TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM GRUPO PARA O TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO MANUAL DA TERAPIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM GRUPO PARA O TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO MANUAL DA TERAPIA"

Transcrição

1 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Faculdade de Medicina - Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal Serviço de Psiquiatria Programa Transtornos de Ansiedade (PROTAN) TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM GRUPO PARA O TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO MANUAL DA TERAPIA Aristides Volpato Cordioli Adaptado por: Daniela Tusi Braga Porto Alegre, 2008

2 2 APRESENTAÇÃO Este grupo tem como referencial teórico a terapia cognitivo-comportamental para tratamento dos sintomas do obsessivo-compulsivos. Este manual descreve a seqüência de 12 sessões de um método de tratamento denominado Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo (TCCG). Contém informações necessárias para compreensão do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), bem como do tratamento. O manual também contém exercícios práticos que auxiliam no combate contra o transtorno e ajudam a avaliar o andamento do tratamento. O material contido neste manual foi adaptado do livro Vencendo o Transtorno Obsessivo Compulsivo, do Doutor Aristides Volpato Cordioli e publicado pela editora ArtMed. O tratamento em grupo proporciona a possibilidade de compartilhar informações e experiências com outras pessoas que apresentam os mesmos problemas, diminuindo assim a percepção de isolamento e a vergonha que, em geral, acompanha os portadores do TOC. Além disso, vendo outras pessoas diminuir ou livrar-se dos sintomas aumenta a esperança de levar uma vida sem TOC. Geralmente, os participantes do grupo encorajam-se mutuamente para assumir os riscos e fazerem coisas evitadas por serem consideradas perigosas. Os familiares serão convidados a participar de duas sessões da terapia e terão acesso a uma série de informações que lhes permitirão uma maior compreensão do sofrimento dos portadores do TOC. Receberão sugestões para melhor manejar e se relacionar com seus familiares, colaborando assim, ativamente com o tratamento na luta contra transtorno. Estes grupos já acontecem no HCPA há aproximadamente 10 anos. Teve início com a tese de doutorado do Dr. Aristides Volpato Cordioli, quem atualmente coordena o trabalho desenvolvido. Ao longo deste período já foram tratados 181 portadores do TOC. Destes 133 (73,5%) melhoram após os 3 meses e 48 (26,5%) não responderam ao tratamento. Estes números são fruto da colaboração dos próprios pacientes, que, em muitos momentos, durante e após o tratamento, apontaram as estratégias que consideravam mais efetivas, bem como das equipes de pesquisa espalhadas pelo mundo que buscam respostas e aperfeiçoamento nas técnicas de intervenção, com o intuito de ajudar cada vez mais os portadores do TOC a se libertar deste sofrido transtorno. Um longo caminho ainda precisa ser percorrido para vencermos o TOC, e a contribuição de todos nós é fundamental. Comentários, sugestões e críticas são muito bem-vindos e certamente serão de grande valor para futuros aperfeiçoamentos.

3 3 INFORMAÇÕES GERAIS 1. Horário e local das reuniões: As reuniões do Grupo de Terapia Cognitivo- Comportamental para o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) são realizadas na sala, zona, horário (2 horas por encontro). 2. Número de sessões: Haverá um total de 12 sessões, sendo uma sessão por semana. 3. Faltas e atrasos: Procure não faltar. Contudo, se houver necessidade, avise com antecedência sempre que possível, ligando para o número ou, se preferir, ligue para a pesquisadora Daniela Tusi Braga Fone: (51) Serão desligados do grupo os pacientes que tiverem duas faltas consecutivas sem justificativa prévia. Procure sempre chegar no horário, mas não deixe de comparecer por motivo de atraso. Por fim, se houver a necessidade de entrar em contato com a equipe por algum motivo, ligue para os referidos números e deixe o número do seu telefone para que a equipe possa contatá-lo se for preciso ou conveniente. 4. Interrupção do tratamento: Os pacientes que não estiverem se sentindo bem ou acreditarem que não estejam se beneficiando do tratamento têm liberdade, a qualquer momento, de solicitar seu desligamento do programa. Nesta eventualidade, solicitamos que os pacientes conversem com os coordenadores da pesquisa, explicando seus motivos. 5. Aplicação de escalas: O grupo de tratamento para o TOC está inserido em uma pesquisa do Serviço de Psiquiatria. Com a finalidade de avaliar o andamento da terapia, pesquisadores do grupo de pesquisa irão contatar os pacientes para a aplicação de escalas. 6. Manual da Terapia: Lembre-se de trazer seu Manual da Terapia para todas as sessões, pois ele serve também como um caderno de exercícios e registros a serem realizados durante as sessões ou em casa.

4 4 SESSÃO 1 - IDENTIFICANDO OS SINTOMAS DO TOC Agenda Apresentação do tratamento, dos participantes e familiares; entrega do Manual da Terapia; Explicação dos objetivos do grupo, regras e combinações; Explanação: o que é TOC? Prevalência, incidência e curso do transtorno; e impacto na vida pessoal e familiar e a importância do TOC; Exercícios práticos: preenchimento da: Lista de Sintomas Obsessivocompulsivos, OCI-R; Y-BOCS; Tarefas de casa: leitura dos conteúdos das sessões 1 e 2; Avaliação da sessão pelos participantes. PRECISAMOS CONHECER NOSSO INIMIGO PARA VENCERMOS A GUERRA! Identificando os sintomas do TOC A primeira meta da TCC para o TOC é a identificação dos sintomas do transtorno. É importante que o paciente consiga reconhecer fenômenos que ocorrem na sua mente ou na sua conduta e são típicos do transtorno: obsessões, compulsões, compulsões mentais e evitações; sentimentos negativos, como medo, aflição, tristeza; e manobras realizadas para diminuílos. O QUE É TOC? O TOC é um transtorno mental incluído pelo Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-IV) da Associação Psiquiátrica Americana, nos chamados transtornos de ansiedade. Os sintomas do TOC envolvem alterações do pensamento (obsessões como dúvidas, preocupações excessivas com doenças, com falhas, pensamentos de conteúdo impróprio ou ruim ); do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações, lentidão para realizar tarefas, indecisão), e emocionais (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão). Sua característica principal é a presença de obsessões e/ou compulsões ou rituais. O que são obsessões? Obsessões são pensamentos ou impulsos que invadem a sua mente de forma repetitiva e persistente. Podem ainda ser imagens, palavras, frases, números, músicas, etc. Sentidas como estranhas ou impróprias, geralmente são desagradáveis, pois são acompanhadas de medo, angústia, culpa, desconforto, nojo ou desprazer. O indivíduo, no caso do TOC, mesmo desejando ou considerando tais pensamentos absurdos, impróprios ou ilógicos e se esforçando, não consegue afastá-los ou suprimi-los de sua mente. Conteúdo das obsessões: Preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação. Dúvidas e necessidade de ter certeza.

5 5 Preocupação com simetria, exatidão, ordem, seqüência ou alinhamento. Pensamentos, imagens ou impulsos de ferir, insultar ou agredir outras pessoas. Pensamentos ou imagens violentas. Pensamentos, cenas ou impulsos indesejáveis e impróprios relacionados a sexo (comportamento sexual violento, abuso sexual de crianças, homossexualidade, palavras obscenas). Preocupação em armazenar, poupar, guardar coisas inúteis ou economizar. Preocupações excessivas com doenças ou com o corpo. Religião (pecado, culpa, escrupulosidade, cometer sacrilégios ou dizer blasfêmias). Pensamentos supersticiosos: preocupação com números especiais, cores de roupa, datas e horários (podem provocar desgraças). Palavras, nomes, cenas ou músicas indesejáveis que o indivíduo não consegue afastar da cabeça. Uma das principais conseqüências das obsessões são os medos! Esses medos é que levam o portador do TOC a fazer algo para afastá-los ou neutralizá-los. O que são compulsões? São comportamentos ou atos mentais voluntários e repetitivos executados em resposta a obsessões ou em virtude de regras que devem ser seguidas rigidamente. As compulsões aliviam momentaneamente a ansiedade que acompanha as obsessões, levando o indivíduo a executá-las toda vez que sua mente é invadida por uma obsessão. Por esse motivo, diz-se que as compulsões têm uma relação funcional (de aliviar a aflição) provocadas pelas obsessões. E, como são aparentemente bem-sucedidas nessa função, o indivíduo é tentado a repeti-las todas as vezes que sua mente é invadida por uma obsessão em vez de enfrentar seus medos, o que acaba por perpetuá-los. As compulsões mais comuns são: Lavagem ou limpeza; Verificações ou controle; Repetições ou confirmações; Contagens; Ordem, arranjo, simetria, seqüência ou alinhamento; Acumular, guardar ou colecionar coisas inúteis; Compulsões mentais: rezar, repetir palavras, frases, números Diversas: tocar, olhar, bater de leve, confessar. O que são compulsões mentais? Algumas compulsões não são percebidas pelas demais pessoas, pois são realizadas mentalmente e não mediante comportamentos motores observáveis. Elas têm a mesma finalidade: reduzir a aflição associada a um pensamento. Exemplos:

6 6 Repetir certas palavras ou frases. Rezar. Relembrar cenas ou imagens. Contar ou repetir números. Fazer listas. Marcar datas. Tentar afastar pensamentos ou palavras indesejáveis, substituindo-os por pensamentos ou palavras de sentido contrário. Comportamentos associados Evitação Lentificação Adoção de comportamentos protetores Indecisão PREVALÊNCIA Aproximadamente, 2,5% da população é portadora do transtorno obsessivo-compulsivo, ou seja, uma em cada 40 pessoas tem o TOC. INCIDÊNCIA A idade de início, em média é aos 21 anos para homens e aos 25 anos para as mulheres. Muitas vezes, começa ainda na infância, sendo raro seu início depois dos 40 anos. CURSO Seu curso geralmente é crônico e, se não tratado, tende a manter-se por toda a vida, raras vezes desaparecendo por completo de forma espontânea. Em aproximadamente 10% dos casos, seus sintomas são graves e tendem a agravar-se de forma progressiva, podendo incapacitar os portadores para o trabalho e acarretar limitações significativas à convivência com os demais, além de submeter seus portadores a um grande e permanente sofrimento. O IMPACTO NA VIDA DOS PACIENTES E DE SEUS FAMILIARES Os sintomas do TOC interferem de forma acentuada tanto na vida do paciente como, na maioria das vezes, na vida da família. São comuns os conflitos porque a pessoa portadora de TOC demora demais no banho ou para se arrumar, fica furiosa porque alguém usou a sua toalha, exige que todos lavem as mãos e troquem de roupa quando chegam da rua, não se serve sem antes verificar se o prato e os talheres estão bem-lavados ou sem lavá-los novamente. De modo geral, são comuns as discussões, atritos, exigências no sentido de não interromper os rituais ou para participar deles. Dificuldades para fazer as tarefas mais simples como tomar banho, escovar os dentes, vestir a roupa, atrasos para sair de casa acabam comprometendo o lazer e as rotinas de toda a família, e criam um clima de desarmonia e freqüentemente de clara hostilidade, gerando dificuldades de relacionamento que não raro provocam a separação de casais ou a perda de emprego.

7 7 ESCLARECENDO DÚVIDAS SOBRE A TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL EM GRUPO A terapia cognitivo-comportamental pressupõe que os pensamentos influenciam nossas emoções e nossos comportamentos. Além disso, acredita que o comportamento é responsável pela perpetuação do pensamento. Um alimenta o outro. Tendo em vista este fato, busca-se modificar tanto a forma que o indivíduo representa as cosias como a ação dos mesmos. As estratégias utilizadas para tanto, geralmente, provocam um aumento inicial da ansiedade em razão dos exercícios, porém a realização dos mesmos possibilita o desaparecimento gradual dos sintomas quando acontece a adesão do paciente as tarefas da terapia, podendo inclusive, atingir a remissão completa dos sintomas. Os familiares podem auxiliar neste início na elaboração da lista de sintomas e na medida em que o paciente consentir, auxiliar nas tarefas de casa. EXERCÍCIO PRÁTICO: 1. Preparação para elaboração da lista de sintomas Uma vez tendo compreendido o que é o TOC e quais são os seus sintomas, o passo seguinte do tratamento é a elaboração, pelo paciente, da lista dos seus sintomas. 2. Preencimento da: Lista de Sintomas Obsessivo-compulsivos; OCI-R; Y-BOCS. LISTA DE SINTOMAS DO TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO Instruções para o preenchimento O questionário a seguir irá auxiliá-lo a identificar os sintomas do TOC: obsessões, compulsões ou rituais e evitações. Você irá também graduá-los. No caso das obsessões você dará uma nota que vai de 0 a 4, conforme os critérios descritos a seguir, para o quanto elas lhe perturbam, e no caso das evitações e compulsões para o grau de dificuldade que imagina iria sentir caso se expusesse ou não fizesse os rituais quando se sente compelido a fazê-los. Caso não apresente o sintoma descrito marque 0. Obsessões Avaliação da gravidade: Ao responder o questionário identifique as obsessões nos diferentes subgrupos de sintomas. Leia com atenção as perguntas e assinale com um X o número correspondente à gravidade de acordo com os seguintes critérios: Esse pensamento ou essa obsessão me perturba: 0 Absolutamente nada

8 8 1 Mínimanente ou raramente 2 Um pouco ou com alguma freqüência 3 Bastante ou com freqüência 4 Muito ou com muita freqüência Compulsões ou rituais e evitações Identifique na lista de sintomas os rituais ou compulsões e as evitações. Assinale com um X o número correspondente ao grau de dificuldade ou de desconforto que imagina iria sentir caso ou não fizesse os referidos rituais ou tivesse que entrar em contato com os lugares, situações ou pessoas ou tivesse que tocar nos objetos que usualmente evita. Leve em conta os seguintes critérios: 0 Nenhuma dificuldade em o ritual ou de me expor 1 Dificuldade leve em não fazer o ritual ou de me expor (muito fácil) 2 Dificuldade moderada em não fazer o ritual ou de me expor (Fácil) 3 Grande dificuldade em não fazer o ritual ou de me expor (Difícil) 4 Dificuldade extrema em não fazer o ritual ou de me expor (Muito difícil) A. OBSESSÕES E COMPULSÕES RELACIONADAS COM SUJEIRA, GERMES, CONTAMINAÇÃO, MEDO DE CONTRAIR DOENÇAS OU NOJO Obsessões Assinale e grau de perturbação provocado por esses pensamentos: Preocupo-me demais com limpeza, germes, contaminação ou sujeira. Tenho medo excessivo de contaminar as pessoas da minha família com germes ou com sujeira trazidos da rua Certas substâncias me provocam repugnância ou nojo acentuado (carne, geléias, colas, esperma) Preocupo-me demais com produtos de limpeza, venenos, solventes, lubrificantes domésticos Preocupo-me demais com insetos Preocupo-me demais por ter estado num hospital, cemitério ou visto uma pessoa morta Minhas roupas estão contaminadas porque eu toquei numa pessoa que eu não gosto, ou em lugares que essa pessoa tocou ou esteve Sinto-me contaminado porque toquei no lixo, em dinheiro ou certas pessoas Compulsões Assinale o grau de dificuldade ou de aflição que sentiria se não fizesse o ritual: em

9 9 Envolvo-me demais na limpeza da casa ou dos objetos (móveis, chão, talheres, louças, chaves do carro, carteira, bolsa, etc.). Lavo minhas mãos por mais tempo e com maior freqüência do que o necessário Lavo demais as minhas roupas ou as da minha família (sempre que chego da rua, venho de um hospital ou cemitério ou passo perto de certas pessoas) Uso demais a máquina de lavar, sabão, sabonetes, detergentes ou álcool Lavo as coisas que trago do supermercado antes de colocar na geladeira (caixas de leite, latas de conserva ou de cerveja, garrafas de refrigerantes) Tenho que desinfetar ou lavar coisas que trago da rua antes de pô-las em uso (exceto louças, talheres) Demoro muito no banho, me esfrego demais ou tomo o banho de forma ritualizada Necessito demasiadamente me desinfetar ou desinfetar os outros Obrigo os demais membros da família a fazer as coisas acima descritas Escovo os dentes de forma excessiva ou ritualizada Separo sempre as roupas limpas das usadas Jogo fora bolsas, carteiras, roupas, sapatos por considerá-los contaminados ou sujos Tenho que lavar as louças ou os talheres novamente, antes de usá-los Tenho toalha ou sabonete só para mim e não permito que ninguém os toque ou use Uso luvas ou papel para evitar o contato direto com objetos ou pessoas Verifico seguidamente se não há sinais de sujeira ou contaminação (pó nas prateleiras, fezes de ratos no pátio) Lavações de mãos Assinale o grau de ansiedade que sentiria se não lavasse as mãos nessas ocasiões: Tenho de lavar as mãos sempre que: Toco em dinheiro ou leio o jornal Cumprimento certas pessoas Uso telefone público ou computador Toco no corrimão do ônibus ou de escadas, na maçaneta de porta, na carteira, nas chaves, na bolsa ou na carteira Chego da rua

10 10 Outras situações que não estão no questionário e refira o grau de dificuldade para se expor: Evitações Assinale o grau de desconforto que sentiria caso tivesse que entrar em contato, se expor ou tocar. Tenho medo de me contaminar ou de contrair doenças, sinto repugnância ou nojo e por isso evito tocar em: Coisas que eu considero sujas, em objetos que contenham pó, em resíduos ou no lixo doméstico. Maçanetas Torneiras, tampas de vaso de banheiro (sem usar papel), trincos, torneiras e portas de banheiros públicos Corrimãos, pegador do ônibus Teclados de computador, telefones públicos Interruptores de luz, do elevador Manchas (na mesa,sofá,cadeiras, na rua) Resíduos ou secreções corporais (urina, fezes, saliva, sangue, esperma) Substâncias viscosas (colas, gelatinas, geléias), carne Caixas ou tubos de venenos domésticos (inseticidas, raticidas) Em outras pessoas com medo de contrair doenças (mendigos, pessoas com câncer, homossexuais), ou de que passem algo de ruim Evito: Em animais domésticos (cães, gatos) Sentar em assentos de coletivos ou bancos de praças, ou outros lugares públicos Entrar em casa com os sapatos usados na rua Entrar em casa e não lavar as mãos imediatamente Sentar-me em sofás, camas ou cadeiras ao chegar da rua sem antes trocar de roupa Usar banheiros públicos, mesmo que estejam perfeitamente limpos Freqüentar hospitais e clínicas ou andar em certos lugares com medo de contrair doenças Ir ao cemitério Entrar em casa sem trocar as roupas imediatamente Jantar em um restaurante sem antes verificar se a louça ou os talheres estão limpos ou sem antes passar o guardanapo Usar a louça de casa sem antes lavá-la novamente

11 11 Usar certas roupas ou objetos pessoais contaminados (bolsas, carteiras, chaves, celular). Tenho muito medo de entrar em contato com contaminantes ambientais (lixo radioativo, radiação, conservantes, lixo tóxico), e por esse motivo estou sempre tomando cuidados Pisar em manchas suspeitas na rua (sangue, fezes) B. OBSESSÕES DE DÚVIDAS E COMPULSÕES DE VERIFICAÇÃO OU CONTROLE Obsessões Assinale e grau de perturbação provocado pelas dúvidas mencionadas abaixo. Freqüentemente minha mente é invadida por dúvidas, seguidas da necessidade de verificar ou de me certificar se: certa Fechei ou não portas, janelas, gás, fogão, geladeira, torneiras Desliguei os eletrodomésticos (antes de sair de casa, antes de deitar) Fechei bem as portas e os vidros do carro depois de estacioná-lo Compreendi completamente o parágrafo ou a página que li, a aula ou o filme a que assisti Fiz ou não a coisa certa Disse ou não ou fiz, alguma coisa errada ou se disse ou não a palavra Os outros entenderam perfeitamente o que eu disse Compreendi exatamente o que a pessoa disse Não fiz algo errado (atropelei alguém, disse algo inconveniente) Meu trabalho está sem falhas O que pensei não é moralmente condenável Minha aparência está perfeita As minhas roupas estão perfeitamente ajustadas Compulsões Sentiria desconforto ou de dificuldade se não pudesse verificar de forma repetida e desnecessária: Portas e janelas, gás, torneiras, fogão e geladeira Interruptores de luz mesmo após tê-los desligado As coisas que escrevi, para verificar se não cometi nenhum erro Documentos, carteira, bolsa, chaves e listas antes de sair de casa Meus s ou mensagens no meu celular Portas e vidros do carro ao estacionar

12 12 No espelho, se estou bem-arrumado(a), se os cabelos estão bem penteados No espelho, se estou mais gordo(a) ou mais magro(a) Pulso, pressão ou temperatura do corpo O celular está desligado de forma repetida Extratos bancários, balancetes ou outras somas Repasso diálogos para ver se não disse nada de errado Retorno aos lugares para ter certeza de que não machuquei ou atropelei alguma pessoa Tenho a necessidade de perguntar a mesma coisa várias vezes para ter certeza C. OBSESSÕES DE CONTEÚDO AGRESSIVO Assinale e grau de perturbação provocado por esses pensamentos: Pensamentos, impulsos ou imagens horríveis ou violentas e indesejáveis de ferir os outros (esfaquear, dar um soco, empurrar alguém na escadaria, jogar pela janela, desejar que morra, etc.) passam pela minha cabeça e não consigo afastá-las. Pensamentos ruins (de que posso provocar alguma desgraça se não fizer algum ritual ou porque pensei) invadem minha cabeça, causando muita aflição. Perturbo-me ao ver facas, tesouras ou outros objetos pontudos, com receio de perder o controle sobre eles e usá-los contra alguma pessoa, ou necessito afastá-los ou guardá-los. Tenho medo de ferir a mim mesmo(a). Pensamentos de falar obscenidades, dizer palavrões ou insultar outras pessoas passam pela minha cabeça sem motivo, e tenho receio de não me controlar. Tenho medo de fazer coisas que causem embaraço ou que prejudiquem outras pessoas. Pensamentos de causar dano ou machucar outras pessoas ou de não ter sido suficientemente cuidadoso(a) passam pela minha cabeça e me afligem. Com muita freqüência tenho medo de que aconteça algum acidente (incêndio, arrombamento, assalto) por não ter sido suficientemente cuidadoso(a), por exemplo verificando bem as portas e janelas, torneiras, eletrodomésticos). Compulsões Assinale o grau de desconforto que sentiria caso tivesse que entrar em contato, se expor, tocar, ou deixar de fazer os seguintes rituais: Tenho que verificar nos arredores se não feri ou atropelei alguém.

13 13 Tenho a necessidade de confessar que fiz coisas que possam ter prejudicado ou feito mal a outras pessoas. Evitações Assinale o grau de desconforto que sentiria caso tivesse que entrar em contato, tocar, se expor ou assistir: Tenho necessidade de adotar medidas para evitar me ferir, ferir aos outros ou evitar conseqüências desastrosas ou ruins que imagino possam acontecer (esconder facas, colocar telas nas janelas). Tenho dificuldades para usar objetos pontiagudos como facas, tesouras principalmente se estou na frente de outras pessoas. Evito assistir a filmes que contenham imagens ou cenas violentas. D. OBSESSÕES DE CONTEÚDO SEXUAL IMPRÓPRIO Obsessões Assinale e grau de perturbação provocado por esses pensamentos: Freqüentemente me passam pela cabeça cenas ou pensamentos impróprios de conteúdo sexual em relação a amigos ou a pessoas de minha família e que me perturbam. De molestar sexualmente meus filhos, irmãos ou crianças. Praticar sexo violento com outras pessoas. Olhar fixamente os genitais, os seios as nádegas de outras pessoas. Tirar a roupa (abaixar as calças, levantar as saias, rasgar a blusa) de outras pessoas. Imagino as outras pessoas nuas e isso me aflige. De introduzir objetos no ânus ou na vagina. Freqüentemente sou atormentado por dúvidas se sou ou um dia posso me tornar ou não um homossexual. Evito certos lugares como bancas de revistas, filmes, fotos, para não ter obsessões de conteúdo sexual. Outros pensamentos impróprios (de conteúdo sexual): E. OBSESSÕES E COMPULSÕES DE CONTEÚDO RELIGIOSO OU BLASFEMO, ESCRUPULOSIDADE Obsessão Assinale e grau de perturbação provocado por esses pensamentos: Sou atormentado por pensamentos ou imagens de conteúdo sexual ou impróprias com a Virgem Maria, Jesus Cristo ou os santos. Sou atormentado por pensamentos, palavras, ou imagens do demônio ou de outras entidades malignas.

14 14 Preocupo-me de forma demasiada com a possibilidade de ter pensamentos de conteúdo blasfemo ou de cometer sacrilégios. Tenho medo excessivo em ser punido por pensamentos blasfemos. Me preocupo de forma demasiada se algo que fiz ou passou pela minha cabeça foi certo ou errado, moral ou imoral. Se algo que fiz ou pensei foi ou não pecado e se Deus irá me perdoar ou não. Tenho medo de dizer palavrões, obscenidades ou de dizer ou blasfêmias. Tenho medo de não dizer a verdade de forma absolutamente certa e ou de não ser perfeitamente honesto. Tenho medo exagerado de ter dito uma mentira, ter trapaceado e prejudicado alguém. Tenho que confessar todos os meus pensamentos e comportamentos para os outros. Penalizo-me muito se não sou absolutamente correto. Preciso dizer, confessar ou perguntar de forma repetida sobre coisas que fiz, para certificar-me de que não fiz nada de errado. F. OBSESSÕES E RITUAIS DE CARÁTER SUPERSTICIOSO Obsessões e rituais Assinale o grau de desconforto que sentiria caso tivesse que entrar em contato, tocar, ou deixar de fazer o ritual: Tenho medos supersticiosos e penso que pode me acontecer algo se passar embaixo de escadas, pisar nas juntas de lajotas, olhar certas pessoas ou locais, olhar um espelho quebrado, virar os chinelos. azar. Acredito que existem certos objetos ou pessoas que podem provocar Tenho medo de olhar ou entrar em funerárias ou cemitérios, ler necrológios, ou ver certas pessoas. Tenho que rezar ou fazer o sinal da cruz de forma repetida. Preocupo-me de forma excessiva com certas cores de roupa que evito usar. Preciso fazer certas coisas ou atividades um determinado número de vezes, para dar sorte ou para que não aconteçam desgraças. Acredito que certos nomes, palavras podem provocar azares. Necessito repetir certas palavras ou fazer certas ações ao contrário para que não ocorram desgraças. Acredito que pensar ou ouvir más notícias pode fazer com que elas aconteçam. Tenho medo de me transformar em outra pessoa (tocando, olhando).

15 15 Tenho que tocar em algum objeto (madeira, pedra, lajota, parede), de certa maneira, para que não aconteça algo de ruim para alguma pessoa. Sinto que há números bons e maus, que dão sorte ou azar. Algo de muito ruim pode acontecer se eu não me benzer ou se não fizer um outro ritual quando passo na frente de uma igreja. Algo de muito ruim pode acontecer se eu não rezar ou se eu não fizer um determinado ritual antes de deitar ou em certas ocasiões Acredito que arranjar os objetos de certa maneira evita que coisas ruins aconteçam Acredito que algo de muito ruim pode acontecer se eu passar em certos lugares. Especifique: Outras: Evitações Assinale o grau de desconforto que sentiria caso tivesse que entrar em contato, se expor ou tocar: Evito: Dizer ou escrever determinada palavra ou cantar certa música para não dar azar ou provocar desastres. Tocar ou passar perto de outras pessoas que podem me fazer mal. Fazer qualquer atividade em determinados dias ou horários. Usar roupas de certas cores (preto, vermelho, marrom). Andar em determinados lugares (cemitérios, funerárias, casas de santo) com medo de que dêem azar. De usar determinados objetos que podem dar azar Encontrar-me com certas pessoas, vê-las na TV ou olhar sua fotografia, com medo de azar. Outros medos supersticiosos: G. OBSESSÕES E COMPULSÕES POR ORDEM, SEQÜÊNCIA, SIMETRIA, EXATIDÃO OU ALINHAMENTO Compulsão Assinale o grau de desconforto que sentiria caso tivesse que deixar de fazer o ritual ou fosse impedido de realizá-lo, ou para o grau de aflição que sente quando as coisas estão fora de lugar. Tenho preocupação excessiva com ordem, simetria, alinhamento ou exatidão ou com que as coisas estejam no lugar certo :

16 16 Necessito manter a minha casa e meus objetos perfeitamente em ordem. Evito usar salas, banheiros, escritórios uma vez que tenham sido arrumados. Faço as coisas de certa maneira, em determinada ordem ou da forma correta. Acho que as coisas têm que estar no seu devido lugar. Os objetos sobre a minha escrivaninha ou no meu quarto necessitam estar arrumados de certa maneira. Alinho papéis, objetos, livros, roupas em certa ordem para que estejam no lugar certo. Mesmo quando faço algo com muito cuidado, tenho medo de que não possa estar totalmente certo ou não tenha falhas. Perturbo-me se os objetos não estão no lugar certo, não estão arrumados apropriadamente ou não estão alinhados. Perturbo-me se certas coisas não estão simétricas: quadros na parede, laços do pacote de presentes, laços do cadarço dos sapatos, os lados da colcha da cama, as cadeiras ao redor da mesa, as roupas no corpo. Alinho de forma exagerada os pratos e os talheres na mesa ou a comida no prato. Tenho de repetir as coisas várias vezes até sentir (ter certeza) que está tudo certo ou como deve ser Preocupo-me em dizer as coisas de forma perfeita Tenho que ler e reler um documento para evitar que escape algo Faço as tarefas muito devagar ou de forma repetida, para que não ocorram erros Não consigo deixar uma tarefa incompleta Evito olhar certas peças da casa para não perceber que as coisas estão fora de lugar Sinto-me obrigado(a) a seguir determinada seqüência ao vestir-me, despir-me, escovar os dentes, ao chegar em casa, tomar banho ou deitar, etc., que tem de ser sempre a mesma. Essas obsessões são acompanhadas por pensamentos supersticiosos (preocupação com a possibilidade de que aconteça algum acidente para alguém da família a menos que as coisas estejam no local exato ou alinhadas). Outras: Observação: As compulsões por simetria, ordem ou alinhamento muitas vezes são realizadas apenas para que as coisas estejam certas, alinhadas, no lugar correto ou as tarefas completas, sem que sejam pre-

17 17 cedidas por um pensamento ou um medo, mas apenas por sensação física de desconforto. H. OBSESSÕES E COMPULSÕES POR POUPAR, ARMAZENAR OU GUARDAR OBJETOS SEM UTILIDADE E DIFICULDADE EM DESCARTÁ-LOS (COLECIONISMO) Assinale e grau de dificuldade que sentiria caso não pudesse fazer as compulsões descritas abaixo, ou fosse impedido de realizá-las: Guardo coisas inúteis como embalagens vazias, cartões de telefone usados, revistas ou jornais velhos, sucatas, notas fiscais antigas, anúncios, cartões postais ou correspondências sem valor afetivo, Eletrodomésticos que não têm conserto, roupas e sapatos que não serão mais usados, etc. Tenho muita dificuldade de me desfazer de coisas sem utilidade, colocar no lixo, doar. Muitos espaços na minha casa, como peças, armários, despensa, corredores, estão atravancados por objetos, papéis ou coisas inúteis, das quais não consigo me desfazer. Armazeno demais alimentos, ou outros itens mais do que tenho condições de consumir ou usar Evito usar coisas novas, e deixo-as guardadas sem usá-las. Junto coisas sem utilidade na rua, em ferros-velhos, ou no lixo, etc. Tenho muita dificuldade de por fora objetos com medo de acidentalmente estar pondo fora coisas importantes. Tenho um grande apego a objetos que não tem nenhuma utilidade Tenho preocupação excessiva em poupar e sofro quando tenho que gastar, mesmo sendo necessário e eu tendo dinheiro disponível. Controlo excessivamente e sem necessidade meus gastos e os de minha família e fico muito irritado(a) quando alguém compra alguma coisa. Estou constantemente fazendo contas, revisando saldos bancários e talões de cheques para certificar-me de que minha poupança aumentou. Leio cuidadosamente correspondência inútil ou tenho que ler todo o jornal mesmo se os assuntos não me interessam. Dificilmente deleto meus s minha caixa postal está sempre cheia ou as ligações e mensagens do meu celular. I. OBSESSÕES E COMPULSÕES SOMÁTICAS Obsessões Assinale o grau de desconforto que sente quando esses pensamentos ou medos invadem a sua cabeça: Tenho medo ou preocupação excessiva: De vir a ter uma doença grave.

18 18 Acredito que posso ter uma doença grave que não foi diagnosticada Acredito que certas partes do meu corpo ou com algum aspecto da minha aparência são feios (transtorno dismórfico corporal). Acredito que certas partes do meu corpo são muito pequenas ou muito grandes, ou são desfiguradas, ou assimétricas. Compulsões Assinale o grau de dificuldade para não fazer os rituais: Verifico demasiadamente minha aparência no espelho. Demoro muito tempo para escolher a roupa adequada. Questiono muito os outros sobre minha aparência. Repito muito exames, consultas médicas para possíveis sintomas de doenças. Reviso muito minha pele (espinhas, sinais)para perfeita. ver se ela está J. REPETIÇÕES, CONTAGENS E COMPULSÕES MENTAIS Compulsões Assinale o grau de dificuldade para não fazer os rituais: Atraso-me com o trabalho, pois repito certas tarefas várias vezes. Preciso reler ou reescrever repetidamente parágrafos ou páginas. Preciso repetir atividades rotineiras: entrar e sair de um lugar, sentar e levantar da cadeira, passar o pente nos cabelos, amarrar e desamarrar o cadarço dos sapatos, tirar e colocar uma peça de roupa. Tenho que tocar em objetos, móveis, paredes um determinado número de vezes. Fazer ao contrário um movimento que recém fiz. Tenho de contar enquanto estou fazendo algo. Tenho de repetir certas palavras ou frases um determinado número de vezes. Tenho de fazer uma tarefa um número determinado de vezes. Qual: Necessito rezar em certo horário ou um determinado número de vezes. Preciso rezar para anular maus pensamentos ou sentimentos. Tenho de repetir uma palavra boa para anular um pensamento ou palavra ruim. Tenho que memorizar fatos e informações, filmes, nomes de artistas. Preciso repassar repetidamente situações passadas para lembrá-las perfeitamente.

19 19 Preciso repetir certa seqüência de palavras ou números Preciso repetir certas palavras ou frases ao contrário. Quais?: Faço algumas dessas repetições ou contagens acreditando que com isso evito que algo de muito ruim possa acontecer. Quais: K. OBSESSÕES DIVERSAS Obsessões Assinale o grau de desconforto que sente quando esses pensamentos, imagens ou medos invadem a sua cabeça: Tenho a necessidade de saber ou de ficar lembrando nomes de pessoas, artistas, cantores, ou conteúdo de anúncios luminosos, letreiros, placas de carro, etc. Tenho medo excessivo de dizer certas coisas ou palavras de forma errada ou esquecendo detalhes. Tenho medo excessivo de perder coisas. Tenho medo excessivo de cometer erros. Minha mente é invadida por certas imagens (não-violentas). Quais Minha mente é invadida por sons, palavras ou músicas sem sentido Quais: Faço contagens sem uma razão especial. Me preocupo demasiadamente com certas funções corporais: respiração, deglutição, piscar de olhos, irregularidades nos dentes. Certos sons ou barulhos (relógio, buzinas, sons de carros) me incomodam muito, e não consigo deixar de prestar atenção neles. L. Compulsões diversas Assinale o grau de dificuldade para não fazer os rituais. Necessito: Fazer listas mesmo de atividades rotineiras que se repetem todos os dias da semana. Tocar, bater de leve ou roçar em objetos, móveis, paredes. Olhar fixamente ou para os lados, estalar os dedos ou as articulações (juntas) dos ossos do corpo. M. Comportamentos relacionados ao TOC Assinale o grau de dificuldade para não fazer nos rituais: Tenho tiques motores (piscar os olhos, movimentar a cabeça, os ombros) ou vocais (emitir um som, pigarrear).

20 20 Arranco cabelos, pêlos pubianos, fios das sobrancelhas, pêlos das axilas. força. Tenho o hábito de roer unhas, morder as cutículas. Automutilações: tenho o hábito de me beliscar, mexer nos olhos com Tenho o hábito de coçar a cabeça, cutucar os dentes com a língua, espremer espinhas de forma excessiva. Tenho o hábito de comprar compulsivamente (por impulso, sem planejamento prévio e geralmente sem necessidade). N. Sintomas não-apresentados na lista Transcreva nas linhas abaixo obsessões, compulsões ou evitações que porventura não constaram na lista:

21 21 INVENTÁRIO DE OBSESSÕES E COMPULSÕES - OCI-R As afirmações a seguir referem-se a experiências que muitas pessoas vivenciam diariamente. Assinale o número que melhor descreve O QUANTO a experiência mencionada tem lhe incomodado ou causado aflição NESTE ÚLTIMO MÊS. Os números referem-se às seguintes expressões verbais: 0 = Nem um pouco 3 = Muito 1 = Um pouco 4 = Extremamente 2 = Moderadamente 1. Eu tenho acumulado tantas coisas que elas já estão me atrapalhando 2. Eu verifico coisas mais vezes do que é necessário. 3. Eu fico chateado se os objetos não estão arrumados corretamente. 4. Eu sinto vontade de contar enquanto estou fazendo coisas. 5. Eu sinto dificuldade em tocar um objeto se sei que este já foi tocado por estranhos ou por certas pessoas. 6. Eu tenho dificuldades em controlar meus próprios pensamentos. 7. Eu coleciono coisas de que não preciso. 8. Eu verifico repetidamente as portas, janelas gavetas, etc. 9. Eu fico chateado se outras pessoas mudam as coisas que arrumei. 10. Eu sinto necessidade de repetir certos números. 11. Às vezes tenho que me lavar simplesmente porque me sinto contaminado. 12. Pensamentos desagradáveis que invadem minha mente contra a minha vontade me deixam chateado. 13.Evito jogar coisas fora, pois tenho medo de precisar delas em um outro momento. 14. Eu verifico repetidamente o gás, as torneiras e os interruptores de luz após desligá-los. 15. Eu necessito de que as coisas estejam arrumadas em uma determinada ordem. 16. Eu acredito que há números bons e ruins. 17. Eu lavo as minhas mãos mais vezes que o necessário. 18. Eu tenho pensamentos impróprios com freqüência e tenho dificuldade em me livrar deles. Total de pontos:

22 22 YALE-BROWN OBSESSIVE-COMPULSIVE SCALE (Y-BOCS) Escala Y-BOCS Por favor, pensando apenas nas suas OBSESSÕES responda cada questão marcando um X no quadrado respectivo: 1. TEMPO OCUPADO POR PENSAMENTOS OBSESSIVOS P.: Quanto de seu tempo é ocupado por pensamentos obsessivos? 0 = Nenhum 1 = Menos de 1 hora/dia ou ocorrência ocasional 2 = 1 a 3 horas/dia ou freqüente 3 = Mais de 3 horas até 8 horas/dia ou ocorrência muito freqüente 4 = Mais de 8 horas/dia ou ocorrência quase constante 2. INTERFERÊNCIA provocada pelos PENSAMENTOS OBSESSIVOS P.: Até que ponto seus pensamentos obsessivos interferem com seu trabalho, escola, vida social ou outras atividades importantes? Há qualquer coisa que você não faça por causa deles? 0 = Nenhuma 1 = Alguma: leve interferência com atividades sociais ou ocupacionais, mas o desempenho geral não é prejudicado 2 = Moderada: clara interferência no desempenho social ou ocupacional, mas conseguindo ainda desempenhar 3 = Grave: provoca prejuízo considerável no desempenho social ou ocupacional 4 = Muito grave: incapacitante 3. SOFRIMENTO relacionado aos PENSAMENTOS OBSESSIVOS P.: Até que ponto os seus pensamentos obsessivos o perturbam ou provocam mal-estar em você? (Na maior parte dos casos, a perturbação/mal-estar é equivalente à ansiedade; contudo, alguns pacientes podem descrever as suas obsessões como perturbadoras mas negam sentir ansiedade. (Avalie somente a ansiedade que parece ser desencadeada pelas obsessões, não a ansiedade generalizada ou a ansiedade associada a outras condições). 0 = Nenhuma 1 = Não atrapalha muito 2 = Incomoda, mas ainda é controlável 3 = Muito incômoda 4 = Angústia constante e incapacitante 4. RESISTÊNCIA CONTRA OBSESSÕES P.: Até que ponto você se esforça para resistir aos seus pensamentos obsessivos? Com que freqüência você tenta não ligar ou distrair a atenção desses pensamentos quando eles entram na sua mente? 0 = Faz sempre esforço para resistir, ou sintomas mínimos que não necessitam de resistência ativa. 1 = Tenta resistir a maior parte das vezes 2 = Faz algum esforço para resistir 3 = Entrega-se a todas as obsessões sem tentar controlá-las, ainda que faça isso com alguma relutância 4 = Cede completamente a todas as obsessões de modo voluntário 5. GRAU DE CONTROLE SOBRE OS PENSAMENTOS OBSESSIVOS P.: Até que ponto você consegue controlar os seus pensamentos obsessivos? É habitualmente bemsucedido quando tenta afastar a atenção dos pensamentos obsessivos ou interrompê-los? Consegue afastá-los? 0 = Controle total 1 = Bom controle: geralmente capaz de interromper ou afastar as obsessões com algum esforço e concentração 2 = Controle moderado: algumas vezes capaz de interromper ou afastar as obsessões 3 = Controle leve: raramente bem sucedido quando tenta interromper ou afastar as obsessões, consegue somente desviar a atenção com dificuldade. 4 = Nenhum controle: as obsessões experimentadas como completamente involuntárias, raramente capaz, mesmo que seja momentaneamente, de desviar seus pensamentos obsessivos. SOMA PARCIAL (obsessões)

23 23 Por favor, agora pensando apenas nas suas COMPULSÕES responda cada questão marcando um X no quadrado respectivo: 6. TEMPO GASTO COM COMPORTAMENTOS COMPULSIVOS P.: Quanto tempo você gasta com comportamentos compulsivos? Quanto tempo você leva a mais do que a maioria das pessoas para realizar atividades rotineiras por causa de seus rituais? Com que freqüência você faz rituais? 0 = Nenhum 1 = Leve: menos de 1 hora/dia ou ocorrência ocasional de comportamentos compulsivos 2 = Moderado: passa 1 a 3 horas/dia realizando as compulsões (ou execução freqüente de comportamentos compulsivos) 3 = Grave: mais de 3 horas/dia até 8 horas/dia ou execução muito freqüente de comportamentos compulsivos 4 = Muito grave: passa mais de 8 horas/dia realizando compulsões (ou execução quase constante de comportamentos compulsivos - muito numerosos para contar) 7. INTERFERÊNCIA provocada pelos COMPORTAMENTOS COMPULSIVOS Até que ponto suas compulsões interferem em sua vida social ou profissional? Existe alguma atividade que você deixa de fazer por causa das compulsões? (se atualmente não estiver trabalhando, avalie até que ponto o desempenho seria afetado se o paciente estivesse empregado) 0 = Nenhuma 1 = Alguma: leve interferência com atividades sociais ou ocupacionais, mas o desempenho global não está deteriorado 2 = Moderada: clara interferência no desempenho social ou ocupacional, mas conseguindo ainda desempenhar 3 = Grave: provoca prejuízo considerável no desempenho social ou ocupacional 4 = Muito grave: incapacitante 8. SOFRIMENTO relacionado aos COMPORTAMENTOS COMPULSIVOS P.: Como você sentiria se fosse impedido de realizar sua(s) compulsão(ões)? Quão ansioso você ficaria? 0 = Nenhum 1 = Leve: ligeiramente ansioso se as compulsões forem interrompidas, ou ligeiramente ansioso durante a sua execução 2 = Moderado: A ansiedade sobe a um nível controlável se as compulsões forem interrompidas, ou a ansiedade sobe a um nível controlável durante a sua execução 3 = Intenso: aumento proeminente e muito perturbador da ansiedade se as compulsões forem interrompidas, ou aumento de ansiedade proeminente e muito perturbador durante sua execução 4 = Muito intenso: ansiedade incapacitante a partir de qualquer intervenção com o objetivo de modificar as compulsões, ou ansiedade incapacitante Durante a execução das compulsões 9. RESISTÊNCIA às COMPULSÕES P.: Até que ponto você se esforça para resistir às suas compulsões? 0 = Faz sempre esforço para resistir ou sintomas tão mínimos que não necessitam de resistência ativa 1 = Tenta resistir na maior parte das vezes 2 = Faz algum esforço para resistir 3 = Cede a todas as compulsões sem tentar controlá-las, ainda que faça isso com alguma relutância 4 = Cede completamente a todas as compulsões de modo voluntário 10. GRAU DE CONTROLE SOBRE O COMPORTAMENTO COMPULSIVO P.: Com que força você se sente obrigado a executar os comportamentos compulsivos? Até que ponto consegue controlar as suas compulsões? 0 = Controle total 1 = Bom controle: sente-se pressionado a realizar as compulsões mas tem algum controle voluntário 2 = Controle moderado: sente-se fortemente pressionado a realizar as compulsões e somente consegue controlá-las com dificuldade 3 = Controle leve: pressão muito forte para executar as compulsões; o comportamento compulsivo tem que ser executado até o fim e somente com dificuldade consegue retardar a execução dessas compulsões 4 = Nenhum controle: a pressão para realizar as compulsões é experimentada como completamente dominadora e involuntária; raramente capaz de, mesmo que seja momentaneamente, de retardar a execução das compulsões Uso do entrevistador SOMA PARCIAL (COMPULSÕES) SOMA TOTAL: (OBSESSÕES +COMPULSÕES)

24 24 A lista de sintomas é a base do tratamento de cada paciente. Ela será preenchida em três momentos diferentes, começando com os sintomas que produzem baixo grau de aflição. Você deverá completar em casa, no intervalo até a próxima sessão. É importante que ela contenha o máximo possível de detalhes, especificando locais, situações, objetos que desencadeiam obsessões ou levam à realização de rituais ou evitações, tempo despendido, além de número de vezes que um comportamento é repetido. Tarefas para casa 1. Leia todas a informações sobre o TOC da primeira e da segunda sessão e anote suas dúvidas para que sejam discutidas na próxima sessão. 2. Anote suas dúvidas para discuti-las com grupo. 3. Releia a lista de sintomas do TOC. Depois, transcreva com detalhes apenas aqueles que provocam baixa ansiedade (aflição=1 ou 2) para a lista de sintomas abaixo. Se possível ou necessário, peça a ajuda de um familiar e traga a folha preenchida para a próxima sessão. Listas de Sintomas com grau de ansiedade 1 ou 2

25 25 SESSÃO 2 As prováveis causas do TOC Agenda Revisão da sessão anterior e das tarefas de casa: esclarecimento das dúvidas sobre as informações contidas no manual. Revisão da listas de sintomas de cada participante. Informações adicionais sobre o TOC: causas biológicas; causas psicológicas; os medos e a aprendizagem: as diferentes formas de eliminar ou neutralizar os medos no TOC; a relação entre obsessões e compulsões, os fundamentos da teoria comportamental e da teoria cognitiva, e o modelo comportamental e cognitivo do TOC. Tarefas para casa: confecção do Diário de Sintomas do pior dia da semana; elaboração da lista de sintomas com grau de aflição 3; leitura da sessão 3. Avaliação da sessão pelos participantes. AS PROVÁVEIS CAUSAS DO TOC A diversidade de apresentações do TOC O TOC é um transtorno heterogêneo, com apresentações clínicas diversas. Tem sido propostos 4 grupos distintos de sintomas caracterizados pelas seguintes apresentações: 1) obsessões de conteúdo agressivo, sexual ou somático e verificações; 2) obsessão por simetria e compulsão por arranjos ou alinhamentos; 3) obsessão por limpeza e lavagens; e 4) obsessões e compulsões por armazenar ou guardar. Supõe-se que cada um desses grupos de sintomas possa ter distintas etiologias, fisiopatologias, curso e resposta aos tratamentos. Discute-se inclusive se o TOC é uma única doença ou um grupo de doenças. Embora ainda não se saiba exatamente quais são as suas causas ou o que provoca o aparecimento dos sintomas, tem se avançado bastante no esclarecimento dessa questão. Dois grupos de fatores têm sido apontados como podendo influenciar no aparecimento e na manutenção dos sintomas: neurobiológicos e psicológicos. FATORES CEREBRAIS OU NEUROBIOLÓGICOS 1. Medicamentos reduzem a intensidade dos sintomas do TOC Uma das primeiras e talvez uma das mais fortes evidências a favor da teoria neurobiológica do TOC e da hipótese de que exista alguma anormalidade na neuroquímica no cérebro dos portadores desse transtorno foi a descoberta de que certos medicamentos reduzem os sintomas OC. Esse efeito é observado quando são utilizados medicamentos que elevam os níveis de uma substância chamada serotonina. Estes medicamentos são conhecidos como inibidores da recaptação da serotonina (ISRs), como a clomipramina. Existe ainda um sub-grupo dessa classe de medicamentos de lançamento mais recente: os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs) como a fluoxetina, a paroxetina, a sertralina, o citalopram, o escitalopram e a fluvoxamina, os quais são mais bem tolerados que a clomipramina. A constatação do efeito antiobsessivo de tais medicamentos fez os pesquisadores suspeitarem de que pudesse existir alguma relação entre os sintomas do TOC e algum tipo de disfunção neuroquímica nas vias cerebrais

26 26 que utilizam a serotonina (vias serotonérgicas) e por essa razão, ela poderia estar envolvida no surgimento dos sintomas. 2. Hiperatividade no córtex frontal e nos gânglios da base em portadores do TOC Métodos que possibilitam visualizar o cérebro em funcionamento permitiram a constatação de um aumento da atividade cerebral em certas regiões do cérebro de portadores de TOC quando comparadas com as mesmas regiões de não-portadores: no córtex frontal, a parte da frente do cérebro, especialmente nas regiões próximas às órbitas oculares (córtex frontal periorbital), e em regiões mais profundas do cérebro, próximas à base, nos chamados gânglios basais, que são estruturas constituídas por núcleos de substância cinzenta situados na parte mais profunda e central do cérebro e que são interconectados. Os gânglios basais incluem o estriado, formado pelo núcleo caudado e o putame, e o tálamo. Área Frontal Tálamo Estriado (núcleo caudado e putame) Substância negra Globo Pálido As imagens do cérebro em funcionamento revelaram outro fato muito interessante: o aumento da atividade cerebral observado em portadores de TOC diminui com a terapia comportamental e com o uso de medicamentos. Essa foi, ao que parece, a primeira vez que se conseguiu documentar o efeito sobre o funcionamento cerebral de um tratamento de natureza psicológica, conforme pode ser observado na figura abaixo.

27 27 3. Sintomas OC em doenças neurológicas Uma das primeiras constatações de que sintomas OC poderiam surgir em conseqüência de doenças cerebrais foi feita ainda no início da século passado, ao final e nos anos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. Nessa época a Europa foi devastada por uma gripe, na qual morreram cerca de 20 milhões de pessoas. Quase ao mesmo tempo, ocorreu a epidemia de encefalite, descrita em Viena pelo dr. Constantin Von Economo como encefalite letárgica, pois a sonolência era um dos principais sintomas. Seu agente causador nunca foi identificado. Muitos dos sobreviventes apresentavam juntamente com sintomas neurológicos pós-encefalíticos, como parkinsonismo e paralisias oculares, obsessões e compulsões. Além de encefalites os sintomas OC foram observados na vigência de outros transtornos cerebrais como na Coréia de Sydenham uma doença caracterizada por movimentos anormais, após traumatismos crânio-encefálicos, após lesões no hipotálamo, do córtex orbito-frontal, na vigência de tumores cerebrais, na epilepsia ou depois de acidentes vasculares estruturas neurológicas envolvidas no TOC. Além das situações mencionadas percebeu-se a associação dos sintomas com outras situações mencionadas abaixo: 3.1 TOC relacionado a infecções pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A Um dos fatos mais interessantes relativos ao TOC, relatados ultimamente, é o aparecimento de sintomas OC no decorrer ou logo após infecções de garganta (amigdalites) provocadas pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A (EBHGA). Após essas infecções, que ocorrem principalmente em crianças e adolescentes, é comum ocorrer febre reumática, inflamação das grandes articulações, especialmente dos joelhos. A febre reumática é uma doença imunológica na qual uma infecção pelo EBHGA produz anticorpos que se supõe, reajam com proteínas neurais (por exemplo do núcleo caudado) em pessoas suscetíveis. Se não tratada, pode provocar problemas cardíacos futuros. Cerca de 30% das crianças com febre reumática desenvolvem Coréia de Sydenham, também chamada de dança de São Vito. A Coréia de Sydenham, por sua vez, está relacionada a alterações nos chamados gânglios basais, estruturas cerebrais envolvidas na coordenação dos movimentos. Caracteriza-se pela súbita deterioração da escrita e por movimentos repentinos dos braços e das pernas. Com muita freqüência, esses pacientes apresentam sintomas OC, o que levou à suspeita do envolvimento dos gânglios basais no TOC. 3.2 TOC associado a Tiques ou ao Transtorno de Tourette Outra observação que reforça a hipótese de uma origem cerebral para o TOC é o fato de, com muita freqüência, se observar a presença concomitante de sintomas OC e Tiques e ou transtorno de Tourette (TT). Também é muito comum a presença de sintomas OC nos familiares de portadores de tiques. Tiques e TT são doenças neurológicas nas quais há comprometimento dos gânglios basais. Essa constatação foi uma das razões para se suspeitar de que tais estruturas também pudessem estar envolvidos no TOC. E de fato, como já mencionamos, existe um aumento do metabolismo em alguns desses gânglios ou em certas regiões deles, em portadores do TOC.

Formulário2 - LISTA DE SINTOMAS DO TRANSTORNO OBSESSIVO- COMPULSIVO

Formulário2 - LISTA DE SINTOMAS DO TRANSTORNO OBSESSIVO- COMPULSIVO Formulário - LISTA DE SINTOMAS DO TRANSTORNO OBSESSIVO- COMPULSIVO Instruções para o preenchimento O questionário a seguir irá auxiliá-lo a identificar suas obsessões, compulsões ou rituais e evitações

Leia mais

TOC E A INTERFERÊNCIA NA VIDA SOCIAL DO PACIENTE

TOC E A INTERFERÊNCIA NA VIDA SOCIAL DO PACIENTE TOC E A INTERFERÊNCIA NA VIDA SOCIAL DO PACIENTE Laís Rosiak 1 Rebeca Bueno dos Santos ¹ Mara Regina Nieckel da Costa 2 RESUMO O presente artigo apresenta o estudo realizado sobre o Transtorno Obsessivo

Leia mais

ESCALA DE ACOMODAÇÃO FAMILIAR PARA OTRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVOPONTUADA PELO ENTREVISTADOR (FAS-IR)

ESCALA DE ACOMODAÇÃO FAMILIAR PARA OTRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVOPONTUADA PELO ENTREVISTADOR (FAS-IR) ESCALA DE ACOMODAÇÃO FAMILIAR PARA OTRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVOPONTUADA PELO ENTREVISTADOR (FAS-IR) Desenvolvida por: Calvocoressi L, Mazure CM, Van Noppen B,Pato M, Price LL.Traduzida e adaptada por:

Leia mais

O que você deve saber sobre

O que você deve saber sobre O que você deve saber sobre TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo Fênix Associação Pró-Saúde Mental 1. O que é TOC? O Transtorno Obsessivo Compulsivo é uma doença mental crônica (transtorno psiquiátrico),

Leia mais

Avaliação. Formulação de Caso BETANIA MARQUES DUTRA. MSc. Psicologia. Esp. Neusopsicologia. Esp.Psicopedagogia. Terapeuta Cognitivo-Comportamental

Avaliação. Formulação de Caso BETANIA MARQUES DUTRA. MSc. Psicologia. Esp. Neusopsicologia. Esp.Psicopedagogia. Terapeuta Cognitivo-Comportamental Avaliação & Formulação de Caso BETANIA MARQUES DUTRA MSc. Psicologia Esp. Neusopsicologia Esp.Psicopedagogia Terapeuta Cognitivo-Comportamental Coordenadora do Curso de TCC Aplicada a crianças e adolescentes

Leia mais

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6

1. Eu tenho problema em ter minhas necessidades satisfeitas. 1 2 3 4 5 6 FIAT Q Questionário de Relacionamento Interpessoal Glenn M. Callaghan Department of Psychology; One Washington Square, San Jose University, San Jose CA 95192-0120 Phone 08) 924-5610 e fax (408) 924 5605.

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

Questionário Sociodemográfico e Clínico

Questionário Sociodemográfico e Clínico Questionário Sociodemográfico e Clínico dados pessoais do sujeito: data: local: contacto telef.: nome: idade: naturalidade: estado civil: S C UF D V outros: escolaridade (nº anos c/ sucesso): habilitações

Leia mais

O que é TOC? O transtorno obsessivocompulsivo,

O que é TOC? O transtorno obsessivocompulsivo, UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM 2015 O transtorno obsessivocompulsivo, conhecido popularmente pela sigla TOC, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade. Sua principal característica

Leia mais

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho.

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Programa 5 S A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será colocada em prática e seu ambiente vai ficar mais alegre

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados? Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde Voluntário em Pesquisa: O que é uma pesquisa, afinal de contas? Eu, um sujeito de pesquisa? Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Ensine a Regra Aqui ninguém toca aos seus filhos.

Ensine a Regra Aqui ninguém toca aos seus filhos. 1. Ensine a Regra Aqui ninguém toca aos seus filhos. Cerca de uma em cada cinco crianças é vítima de violência ou abuso sexual. Ajude a impedir que a sua criança seja uma vítima. Ensine-lhe a Regra Aqui

Leia mais

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1

150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 1 23/09/2015 10:29:04 150923-BMS15SET05-livreto_v2 APROV.indd 2 23/09/2015 10:29:04 Talvez você já conheça algumas opções terapêuticas disponíveis contra o câncer,

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz

Porque evitar o NÃO e a linguagem negativa. M. H. Lorentz Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz A linguagem tem por objetivo a comunicação entre os seres humanos, portanto quanto mais precisa for a linguagem, melhor será o resultado de nossa

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

Pesquisa sobre sintomas de transtornos mentais e utilização de serviços em crianças brasileiras de 6 a 17 anos

Pesquisa sobre sintomas de transtornos mentais e utilização de serviços em crianças brasileiras de 6 a 17 anos Objetivos: (1) Estimar a prevalência dos sintomas dos transtornos mentais mais comuns na infância e na adolescência em crianças e adolescentes brasileiros de 6 a 17 anos (2) Pesquisar a freqüência de uso

Leia mais

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento A única coisa a ter medo, é do próprio medo The only thing you have to fear is fear itself (Franklin D. Roosevelt) Alguma vez deixou de

Leia mais

A última relação sexual

A última relação sexual PARTE G QUESTIONÁRIO AUTO-PREENCHIDO (V1 - M) As próximas perguntas são sobre a sua vida sexual. É muito importante que responda, pois só assim poderemos ter informação sobre os hábitos sexuais da população

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril

Como preparar sua casa após cirurgia de quadril PÓS-OPERATÓRIO Como preparar sua casa após cirurgia de quadril Retire os tapetes, extensões e fios telefônicos, pois eles podem ocasionar quedas. Caso ainda não tenha, instale corrimãos em pelo menos um

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

O relacionamento está incrível e vocês decidem morar juntos. Com certeza a mudança é bem

O relacionamento está incrível e vocês decidem morar juntos. Com certeza a mudança é bem Aqui você encontra o caminho das pedras Por Roberto Cushman 21/11/2005 O relacionamento está incrível e vocês decidem morar juntos. Com certeza a mudança é bem excitante, mas é válido tomar alguns cuidados

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

A Base para a Qualidade Total

A Base para a Qualidade Total A Base para a Qualidade Total 1 HISTÓRIA Foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão pós-guerra; Surgiu com a necessidade de por ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após a derrota

Leia mais

Geralmente começam por volta dos 6 anos de idade, muitas vezes de forma súbita e têm tendência a melhorar até ao final da adolescência.

Geralmente começam por volta dos 6 anos de idade, muitas vezes de forma súbita e têm tendência a melhorar até ao final da adolescência. TIQUES NA CRIANÇA INFORMAÇÃO AOS PAIS O que são tiques? Tiques são movimentos (chamados tiques motores) e/ou sons (tiques fónicos ou vocais) breves, repetidos, sem objectivo nem propósito claro, por vezes

Leia mais

Mantendo as Crianças em Segurança

Mantendo as Crianças em Segurança PORT.SAFETY 2013 Mantendo as Crianças em Segurança Colocar-se em situações de perigo não é sinal de mau comportamento. As crianças precisam aprender a se manter em segurança à medida que exploram o mundo.

Leia mais

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos

A equipe que cuidará de seu filho. Sejam bem-vindos Sejam bem-vindos Nós desenvolvemos este guia para ajudá-lo a se preparar para a operação de sua criança. Muitas famílias acreditam que aprendendo e conversando sobre o que esperar do tratamento pode ajudar

Leia mais

Descubra quando você está ovulando

Descubra quando você está ovulando 1 Descubra quando você está ovulando O maior segredo para engravidar logo é saber exatamente quando você está ovulando, ou seja, quando um de seus dois ovários está liberando um óvulo. Pense neste óvulo

Leia mais

Homocistinúria Clássica

Homocistinúria Clássica Homocistinúria Clássica Texto: Ida Vanessa D. Schwartz Ilustrações: Matheus Wilke Serviço de Genética Médica/HCPA, Departamento de Genética /UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil Esta publicação é destinada

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

O que é Distúrbio Bipolar Bipolar Disorder Source - NIMH

O que é Distúrbio Bipolar Bipolar Disorder Source - NIMH O que é Distúrbio Bipolar Bipolar Disorder Source - NIMH Distúrbio Bipolar, também conhecido como mania e depressão, é uma desordem do cérebro que causa mudanças não previstas no estado mental da pessoa,

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO

PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO Abordagem e Tratamento do Tabagismo PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO Abordagem e Tratamento do Tabagismo I- Identificação do Paciente Nome: Nº do prontuário:

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6]

BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] BOLETIM INFORMATIVO MAR/ABRIL 2013 [Edição 6] O tema central desta edição do Boletim Informativo será a Psicologia Infantil. A Psicologia Infantil é a área da Psicologia que estuda o desenvolvimento da

Leia mais

Controle da Qualidade do Almoxarifado 1/15

Controle da Qualidade do Almoxarifado 1/15 Controle da Qualidade do Almoxarifado 1/15 Indicadores de desempenho na Gestão de Materiais Estabelecimento de padrões: Para avaliar indicadores, é necessário ter padrões. Na fase de implantação pode haver

Leia mais

Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza

Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza Informações Básicas sobre o Novo Tipo de Influenza 1 O que é o Novo Tipo de Influenza É o nome dado à doença causada pela presença do vírus da influenza A/H1N1, de origem suína, no corpo humano. Diz-se

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Processos da Qualidade (JURAN) Planejamento Execução Monitoramento e Controle Planejar a qualidade Realizar a garantia da qualidade Realizar o controle da qualidade Inclui os

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV.

BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV. BOLETIM INFORMATIVO JAN/FEV. 2013 [Edição 5] Mais um ano se inicia, novas oportunidades, novas aprendizagens e para iniciamos esse novo ano, algo comum de se fazer são as METAS. A Meta que destitinei ao

Leia mais

SUGESTÕES DE ATIVIDADES AOS EDUCADORES

SUGESTÕES DE ATIVIDADES AOS EDUCADORES SUGESTÕES DE ATIVIDADES AOS EDUCADORES RESPONDENDO À GARRAFA OBJETIVOS: - Perceber a diversidade de posturas frente ao tema sexualidade humana. - Verificar que a história de vida (religião, educação, valores,

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

A importância do tratamento contra a aids

A importância do tratamento contra a aids dicas POSITHIVAS A importância do tratamento contra a aids Por que tomar os medicamentos (o coquetel) contra o HIV? A aids é uma doença que ainda não tem cura, mas tem tratamento. Tomando os remédios corretamente,

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Boas práticas na manipulação do pescado

Boas práticas na manipulação do pescado Boas práticas na manipulação do pescado O Brasil tem uma grande variedade de pescados e todas as condições para a produção deste alimento saudável e saboroso. Para que o pescado continue essa fonte rica

Leia mais

Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada

Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada 06. Observe o quadrinho. Para responder às questões de números 08 a 12, leia o texto. (Folha de S.Paulo, 14.06.2013. Adaptado) Assinale

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

1.Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. - Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão;

1.Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. - Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão; Sistema 5 S's Conceito: O Método "5S" foi a base da implantação do Sistema de Qualidade Total nas empresas. Surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a

Leia mais

Neurociência e Saúde Mental

Neurociência e Saúde Mental 1 DICAS PARA MELHORAR O SONO Dormir bem pode fazer toda a diferença para ir bem em uma prova, ser mais criativo no trabalho e manter uma boa memória. O sono é essencial para manter uma rotina saudável,

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Estudante

AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Estudante AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Estudante Caro Estudante, O Projeto Avalie pretende conhecer melhor o perfil do estudante do Ensino Médio da Bahia, por isso a sua participação representa a garantia

Leia mais

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação.

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Introdução Criar um filho é uma tarefa extremamente complexa. Além de amor,

Leia mais

Como Estudar a Bíblia

Como Estudar a Bíblia Como Estudar a Bíblia Caderno de Estudos Por David Batty Estudos em Grupo Para Novos Cristãos 2 Direitos Reservados 2003 Comitê Acadêmico do Teen Challenge Internacional, EUA. Todos os direitos, incluindo

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

0 ponto - Não há perda de memória óbvia. Esquecimentos irregulares que não interferem com as atividades diárias

0 ponto - Não há perda de memória óbvia. Esquecimentos irregulares que não interferem com as atividades diárias Para fazer o teste é preciso focar nas mudanças que eventualmente tenham ocorrido na capacidade cognitivas e funcionais do paciente. Em cada categoria, deve ser escolhida a frase que melhor descrever o

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Aprendendo a vencer a Ansiedade

Aprendendo a vencer a Ansiedade Rua Conde de Bonfim 232/301 Tijuca Rio de Janeiro RJ Tel:2234-2399 Email: eliane@epvpsicologia.com Home Page:www.epvpsicologia.com Aprendendo a vencer a Ansiedade Um guia para os pais sobre a ansiedade

Leia mais

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior

Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior Exercícios para estabelecer o contato com a nossa criança interior C omo este é o mês das crianças, decidi propor para aqueles que estão em busca de autoconhecimento, alguns exercícios que ajudam a entrar

Leia mais

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT ACRESCENTANDO IMAGENS A APRESENTAÇÃO Algumas igrejas preferem o uso do multimídia para suas apresentações. Oferecendo a esses pastores uma apresentação

Leia mais

TRANSTORNOS ANSIOSOS. Prof. Humberto Müller Saúde Mental

TRANSTORNOS ANSIOSOS. Prof. Humberto Müller Saúde Mental TRANSTORNOS ANSIOSOS Prof. Humberto Müller Saúde Mental Porque nos tornamos ansiosos? Seleção natural da espécie Ansiedade e medo... na medida certa, ajuda! Transtornos de Ansiedade SINTOMAS: Reação exagerada

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. Eu quero não parar coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - de consigo.o usar que eu drogas f o? aç e Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

10 DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS SEM PREJUDICAR O SEU NEGÓCIO

10 DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS SEM PREJUDICAR O SEU NEGÓCIO 10 DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS SEM PREJUDICAR O SEU NEGÓCIO 10 DICAS PARA USAR AS REDES SOCIAIS SEM PREJUDICAR O SEU NEGÓCIO Todo cuidado é pouco quando se esta nas redes sociais. A sensação que a

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Mais de um terço dos brasileiros desconhecem o valor das contas que vencem no próximo mês. Falta

Leia mais

Receita prática ATRAIA MAIS PROSPERIDADE PARA A SUA VIDA

Receita prática ATRAIA MAIS PROSPERIDADE PARA A SUA VIDA Receita prática ATRAIA MAIS PROSPERIDADE PARA A SUA VIDA Olá tudo bem com você? Estamos contentes que você esteja aqui! A partir deste momento vamos tratar de um assunto muito especial: suas emoções. Por

Leia mais

Planejando sua Agenda sem Desperdiçar Tempo

Planejando sua Agenda sem Desperdiçar Tempo Planejando sua Agenda sem Desperdiçar Tempo Prioridades Falta de tempo é na Verdade Falta de Prioridades! Gerenciamento Pessoal Administrar bem o tempo no trabalho é essencial para garantir uma maior produtividade

Leia mais

Idosos de Ontário: Como preparar se para uma emergência

Idosos de Ontário: Como preparar se para uma emergência Idosos de Ontário: Como preparar se para uma emergência Os cidadãos de Ontário têm enfrentado todo tipo de emergência, quer sejam tempestades de gelo, falta de energia elétrica até tornados e acidentes

Leia mais

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE

GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE GUIA DE AVALIAÇÃO DE CLIENTES PARA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PÓS-DESASTRE Este documento é uma tradução do crioulo haitiano e alguns termos foram adaptados para facilitar sua relevância para um público mais

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

Nem um pouco preocupado 1. Um pouco preocupado

Nem um pouco preocupado 1. Um pouco preocupado ESCALA DE EFICÁCIA DE QUEDAS INTERNACIONAL (FES-I) Agora nós gostaríamos de fazer algumas perguntas sobre qual é sua preocupação a respeito da possibilidade de cair. Por favor, responda imaginando como

Leia mais

BOLAS AO ALTO - MALABARISMO COM BOLINHAS DE PAINÇO PARA ADOLESCENTES

BOLAS AO ALTO - MALABARISMO COM BOLINHAS DE PAINÇO PARA ADOLESCENTES OFICINA Nº: 02 BOLAS AO ALTO - MALABARISMO COM BOLINHAS DE PAINÇO PARA ADOLESCENTES ÁREA: Circo FAIXA ETÁRIA: 13 a 16 anos. CARGA HORÁRIA: 03 horas. OBJETIVOS: Conhecer o universo do circo e suas vertentes.

Leia mais

Anexo 1: Jogos da dramatização e exercícios

Anexo 1: Jogos da dramatização e exercícios Anexo 1: Jogos da dramatização e exercícios Charadas Charadas é um jogo relativamente famoso em alguns lugares. Pode ser jogado de forma sentação de um tema por um indivíduo ou por um grupo. jogo. Eles

Leia mais

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO. Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO. Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse SUMÁRIO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS EXECUÇÃO CONDIÇÕES GERAIS JUSTIFICATIVA As facilidades e a agitação da vida moderna trouxeram

Leia mais

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao

Problemas, todos temos. Os chefes PONTO. direto ao Se você usa alguma delas, entre imediatamente em estado de alerta; você pode não ser um líder tão capaz quanto imagina Problemas, todos temos. Os chefes então, nem se fale. Mas, se aqueles que são terríveis

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais