BENEFICIOS DO POSICIONAMENTO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ- TERMO EM MÉTODO HAMMOCK NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BENEFICIOS DO POSICIONAMENTO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ- TERMO EM MÉTODO HAMMOCK NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA"

Transcrição

1 BENEFICIOS DO POSICIONAMENTO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ- TERMO EM MÉTODO HAMMOCK NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Isabel Carlos da Silva 1, Priscila Freitas 2 Resumo Introdução O método Hammock (redinhas) vem sendo adotado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatais com o intuito de promover uma melhora da mecânica respiratória e posicionamento que se assemelha com a posição intrauterina, onde o recém-nascido obtém uma melhor reorganização. Objetivo: O estudo objetivou relatar se há uma melhora significativa desses pacientes com a utilização da rede. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, no qual foram utilizados artigos dos bancos de dados Scielo e Lilacs, publicados entre os anos 2001 a Considerações Finais: Observou-se que, com o uso da rede nas Unidades de Terapia Intensivas Neonatais, há uma melhora significativa na reorganização dos movimentos e diminuição nos níveis de estresse desses bebês. Palavras-chaves: Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Abstract Introduction Hammock method (hammock) has been adopted in Intensive Care Units (ICU) Neonatal with the aim of promoting improvement in respiratory mechanics and positioning that is similar to the intrauterine position where the baby gets better reorganization. Objective: This study aimed to report if there is a significant improvement of these patients with the use of the network. Methodology: This is a literature review, in which articles were used databases SciELO and Lilacs, published from 2001 to Final Thoughts: It was observed that, with the use of the network in Intensive Care Units neonatal, there is a significant improvement in the reorganization of the movements and decrease in the levels of stress these babies.keywords: Intensive Care Units, Neonatal. 1. Fisioterapeuta, Pós-graduanda em Fisioterapia Pediátrica da UTI a Reabilitação Neurológica, pelo Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada, Chancelado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia/GO Brasil. 2. Fisioterapeuta, Professora Orientadora do Curso de Especialização em Fisioterapia Pediátrica da UTI a Reabilitação Neurológica, pelo Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada, Chancelado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Goiânia/GO Brasil.

2 Introdução O aumento da taxa de sobrevivência dos recém-nascidos (RNs) se dá ao avanço tecnológico nas unidades de terapia intensiva (UTIs), porém o tempo de internação prolongada pode gerar déficit em alguns aspectos no desenvolvimento dessas crianças, pois esse ambiente proporciona ao neonato um estresse constante devido aos ruídos dos aparelhos, excesso de luminosidade e vários estímulos dolorosos. (ADRIANA VERÇOSA. 2001) Define-se como parto pré-termo aquele cuja gestação termina entre a 20ª e a 37ª semanas. Recém-nascidos pré-termo (RNPTs) possuem maiores taxas de encefalopatia crônica, deficiências sensoriais, dificuldades na aprendizagem e patologias respiratórias, em comparação com aqueles nascidos a termo. Porém muitos pré-termos não desenvolvem nenhuma alteração neurológica grave. (MELO e ANDRADE 2013). O recém-nascido pré-termo (RNPT), apresenta movimentos grosseiramente incoordenados, clônicos, tremores e reflexos autonômicos exaltados, provavelmente por perder prematuramente a contenção postural que é proporcionada no útero materno. A prevalência de nascimento pré-termo vem aumentando mundialmente nos últimos anos, o que gera um importante problema de saúde pública. Os Recém-nascidos (RNs) são expostos a vários procedimentos dolorosos ou estressantes, sobretudo eles não verbalizam o que sentem, eles possuem uma linguagem própria, que se define pelo choro e expressões faciais, que os profissionais não observam. Estes estímulos causam repercussões tanto orgânicas quanto emocionais, o que gera impacto na qualidade de vida futura dessas crianças. Calcula-se que todos os RNs na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recebam uma média de 50 a 150 estímulos dolorosos por dia, e que um recém-nascido de baixo peso recebe cerca de 500 ou mais procedimentos dolorosos ao longo de sua internação. (PRESBYSTERO, et. al. 2010). Com um posicionamento adequado obtém uma melhora no desenvolvimento neurossensorial, proporcionando assim um conforto e melhora da função respiratória do recém-nascido. O RNPT poderá se reorganizar obtendo uma posição mais tranqüila e que se sinta mais seguro, o que irá proporcionar uma melhora no quadro de estresse desses bebês. O posicionamento em Hammock (redinha) teve início na Austrália e é utilizada nas unidades de terapia intensiva, sendo pouco utilizado em unidades de terapia intensiva no Brasil. Este posicionamento simula a postura intra-uterina, encorajando o desenvolvimento da flexão, promovendo simetria. Sendo uma posição alternativa para os bebês que necessitam permanecer por tempo prolongado nessas unidades. (BOTTOS, et. al. 1985)

3 Esse estudo tem como objetivo mostrar os benefícios proporcionados pelo posicionamento de RNs em redinhas. Métodos Trata-se de uma revisão de literatura, no qual foram utilizados artigos em português, inglês e revistas indexadas nas bases de dados Scielo e Lilacs, publicados entre os anos 2001 a Resultados e Discussão Autores e ano Metodologia Keller et. al O estudo obteve uma amostra de 20 Recém-nascidos pré-temo, dez crianças foram colocadas em decúbito dorsal em uma rede durante três horas por dia e dez crianças foram mantidas aninhadas em decúbito ventral. Foram comparados entre os grupos frequência cardíaca, frequência respiratória, e ganho de peso (g / cal) Costa et. al Foram avaliados 15 recém-nascidos pré-termo, com idade gestacional média 34,2 +/- 1,3 semanas, peso ao nascer variando entre 1000 a 2500g, triados da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Berçário Alto Risco do CISAM. Submetidos 20 minutos na posição prona e logo após 20 minutos na redinha. Rejane L. et. al Estudo transversal foi elaborado dois questionários sobre posicionamento dos recém-nascidos prematuros e aplicados a 24 profissionais, que trabalham diretamente com os bebês prematuros, da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e da Unidade de Cuidados Intermediários do Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Silva et. al 2010 Revisão de literatura, no qual foram utilizados artigos em português e inglês, revistas e livros, publicados entre os anos de 1997 e Nunes et. al Estudo observacional, retrospectivo, descritivo, baseado na revisão de laudos de necropsia e na aplicação de questionário a familiares de lactentes que apresentaram óbito domiciliar nos anos de 1997 a 1998 em Porto Alegre. Bezerra et. al Trata-se de um estudo transversal realizado com 26 lactentes, todos com 06 meses de idade, nascidos a termo, parto único e com peso >2500g. Foram divididos em dois grupos, 19 usaram rede de descanso e 07 não utilizaram a rede.

4 Segundo Costa et. al. 2004, o posicionamento em redinhas é uma intervenção simples, não invasiva e de baixo custo, que pode ser aplicado em recém-nascidos com disfunções respiratórias, porém oxigênio não-dependentes, pois no estudo apresentou uma significativa redução na saturação de oxigênio. Esse posicionamento poderá ser utilizado em bebês que necessitam de um tempo prolongado de internação e que não tem muito contato com a mãe, o que vai de acordo com o estudo de Keller et. al que verificaram que o posicionamento em redinhas foi bem tolerado pelos recém-nascidos prematuros e não sendo percebível qualquer tipo de apneia, dessaturação como foi observado no estudo de Costa et. al E ainda, não apresentaram bradicardia utilizando a redinha dentro das incubadoras, proporcionando para o neonato uma melhor organização dos movimentos, pois oferece uma posição mais fletida semelhante à posição intrauterina. Rejane L. et. al demonstraram que muitos profissionais que estão diretamente ligados a esses bebês mudam o posicionamento dos neonatos a cada duas horas, porém falta um melhor esclarecimento desses profissionais quanto a melhor posição para cada situação em que o RN se encontra, para poderem melhorar a mecânica respiratória e a qualidade de sono desses bebês. Silva et. al demostraram em sua pesquisa que em relação aos posicionamentos, a posição em supina deve ser evitada ao máximo nos RNPT, pois é prejudicial ao desenvolvimento de vários sistemas, porém observa-se que é a mais utilizada pela facilidade da monitorização dos bebês e que a mais indicada é a prona por favorecer melhor o sistema respiratório e o sono dos bebês prematuros. Mas afirmam que a posição lateral e o método da redinha necessitam de mais estudos. Nunes et. al ressaltam a importância da conscientização de familiares dos bebês sobre a posição prona, por não terem o reflexo de retirada do nariz e boca bem desenvolvidos, o maior risco encontra-se na faixa etária de 2 a 5 meses de vida. ainda tem um risco muito grande da Síndrome da Morte Súbita (SMS). O risco da SMS em UTIs Neonatais é menor, pois o bebê está monitorado todo o tempo e a Unidade de Terapia Intensiva possui o protocolo de mudança de decúbitos. Bezerra et. al. 2013, observaram em seu estudo que os lactentes que fizeram o uso da redinha, foram avaliados com um desenvolvimento motor mais lento em relação dos que não utilizaram a rede de descanso, porém deve-se avaliar a qualidade da marcha e a postura desses

5 lactentes, pois a faixa do desenvolvimento motor não é linear, ou seja, depende de cada individuo. Considerações Finais É muito importante a mudança de decúbito dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal para o RNPT, pois proporciona os benefícios necessários para seu desenvolvimento, porém não é adequado o recém-nascido permanecer muito tempo em uma mesma posição, pois é prejudicial ao seu desenvolvimento. Aconselha-se um posicionamento adequado dentro da rede, pois o posicionamento inadequado acarretará alteração de saturação de oxigênio, entre outros desconfortos. Não foram encontrados estudos contra a utilização das redes nas UTIs neonatais, só efeitos benéficos, mas com algumas restrições, com a utilização desse método em tempos curtos. Referências Adriana Verçosa. Efeitos Preventivos dos Cuidados Posturais em Neonatologia. VIII Congresso Brasileiro de Terapia Intensiva Pediátrica de setembro de 2001, Rio de Janeiro. Bezerra. A influência do uso da rede de descanso no desempenho motor de lactentes nascidos a termo. Jornal of Human Growth and Development 2014: 24(1): BOTTOS, M. The effect of a containing position in a hammock versus the supine position on the cutaneous oxygen level in premature and term babies. Early Human Development., Ireland, v. 11, n. 3-4, p , sep Costa. Estudo comparativo de prematuros posicionados em Hammock (redinhas) e decúbito ventral Keller. Neurobehavioral and autonomic effects of Hammock positioning in infants with very low birth weight. Pediatric Physical Therapy 2003; 15: 3-7. Melo e Andrade. Desenvolvimento infantil e prematuridade: uma reflexão sobre o conhecimento e as expectativas maternas. 2013

6 Nunes. Síndrome da Morte Súbita do lactente: aspectos clínicos de uma doença subdiagnosticada. Jornal de Pediatria Vol.77, n. 1: Presbytero. Os enfermeiros da unidade neonatal frente ao recém-nascido com dor. Rev. Rene. Fortaleza, V.11, n.1, p jan/mar, Rejane L. O posicionamento dos recém-nascidos em UTI Neonatal. IX Encontro latino americano de iniciação cientifica e V Encontro latino americano de pós-graduação Universidade do Vale do Paraíba Silva. Posicionamento no leito e saturação de oxigênio em neonatos prematuros. Fisioterapia Brasil ano 11- n.5:

Graduanda em Fisioterapia, 7º Semestre, URI - Extensão São Luiz Gonzaga/RS. Bolsista de Extensão. 3

Graduanda em Fisioterapia, 7º Semestre, URI - Extensão São Luiz Gonzaga/RS. Bolsista de Extensão. 3 A UTILIZAÇÃO DE REDES DE BALANÇO EM INCUBADORAS PARA RECÉM- NASCIDOS PREMATUROS INTERNADOS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAIS COMO UM MÉTODO DE HUMANIZAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA 1 Iara Oliveira

Leia mais

A importância da manipulação mínima em recém nascidos prematuros na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

A importância da manipulação mínima em recém nascidos prematuros na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Editorial A importância da manipulação mínima em recém nascidos prematuros na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal The importance of minimal manipulation in preterm newborns in the Neonatal Intensive

Leia mais

ANÁLISE DO CONTROLE POSTURAL DE CRIANÇAS NASCIDAS PREMATURAS E A TERMO DO PERÍODO NEONATAL AOS SEIS MESES RESUMO

ANÁLISE DO CONTROLE POSTURAL DE CRIANÇAS NASCIDAS PREMATURAS E A TERMO DO PERÍODO NEONATAL AOS SEIS MESES RESUMO ANÁLISE DO CONTROLE POSTURAL DE CRIANÇAS NASCIDAS PREMATURAS E A TERMO DO PERÍODO NEONATAL AOS SEIS MESES Amanda Martins Campos 1,4 ; Renan Neves Urzêda,4 ; Thalita Galdino de Oliveira,4 ; Cibelle Kayenne

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM- NASCIDOS PRÉ-TERMOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM- NASCIDOS PRÉ-TERMOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EM RECÉM- NASCIDOS PRÉ-TERMOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL 1 Jaiana Kevilin Gubert²; Cláudia Silveira Viera³; Silvana Delatore 4 INTRODUÇÃO A

Leia mais

LEVANTAMENTO DAS CAUSAS DE MORTE NEONATAL EM UM HOSPITAL DA REGIÃO DO VALE DO IVAÍ PR.

LEVANTAMENTO DAS CAUSAS DE MORTE NEONATAL EM UM HOSPITAL DA REGIÃO DO VALE DO IVAÍ PR. LEVANTAMENTO DAS CAUSAS DE MORTE NEONATAL EM UM HOSPITAL DA REGIÃO DO VALE DO IVAÍ PR. CAMPOS, Maiara Aparecida de 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2 RESUMO Objetivo: Levantar no período de 2015 a 2017,

Leia mais

COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS PRÉ-TERMO E A TERMO BRASILEIROS DE ACORDO COM PADRÕES NORMATIVOS CANADENSES

COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS PRÉ-TERMO E A TERMO BRASILEIROS DE ACORDO COM PADRÕES NORMATIVOS CANADENSES COMPARAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS PRÉ-TERMO E A TERMO BRASILEIROS DE ACORDO COM PADRÕES NORMATIVOS CANADENSES Josy Paula Souza Vieira 1,4 ; Martina Estevam Brom Vieira 2,4 ; Patrícia D Angelles

Leia mais

10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM

10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM 10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM ANALISE DAS INFORMAÇÕES E QUALIDADE DAS FICHAS DE INVESTIGAÇÃO DE ÓBITOS INFANTIS DA 15ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ Jéssica Teixeira Lourenço 1 Vivianne Peters da

Leia mais

O CUIDADO HUMANIZADO AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

O CUIDADO HUMANIZADO AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. O CUIDADO HUMANIZADO AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Silva, MA* *Enfermeiro. Resinte do Programa Residência em Saú da criança e do Adolescente do Hospital Pequeno Príncipe. Curitiba-PR

Leia mais

Doutora em Fisioterapia - UFSCar Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana 4

Doutora em Fisioterapia - UFSCar Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana 4 GRUPO DE APOIO PARA PAIS DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 SUPPORT GROUP FOR PARENTS OF PREMATURATED NEWBORNS IN A NEONATAL INTENSIVE

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO NEONATO PREMATURO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO NEONATO PREMATURO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO NEONATO PREMATURO RESUMO OLIVEIRA, Rita Daiane 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2 Objetivo: Conhecer a assistência do enfermeiro ao neonato prematuro. Método: Revisão bibliográfica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Lidiane de Oliveira Carvalho

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Lidiane de Oliveira Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Lidiane de Oliveira Carvalho PERFIL DE USUÁRIOS DO SERVIÇO DE TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MINAS GERAIS BELO HORIZONTE 2018 Lidiane de

Leia mais

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA A Fisioterapia Pediátrica é o ramo da Fisioterapia que utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos

Leia mais

A FISIOTERAPIA NAS COMPLICAÇÕES RESPIRATÓRIAS EM PREMATUROS RODASKI, T. C. V.; RODRIGUES JUNIOR, G. M.

A FISIOTERAPIA NAS COMPLICAÇÕES RESPIRATÓRIAS EM PREMATUROS RODASKI, T. C. V.; RODRIGUES JUNIOR, G. M. A FISIOTERAPIA NAS COMPLICAÇÕES RESPIRATÓRIAS EM PREMATUROS RODASKI, T. C. V.; RODRIGUES JUNIOR, G. M. RESUMO A prematuridade encaminha-se com várias complicações respiratórias. A fisioterapia neste período

Leia mais

Título do Trabalho: Relação entre Tipo de Parto e Complicações Maternas nos Indicadores Neurocomportamentais de Recém-Nascidos Pré-Termo

Título do Trabalho: Relação entre Tipo de Parto e Complicações Maternas nos Indicadores Neurocomportamentais de Recém-Nascidos Pré-Termo Introdução Os avanços da perinatologia nos últimos anos trouxeram uma significativa redução nos índices de morbi-mortalidade de bebês prematuros. (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2012). A queda desses índices

Leia mais

SILVA, Gabriela Cintra 1.

SILVA, Gabriela Cintra 1. TCC em Re-vista 2012 55 SILVA, Gabriela Cintra 1. Aleitamento materno em recém-nascidos a termo após assistência fisioterapêutica nas primeiras 12 horas de vida. 2012. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

Brazilian Journal of OTORHINOLARYNGOLOGY.

Brazilian Journal of OTORHINOLARYNGOLOGY. Braz J Otorhinolaryngol. 2015;81(6):583-588 Brazilian Journal of OTORHINOLARYNGOLOGY www.bjorl.org.br Newborn physiological responses to noise in the neonatal unit, Sandra Maria Schefer Cardoso a,b, *,

Leia mais

conhecidos pela comunidade científica e difundidos na sociedade, principalmente aqueles que

conhecidos pela comunidade científica e difundidos na sociedade, principalmente aqueles que FATORES ASSOCIADOS AO DESMAME PRECOCE SEGUNDO RELATO DE MÃES EM UM HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA Letícia de Sá Evelin (bolsista do PIBIC-AF/ UFPI 1 ), Teresinha Soares Pereira Lopes (Orientadora, Depto de

Leia mais

DIFERENÇAS NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS NASCIDOS PRÉ-TERMO E A TERMO

DIFERENÇAS NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS NASCIDOS PRÉ-TERMO E A TERMO Introdução Estudos sobre o desenvolvimento de crianças prematuras têm se destacado há alguns anos e, em alguns deles, o desenvolvimento motor desses bebês tem sido comparado com o desenvolvimento de seus

Leia mais

TÍTULO: RELAÇÃO FAMÍLIA E CRIANÇA HOSPITALIZADA, IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NESSE PROCESSO.

TÍTULO: RELAÇÃO FAMÍLIA E CRIANÇA HOSPITALIZADA, IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NESSE PROCESSO. TÍTULO: RELAÇÃO FAMÍLIA E CRIANÇA HOSPITALIZADA, IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NESSE PROCESSO. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE DE MOGI

Leia mais

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS PREMATUROS DE DUAS REGIÕES DO BRASIL

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS PREMATUROS DE DUAS REGIÕES DO BRASIL DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS PREMATUROS DE DUAS REGIÕES DO BRASIL Thalita Galdino de Oliveira 1 ; Renan Neves Urzêda 2 ; Amanda Martins Campos 2 ; Cibelle Kayenne Roberto Martins Formiga 3,4 ; Maria

Leia mais

O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE A SEPSE NEONATAL

O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE A SEPSE NEONATAL O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE A SEPSE NEONATAL VIEIRA, Sabrina de Fátima 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2 RESUMO Objetivo: Conhecer a conduta do profissional enfermeiro frente à sepse neonatal. Método:

Leia mais

PERFIL DAS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DA CIDADE DE APUCARANA

PERFIL DAS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DA CIDADE DE APUCARANA PERFIL DAS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DO HOSPITAL MATERNO INFANTIL DA CIDADE DE APUCARANA TAVARES, V. A. 1 ; PEÇANHA, D. S. 2 ; PESENTI, F. B. 3 RESUMO O objetivo do estudo foi analisar o perfil

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia em Neonatologia Código: Fisio 223 Pré-requisito: Desenvolvimento Humano

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO MÃE CANGURU NAS UNIDADES NEONATAIS E O VALOR DA HUMANIZAÇÃO NO SEU ATENDIMENTO.

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO MÃE CANGURU NAS UNIDADES NEONATAIS E O VALOR DA HUMANIZAÇÃO NO SEU ATENDIMENTO. TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO MÃE CANGURU NAS UNIDADES NEONATAIS E O VALOR DA HUMANIZAÇÃO NO SEU ATENDIMENTO. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

Influência da redeterapia no comportamento de recém-nascidos prematuros

Influência da redeterapia no comportamento de recém-nascidos prematuros Influência da redeterapia no comportamento de recém-nascidos prematuros Denise Lima Nogueira 1, Maria Gabriela Miranda Fontenele 2, Nelita Alves Medeiros do Nascimento 3, Keila Maria de Azevedo Ponte Marques

Leia mais

IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS

IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS IDADE GESTACIONAL, ESTADO NUTRICIONAL E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAÇÃO DE PARTURIENTES DO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS RS Autor(es): LEIVAS, Vanessa Isquierdo; GONÇALVES, Juliana Macedo;

Leia mais

CONSCIENTIZAÇÃO DOS PAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR NORMAL DA CRIANÇA DE 0 A 1 ANO DE IDADE

CONSCIENTIZAÇÃO DOS PAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR NORMAL DA CRIANÇA DE 0 A 1 ANO DE IDADE CONSCIENTIZAÇÃO DOS PAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR NORMAL DA CRIANÇA DE 0 A 1 ANO DE IDADE GISELE APARECIDA FERNANDES MAFRA DE AGUIAR 1 ; DUARTE, H.F 2 RESUMO O objetivo deste estudo foi rever a literatura

Leia mais

ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE ACOMPANHARAM UMA SÉRIE DE PARTOS PREMATUROS ACONTECIDOS NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE TERESÓPOLIS CONSTANTINO OTTAVIANO

ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE ACOMPANHARAM UMA SÉRIE DE PARTOS PREMATUROS ACONTECIDOS NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE TERESÓPOLIS CONSTANTINO OTTAVIANO ASPECTOS PSICOSSOCIAIS QUE ACOMPANHARAM UMA SÉRIE DE PARTOS PREMATUROS ACONTECIDOS NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE TERESÓPOLIS CONSTANTINO OTTAVIANO VASCONCELLOS, Marcus José do Amaral. Docente do Curso de

Leia mais

BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU PARA O PREMATURO

BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU PARA O PREMATURO BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU PARA O PREMATURO Cardoso MMG 1, Graciano IC 2, Filócomo FRF 3, Ebner C 4. 1Universidade do Vale do Paraíba, Faculdade de Ciências da Saúde, Av. Shishima Hifumi, 2911, Urbanova,

Leia mais

ANÁLISE DA MORTALIDADE DE NEONATOS EM UMA UTI NEONATAL DE UM HOSPITAL DO VALE DO PARAÍBA

ANÁLISE DA MORTALIDADE DE NEONATOS EM UMA UTI NEONATAL DE UM HOSPITAL DO VALE DO PARAÍBA ANÁLISE DA MORTALIDADE DE NEONATOS EM UMA UTI NEONATAL DE UM HOSPITAL DO VALE DO PARAÍBA SOUZA, Luciana Santana de¹; CARVALHO, Maria das Neves de Oliveira¹; MARTINS, Selma de Oliveira¹; LANCIA, Maria da

Leia mais

Repercussões no neonato da utilização de redes de descanso e posição prono

Repercussões no neonato da utilização de redes de descanso e posição prono 159 Repercussões no neonato da utilização de redes de descanso e posição prono Repercussions in newborns using hammocks and prone position Claudenilksan Margarida Borges de Queiroz 1, Aldair Darlan Santos-de-Araújo

Leia mais

Evaluation of cardiorespiratory variables after the use of hammock position in mechanically ventilated preterm newborns and under oxygen therapy

Evaluation of cardiorespiratory variables after the use of hammock position in mechanically ventilated preterm newborns and under oxygen therapy ARTIGO ORIGINAL Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo. 2018;63(3):173-8 https://doi.org/10.26432/10.26432/1809-3019.2018.63.3.173 Avaliação das variáveis cardiorrespiratórias após o uso da terapia

Leia mais

ALEITAMENTO MATERNO DO PREMATURO EM UMA UNIDADE NEONATAL DA REGIÃO NORDESTE

ALEITAMENTO MATERNO DO PREMATURO EM UMA UNIDADE NEONATAL DA REGIÃO NORDESTE ALEITAMENTO MATERNO DO PREMATURO EM UMA UNIDADE NEONATAL DA REGIÃO NORDESTE Tatiane Patrícia da Silva 1 ; Maria Gorete Lucena de Vasconcelos 2 1 Estudante do Curso de Enfermagem- CCS UFPE; E-mail: tatianne_ps@hotmail.com,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS NASCIDOS PRÉ- TERMO DE ACORDO COM O SEXO

DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS NASCIDOS PRÉ- TERMO DE ACORDO COM O SEXO Introdução O nascimento prematuro é um problema de saúde pública mundial, e um dos mais significativos na perinatologia. Nasceram aproximadamente 12,87 milhões bebês prematuros no mundo, apenas em 2005,

Leia mais

SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR

SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR Sócios coordenadores: Ft Alessandra Lima Ft Fabrícia Hoff Fisioterapia Área da saúde que, de forma interdisciplinar, diagnostica e trata as disfunções dos sistemas corporais

Leia mais

Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional Infantil

Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional Infantil Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional Infantil Adriana Servilha Gandolfo Nutricionista Mestre em Ciências pelo Departamento de Pediatria da USP Supervisora Unidades de Internação Serviço de Nutrição

Leia mais

APLICAÇÃO DE UMA CURVA DE GANHO DE PESO PARA GESTANTES

APLICAÇÃO DE UMA CURVA DE GANHO DE PESO PARA GESTANTES APLICAÇÃO DE UMA CURVA DE GANHO DE PESO PARA GESTANTES Arnaldo Augusto Franco de Siqueira * Cyro Ciari Junior * Iara Lucia Brayner Mattos * Keiko Ogura Buralli * Malaquias Baptista Filho ** Néia Schor*

Leia mais

SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR

SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR SERVIÇO DE FISIOTERAPIA HOSPITALAR Sócios coordenadores: Ft Alessandra Lima Ft Fabrícia Hoff Fisioterapia Área da saúde que, de forma interdisciplinar, diagnostica e trata as disfunções dos sistemas corporais

Leia mais

PROCEDIMENTO SISTÊMICO

PROCEDIMENTO SISTÊMICO Página 1 de 9 Siglas e Definições PCR Parada Cardiorrespiratória UTI- Unidade de Terapia Intensiva PA- Pronto Atendimento CDI-Centro de Diagnóstico por Imagem Materiais Não se aplica. Abrangência O código

Leia mais

NÚMERO DE LEITOS DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL OFERTADOS PELO SUS NA REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO

NÚMERO DE LEITOS DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL OFERTADOS PELO SUS NA REGIÃO INTEGRADA DE DESENVOLVIMENTO DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA E NEONATAL DA UTI À REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA MICHELE BELCHIOR DIAS NÚMERO

Leia mais

Fase dos Movimentos Reflexos

Fase dos Movimentos Reflexos 07/10/2014 Fase dos Movimentos Reflexos Os movimentos do Bebê Movimentos Reflexos O estudo dos reflexos e dos padrões de comportamento estereotipados dos bebês revela informações úteis para a compreensão

Leia mais

PERFIL FUNCIONAL DOS PACIENTES COM AVE ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO E NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UFPB

PERFIL FUNCIONAL DOS PACIENTES COM AVE ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO E NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UFPB PERFIL FUNCIONAL DOS PACIENTES COM AVE ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO E NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA UFPB Thyciane Mendonça de Andrade 1 ; Carlos André Gomes Silva 2 ; Eliza Juliana da Costa

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO FAMILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA Aneline Maria Ruedell 1 Márcia da Silva Magalhães 2 Nubia Broetto Cunha 3

A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO FAMILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA Aneline Maria Ruedell 1 Márcia da Silva Magalhães 2 Nubia Broetto Cunha 3 A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO FAMILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA Aneline Maria Ruedell 1 Márcia da Silva Magalhães 2 Nubia Broetto Cunha 3 INTRODUÇÃO: A encefalopatia crônica não progressiva da infância, caracteriza-se

Leia mais

TERAPIA IMUNOPROFILÁTICA COM PALIVIZUMABE

TERAPIA IMUNOPROFILÁTICA COM PALIVIZUMABE TERAPIA IMUNOPROFILÁTICA COM PALIVIZUMABE A partir de 02.01.2018, entra em vigência a RN 428 onde passa a ter cobertura a Terapia Imunoprofilática com Palivizumabe para o Vírus Sincicial Respiratório,

Leia mais

A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva.

A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva. A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva. Milena Cruz Dos Santos 1, Naara Lima De Moura ², Danyllo Lucas De Lima Rodrigues³ Carlos Henrique Oliveira De Feitas 4 1. Universidade

Leia mais

Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato

Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato EDILAINE APARECIDA FREITAS(UNINGÁ) 1 HILTON VIZI MARTINEZ(UNINGÁ)

Leia mais

A Influência dos Decúbitos seletivos na Saturação Periférica de O 2, Freqüência Cardíaca e Freqüência Respiratória em Recém-Nascidos Pré-Termo

A Influência dos Decúbitos seletivos na Saturação Periférica de O 2, Freqüência Cardíaca e Freqüência Respiratória em Recém-Nascidos Pré-Termo 1 A Influência dos Decúbitos seletivos na Saturação Periférica de O 2, Freqüência Cardíaca e Freqüência Respiratória em Recém-Nascidos Pré-Termo Amanda 1 Daysi 2 RESUMO Esta pesquisa teve por objetivo

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO NO DESENVOLVIMENTO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO NO DESENVOLVIMENTO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO NO DESENVOLVIMENTO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA PRELIMINAR CURSOS PRÉ-CONGRESSO Ventilação mecânica invasiva no adulto: bases e aplicabilidade na prática fisioterapêutica Ventilação mecânica neonatal e pediátrica em situações especiais Reabilitação pulmonar: dos

Leia mais

Prática de medicina baseada em evidências em um centro de tratamento intensivo pediátrico

Prática de medicina baseada em evidências em um centro de tratamento intensivo pediátrico CARLOS AUGUSTO CARDIM DE OLIVEIRA Prática de medicina baseada em evidências em um centro de tratamento intensivo pediátrico Tese apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para obtenção

Leia mais

A PERCEPÇÃO DA DOR DO RECÉM-NASCIDO PELA EQUIPE DE SAÚDE EM UM HOSPITAL PUBLICO DE GOIÂNIA

A PERCEPÇÃO DA DOR DO RECÉM-NASCIDO PELA EQUIPE DE SAÚDE EM UM HOSPITAL PUBLICO DE GOIÂNIA A PERCEPÇÃO DA DOR DO RECÉM-NASCIDO PELA EQUIPE DE SAÚDE EM UM HOSPITAL PUBLICO DE GOIÂNIA Patrícia Vieira de Souza Rocha 1,4 Larissa Alves Cordeiro 2, 4 ; Ângela Cristina Soares 2,4 Cibelle Kayenne Martins

Leia mais

ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM PREMATUROS EXTREMOS: REVISÃO DE LITERATURA 1 EARLY STIMULATION IN EXTREME PREMATURES: LITERATURE REVIEW

ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM PREMATUROS EXTREMOS: REVISÃO DE LITERATURA 1 EARLY STIMULATION IN EXTREME PREMATURES: LITERATURE REVIEW ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM PREMATUROS EXTREMOS: REVISÃO DE LITERATURA 1 EARLY STIMULATION IN EXTREME PREMATURES: LITERATURE REVIEW Júlia Moresco 2, Ana Paula Dos Santos 3, Simone Zeni Strassburger 4 1 Trabalho

Leia mais

Guia de Acolhimento do Recém- Nascido de Alto Risco na Clínica Pediátrica

Guia de Acolhimento do Recém- Nascido de Alto Risco na Clínica Pediátrica Guia de Acolhimento do Recém- Nascido de Alto Risco na Clínica Pediátrica Divina Fernandes Silva Barbosa Dione Marçal Lima Alessandra Vitorino Naghettini Goiânia, 2017 PREZADO PROFISSIONAL, Este guia é

Leia mais

Seminário de Monografia

Seminário de Monografia Universidade Atlântica Escola Superior de Saúde Atlântica Licenciatura em Fisioterapia Influência da Fisioterapia Cardio-Respiratória na variação dos Licenciatura em Fisioterapia Ano Lectivo 2011/2012

Leia mais

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 5. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 5. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto Parte 5 Profª. Lívia Bahia Assistência imediata ao recém- nascido Objetivo: proporcionar condições ótimas que visam auxiliá-los em sua

Leia mais

Seu bebê encontra-se nesse momento sob cuidados intensivos na UTI Neonatal, por apresentar um quadro de risco à saúde.

Seu bebê encontra-se nesse momento sob cuidados intensivos na UTI Neonatal, por apresentar um quadro de risco à saúde. AOS PAIS E FAMILIARES Seu bebê encontra-se nesse momento sob cuidados intensivos na UTI Neonatal, por apresentar um quadro de risco à saúde. Sabemos que a angústia, o medo e as preocupações são comuns

Leia mais

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE UBERABA

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE UBERABA TÍTULO: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PREMATUROS ALIMENTADOS COM FÓRMULA INFANTIL OU PARA RECÉM-NASCIDOS ASSOCIADA OU NÃO AO LEITE MATERNO E NUTRIÇÃO PARENTERAL. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

UNIFESP - HOSPITAL SÃO PAULO - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA

UNIFESP - HOSPITAL SÃO PAULO - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP DADOS DO PROJETO DE PESQUISA Título da Pesquisa: SPREAD Neo - Perfil epidemiológico da sepse em unidades de terapia intensiva neonatais de hospitais brasileiros Pesquisador:

Leia mais

Uso de Medicação Psicotrópica em uma Grande Instituição para Deficientes Mentais - I(1)

Uso de Medicação Psicotrópica em uma Grande Instituição para Deficientes Mentais - I(1) D Deficiência Mental / Déficit Sensorial / Delírio / Depressão / Desenvolvimento / Diabetes Melitus / Diagnóstico / Distúrbio de Leitura / Doença / Doença de Moyamoya / Drogadição DEFICIÊNCIA MENTAL Uso

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá / Centro de Ciências da Saúde/Maringá, PR.

Universidade Estadual de Maringá / Centro de Ciências da Saúde/Maringá, PR. HOSPITAL MACRORREGIONAL E REDE MÃE PARANAENSE: MONITORAMENTO DA IMPLANTAÇÃO DE AÇÕES DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE INFANTIL PARA NEONATOS E LACTENTES NO AMBIENTE HOSPITALAR E AMBULATORIAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Leia mais

A FISIOTERAPIA NO DESEMPENHO FUNCIONAL DE CRIANÇAS COM MIELOMENINGOCELE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

A FISIOTERAPIA NO DESEMPENHO FUNCIONAL DE CRIANÇAS COM MIELOMENINGOCELE: UMA REVISÃO DE LITERATURA A FISIOTERAPIA NO DESEMPENHO FUNCIONAL DE CRIANÇAS COM MIELOMENINGOCELE: UMA REVISÃO DE LITERATURA MARIA CECILIA DA SILVA¹; DUARTE, HEBILA FONTANA² RESUMO Mielomeningocele (MMC) é uma malformação congênita

Leia mais

Confidencial PATECS_009/2016 Página: 1 de 10

Confidencial PATECS_009/2016 Página: 1 de 10 UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS NEONATAIS (UCIN) PATECS_009/2016 Confidencial PATECS_009/2016 Página: 1 de 10 1. Solicitante: Hospital e Maternidade Santa Casa de Misericórdia de Maringá Dra. Maria

Leia mais

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES DO XI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA E À DOCÊNCIA E IX ENCONTRO DE PESQUISADORES DA UNICHRISTUS CURSO DE FISIOTERAPIA

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES DO XI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA E À DOCÊNCIA E IX ENCONTRO DE PESQUISADORES DA UNICHRISTUS CURSO DE FISIOTERAPIA CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES DO XI ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA E À DOCÊNCIA E IX ENCONTRO DE PESQUISADORES DA CURSO DE FISIOTERAPIA 1 Data: 20/08/2014 Dia: Terça-feira : 19h às 20h Local: Auditório

Leia mais

IV Seminário de Iniciação Científica

IV Seminário de Iniciação Científica DETECÇÃO DE PATOLOGIAS VENTRICULARES EM CÉREBROS DE NEONATOS PREMATUROS ATRAVÉS DA ULTRA-SONOGRAFIA TRANSFONTANELA Ludmilla Marques Rabello 1,4 ; Patrícia D Angelles Pereira 1,4 ; Josy Paula Souza Vieira

Leia mais

INFLUÊNCIA DO RISCO CLÍNICO NEONATAL NO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PREMATUROS DE 2 A 8 MESES DE IDADE

INFLUÊNCIA DO RISCO CLÍNICO NEONATAL NO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PREMATUROS DE 2 A 8 MESES DE IDADE INFLUÊNCIA DO RISCO CLÍNICO NEONATAL NO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS PREMATUROS DE 2 A 8 MESES DE IDADE Amanda Martins Campos 1 ; Renan Neves Urzêda 1 ; Thalita Galdino de Oliveira 2 ; Cibelle Kayenne Roberto

Leia mais

Atividade de pesquisa realizada junto ao projeto institucional Acompanhamento do Crescimento e do Desenvolvimento Neuropsicomotor em Prematuros 2

Atividade de pesquisa realizada junto ao projeto institucional Acompanhamento do Crescimento e do Desenvolvimento Neuropsicomotor em Prematuros 2 PERFIL CLÍNICO DE ACORDO COM A IDADE GESTACIONAL DE PREMATUROS INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 1 CLINICAL PROFILE ACCORDING TO THE GESTATIONAL AGE OF PRETERM INFANTS ADMITTED TO THE INTENSIVE

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS DESVIOS NUTRICIONAIS GESTACIONAIS NO PESO AO NASCER DE RECÉM-NASCIDOS ATENDIDOS PELA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PALMAS TO

INFLUÊNCIA DOS DESVIOS NUTRICIONAIS GESTACIONAIS NO PESO AO NASCER DE RECÉM-NASCIDOS ATENDIDOS PELA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PALMAS TO INFLUÊNCIA DOS DESVIOS NUTRICIONAIS GESTACIONAIS NO PESO AO NASCER DE RECÉM-NASCIDOS ATENDIDOS PELA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PALMAS TO Dayse Kellen S. de Sousa 1 ; Renata Junqueira Pereira

Leia mais

Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória

Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória Prova de Título de Especialista em Fisioterapia Respiratória 1. Anatomia e fisiologia do sistema cardiorrespiratório Egan. 1 ed. São Paulo: Manole, 2000. (Seção 3, caps.7 e 8) WEST, J.B. Fisiologia respiratória

Leia mais

JOURNAL CLUB NEONATOLOGIA. Por: Anselmo Lisboa, MD. Residente de Pediatria -1º Ano Maputo, Marco de 2018

JOURNAL CLUB NEONATOLOGIA. Por: Anselmo Lisboa, MD. Residente de Pediatria -1º Ano   Maputo, Marco de 2018 JOURNAL CLUB NEONATOLOGIA Por: Anselmo Lisboa, MD. Residente de Pediatria -1º Ano Email: lisboanselmo@gmail.com Maputo, Marco de 2018 Sumário Objectivos Introdução Métodos Resultados Discussão Nossa realidade/perspectivas

Leia mais

Título do Trabalho: Correlação entre dois instrumentos para avaliação do desenvolvimento motor de prematuros

Título do Trabalho: Correlação entre dois instrumentos para avaliação do desenvolvimento motor de prematuros Introdução O acompanhamento do desenvolvimento infantil consiste em uma das mais importantes estratégias básicas de saúde, demonstrando significante eficácia (SILVA; MAIA; LOPES; CARDOSO, 2013). Nesse

Leia mais

DISTÚRBIOS METABÓLICOS DO RN

DISTÚRBIOS METABÓLICOS DO RN DISTÚRBIOS METABÓLICOS DO RN Renato S Procianoy Prof. Titular de Pediatria da UFRGS Chefe do Serviço de Neonatologia HCPA Editor Jornal de Pediatria DISTÚRBIOS METABÓLICOS DO RN Hipoglicemia Hipocalcemia

Leia mais

ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE PREMATUROS E COM BAIXO PESO VISANDO A ADEQUAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR

ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE PREMATUROS E COM BAIXO PESO VISANDO A ADEQUAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE PREMATUROS E COM BAIXO PESO VISANDO A ADEQUAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR RESUMO A prematuridade associada ao baixo peso é considerada um fator determinante para uma maior imaturidade

Leia mais

PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELA FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL DA PROVIDÊNCIA DE APUCARANA

PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELA FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL DA PROVIDÊNCIA DE APUCARANA PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS PELA FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO HOSPITAL DA PROVIDÊNCIA DE APUCARANA VIALE, C. S. S.; SANTOS, K. K. V.; HAYASHI, D. Resumo: O objetivo deste trabalho

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO CANGURU EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE ALAGOAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENFERMEIROS

IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO CANGURU EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE ALAGOAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENFERMEIROS IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO CANGURU EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE ALAGOAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENFERMEIROS Geisa Gabriella Rodrigues de Oliveira geisa.gabriella@hotmail.com Danielly Nogueira de Oliveira

Leia mais

CONHECIMENTO DE GESTANTES SOBRE O TEMA ALEITAMENTO MATERNO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

CONHECIMENTO DE GESTANTES SOBRE O TEMA ALEITAMENTO MATERNO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO E CONTENÇÃO DE RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO UTILIZADAS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO E CONTENÇÃO DE RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO UTILIZADAS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL Artigo Original ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO E CONTENÇÃO DE RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO UTILIZADAS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL Positioning strategies and containment newborn preterm used in

Leia mais

NASCER PREMATURO EM PORTUGAL Epidemiologia. Organização

NASCER PREMATURO EM PORTUGAL Epidemiologia. Organização NASCER PREMATURO EM PORTUGAL Epidemiologia. Organização Em 2005 nasceram em Portugal 109 399 nados vivos, dos quais 6,6 % (7260) foram prematuros (idade gestacional abaixo das 37 semanas), 7,5% (8200)

Leia mais

Medidas precoces para prevenção de lesões pulmonares nas primeiras 24 horas

Medidas precoces para prevenção de lesões pulmonares nas primeiras 24 horas Medidas precoces para prevenção de lesões pulmonares nas primeiras 24 horas Walusa Assad Gonçalves-Ferri Professora Doutora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Pesquisadora colaboradora do

Leia mais

AVALIAÇÃO DA VITALIDADE FETAL

AVALIAÇÃO DA VITALIDADE FETAL FACIMED CAC0AL FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS - RONDÔNIA DISCIPLINA SAÚDE DA MULHER 7º SEMESTRE AVALIAÇÃO DA VITALIDADE FETAL AVALIAÇÃO DA VITALIDADE FETAL CARDITOCOGRAFIA - CTG Objetivos Conhecer as

Leia mais

MANUSEIO MÍNIMO DO RECÉM-NASCIDO

MANUSEIO MÍNIMO DO RECÉM-NASCIDO ATENÇÃO AO RECÉM-NASCIDO Quando o mínimo é, na verdade, o máximo que se pode oferecer. Objetivos dessa apresentação Apresentar condutas que: Auxiliem na redução de estímulos nocivos. Minimizem o estresse

Leia mais

SENTIMENTOS DE MÃES AO VIVENCIAREM O MÉTODO MÃE CANGURU¹

SENTIMENTOS DE MÃES AO VIVENCIAREM O MÉTODO MÃE CANGURU¹ SENTIMENTOS DE MÃES AO VIVENCIAREM O MÉTODO MÃE CANGURU¹ Joana D arc Dantas Soares 2 Rosineide Santana de Brito 3 Bertha Cruz Enders 4 Introdução: O Método Mãe Canguru (MMC) é uma estratégia de assistência

Leia mais

Equipe Médica Equipe de Enfermagem e Médica

Equipe Médica Equipe de Enfermagem e Médica PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Título: Teste de Glicemia Capilar no Recémnascido (RN) Responsável pela prescrição do POP Responsável pela execução do POP 1. Definição Equipe Médica Equipe de Enfermagem

Leia mais

TÍTULO: COMPORTAMENTO DA OXIGENAÇÃO E HEMODINÂMICA EM RECÉM-NASCIDOS DURANTE A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

TÍTULO: COMPORTAMENTO DA OXIGENAÇÃO E HEMODINÂMICA EM RECÉM-NASCIDOS DURANTE A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA TÍTULO: COMPORTAMENTO DA OXIGENAÇÃO E HEMODINÂMICA EM RECÉM-NASCIDOS DURANTE A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS PAIS UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA

INFORMAÇÕES AOS PAIS UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA INFORMAÇÕES AOS PAIS UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA A UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital São Paulo - Unimed é uma unidade de internação destinada aos bebês desde o primeiro dia de vida até crianças com 12

Leia mais

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07 ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO Apostila 07 ORIENTAÇÕES E PRECAUÇÕES Todo programa de exercício p/ população de alto risco devem ser estabelecidos individual/te, com base: - no diagnóstico;

Leia mais

Seminário Interdisciplinar. Traumas Faciais: Atuação Fonoaudiológica e Odontológica

Seminário Interdisciplinar. Traumas Faciais: Atuação Fonoaudiológica e Odontológica Seminário Interdisciplinar Traumas Faciais: Atuação Fonoaudiológica e Odontológica Apresentadores: Dr. Paulo Zupelari Gonçalves (Cirurgião e Traumatologista Bucomaxilofacial) Franciele Fumagali (4º ano

Leia mais

Redução da Taxa de LPP em pacientes internados no HMMD

Redução da Taxa de LPP em pacientes internados no HMMD Redução da Taxa de LPP em pacientes internados no Área(s): Hospital Municipal Dr. Moyses Deutsch M Boi Mirim Setor(es): Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, UTI Adulto, UTI Pediátrica, UTI Neonatal e Pronto

Leia mais

Informe Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Influenza: Monitoramento até a Semana Epidemiológica 09 de 2016

Informe Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Influenza: Monitoramento até a Semana Epidemiológica 09 de 2016 Informe Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Influenza: Monitoramento até a Semana Epidemiológica 9 de 216 A vigilância da influenza no Brasil é composta pela vigilância

Leia mais

Laboratório de Inovação em Atenção Domiciliar - AD

Laboratório de Inovação em Atenção Domiciliar - AD Laboratório de Inovação em Atenção Domiciliar - AD MATRICIAMENTO PEDIÁTRICO EM AD NO DF Colaboradores: Bibiana Coelho Monteiro, Elaine Horta de Souza, Eduardo André Viana Alves e Maria Leopoldina de Castro

Leia mais

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo.

RESOLUÇÃO. Parágrafo único. O novo currículo é o 0003-LS, cujas ementas e objetivos das disciplinas também constam do anexo. RESOLUÇÃO CONSEPE 27/2016 ALTERA MATRIZ CURRICULAR E APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM FISIOTERAPIA HOSPITALAR DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente do Conselho

Leia mais

Informe Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Influenza: Monitoramento até a Semana Epidemiológica 12 de 2016

Informe Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Influenza: Monitoramento até a Semana Epidemiológica 12 de 2016 Informe Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Influenza: Monitoramento até a Semana Epidemiológica 12 de 216 A vigilância da influenza no Brasil é composta pela vigilância

Leia mais

CURSO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA PEDIÁTRICA E NEONATAL

CURSO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA PEDIÁTRICA E NEONATAL CURSO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA PEDIÁTRICA E NEONATAL 1. OBJETIVO Capacitar profissionais que atendem no eixo pediátrico e neonatal como se portar em relação as particularidades da ventilação mecânica invasiva,

Leia mais

INFLUÊNCIA DA IDADE GESTACIONAL NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS PRÉ-TERMO DE 0 A 6 MESES DE IDADE CORRIGIDA

INFLUÊNCIA DA IDADE GESTACIONAL NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS PRÉ-TERMO DE 0 A 6 MESES DE IDADE CORRIGIDA INFLUÊNCIA DA IDADE GESTACIONAL NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS PRÉ-TERMO DE 0 A 6 MESES DE IDADE CORRIGIDA Guilherme Augusto Santos¹* (IC), Martina Estevam Brom Vieira 2 (PQ), Maria Beatriz Martins

Leia mais

Avila ACT 1, Sartori J 2, Bello VA 3

Avila ACT 1, Sartori J 2, Bello VA 3 A construção de um protocolo de prevenção de úlcera por pressão em um hospital estadual que atende portadores de deficiência mental: relato de experiência Avila ACT 1, Sartori J 2, Bello VA 3 Introdução:

Leia mais

CATEGORIA/ ÁREA DE PESQUISA: Nível Superior (BIC) / Ciências biológicas e da saúde (b) OBJETIVOS

CATEGORIA/ ÁREA DE PESQUISA: Nível Superior (BIC) / Ciências biológicas e da saúde (b) OBJETIVOS Aleitamento Materno Exclusivo e Introdução Precoce da Alimentação Complementar em Crianças menores de seis meses de vida, na cidade de Senhora dos Remédios (Minas Gerais) INTRODUÇÃO Segundo o Ministério

Leia mais

Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIJUÍ. 3

Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIJUÍ.   3 BENEFÍCIOS DO CLAMPEAMENTO OPORTUNO DO CORDÃO UMBILICAL: REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA 1 BENEFITS OF OPPORTUNE CLAMPING OF THE UMBILICAL CORD: LITERATURE S NARRATIVE REVIEW Martha Gaulke 2, Gabriela

Leia mais

INCIDÊNCIA DE PNEUMONIA NOSOCOMIAL EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR, DURANTE O PERÍODO DE JULHO DE 2005 A JULHO DE 2006.

INCIDÊNCIA DE PNEUMONIA NOSOCOMIAL EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR, DURANTE O PERÍODO DE JULHO DE 2005 A JULHO DE 2006. V EPCC Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 2007 INCIDÊNCIA DE PNEUMONIA NOSOCOMIAL EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR, DURANTE O PERÍODO

Leia mais

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DA REDE SOCIAL E COMPOSIÇÃO FAMILIAR DE BEBÊS DE ALTO RISCO NA APLICAÇÃO DE GENOGRAMA E ECOMAPA

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DA REDE SOCIAL E COMPOSIÇÃO FAMILIAR DE BEBÊS DE ALTO RISCO NA APLICAÇÃO DE GENOGRAMA E ECOMAPA TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DA REDE SOCIAL E COMPOSIÇÃO FAMILIAR DE BEBÊS DE ALTO RISCO NA APLICAÇÃO DE GENOGRAMA E ECOMAPA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Rita Tiziana Verardo Polastrini

Rita Tiziana Verardo Polastrini Rita Tiziana Verardo Polastrini Mesmo sendo universal, a dor não é sentida de modo idêntico por todas as pessoas. Nem é expressada da mesma maneira em todas as culturas. Crianças admitidas em hospitais,

Leia mais

Posição Prona 1. INDICAÇÕES 2. CONTRA-INDICAÇÕES 3. PROCEDIMENTOS 4. CUIDADOS 5. FLUXOGRAMA. CTIP - Ft. Luciana B. Haddad, Dra.

Posição Prona 1. INDICAÇÕES 2. CONTRA-INDICAÇÕES 3. PROCEDIMENTOS 4. CUIDADOS 5. FLUXOGRAMA. CTIP - Ft. Luciana B. Haddad, Dra. Posição Prona 1. INDICAÇÕES 2. CONTRA-INDICAÇÕES 3. PROCEDIMENTOS 4. CUIDADOS 5. FLUXOGRAMA CTIP - Ft. Luciana B. Haddad, Dra. Flávia Panico 1. Indicações Insuficiência respiratória aguda com hipoxemia

Leia mais