MERCADO FINANCEIRO. Palestrante: André Fonseca

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MERCADO FINANCEIRO. Palestrante: André Fonseca"

Transcrição

1 Palestrante: André Fonseca

2 André Fonseca Economista, graduado na UFF, com MBA na FGV e especialização nos EUA, na George Washington University. Mestrando em Engenharia de Produção na UFF. Mais de 20 anos de experiência como executivo e consultor de grandes empresas como Bolsa de Valores, White Martins e Odebrecht. Liderou e desenvolveu equipes de mais 300 profissionais. Coordenador e Professor de cursos de gestão e de pós-graduação, em instituições tais como: FGV, Escola Nacional de Seguros, Senac, Uniabeu e Castelo Branco.

3 1. Qual a relação entre a SUSEP e a PREVIC? 2. A SUSEP é entidade supervisora dos planos de previdência complementar ou somente a PREVIC?

4 1. Qual a relação entre a SUSEP e a PREVIC? 2. A SUSEP é entidade supervisora dos planos de previdência complementar ou somente a PREVIC? A SUSEP, a partir de determinações emanadas pelo CNSP, controla e fiscaliza os mercados de seguros, a Previdência Complementar Aberta, a Capitalização e o resseguro. A PREVIC é a entidade supervisora das atividades das entidades fechadas de Previdência Complementar e de execução das políticas para o regime de Previdência Complementar operado por essas referidas entidades.

5 Previdência Complementar Aberta x Fechada MERCADO FINANCEIRO

6 3. A PREVIC atua sob a supervisão da SUSEP? MERCADO FINANCEIRO

7 3. A PREVIC atua sob a supervisão da SUSEP? A PREVIC é autarquia de natureza especial vinculada ao Ministério da Fazenda Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC). SUSEP Ligado Ao Conselho Nacional se Seguros Privados (CNSP).

8 V) A maior concorrência gerada pelo desenvolvimento e expansão dos mecanismos de financiamento direto disponíveis no mercado de capitais está relacionada à redução do "spread" bancário no Brasil nas últimas décadas. A mim me parece que o correto seria a frase colocada no sentido inverso: a redução do "spread" bancário no Brasil nas últimas décadas está relacionada à maior concorrência gerada pelo desenvolvimento e expansão dos mecanismos de financiamento direto disponíveis no mercado de capitais. Estou em erro? O que ocorre é que o movimento é reverso. O mercado de capitais brasileiro vem amadurecendo nos últimos anos e os mecanismos de financiamento direto vêm se ampliando, dessa forma o Spread bancário tende a um movimento de ajuste de preço aonde sua estrutura natural é a queda para se ajustar a esse movimento.

9 4.O que é deságio? MERCADO FINANCEIRO

10 4.O que é deságio? Deságio é depreciação do valor nominal de um título.

11 5. Qual dos dois é o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro, CMN e CVM?

12 5. Qual dos dois é o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro, CMN e CVM? A CVM cuida do mercado de Capitais e não do Sistema Financeiro como um todo. O Conselho Monetário Nacional (CMN) normatiza as atividades das instituições e os mercados supervisionados pelo Banco Central (BACEN) e pela CVM, além de regular as aplicações das reservas dos investidores institucionais.

13 6. O CNPC é um órgão colegiado que integra a estrutura do Ministério da Previdência Social ou do Ministério da Fazenda?

14 6. O CNPC é um órgão colegiado que integra a estrutura do Ministério da Previdência Social ou do Ministério da Fazenda? Conselho Nacional de Previdência Complementar, regulando-a. Composto por representantes da PREVIC, Casa Civil, Ministérios da Fazenda e planejamento e Previdência social, por ser órgão colegiado Regula, normatiza e coordena as atividades das entidades fechadas de Previdência Complementar (fundos de pensão).

15 7. Detalhamento sobre a classificação os fundos de investimento:

16 7. Detalhamento sobre a classificação os fundos de investimento: FUNDO REFERENCIADO - fundos referenciados buscam atingir a performance do indicador ao qual estão referenciados. Ex: DI, em dólar. RENDA FIXA - os fundos de renda fixa podem aplicar seu patrimônio diretamente em uma grande variedade de papéis títulos do Tesouro Nacional, CDBs, debêntures, ações. RENDA VARIÁVEL - é um fundo de maior risco do que o anterior, porque pode investir em ativos de qualquer risco de crédito ou seja, mais arriscados, inclusive em fundos de renda fixa com risco de indexadores como IGP-M e outros.

17 8. Detalhamento sobre a classificação os fundos de investimento:

18 8. Detalhamento sobre a classificação os fundos de investimento: RENDA FIXA MULTINDICE - é um fundo de maior risco do que o anterior, porque pode investir em ativos de qualquer risco de crédito ou seja, mais arriscados inclusive em fundos de renda fixa com risco de indexadores como IGP-M e outros; MULTIMERCADOS COM E SEM ALAVANCAGEM - Esses fundos não explicitam o mix de ativos com o qual sua performance deva ser comparada. Os fundos multimercados investem também em ações; ALAVANCAGEM investimentos com alavancagem são os que permitem perdas acimado patrimônio.

19 9. Quais são os Instrumentos Clássicos de Política Monetária?

20 9. Quais são os Instrumentos Clássicos de Política Monetária? Depósito Compulsório, Redesconto ou Assistência Financeira de Liquidez, Operações de Mercado Aberto (Open Market)

21 10. O que é Contracionista e Expansionista? MERCADO FINANCEIRO

22 10. O que é Contracionista e Expansionista? Via de regra, os termos contracionista e expansionista tendem a indicar o caminho que o governo está tomando: sendo a primeira de contrair o indicador em questão e a expansionista visando ampliação

23 11. Qual a diferença entre a Politica Monetária Contracionista e Expansionista? E entre a Fiscal Contracionista e Expansionista? São a mesma coisa? Quando entende que existem pressões inflacionárias que podem fazer com que a taxa de inflação supere a meta estabelecida, o BACEN eleva sua meta para a taxa de juros básica a taxa SELIC, visando, com isso, desaquecer a demanda agregada da economia. Caso contrário, se o BACEN entende que a meta de inflação está sendo atingida, ele reduz a taxa de juros praticada no mercado interbancário, o que, indiretamente, estimula o investimento produtivo e, assim, favorece o crescimento econômico e a redução da taxa de desemprego.

24 11. Qual a diferença entre a Politica Monetária Contracionista e Expansionista? E entre a Fiscal Contracionista e Expansionista? São a mesma coisa?

25 12. Qual a diferença entre a Politica Monetária Contracionista e Expansionista? E entre a Fiscal Contracionista e Expansionista? São a mesma coisa?

26 12. Qual a diferença entre a Politica Monetária Contracionista e Expansionista? E entre a Fiscal Contracionista e Expansionista? São a mesma coisa? A política fiscal pode ser: expansionista representada por uma ação deliberada do Governo de incorrer em déficits orçamentários isto é, despesas maiores do que asreceitas correntes para estimular a economia; e contracionista quando o Governo obtém superávits orçamentários com o objetivo de conter eventuais elevações da demanda que sejam A diferença entre elas é que uma mexe com o dinheiro em circulação e seu poder de compra e a fiscal mexe com a carga tributária.

27 13. Sobre as formas de financiamento de uma UD, diz que Debênture é um tipo de financiamento DIRETO ou INDIRETO?

28 13. Sobre as formas de financiamento de uma UD, diz que Debênture é um tipo de financiamento DIRETO ou INDIRETO? A debenture é considerado um financiamento direto, entre quem lançou a debenture e quem está interessado no lançamento.

29 Em caso de dúvida, acesse o tire suas dúvidas na plataforma de estudos! Boa prova!

MERCADO FINANCEIRO. Palestrante: André Fonseca

MERCADO FINANCEIRO. Palestrante: André Fonseca Palestrante: André Fonseca Principais Dúvidas MERCADO FINANCEIRO 1.O que é deságio? Deságio é depreciação do valor nominal de um título. 2. Qual dos dois é o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro,

Leia mais

MERCADO FINANCEIRO: GABARITO COMENTADO. Palestrante: Antonio Carlos Magalhães

MERCADO FINANCEIRO: GABARITO COMENTADO. Palestrante: Antonio Carlos Magalhães MERCADO FINANCEIRO: GABARITO COMENTADO Palestrante: Antonio Carlos Magalhães Dentre as atribuições da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma das entidades supervisoras do Sistema Financeiro Nacional

Leia mais

Noções de Economia e Finanças

Noções de Economia e Finanças De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos, controle de câmbio. b) Compra e venda de títulos públicos, controle de

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES CPA 10 MÓDULO 3 1) O Produto Interno Bruto de uma economia representa, em valores monetários e para determinado período, a soma de todos os bens e serviços a) intermediários e finais, a preço

Leia mais

b) Compra e venda de títulos públicos, controle de taxa de juros e dos depósitos compulsórios dos bancos.

b) Compra e venda de títulos públicos, controle de taxa de juros e dos depósitos compulsórios dos bancos. De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos, controle de câmbio. b) Compra e venda de títulos públicos, controle de

Leia mais

FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS

FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS E PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL H I S T Ó R I C O ESTRUTURA ATUAL AUTORID. MONETÁRIAS AUTORID. DE APOIO INST.

Leia mais

Mercado de Capitais. Sistema financeiro nacional. Professor: Msc. Roberto César

Mercado de Capitais. Sistema financeiro nacional. Professor: Msc. Roberto César Mercado de Capitais Sistema financeiro nacional Professor: Msc. Roberto César Sistema Financeiro Consumo Poupança Investimento Sistema Financeiro Nacional O Sistema Financeiro Nacional pode ser definido

Leia mais

O SISTEMA FINANCEIRO MÓDULO 1 SISTEMA FINANCEIRO. CNPC / CMN Órgão Normativo. PREVIC / CVM Entidade Supervisora. FUNDAÇÃO COPEL Entidade Operadora

O SISTEMA FINANCEIRO MÓDULO 1 SISTEMA FINANCEIRO. CNPC / CMN Órgão Normativo. PREVIC / CVM Entidade Supervisora. FUNDAÇÃO COPEL Entidade Operadora O SISTEMA FINANCEIRO Os assuntos relativos à economia e finanças não são os mais prediletos de muita gente, mas são muito importantes para entender o que acontece em nosso país e os resultados dos planos

Leia mais

IGEPP SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BACEN JUNHO 2016 PROFESSOR: CÉSAR FRADE

IGEPP SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BACEN JUNHO 2016 PROFESSOR: CÉSAR FRADE Questão 1 (Cesgranrio Analista BACEN 2010) O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do sistema financeiro nacional, NÃO sendo de sua competência a) estabelecer a meta de inflação. b) zelar pela

Leia mais

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS DE RENDA FIXA OS PRINCIPAIS PRODUTOS DE RENDA FIXA PERFIL DE RISCO DO INVESTIDOR Quais são as diferenças básicas entre Renda Fixa

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA. Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011

CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA. Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011 CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA Professor:César Augusto Moreira Bergo Data: Maio 2011 Conceito de Economia: Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as

Leia mais

Economia, Finanças e Estatística Avançada

Economia, Finanças e Estatística Avançada A correlação entre taxa SELIC Meta e inflação é a) Próxima de 1 b) Maior que 1 c) Próxima de -1 d) Igual a 0 A correlação entre taxa SELIC Meta e inflação é a) Próxima de 1 - Significa que quando um ativo

Leia mais

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Gustavo Molina Matsumoto Aula 3 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Objetivos da aula 1) História do Sistema Financeiro Nacional (SFN). 2) Intermediação Financeira

Leia mais

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO 1 OBJETIVOS DA AULA 3 Dinâmica dos Mercados em Macroeconomia Contas Nacionais - Quantificando o Desempenho da

Leia mais

AULA 3. Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN. Contatos: Blog: keillalopes.wordpress.

AULA 3. Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN. Contatos:   Blog: keillalopes.wordpress. AULA 3 Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br Blog: keillalopes.wordpress.com Objetivos da aula: SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Histórico ; Composição;

Leia mais

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO

ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO ECONOMIA E MERCADO MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS PGCF PROF. JOÃO EVANGELISTA DIAS MONTEIRO 1 OBJETIVOS DA AULA 3 Dinâmica dos Mercados em Macroeconomia Contas Nacionais - Quantificando o Desempenho da

Leia mais

ECONOMIA. Macroeconomia. Sistema Monetário Parte 3. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Macroeconomia. Sistema Monetário Parte 3. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Macroeconomia Sistema Monetário Parte 3 Prof. Alex Mendes Política Monetária A Política Monetária representa a atuação das autoridades monetárias, por meio de instrumentos de efeito direto ou

Leia mais

Objetivo e Ambiente de Administração Financeira O Ambiente Operacional do Administrador Financeiro e o da Empresa

Objetivo e Ambiente de Administração Financeira O Ambiente Operacional do Administrador Financeiro e o da Empresa Objetivo e Ambiente de Administração Financeira O Ambiente Operacional do Administrador Financeiro e o da Empresa Ambiente Operacional Não importa qual será a constituição da empresa (pública ou privada,

Leia mais

10. (Cespe/Câmara dos Deputados/2014) O contrato de seguro assume que existem direitos e obrigações de ambas as partes. Deve

10. (Cespe/Câmara dos Deputados/2014) O contrato de seguro assume que existem direitos e obrigações de ambas as partes. Deve Conhecimentos Bancários Beto Fernandes 1. (Cesgranrio/Banco da Amazônia/2014) Atualmente, o Sistema Financeiro Nacional é composto por órgãos normativos, entidades supervisoras e por operadores. Um dos

Leia mais

CONHEÇA O MERCADO FINANCEIRO

CONHEÇA O MERCADO FINANCEIRO CONHEÇA O MERCADO FINANCEIRO Prepare-se para descobrir como funciona o Sistema Financeiro Nacional e entender a posição que o Bradesco ocupa nesse panorama. Direitos autorais reservados, proibida a reprodução

Leia mais

PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador

PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador de referência (BENCH); DESPESAS (encargos do fundo):

Leia mais

Curva LM. A curva LM: os pontos sobre ela, à sua direita e à sua esquerda

Curva LM. A curva LM: os pontos sobre ela, à sua direita e à sua esquerda Curva LM Introdução Discutiremos algumas questões relacionadas à gestão da política monetária e seu impacto sobre a taxa de juros e a renda dos agentes em uma economia, através do equilíbrio entre oferta

Leia mais

META ATUARIAL, Risco Performance

META ATUARIAL, Risco Performance REVISTA INVESTIDOR INSTITUCIONAL 9 Fórum Cenários e Perspectivas para o Segundo Semestre 2014. META ATUARIAL, Risco Performance META ATUARIAL, Risco Performance Meta Risco Performance META ATUARIAL, Risco

Leia mais

Volume Total de Crédito

Volume Total de Crédito Parte I Volume de Crédito A) Recursos Livres e Recursos Direcionados Período R$ milhões Variação % Junho2005 535.594 Junho2015 3.102.172 490,2% Volume Total de Crédito 4.000.000 2.000.000 R$ milhões B)

Leia mais

Instrumentos de Política Macroeconômica

Instrumentos de Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Hildo Meirelles de Souza Filho Instrumentos da Política Macroeconômica Política Fiscal Política Monetária Política Cambial 1 1. Política Fiscal Gasto corrente do

Leia mais

Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007

Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007 Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007 Segmentação do Mercado MERCADO MONETÁRIO MERCADO DE CRÉDITO MERCADO FINANCEIRO MERCADO DE CAPITAIS MERCADO CAMBIAL

Leia mais

Macroeconomia Alex Mendes

Macroeconomia Alex Mendes Macroeconomia Alex Mendes Introdução Impacto da Política Fiscal Impacto da Politica Monetária Análise do impacto das políticas monetária e fiscal sobre a renda agregada de equilíbrio e sua interação com

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS... 1 1.1 Comportamento financeiro da economia... 1 1.1.1 Produção e lucro... 1 1.1.2 Inter-relação entre os aspectos econômicos e financeiros... 3 1.2 Objetivos

Leia mais

15.1.Os principais instrumentos de política monetária são:

15.1.Os principais instrumentos de política monetária são: Módulo 15 Política Monetária O conjunto de atos do BACEN para controlar a quantidade de dinheiro e a taxa de juros e, em geral, as condições de crédito constitui a política monetária de um determinado

Leia mais

Agregados monetários, criação e destruição de moeda e multiplicador monetário

Agregados monetários, criação e destruição de moeda e multiplicador monetário Agregados monetários, criação e destruição de moeda e multiplicador monetário 1 Conceitos e funções da moeda, motivos de demanda Definição de moeda: objeto de aceitação geral, utilizado na troca de bens

Leia mais

Uma análise dos principais indicadores da economia brasileira

Uma análise dos principais indicadores da economia brasileira NÍVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA Uma análise dos principais indicadores da economia brasileira Guilherme R. S. Souza e Silva * RESUMO - O presente artigo tem o objetivo de apresentar e

Leia mais

COMENTÁRIO ECONÔMICO 100 mil pontos e captação em fundos de ações

COMENTÁRIO ECONÔMICO 100 mil pontos e captação em fundos de ações COMENTÁRIO ECONÔMICO 100 mil pontos e captação em fundos de ações Nesta carta de março/19 vamos fugir um pouco do tradicional e avaliar os dados da conjuntura e do mercado financeiro, sobretudo os do mercado

Leia mais

Fatores Determinantes do

Fatores Determinantes do Fatores Determinantes do Balanço de Pagamentos Abordagem pela Absorção Abordagem pelos Movimentos de Capital Abordagem Monetária http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ Contabilidade das relações externas

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE GUARAPARI / ES IPG POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2013 ALTERAÇÃO DO QUADRO DE ALOCAÇÕES EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2013 Fortalecendo o Futuro! 1 INTRODUÇÃO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES A presente

Leia mais

Certificado de Depósito Bancário CDB

Certificado de Depósito Bancário CDB Certificado de Depósito Bancário CDB Questões Comentadas em Vídeo Prof. Lucas Silva Certificação: CPA-10 Um investidor aplicou em um CDB indexado ao CDI de um banco. O banco emissor oferece o compromisso

Leia mais

Dimensão financeira do desequilíbrio fiscal

Dimensão financeira do desequilíbrio fiscal Dimensão financeira do desequilíbrio fiscal Geraldo Biasoto Jr I Jornada de Debates sobre a Dívida Pública 20/10/2105 Ministério Público Federal/Ministério Público de Contas SP Quando o fiscal virou financeiro?

Leia mais

Fontes de Financiamento. Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP

Fontes de Financiamento. Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP Fontes de Financiamento Fernando Nogueira da Costa Professor do IE-UNICAMP http://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ 1 Estrutura da apresentação Funding para empréstimos Captação via Produtos Bancários

Leia mais

Unidade III ECONOMIA E MERCADO. Prof. Rodrigo Marchesin

Unidade III ECONOMIA E MERCADO. Prof. Rodrigo Marchesin Unidade III ECONOMIA E MERCADO Prof. Rodrigo Marchesin Introdução Macroeconomia: Grandes questões econômicas; Comportamento global do sistema; Análise dos grandes agregados econômicos. Estrutura básica

Leia mais

DOM BOSCO PIRACICABA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DOM BOSCO PIRACICABA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DOM BOSCO PIRACICABA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS José Antonio de Souza Analista de Mercado de Capitais Gerência de Acompanhamento de Mercado-2 (GMA-2) Superintendência de

Leia mais

O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia é um sistema informatizado destinado ao registro, custódia e liquidação dos títulos públicos federais emitidos pelo Banco Central e pelo Tesouro Nacional

Leia mais

DOUTOR MAURÍCIO CARDOSO-RS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

DOUTOR MAURÍCIO CARDOSO-RS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS RPPS Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor FAPS DOUTOR MAURÍCIO CARDOSO-RS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS 2013 1. FINALIDADE DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Este documento estabelece o modelo de investimentos

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare Questões CPA 10 MÓDULO 1 01) Uma facilidade decorrente da função de prestação de serviços de gerenciamento de recursos desempenhada pelo Sistema Financeiro Nacional é a a) intermediação financeira entre

Leia mais

Professor. Welington

Professor. Welington Professor. Welington Uma aplicação financeira nada mais é do que a compra de um produto financeiro com o objetivo de aumentar o capital inicial. + = Espera-se uma recompensa pelo não uso do dinheiro! Ter

Leia mais

RENDA FIXA. acionista.com.br

RENDA FIXA. acionista.com.br RENDA FIXA acionista.com.br Fevereiro/2017 Renda Fixa São títulos que pagam, em períodos definidos, uma certa remuneração, que pode ser determinada no momento da aplicação ou no momento do resgate (no

Leia mais

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Art. 192 O Sistema Financeiro Nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Art. 192 O Sistema Financeiro Nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Art. 192 O Sistema Financeiro Nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, em todas

Leia mais

Somente no fim da República Velha o país vivenciou dois anos consecutivos de recessão: 1930 (-2,1%) e 1931 (-3,3%).

Somente no fim da República Velha o país vivenciou dois anos consecutivos de recessão: 1930 (-2,1%) e 1931 (-3,3%). VIRENE ROXO MATESCO Dra em Economia/Profª. FGV I. O Passado Revisto II. III. Macro Ambiente Mundial e Brasileiro: Realizações e Projeções O Futuro em Debate: Cenários e Reflexões 1 v Em 115 anos de historia

Leia mais

O Brasil Pode Mais: Uma Agenda de Reformas Macroeconômicas para o Crescimento Sustentado com Estabilidade de Preços

O Brasil Pode Mais: Uma Agenda de Reformas Macroeconômicas para o Crescimento Sustentado com Estabilidade de Preços O Brasil Pode Mais: Uma Agenda de Reformas Macroeconômicas para o Crescimento Sustentado com Estabilidade de Preços José Luis Oreiro Professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília Pesquisador

Leia mais

Educação Previdenciária Previdência Privada. Aula 4

Educação Previdenciária Previdência Privada. Aula 4 Educação Previdenciária Previdência Privada Aula 4 2017 Agenda: Previdência Complementar Entidade Aberta de Previdência Complementar Entidade Fechada de Previdência Complementar Previdência Complementar

Leia mais

O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008

O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008 NIVEL DE ATIVIDADE, INFLAÇÃO E POLÍTICA MONETÁRIA O desempenho dos principais indicadores da economia brasileira em 2008 Guilherme R. S. Souza e Silva * RESUMO - O presente artigo tem o objetivo de apresentar

Leia mais

MERCADO DE CAPITAIS CENTRO DE ESTUDOS DE CEMEC

MERCADO DE CAPITAIS CENTRO DE ESTUDOS DE CEMEC INDICADORES DO São Paulo 14/Dezembro/2010 1 SUMÁRIO 1. INDICADORES DE PARTICIPAÇÃO DO MERCADO DE CAPITAIS 1.1 Mobilização de poupança 1.2 Financiamento da economia brasileira 2. INDICADORES DO CUSTO DE

Leia mais

Macroeconomia Alex Mendes

Macroeconomia Alex Mendes Macroeconomia Alex Mendes Politica Fiscal e Monetária Introdução Política Fiscal Politica Monetária A Política Fiscal Referem-se às decisões do governo quanto ao gasto público e aos impostos. Receitas

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 Capítulo 1 Sistema Financeiro Nacional, 3 1.1 Funções básicas do Sistema Financeiro Nacional, 4 1.2 Principais participantes do mercado, 4 1.2.1 Introdução, 4 1.2.2 Órgãos de regulação,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Fundação Carmelitana Mário Palmério Curso de Bacharelado em Disciplina: Administração Financeira ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Me. Reiner Alves Botinha AGENDA AMBIENTE FINANCEIRO BRASILEIRO Slide 2 OPORTUNIDADES

Leia mais

3. Qual o significado geral da Análise IS-LM? 4. O que vem a ser a curva IS? Quais os fatores ou variáveis que a deslocam?

3. Qual o significado geral da Análise IS-LM? 4. O que vem a ser a curva IS? Quais os fatores ou variáveis que a deslocam? 1 1. O que define a moeda é sua liquidez, ou seja, a capacidade que possui de ser um ativo prontamente disponível e aceito para as mais diversas transações. Além disso, três outras características a definem:

Leia mais

3ª APRESENTAÇÃO DE DADOS SOBRE A ECONOMIA BRASILEIRA: POLÍTICA MONETÁRIA E FISCAL

3ª APRESENTAÇÃO DE DADOS SOBRE A ECONOMIA BRASILEIRA: POLÍTICA MONETÁRIA E FISCAL 3ª APRESENTAÇÃO DE DADOS SOBRE A ECONOMIA BRASILEIRA: POLÍTICA MONETÁRIA E FISCAL Eduardo Rawet FONTE DOS DADOS IPEADATA http://www.ipeadata.gov.br/ SGS Banco Central https://www3.bcb.gov.br/sgspub/localizarseries/localiz

Leia mais

ANÁLISE DE DEZ ANOS DO CRÉDITO NO PAÍS.

ANÁLISE DE DEZ ANOS DO CRÉDITO NO PAÍS. ANÁLISE DE DEZ ANOS DO CRÉDITO NO PAÍS. A ANEFAC realizou um balanço dos últimos dez anos do crédito no Brasil cujo objetivo foi apurar como se comportaram os principais indicadores praticados pelo sistema

Leia mais

Prof. Marcelo Delsoto

Prof. Marcelo Delsoto Conceitos Gerais Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos

Leia mais

Como funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Junho de 2013

Como funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Junho de 2013 José Reynaldo de Almeida Furlani Junho de 2013 Segmentação do Mercado MERCADO MONETÁRIO MERCADO DE CRÉDITO MERCADO FINANCEIRO MERCADO DE CAPITAIS MERCADO CAMBIAL Conceito de Sistema Financeiro Conjunto

Leia mais

MACROECONOMIA. O problema é que às vezes alguns pormenores importantes são omitidos.

MACROECONOMIA. O problema é que às vezes alguns pormenores importantes são omitidos. MACROECONOMIA Estuda a economia como um todo determinação e o comportamento de grandes agregados: renda e produtos nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de s, taxas de juros,

Leia mais

Informações de Impressão. Informações de Impressão. Questão:

Informações de Impressão. Informações de Impressão. Questão: Questão: 217446 No que concerne às entidades operadoras do SFN, julgue os itens a seguir. As debêntures fazem parte das operações passivas das sociedades de arrendamento mercantil. Questão: 217207 Os bancos

Leia mais

16/04/2017. Sistema Financeiro Nacional. Agenda da Aula - 5. Sistema Financeiro Nacional - SFN. Questões Norteadoras. Sistema Financeiro Nacional

16/04/2017. Sistema Financeiro Nacional. Agenda da Aula - 5. Sistema Financeiro Nacional - SFN. Questões Norteadoras. Sistema Financeiro Nacional Carlos R. Godoy 1 Mercado Financeiro I RCC 0407 Carlos R. Godoy 2 1. SFN Agenda da Aula - 5 2. Estrutura do SFN 3. CMN 4. BCB Sistema Financeiro Nacional - SFN Aula 5 5. CVM 6. BNDES 7. Bancos Comerciais

Leia mais

CONTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

CONTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS CONTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS Importância do recurso financeiro para o mundo; Cada nação tem sua estratégia de adquirir seus recursos financeiros; Essa organização é

Leia mais

(B e C) 160 a 166 (até Outras Instituições Banc.) 1. Indique pelo menos 5 instituições financeiras mais importantes do sistema financeiro nacional.

(B e C) 160 a 166 (até Outras Instituições Banc.) 1. Indique pelo menos 5 instituições financeiras mais importantes do sistema financeiro nacional. Orientações Gerais: Atividade para entrega ao final da aula Individual com consulta Vale nota A2 Questões por estudante abaixo Estudantes com Iniciais Páginas para leitura (A) 155 a 160 (até M4) 1. Indique

Leia mais

Mercado de Seguros. Caderno de Projeções. Segmentos: Seguros Gerais Saúde Pessoas Capitalização

Mercado de Seguros. Caderno de Projeções. Segmentos: Seguros Gerais Saúde Pessoas Capitalização Mercado de Seguros Caderno de Projeções 2007 Segmentos: Seguros Gerais Saúde Pessoas Capitalização 2 Índice Cenário Macroeconômico 4 Atividade Arrecadação por Segmento Arrecadação por Segmentos/Grupos

Leia mais

Economia e Finanças. Sistema Financeiro Nacional e Mercado Financeiro. Aula 5. Organização da Aula. Contextualização. Prof. Me.

Economia e Finanças. Sistema Financeiro Nacional e Mercado Financeiro. Aula 5. Organização da Aula. Contextualização. Prof. Me. Economia e Finanças Aula 5 Sistema Financeiro Nacional e Mercado Financeiro Prof. Me. Ernani João Silva Organização da Aula Cenário econômico brasileiro Sistema Financeiro Nacional (SFN) Contextualização

Leia mais

COMENTÁRIO ECONÔMICO Primeiro trimestre (1T18): Mais uma queda dos juros e crescimento moderado

COMENTÁRIO ECONÔMICO Primeiro trimestre (1T18): Mais uma queda dos juros e crescimento moderado Primeiro trimestre (1T18): Mais uma queda dos juros e crescimento moderado Em março e até meados de abril, o que avaliamos é que a economia brasileira está mostrando crescimento bastante moderado em 2018.

Leia mais

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Gustavo Molina Matsumoto Aula Inaugural 2014 Objetivos da aula 1) Apresentação do Docente. 2) Apresentação dos Alunos. 3) Apresentação da disciplina.

Leia mais

Aula 3 - Modelo Keynesiano Simples

Aula 3 - Modelo Keynesiano Simples Aula 3 - Modelo Keynesiano Simples 1. (ESAF) Considere: Y = C(Y) + I + G + X - M(Y) C(Y) = Co + 0,7.Y M(Y) = Mo + 0,5.Y I = 700 G = 200 X = 300 Co = 500 Mo = 100 Onde Y = produto; I = investimento; G =

Leia mais

Unidade I MERCADO FINANCEIRO. Profa. Ana Maria Belavenuto

Unidade I MERCADO FINANCEIRO. Profa. Ana Maria Belavenuto Unidade I MERCADO FINANCEIRO Profa. Ana Maria Belavenuto Objetivo Entender como se estabelece as relações entre o lado monetário (moeda) com o lado real da economia (insumos e fatores de produção), na

Leia mais

Bônus Fator. Aula 2. Ferramentas e Tabelas

Bônus Fator. Aula 2. Ferramentas e Tabelas Bônus Fator Aula 2 Ferramentas e Tabelas 1 Renda Fixa - Definição São Títulos/ Investimentos que representam uma dívida As condições de rentabilidade são conhecidas no momento da aplicação. Na prática

Leia mais

Slide 1. Slide 2 GESTÃO FINANCEIRA COM ÊNFASE EM BANCOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Slide 1. Slide 2 GESTÃO FINANCEIRA COM ÊNFASE EM BANCOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Slide 1 GESTÃO FINANCEIRA COM ÊNFASE EM BANCOS Prof. Gilberto de castro Timotheo gtimotheo@gmail.com www.gtimotheo.com Slide 2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O sistema financeiro nacional Aspectos gerais Sistema

Leia mais

Objetivos e instrumentos de política econômica, 1

Objetivos e instrumentos de política econômica, 1 Sumário Prefácio, xiii i Objetivos e instrumentos de política econômica, 1 1. Objetivo do estudo de economia, 2 2. Objetivos de política econômica, 3 2.1 Crescimento da produção e do emprego, 3 2.2 Controle

Leia mais

Os Bancos e a Política Monetária e Financeira

Os Bancos e a Política Monetária e Financeira Os Bancos e a Política Monetária e Financeira Introdução Conceitos: monetário e financeiro Política como arte ; Fundamentos teóricos da PMF; objetivos Controle da inflação? Estatutos X práticas dos BCs

Leia mais

Entidades auto-reguladoras do mercado e Câmaras de Compensação e Liquidação

Entidades auto-reguladoras do mercado e Câmaras de Compensação e Liquidação Entidades auto-reguladoras do mercado e Câmaras de Compensação e Liquidação CVM A Comissão de Valores Mobiliários foi instituída pela Lei 6.385 em 07/12/76, a CVM é o órgão normativo do sistema financeiro

Leia mais

Poupança e investimento:

Poupança e investimento: Poupança e investimento: decisões que podem mudar a sua vida Júlio César Dahbar, CFP Comissão de Valores Mobiliários (CVM) 18/05/2016 Palestra na FACHO As opiniões e conclusões externadas nesta apresentação

Leia mais

O Papel do Banco Central no Sistema Nacional de PLD/CFT

O Papel do Banco Central no Sistema Nacional de PLD/CFT O Papel do Banco Central no Sistema Nacional de PLD/CFT Composição Orgãos normativos Entidades supervisoras SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Operadores Conselho Monetário Nacional - CMN Banco Central do Brasil

Leia mais

Prof. Cid Roberto. Concurso Concurso Concurso Concurso Concurso Concurso 2012

Prof. Cid Roberto. Concurso Concurso Concurso Concurso Concurso Concurso 2012 Prof. Cid Roberto Grupo Conhecimentos Bancários no Google http://goo.gl/gbkij Comunidade Conhecimentos Bancários (orkut) http://goo.gl/4a6y7 Na sexta-feira, dia 13.01.2012, o Banco do Brasil lançou seu

Leia mais

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Definição: Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos em setores produtivos da

Leia mais

VISÃO GERAL O TESOURO DIRETO O TESOURO DIRETO NA PRÁTICA

VISÃO GERAL O TESOURO DIRETO O TESOURO DIRETO NA PRÁTICA TESOURO DIRETO VISÃO GERAL O TESOURO DIRETO O TESOURO DIRETO NA PRÁTICA A DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL Aproximadamente 50% do mercado de renda fixa é composto de títulos públicos Dívida pública: Interna (Títulos

Leia mais

JUROS (no Brasil, um pouco de história e leis)

JUROS (no Brasil, um pouco de história e leis) Estudo de Caso 03: JUROS (no Brasil, um pouco de história e leis) 1 Narrativa Existem várias teorias e interpretações sobre os juros: recompensa ou remuneração futura à renúncia ao consumo presente, aluguel

Leia mais

Modelo Keynesiano 1. (APO) 2. (ESAF 2009) (ESAF 2006)

Modelo Keynesiano 1. (APO) 2. (ESAF 2009) (ESAF 2006) Modelo Keynesiano 1. (APO) Considere as seguintes informações: Y = 1000 C = 600 I = 300 G = 100 X = 50 M = 50 onde Y = produto agregado; C = consumo agregado; I = investimento agregado; G = gastos do governo;

Leia mais

3. Política Monetária em Keynes e nos keynesianos 3.1. Operacionalidade e eficácia da política monetária em Keynes

3. Política Monetária em Keynes e nos keynesianos 3.1. Operacionalidade e eficácia da política monetária em Keynes 3. Política Monetária em Keynes e nos keynesianos 3.1. Operacionalidade e eficácia da política monetária em Keynes Carvalho et al. (2015: cap. 7, 14.1 a 14.3) 31/08/2018 1 Política Monetária e a não-neutralidade

Leia mais

SIMULADO 01 CAIXA E BANCO DO BRASIL

SIMULADO 01 CAIXA E BANCO DO BRASIL SIMULADO 01 CAIXA E BANCO DO BRASIL 1. (BB/FCC/2013) O Sistema Financeiro Nacional tem como entidades supervisoras: (A) FEBRABAN e Superintendência Nacional de Previdência Complementar. (B) Receita Federal

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS DE MERCADO DE CAPITAIS DO IBMEC CONTAS FINANCEIRAS RETROSPECTO

CENTRO DE ESTUDOS DE MERCADO DE CAPITAIS DO IBMEC CONTAS FINANCEIRAS RETROSPECTO CENTRO DE ESTUDOS DE MERCADO DE CAPITAIS DO IBMEC CONTAS FINANCEIRAS RETROSPECTO 2002-2013 ABRIL 2014 CEMEC - CENTRO DE ESTUDOS DE MERCADO DE CAPITAIS DO IBMEC Contas Financeiras Retrospecto 2002-2013

Leia mais

Empréstimo de Títulos Públicos Com Garantia da B3 Régio Martins

Empréstimo de Títulos Públicos Com Garantia da B3 Régio Martins Empréstimo de Títulos Públicos Com Garantia da B3 Régio Martins Superintendente de Produtos - B3 AGENDA Operações de Financiamento de Carteira Diagnóstico do Mercado Local Solução Proposta 2 FINANCIAMENTO

Leia mais

AEAMESP Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô Semana de Tecnologia Metroviária

AEAMESP Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô Semana de Tecnologia Metroviária AEAMESP Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô Semana de Tecnologia Metroviária Tendências estruturais da economia Apresentação em 24/9/4 Josef BARAT Copyright 24 by Josef Barat Direitos de reprodução

Leia mais

Plano de Benefícios CD da OABPREV-SP

Plano de Benefícios CD da OABPREV-SP POLÍTICA DE INVESTIMENTOS 2007 Este documento, que passa a vigorar a partir de 01 de janeiro de 2007, estabelece as bases sobre as quais os ativos do plano administrado pela OABPREV-SP poderão ser investidos

Leia mais

III. Política Monetária Os sinais contraditórios da política monetária do governo Lula

III. Política Monetária Os sinais contraditórios da política monetária do governo Lula III. Política Monetária Os sinais contraditórios da política monetária do governo Lula José Luís Oreiro No início do segundo semestre de 2004, o Banco Central do Brasil iniciou um processo de elevação

Leia mais

Macroeconomia para executivos de MKT. Lista de questões de múltipla escolha

Macroeconomia para executivos de MKT. Lista de questões de múltipla escolha Macroeconomia para executivos de MKT Lista de questões de múltipla escolha CAP. 3. Ambiente Externo, Cenário Macroeconômico e Mensuração da Atividade Econômica 5.1) A diferença entre Produto Nacional Bruto

Leia mais

Questões de Concursos Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu

Questões de Concursos Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu Questões de Concursos Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Prof. Edgar Abreu Conhecimentos Bancários 1. (2018 CESPE Polícia Federal Perito Criminal Federal Área 1) Segundo o Relatório de Inflação do Banco

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - POLÍTICA ECONÔMICA & MERCADO FINANCEIRO

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - POLÍTICA ECONÔMICA & MERCADO FINANCEIRO CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - POLÍTICA ECONÔMICA & MERCADO FINANCEIRO Prof.Nelson Guerra Ano 2012 www.concursocec.com.br INTRODUÇÃO Trata-se da política utilizada pelo Governo para obter desenvolvimento

Leia mais

Mercado de Capitais Sistema Financeiro Nacional

Mercado de Capitais Sistema Financeiro Nacional Mercado de Capitais Sistema Financeiro Nacional Prof. Fábio Campos Definição: O Sistema Financeiro Nacional pode ser definido como o conjunto de instituições e orgãos que regulam, fiscalizam e executam

Leia mais

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Disciplina: Mercado Financeiro e de Capitais Ciências Contábeis - FUCAMP

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Disciplina: Mercado Financeiro e de Capitais Ciências Contábeis - FUCAMP Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Disciplina: Mercado Financeiro e de Capitais Ciências Contábeis - FUCAMP Composição básica do Sistema Financeiro Nacional Segmento Normativo Segmento Normativo:

Leia mais

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SÃO GABRIEL/RS

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SÃO GABRIEL/RS INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SÃO GABRIEL/RS CONJUNTURA ECONÔMICA E FINANCEIRA Agosto/17 INTRODUÇÃO Neste relatório disponibilizamos a conjuntura econômica financeira para

Leia mais

NOTA CEMEC 04/2016 RENTABILIDADE DE TITULOS PUBLICOS INIBE DESTINAÇÃO DA POUPANÇA PARA AÇÕES, TITULOS DE DIVIDA CORPORATIVA E CRÉDITO BANCÁRIO

NOTA CEMEC 04/2016 RENTABILIDADE DE TITULOS PUBLICOS INIBE DESTINAÇÃO DA POUPANÇA PARA AÇÕES, TITULOS DE DIVIDA CORPORATIVA E CRÉDITO BANCÁRIO NOTA CEMEC 04/2016 RENTABILIDADE DE TITULOS PUBLICOS INIBE DESTINAÇÃO DA POUPANÇA PARA AÇÕES, TITULOS DE DIVIDA CORPORATIVA E CRÉDITO BANCÁRIO Maio - 2016 Sumário 1. Introdução: conceitos e metodologia

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS DE MERCADO DE CAPITAIS CONTAS FINANCEIRAS CEMEC INFORMATIVO MENSAL AGOSTO

CENTRO DE ESTUDOS DE MERCADO DE CAPITAIS CONTAS FINANCEIRAS CEMEC INFORMATIVO MENSAL AGOSTO CENTRO DE ESTUDOS DE MERCADO DE CAPITAIS CONTAS FINANCEIRAS CEMEC INFORMATIVO MENSAL AGOSTO 2011 CENTRO DE ESTUDOS DE MERCADO DE CAPITAIS Contas Financeiras CEMEC Informativo Mensal Agosto 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

Mercados e Instrumentos Financeiros I

Mercados e Instrumentos Financeiros I UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Graduação em Ciências Contábeis Mercados e Instrumentos Financeiros I Prof. Dr. Marcelo Augusto

Leia mais

Edital esperado para o primeiro semestre de Entidade organizadora: Ainda não definida. Escriturário Jornada de Trabalho: 30 horas semanais

Edital esperado para o primeiro semestre de Entidade organizadora: Ainda não definida. Escriturário Jornada de Trabalho: 30 horas semanais Prof. Cid Roberto Grupo Conhecimentos Bancários no Google http://goo.gl/gbkij Edital esperado para o primeiro semestre de. Comunidade Conhecimentos Bancários (orkut) http://goo.gl/4a6y7 1ª aula Início

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item Noções e Instrumentos de Política Monetária

Conhecimentos Bancários. Item Noções e Instrumentos de Política Monetária Conhecimentos Bancários Item 3.1.2- Noções e Instrumentos de Política Monetária Conhecimentos Bancários Item 3.1.2- Noções e Instrumentos de Política Monetária Manejo de operações destinadas a regular

Leia mais

9 Ver em especial o site:

9 Ver em especial o site: O desempenho recente dos principais indicadores da economia brasileira Lucas Lautert Dezordi * Guilherme R. S. Souza e Silva ** Introdução Esta seção do boletim Economia & Tecnologia irá discutir cinco

Leia mais