O uso do CPAP no tratamento da síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O uso do CPAP no tratamento da síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono."

Transcrição

1 1 Artigo de Revisão O uso do CPAP no tratamento da síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono. The use of CPAP in the treatment of obstructive sleep apnea and hypopnea syndrome. Paulo Ricardo de Sousa 1 ; Roberto da Silva Cotinik 2 Resumo Introdução: A síndrome da apneia e hipoapneia obstrutiva do sono (SAHOS) é caracterizada pela obstrução repetitiva da via aéreas superior que resultam em dessaturação de oxigênio e ao despertar do sono. Para o tratamento utilizam-se uma máscara ligada a um compressor mecânico que bombeia ar sob pressão positivas nas vias aéreas superiores, denominado de Continuous Positive Airway Pressure (CPAP). Objetivo: Evidenciar os possíveis benefícios, complicações e cuidados no uso do CPAP no tratamento da apneia obstrutiva do sono. Metodologia: Foram desenvolvidos um estudo bibliográfico com textos retirados do banco de dados Scielo (Scientifc Eletrinic Library Online), Lilacs (Literatura Latino- Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), Medline (National Library of Medicine) e Pubmed, utilizando como palavras-chave: apneia, apneia obstrutiva, CPAP, tratamento da apneia do sono, distúrbios do sono, com textos em português e inglês, publicados de 2010 a Resultados: São várias discussões que indicam uma influência favorável do tratamento com CPAP em pacientes com SAHOS e que por isso definem esta terapia como padrão-ouro. O dispositivo CPAP previne o colapso da via aérea superior e melhora a qualidade do sono. A aceitação inicial do CPAP e o uso regular em pacientes com SAHOS ainda se instala como um problema a ser observado. Conclusão: O CPAP melhora a qualidade de vida dos portadores de SAHOS e a sua adoção deve se regular para não prejudicar o estado de saúde do indivíduo. Palavras-chave: apneia, distúrbios do sono, CPAP.

2 2 Abstract Introduction: Obstructive sleep apnea and obstructive sleep apnea syndrome (OSAHS) is characterized by repetitive obstruction of the upper airway resulting in oxygen desaturation and wakefulness of sleep. For the treatment, a mask attached to a mechanical compressor is used to pump air under positive pressure into the upper airways, called Continuous Positive Airway Pressure (CPAP). Objective: to highlight the possible benefits, complications and care in the use of CPAP in the treatment of obstructive sleep apnea. Methodology: a bibliographic study was developed with texts taken from the Scielo (Scientifc Eletrinic Library Online), Lilacs (Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences), Medline (National Library of Medicine) and Pubmed, using as Key words: apnea, obstructive apnea, CPAP, sleep apnea treatment, sleep disorders, with texts in Portuguese and English, published from 2010 to Results: There are several discussions that indicate a favorable influence of CPAP treatment in patients with OSAHS and therefore define this therapy as a "gold standard". The CPAP device prevents collapse of the upper airway and improves sleep quality. Initial acceptance of CPAP and regular use in patients with OSAHS is still a problem to be observed. Conclusion: CPAP improves the quality of life of patients with OSAHS and its adoption must be regulated in order not to impair the health status of the individual. Keywords: apnea, sleep disturbance, CPAP. 1. Fisioterapeuta, Pós-graduando em Fisioterapia Cardiopulmonar e Terapia Intensiva pelo CEAFI Goiânia/GO 2. Fisioterapeuta, Graduado em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Especialista em Fisioterapia Hospitalar-Formato Residência, pelo Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada Goiânia/GO- Brasil Introdução A síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono (SAHOS) é uma patologia de alta prevalência, caracterizadas pela obstrução repetitiva de vias aéreas

3 3 superiores, o que resulta em dessaturação de oxigênio e despertar do sono, sendo um fator de risco para doenças cardiovasculares 1. Os sintomas dessa síndrome se manifestam com a sonolência diurna, cansaço, indisposição, falta de atenção, redução da memória, depressão, diminuição dos reflexos e sensação de perda da capacidade de organização 2. A SAHOS pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas seu pico de incidência situa-se entre os 40 e 50 anos de idade. A obesidade é o principal fator de risco para a síndrome, sendo que 2/3 dos pacientes apneicos são obesos 3. Uma vez avaliada a suspeita clínica de SAHOS, é importante a realização de estudos em laboratórios de sono 4. O diagnóstico de apneia obstrutiva do sono é feito pela polissonografia, caracterizado pela presença de cinco ou mais episódios de apneia e/ou hipopneia por hora de sono 5. São avaliados no mínimo sete parâmetros, incluindo eletroencefalograma, eletrooculograma, eletromiograma do mento, eletrocardiograma, fluxo aéreo, esforço respiratório e saturação do oxigênio 6. Desde a sua descrição inicial em 1981, para tratamento da SAHOS, a Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP) permanece sendo o pilar do tratamento da apneia moderada e grave em adultos. Apesar dos grandes avanços tecnológicos, o maior desafio clínico é melhorar e manter a adesão ao tratamento com CPAP 1, 7. O CPAP é aplicado através de uma interface nasal, intranasal ou oronasal durante o sono é o tratamento preferencial para a SAHOS, mas pode também ser utilizada para tratar pacientes com apneia central do sono e casos de hipoventilação crônica. Os diferentes tipos de tratamento com pressão positiva incluem: pressão positiva contínua em vias aéreas (CPAP) e terapia positiva em dois níveis de pressão (BIPAP) 8. O tratamento da SAHOS com o uso de CPAP tem como objetivo implantar medidas que impeça o colabamento das vias aéreas superiores durante o sono, eliminado os eventos de apneia por causa de um suporte pneumático 9. As pressões normalmente usadas no CPAP variam entre 4 e 20mmH 2 O e devem ser ajustadas individualmente 8. Este é o tratamento para a SAHOS com o maior índice de evidências científicas, porém os resultados são dependentes do tratamento efetivo e da adesão do paciente 10.

4 4 O estudo tem como objetivo evidenciar por meio da revisão de literatura os possíveis benefícios, complicações e cuidados na utilização do CPAP no tratamento da SAHOS. Métodos O estudo possui uma abordagem qualitativa, em que adotou como método uma revisão bibliográfica em base de dados virtuais. A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites. Para levantamento das informações foram pesquisados em banco de dados online na Biblioteca Virtual, tais como: SCIELO (Scientifc Eletrinic Library Online), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), MEDLINE (National Library of Medicine) e PUBMED (Publicações Médicas), em que utilizou os descritores de saúde (Decs): apneia, apneia obstrutiva, CPAP, tratamento da apneia do sono, distúrbios do sono. Os critérios de inclusão adotados foram textos em português e inglês. O critério de exclusão foram artigos que não estavam em conformidade com o tema e não foram publicados entre os anos de 2010 a Foram selecionados 26 artigos, e posteriormente desenvolveu uma leitura exploratória. Dos artigos foram excluídos 05 artigos por não terem sido publicados nos períodos estabelecidos e 13 artigos por fugirem do tema, restando para análise 8 artigos. Resultados Para a pesquisa foram utilizados 08 artigos conforme descritos na tabela 1. Tabela 1. Resultados da busca de artigos relacionados a complicações e cuidados no uso do CPAP no tratamento da apneia obstrutiva do sono.

5 5 Referências Objetivos Método Conclusão Silva et al. Verificar eficácia do tratamento da apneia obstrutiva do sono com pressão positiva contínua na via aérea. Marcus et al. Observar que a terapia de pressão positiva nas vias aéreas associada melhorias atenção, sonolência, estaria a na comportamento e qualidade de vida, e que as mudanças estariam associadas adesão à terapia. Zancanella et al. Avaliar o diagnóstico da apneia à obstrutiva do sono e ronco primário em adultos e crianças. Yu et al. Investigar os efeitos do umidificador aquecido (HH) durante a titulação de em indivíduos com ou sem sintomas nasofaríngeos. Estudo com abordagem qualitativa, como uso da pesquisa bibliográfica. Avaliações neurocomportamentais realizadas no início e após 3 meses de terapia com pressão positiva nas vias aéreas em um grupo heterogêneo de 52 crianças e adolescentes, em que observouse que a adesão variou amplamente. A terapia de pressão positiva nas vias aéreas foi associada às melhorias significativas nos déficits de atenção; sonolência na Escala de Sonolência de Epworth; comportamento; e cuidador e criança relataram qualidade de vida. Houve correlação significativa entre a diminuição da Escala de Sonolência de Epworth aos 3 meses e a adesão, mas não entre outros resultados comportamentais e adesão. Fatores comportamentais também melhoraram no subconjunto de crianças com atrasos no desenvolvimento. Estudo com abordagem qualitativa, como uso da pesquisa bibliográfica. Cinquenta e dois pacientes receberam polissonografia com titulação CPAP foram aleatoriamente designados para os grupos com umidificador aquecido (HH) e não-umidificador aquecido (HH). O CPAP se mostra eficaz na reversão da obstrução de via aérea superior na apneia do sono. A eficiência deste procedimento se limita devido à aderência variável conforme o tratamento adotado. Por isso, os autores informam que devem ser realizadas novas pesquisas que enfatizem a adesão dos pacientes portadores da apneia do sono. O estudo concluiu que a pressão positiva usada no tratamento da SAHOS na infância, houve melhoras significativas na sonolência diurna, sintomas de TDAH, comportamentos internalizantes e qualidade de vida em crianças com SAHOS, até mesmo em crianças menores e com atrasos no desenvolvimento. A SAHOS moderada à severa é fator de risco para mortalidade de qualquer causa. A SAHOS deve ser analisada sempre, para não ocorrer o subdiagnóstico e ser tratada de modo imediato, devido suas consequências graves. O uso regular do HH, não fornece nenhum benefício de redução do índice de apneia hipopneia. Ao mesmo que, o HH provoca melhorias nos sintomas nasofaríngeos, seu uso durante a titulação do CPAP possui diversas desvantagens como condensação de água, alto ruído, higienização dos umidificadores de cada paciente. Portanto o uso rotineiro de HH não é necessário durante a titulação do CPAP.

6 6 Referências Objetivos Método Conclusão Krucien et al. Determinar as preferências dos pacientes atributos relacionados tratamento por ao da SAHOS e prever a demanda pacientes CPAP. dos por Santos Evidenciar o uso do CPAP no tratamento Síndrome da da Apneia Obstrutiva do Sono. Gomes et al. Avaliar a qualidade de vida dos pacientes com Síndrome Apneia Hipopneia Obstrutiva Sonos aderentes Continuous Positive da e do (SAHOS) ao Airway Pressure (CPAP). Faria e Chibante Verificar a pressão positiva nas vias aéreas (CPAP) no tratamento apneia do sono. da obstrutiva Experimento de escolha discreta realizado com 121 pacientes recém-diagnosticado consecutivamente recrutados em uma unidade de sono. Os parâmetros de regressão foram os mais altos para impacto na vida diária e eficácia à frente dos efeitos colaterais. No contexto francês, as probabilidades exigentes de CPAP e OAs foram de 60,2% e 36,2%, respectivamente. Eles foram sensíveis à variação na quantidade de despesas reembolsáveis para CPAP e OAs. Estudo com abordagem qualitativa, como uso da pesquisa bibliográfica. Estudo observacional transversal realizado com 50 pacientes com SAHOS, no Hospital CEMA, no período de dezembro de 2012 a agosto de Estudo com abordagem qualitativa, como uso da pesquisa bibliográfica. Pacientes com SAHOS devem ser comunicados anteriormente quanto a implementação do tratamento. Este foi o primeiro estudo que evidenciaram as preferências dos pacientes em tratamento. O CPAP ainda é um meio de tratamento opcional na maioria dos casos de pacientes com a SAHOS. Além disso, atuais estudos demonstram que existem outras opções para o tratamento da SAHOS, sendo estes BIPAP e a AUTO-CPAP. Para comprovar a eficácia do CPAP o autor sugere novos estudos que comprovem os benefícios do CPAP no tratamento da SAHOS A melhora da qualidade de vida dos portadores de SAHOS, que realizaram o tratamento com o uso da interface de ventilação não invasiva apresentou melhora em todos os domínios do questionário Calgary Sleep Apnea Qualityof Life Index (SAQLI) e Escala de Sonolência de Epwort (ESE). A SAHOS deve ser considerada uma doença crônica havendo necessidade de realizar reavaliações regulares com intervenções precoces, para reduzir os efeitos colaterais e desconfortos, com intuito de melhorar a adesão e a eficácia global deste tratamento. CPAP= Continuous Positive Airway Pressure; HH= Umidificador aquecido; SAHOS= Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono; ESE= Escala de Sonolência de Epwort; SAQLI= Calgary Sleep Apnea Qualityof Life Index; TDAH= Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.

7 7 Discussão Santos 15 ao desenvolver uma revisão teórica observou que o sono é um processo neural absolutamente necessário à homeostase. Silva et al. 1 ao desenvolverem um estudo bibliográfico verificaram que são vários as discussões que indicam uma influência favorável do tratamento com CPAP em pacientes com apneia obstrutiva do sono moderada/severa, e que por isso definem esta terapia como padrão-ouro. O dispositivo CPAP previne o colapso da via aérea superior e melhora a qualidade de vida. Para ser efetivo, o nível de CPAP deve exceder a pressão crítica de fechamento da via aérea superior. Os critérios de adesão à terapia com CPAP definem o uso mínimo de 4 horas por noite em 70% das noites num período de 30 dias consecutivos 12. Os estudos desenvolvidos por Yu et al. 13 tiveram como objetivo investigar os efeitos da titulação de CPAP em indivíduos com ou sem sintomas de SAHOS. Cinquenta e dois pacientes receberam polissonografia com titulação de CPAP, os quais foram aleatoriamente designados. Na sensação subjetiva, o grupo HH não teve nenhum benefício em maior disposição para usar o CPAP e na melhora do sono, mas melhorou os sintomas nasofaríngeos. Não houve diferenças significativas no vazamento, na redução do IAH e na pressão ideal do CPAP, mesmo em pacientes com sintomas nasofaríngeos significativos. Como resultados obtiveram benefícios em maior disposição para usar o CPAP e na melhora do sono. Marcus et al. 11 hipotetizaram que a terapia de pressão positiva nas vias aéreas estaria associada a melhorias na atenção, sonolência, comportamento e qualidade de vida, e que as mudanças seriam associadas com adesão terapêutica. As avaliações neurocomportamentais foram realizadas no início e após 3 meses de terapia com pressão positiva nas vias aéreas em um grupo heterogêneo de 52 crianças e adolescentes. A terapia foi associada a melhorias significativas nos déficits de atenção, sonolência na Escala de Sonolência de Epworth e no comportamento. As implicações na melhora da função familiar, social e escolar foram substanciais. Krucien et al. 14 desenvolveram um experimento de escolha discreta (DCE) em que realizaram em 121 pacientes recém-diagnosticados consecutivamente recrutados em uma unidade de sono, o qual obtiveram como resultados os

8 8 parâmetros de regressão que foram os mais altos para impacto na vida diária e eficácia à frente dos efeitos colaterais. Neste enfoque Gomes et al. 16 com objetivo de avaliar a qualidade de vida dos pacientes com SAHOS aderentes ao CPAP, desenvolveram um estudo observacional transversal com 50 pacientes com SAHOS, no Hospital CEMA, no período de dezembro de 2012 a agosto de Utilizaram três questionários: o sócio demográfico/clínico, Escala de Sonolência de Epworth (ESE) e o Calgary Sleep Apnea Qualityof Life Index (SAQLI). A análise estatística foi pelo teste Wilcoxon, Qui-Quadrado e Exato de Fisher com p 0,05. Da amostra total 52% aderiram ao tratamento com CPAP, o que levaram a concluir que a melhora da qualidade de vida dos portadores de SAHOS, que aderiram ao tratamento com uso da interface de ventilação não invasiva. Apesar de seu alto nível de eficácia, a aceitação inicial do CPAP e o uso regular em pacientes com SAHOS ainda são um problema. Alternativamente, aparelhos orais (OAs) podem ser recomendados. Faria e Chibante 7 reforçam em seus estudos que o tratamento para a SAHOS através do CPAP é o mais utilizado em adultos nos casos mais graves. Quando utilizado de modo eficaz, ele reduz de modo significativo a taxa de mortalidade, principalmente em homens idosos e de meia-idade. Antes de ser iniciado o uso do CPAP é necessário estimar-se individualmente a pressão ótima para serem corrigidos todos os eventos respiratórios obstrutivos, pela polissonografia terapêutica em laboratório de sono para titulação de CPAP ou como alternativas um teste splitnight no laboratório ou uma titulação automática domiciliar. Apesar dos grandes avanços tecnológicos, o maior desafio clínico atual é melhorar e manter a adesão ao tratamento, o que pode ser atingido com várias medidas de conforto respiratório na utilização da terapia, como rampa pressórica, umidificação, modelos de máscaras etc. A SAHOS deve ser encarada como uma doença crônica e nestes pacientes há necessidade de reavaliações regulares com intervenções precoces para serem corrigidos efeitos colaterais e desconfortos, o que tende a melhorar a adesão e a eficácia global deste tratamento. Conclusão O sono é um processo neural necessário à estabilidade do organismo, por isso, é utilizado o tratamento com CPAP quando o indivíduo é possuidor da SAHOS.

9 9 O CPAP promove o aumento da saturação da oxiemoglobina e à diminuição dos despertares relacionado aos eventos respiratórios. Estudos utilizando outros critérios de adesão à terapia com CPAP mostram que há melhora na qualidade de vida, como também explicam que a terapia deve ocorrer no uso mínimo de 4 horas por noite, por 30 dias consecutivos. No entanto, ficou evidente que há eficácia no uso regular do CPAP em pacientes com SAHOS, e que deve haver o uso regular para não agravar o estado de saúde do indivíduo. Referências 1. Silva RZM; Duarte RLM; Silveira FJM. Tratamento da apneia obstrutiva do sono com pressão positiva contínua na via aérea. Pulmão RJ 2010;19(3-4): [acesso em 22 de janeiro de 2018]. Disponível em: 2. Iber C; Ancoli-Israel S; Chesson AL; Quan S. The AASM Manual for the Scoring of Sleep and Associated Westchester, IL: American Academy of Sleep Medicine; Reimão R; Joo SH. Mortalidade da apnéia obstrutiva do sono. RevAssocMed Bras. 2000; 46(1): Balbani APS; Formigoni GGS. Ronco e apneia obstrutiva da síndrome do sono. Rev. Assoc. Med. Bras., 45(3), jul [acesso em 23 de fevereiro de 2018]. Disponível em: 5. Drager LF, Ladeira RT, Brandão-Neto RA, Lorenzi-Filho G, Benseñor IM. Síndrome da apneia obstrutiva do sono é sua relação com a hipertensão arterial sistêmica: Evidências Atuais. Arq. Bras. Cardiol., 78(5), mai [acesso em 23 de fevereiro de 2018] Haggsträm FM, Zettler EW. Apneia complexa do sono: piora dos sintomas com uso de CPAP na apneia obstrutiva. Scientia Medica 2010;20(2):

10 10 7. Faria AC, Chibante F. Pressão positiva nas vias aéreas (CPAP) no tratamento da apneia obstrutiva do sono. RevistaHupev. 15, n. 1, p , jan./mar Yagi CA. CPAP no tratamento da apneia obstrutiva do sono: indicações e implicações. [acesso em 20 de fevereiro de 2018]. Disponível em: 9. Alves PRR, Ramos FA, Volpato TB. Qualidade de vida em indivíduos com apneia obstrutiva do sono moderada a grave antes e após tratamento com pressão positiva contínua nas vias aéreas. ABCS Health Sciences41: Sanders MH. Nonsurgical Treatment of Snoring and Obstructive Sleep Apnea. In: Fairbanks DNF, Fujita S (Ed). Snoring and Obstructive Sleep Apnea, 2nd edition. New York, Raven Press; 1994, pp Marcus CL et al. Effects of Positive Airway Pressure Therapy on Neurobehavioral Outcomes in Children with Obstructive Sleep Apnea. Am J RespirCrit Care Med 2012;185: Zancanella E, Haddad FM, Oliveira LA, Nakasato A, Duarte BB, Soares CF, et al. Apneia obstrutiva do sono e ronco primário: diagnóstico - Projeto Diretrizes. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e outras / [Acesso em 24 de maio de 2018]. Disponível em: apneia_obstrutiva_do_sono_e_ronco_primario_diagnostico.pdf. 13. Yu C-C, Luo C-M, Liu Y-C. The effectsofheatedhumidifier in continuous positive airwaypressure tiration. SleepBreath2013;17: [acesso em 22 de janeiro de 2018] Disponível em: Krucien N, Gafni A, Fleury B, Pelletier-Fleury N. Patients with obstructive sleep apnea syndrome (OSAHS) preferences and demand for treatment: a discrete choice experiment. Thorax 2013;68: Santos LST. Utilização do CPAP no tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono [acesso em 20 de fevereiro de 2018]. Disponível em:

11 Gomes LL, Oliveira EA, Torquato JA, Duarte D, Matsuyama C. Síndrome da apneia-hipopneia obstrutiva do sono: qualidade de vida após o tratamento com pressão positiva contínua nas vias aéreas. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa 2014;59(2): Kushida CA, Littner MR, Morgenthaler T, Alessi CA, Bailey D, Coleman J Jr,et al. Practice parameters for the indications for polysomnography and related procedures: an update for Sleep. 2005;28(4):

04/07/2014. Caso Clínico. Neste momento, qual é o próximo passo? CASO CLÍNICO. III Curso Nacional de SONO

04/07/2014. Caso Clínico. Neste momento, qual é o próximo passo? CASO CLÍNICO. III Curso Nacional de SONO Caso Clínico CASO CLÍNICO III Curso Nacional de SONO Marília Montenegro Cabral Médica da Clínica de Sono do Recife Professora Adjunto da Universidade de Pernambuco 29 março de 2014 Médico, sexo masculino,

Leia mais

Adesão ao CPAP: O que interfere e como melhorar

Adesão ao CPAP: O que interfere e como melhorar Adesão ao CPAP: O que interfere e como melhorar Marcelo Fouad Rabahi, MD, PhD Prof. Titular de Pneumologia FM/UFG Declaração de conflito de interesses De acordo com a Norma 1595/2000 do Conselho Federal

Leia mais

Introdução 06/05/2014

Introdução 06/05/2014 Anamelia Costa Faria TE Medicina do Sono AMB/SBPT Canais Local Supervisão TIPO I 7 canais Laboratório do sono Sim TIPO II 7 canais Residência Não TIPO III 4 canais Residência Não TIPO IV 1 2 canais Residência

Leia mais

Atuação Fonoaudiológica em pacientes com Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono

Atuação Fonoaudiológica em pacientes com Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono Atuação Fonoaudiológica em pacientes com Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono Data: 08/08/13 Horário: 13:00 hs Local: Anfiteatro 1 Apresentação: Ana Júlia Rizatto (2º ano) Bárbara Camilo (3º ano) Orientação:

Leia mais

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) COMO TRATAR A SAOS NO PACIENTE COM DPOC? II CURSO NACIONAL DE SONO MARÍLIA MONTENEGRO CABRAL Professora da Universidade de Pernambuco Médica da Clínica de Sono do Recife São Paulo, 24 de março de 2012

Leia mais

Síndrome Overlap: diagnóstico e tratamento. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)

Síndrome Overlap: diagnóstico e tratamento. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) Síndrome Overlap: diagnóstico e tratamento XIII Curso Nacional de Atualização em Pneumologia MARÍLIA MONTENEGRO CABRAL Professora da Universidade de Pernambuco Médica da Clínica de Sono do Recife Rio de

Leia mais

14/6/2012. Monitorização portátil das variáveis respiratórias SAOS. Elevada prevalência Aumento de mortalidade

14/6/2012. Monitorização portátil das variáveis respiratórias SAOS. Elevada prevalência Aumento de mortalidade Monitorização portátil das variáveis respiratórias Dra. Danielle Cristina Clímaco Médica assistente da Pneumologia/Laboratório de Sono Hospital Otávio de Freitas Recife-PE II Curso Nacional de Sono-2012

Leia mais

SAOS. Fisiopatologia da SAOS 23/04/2013. Investigação e tratamento de SAOS nos pacientes com pneumopatias crônicas

SAOS. Fisiopatologia da SAOS 23/04/2013. Investigação e tratamento de SAOS nos pacientes com pneumopatias crônicas Investigação e tratamento de SAOS nos pacientes com pneumopatias crônicas Márcia Gonçalves de Oliveira Médica Pneumologista Doutora em ciências pela UNIFESP Assistente do Amb. Sono Classificação dos Distúrbios

Leia mais

scterapiarespiratoria.com.br

scterapiarespiratoria.com.br scterapiarespiratoria.com.br Existimos para ajudar as pessoas a terem conforto, bem-estar e qualidade de vida. Pensamos nos nossos pacientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Esse engajamento, unido

Leia mais

04/07/2014. Síndrome da Apneia obstrutiva do sono. Tratar a SAOS é custo-efetivo? Conceito de CUSTO-EFETIVIDADE

04/07/2014. Síndrome da Apneia obstrutiva do sono. Tratar a SAOS é custo-efetivo? Conceito de CUSTO-EFETIVIDADE Síndrome da Apneia obstrutiva do sono. Tratar a SAOS é custo-efetivo? Gleison Guimarães TE SBPT 2004/TE AMIB 2007 Área de atuação em Medicina do Sono pela SBPT - 2012 Prof. Pneumologia Faculdade de Medicina

Leia mais

SAOS Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono

SAOS Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono XIII Curso Nacional de Atualização em Pneumologia Rio de Janeiro, abril de 2012 O papel dos exames portáteis no diagnóstico dos distúrbios respiratórios do sono Christiano Perin Doutor em Pneumologia UFRGS

Leia mais

Karoline Ramos da Silva ¹. Discente de Fisioterapia da Universidade União de Ensino Superior de Campina Grande.

Karoline Ramos da Silva ¹. Discente de Fisioterapia da Universidade União de Ensino Superior de Campina Grande. . BENEFÍCIOS DO USO DO CPAP EM PORTADORES DE SÍNDROME OBSTRUTIVA DO SONO Karoline Ramos da Silva ¹ Discente de Fisioterapia da Universidade União de Ensino Superior de Campina Grande. E-mail: karoliners16@gmail.com

Leia mais

A ACTIMETRIA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DE SONO

A ACTIMETRIA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DE SONO A ACTIMETRIA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DE SONO Bruno Gonçalves, Érico Felden, Elaine C Marqueze e Claudia RC Moreno Departamento de Cronobiologia Associação

Leia mais

Cpap e apnéia do sono

Cpap e apnéia do sono Cpap e apnéia do sono A forma mais conservadora de tratamento das apnéias do sono e da hipoventilação da obesidade é também a mais bem aceita pelos pacientes. É ainda, considerada a forma mais eficiente

Leia mais

EFEITOS DA ADENOTONSILECTOMIA COMPARADA À VIGILÂNCIA ATIVA NO TRATAMENTO DE DESORDENS OBSTRUTIVAS DO SONO EM CRIANÇAS

EFEITOS DA ADENOTONSILECTOMIA COMPARADA À VIGILÂNCIA ATIVA NO TRATAMENTO DE DESORDENS OBSTRUTIVAS DO SONO EM CRIANÇAS EFEITOS DA ADENOTONSILECTOMIA COMPARADA À VIGILÂNCIA ATIVA NO TRATAMENTO DE DESORDENS OBSTRUTIVAS DO SONO EM CRIANÇAS Lia Araújo Guabiraba 1 ; Kauê Kemiac Santos 1 ; Rayane Michele de Andrade 2 ; Túlio

Leia mais

CURSOS ICMDS O Dentista no Tratamento da Apneia do Sono e Ressonar

CURSOS ICMDS O Dentista no Tratamento da Apneia do Sono e Ressonar CURSOS ICMDS O Dentista no Tratamento da Apneia do Sono e Ressonar OBJECTIVOS O Dentista no Tratamento da Apneia do Sono e Ressonar DESCRIÇÃO Nas últimas décadas, a Medicina tem destacado a importância

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE Rod. BR 163 Av. Gury Marques, Chácara das Mansões Campo Grande (MS) (67)

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE Rod. BR 163 Av. Gury Marques, Chácara das Mansões Campo Grande (MS) (67) Fisioterapia na Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono - os Benefícios do Uso do CPAP na Reabilitação Conservadora Amanda do Nascimento Lobo 1 Ronny Nascimento Guimarães 2 João Henrique Z. A. Nogueira 3

Leia mais

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012

Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS. 2ª. Versão 2012 B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E SD DA Universidade Federal do Paraná - UFPR Tutorial de Pesquisa Bibliográfica- BVS 2ª. Versão 2012 1 Pesquisa Bibliográfica É o levantamento de um

Leia mais

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU TÍTULO: OXIGENOTERAPIA: CUIDADOS DE ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Leia mais

Media Gallery. BiPAP AVAPS. Ventilador

Media Gallery. BiPAP AVAPS. Ventilador BiPAP AVAPS Ventilador Número do produto: DS1160S Alinhado com a mesma tecnologia de nossa plataforma de terapia do sono System One, o ventilador não invasivo Philips Respironics BiPAP AVAPS proporciona

Leia mais

Diagnóstico de SAOS. Adaptação ao CPAP. Adesão à ventiloterapia + Eficácia terapêutica CSP

Diagnóstico de SAOS. Adaptação ao CPAP. Adesão à ventiloterapia + Eficácia terapêutica CSP CENTROS ESPECIALIZADOS em Medicina do sono/medicina respiratória do sono Diagnóstico de SAOS Adaptação ao CPAP Em colaboração com empresa fornecedora de CRD ESTABILIZAÇÃO CLÍNICA Adesão à ventiloterapia

Leia mais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPOS GURUJÁ. Sonolência Excessiva Diurna e Apnéia do Sono

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPOS GURUJÁ. Sonolência Excessiva Diurna e Apnéia do Sono SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPOS GURUJÁ Sonolência Excessiva Diurna e Apnéia do Sono Amanda Santana Lima Dicente do curso de fisioterapia UNAERP Universidade de

Leia mais

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: DIFERENÇAS NA EXPRESSÃO CLÍNICA DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO ENTRE HOMENS E MULHERES

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: DIFERENÇAS NA EXPRESSÃO CLÍNICA DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO ENTRE HOMENS E MULHERES Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: (X) Resumo ( ) Relato de Caso DIFERENÇAS NA EXPRESSÃO CLÍNICA DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO ENTRE HOMENS E MULHERES AUTOR PRINCIPAL: Raquel Erbice

Leia mais

Síndroma de apneia do sono

Síndroma de apneia do sono Síndroma de apneia do sono - mais uma peça no puzzle do cluster de fatores de risco cardiovascular Cátia Costa, Joana Rodrigues, Nuno Cabanelas, Filipa Valente, Margarida Leal, Isabel Monteiro Serviço

Leia mais

Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono na DPOC

Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono na DPOC Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono na DPOC Belo Horizonte 23 de Agosto de 2007 II Congresso Brasileiro de DPOC Frederico Thadeu A. F. Campos Hospital Madre Teresa Hospital Júlia Kubitschek Impacto do

Leia mais

Calendário Distúrbios do sono. ed. Lisboa. 2018

Calendário Distúrbios do sono. ed. Lisboa. 2018 ed. Lisboa. 2 / 9 ed. Lisboa. UC1 MD1 Conceitos Fundamentais e Abordagem Interdisciplinar MD2 do Sono como Preocupação Mundial: Histórico da Abordagem Interdisciplinar; Fisiologia Básica do Sono (sono

Leia mais

Caso Clínico 1. C.M., 36 anos, masculino, IMC: 59,5 kg/m 2 Ex-tabagista. Portador de HAS, DM e dislipidemia Dor torácica típica: ECG na urgência IAM

Caso Clínico 1. C.M., 36 anos, masculino, IMC: 59,5 kg/m 2 Ex-tabagista. Portador de HAS, DM e dislipidemia Dor torácica típica: ECG na urgência IAM O foco do tratamento dos distúrbios respiratórios do sono (DRS) deve ser a hipoxemia, fragmentação do sono ou IAH? III Curso Nacional de Sono Marília Montenegro Cabral Médica da Clínica de Sono do Recife

Leia mais

Qualidade de Vida e Distúrbios Obstrutivos do Sono

Qualidade de Vida e Distúrbios Obstrutivos do Sono Qualidade de Vida e Distúrbios Obstrutivos do Sono Viviane Carvalho da Silva Os distúrbios obstrutivos do sono (DOS) referem-se a um espectro de distúrbios respiratórios do sono intensos o suficiente para

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR NA SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR NA SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR NA SÍNDROME DA APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO Costa, RO 1 ; Esmeraldo, LF 2 ; Costa, IRRS 3, Costa, RO 4 1 Graduanda em Odontologia pela Universidade Estadual da

Leia mais

Revista Em FOCO Nº 28 - ISSN X

Revista Em FOCO Nº 28 - ISSN X OS BENEFÍCIOS DO CPAP NA SÍNDROME DA APNÉIA-HIPOPNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO NO ADULTO: ESTUDO DE CASO Jorge Carlos Menezes Nascimento Júnior 1 1 Universidade do Estado do Pará (UEPA)Instituto Esperança de

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DOUTORADO EM PRÓTESE DENTÁRIA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DOUTORADO EM PRÓTESE DENTÁRIA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DOUTORADO EM PRÓTESE DENTÁRIA DANIELA DISCONZI SEITENFUS REHM PREVALÊNCIA DE DIFERENTES

Leia mais

Beatriz de Oliveira Matos1 Lais Miranda de Melo2 Maria Grossi Machado3 Milene Peron Rodrigues Losilla4

Beatriz de Oliveira Matos1 Lais Miranda de Melo2 Maria Grossi Machado3 Milene Peron Rodrigues Losilla4 PERFIL ANTROPOMÉTRICO E PREVALÊNCIA DE DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PROFISSIONAIS CAMINHONEIROS E MOTORISTAS ATENDIDOS EM AÇÃO EDUCATIVA Beatriz de Oliveira Matos1 Lais Miranda de Melo2

Leia mais

Nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte:

Nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte: Em discussão pública NÚMERO: 022/2014 DATA: 30/12/2014 ASSUNTO: PALAVRAS-CHAVE: PARA: CONTACTOS: Seguimento nos Cuidados de Saúde Primários de doentes com Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono sob terapêutica

Leia mais

Nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte:

Nos termos da alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, emite-se a Orientação seguinte: NÚMERO: 022/2014 DATA: 30/12/2014 ATUALIZAÇÃO: 28/11/2016 ASSUNTO: PALAVRAS-CHAVE: PARA: CONTACTOS: ORIENTAÇÃO Seguimento nos Cuidados de Saúde Primários de doentes com Síndrome de Apneia Obstrutiva do

Leia mais

Tratamento da Apneia do sono e hipoventilação na DPOC

Tratamento da Apneia do sono e hipoventilação na DPOC Tratamento da Apneia do sono e hipoventilação na DPOC UNIFESP SÔNIA MARIA G. P. TOGEIRO Disciplina Clinica Médica Disciplina de Medicina e Biologia do Sono Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica DPOC Ventilação

Leia mais

CPAP, Auto CPAP e BPAP Cuidando de você todas as noites

CPAP, Auto CPAP e BPAP Cuidando de você todas as noites CPAP, Auto CPAP e BPAP Cuidando de você todas as noites GASLIVE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO EIRELLI Rua Francisco Glicério, 1525 Vila Embaré, Valinhos-SP 13271-200 atendimento@lojagaslive.com.br (19) 3829

Leia mais

INCIDÊNCIA DA SÍNDROME APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO EM IDOSOS HIPERTENSOS DA CIDADE DE JACAREZINHO

INCIDÊNCIA DA SÍNDROME APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO EM IDOSOS HIPERTENSOS DA CIDADE DE JACAREZINHO INCIDÊNCIA DA SÍNDROME APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO EM IDOSOS HIPERTENSOS DA CIDADE DE JACAREZINHO Bruna Prado Gomes (1); Anderson da Silva Honorato (1, 2, 3); Denílson de Castro Teixeira (1, 2). GEPEHAF

Leia mais

XI Encontro de Iniciação Científica do Centro Universitário Barão de Mauá

XI Encontro de Iniciação Científica do Centro Universitário Barão de Mauá ESTUDOS DE CASOS DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL REALIZADO EM UM HOSPITAL FILANTRÓPICO DO INTERIOR PAULISTA E SUA RELAÇÃO COM A APNEIA DO SONO Juliana Berta 1, José Luiz Ferrari de Souza 2 1,2 Centro Universitário

Leia mais

CPAP MANUAL DO USUÁRIO

CPAP MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO ÍNDICE Air Liquide... 3 CPAP... 4 Higienização... 6 Para sua segurança... 8 Orientações técnicas... 10 Declaração - cliente... 13 Declaração - VitalAire... 15 MANUAL DO USUÁRIO AIR LIQUIDE

Leia mais

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA

B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA B I B L I O T E C A D E C I Ê N C I A S D A S A Ú D E O QUE SE DEVE SABER PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA 1 1 PROBLEMA DE PESQUISA O risco de eclampsia em mulheres grávidas com pressão arterial alta.

Leia mais

Prevalência de problemas de sonolência diurna em praticantes e não praticantes de atividades físicas em uma escola de Canindé-Ceará.

Prevalência de problemas de sonolência diurna em praticantes e não praticantes de atividades físicas em uma escola de Canindé-Ceará. Prevalência de problemas de sonolência diurna em praticantes e não praticantes de atividades físicas em uma escola de Canindé-Ceará. Eliane Sousa FERREIRA (1); Marco Antonio BOTELHO (2); (1) IFCE (Instituto

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO DE REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA

PROJETO DE EXTENSÃO DE REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA PROJETO DE EXTENSÃO DE REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA Diogo Iulli Merten 1 Laura Jurema dos Santos 2 RESUMO O projeto de reabilitação cardiorrespiratória é realizado com pacientes de ambos gêneros, diversas

Leia mais

The obstructive sleep apnea hypopnea syndrome

The obstructive sleep apnea hypopnea syndrome Rev Bras Otorrinolaringol. V.70, n.6, 752-6, nov./dez. 2004 ARTIGO ORIGINAL ORIGINAL ARTICLE Avaliação da escala de Epworth em pacientes com a Síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono Letícia

Leia mais

Trinta e sete pacientes foram incluídos no estudo e submetidos a. monitorizarão da oximetria durante a primeira ou segunda noite de

Trinta e sete pacientes foram incluídos no estudo e submetidos a. monitorizarão da oximetria durante a primeira ou segunda noite de 3 RESULTADOS Resultados 21 Trinta e sete pacientes foram incluídos no estudo e submetidos a monitorizarão da oximetria durante a primeira ou segunda noite de internação na UCC. Os dados demográficos, clínicos

Leia mais

A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva.

A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva. A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva. Milena Cruz Dos Santos 1, Naara Lima De Moura ², Danyllo Lucas De Lima Rodrigues³ Carlos Henrique Oliveira De Feitas 4 1. Universidade

Leia mais

Hipercapnia diurna em doentes com síndrome de apneia obstrutiva do sono Daytime hypercapnia in patients with obstructive sleep apnea syndrome

Hipercapnia diurna em doentes com síndrome de apneia obstrutiva do sono Daytime hypercapnia in patients with obstructive sleep apnea syndrome Vol.3 Julho 2011 Artigo Original de Investigação Hipercapnia diurna em doentes com síndrome de apneia obstrutiva do sono Daytime hypercapnia in patients with obstructive sleep apnea syndrome André Santos

Leia mais

Cartilha do Sono. Associação Brasileira do Sono.

Cartilha do Sono. Associação Brasileira do Sono. Cartilha do Sono Associação Brasileira do Sono www.absono.com.br www.semanadosono2017.com.br A necessidade de sono varia de pessoa para pessoa: Todos já ouvimos em algum lugar que é necessário dormir 8

Leia mais

Descrição do Exame Polissonográfico

Descrição do Exame Polissonográfico Descrição do Exame Polissonográfico Nome: ALAN RODRIGO E. DE AQUINO Sexo: M Idade: 27 anos Peso: 69 Kg Altura: 1,77 m IMC: 22,0 Data do Exame: 21/12/2016 Exame: 00208_01 Médico solicitante: Dr. ADELMO

Leia mais

LUCIANA CRISTINA DE OLIVEIRA MATAROLLI SÍNDROME DA APNEIA E HIPOAPNEIA OBSTRUTIVA DO SONO E O TRATAMENTO ATRAVÉS DE APARELHOS INTRA-BUCAIS JI-PARANÁ

LUCIANA CRISTINA DE OLIVEIRA MATAROLLI SÍNDROME DA APNEIA E HIPOAPNEIA OBSTRUTIVA DO SONO E O TRATAMENTO ATRAVÉS DE APARELHOS INTRA-BUCAIS JI-PARANÁ LUCIANA CRISTINA DE OLIVEIRA MATAROLLI SÍNDROME DA APNEIA E HIPOAPNEIA OBSTRUTIVA DO SONO E O TRATAMENTO ATRAVÉS DE APARELHOS INTRA-BUCAIS JI-PARANÁ 2015 LUCIANA CRISTINA DE OLIVEIRA MATAROLLI SÍNDROME

Leia mais

BENEFICIOS DO POSICIONAMENTO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ- TERMO EM MÉTODO HAMMOCK NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

BENEFICIOS DO POSICIONAMENTO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ- TERMO EM MÉTODO HAMMOCK NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA BENEFICIOS DO POSICIONAMENTO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ- TERMO EM MÉTODO HAMMOCK NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Isabel Carlos da Silva 1, Priscila Freitas 2 Resumo Introdução O método Hammock (redinhas) vem

Leia mais

Ambulatório de Apnéia do Sono

Ambulatório de Apnéia do Sono Ambulatório de Apnéia do Sono PESQUISAS: PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E RESULTADOS Ft. Susana Cristina Lerosa Telles Serviço de Medicina Física e Reabilitação Hospital do Servidor Estadual de São Paulo Setor:

Leia mais

(11)

(11) Olá, me chamo ALINE LISBOA FARIAS - C.R.P: 06/120305 sou psicóloga graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Sócia proprietária do LYSIS CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA. Atuo realizando atendimentos

Leia mais

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA 16 TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

Leia mais

Revisão Sistemática e Metaanálise. Aula

Revisão Sistemática e Metaanálise. Aula Revisão Sistemática e Metaanálise Aula 10 2016 Revisão tradicional x revisão sistemática Abrangente (vários enfoques) superficial Busca bibliográfica segundo critério do autor Seleção dos artigos segundo

Leia mais

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens.

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Sérgio Bassalo Paludeto 1, Fábio Oliveira Teixeira 2 1. Graduado em Tecnologia da Informação. Universidade de Franca UNIFRAN, Franca (SP), Brasil. 2. Professor

Leia mais

FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA

FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA FISIOTERAPIA NA FIBROSE CÍSTICA FIBROSE CÍSTICA Doença com comprometimento sistêmico, e que também acomete o pulmão. Causa acúmulo de secreção pulmonar devido a alteração genética, e resulta em processo

Leia mais

Tema: BIPAP em paciente portador de Esclerose Lateral Amiotrófica

Tema: BIPAP em paciente portador de Esclerose Lateral Amiotrófica Nota Técnica 56/2014 Solicitante: WELLINGTON REIS BRAZ Juiz de Direito Data: 30/03/2014 Medicamento Material x Procedimento Cobertura Número do processo: 0362.14.003108-3 Tema: BIPAP em paciente portador

Leia mais

TÍTULO: EFEITO DO PROTOCOLO UTILIZADO NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA QUALIDADE DO SONO DE PACIENTES COM FIBROMIALGIA

TÍTULO: EFEITO DO PROTOCOLO UTILIZADO NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA QUALIDADE DO SONO DE PACIENTES COM FIBROMIALGIA TÍTULO: EFEITO DO PROTOCOLO UTILIZADO NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA EM FISIOTERAPIA AQUÁTICA NA QUALIDADE DO SONO DE PACIENTES COM FIBROMIALGIA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA:

Leia mais

XV Curso de Capacitação Profissional em Medicina do Sono. AULA e 21/08/ Dra. Monica Levy Andersen Tema: Sono e suas Funções

XV Curso de Capacitação Profissional em Medicina do Sono. AULA e 21/08/ Dra. Monica Levy Andersen Tema: Sono e suas Funções XV Curso de Capacitação Profissional em Medicina do Sono AULA 01 20 e 21/08/2011 - Dra. Monica Levy Andersen Tema: Sono e suas Funções 09h: Histórico da Medicina do Sono 10h: Bases Neurais do Sono 14h:

Leia mais

Paciente: E.R.V Idade: 33 anos Sexo: Feminino Polissonograma

Paciente: E.R.V Idade: 33 anos Sexo: Feminino Polissonograma Paciente: E.R.V Idade: 33 anos Sexo: Feminino Polissonograma Peso: 0 Altura: 0 Exame realizado em 30/09/2009 com avaliação simultânea de EEG, EOG e EMG, ronco, esforço, posição, fluxo, saturação de O2

Leia mais

INFLUENCE OF THE INTRA-ORAL DEVICE IN PATIENTS WITH OBSTRUCTIVE PAIN SLEEP BY POLYSSONOGRAPHIC EVALUATION AFTER AND AFTER INSTALLATION OF ORAL DEVICE

INFLUENCE OF THE INTRA-ORAL DEVICE IN PATIENTS WITH OBSTRUCTIVE PAIN SLEEP BY POLYSSONOGRAPHIC EVALUATION AFTER AND AFTER INSTALLATION OF ORAL DEVICE ARTIGO ORIGINAL INFLUÊNCIA DO APARELHO INTRA-ORAL EM PACIENTES COM APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO POR MEIO DE AVALIAÇÃO POLISSONOGRÁFICA PRÉ E PÓS INSTALAÇÃO DO DISPOSITIVO ORAL INFLUENCE OF THE INTRA-ORAL

Leia mais

APLICAÇÃO E CORRELAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE EPWORTH EM PACIENTES SUBMETIDOS AO EXAME DE POLISSONOGRAFIA NA CLÍNICA DO SONO DE BARBACENA- MINAS GERAIS

APLICAÇÃO E CORRELAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE EPWORTH EM PACIENTES SUBMETIDOS AO EXAME DE POLISSONOGRAFIA NA CLÍNICA DO SONO DE BARBACENA- MINAS GERAIS UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS UNIPAC FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FISIOTERAPIA CRISTINA DE JESUS SANTANA VIVIANE DE MELO FERREIRA APLICAÇÃO E CORRELAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE EPWORTH EM

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS À SAÚDE NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: REVISÃO INTEGRATIVA Linha de pesquisa: Políticas e práticas em enfermagem e saúde Responsável

Leia mais

HR Health Conference Programa de Prevenção da Fadiga em Trabalho Noturno

HR Health Conference Programa de Prevenção da Fadiga em Trabalho Noturno HR Health Conference- 2018 Programa de Prevenção da Fadiga em Trabalho Noturno Fabrício Morais Salgado, Gerência de Saúde Ocupacional e Assistencial, junho de 2018 Modelo Desequilíbrio Esforço e Recompensa:

Leia mais

DISTÚRBIOS DO SONO. Ronco. Apnéia. SAOS síndrome da apnéia obstrutiva do sono. Polissonografia

DISTÚRBIOS DO SONO. Ronco. Apnéia. SAOS síndrome da apnéia obstrutiva do sono. Polissonografia DISTÚRBIOS DO SONO Ronco Apnéia SAOS síndrome da apnéia obstrutiva do sono Polissonografia Imagens particulares e de livros e artigos de vários autores. Dr. Décio Gomes de Souza Prof. da Fac. de Med. da

Leia mais

RESUMO SEPSE PARA SOCESP INTRODUÇÃO

RESUMO SEPSE PARA SOCESP INTRODUÇÃO RESUMO SEPSE PARA SOCESP 2014 1.INTRODUÇÃO Caracterizada pela presença de infecção associada a manifestações sistêmicas, a sepse é uma resposta inflamatória sistêmica à infecção, sendo causa freqüente

Leia mais

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande- FCM,

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande- FCM, EFICÁCIA DO TREINO COGNITIVO ASSOCIADO AO EXERCÍCIO FÍSICO SISTEMATIZADO SOBRE O DESEMPENHO COGNITIVO DE IDOSOS COM DEMÊNCIA DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE Ana Gonçalves Lima Neta

Leia mais

LETÍCIA SILVA GABRIEL

LETÍCIA SILVA GABRIEL LETÍCIA SILVA GABRIEL EFEITOS DO DESMAME VENTILATÓRIO EM INDIVÍDUOS COM DOENÇAS RESPIRATÓRIAS E SEPSE SUBMETIDOS AOS MÉTODOS TUBO T VERSUS VENTILAÇÃO POR PRESSÃO DE SUPORTE (PSV) VERSUS PRESSÃO CONTÍNUA

Leia mais

Tratamento com pressão positiva na via aérea superior: Entendendo a nova geração de equipamentos

Tratamento com pressão positiva na via aérea superior: Entendendo a nova geração de equipamentos Tratamento com pressão positiva na via aérea superior: Entendendo a nova geração de equipamentos Lia Rita Azeredo Bittencourt Disciplina de Medicina e Biologia do Sono Departamento de Psicobiologia Universidade

Leia mais

Camila Ap. Marques Faria de Melo Kíssila Brito Fiszer

Camila Ap. Marques Faria de Melo Kíssila Brito Fiszer Camila Ap. Marques Faria de Melo Kíssila Brito Fiszer EFEITO DA FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA (KABAT) SOBRE PARÂMETROS RESPIRATÓRIOS E EMOCIONAIS EM PACIENTE PORTADOR DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA

Leia mais

Anexo 2 Caderno de recolha de dados 1 DESENHO DO ESTUDO

Anexo 2 Caderno de recolha de dados 1 DESENHO DO ESTUDO Anexo 2 Caderno de recolha de dados 1 DESENHO DO ESTUDO 1 A amostra será representativa da população com um mínimo de 323 participantes, devendo estes ser provenientes de toda a população Portuguesa. Os

Leia mais

Porque terapia de aerosol?

Porque terapia de aerosol? Terapia aerosol Porque terapia de aerosol? Tipo de terapia respiratória utilizada em hospitais, em cuidados intensivos e de longo período. Provê umidificação ao trato respiratório, afim de mobilizar e

Leia mais

A Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades do SUS

A Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades do SUS 1 A Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente em Unidades do SUS Carlos Alberto dos Reis Júnior 1, Denise Caluta Abranches 2 1. Graduado em Gestão de Ambientes Internet, Universidade Estácio de

Leia mais

CONSCIENTIZAÇÃO DOS PAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR NORMAL DA CRIANÇA DE 0 A 1 ANO DE IDADE

CONSCIENTIZAÇÃO DOS PAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR NORMAL DA CRIANÇA DE 0 A 1 ANO DE IDADE CONSCIENTIZAÇÃO DOS PAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR NORMAL DA CRIANÇA DE 0 A 1 ANO DE IDADE GISELE APARECIDA FERNANDES MAFRA DE AGUIAR 1 ; DUARTE, H.F 2 RESUMO O objetivo deste estudo foi rever a literatura

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA EM UNIVERSITÁRIOS

INVESTIGAÇÃO DE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA EM UNIVERSITÁRIOS INVESTIGAÇÃO DE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA EM UNIVERSITÁRIOS Jayne Ramos Araujo Moura (jayne_moura@hotmail.com) Universidade Federal do Piauí/ Campus Senador Helvidio Nunes De Barros (UFPI/CSHNB);

Leia mais

EFICÁCIA DA VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA NO TRATAMENTO DO EDEMA AGUDO DE PULMÃO CARDIOGÊNICO REVISÃO INTEGRATIVA

EFICÁCIA DA VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA NO TRATAMENTO DO EDEMA AGUDO DE PULMÃO CARDIOGÊNICO REVISÃO INTEGRATIVA EFICÁCIA DA VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA NO TRATAMENTO DO EDEMA AGUDO DE PULMÃO CARDIOGÊNICO REVISÃO INTEGRATIVA Viviane Vasconcelos Vieira Juliana de Oliveira Silva Andréa Carla Brandão da Costa Santos

Leia mais

INCAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

INCAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INCAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA Kyonayra Quezia Duarte Brito Universidade Estadual da Paraíba queziaduarte@yahoo.com.br INTRODUÇÃO Incapacidade funcional significa a presença

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR CURSOS PRÉ-CONGRESSO Ventilação mecânica invasiva no adulto: bases e aplicabilidade na prática fisioterapêutica Ventilação mecânica neonatal e pediátrica em situações especiais Reabilitação pulmonar: dos

Leia mais

04/08/ Sábado. Curso Intensivo de Sono. 08:00-09:30 - Mesa redonda - Diagnóstico

04/08/ Sábado. Curso Intensivo de Sono. 08:00-09:30 - Mesa redonda - Diagnóstico 04/08/2018 - Sábado Curso Intensivo de Sono 08:00-09:30 - Mesa redonda - Diagnóstico Coordenador - Pedro Rodrigues Genta (SP) 08:00-08:20 - Como suspeitar de apneia obstrutiva do sono? - Palestrante -

Leia mais

Brazilian Journal of OTORHINOLARYNGOLOGY.

Brazilian Journal of OTORHINOLARYNGOLOGY. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(6):663-670 Brazilian Journal of OTORHINOLARYNGOLOGY www.bjorl.org.br Impact of upper airway abnormalities on the success and adherence to mandibular advancement device

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE POSTERS DIA 16/10/2015 (10:15-10:30h)

APRESENTAÇÃO DE POSTERS DIA 16/10/2015 (10:15-10:30h) APRESENTAÇÃO DE S DIA 16/10/2015 (10:15-10:30h) 1399 EVOLUÇÃO DO PERFIL FUNCIONAL EM RELAÇÃO AO TEMPO DE INTERNAÇÃO E AO GÊNERO 1397 CORRELAÇÃO ENTRE A FORÇA MUSCULAR PERIFÉRICA E O RISCO DE QUEDAS DE

Leia mais

RELAÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES COM A SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

RELAÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES COM A SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Arquivos do MUDI, v 22, n 2, p. 65 77, 2018. RELAÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES COM A SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA RELATIONSHIP OF CARDIOVASCULAR DISEASES WITH OBSTRUCTIVE

Leia mais

Aparelho para apnéia obstrutiva do sono

Aparelho para apnéia obstrutiva do sono Dica Clínica Aparelho para apnéia obstrutiva do sono Ligiane Vieira Tokano Ramos*, Laurindo Zanco Furquim** A apnéia obstrutiva do sono é conhecida como um distúrbio respiratório crônico, progressivo,

Leia mais

Tudo começa com um bom diagnóstico

Tudo começa com um bom diagnóstico Tudo começa com um bom diagnóstico Uma solução completa de diagnóstico do sono, desde a triagem até a polissonografia completa Triagem Questionário Berlim RUSleeping O questionário Berlim é um questionário

Leia mais

EFEITOS DO TREINAMENTO AERÓBICO NA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO EM INDIVÍDUOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CRÔNICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

EFEITOS DO TREINAMENTO AERÓBICO NA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO EM INDIVÍDUOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CRÔNICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA EFEITOS DO TREINAMENTO AERÓBICO NA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO EM INDIVÍDUOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CRÔNICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA LIMA, Katieli Santos 1 ; SILVA, Tais Paz, 2 CALLEGARO, Carine C.

Leia mais

PREVALÊNCIA DOS SINTOMAS DA ASMA EM ADOLESCENTES DE 13 E 14 ANOS

PREVALÊNCIA DOS SINTOMAS DA ASMA EM ADOLESCENTES DE 13 E 14 ANOS PREVALÊNCIA DOS SINTOMAS DA ASMA EM ADOLESCENTES DE 13 E 14 ANOS Marcos Abrantes Moreira. Acadêmico de Fisioterapia da Faculdade Santa Maria. E-mail:markim.abrantes@hotmail.com Luma Soares Lustosa. Acadêmica

Leia mais

Evidências Científicas da Telemedicina

Evidências Científicas da Telemedicina Evidências Científicas da Telemedicina Wanderley Marques Bernardo Professor Livre Docente FMUSP Coordenador do Programa Diretrizes da AMB Conflitos de Interesse Não há conflito de interesse Introdução

Leia mais

DISPOSITIVO INTRA-ORAL PARA O TRATAMENTO DO RONCO E APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

DISPOSITIVO INTRA-ORAL PARA O TRATAMENTO DO RONCO E APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO DISPOSITIVO INTRA-ORAL PARA O TRATAMENTO DO RONCO E APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO Sumário 2 Introdução ao tratamento do ronco e apnéida do sono com dispositivo intraoral...02 2 Ronco x Apneia e suas consequências...02

Leia mais

Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc

Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Brazilian Journal of Otorhinolaryngology ISSN: 1808-8694 revista@aborlccf.org.br Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico- Facial Brasil Allenstein Gondim, Lys Maria; Matshie Matumoto,

Leia mais

2.1 Unidades envolvidas no estudo. 2.2 Desenvolvimento do monitor de oximetria contínua

2.1 Unidades envolvidas no estudo. 2.2 Desenvolvimento do monitor de oximetria contínua 2 MÉTODOS Métodos 7 2.1 Unidades envolvidas no estudo Este foi um estudo colaborativo do Laboratório de Sono da Disciplina de Pneumologia, Unidade clínica de coronariopatias agudas e Informática do Instituto

Leia mais

FATORES ASSOCIADOS A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES FACTORS ASSOCIATED WITH BURNOUT SYNDROME IN TEACHERS

FATORES ASSOCIADOS A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES FACTORS ASSOCIATED WITH BURNOUT SYNDROME IN TEACHERS FATORES ASSOCIADOS A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES FACTORS ASSOCIATED WITH BURNOUT SYNDROME IN TEACHERS FACTORES ASOCIADOS EL SÍNDROME DE BURNOUT EN PROFESORES Maria Iasmin Lopes Ramalho, Universidade

Leia mais

Dr. Flavio Magalhães da Silveira SBPT Rio de Janeiro, RJ. Centro Médico BarraShopping RJ SLEEP Laboratório do Sono

Dr. Flavio Magalhães da Silveira SBPT Rio de Janeiro, RJ. Centro Médico BarraShopping RJ SLEEP Laboratório do Sono Dr. Flavio Magalhães da Silveira SBPT Rio de Janeiro, RJ Centro Médico BarraShopping RJ SLEEP Laboratório do Sono Doenças cardiovaculares: Hipertensão arterial resistente, Arritmias, Falência Cardíaca,

Leia mais

CPAP MANUAL DO USUÁRIO

CPAP MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DO USUÁRIO AIR LIQUIDE Fundado em 1902, o Grupo Air Liquide opera em mais de 80 países e emprega mais de 50.000 pessoas em todo o mundo. VitalAire é a marca internacional da Air Liquide para atendimento

Leia mais

04/07/2014. Apneia do Sono e Hipertensão Resistente Qual a importância?

04/07/2014. Apneia do Sono e Hipertensão Resistente Qual a importância? e Hipertensão arterial resistente (HAR): todo paciente com HAR deve fazer Polissonografia? Gleison Guimarães TE SBPT 2004/TE AMIB 2007 Área de atuação em Medicina do Sono pela SBPT - 2012 Profº Pneumologia

Leia mais

ANÁLISE DO MONITORAMENTO DA GLICEMIA CAPILAR EM INSULINODEPENDENTES PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO DIABETES MELLITUS

ANÁLISE DO MONITORAMENTO DA GLICEMIA CAPILAR EM INSULINODEPENDENTES PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO DIABETES MELLITUS ANÁLISE DO MONITORAMENTO DA GLICEMIA CAPILAR EM INSULINODEPENDENTES PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO DIABETES MELLITUS Marina Soares Monteiro Fontenele (1); Maria Amanda Correia Lima (1);

Leia mais

PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE IDOSOS USUÁRIOS DAS UNIDADES DE SAÚDES DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB INTRODUÇÃO

PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE IDOSOS USUÁRIOS DAS UNIDADES DE SAÚDES DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB INTRODUÇÃO PERFIL DA AUTOMEDICAÇÃO ENTRE IDOSOS USUÁRIOS DAS UNIDADES DE SAÚDES DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB INTRODUÇÃO O aumento da população idosa no Brasil segue uma tendência já ocorrida em países desenvolvidos¹.

Leia mais

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias 1 Influência de um programa de exercícios aeróbios sobre níveis pressórios de indivíduos com Síndrome Metabólica Chane Basso Benetti;

Leia mais

O coração e a apneia do sono

O coração e a apneia do sono O coração e a apneia do sono Dr. Fernando Cesar Mariano, otorrinolaringologista especialista em Medicina do Sono e cirurgião de ronco e apneia. Dr. Rodrigo Cerci, cardiologista e diretor científico da

Leia mais