: < em 01 junho 2016

Programação de Computadores I

Programação de Computadores I Programação de Computadores I 2018.2 Algoritmo É uma sequência de passos que devem ser realizados para resolver um problema. Problema: Somatória de 1 a 10: 10 i=1 Algoritmo 1: 1+2+3+4+5+6+7+8+9+10 = 55

Leia mais

Capítulo 04 : Sistemas Numéricos

Capítulo 04 : Sistemas Numéricos Departamento de Engenharia Elétrica FEIS - UNESP Capítulo 04 : Sistemas Numéricos 1.1 - Representação de Quantidades Numéricas Analógica Digital 1.2 - Sistemas Numéricos 1. 3 1.2 - Sistemas Numéricos 1.2

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Introdução ao FORTRAN Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2013.1/tcc-00.157

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Introdução ao FORTRAN Professor Hugo de Oliveira Barbalho hbarbalho@ic.uff.br Material produzido pelo professor: Leandro Augusto Frata Fernandes (laffernandes@ic.uff.br)

Leia mais

Programação de Computadores:

Programação de Computadores: Instituto de C Programação de Computadores: Introdução ao FORTRAN Luis Martí Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense lmarti@ic.uff.br - http://lmarti.com Introdução ao FORTRAN Cinco aspectos

Leia mais

Um sistema de numeração posicional utiliza um conjunto de símbolos. O valor que cada

Um sistema de numeração posicional utiliza um conjunto de símbolos. O valor que cada APÊNDICE B Sistema de Numeração Posicional Um sistema de numeração posicional utiliza um conjunto de símbolos O valor que cada símbolo representa, no entanto, depende do seu valor nominal e do valor posicional,

Leia mais

Algoritmos - 2. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Algoritmos - 2. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Algoritmos - 2 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Pseudocódigo Também chamada de de linguagem estruturada, reune um conjunto de de ações (ou comandos), usando uma linguagem simples e genérica,

Leia mais

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões.

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. 1 Estruturas da linguagem C 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. Identificadores Os identificadores seguem a duas regras: 1. Devem ser começados por letras

Leia mais

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior ALGORITMOS E APLICAÇÕES FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior Formato Básico do Pseudocódigo Tipos de dados O VisuAlg prevê quatro tipos de dados: inteiro, real,

Leia mais

Base: número de símbolos empregados no sistema numérico.

Base: número de símbolos empregados no sistema numérico. Instituto Federal Catarinense IFC Campus - Sombrio Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio Disciplina: Introdução a Informática e Sistemas Operacionais Professor: Alexssandro C. Antunes

Leia mais

TIPOS DE DADOS E VARIÁVEIS

TIPOS DE DADOS E VARIÁVEIS AULA 3 TIPOS DE DADOS E VARIÁVEIS 3.1 Tipos de dados Os dados manipulados por um algoritmo podem possuir natureza distinta, isto é, podem ser números, letras, frases, etc. Dependendo da natureza de um

Leia mais

Material Didático Unificado.

Material Didático Unificado. Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Comissão da Disciplina Programação de Computadores I CDPCI Programação de Computadores I BCC701 www.decom.ufop.br/bcc701 Material

Leia mais

Números são números, letras são números e sinais de pontuação, símbolos e até mesmo as instruções do próprio computador são números.

Números são números, letras são números e sinais de pontuação, símbolos e até mesmo as instruções do próprio computador são números. Para o computador, tudo são números. Números são números, letras são números e sinais de pontuação, símbolos e até mesmo as instruções do próprio computador são números. O método ao qual estamos acostumados

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 9 Subalgoritmos, funções e passagem de parâmetros Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 22/06/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Modularização Facilita a

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Programação de Computadores I - BCC701

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Programação de Computadores I - BCC701 Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Programação de Computadores I - BCC701 www.decom.ufop.br/red AULA TEÓRICA 02 1 Prof. Marcelo Luiz Silva Red CONTEÚDOS DA AULA

Leia mais

Computação Eletrônica. Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões. Prof: Luciano Barbosa

Computação Eletrônica. Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões. Prof: Luciano Barbosa Computação Eletrônica Tipos de dados, constantes, variáveis, operadores e expressões Prof: Luciano Barbosa Site da disciplina: www.cin.ufpe.br/~if165/ Recapitulando num cubo = n * n * n cubo Algoritmo

Leia mais

Professor Jefferson Chaves Jefferson de Oliveira Chaves - IFC Araquari

Professor Jefferson Chaves Jefferson de Oliveira Chaves - IFC Araquari Professor Jefferson Chaves Jefferson.chaves@ifc-araquari.edu.br Tipos de dados; Operadores; Arrays; Por vezes, será importante saber o tipo de dados; Quando dissemos ao usuário, digite sua idade, por

Leia mais

Linguagens de Programação Aula 13

Linguagens de Programação Aula 13 Linguagens de Programação Aula 13 Celso Olivete Júnior olivete@fct.unesp.br Na aula passada Suporte para a programação orientada a objetos 2 Na aula de hoje Programação Funcional Linguagem Haskell 3 Roteiro

Leia mais

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados 3. Introdução Segundo alguns especialistas, qualquer programa de computador pode ser escrito utilizando apenas três estruturas básicas: Seqüência, Condição e Repetição. Isto significa que, na construção

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem Python

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem Python Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem Python Exercícios: Funções 1. Crie uma função que recebe como parâmetro um número

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA KMPLOT Juliane Sbaraine Pereira Costa Tânia Michel Pereira Ijuí, novembro de 2010 Refaça

Leia mais

Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Ciências Exatas. Clone do MatLab. João Carlos Nunes Bittencourt. Feira de Santana, 2008

Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Ciências Exatas. Clone do MatLab. João Carlos Nunes Bittencourt. Feira de Santana, 2008 1 Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Ciências Exatas Clone do MatLab João Carlos Nunes Bittencourt Feira de Santana, 2008 2 SUMÁRIO 1 Introdução... 6 2 Desenvolvimento... 7 2.1 Rotina

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I E N T R A DA E S A Í DA D E DA D O S

PROGRAMAÇÃO I E N T R A DA E S A Í DA D E DA D O S PROGRAMAÇÃO I VA R I Á V E I S, C O N S TA N T E S, O P E R A D O R E S E N T R A DA E S A Í DA D E DA D O S Variáveis 2 Variáveis são locais onde são armazenados os valores na memória. Toda variável é

Leia mais

PET QUÍMICA - CURSO DE CALCULADORA CIENTÍFICA CASIO fx-82ms

PET QUÍMICA - CURSO DE CALCULADORA CIENTÍFICA CASIO fx-82ms PET QUÍMICA - CURSO DE CALCULADORA CIENTÍFICA CASIO fx-82ms A calculadora científica é a melhor amiga do universitário, por isso é de devida importância saber dos comandos básicos até os avançados para

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Tipos de Dados, Expressões, Operadores e Comandos Básicos Prof.: Julliano Rosa Nascimento julliano.rn@gmail.com Roteiro Tipos de Dados: Revisão Expressões Operadores Comandos Básicos

Leia mais

Linguagem Haskell. Universidade Estadual Santa Cruz Conceitos de Linguagens de Programação. Tiago Carneiro 19 Agosto 2013

Linguagem Haskell. Universidade Estadual Santa Cruz Conceitos de Linguagens de Programação. Tiago Carneiro 19 Agosto 2013 Linguagem Haskell Universidade Estadual Santa Cruz Conceitos de Linguagens de Programação Tiago Carneiro 19 Agosto 2013 1 1 Linguagem Haskell Linguagem de programação funcional É um paradigma de programação

Leia mais

Linguagem Haskell. Riocemar S. de Santana

Linguagem Haskell. Riocemar S. de Santana Linguagem Haskell Riocemar S. de Santana Haskell, o que é? É uma linguagem de programação puramente funcional, de propósito geral. Nomeada em homenagem ao matemático americano Haskell B. Curry (1900 1982).

Leia mais

Aula 03 - Introdução ao Scilab (p2)

Aula 03 - Introdução ao Scilab (p2) BCC701- Programação de Computadores I Aula 03 - Introdução ao Scilab (p2) Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM http://www.decom.ufop.br/bcc701 BCC701-2019-01 DECOM

Leia mais

Material Didático Unificado. Variáveis correspondem a nomes para endereços de memória que são gerenciados pelo Scilab.

Material Didático Unificado. Variáveis correspondem a nomes para endereços de memória que são gerenciados pelo Scilab. Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP Departamento de Computação - DECOM Comissão da Disciplina Programação de Computadores I CDPCI Programação de Computadores I BCC701 www.decom.ufop.br/bcc701 Material

Leia mais

Ambiente de desenvolvimento

Ambiente de desenvolvimento Linguagem C Ambiente de desenvolvimento Um programa em C passa por seis fases até a execução: 1) Edição 2) Pré-processamento 3) Compilação 4) Linking 5) Carregamento 6) Execução Etapa 1: Criação do programa

Leia mais

Computação eletrônica: Operadores, expressões e funções

Computação eletrônica: Operadores, expressões e funções Computação eletrônica: Operadores, expressões e funções Gurvan Huiban ghuiban@cin.ufpe.br Plano de aula 1 2 Funções 1 Operadores aritméticos Operadores relacionais Operadores lógicos 2 Funções Operadores

Leia mais

Introdução ao SciLab. SciLab O que é? Onde obter o programa:

Introdução ao SciLab. SciLab O que é? Onde obter o programa: Introdução ao SciLab SciLab O que é? SciLab é uma plataforma interativa para computação numérica composta de uma rica coleção de algoritmos numéricos e de uma linguagem de programação associada. CN04 2010

Leia mais

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3 INTERMEDIÁRIO Funções Prof. Cassiano Isler 2017.1 - Turma 3 Prof. Cassiano Isler INTERMEDIÁRIO - Aula 2 2 / 31 GÓMEZ, Luis Alberto. para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 3. Disponível na biblioteca

Leia mais

Algoritmos - 1. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel

Algoritmos - 1. Alexandre Diehl. Departamento de Física - UFPel Algoritmos - 1 Alexandre Diehl Departamento de Física - UFPel Conceitos básicos Computador: conceito clássico (até quando????) HARDWARE (partes físicas) SOFTWARE (programas) SCEF 2 Conceitos básicos Computador:

Leia mais

Computação I (MAB120) DCC/UFRJ

Computação I (MAB120) DCC/UFRJ Computação I (MAB120) DCC/UFRJ Aula 3: conceitos e operações elementares da programação 18 de março de 2019 Objetivos dessa aula Apresentar o conceito de variável em C: declaração, inicialização, atribuição

Leia mais

Aritmética de Ponto Fixo

Aritmética de Ponto Fixo Aritmética de Ponto Fixo Prof. Paulo Fernando Seixas Prof. Marcos Antônio Severo Mendes http://www.delt.ufmg.br/~elt/docs/dsp/ Representação Numérica DSP Ponto fixo Ponto flutuante 6 bits 3 bits 0 bits

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Unidade III Programação de Computadores com Octave Uso do Octave no Modo Interativo Prof. Roberto M. de Faria/DSC/UFCG Ajuda para o Octave Para ter acesso à documentação

Leia mais

Programação de Computadores I Dados, Operadores e Expressões PROFESSORA CINTIA CAETANO

Programação de Computadores I Dados, Operadores e Expressões PROFESSORA CINTIA CAETANO Programação de Computadores I Dados, Operadores e Expressões PROFESSORA CINTIA CAETANO Dados em Algoritmos Quando escrevemos nossos programas, trabalhamos com: Dados que nós fornecemos ao programa Dados

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Arquitetura e Organização de Computadores Aritmética Computacional Prof. Sílvio Fernandes

Leia mais

Questão 1 Exemplo de execução 1 (com N=6): Exemplo de execução 2 (com N=4):

Questão 1 Exemplo de execução 1 (com N=6): Exemplo de execução 2 (com N=4): CI240 Fundamentos de Programação Nome: Instruções para a prova A prova é sem consulta; A prova dura 1 hora e 40 minutos; Esta folha de enunciados deverá ser entregue ao professor junto com a folha de respostas;

Leia mais

Material Didático Unificado.

Material Didático Unificado. Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP Departamento de Computação - DECOM Comissão da Disciplina Programação de Computadores I CDPCI Programação de Computadores I BCC701 www.decom.ufop.br/bcc701 Material

Leia mais

Hello World. Linguagem C. Tipos de Dados. Palavras Reservadas. Operadores Aritméticos. Pré e pós incremento e pré e pós decremento

Hello World. Linguagem C. Tipos de Dados. Palavras Reservadas. Operadores Aritméticos. Pré e pós incremento e pré e pós decremento Hello World Linguagem C printf("hello world!\n"); main é a função principal, a execução do programa começa por ela printf é uma função usada para enviar dados para o vídeo Palavras Reservadas auto double

Leia mais

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Programação em C Variáveis e Expressões DCA0800 Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros Florencio

Leia mais

Introdução à Linguagem de Programação C: Variáveis, Constantes, Expressões, Atribuição, Tipos de dados, Entrada e Saída de Dados

Introdução à Linguagem de Programação C: Variáveis, Constantes, Expressões, Atribuição, Tipos de dados, Entrada e Saída de Dados Introdução à Linguagem de Programação C: Variáveis, Constantes, Expressões, Atribuição, Tipos de dados, Entrada e Saída de Dados Disciplina de Programação de Computadores I Universidade Federal de Ouro

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Tipos de Dados, Expressões, Operadores e Comandos Básicos Prof.: Julliano Rosa Nascimento julliano.rn@gmail.com Roteiro Tipos de Dados: Revisão Expressões Operadores Comandos Básicos

Leia mais

Aula 3. Objetivos Sequências de escapes ; Um aplicativo que adiciona inteiro; Aritmética.

Aula 3. Objetivos Sequências de escapes ; Um aplicativo que adiciona inteiro; Aritmética. Objetivos Sequências de escapes ; Um aplicativo que adiciona inteiro; Aritmética. Sequências de escape \n Nova linha. Posiciona o cursor de tela no início da próxima linha. \t Tabulação horizontal. Move

Leia mais

Procalc v1.0. Versão Utilizador (Manual de Utilizador)

Procalc v1.0. Versão Utilizador (Manual de Utilizador) Procalc v1.0 Versão Utilizador (Manual de Utilizador) Conteúdo Procalc... 4 Botões Numéricos... 5 Funções Básicas... 6 Funções avançadas... 7 Logaritmo... 7 Logaritmo Natural... 7 Expoente... 7 Factorial...

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Conjunto de Instruções Slide 1 Sumário Características de Instruções de Máquina Tipos de Operandos Tipos de Operações Linguagem de Montagem Slide 2 Características

Leia mais

MAT115 Introdução ao Processamento de Dados Professor: Ibirisol Fontes Ferreira DCC: Departamento de Ciência da Computação

MAT115 Introdução ao Processamento de Dados Professor: Ibirisol Fontes Ferreira DCC: Departamento de Ciência da Computação Representação de dados e sistemas de numeração MAT115 Introdução ao Processamento de Dados Professor: Ibirisol Fontes Ferreira DCC: Departamento de Ciência da Computação Todo o material

Leia mais

= = = = = = = = = = = = = = = =

= = = = = = = = = = = = = = = = Página 1 de 7 A Linguagem PASCAL = = = = = = = = = = = = = = = = 1) ALFABETO: são os símbolos (ié, caracteres ) permitidos na linguagem. São as letras (maiúsculas e minúsculas), os algarismos (ou dígitos)

Leia mais

CIT Aula 02 Variáveis e Estruturas de desvio condicional. Autor: Max Rodrigues Marques Carga Horária: 2 h 22/07/15 1

CIT Aula 02 Variáveis e Estruturas de desvio condicional. Autor: Max Rodrigues Marques Carga Horária: 2 h 22/07/15 1 CIT 2015.2 Aula 02 Variáveis e Estruturas de desvio condicional Autor: Max Rodrigues Marques Carga Horária: 2 h 22/07/15 1 Variáveis Uma variável nada mais é que um nome que damos a uma determinada posição

Leia mais

ACH5531 Introdução à Computação Estruturas de repetição

ACH5531 Introdução à Computação Estruturas de repetição ACH5531 Introdução à Computação Estruturas de repetição Prof. Dr. Grzegorz Kowal grzegorz.kowal@usp.br https://sites.google.com/usp.br/ach5531 1 o sem 2019 sexta-feira, 14h00-15h45 CB, Bloco 3, 2 o andar,

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação

Algoritmos e Técnicas de Programação Algoritmos e Técnicas de Programação Estrutura, Visualg e Variáveis filipe.raulino@ifrn.edu.br Programação Estruturada A programação estruturada (Top-Down) estabelece uma disciplina de desenvolvimento

Leia mais

Disciplina: Introdução a Programação. IPRJ/UERJ Professora: Sílvia Mara da Costa Campos Victer. Índice: Aula1 - Introdução Programa Algoritmo

Disciplina: Introdução a Programação. IPRJ/UERJ Professora: Sílvia Mara da Costa Campos Victer. Índice: Aula1 - Introdução Programa Algoritmo Disciplina: Introdução a Programação. IPRJ/UERJ Professora: Sílvia Mara da Costa Campos Victer Índice: Aula1 - Introdução Programa Algoritmo Aula 2 - Variáveis Tipos de dados Identificadores Aula 3 - Programação

Leia mais

Programação Introdução

Programação Introdução PROGRAMAÇÃO Programação Introdução Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian 1 Introdução Para armazenar um algoritmo na memória de um computador e para que ele possa, em seguida, comandar as operações a serem executadas,

Leia mais

Fundamentos de Programação. Turma CI-240-EST. Josiney de Souza.

Fundamentos de Programação. Turma CI-240-EST. Josiney de Souza. Fundamentos de Programação Turma CI-240-EST Josiney de Souza josineys@inf.ufpr.br Agenda do Dia Aula 8 (30/09/15) Comentários sobre exercícios propostos Desvio condicional Simples Composto Exercícios Propostos

Leia mais

3. Linguagem de Programação C

3. Linguagem de Programação C Introdução à Computação I IBM1006 3. Linguagem de Programação C Prof. Renato Tinós Departamento de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 3.2. Estrutura de Programas e Representação

Leia mais

Revisão da Linguagem C Prof. Evandro L. L. Rodrigues

Revisão da Linguagem C Prof. Evandro L. L. Rodrigues SEL0433 Aplicação de Microprocessadores I Revisão da Linguagem C Prof. Evandro L. L. Rodrigues Estrutura de um programa C Diretivas de pré processamento Declaração de variáveis globais Declaração de protótipos

Leia mais

Sistemas de Numeração

Sistemas de Numeração Sistemas de Numeração Objetivos Conhecer representações numéricas para inteiros positivos (naturais) nas bases binária, hexadecimal e octal. Generalizar representações para qualquer base. Manipular fluentemente

Leia mais

Programação de computadores. Aula 31/08/2017

Programação de computadores. Aula 31/08/2017 Programação de computadores Aula 31/08/2017 Funções Abs( expressão) - Retorna o valor absoluto de uma expressão do tipo inteiro ou real. Equivale a expressão na álgebra. ArcCos( expressão) - Retorna o

Leia mais

Aula Teórica 04. Material Didático Prof. Red

Aula Teórica 04. Material Didático Prof. Red Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Comissão da Disciplina Programação de Computadores I CDPCI Programação de Computadores I BCC701 www.decom.ufop.br/bcc701 2014/1

Leia mais

Métodos Computacionais. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados

Métodos Computacionais. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Métodos Computacionais Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Tópicos da Aula Hoje aprenderemos a escrever um programa em C que pode realizar cálculos Conceito de expressão Tipos de

Leia mais

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO

SISTEMAS DE NUMERAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: ELETRÔNICA

Leia mais

Fundamentos de TI. Aula08_Sistemas Numéricos.doc 1

Fundamentos de TI. Aula08_Sistemas Numéricos.doc 1 Aula08_Sistemas Numéricos.doc 1 Sistemas de Numeração Fundamentos de TI Introdução O homem, desde tempos remotos, vem utilizando símbolos (escrita) para registrar e transmitir informações. O alfabeto,

Leia mais

Lógica de Programação Teoria. rogerioaraujo.wordpress.com - 1

Lógica de Programação Teoria. rogerioaraujo.wordpress.com - 1 Lógica de Programação Teoria rogerioaraujo.wordpress.com twitter: @rgildoaraujo - rgildoarauj@gmail.com 1 Tópicos Algoritmos Critérios para algoritmos Regras básicas para construção de um algoritmo Forma

Leia mais

Lógica para programação II Seção 1 - Histórico e Introdução Primeiros Programas

Lógica para programação II Seção 1 - Histórico e Introdução Primeiros Programas Lógica para programação II Seção 1 - Histórico e Introdução Primeiros Programas Prof. Me. Hélio Esperidião Ferreira Objetivos: (Entender os principais conceitos atuais e históricos sobre o desenvolvimento

Leia mais

LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES

LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES Prof. André Backes LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO Linguagem de Máquina Computador entende apenas pulsos elétricos Presença ou não de pulso 1 ou 0 Tudo no computador deve

Leia mais

1 bases numéricas. capítulo

1 bases numéricas. capítulo capítulo 1 bases numéricas Os números são representados no sistema decimal, mas os computadores utilizam o sistema binário. Embora empreguem símbolos distintos, os dois sistemas formam números a partir

Leia mais

Iteração e Pontos Fixos

Iteração e Pontos Fixos Iteração e Pontos Fixos Iteração é um dos pontos chave da programação numérica. Iterar consiste em repetir uma mesma operação diversas vezes levando a uma aproximação cada vez melhor da solução exata.

Leia mais

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre.googlepages.

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes  marcoandre.googlepages. Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre@ifc-araquari.edu.br marcoandre@gmail.com marcoandre.googlepages.com Algoritmos é a base Primeiro programa Este programa possui apenas uma

Leia mais

ALGORITMOS AULA 2. Profª Amanda Gondim

ALGORITMOS AULA 2. Profª Amanda Gondim ALGORITMOS AULA 2 Profª Amanda Gondim LINEARIZAÇÃO DE EXPRESSÕES Para a construção de algoritmos que realizam cálculo matemáticos, todas as expressões aritméticas devem ser linearizadas, ou seja, colocadas

Leia mais

Python Listas e Strings. Listas 23/11/2016. Por que usar listas? Listas. Listas - Solução. Listas - Problema

Python Listas e Strings. Listas 23/11/2016. Por que usar listas? Listas. Listas - Solução. Listas - Problema Python Listas e Strings Prof. Paulo Henrique Ribeiro Gabriel (Com base no material do Prof. André Backes) Listas Por que usar listas? Listas As variáveis declaradas até agora são capazes de armazenar um

Leia mais

Fundamentos de Programação. Linguagem C++ aula II - Variáveis e constantes. Prof.: Bruno Gomes

Fundamentos de Programação. Linguagem C++ aula II - Variáveis e constantes. Prof.: Bruno Gomes Fundamentos de Programação Linguagem C++ aula II - Variáveis e constantes Prof.: Bruno Gomes 1 Variáveis Representa uma porção da memória que pode ser utilizada pelo programa para armazenar informações

Leia mais

Elementos Básicos. C# - Elementos básicos. Primeiro programa Tipos de dados Variáveis Constantes Expressões e operadores Controlo de fluxo Tabelas

Elementos Básicos. C# - Elementos básicos. Primeiro programa Tipos de dados Variáveis Constantes Expressões e operadores Controlo de fluxo Tabelas C# - Elementos básicos Daniela da Cruz 2010 Elementos Básicos Primeiro programa Tipos de dados Variáveis Constantes Expressões e operadores Controlo de fluxo Tabelas Linguagens de Programação - Daniela

Leia mais

Linguagem C: Introdução

Linguagem C: Introdução Linguagem C: Introdução Linguagem C É uma Linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: Processadores de texto Planilhas eletrônicas Sistemas operacionais

Leia mais

Disciplina: Introdução à Engenharia da Computação

Disciplina: Introdução à Engenharia da Computação Colegiado de Engenharia de Computação Disciplina: Introdução à Engenharia da Computação Aula 07 (semestre 2011.2) Prof. Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto, M.Sc. rosalvo.oliveira@univasf.edu.br 2 Representação

Leia mais

Algoritmos e Programação. Noções de Lógica e Algoritmos Tarcio Carvalho

Algoritmos e Programação. Noções de Lógica e Algoritmos Tarcio Carvalho s e Programação Noções de Lógica e Algoritmos Tarcio Carvalho EMENTA Desenvolvimento de algoritmos; Tipos de dados básicos e estruturados; Comandos de uma linguagem de Programação; Metodologia de desenvolvimento

Leia mais

Comandos Auxiliares. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Monitor: Marcus Vinícius Custódio

Comandos Auxiliares. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Monitor: Marcus Vinícius Custódio Comandos Auxiliares Monitor: Marcus Vinícius Custódio TO_CHAR TO_CHAR (data [,formato_char]) ou TO_CHAR (número [,formato_char]) Converte um valor tipo data ou número para um valor char. TO_DATE TO_DATE

Leia mais

Introdução ao Fortran 90-4

Introdução ao Fortran 90-4 Introdução ao Fortran 90-4 Departamento de Física UFPel Controles de Fluxo de Execução Definição Estruturas (ou blocos) de programação que permitem controlar o fluxo de execução de um programa, além da

Leia mais

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO - MEMÓRIA, VARIÁVEIS E CONSTANTES, OPERADORES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO - MEMÓRIA, VARIÁVEIS E CONSTANTES, OPERADORES. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO - MEMÓRIA, VARIÁVEIS E CONSTANTES, OPERADORES Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza ROTEIRO Memória Variáveis e constantes Tipos primitivos de

Leia mais

modificador h instrui a função printf( ) a exibir um short int. Portanto, %hu indica que o dado é do tipo short unsigned int.

modificador h instrui a função printf( ) a exibir um short int. Portanto, %hu indica que o dado é do tipo short unsigned int. modificador h instrui a função printf( ) a exibir um short int. Portanto, %hu indica que o dado é do tipo short unsigned int. O modificador l também pode prefixar os comandos em ponto flutuante de e, f

Leia mais

Segundo programa: media.c

Segundo programa: media.c Segundo programa: media.c Vamos analisar um programa que calcula a média ponderada entre dois números: media.c Linhas de comentário: Num arquivo com o código de um programa C (código fonte), um comentário

Leia mais

Aula Teórica 04. Material Didático

Aula Teórica 04. Material Didático Aula Teórica 04 Material Didático 1 Conteúdos da Aula Comando de Desvio de Fluxo Operadores Lógicos Exercícios 2 Comando de Desvio de Fluxo 3 Comando de Desvio de Fluxo O comando ifé um comando de desvio

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas. Aula Tópico 2

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas. Aula Tópico 2 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas Aula Tópico 2 1 Problema 3 Exibir o maior número inteiro que pode ser representado no computador. 2 Qual o maior número inteiro? Para o compilador

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ASSUNTO: ALGORITMOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ASSUNTO: ALGORITMOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ASSUNTO: ALGORITMOS PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio Introdução a Lógica de Programação

Leia mais

Trigonometria e funções trigonométricas. Funções trigonométricas O essencial

Trigonometria e funções trigonométricas. Funções trigonométricas O essencial Trigonometria e funções trigonométricas Funções trigonométricas O essencial Funções seno e cosseno Designa-se por função seno (respetivamente, função cosseno) e representa-se por sin ou sen (respetivamente,

Leia mais

Principais Funções do VBscript

Principais Funções do VBscript Principais Funções do VBscript Funções de Data e Tempo CDate Converte uma expressão válida de horário ou data para o sutipo Date Date Retorna a data corrente do sistema Time Retorna o horário corrente

Leia mais

Algoritmo e Programação Matemática

Algoritmo e Programação Matemática Algoritmo e Programação Matemática Fundamentos de Algoritmos Parte 1 Renato Dourado Maia Instituto de Ciências Agrárias Universidade Federal de Minas Gerais Dados A funcionalidade principal de um computador

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 03 ALGORITMOS

INFORMÁTICA APLICADA AULA 03 ALGORITMOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 03 ALGORITMOS Profª ª Danielle Casillo LINEARIZAÇÃO DE EXPRESSÕES Para a construção de algoritmos

Leia mais

Unidade 3: Linguagem de programação

Unidade 3: Linguagem de programação Unidade 3: Linguagem de programação 3.3. Primeiros passos Iniciaremos os primeiros passos no aplicativo Scilab abrindo a janela principal, ilustrada na Figura 3.1. Aprenderemos inicialmente a realizar

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS - REVISÃO

CONCEITOS BÁSICOS - REVISÃO CONCEITOS BÁSICOS - REVISÃO GA116 Sistemas de Referência e Tempo Profª. Érica S. Matos Departamento de Geomática Setor de Ciências da Terra Universidade Federal do Paraná -UFPR Sempre houve a necessidade

Leia mais

LÓGICA DIGITAL - CONCEITOS. * Constantes. * Expressões: Aritméticas; Lógicas; Tabela Verdade; Relacionais; Booleanas. * Portas Lógicas.

LÓGICA DIGITAL - CONCEITOS. * Constantes. * Expressões: Aritméticas; Lógicas; Tabela Verdade; Relacionais; Booleanas. * Portas Lógicas. * Tipos de Dados. * Constantes. * Expressões: Aritméticas; Lógicas; Tabela Verdade; Relacionais; Booleanas. * Portas Lógicas. 1 TIPOS DE DADOS Dados inteiros Representação das informações pertencentes

Leia mais

Curso básico de JavaScript Aula 2

Curso básico de JavaScript Aula 2 Tópicos 1 JavaScript é case sensitive... 1 2 Comentários... 1 3 Saídas do JavaScript... 1 4 Entrada de dados usando window.prompt( )... 3 5 Variáveis... 3 1.1 Regras para criar uma variável... 3 6 Literais...

Leia mais

PROGRAMAS BÁSICOS EM C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia

PROGRAMAS BÁSICOS EM C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia PROGRAMAS BÁSICOS EM C++ Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto Antonio Chaves Universidade estadual do Sudoeste da Bahia Calculo da área de um triângulo Algoritmo Área Var base,

Leia mais

#include <stdio.h> Void main() { printf( Cheguei!\n"); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C

#include <stdio.h> Void main() { printf( Cheguei!\n); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C #include Void main() { printf( Cheguei!\n"); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C ANTES DO C ERA A LINGUAGEM B B foi essencialmente uma simplificação da linguagem BCPL. B só tinha um tipo de dado, que

Leia mais

Variáveis primitivas e Controle de fluxo

Variáveis primitivas e Controle de fluxo Variáveis primitivas e Controle de fluxo Material baseado na apostila FJ-11: Java e Orientação a Objetos do curso Caelum, Ensino e Inovação, disponível para download em http://www.caelum.com.br/apostilas/

Leia mais

ACOS ASIN CEIL. Código:

ACOS ASIN CEIL. Código: Este método tem a função de retornar o valor absoluto de um número. Isto significa que o valor será sempre positivo. Caso seja utilizado um valor negativo à este método. Ele será retornado como positivo.

Leia mais

Introdução à Computação - aulas 01 e 02 -

Introdução à Computação - aulas 01 e 02 - MAC2166 Introdução à Computação - aulas 01 e 02 - Mauro Cesar Bernardes 25/Fevereiro/2014 Agenda Instalação do Python Python Shell Variáveis Operadores relacionais Operadores numéricos Comando de saída

Leia mais