+ Vigotsky
+ Vygotsky (1896 1935) n Filosofia n Materialismo dialético marxista: n é uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres humanos, sua sociedade e sua cultura quanto são modelados por eles. Ou seja, que a matéria está em uma relação dialética com o psicológico e social. n O ser humano é uma realidade concreta e e sua essência é construída nas relações sociais. n O desenvolvimento humano ocorre devido de um processo de apropriação que ele realiza dos significados culturais que o circundam. Transforma-se de biológico a sócio-histórico.
+ n Funções elementares (memória imediata, atenção não voluntária, percepção natural, etc.) n Possuem origem biológica e se referem a um momento inicial do desenvolvimento (também de animais). n São determinadas pela estimulação ambiental. n Há dependência das experiências concretas e de mecanismos biológicos (memória mais natural) n Funções superiores (memória voluntária, atenção consciente, imaginação, linguagem, pensamento conceitual, etc.) n Se desenvolvem por meio de atividades em processo de interação com o ambiente social. n Implicam gradativo domínio dos significados culturais. n Utilizam como suporte uma série de instrumentos mediadores signos. n O desenvolvimento psicológico vai do do plano interpsíquico para o intrapsíquico.
+ Mediação n Processos psicológicos superiores são mediados n Mediação da relação do indivíduo com o meio (ambiente cultural e social) através de: n Pessoas n Linguagem n Objetos n Significados culturais n O sujeito utiliza os signos para atuar no mundo, podendo planejar, realizar reflexões mais complexas e compreender de forma mais refinada a sua realidade. n A linguagem não é só a expressão do pensamento, mas é criação de imagens e sentidos internos.
+ Signos n São instrumentos mediadores que formam os processos psicológicos superiores. n São elaborados ao longo da história cultural (social) são compartilhados e não construídos individualmente. n Permitem controlar e regular o próprio comportamento.
Características do Conhecimento Químico
ASPECTOS DO CONHECIMENTO QUÍMICO Níveis de Representação dos Fenômenos Químicos SUBMICROSCÓPICO MACROSCÓPICO REPRESENTACIONAL (SIMBÓLICO/ MATEMÁTICO) KCl(aq) + AgNO3(aq) NaNO3(aq) + AgCl(s) K+ (aq) + Cl-(aq) + Ag+(aq) + NO3-(aq)à Na+(aq) + NO3-(aq) + AgCl(s) Cl-(aq) + Ag+(aq) à AgCl(s)
Simbólico Ba(NO 3 ) 2 (aq) + 2 NaOH (aq) Ba 2+ (aq) + 2 OH - Ba(OH) 2 (s) + 2 NaNO 3 (aq) Ba(OH) 2 (s) n Este nível de representação pode ser usada tanto para se referir à representação fenomenológica (1º nível) tanto quanto a um grande número de modelos (2º nível de representação) para descrever mudanças físicas (mudanças de estado físico ou dissolução) e reações químicas.
+ Desenvolvimento n A linguagem tem papel central no desenvolvimento como elemento de mediação na apropriação da cultura pelos sujeitos. n O trabalho (atividade, ação) também é fundamental na gênese das funções psicológicas superiores. n Origem do pensamento: n Primeiro vieram os atos (atividade prática), que agiram de forma mediada por meio da palavra.
+ Aprendizagem n É um processo de apropriação de conhecimentos, habilidades, signos, valores, que engloba o intercâmbio ativo do sujeito com o mundo cultural onde se está inserido. n Aprendizagem de conceitos (2 tipos interdependentes): n Espontâneos, adquiridos no contexto cotidiano n Científicos, adquiridos por meio do ensino n Sem a influência do ensino, os conceitos espontâneos não chegariam a se estruturar como conceitos científicos (importância da aprendizagem escolar) n Práticas escolares são propulsoras do desenvolvimento humano. n Promove situações de interação entre os mais competentes e os menos competentes.
+ Zona de Desenvolvimento Próximo (ZDP) n Nível de desenvolvimento potencial n Capacidades que a pessoa realiza com a ajuda, orientação ou colaboração de outros mais experientes. n Marca o nível de desenvolvimento futuro (possibilidades). ZDP n Nível de desenvolvimento real n Capacidades que uma pessoal já adquiriu e se utiliza de maneira individual. n Pode fazer de maneira autónoma n Marca o desenvolvimento já realizado.
+ Aprendizado de conceitos n Conceitos espontâneos n Adquiridos atravês de um processo de abstração ou generalização a partir das propriedades dos objetos a que se referem. n Aprendidos nos contextos cotidianos (de baixo para cima) a partir de referentes concretos. n Conceitos científicos n Adquiridos a partir de uma conscientização de seu significado em relação a uma estrutura ou sistema conceitual de conjunto no qual tomam sentido. n Aprendidos por meio do ensino (de cima para baixo) atravês da explicitação das suas relações com outros conceitos e da sua estrutura mais ampla ao qual se refere.
CCl 4 + 2 HF à CCl 2 F 2 + 2 HCl 1 molécula 1 mol 154g 2 moléculas 2 mols 40g 1 molécula 1 mol 121g 2 moléculas 2 mols 73g
ASPECTOS DO CONHECIMENTO QUÍMICO Níveis de Representação dos Fenômenos Químicos SUBMICROSCÓPICO MACROSCÓPICO REPRESENTACIONAL (SIMBÓLICO/ MATEMÁTICO) KCl(aq) + AgNO3(aq) NaNO3(aq) + AgCl(s) K+ (aq) + Cl-(aq) + Ag+(aq) + NO3-(aq)à Na+(aq) + NO3-(aq) + AgCl(s) Cl-(aq) + Ag+(aq) à AgCl(s)