CONTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS"

Transcrição

1 CONTABILIDADE DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Importância do recurso financeiro para o mundo; Cada nação tem sua estratégia de adquirir seus recursos financeiros; Essa organização é definida por uma série de órgãos que compõe o chamado Sistema Financeiro Nacional.

3 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL FUNÇÕES Intermediação do fluxo monetário entre os agentes econômicos superavitários e os deficitários; Diversificação do risco do emprestador;

4 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Quem compõe o SFN? Pessoas, empresas e instituições financeiras. Neste caso, o que é necessário? Regulação por parte do governo sobre o SFN. Quem, de fato compõe o SFN, além dos intermediários, agentes superavitários e deficitários? Há ainda os ÓRGÃOS NORMATIVOS E AS ENTIDADES SUPERVISORAS.

5 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Que são e o que fazem os ÓRGÃOS NORMATIVOS? Como o próprio nome sugere, são aqueles que criam normas para limitar e coordenar as ações dos demais agentes do SFN. E as ENTIDADES SUPERVISORAS? Supervisionam as operações realizadas pelas instituições financeiras, empresas e pessoas que formam o SFN, aplicando penalidades, inclusive, quando as normas são desrespeitadas.

6 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

7 CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL Quando e como foi criado? Pela Lei 4.595/64 Qual o seu objetivo (geral)? Formular a política da moeda e do crédito como previsto nesta lei, objetivando o progresso econômico e social do País.

8 CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL Principais objetivos, segundo sua lei criadora: Regular o valor interno da moeda, para tanto prevenindo ou corrigindo os surtos inflacionários ou deflacionários de origem interna ou externa, as depressões econômicas e outros desequilíbrios oriundos de fenômenos conjunturais.

9 CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL Adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia nacional e seu processo de desenvolvimento; Regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira; Orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras, quer públicas, quer privadas; tendo em vista própiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional; Propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas a maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos; Zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;

10 CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL Coordenar as políticas monetária, creditícia, orçamentária, fiscal e da dívida pública, interna e externa; Autorizar as emissões de papel-moeda; Estabelecer condições para que o Banco Central da República do Brasil emita moeda-papel de curso forçado, nos termos e limites decorrentes desta Lei, bem como as normas reguladoras do meio circulante; Determinar as características gerais das cédulas e das moedas; Disciplinar o crédito em todas as suas modalidades e as operações creditícias em todas as suas formas, inclusive aceites, avais e prestações de quaisquer garantias por parte das instituições financeiras;

11 CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL Regular a constituição, funcionamento e fiscalização dos que exercerem atividades subordinadas a esta lei, bem como a aplicação das penalidades previstas; Expedir normas gerais de contabilidade e estatística a serem observadas pelas instituições financeiras; Disciplinar as atividades das Bolsas de Valores e dos corretores de fundos públicos.

12 COMPOSIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CMN O CMN é integrado pelo Ministro da Fazenda (que atua como presidente do Conselho), o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e o Presidente do Banco Central (BACEN). As reuniões do CMN ocorrem mensalmente ou sempre que o Presidente do Conselho (o Ministro da Fazenda) convocar uma reunião extraordinária.

13 CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS - CNSP Fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados; Regular a constituição, organização, funcionamento e fiscalização dos que exercerem atividades de seguros privados, bem como a aplicação das penalidades previstas; Estipular índices e demais condições técnicas sobre tarifas, investimentos e outras relações patrimoniais a serem observadas pelas Sociedades Seguradoras; Fixar as características gerais dos contratos de seguros;

14 CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS - CNSP Fixar normas gerais de contabilidade e estatística a serem observadas pelas Sociedades Seguradoras; Delimitar o capital das sociedades seguradoras e dos resseguradores (resseguradores são as seguradoras que fazem seguro para outras seguradoras); Estabelecer as diretrizes gerais das operações de resseguro; disciplinar as operações de co-seguro (quando o valor assegurado é muito grande imagine o valor que uma seguradora deveria pagar para um shopping que pegasse fogo por completo é comum duas seguradoras prestarem juntas o serviço de seguro);

15 CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS - CNSP Aplicar às Sociedades Seguradoras estrangeiras autorizadas a funcionar no País as mesmas vedações ou restrições equivalentes às que vigorarem nos países da matriz em relação às Sociedades Seguradoras brasileiras ali instaladas ou que neles desejem estabelecer-se; Prescrever os critérios de constituição das Sociedades Seguradoras, com fixação dos limites legais e técnicos das operações de seguro; Disciplinar a corretagem de seguros e a profissão de corretor; Regular a instalação e o funcionamento das Bolsas de Seguro; fixar as condições de constituição e extinção de entidades autorreguladoras do mercado de corretagemção e a forma de preenchimento de cargos administrativos; regular o exercício do poder disciplinar das entidades autorreguladoras do mercado de corretagem sobre seus membros, inclusive do poder de impor penalidades e de excluir membros; disciplinar a administração das entidades autorreguladoras do mercado de corretagem e a fixação de emolumentos, comissões e quaisquer outras despesas cobradas por tais entidades, quando for o caso.

16 Composição do Conselho Nacional de Seguros Privados Ministro de Estado da Fazenda, ou seu representante; Representante do Ministério da Justiça; Representante do Ministério da Previdência e Assistência Social; Superintendente da Superintendência de Seguros Privados - SUSEP; Representante do Banco Central do Brasil; Representante da Comissão de Valores Mobiliários.

17 Conselho Nacional de Seguros Privados - Comissões De Saúde; Do Trabalho; De Transporte; Mobiliária e de Habitação; Rural; Aeronáutica; De crédito; De Corretores.

18 Conselho Nacional de Previdência Complementar O CNPC regula o segmento - supervisionado pela PREVIC - de entidades fechadas de previdência complementar. O CNPC é constituído por um representante de cada um dos seguintes indicados, Ministério da Previdência Social, representado pelo seu Ministro de Estado, que será o presidente do Conselho; Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc; Secretaria de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social; Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Fazenda; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; entidades fechadas de previdência complementar; patrocinadores e instituidores de planos de benefícios das entidades fechadas de previdência complementar; e participantes e assistidos de planos de benefícios das entidades fechadas de previdência complementar

19 COSIF - Plano de Contas das Instituições do Sistema Financeiro Nacional Criado através de circular BC nº de 29/12/1987 Através de competência delegada pelo CMN, foi expedido um plano de contas padronizado, conhecido como COSIF (Plano contábil das instituições do Sistema Financeiro Nacional) (Nunes, 2012)

20 COSIF - Plano de Contas das Instituições do Sistema Financeiro Nacional Por que é necessário um plano de contas específico para as instituições financeiras? - O SFN é um sistema bastante instável; - Um plano de contas específico possibilita ao órgão regulador um acompanhamento atemporal das contas destas instituições.

21 COSIF - Plano de Contas das Instituições do Sistema Financeiro Nacional Quais são os objetivos do COSIF? Unificar os diversos planos contábeis existentes à época e uniformizar os procedimentos de registro e elaboração de demonstrações financeiras. Vantagem: transparência dos procedimentos, melhor acompanhamento dos fatos contábil-financeiros, facilidade na comparabilidade entre os dados de diversas instituições financeiras etc.

22 COSIF - Plano de Contas das Instituições do Sistema Financeiro Nacional Como se dá a estruturação do COSIF? Plano de contas Normas básicas Documentos Anexos

23 Empresas que utilizam o COSIF Bancos múltiplos Bancos comerciais Bancos de desenvolvimento Caixas Econômicas Bancos de investimento Sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários Sociedades de crédito, financiamento e investimento Sociedades de arrendamento mercantil Sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e câmbio Cooperativas de crédito, etc.

24 Empresas que não utilizam o COSIF Sociedades de Fomento Mercantil ou factorings; Administradoras de cartão de crédito; Fundos de Pensão; Seguradoras ou sociedades de capitalização.

25 ESTRUTURA PLANO BÁSICO DE CONTAS Contas Patrimoniais 1. Ativo circulante e 4. Passivo circulante e realizável a longo prazo exigível a longo prazo 2. Ativo permanente 5. Resultados de Exerc. futuros 6. Patrimônio Líquido Contas de Resultado 8. Despesas 7. Receitas Contas de Compensação 3. Compensação ativa 9. Compensação Passiva

26 Características Básicas do COSIF Adotar métodos e critérios uniformes no tempo, sendo que as modificações relevantes devem ser evidenciadas via notas explicativas, quantificando os efeitos nas demonstrações financeiras, quando aplicável. Registrar as receitas e despesas no período emque elas ocorrem e não na data do efetivo ingresso ou desembolso em respeito ao regime de competência.

27 Características Básicas do COSIF Fazer a apropriação mensal das rendas, inclusive mora, receitas, ganhos, lucros, despesas, perdas e prejuízos, independentemente da apuração de resultados a cada 6 meses. Apurar os resultados em períodos fixos de tempo, observando os períodos de 1º de janeiro a 30 de junho e de 1º de julho a 21 de dezembro, sendo que para fins de publicação, observam-se outros critérios, dentre eles o prazo de 1º de janeiro e 31 de dezembro.

28 Características Básicas do COSIF Proceder às devidas conciliações dos títulos contábeis com os respectivos controles analíticos e mantê-las atualizadas, conforme determinado nas seções próprias deste Plano, devendo a respectiva documentação ser arquivada por, pelo menos, um ano.

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

Mercado de Capitais. Sistema financeiro nacional. Professor: Msc. Roberto César

Mercado de Capitais. Sistema financeiro nacional. Professor: Msc. Roberto César Mercado de Capitais Sistema financeiro nacional Professor: Msc. Roberto César Sistema Financeiro Consumo Poupança Investimento Sistema Financeiro Nacional O Sistema Financeiro Nacional pode ser definido

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS CONHECIMENTOS BANCÁRIOS 01- O Sistema Financeiro Nacional, estruturado e regulado pela presente Lei nº 4.595/64, será constituído: a) apenas pelo do Conselho Monetário Nacional; b) apenas pelo Banco Central

Leia mais

IGEPP SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BACEN JUNHO 2016 PROFESSOR: CÉSAR FRADE

IGEPP SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BACEN JUNHO 2016 PROFESSOR: CÉSAR FRADE Questão 1 (Cesgranrio Analista BACEN 2010) O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do sistema financeiro nacional, NÃO sendo de sua competência a) estabelecer a meta de inflação. b) zelar pela

Leia mais

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Gustavo Molina Matsumoto Aula 3 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Objetivos da aula 1) História do Sistema Financeiro Nacional (SFN). 2) Intermediação Financeira

Leia mais

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Art. 192 O Sistema Financeiro Nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Art. 192 O Sistema Financeiro Nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Art. 192 O Sistema Financeiro Nacional, estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade, em todas

Leia mais

Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007

Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007 Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007 Segmentação do Mercado MERCADO MONETÁRIO MERCADO DE CRÉDITO MERCADO FINANCEIRO MERCADO DE CAPITAIS MERCADO CAMBIAL

Leia mais

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Disciplina: Mercado Financeiro e de Capitais Ciências Contábeis - FUCAMP

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Disciplina: Mercado Financeiro e de Capitais Ciências Contábeis - FUCAMP Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Disciplina: Mercado Financeiro e de Capitais Ciências Contábeis - FUCAMP Composição básica do Sistema Financeiro Nacional Segmento Normativo Segmento Normativo:

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Sistema Financeiro Nacional. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Sistema Financeiro Nacional. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN Sistema Financeiro Nacional Prof. Thamiris Felizardo -Conceito O Sistema Financeiro Nacional estruturado de forma a

Leia mais

16/04/2017. Sistema Financeiro Nacional. Agenda da Aula - 5. Sistema Financeiro Nacional - SFN. Questões Norteadoras. Sistema Financeiro Nacional

16/04/2017. Sistema Financeiro Nacional. Agenda da Aula - 5. Sistema Financeiro Nacional - SFN. Questões Norteadoras. Sistema Financeiro Nacional Carlos R. Godoy 1 Mercado Financeiro I RCC 0407 Carlos R. Godoy 2 1. SFN Agenda da Aula - 5 2. Estrutura do SFN 3. CMN 4. BCB Sistema Financeiro Nacional - SFN Aula 5 5. CVM 6. BNDES 7. Bancos Comerciais

Leia mais

Edital esperado para o primeiro semestre de Entidade organizadora: Ainda não definida. Escriturário Jornada de Trabalho: 30 horas semanais

Edital esperado para o primeiro semestre de Entidade organizadora: Ainda não definida. Escriturário Jornada de Trabalho: 30 horas semanais Prof. Cid Roberto Grupo Conhecimentos Bancários no Google http://goo.gl/gbkij Edital esperado para o primeiro semestre de. Comunidade Conhecimentos Bancários (orkut) http://goo.gl/4a6y7 1ª aula Início

Leia mais

Sistema Financeiro Nacional p/ BACEN Teoria e exercícios comentados Prof. Caio de Oliveira Aula 00 AULA 00: Função e Órgãos Reguladores do SFN

Sistema Financeiro Nacional p/ BACEN Teoria e exercícios comentados Prof. Caio de Oliveira Aula 00 AULA 00: Função e Órgãos Reguladores do SFN AULA 00: Função e Órgãos Reguladores do SFN SUMÁRIO PÁGINA 1. Apresentação 1-3 2. Cronograma 3-4 3. Função do SFN 4-6 4. Conselho Monetário Nacional 7-17 5. Conselho Nacional de Seguros Privados 17-20

Leia mais

CONSELHO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE ANEXO I

CONSELHO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE ANEXO I ANEXO I DETALHAMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA GERAL 7º EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA 1. LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL a) A LEGISLAÇÃO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL RESOLUÇÃO

Leia mais

Objetivo e Ambiente de Administração Financeira O Ambiente Operacional do Administrador Financeiro e o da Empresa

Objetivo e Ambiente de Administração Financeira O Ambiente Operacional do Administrador Financeiro e o da Empresa Objetivo e Ambiente de Administração Financeira O Ambiente Operacional do Administrador Financeiro e o da Empresa Ambiente Operacional Não importa qual será a constituição da empresa (pública ou privada,

Leia mais

CONSELHO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE ANEXO I

CONSELHO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE ANEXO I ANEXO I DETALHAMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO APLICÁVEL À PROVA DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA GERAL 9º EXAME DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA 1. LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL. a) A LEGISLAÇÃO SOBRE A ÉTICA PROFISSIONAL

Leia mais

AULA 3. Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN. Contatos: Blog: keillalopes.wordpress.

AULA 3. Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN. Contatos:   Blog: keillalopes.wordpress. AULA 3 Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br Blog: keillalopes.wordpress.com Objetivos da aula: SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Histórico ; Composição;

Leia mais

15. Organograma Resumido do Sistema Financeiro Nacional 1

15. Organograma Resumido do Sistema Financeiro Nacional 1 15. Organograma Resumido do Sistema Financeiro Nacional 1 Ministério da Fazenda Ministério da Previdência Social Conselho Monetário Nacional - CMN Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP Conselho

Leia mais

Única (PU), Mensal (PM) Periódico(PP) Valores das contribuições. Provisões para desembolsos futuros

Única (PU), Mensal (PM) Periódico(PP) Valores das contribuições. Provisões para desembolsos futuros FEA- USP-EAC Curso de Graduação em Ciências Contábeis Disciplina: EAC0551 - Contabilidade e Análise de Balanços de Instituições Previdenciárias TEMA 02.01. Contabilidade Capitalização Valores das contribuições

Leia mais

Prof. Cid Roberto. Concurso Concurso Concurso Concurso Concurso Concurso 2012

Prof. Cid Roberto. Concurso Concurso Concurso Concurso Concurso Concurso 2012 Prof. Cid Roberto Grupo Conhecimentos Bancários no Google http://goo.gl/gbkij Comunidade Conhecimentos Bancários (orkut) http://goo.gl/4a6y7 Na sexta-feira, dia 13.01.2012, o Banco do Brasil lançou seu

Leia mais

Jonas Barbosa Leite Filho

Jonas Barbosa Leite Filho Jonas Barbosa Leite Filho Funcionário Banco do Brasil 33 anos Cargos ocupados: Escriturário; Supervisor Consultor Auditor Gerente de Agência Formação Acadêmica: Administração de empresas; Pós Graduação

Leia mais

(B e C) 160 a 166 (até Outras Instituições Banc.) 1. Indique pelo menos 5 instituições financeiras mais importantes do sistema financeiro nacional.

(B e C) 160 a 166 (até Outras Instituições Banc.) 1. Indique pelo menos 5 instituições financeiras mais importantes do sistema financeiro nacional. Orientações Gerais: Atividade para entrega ao final da aula Individual com consulta Vale nota A2 Questões por estudante abaixo Estudantes com Iniciais Páginas para leitura (A) 155 a 160 (até M4) 1. Indique

Leia mais

LEGISLAÇÃO E REGULAÇÃO

LEGISLAÇÃO E REGULAÇÃO Módulo 1 Legislação TÍTULO Xe Regulação LEGISLAÇÃO E REGULAÇÃO Decidimos iniciar este curso pelo estudo das leis e mecanismos que regulam as instituições financeiras, de modo a lhe dar uma visão geral

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIC322 Contabilidade de Instituições Financeiras

Programa Analítico de Disciplina CIC322 Contabilidade de Instituições Financeiras 0 Programa Analítico de Disciplina CIC3 Contabilidade de Instituições Financeiras Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

Sistema Financeiro Nacional. Profa. Amanda Aires Aula 01

Sistema Financeiro Nacional. Profa. Amanda Aires Aula 01 Sistema Financeiro Nacional Profa. Amanda Aires Aula 01 1 Edital BACEN 1 Estrutura e segmentação. 1.1 Órgãos reguladores. 1.2 Entidades supervisoras. 1.3 Instituições Operadoras. 2 Lei nº 4.595/1964. 3

Leia mais

Administração Financeira. Profº Leonardo Soares Msc

Administração Financeira. Profº Leonardo Soares Msc Administração Financeira Profº Leonardo Soares Msc UNIDADE 1 A disciplina Administração Financeira tem por objetivo básico possibilitar ao aluno o conhecimento acerca dos principais mecanismos e ferramentas

Leia mais

Legislação Aplicável aos Ativos Orientações da Susep ao Mercado

Legislação Aplicável aos Ativos Orientações da Susep ao Mercado Legislação Aplicável aos Ativos Orientações da Susep ao Mercado Julho/2015 Conteúdo 1. BASE LEGAL... 2 1.1. NORMAS... 2 1.2. OUTRAS NORMAS RELACIONADAS... 4 2. NORMAS ADMINISTRATIVAS APLICÁVEIS... 5 1.

Leia mais

ANS SUSEP REGULAÇÃO EM SEGUROS E SAUDE SUPLEMENTAR

ANS SUSEP REGULAÇÃO EM SEGUROS E SAUDE SUPLEMENTAR ANS SUSEP REGULAÇÃO EM SEGUROS E SAUDE SUPLEMENTAR AGÊNCIA E AUTARQUIA Autarquia e autarquia especial - não podem falir; -são pessoas jurídicas de direito público interno; -qualquer ente político pode

Leia mais

TEMA 02 Capitalização Ao final da aula o aluno deve saber... TEMA 02.Empresas de Capitalização e a sua Contabilidade

TEMA 02 Capitalização Ao final da aula o aluno deve saber... TEMA 02.Empresas de Capitalização e a sua Contabilidade FEA-USP-EAC Curso de Graduação em Ciências Contábeis Disciplina: EAC0551 -Contabilidade e Análise de Balanços de Instituições Previdenciárias TEMA 02.Empresas de Capitalização e a sua Contabilidade Profa.

Leia mais

BANCO CENTRAL DO BRASIL

BANCO CENTRAL DO BRASIL BANCO CENTRAL DO BRASIL Órgãos Normativos - Conselho Monetário Nacional CMN - Conselho Nacional de Seguros Privados - Conselho de Gestão da Previdência Complementar - CGPC Entidades Supervisoras - Banco

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Seguradoras. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Seguradoras. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Seguradoras Prof. Cláudio Alves O prêmio de seguro é a prestação paga pelo segurado para contratação do seguro, que se efetiva com a emissão da apólice por

Leia mais

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Gustavo Molina Matsumoto Aula Inaugural 2014 Objetivos da aula 1) Apresentação do Docente. 2) Apresentação dos Alunos. 3) Apresentação da disciplina.

Leia mais

06/09/2016. Sistema Financeiro Nacional. Mercado Financeiro I RCC Sistema Financeiro Nacional - SFN. Agenda da Aula - 3. Questões Norteadoras

06/09/2016. Sistema Financeiro Nacional. Mercado Financeiro I RCC Sistema Financeiro Nacional - SFN. Agenda da Aula - 3. Questões Norteadoras Carlos R. Godoy 1 Universidade de São Paulo Carlos R. Godoy 2 Mercado Financeiro I RCC 0407 Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Ribeirão Preto Mercado Financeiro I RCC 0407 Sistema Financeiro

Leia mais

Como funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Junho de 2013

Como funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Junho de 2013 José Reynaldo de Almeida Furlani Junho de 2013 Segmentação do Mercado MERCADO MONETÁRIO MERCADO DE CRÉDITO MERCADO FINANCEIRO MERCADO DE CAPITAIS MERCADO CAMBIAL Conceito de Sistema Financeiro Conjunto

Leia mais

O Papel do Banco Central no Sistema Nacional de PLD/CFT

O Papel do Banco Central no Sistema Nacional de PLD/CFT O Papel do Banco Central no Sistema Nacional de PLD/CFT Composição Orgãos normativos Entidades supervisoras SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Operadores Conselho Monetário Nacional - CMN Banco Central do Brasil

Leia mais

ATUALIDADES DO MERCADO FINACEIRO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS PARA ESCRITURÁRIO DO BB Aula 00 - Aula Demonstrativa Prof. Francisco Mariotti

ATUALIDADES DO MERCADO FINACEIRO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS PARA ESCRITURÁRIO DO BB Aula 00 - Aula Demonstrativa Prof. Francisco Mariotti Aula 00 Atualidades do Mercado Financeiro e Conhecimentos Bancários para Escriturário do Banco do Brasil Professor: Francisco Mariotti 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Olá! Apresento a vocês o curso conjunto

Leia mais

1. Sistema Financeiro Nacional... 2

1. Sistema Financeiro Nacional... 2 1. Sistema Financeiro Nacional... 2 1.1. Funções Básicas... 2 1.1.1 Função dos Intermediários Financeiros e definição de Intermediação Financeira... 2 1.2. Estrutura... 3 1.2.1 Órgãos de Regulação, Auto-Regulação

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare Questões CPA 10 MÓDULO 1 01) Uma facilidade decorrente da função de prestação de serviços de gerenciamento de recursos desempenhada pelo Sistema Financeiro Nacional é a a) intermediação financeira entre

Leia mais

Relatório dos auditores independentes sobre a revisão limitada Aos Administradores Banco Gerador S.A 1 Revisamos as informações contábeis contidas nas Informações Financeiras Trimestrais (IFT) do Banco

Leia mais

3.4b Órgãos intervenientes no processo de regulação das atividades de negócios internacionais O M C

3.4b Órgãos intervenientes no processo de regulação das atividades de negócios internacionais O M C 3.4b Órgãos intervenientes no processo de regulação das atividades de negócios internacionais O M C DISCIPLINA: Negócios Internacionais FONTES: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria

Leia mais

CONHEÇA O MERCADO FINANCEIRO

CONHEÇA O MERCADO FINANCEIRO CONHEÇA O MERCADO FINANCEIRO Prepare-se para descobrir como funciona o Sistema Financeiro Nacional e entender a posição que o Bradesco ocupa nesse panorama. Direitos autorais reservados, proibida a reprodução

Leia mais

Adoção das IFRS em Bancos no Brasil La adopción de las NIIF en Bancos en Brasil AGENDA

Adoção das IFRS em Bancos no Brasil La adopción de las NIIF en Bancos en Brasil AGENDA Adoção das IFRS em Bancos no Brasil La adopción de las NIIF en Bancos en Brasil Sistema Financeiro Nacional Instituições Financeiras AGENDA Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional

Leia mais

Mercado de Capitais Sistema Financeiro Nacional

Mercado de Capitais Sistema Financeiro Nacional Mercado de Capitais Sistema Financeiro Nacional Prof. Fábio Campos Definição: O Sistema Financeiro Nacional pode ser definido como o conjunto de instituições e orgãos que regulam, fiscalizam e executam

Leia mais

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL ORGANIZAÇÃO

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL ORGANIZAÇÃO CAPÍTULO 1 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL ORGANIZAÇÃO 1.1. INTRODUÇÃO Em algum momento de sua vida você já solicitou ou tomou dinheiro emprestado a um amigo ou parente? Caso tenha participado de uma operação

Leia mais

BrasilPrev Previdência Privada S.A.

BrasilPrev Previdência Privada S.A. Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis em 31 de Dezembro de 2001 e de 2000 Em milhares de reais 1. Contexto operacional A BrasilPrev Previdência Privada S.A. é uma empresa de previdência

Leia mais

DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO SISTEMA FINANCEIRO FERRAMENTAS DE ANÁLISE. Questões gerais de finanças DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO SISTEMA FINANCEIRO

DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO SISTEMA FINANCEIRO FERRAMENTAS DE ANÁLISE. Questões gerais de finanças DEFINIÇÕES DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO SISTEMA FINANCEIRO Finanças Administração Financeira e Orçamentária Prof. Saravalli ademir_saravalli@yahoo.com.br corporativas; investimentos ações e ativos financeiros; instituições financeiras bancos, seguradoras, financeiras.

Leia mais

Art. 2º Esta Circular entra em vigor 45 (quarenta e cinco) dias após a data de sua publicação.

Art. 2º Esta Circular entra em vigor 45 (quarenta e cinco) dias após a data de sua publicação. 4 de Maio CIRCULAR SUSEP Nº 586, DE 19.03.2019 Altera os itens 13.1 e 13.1.1 das Condições Contratuais Padronizadas do Seguro Facultativo de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento

Leia mais

FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS

FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS E PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL H I S T Ó R I C O ESTRUTURA ATUAL AUTORID. MONETÁRIAS AUTORID. DE APOIO INST.

Leia mais

DISCIPLINA MERCADO DE CAPITAIS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL PROFESSOR: JOSÉ RIOS RODARTE

DISCIPLINA MERCADO DE CAPITAIS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL PROFESSOR: JOSÉ RIOS RODARTE DISCIPLINA MERCADO DE CAPITAIS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL PROFESSOR: JOSÉ RIOS RODARTE ULTIMA ATUALIZAÇÃO: 02/2010 COMPOSIÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 1 QUADRO DE ENTIDADES QUE COMPÕEM O SISTEMA

Leia mais

banco do brasil conhecimentos bancários Sistema Financeiro Nacional

banco do brasil conhecimentos bancários Sistema Financeiro Nacional banco do brasil conhecimentos bancários SUMÁRIO...5 Composição do SFN...16 Instituições Financeiras Monetárias...16 Instituições Financeiras Não Monetárias...18 Autoridades Monetárias CMN/ BACEN/ COPOM...25

Leia mais

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Geraldo de Assis Souza Júnior

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Geraldo de Assis Souza Júnior ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Geraldo de Assis Souza Júnior AGENDA DA APRESENTAÇÃO 1. ESQUEMA CONTÁBIL DAS EFPC 2. DEMONSTRAÇÕES POR PLANOS DE BENEFÍCIOS 3. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS

Leia mais

Notas Explicativas - Dez/2000. Uma aposentadoria digna. Notas Explicativas

Notas Explicativas - Dez/2000. Uma aposentadoria digna. Notas Explicativas Notas Explicativas Dez/2000 Notas Explicativas Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis em 31 de dezembro de 2000 e de 1999 Em milhares de reais 1. Contexto operacional A BrasilPrev

Leia mais

CIASPREV Centro de Integração e Assistência aos Servidores Públicos - Previdência Privada

CIASPREV Centro de Integração e Assistência aos Servidores Públicos - Previdência Privada CIASPREV Centro de Integração e Assistência aos Servidores Públicos - Previdência Privada Demonstrações Contábeis em 31 de dezembro de 2010 e de 2009 Balanço Patrimonial Consolidado Exercícios findos em

Leia mais

Conglomerado Prudencial 30/09/2018

Conglomerado Prudencial 30/09/2018 Anexo 1 Composição do Patrimônio de Referência (PR) e informações sobre a 1 2 3 4 5 adequação do PR: Capital Principal: instrumentos e reservas Instrumentos Elegíveis ao Capital Principal Reservas de lucros

Leia mais

2ª Audiência Pública - GOVERNANÇA

2ª Audiência Pública - GOVERNANÇA 2ª Audiência Pública - GOVERNANÇA Previdência Complementar Brasília 27/02/2018 www.jcm.adv.br SUMÁRIO. 1.Governança no Governo - CNPC e PREVIC 2. Governança nas EFPC s 3. Governança nos Planos de Benefícios

Leia mais

Slide 1. Slide 2 GESTÃO FINANCEIRA COM ÊNFASE EM BANCOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Slide 1. Slide 2 GESTÃO FINANCEIRA COM ÊNFASE EM BANCOS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Slide 1 GESTÃO FINANCEIRA COM ÊNFASE EM BANCOS Prof. Gilberto de castro Timotheo gtimotheo@gmail.com www.gtimotheo.com Slide 2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O sistema financeiro nacional Aspectos gerais Sistema

Leia mais

Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional - COSIF

Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional - COSIF Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional - COSIF O que é o Cosif? O Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF) apresenta os critérios e procedimentos contábeis

Leia mais

O SISTEMA FINANCEIRO MÓDULO 1 SISTEMA FINANCEIRO. CNPC / CMN Órgão Normativo. PREVIC / CVM Entidade Supervisora. FUNDAÇÃO COPEL Entidade Operadora

O SISTEMA FINANCEIRO MÓDULO 1 SISTEMA FINANCEIRO. CNPC / CMN Órgão Normativo. PREVIC / CVM Entidade Supervisora. FUNDAÇÃO COPEL Entidade Operadora O SISTEMA FINANCEIRO Os assuntos relativos à economia e finanças não são os mais prediletos de muita gente, mas são muito importantes para entender o que acontece em nosso país e os resultados dos planos

Leia mais

Conglomerado Prudencial Junho de 2017

Conglomerado Prudencial Junho de 2017 Anexo 1 Composição do Patrimônio de Referência (PR) e informações sobre a adequação do PR: Capital Principal: instrumentos e reservas Conglomerado Prudencial Junho de 2017 Valor (valores em milhares de

Leia mais

Compilação dos principais normativos, Resoluções CNSP e Circulares SUSEP, publicados no Diário Oficial da União, seção I, ao longo do ano de 2013.

Compilação dos principais normativos, Resoluções CNSP e Circulares SUSEP, publicados no Diário Oficial da União, seção I, ao longo do ano de 2013. Compilação dos principais normativos, Resoluções CNSP e Circulares SUSEP, publicados no Diário Oficial da União, seção I, ao longo do ano de 2013. No decorrer do ano de 2013 até o dia 20 de dezembro a

Leia mais

10. (Cespe/Câmara dos Deputados/2014) O contrato de seguro assume que existem direitos e obrigações de ambas as partes. Deve

10. (Cespe/Câmara dos Deputados/2014) O contrato de seguro assume que existem direitos e obrigações de ambas as partes. Deve Conhecimentos Bancários Beto Fernandes 1. (Cesgranrio/Banco da Amazônia/2014) Atualmente, o Sistema Financeiro Nacional é composto por órgãos normativos, entidades supervisoras e por operadores. Um dos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Fundação Carmelitana Mário Palmério Curso de Bacharelado em Disciplina: Administração Financeira ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Me. Reiner Alves Botinha AGENDA AMBIENTE FINANCEIRO BRASILEIRO Slide 2 OPORTUNIDADES

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Sistema Contábil Prof. Cláudio Alves De acordo com o Decreto n 6.976, de 7 de outubro de 2009, o visa a evidenciar a situação orçamentária, financeira e patrimonial da União. O tem

Leia mais

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi Sumário Prefácio à 11 a edição, xvii Prefácio à 10 a edição, xix Prefácio à 9 a edição, xxi Parte I Administração financeira e mercados financeiros, 1 1 introdução à administração financeira, 3 1.1 Administração

Leia mais

Curso Online Pacote de Exercícios Comentados Escriturário Banco do Brasil CONHECIMENTOS BANCÁRIOS PROFESSOR CÉSAR FADE

Curso Online Pacote de Exercícios Comentados Escriturário Banco do Brasil CONHECIMENTOS BANCÁRIOS PROFESSOR CÉSAR FADE CONHECIMENTOS BANCÁRIOS PROFESSOR CÉSAR FADE Olá pessoal! Vamos começar nossa aula de Conhecimentos Bancários. Na verdade, essa é a segunda aula, pois o Professor Dicler já enviou para vocês a primeira

Leia mais

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 Sumário Prefácio à 12 a Edição, xvii Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 1 Introdução à Administração Financeira, 3 1.1 Administração financeira nas empresas, 3 1.1.1 Objetivos das

Leia mais

Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento de capital.

Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento de capital. Dispõe sobre a implementação de estrutura de gerenciamento de capital. O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9 da Lei n 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna público que o Conselho Monetário Nacional,

Leia mais

Instrução Normativa DNRC nº 114, de 30 de setembro de DOU

Instrução Normativa DNRC nº 114, de 30 de setembro de DOU Instrução Normativa DNRC nº 114, de 30 de setembro de 2011 - DOU 03.10.2011 Aprova o quadro enumerativo dos atos empresariais sujeitos à aprovação prévia de órgãos e entidades governamentais para registro

Leia mais

CONCURSO BANCO CENTRAL IGEPP

CONCURSO BANCO CENTRAL IGEPP CONCURSO BANCO CENTRAL IGEPP EMENTA: Estrutura e segmentação. Órgãos reguladores. Entidades supervisoras. Instituições Operadoras. Conselho Monetário Nacional: composição e competências. Lei nº 4.595/1964.

Leia mais

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 4

Contabilidade Avançada Prof. João Domiraci Paccez Exercício Nº 4 Exercício Nº 4 1 Exercício Nº 4 Lançamentos (legislação atual) Contas do Balanço Patrimonial Caixa Contas a Pagar Capital 10.000 16.800 (2) 30.000 32.000 (1) 22.000 30.000 15.200 32.000 Terrenos Imp. Renda

Leia mais

Calendário Normativo - Agosto 2017 RESOLUÇÃO CNSP Nº 321,

Calendário Normativo - Agosto 2017 RESOLUÇÃO CNSP Nº 321, Calendário Normativo - Agosto 2017 RESOLUÇÃO CNSP Nº 321, 15.07.2015 Dispõe sobre provisões técnicas, ativos redutores da necessidade de cobertura das provisões técnicas, capital de risco baseado nos riscos

Leia mais

PREVIDÊNCIA PRIVADA (RESUMO)

PREVIDÊNCIA PRIVADA (RESUMO) 1 PREVIDÊNCIA PRIVADA (RESUMO) Legislação Art. 202, da CRFB/88 LC no. 109/2001 e LC no. 108/2001 Características - Seguro privado - Natureza complementar em relação ao Regime Geral - Organizado de forma

Leia mais

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Castro Alves, Rolândia - PR CNPJ: /

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Castro Alves, Rolândia - PR CNPJ: / INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Castro Alves, 1579 - Rolândia - PR CNPJ: 78.157.146/0001-32 BALANCETE PATRIMONIAL EM 31 DE MARÇO DE 2017 (valores expressos em milhares

Leia mais

CIRCULAR Nº a) Balancete Patrimonial Analítico, documento nº 18, do Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional - COSIF;

CIRCULAR Nº a) Balancete Patrimonial Analítico, documento nº 18, do Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional - COSIF; CIRCULAR Nº 2397 Estabelece procedimentos para a elaboração e remessa de demonstrações contábeis para as instituições que detenham dependência ou participação societária, no exterior. A Diretoria do Banco

Leia mais

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ:

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ: INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, 1000 - Rolândia - PR CNPJ: 78.157.146/0001-32 BALANCETE PATRIMONIAL EM 30 DE ABRIL DE 2018 (valores expressos

Leia mais

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ:

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ: INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, 1000 - Rolândia - PR CNPJ: 78.157.146/0001-32 BALANCETE PATRIMONIAL EM 31 DE MAIO DE 2018 (valores expressos em

Leia mais

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ:

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ: INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, 1000 - Rolândia - PR CNPJ: 78.157.146/0001-32 BALANCETE PATRIMONIAL EM 30 DE ABRIL DE 2019 (valores expressos

Leia mais

Unidade I ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Carlos Barretto

Unidade I ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Prof. Carlos Barretto Unidade I ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Carlos Barretto Administração financeira Objetivos Trabalhar com ferramentas e conceitos que permitam aos alunos: identificar necessidades atuais e futuras de recursos

Leia mais

ANEXO VI. Códigos previstos na CNAE impeditivos ao Simples Nacional

ANEXO VI. Códigos previstos na CNAE impeditivos ao Simples Nacional ANEXO VI Códigos previstos na impeditivos ao Simples Nacional Subclas 4/02 4/03 2092-2550- 2550-2910- 3091-3511- 5/01 3511-5/02 3512-3513- 3514-4110- 7/00 4636-4912- 4922-4922- 5310-5/01 6410-7/00 6421-

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis Prof. Cláudio Alves DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA A Demonstração dos Fluxos de Caixa visa à análise do desempenho financeiro do setor público, permitindo:

Leia mais

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ:

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ: INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, 1000 - Rolândia - PR CNPJ: 78.157.146/0001-32 BALANCETE PATRIMONIAL EM 31 DE MARÇO DE 2019 (valores expressos

Leia mais

MERCADO DE CAPITAIS. Prof. Ms Alberto dos Santos

MERCADO DE CAPITAIS. Prof. Ms Alberto dos Santos MERCADO DE CAPITAIS Prof. Ms Alberto dos Santos MERCADO DE CAPITAIS Serão abordados os fundamentos do Mercado Financeiro e de Capitais, visto a crescente importância destes conhecimentos para os leitores

Leia mais

Definição. Sistema Financeiro. Oferta de Recursos. Demanda de Recurso

Definição. Sistema Financeiro. Oferta de Recursos. Demanda de Recurso Mercado de Capitais Sistema Financeiro Nacional Professor: Roberto César Definição O Sistema Financeiro Nacional pode ser definido como o conjunto de instituições e orgãos que regulam, fiscalizam e executam

Leia mais

COSIF Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade editadas pelo IASB URA 03 Maio/10

COSIF Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade editadas pelo IASB URA 03 Maio/10 COSIF Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade editadas pelo IASB URA 03 Maio/10 1- Normas Editadas pelo CMN -Resolução nº 3.533 -Resolução nº 3.534 -Resolução nº 3.565 -Resolução nº 3.566

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrações Contábeis Análise das DCASP Parte 1 Prof. Cláudio Alves A análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público constitui-se num processo de meditação sobre

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS EDITAL SISTEMATIZADO APRESENTAÇÃO... 21

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS EDITAL SISTEMATIZADO APRESENTAÇÃO... 21 Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 13 EDITAL SISTEMATIZADO... 15 APRESENTAÇÃO... 21 CAPÍTULO I NOÇÕES DE CONTABILIDADE... 23 1. Noções de contabilidade...23 1.1. Conceitos,

Leia mais

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ:

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ: INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, 1000 - Rolândia - PR CNPJ: 78.157.146/0001-32 BALANCETE PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2018 (valores expressos

Leia mais

Grupo Conhecimentos Bancários no Google Comunidade Conhecimentos Bancários (orkut)

Grupo Conhecimentos Bancários no Google  Comunidade Conhecimentos Bancários (orkut) Grupo Conhecimentos Bancários no Google http://goo.gl/gbkij Comunidade Conhecimentos Bancários (orkut) http://goo.gl/4a6y7 Twitter @ProfBancario 1. (Banespa/FCC/1997) As instituições financeiras privadas

Leia mais

ISS: Fiscalização de Bancos Comerciais II

ISS: Fiscalização de Bancos Comerciais II ISS: Fiscalização de Bancos Comerciais II Uma das maiores dificuldades da Fiscalização Tributária Municipal é a de fiscalizar as instituições financeiras, para fins de homologar os recolhimentos espontâneos

Leia mais

Prof. Esp. Salomão Soares

Prof. Esp. Salomão Soares Prof. Esp. Salomão Soares A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a

Leia mais

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ:

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, Rolândia - PR CNPJ: INSTITUIÇÃO FINANCEIRA CREDIALIANÇA COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL Av. Presidente Bernardes, 1000 - Rolândia - PR CNPJ: 78.157.146/0001-32 BALANCETE PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2017 (valores expressos

Leia mais

PROCESSO Nº SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 36, de 02 de abril de 2007

PROCESSO Nº SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 36, de 02 de abril de 2007 Fls. 30 MINISTÉRIO DA FAZENDA 29 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL 6ª REGIÃO FISCAL PROCESSO Nº SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 36, de 02 de abril de 2007 INTERESSADO CNPJ/CPF

Leia mais

TOTAL DO ATIVO , ,20 As Notas Explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis.

TOTAL DO ATIVO , ,20 As Notas Explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis. SICOOB CREDITÁBIL BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 30 DE JUNHO DE 2018 E DE 2017 A T I V O Nota 30/06/2018 30/06/2017 Circulante 28.354.032,49 25.032.382,48 Disponibilidades 214.550,45 148.365,64 Relações Interfinanceiras

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Balanço Patrimonial Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Balanço Patrimonial Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Balanço Patrimonial Parte 1 Prof. Cláudio Alves A Lei 6.404/76 com suas alterações, a partir do seu artigo 178, define o Balanço Patrimonial, bem como estabelece

Leia mais

Álgebra. Racionalização. Sistemas lineares. Progressões. Funções. Aplicações.

Álgebra. Racionalização. Sistemas lineares. Progressões. Funções. Aplicações. S 1º Período Contabilidade I Conceituação da Contabilidade. O patrimônio. Demonstrativos Contábeis. Regime de Contabilidade. Apuração de Resultados. Método das partidas dobradas. Livros Contábeis e apuração

Leia mais

DINÂMICA DOS EVENTOS ECONÔMICO- FINANCEIROS

DINÂMICA DOS EVENTOS ECONÔMICO- FINANCEIROS EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade ELEMENTOS, METODOLOGIA E PRODUTOS DA CONTABILIDADE Prof. Jerônimo Antunes DINÂMICA DOS EVENTOS ECONÔMICO- FINANCEIROS Premissas: Eventos de natureza econômico-financeiro

Leia mais

Sistema Financeiro Nacional 3. Sistema Financeiro Nacional 3.1 Conceito 3.2 Subsistema de Supervisão 3.3 Subsistema Operativo 6/7/2006 2 3.1 - Conceito de Sistema Financeiro Conjunto de instituições financeiras

Leia mais

Brasilprev Seguros e Previdência S.A.

Brasilprev Seguros e Previdência S.A. 1 - Contexto operacional A BrasilPrev Seguros e Previdência S.A., é uma empresa de Seguros e Previdência Privada, cujos principais acionistas são o Banco do Brasil e o Principal Financial Group, com a

Leia mais

4. INFORMAÇÕES RELATIVAS À EMISSORA Informações Financeiras Selecionadas da Companhia Análise e Discussão da Administração sobre Demonstrações

4. INFORMAÇÕES RELATIVAS À EMISSORA Informações Financeiras Selecionadas da Companhia Análise e Discussão da Administração sobre Demonstrações 4. INFORMAÇÕES RELATIVAS À EMISSORA Informações Financeiras Selecionadas da Companhia Análise e Discussão da Administração sobre Demonstrações Financeiras e Resultados Operacionais da Emissora Eventos

Leia mais

DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS

DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S/A PARECER DOS AUDITORES INDEPENDENTES DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 30.06.2007 NOTAS EXPLICATIVAS FLOW DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS S/A CNPJ

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público NBC T 16 Parte 2 Prof. Cláudio Alves NBC T 16.6 - RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.133/08 Demonstrações Contábeis. Entende-se por: Circulante:

Leia mais